Blogs e Colunistas

29/07/2009

às 5:43

LULA E A POESIA DA MISÉRIA

Lula discursou ontem na inauguração de uma escola técnica federal em Campina Grande, na Paraíba (ver post) e afirmou que “o papel do governo federal é o de uma mãe”. Até outro dia, ele diria que é o de um “pai”. Mas quer Dilma Rousseff como sua sucessora, daí a mãe. Não dá ponto sem nó. Voltamos no tempo bem uns 60 anos. Aí o presidente decidiu fazer um pouco de poesia da miséria, mas agora em sua versão exitosa, virtuosa: escolheu uma garota, Isabela de Oliveira Araújo, como símbolo do “Bolsa Família”, que ele e quase toda a imprensa chamam de “programa de transferência de renda”.

No governo FHC, que atendia a cinco milhões de famílias com assistência direta — na abastança, Lula ampliou para 11 milhões —, as ações do que agora se chama Bolsa Família eram classificadas pelos petistas (e pela imprensa) como “medidas compensatórias para minimizar os efeitos do reajuste neoliberal da economia”. Hoje, transformaram-se em programa de “transferência de renda”.

E Lula mandou bala naquela sua poesia meio chinfrim. “Como a gente pode esperar que uma criança que não toma café da manhã seja inteligente, se ela levanta e vai dormir com a lombriga menor querendo comer a maior? Dê comida para essa criança, para chegar a uma escola”. Ou ainda: “Vamos ver o que vai ser dessa menina, que estava predestinada a ser mais uma menina sem futuro em Campina Grande. Ela vai ter uma profissão e vai poder construir sua vida independente. Essa menina é mais um exemplo daquilo que é a força motora do que me faz fazer política.”

Ai, ai. O assistencialismo é uma droga pesada. Vicia não só aqueles que são atendidos por seus “programas” como também os analistas, que não conseguem pensar. Até outro dia, um programa de “transferência de renda” só seria assim denominado se fosse sustentável – vale dizer, se criasse condições para que as pessoas pudessem andar sobre as próprias pernas e se provocassem mudanças estruturais na sociedade. Vocês sabem: é aquela metáfora-clichê do peixe — dar o dito-cujo ou ensinar a pescar? O Bolsa Família não mudou a sociedade brasileira e, sobretudo, não criou nem mesmo a semente para que, um dia, deixe de ser necessário. Ao contrário: o governo só o expandiu.

Nordeste na mesma
Estudo da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, prova que renda maior não mudou o Nordeste. Isso significa que os efeitos positivos do programa, especialmente no consumo, existem enquanto a doação de recursos continuar. É simples assim. Pode-se até falar, se alguém quiser insistir na idéia, em doação de renda — assim como podemos doar o que não nos faz falta ou nos é supérfluo. Mas transferência de renda??? Lembro os três primeiros parágrafos de reportagem do Estadão a respeito, com base num estudo da Função Getúlio Vargas:

A renda da população do Nordeste, região mais carente do Brasil, cresceu nos últimos anos impulsionada pelo fortalecimento da economia nacional e pelos programas de transferência de recursos como o Bolsa-Família. O dado negativo é que isso não refletiu em melhora na qualidade de vida das pessoas que apenas sobrevivem nesses Estados e nem contribuiu para um desenvolvimento local sustentável.
Serviços essenciais a que todos deveriam ter acesso como saúde de qualidade, educação universal, moradia adequada e segurança apresentaram crescimento bem abaixo da média do aumento de renda.
Os dados são de uma pesquisa inédita feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos, que apresenta amplo diagnóstico das mazelas e conquistas socioeconômicas dos nove Estados nordestinos, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, entre os anos de 2001 e 2007.
O levantamento traça um retrato detalhado do atraso da região Nordeste com base em 36 microindicadores oficiais agrupados em oito temas: saneamento básico, qualidade de moradia, educação, segurança pública, renda, emprego, desigualdade e pobreza.

Muito bem. As ações do governo contra as condições estruturais do atraso foram muito modestas, especialmente no Nordeste, que, não obstante, virou palco preferencial do Bolsa Família. O programa é uma espécie de crack da assistência social: tem efeito imediato, vicia rapidamente e transforma os consumidores em zumbis dependentes dos fornecedores de pedra. “Ah, mas Lula é adorado no Nordeste”! Outros benfeitores já o foram antes dele. O fato de eu reconhecer a democracia como valor inegociável não implica que eu tenha de adotar os juízos da maioria. De jeito nenhum!

Digamos que um governo tenha de se preocupar, sim, em matar a fome das Isabelas do Brasil, tomadas em sua individualidade. A pergunta que interessa é como o país vai parar de criar as condições para que a miséria prospere, formando a horda de estado-dependentes do país. E, nesse caso, Lula dá uma escandalosa resposta prática.

Enquanto o discurso da miséria se traduz na miséria do discurso, com sua fanfarra assistencialista, ele dá apoio integral a José Sarney (aquele do Maranhão, ONDE EXISTE UMA ISABELA A CADA CANTO), a Renan Calheiros e, literalmente, ao que há de pior na política brasileira. Mais do que isso: esses progressistas, evidentemente, têm Schopenhauer Lula da Silva nas mãos, atado sabe-se lá a quantas chantagens políticas. O que sabemos é que o PMDB ameaçou Lula com a CPI da Petrobras e com o risco de não se alinhar com a candidatura Dilma. Imaginem, então, quais são os termos da negociação que não conhecemos.

Inteligentes que são, os meus caros leitores já chegaram sozinhos à síntese necessária. É o Brasil dos Sarneys e Renans, aliados de Lula, que dão à luz as condições miseráveis em que nascem as Isabelas, que serão, então, socorridas pelo assistencialismo de Lula, que, por sua vez, dá os braços aos Sarneys e aos Renans… Não! A síntese das sínteses ainda não é essa, mas esta: nesse Brasil, as Isabelas precisam, certamente, de Lula (o pai) e de Dilma (a mãe). Mas os dois precisam desesperadamente das Isabelas.

Sem as Isabelas, a dupla fica sem poesia.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

193 Comentários

  1. Kirk

    -

    30/07/2009 às 15:22

    Caro Reinaldo,EXCELENTE texto!!!

    PARABÉNS!!!

    E por falar em miséria,ou misérias,pretendo comentar acerca de algo tão evidente,mas tão evidente,mas nem por isso menos doloroso:

    PT,LULA,FORO DE SÃO PAULO ET CATERVA É OBRA E CULPA DA MASSA (PARVA)!!!Toda infelicidade e desgraça que acometeu,acomete e ACOMETERÁ a própria massa é APENAS o reflexo da sua pusilanimidade,da sua entrega à preguiça,à indolência,da sua inveja e ÓDIO para com os bem-sucedidos(sejam estes nacionais ou internacionais-veja o antiamericanismo,por exemplo)etc…

    Deve-se exorcizar o maldito espírito macunaímico entranhado no corpo de BOA e EXPRESSIVA parcela da referida massa ignara!!!

    SAI DELA,SATANÁS…

  2. Anderson Soares

    -

    30/07/2009 às 15:19

    Ótimo, Reinaldo. Mas veja essa parte do seu texto: “O Bolsa Família não mudou a sociedade brasileira”. Mudou sim. A sociedade ficou pior, mas dependente, mais burra, idiota mesmo. Só mesmo um abestalhado ou um safado moral não entendem a lógica perversa desse misto de “droga ílícita-lícita” (ilícita para meus padrões éticos e morais) que é o bolsa-família, o MAIOR PROGRAMA DE COMPRA DE VOTOS DO MUNDO, nas sábias palavras do senador Jarbas Vasconcelos.

  3. Vitor

    -

    30/07/2009 às 13:25

    Perfeito Reinaldo! Já to enviando para todo mundo. :)

    Tá difícil de te acompanhar, você escreve mais rápido do que eu consigo ler! :P :)

    []s,
    Vitor

  4. Cássio

    -

    30/07/2009 às 8:24

    A ULTIMA DO PAI(LULA).
    “vai dormir com a lombriga menor querendo comer a maior? Dê comida para essa criança”.
    Quer dizer vote na MÂE(DILMA)
    se não vc’s 11milhões não vão mais receber o cala boca.

  5. Ségio Colino

    -

    30/07/2009 às 3:14

    Caro Reinaldo Azevedo,

    Sou Nordestino, e vejo o que realmente acontece aqui. Temos muitos focos de pobreza, e mais ainda de preguiça. Esse programa de renda do Governo só nós fez aflora ainda mais a preguiça. Para que trabalhar se o governo banca? Não me orgulho disso, mas tenho que conviver com a situação.Vejo pessoas receberem o dinheiro do Bolsa Renda e ir direto pagar prestação de celular de ultima geração( você entende? Todos conseguem um cartãozinho de credito).

    Outro caso grave, são os velhinhos aposentados ou que recebem auxilio do Governo. Todos fazem financiamento consignado para sustentar: filhos, netos, netas e os filhos do netos. Como você pode vê, o governo Lula é um Pai, ou será uma mãe???

  6. Eddy

    -

    30/07/2009 às 1:50

    Caro Reinaldo,
    “Transferência de renda”? sei. que sentido faz transferir a renda de quem trabalhou para quem não trabalhou?
    Manter os pobres na miséria é uma benção para esses políticos safados.

  7. Efraim Caetano

    -

    30/07/2009 às 0:42

    Aqui onde moro sou criticado, pois defendo veemente que o LULA não ensina a pescar, mas dá o peixe e isso é prejudicial a sociedade. Infelizmente, a população não enxerga o que há por trás desta Bolsa Miséria.

  8. Il

    -

    29/07/2009 às 22:52

    Palavras do Lula no palanque em 2002:
    Vou fazer como o meu pai (ele não odeia o Pai?), vou ensinar a pescar e não dar o peixe. Balelas, né. Idiotas aqueles que acreditaram.

  9. Romiran

    -

    29/07/2009 às 22:35

    Fico satisfeito quando leio esta matéria, e mais ainda lendo os respectivos comentários. Mas logo me vem uma pergunta: O que devemos começar a fazer (e muito rápido), para que não nos transformemos em zumbis clonados de Chávez?

  10. israel

    -

    29/07/2009 às 21:47

    porque LULA não doa ao FOME ZERO os l50.000 dolares ou seja 300.000 reais que ganhou recentemente na França ?
    e fica enganando o povo POBRE desse BRASIL com a BOLSA VOTA DILMA.

  11. vava

    -

    29/07/2009 às 21:15

    o melhor texto que ja li em uma revista.
    esse bando . o povo vai ficar viciado em cesta esmola.
    A ESMOLA ENGRANDECE QUEM DOA
    E UMILHA QUEM RECEBE

  12. Reflexão

    -

    29/07/2009 às 20:10

    O PMDB é alvo de um questionamento sobre o seu transcendente fisiologismo. Na verdade fico em dúvida sobre “questionamento ou tentativa de condicionamento”, uma vez que o que me parece ser a força motriz desta ação é uma oposição (PSDB) incompetente e sacana. Além disso, esta “CRISE” institucionais criadas em periodo pré-eleitoral é uma atitude previsível e apedeuta, pois não é de hoje que o Brasil tem político se locupletando (isso já vem ocorrendo ó há muito tempo), porém esta estabilidade econõmica e este progresso industrial e social são novinhos são de agora, porque antes era ó muito ruinzinho aquela equipe velha (PSDB) ERA (APEDEUTA) DE ÚLTIMA CATEGORIA

  13. Caçaidiota

    -

    29/07/2009 às 19:24

    E eu acho que temos um idiota imbecil tapado às 6:50 que não entende uma ironia !

  14. Maranhão

    -

    29/07/2009 às 19:17

    Infelizmente nem todos os maranhenses como foi citado no texto tem consciencia, e mto menos acesso a informaçoes como estas…
    afinal estamos num país de desigualdades sociais altissimas…
    Concordo com tudo o que disse, mto bom seu artigo!

  15. Marcos

    -

    29/07/2009 às 19:11

    Não tenho medo de nenhum pensamento que me ocorre. Posso, e de fato torço, para estar errado. Mas a democracia já deixou de ser um valor inegociável para mim.

    Admiro, pelo pouco que conheço, o regime chinês. Pelos resultados que tem e que terá. Não vejo a hora de deixar de admirar.

  16. Marcos

    -

    29/07/2009 às 19:09

    Não tenho medo de nenhum pensamento que me ocorre. Posso, e de fato torço, para estar errado. Mas a democracia já deixou de ser um valor inegociável para mim.

    Admiro, pelo pouco que conheço, o regime chinês. Pelos resultados que tem e que terá.

  17. Caçapetralha

    -

    29/07/2009 às 18:50

    Acho que temos um petralha (e parece estar dopado com maconha) as 5:14 do dia 29.

  18. Maurício.

    -

    29/07/2009 às 18:35

    A oposição vai simplesmente se omitir a respeito desta pesquisa da FGV. Afinal, dá um trabalho…

  19. FEBEAPÁ

    -

    29/07/2009 às 18:23

    SERÁ QUE ELLE ESTAVA BÊBADO QUANDO FEZ A POESIA!!!

  20. VÓ DA LABRADORA

    -

    29/07/2009 às 18:01

    É desumano alguem colocar filhos no mundo para sofrer e passar fome. Existe a Lei nº 9.263 (de 12 de janeiro de 1996 ) regulamentada pela Portaria nº o48 de fevereiro de 1999 que trata do Planefamento Familiar (é LEI e regulamentada no Brasil. que diz que o Planejamento familiar é direito de todo o cidadão, observando o exposto nesta lei- inclui ai preservativo, DIU, pílulas anticonceppcionais Laqueadura tubária e vasectomia. E LEEEEEIIIII.Á Constitção Federal do Brasil, no Título VII da Ordem Social, artigo 226, parágrafo 7º, reza que o Planejamento Familiar é direito de todo ocidadão brasileiro que poderá optar livremente por numero e época de constituir prole, e etc e tal.

  21. Pablo

    -

    29/07/2009 às 17:38

    Concordo com tudo que o senhor escreveu. Realmente, programas como o bolsa família podem auxiliar alguém em estado famélico, porém estabelece um teto; baixo, muito baixo, além do qual as famílias não evoluem. Ou seja, o programa pereniza a miséria. Dito isso, gostaria, se me permite, de fazer uma crítica ao texto: Sim, o programa vicia as pessoas; mas compará-lo ao crack me parece uma ofensa desnecessária aos recebedores da esmola governamental pois, em minha opinião, estes miseráveis são vítimas de um governo inescrupuloso, e não usuários voluntários de droga, como os viciados no crack verdadeiro.

  22. Bolsas para todos

    -

    29/07/2009 às 17:14

    Num Brasil rico, criado na era Lula teremos bolsas para todos… Calma que com a Dilma não será diferente.

  23. zé mané do recife

    -

    29/07/2009 às 17:13

    se a pobre menina campinense tem lombriga maior engolindo lombriga menor, mas consegue aprender a ler, porque será que o Guia Lá Deles tem tanta azia quando pega num jornal ? … bom.. tenho minha teoria: a sua solitária maior tá fazendo tudo pra engolir sua solitária menor… o “pobrema” é que as duas estão
    completamente embriagadas.. sempre…

  24. Claudio F.

    -

    29/07/2009 às 16:56

    IMPRESSIONANTE !!! ” Brasil levará 247 anos para ter educação de qualidade por David Moisés, Seção: Estudos/estatísticas 17:44:36. O Brasil vai levar 247 anos para alcançar um nível de qualidade na educação equivalente ao oferecido por países de médio e alto desenvolvimento ” Bom, ainda assim Lula estaria em vantagem, pois a elite desse país ficou quinhentos e dois anos no poder e não conseguiu …

  25. BIQUEI

    -

    29/07/2009 às 16:48

    Diploma de gaveta: mais profissões correm risco de perder regulamentação

    São Paulo, 29/07/2009 – Formação cultural sólida, domínio do português, senso ético e fidelidade aos fatos. Para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o jornalista só precisa disso, e mais nada. O diploma é dispensável. A decisão do STF, de derrubar a necessidade do diploma para ser jornalista, levantou dúvidas na sociedade e gerou polêmica.

    À imprensa, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a queda da exigência do diploma de jornalismo criará uma espécie de modelo de desregulamentação para outras profissões.

    Segundo ele, existe um debate atual acerca da necessidade de diploma para ser economista, professor de educação física, entre outras atividades. “Gilmar Mendes avisou que outras profissões serão desregulamentadas”, lembrou.
    No caso específico do jornalismo, ele desaprova a decisão e acredita que a população saiu perdendo no que se refere à ética e à imparcialidade exigidas pela atividade de repórter. “Já existem pessoas sem diploma de jornalista expressando suas opiniões na imprensa. São os articulistas e comentaristas”, afirma.
    “O jornalista tem a capacidade de traduzir informações de forma que todos compreendam, do trabalhador com menos estudo ao presidente da República. Acho que o País perderá no que tange à função principal do jornalista: democratizar a informação”, opina.
    Se cuida TAMBORIM, se continuar MENTINDO assim, vai acender velinhas desempregado
    Para o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski;
    Formação cultural sólida,
    domínio do português,
    senso ético e fidelidade aos fatos.
    Se observadas a risca tais premissas, levariam OAB ao fechamento!
    Ophir Cavalcante Junior, diretor do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e advogado trabalhista, explica que a regulamentação das profissões, no geral, é necessária. “A sociedade não pode ficar ao sabor de conveniências políticas. Nossos profissionais são treinados justamente para melhor servir à sociedade. A desregulamentação das profissões favorece a proletarização das mesmas”.
    Ele lembra que a decisão do STF, que começou com o jornalismo e pode se estender a outras profissões, irá desestimular os jovens a cursarem uma faculdade, embora obrigue as instituições de ensino a perseguirem um maior nível de qualidade.
    Por fim, o diretor da OAB afirma que a decisão pode acirrar a disputa por leitores entre sites de notícias oficiais e páginas pessoais e blogs, já que a não-obrigatoriedade dos diplomas pode legitimar estes últimos. “A internet é um canal livre, por meio do qual todos podem se expressar (possuindo ou não diploma)”, lembra. (A reportagem é de autoria de Karin Sato e foi publicada na edição de hoje do portal Info Money).

  26. PERPLEXO

    -

    29/07/2009 às 16:45

    Reinaldo, off topic

    No Ig, Régis Bonvicino escreve sobre a situação de Honduras, que lhe foi informada por uma filha do João Cabral de Melo Neto. Ela parece que lhe foi sincera e está dizendo o que tem-se lido em El Heraldo e outros meios impressos de Honduras.

    Mas ridícula é a ressalva que o IG fez antes de reproduzir o depoimento, no meio da matéria:

    “Deduções de Régis Bonvicino, de sua inteira responsabilidade, baseadas em conversas informais com Isabel”.

    Haja covardia !!!!!

  27. Cassio

    -

    29/07/2009 às 16:33

    Essa simbiose entre Lula, Sarney e perpetuação da miséria é muito correta e muito mais triste ainda. Discordo só de que “doação de renda” seja um termo mais adequado. Esse dinheiro é arrancado compulsoriamente, justamente o contrário de doação, de uns, os que pagam impostos, e transferido a outros.

  28. Rafael

    -

    29/07/2009 às 16:19

    Reinaldo:

    Muito bom texto! É obrigatório o acompanhamento diário da sua coluna/blog. Não sei se vc ou seus leitores ouvem (ou já ouviram) Pink Floyd, mas sempre que aparece na TV o Chavez (e qualquer outro tiranete na America Latina, como Lula, Evo, etc.) imediatamente eu me lembro de uma música deles (Pink Floyd), do álbum “The Final Cut”, que é a “The Fletcher Memorial Home”.
    A letra está aqui: http://www.songfacts.com/lyrics.php?findsong=5155
    e o histórico sobre a letra aqui:http://en.wikipedia.org/wiki/The_Fletcher_Memorial_Home

    Imagino todos eles num asilo, brincando de democracia, etc…haha.

    Abraços. E obrigado pelo espaço democrático em seu blog!

  29. Adan

    -

    29/07/2009 às 16:16

    Lula é um surfista que vem surfando aquela onda que foi busca-lo nas greves do ABC. Seu governo será lembrado como o mais corrupto que este país já viu e seus amigos antigos como Dirceu e mais recentes como Sarney estão ajudando a fundar ainda mais sua biografia.

  30. claudio

    -

    29/07/2009 às 16:16

    Eu moro no nordeste, fora da capital.
    Fiquei sabendo que por aqui, principalmente no interior, existem pequenas cidades, vilas que a maioria esmagadora da população recebe a esmola de Lula. Resultado, ninguém faz nada! Todo mundo na rede o dia todo. Só se vê um movimento quando chega o dia do pagamento da esmola. Os fazendeiros não encontram mão de obra para as colheitas nessa localidades.
    Onde moro, durante os dias úteis pode-se ver vários marmanjos jogando capoeira na praia ou futebol no campo. Trabalhar? pra que? Lula dá o da farinha e o da cachaça.

  31. Sergio

    -

    29/07/2009 às 16:15

    Anarfa às 11:33 hs.

  32. Paulo Cesar Farias

    -

    29/07/2009 às 16:05

    Alo, alo Temporão! Se liga!

    Especialista internacionais afirmam que mulheres gravidas devem ser medicadas com o Tamiflu o mais rápido possível
    As mulheres grávidas infectadas com gripe suína têm uma maior taxa de hospitalização e maior risco de morte do que a população em geral devido ao vírus H1N1, segundo um novo estudo publicado quarta-feira, a versão online da revista médica britânica Lancet.
    O CDC está recomendando que antivirais ser administrado o mais rapidamente possível para as mulheres grávidas ou com suspeita de gripe confirmada.

  33. molina

    -

    29/07/2009 às 16:01

    e o 1 mi de moradias?
    se o indigitado fizesse 10.000 por mês, seriam 100 meses (8 anos e 1/2), como a promessa era para 2010….
    e lá vem o 2º pac, mesmo sem ter brotado o 1º, pelo menos em termos de realizações , já que as verbas devem ter servido à finalidade primeira (abastecer pt e aliados).

  34. Na

    -

    29/07/2009 às 15:58

    Enquanto o discurso da miséria se traduz na miséria do discurso…
    As pessoas falam sobre o que elas mais entendem, algumas ficam apenas no nível das lombrigas, e pior fazendo associações errôneas. O pessoal mais antigo nos momentos de muita fome dizia “a fome é tanta que a tripa grossa esta engolindo a tripa fina, ou ainda “o estômago esta colando no espinhaço”, “tô varado de fome”. Ou seja, a ignurância é tanta que ele sequer conhece o linguajar do povo .

  35. Tibério

    -

    29/07/2009 às 15:52

    Prezado Reinaldo Azevedo – Acho q. ao menos nas rodas mais sensatas, não há dissenço no que se refere ao momento sui generis e paradoxal que estamos vivendo. Perdoe-me, e se o for o caso, permita-me tocar em assunto diverso deste que aqui está sendo tratado. É que vi algo que realmente deixou-me, diria, perplexo. Por força das minhas atividades, sou advogado, acessei, ainda há pouco, o sítio o T.J. do Estado do RJ – http://www.tjrj.gov.br- e surpreendido, deparei-me com uma notícia de ontem, o da inauguração pelo pres. daquele Tr., Luiz Zveiter, de um “espaço privativo para juizes fazerem pequenas refeições e lanches”. Se não for juiz não entra? O que é isto? Em espaço público? Brincadeira!

  36. Fala Lulla, fala . . . serão 247 anos até a Isabella sair dessa vida.

    -

    29/07/2009 às 15:43

    Brasil levará 247 anos para ter educação de qualidade por David Moisés, Seção: Estudos/estatísticas 17:44:36. O Brasil vai levar 247 anos para alcançar um nível de qualidade na educação equivalente ao oferecido por países de médio e alto desenvolvimento. É extremamente baixa a velocidade com que os governos federal, estaduais e municipais implementam medidas de melhoria da aprendizagem, e a escola ruim – chata e pouco útil – vem expulsando multidões de estudantes. Estes dois dados aparecem num estudo que o Instituto Ayrton Senna acaba de divulgar.
    _________ E haja bolsa-família !

  37. Cidadão

    -

    29/07/2009 às 15:38

    Prezado General “de fadas” Azevedo, boa tarde,
    Vamos trabalhar apenas, e somente, com um universo hipotético, ok? Faz que conta que um bípede, um inculto, a mistura perfeita entre um semi-ignorante e um pré-analfabeto chegue ao cargo maior da administração pública brasileira – tipo a presidência da República. Chegando lá, como podemos esperar algo de bom, se este homem (?), além de não prezar a ordem constitucional, a legalidade e tudo o que pode representar o bem, cisma de beber desenfreadamente? Se sóbrio, ele é apático, um zumbi sem sentido na vida; mas se faz a ingesta alcoólica, torna-se um feliz sociopata a serviço do mal.Meu general: graças a Deus nós não temos um patífe assim!

  38. Fabricio Leandro

    -

    29/07/2009 às 15:29

    Tio Rei…
    Mais uma vez, um texto lúcido e sensato, sem a demagogia que vemos de outros jornalistas de opinião. Penso que qualquer jornalista deveria escrever a verdade nada mais que a verdade independente de quaisquer viés idelógico (direita ou esquerda) que esteja ao lado. Infelizmente o não é assim… enfim ainda bem ainda tem jornalista como o Tio Rei, Diogo Mainardi e Olavo de Carvalho, é uma pena que meus colegas de faculdade não gosta você ou pior vocês três, eles “acham” que vocês são muito reacionários, ou direitistas e neoliberais de mais…paciência. Seus textos tiram a mente da presunção. Abraço.

  39. André Luiz

    -

    29/07/2009 às 15:24

    Ainda tem gente que defende tanta canalhice, quando o sonho se mostrou um pesadelo, quando a esperança se tornou desespero poucas pessoas ergueram a voz para nos mostrar quem realmente eles são.

    PARABÉNS!

  40. luiz

    -

    29/07/2009 às 15:21

    0rei, não concordo.
    Não se trata nem de dar o peixe, nem de ensinar a pescar.
    Se trata de garantir a vara e o anzol.

    Bolsa-família de tão pouco é o mínimo que se deve fazer por qualquer brasileiro.

    Assim ocorre em todos os países decentes do mundo. Ex: os japoneses pagam um valor aos seus mesmo que fora do País (c/outro nome e valor conforme comunidade de origem). São inúmeros exemplos, por nomes e métodos diferentes.
    Até pq se o cara vai à inaniçao seria mto mais caro tratá-lo no hospital.

    Aqui, não ter o mínimo ou é sentença de morte, ou condenação à escravidão (sexual inclusive), ou convite ao crime, ou migração para as ruas da cidade grande.

  41. TC

    -

    29/07/2009 às 15:15

    Ao final do governo Mula, o Brasil não será a nação mais pobre das Américas, mas o índice de analfabetismo estará entre os primeiros, a saúde pública em frangalhos e a infraestrutura e estradas em estados ainda mais caóticos. Com certeza Lula não deixará saudades, e ainda bem que não será substituido por Fábio Luis da Silva, aquele que recebeu a alcunha de Lulinha, antes mesmo de se tornar um mega empresário e mega pecuarista com o dinheiro que o governo do pai distribui aos cumpanheiros. VAZA, lularápio infeliz!!!

  42. TC

    -

    29/07/2009 às 15:12

    Lulão não custou a desancar os representantes das oposições , colocando em seus lugares aliados de seu governo, o que acabou gerando uma farta distribuição de cargos. Praticou políticas de ações afirmativas com criação de cotas para quase tudo, dividindo as classes entre raciais socias, promovendo a minoria como elemento de discórdia, sabotando a etnia de um país miscigenado por natureza. Com suas academias e movimentos sociais lotadas de marxistas-comunistas formou centenas de tontons maCUTs nos tribunais, mp pf. Oab, abi entre outros. Entreguista foi FHC? Lula não. Nunca foi entgreguista. Foi doador. Doou para Venezuela, Bolívia, Equador, Argentina, Cuba e Paraguai.

  43. BIQUEI

    -

    29/07/2009 às 15:08

    Nunca é tarde para fazer IMPERAR á lei e os bons costumes,louve-se ao STJ, por ANDAR nos trilhos que conduzem uma civilização a prosperidade e a estabilidade das famílias.

    Acusado de traficar pessoas para prostituição tem liminar negada no STJ.

    O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido liminar em habeas corpus a acusado de participar de uma quadrilha internacional que explora a prostituição. O réu foi preso em novembro do ano passado e foi denunciado com mais dez outras pessoas por infração aos artigos 288, 230 e 231 do Código Penal, relacionados ao tráfico de pessoas com esse fim.

  44. Frases 8

    -

    29/07/2009 às 15:07

    ” Deem o poder às putas, porque com seus filhos nos demos mal. “

  45. Frases 7

    -

    29/07/2009 às 15:05

    ” Proíbido Roubar! O governo não admite competição. “

  46. TC

    -

    29/07/2009 às 15:04

    Usou e absuou da propaganda enganosa, para assim arvorar-se nos altos indices de aprovação popular, o que lhe garantiria um lugar no coração dos desdentados do país, que o viam como a um Deus. Instrumentalizou e engessou os três poderes e colocou aliados do seu governo em todas as estatais, conselhos administrativos, fundos de pensões, e instituições até então democráticas. Altamente ostentador, depois que enricou a si e a famíla da Silva, o operário de 3 anos e pouco construiu um patrimonio pessoal inigualável sem se descuidar do capital político. Foi persuasivo por espalhar o medo ou distribuir migalhas ao povo e dinheiro a jornalistas isentistas que lhe bajulavam full-time. Não só:

  47. Frases 5

    -

    29/07/2009 às 15:02

    ” A dívida que temos não é externa, é eterna. “

  48. André

    -

    29/07/2009 às 15:02

    O triste é ver que não saimos do lugar, que continuamos a não investir, a não fazer o que é preciso ser feito. O brasileiro que se comove com a poesia de Lula é infantil, não vê que o prato de macarrão de Isabella não significa transformação de nada, pois esmola sempre existiu. Não precisa de teoria para ver a estagnação. Quem mora em qualquer capital do país sabe que o número de pedintes e moradores de rua só faz aumentar. No interior, a pobreza é igual. Quem ganha menos de R$1.000,00 em São Paulo (classe média do Lula) continua a ser pobre. Qualquer um sabe disso. O que precisamos é ter competitividade, gerar riqueza. Contudo, investir em quem gera dinheiro virou quase um crime capital.

  49. Frases 6

    -

    29/07/2009 às 15:02

    ” Alguns nascem com sorte. Outros, no Brasil… “

  50. TC

    -

    29/07/2009 às 15:01

    O apedeuta massacrou todos aqueles que poderiam tirá-lo de alguma forma de poder. A oposição que sobrou foi facil e nitidamente controlada por Luis Inacio Os editores dos principais jornais, emissoras de rádio e TV do país inteiro foram facilmente dominados e, amordaçados se renderam ao oficialismo, num jornalismo chapa branca sem precedentes – um único veiculo não sucumbiu: VEJA. Em pouco tempo de governo, conseguiu castrar completamente qualquer foco de oposição ou resistência provenientes das insituições e ou entidades civis, calando a todos. Ordenou seus ministros a produzirem a regulação e o patrulhamento da sociedade através de mecanismos de controle de toda opinião pública. Ééé

  51. Frases 4

    -

    29/07/2009 às 14:59

    ” O país estava a beira do abismo e damos um passo à frente. “

  52. Robes Mendes

    -

    29/07/2009 às 14:59

    É isso mesmo. A miséria social-econômico e cultural forma o caldo de cultura propício a proliferação dos Lulas, Chávez, Sarneys, Evos, Lugos, Malufs da vida.

    E, como num círculo vicioso perfeito, estas pragas constituem fatores dos quais a ignorância, a miséria, o analfabetismo delas se alimentam para se perpetuar.

    Populismo e atraso andam de mãos e patas dadas.É uma velha história repetida ad nausean; um filme decrépito, com atores canastrões, que não tem começo, enredo e muito menos um fim.

    Mas o grande gado adora.E a manada muge feliz. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  53. Frases 3

    -

    29/07/2009 às 14:58

    ” Basta de realidades, queremos promesas! “

  54. Frases 2

    -

    29/07/2009 às 14:55

    ” No Brasil temos os melhores parlamentares… que o dinheiro pude comprar. “

  55. Frases 1

    -

    29/07/2009 às 14:54

    ” Estaremos sempre ao lado do governo petralha… porque se vamos adiante, ele nos fode e se vamos atrás, ele nos caga. “

  56. TC

    -

    29/07/2009 às 14:53

    Foi eleito presidente do Brasil em 2002. Instaurou um governo fisiologista baseado na compra de votos de parlamentares e congressisas. Exterminou suas oposições e desafetos e começou sua perseguição à imprensa, que perdura até hoje.. Seu sonho era reescrever a constituição e decretar sua presidência ad eternum. Antes de chegar à presidência, em 2002, era tido na política como um sujeito iráscivel e agitador, a tal ponto que Leonel Brizola lhe apelidou por sapo barbudo porque sabido o que teriamos de engolir mais adiante. Logo que assumiu o poder, para a não surpresa de todos, Lula mostrou as presas de um ente vingativo e vociferador populista. E mais:

  57. rosana

    -

    29/07/2009 às 14:52

    Reinaldo,

    O voto de cabresto também evoluiu.A moeda de troca nao é mais um par de sapatos.É a bolsa-familia, as ongs Brasil afora, o clichê da seca na literatura, no cinema, na novela, financiados por leis ditas de responsabilidade social.
    Não há luz no fim do túnel, nao se iluda.
    O discurso da miséria conta com a educação de base da teologia da libertação, com o ECA dentro das escolas freirianas, com a virtude atribuída àqueles que nao se rebelam contra a “mãe-patrão”, o estado.
    A histeria coletiva pró-PT precisa de dezenas de anos para desaparecer.

    abraço

  58. Marcus Freitas

    -

    29/07/2009 às 14:38

    Caríssimo Reinaldo,

    Brecht, o dramaturgo comunista, fez uma brilhante análise desse círculo de dependência que liga a miséria aos poderosos que dela se alimentam, os quais a realimentam para manterem o sistema de dependência funcionando, tal como no círculo Sarney-Isabela-Lula-Sarney… Está lá na peça LUX IN TENEBRIS, como você conhece. A graça, vista de hoje, é que Brecht achava estar descrevendo o capitalismo! Quanta ironia da história, hem?! Pois o que ele descrevia, na verdade, era a velha demagogia, tão comum nos coronéis como no atual neo-cangaceiro que mora no Alvorada, descrevia o fasci-comunismo como ele sempre foi. Isso é que é neoliberalismo da muléstia!…

  59. Tony_Bahia

    -

    29/07/2009 às 14:38

    A menina não pode ser inteligente com lombrigas na barriga. Ok. Mas, aquelas que tinham solitárias, lombrigas e afins e venceram na vida Presidente Mulla? O nordeste não te elegeu. O Brasil te elegeu. Foram os vermes que votaram em você, acobertam gente safada e se alimentam na barriga do seu governo corruPTo.

  60. Eduardo®

    -

    29/07/2009 às 14:25

    Lembram-se dessa frase de campanha eleitoral: “No meu palanque corrupto não sobe, no meu governo corrupto não entra….” ?? KKKKKKKKKK -> http://www.gentequemente.org.br/page/2/

  61. Anônimo

    -

    29/07/2009 às 14:23

    Na mesma ocasião, o Presidente criticou seus antecessores, atribuindo-lhes uma “mente colonizada” que teria sido a grande responsável pelo atraso do país. Estaria se referindo a FHC, que implementou a cartilha econômica que ele segue hoje? A Itamar Franco, cujo apoio fora fundamental na sua eleição? Talvez a Collor, o Presidente do Conselho de Ética? Certamente não àquele outro, cuja história o faz “merecedor de tratamento especial”..

  62. toninho

    -

    29/07/2009 às 14:03

    Este Senhor só existe, porque nossas oposições estão corroídas. discurso vigarista esse, no Nordeste, por anos, os coronéis, usaram a miséria do povo e fizeram fortunas com os recursos que o Estado lhe enviára. Agora o Lularápio, descobriu sua matéria prima, para justificar os assaltos aos cofres públicos, justifica-se, todas as ações dos seus “Aloprados” em favor dos pobris.

  63. Cris Caçando Petralhas

    -

    29/07/2009 às 13:58

    PETRALHA EM 11:08AM

  64. ney

    -

    29/07/2009 às 13:56

    Gente miserável mesmo.

  65. André

    -

    29/07/2009 às 13:55

    O pior é que esse programa existirá por muito tempo, mesmo que não seja mais necessário.

    Nós não temos políticos corajosos o suficiente para cortar boquinhas e perder votos.

  66. Cris Caçando Petralhas

    -

    29/07/2009 às 13:47

    Petralha de novo em 1128am

  67. Cris Caçando Petralhas

    -

    29/07/2009 às 13:46

    Petralha soldada em 11:29 am

  68. Cris Caçando Petralhas

    -

    29/07/2009 às 13:44

    Petralha em 11:33 am

  69. Pasquale

    -

    29/07/2009 às 13:42

    Comento de novo, Reinaldo, mas com o aumento absurdo da criminalidade no Brasil, especialmente envolvendo traficantes de drogas, pergunto se existe algum controle sobre o destino de todas as doações feitas pelo programa “Bolsa Família”. Será que parte dessa verba não está financiando criminosos, ajudando na compra de armas e de drogas? Como podemos saber se toda a verba destinada a ajudar famílias carentes tem sido usada dessa forma?

  70. OFF sobre aquecimento global

    -

    29/07/2009 às 13:41

    “AccuWeather.com, popular pelas suas informações sobre o clima para a vida cotidiana, informou que durante o mês de julho, só nos EUA foram batidos 3.000 recordes de baixa temperatura.”

    http://www.paznocampo.org.br/blog/blog_db.asp

  71. Cris Caçando Petralhas

    -

    29/07/2009 às 13:41

    Petralha 11:57 am

  72. Nausícaa

    -

    29/07/2009 às 13:34

    Miséria, mixaria mesmo são os 12 bi em investimentos realizados neste semestre pelo governo federal e a continuada barreira para empreendimentos privados. Sem falar na altíssima carga de impostos para TODOS os brasileiros.

    Coitadas das Isabelas! Quando se formarem vão trabalhar aonde? Também virarão suco?

    E não se iludam paulistanos: 180 reais em Campina Grande é dinheiro à beça!

  73. contribuinte comunizado pelo PT

    -

    29/07/2009 às 13:32

    lula dá mais de R$ 150.000.000.000,00/ano em isenções fiscais, beneficiando ASELITES…só com a crise americana foram 50 bilhões/ano. O trabalhador continua pagando até 27,5% de imposto-de-renda, apesar de lulla ter feito uma declaração política, tentando se aproximar dos trabalhadores, em 1999: “quem pagar 27,5% NÃO tem VERGONHA-NA-CARA”. E, olha que são sete anos de lullopetismo-comunista e, o trabalhador continua com a alíquota de 27,5% e sem vergonha.Esse desequilibrio deve ser por conta da “farra fiscal” de isenções p/empresas.Outra medida simples aumentaria a arrecadação: unificar a nota fiscal no comércio com o comprovante bancário do cartão-de-crédito ou débito, num mesmo documento.

  74. ivantes

    -

    29/07/2009 às 13:32

    Conhece essa que está circulando na internet?

    Não achei nada no Google que confirme.

    O Ministério da Agricultura lançou recentemente uma cartilha informando a população sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos, bem como sobre a questão dos produtos transgênicos que “colocam em risco a diversidade de variedades que existem na natureza”. Porém essas cartilhas não serão distribuídas porque a indústria dos alimentos transgênicos (Monsanto), entrou com uma ação que impede a distribuição. A cartilha foi ilustrada pelo cartunista Ziraldo e ainda é possível encontrá-la no site:

    http://www.aba-agroecologia.org.br/aba2/images/pdf/cartilha_ziraldo.pdf

  75. Cris

    -

    29/07/2009 às 13:31

    Rei,

    Vale qa pena ver o trabalho do blog “Gente que mente”. Era DISSO que a gente precisava. Espie lá, vai. Eles vão escancarando e desmontando as mentiras pedeuticas, uma a uma. É a “memória” que falta a muita gente.

    http://www.gentequemente.org.br/

  76. juliohomero

    -

    29/07/2009 às 13:30

    Então isso e distribuição de renda? Quer dizer: se na Candelária eu dou uma esmola, na Cinelandia outra e Largo do Machado, ainda outra, também estou distribuindo renda? Depois, vejam: no primeiro governo eram 7 mi, depois, na reeleição, foram pra 11, o que signifca dizer, no governo distribuidor de renda a miséria aumentou! E o curral eletoral dele idem.

  77. Luiz inácio DiCaprio

    -

    29/07/2009 às 13:29

    Lula diz que o papel dele é ser mãe.

    Isso, depois de dar a Luz para o Paraguai. Esse Lugo é bom de chaveco mesmo…

  78. ANTIpetralha sempre!!

    -

    29/07/2009 às 13:27

    Tio Rei se superando, como sempre! Tá explicado o porquê dos governos não implementarem um programa sério de controle de natalidade neste país.

  79. MARCOS MATIAS

    -

    29/07/2009 às 13:24

    Lula dizendo que é “transferência” de renda
    Essa tal de bolsa miséria,
    Que na verdade é uma “fenda”
    Não pode ser considerada coisa séria!

    Programa que vicia o cidadão em “num trabaiá”…
    Incita o cabra a nem assistir TV,
    Que é “prá móde com a muié”,
    Empreender velho programa conhecido como “minhocalá”…

    Pra homem que assunta a Verdade e a Justiça,
    Não há desejo que resista dar um freio no barbudo…
    Né por nada não, mas, mãe e pai que presta, ensina à não roubar,
    É diferente do que Lula ta fazendo, passando a mão pela cabeça do bigodudo!

    Quando abro os jornais e leio o blog do Reinaldo Avezedo,
    Os cabelos ficam em pé, me dá um misto de raiva com medo…
    Medo de afrouxar de vez a Justiça do Meu País e raiva da safadeza corrente no planalto,
    É por isso que “prá móde” a gente não se lascar de vez, Inácio não pode continuar de salto alto!

    Essa praga veio pra Paraíba e com Maranhão se abraçou,
    Chamava Cássio de “Cassinho”, mas, de Zé Targino se “enamorou”…
    Lula é o “rei da pobreza”, nasceu nela, saiu, hoje é nababo,
    Acabou com a moral no País e nos Homens de Bem da Nação quer ele enfiar no…(?)

    Dependendo de mim ele vai enfiar no rabo do satanás que o sustenta,
    Do jeito que o Brasil está ladrão virou “dotô”…
    Tem gente que nem diploma tem e ele quer fazer da cachaça “presidenta”,
    Vai não, digo com convicção, cachaça não é coisa boa e”venta” de molusco não tem motor!

    Esse Lula é um danado, apoiando cabra safado,
    Quer ser rei do Brasil e enfiar uma madastra goela abaixo do povo…
    É meu “sinhô”, no Brasil dos aloprados,
    Tô preparando meus ”ôvos” pra nunca mais ver o PT no poder de novo!

    “Nuncaantesnestepaiz” um apedeuta se perpetuou,
    Collor desceu a rampa com “nariz em riste” e esse ignorante vai descer gritando: “NUM VÔ!”
    A madastra não se elegerá…
    Azevedo, Isabelas não faltarão pra votar…

    Porém, com as “Isas” vem as “Belas” que são diferentes de “feras”…
    Feras assaltam, são guerrilheiras e seqüestradoras,
    São tão dissimuladas que se passam por doutoras…
    O que é certo é que o barbudo verá seu reino ruir de vez nessa “guerra”,
    Vem ai uma turma de bicudos e demos em que na retaguarda,
    Trarão juntos, uma legião de “moto serras”!

    Vou ficando por aqui invocado com tanta babação dos imprensados,
    É jabá pra tudo quanto é lado…
    Tá na hora dessa safadeza se acabar,
    Acordem magotes de peleguistas, ta na hora mesmo é no de Silva enfiar!

  80. Aldo

    -

    29/07/2009 às 13:21

    Dear Uncle King,
    A miséria nordestina sempre foi vítima fácil do assistencialismo governamental, bastando notar, para comprovar o fato, que o problema da seca jamais, repito, jamais será resolvido, porque se assim fosse, deixaria de existir o motivo do assistencialismo.
    Parabéns, uma vez mais, pelo primoroso texto.
    Abraços

  81. Sérgio Guerra, ex-anão do Orçamento

    -

    29/07/2009 às 13:14

    Mais bravatas do molusco.

  82. BIQUEI

    -

    29/07/2009 às 13:13

    Aqui cada um assume o que faz e explica suas atitudes, mesmo sendo descendentes de primatas.
    Mesmo sendo descendente de primatas, sou PITOCO, já V.S.ª deve explicar sobre o emprego e viagens da NETINHA do “Belo-do-Maranhão”.
    Como se pode perceber o adágio continua válido, para bom entendedor meia palavra basta, de seu texto abaixo fica claro que estamos diante de uma confissão.
    http://www.jornalpequeno.com.br.blog do Vidigal.
    Omissão e Silêncio, DOMINGO, 19 DE JULHO DE 2009

    (….) Razões jurídicas, quando interessa a um poder maior, a serviço do mal e, em raríssimas situações, a serviço do bem, nunca faltam em decisões no Executivo, no Legislativo, ou mesmo no Judiciário.
    Diante de um réu confesso, ousado sabedor que estava ungido pela “IMPUNIDADE” ao tempo dos fatos, tendo como escudo á ‘TOGA’ e a corporação para acobertar.
    E nem precisava o ‘ALERTA’ do Belo-do-Maranhão, POIS, basta verificar as decisões publicadas, principalmente as que envolveram os associados da ‘FEBRABAM’ a DESFAVOR dos cidadãos de boa-fé, deste país.
    No momento o inimigo número “UM” do país é o Belo- do- Maranhão, porém, cabem explicações sobre assertivas feitas pelo próprio, o emprego da “netinha” e as viagens ainda estão em aberto.

  83. HJR

    -

    29/07/2009 às 13:05

    Esse sr. doa e perdoa tudo o que é do povo brasileiro,porém para os brasileiros ele só retira , tira a digniodade de um pai de familia fazer o que é mais digno e honroso, que é ao fim do mes trazer por meio de seu suor a manutenção dasua familia e não ficar a espera de uma esmola “bolsa familia” ou bolsa voto, este sr. deveria doar o seu premio da Unesco, isto sim seria civismo e grandesa para um Presidente

  84. Paquito

    -

    29/07/2009 às 12:56

    Não sei onde ouvi uma frase atribuida à Eça de Queiroz que diz aproximadamente o seguinte :
    “As fraldas como os políticos devem ser trocadas constantemente, ambos pelos mesmos motivos.” Em resumo está na hora de trocar os políticos que estão ai porque o produto já está saindo pelo ladrão ( não confundir com eles mesmos).

  85. Salomão Cohen

    -

    29/07/2009 às 12:56

    Falta à oposição um discurso que chegue mais ao cidadão médio do Brasil, que acredito eu está nas classes C, D e E.

    Lógico que o que você disse, Reinaldo, é corretíssimo. Mas como chegar aos objetos dessa política de Luis Inácio? É lá que ele faz a festa, engana e se esbalda. É lá que o seu discurso funciona.

    É lá que a oposição está perdendo. A classe média, os mais esclarecidos, já não estão com Luis Inácio há muito. Pois viu o abraço em Collor, o apoio ao Renan e Sarney.

    Mas isto é secundário, ou terciário, para quem realmente enfrenta as dificuldades da vida. Para eles, o Bolsa-Família é importante.

    O discurso correto é: emprego, educação e saúde. E não jogar contra o Bolsa-Família.

  86. David

    -

    29/07/2009 às 12:55

    Caro Rei,

    São escravos a serviço de assaltantes de banco, agora, de assaltantes do Tesouro Nacional.

  87. Doente por dieta

    -

    29/07/2009 às 12:52

    Época boa quando tinhamos presidentes que mantinham a sua boca fechada.

  88. Surfista Prateado

    -

    29/07/2009 às 12:48

    É um moto-perpétuo para eles, mas que custa a nós, contribuintes, sermos chicoteados para fazer esse moinho girar. Mas a gente merece, porque não fazemos nada para detê-los. E há os imbecis chicoteados que ainda gostam e acham certo…

  89. Iguinho

    -

    29/07/2009 às 12:47

    O governo FHC também é culpado pelo círculo vicioso que liga párias a políticos safados. Não tinha que criar programa nenhum. O que gera renda é o capitalismo. E só ele. Esse país precisa de mais capitalismo e menos Estado.

  90. Nobelda...

    -

    29/07/2009 às 12:42

    Demagogia pura! É só que ele sabe fazer…

  91. Pedro

    -

    29/07/2009 às 12:40

    Sou leitor antigo do blog. Esse texto foi um dos mais bem construídos dos últimos tempos. Parabéns. Só fica uma tristeza: por que coisas tão claras assim não são automaticamente enxergadas e entendidas pelas pessoas? Seria burrice ou má vontade mesmo?

  92. kika - diretora da reconstrução da UNE 79/80

    -

    29/07/2009 às 12:39

    Vejam que lindo: http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3852767-EI1877,00-Exflanelinha+pode+quebrar+tabu+brasileiro+no+surfe.html

    Alguém que prova, na prática, que o necessário é a força de vontade, coisa que, por sinal, o assistencialismo mata.

  93. Cláudio Marcello

    -

    29/07/2009 às 12:36

    A poesia de Lula me lembra os saraus feitos na periferia de São Paulo. Em um desses saraus, alguns rapazes recitaram versos de MV Bill e Mano Brown, versos cheios de “ira social” que glorificavam a criminalidade, pois esta seria apenas uma resposta ao “neoliberalismo cruel e desumano”. Muitos desses “poetas” de sarau lulopetista se dizem descendentes de nordestinos e dizem que o Bolsa-Família mudou suas vidas lá no nordeste. Mentira! O Bolsa-Família enche o bucho da mãe enquanto o filho mais velho entra para o mundo do crime. E não há Sarney ou Renan que sirvam de exemplo, senão de delinquência e marginalidade de grau superior. Lula e Sarney, tudo a ver.

  94. Bubby

    -

    29/07/2009 às 12:27

    Está tudo errado.
    Quando haverá uma mudança de fato na política brasileira?
    Acredito que somente quando os nossos parlamentares usarem o seu “precioso” tempo para discutir e fazer acontecer as mudanças realmente essenciais ao desenvolvimento do país, tais como, educação e saúde, em vez de discutirem o próprio salário, cargos e outros itens de interesse próprio. Sugestão: porque não acabam com a grilagem de terra no DF, fortemente alimentada pelo PSDB?
    Fala-se que o Roriz está de volta, e agiram heim????

  95. Anonimoó

    -

    29/07/2009 às 12:24

    ¨ E tem como objetivo principal esvaziar a ofensiva diplomática do presidente venezuelano Hugo Chávez no continente¨.Sua tese de que o Brasil da era Lula treme ante os pequenos e se faz de valente para os grande, C.Q.D

  96. suvaco

    -

    29/07/2009 às 12:18

    Esse governo tem que produzir muitas “”Isabelas”" todos os dias, atravéz da péssiama educação, da falta de segurança, da saude que não anda um milímetro faz anos, pela falta de infra estrutura, e excesso de assistencialismo, para que a dupla Luis Inácio Paraguaçu da Silva e Dilma Cajaseira Roussef continuem a ser amados e idolatrados. impressionante como vc, REI, sintetiza, em meia duzia de frases, um circulo vicioso que parece tão complexo. Mais uma vêz, obrigado. Como se diz aqui em Minas, com todo o respeito, tu é um cara PAU DENTRO!!!

  97. Raimundo Wilton

    -

    29/07/2009 às 12:16

    “…em formato de cavalo de 7 de setembro, cagando, andando e o povo aplaudindo…” Jessier Quirino sobre o desfile dos políticos no período das eleições. É a cara do governo atual. É a cara do Lula.

  98. J.J.S.Xavier (Tira)

    -

    29/07/2009 às 12:14

    Reinaldo !

    Cadê o Suplici, o Mercadante e o resto dos “notáveis” do PT ?
    Como diría aquele blues : “Shame, shame, shame, shame”.

  99. luipon

    -

    29/07/2009 às 12:13

    Minha opinião pessoal…
    Os partidos políticos brasileiros são gangues. Um câncer social. O mais agressivo é o PT. E o que é pior, essas gangues leiloaram o Brasil.
    Sou contra a filiação de instituições que se organizam para saquer o Estado, ainda que sob o nome de partidos políticos.
    Nunca um país teve um presidente com a competência intelectual e social do Fernando Henrique. Ou seja, saímos de um Presidente de Luxo para um Presidente de Lixo.
    O PT, com sua fome insaciável de poder ainda nos dará muitos motivos de vergonha, dor e lágrimas.
    Sob o seu comando o Brasil enriqueceu muito mais os já ricos, e está empobrecendo as classes médias.
    Enfim……………

  100. luipon

    -

    29/07/2009 às 12:10

    Não vi até hoje nenhum artigo mostrando o quanto desses recursos estão sendo utilizados pelos “beneficiados” na compra e consumo de drogas ilícitas.

  101. César A. Moreira

    -

    29/07/2009 às 12:09

    Lula está semeando a dependência do povo pelo Estado. Só que ninguém lembra, ou se faz de idiota, que se os que vieram antes dele, militares, Sarney, Collor e FHC, tivessem feito o que todos esperavam, ou seja, governar e fazer esse país evoluir, crescer e prosperar, o governo Lula sequer existiria. O PT estaria como sempre esteve, na oposição. A miséria transbordou nesse país dos anos sessenta até o novo século. O PT e Lula não teviram nada a ver com isso.

  102. indio guarani

    -

    29/07/2009 às 12:06

    Lullão quer o lugar de Jesus Cristo. Elle irá corrigir as imperfeições do mundo. Sem consciência de sua própria ignorância acha que pode resolver o problema fundamental de o homem querer provar da árvore do bem e do mal. Elle no lugar de Deus teria dado um cargo de diretoria a Adão no inferno e concedido uma licença para que Eva abrisse um puteiro no paraiso e elle próprio, o lullão, ficaria agarrado na cobra do hugo chávez comandando o espetáculo. Assim é que são as soluções do salvador da pátria e das criançinhas.

  103. Santeli

    -

    29/07/2009 às 11:46

    Reinaldo,
    a tirada da pedra viciante do crack e seu estrago a curto prazo foi bem apropriada.
    Mas o que faria outro governante no lugar do Lulla, diante do atual sistema político do nosso país?
    O regime atual propicia toda essa bandalheira, interessa ao político inescrupuloso ter uma pleiade de ovelhas isabelas em seu redio, ou vacas de presépio em seu curral.
    O PMDB que é um verdadeiro saco de gatos, manobra vergonhosamente seu maldito apoio em cambio de vantagens e benesses, tipos como sarney,barbalho, renan e cia ilimitada vicejam na lama, enriquecem, criam fortunas, se apoderam de ilhas, mansões,criam seus próprios feudos, ou capitanias hereditárias,e nós pagamos a conta, sempre.

  104. LIMA

    -

    29/07/2009 às 11:38

    REINALDO.
    COMO SABEMOS, MISÉRIA GERA MISÉRIA. MAS A MISÉRIA MORAL, ETICA, DE PRINCIPIOS SADIOS, DE EDUCAÇÃO, DE FAMILIA BEM CONSTITUIDA, DE REGIÃO GEOGRAFICA E OUTRAS MAIS, — GERAM UM APEDEUTA, QUE ADORA TUDO O QUE É DE RUIM E APOIA TODOS OS SAFADOS E CRIMINOSOS, SEJAM DO BRASIL OU DE OUTROS PAISES. ESSA MISÉRIA IMPREGNADA EM CERTAS PESSOAS PRECISA MORRER MIL VEZES, PARA PODER SER EXTERMINADA.

  105. Órfão Nuclear

    -

    29/07/2009 às 11:34

    Depois de ouvir o discurso de ontem do apedeuta, pude entender porque as estatais estão tão inchadas, e o motivo da diarréia com o dinheiro público, É Lombriga! Os vermes do PT estão à solta no intestino do serviço público do Brasil, por isso tanta cagada.
    Bob esponja, que tal mudar de profissão? Aproveita a cota para calangodecendente e entre na faculdade de medicina, pois seu diagnóstico foi certo. Só errou de paciente.

  106. Paulo Cardoso

    -

    29/07/2009 às 11:33

    Reinaldo, muito bem explanado a síntese do círculo vicioso. Aqui em Brasília essa ferramenta eleitoreira disfarçada de assistencialismo foi muito usada no governo de Joaquim Roriz, inclusive com o apoio de alguns veículos de comunicação, mais depois do fim do governo Joaquim Roriz o que se percebeu foi que poucas famílias assistidas na época deixarão de depender desses programas,quase a grande maioria dessas famílias continuam a depender de alguma forma de ações sociais do atual governo.Parabéns por sua observação política que muito nos vem contribuir para que desenvolvemos uma visão mais critica dos fatos e nos fazendo acreditar que o jornalismo tem de fato uma papel social que não se resume somente em notas que divulgue marca de bolsa.

  107. Cleio

    -

    29/07/2009 às 11:31

    Reinaldo, muito bem explanado a síntese do círculo vicioso. Aqui em Brasília essa ferramenta eleitoreira disfarçada de assistencialismo foi muito usada no governo de Joaquim Roriz, inclusive com o apoio de alguns veículos de comunicação, mais depois do fim do governo Joaquim Roriz o que se percebeu foi que poucas famílias assistidas na época por um desses programas continuam a depender de alguma forma de ações sociais do atual governo.Parabéns por sua observação política que muito nos vem contribuir para que desenvolvemos uma visão mais critica dos fatos e nos fazendo acreditar que o jornalismo tem de fato uma papel social que não se resume somente em notas que divulgue marca de bolsa.

  108. Pinheiro

    -

    29/07/2009 às 11:31

    Como diria Mainardi, o povo é alegre pisando no esgoto.

  109. Mei

    -

    29/07/2009 às 11:31

    Reinaldo
    É um país deprimente. É esse o “país do futuro”?? O viciado povo com o governo viciado são o exemplo da incompetencia e da ignorancia. Este período lulista entrará para a historia brasileira como a época da boçalidade e da imoralidade.

  110. sam

    -

    29/07/2009 às 11:30

    Ate quando o Brasil vai aguentar ?? 40% de imposto ja nao esta sendo suficiente pra pagar o gas do Evo, a energia do Lugo, da bolsa crack familia pros nordestinos…
    Pontos positivos do governo Lula : Lei de cotas onde os negros assinam embaixo que sao inferiores , amizades fraternais com Chavez, Fidel, Farc, Alamdinejad, Khadafi, Sudao…..

  111. Akhenathon

    -

    29/07/2009 às 11:29

    E dá-lhe bolsa: é o Bolsa Família para comprar voto, é Bolsa Ditadura para os apaniguados, Bolsa Juros para a Banca, Bolsa “Estudante” (sic) para os vagabundos da UNE, Bolsa Hermés fajuta para a Mãe do PAC… Já a classe média, que sustenta essa corja, não tem bolsa; só uma carteira que vive vazia.

  112. Mário Assef

    -

    29/07/2009 às 11:28

    Urgente ! Urgente ! Urgente !… Choque de CAPITALISMO JÁ… O resto é populismo e demagogia ” Bom, se for um choque de capitalismo igual ao que houve nos USA na era de Bush Jr … estamos ferrados !

  113. GG

    -

    29/07/2009 às 11:25

    Pra quem até a pouco chamava o programa de bolsa esmola já é um enorme progresso.

  114. BEÇAQUE

    -

    29/07/2009 às 11:24

    EU PENSO QUE O LULA SERIA AQUELE FILHO PRODIGO, QUE EM 2014 VAI CHEGAR E O POVO VAI FAZER FESTA. E TRISTE ISSO.

    AINDA FIQUEI OBSERVANDO QUE NO FILME CARLOTA JOAQUIM, APARECE UMA CENA EM QUE D. JOÃO VI DIZ: QUANDO NÃO SABEMOS O QUE FAZER, O MELHOR E NÃO FAZER NADA. ACHO QUE QUEM ACREDITA EM REENCARNAÇÃO, PODE ATE DIZER QUE O LULA SERIA A REENCARNAÇÃO DE D. JOÃO VI.

  115. Pinheiro

    -

    29/07/2009 às 11:23

    Mesmo aqueles que nunca votaram no PT nutriam uma certa admiração por este partido. Hoje tudo mudou. Perceberam que o PT é o lixo da história. Aqueles que ainda o defendem o fazem porque ou são corruptores ou são os corrompidos. Muitos deles tornaram-se zumbis, a exemplo de Dirceu, Mercadante, Genoíno, Delúbio, Martaxa, Benedita, etc… Suas idéias não representam mais nada. Quando lulla deixar a caneta da presidência (que compra quase tudo) será jogado no lixo da história. É questão de tempo.

  116. WEIMAR e CREMILDA disseram

    -

    29/07/2009 às 11:10

    Ué, tem outra Cremilda (9:28 am) por aqui, desacompanhada? Surpresa nossa!!!

    Cremilda e Weimar

  117. E Agora ???

    -

    29/07/2009 às 11:08

    O “ Bolsa Voto ”, uma esmola aos ignorantes para arrecadar votos, passa a ser o carro chefe dos tucanos no nordeste. Gritam agora “ Fomos nós que fizemos o Bolsa-Família ! Não foi o Lula ! “. Agora os tucanos querem virar o pai da criança. E por que isso? Em 2006 achavam que Lula ia sangrar até morrer. Quebraram a cara de novo, pois o Brasil está muito bem na fita. Então agora restou na última saída: “ Se não podemos combate-los, vamos nos juntar a eles “. Vão bater de novo na mentira de que é “ Tudo graças a FHC “, inclusive o Bolsa-Voto. E agora ? Como ficam os serristas e demos ? Ah,ah,ah, …

  118. Alexandre Carvalho

    -

    29/07/2009 às 11:08

    Veja isto:
    deu no correio braziliense
    Informante dos Sarney no grampo da PF

    Conversas telefônicas gravadas mostram que servidor cedido pelo Planalto ao presidente do Senado usava contatos na Polícia Federal para municiar grupo liderado pelo filho do peemedebista no Maranhão

    De Lúcio Vaz :

    Cedido pelo Palácio do Planalto ao senador José Sarney (PMDB-AP) na cota de funcionários de ex-presidentes, o agente de Polícia Federal Aluizio Guimarães Filho passava informações privilegiadas da PF ao grupo comandado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado.

    Conversas gravadas na Operação Boi Barrica mostram que o policial utilizou seus contatos na polícia para repassar os detalhes de uma diligência solicitada à Superintendência de São Paulo em julho do ano passado. Homem de confiança da família Sarney, Aluizio ocupa hoje o cargo de chefe da Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do governo de Roseana Sarney, no Maranhão.

    O inquérito da PF que resultou no indiciamento de Fernando Sarney e de integrantes do seu grupo mostra que, em pleno sábado, Aluizio teria colocado um policial dentro da superintendência para receber informações em tempo real. Cada detalhe era imediatamente repassado a Fernando, que tinha o telefone monitorado pela polícia.

    A diligência citada no relatório era o acompanhamento do investigado Marco Antônio Bogea na capital paulista. Preposto do grupo, Bogea deslocou-se de Brasília em 19 de julho daquele ano portando uma mala “em atitude bastante suspeita”. Assim que foi abordado por policiais federais na portaria de um prédio, já em São Paulo, Bogea acionou e mobilizou o grupo em questão de minutos.

    Fernando telefonou para Aluizio e perguntou o que estaria acontecendo. Eram 9h55. Aluizio informou logo que os policiais que abordaram Bogea não tinham mandado de prisão. Fernando disse que o seu comandado estava “entocado” no prédio, mas que poderia sair num carro.

    O policial aliado procurou tranquilizar o empresário: “A gente vai se falando. Eu não comento nada com seu pai (José Sarney), fique tranquilo”. Minutos depois, Aluizio informou que os policias paulistas estavam de campana num carro preto estacionado na porta do prédio. E acrescentou que já havia passado o número da placa do carro para um amigo verificar se era mesmo do Departamento de Polícia Federal.

    Após 20 minutos, em nova ligação, Aluizio informa: “Já bateu, já confirmou, é nosso o carro mesmo”. Quando falava em “nosso”, ele se referia à PF. Somente às 13h05 o policial infiltrado conseguiu uma informação mais precisa sobre o que estava ocorrendo: “É uma solicitação da Diretoria-Geral de Investigação de Crime Financeiro”.

    “Então, isso, Aluizinho(2), é comigo mesmo, né?”, perguntou Fernando. Aluizio disse que achava que não e informou que essa diretoria investigava “qualquer fato relacionado a dinheiro”. Fernando teve certeza de que era com ele mesmo: “A investigação em cima de mim é conduzida por esse pessoal”. Mas o policial informou o número do inquérito e reafirmou: “Não tem nada a ver com aquele assunto”. Assinnte do jornal leia mais em:Informante dos Sarney no grampo da PF

  119. Pasquale

    -

    29/07/2009 às 11:06

    Uma situação análoga à nossa é a do continente africano e dos vários programas internacionais de combate à miséria, especialmente da ajuda vinda dos EUA. Sem contar a grande parte dos benefícios que acabam em mãos de ditadores e de exércitos terroristas, a parte que beneficia populações apenas criou dependência sem desenvolvimento sustentável. Com uma diminuição das doações interncionais vindas de muitos brancos de olhos azuis, muitos países africanos foram incapazes de resistir aos verões secos, perdendo gado e lavouras inteiras já que não havia infra-estrutura. Assim, mais uma vez nosso sucesso político-econômico é comparável com aquele de alguns dos países mais miseráveis da Terra.

  120. Mário Fernando

    -

    29/07/2009 às 11:06

    Reinaldo,

    Luís Gonzaga e Zé Dantas diziam: “seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão/ pelo auxílio dos sulistas nessa seca do sertão/ mas doutor, uma esmola pra um homem que é são/ ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão/ dê auxílio ao nosso povo/ encha os rios de barragem/ dê comida a preço bom/ não esqueça a açudagem/ livre assim nós da esmola/ que no fim dessa estiagem/ lhe pagamo inté os juros/ sem gastar nossa coragem”.

    Abs, MF

  121. Rachel

    -

    29/07/2009 às 11:05

    O governo petista é a lombriga grande do Brasil.
    E VIVA SUCUPIRA!!!

  122. Leitor Assíduo

    -

    29/07/2009 às 11:03

    Caro Reinaldo
    Magnifica tua análise sob o título: Lula e a Poesia da Miséria. Retrata com fidelidade a escória que está governando este País, semeando a miséria moral e ética com falsas promessas, sustentadas por propaganda masssacrante, sustentada com recursos públicos que poderiam ser investidos numa qualidade de vida melhor para o povo brasileiro.

  123. JP

    -

    29/07/2009 às 10:59

    Por tudo isso é que eu estou profundamente arrependido de ter esses anos todos sempre votado para Lula. Mas é aquela tal história: quer conhecer as pessoas dê poderes a elas. Nunca mais na minha existência votarei novamente em Lula ou em qualquer candidato apoiado por ele. Sou maranhense e conheço a realidade do nosso estado. Fico deprimido ao ver Lula carregando a bata do senhor Sarney… que Vergonha….

  124. regis

    -

    29/07/2009 às 10:46

    Esplêndida síntese do círculo vicioso: os coroneis geram miséria e o governo combate-a com doações politicamente sustentadas pelos coronéis. Felicito-o por mais esta genial sacada.

  125. Flores do Mal

    -

    29/07/2009 às 10:45

    Você bem sabe que a esquerda brasileira precisa da miséria, Reinaldo. Se não houvesse os miseráveis, sua chegada ao poder seria muito mais problemática. Os votos dos remelentos, das mafaldinhas e de meia dúzia de vagabundos de boina vermelha e facão na cintura não seriam suficientes. O Molusco ama a miséria, embora não tenha, é claro, nenhuma intenção de a ela regressar. Mas seguramente considera essencial que ela esteja sempre aí. Basta observar o prazer que sente em discursar para platéias desqualificadas. Ali ele está “entre os seus”…

  126. Marisa Coan

    -

    29/07/2009 às 10:41

    Caro Reinaldo.Mais um texto excelente que retrata muito bem o que vem a ser o apedeutismo lullático.
    Bolsas disto e daquilo comprando votos de pessoas sem condições de avaliar que toda esta ajuda só tem objetivo de comprar votos e manter a máquina petista no poder,justamente como fazem,fizeram e continuam a fazer os coronéis.

  127. Vendrame

    -

    29/07/2009 às 10:40

    Vivaaa o Odoricoooo!

  128. Nélito Freire

    -

    29/07/2009 às 10:39

    Assistencialismo e distribuição de rendas viraram sinônimos agora?

  129. Flavio

    -

    29/07/2009 às 10:38

    Reinaldo,
    não teria nada a contrapor a seus argumentos não fosse um detalhe político pragmático: hoje, Lula depende de Sarney e do que “há de pior na política brasileira” por conta da governabilidade (deixemos momentaneamente de lado alguns outros juízos ideológicos, ainda que pertinentes); ontem, FHC foi refém dos mesmos personagens por idêntico motivo; amanhã, será a vez de Serra ou de Dilma. Como sairemos dessa sinuca de bico?

  130. jorge

    -

    29/07/2009 às 10:38

    Reinaldo, voce acertou na mosca ! O programa bolsa família do FHC era torpedeado pelo lula e asceclas, mas na era deles é transferência de renda !! Belo ! se os politicos oposicionistas guardarem esse farto materila, não vai falta munição para atacar o petismo nas proximas eleições.

  131. Julia

    -

    29/07/2009 às 10:37

    Brilhante Rei…o texto do Lulla é de um patriarca e populista do terceiro mundo…num país onde falta responsabilidade das mais diversas o Lulla está sempre pronto para ocupar algum espaço… a Isabela precisa de pais que tenham trabalho e possibilidades de futuro… quem é o Lulla para se comparar com pais e mães, o seu exemplo nos constrange todo o dia…o seu filho que é hoje um fazendeiro trapalhão no norte do Pará é o exemplo perfeito do cidadão que nós não precisamos…

  132. nilza

    -

    29/07/2009 às 10:36

    Reinaldo, se todos fossem iguais a voce! Como precisamos de jornalistas lúcidos, coerentes e bem informados como vc. nesse País de “meu Deus”. Leio seu blog diariamente e me encanta seus comentários .Assino em baixo. Este governo é mesmo de dar náuseas .Uma organizãção criminosa que assumiu o Poder para saquear o Estado. |E comprar a gente pobre el ignorante com o bolsa-esmola contribuindo para formar uma geração de miseráveis.

  133. arqueleu

    -

    29/07/2009 às 10:35

    Caro Sr. Reinaldo, você traça um perfil tão nítido desse governo (ou seria desgoverno?) que não deixa margem para comentários. Concordo em gênero, número e grau com tudo que o Sr. comenta a respeito desse “trabalhador” que atende pelo nome de Lula. É Sr. Reinaldo, dizem que cada povo tem o governo que merece, merecemos mesmo o nosso??? Ave Maria!

  134. daniel

    -

    29/07/2009 às 10:34

    Reinaldo,

    Mais uma para os “economistas”: o Bolsa-Família dá dinheiro para as famílias gastarem. Aumentando o consumo e mantendo a produção a mesma, não se cria inflação-demanda? De maneira mais teórica, a riqueza no Nordeste continua a mesma, só que a quantidade de dinheiro para comprá-la aumentou, logo a disputa por essa riqueza se torna mais acirrada e os preços aumentam.

    Nâo seria o Lula, assim, um “inflacionista”?

  135. Anonimoó

    -

    29/07/2009 às 10:32

    Uma versão da mesma história, agora em nível superior:

    UNIVERSIDADES FEDERAIS QUEREM AUMENTO DE 42% NO ORÇAMENTO
    Andifes negocia incremento no orçamento de 2010. Assistência estudantil está entre as prioridades
    Joana Wightman РDa Secretaria de Comunica̤̣o da UnB
    [...]
    Um dos principais pleitos da entidade é dobrar a verba da assistência estudantil de R$ 200 milhõees para R$ 400 milhões. Temos necessidade de aumentar as políticas de permanência na universidade como moradias estudantis, bolsas e restaurantes universitários defende o presidente da Andifes, Alan Barbiero, reitor da Universidade Federal de Tocantins.
    [--]-
    http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=2044#

    A UFPA sempre precisou de tudo isso, e precisa mais ainda depois que gastaram milhões de recurso extra mandado pelo MEC com isso:
    http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=3025

  136. pele

    -

    29/07/2009 às 10:31

    enquanto tivermos pessoas pobres, analfabetos e essa justiça de merda,sempre teremos politicos como sarney,renan,lula,jader e outros.e um atraso.vale lembrar que a maior parte dos noticiarios de politicos corupçao o do norte e nordeste,onde estao as regioes mas miseraveis do brasil em todos os aspecto.

  137. João Batista

    -

    29/07/2009 às 10:27

    Se o governo deixasse de suprir a barriga dos necessitados com arroz e feijão, e lhes dessem dignidade, supriria bem mais sua auto-estima e sua razão de viver, por se sentirem útil e exemplares aos seus famintos filhos. Pena que por mais que se fale, cansamos de cobrar desses nojentos políticos, principalmente deputados, prefeitos e vereadores em especial das regiões mais pobres, que esses salafrários roubam de tudo, inclusive suas esperanças, a ponto de não chegar sequer um litro de água em suas míseras cabanas. Enquanto os imbecís se logram com inúmeros poços artesianos em suas propriedades. Exemplo maior é a canalhice e roubo desavergonhado do clã SARNEY no miserável estado do Maranhão.

  138. Eloá Amendola

    -

    29/07/2009 às 10:26

    Sabem o que me irrita? É que o povo vai eleger a Dilma!!
    Esses nove estados citados têm maior população e o voto deles é igualzinho o nosso.

    Poxa… tenho 24 anos e fico pensando se um dia na minha vida chegarei a ver o Brasil sem políticos desonestos, ladrões e sem caráter.

    Obrigada pela ótima leitura Reinaldo que proporcionou a mim.

  139. Encravado

    -

    29/07/2009 às 10:20

    Um dos melhores posts, Tio.
    Só acrescentaria que a corrupção (agora “oficializada”), em seus desvios mais torpes, mata milhares de Isabelas a cada ano…
    Trata-se de um crime hediondo em massa!
    É preciso denunciar isso ao povo…
    Desenhar, se preciso!
    Se essa ficha cair… cai todo mundo.

  140. Marcos Vinícius

    -

    29/07/2009 às 10:18

    Vendo todos esses comentários, percebi que é muito cômodo fazer críticas, mas tudo isso é resultado e reflexo de todos os votos que ja colocamos nas urnas desde o início do parlamento em nosso país. Esse é um problemas crônico e que até agora não teve quem mudasse, e nem terá, tão cedo, porque enquanto eles regirem nossas leis, isso não deverá mudar, pq jamais legisarão em causas que não sejam próprias. Veja aí a roforma política que nunca sai, pq há proposta de leis que desfavorece a maioria, e isso não é de interesse da maioria dos políticos…

  141. POESIA DA MISÉRIA, COISA DE LULA!

    -

    29/07/2009 às 10:17

    O perigo do mau gosto é sua tradução financeira com fins políticos, e daí para uma “bolsa-lombriga” não custa nadinha, principalmente depois de termos visto a “bolsa-Itaipu”, rematado exemplo do absurdo!!!

  142. Lemon

    -

    29/07/2009 às 10:17

    Sem contar que há vários Haití por aqui, seja do ponto de vista da miséria, seja da violência ou da falta de Estado responsável que cuide de suprir a população prioritàriamente com educação, saúde e segurança.
    Abs.

  143. Flavio Guarniero

    -

    29/07/2009 às 10:11

    Urgente!Urgente!Urgente!…Choque de CAPITLISMO JÁ…O resto é populismo e demagogia.

  144. ROBERTO

    -

    29/07/2009 às 10:10

    bom gosto do presidente lula mais só não gosto dos politicos corruptos que nesse governo lula creceu de mais,

  145. Pedro Erik

    -

    29/07/2009 às 10:05

    Caro Reinaldo,

    Lula é o atraso do Brasil personificado. Todo o coronelismo, o populismo e a miséria de pensamento estão nas veias do Lula.

    Abraço,
    Pedro

  146. Isso é Justo Continuação

    -

    29/07/2009 às 10:05

    para o pobres conforme o tal programa de “transferencia de renda” dos petralhas. Nesse processo de tirar de um para DOAR para outro, matematicamente, não houve crescimento da economia, não houve aumento de riqueza. Mas o q esses ftp estão fazendo para q exista realmente aumento de riqueza neste país? Onde estão as reformas tão necessárias e urgentes q necessitamos para q possamos crescer, para q os pobres tenham realmente acesso ao ensino, à saúde, ao emprego e à cidadania? Esse POPULISMO barato e grotesco do Ogro de Garanhuns visa apenas o voto na Dilma e no PT. Estão usando nossa miséria para se perpetuarem no poder. Essa tal “transferência” é propaganda enganosa safada e cretina.

  147. Claudio F.

    -

    29/07/2009 às 10:05

    Reinaldo essa turma não tem vergonha na cara ! : “ Os tucanos pretendem defender a principal marca social do governo Lula, em seminário hoje, na Paraíba. A defesa da manutenção e até da expansão do Bolsa-Família será a linha principal do encontro, do qual participarão governadores e prefeitos tucanos, além de lideranças do DEM. Além da manutenção do programa, uma das linhas de discussão será a defesa do crescimento econômico e do emprego como fatores que mais beneficiaram os favorecidos pelo programa “. Então vamos deixar de bater em Lula e ser mais imparciais. Quem criou o programa foram os tucanos e demos e vão mante-lo e ampliá-lo caso ganhem as eleições.

  148. Rogério

    -

    29/07/2009 às 9:56

    Caro Reinaldo

    Também não acho ideal os chamados programas de transferência de renda, afinal para esta ser sustentável há que se fornecer bases para que esta ocorra dentro dos mecanismos economicos. No entanto essas bases apenas serão criadas com a efervescencia economica necessária na região, o governo pode fazer a sua parte investindo em infra estrutura etc mas não pode investir diretamente sem incorrer em retrocesso estatizante. Mas eu me pergunto, o que fazer com os miseráveis que ainda abundam nessas regiões? Esperamos que a iniciativa privada tenha boa vontade ou consciência social para minimizar o grave problema social?

  149. Roberto J. Coelho

    -

    29/07/2009 às 9:54

    Bom dia a todos. Sempre estudei muito. Desde o ensino fundamental. Infelizmente não sou um gênio. Então não consegui eliminar mais de trinta concorrentes e não entrei em uma faculdade Federal. Meu sonho era a USP, mas não consegui. Hoje estou no 2o ano de Medicina. Meu pai, que também é médico, paga minha mensalidade, obviamente. Preço ? R$ 2.800,00 por mês. Ou seja, fosse eu um rapaz estudioso e esforçado, porém não o bastante pra entrar em uma federal e fosse também pobre, como a Isabela, jamais seria médico na vida. Os programas sociais são muito importantes para dar chance aqueles que querem evoluir na vida, porém não tem ninguém para bancar financeiramente. Muito obrigado.

  150. Gaucho

    -

    29/07/2009 às 9:53

    ô povo sofrido! se nao sao as desgraceiras dos coroneis,foi a direita que também nao tratou esse povo como deveria(tem sua grande culpa), e agora é esse filho do cão chamado lula que faz pior que esses dois.

  151. Filipe

    -

    29/07/2009 às 9:52

    Qualquer um sabe que o bolsa família está se tornando uma bola-de-neve-tamanho-família. Alguém vai ter que parar essa bola de neve, em algum momento. Com certeza não será o PT e nem o PMDB, que tudo fazem para se manter no poder. Se for outro, com certeza vai se tornar impopular com qualquer redução que se venha à fazer no gasto com o bolsa família. Então, para o presidente Mula, aumentar esse valor, só traz benefícios.

  152. Gustavo

    -

    29/07/2009 às 9:51

    Excelente!
    A simbiose da miséria. Mas nesse tabuleiro tbm existe as estatais e seu dinheiro fácil. Lula é o encantador dos pobres de renda e pobres de espírito. Há o blosa família assim como há o bolsa picareta.

  153. Isso é Justo?

    -

    29/07/2009 às 9:51

    Tenho duas filhas que trabalham na área de saúde. São assalariadas e tem carteira assinada. Quando chega o fim do mes, seus salários já vem com o desconto do imposto de renda retido na fonte. Parte dssa parcela mensal descontada do salário das minhas filhas é DOADA

  154. Anonimoó

    -

    29/07/2009 às 9:47

    Sabe daquela petralhice de que o Brasil não depende de empréstimo o exterior, menos ainda governo petista e que agora é até emprestador?

    Banco Mundial empresta US$ 30 mi para combate à pobreza na Bahia
    Ter, 28 de Julho de 2009 21:01
    da France Presse, em Washington

    http://www.direitoshumanos.etc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3257:banco-mundial-empresta-us-30-mi-para-combate-a-pobreza-na-bahia&catid=24:pobre&Itemid=168

  155. Anonimoó

    -

    29/07/2009 às 9:45

    Na concepçãp petista a menor come a maior. Essa sucidar-se-ia para que a menor sobreviva

  156. roby

    -

    29/07/2009 às 9:42

    Existe caso mais evidente — e escandaloso — de círculo vicioso? O que faz a canalha “progressista” é assegurar a existência de dependentes para continuar a administrar essa vinculação abjeta.
    Constituirá apenas coincidência ser exatamente nos grotões mais desprovidos de educação e cultura (regiões Norte e Nordeste) que essa estrovenga apresente os melhores resultados eleitorais?
    Quanto a Isabela, a musa do paternalismo lulo-petista, haverá emprego para ela quando terminar o seu curso? Terá uma boquinha reservada em alguma estatal? Vamos deixar que o próximo governo cuide disso? Não interessa como argumento de palanque?
    Lula continua repugnante como sempre.

  157. Rafael Salvi

    -

    29/07/2009 às 9:33

    É a aquela velha história, a miséria não sustenta a democracia e sim a ditadura.

  158. Cremilda

    -

    29/07/2009 às 9:28

    A LOMBRIGA MENOR COME A MAIOR??????????UÉ, NÃO É O CONTRÁRIO??????

  159. Ataíde

    -

    29/07/2009 às 9:23

    Desconfio que parcela da classe média que vota Lula (foi ela quem o trouxe à luz,), é por um complexo de culpa e “pão durismo” (por aqui, quem vira patrão é chamado de pão duro). Hoje (vide São Paulo, onde já há o necessário desmame de lulismo) essa classe média já arrepende. Voltando ao ponto, essa parcela da classe média adubou o lulismo porque tem horror a “socorrer” os que não conseguem prosperar. Calcularam o mais fácil: Com eles (PT e estado inchado), meu imposto despistará a pobreza, e eu vou pra praia mais cedo e tranquilo. Isto em detrimento do pensamento certo: Cresço, prospero, gero cada vez mais empregos, e o estado (então mínimo; sem PT) terá pouca pobreza pra socorrer… SIFU.

  160. Pinheiro

    -

    29/07/2009 às 9:23

    É a ciranda da pobreza, todos rodam para manter tudo como está. Antigamente o ato criminoso era fornecer dentadura para o eleitor. Hoje o sujeito continua banguela, mas com alguns reais no bolso.

  161. Pantaneiro

    -

    29/07/2009 às 9:18

    Poesia, Titio, chinfrim, de mau gosto e que se alimenta da miséria alheia. Eu já disse num post aqui que Lulla é um abutre que se alimenta da miséria dos outros para que possa viver politicamente. Tire as Isabelas de Lulla e ele morrerá de fome politicamente. O Brasil do atraso é a cara desse vampiro de Garanhuns. Pobre, feio, atrasado, miserável e lombriguento. Lulla é a nossa lombriga política. É a esquistossomose educacional do Nordeste que ainda não encontrou o vermífugo necessário para morrer azinha de fome e de abandono. Enquanto essas solitárias políticas habitarem no organismo político brasileiro seremos sempre a síntese do atraso.

  162. Ubiratan Olivério

    -

    29/07/2009 às 9:14

    Será que só eu me lembro que durante o debate com o Serra o Lula chamou o “programa de transferência de renda” que atendia pelo nome de bolsa-escola de esmola?

  163. v.b.p.f.

    -

    29/07/2009 às 9:12

    Transferencia de renda versus Transferencia de voto. Querido Reinaldo, eu espero não desanimar e tentar todos os dias me vitaminar, mas tem uma coisa. Sou um homem comum e todos os dias estou em contato com o “grande povo”, observo-o bastante. Cara, o pessoal tá piorando (ou melhorando, pra êles(politicos)), o fato é que existe um emburrecimento estimulado , uma conjunção de fatos, e parece que o pessoal quer é isso mesmo, agredir com a burrice e ser agrdedido pela mesma. Acho que existe um acordo tácito, meio Freudiano. Me bate que eu gosto, depois deixa eu bater um pouquinho. Solução? O velhaco ensinou, “paciencia…” Deixa pra lá e UFA!

  164. BETHS

    -

    29/07/2009 às 9:12

    A minha grande dúvida é: por qual razão, para mim, obscura, não aparece um, UM ÚNICO QUE SEJA, deputado, senador, governador, um político qualquer, para gritar isso aos sete ventos? Ninguém, absolutamente ninguém, vai a público explicar tintim por tintim ao povão como funciona essa armadilha maldita e eterna. Isso deveria fazer parte dos programas de TV do horário eleitoral obrigatório dos poucos partidos ditos de oposição, se de oposição fossem.

  165. Ségolène

    -

    29/07/2009 às 9:06

    Nos governos anteriores, o PT chamava isso de clientelismo.

  166. Eduardo Henrique

    -

    29/07/2009 às 9:03

    Perfeito Reinaldo.

    Quantas bolsas família ele já deu nos escândalos que o PT se meteu com seu projeto de poder?

    Quantas bolsas famílias ele já deu ajudando o seu conchavo na América Latina?

    E o pior é a utilização desse povo humilde como massa de manobra. Esse sapo barbudo me dá nojo.

    EM TEMPO, SOU DO NORDESTE.

  167. Teo

    -

    29/07/2009 às 8:52

    Grande Reinaldo,

    Sinceramente eu gostaria de ter a sua inteligência!!

  168. André Luiz

    -

    29/07/2009 às 8:51

    Caro Reinaldo,
    Infelizmente vivemos num círculo vicioso onde os políticos mau caráter não vivem sem os miseráveis e analfabetos e vice-versa.
    Somente viveremos livres destes tipos de ‘representantes’ quando aprendermos a votar.
    Te peço que dê maior atenção ao problema da educação, pois em minha opinião, tudo termina e começa na educação.
    Somos um povo que ainda não sabemos votar, não temos o discernimento para escolher quem deve nos representar e mesmo depois de comprovadamente certos políticos se mostrarem no mínimo com um comportamento indigno do cargo para o qual foi eleito, mesmo assim nós, analfabetos políticos, o reelegemos.
    Na maioria das vezes nem sabemos para quem vai o nosso voto.

  169. Metralha o petralha

    -

    29/07/2009 às 8:47

    Só mesmo Lula para superar uma bobagem com outra maior ainda. Na linguagem popular, não se diz que é a lombriga maior que quer comer a menor? Pois ele inverteu.

    Talvez o PT esteja enxergando os fenômenos abdominais sob a ótica da luta de classes e do politicamente correto. Sei lá…

  170. Jeônimo

    -

    29/07/2009 às 8:44

    “O governo está dando o peixe em vez de ensinar a pescar”

    Quando há personagem em ação, temos uma alegoria ou parábola,não simplesmente metáfora. Deixa esse anão subir no ombro de um gigante:

    “Ó nau, novas ondas te impelirão para o mar. Oh! Que fazes? Conserva-te firme no porto”

  171. Ataíde

    -

    29/07/2009 às 8:42

    O lulismo precisa manter a pobreza e a ignorância. Pra poder prosperar – um círculo vicioso. O prato de sopa sempre, e de graça (e uma cachacinha subsidiada pra quem gosta). Mas nada de empregos e crescimento real. Basta uma sigla ligeira pra despistar (PAC). É coisa da esquerda a promessa que não se cumpre, e a tentativa de nivelar por baixo. Todo mundo igual. Todo mundo andando em carroças iguais; é o que querem. E, claro, os “pais” e “mães” (e alguns auxiliares importantes) do poder, poderão andar com melhores e mais caros veículos, e tomar os melhores vinhos. O esquerdismo é ciníco, e por aqui, Lula é o representante maior.

  172. Cris

    -

    29/07/2009 às 8:41

    Rei

    Já comentei aqui e em outros lugares:o IBGE diz que são 21 milhões de cidadãos economicamente ativos. É gente trabalhando, gerando renda.
    Mas…são 45 milhões de pessoas dependentes do Bolsa Familia (mais ou menos 12 milhões de familias). Caramba! Tem algo muito errado com um país assim! Ou não?
    Pergunto-me: ufanam-se de quê?!

  173. Paulo

    -

    29/07/2009 às 8:41

    Lula e sua quadrilha não conseguem esconder a farsa deste programa assistencialista chamado bolsa família, que não passa de uma descarada compra de votos a longo prazo.

  174. Rods

    -

    29/07/2009 às 8:40

    REI.

    OS TRECHOS (PEQUENINOS CLARO!) DE MAIS ESTE SHOW DE DISPARATES, REPRODUZINDOS PELAS RÁDIOS, DÃO CONTA DE UM POSSUÍDO FALANDO. O APEDEUTA PARECE QUE TOMADO POR UMA COISA RUIM.

    É NAS MÃOS DISTO QUE O BRASIL ESTÁ E EU SEMPRE DIGO E REPITO, PODEM OS MAIORES DESPAUTÉRIOS OCORRER NO PAÍS QUE O APEDEUTA DE GARANHÚNS VEM COM MAIS UM DOS SEUS MISERÁVEIS DISCURSOS E PAUTA A IMPRENSA COM OS SUPOSTOS GRANDES FEITOS DO GOVERNO.

    TRISTE DESTINO O NOSSO.

    Rods

  175. BENITO VILLARIM

    -

    29/07/2009 às 8:33

    Isabela nao precisa de Bolsa Familia, aliás eu nordestino tenho vergonha por existir esse tipo de programas.
    Programas para melhorar a renda do nordeste deveria ser feito sim, eu defendo ( Um cambio diferente para o nordeste), as implementações de Zeps de imediato), por exemplo.
    O Nordeste hoje é apenas um grande mercado consumidor de produtos industrializados do sudeste.
    Depois que o poder politico do brasil deixou a cana do açucar e foi para o cafe… o nordeste perdeu a força politica.A Sudene cumpriu seu papel principal com o 34/18 beneficiando São Paulo.
    Por isso, bolsa familia é mais que vergonha, é um ultraje ao tanto que contribuimos ao Brasil.

  176. cezac de bernô

    -

    29/07/2009 às 8:32

    EMOLDURÁVEL.

    EMOLDUREI!

  177. carlos amendola

    -

    29/07/2009 às 8:29

    Lula usa o nordeste para falar bobagens e a imprensa se cala.

  178. Nicão

    -

    29/07/2009 às 8:23

    Pra variar, somos um caso único na face da terra: Um partido elege uma anta pra fazer campanha polítca, em palanque e na cadeira presiencial, durante dois mandatos. Os ministros e agregados, trabalham exclusivamene para a próxima eleição, recolhendo dinheiro público e “comprando” votos com obras e programas “sociais. Isso ecandalosamente, escrachadamente, debochadamente, publicamente.
    Entendem por que eu digo que não passamos de um bando de idiotas?

  179. Vicente

    -

    29/07/2009 às 8:18

    Garanto que Lula ja deu mais dinheiro para Paraguai, Bolivia,Equa-
    dor,Haiti, africa, Cuba e pelo mundo afora que pelas Isabelas.
    “Construir vida independente”? Coloque esse dinheiro na mão de
    Lula para ver se ele consegue fazer o que com o bolsa miséria;ele
    não conseguiu viver nem com salário minimo qto mais alguem ter
    uma “vida independente” com bolsa miséria.

  180. Júnior

    -

    29/07/2009 às 8:00

    Gde Rei,

    O FHC não se aliou aos Renans e Sarneys da vida? Eu não quero minimizar essa inclinação do nosso apedeuta para o crime, mas não são as alianças, pelo menos na nossa política, que definem a qualidade do governo. Concordo com você quando diz que FHC contribuiu para o aperfeiçoamento das instituições. Mas, como Lula, ele fez alianças com o que há de mais atrasado na nossa política.

  181. Brasileiro Honrado

    -

    29/07/2009 às 7:54

    Prezado Reinaldo

    Ele deveria ter vergonha de falar com os pulmões cheios que”aumentou o bolsa…”, pois se realmente cresceu o nº de beneficiários, para os que realmente precisam(sabemos que não é assim), é porque o nº de desempregados e/ou no caso de petistas, vagabundos cresceu, proporcionalmente ou não.

    O que importa ao meu ver prezado Reinaldo é a minha preocupação no futuro. Temo que no horizonte esteja depontando uma realidade. Ou todos nós teremos que nos filiar ao partidão para não morrrermos de fome, pois em tese o Brasil passaria a chamar-se PT, ou teremos que desistir e ir embora daqui. Temo pelo meus filhos ainda pequenos.

    Que Brasil restará….Para mim deve haver uma sa

  182. Rinadla Araújo

    -

    29/07/2009 às 7:47

    Reinaldo,

    Sou moderado na crítica. Mas é surpreendente ver um homem da estatura moral – assim o via – como o Deputado José Múcio, meu conterrânmeo e hoje Ministro, se submeter, se envergar, em defesa do indefensável para atender a interesses pouco éticos e corporativos. Com o aval e ordem do ilustre presidente.

    A política, entendo, é de grande importância para qualquer país. É um pilar da democracia. Mas a nossa classe dita política, sem exceção, está jogando tudo num mar de lama. É tudo muito lamentável. Não excluo ninguém nem nenhum partido meu caro Reinaldo. São todos iguais na essência. Infelizmente.

    Meus respeitos

    Rinadla Araújo
    Recife-

  183. Bobby

    -

    29/07/2009 às 7:29

    Um post excelente!

    Reinaldo -

    Por várias razões esse post TEM que ser inserido em seu próximo livro. Será no futuro um valioso documento histórico.
    E há um ponto que – na minha opinião – precisa ser considerado. Esse post convinha ser divulgado logo entre TODOS os bispos brasileiros, para que eles abram os olhos enquanto é tempo. Afinal, eles são os pastores.
    Calorosos parabéns!

    Um cordial abraço -

    Bobby

  184. naldig

    -

    29/07/2009 às 7:18

    O círculo da desgraça! É a miséria gerando monstros que geram os miseráveis.

  185. MOZAN0

    -

    29/07/2009 às 7:10

    Rei

    O poeta Apedeuta sabe o que faz.

    O Bolsa–miséria é somente a manutenção do curral eleitoral, garante no mínimo algo em torno de 15 a 20 milhões de votos cativos.
    A PeTralhada descobriu como chegar ao bolivarismo sem ter que fazer a famosa “consulta popular”, agora em risco graças ao Zétralha. Se ninguém barrar a corja, eles nunca sairão do poder.
    Que Deus tenha piedade de “nóis”.

  186. Carlos Rocha

    -

    29/07/2009 às 7:05

    Caro Rei.
    O que é mais hediondo nessa história de distribuição de renda é o que vi em loco, ao viajar a serviço por diversas cidades do interior do Piauí e Ceará, uma massa humana de desocupados vivendo às custas da esmola que o governo lhes dá, mas que lhes é suficiente para comprar a cachacinha, o cigarro e a farinha. Ao ver aquilo o que me vinha à mente era a música de Gonzagão: “A esmola para o homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão…”.
    Mantenha a luta contra esse estado de coisas, vc que é o último obstáculo na imprensa a esse estado de coisas. Espero que em breve seja um marco inicial para a retomada da vergonha na cara para o povo brasileiro.

  187. Heder Melo

    -

    29/07/2009 às 7:03

    Ainda falta analisar a palavrea “predestinada” na mitologia lulista. Era o destino dela fracassar, triturada por atavismos econômicos raciais e políticos.
    De repente, fez-se luz. à maneira de Deus em Michelângelo, Lula vem, estende a mão, faltante um dedo, e lhe dá um cartão. Tudo muda, agora a primavera pode chegar. As plantas voltam a nascer, o sol respira aliviado: não se apagará.

    Essa oposição perversa não vê que o reino do amor chegou? Realmente não deveria existir.

  188. P Faustini

    -

    29/07/2009 às 6:59

    Lulla fêz do Brasil um imenso nordeste, o clientelismo mais canalha que existia nos grotões foi estendido à todo território nacional e isto vai custar caro.

  189. José (Europa)

    -

    29/07/2009 às 6:55

    Tio Rei, o que me incomoda mais na inteligência asinina e ligeira dos petistas é que aquilo que era ILEGAL, IMORAL, ERRADO, DEFEITO, etc, no governo FHC (por que eu não tenho simpatia, e fui oposição) não o é no governo Lula. O que mudou, afinal: o discurso petista de antes (que hoje vemos que era falso) ou a percepção da realidade?

  190. luiz Vicente

    -

    29/07/2009 às 6:27

    É realmente um programa escravocrata. Tem toda razão, Reinaldo.

    Moro no Maranhão onde o apedeuta tinha até então 80% de votos, afetados substancialmente pelo apoio e conchavos que vem fazendo com a Oligarquia Sarney, por todos reconhecida como a causa do atraso e das desgraças do povo daqui.

    Realmente, o Sarney é o Rei do Nepotismo e ensina com maestria para o povo de que lado a corda arrebenta, daí a submissão cega, já que ninguém é de ferro.

    No entanto, pelo voto descobriram como se livrar desse despota e não se intimidaram com o golpe feito no tapetão que reconduziu a dodoca à governança.

    E lá vem ela fazendo lançamentos de placas de obras ou, quando feita a obra, desmorona rápido.

  191. Fausto Marino

    -

    29/07/2009 às 6:23

    Pela enésima vez, uma poesia que o sinistro patrus ananás, o metido a santarrão, deve conhecer: seu dotô uma esmola / a um pobre que é são / ou lhe mata de vergonha / ou vicia o cidadão.

    Espero ainda ver o dia em que o povo não aceitará mais as migalhas que lhes jogam tipinhos como lullalau, dilmente, renan e sai!ney e resolverá ser senhor de seus destinos.

  192. Norma

    -

    29/07/2009 às 5:58

    Mercandante, Genuíno e outros petistas conhecidos começam a se colocar contra certas preferências do Lula porque? P/emplacar em 2010 a candidatura dela. Vão fritar o Lula.Só armação, tudo premeditado.É aguardar p/ver.Acabo de ler no Terra que o sr Cháves anuncia acordo para refinaria bilateral em PE. Desde qdo. ele é autoridade aqui, para anunciar alguma coisa? Não seriam as autoridades brasileiras que deveriam anunciar?á assim é?
    Menino, é o vice, hein?Não larga o filé mesmo sem condições físicas. Que coisa!Contrariem os interesses da turma do barulho….viu no que deu tentar processar o homem do castelo?Esculhambação geral contra o Senado.Eles não brincam em serviço não.É um banquete.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados