Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Lula desafia as instituições e provoca: alguém tem “coragem” de mexer com ele?

Depoimento de ex-presidente à Polícia Federal revela o homem que se considera acima das leis. Ah, sim: ele é do tipo que põe a mãe no meio

Por: Reinaldo Azevedo

O depoimento de Lula à Polícia Federal, vindo a público nesta segunda, é uma das coisas mais grotescas de que se teve notícia nos últimos tempos. E notem: estou entre aqueles que criticaram a tal condução coercitiva. Isso não quer dizer que não se tenha assistido a um espetáculo de arrogância, bufonaria e malcriação.

Não tem jeito! Lula se considera acima das vicissitudes humanas. De tanto que lhe falaram que é Deus, ele acabou acreditando. Destaque-se de saída a sua afirmação, como se isso fosse do interesse da Polícia Federal, de que será, sim, candidato em 2018. E desafiou: quer saber se alguém terá “coragem” de torná-lo inelegível.

A construção é emblemática. Observem que, para Lula, no que lhe diz respeito, elegibilidade ou inelegibilidade não são matéria de lei, mas de “coragem”. Vale dizer: ele está acima das instituições. E ponto.

Lula anda arrogante. Disse ter desistido do imóvel em Guarujá porque o achou pequeno. Segundo o chefão, um apartamento de 215 metros quadrados é um “tríplex Minha Casa Minha Vida”. Só para informação: as casas do programa passaram de 35 m² para 39,6 m², e os apartamentos, de 42 m² para 45,5 m². A área que o Poderoso trata com tanto menoscabo corresponde a 5,4 casas e 4,7 apartamentos do programa, do qual, visivelmente, faz pouco caso.

E sobre o sítio de Atibaia? Ele nãos sabe de nada. E sobre as nomeações da Petrobras? Ele não sabe de nada. E sobre a propina cobrada por João Vaccari Neto? Ele não sabe de nada e, na verdade, não acredita que este “grande dirigente sindical” tenha feito coisas erradas. E onde ficam os pertences que ele levou de Brasília? Ele não sabe de nada. E os repasses das empreiteiras para o Instituto Lula? Ele não sabe de nada. Deve ter sido coisa de algum assessor. E os pagamentos do seu instituto, que recebia dinheiro de empreiteiras, para empresas dos filhos? Ele não sabe de nada, é claro!

A única coisa de que Lula demonstrou ciência foi o valor das suas supostas palestras, pagas por empreiteiras: US$ 200 mil. Segundo ele, é o que cobra Bill Clinton. Fiquei com a impressão de que ele acha que a gente deveria se orgulhar dessa equiparação. A única coisa estranha é que inexistem registros desses eventos. Deles, sobrou apenas o dinheiro pago pelas empreiteiras.

Lula ficou indignado muitas vezes. Perguntou por que o promotor do Ministério Público de São Paulo, em vez de chamar a Marisa Letícia para depor, não chama a própria mãe ou a mulher… Lula é do tipo que põe a mãe no meio.

E pronto! E essa foi a síntese do depoimento desse gigante moral. É puro como as flores.

Mas quer saber se alguém tem “coragem” de bulir com ele.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Korubus

    Reinaldo, como se intitular o melhor presidente do Brasil, se o tal de “LULADRÃO” jamais, sabia de nada, não indicava ninguém, nunca recebia ninguém, não foi protagonista de nada? Passou 8 anos “coçando o saco” (preguiçoso que é), sequer leu um livro (neste interim) e, vem com a “cara de pau” que lhe é peculiar, proclamar-se o melhor presidente do Brasil. Constatado este fato, como se julgar o melhor “palestrante do mundo”? O que teria a nos ensinar este analfabeto? A “Preguiça” e o “Descompromisso” foram a tônica em seus mandatos. Fora Corrupião Corrupto.

  2. Arauto

    Minha intuição sempre lembrava o dia em que terminado o último espetáculo, os artistas fossem ao camarim, o circo esvaziasse, a lona baixasse na arena, fosse enrolada para transporte e a trupe, sem destino e sem horizonte, ficasse a observar o palhaço no espaço vazio procurando a plateia de outrora. Na sua visão ela estava presente, em pé, ovacionando-o pedindo a ele que encenasse um número em que ele é especialista: emocionar a plateia com a história do retirante pobre que veio viu e venceu, convenceu os humildes que só ele pode dar pão e circo, e para outros abastados muito lucro e dinheiro para os lacaios, empreiteiros e banqueiros. Aí começou a delirar, se agitar, rodopiar, dar cambalhotas, gritando eu tenho o poder e a força. Os companheiros da jornada logo perceberam que chagara a hora do agravamento de sua psicopatia. Então pensaram vamos deixa-lo ir à frente da caravana para indicar o caminho e chegar a um lugar onde poderemos estar seguros, levantar a lona e continuar o espetáculo com o desvairado no picadeiro e, enquanto a plateia delira com suas loucuras, nós exploramos a bilheteria e assim continuamos a nos fartar enquanto a plateia se diverte com pão e circo. Essa estória seria cômica se acontecesse na terra da mentirinha, mas é trágica no país dos alienados mentais.

  3. Alzira

    “alguém tem “coragem” de mexer com ele?” Ué, por que não??? Quem esse pústula pensa que é? Em que labirinto de país ele pensa que está? Acho que ele está querendo se considerar inimputável por doença mental…

  4. JOSÉ ANÍBAL

    ESTAMOS A UM PASSO DE TERMOS O REGIME FECHADO PELA PTRALHADA… LULA DITADOR…
    SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER…

    O STF TEM QUE PRENDER O MERCADANTE, DILMA E LULA… URGENTEMENTE….

  5. J.Gildo

    Que macho é esse que joga toda sacanagem nas costas dos comparsas e nunca assume porra nenhuma, que macho é esse que vai depor se borrando todo depois de fugir 2 vezes, e só sabe responder NÃO SEI, NÃO CONHEÇO, NÃO VI, NÃO É MEU, e que foge do glorioso MORO como o diabo foge da cruz, Molusco faça-me um favor, vai pro diabo que te carregue mas passa uma temporada antes na PAPUDA só pra dar um gostinho pro povo Brasileiro.

  6. lou

    ah! adorei o Mano Brisa abaixo: ” …discursou no palco do PROSTITUTO LULA”,brasileiros são muito criativos,haja visto também nas manifestações, as pessoas dando pauladas na cabeça do Lularaca em forma de serpente.
    Viva Reinaldo Azevedo que a cada dia nos elucidava com seus textos de críica politica E viva o juiz Sergio Moro.Ainda há esperanças para o Brasil!

  7. Sonja

    Eita! Quem viver verá, pois, como dizia minha avó, quanto maior o pinheiro mais bonito é o tombo…

  8. MANO BRISTA

    Mauricio de Oliveira
    Março 15, 2016 às 4:18 pm – Êle pode não estar babando, mas que está cuspindo prá caramba , principalmente quando discursou no palco do Prostituto Lula , ah, isso cuspiu mesmo. Quem ficar por perto precisa usar um guarda-chuva.

  9. Mauricio de Oliveira

    Caro Reinaldo, o messianico estadista produzido pelo BRASIL, esta acima de qualquer suspeita, pois ELE foi ungido e santificado, pois agora e o “HOMEM MAIS CORRETO DESTE MUNDO”
    ISTO E UM CASO DE PSIQUIATRIA, ELE esta louco somente nao esta babando, mas que deve ser internado com urgencia, isso deve.
    Cuidado, pois Ele quando fica nervosinho ele tem chiliques grotescos, e no fundo ELE e um bullie.

  10. jose alfredo

    deu assas para jararaca é isso, tranca esse lazarento no quarto e mete o porrete nele, para ver se ele aguenta, esse é um cafajeste ordinario

  11. TOP TOP TOP

    Ruy costa
    Março 15, 2016 às 1:48 pm – Nunca esquecendo Ceaucescu, déspota ditador na Romenia por uns 15 anos e sua mulher Elena executados e crivados de bala de metralhadora no paredão de um dos presídios da capital Bucareste. E de contra peso, lembrem-se também de Kadafi.

  12. solange de jequitinhonha

    Ao ser levado para prestar depoimento, no 4 último, o Srr.Luís Inácio endereçou suas desculpas á família pelos desarranjos que, através dessa interpelação e suspeitas, lhes atingia nas suas comodidades. Nossa culpa, povo brasileiro. Pois bem, tentemos consertar as coisas, num recado à “família” do sr. Luís Inácio:
    “Prezada Rose, tendo em vista as recordações carinhosas que a cama super-kingsize do Alvorada lhe propicia…”, ops, espera lá, estarei eu embrulhando as coisas ou a coisa é complicada em si? Vamos tentar outra vez:
    “Prezada Mariza, As muitas ocasiões em que V.Sa. se viu obrigada a viajar no avião oficial como clandestina…”, opa-lá, ollha aí outra vez a cabeça da jararaca onde devia estar o rabo, bom, vamos tentar pelo outro lado:
    “Prezado Lulinha, você filho carente, quase tendo sido obrigado a viver num triplex ‘Minha Casa, Minha Vida’ suas tralhas em ouro, diamantes e rubis duramente surrupiadas precariamente superpostas num cubículo de difícil acesso numa agencia do Banco do Brasil…” Oh, lá, lá, não tem jeito, não, tá escorregando demais, nem a melhor caridade cristã pode levar a salvação a essas pobres almas. Só resta lhes desejar: Bom Inferno!

  13. PARTISAN

    Vocês já assistiram alguma vez nos programas de bandidagem na TV quando o repórter quer obter declaração de algum assassino, assaltante, serial killer, traficante, marido-amante-namorado que matou a parceira, como é que êles empinam o nariz, e num linguajar fedorento e repugnante querem ainda ter razão, invocando uma série de motivos tais como a sociedade os abandonou, se ela não for minha não vai ser de ninguém, a gente rouba de quem tem, matei porque o cara ameaçou reagir, e coisas desse tipo ?? Vocês já viram ??
    Se não viram, então fiquem ao par das declarações de lulla no microfone do” Prostituto lula” , no palanque da CUT e respostas que deu aos delegados da policia federal e verão que é a mesma coisa. Um perfeito delinquente metido a famoso.

  14. Delane Lima

    Lula, vais fazer o quê , se o BRASILEIRO CRUZAR OS BRAÇOS E PARAR O BRASIL??????

  15. Simão Bacamarte

    Com o Lewadoowisky no comando da Justiça(sic), realmente Lula não precisa se preocupar com nada.

  16. Ninha

    Quer dizer que tapearam o seu lula convencendo-o de que ele é deus, é?
    Como ateia que sou, abomino qualquer atitude especulativa que aluda à pretensão e prepotência de querer definir deus ou até mesmo ao atrevimento de alguém que se diga seu representante. Jamais poderia conceber a institucionalização de deus.
    Contudo, não posso negar a irresistível admiração pelo aspecto descritivo da beleza atraente dos deuses gregos! A ter o poder de optar, penso que nenhuma alma com dotes racionais resistiria em professar sua fé em um deus grego com poderes místicos de longevidade e juventude eterna, não é mesmo? E…diga-se de passagem, um deus jovem, cheio de vigor e sarado, ãh? O que acham?

  17. Tete

    A jararaca velha cada dia mais patética no alto de sua arrogância e prepotencia. Não por acaso Sergio Moro é o idolo do momento.

  18. Ruy costa

    Ou idiota, Mussoline acabou de pernas pro ar. Maria Antonieta e outros na guilhotina. A Marselhesa está viva. Alons enfant de le Patrie.

  19. jmichiles

    Não vamos insultar as jararacas, esse imbecil não passa de um verme.

  20. André Santos

    Já falei o que acho do nosso Ditador atual (LULA). Agora gostaria de falar um pouco de sua Primeira Dama, Sra. Marisa Letícia, se tudo o que foi investigado até agora sobre o Lula e sua família for verídico, provavelmente, sobre alguma punição também para Ex-primeira Dama. Então, tenho uma sugestão, como provavelmente sua pena será mais branda, podendo ser transformada em trabalhos comunitários, entendo que ela poderia prestar serviços para o CENTRO RUTH CARDOSO, desta forma ela poderá aprender na prática um pouco do que uma primeira Dama deve fazer de verdade. Afinal, Primeira Dama, não é só para comprar roupas caras, Jóias, Sítios e Triplex, dá para seguir exemplo de quem fez a coisa certa também.

  21. ser

    Boa tarde RA.
    Boa tarde brasileiros e brasileiras da razão e coração.
    A resposta, está na manifestação cívica, espontânea, patriótica que foi levado á efeito em 13 de março de 2016.
    Dia da Independência do Novo Brasil.
    A história ditará este dia.

  22. jaimisson dos santos

    Já que o … molusco … não sabe de nada…..como o meliante é cínico!!!!!!!!!!!!

  23. lulu do triplex bnh

    isso já estava mais do que na cara que iria acontecer, veio bancando de pobre coitado só pra enganar os bobos ,o analfabeto que se torna presidente de uma nação. de burro ele não tem nada sempre foi um espertalhão . conseguiu o poder ele e sua corja e agora quero ver se realmente a justiça se fará , enquanto o dinheiro falar mais alto. eles vão ficar impunes , não lembram de collor ? onde ele está …como senador . por isso que eu não voto. a politica é podre.

  24. Edson Barros

    Se Lula for nomeado por Dilma, vamos voltar às ruas para protestar contra esses corruPTos.

  25. Silva

    SÓ FALTA O PMDB, PP, PR CAIREM NA ONDA DO CHEFE DA QUADRILHA LULA ASSUMIR UM MINISTERIO PRA ESCAPAR DO MORO E DESISTIREM DO IMPEACHMENT DA DILMA, SERÁ O ABRAÇOS DOS AFOGADOS. FORA DILMA, CADEIA PARA A JARARACA.
    É MELHOR DAREM OUVIDOS À VOZ DAS MANIFESTAÇÕES DE DOMINGO.

  26. João Batista

    Sem contar no desrespeito aos milhões de brasileiros que trabalham duro para ter sua casa própria de 30, 40, 50, 100 m². Arrogante idiota!!

  27. castanho

    Estamos tomando bofetadas todos os dias. Estamos sendo rebaixados na nossa dignidade. E não somo somente nós, o povo que passa por isso. São as instituições, Judiciário, Forças Armadas, Policias e todo o conjunto de forças que devem manter a ordem e a justiça. Estamos sendo esculhambados por grupelho de sem carater, que resolveram provocar pra ver o que acontece.. Essa gentalha não tem mãe, não em familia,. Eles não tem nada a perder em termos de moral. O que é que explica essa conduta? O dinheiro que foi roubado? Estão comprando todos os que poderiam dete-los.? É muito dinheiro ou é total falta de moral.?

  28. wilson1

    Deveriam dar voz de prisão para O ABESTADO por desacato à autoridade. Tudo bem, daria a maior confusão, a pelegada, inclusive aquelas moçoilas da UNE e UMESP, iria fazer barulho, mas que ELE merecia, merecia. É, para este caso precisava alguém com aquilo roxo, né? Collor. É, mas como o Collor tá com ELES, então não sei quem.

  29. Paulo

    Sóciopata… explica tudo. Para estes, após definirem seus objetivos, vale tudo…pois se acham imbuídos das verdades do mundo que, em sua estreitíssima visão, caberia aos milhões dentro da cabeça armazenadora de vento da Anta, pois seria do tamanho de sua inteligência…sómente visível sob microscópio eletrônico.

  30. Aero Willys

    Reinaldo, boa tarde.
    Permita-me, por favor: seria possível discorrer horas sobre o mal maior da corrupção PTista à implantação do regime comunista no Brasil, mas não cabe aqui neste espaço.
    Ao momento, inclusive em função do simbolismo envolvido, aquele crucifixo que pertence à Nação e que foi achado no cofre de Lula e/ou Família Lula não é motivo mais que suficiente para prendê-lo?
    Há o aspecto jurídico, criminal; mas, num ato destes, está a tentativa de apropriação da Terra de anta Cruz, da captura até mesmo da Fé e, mesmo que não se considere a Fé em si própria, considere-se o conjunto de moralidades que o cristianismo abarca.
    Admito que minha óptica seja baseada no catolicismo (e tradicional: que ainda canta o Pai Nosso em Latim), mas mesmo os agnósticos, ateus ou fiéis que professam outro credo, hão de concordar que não é admissível que um presidente da república se aproprie de tamanho patrimônio público.
    O sujeito roubou um emblema da alma do Brasil e o trancafiou em seu cofre privado, numa agência de um banco estatal. Não é possível que isto não seja passível de severa punição.

  31. J.R.

    *
    Quem diria… jamais pensei que veria o Lula se escondendo debaixo das saias de Dilma e de Dna Marisa.
    *

  32. Valter

    Uau ! Aí está, perfeito e acabado, o nosso Kim Jong-un, primeiro secretário do também Partido dos Trabalhadores – PT – da Coréia do Norte. Estamos presenciando o início da dinastia dos “Lula da Silva”. Quem dormir em alguma das brilhantes palestras proferidas pelo “mestre”, será metralhado com bateria antiaérea, para não deixar dúvidas !!!

  33. lililbv

    Dá nojo ler, ver e ouvir o que meliantes do PT estão fazendo para defender o que é indefensável. Lula é um indivíduo hipócrita, raivoso, debochado, complexado. Os brasileiros estão atemorizados e atônitos diante o comportamento do ex-presidente, pois demonstra cada dia mais ter um forte desvio de personalidade. Tem todas as características de um esquizofrênico com mania de grandeza, de um paranoico por sua mania de perseguição e ultimamente tem se revelado um psicopata perigoso. Suas manifestações de loucura são confirmadas se observadas atentamente quando está discursando. As ultimas imagens de Lula atestam tudo que penso dele, um louco desvairado. Os termos frequentemente usados por ele principalmente no depoimento à Policia Federal é qualquer coisa de deprimente, chega até ser surreal. Usando termos de baixo calão, chulos, respostas cheias de sarcasmos e ironias atestam o quão degradante está. A que ponto chegou um ser humano! Esse cara delirante tem que ser internado em um manicômio e não preso em uma cadeia comum. Antes disso vai desmoralizar nosso país interna e externamente.

  34. fred oliveira

    Por que tudo quanto e’ implicado nas grandes falcatruas luta para que seu processo va’ para o Supremo? O que acham disso os juizes da nobre corte? sera’ que e’ a confirmacao do aparelhamento da instituicao pelos petistas? sera’ pela lerdeza caracteristica? os juizes do Supremo tem algo a dizer sobre essa correria nao so’ de Lula mas de outros acusados, doidos para que seu processo va’ para o supremo ? nos EUS, todos os bandidos temem ir para a corte suprema, aqui eles querem foro privilegiado para serem julgados pelo STF. Sintomatico, nao?

  35. RGS(Pesquisador)

    Desculpe-me por discordar,Reinaldo – Mas,republiqueta de bananas,é um nome muito sofisticado.O correto no meu modesto ponto de vista é;REPUBLIQUETA DE CORRUPTOS!!!.

  36. Prof. Pinheiro

    Lula está apavorado. Como sabe do que fez e dos riscos que corre, tenta atabalhoadamente esgrimir sua verve palanqueira entre demonstrações de coragem e desafios contra aqueles que considera seus opositores.
    Patético.
    Vai se tornar ministro da criatura para terminar no mesmo buraco.
    C’est fini…

  37. JOSÉ DE CPS.

    ESTE MENTECÁPTO, NÉSCIO, NÃO VAI SER MINISTRO DE PORRA NENHUMA, ESTE IMBECIL ESTÁ COM SEUS DIAS DE LIBERDADE CONTADOS, ESTÁ EM CONTAGEM REGRESSIVA, JÁ, JÁ, O JUIZ SÉRGIO MORO, VAI AUTORIZAR O JAPONES IR EM SEU ENCALÇO, DAÍ NÃO ADIANTA ESBRAVEJAR, VAI COM AS MÃOZINHA PRA TRÁS COM OS PUNHOS ENVOLTOS EM DOIS BRACELETES DE AÇO. AÍ SIM,VAI SER PROMOVIDO À MINISTRONE NAS CADEIAS DE CURITIBA, JUNTO COM SEUS AMIGUINHOS AMESTRADOS. COMO SUA BIOGRAFIA JÁ DEVE CONTER ALGUNS VOLUMES, SUA PERMANÊNCIA POR LÁ TAMBEM DEVE DURAR UNS BONS ANOS, O SUFICIENTE PARA SE TORNAR UM VELHO ZUMBI.

  38. PASCHOAL

    ESSE CARA É UM GRANDE CAFAJESTE, AINDA VAI ARRUMAR CONFUSÃO ENTRE BRASILEIROS, PRECISA SER
    PRESO ANTES QUE ISSO ACONTEÇA, ESTA DESAFIANDO A MORALIDADE DO BRASIL E DOS BRASILEIROS,
    É A MAIOR VERGONHA DA HISTÓRIA DESSE PAIS E ARRISCO DIZER DO MUNDO, UM PILANTRA.

  39. Francisco S

    Nem os magistrados indicados por ele ou Dilma, para protegê-los, terão coragem de ficar do lado dele depois dessas declarações. É vergonhoso demais. Eles não vão querer ser o “papel higiênico usado” do “jararaca”.

  40. Ivo

    Isto não seria desacato à autoridade? Pedir para prenderem Conserino, interrogar a mãe? Por isso ele foi denunciado.

  41. Claudio Bilac

    EM 2003, EU TINHA UMA PÁGINA NO EXTINTO ORKUT, E LÁ EU DIZIA COM TODAS AS LETRAS, ESSE VAGABUNDO QUER SER O DITADOR DO BRASIL, ELE PRECISA SER CONTIDO, E AÍ ESTÁ. O LULO BOLIVARIANISMO VEM AÍ GENTE!.
    É PRECISO CORTAR A CABEÇA DESSA COBRA URGENTEMENTE.

  42. Nancy

    O pior mal de Lula com o pt_mentira, a qual quer que nos acostumamos com seus truques de ilusionista.
    Todo ser humano sonha com dias melhores… ele soube iludir covardemente e muitos confundiram o desencanto com a verdade… Brasil acordou…
    Fora Lula. Desce a rampa com a Dilma , ela nos faz o favor de obedecer o apelo das manifestações.
    Devolve os votos, o dinheiro o qual o partido lesou e abocanhou.

    Vão embora!

  43. Walter

    Já está na hora do MP pedir a prisão preventiva do Al Capone brasileiro (Lula) antes que se torne ministro, porque isso equivaleria a uma fuga pro exterior pra escapar da prisão, vc precisa denunciar isso em seu programa Reinaldo antes que seja tarde.

  44. Luis

    Será que é só bravata ?
    Será que ele não tem o esquema completo do Petrolão e dos outros contratos ?
    Será que ele não tem o organograma completo de todos os envolvidos e todos os valores centavo a centavo?
    Será que o que a lava jato apurou até agora não é apenas ponta de Iceberg?
    Será que se ele não poderá implicar até os carcereiros que possam levar ele preso?

  45. Auditoria extremamente necessária pelo Ministério da Fazenda

    Operação pente fino pela Receita Federal sobre o triplex e sítio de Atibaia serão extremamente necessárias!
    Paralelamente, a Receita Federal deve fazer as seguintes apurações quanto ao Sitio de Atibaia e o Triplex em questão:
    1 – quanto aos custos e despesas bancadas pelas empreiteiras e pessoas físicas de forma gratuita:
    Resposta: são custos e despesas não dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda, tanto de pessoas jurídicas como também de pessoas físicas.
    2 – quanto ao beneficiário desses benesses gratuitos (supostamente do esperto LULA e Cia.):
    Resposta: deve-se considerar todos esses benesses (R$) como receita tributável para os efeitos do imposto de renda e, caso, não for declarado no Ajuste Anual do Imposto de Renda deve ser aplicada a multa, seguidos de juros e correção monetária, assim como, cominando-o no crime de sonegação fiscal.
    Desta feita, assunto que deve subir ao conhecimento da Secretaria da Receita Federal para as providências cabíveis.

  46. olavo

    Esse safado vai receber do povo o que ele realmente merece: DESPREZO. O invejoso, quer se comparar a FHC um estadista. Esse gerentinho se acha o maximo, mas não tem carater, não respeita as leis e ainda quer fazer o discurso para ignorantes que são seus cumplices, todos vestidinhos de vermelho. O povo esta com o saco cheio dessa caterva. Fora Dilma, fora Renan, fora Temer, fora Cunha, fora PT, fora PCdoB, fora PSol, fora PDT, fora PP, fora todo e qualquer partido que apoia a roubalheira desenfreada. A nossa bandeira nunca sera vermelha e o povo vai dar a resposta nas urnas. Para o impeachement, voto aberto no senado, voto aberto na camara! O povo quer ver a cara daqueles que apoiam a roubalheira do pais.

  47. Cactus

    .
    Engraçado, ele não sabe das coisas que pode provar, mas sabe das coisas que não pode provar…
    .

  48. normita luz

    Outra passagem do depoimento que me chamou a atenção foi quando o Delegado da PG Luciano Flores de Lima perguntou ao ex-presidente: E foi enviado algum recurso para a a África para eventualmente ajudar na miséria ou fome, alguma coisa assim? Não, não, responde o ex-presidente. O Delegado diz: ­- Aqui no Brasil foi… O ex-presidente:­ – Que eu saiba não.
    O ex-presidente, então, mostra que se irritou com a pergunta e começa a fazer o seu discurso: “Deixa eu lhe falar, o instituto não é uma ONG, o instituto não é, eu tomei uma decisão que o instituto não seria uma ONG, nós não vamos um instituto que “Ah, mandar 10 milhões para cuidar não sei do que, não sei aonde”, ão, não é esse o papel do instituto, o papel do instituto é tentar mostrar para as não, não é esse o papel do instituto, o papel do instituto é tentar mostrar para as pessoas que é possível pescar, o papel do instituto é ensinar as pessoas a pescar…”
    Agora veja que contradição, pois nas políticas públicas adotadas, no Brasil, pelo ex-presidente, relativas aos programas sociais, não se adotou essa iniciativa de “ensinar a pescar”, ao contrário, criou-se o modelo do “bolsa família” que não deixa de ser uma transferência de renda, utilizando-se parte do orçamento público dos impostos dos brasileiros que não sonegam, nem lavam dinheiro, para programas sociais, contudo, é um modelo que não corrige as desigualdades sociais, porque não oferece, ao mesmo tempo, mecanismos para que as pessoas conquistem autonomia econômico-financeira e passe a “gestionar” o seu próprio destino, sem precisar de nenhum tipo de bolsa.
    O ex-presidente deveria ter orgulho, mas não pode, porque não fez e só conta bravatas para gringo ouvir, de ter promovido a real distribuição de renda, no nosso país e ter feito a reforma agrária, que foram promessa de campanha.
    Agora, ganhar dinheiro lá fora, vendendo a imagem de um Brasil para gringo ver e ainda ganhar cerca de 200 mil dólares por cada “conto de causo”, isso é estelionato.

  49. Lourdes Regina

    Reinaldo, para mim estas empreiteiras também não pagaram nada pelas palestras. Foi uma armação engendrada para legalizar dinheiro repassado durante o mandato. A justiça irá comprovar. Se Deus quiser a verdade aparecerá.

  50. wilson

    Este Chateaubriand mequetrefe encanta a beócia intelectualidade da taba gente que fica horrorizada com o Berlusconi mas cai de quatro com este lixo moral.