24/04/2012
às 17:04Líder do governo na Câmara deixa clara a aposta numa CPI de alcance limitado
Tudo bem… Ninguém espera que o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirme que há o risco de a CPI do Cachoeira respingar no Planalto. Mas também é uma desnecessidade dizer o contrário, negar essa possibilidade, mesmo ele sendo quem é. Torna suspeita a investigação.
Ao Estadão Online, Chinaglia afirma, ao responder sobre a possibilidade de a apuração chegar ao governo: “Não creio. Estamos bastante seguros do tipo de governo que a presidente Dilma Rousseff tem feito”. É uma declaração, em si, boboca, mas que, casada à indicação do relator, Odair Cunha (PT-MG), revela uma estratégia. Vamos ver.
A investigação JÁ CHEGOU ao governo federal, ora essa! E chegou por intermédio da Delta, cujo papel no esquema Cachoeira vai se revelando muito maior do que parecia à primeira vista. E a Delta é quem é, não dá para negar: a empresa que mais recebe dinheiro das obras do PAC. Seus métodos nada ortodoxos já tinham ficando evidentes numa investigação feita pela Polícia Federal em 2010, no Ceará. Depois disso, a empresa celebrou quase R$ 800 milhões em novos contratos.
Chinaglia acha que o papel da CPI é investigar as ramificações do esquema Cachoeira e suas conexões com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e pronto! Huuummm… Será preciso antes combinar com o russo — no caso, Demóstenes. Eu duvido que Cachoeira, como se diz por aí, decida “contar tudo”. Não é assim que as coisas funcionam no seu ramo de negócios. Vamos ver se Demóstenes aceita o papel de bicho-papão, arca com as consequências calado e aceita expiar pecados que são de uma legião, não apenas seus. Curiosamente, hoje, o governo quase implora para que ele aceite esse papel.
Chinaglia está fazendo claramente a defesa de uma CPI de alcance limitado. Para que seja assim, a Delta tem de sair do centro das atenções. Como se opera isso? É o que vamos ver. Uma coisa é certa: o assanhamento dos mensaleiros, que viram na CPI a chance de inventar a teoria conspiratória segundo a qual tudo não teria passado de uma armação de Cachoeira, deu com os burros n’água. Acabou sobrando aos governistas a tarefa de fingir que tudo estará sendo investigado, porém sem investigar nada.
Para quem entrou nessa prometendo a grande vingança, houve uma mudança e tanto.
PS – Os petistas mais ligados ao Planalto venceram o primeiro round. A escolha do relator também revela a aposta na estratégia de redução de danos. Vamos ver se Dilma consegue manter sob controle a turma da chicana.


Após Fed, Tesouro vai recomprar títulos da dívida para conter juros futuros
Viral da Dove sobre "real beleza" recebe 14 Leões no Festival de Cannes
SP desembolsará R$ 8,6 bi até 2016 para bancar subsídios à tarifa
Chef Nigella é vista sem aliança após agressão do marido
Justiça liberta três manifestantes presos no Rio









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
35 Comentários
Mario Borges
-25/04/2012 às 17:08
As manifestações contra corrupção em todo o país me surpreenderam. Eu mesmo cheguei a duvidar dos caras pintadas, pois a UNE recebe verbas do governo federal. Dizia eu em comentário anterior. Agora, surpreso, espero que os jovens continuem mobilizados para protestar contra o abafamento da CPI. E se for fundo, claro que vai respingar no governo federal e em muitos estaduais. Principalmente num tal Palácio das Laranjeiras, que já se apressou em “apurar” internamente se houve algum erro em contranto com a Delta. Curioso, essa história de já responder sem ser perguntado! Confissão de culpa? Pular na forca, sem que o carrasco empurre o banquinho? E o mais espetacular é voce investigar voce mesmo! Será que o governador e os secretários vão apontar que erraram? Que superfaturaram alguma obra? Seria a primeira vez na história desse país que o ladrão denunciaria a ele mesmo!!! Vá, conta outra tá!!! Não se surpreendam se no Estado do Rio estiver a maior roubalheira com a participação da Delta. Mas não deve ser só ela não, tá???
Erasmo MOraes Oliveira
-25/04/2012 às 8:41
CPIs são uma FARÇA É Direito das Minorias para Imvestigar As Maiorias . Então como É que Funcionão ?, a Minoria propoem e a Maioria Aceita , porque Apos Instalada a DITADURA das MAIORIAS tomam a CPI de Assalto , Dominão e não permitem que NADA que os Atinga seja IMVESTIGADO , foi assim em TODAS as que Vieram depois da dos Correios que DESAGUOU no MENSALÃO ,VIRÃO CIRCO e Só . Se querem mesmo Investigar , que se CRIE uma COMISSÃO MÃOS LIMPAS à Moda ITALIANA . Auto IMVESTIGAÇÃO não EXISTE .
Marcus Meyer
-25/04/2012 às 7:05
E como é que se pode esperar de um poste alguma ação ou orquestração. Postes são postes e o que eles fazem de melhor é ficarem parados em seus lugares. Dilmalula foi, é e sempre será apenas um nome na cédula eleitoral para um novo mandato de Lula. Deve-se cobrar dele, que é também o pai desta CPI, ações para controlar a investigação, ou ficará claro que Lula também não manda nada sobre porcaria nenhuma!
Marcus Meyer
-25/04/2012 às 7:04
E como é que se pode esperar de um poste alguma ação ou orquestração. Postes são postes e o que eles fazem de melhor é ficarem parados em seus lugares. Dilmalula foi, é e sempre será apenas um nome na cédula eleitoral para um novo mandato de Lula. Deve-se cobrar dele, q
MINEIRIN INVOCADIN
-25/04/2012 às 5:39
Reinaldo,esse sujeitinho,que sempre foi da laia dos apoiadores e blindadores de “cumpanherus”,andava sumido,reapareceu e,pelo barulho da carroça,mostra-se “coerente” com sua atuação pretérita,ou seja,continua o mesmo embromador e agitador travestido de”sério,ético etc” de sempre!Basta rever os posicionamentos desse “pra lamentar” em episódios escabrosos da nomenklatura para se ter a noção de como não passa de lobo tentando se passar por ovelha!
Alex
-25/04/2012 às 2:27
Segundo o PT os moralista querem sujar o nome do partido com está CPI ,não é de hoje que pisaram na bola com o povo Brasileiro .Roubalheira virou sinônimo de PT até colocaram um nome não tão agressivo para a corrupção, virou mau feito ou bem feito para o povão.
toninho malvadeza
-24/04/2012 às 22:17
Eu pelo menos, espero muitas baixas no PT.Muitas baixas…
Lelezinha_09 (Zinha)
-24/04/2012 às 21:31
Sabe Reinaldo, porque tenho certeza de que não vai dar em nada essa CPI? É porque são mto poucos,ou quase nenhum, que tem moral para falar dos políticos!
Está tudo uma sujeira tão grande,que é mto difícil distinguir um do outro.
É só pensar na terrível decepção que Demóstenes nos deu!
alberto santo andre
-24/04/2012 às 21:08
DESDE QUANDO BANDIDO CONSEGUE CHEFIAR ALGUMA INVESTIGACAO PARA DESCOBRIR ILICITOS, E FAZER COM QUE A MESMA SEJA PROFICUA ,AINDA MAIS SE ESTES BANDIDOS LEVAM O LOGO DO PT.[[SE HOUVER UM PETISTA HONESTO ,O MESMO NAO ME FOI APRESENTADO NEM ANTES, NEM DEPOIS, DA FORMACAO DO PARTIDO ]] TANTO MAIS QUE O EX MINISTRO DO TRABALHO E ADVOGADO DO SINDICATO DOS METALURGCOS DE SAO BERNARDO POR MUITOS ANOS, ALMIR PAZIANOTO,POR SUA HONESTIDADEE RETIDAO NUNCA FOI FILIADO AO PT.
fontana
-24/04/2012 às 20:16
Se prevalecer a tradição, a CPI vai fazer uma investigação nos moldes mineiro:NA MOITA. O resultado também vai ficar NA MOITA.
Andre M. Andrade Jr
-24/04/2012 às 20:09
É evidente que não se pode esperar de uma terrorista uma decisão sensata.Não é da natureza das pessoas radicais,e uma chefe de ação de terror e assassinatos é uma atuante de frente, não pensa duas vezes para atingir os objetivos pois,se assim fosse, estariam sempre vencendo seus inimigos e não é o caso universalmente.
Dilma se vestisse a roupagem de Chefe de Estado e olhasse sua única oportunidade,caída do céu,pela ambição desenfreada de Lula,poderia entrar para a história do Brasil,não só como primeira mulher presidente,mas como a que recolocou nos trilhos a administração corrupta, dos dois governos anteriores, que está destruindo as possibilidades do país crescer como os demais BRICS.Toda está conversa mole de que estamos em grande fase não passa de visões externas de países que amargam grandes crises.
Mas sua mediocridade fará com que perca a oportunidade de punir, situação e oposição, pelos vícios terríveis da corrupção.
Nélio
-24/04/2012 às 19:16
Esse Arlindo é um verdadeiro “Chinaglia”!
vera L.
-24/04/2012 às 19:11
Reinaldo,
Pelo andar da carruagem é essa a proposta mesmo. Então aquele que Gilmar Tato disse ser o CÃO no dia que a CPMI foi instalada vai deixar o PT na maciota? Sei, se Demóstenes abre a boca o PT que tem tento ódio dele vai dançar FEIO. E o DNIT? O que tem de MUITO bem escondido e qua a CPMI pode alcançar é MUITA grana para a campanha da Dilma das cachoeiras da obras da Delta com Carlinhos Cachoeira fazendo o meio de campo. Carlinhos Cachoeira JÁ deu dinheiro à campanha de Lula em 2002…
José Maria Trindade disse “Na hora da Verdade” na Pan , que ouviu algo que não havia ouvido antes do relator. PRIMEIRO ELE no caso o PT, claro, querem saber de tudo o que está no STF, ficar bem a par e SÓ DEPOIS convocar as pessoas envolvidas e Cachoeira NÃO será o primeiro não. Eles pensam que vão poder CONTROLAR tudo, ledo engano.
Ficamos sabendo de Marcos Valério quando Roberto Jeferson falou num “carequinha de Minas” naquela famosa oitiva. Ali foi a deixa para TUDO mudar e acho nem Roberto Jeferson sabia da importância do “carequinha” no esquema. O PT está tomando todos os cuidados que dá a maior bandeira que o GOVERNO do PT TEM MUITO A ESCONDER. Vão fazer de tudo para trapacear no JOGO, agora ganhar é outros quinhentos.
Karamazov
-24/04/2012 às 19:10
Para que os desejos do PT se realizem, ou seja, uma CPMI voltada somente para as ligações do “Cachoeira” com os políticos da “oposição”, basta que a sociedade brasileira, representada por uma imprensa livre e responsável, se omita. Se ela der em nada como se alardeia, popupando a “mãe do pac” e seus corruptos amestrados, ficará constatada a falência da democracia em nosso país.
QQISSO
-24/04/2012 às 19:10
Estão armando pra jogar a sujeira que o PT construiu em nove anos pra cima da oposição.Em certos Sites hoje só tem acusações,ainda sem fundamentos,contra o Senador Aécio e o PSDB.É o jogo da coalizão petista em movimento pra acabar com a oposição partidária,o que me lembra o que sei sobre a história do nazismo”.Cautela e caldo de galinha não faz mal nenhum.’
Raissa Pedra
-24/04/2012 às 18:28
Reinaldo.
Até quando o Senador Demóstenes vai apanhar calado.Que pague pelo seu erro e traição aos eleitores,com falsa propaganda de ética,é o certo,mas que vire o boneco de pancadas para salvar outras pessoas que há muito aderiram ao toma lá da cá em benefício próprio,usando o herário publico,é injusto.
Não se houve falar no Cachoeira um dos patrocinador da campanha de Lula com R$1 milhão conforme afirmou Baratti,segundo o ex-senador Efraim Morais, presidente da CPI dos Bingos que acabou numa bela piza.
Agora esta preso só porque abriu as comportas da cachoeira
de dinheiro para outro partido que é oposição?
Demóstenes que deve saber muito,até para se redimir perante a sociedade,tem a obrigação de tornar pública todas as negociatas de Cachoeira com outros políticos e assim evitar a impunidade dos corruptos.Se pensa que calando se salvará,até pode ser,mas perante o povo sua morte política é certa se não tomar a atitude de Jefferson
que embora cassado,continua com o respeito de muita gente que releva seu deslise frente à coragem de denunciar um sórdido esquema que até hoje tentam salvar seus autores,
tentando impedir o julgamento do Processo do Mensalão.
José Cláudio
-24/04/2012 às 18:25
Tem uma pergunta que se deve fazer. Desde quando uma CPI coordenada pelo PT dá em alguma coisa. Desde quando a bandidagem Petista apura alguma coisa, quando tem alguns cretinos do PT envolvidos. Se o Cachoeira falasse tudo que sabe, não ficaria pedra sobre pedra. Infelizmente não é esta a proposta.
Anônimo Paulistano
-24/04/2012 às 18:24
Para a CPI buscar o sonhado alcance limitado será preciso combinar com muita gente e o principal articulador dessas maracutaias partidárias está afastado da lida, por esse motivo fica a impressão que essa CPI terá uma configuração bastante diferente das anteriores.
hebe
-24/04/2012 às 18:20
Pra que cpi?O governo faz o que quer e o que não quer! esse odair é unha e carne com o zé desceu,aí né, vcs já viram o que vai dar.Pelo amor de DEUS senador,fale tudo que o sr. sabe,já que os petralhas ligaram o ventilador(para incriminar só a oposição e o llulla está p. da vida com o snr),deixa rolar assim vai feder tudo de uma vez!E espero que traga alguma melhora pra nós.
QQISSO
-24/04/2012 às 18:07
A questão do Cachoeira ser um “empresário” do jogo ilegal esconde pelo menos uma ,das muitas,hipocrisias brasileiras.O jogo do “bicho ” existe há décadas e atua no judiciário,no legislativo e no executivo não é de hoje e ao “bicho” se aliou outros jogos,muitos não tão recentes assim.Em qualquer cidade se sabe onde são as casas de jogos e se vê constantemente carros oficiais com seus ocupantes indo buscar o “seu”.Os tais contraventores atuam ainda na esfera cultural,é só ver quem ajuda a financiar os “carnavais”.Agora a questão que diferencia o Cachoeira dos outros é o alcance e profundidade de suas relações com o poder em vários níveis, e sua “ligação” com a empresa Delta que espalhou suas atividades pelo país,e há de se ressaltar nos nove anos de governo da coalizão petista.Mas não se tocou ainda nesse aspecto da hipocrisia e conivência histórica com os jogos ilegais que atuam como “legais”.Agora é empurrar essa CPI pra cima dos corruptos e corruptores de todas as cores,mas em especial do PT e aliados,pois eles são os que mais enganam nosso povo e atacam nossa democracia.A imprensa é peça chave nessa luta.Aproveito para deixar aqui meu repúdio ao assassinato do jornalista no Maranhão e minha solidariedade aos seus familiares e colegas.É mais um atentado a liberdade de imprensa.
Antonio Cunha
-24/04/2012 às 18:06
O PAC DA DILMA…O PAC DA DILMA…O PAC DA DILMA…
PLANO DE ACELERAÇÃO DA CORRUPÇÃO…O PAC DA DILMA…
Democracia Vacina Anti-Petralha
-24/04/2012 às 17:58
O PETISMO QUER FAZER DA DILAM TERCEIRIZADA UMA SANTA DO PAU OCO ,ELA DEVE SIM MUITAS EXPLICAÇÕES SOBRE A DELTA ,SOBRE OS SEUS NOMEADOS E TUDO QUE SE REFERE AO SEU GOVERNO ,PORQUE QUEM MANDA TAMBÉM TEM A MESMA RESPONSABILIDADE E TAMBÉM PELOS ERROS DOS INDICADOS ,PORQUE DO CONTRÁRIO NÃO PRECISAVA DE PRESIDENTE QUEM FEZ UM JURAMENTO DIANTE DA SUPREMO TRIBUNAL ELEITORAL ,SABE QUE PODE SER ACIONADA A PRESIDENTA DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO E A OPOSIÇÃO TEM QUE LEMBRAR SEMPRE DO NOME DA DILMA TERCEIRIZADA COMO RESPONSÁVEL POR QUEM NOMEIA ,BRASIL SÉRIO ,NÃO DÁ MOLE PARA VAGABUNDOS PETISTAS.
Marcio Ferreira
-24/04/2012 às 17:58
A Corruptobras Empreendimentos e Estratégias, administrada pelo PT há dez anos, não vai deixar barato. O Mega administradores Luiz Inácio Mensalão da Silva, José Dirceu Mensalão, Diuma Delta Kosel Filho, estão ja se movimentando.
A Corruptobras atua no Palácio Planalto, no Senado, na Camara, tenta dominar a imprensa, a UNE, a OAB, o Judiciario,a Igreja, a Globo, etc….
Esta CPI vai dar em pizza
Fam
-24/04/2012 às 17:53
Isto é uma vergonha!Uma safadeza! No Brasil, só o povo é enganado por essa máfia de políticos corruptos e profissionais.Na hora do pega pra capar, todos se juntam numa corporação. É preciso que o Brasil honesto vá às ruas gritar, bradar a sua indignação e não votar mais em ninguém.Hoje, não se sabe mais, qual o político que merece credibilidade? Eu botava a mão no fogo pelo Demóstenes, com o dedo em riste na cara dos outros corruptos( ele era o pior).
ze amarelinho
-24/04/2012 às 17:50
Eu pergunnto aos senhores se foi a policia quem levatou as fraudes da DELTA porque sera julgada por politicos,quando somos nós e policia e delegado do começo ao fim este país é o fim do mundo.ou melhor o começo pois faltava razão e conhecimento no começo do mundo.
Vinicius Andrade
-24/04/2012 às 17:46
Reinaldo,
Bom mesmo é se Demóstenes tivesse uma “acesso Jefersoniano” e num ato heróico de seu final político, escancarasse o esquema todo, tintim por tintim. Quem sabe o homem bomba da estória não é o Cachoeira, e sim o goiano ???
FAZ UMA SAÍDA HONROSA SENADOR DEMÓSTENES !!! DESCREVA COMO FUNCIONA O ESQUEMA TODO !!!
rere
-24/04/2012 às 17:44
Corruptos investigando Corruptos.
Só aqui no Brasil mesmo.
ana soriano
-24/04/2012 às 17:32
É tanta maracutaia nesse govêrno que com certeza terão que calar a boca de muitos cumpanheiros e cumpanheiras à custa é claro do erário.
O Cachoeira corre risco de vida ou de morte como se diz atualmente.
Como o PC Farias e o Celso Daniel: é um arquivo vivo.
É uma vergonha termos esse tipo de pessoas nos cargos mais importantes da nação.
Cada vez a coisa cresce mais. O Lula é a pior pessoa deste país.
Tenho mêdo de um político que fomenta a corrupção. Foi ele quem escolheu esses ministros e ele está ligado com todos os mensaleiros. Deveria ser chamado a depor , se este fosse um país sério.
Estou muito desanimada. temo que aconteça ao Brasil o mesmo que se passa na Argentina. Um país que era o mais civilizado da América do Sul, hoje está destruído por culpa de políticos manipuladores.
cler
-24/04/2012 às 17:25
Demósteses será o Jeferson da vez, apenas isso. Ele vai aceitar as imposições, ficar quieto e sumir do mapa, afinal, nunca dá em nada. Falar em CPI neste país é um chiste, Freud já definia bem na obra:The joke and its relation to the unconscious” “Os chistes e a sua relação com o inconsciente”.Só que no caso, sabemos muito bem o final da piada.
Bondosa
-24/04/2012 às 17:22
>>
Muito bondosa a ministra Ideli Salvati, quando declarava aos repórteres hoje, com aquela peculiar arrogância, que o governo não vai interferir nos trabalhos do Congresso.
Entretanto, a independência do Congresso é garantida pela Constituição e não é uma outorga do Planaldo ou de petralhas que hoje são governo.
Mas, essa arrogante senhora não falou nada sobre a garantia dada pela Constituição para a independencia dos poderes, quer os petralhas queiram ou não. Ela apenas confortou os congressistas dizendo que o governo não vai interferir em seus trabalhos na CPI.
<<
Gione Oigen
-24/04/2012 às 17:21
Pelo menos esperamos que o Demóstenes faça um belo estrago no governo antes de sair.
É o mínimo que ele pode fazer para preservar sua biografia e atender a expectativa de seus eleitores, decepcionados com ele.
E falo de eleitores e admiradores em todo o Brasil, que o Senador Demóstenes tinha, e que estão embasbacados com o que aconteceu.
roberto
-24/04/2012 às 17:14
Aécio confirma nomeação de prima de Cachoeira em MG
Segundo Aécio, pedido foi feito por Demóstenes Torres.
Senador diz que ‘desconhecia o parentesco e a origem do pedido’.
14 comentáriosEscutas telefônicas da Polícia Federal indicam que o senador Demóstenes Torres (sem partido, ex-DEM-GO) recorreu a seu colega no Senado Aécio Neves (PSDB-MG) para conseguir emprego para uma prima do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, de acordo com reportagem publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.
Por meio de sua assessoria, Aécio confirmou na segunda (23) que, em 2011, indicou Mônica Beatriz Silva Vieira para um cargo no governo de Minas atendendo a um pedido de Demóstenes, então líder do DEM no Senado e “sobre o qual, à época, não recaía qualquer tipo de questionamento”.
Aécio afirmou que “desconhecia o parentesco e a origem do pedido”. Segundo sua assessoria, a solicitação foi encaminhada para avaliação da Secretaria de Governo de Minas Gerais, a quem cabia a análise.
O governo mineiro informou que a prima de Carlinhos Cachoeira foi nomeada para um cargo DAD 4, com salário de R$ 2.310,00. Em um diálogo interceptado pela PF em 26 de maio do ano passado – um dia após a publicação da nomeação no “Diário Oficial do Estado” – Cachoeira pergunta a Mônica se “o salário lá é bom”. Ela diz não saber. “Eu tentei pesquisar, mas não sai. Esses cargos comissionados não sai o salário”. Cachoeira responde: “Aqui (em Goiás) no mínimo um cargo desses aí é uns 10 mil reais”. A prima conta que trabalhava na diretoria de qualificação profissional da Prefeitura de Uberaba. “Até briguei, falei ‘se for menos eu tô perdida’”.
Ao jornal “O Estado de S. Paulo”, Mônica alegou que foi indicada para o cargo por sua “competência”. “Pode ter certeza disso. Eu sou funcionária de carreira há 25 anos, coordenei vários órgãos e o meu convite veio por competência”, disse a diretora.
Para o governo mineiro, o currículo da servidora preenchia a qualificação para o cargo e ela possui experiência profissional como coordenadora dos programas federais.
O secretário Danilo de Castro disse que a nomeação de Mônica foi em “comum acordo” com o deputado federal Marcos Montes (PSD-MG, ex-DEM). “Agora, pedido eu não lembro de quem. Todas as nomeações do interior partem daqui, da Secretaria de Governo. Esses cargos regionais têm indicações políticas. ” Montes foi procurado nesta segunda no seu escritório em Uberaba, mas não respondeu às ligações. O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, também não respondeu
Desiludido
-24/04/2012 às 17:14
Hmmm! Talvez o PT, ao querer jogar lama sobre a oposição com essa CPI, tenha aberto os portões do inferno. Tudo é possível em uma investigação dessa natureza.
emeesse
-24/04/2012 às 17:13
Desse senhor Chinaglia eu não aceitaria nem troco numa compra, o dinheiro deve vir contaminado, não sei porque, mas coisa boa não é.
O olhar dele seca samambaia de metro ou de renda portuguêsa, dá quebranto, e espinguela caída. Desafasta!!!!!