Blogs e Colunistas

30/10/2013

às 19:54

Lula, o Bolsa Família, os detalhes de uma farsa e uma falha escandalosa da imprensa

Já expus a questão aqui algumas vezes. Mas que se volte ao ponto, ué, se isso se mostra necessário. O governo Dilma promoveu nesta quarta uma cerimônia de comemoração dos 10 anos do “Bolsa Família”. Em si, já se trata de uma fraude. As práticas reunidas sob a rubrica “Bolsa Família” estavam em curso no governo FHC. O que o petismo fez foi reuni-las, o que, no caso, foi uma boa medida. Mas não criou nada. O convidado de honra do evento foi Lula. Falou, como de hábito, pelos cotovelos. Disse que são preconceituosos os que afirmam que os pobres recorrem ao Bolsa Família porque não querem trabalhar. Mas esperem aí: quem acha? Quase ninguém, que se saiba!

Afirmou o ex-presidente:
“O que essa crítica denota é uma visão extremamente preconceituosa no nosso país. Significa dizer que a pessoa é pobre por indolência, e não porque nunca teve uma chance real em nossa sociedade. É tentar transmitir para o pobre a responsabilidade pelo abismo social criado pelos que sempre estiveram no poder em nosso país”.

Que coisa! Já demonstrei aqui dezenas de vezes que o primeiro a dizer que os programas de bolsas deixavam os pobres vagabundos foi Lula. E o fez de maneira explícita, arreganhada. No vídeo abaixo, ele aparece em dois momentos: exaltando o Bolsa Família, já presidente da República, e no ano 2000, quando chamava os programas de assistência direta (como o Bolsa Família) de esmola. Vejam.

Pobre vagabundo
Mas foi bem mais explícito. Nos primeiros meses como presidente, Lula era contra os programas de bolsa que herdou de FHC. Ele queria era assistencialismo na veia mesmo, distribuir comida, com o seu programa “Fome Zero”, uma ideia publicitária de Duda Mendonça, que ele transformou em diretriz de governo. Deu errado. O Fome Zero nunca chegou a existir.

demonstrei isso aqui. No dia 9 de abril de 2003, com o Fome Zero empacado, Lula fez um discurso no semiárido nordestino, na presença de Ciro Gomes, em que disse com todas as letras que acreditava que os programas que geraram o Bolsa Família levavam os assistidos à vagabundagem. Querem ler? Pois não!

Eu, um dia desses, Ciro [Gomes, ministro da Integração Nacional], estava em Cabedelo, na Paraíba, e tinha um encontro com os trabalhadores rurais, Manoel Serra [presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura], e um deles falava assim para mim: “Lula, sabe o que está acontecendo aqui, na nossa região? O povo está acostumado a receber muita coisa de favor. Antigamente, quando chovia, o povo logo corria para plantar o seu feijão, o seu milho, a sua macaxeira, porque ele sabia que ia colher, alguns meses depois. E, agora, tem gente que já não quer mais isso porque fica esperando o ‘vale-isso’, o ‘vale-aquilo’, as coisas que o Governo criou para dar para as pessoas.” Acho que isso não contribui com as reformas estruturais que o Brasil precisa ter para que as pessoas possam viver condignamente, às custas do seu trabalho. Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar e, no final do mês ou no final da colheita, poder comer às custas do seu trabalho, às custas daquilo que produziu, às custas daquilo que plantou. Isso é o que dá dignidade. Isso é o que faz as pessoas andarem de cabeça erguida. Isso é o que faz as pessoas aprenderem a escolher melhor quem é seu candidato a vereador, a prefeito, a deputado, a senador, a governador, a presidente da República. Isso é o que motiva as pessoas a quererem aprender um pouco mais.

Notaram a verdade de suas palavras? A convicção profunda? Então…

No dia 27 de fevereiro de 2003, Lula já tinha mudado o nome do programa Bolsa Renda, que dava R$ 60 ao assistido, para “Cartão Alimentação”. Vocês devem se lembrar da confusão que o assunto gerou: o cartão serviria só para comprar alimentos?; seria permitido ou não comprar cachaça com ele?; o beneficiado teria de retirar tudo em espécie ou poderia pegar o dinheiro e fazer o que bem entendesse?

A questão se arrastou por meses. O tal programa Fome Zero, coitado!, não saía do papel. Capa de uma edição da revista Primeira Leitura da época: “O Fome Zero não existe”. A imprensa petista chiou pra chuchu.

No dia 20 de outubro, aquele mesmo Lula que acreditava que os programas de renda do governo FHC geravam vagabundos, que não queriam mais plantar macaxeira, fez o quê? Editou uma Medida Provisória e criou o Bolsa Família? E o que era o Bolsa Família? A reunião de todos os programas que ele atacara em um só. Assaltava o cofre dos programas alheios, afirmando ter descoberto a pólvora. O texto da MP não deixa a menor dúvida:
(…) programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – “Bolsa Escola”, instituído pela Lei n.° 10.219, de 11 de abril de 2001, do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n.° 10.689, de 13 de junho de 2003, do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Saúde – “Bolsa Alimentação”, instituído pela medida provisória n.° 2.206-1, de 6 de setembro de 2001, do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto n.° 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto n.° 3.877, de 24 de julho de 2001.

Compreenderam? Bastaram sete meses para que o programa que impedia o trabalhador de fazer a sua rocinha virasse a salvação da lavoura de Lula. E os assistidos passariam a receber dinheiro vivo. Contrapartidas: que as crianças frequentassem a escola, como já exigia o Bolsa Escola, e que fossem vacinadas, como já exigia o Bolsa Alimentação, que cobrava também que as gestantes fizessem o pré-natal! Esse programa era do Ministério da Saúde e foi implementado por Serra.

E qual passou a ser, então, o discurso de Lula?

Ora, ele passou a atacar aqueles que diziam que programas de renda acomodavam os plantadores de macaxeira, tornando-os vagabundos, como se aquele não fosse rigorosamente o seu próprio discurso, conforme se vê no vídeo.

A imprensa
Notem: o que vai acima não é uma invenção minha. Lula efetivamente achava que políticas assistenciais viciavam os pobres e corrompiam suas respectivas consciências. Lula efetivamente achava que os programas que resultaram no Bolsa Família desestimulavam a plantação de macaxeira… Se alguém achava que um assistido pelo benefício se tornava vagabundo, esse alguém era… Lula!

Não obstante, ele é convidado para o aniversário do programa, faz proselitismo da pior espécie e é poupado de seu próprio passado e de suas próprias palavras.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

191 Comentários

  • Luiz Eduardo Amaral De Moura

    -

    26/8/2014 às 7:26 pm

    Veja está farsa do PT

  • José Carlos

    -

    22/6/2014 às 12:14 pm

    Realmente, gostei da reportagem. Acho ridículo um povo que sobrevive às custas do governo, não se importando com o futuro de seus filhos! E falando neles…qual exemplo terão dos pais que passam o dia inteiro em casa sobrevivendo de um governo assistencialista? O povo acredita que o governo é quem dá isso à eles, mas não sabem que para tal, o resto da população tem de pagar altos impostos para sustentar estes planos (bolsas), à exemplo, trabalhamos 12 meses e recebemos apenas 08, o restante do dinheiro vai parar na mão do governo para fazer sua festança, enriquecimento ilícito e muito mais. O governo PT tem mostrado sua cara…só não conseguiu a tal inclusão social, mas para eles o que vale é a inclusão política, arrebanhando um povo sem cultura e dependente financeiramente deles. Assim fica fácil a reeleição dos Petistas!!! Daqui há alguns anos, teremos apenas duas classes sociais…Pobres e ricos, ou seja: 98% da população pobre. Isto está com cheiro de comunismo! É um salve-se quem puder dos políticos! Em quatro anos tentar passar para a classe rica e deixar o barco corre, porque o Brasil é a indústria da miséria, onde o PT é presidente e diretor. Igualdade social só existe para o pobre, porque a classe média nunca conseguirá mudar de classe, a não ser para a classe pobre. Não adianta trabalharmos para sustentar as ostentações dos políticos e financiar a miséria, fabricando uma legião de inúteis sociais. Vontade mesmo é de sair deste país, onde verdadeiramente me sinto discriminado pelo governo, que acha que tenho de dividir o que tenho com a classe pobre. O que tenho hoje foi adquirido com muito sacrifício, coisa que a classe pobre não quer e o governo não enxerga, porque não quer!!! Amo meu país, e acredito que um dia, não sei se nesta vida ainda, ele possa ficar curado destas pestes bubônicas.

  • Baltazar santana

    -

    8/2/2014 às 5:52 pm

    Faz de conta que é dono daquilo que criticou. faz de conta que todos somos cegos e surdos e desmemoriados.

  • Carlos

    -

    16/12/2013 às 6:53 pm

    Ludibriar o nordestino dando esmola e condenando-os a miséria sem fim NUM CURRAL ELEITORAL e ainda demagogicamente ganhar mérito por boa intenção de Outros (Rute Cardoso)é o mais puro lixo da politicagem esquerdista comunista.Mais grave e preocupante,crime contra a pátria é o governo deles(pt) orientado pelo foro de são paulo,entregando a soberania do pais os comuna bolivariano,apontando no horizonte um futuro sombrio mais não tão nebuloso pois temos a venezuela definhando que para eles é um exemplo de democracia,isso é super urgente e tem que ser apurado e alardeado antes que seja tarde demais.

  • ggeoania lima dos santos

    -

    9/12/2013 às 12:39 pm

    É ridiculo Lula comemora uma ideia que não surgio dele e sim a mulher de FERNANDO Henrique ele pegou a ideia e se tornou disso piticagem a mulher de Fernando criou essa idei pra ajudar as pessoas carentge na época o ex presidentge Lula era contra agora quer ganha vantagem em cima das ideias dos outros ele podem engana os analfabeto mais a me não Lula eu sou univessitaria pra vc eu não bato palma e sim uma grande vais vc ´pegou a ideia quer vc mesmo era contra o bolsa familia lembre no inicio vc queria acabar com a bolsa familia mais vc viu que se ac abasse com a bolsa familia vc iam perde a eleição por que vc não fez nada o ´T ea a pior partido que tem ladrão muito rouba ainda v a ser desvendado

  • yago

    -

    24/11/2013 às 5:46 pm

    dizem que o bolsa familia acabou com a pobreza no sertão,mas assim é fácil,eles comem o que plantão.A única coisa que fornecem a eles é mais roupas.E não ficaria surpreso se fizerem um shopping no sertão.

  • ELOY HOMERO PINHO D"ECANIO

    -

    14/11/2013 às 4:07 pm

    QUEREMOS UMA OPOSIÇAO FORTE COMO UM FURACAO ,UMA TORMENTA CONTRA ESSE CANCER MALIGNO DO LULISMO QUE MATA O PAIS NAO ESSA BRISA PASSAGEIRA ACORDA OPOSIÇAO

  • ELOY HOMERO PINHO D"ECANIO

    -

    14/11/2013 às 4:02 pm

    CHEGOU A HORA DE FHC PSDB E TODA A OPOSIÇAO, MOSTRAR PRO QUE VEM NAS ELEIÇOES.RESGATAR O QUE E DE DIREITO SEU E DO CRIADOR AS BOLSAS ESCOLA ALIMENTAÇAO SAUDE
    ROUBADAS POR LULA E TRANSFORMADAS EM BOLSA FAMILIA,LULA NAO CRIA NADA ,MOSTRAR ,DEVE MOSTRAR A NATUREZA E O CARATER SORDIDO DESONESTO E MENTIROSO DE LULA E SEU PT.COLOCAR OS VIDEOS NA MIDIA NAS REDES EM SEUS PROGRAMAS ELEITORAIS JOGAR O JOGO COMO LULA FAZ .MANIPULA O DINHEIRO PUBLICO PRA SEU MARQUETEIRO MOR USA LO NAS REDES SOCIAIS E NA INTERNET TB,,AS OPOSIÇOES USEM A VERDADE A REALIDADE DO PAIS.E A MAIOR ARMA CONTRA LULA E O PT SUA MENTIRA,USURPAÇAO SEU FACISMO, NAO PODE SER MASCARADO NEM MANIPULADO ,POR SEREM MENTIRAS VERDADEIRAS.NAO SE ESCONDE.ESSE E O COMEÇO DE UMA CAMPANHA ,QUE VAI DESEMBOCAR EM 5ODAS AS FALENCIAS DESSE DESGOVERNO,COMO A EDUCAÇAO ZERO ,SAUDE ZERO ,QUALIDADE DE VIDA ZERO IGUAL AO FOME ZERO DE LULA,JUNTA SE A ISSO A FALENCIA DA ECONOMIA ,SOBREVIVENTE DO MERCOSUL DA ABA ,,DO ESCOAMENTO DA LAVOURA SEM INFERA ESTRTURA COMO RODOVIAS PORTOS A FERROVIAS ESTAGNADAS E SUPERFATURADAS,SEUS LEILOES FRACASSADOS APRIVATIZAÇAO VIROU PARTILHA,EMPRESTIMOS BILIONARIOS SECRETOS PRAS DIVERSAS DITADURAS BOLIVARIANAS E AFRICANAS ,EX A VENEZUELA AS AFRICANAS E OUTRAS,FALIDAS E DESTRUIDAS. A LUTA DE LULA E O FORO DE SP PRA FAZER DO BRASIL UMA DELAS.O LULISMO BOLIVARIANO CUBANO E TB A CRISE DE CORRUPÇAO DAS PIORES DA HISTORIA QUE ENVOLVE OS TRES PODERES NUM SO PODER ,A SERVIÇO DO LULISMO.QUERMOS UMA OPSIÇAO FORTE COMO UM FURACAO,UMA TORMENTA CONTRA ESSE CANCER MALIGNO QUE MATA O PAIS ,NAO ESSA BRISA PASSAGEIRA

  • pizada

    -

    1/11/2013 às 4:34 pm

    Cadê o resto da moçada sem futuro? Só o Lularápio? Temos de nos desfazer de todos êles, aquêles que dão suporte ao “analfa”. Tenho a maior de todas as cerezas: A cabeça … nunca teve neurônios sufucientes para gerar toda a lambança que aí está. Êsses miseráveis estão atolando a país na lama do descrédito internacional, utilizando êsse fantoche de meia tijela. Tá quebrando todo mundo! Ou é mentira que até o Eike já foi? A violência que assistimos a todo momento, nada mais é do que o descompasso entre a realidade de um país que vive ouvindo mentirinhas que geram dinheiro para alguns e a miséria que assola de verdade a casa de milhões de brasileiros incautos, iludidos. Relembro aqui o ditado sertanejo que diz: “A ambição é bicho que cresce tanto que come o dono.” O Ali-ba-bá brasileiro é produto de sua própria invenção. Sua ambição não tem limites. Inventa qualquer coisa para aparecer. Imaginem só: Fome zero! Nem Jesus deu conta (fazendo milagre, mesmo), terminou na cruz, com um ladrão de cada lado. Eu, hein!!!!! 2014 dia e mês marcados.
    Inicio do fim da maloca de picaretas!

  • eduardo

    -

    1/11/2013 às 4:09 pm

    Lula copiou descaradamente tudo que o Fernando Henrique criou.

  • dilce barboza

    -

    1/11/2013 às 1:44 pm

    Como entender algo tão irritantemente descompromissado com a realidade do mundo em que vivemos, dos princípios éticos, morais e de honestidade intelectual em que fomos formados ?
    Como entender posicionamento tão conflitante expresso em palavras pelo mesmo personagem ?
    Parece um picadeiro onde o palhaço fala o que quer, sem se importar com coerência alguma, mas apenas produzir na platéia aquela ovação em palmas e gargalhadas !
    E é esse o personagem que articula todo o sistema político que o Brasil tem vivido nos últimos anos, infelizmente apoiado por “intelectóides” de todos os matizes, USP, PUC, OAB, ABI, CNBB, FGV, acadêmicos das Letras e das Ciências também. Triste! Lastimável !
    Como ter Esperança ainda ????

  • Seavon

    -

    1/11/2013 às 12:44 pm

    O maior mentiroso do Brasil!
    Nome: Luiz Inácio Lula da Silva.
    Profissão: Enganador desde quando nasceu, (analfabeto).
    Pretensão: Continuar a enganar o povo brasileiro.
    Estado civil: huuummmm…
    PS: Quem fala muito sem surtir efeito, cansa o peito!
    a) Nunca cumpre nem cumpriu o que andou dizendo.
    b) Não dá entrevista para a imprensa séria e honesta.
    c) Aproveitador da mídia desonesta, faz uso do dinheiro público, de amigos e dos meios de propaganda enganosa para ludibriar, (de preferencia os mais pobres.
    d) Não deixa o Brasil crescer, como deveria, usando métodos de levar vantagem não importa no que possa acontecer…
    Minha opinião sincera: em 2014, eleitor, não deixe enganar mais outra vez, votando em quem (enquanto cidadão brasileiro) Lula existir, indicar postes ou ter pretensão incabível de eleger, seja lá a cargo for.
    Ficou famoso, sua fama anda longe, mas não é fama boa, é nocivo a sociedade.
    Existem ladrão, criminoso, e os fora da lei também famosos. .
    Historicamente, ficamos sabendo de muitos elementos desta natureza.
    Dos últimos que se foram, lembrança recente é a de Hugo Chávez. (até me desculpe, porque não gosto de intrometer com pessoas de outros países).
    Mas sempre há exceções que devemos nos precaver.
    Morou!!!

  • zé maria

    -

    1/11/2013 às 11:22 am

    Esse sujeito gosta mesmo é de dar grana para o “aique”.
    Quanto às suas basófias, é o efeito cátcha. Como dizia o velho e bom Gabeira: “DESBUNDOU”.

  • Cesar

    -

    31/10/2013 às 11:58 pm

    Isto é típico do mentiroso de ocasião. É tanta inverdade que mais à frente se desmente com uma nova mentira. Esse ser abjeto nem sequer se envergonha de ser pego nas suas numerosas mentiras maléficas. E pensar que o câncer leva tanta gente de bem embora.

  • freed

    -

    31/10/2013 às 11:12 pm

    Se Lula, o cara mais vagabundo nascido no Brasil, fosse viver do seu trabalho e daquilo que produziu, ele já estaria morto, pois; parou de trabalhar aos 29 anos de idade. Viveu das safadezas praticadas no sindicato,e da roubalheira na política.Esse verme não contribuiu com nada para o bem do Brasil, pelo contrário, ajudou a atolar ainda mais o Brasil na corrupção, patrocinando a institucionalização da impunidade e da mentira. Esse cara é uma vergonha para o Brasil.

  • cleusa

    -

    31/10/2013 às 10:52 pm

    Que Aécio Neves( ou ECampos ) use esse vídeo para mostrar a fala do lulalá. E depois , prometa continuar com o bolsa família por mais 30 anos. Ganha no primeiro turno. É só falar simples, que o povo entende.

  • Trocando o nickname

    -

    31/10/2013 às 10:28 pm

    Caro Reinaldo,
    “Apois, já faz mais de “oitio” ano que eu recebo o bolsa-fa-
    mília e não dá nem prá comprar uma calça prá uma adolescente de
    16 anos, que é mais de 300 reais,
    é mais de 300 reais,
    é mais de 300 reais,…”

  • Trocando o nickname

    -

    31/10/2013 às 10:26 pm

    Caro Reinaldo,
    “Apois, já faz mais de “oitio” ano que eu recebo o bolsa-fa-
    mília e não nem prá comprar uma calça prá uma adolescente de
    16 anos, que é mais de 300 reais,
    é mais de 300 reais,
    é mais de 300 reais,…”

  • Seta

    -

    31/10/2013 às 10:02 pm

    Essa é a verdadeira cara do PT.

  • Osmar

    -

    31/10/2013 às 9:46 pm

    Comentários desairosos não colam em Lula, aliás a única coisa que colou, foi em 89 no debate final e Lula perdeu a eleição para o Collor. Hoje um debate como aquele de 89, não lhe tiraria nem um voto, o povo está anestasiado pelo bolsa famíla.

  • CRC

    -

    31/10/2013 às 8:04 pm

    O chefe do mensalão Zé Dirceu ,quando também era chefe da casa civil, perguntado sobre os objetivos do bolsa família
    disse : MANTER O PT NO PODER

  • Anderson Soares

    -

    31/10/2013 às 7:47 pm

    A verdade é essa: NÃO HÁ O QUE TEMER EM RELAÇÃO À “LEI DE MEDIOS” DA ARGENTINA SER APLICADA AQUI, POIS, AQUI, GRANDE PARTE DA IMPRENSA HÁ MUITO TEMPO ESTÁ DE JOELHOS PERANTE ESSES CANALHAS AMORAIS E IMORAIS.

  • Marco Antonio de Castro Martins

    -

    31/10/2013 às 7:03 pm

    Caro Reynaldo, sua luta pela verdade dos fatos é reconhecida por quem tem um mínimo de massa encefálica. É evidente que essa turma que aí está veio de encomenda para rapinar o Erário e implantar o sistema bolchevique pelo qual tanto lutaram. Vivemos uma democracia do faz de conta, o que eu chamo de “ditadura constitucional” ou “democradura”, pois o Judiciário, leia-se STF, está aí para dizer amém a tudo o que o Executivo inventa e o Congresso, a pior legislatura de que já se teve notícia, tanto no aspecto moral quanto no intelectual, a turma da boquinha, dispensa comentários. O programa Bolsa-família, nos moldes em que foi engendrado pela turma do PT, com gente recebendo benesse do governo há mais de dez anos, é na verdade um grande esquema de compra de votos, pois basta um cabo eleitoral do PT apregoar aí pelo interior desse País de meu Deus, pelo Norte, Nordeste, Centro-Oeste e adjacências, que se votarem na oposição ao PT perderão a boquinha do bolsa-família e demais programas assistencialistas que fazem parte do pacote, como o Minha Casa Minha Vida, entre outros tantos, que a turma votará no PT sem titubear, o que significa dizer que se não houver uma revolução nos costumes essa turma se eternizará no poder e continuará os seus desmandos na maior cara de pau. Não sou contra tais programas, desde que tenham início e fim programados, devendo os seus beneficiários e dependentes diretos se ajustarem nesse período para poderem ganhar a vida trabalhando, e com a suspensão do seu direito de voto pelo período em que estiverem sendo beneficiados com as verbas de tais programas sociais, afastando, assim, essa nova forma de voto de cabresto, que era usada de outra maneira no passado pelos “coronéis” no interior do País. Há que se fazer uma campanha nesse sentido, pois esse tipo de voto não se coaduna com a cidadania. Veja que mesmo com um governo desmoralizado e corrupto, nas teias do mensalão, o Lula se reelegeu e conseguiu posteriormente fazer sua sucessora uma figura sem qualquer expressão. Tudo às custas desse voto de cabresto do Bolsa-família. E não tem Marinas, nem Eduardos, nem Aécios, nem quem quer que seja que se apresente que vença as eleições de 2014 contra esse rolo compressor, seja quem for o candidato do Bolsa-família, a Dilma para reeleição ou o Lula para o retorno triunfal da falácia, da desfaçatez e da mentira. Cordiais saudações.

  • jose

    -

    31/10/2013 às 6:45 pm

    Como acreditar no que diz ou faz esse soberbo senhor?!! Antes de ser presidente ele criticava a política social do governo de então, saindo da sua boca palavras que o seu cérebro comandava. Como presidente, transformou a política social em politicalha assistencialista eleitoreiro,justamente da forma que o seu cérebro comandou, naquela época, passando a elogiar o seu feito.
    Já em campanha eleitoral para 2014, por falta de opções, estão se agarrando no bolsa família e no mais médico.
    Que não votem nessa gente aqueles que forem brasileiros!

  • Fernando44%

    -

    31/10/2013 às 6:44 pm

    Quando Gabeira fala (escreve) sobre os cafajestes que o ParTido colocou no govefede, pressuponho que ele esteja incluindo Lula e Dilma, os mentores. Dicionário Houaiss: Cafajeste: 3.indivíduo sem nobreza de sentimentos, com má formação de caráter, em quem não se pode confiar; canalha, velhaco. 6. infame, vil, canalha. Caramba, o Gabeira é insider… o texto do Reinaldo exemplifica o do Gabeira.

  • nena

    -

    31/10/2013 às 6:28 pm

    Não foi o próprio quem disse que uma mentira deve ser repetida até a exaustão para que acreditem nela? É o que ele faz e a gente repele, mas não us cumpanheirus que as sorvem como um delicioso vinho ou voz dos Céus. Mas há outro princípio na arte de mentir: é preciso não se esquecer da conexão entre a primeira e a segunda, e seguintes. O energúmeno em décadas de sucessivas cabeludas contou tantas que se esqueceu da coerência e, entusiasmado com o próprio desempenho e a facilidade com que são engolidas, se acha um artista que tem que renovar a criatividade todos os dias e criar mais uma para se manter no topo do ibope. Talvez quisesse imitar um Chico Anísio com seus múltiplos personagens, mas a este nunca faltou talento e coerência, nunca um Paínho, um Bozó, um Pantaleão se misturaram, enquanto os do molusco viraram sopa de letrinhas com a cor mudando diariamente, ou samba do Crioulo Doido. Fazer o quê se os outros acreditam e gostam? Tem gente que nasceu para ser marionete e gente para ser o manipulador. E nós somos a platéia do grotesco pagando, mesmo a contragosto, o preço do ingresso e da produção do asqueroso espetáculo.

  • Jorge Medeiros

    -

    31/10/2013 às 5:39 pm

    Essas comemorações petistas me lembram os rallies de Nuremberg.
    Já temos o nosso Gaoebels.

  • indignada

    -

    31/10/2013 às 4:58 pm

    E esse vagabundo, mentiroso, cínico foi tratado pela imprensa como PRESIDENTE. Esse crápula, pústula é EXEXEXEXEXEXEXEXEXEX E QUEIRA OS HOMENS E MULHERES QUE TEM VERGONHA NA CARA E VOTEM QUANDO TIVER ELEIÇÕES SE LEMBREM O QUANTO DE MAL FIZERAM AO IREM PARA A PRAIA NO ANO EM QUE A ANTA DO LULA “GANHOU” AS ELEIÇÕES. Isso não pode mais acontecer. SOMOS A MAIORIA!!!! VAMOS VOTAR EM PESSOAS CERTAS!!!! CHEGA DE PT, DILMA, LULA, DELÚBIO, DIRCEU, E ESSA LADROAGEM TODA.

  • BADERNEIRO e ARRUACEIRO do PT

    -

    31/10/2013 às 4:55 pm

    … Se a quantidade de famílias que estão pendurados no bolsa voto aumenta todos os anos, então a política do governo do PT está levando as famílias ao EMPOBRECIMENTO, né ?????
    Programa Social bom é aquele que tira as famílias da miséria, é aquele que diminui a quantidade de miseráveis, mas no governo do PT o número de miseráveis aumenta todos os anos !!!!!!!!!!!!!

  • CANA .40

    -

    31/10/2013 às 4:44 pm

    O maior picareta da história desse país: LULA.

  • Edvaldo Nunes

    -

    31/10/2013 às 4:21 pm

    A cultura brasileira de dependência do Estado não é so exclusividade do Lula. É geral! Criar pessoas dependêntes do Estado está até na constituição, de forma indireta!

  • lds

    -

    31/10/2013 às 3:42 pm

    O apedeuta sempre foi um mentiroso, nas greves do ABC ele agitava, fazia mais pressão do que coca-cola quente e depois falava para seus seguidores idiotas; “É CUMPANHERUZ, NÓIZ QUIRIA UM REAJUSTE DE 15% MAIS ISSO E AQUILO MAS US PATRÃO SÓ CONSEGUE DAR 3%. MAIZ VAMO ACEITÁ PORQUE É UQUÊ ELES [os patrões] PODI FAZÊ I VAMUS FAZÊ UMA AÇEMBRÉIA PRA INTERROMPE A GREVE”

    MAS JÁ ESTAVA TUDO ACERTADO, OS PATRÕES JÁ TINHAM DADO UM CALA BOCA PARA O GOLPISTA. O LULA SEMPRE ESTEVE DO LADO DOS PATRÕES, SÓ QUER AJUDAR O EIKE FALIDO, OS BANCOS E COMO SEMPRE AS MONTADORAS; ATÉ O MARQUETEIRO DELE TEM SOBRENOME COM O NOME DE CARRO DA VOLKSWAGEN; JOAO Santana.

  • lds

    -

    31/10/2013 às 3:22 pm

    O BOLSA FAMÍLIA FOI TRANSFORMADO PELO PT EM COMPRA OFICIALIZADA DE VOTOS QUE CADA VEZ ACEITA UM NÚMERO MAIOR DE FILHOS POR BENEFICIADO E ESTES SERÃO SUSTENTADOS POR NÓS ATÉ OS 15 ANOS DE VIDA E LOGO EM SEGUIDA OU ATÉ AO MESMO TEMPO JÁ TERÃO PARIDO MAIS UM BEBÊ E ESTA FILHA DE BENEFICIÁRIA AGORA MÃE DE BENEFICIÁRIA DO BOLSA FAMÍLIA VAI VOTAR EM QUEM A SUSTENTOU A VIDA TODA E VAI SUSTENTAR SEU FILHINHO ATÉ OS 15 ANOS,….

    TÁ CHEIO DE MULHERES POR AÍ ENGRAVIDANDO DE VÁRIOS HOMENS DIFERENTES PARA RECEBER PENSÕES E ESSE BOLSA FAMÍLIA QUE É USADO PRA COMPRAR CHAPINHA, SMART PHONE TABLET, E BALADAS funk NOS “crubes”…

  • Jair

    -

    31/10/2013 às 2:22 pm

    Não há palavras para descrever o desprezo e o nojo que esse fulano causa. Cada palavra, cada ato cheira a podridão, a perversidade, a manipulação. A própria reencarnação da besta. E segue impune!

  • Paulo Roberto Monteiro

    -

    31/10/2013 às 1:49 pm

    Ler algo de Reinaldo é sempre muito prazeroso, pois alia bom-senso com realidade.

  • Roger

    -

    31/10/2013 às 1:28 pm

    Reinaldo, fico contente que você tenha publicado esse texto acima. Isso mostra a farsa do atual governo, cujas coisas boas são copiadas dos governos anteriores, sob novo rótulo, e infelizmente usam o marketing para se apropriar delas em benefício próprio, denegrindo a imagem do antecessor a todo o custo. Covardia e falta de humildade e honestidade por parte desse governo. E não precisaria agir dessa forma.

  • marcelo

    -

    31/10/2013 às 1:25 pm

    Eu acho que o primeiro discurso do Lullah correto. Além disso, se o PT ficar mais 16 anos no pudê, faço minhas malas e vou lavar pratos nos EUA.

  • Breno Cardoso

    -

    31/10/2013 às 1:06 pm

    Lula se apropriou do bolsa familia da mesma forma que Fernando Henrique se apropriou do plano real de Itamar

  • Gustavo Ramos

    -

    31/10/2013 às 1:05 pm

    O nosso (brasileiros) problema é que não conseguimos enxergar as coisas nem que elas se esfreguem na nossa cara. Somos cegos funcionais, por assim dizer. Quantos políticos brasileiros, que tiveram participação ativa na luta armada durante o período da ditadura, já disseram “não deveríamos ter feito isso”? Quantos já disseram ” lutávamos pela instauração do comunismo no Brasil”? Eles não se arrependem e sempre dizem “lutávamos pela democracia e contra a ditadura”. Essa é a primeira coisa que devemos observar mas temos olhos e não vemos.

  • anônima

    -

    31/10/2013 às 12:58 pm

    Pode mudar a cara da coisa, porque gente safada se desdiz, mesmo. O problema é : se esses governos populistas , que adoram bancos – os veneram mesmo, querem continuar a arrancar dinheiro nosso para tal fim, que aumentem o salário de todo trabalhador brasileiro para continuar a sustentar ” vagabundos’ (segundo a fala do apedeuta, em outras épocas) e os trabalhadores, merecedores de usufruir dos bens e serviços da sociedade, possam fazê-lo. E não morrer pagando remédio, plano de saúde, IPTU, IPVA, comida, etc. É crueldade demais, que tem que ser corrigida nos quintos do inferno ardente.

  • Gustavo Ramos

    -

    31/10/2013 às 12:42 pm

    Querido Reinaldo, a imprensa não falha. Fica cada vez mais óbvio que ela age segundo o plano esquerdista. Isso que você identificou como falha é, pura e simplesmente, cumplicidade. Aliás, se é para dar nome aos bois, sugiro que passemos a chamar o PT pelo verdadeiro nome, PC. O PT é o PC do século 21.

  • Rods

    -

    31/10/2013 às 12:42 pm

    REI.
    TRATA-SE DE UM PSICOPATA QUE CONSEGUE INFECTAR – SE É QUE ISSO É POSSÍVEL – A MUITOS. LOGO, NÃO MERECE CRÉDITO, POIS ELE DEVERIA ESTAR NUM HOSPÍCIO E/OU NUM PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA.
    O PAÍS ESTÁ SENDO ADMINISTRADO POR UMA MALTA, DIRIGIDA PELO FSP, MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO E POR UM MARQUETEIRO GESTADO NAS FURNAS UMBRALINAS.
    CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS, ESSE PROGRAMA É UM CÂNCER GESTOR DE UMA GRANDE MAIORIA DE MISERÁVEIS QUE VOTAM NO PT E QUE NUNHUM CANDIDATO DE OPOSIÇÃO OUSARIA ATACA-LO, POR COVARDIA.
    Rods

  • ricardo rodolfo de rezende prado

    -

    31/10/2013 às 12:27 pm

    Não concordo, Reinaldo. O Lula nunca achou “isso” ou “aquilo”. O que ele acha se acha vinculado ao balanço do barco eleitoral. Como dizia um ditado antigo lá das roças de onde vieram meus parentes maternos que se referia a gente dessa espécie: o que fala sentado não sustenta em pé.

  • Carlos Olimpio Alves

    -

    31/10/2013 às 12:25 pm

    Por que o psdb nunca falou essas coisas nas campanhas pra presidente do Serra, Alckmin e Serra ?
    O pt não se apropiou só do programa econômico, mas também dos programas sociais do psdb.

  • Carlos S

    -

    31/10/2013 às 12:21 pm

    Gostaria de saber se há algum impedimento legal para um candidato de oposição fazer uso desse video e de outros para contrapor-se a Lula durante a campanha eleitoral?
    Não é possível que esse FATO fique sem chegar ao conhecimento do público nessa hora impoertante para o Brasil.
    Chega de mentiras.
    Há que desmascara-lo com verdades que ele mesmo produziu.
    Há muitos videos que deixariam os petistas de saia justa perante a opinião pública.
    Fale com o Augusto Nunes para convocar oi Bolsonaro para o Roda Viva.
    Ele é o único cara com PEITO para FALAR averdade para os brasileiros.
    Sua imunidade parlamentar garante-lhe isso.
    Ou então ficaremos parados aguardando bovinamente que eles façam o querem ??
    Abrs

  • Lula hoje, Lula antes

    -

    31/10/2013 às 12:11 pm

    Os marqueteiros decidiram lustrar Lula e o Bolsa Família para 2014. Um ainda está em muito boa forma e será de grande utilidade. O outro anda meio gasto.
    Daí por que a semana virou um grande palanque para Lula em Brasília, com medalha da Constituinte no Senado, medalha da “Suprema Distinção” na Câmara e festança pelos dez anos do Bolsa Família.
    Lula, claro, deitou falação, mas não custa avivar a memória e o senso crítico. Vamos lá.
    Se ele agora recebe a medalha da Constituinte, há 25 anos o PT votava contra a “Constituição Cidadã”, um pacto nacional histórico. Em discurso de 1988, Lula criticava: “Ainda não foi dessa vez que a classe trabalhadora pôde ter uma Constituição efetivamente voltada para os seus interesses. Ainda não foi dessa vez que a sociedade brasileira, a maioria dos marginalizados, vai ter uma Constituição em seu benefício”.
    Se agora Lula enaltece José Sarney, a ponto de equiparar sua importância na Constituinte à de Ulysses Guimarães, o PT não apoiava o governo Sarney e o próprio Lula se referia indiretamente ao então presidente como “o maior ladrão” da Nova República. Naquele mesmo discurso, queixou-se dos “setores conservadores ligados ao Planalto”.
    Se agora critica duramente quem “avacalha” a política, Lula era quem denunciava a existência de “300 picaretas” no Congresso Nacional. Ou não?
    Se agora defende vigorosamente a reforma política, Lula teve oito anos de mandato e uma popularidade estrondosa, mas nunca mexeu um dedo pela reforma. Ou não?
    Se agora se volta raivosamente contra a mídia e contra jornalistas, Lula foi aquele líder sindical mítico do ABC embalado pela mídia nacional e endeusado por repórteres desde os anos 1970. Ou não?
    Há o Lula pré-governo e o Lula pós-governo. Entre o que ele era e dizia e o que ele é e diz, passa aquele rio que inebria e deforma: o poder. (Eliane Cantanhêde-Folha) Marisa

  • Ferreira Pena

    -

    31/10/2013 às 12:10 pm

    Mas você se esqueceu de dizer que o nome Bolsa Família foi uma sugestão de Marcondes Pirilo, governador de Goiás, que no estado tinha reunido os programas em uma só rubrica. Há um vídeo sobre isso.

  • Lúcia BH

    -

    31/10/2013 às 11:55 am

    O que mais me espanta é ver esse safado mentiroso livre para voar.
    E com aplausos da platéia!!
    Revoltante.

  • Antonio Durao

    -

    31/10/2013 às 11:41 am

    Boa recapitulação para os ainda incautos. (Se é que eles leem alguma coisa.) Quem sabe os mais jovens se instruam, mas, como visto, a verdade é que o País está entregue às moscas e quase ninguém diz nada…

  • Aum

    -

    31/10/2013 às 11:24 am

    obrigado, prof. fez meu dia! esse indivíduo precisa ser desmascarado definitivamente

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados