Blogs e Colunistas

18/09/2009

às 4:35

LULA ESTÁ DOENTE

Leiam o que vai abaixo. Comento em seguida:

Na Folha:
Ao participar da cerimônia de posse do primeiro juiz cego do Brasil -Ricardo Tadeu da Fonseca, no TRT da 9ª Região-, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o preconceito é “uma doença que ainda não desapareceu na sociedade”, mas que é preciso combatê-lo “com perseverança”. Ele citou seu próprio exemplo, por ter chegado à Presidência da República.
“A história da humanidade vai escrever um dia que o Brasil talvez seja o primeiro país do mundo que elegeu um presidente e um vice que não têm diploma universitário”, disse.
Para o presidente, “o conhecimento que nós aprendemos na universidade é apenas um aperfeiçoamento daquilo que a nossa inteligência contém”.
“Talvez minha deficiência, diferentemente da do Ricardo, seja deficiência intelectual”, ironizou Lula.
Antes de ser nomeado desembargador, Fonseca foi procurador do Ministério Público do Trabalho. Desde o nascimento, o magistrado sempre conviveu com problemas de visão. Aos 23 anos, perdeu completamente as funções visuais.

Comento
Como se nota, Lula já não se contenta mais em fazer parte da história do Brasil; ele já não se contenta mais em fazer parte da história do Ocidente; ele já não se contenta mais em fazer parte da história do Ocidente e do Oriente. Nada disso! Lula já pensa com certo desdém a própria Terra, que ele chamou de “planetinha” dia desses. À época, achei que era excesso de intimidade com a bolota. Vejo agora que era mesmo desdém.

Voltem lá: “A história da humanidade vai escrever…” Nada menos! Uau! Se a gente pensa em termos de humanidade, convenham, a gente faz uma chamada e manda a turma entrar na fila. Depois vê o que rola:
— O Péricles veio?
— O Xerxes tá aí?
— Júlio César compareceu? Veio, né? Não sei, não, hein? Não é melhor concorrer em outra categoria? Aqui é “História da Humanidade”!
— Cristo se inscreveu?
— Alexandre Magno, não encha o saco! Vamos tentar uma vaga pra você. Mas não é assim tão fácil, não, bicho!

Não há por que Lula ter dúvida. É evidente que sua deficiência é intelectual. Acontece sempre quando as pessoas mal começam a ler e são seqüestradas pelo sono, como ele já confessou que se dá amiúde com ele.

Eu diria que ele tem também uma doença nem tão rara: o DAR (Déficit de Atenção ao Ridículo). É um mal típico de quem padece de ATS (Ausência Total de Superego). Gente assim fala o que dá na telha e sucumbe à SNI (Síndrome do Narcisismo Imotivado).

Mas Lula é um homem feliz. Vai morrer sem saber que, na “História da Humanidade”, ele não entra nem como a ferradura do cavalo do bandido.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

161 Comentários

  • Fernando

    -

    3/6/2014 às 1:38 pm

    Lula como tudo que é muito ruim no mundo vai passar, e será esquecido, pois nada legou de bom à Humanidade. Vejo o País muito pior depois que o PT assumiu o poder. Tudo piorou e a corrupção hojé é epidêmica. Não confiamos mais nos políticos,
    e nas instituições públicas. A Suprema corte do País está submetida a interesses políticos. Que o diga O ex ministro Joaquim Barbosa.

  • sonia maria

    -

    20/11/2011 às 9:17 am

    lula se deus quizer voce vai vencer esta doença voce foi um verdadeiro heroi nao descista de deus ele vai te curar em nome de jesus eu creio
    de sua fa

  • omar r. da silva leviata

    -

    6/11/2011 às 5:07 pm

    gostei do seu comentario o povo do pt esta mal informado e nao sabem de nada estao acabando com o brasil com estes protecionismos

  • Karolyn Jeen

    -

    30/10/2011 às 8:54 pm

    Bom, se na história da humanidade ele não vai entrar, tudo bem, mas a verdade inegável é que o fato dele ter chegado onde muitos estudiosos almejaram estar, ainda incomoda muita gente. Gente que nunca acordou e encontrou a mesa do café fazia, por não ter dinheiro nem para o pão francês,mas que se delicia com seus brioches em uma mesa farta bancada por quem levanta cedo para trabalhar e lutar apara conquistar algum.

  • Aparecida Ferreira

    -

    29/10/2011 às 11:03 pm

    Como existem pessoas ruins neste mundo! Que ainda tem coragem de falar bobagem. O Lula pode ser ruim mais é um ser humano e merece respeito, tem muita gente que tem raiva dele talvez por ele ser nordestino. E também por ter sido Presidente do Brasil. Você pode se enquadrar neste perfil de “kkk”, mais eu NÃO!

  • correa (ABC PAULISTA)

    -

    5/11/2009 às 10:59 pm

    Realmente uma vez anos atrás neguinho já reclamava ,também pudera vcs elegeram um (DOENTE)…a quanto tempo heim!!
    Já fizeram fortuna, São Bernardo do Campo que o diga… O prefeito hoje é um ex Ministro do PT que nem da cidade era ,advinham quem ajudou a eleger foiiii o iiiiiiaaaauuuuu !!!! o FRANK é o AGUIAR !!! 0 proprio rei do forró do ABC que lhe coube com direito adquirido pelo povo o cargo de VICE que anda fazendo show pelo Brasil inteiro..É que como vice pediram pra ele fazer o que ele mais sabia fazer.. e nós é que pagamos.. Bem é que devemos agir, deixar de se acovardar perante a esse ridículo DOENTE temos que impedir essa infecção ,pode se alastrar ainda mais..Fuii ..

  • anônimo

    -

    19/9/2009 às 9:24 pm

    Só uma dúvida: O Apedeuta padece de complexo de inferioridade ou de complexo de culpa?

  • Kirk

    -

    19/9/2009 às 11:51 am

    “Petista disse:
    setembro 18, 2009 às 6:26 pm
    Ainda bem que não vivo neste país de vocês, gente branca de olhos azuis, com chapéuzinho ridículo e ar afemininado que usam suas metáforas forçadas e suas estupidez crônica como arma contra um dragão que só existe na cabeça de vocês. Tem certezz que vocês não são uma seita de fanáticos religiosas americanos descontentes com a eleição do Obama e vieram pro Brasil por que aqui se aceita de tudo. Heim tio Rei???”

    Pois é,”Petista”…
    Então,você fugiu do Brasil porque já sabe que a coisa vai feder,não é ?!
    Se não existe perigo às INSTITUIÇÕES,à Liberdade,ao Regime Democrátoco e ao Estado de Direito etc.,por que fugiu do Brasil?!

    PATÉTICO!!

  • Alvaro

    -

    19/9/2009 às 11:39 am

    E por falar em Doença… Não entendo os 80% de popularidade do Lula, aqueles que consideram este numero verdadeiro por favor me responda:
    - A Saúde no Brasil melhorou ? não existe filas nos hospitais? não morre ninguem sem atendimento?
    - As estradas sem pedagio no Brasil melhoraram?
    - A educação melhorou?
    - A segurança Publica Melhorou?
    - A quantidade de familia no bolsa Familia diminuiu?
    Meritos certamente ele pode ter Mais 80%…

  • André Gustavo Milward

    -

    19/9/2009 às 9:47 am

    Realmente … essa coisas só acontecem por aqui no Brasil. Ter um presidente como esse e com uma camarilha igual … não tem preço. Esse é mais um dos muitos motivos pra ter certeza que nosso País é realmente muito rico. Tipo qto mais se rouba, mais brota do chão, e uma população inerte que pouco liga para o que está acontecendo, sendo das camadas mais simples de nossa população. Pois com uma pseudo-aprovação na casa dos 80 %, 70 % e por ai entorno, só podemos mesmo deduzir por ai.
    Mas Deus é grande e já faltou mais pra essa turminha se retirar da cena …

  • Beto

    -

    19/9/2009 às 12:41 am

    Lula, PT, Amorim, Tarso, MOG, Aluizio, Temporão, Collor, Renan, etc, etc, etc,

    VCS SÃO MESMO UNS F#*¨@# da P#@¨!**

    VÃO PRO D#¨&*(¨# QUE OS CARREGUE!

    Bando de loco!!

  • Carlos

    -

    19/9/2009 às 12:20 am

    Tenho vergonha de ser brasileiro nessas horas. Como uma pessoa pode dizer tantas bobagens. Av vezes nem acredito nas coisas que escuto. Começo a duvidar nas pesquisas de aprovação deste governo. Será se têm tanta gente burra assim no brasil?

  • Silva

    -

    18/9/2009 às 11:44 pm

    Acho que o Lulla jamais deveria fazer comparação e colocar o nome do José de Alencar, um homem íntegro, educado, HONESTO, família, TRABALHADOR e acima de tudo Humano. Não é necessário um diploma universitário para ser Honesto. Vejamos o caso do Lulla: Não tem curso supereior, mas é um DOUTOR PHD em CORRUPÇÃO. Ele também não é tão besta, basta verificar o PATRIMÔNIO que fez durante esses anos (MENSALÃO e outras propinas de CAIXA 2). O menino é aluno do Zé Dirceu e outros professores da Escola Superior de Ladrões.

  • otaviotc

    -

    18/9/2009 às 11:42 pm

    Pois é.

    O Brasil elegeu, não um presidente sem diploma universitário, porque não é um diploma universitário que vai fazer alguém ter caráter, mas sim, os verdadeiros valores que fazem parte de uma estrutura familiar decente que ensina os filhos e netos a serem honestos.

    O Brasil elegeu um cretino para a presidência que, por um erro infeliz da Constituição que permite que um despreparado ocupe um cargo deste, não tem nem ensino fundamental, ou seja, elegeu um analfabeto funcional, o que não quer dizer que todos os infelizes analfabetos sejam como ele (llulla).

    E, graças a Deus, as pessoas que conheço, com quem me dou e que têm baixa escolaridade são honestas.

  • Ferrer

    -

    18/9/2009 às 11:41 pm

    Tio Rei

    Estamos em uma canoa furada!!!!
    Não só o apedeuta é um despreparado, como nomeou Tofoli que:
    Reprovou em 2 concursos -94/95
    sem mestrado
    sem doutorado
    MEDÍOCRE E INCOMPETENTE
    ADVOGAGO DE QUEM? DO MOLUSCO.

    NINQUEM MERECE!!!!!!!!!!
    A ANTA ACABOU COM NOSSO JUDICIÁRIO.

  • Vera L.

    -

    18/9/2009 às 11:39 pm

    Reinaldo só de lembrar que falta pouco mais de um ano pra esse ALOPRADO deixar o poder dá um alívio. Li um comentário interessante de como os outros presidentes não estavam na “mídia” direto, era a “Voz do Brasil” e uma e outra aparição. Era isso mesmo, os outros presidentes,não estavam SEMPRE discursando, lançando todo dia uma MENTIRA travestida de obra. O que cansa mais é ver que TODOS os dias ele diz asneiras, mentiras, sandices e todos dão as notícias com cara de paisagem… “ O presidente Lula disse”….. Estava na hora de alguém dizer, o presidente Lula NÃO SE MANCA QUE É UMA TREMENDA MALA, UM VIGARISTA, DEMAGOGO, MENTIROSO, “nunca antes nesse país” tivemos um presidente tão
    ALOPRADO.

  • samuel

    -

    18/9/2009 às 11:29 pm

    …enfim começa a fazer estrago na mente de lula os sucessivos indices de 100% de aprovação…Ignorantes ideologizados com sensação de iluminados onipotentes, é um passo para genocidas. Vejam a história: Ceausescu, Stalin, Pol Pot… Lula está doente e é perigoso…

  • Giovanni B.

    -

    18/9/2009 às 8:06 pm

    Ao menos o vice trabalhou para chegar onde está, enquanto o presidente não sabe o que é pegar no batente há mais de 30 anos. Se gaba do que deveria ter feito e não fez…estudar. É um preguiçoso e bom de lábia para os incautos.

  • Motosserra

    -

    18/9/2009 às 7:55 pm

    Lulla dentro de pouco tempo, vai se encontrar com a realidade que envolve todos os presidentes em fim de mandato. Eles deixam de ser o centro das atenções , e questões importantes são postergadas à espera do novo chefe do executivo. Essa situação promete ser mais dolorosa no caso deste desgoverno que dificilmente fará seu sucessor. Com o ego hiperinflado e a sede de poder de que é dono, Lulla pode cair em severa depressão antes de passar a faixa. Quem viver verá.

  • OTÁRIO

    -

    18/9/2009 às 6:57 pm

    REI, VOU FAZER UMA PERGUNTA BEM IDIOTA, DIGNA DE UM OTÁRIO COMO EU QUE VIVE NESTE BANANAL, MAS JÁ INFLUENCIADO PELA ESTUPIDEZ: VAMOS TER QUE ATURAR, DIA APÓS DIA, ATÉ AS ELEIÇÕES, PELO MENOS, AS ABERRAÇÕES DITAS POR ESSE CIDADÃO? BEM, QUEM SABE A RESPOSTA PUDESSE SER TALVEZ. TALVEZ, PORQUE CERTAMENTE O INFELIZ CONTINUARÁ A FALAR, MAS DEPENDE DA GRANDE MÍDIA SE ENJOAR DISSO, RECUPERAR O SENSO JORNALÍSTICO E PERCEBER QUE ESTAMOS ESGOTADOS POR ESSE MASSACRE DIÁRIO DA BOÇALIDADE PRETENSIOSA E NOJENTA QUE É VOMITADA EM NOSSOS OLHOS E OUVIDOS. DESAFIO QUE ME PROVEM QUE, NO PASSADO, PRESIDENTES ERAM ASSUNTO DIÁRIO. NO MÁXIMO, ERA REFERIDA SUA AGENDA DIÁRIA NA HORA OU VOZ DO BRASIL…

  • LL

    -

    18/9/2009 às 6:55 pm

    LULA não está doente. Ele é doente.

  • Sandro Martins

    -

    18/9/2009 às 6:38 pm

    Inacreditável.
    Essa é a única palavra que me ocorre.

  • Petista

    -

    18/9/2009 às 6:26 pm

    Ainda bem que não vivo neste país de vocês, gente branca de olhos azuis, com chapéuzinho ridículo e ar afemininado que usam suas metáforas forçadas e suas estupidez crônica como arma contra um dragão que só existe na cabeça de vocês. Tem certezz que vocês não são uma seita de fanáticos religiosas americanos descontentes com a eleição do Obama e vieram pro Brasil por que aqui se aceita de tudo. Heim tio Rei???

  • Didi Iashin

    -

    18/9/2009 às 6:01 pm

    “Lulla se acha Lech Walesa”
    Esse é o problema. lulla morre de inveja de Walesa, de FHC e de um monte de outras pessoas.
    Como ele vai ser citado na História?
    Como um sujeito numa cela com paredes estofadas, de camisa de força, dizendo “I am Batman!” Resultado de muito “café” tomado durante todo esse tempo. Os neurônios queimaram e ele começa a falar bobagens.

  • LAFC

    -

    18/9/2009 às 6:00 pm

    Reinaldo

    Pensando bem, ao invés de uma “ferradura do cavalo do bandido”, não faria mais justiça ao personagem ser lembrado como uma “titica da mosquinha do cocô do cavalo do bandido”?

    Saudações,

    LAFC

  • Francisco de Taubaté

    -

    18/9/2009 às 5:58 pm

    1000 vezes parabéns pelo texto. Um dos melhores que já li. Inteligente, preciso, bem humorado. PERFEITO.

  • Julio

    -

    18/9/2009 às 5:46 pm

    Temos penitenciarias que acolhem esse tipo de gente ?

    Lulla, antes de passar para a história (com suas tristes lembranças) espero que passe antes pela cadeia, com toda sua gang.

  • Cezar Ramos

    -

    18/9/2009 às 5:30 pm

    Não existe a menor duvida que o Sr. Lula esta doente. É a síndrome FHC. Sua fixação em tentar ser ele e não conseguir o atormenta. A boa situação econômica do Brasil em sair rápido da crise, a quem se deve? Ao FHC que preparou o Brasil. Sabe ele disso como a Comunidade Internacional. Só a parte pobre de conhecimento do nosso país é que o louva como o grande iluminado. Mas não é isso que ele quer, afinal ele os detesta. Sua personalidade mal formada repele a pobreza como o diabo a cruz. Só lhes servem para aplaudir os seus editos. Dói-lhe a alma saber que o bom do seu governo foi herança de FHC. Teorias psicológicas identificam que algumas pessoas de personalidades deformadas passam a ter fixação por alguém que admira. Passam a ser o seu modelo. Como não consegue, expele seu ódio recalcado contra o eu modelo. Vira paranóia. Com o excesso de álcool antes dos seus sermões, vira delírio. Até 2010 tende a piorar. Sua ungida não será eleita. Pensa que o Brasil existe porque ele o criou assim lhe pertence. Suas ultimas decisões, aviões franceses que ninguém quer, mas ele sim, seu advogado pupilo para o STF pagando favores participares e por aí vai ,afinal o Brasil é sua propriedade. 2011, com o Serra, as quadrilhas estarão soltas nas ruas apoiados pelos bandidos de canetas nas mãos. Quem não se lembra de 2005/6, dos atentados do PCC/FARC em São Paulo? E olha que as pesquisas lhes eram favoráveis.

  • Chico Atibaia

    -

    18/9/2009 às 5:26 pm

    Fui com enorme curiosidade e grande esperança ler o seu estupendo texto “Lula esta doente”. Mas com certa decepção, percebi que vc se referia a doença cronica do apeudeta –a espantosa boçalidade.

  • antonico

    -

    18/9/2009 às 5:21 pm

    E a Marilena Chauí vê luzes quando esse sacripanta fala…

  • Deda

    -

    18/9/2009 às 4:54 pm

    Puxa, Reinaldo, você é bem MAGNÂNIMO. Na versão que eu conheço, e que é a mais usada, Lula entrará para a História como o SUBNITRITO DE PÓ DE P..DO DO CAVALO DO BANDIDO. Isso é o que êle realmente é. Nada mais do isso. Desculpe pelo comentário abaixo da linha da cintura do SAPO ANALFABETO e NADA HUMILDE.

  • CH

    -

    18/9/2009 às 4:24 pm

    O Lulla é doente!

  • Sexagenário

    -

    18/9/2009 às 4:11 pm

    Preclaro Reinaldo!

    Se fosse cobrado ingresso para entrar o seu Blog eu compraria com prazer.
    Aqui a gente consegue rir quando deveria esta chorando.

  • AEduardo

    -

    18/9/2009 às 3:56 pm

    Ah quanta falta faz um Brizola! Político profissional, não era nenhuma brastemp, mas tinha peito! Foi o primeiro a externar aquilo que conhecia deste safado. Sapo barbudo! Já era uma indicação à época daquilo que poucos conheciam. Tem outro desbocado andando por aí lá de Sobral, que pode ser no desespero, o plano B deste boçal que nos governa! Que vergonha sinto eu desta nossa republiqueta.

  • Caio Prado

    -

    18/9/2009 às 3:55 pm

    E ainda dizem que é humilde.

  • LAFC

    -

    18/9/2009 às 3:49 pm

    Reinaldo

    Lapidar a sua frase “Mas Lula é um homem feliz. Vai morrer sem saber que, na ‘História da Humanidade’, ele não entra nem como a ferradura do cavalo do bandido”. Merece ser enquadrada e pendurada na parede.

    Saudações,

    LAFC

  • Lulu

    -

    18/9/2009 às 3:47 pm

    Ele vai entrar para a História da Humanidade como o Presidente que participou e apoiou todas as falcatruas e mentiras, mas que ao ser interrogado disse: Nunca vi, nunca ouvi, nao sabia de nada… É o maior Presidente cara de pau que este país já teve. É uma grande B……. Q……..

  • tião

    -

    18/9/2009 às 3:29 pm

    Isso já é o efeito do veneno, e assim vai ficar todos os PETRALHA,
    nós estamos perto de ficar livres deste vermes, e quem vai dar o ropnol do LULA, sará se é o Dirceu ou é a Dilma, vamos esperar para ver. Isso é que vai ser uma Historia, passou por este palacio uma corja de alaprados que só fez merda e acabaram virando estrume só que não serve nem para adubar palntas para o consumo humano.

  • v.b.p.f.

    -

    18/9/2009 às 3:28 pm

    O Fim está próximo. as Pragas já começaram, o anticristo(s)?. lulas, ozamas, obamas, chavez,morales, gafanhotos,piquets, gripe do porco, gripe da galinha, rafales no ar, o brasil nuclear submergindo e o pré sal emergindo (de onde, cacete?), pragas e mais pragas, a tv aberta, novela das oito, …..os doentes? somos nós que respeitamos, lemos, somos honestos, higienicos ? Meu Padim Padi Ciço, acuda!

  • maria-maria

    -

    18/9/2009 às 3:20 pm

    As síndromes que criaste devem ser apresentadas em congresso, seminário, simpósio, onde possam passar a fazer parte da literatura loucural.
    O beócio está, realmente, doente. Só os cupinchas à volta delle fazem-se de sonsos. Deve ser efeito do uso indiscriminado da marvada, pois suas declarações estão, a cada dia, mais alucinadas, mais inverossímeis.
    Seria o caso de pedir à justiça a interdição do crápula, mas que justiça???

  • Ferra Mula

    -

    18/9/2009 às 3:13 pm

    O Lula já entrou para a história dete país, já deixou sua marca registrada.
    “TODO BURRO POR ONDE PASSA, DEIXA O RASTO”

  • Lili

    -

    18/9/2009 às 3:11 pm

    Depois desta mais do que nunca tenho certeza de que cada povo tem o presidente que merece. Deus nos salve.

  • Lobão

    -

    18/9/2009 às 2:52 pm

    17 DE SETEMBRO DE 2009 – 19H17
    Colômbia recua; Uribe descarta saída da Unasul

    O presidente colombiano, Álvaro Uribe, descartou nesta quinta-feira (17) a retirada de seu país da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). No entanto, pediu “muita paciência” ao bloco durante os próximos debates em torno do polêmico acordo militar da Colômbia com os Estados Unidos. Na véspera, o ministro da Defesa de Uribe, Gabriel Silva, disse que a retirada “precisaria ser avaliada” caso “esse impasse se perpetuar”.

    Álvaro Uribe desmentiu a posição apresentada por Gabriel Silva, que disse que a Colômbia não descarta o abandono do bloco sul-americano caso não encontre “sensibilidade” nos países vizinhos para t

  • José

    -

    18/9/2009 às 2:41 pm

    Reinaldo
    Esse Lula é uma mentira,uma invenção.O Henrique Meirelles manda na parte mais importante do governo,a economica.As outras ficam para o Lula e o PT fazerem as suas lambanças.

  • Homem do Porrete

    -

    18/9/2009 às 2:35 pm

    é um burro,só tenho isso a dizer.

  • pacifico

    -

    18/9/2009 às 2:30 pm

    Reinaldo concluir a leitura desse artigo com uma gostosa gargalhada…Parabéns voce “é o cara”

  • alimped

    -

    18/9/2009 às 2:26 pm

    Reinaldo,
    Hoje os textos estão muito engraçados. Parabéns! Seus textos cheios de humor são ainda melhores.

  • Mr.Booz

    -

    18/9/2009 às 2:25 pm

    D.A.R. (Déficit de Atenção ao Ridículo) é ótimo, Reinaldo.Muito bom mesmo.
    Mas “o cara”, para variar, mistura tudo. Ele está certo de que o mundo começou pelo seu governo (?).

  • Roberto

    -

    18/9/2009 às 2:17 pm

    Reinaldo,

    As vezes quando tenho tempo, tento ler alguns artigos e o que as pessoas comentam.

    Cada um tem o direito de acredita e se expressar. Ninguém é dono da verdade.

    Busco ler notícias de diversas fontes para criar minhas convicções. Não tenho dúvida que o editorial e a própria Abril seja anti governo (refiro me a esse, não era na era FHC).

    Já fui assinante Veja e Exame, hoje leio só na internet para entender os métodos que usam para vender seus interesses, pois não vejo jornalismo isento.

    Ninguém é totalmente ruim ou totalmente bom, mas lendo aqui parece que estou errado (prefiro manter minha convicção de todos não são totalmente ruins ou bons.

    Um abraço,
    Roberto.

  • Ex-petista

    -

    18/9/2009 às 2:14 pm

    .
    A Humanidade também se lembra direitinho de quando levou ao poder um pintor austríaco medíocre.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados