Blogs e Colunistas

09/07/2010

às 7:01

LIBERTAÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS CUBANOS EVIDENCIA A PUSILANIMIDADE DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E COBRE LULA DE VERGONHA

O dissidente cubano Guillermo Fariñas interrompeu ontem a greve de fome iniciada no dia 24 de fevereiro, um dia depois da morte do também dissidente Orlando Zapata, em protesto idêntico. Eles exigiam a libertação de presos políticos. A tirania cubana, liderada pelos irmãos Castro — Raúl e Fidel — admite a existência de 167 presos políticos. Um acordo mediado pela Igreja Católica, na pessoa do cardeal Jaime Ortega, e pelo chanceler da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, resultou na liberdade imediata de cinco prisioneiros. Outros 47 devem ser soltos em três ou quatro meses. O acontecimento, uma boa notícia que em nada muda a essência do regime cubano, cobre a política externa brasileira de ridículo e deveria envergonhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ridículo é dado pelos fatos, não depende do que sente Lula. Já a vergonha é uma questão pessoal: ou se tem ou não se tem. Já volto a este ponto. Antes, quero falar um pouco de Fariñas, que aparece na foto abaixo ainda antes da internação, em abril, já bastante debilitado.

farinas

A greve de fome como forma de protesto não me agrada, já escrevi isso aqui. Seu horizonte, não-atendida a reivindicação, é o sacrifício pessoal, o que, para mim, evoca a dimensão do sagrado — a explicação, para quem sabe o que penso, é óbvia, e não vou me estender a respeito. Compreendo, no entanto, a decisão dos dois dissidentes cubanos. A morte de Zapata, um desfecho trágico para ele e para sua família, chamou a atenção do mundo, uma vez mais, para a estupidez do regime. O caso Fariñas parece chegar a melhor termo, com desdobramentos políticos virtuosos não menos evidentes. Feita a minha reserva, saúdo a sua determinação. Estava disposto a morrer para não esmorecer.  Como não lembrar a greve de fome que um certo sindicalista fez no Brasil, em 1980, numa cadeia que, comparada às masmorras cubanas, era um verdadeiro hotel cinco estrelas? Refiro-me a Luiz Inácio Lula da Silva, preso por 30 dias naquele ano. Confessou depois que furava o protesto consumindo balas paulistinha… Lula renderia um verdadeiro tratado sobre o Elogio da Convicção…

Volto ao ponto. O presidente brasileiro chegou a Cuba um dia depois da morte de Zapata, quando Fariñas deu início a seu protesto. Os dissidentes cubanos tentaram lhe entregar uma carta. Não conseguiram. Em célebre entrevista, o Babalorixá de Banânia comparou os presos políticos cubanos aos bandidos comuns do Brasil, deixando claro por que os tiranos da ilha não tinham como ceder ao que ficou parecendo mera chantagem. Lula não disse, então, uma vírgula em defesa dos direitos humanos. Nada! Ao contrário: perorou sobre a autodeterminação dos povos, evidenciando que, para ele, cada um faz o que bem entende com os seus presos — desde, é claro, que ele considere o ditador um aliado seu. Marco Aurélio Garcia, o Cérbero de Lula, o Rei do Tártaro, deu de ombros: “Todos os países têm problemas com direitos humanos”.

Vejam que coisa espetacular: o país que resolveu ser o mediador da crise entre o Irã e o Ocidente — na verdade, foi porta-voz e procurador de Mahmoud Ahmadinejad — tem esse triste papel na América Latina, comportando-se como aliado incondicional de Hugo Chávez. Na verdade, e Hillary Clinton pôs o dedo na ferida, o Brasil prefere ignorar as questões que estão a seu alcance para se lançar como ator global em outras que estão muito além até de sua compreensão.

Notem: o cardeal Ortega e Moratinos não estão dando um chute no traseiro daquele anão homicida que governa Cuba e de seu irmão, o cadáver adiado, por ora rejeitado até pelo inferno. Não que não merecessem, mas a abordagem é outra! Estão fazendo aquilo que cumpria ao Brasil, o “gigante regional”, fazer: pressão diplomática. É perfeitamente possível falar em defesa dos direitos humanos e mostrar a Cuba da necessidade de libertar os presos sem precisar romper com aquele governo ou praticar a chamada “ingerência em assuntos internos”. Mas, para tanto, seriam necessários outro governo e outra diplomacia.

O Brasil se notabilizou, nestes anos Lula, pela proximidade com os ditadores de todo o mundo. Não tenho as contas, mas estou certo de que o propalado ganho comercial na aproximação com regimes tirânicos é percentualmente irrelevante para o país. Mas o custo à sua reputação é imenso. O Brasil ficou conhecido como o país que tem uma economia vigorosa e uma diplomacia primitiva. O prestígio de Lula — visto inicialmente, e de modo que sempre considerei equivocado, como liderança de uma nova estirpe — murchou, amesquinhou-se, ficou do tamanho do cérebro de Marco Aurélio Garcia e dos aloprados que hoje comandam o Itamaraty.

Enquanto o cardeal e o chanceler espanhol pressionavam, diplomaticamente, o governo cubano a libertar prisioneiros, Celso Amorim estava empenhado em outra luta: exigia (!) a volta a Honduras de Manuel Zelaya, o maluco que tentara dar um golpe no país. Ora, é um comportamento compatível com um governo que pede o fim do embargo a Cuba, que é contra as sanções econômicas ou Irã — segundo diz, só as respectivas populações desses países são punidas com tais medidas —, mas que defendia com incrível vigor sanções à pequenina Honduras. Por alguma razão e segundo a lógica enunciada, Lula e Amorim acreditam que hondurenhos podem ser punidos com rigor…

A libertação de presos políticos cubanos — sempre lembrando que mais 100 continuarão encarcerados mesmo que os tiranos cumpram a sua palavra de agora — é um evento de repercussão mundial do qual o Brasil não participa. Lula estava muito ocupado trocando afagos com o homicida que governa a Guiné Equatorial. Segundo Amorim, o Megalonanico, era tudo negócio. Vai ver era mesmo. Restaria saber que tipo de negócio.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

134 Comentários

  1. Manuel Piñero

    -

    28/10/2010 às 1:18

    Reinaldo , faço das suas palavras, minhas, letra por letra.

    Manuel

  2. Mada Cosenza

    -

    23/10/2010 às 14:24

    E uma voz me pergunta: Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és. Com Dilma… NÃOOOOOOOOOOO…

  3. JOAO

    -

    23/10/2010 às 11:15

    Pois bem, diga com quem andas e qual sua ideologia e eu te direi quem és.

  4. tito

    -

    23/10/2010 às 11:12

    Execelente Reinaldo, parabéns!!

  5. tito

    -

    23/10/2010 às 11:09

    Aloprados, esse adjetivo cabe como uma luva aos “pensadores” desse governo.

  6. Antonio G.

    -

    22/10/2010 às 19:49

    Ao Fernando Morais:

    Deixa de sofismas e venha a público e diga o que vc sabe do Serra a quem diz conhecer há trinta anos. Quem sabe aí vc poderá ser admitido na ABL. Eu conheço o Serra tanto ou melhor que vc e afirmo que ele me lembra o teu xará Ferrari. Lambra-se desse nome? Alias com respeito ao encontro dos ‘intelectuais‘ eu afirmo sem medo de errar que nunca vi, tanta gente tanta feia reunida em um mesmo lugar ao mesmo tempo.

  7. Odair Rodeski

    -

    22/10/2010 às 15:44

    Faço uma pergunta.Por acázo lula tem vergonha na nas fússas?
    Descúlpem-me se ele dissér que tem, é mais uma mentira dele;Sabem a que ele deve concorrer, ao Gines,por récorde de mentiras.

  8. de soslaio

    -

    22/10/2010 às 14:07

    Caro Reinaldo
    Estou vendo cada vez mais comentários de seus comentários que, subliminarmente, colocam os 2 candidatos no mesmo balaio. É a famosa neutralidade pairando acima dos meros mortais. São os famosos escritos além do bem e do mál, como os do Sr Edson Morais :”o outro lado não é o lado bom…”, foi só uma bolinha de pápel, etc. Armam pra neutralizar, deixar que esta fotografia do momento perdure imutável até o dia das eleições. Cuidado, são astutos. Querem mais que não queiramos nada. É mais da mesma coisa, êlle pensa, êlle é a opinião pública, êlle é o formador de opinião. É mentira!!!Guillermo Farinãs nos mostra a real dimensão, pequenìssima diga-se de passagem, desse verborreíco, inculto, desumano e desonroso presidente que esse povo despreparado colocou ditando os destinos da nossa nação. Tanto,repito, tanto empenho, não pode ser apenas para que seu governo veja-se coroado. A coisa é muito maior que isso. Só com a abertura dos arquivos da ditadura instalada no Alvorada seremos capazes de algum dia conseguir conhecer como nossa pátria amada foi violentada e saqueada dia e noite.

  9. curica

    -

    17/08/2010 às 12:19

    vergonha não é pra quem quer, mas sim pra quem tem principios, e logicamente o apedeuta não os tem.

  10. Edson Moraes

    -

    21/07/2010 às 17:36

    Que texto, com textura e compostura. Denunciando o lado vil dos atuais governantes (o outro lado não é o lado bom, na verdade, os dois lados são vilões). Quando o Brasil voltar a ser sério, um grande jornal da estirpe do antigo Jornal do Brasil (não essa coisa tendenciosa que acabou se tornando) deveria ter em sua coluna da página 2, um colunista do nível de Reinaldo Azevedo (da estirpe de um Castelo Branco). Será que voltaremos a ter um jornal de gabarito e repercussão nacional, como os de antigamente? Ou todos se manterão essa geléia geral, que se lê em 10 minutos e que poucos colunistas, do nível de João Ubaldo Ribeiro e Ali Kamel, nos lembram que há vida inteligente em suas redações???

  11. Maria

    -

    20/07/2010 às 16:09

    “Comer” bala escondido durante greve de fome é a cara do Lula…
    Sou romântica, ultrapassada…
    Honra, que saudades, que sonho.

  12. Wilma

    -

    12/07/2010 às 12:56

    Triste fim de um povo … ter um presidente como o Lula. Nivelou tudo por baixo, dos salários do povo a politica externa… Que vergonha termos uma politica externa tao mediocre… enquanto milhoes de brasileiros sofrem com o abandono do Estado, na educacao, saude, moradia, infra estrutura, seguranca, nosso presidente viaja pelo mundo se exibindo e vendendo nossas terras aos estrangeiros… A classe média paga, paga, paga e nao recebe nada do estado… so vemos os salarios dos funcionalismo crescer, o custo da maquina publica duplicar, a divida potenciar, etc… agora temos que aguentar uma Dilma que mal lê o programa do partido… se no comeco é assim imaginem quando tiver que administrar… com certeza a corja ficará do lado e ela como o mestre nao sabera nada…

  13. eder

    -

    11/07/2010 às 22:12

    Cara…parabens pelo seu comentário.Adorei. É uma pena que vc é um dos poucos que enchergam essa realidade. Agora cuidado porque depois desse texto virão as ameaças…sabe,né…país “democratico”.

  14. silviop

    -

    10/07/2010 às 10:58

    Oi Rei
    0 Amorim e o Marco Aurelio, acompanhando Lullarapio à Africa do Sul, disseram(hehehehehehe): 0 Brasil participou “discretamente” da libertação dos presos politicos de Cuba. 0s espanhois, disse rindo, se aproveitaram que a bola caiu nos pés deles, e a chutaram para fazer o gol.
    É brincadeira. 0 Brasil participou tão “discretamente” da libertação dos presos, que NINGUEM VIU. Agora, querem, na base da Giria Futebolistica do Planalto Central, demonstrar que teem participação nas negociações de libertação. Alem de ser pura brincadeira, é a maior Cara de Pau.

  15. André-SP

    -

    10/07/2010 às 5:30

    Meu Rei,

    Nunca senti tanta vergonha em ser brasileiro quanto hoje. Enquanto o mundo civilizado se mobiliza para evitar mais um horror medieval no Irã, a execução por apedrejamento de Sakineh Mohammadi Ashtiani, o ministério das relações oportunistas (ops) ministério das relações exteriores se quer se pronuncia a respeito. Na América do Sul, somente o CHILE o fez. Isso, além de corroborar o oportunismo diplomático de Lula e cia, prova cabalmente a dupla moral da esquerda latino-americana. Em boa parte dos casos nem dupla é. É nenhuma mesmo.

  16. ZE DO NORTE

    -

    09/07/2010 às 23:43

    MURCHOU!!!
    Este é o termo mais correto que ví ser empregado com relação ao prestígio do apedeuta. O homem se considerava o supra sumo da inteligencia. Era o maioral. Seus puxa-sacos lhe atribuiam toda honra e toda glória. As bobagens foram se sucedendo. As frases de efeito foram perdendo seu valor e o mundo começou a entender quem era o grande “lider mundial” do século XXI. E o mais importante é que ele mesmo passou a perceber isso. Atentem bem: a última reuniao do G-20 o grande líder já não quis participar. Preferiu ir prestar solidariedade ao povo nordestino (que na verdade merecia mais que isso)atingido pelas enchentes no mes passado. Oh aqui pra ti! Não foi, porque tinha conhecimento do papelão que fez com relação ao Irã e sabia qual era o clima que lhe esperava por lá. E a chefia da ONU que ele também desistiu de concorrer dizendo que “a ONU precisaria de um chefe técnico, não de um político influente”. É muita pretensão. Um analfabeto desses pensa que dirigir a ONU é a mesma coisa que dirigir o Garanhuns F. Clube. Lá precisa-se de conhecimento em todos os campos. É preciso ter o domínio de vários idiomas. O nosso candidato não domina nem sua própria lingua - no sentido figurado mesmo - já que só fala besteiras. Tem por hábito usar analogia com o futebol. Tem mesmo é que “baixar o fogo”, entregar a faixa em janeiro e ir novamente para os bares da região do ABC e tomar seus porres de 51, coisa que ele sabe fazer muito bem. JÁ VAI TARDE!

  17. nivaldo

    -

    09/07/2010 às 22:18

    Brilhante texto, Reinaldo. É vergonhosa a política externa brasileira que apoia ditadores. Lula quando visitou a Ilha, preferiu brincar de fotógrafo com os ditadores do que prestar solidariedade aos presos cubanos.

  18. Acorda, Vó!

    -

    09/07/2010 às 22:05

    Quando eu dizia pra vovó, fã do Lulla, que confiar a Presidência do Brasil ao cara é o mesmo que dar um Boeing para um jegue pilotar, ela me respondia: “Pode ficar tranquilo, meu filho. Pra que é que serve assessoria?”. E eu contestava: “Mas, a assessoria dele não pilota nem fogão à lenha. Se um jegue não consegue, imagina uma manada pilotando um avião”. “Manada não, meu filho; tropa!”, sempre me corrigia. E voltava com suas explicações: “Tropa é coletivo de asnos, burros. Manada é coletivo de bovinos, assim como bando é coletivo de aves, e cambada é de caranguejos.”. Acho vovó uma figura simpática e, ao mesmo tempo, emblemática. Ah se aquele fila de uma égua do Getúlio Vargas não tivesse feito lavagem cerebral na cabeça da vovó! Estamos nas mãos de uma corja - coletivo de gente mal-intencionada - e vovó nem suspeita.

  19. gilson pires

    -

    09/07/2010 às 21:42

    É triste eu q votei no Lula até no ano de 2002 e ver q ele alem de ser traidor não tem nada de democrático.

  20. Imbecil e ignorante

    -

    09/07/2010 às 20:53

    Rei

    É engano pensar que Ignorácio da Silva não tem noção do que faz porque é analfabeto ou burro, ledo engano, o Homo Cretinnus sabe bem o que faz e o que quer, ele é sim dissimulado, um grande dissimulado e muito esperto, basta ver quantos anos faz que ele não trabalha, e vive muito bem. Encostou-se nos sindicatos do ABC nos anos 70 e nunca mais trabalhou. E ainda dizem que ele é burro.
    No caso dos presos cubanos ele não interferiu porque ele não faz nada por ninguém, é egoísta e egocêntrico, é um sujeito que só tira e nada acrescenta. Quando Ignorácio está fazendo algo ou defendendo alguém é porque está visando proveito próprio na jogada.
    O mensalão, MAG, Amorim, Dirceu, Ignorácio sabe muito bem quem são e os usa em proveito próprio assim como usava seus pares sindicalistas.
    Só nos resta mandar essa inutilidade, esse vivaldino para os quintos em outubro e atira-lo na mais profunda vala do esquecimento, junto com seus poste e toda sua troupe.

  21. Daniel Santos

    -

    09/07/2010 às 20:53

    Quero dar meu pitaco sobre o que levantou Weimar às 18:50.
    Não só os outros líderes esquedopatas não enxergam Lula como uma bússula comunista, como nenhum comunista o exerga assim. Até os petistas mais tapados dizem pra mim que Lula é a transição, não o modelo. Ele foi a cabeça de ponte da esquerda que não consegue esperar pra governar fora da sombra dele.
    Acho que nem ele mesmo se vê como um líder da esquerda, mas sim, o consenso da sociedade. Por isso não assume posições ou idéias. Não possui patrimônio que extrapole sua imagem e por isso nenhum outro lider(de fato) tenta capitalizar sua herança - nisso Fidel, Lênin, Che levam vantagem.
    Que o Lulismo se vá com Lula.

  22. Regina M

    -

    09/07/2010 às 20:35

    APÓS O RESULTADO DAS ELEIÇÕES, ESTA CAMBADA VAI PEGAR O CHAPÉU E VAI SAIR DE MANSINHO.
    …..E SE DEUS QUISER, VAI CAIR UM A UM DE PODRES.

  23. adriano

    -

    09/07/2010 às 20:33

    e desde qual o sapo rei barbudo tem a decencia de olhar aos seus?

    a imagem do Brasil, debilitada por este que com certeza a historia à de mostrar um dia o quao triste e vergonhoso foi à nossa existencia, corre o risco agora de permanecer e talvez infelismente perpetar-se como vergonhasa com a efetivação daquela senhoura de carapaça na cabeça e sem conteudo proprio.

    je gela o espirito e a alma imaginar que teremos mais algum tempo de governo pt e corja.

    meu Deus, livrai-nos.

  24. Franklim

    -

    09/07/2010 às 19:21

    Pois é caro Tio Rei:
    Isto é o que eles chamam de politica de resultados. Depois deste nojento desgoverno, levará tempo, muito tempo, para o Brasil resgatar a sua imagem de País integro e preocupado, não só com desenvolvimento, mas tambem com a defesa dos direitos dos mais fracos e nescessitados, sejam brasileiros ou não.

  25. Ceci Cardoso

    -

    09/07/2010 às 19:09

    Cobertos de vergonha estamos nós, os brasileiros que sabem o significado desta palavra.
    Ter no poder supremo da nação uma pessoa que representa o mais vil, o mais sórdido cinismo e a maior incompetência administrativa, que permitiu (ou deixou passar batido) os piores episódios de corrupção jamais vistos neste país, é motivo do maior grau de vergonha que um cidadão pode sentir.
    Essa farra TEM que acabar.
    Ao invés do que diz o PT e o presidente, não se trata de torcer contra o Brasil.
    Trata-se de limpar a sujeira moral que foi plantada pelo PT e que ninguém gosta. Só eles.

  26. Raimundo Soares

    -

    09/07/2010 às 19:01

    É incrível como uma pessoa que fala e faz tantas besteiras, tanto na política interna como na externa, consegue ter um índice de popularidade alto. Atribuo isso a duas situações. Primeiro, uma grande parcela desse percentual de popularidade deve-se às pessoas que não têm acesso à leitura, ou seja, à informação. A segunda parte é composta por pessoas que são politizadas mas que estão se beneficiando desse verdadeiro assalto aos cofres públicos patrocinado pelo PT e seus governantes eleitos e portanto engrossam o caldo.

  27. Weimar

    -

    09/07/2010 às 18:50

    RIVAIS

    Pergunta o sempre ótimo O VAMPIRO DE CURITIBA, às 10:42: “Se a Igreja conseguiu, há apenas duas possibilidades: Lula não libertou os presos cubanos ou porque não quis ou porque não teve moral. Será que nem os tiranos respeitam mais Lula???”.

    E eu tento seguir a linha por ele aberta para responder a mim próprio.

    Lula, Fidel e Chávez são sócios. Na linguagem luleana, como já estamos acostumados (meu Deus, acostumados, nós!) de ouvir: “cumpanhêro”. (Cumpanhêro, assim, porque o “o” não se fecha, no aguardo de contribuições, e o “i” e o “s” podem ser dispensados sem prejuízo, já que não rendem votos. O chapeuzinho sobre o “e” é pra lembrar os vaqueiros nordestinos, o que dá votos.)

    Como dizia eu, eles têm sociedade, mas, agora acrescento, há uma grande rivalidade entre eles. Cada um quer ser reconhecido como o grande líder. Chávez puxa o saco do Fidel, esperando que ele morra em breve. Tem olhos na herança. Lula, mais impaciente, teme que o diabo cubano demore ainda muito. E o Fidel não quer morrer, nem deixar herdeiro fora de Cuba. Ao menos, Lula, não. Ele sabe que nosso caboclo é esperto, e capaz de sentar no trono mesmo antes da sua morte. São sócios, mas são também rivais.

    Lula herói à custa do Fidel? Nunquinha!

    Weimar

  28. Leopoldo Dogher

    -

    09/07/2010 às 18:45

    De todos os ministérios do governo Lula, o de Relações Exteriores é o mais deplorável, o mais vergonhoso. E olha que os outros são ruins pra danar. Mas o megalonanico consegue ser pior.

  29. Nei Moreira

    -

    09/07/2010 às 18:16

    Reinaldo,
    No dicionário e na vida deste indivíduo não existe esta palavra usada no título deste seu artigo.

  30. Daniel Santos

    -

    09/07/2010 às 15:42

    No meu post anterior falei da possível extradição dos presos, mas o correto é expatriação ou exílio.

  31. Anônimo

    -

    09/07/2010 às 15:41

    Reinaldo, tem um juiz boliviano pedindo asilo político aqui no Brasil. O Evito já começou a prender juízes , que nem o Chávez. Mas , coitado, ele não sabe: aqui no Brasil só conseguem asilo os terroristas ! Juízes que cumprem a lei, nem pensar!

  32. zé do povo

    -

    09/07/2010 às 15:41

    Parafraseando Caetano Veloso:
    “Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América católica que sempre precisará de ridículos tiranos???”

  33. Sergio

    -

    09/07/2010 às 15:38

    Essa raça só sabe trabalhar na contramão da racionalidade.Culpam as vítimas, dizem que todo mundo faz,entaõ eu também faço. Voce chamou ontém de “sindrome do goleiro Bruno”. Quem nunca deu umas porradas na mulher?

  34. EVANILDO

    -

    09/07/2010 às 15:38

    Não assinei documento nenhum porque não tem documento nenhum a ser assinado. Eu rubriquei páginas. Eu não olhei porque achei que era aquele programa não achei que iam colocar outro programa. Tinha que colocar o que nós tínhamos acertado em junho [com os partidos aliados].”

    Dilma admitiu que o episódio “foi um erro”, mas disse ter sido equívoco “humano”, não “arquitetado”. Ela chegou a esboçar um contra-ataque a José Serra, adversário tucano na disputa.

    “Os meus adversários, principalmente o adversário, eles sistematicamente erram. Fizeram coisas assim que… Por exemplo… Eu não vou dar exemplo porque não é da minha responsabilidade falar sobre ele.”

    COMO SEMPRE, VAI FALAR O QUE?
    AGORA NÃO ASSINOU NADA , SÓ RUBLICOU.(TEM DIFERENÇA?)
    SE RUBLICOU É POR QUE TINHA CIÊNCIA DO DOCTO QUE ESTAVA ASSINANDO NO FINAL.
    É MUITA CONTRADIÇÃO PARA UM INDIVIDUO SÓ.

  35. Eduardo Aguiar

    -

    09/07/2010 às 15:33

    Reinaldo, o ministro Celso Amorim disse que o Brasil teve atuação discreta na libertação do Fato. O que dizer disso ?
    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/764510-brasil-teve-atuacao-discreta-na-libertacao-dos-presos-de-cuba-diz-amorim.shtml

  36. Luis Antonio

    -

    09/07/2010 às 15:22

    Oi, Reinaldão,

    Às escolhas de Lula, vaias!!!

    Huuuuuuuuuuuuu!!!!!!!

  37. Ronald

    -

    09/07/2010 às 15:16

    A aliança com ditadores, infelizmente, não é privilégio só do Brasil. EUA e a Europa Ocidental tem estreitos laços com ditaduras como Arábia Saudita, Paquistão, Emirados etc.

  38. Hamilton

    -

    09/07/2010 às 14:55

    Todos estão metendo a lenha no Pres.Lula, mas estão se esquecendo que o “cara” é analfabeto, o que justifica tanta lambança.

  39. Da Ilha

    -

    09/07/2010 às 14:51

    Deve ser difícil para o Lulla “compreender” de que ele “na verdade” é menos defensor dos direitos humanos do que o Jimmy Carter…

  40. Anônimo

    -

    09/07/2010 às 14:43

    É iso aí Reinaldo.Somos maiores em tudo:futbol,samba,
    música sertaneja.Temos dois reis.O país das bananas(sim),
    somos maiores até em imbecilidade.Espero que você tenha
    se vacinado,pois idiótice pega.Me responda em 2 segundos:
    O que é o pt?Essa merda ridícula que está aí.Viu,simples
    assim.Eu mesmo respndí para você economize tempo, e cut-
    ta sua família.Essa gente me dá àsco.
    Serra neles..a melhor vacina contra essa raça que eu
    detesto.
    Um abração e seja ferliz.
    Janio f Costa Dq. de caxias Rj.
    Obrigado pelo seu tempo

  41. Anônimo

    -

    09/07/2010 às 14:32

    Coloquei essa citação no orkut, hoje cedo. Às 9:30, ela tinha sumido. Coloquei de novo e continua lá, mas foi estranho…
    LEMBRA?: O presidente brasileiro chegou a Cuba um dia depois da morte de Zapata, quando Fariñas deu início a seu protesto. Os dissidentes cubanos tentaram lhe entregar uma carta. Não conseguiram. Em célebre entrevista, (…) comparou os presos políticos cubanos aos bandidos comuns do Brasil (…). Lula não disse, então, uma vírgula em defesa dos direitos humanos. Nada! (por Reinaldo Azevedo)

  42. Sergio - SJC - SP

    -

    09/07/2010 às 14:28

    Caro Reinaldo, esta turma da esquerda da América Latina (meia dúzia de retrógados) é tão unida que não duvido que tenha havido entendimentos de bastidores entre Brasil e Cuba sobre o caso do Fariñas.

    Não que a diplomacia brasileira esteja preocupada de fato com os presos políticos de Cuba, mas porque há preocupações sobre como a morte do Fariñas poderia impactar a candidata do PT nas próximas eleições.

    Gostaria de saber por que o governo cubano só agora concordou em libertar presos políticos se foi sempre irredutível em não atender o clamor do povo cubano que luta contra a ditadura comunista.

    Para mim houve um pedidinho básico daqui do Brasil para os irmãos Castro maneirarem com o Fariñas (coisa pouca, só por uns 3/4 meses) para não repetir o fim trágico do Orlando Zapata e assim não prejudicar as pretensões eleitorais do governo petista.

    Quero ver como vai ficar a situação dos amigos do Fariñas em Cuba depois que encerrar o período eleitoral no Brasil.

    Podem estar certos que os irmãos Castro voltarão a endurecer a posição com os presos de opinião na ilha comunista.

  43. Anônimo

    -

    09/07/2010 às 14:20

    Caro Reinaldo, esta turma da esquerda da America Latina (meia dúzia de retrógados) é tão unida que não duvido que tenha havido entendimentos de bastidores entre Brasil e Cuba sobre o caso do Fariñas.

    Não que a diplomacia brasileira esteja preocupada de fato com os presos políticos de Cuba, mas porque há preocupações sobre como a morte do Fariñas poderia impactar a candidata do PT nas próximas eleições.

    Gostaria de saber por que o governo cubano só agora concordou em libertar presos políticos se foi sempre irredutível em não atender o clamor do povo cubano que luta contra a ditadura comunista.

    Para mim houve um pedidinho básico daqui do Brasil para os irmãos Castro maneirarem com o Fariñas para não repetir o fim trágico do Orlando Zapata e assim não prejudicar as pretensões eleitorais do governo petista.

    Quero ver como vai ficar a situação dos amigos do Fariñas em Cuba depois que encerrar o período eleitoral no Brasil.

    Podem estar certos que os irmãos Castro voltarão a endurecer a posição com os presos de opinião na ilha comunista.

  44. SuperK

    -

    09/07/2010 às 14:17

    Permita-me fazer uma observação: Lula é o quê! A primeira vista parece esquerdista entretanto detona tudo que se vê pela frente, ajudado pela Dilma! O PT não é mais partido e se junta com o seu semelhante que é o PMDB! Há várias incongruências e incompatibilidades inamovíveis entre esses dois partidos (como partidos!), como se compõem seriamente ? Por que tem tanta confiança na sua(s) inimputabilidade(s) nas mais elementares agressões às leis constituídas que se levadas a sério seria sumariamente “impichemado(s)” ? Será que não está havendo mensagens subliminares nas suas atitudes ? Ou somente é a total inocência/ignorância mesmo ? Esse é o monstro que nos está devorando!

  45. BOB

    -

    09/07/2010 às 14:16

    Mais outro motivo para o molusco não querer assistir ao final da copa. Imagina ter de aplaudir o time espanhol! Ou ter de cumprimentar a rainha da Espanha! Aliás essa atitude do molusco lembra aquele episódio de Hitler, que saiu do estádio para não ter de saudar o atleta americano negro que vencera os alemães arianos. E depois ainda ficam ofendidos quando dizem que o pt é um partido nazista!

  46. Ivan Krumheuer

    -

    09/07/2010 às 13:47

    É impressionante como tem pessoas(LULA)que mesmo não sabendo o significado da palavra arrogância age como tal, e em política internacional só se alia a ditadores e sanguinários, mais critica com veemência os maiores parceiros comerciais!!

  47. Noah Shuster

    -

    09/07/2010 às 13:16

    Fica aqui um ótimo artigo no Estadão: http://bit.ly/9tEBWm

    Não concordo com alguns pontos, mas vale a pena discorrer sobre ele, Rei.

    Vai só um trecho:

    O lulismo não é a política macroeconômica do governo, tomada de empréstimo de FHC, mas uma concepção sobre o Estado. A sua vinheta de propaganda, divulgada com dinheiro público pelo marketing oficial, diz que o Brasil é “um país de todos”. Eis a mentira a ser exposta. O Estado lulista é um conglomerado de interesses privados. Nele se acomodam a elite patrimonialista tradicional, a nova elite política petista, grandes empresas associadas aos fundos de pensão, centrais sindicais chapa-branca e movimentos sociais financiados pelo governo.

  48. Rogerio Pereira

    -

    09/07/2010 às 13:12

    Gostaria que esse texto ecoa-se Brasil afora, como brasileiro fiquei muito envergonhado ao ver as declarações do Ministro Amorim, que tudo não passava de “negócio”. Brasil eu ainda acredito em ti!

  49. facenova

    -

    09/07/2010 às 13:07

    Bom, me parece que essa petezada está é louca p/ colocar uns e outros no xilindró - devem achar o método dos Castro e do Chavez um exemplo a seguir.

    Sórdidos e mórbidos.

  50. RTx

    -

    09/07/2010 às 12:54

    Tio Rei, artigo perfeito, mas acho que cabe uma correção…
    Lula não pode sentir vergonha, pois nunca teve tal sentimento. Ele se acha o “iluminado”, sempre acima do bem e do mal. Essa corja do PT não sabe o que é vergonha ou remorso. A ética deles depende do tamanho do pacote de dólares e, se vier de Cuba, de jatinho e sem declaração fiscal, melhor ainda.

  51. eidia

    -

    09/07/2010 às 12:50

    Cobriria de vergonha se ele tivesse noção. Como não tem…só me admira ele não ter reinvidicado a autoria ou ajuda neste processo. Pra quem gosta de aparecer como ele…alguma coisa aí tem!
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

  52. Burduna nelles !!!

    -

    09/07/2010 às 12:44

    “Todos os países têm problemas com direitos humanos”.

    partindo do rei do tartaro nada mais a dizer…

  53. ISSO NÉ PIRATARIA NÃO?

    -

    09/07/2010 às 12:39

    tá no globo on line :

    A idéia foi copiada e apresentada ao secretário de Comunicação do PT, André Vargas (PT-PR) por um professor de Marketing e Publicidade de Santa Catarina, Romeo Lourenção. A cúpula petista gostou tanto que agora estudam se é mais rentável produzir no Brasil em larga escala as cópias chinesas.

  54. O.Geid

    -

    09/07/2010 às 12:31

    Sobre ridículo, vergonha e balas paulistinha: há que se pesquisar se existe algum ato público do presidente-molusco que possa ser considerado perfeitamente honesto em propósito e execução. O próprio fato de este energúmeno gabar-se de sua esperteza comendo balas em greve de fome fala por si quanto à ausência completa de vergonha. O superego de Lula suicidou-se por perceber-se incapaz de cumprir sua função após a eleição do presidente-”operário”.

    Em relação à persistência do “cadáver adiado”: há que se investigar o tráfico de influência no inferno, pois é improvável que não haja ingerência do tal do Che no caso, como braço direito, que certamente é, do diabo.

  55. @45@

    -

    09/07/2010 às 12:28

    Muito vexatória a posição do Lula e de seus ministros na questão de Cuba. Aquele país, certamente muito a contragosto,se “sensilizou” com a greve de fome que Guillermo Farinas estava fazendo. Bem ao contrário de Lula que ridicularizou essas manifestações e não “viu” nada dos horrores contra os direitos humanos existentes na Ilha,quando lá esteve!
    Também não podemos esquecer dos pobres atletas cubanos que tentaram abrigo no Brasil e foram escorraçados àquele paraíso por Tarso Genro,na época ministro da Justiça,sem ao menos ouvi-los.

  56. Nicão

    -

    09/07/2010 às 12:22

    Cobre quem, de vergonha? Lula? E essa figura escrota lá sabe o que é vergonha na cara? Pensando bem, nem nós, sabemos, já que nadamos na sua sujeira há oito anos, o premiamos com mais de 70% de aprovação e, como se não bastasse, ainda corremos o risco de eleger o seu filhote por mais uns oito anos! Qem, mesmo, falou de vergonha?

  57. Carlos

    -

    09/07/2010 às 12:14

    Brilhante. Esse texto deveria ser distribuído a todas as universidades brasileiras! O ambiente acadêmico universitário há muito virou madrassa do PT…

  58. Brasil,um pais de tolos

    -

    09/07/2010 às 12:10

    vergonha só pode ser cobrada de quem tem.um cara (o cara) que vai assumir o lugar do papa ou do edir macedo,para depois tomar o lugar de deus,com aprovação de todos os bolsistas-família,não pode se preocupar com míseros presos políticos.estas pequenas coisas são para nós que não entendemos os cérebros privilegiados dos petistas.

  59. junior c

    -

    09/07/2010 às 12:06

    essa corja do p.t. me da nojo.

  60. Seilon

    -

    09/07/2010 às 12:00

    Agora sim!Agora você arrebentou a boca do burro!

  61. rcalloni

    -

    09/07/2010 às 11:57

    prezado Reinaldo
    para engrandecer teu comentario e mostrar aos teus leitores, o link mostra como o noço guia é visto lá fora.
    http://blog.foreignpolicy.com/posts/2010/07/07/lulas_latest_dodgy_friend
    abraços

  62. vivian

    -

    09/07/2010 às 11:44

    Lula, uma vergonha para os direitos humanos, uma vergonha internacional!!!!!!!!!!!

  63. zz

    -

    09/07/2010 às 11:44

    Durante décadas Cuba trabalhou para sabotar o Brasil. Durante décadas eles atuaram nas sombras financiando terrorismo e sabotagem em toda América Latina. Enquanto isso, essa canalha petista acoberta os crimes cometidos contra nós.

  64. Francisco Alonzo

    -

    09/07/2010 às 11:40

    sr reinaldo :

    E uma piada de mao gosto que temos que acreditar en este senhor que nao ten un pingo de dicernimento por bser un analafabeto pusilanime , e ainda temos que supor de aguantar outra porqueria comunista -chavista da candidata a cual elle trata de enfiar a tudo o mundo sendo a salavadora da patria ” e a continuidade do grande trabalhio dele “”? pergunto // ao final que moral ten ese senhor en conduzir um paiz democratico que abolhia o comunismo e a reprecao politica en sua historia ? porqueria alguma . todos temos que pensa r como dejamos isso continuar ? , si fernando collor caio por poco menos ? …. esto e uma sacanhagem mesmo?..

  65. Wiliam Romanecchi

    -

    09/07/2010 às 11:40

    O Brasil quer ser um anão gritante entre os grandes nas questões globais - em péssima companhia dos ditadores e tiranos -, esquecendo de problemas regionais em que nossa diplomacia poderia ser muito mais útil, como o litígio da Argentina e Uruguai sobre a instalação de uma fábrica de celulose …

  66. Paula

    -

    09/07/2010 às 11:34

    Caro Reinaldo,

    Eu tenho uma intuição acerca de qual seja o tipo de negócio. Deve ser aquele em que uns entram com a alma e outro, Lúcifer, no caso, entra com o engano.

  67. Renato Santos

    -

    09/07/2010 às 11:32

    Estava ouvindo a CBN hoje cedo no carro e foi feito o relato de um juiz boliviano que está tentando pedir asilo ao Brasil. Ele saiu fugido da Bolívia, perseguido pelo governo Evo Morales, tendo sido, inclusive, vítima de um atentado à bala. Acho importante dar destaque para este caso.

  68. luis c

    -

    09/07/2010 às 11:28

    Vergonha?????????????????? Lula desconhece o significado.Mas vai dizer que graças a ele, estão sendo libertados os dissidentes políticos. Que Hilário……….

  69. mac z

    -

    09/07/2010 às 11:25

    Acabei de enviar, como “anônimo”, trecho de um artigo do Magnoli. Essa possibilidade, automática, é um saco!

  70. Anônimo

    -

    09/07/2010 às 11:23

    Reinaldo: recebi email do comitê do Serra, pedindo sugestões para o seu programa de governo. Achei um despropósito, um arremedo petralha, e pedi uma ação mais contundente, sem apelação. Paraece que o Magnoli percebeu a mesma pasteurização na campanha.
    Trechos do artigo de Demétrio Magnoli - O Estado de S. Paulo / Globo (08).(citado pelo Cesar Maia)

    1. “A estratégia de campanha do PSDB reflete a sagacidade convencional dos marqueteiros, não o compromisso ousado de um estadista que rema contra a maré em circunstâncias excepcionais. Do alto de seu literalismo fetichista, disseram a Serra que confrontar Lula equivale a derrota certa. Então, o governador resolveu comparar sua biografia à da candidata palaciana. Mas Dilma não existe, exceto como metáfora, o que anula a estratégia serrista. A candidatura da oposição só tem sentido se ele diverge dessa política.”

    Você não acha que estão tratando o Serra como o futebol?

  71. Danilo Ughini

    -

    09/07/2010 às 11:17

    governo sem um minimo de dignidade humana

  72. M@theus

    -

    09/07/2010 às 11:15

    Bom dia Rei

    “cadáver adiado, por ora rejeitado até pelo inferno.”
    KKKKK
    Eu o chamaria de “vampiro genérico”, pois é morto vivo e gosta de sangue, só falta a capa e os dentes de vampiro.

    Um excelente fds.

    “Vida longa e próspera” (Spock)

  73. Lúcia - Gyn

    -

    09/07/2010 às 11:13

    Pois é meu caro Reinaldo,desde 1980 o nosso “Babalorixa de Banânia” já mostrava o seu caráter de quinta categoria,e,mesmo assim,ele chegou ao cargo máximo da política.Ele só respeita a Lei de Gerson:levar vantagem em tudo.Tá pouco se lixando pra direitos humanos.Não existe a menor possibilidade dele sentir vergonha por ter feito algo errado porque ele desconhece esse(e todos os outros)sentimento decente.

  74. LULINHA, O CARA

    -

    09/07/2010 às 11:00

    … Ah, mas o Pedro Alvares Cabral do PT vai dizer que recentemente ele conversou com os irmãos Castro e pediu a libertação dos presos……
    Afinal, se não é o Lula o mundo não funciona !!!!!!!!!!

  75. Maria Eugênia de Queiroz

    -

    09/07/2010 às 10:58

    Parabéns ao Reinaldo pelo sensacional texto sobre os a situação dos presos cubanos e o ridículo a que expôs o “ogro presidente”.

  76. Brazilian

    -

    09/07/2010 às 10:53

    Rei,

    Os EUA acabam de expulsar 10 espiões soviéticos. A tal “jornalista” morou 20 anos nos EUA vivendo às custas do “ouro de Moscow” pode acabar no Brasil.

    http://www.cnn.com/2010/CRIME/07/09/russia.spy.swap/

    Carlos Moreno, an attorney for Pelaez, said his client does not want to take up residence in Russia and would prefer ultimately to live in her native Peru or in Brazil where she has family. Pelaez hopes to continue her work as a journalist, according to Moreno.

    Pelaez told the court that Moscow has promised her free housing in Russia and a $2,000 monthly stipend for life, as well as visas for her children to travel to see her. Pelaez and her husband, both naturalized American citizens, were stripped of their citizenship as a part of the plea deal.

  77. Marcelo - vítima da Bancoop

    -

    09/07/2010 às 10:46

    Reinaldo,

    O texto é uma tacada certeira no ponto exato (a redundância é proposital). Reflete EXATAMENTE o que penso sobre esse dissimulado e sua terrível forma de fazer política.

    É tudo muito asqueroso, baixo e sujo.

    Deus nos livre dessa turma.

  78. lucia

    -

    09/07/2010 às 10:46

    E ele ainda disse que Cuba era democratica e nao tinha presos politicos. Que cinismo!

  79. O Vampiro de Curitiba

    -

    09/07/2010 às 10:42

    Se a Igreja conseguiu, há apenas duas possibilidades: Lula não libertou os presos cubanos ou porque não quis ou porque não teve moral. Será que nem os tiranos respeitam mais Lula???

  80. PauloRoberto

    -

    09/07/2010 às 10:42

    À parte as trapalhadas dos 3 patetas brasiliros, dei uma olhada no blog da Yoany Sanches, http://www.desdecuba.com/generaciony. Ela mostra certa preocupação com o destino desses libertos. Aparentemente, falam em expatriação.

    “Sairão direto da prisão para os aviões”, diz alguém durante seu relato.

  81. Pimenta

    -

    09/07/2010 às 10:38

    Tio Rei, o lula é igual ao luis fabiano na Copa…coloca a mão-de-bobo para amortecer a bola (como se fosse sem querer) ajeita a bola com o braço e faz um gol com o pé com cara de gol de mão….. Os gols de lula aqui são vistos como legais e lá fora são vistos como de mão!!

    Veja que lula quer tirar ricardo teixeira, que tirou dunga, que tirou Paulo H Ganso da Copa 2010. Se juntar lula, r teixeira, dunga e felipe melo dá um trenzinho bem legal…….um atrás do outro… PIUÍIIIIIIIIIIIIIII…..olha o trenzinho…..buscando a diuuuuma docurrículo e dos enganos……. gol de mão é aqui mesmo….. PIUÍIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII……..

  82. André Luis

    -

    09/07/2010 às 10:35

    Tio Rei, sou ruim em Power Point - nunca fiz nenhum. Mas tá passando da hora de alguém montar um, na verdade dois, para divulgar na Net (talvez alguém experiente dentre os comentaristas daqui possa encarar a tarefa).

    O tema seria “Os Amigos de Lula e Dilma”, com um PPS nacional e outro internacional. Desfilariam alí, em cada página, seres como Fidel, Chave, Sarney etc, cada um bem fotografado e ilustrado com sua respectiva capivara/dossiê. Façam, vá, amigos - eu adoraria ajudar na divulgação!

    ///

  83. Leomar Top Dog

    -

    09/07/2010 às 10:28

    Reinaldo mais um vez escrevendo tudo que eu gostaria de ter escrito. Muito bem. Agora só falta Chico Buarque mudar para Cuba e viver como um cubano comum. Aqui a ditadura não servia pra ele, mas no dos outros e refresco, não Chico?

  84. Edson Eduardo de Lima

    -

    09/07/2010 às 10:28

    Olá reinaldo ! muito bom seu comentário! Vou dar de babalorixá da babilônia. Aposto 1.000 contra 1, que o Nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai querer tirar uma foto com o CARDEAL JAIME ORTEGA e o CHANCELER ESPANHOL MIGUEL ANGEL.

  85. Mário Fernando

    -

    09/07/2010 às 10:24

    Reinaldo,

    Tu, que tens uma tremenda rede de leitores com acesso a dados de todos os tipos, poderias perguntar a eles qual foi o ditador do mundo que lula ainda não visitou.

    Quando menos para ajudar o Itamaraty e celso amorim a marcarem as próximas viagens. O tempo urge…

    Abraços, MF

  86. Raul

    -

    09/07/2010 às 10:23

    O Globo de hoje traz a afirmação do Marco Aurélio Garcia dizendo que o Lula e a diplomacia brasileira atuaram sim no processo de libertação dos presos políticos cubanos, mas de forma discreta, sem fazer alarde.

    Ou seja, ele advoga para si parte do mérito de algo em que não somente não ajudou, como também trabalhou contra. É a baixaria absoluta. Valeria a pena um comentário.

  87. Lia

    -

    09/07/2010 às 10:20

    Texto impecável! Reinaldo, você poderia adicionar o desprezo que Lula deu às cartas que os prisioneiros enviaram a ele. Pior ainda, disse não ter recebido nada.

  88. Delmar Philippsen

    -

    09/07/2010 às 10:19

    A libertação dos presos cubandos, fruto da negociação entre os ditadores, a Igreja Católica e o representante do Governo Espanhol, mataria de vergonha qualquer governante que tivesse dito o que o Lula disse por ocasião da morte do Zapata. Além do mais, o Brasil tentou mediar a paz no Oriente Médio defendendo um assassino louco. Mas, para um presidente “sem vergonha”, estas contradições e incoerências não significam nada.

  89. Daniel Santos

    -

    09/07/2010 às 10:18

    O que Cuba entende por libertar?
    Esta é uma informação importante e ainda desconheço. Se libertação for a extradição dos presos para os países com os quais negociaram então é fácil perceber que os Castro estão se livrando desses presos “barulhentos” e ainda querem capitalizar apoio anti-bloqueio. Se libertação assumir seu sentido próprio então será uma sitação tensa que trará novos capítulos, pois eles não deixarão de atuar politicamente.

    Reinaldo, não se preocupe com a atuação de Lula, logo ele virá com “Veja como Cuba é mais flexível que os EUA. Merece o fim do bloqueio. Viva ao diálogo como o feito por mim!”

    Desconfio que a novilíngua ganhou novo termo: extraditar=libertar.

  90. Dervitti

    -

    09/07/2010 às 10:18

    Dá asco ler e pensar a respeito de nossa política externa. Do modo como a carruagem do PT e sua transformada candidata passa pelos mais variados palanques (estados/cidades/qquer coisa) tão cedo não nos livraremos dessa canalha que se auto-intitula “progressista”. Estamos todos no limbo, embora alertados quase 8 anos atrás: Zedirceu disse, em sua posse no ministério, “estamos iniciando projeto PT para o Brasil (ou seria para os aloprados e outros nem tanot PeTistas?) que vigorará por, no mínimo, 30 anos”… Estamos irremediavelmente perdidos prá não dizer ago mais compatível. Abrs desesperançados.

  91. Mozael Pacheco Pereira

    -

    09/07/2010 às 10:14

    Vergonha tenho eu, de ser representado por um governo com essa tendência em desrespeitas os direitos fundamentais do ser humano, em favor de apoio a fascínoras mundo afora.

  92. Silvia

    -

    09/07/2010 às 10:14

    E Lulá se preocupa com vergonhas, mortes políticas honra, verdade, honestidade?
    Lula só se preocupa com ele mesmo, seu único sonho é ser o “maior ditador” das Américas. Para tanto pretende usar Dilma que, com certeza se chegar ao poder vai dar um “pé na b…da dele. Escrevam.

  93. PTlhado

    -

    09/07/2010 às 10:12

    É de dar nojo, ver este muquirana incompetente, papagaio de pirata, falastrão inconsequente, se aninhar nos redis destes ditadores que nada mais são do que a escória da humanidade.

  94. José António

    -

    09/07/2010 às 10:09

    Excelente!

    Reinaldo, esse seu post está excelente, e é oportuníssimo, sem exagero algum neste superlativo.
    Eu já tinha lido a notícia na Internet, porém, obviamente sem comentários claros e precisos, como esses que você acaba de fazer. Um lembrete: se a memória não me engana, o candidato Serra, em uma de suas recentes falas, referiu-se, criticando, a essa desastrada posição da diplomacia brasileira.E ponha-se desastrada nisso.
    Parabéns a você, Reinaldo!
    PS - Tomara que esse post tenha a máxima divulgação.

  95. Lauro Mosquer

    -

    09/07/2010 às 10:08

    Risos…..à pretensão do nobre jornalista de ver vergonha na cara de Lula. Nesse espaço ninguém vai enxergar expressão de vergonha. Qualquer pessoa, por mais esquerdista que seja, não pode concordar, se for coerente com as ideias de esquerda, apoiar regimes ditatoriais.

  96. Maria Cristina Feistauer

    -

    09/07/2010 às 10:02

    O cinismo do governo Lula chega a níveis insuportáveis. No Globo de hoje, o verme Marco Aurélio Garcia teve a coragem de dizer que Lula intercedeu pelos presos cubanos quando esteve em Cuba, mas de forma discreta, para não ofender a soberania daquele país. Todos vimos de que forma Lula tratou os presos políticos cubanos,comparano-os a presos comuns de São Paulo, e como lamentou que Zapata tenha se deixado morrer. Agora, tenta tirar uma casquinha do sucesso alcançado pelo Cardeal da Igreja Católica e pelo diplomata espanhol, como se todos fossemos burros ou esquecidos. Esta é a diplomacia pusilânime brasileira

  97. Marcelo

    -

    09/07/2010 às 9:54

    Grande texto, Reinaldo. É preciso mostrar ao Brasil e ao Mundo o baixo nível de nossa política externa. Mostrar o quanto somos pequenos. Lula e Amorim se perderam no proselitismo ideológico da cumpanherada e não conseguem visualisar o verdadeiro papel do Brasil na América Latina. Hoje é mais importante apoiar um genocida, principalmente um genocida esquerdopata, do que carregar a bandeira da democracia, da liberdade e dos direitos humanos.
    Lula e Amorim nos envergonham. Dois sujeitinhos desprezíveis.

  98. free tibet

    -

    09/07/2010 às 9:52

    Mostro para petralinhas, desses, bobinhos amestrados, mas gente boa, ainda. Que apenas essa fala do “prizidenti” sobre presos politicos na Grande Banânia Caribenha, seria o suficiente para qualquer um minimamente decente, rasgar a carteirinha de filiado desse partideco traíra dos trabalhadores “me engana que eu gosto”!!!

  99. TIÂO BENTO RJ

    -

    09/07/2010 às 9:42

    O futuro das declarações e intenções deste governo aparecem quse que instâneamente. Vaticíos, promessas, e agoara mais essa; o que o Homem tetou justificar para proteger lo hermanos catros através de comparações draconianas, foi conseguido, ppor pressões internacionais contra um regime vencido que Lula e Cia.quer revitalizar.Bem feito, isto acontecerá aqui também. Em conversa com mamãe, lá do interior de Minas, prefeitos estão sendo cassados,motivo, falta de respeito à constituição, mas o mais grave, tentativa de petetizar a cidade. Fui.

  100. Brasileira

    -

    09/07/2010 às 9:41

    Lembrar das declarações infelizes de Lula, MAG e Celso Amorim por ocasião da morte de Orlando Zapata me causam vergonha e me dão a certeza de que partidos radicais não estão preparados para governar, passaram todos estes anos se alimentando de idéias ultrapassadas, sepultadas a tempos que não cabem no mundo atual. Resultado, está ficando sozinho. Ficou sozinho no episódio de Honduras, deu com a cara na porta com o Irã e não aprende, continua fazendo o caminho contrário do que se espera de um país democrático. Poderíamos hoje sermos protagonistas desta abertura inédita em Cuba, mas o governo preferiu o silêncio dos covardes. Silêncio entre aspas porque a quantidade de asneiras que esta turma falou e fez não está no gibi.

  101. BASTIÃO

    -

    09/07/2010 às 9:40

    SIMPLISMENTE VERGONHOSO PARA NOSSO CAIXEIRO VIAJANTE.
    OI INTERNALTAS E INTERNALTOS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  102. Leitor

    -

    09/07/2010 às 9:39

    O que consola é saber que houve um Imperador psicopata na antiga Roma que deixava seus áulicos e cortesões governarem, então, ele tinha tempo para se dedicar mais à arte de tocar cítara. Num de seus devaneios, lhe veio à mente uma concepção: um evento grandioso lhe daria profunda inspiração artística. Não titubeou; disparou a ordem: Incendiai Roma! Do alto de uma das sete colinas, tendo a arpa nos braços e a visão das labaredas queimando toda cidade, apesar de seu esforço mental, não coseguiu criar nenhum verso que pudesse concatenar com uma nota musical sequer. E, assim, Nero deu início ao demoronamento de seu Império. Moral da história: eleitores deste país, pensem profundamente antes de depositar seu voto, caso contrário ponham suas barbas de molho.

  103. Ex-petista

    -

    09/07/2010 às 9:36

    A diplomacia brasileira, hoje, funciona como uma franquia da venezuelana. Em vez de abrir mais embaixadas, o Itamaraty do PT poderia economizar nossa grana terceirizando os serviços para as embaixadas venezuelanas.

  104. andré

    -

    09/07/2010 às 9:34

    Voltando o assunto das charge, olha só o que esse pseudo artista faz:
    http://caricasdobira.blogspot.com/2010/05/o-execravel-papa-defunto.html

    Será que o Pt vai reclamar também?

  105. Enia

    -

    09/07/2010 às 9:34

    Esse governo do lula só envergonha os brasileiros com essa diplomacia idiota de viver agradando os tiranos e chutando os paises que tem democracia de fato . Será que esse apedeuta tonto não sabe daquele ditado antigo que diz:me diga com quem tu andas , que direi quem tu és

  106. Assis Ribeiro

    -

    09/07/2010 às 9:31

    Bom dia Reinaldo
    somente um feedback off-topic: tenho notado uma excessiva demora no carregamento das paginas do seu blog. Fruto me parece do altissimo volume de frequencia, mas algo que incomoda. Eu mesmo tenho limitado meu acesso a 2 x por semana (algo que não gostaria de fazer) face a tal limitação. Não sou técnico,mas a impressão é que o gargalo se dá ao carregar algo chamado “leu static.addtoany.com”. Seus leitores agradecem se isto for corrigido. Que o sucesso continue.

  107. Gilberto - Curitiba

    -

    09/07/2010 às 9:27

    Sei não. Será que o nosso “grande Estadista” Mimi não acertaria mais se demitisse todos esses “conselheiros” (Amorim, TopTop e Cia.) e contratasse o polvo Fritz para aconselhá-lo? Pelo menos teria 50% de acerto!Para quem não acerta uma . . .

  108. Elouquisa

    -

    09/07/2010 às 9:26

    A política externa deste país é uma vergonha para todos nós…

  109. naldig

    -

    09/07/2010 às 9:23

    Lula e seu bando de diplomatas petistas tem uma atração fatal para com ditadores. No caso de Cuba, uma verdadeira ‘admiração’ para com os facínoras irmãos Castro. Não vejo a hora de arrancarmos esta trinca infernal do poder e restituir à Diplomacia Brasileira a sua decência histórica.
    P.S. Lí que o Chile se dispõe a receber os presos políticos cubanos! Boa gente chilena! Lula, Amorim e MAG envergonham nosso país!! Fóra vermes malditos!

  110. joao martins

    -

    09/07/2010 às 9:17

    O que mais espanta é que Amorim não é nenhum iniciante de carreira se esforçando para agradar o chefe por alguma promoção. Não, totalmente experiente, oriundo de administrações que antecederam ao atual, agindo agora de maneira pusilânime com governos de ditadores e homicidas, com equívocos nefastos na condução da política de relações exteriores, outrora tão brilhante, levará bom tempo para recuperar a credibilidade junto ao cenário mundial. O candidato a nada, nem síndico de massa falida(Lula), não é surpresa nenhuma o lado que ele prefere, a história mostra o seu início e formação ideológica, comprovando sob todos os aspectos a determinação que tem permeado a sua política social e econômica para fins totalitários. O objetivo continua em curso, através da figura grotesca de sua candidata. Tenho certeza que essa viagem antecipada é porque estão se negando a oferecer-lhe o cafezinho. Está de saída, entenderam? O Brasil pode mais e melhor.

  111. Artur

    -

    09/07/2010 às 9:12

    Tio Rei, vc acha que pessoas do tipo do Lula sentem vergonha de alguma coisa? as pessoas que sentem vergonha e se redimen dos seus atos são pessoas que tem consciencia e caráter , esta turma que anda com ele é exatamente igual….

  112. Marcia de Alencar

    -

    09/07/2010 às 9:09

    Sei não Reinaldo,do jeito que o Lula é oportunista dará um jeito de ter participado da libertação desses presos políticos em Cuba. Quando alguma coisa fracassa ele nunca sabia de nada, mas quando algo tem êxito ele se torna o autor como num passe de mágica.

  113. Junior

    -

    09/07/2010 às 8:56

    Reinaldo, eu tenho sempre a impressão que saio, todo dia, melhor do que entrei do seu blog. Ainda que vc trate de temas recorrentes, que pode parecer repetitivo, as minhas incursões em seu espaço têm o condão de reforçar convicções humanísticas, que vão lapidando meu espírito. Valeu

  114. Damata

    -

    09/07/2010 às 8:53

    MY GOD OF SKY! COMO PODE UM ASNO DESSE AINDA FICAR DELIRANDO COM NOBEL,(1)SECRETARIO DA ONU,AJA (51) BRANQUINHA,MÉ,FUBUIA,CACHAÇA PRA DEIXAR O MOLUSCO NA NOIA ELE SABE QUE ESTA SUJEIRA NO RESTO DO MUNDO AI FOI TOMAR UMAS TALAGADAS E FICAR DOIDÃO COM NOSSOS IRMÃOS AFRICANOS ENCHER O SACO E SE ACHAR QUE È O CARA (DE PAU)

  115. TIÃO BENTO,RJ

    -

    09/07/2010 às 8:50

    Bruno e lula, dois diferentes que significam a mesma coisa, crença. Impunidade, são inatingíveis, distanciamento fruto de egos exacerbados. O diagnóstico é simples, a resolução é que é complicada. As coisas não vão bem para eles, por isso, quem conserva a decência, pode se preparar, vem mas por aí. E é golpe baixo,se não for suficiente, virá o subterrâneo.

  116. Dacem

    -

    09/07/2010 às 8:49

    Onde será que estão enfiados os homens idôneos desse Brasil ? Debaixo da saia de suas mães ou sob o peso de suas contas bancárias ? Não temos mais homens nas Forças Armadas, no Senado, no STF, na AGU, na PRG, no MP, na OAB ? Voces sairão, SIM, NA MARRA, de onde estiverem, se o poema do brasileiro Eduardo Alves da Costa ( não de Maiakovski )se materializar por inteiro. ” Na primeira noite eles se aproximam, roubam uma flor, do nosso jardim, e não dizemos nada, na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão, e não ddizemos nada, até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta,e já não dizemos nada”. JÁ CHEGAMOS NO NÃO DIZEMOS NADA e, pergunto : Abaixo as calças ?

  117. M. Cristina

    -

    09/07/2010 às 8:48

    Concordo com tudo que você disse, mas a diferença é que existem pessoas (nesse caso, o cardeal e o chanceler ) que trabalham a serviço do bem e outras…

  118. Gaucho

    -

    09/07/2010 às 8:28

    Acho também que greve de fome nao se deve ser feita, acho uma forma exibicionista, o melhor seria nao redar o pé das tuas ideias, mesmo que pra isso tenha correr risco de vida. Reinaldo, como ainda nao ouvi falar nada sobre o caso do filho do Sergio Sirotsky(diretor da RBS - TV - rede globo)que junto com mais dois adolescentes, estupraram uma menina de 14 anos.

  119. Anônimo

    -

    09/07/2010 às 8:28

    E Lula sente vergonha de alguma coisa? pelo que pude perceber, ele sente é orgulho por estar enganando, tantos ao mesmo tempo,roubo, mas é o que lhe parece.

  120. Almeida

    -

    09/07/2010 às 8:27

    Graças ao bom Deus, este período obscuro, esta em contagem regressiva para o termino. Nem tudo que é ruim dura para sempre. Ufa…sobrevivi.

  121. Marcus Meyer

    -

    09/07/2010 às 8:24

    Lula causa tanta vergonha ao povo brasileiro que a primeira providência da 1a Dama, após a posse do marido (ela conhece Lula melhor do que ninguém) foi pedir a cidadania italiana!

  122. essebe

    -

    09/07/2010 às 8:22

    Que libelo! Eles se omitem e prevaricam em cima da liberdade, aliando-se à prepotência criminosa. Nós ficamos com o ônus da vergonha.

  123. TIÃO BENTO,RJ

    -

    09/07/2010 às 8:19

    Eu rpesento a soma de todos os erros. abortei uma piada de humor negro, são faceiros, esta
    gente não está brincando.

  124. Anônimo

    -

    09/07/2010 às 8:18

    Nada a ver com essa matéria, pergunto RA, O Brasil está sem Presidente nestes últimos dias???????

  125. Ricardo

    -

    09/07/2010 às 8:05

    O negócio de Lula na Guiné Equatorial é aquele mesmo que ele tem na Venezuela, em Cuba, na Bolívia, etc., e mais recentemente no Irã…

  126. Lourdes Regina Machado Volpato

    -

    09/07/2010 às 7:59

    Lamentável o papel que as autoridades brasileiras estão fazendo na política externa. Envergonha os brasileiros que prezam a liberdade e o bem comum. Para saber a verdadeira índole deste governo basta ver aqueles que eles defendem, Zelaya, Chavez, Ahmadinejad. Depois ninguém poderá dizer que foi enganado. A verdade está na cara, como já disse Arnaldo Jabour.

  127. mameluco

    -

    09/07/2010 às 7:57

    Cobre de vergonha o governo brasileiro ? Cobre de vergonha os esquerdistas de botequim ? Engano, meu caro. A amoralidade não permite esse tipo de sentimento. Para o esquerdista, seja ele de botequim ou engravatado, os presos políticos são efeito colateral do processo em busca “da libertação dos povos”. As outras nações, e outras pessoas mais instruidas sim, enxergam a vergonha que deveria cobrir essa gentalha.

  128. JOTA

    -

    09/07/2010 às 7:55

    Texto perfeito. Só um detalhe: Lula não sente vergonha. O Babalorixá é tão convencido de seu sucesso (nunca antes na história destepais) que ele é imune a esse sentimento.
    Nós, os brasileiros um pouco mais esclarecidos que a média, nós sim, é que nos envergonhamos muito dessa política externa medíocre e asquerosa.

  129. Heitor Bonfim

    -

    09/07/2010 às 7:54

    O povo brasileiro é assim, Reinaldo, tenho de chamar a polícia quase sempre. Agora nem tanto, pois felizmente a segurança pública parece ter ouvido minhas preces.
    Derrotei os bandidinhos pequenos, agora vou para os peixes grandes que davam ordens à esses pequenos.

  130. Keno

    -

    09/07/2010 às 7:46

    Negócios com bandidos só se realizam entre os pares.

  131. José

    -

    09/07/2010 às 7:44

    Graças a Deus ainda existem no mundo governos e religiosos que lutam pela humanidade. Que seu exemplo nos faça retornar a nossos valores.

  132. Gesco

    -

    09/07/2010 às 7:42

    Cobriria se ele compreendesse na verdadeira grandeza o bandido assassino que é o fidel castro e se tivesse vergonha.

  133. David

    -

    09/07/2010 às 7:25

    Caro Rei,

    A greve de fome do Lula foi a greve de um petralha. Só existe na mídia e contiuna a ser uma mentira. Esse é o modo petralha de ser.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados