Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Lava Jato vê indício de repasse da Odebrecht a marqueteiro ligado ao PT

O inquérito que apura as finanças do publicitário foi aberto em novembro do ano passado e tramita em sigilo, em Curitiba. Ele passou a ser investigado após a Polícia Federal encontrar na casa do lobista Zwi Skornicki, ligado ao estaleiro asiático Keppel Fels, uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana. O manuscrito indicava contas de Santana na Inglaterra e nos EUA. A informação foi revelada pela "Veja"

Por: Reinaldo Azevedo

Por Daniela Lima, Marina Dias e Graciliano Rocha, na Folha:
A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga pagamentos atribuídos a subsidiárias da Odebrecht em contas, no exterior, controladas pelo marqueteiro João Santana, responsável por campanhas do PT e da presidente Dilma Rousseff. A apuração envolve as finanças dele em diversos países, entre eles a Suíça. O publicitário baiano comandou todas as campanhas  presidenciais do partido desde a reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Os dados sobre a movimentação financeira de Santana integram pacote de documentos enviados ao Brasil pela promotoria suíça em acordo de cooperação.

O inquérito que apura as finanças do publicitário foi aberto em novembro do ano passado e tramita em sigilo, em Curitiba. Ele passou a ser investigado após a Polícia Federal encontrar na casa do lobista Zwi Skornicki, ligado ao estaleiro asiático Keppel Fels, uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana. O manuscrito indicava contas de Santana na Inglaterra e nos EUA. A informação foi revelada pela “Veja”.

Um dos focos da investigação são valores recebidos por Santana em 2014, quando o marqueteiro fez as campanhas presidenciais de Dilma, no Brasil, e de José Domingo Arias, derrotado no Panamá -país onde a Odebrecht tem diversos interesses. No momento, segundo a Folha apurou, não é possível estabelecer com certeza a origem destes pagamentos, se por serviços prestados no Brasil ou em outro país.
(…)
Oficialmente, Santana recebeu R$ 88,9 milhões da campanha de Dilma em 2014. Outros pagamentos vinculados à campanha, se confirmados, seriam em tese caixa 2. As informações sobre a investigação foram confirmadas pela Folha com três autoridades que atuam no caso, advogados que acompanham a Lava Jato e pessoas ligadas a executivos da Odebrecht.
(…)
Procurado pela reportagem, o advogado de João Santana, Fábio Tofic, disse que o publicitário desconhece qualquer apuração que envolva seu nome e que, inclusive, questionou formalmente o juiz Sergio Moro, que conduz a investigação em Curitiba, sobre a existência de um inquérito contra seu cliente.
(…)
Procurada, a Odebrecht também disse que desconhece o inquérito.
(…)

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

38 comentários
  1. Gaumar

    Caro Kevin, minha admiração e respeito pelas “perguntas que não querem calar”!
    Duas coisa a comentar, ou seria lamentar?
    Primeira: O contido na questão 03 que envolve o Ministro Janot, mostra com clareza cristalina que não temos mais a quem recorrer! As notícias são contundentes e apontam (no mínimo) para um comportamento suspeito da nossa corte superior. Parece claro que, envolvidos como estão, os senhores ministros decidirão sempre, de acordo com as conveniências dos que se apropriaram do poder, através de mentiras, engôdos e farsas e que agora assaltam os cofres do país e roubam as esperanças do povo. A mim parece que os senhores ministros, a cada dia mais, se afastam da sua elevada missão de proteger o cumprimento da lei, e salvaguardar a constituição e os interesses do povo.
    Segunda: Infelizmente o contido na pergunta que não quer calar n° 07 é “crime” cometido, costumeiramente, nos municípios quando os Tribunais de Contas dos estados apontam irregularidades nas contas de centenas de Prefeituras pelo nosso Brasil afora! Em número expressivo e indesejável de casos as contas são aprovadas ou rejeitadas ao sabor dos interesses do prefeito em exercício.
    A cada dia, em função da perda da dignidade de nossas autoridades (grande parte das quais composta por corruptos de carteirinha) e, pela alienação do povo (ocupado com as novelas, futebol, carnaval, são joão, dia dos namorados e outras festinhas mais) fica mais difícil manter alguma esperança quanto a um futuro, melhor.

  2. Ninja

    UAI o SANTANA tem mulher, isso eu não sabia, juro

  3. Kevin Lomax

    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!!!!

    Quem mandou matar Celso Daniel, Toninho do PT e Luis Eduardo Saeger Malheiro ( PRESIDENTE DA BANCOOP) ??

    Por que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indícios de autoria e materialidade dos fatos ??

    Por que Rodrigo Janot pede o afastamento de Eduardo Cunha e não pede o de Renan Calheiros, já que ambos estão envolvidos nas delações do Petrolão da Dilma ??

    É verdade que a esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami ?? E que o escritório do pai dele tem um contrato milionário com o Governo Federal ??

    Ele não deveria se declarar impedido de julgar o tramite do IMPEACHMENT? Qual o motivo de ele ter omitido trechos do Regimento Interno da Câmara propositalmente para justificar o seu voto e dificultar a aprovação do impedimento da Presidente que faz parte do Governo mais corrupto da história do Brasil ? Não deveria ser afastado ??

    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que os políticos do Congresso Nacional contrariaram os técnicos do TCU e aprovaram as contas da criminosa DILMA, mesmo ela tendo pedalado e cometido crime de responsabilidade fiscal?

    Qual o interesse da Rede Globo, Record, Band, SBT, REDE TV entre outras emissoras, todos os jornais, revistas e sites, salvo raras exceções; Os maiores Empresários e Banqueiros do país; ARTISTAS e FORMADORES DE OPINIÃO; OAB, CNBB, IURD, Sindicatos e Movimentos Sociais continuarem apoiando e defendendo um Governo que trouxe de volta a inflação, desemprego e literalmente quebrou e rachou o BRASIL?

    Como é possível não responsabilizar criminalmente e politicamente uma Presidente e um Governo que tiveram mais de 20 Ministros de Estado que caíram, foram afastados ou estão denunciados e envolvidos em escândalos de corrupção desde a posse em Janeiro de 2011 ??

    Por que o vice Michel Temer se acovarda, rasgando assim a sua BIOGRAFIA e não rompe de vez com o Governo do PT?
    Por qual motivo os partidos de Direita que foram eleitos com os votos das pessoas conservadoras como o PMDB, PP, PR, PRB, PROS, PSC e PSD continuam apoiando e defendendo um Governo de Esquerda Bolivariana ??

    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos diante de tantas provas que as autoridades já possuem ??

    ACORDA BRASIL!!! – Até que quando o POVO vai ser saco de pancada??

    Ou fazemos alguma coisa até Março, ou vamos ter que aguentar mais 3 anos de DILMA/LULA e o PT.

    # TODOS PELO IMPEACHMENT ( Dia 13/03 MEGA MANIFESTAÇÃO PARA PARALISAR O BRASIL )

    .

  4. Gilberto Mendes

    O mais DIFÍCIL está nas mãos da JUSTIÇA, os EXTRATOS, resta verificar os CREDITADOS, identificá-los.

  5. cesar

    As cifras são sempre monstruosas,falam em 80 milhões como fosse uma merreca qualquer.Tem razão o Comissario Dirceu quando diz que abaixo de 120 mil por mes é pouca coisa (para nada fazer diga-se).Tamos f*****s mesmo.

  6. Jane

    Esses advogados de “porta de mansão”, como bem diz Augusto Nunes……querem mais é mensalões, petrolões e outros assaltos ao erário. É o ” paraíso ” dos “doutos”.

  7. Anônimo

    Esse “país ” precisa fechar pra balanço. É impressionante! Como o paladino das teses “socialistas” (hahahahahahahaha) que Lula e Dilma vomitam ( estas figuras são tão somente bonecos do ventríloquo ” socialista”), esconde fortuna ( fonte?: contribuinte) no exterior??!!! E as “instituições” bananeiras, serviçais de bandidos, o que fazem???!!
    É o maior bando de toda a história da humanidade! Tá doido!!!

  8. Eleitor

    ABUSO de poder econômico e DITADURA COMUNISTA desviando dinheiro público para a campanha PT-PMDB…parece que a única verdade que o Barba falou foi que existem 300 picaretas contra o IMPEAHMENT da dilmazika! IMPEACMENT JÁ!

  9. João Alves

    Esse Santana, pelo que fez, não merece tanto dinheiro, principalmente por ter fudido a nação ao ajudar a Dilma !

  10. Gilberto Sampaio

    Quantos presídios serão construídos para colocar todos esses canalhas que assaltaram e assaltam o país? A minha indignação é tamanha que não dá para colocar em palavras. No capitalismo o marketing é peça fundamental para o crescimento de uma empresa, e a empresa chamada PT Ltda (pois pertence a Lulla) cresceu ás custas de maracutaias nas empresas públicas do Estado brasileiro. O marqueteiro João Santana juntamente com seus “clientes petistas” devem fazer marketing na cadeia, presos. Apodrecer na cadeia é o caminho de todos vocês!

  11. Adriano

    Você viu que o sedizente cineasta Jorge Furtado saiu, finalmente, em defesa do PT? Num vídeo no site do partido, chamou o juiz Moro de “medíocre”.

  12. pedrao

    E viva a nossa república bananeira das “Monicas”!
    Sempre tem “uma” por perto das bandalheiras!
    E não é da criação do Mauricio de Souza…

  13. Jucapirama

    Este senhor deveria ser processado por vender ilusões. Marqueteiros deveriam ser proibidos de agir em campanhas políticas.
    Chega de mentiras a custa do sofrimento de um povo .Que apodreça na cadeia!!

  14. Syllas Valadão

    Esses 89 milhões que Dilma pagou a João Santana saíram de onde?
    O fundo partidário, dinheiro que o partido recebe não dá pra pagar… Essa grana veio de dinheiro desviado.
    Por isso teremos a maior recessão da historia, não sobra dinheiro pra nada. O Brasil será um país pobre e miserável.

  15. paulo cezzar

    Só o Duda Mendonça, recebeu pelo caixa2. Com João Santana, o PT jámais cometeria tal coisa.Só com deboche pra ouvir uma notícia desta

  16. 88,9 MILHÕES PARA MENTIR AO POVO?

    ISTO, OFICIALMENTE!
    FORA OS POR FORA!
    BRASIL É TERRA DE
    MALANDRO! O SUJEITO
    É PAGO PARA ORIENTAR
    A MENTIRADA DESPEJADA
    SOBRE O POVO?
    MARQUETEIRO?
    PARECE MAIS É
    UM SEM VERGONHA!
    E PÕE ENGANAÇÃO NISTO!
    É COMO DISSE A OUTRA:
    A GENTE FAZ O DIABO
    PARA GANHAR UMA ELEIÇÃO!
    INCLUSIVE, CONTRATAR
    O PRÓPRIO!

  17. ps

    Tio Rei, com os petralhas, o panamá tornou-se o caminho mais curto entre a “lavanderia” e a “gatunagem” e, agora, onde pode-se fazer a “Feira” todos os dias da semana…

  18. toninho

    Desconhece é?
    Cana no casal Dr. Sérgio Moro, essa dupla tem muito a explicar.
    Terá que pagar pelo crime de falsidade, por ter compactuado com as mentiras da Dilma, eles foram os veículos que deram origem a empulhação.
    CANA NO LULA, FORA PT, FORA DILMA. e Cana na quadrilha que foi usada como aloprados para assaltar os cofres públicos.

  19. FALA SÉRIO

    O que me deixa perplexo, depois de todo Mensalão, Petrolão e todas as demonstrações de incompetência de gestão, promovidos pelo PT, ainda tem gente, que se diz esclarecida, falando que tudo isso, não passa de difamação contra os Petralhas.
    FALA SÉRIO!!!! Ou essa gente tá mamando também em alguma tetinha, ou é muito burra.
    Quantas pessoas vocês conhecem que são assim? Procure saber do que elas vivem, onde trabalham e que tipo de relação tem com os Petralhas. Acho que vão chegar na mesma conclusão que cheguei.

  20. Kederis

    Marqueteiro petista pago no exterior? Parece que já vimos esse filme.

  21. kátia

    i don’t want stay here, i wanna to go back to bahia…

  22. Brasileiro Assaltado

    Quantas e quantas empresas de médio e grande porte; que produzem produtos de essencial necessidade à sociedade; que sob as diversas dificuldades, sem contar com a cotidiana e cruel despesas fiscais para manter esse parasitas em vida nababesca, conseguiram faturar os milhões de dólares que um descarado e despudorado marqueteiro surrupiou da sociedade, impondo-lhes mentiras e canalhices.

  23. Alex Wie

    Impressionante é uma teia com zilhões de fios

  24. Ricardo A

    Reinaldo, peço sua licença para comentar o texto do Sr. Inides (Fevereiro 12, 2016 às 7:54 am). Discordo de seu texto, o Brasil está parado porque ele foi e está sendo assaltado pela quadrilha do PT , Dilma e Lula que estão no poder a mais de 12 anos. Segundo seu texto, quer dizer que a justiça deve garantir a impunidade dessa gente toda, soltando as amarras, como mencionou ? Isso é tudo que a seita PT quer, afrouxar as investigações, principalmente quando elas estão chegando no chefão… A Dilma deveria ter a sensatez de renunciar, levou o país ao caos econômico e o pior que continua sem rumo, tal como sua equipe de ministros, alguns investigados pela justiça. A Lava Jato, iniciou por causa da Petrobras, pois bem, imaginemos que não existisse nada contra a Petrobras, pergunto, a economia estaria melhor ? Claro que não, pois o governo populista dessa gentália não tem sustentação e fundamentos econômicos que evitassem essa desgraça. Todos os economistas já haviam avisado antes das eleições. Tem mais, vai piorar, pois a indústria, base para qualquer pais se desenvolver, está no buraco negro e se desfazendo. Governo sem credibilidade, investidor nenhum quer saber. Durma-se com um barulho desses !!

  25. PALCOSCENICO

    O MARQUETEIRO de DILMA e LULA recebeu R$ 160.000.000,00 do PT e revelou seu lado de SONEGADOR ESPERTALHÃO ao não pagar ISS à Prefeitura do amigo HADDAD e resistir às cobranças JUDICIAIS.
    .
    Se recebeu aquela fortuna, aonde estaria esse dinheiro?
    .
    João Santana, endeusado por LULA, DILMA e HADDAD, teve revelado o seu lado de ESCROQUE da pior espécie, ao se constatar esse seu procedimento. Ele agiu como um vulgar VIGARISTA da pior extração, de forma tão abjeta, que se pode compará-lo a um verdadeiro MONSTRO.
    .
    Fotos em http://www.aquinao.org
    .
    Durante anos, mesmo sabendo que sua atitude ilícita, ao sonegar e fazer de tudo para não pagar R$ 3.777.000,00 de ‘ISS’ à Prefeitura de São Paulo, tinha implicações na compra e fornecimento da MERENDA ESCOLAR para crianças pobres e carentes, comportou-se, mesmo, como um MONSTRO, pois essa sonegação originou-se, durante anos, do ISS devido sobre parte da fortuna de R$ 160.000.000,00 a ele paga pelo PT de 2005 a 2015.
    .
    João Santana agiu mesmo como um ESCROQUE e ESPERTALHÃO, pois mesmo sendo acionado administrativa e judicialmente, NÃO PAGOU e NÃO DEPOSITOU AS GARANTIAS EXIGIDAS PELA JUSTIÇA, após os fiscais do ISS terem descoberto o seu golpe em 2011 e 2012.
    .
    O que mais chama atenção é que, embora dinheiro não faltasse a tal ESCROQUE, é que a Justiça não tenha feito o bloqueio automático através do Banco Central, dos depósitos em suas contas bancárias e investimentos, ou nas da sua Pessoa Jurídica – a ‘POLIS’ – pela qual emitia as Notas Fiscais. Ou será que ele SUMIU com os R$ 160 Milhões ou os remeteu para o exterior sem pagar impostos?
    .
    O crime praticado (é crime sim) se torna gravíssimo quando observamos que se trata de um dos cidadãos mais bem informados do país, com formação e cultura suficientes para ter plena noção que a sonegação dessa pequena fortuna tinha implicações seríssimas, como a de impedir que fosse aplicada na MERENDA ESCOLAR, por exemplo, dinheiro com o qual a Prefeitura conta prioritariamente. Por isso só uma classificação caberia, no caso: o PT lida e convive com um MONTRO.
    .
    Ou, pior, será que ele devolvia ao PT – por fora – parte desses recebimentos para alimentar a RECEPTAÇÃO de dinheiro feita por DELÚBIO, que se sabia produto de crime, já que não contabilizado? Esta manobra criminosa serviria para facilitar repasses a agentes políticos ou pagar em dinheiro vivo, coisas também ilícitas?
    .
    O mais grave é que Rui Falcão, até hoje, não prestou conta dos valores RECEPTADOS (confessados em juízo por Delúbio), que SE SABIA SER PRODUTO DE CRIME. Esta prestação de contas tem de ser bem detalhada e feita perante à população brasileira, que foi a maior prejudicada, inclusive implicando em mortes, notadamente de crianças de zero a cinco anos, cujos números a presidente DILMA domina com precisão.
    .
    Para tanto, torna-se necessário que se apresente as Planilhas de Controle, comprovando como e quando o que se chamava de Caixa 2 foi encerrado, e quem “doava”esse dinheiro e não pedia recibo nem Delúbio contabilizava. Isto é extremameente importante, pois se sabe que 80% desses recursos eram oriundos do crime de SONEGAÇÃO FISCAL, o que implicava e implica em milhões de mortes de CRIANCINHAS FAMÉLICAS, pois o Governo não recebendo esses recursos sonegados e RECEPTADOS por criminosos, não tem como combater a MISÉRIA e a FOME.
    .
    Mas o que ele queria dar mesmo era um golpe e NÃO PAGAR , pois já estava informado sobre a eleição de HADDAD com quem contava para lhe “perdoar” de alguma forma ilícita, a gigantesca dívida.
    .
    O valor original, que com multa e juros atingiu quantia de R$ 3.777.000,00 porque a sonegação já vinha de antes da eleição de DILMA, em 2010. E ele é tão safado que não pagava a dívida mesmo já trabalhando para a campanha de Haddad, o que nos leva a concluir pelo expectativa do “perdão ilícito”, considerado acima.

  26. Guidogf

    89 milhões da campanha de Dilma em 2014???Fala sério, e ainda acham que tem de investigar??? 99% da população brasileira nem trabalhando por várias vidas seguidas consegue ganhar 89 milhões. E olhe, isto ganhando muito bem. Tudo é um deboche com o povo. Vê-se com claridade, que a farra com NOSSO dinheiro dos impostos, foi, é e continua grande. Mas a oportunidade esta posta, cabe a nós a pressão necessária para pelo menos um começo de limpeza. Agora no dia 13/03, vocês que foram capazes de colocar mais de milhão nas ruas em qualquer bloco/desfile de carnaval, faça a mesma coisa pelo Brasil. Se você está indignado com tudo isto que está ai, não tem desculpas para deixar de ir para as ruas no dia 13. Ou se reage ou aceita-se o desgoverno e deixa tudo como está. Depende única e exclusiva de nossos protestos e reclamações!

  27. Walter

    É só conferir os valores pagos para o tal marqueteiro, só na ultima campanha de “dilma”, 88,9 milhões, isto não pode estar certo, neste angú tem carroço.

  28. dirceu batista antunes

    A Justiça nada tem a ver com a crise que assola a Nação. Esta crise tem origem na desgovernança dos governos petistas, os quais só se preocuparam e distribuir benesses para angariar votos. Não cuidou a economia com a seriedade devida. A gastança do governo aumentou absurdamente, ao criar 39 ministérios e dezenas de milhares de cargo de provimento em comissão (diga-se cargos da caneta do presidente) para agasalhar apaniguados. Esse desgoverno, com gasto em demasia para assegurar a reeleição, levou o país ao estágio em que se encontra. Ademais, a corrupção sindical tomou conta dos órgãos e empresas públicas. Esses são os motivos da crise. A Justiça não tem culpa alguma nisso. A não ser para aqueles beneficiários das mazelas, ou que são cegos, surdos e mudos.

  29. Tamos de Olho

    Certamente o juiz Sergio Moro ouvira novamente Lulalau agora como testemunha de defesa de Santana

  30. Moritz

    É, o esquema é muito sofisticado. Não é para amadores… A máfia teria muito que aprender com o PT.

  31. Vanda Silveira

    Caro Inides, esse discurso de que “O país está parado por causa da justiça” não cola mais. O Brasil precisa ser passado a limpo. Ademais, estamos andando para trás por conta dos erros cometidos por um governo despreparado e não por causa da atuação da justiça.

  32. Rubens Campos

    É SÓ PODRIDÃO NÉ! LEMBRAM DAQUELE OUTRO MARQUETEIRO, INVESTIGADO NO MENSALÃO… DE MARQUETEIRO ELES NADA TÊM, SÃO BANDIDOS A SERVIÇO DOS PETRALHAS. CADEIA NELES!

  33. Inides

    Reinaldo, vamos falar sério? Hoje quem está atrapalhando e retomada do Brasil ao seu devido curso é a Justiça. Esse embrulho que se chama Lava Jato não terminará tão cedo, enquanto isso o País está parado, estagnado na mão de uma doida sem direção, sem noção do que está fazendo. Já está mais do que provado que Lula tem muita culpa, que a Dilma tem muita culpa, mas que o País carece de ter suas rédias soltas, ou ficará parado que nem um jumento empacado. As apurações devem e tem que continuar, mas a direção precisa ser solta.
    O correto e tirar de vez esse governinho mequetrefe, por uma junta Parlamentarista embasada para administrar por 90 dias, que seria o praza para nova eleição presidencial. Talvez as apurações ainda não tivessem acabadas, mas o País seguiria seu romo. Não podemos ficar a mercê da boa vontade e disposição da Justiça. O mundo lá fora segue a todo vapor e nós dando passos atrás. É correto isso? Lógico que não! Tudo que a Polícia Federal, Justiça, MPF, STF tem que fazer é liberar as amarras que prendem o Brasil, pois com isso, todos saímos perdendo, inclusive competição com as outras Nações. Isso é retrocesso jurídico, político e comercial. Continuando desse jeito, chegaremos a 2020 como se estivéssemos no século passado. Brasília não é o CENTRO DO MUNDO! Precisamos de decisões ousadas, mas a D. Justiça está emperrando tudo, como se não houvesse outro jeito de resolver as coisas. Os Poderes da Justiça Superior precisa deixar o caminho livre, logicamente dentro da legalidade.

  34. Claudio

    Como sempre eles desconhecem tudo! Eles nunca sabem de nada!!!
    Nem administrar o Pais Eles não sabem!!!
    Lula administrou um pouco melhor que Dilma, por que o Brasil já vinha bem conduzido pelo Fernando Henrique.
    Agora é só rezar!!!!

  35. carlos alberto

    Se, excetuados alguns poucos homens honestos, em número demasiado reduzido para empreender qualquer ação significativa, os políticos, juízes e altos funcionários perderam todo senso do dever e da utilidade pública, então, com certeza, não se curvarão a nenhuma autoridade moral, mesmo na improvável hipótese de que alguma venha a surgir do nada. Submetê-los e obrigá-los a fazer o bem pela força é igualmente impossível, pelo simples fato de que aquilo que não existe nada impõe.

  36. Marta

    Sei que marqueteiros não podem ser responsabilizados pelas ações dos seus clientes. Mas ajudar a mentir para um país inteiro, como João Santana fez na última eleição, não deveria ser visto com tanta naturalidade. Ao menos em uma sociedade com sólidos padrões éticos, não seria.

  37. Marcus Meyer

    É muita sacanagem e roubalheira para um partido só! Ou cassamos o registro de funcionamento do PT ou nunca mais viraremos esta página imunda de nossa história.

  38. sas

    Off-Topic
    1-Depois de brincar, se atrapalhar, irresponsavelmente em questão séria, Dilma pede socorro ao Exército; assim como será os EUA que ajudarão na epidemia do vírus Zika.
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/dilma-esta-brincando-com-a-zica/
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/saude-2/1140367/
    -Casos de dengue no Brasil crescem 48% no início de 2016

    2- Nota na imprensa: Lewandovisk, presidente do STF, pede para que convidados deixarem celulares na ante-sala, antes de entrar em sua sala.
    3- Outro patrocínio do PT: nº de falências recorde.
    http://economia.ig.com.br/2016-02-11/pedidos-de-falencia-crescem-e-recuperacao-judicial-tem-maior-alta-em-10-anos.html
    4- O Estado Islâmico com o qual Dilma defendeu na ONU.
    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2016-02-11/video-do-estado-islamico-mostra-terrorista-de-4-anos-executando-refens-com-bomba.html
    5- Nesses casos, o Brasil já é Venezuela (Dilma e Maduro usam a mesma receita de bolo):
    5.1- http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/02/1738870-suprema-corte-da-venezuela-valida-decreto-que-da-mais-poderes-a-maduro.shtml
    https://www.facebook.com/video.php?v=10153619375920617&comment_id=10153619498005617&comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22R%22%7D
    5.2-http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,falta-de-remedio-e-aparelhos-mata-seis-bebes–em-hospital-venezuelano,1831443
    http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/02/e-jogar-com-sorte-diz-medico-sobre-mascaras-de-garrafa-pet-em-bebes.html
    6- Efeito Orloff:
    http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,assembleia-nacional-decreta–emergencia-alimentar-na-venezuela,1831444
    https://www.youtube.com/watch?v=4T1EygjGt2s