Blogs e Colunistas

28/09/2011

às 6:43

Lula esbanja bobagem na França e encanta a todos. A Europa não está no vinagre por acaso

Andrei Netto conta no Estadão, em detalhes, como foi a cerimônia de entrega a Lula do título de doutor honoris causa no Instituto de Estudos Políticos (Sciences-Po). Leiam. Volto em seguida:

*
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma recepção de pop star hoje, em Paris, durante a cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa pelo Instituto de Estudos Políticos (Sciences-Po), o maior da França. Em seu discurso, o ex-chefe de Estado enalteceu o próprio mandato e multiplicou os conselhos aos líderes políticos da Europa, que atravessa uma forte crise econômica. Antes, durante e depois, Lula foi ovacionado por estudantes brasileiros, na mais calorosa recepção da escola desde Mikhail Gorbachev.

A cerimônia foi realizada do auditório do instituto, com a presença de acadêmicos franceses e de quatro ex-ministros de seu governo: José Dirceu, Luiz Dulci, Márcio Thomaz Bastos e Carlos Lupi. Vestido de toga, o ex-presidente chegou à sala por volta de 17h30min, acompanhado de uma batucada promovida por estudantes. Ao entrar no auditório, foi aplaudido em pé pela platéia, aos gritos de “Olé, Lula”.

Em seguida, tornou-se o primeiro latino-americano a receber o título da Sciences-Po, já concedido a líderes políticos como o tcheco Vaclav Havel. Em seu discurso, o diretor do instituto, Richard Descoings, se disse “entusiasta” das conquistas obtidas pelo Brasil no mandato do petista. “O senhor lutou para que o Brasil alcançasse um novo patamar internacional”, disse, completando: “Não é mais possível tratar de um assunto global sem que as autoridades brasileiras sejam consultadas”.

Autor do “elogio” a Lula – o discurso em homenagem ao novo doutor -, o economista Jean-Claude Casanova, presidente da Fundação Nacional de Ciências Políticas, lamentou que a Europa não tenha um líder “de trajetória política tão iluminada”. Casanova pediu ainda que Lula aproveitasse “sua viagem para dar conselhos aos europeus” sobre gestão de dívida, déficit e crescimento econômico.

Conselhos e euforia
Lula aceitou o desafio e encarnou o conselheiro. Em um discurso de 40 minutos, citou avanços de seu governo, citando a criação de empregos, a redução da miséria, o aumento do salário mínimo e a criação do bolsa família e elogiou sua sucessora, Dilma Rousseff. “Não conheço um governo que tenha exercido a democracia como nós exercemos”, afirmou, no tom ufanista que lhe é característico.

Então, lançou-se aos conselhos. Primeiro criticou “uma geração de líderes” mundiais que “passou muito tempo acreditando no mercado, em Reagan e Tatcher”, e recomendou aos líderes da União Européia que assumam as rédeas da crise com intervenções políticas, e não mais decisões econômicas. “Não é a hora de negar a política. A União Européia é um patrimônio da humanidade”, reiterou.

Voltei
De certo modo, isso explica por que a Europa está em crise, não é mesmo? Um mundo em que Lula dá aula — superestimando a própria obra no limite da indecência — vive uma crise talvez inédita de liderança. “Ah, isso é inveja…” Podem babar à vontade, mas um sujeito que, numa cerimônia como essa, critica governantes da estatura de Thatcher e Reagan é só um megalômano enfatuado. Ela deixou o governo da Grã-Bretanha, que tirou da estagnação, em 1990 — há 21 anos! Sua obra foi de tal sorte marcante que os Trabalhistas tiveram de virar a própria mesa. Reagan encerrou seu segundo mandato em 1989, há 22 anos. Foi o presidente mais popular do século em seu país em razão das medidas que implementou na economia. Teve destacado papel no fim da Guerra Fria. Na França, o discurso faz sucesso. Não gostam muito de ingleses e americanos… Bem, é forçoso dizer que já se aplaudiu gente muito pior por lá.

E, como viram, José Dirceu, o “chefe da quadrilha”, estava na platéia.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

177 Comentários

  • Graci

    -

    26/10/2012 às 12:00 am

    Olá tem alguem ai que possa por esta criatura nunha camisa de força por uma mordasa eu não aguento mais ver e ouvir esse iguinorante falando tanta besteira

  • Luiz Bouchardet

    -

    25/10/2011 às 10:20 pm

    Acabei de crer que o mundo está às avessas, inversão de valores total, logo a França, dar um título destes a um analfabeto, energúmeno, ele e seus pilantras estão roubando o País de norte a sul, leste a oeste. Será que os franceses piraram? E ele ter a desfaçatez de falar da Sra. Thatcher e do Sr. Reagan, este analfabeto não chega nem na sola do sapato destas pessoas. E ainda carregando a turma de bandidos ao seu lado. Aonde vamos parar.

  • Glorinha de Nantes

    -

    21/10/2011 às 2:53 pm

    Nuvens negras pairam sobre o llullopetismo! E o ****** mudo?! Por onde andará o ****** com seu canto de sereia e suas destrambelhadas verborragias para encobrir os fatos?! Silêncio! Surpreendentemente, há muito silêncio!
    .
    Estará junto à família Kkaddaffi, presente ao velório de corpo(s) ausentes?! Inconvenientemente?!
    .
    Estará consolando a rrousseff, nestes estressantes minutos de indecisão entre o Meirelles e o Frankllin?! Evidentemente, consultando a FIFA?!
    .
    Há muitas vespas a superlotar, desde sempre tal vespeiro! Quem teria coragem de balançar tais colmeias?! Quem?!

  • paolo

    -

    14/10/2011 às 6:58 pm

    kkkkkkkk………….que vergonha ter nascido no brasil nestas horas.

  • Francisco Lima

    -

    8/10/2011 às 12:57 pm

    Olha o perigo, aliás estamos à beira do fim do mundo. Um idiota enganando o mundo.

  • Bruno Ernesto Hetzel Welter

    -

    3/10/2011 às 10:58 am

    Não é feio ser pobre. Mas, mesmo num país pobre como o nosso, não se justifica o descaso com o analfabetismo que grassa por aí. E o pior é que esse estado de coisas (o do quanto pior, melhor), que parece ser a principal meta dos políticos que nos representam, foi agora exaltada com a comenda arranjada, não se sabe por qual apedeuta da cultura francesa, para escárnio e vergonha de todo o povo brasileiro. Só nos resta lamentar e … resistir.

  • ANA MARIA

    -

    2/10/2011 às 4:04 pm

    DEUS NOS LIVREE DSTA DOENÇA.

  • ANA MARIA

    -

    2/10/2011 às 4:04 pm

    DEUS NOS LIVREE DESSA PESTE….

  • antonio carlos ritter

    -

    1/10/2011 às 10:29 am

    incrível como a humanidade emburreceu,como dar um título dêsses para um energúmeno e que ainda aparece com seus quadrilheiros por lá.Tá chegando a hora dêles, mas o Zé Dirceu queo para nós, gaúchos, acertarmos as contas com o maior canalha que esta nação já viu

  • cidadão

    -

    29/9/2011 às 7:42 pm

    HONORIS CAUSA MORTIS de 70.000 homicídios/ano no BRASIL e, segundo a ONU. Só é possível uma razão para país do primeiro mundo dar título de honra a lula: esses países ditos, civilizados, faturam as maiores taxas de juros do planeta na BANÂNIA fundada por lula no lugar do BRASIL. INVESTIDORES ESTRANGEIROS especulam em cima da miséria e corrupção impostas aos brasileiros pelos comunistas do PT. Milhares de crianças pobres jogadas nas calçadas e exploradas por falsos-mendigos no RIO DE JANEIRO-RJ.

  • Mateus

    -

    29/9/2011 às 2:29 pm

    Ela está no ‘vinagre’ porque seguiu o receituário neoliberal que vocês tanto adoram. Aquele que fhc pôs em prática e ‘quebrou’ o Brasil, mesmo dilapidando o patrimônio público.

  • Paulo

    -

    29/9/2011 às 12:01 pm

    Só posso concordar 100% com o que escreveu o Reinaldo. Gostaria de acrescentar que é muito fácil contar lorotas e inventar vantagens de si próprio, como o Lula faz, pois encontrou um País pronto para crescer. Deve tudo a FHC e os que o antecederam. Esses petistas cínicos tiveram sorte e os brasileiros bobos gostam de ser enganados.

  • Renata

    -

    29/9/2011 às 12:01 pm

    A Europa sempre gostou de caridade com chapéu alheio. Ditadures estabelecidos e potenciais são aplaudidos, desde que atuem lá fora. Preservação de meio ambiente, só lá fora. Culturas diferentes, sim, que lindo manterem suas tradições, costumes e línguas, desde que fiquem lá na periferia! É a intolerância disfarçada de tolerância.

  • Anderson

    -

    29/9/2011 às 10:10 am

    O que será que os europeus vêem no Lula? Algum lugar é cheio de imbecís, não sei se aqui ou lá.

  • Alter

    -

    29/9/2011 às 3:29 am

    Já se esgotou tudo o que tinha de ser dito sobre a ‘homenagem’ e o ‘homenageado’, com que concordo totalmente. É mto bom saber que a indignação é geral, mas é preciso canalizar a revolta e fazer as coisas acontecerem para o nosso bem. Não dá mais! Só uma observação: sei que o assunto é sério e lamentável, mas dei boas risadas com os ótimos comentários.

  • ROSANA

    -

    29/9/2011 às 1:17 am

    A que ponto chegamos, um sujeito imoral, fedorento, só de se olhar e pregando conselhos. Ele vai ver quando a coisa azeitar por aqui: 2012/2013/2014 virá”: crédito desenfreando, irresponsabilidade nas contas públicas e muita corrupçao no seu governo.Como diz minha mãe, nada melhor que o tempo.

  • Alex

    -

    29/9/2011 às 12:57 am

    Voce disse tudo: “De certo modo, isso explica por que a Europa está em crise, não é mesmo?”
    Explica muito bem!

  • UNK

    -

    28/9/2011 às 11:05 pm

    Reinaldo e amigos,

    se é uma proposta deste IMBECIL semi-deus, semi-analfabeto é bom todo mundo decente cair fora!! é um oportunista de marca maior!!

    Voces notaram como a França está em plena decadência? Os francófilos que me perdoem mas são uns manés dando título de Honoris Causa para este energúmeno, é muita ingenuidade ou burrice. Eles avacalharam com o Honoris Causa na Europa , se o Lulla pode qualquer energúme pode!! Isto depõe contra a antiga e importante França!…..que tristeza!

    como ninguém é de ferro: fora com o quinteto
    Lulla-PT-Sarney-Zédirceu-Dillma!!
    Fora Dillma a Fraca!!
    ===============================================================
    Fora Dill-má………..impeachemnt já!!
    ===============================================================

  • wilson

    -

    28/9/2011 às 10:29 pm

    Há muitas luas que a França nem panache de grandeza tem mais, como não suporta ser a última no jockey club se
    consola sendo a primeira da gafieira.
    Lúla é o carnavalesco.

  • alex

    -

    28/9/2011 às 9:59 pm

    É por essa e outras que não assino e nem leio esse lixo.

  • Paulo César Antunes

    -

    28/9/2011 às 9:58 pm

    Acordem, já foi o tempo do CANUDO em baixo do braço…

  • aparecido f.

    -

    28/9/2011 às 9:54 pm

    A Europa séria é somente a Alemanha e a Inglaterra… Os franceses são por demais oba-oba… e voces sabem porque as ruas de Paris são lindamente arborizadas ????… Para as tropas alemãs marcharem na sombra…. heheheheheh

  • aparecido f.

    -

    28/9/2011 às 9:50 pm

    Com a social democracia minando a energia dos paises europeus, os chineses vão dar as cartas no mundo…Com funcionários barnabés europeus com aposentadorias de cinco ou seis mil euros e os chineses trabalhando muito, em breve a europa vai pedir arrego….Para quem, como eu, que conheceu pessoalmente a fibra dos antigos imigrantes europeus ( sou neto de italianos), dá vergonha de ver a atual geração de europeus….

  • Adriano

    -

    28/9/2011 às 9:15 pm

    A TROCO DE QUE QUE FRANCESES PERDERIAM TEMPO DANDO UM TITULO A LULA? AO MEU VER É UM AGRADO FEITO PELO PRESIDENTE DA FRANÇA , POIS CONHECE LULA E SABE DE SUA INFLUÊNCIA JUNTO AO GOVERNO BRASILEIRO PARA TENTAR AINDA VENDER OS ESQUISITOS E CAROS CAÇAS RAFALE AO BRASIL. PURO NEGÓCIO , PORQUE MÉRITO, TODOS SABEMOS QUE NÃO EXISTE.

  • Rosa

    -

    28/9/2011 às 8:46 pm

    O que foi feito mesmo em nosso País, durante todos esses 09 anos??? Senão, vejamos: em nove anos a saúde esta quase a morrer em coma; a inflação a nos minguar o pão; os impostos(mais caros do mundo, PAGÁ-MO-LOS SEM O DIREITO DE NEM PIAR; os trabalhadores em greve, e o governo deles, dos trabalhadores, pois, pois, somente a ameaçar cortar o ponto, não os remunera justamente; a segurança pública, nem aí para o cidadão que dirá para juízes de direito, haja vista o caso da juíza morta; os transportes, um cáos; as escolas públicas desabando (educação = zero); os bandidos soltos a nos matar; e, com tantos impostos roubados discaradamente e impunemente, nós ouvimos alto e bom som, todo esse tempo, o homem dizer que: “não sabia de nada”. Como pode ganhar um título desta monta, se de nada sabia? Mas sabido é, pois de bobo não tem nada. E usou a palavra “sabidos” para adjetivar personalidades históticas,que muito contribuíram para o mundo. Onde a moral, onde a ética, onde os valores??? O que pensam os Apedeutas? O que sabem os apedeutas, para dar passos tão largos?! Mas, os franceses gostam de ver a obra “folclórica tupiniquim”, e se riem…”e a orquestra estridente faz doudas espirais…Tinir de ferros, estalar de açoites, legiões “de brasileiros … como a noite, horrendos a DANÇAR”…Aonde vamos parar? Talvez um dia, quem sabe, a história se canse de ser testemunha de absurdos, pois tantos fizeram tanto e nenhum prêmio ganharam…Pode ser daqui há muitos anos, mas um dia a casa cai, e aí leremos nos livros toda a verdade sobre um “cara” que, junto com o “chefe da quadrilha” tinha um lero famoso e que, sabido que era, conseguiu “…enganar a muitos”. “Vida de gado, povo marcado, povo feliz!”

  • indignada

    -

    28/9/2011 às 8:29 pm

    É REINALDO, O MUNDO NÃO É MAIS O MESMO DEPOIS DE LULA. ETAMOS EXPORTANDO CONSELHOS ATRAVÉS DE LULA, ZÉ DIRCEU, O ADVOGADO DO DIABO E LUPI. A FRANÇA NÃO É MAIS A MESMA, A EUROPA NÃO É MAIS A MESMA. TOMARA QUE A EUROPA ACEITE OS CONSELHOS DE LULA E QUEIRA QUE O TODO PODEROSO SEJA CANDIDATO POR LÁ E QUE LEVE TODOS SEUS PUXA-SACO PARA GOVERNAR POR LÁ. O BRASIL AGRADECE.

  • Cil

    -

    28/9/2011 às 8:29 pm

    A pergunta que não quer calar, aproveitando que elle viajou:

    Devolveram os passaportes??????

  • Curioso

    -

    28/9/2011 às 8:28 pm

    Não foram os políticos franceses que se acorvadaram perante Hitler e deram a França de mão beijada a um sanguinário?

  • Cil

    -

    28/9/2011 às 8:08 pm

    Deixa eu ver… a platéia era formada por brasileiros basicamente com alguns poucos franceses na paisagem! Sabe o que isso me lembra? O tão falado show da Ivete no Madison Square Garden, que segundo a informação, apesar de todo o estardalhaço feito por aqui, foi mesmo pra brasileiro ver! Ou a carreira internacional de Sandy e Junior? Ehehehehehehehehehe… infelizmente, há brasileiros desinformados em todos os lugares. Fazer o quê?

  • celia pereira

    -

    28/9/2011 às 7:49 pm

    O Brasil vai mal, muito mal. O certo é errado, o errado é certo. Ainda teremos dia muito negros com esta turma no Poder.

  • pedro couto

    -

    28/9/2011 às 7:42 pm

    Meu Deus! Quanta ignorãncia numa só pessoa. O homem não fêz nada daquilo tanto se vangloria. Pra inicio de conversa, com aquele Diplominha do SENAI, não o qualifica a receber Título sob espécie nenhuma.Por outro lado temos que entender esta honraria oferecida ao Ex “Presidentesdestepais”. Foi feita no sentido de forçar a venda dos aviões Rafalle ao Brasil. Sendo que a conta quem vai pagar, somos nós que não temos nada com isto.

  • joao

    -

    28/9/2011 às 7:39 pm

    Pode acreditar, existe interesse da França em louvar o megalomaniaco por uma razão muito simples: a venda dos aviões de caça francês – RAFALE.

  • 44%Fernando44%

    -

    28/9/2011 às 7:13 pm

    Essa história de admirar o bom ladrão vem de longe. Triste sina da humanidade. E o pior é que quanto mais bom ladrão, mais louvação! E tem adeptos no mundo inteiro; só pode ser inveja. Se o Apedeuta-chefe soubesse alguma coisa diria: “Nunca na história destemundo, desde Dimas…”

  • Leitor

    -

    28/9/2011 às 7:04 pm

    Reinaldo, poucos reconhecem no Apedeuta um dos maiores farsantes do séculos XX e XXI (nunca-antes-neste-país), mas como na fábula do “menino e o rei muito vaidoso”, é o único nos meios de comunicação social – os cidadãos agradecem – a ver o rei nu. Quem sabe um dia a Europa importe nosso rei nu para salva-la da crise financeira e levar a economia deles à falência total. Ele já provou que é esperto na abundância, mas incapaz na escassez, como o é todo soberano que reina rodeado por ladrões e precisa apaziguar a turba e mantê-los fiéis a seus desígnios.

  • Marcos Gomes

    -

    28/9/2011 às 7:03 pm

    Não a Europa toda, mas grande parte dela já cometeu, fez e continua fazendo muita merda. Remember o holocausto,a “Santa” Inquisição,a “Revolução Russa” com todas as suas consequências e produtos derivados, inúmeras guerras e massacres de católicos, protestantes e ciganos, entre tantas outras tragédias. Realmente,receber aulas do apedeuta é um sinal decadência e tanto. Seria taão bom que a França levasse Lula para lá.

  • SILVIO

    -

    28/9/2011 às 6:45 pm

    E AINDA HÁ QUEM ACREDITE QUE ESSE ANALFABETO FEZ ALGO DECENTE PARA O PAÍS ????
    OS SOCIALISTAS SEMPRE PROTEGERAM SUA TCHURMA. SEMPRE ELOGIAVAM O BRIZOLA TAMBÉM, OUTRO DEMENTE QUE ESTE PAÍZECO CRIOU….

  • André

    -

    28/9/2011 às 6:43 pm

    Que pena que esses imbecis franceses não tiveram o cuidado de verificar que tudo o que o babaca falou é pura mentira! O “Bolsa Família” ele criou apenas o nome, sem falar das demais asneiras que o bundão fala sem constrangimento. Pensei que somente alguns milhares de brasileiros fosses tolos, mas dá pra ver que em todos os países há essa espécie.

  • Zirongo

    -

    28/9/2011 às 6:30 pm

    É guerra! Só isso explica uma tal degradação. Mas não é uma guerra normal. Numa guerra normal a primeira vítima é a verdade. Esta é uma guerra contra a verdade, movida por essa aliança da esquerda com o supremacismo islâmico, com o gayzismo, com o anticristianismo, com a pseudociência alarmista, com o revisionismo histórico, com a mídia, com o capeta e sabe-se lá o que mais… É guerra e é terrível. Vale tudo, até conceder um título desses, que em verdade já não vale mais nada, a Lula.

  • brasileiro incrédulo

    -

    28/9/2011 às 6:26 pm

    A França não é um país sério.

  • karl otto geier

    -

    28/9/2011 às 6:26 pm

    A ausência de modéstia sempre foi o apanágio(atributo)do Lula.No seu discurso de Honoris Causa em Paris,faltou-lhe mencionar que, graças à boa condução política de seu antecessor, no seu mandato se propiciou a corrupção da casta política sob a égide do cooporativismo de seus integrantes, graças à imunidade parlamentar.

  • Ricardo

    -

    28/9/2011 às 6:25 pm

    Intelequituais franceses tevem ter ido ao êxtase com a fala de Lula. Faz sentido. Sugiro uma estátua de Lula, ao lado de Deladier. Lá, é claro.

  • brasileiro incrédulo

    -

    28/9/2011 às 6:20 pm

    Vale tudo para vender os caças franceses. Nunca na historiadaquelepaiz, houve tanta medíocridade.

  • claudio do Amaral

    -

    28/9/2011 às 6:16 pm

    A verdade, é que as grandes potências, estão de olho no nosso pré-sal, e todos estão fazendo um afago ao lula, pois sabem que o mesmo, é o presidente do Brasil, de férias. Um diplomazinho para o analfa do lula, em troca das nossas riquezas, não é nada. A França, também não desistiu de vender os seus aviões, para o Brasil, por isso armaram o circo, para o palhação dar o seu show de ridículo. Portanto, o troco virá a cavalo, digo, a cavalácio lula da selva. Os franceses, prometeram ao bestão, que iria votar a favor de uma vaga para o Brasil, no conselho permanente de segurança da ONU, E o patetão acreditou. Ora, como se os americanos e os inglses, fossem aceitar uma coisa dessa. Eles adoram ditadores, e os amigos de fidel, da mulamarrada, do irã, chaves, etc. Vai tomar um pé na munda, tal qual a china nos deu. Os três patetas, foram reconhecer a china, como economia de mercado, em troca, os chineses votariam a favor do Brasil, para o conselho de segurança da ONU. O resultado, eu vou dar em japonês. TOMARU NUKU!

  • claudio do Amaral

    -

    28/9/2011 às 6:01 pm

    A França merecia um presidente, a altura daquele país. O sacorzi, só tem feito merda, e se não bastasse isso, ainda convida o lula para receber um diploma de doutor, além aceitar a aula de politica e economia, lecionada pelo mesmo? Logo a frança, considerado o país da cultura, outorgar um diploma de doutor para um analfabeto? Doravante, a sua cultura nunca mais será a mesma, virou literalmente, um c. É, pelo andor da carruagem, vai terminar o lula sendo o presidente do mundo. Ai, meus culhões! Essa doeu! Com o dirceu na platéia? Isto é um golpe baixo. O corno do sakorzi, bem que merece, posto, que todo castigo para corno, é pouco.

  • Leandro

    -

    28/9/2011 às 5:53 pm

    Como se os EUA estivessem melhores.

  • Anônimo

    -

    28/9/2011 às 5:46 pm

    É a França, desesperada, vendendo seus caças, sem licitação.
    .
    A Dilma-Nica Depressiva, a Louca, vai tê de comprá, diz o Dotô (em purrinha…porteiro de zona)
    (o tal do Apedeuta…o cachaceiro safado…o Lulalau Mensaleiro, pô!)

  • selminha

    -

    28/9/2011 às 5:42 pm

    Este mundo está perdido! Quanto será que custará ao país esta honraria ridícula e imerecida?

  • Carlos Flávio

    -

    28/9/2011 às 5:40 pm

    A França pode ficar com Lula de presente. Sem devolução é claro.

  • jeremias-no-deserto

    -

    28/9/2011 às 5:30 pm

    E o pior de tudo é que essa merda toda tem um preço alto e é o povão que vai pagá-lo.A França falida,tal como Portugal, espera o retorno do investimento que está fazendo ao tratar figura tão asquerosa como um estadista. Ao montar todo esse teatrinho de aberrações o governo francês conta como certo que o governo petista vai ajudar a periclitante economia francesa comprando aviões Rafale, submarinos e outras porcarias da indústria daquele país,tudo de péssima qualidade a preço exorbitante. O apedeuta acena para o Quai D’Orsay com o chapéu alheio: é o contribuinte brasileiro quem vai pagar essa conta.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados