Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Lula, “o chefe”, e Marisa, “a madame”: é o socialismo da República da Papuda

Antes ainda de chegar ao poder, o PT pôs em prática um plano para capturar o pantagruélico Estado brasileiro, subordinando suas instâncias ao partido e submetendo o grande empresariado, que negocia com esse Estado, às suas exigências. Com o tempo, tudo se transformou numa parceria, e o capital privado brasileiro passou a ter vassalo de um senhor

Por: Reinaldo Azevedo

chefe-madame

Como é que Lula se tornou “chefe” dos maiores empreiteiros do Brasil? Quando foi que Marisa Letícia virou “madame”? Na sua impressionante e antes convincente capacidade de distorcer a realidade e de transformar tudo num rascunho da luta de classes, o próprio Lula diria que a minha pergunta embute preconceitos, já que eu estaria, reacionário que sou (claro!), descontente porque empresários prestam vassalagem a um ex-operário. Da mesma sorte, eu me acharia entre aqueles que não aceitam que uma senhora de origem humilde possa, afinal, ser chamada de “madame”.

Ocorre que essas falácias já não colam. “Chefe” é uma das designações a que recorrem as máfias para se referir a quem manda. Há muito tempo a palavra “madame” perdeu seu sotaque francês, não é mesmo? Quando não é empregada em tom pejorativo, para designar comportamento característico do mandonismo, indica coisa muito pior, que é a segunda acepção que aparece no dicionário Houaiss.

Por que isso tudo? Matéria de capa da VEJA desta semana traz a troca de mensagens de WhatsApp entre Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, e subordinados seus. Tratam da reforma do tríplex do Guarujá e do sítio Santa Bárbara, em Atibaia. Não é preciso ser muito sagaz para concluir que “o chefe” é Lula e que “madame” ou “dama” se referem à mulher do “capo”, Marisa Letícia.

No dia 13 de fevereiro de 2014, Paulo Gordilho, diretor da OAS, informa a Léo Pinheiro sobre o sítio: “O projeto da cozinha do chefe está pronto. Se marcar com a madame, pode ser a hora que quiser”. Ao que responde Léo Pinheiro: “Amanhã às 19h. Vou confirmar. Seria bom tb ver se o do Guarujá está pronto”.

Só isso? Não! Há um diálogo ainda mais eloquente. Uma mensagem de alguém não identificado parece indicar que, de fato, Fernando Bittar, oficialmente um dos donos do sítio (o outro é Jonas Suassuna), é mesmo um laranja de Lula. Diz a tal pessoa: “Dr. Léo, o Fernando Bittar aprovou junto à dama os projetos tanto do Guarujá como do sítio. Só a cozinha Kitchens completa pediram 149 mil, ainda sem negociação. Posso começar na semana que vem? É isto mesmo?”. Ao que Léo responde: “Ok”.

Ainda que se quisesse dizer que a “dama” em questão seria a mulher de Bittar, restaria explicar por que esta teria de aprovar também o “projeto do Guarujá”…

A cada dia, portanto, a tentativa de Lula de se desvincular do sítio e do apartamento vai se tornando mais ridícula. Os advogados, claro!, estão empenhados agora em arrumar saídas jurídicas que possam livrar o “chefe” de complicações legais. Se não houver uma confissão ou uma delação e se não se provar, com documentos, que Lula é o verdadeiro dono do apartamento e do sítio, tudo tende a ficar por isso mesmo do ponto de vista, vamos dizer, penal. Mas a questão de fato está consolidada. A população já tem o seu devido registro, e não há mais nada que Lula e o PT possam fazer a respeito, a não ser aprofundar o ridículo. Os brasileiros já deram o seu veredicto com base em evidências as mais escandalosas.

O chefe
O diálogo dos empreiteiros é emblemático do que está em curso no Brasil e do modo como as coisas se deram nos últimos 14 anos.

Qualquer um que conheça um pouco os bastidores da política em Brasília e que tenha informações mínimas sobre o PT jamais duvidou de que, desde sempre, Lula é mesmo “o chefe”. Para qualquer assunto.

Antes ainda de chegar ao poder, o PT pôs em prática um plano para capturar o pantagruélico estado brasileiro, subordinando suas instâncias ao partido e submetendo o grande empresariado, que negocia com esse estado, às suas exigências. Com o tempo, tudo se transformou numa parceria, e o capital privado brasileiro passou a ser vassalo de um senhor.

No seminário da Folha de que participei na sexta, em homenagem aos 95 anos do jornal, observei que o modelo que está em curso no país não é ruim por ser de direita ou de esquerda: é ruim porque é criminoso.

É uma estupidez achar que os petistas tomaram o poder para implementar o socialismo. Não! Eles tomaram o poder para sequestrar o capitalismo nativo e submetê-lo às suas taras hegemonistas. O PT nunca quis acabar com a economia de mercado. O que ele quer é cobrar o pedágio para se manter no comando do estado.

E um modelo assim só se constrói com um chefe. E todo chefe tem uma madame com algumas exigências…

Que coisa, não? O líder dos metalúrgicos de São Bernardo se tornou o “chefe” dos empreiteiros e de outros setores do empresariado que resolveram lhe prestar vassalagem por bilhões de excelentes motivos.

É o socialismo da República que só encontrará o seu lugar na história quando estiver reunida na Papuda.

Texto publicado originalmente à 0h09
Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. revoltaRS

    Prezado Reinaldo,
    Lula e a soberba. Divulga-se por aí, que Lula, …, vindo dos cafundós do Pernambuco para São Paulo para vencer na vida. Que chegou, pasmem, à Presidência da República! Ganhou muitos milhões de reais ministrando palestras, possivelmente, enaltecendo os seus feitos. Ora, então, indagamos nós, simples mortais, por que Lula aceitou os presentes dados pelas empreiteiras, se, com os milhões que tinha recebido honestamente, seriam suficientes para adquirir um sítio ou um apartamento de beira de praia. Resposta: soberba. Lula, acredita, fez muito pelas empreiteiras. Fez lobby, MPs, empréstimos pelo BNDES. Uma mão lava a outra, deve ter pensado. Mereço a minha parte, refletiu. Mas, me paguem indiretamente, sabe como é. Sou malandro velho. Sabe aquele AP no Guarujá, e o sítio de Atibaia, de que gosto tanto. Garanto que o montante das reformas não chegará nem a 1 por cento do que vocês lucraram comigo, na presidência.

  2. domenico

    Ai,ai,Papuda,não fique tão ansiosa,pois em breve o “sapo-capo” cairá em seus braços e serás a mais famosa do Brasil !

  3. Korubus

    CHEFÃO, a MADAME e FÁBIO, preparem seus “panos de bunda”, não para um passeio ao sítio e tríplex mas, em um “camburão” da PF, com pulseiras de aço, trazidas pelo japonês da Federal. O horário vcs já sabem.

  4. Alexandre

    Socialismo com algum mercado. Ou, e de qualquer forma, um projeto hegemônico baseado em Gramsci. “Cuidemos do Partido” disse o Dirceu.

  5. Flávio Ferreira

    Discordo de um ponto, acho sim que eles querem implantar uma versão do socialismo: aquela conhecida como corporativismo e que tem como arquétipo a Itália fascista de Mussolini.

    Em tal versão do socialismo, existe economia de mercado, mas dirigida por sindicatos, entidades de classe e pelo Estado.

    Sequestrar o capitalismo é uma característica de todos os governos de esquerda, em quaisquer lugares do mundo, e não apenas aqui no Brasil. A diferença é apenas no grau do sequestro, se a ponto de sufocar completamente o capitalismo ou não.

  6. Wilson

    Concordo com Luiz Otávio 4:55. Seja direto. O que o PT está fazendo é implantação do comunismo.
    Uma casta milionária e milhões na miséria.
    Vide Cuba, Correia do norte e Republiquetas da África.

  7. Kevin Lomax

    Dia 23/02 – Amanhã – 20:30-

    O BRASIL inteiro tem que demonstrar sua insatisfação com tanta roubalheira, desmandos, corrupção, mentiras e deboche da Organização Criminosa-

    Vamos juntos fazer o maior PANELAÇO da história do país-

    O panelaço vai ser em apoio a LAVAJATO e ao Juiz Sérgio Moro-

    Contra o … Fujão que tem provas suficientes para ser preso-

    Contra a mentirosa e criminosa DILMA que quebrou e faliu o país e ainda quer jogar a conta nas costas dos brasileiros-

    Contra o STF Bolivariano que rasga a Constituição para defender a ORCRIM-

    E contra todos os petistas-

    Vamos divulgar nas Redes Sociais-

    ACORDA BRASIL!!!

  8. Michel_Mooca

    Socialismo é assim… Podemos dizer que é um trem para o inferno em que os líderes vão no vagão do maquinista, que puxa o comboio; e os comuns vão nos vagões carregados de feno.
    Quando se aproxima do destino fatídico, a locomotiva desengata os demais vagões e pega um desvio para a garagem mais próxima, onde os líderes esperam pelo momento certo para voltar e refazer o trajeto; já o comboio…

  9. Marco

    Vamos divulgar os locais das manifestações do dia 13?! Já tá na hora…

  10. Carlos

    Socialismo no século XXI = sequestro do capitalismo nativo e submissão de uma nação às taras hegemonistas de uma quadrilha e seus cúmplices bovinos

  11. luiz otávio

    Reinaldo, você geralmente coloca os pingos nos is.
    Porque então não fala a verdade completa?
    O PT é um partido comunista que está implantando um projeto de poder “comunista” no Brasil.
    Não tem essa “colorida” na situação que não é nem esquerda nem direita. Só A Esquerda implanta regimes ditatoriais onde se preserva uma casta de bilionários e um resquício de mercado porque senão não há como funcionar. Mises explicou isso já em 1920.

  12. Marcos

    CONVOCAÇÃO NACIONAL! !!!

    13 DE MARÇO TODOS NA RUA GRITANDO:

    IMPEACHEMENT JÁ

    LULA NA CADEIA JÁ! !

    FORA PT !!!

  13. nelsondeoliveira

    É dupla de ratazana Curitiba
    lhes esperam, pois é o juiz
    Sergio Moro instaurou o
    inquérito que liga o favorecimento das empreiteiras
    ao sitio e ao triplex. Agora
    não é somente o fórum de
    São Paulo, estadual , mas
    o Federal de Curitiba PR.
    Serão duas frentes atuando
    com a mesma visão e materialidade dos delitos .
    Vão ter que investir em
    muito pão e mortadela .
    Mas no devido momento,
    o casal lularapio será devidamente conduzido aos
    depoimentos. O mais difícil
    deve ser pra quem interroga,
    um declarante com falas
    defecantes e lambuzado.
    Pode chamar um limpa
    fossa , que o cara é cagão.
    É cumpanheiro acho que
    vou querer um pouco do
    seu acarajé , ou até um
    vatapá……. com rolha.

  14. Marcos F

    Então …
    Sim, Reinaldo, estamos chegando à Grande Conclusão.
    O seu texto, hoje, está claríssimo e muito bem baseado.
    Se a Justiça não for capaz de assimilar os fatos, como o povo inteiro já o compreendeu, teremos então o terceiro-poder-surpresa – dado que os dois primeiros já estão tomados por inteiro.
    Detalhe, só, que deixa os pobres cada vez mais miseráveis, sem-Louis-Vuitton – enquanto a “madame” não sai sem sua LV … vermelha.

  15. Luiz Fernando Moran

    Em 1846, 02 anos antes de Karl Marx publicar o seu ” manifesto comunista “, o Papa Pio IX se referiu àquela ” doutrina infame assim chamada comunismo, que é absolutamente contrária a lei natural ” e que ” destruiria completamente os direitos, a propriedade e as posses de todos os homens “.
    Logo após o fim da segunda guerra mundial, o então Papa Pio XII conclamou a todos os católicos que não votassem ou ajudassem a eleger políticos comunistas, sob pena de serem imediatamente excomungados.
    Você, que é católico ou cristão seguidor de outra igreja, sabia disso ?

  16. Sem ilusão

    Reinaldo, perfeito seu texto. Os brasileiros de verdade sempre pensaram isso do PT. Eles nunca quiseram impor um novo modelo de economia ou distribuir a renda aos pobres. Oq eles sempre quiseram foi se perpetuar no poder às custas do dinheiro de todos, inclusive dos pobres. Como é possível alguém não perceber isso? De duas uma: ou se é mto ignorante para cair na ilusão petista ou se é mto esperto para defender a mentira levando um “por fora”.
    Quem sabe dia 13 não conseguimos esclarecer a alguns iludidos. Ou quem sabe dia 13 não conseguimos tirar a cara de pau de alguns que fingem ser iludidos.

  17. Chris/SP

    Reinaldo, mais um texto IRRETOCÁVEL!

  18. Sem o bigode

    Será que vai ser possível a Odebrecht e a OAS fazerem uma reforminha na Papuda para receber o grande chefe?

  19. Ferrabraz

    Ao chefe e madame, a Papuda seria um paraíso. Se resistirem muito, terão o mesmo destino daqueles em Dongo, no lago Commo no final da segunda guerra.
    O que Lulla fez tem o tamanho do que Mussolini fez à Itália.

  20. Anticorrupto

    O PT e outros partidos de esquerda tentaram, sim, transformar a democracia brasileira num estado comunista. Esses bandidos tem o DNA do comunismo. Eles não mudam de ideologia. São ‘burros” por natureza.

  21. Paulo

    O povo vai aprender da pior maneira como age a corja comunista. Verão que o crime não é exceção, mas um meio de ação para alcançar e se perpetuar no poder.

  22. FM

    Reinaldo, logo por força das investigações da Lava Jato, os que se dizem3 proprietários do tríplex do Guarujá e do sitio de Atibaia deverão desistir dos imóveis que se tornaram monumentos à corrupção que marcaram os últimos 13 anos. Será difícil arraiar compradores para imóveis tão estigmatiza, Assim como os antigos proprietários não desembolsaram nenhum dinheiro para se tornar proprietários, sugiro que seja instituído Concurso DE APARÊNCIA PESSOAL para escolha do futuro CHEFE e futura MADAME que se tornarão felizes proprietários.

  23. RBS

    Em 1989, em Munique, em um encontro na casa de um colega professor encontrei um padre alemão de uma paróquia da periferia de Guarulhos. Eles estava fulo da vida porque o PT enviava mensageiros para recolher fundos da igreja católica alemã com o pretexto de aplica-los em obras sociais e estes dinheiro nunca chegou ao destino. Pois é! a picaretagem é bem antiga.
    Só lembrando: as ordens mendicantes deram a maior força ao “chefe” apedeuta e a sua tropa

  24. silvio

    Rei, enquanto o Marcelo Bahia, o José Dirceu, como maiores laranjas esquerdopatas atualmente, estão cumprindo férias forçadas na cadeira, o Palestrante deles está pescando num sitio, ou andando de pedalinho no lago.

  25. RBS

    Há um vídeo no youtube de lula na FIESP e Roberto Setubal adulando vergonhosamente o “chefe”. E daí! é só ver os lucros do Itau nos últimos anos. É o que interessava

  26. burduna nelles !!!

    EXCELENTE ARTIGO DO JORNALISTA CARLOS NEWTON. O CASO DO TRIPLEX E DO SÍTIO DO LULARÁPIO, É EXPLICADO TINTIM POR TINTIM.
    Carlos Newton
    Quando surgiu o escândalo do Mensalão, o presidente Luiz Inácio Lula de Silva chegou a achar que iria sofrer impeachment. Mas os tucanos, do alto de sua prepotência, pensaram (?!) que seria melhor deixá-lo sangrar. O resultado todos sabem, Lula escapou praticamente incólume, ganhou outro mandato e ainda elegeu um poste em sua sucessão. Agora, no escândalo do Petrolão, a impunidade de Lula poderia até se repetir. Ele seria chamado a depor como “informante” (ironia do destino, segundo o delegado Romeu Tuma Jr.) ou “testemunha”, porém como “investigado”. Mas na política as coisas mudam como as nuvens, já dizia Magalhães Pinto.
    Lula vem sendo investigado em vários inquéritos, devido à sucessão de erros cometidos, especialmente no caso do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. E estes dois fatos altamente desabonadores só existem… por causa de dona Marisa Letícia.

    ESCÂNDALO ROSEMARY
    Dona Marisa mudou muito, depois que surgiu o escândalo do romance de Lula com Rosemary Noronha, iniciado na década de 90 no Sindicato dos Bancários de São Paulo, então presidido por João Vaccari Neto, que apresentou ao fundador do PT aquela jovem e atraente secretária. Dona Marisa mudou não somente em aparência, em função das operações plásticas e dos procedimentos estéticos a que se submeteu, mas também quanto a seu relacionamento com o marido, que nunca mais foi o mesmo.
    A divulgação do prolongado romance com Rosemary foi devastadora, é claro. Dona Marisa enfim ficou sabendo por que o marido pedia que ela não o acompanhasse em viagens internacionais, e Lula não tinha como negar nada. As relações do casal nunca mais se normalizaram, é claro. E nem houve a festa das bodas dos 40 anos de casamento, em 2014.
    Lula se viu acuado, dona Marisa cresceu e apareceu, passou a fazer exigências, não era mais a mulher dócil com quem ele se casara.

    SATISFAZER AS VONTADES
    A estratégia que Lula encontrou foi satisfazer todas as vontades de dona Marisa. Assim, para agradá-la, o modesto apartamento 141 no Guarujá, com apenas 82,5 m², um simples sonho de classe média, acabou se transformando no triplex 164A, que nem existia no empreendimento da Bancoop que a prefeitura aprovou. O contrato assinado por dona Marisa em 2006, em sua cláusula 2ª, comprova que no prédio havia apenas dois tipos de apartamentos – o simples, de 82,5 m², e o duplex de cobertura, com 126,35 m². O triplex de 215 m² simplesmente não existia. Foi criado exclusivamente pela OAS para alojar a família Lula da Silva e amaciar dona Marisa.
    E para não dar na vista, a construtora transformou em triplex um apartamento ao lado, que veio a ser comprado por outra personagem envolvida no escândalo do Lava Jato e que operava na lavagem de dinheiro, a publicitária Neuci Warken. O triplex 163-B, registrado em nome da offshore Murray Holdings, acabou ficando com Nelci, com chegou a ser presa na Operação Triplo X e está colaborando com as autoridades. Como se dizia antigamente, a emenda saiu pior do que o soneto, a corrupção foi ficando cada mais explícita.

    MAIS BENS DO QUE RENDA…
    Um dos maiores problemas de Lula é que somente depois de sair do governo é que ele se tornou milionário e acumulou bens. Em 2010 ele estava deixando o governo e sua declaração de renda não justificava a compra simultânea do triplex e do sítio em Atibaia. Ele não ainda começara a fazer as palestras para os amigos empreiteiros, o Instituto Lula estava iniciando suas atividades. Por isso, teve de usar os laranjas Fernando Bittar e Jonas Suassuna para comprar o sítio em Atibaia, pagando R$ 1,5 milhão (valor declarado na escritura, que geralmente é subfaturado, para reduzir o Imposto de Transmissão).
    Um dos motivos da compra do sítio foi a mudança de Brasília. O apartamento de São Bernardo e o Instituto Lula (que era chamado de Instituto Cidadania) não tinham a menor condição de receber os onze caminhões da mudança, um deles climatizado, para transportar as garrafas de bebidas finas que ele ganhara nos oito anos de mandato. Livros, documentos, alguns presentes que surrupiou da Presidência e algumas caixas de bebidas ficaram no Instituto Lula. Outra parte da mudança, também incluindo caixas de bebidas, foi direcionada para o apartamento de São Bernardo. Mas foi o sítio em Atibaia que recebeu a maior parte da mudança, e a OAS já havia construído o galpão/adega climatizado, para receber o restante do acervo etílico do ex-presidente, conforme a imprensa noticiou à época e a Tribuna da Internet até liderou uma campanha para que Lula devolvesse os presentes.

    O SÍTIO DE DONA MARISA
    O sítio sempre foi de dona Marisa, que cuidava dele enquanto Lula trabalhava para os empreiteiros em suas viagens e palestras comerciais. A situação familiar era bastante confortável até o final de 2011, quando surgiu o escândalo de Rosemary Noronha, que mudaria totalmente a vida do casal Lula da Silva. A briga foi muito feia, Lula não podia se separar, e desde então dona Marisa assumiu o poder familiar “au grand complet”, como dizem os franceses.
    No caso do sítio, sempre foi ela quem cuidou de tudo e comandou as obras de ampliação e reforma final, feitas pela Odebrecht. Tudo lá é do jeito dela. O serviço estava a cargo de um amigo íntimo do casal Lula da Silva, o empresário José Carlos Bumlai, que trouxe do Mato Grosso do Sul o arquiteto Igenes dos Santos Irigaray Neto, para tocar a obra e atender às ordens de dona Marisa.
    Depois da grande reforma, em que a Odebrecht gastou R$ 500 mil só em material de construção, dona Marisa mandou fazer a horta e plantar árvores frutíferas, além de dirigir pessoalmente a redecoração, que incluiu os dois bonecos de crianças em tamanho natural, fabricados em porcelana, que ela colocou sentados no banco em frente à piscina, para divertir os netos.

    LULA NÃO TEM PALAVRAS
    Todas essas informações são rigorosamente verdadeiras e demonstram por que Lula ainda não conseguiu nem conseguirá explicar a situação do triplex e do sítio. Para fazê-lo, o ex-presidente teria de começar falando sobre o longo e tórrido romance com Rosemary Noronha, que conduziu a vida dele para a encruzilhada em que hoje se encontra.

  27. jota

    Essa tal CUT, esta esperniando porque? Vai fazer paralizações de 24 hs.,m para que mesmo?
    Com o PT não esta tudo bem, os seus empregos como sindicalistas não estã preservados, nada a queixar-se, tudo correndo as mil maravilhas, não entendo os motivos pelo qual os companheiros estão se mobilizando para essas paralizações.
    A presidanta vai congelar o salrio minimo, vai vir a CPMF, os direitos trabalhistas estão sendo modificados, a economia vai entrar nos eixos, ai tudo vai se resolver companheirada.
    Não esquenta não, vai sobrar emprego, as medidas ja estão sendo tomadas, não vão para rua fazer bagunça não, pois com o PT, já ta tudo nos eixos.

  28. Lanterna

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda petralha!

  29. Henrique Zucatelli

    Reinaldo, você que é a voz dos liberais no Brasil poderia finalmente dar o tiro de misericórdia nessas ilusões que o socialismo faz parecer quando prega essa tal “igualdade”. Igualdade essa que retira recursos de quem se mata para produzir, e os transfere a força (impostos) para pessoas improdutivas e preguiçosas. Chega de mea culpa, vamos mostrar a verdade. Mesmo para um moderado como você, que ainda acredita no Estado para algumas funções, isso já passou dos limites. Reserve um tempo no seu programa por dia para fazer um quis, um faq etc para mostrar para a população o que é de fato o socialismo e o quanto ele afunda as nações. Abraços,

  30. Henrique Zucatelli

    O Socialismo para quem conhece de fato é simplesmente tomar de quem trabalha para sustentar: 1- Massas de pessoas improdutivas e 2- Garantir o luxo perpétuo de políticos e funcionários públicos. Não se enganem: O Nazismo de Hitler e o Fascismo de Mussolini eram socialistas, e Hitler foi em seu tempo presidente do PARTIDO DOS TRABALHADORES DA ALEMANHA.

  31. Carruagem de Fogo

    É o capitalismo rastaquera de estado!,sob o comando de um ladino imoral.

  32. Otto Heinrich Wehmann

    Sugestão para próximo livro: A teoria e prática do Coletivismo Oligárquico PETISTA.
    George Orwell é um gênio.

    The Theory and Practice of Oligarchical Collectivism:

    http://www.newspeakdictionary.com/go-goldstein.html

  33. Ricardo A

    Reinaldo, concordo com os comentários abaixo dizendo que o PT sempre quis implantar o socialismo-bolivariano no Brasil e na América Latina, no molde do Foro de São Paulo. É só ver no youtube os vídeos referente aos encontros deste sinistro grupo. Na minha opinião, ocorreu um desvio desse objetivo em razão de ter dado errado a economia nos mesmos países membros desse sinistro Foro de S.Paulo. Na Argentina Cristina caiu, Maduro já está se equilibrando, Morales caindo, saiu hoje a notícia da rejeição de novo mandato para o cocaleiro, Castro fazendo acordos com EUA…….O Brasil alinhado com essa gentália tem PT, Dilma e Lula no centro do furacão pronto para ser arremessado longe. Não fosse a economia e recessão profunda no Brasil, estaríamos hoje prestando homenagens a Cuba, pois o aparelhamento é de tal ordem e dimensão, que será difícil despetizar o Estado. Com todos dia 13/03 nas ruas, vamos acelerar o processo para extirpar esse mal que assola o país.

  34. Ivo

    Reinaldo, respeitosamente discordo de vc. De certa forma sequestrar o capitalismo nativo e submetê-lo às suas taras hegemonistas é uma forma que o PT “entende” como socialismo, pois dominando o Estado, poderiam, disfarçadamente e lentamente aplicá-lo. Como na Venezuela, a concorrência diminui, faltam produtos etc. o Estado toma conta de tudo como se isso fosse bom para os pobres “livrando” a população do capitalismo selvagem. Mas respeito sua opinião.

  35. sene

    …É BOM FRISAR QUE OS “CHEFES” MAFIOSOS TAMBÉM TINHAM (TÊM) COMO “MODUS OPERANDI” AMEAÇAR A VIDA DAQUELES QUE O CONTRARIAVAM,…SENDO NECESSÁRIO MUITAS VEZES, PARA DEIXAR BEM MARCADO QUEM É QUE MANDAVA, QUE FOSSE LEVADO A EFEITO O CUMPRIMENTO DE TAIS AMEAÇAS.. .// …QUE OS CÉUS NOS ACUDAM!

  36. Marcio Ruivo

    Na outra ponta os bastiões e bastianas do grande chefe e do PT, amargam a cada dia mais demissões em massa, não eram eles no ABC fazendo propaganda, ameaçando pessoas de outros partidos, distribuindo aos companheiros de chão de fábrica jornais fabricados pelo PT, com matérias sensacionalistas, a grande dama aloprada em reunião com os gerentes das filiais do PT chamadas sindicatos da CUT e outras aberrações, de que o país entraria em um novo ciclo e pedia apoio irrestrito dos companheiros das fabricas, e agora companheiros??, foi demitido??, esta passando por situação ruim??, o PT te enganou enquanto do grande chefão posa no sítio e tríplex e você vai posar do que agora??.

  37. Roberto

    Nunca constatei nos anais da história que o socialismo tivesse algum dia aniquilado o capital, até porque nos países em que o regime comunista foi implementado, sempre de modo totalitário, também se fizeram necessários empreendimentos produtores de bens e serviços para o povo, ao menos os essenciais. O guru dos vermelhos, o Sr. Marx, nunca pregou a extirpação física de empresas, mas sim a tomada e a condução delas pelos próprios operários, os fornecedores do trabalho na relação com o capital. Nesse contexto, me parece bem nítido que o projeto do PT tinha, mesmo, o objetivo de subjugar o capitalismo nacional no transcurso de sua pretensa perpetuação no poder, e que essa imbricação dos seus expoentes com uma determinada classe empresarial seria mais um passo estratégico e premeditado de concretização do plano maior. O articulista pode, sim, tomar como estúpidos os brasileiros que se convenceram desse projeto socializante do PT e da obediência hierárquica dele a uma confraria esquerdista transnacional, mas não pode escamotear a conjuntura dos fatos apenas para marcar sua posição de confronto com as pessoas que pensam de modo diferente. Dentre os milhares de motivos que levaram o Brasil à beira do abismo está justamente essa surreal capacidade dos formadores de opinião nativos de subestimar os esquerdistas e de tratá-los como seres inferiores, meros trombadinhas inconseqüentes. Não há nada mais enganoso.

  38. Rafael

    Muito bom texto, contudo discordo de um ponto; o PT sempre quis e fez sim a implementação do Socialismo no país, vide as “Resoluções do 3° Congresso PT” , e os livros “A Estrela na Janela” e “Notas sobre a política internacional do PT”, deve conhecer claro, está tudo lá!

  39. Eduardo O. Rodrigues

    Lindo: eles não querem implantar o socialismo mas sim capturar o estado e cobrar pedágio pra quem entrar no mercado. Certo. Porém, pergunto: o “socialismo do século XXI” não é exatamente essa mesma coisa de sequestrar o ‘estado’ (i.é, regulação do mercado) e cobrar pedágio pra quem quiser entrar nele?

  40. Eurico Marques

    Lula é tudo o que todo mundo fala. mas besta o homem não é não. Alguém acha que ele tem alguma coisa no nome dele? Talvez acusá-lo de se um pecuarista de cítricos, digamos, um grande produtor de laranjas fosse mais adequado. Mas acho que ninguém pega este bandido.

  41. João de Alexandria

    Agora eu quero ver o que tem a dizer a turma de Humanas da USP e a Economia da Unicamp que passou anos pagando %$!@ pra essa gente !!

  42. marcia

    ” Eles tomaram o poder para sequestrar o capitalismo nativo e submetê-lo às suas taras hegemonistas. O PT nunca quis acabar com a economia de mercado. O que ele quer é cobrar o pedágio para se manter no comando do estado.
    E um modelo assim só se constrói com um chefe. E todo chefe tem uma madame com algumas exigências…
    Que coisa, não? O líder dos metalúrgicos de São Bernardo se tornou o “chefe” dos empreiteiros e de outros setores do empresariado que resolveram lhe prestar vassalagem por bilhões de excelentes motivos.”
    PERFEITO REINALDO DE AZEVEDO

    EU NÃO ME LEMBRO BEM, MAS TEM UMA HISTORIA DE UM REI ANÂO CORCUNDA ,DA MÂO TORTA PRA TRAZ ,CEGO DE UM OLHO,SEM DENTE E MESMO ASSIM O POVO DE ONDE REINAVA O ADMIRAVA.
    PORQUE?
    NÃO, ELE NÃO ERA COMPETENTE,NEM SABIA GOVERNAR, NEM ERA HONESTO,NEM TÃO POUCO SIMPÁTICO.
    È QUE SE DISSEMINOU NA ALDEIA, QUE O REIZINHO ERA CARISMÁTICO! (?)

  43. Ney Gonçalves

    Tio Rei, a única observação, que justiça seja feita, a republica da cadeia tem mais presos em Pinhais

  44. Márcio Araujo

    Em um programa (painel) exibido no canal 40 da sky no ultimo sábado um dos participantes disse que o BRASIL VIVE UMA GUERRA DE MENTIRAS em outras palavras “O BRASIL VIVE UMA DEMOCRACIA DE MENTIRINHA, O GOVERNO FINGE QUE GOVERNA, O LEGISLATIVO FINGE QUE LEGISLA, O JUDICIÁRIO FINGE QUE JULGA (BASTA VER A QUANTIDADE DE POLÍTICOS JULGADOS FRUTO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO).

  45. J.R.

    *
    É o mesmo que pensar que o chefe do tráfico no morro quer proteger e prosperar a comunidade. Que nada! Ele só quer vender o bagulho, controlar quem entra e quem sai e usar a comunidade como escudo, comprando uns remédios e um pouco de arroz e feijão para quem precisa. E todo chefe tem mais de “uma madame” com muitas exigências.
    *

  46. simon.

    Lula,o marginal,o vagabundo,o ladrão o assaltante. Responsável pela destruição do Brasil. O maior vagabundo do universo.

  47. Arauto

    É verdade, Reinaldo, o Lula “et caterva” petista-sindicalista nunca foram marxistas, socialistas, por convicção. Eles se enquadram na turma anarquista-oportunista. Politicamente falando usam o poder para reunir no poder estirpes de toda espécie de fauna maléfica, imprestável. O pior dessa desgraça que se instalou no país, via eleições “democráticas”, foi destruir as instituições, com a ajuda da pupila guerrilheira, quando a obrigação era servir à sociedade que os elegeu. Infelizmente vai ficar registrada na história política, e econômica, brasileira o fato de que o partido e suas facções serviram de ferramenta para “os intelectuais” marxistas, leninistas, stalinistas e que tais, que só pensam naquilo: revolução para implantar um estado socialista, totalitário. O poder absoluto sem livre mercado, sem liberdade, sem cidadania. Deles é o objetivo final, cabia aos populistas preparar os meios, o serviço sujo. Isso eles estavam conseguindo, porem não estava nos planos o surgimento do juiz federal chamado Sérgio Moro. Um valente que peitou uma geração de víboras corruptas há muito tempo atrelada ao poder federal no Brasil. O futuro testemunhará nossa sorte, ou a falta dela.

  48. Giovani

    Já passou da hora do Instituto Lulla divulgar uma nova ‘nota': Lulla não tem mulher.

  49. rosan

    O cerco está se fechando!!! O chefe etílico e a madame etílica, e também os molusquinhos etílicos, rumo a Papuda!!!

  50. Trader

    Lula, o vil metalúrgico. E o vil metal.