Um amigo jornalista me disse dia desses que eu não deveria contestar abertamente outros jornalistas porque esse tipo de coisa só gera animosidade etc. e contribui para criar a meu respeito uma imagem de irascibilidade que não corresponderia à verdade e tal. Pois é. Como já disse, pouco me importa o que digam a meu respeito. Jornalistas, especialmente colunistas, tiram boa parte de suas virtudes da crítica ao comportamento alheio, especialmente de políticos. E, ora, ora, fazem parte do debate público também. Por que não podem ser contestados, ter o nomezinho ou nomezão devidamente citado? Aparecer aqui, diga-se, não deixa de ser uma deferência deste escriba. Gente que sei escrever a soldo, bem, essa turma eu ignoro. Excluo até os comentários que a eles se referem. Adiante.
O camarada Emmanuel Goldstein, da Vanguarda Popular, ponta de lança da revolução proletária, acaba de ser superado no domingo por Eliane Cantanhêde, articulista da Folha. E, por isso, escrevo este texto em reconhecimento a seu (dela) trabalho. Por pouco, muito pouco, ela não rouba, no meu coração, o lugar que cabe à minha sereia - aquela, metade deusa, metade galochas. E nesse caso? Por que não cito o nome? Porque eu e Petrarca temos direito a momentos de lirismo. Leiam este parágrafo extraído da sua coluna de domingo:
“Chávez fez uma faxina institucional na Venezuela, virou-se de costas para os EUA e de frente para a América do Sul e planejou investimentos externos e a conversão dos fabulosos lucros do petróleo na transformação da sociedade e da quase inexistente planta industrial. O messianismo bobo, porém, afundou todos esses sonhos.“
Cabe uma explicação. Cantanhêde era, assim, uma das nossas mais entusiasmadas propagandistas do bolivarianismo. Não! Não o fazia por dinheiro — saibam que há canalhas no subjornalismo e na academia que ficaram ricos defendendo Chávez. No seu caso, o alinhamento era mesmo, ou é, intelectual. Fiquei comovido, quase fui às lágrimas, quando li que “Chávez fez uma faxina na Venezuela”. É verdade! Ele varreu do país o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público, a oposição, o direito de defesa, o habeas corpus e até o Executivo! Faxina completa!!! A Venezuela ficou limpa dessas sujeiras típicas da democracia. Mais: observem que a “faxina” aparece como uma ação encadeada com o fato de ter “virado as costas para os EUA”.
Agora entendo a sua simpatia pelo regime, cujo declínio ela lamenta: Cantanhêde sabe onde se encontra a “planta industrial” criada por Chávez. Está, presume-se, em local mais secreto do que as armas de destruição em massa de Saddam. Também a sociedade foi transformada. Antes, capitalistas asquerosos exploravam o pobre povo venezuelano. Chávez se organizou para fazer isso sozinho — ou em companhia de seus “boliburgueses”.
Qual é o defeito de Chávez? Ah, o “messianismo bobo”. Cantanhêde diz “messianismo bobo” como quem diz: “Hoje é domingo, pede cachimbo”. Fica parecendo, assim, uma coisinha besta. O “messianismo bobo” de Chávez está matando estudantes nas ruas, financia o terrorismo na Colômbia, faz acordo nuclear secreto com o Irã, compra armamentos da Rússia, liquidou com o que havia de indústria no país, destruiu a agricultura, esvaziou os supermercados, conduziu o país a uma crise —- calculem! — energética sem precedentes por conta da ineficiência estatal, deixa boa parte dos venezuelanos sem água…
Vejam que ela não escreve “messianismo bruto”, “messianismo louco”, “messianismo tosco”… Não! Ele só é “bobo”, sabem? Vejam: o texto de Cantanhêde, por exemplo, é bobo. Sendo ele uma bobeira, o messianismo de Chávez certamente é outra coisa.
Eu sou obrigado a avançar um pouco no artigo:
Onze anos depois, a Venezuela convive com fuga de investidores, estatizações, fechamento de TVs e uma crise na economia que não fica só nos números, mas atinge a vida das pessoas: que tal racionamento de água e de energia? Os aliados de primeira hora pulam do barco.
Onze anos depois??? Uma ova!!! Essas políticas de Chávez estão em curso desde o primeiro ano de governo. As conseqüências mais nefastas chegaram agora. Cantanhêde parece Saramago, que rompeu com Fidel quando este decidiu matar três pessoas sem julgamento. “Até aqui fui com Fidel, mas agora…” Bem, àquela altura, o regime já era responsável por 100 mil mortes entre as execuções e pessoas que morreram afogadas tentando fugir daquele paraíso. NÃO ERA QUESTÃO DE ACHISMO ANTEVER O QUE VIRIA NA VENEZUELA. ERA UMA QUESTÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA, OBRIGATÓRIA A UMA COLUNISTA.
Enquanto Eliane Catanhêde defendia Chávez, ele destruía as chances da democracia na Venezuela. Ela esperava resultado diferente?
Encerra seu texto assim:
“Chávez sonhava com o “socialismo do século 21″. Os venezuelanos acordam no “titanic do século 21″ e sem comandante alternativo.”
Nem vou investigar que diabos faz a metáfora daquele navio ali, contribuindo para afundar de vez o texto. Sei o que não vou fazer. Não vou escarafunchar os arquivos para lembrar as muitas vezes em que Cantanhêde defendeu o Beiçola de Caracas. Até fiquei tentado. Mas me bateu algo parecido com pudor.
PS: Por favor, comentem idéias, não pessoas.





este sr chavez tao ingnorante com seu propio pais , e o resto?? .. quem da com a lingua nos dentes pode a si mesmo morder ?? de fato aconteçera…….
Chavez está varrendo a ética, a democracia e o estado de direito pro lixo. Pena que a vassoura do tirano não passe por aqui, e leve também, jornalistas do porte de Eliane.
Mais um bode expiatório descoberto, Sr. Rei, continue assim sempre dando nomes as bois ou aos bodes, bom ai fica na mesma, todos são quadrupedes. hehehehehe
Já escrevi nesse espaço várias vezes sobre os colunistas da Folha.Nenhuma delas foi para elogiar. O que se deve perguntar à jornalista Catanhêde é como um governo que vende 25% do petróleo que exporta aos EE.UU, pode ser considerado que virou as costas aos americanos? Balela! Por que o seu Hugo não pára de vender óleo ao Tio Sam? Ela julga uma vitória se virar contra a grande nação do norte. É uma burrice extrema, pois estamos falando do maior mercado do mundo.Ah! mais tem caído a relevância do mercado americano em relação às nossas exportações.Tem sim, porque só exportamos produtos de baixo valor agregado e o pouco de manufaturados que exportávamos estão sendo absorvidos pelos chineses.
Caro Reinaldo:
Porque será que só a Band noticiou?:
“Juíza é presa após conceder liberdade condicional a banqueiro preso
Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 - 20h32
A juíza Maria Lourdes Afiumi é uma das 40 pessoas presas por crimes políticos reconhecidas pelo governo venezuelano. Minutos depois de autorizar a liberdade condicional de um banqueiro que estava preso sem julgamento há quase três anos, ela teve o gabinete cercado por militares.Em rede nacional, Chávez disse que ela vai ficar 30 anos presa, mesmo sem ter sido julgada.”
Chapolin Colorado assumiu os três poderes do país. A ditadura do PT será mais branda, comandada pelos “movimentos sociais”. Uma ditadura democrática.
Reinaldo, ler ou ver Eliane Cantanhede, dá AZIA.
Ela consegue, às vezes, ser pior do que a Dilma falando. (E a simpatia, também confere com a da outra. Ou seja, inexiste!)
Há momentos em que, na linguagem, não há nexo algum.
Para mim, ela não tem uma postura séria de jornalista.
Deixa muito a desejar.
Tem uma acidez mal colocada. E uma docilidade com fatos e figuras delinqüentes, como o Chavez, de fazer inveja a qualquer petralha!
Se eu tento procurar numa leitura jornalística a verdade, a elegância e a isenção, com ela, não há!!!!!
Sou da categoria “indivíduo” com direitos, não é mesmo?
O problema é de grafia: ela não é colunista, é comunista. Tudo explicado.
folha, não dá para ler………
Com uma “qualidade” de informação assim……. é melhor a ignorância………..
Não precisa ser a “metamorfose ambulante” do apedeuta luis XV de Garanhuns, mas……… ter na cabeça as idéias estagnadas da década de sessenta……… do século passado…….. e escrever na folha….. Aviso: O Muro de Berlim caíu…… em 1989………….
ÉDIMAIS!!!!!!!!! Acorda folha!!!!!!!!!!!!
FIQUEI ESTARECIDO COM A IMAGEM DE UM LIDER RURALISTA DA VENEZUELA ACAMPADO NA FRENTE DA SUA FEDERAÇÃO APÓS DE DECEPADO O PROPRIO DEDO EM PROTESTO A DESAPROPRIAÇÃO DE SUAS TERRAS. FOI EXIBIDO PELO CANAL TERRA VIVA DA REDE BANDEIRANTES. MAS NÃO REPERCUTIU EM OUTROS CANAIS.
Pior só o Rossi.
Sinceramente…
me entristece ver que jornalistas, ao invés de trazerem a real coerência dos fatos, rotulam algo podre como digestível…
Ignorar as ações anarquistas de Chavez é tapar o sol com a peneira..
Os ratos já estão a abandonar o Titanic.
Reinaldo uma das melhores coisas da Internet para mim é poder CRITICAR e APONTAR MUITAS VIGARICES de JORNALISTAS. Passei anos da minha vida vendo os tais “jornalistas” criticando Deus e o mundo e eles passando por sabidos, sendo que eu VIA assistia NÃO eram sabidos coisa nenhuma, muitos deles são fraquíssimos e passam por medalhões. Cantanhêde Cia são um verdadeiro caos, argumentos chulos etc.Na Jovem Pan as jornalistas de Brasília são verdadeiras moças de recados do governo. São duas. Elio Gaspari com panca de sabe tudo SEMPRE informou ERRADO sobre o Proer e as privatizações. Você e o DIOGO fazem muito bem em dar nome a esses caras. Graças a Deus têm AINDA alguns ótimos. Poucos mas têm.
Coitada da Eliane que fica toda semana sentada 2 ou 3 horas ao lado do Clovis Rossi na redação da folha. A imbecilidade ideologica é uma doença transmissivel e super contagiosa. Os petralhas que o digam…
E o que será que Cantanhêde acha mesmo de Dilma, Reinaldo? Afinal de contas, se depender dela (e de seu mentor equilibrista), será adotado aqui o mesmo messianismo “bobo” de Chávez, seu apoiador declarado. É bom lembrar à colunista que a primeira coisa a ser varrida por esse tipo de messianismo “bobo” é a liberdade de expressão!
Reinaldo, seu amigo jornalista é provavelmente aecista. E o conhece menos que seus leitores…
Como pode um proprietário de jornal, que sabidamente não deve ser bobo, nem burro, manter nos seus quadros um profissiona deste … quilate?
Está, pois, contribuindo dia após dia, para o próprio naufrágio.
Sempre me lembro de uma colega que, logo no início do governo Chávez, estudava na USP. Ela dizia que queria viajar para a Venezuela para ver o que o Chávez estava fazendo por lá. Estava fascinada por ver um “grande líder” que iria finalmente governar para o povo. Eu nem perdia meu tempo tentando argumentar, pois já havia aprendido que eu seria taxado de extrema-direita neoliberal e pronto. Porém, eu já percebia que Chávez era só mais um ditadorzinho de m…. que se aproveita dos trouxas para se encher de mordomias e poder.
Uma miríade de flores putrefatas podem tornar um buque perfumado? É o que penso sobre as idéias desta senhora.
Já que fazer jornalismo verdadeiro não é a praia de Eliane Cantanhêde, fica a esperança de que pelo menos ela saiba fritar ovos! Será útil, no futuro, quando implantado um “novo mundo possível” onde, certamente, não existirão mais jornais.
[...] AQUI; - FHC e a “direita”; - Um artigo certo no momento errado; - Os petralhas e Gengis Khan; - Jornalismo e penúria COMPARTILHE « Volte para a página principal do [...]
Com aquela carinha de Poliana deslumbrada… aquela admiração pelo Beiçola… pelo Lula… aquelas certezas… Humm… Só podia dar numa balzac com cérebro de adolescente… boba.
Sr. Reinaldo, ótimos comentários e texto. Só para afirmar q boa parte do que foi dito sobre a jornalista aplica-se também ao caso de uma “comentarista”, no caso comentarista internacional, da globonews: uma tal senhora Coutinho. As coberturas de Honduras, Copenhagen e Haiti, só para citar as mais recentes, são lamentáveis: jornalismo de cabresto. O assinante não é bôbo. At. ZOG
ISSO É O QUE ELES MAIS SABEM FAZER. ESTÃO ABANDONANDO O BARCO DO DITADOR CHAVES.
Pensei, que bobagem, pensei naquela vodka que não sei o que lá, do dia seguinte , orloff, orlof, não, é com dois éfes, orloff.
Me deu uma pena do Brasil, só de pensar nessa vodka, não sei porque, Cantanhede. Mas eu sem querer, pensei.Isso.
É a Síndrome do “SÓFALAMERDA”, são casos patológicos conhecidos, a Dilma e esta jornalista.
Reinaldo,
O que fazer se a pessoa tem *&!%$@ na cachola?
Contradição afirmar que Fulano ou Beltrano tem alinhamento intelectual com Chávez porque quem tem alinhamento intelectual com Chávez não tem intelecto nenhum.
assistam a tv troço dessa mulher e voces não pensarão.esperem ate 2011 ai sera um novo paradigma-de excelencia e cultura.votem em coisa novas - essa turma ai não
Sei lá, Rei. Comentar as ideías da mulherinha? Não tenho coragem. Da última vez que vi na TV, ela me pareceu um tanto….fora de si.
Grande Rei….
Fui leitor da folha e de certos jornalistas ditos medalões quando surgiram os Blogs, os medalhões da Folha são bananeira que ja deu caxo, fica so a raiz e o caule vira adubo e do bom.
Colocando de lado o chavez, do texto se conclui uma única coisa incontestável: governo ALGUM supera uma crise de energia, tendo culpa nela ou não.
É pé de cachimbo mesmo, um estilo de decoração, refere-se à forma em curva do pé de cadeiras da era vitoriana…
Rei, criticar é fundamental em tudo na vida e voce faz muito e bem.Disse Pe Antonio Vieira, “Prefiro os queme criticam do que os que me adulam, os criticos me corrigem e os aduladores me corrompem” Sem querer voce ajuda o pt e o lula, senão este governo seria muito pior. A Eliane Castanhede está sentindo a derrota do Chaves , é um bom principio em reconhecer os erros.Continui sempre a criticar todos até os aliados e gosto que também seja corrigido, pois, ninquém é perfeito.
Reinaldo:
Concordo em parte com o seu amigo. Sinto um pouco na pele a sensação de ser “o estranho”, “o chato”, apenas por defender meus pontos de vista- que diga-se de passagem, coencidem em muito com o que você e muitos colegas leitores (exceto os petralhas) escrevem diuturnamente no blog. Contudo, se os outros escrevem ou dizem batatadas ou até mesmo coisas perigosas (PNSDH III, por exemplo, ou até essa irresponsabilidade de imputar as loucuras de Chavez e seus asseclas a um tal “messianismo bobo”), suas asneiras precisam ser refutadas, com argumentos. É chato, mas é preciso. A crítica, quando construtiva e fundamentada, engrandeçe o debate.
Reinaldo.-
tenho mais de 80 anos e desde minha mocidade sou leitor de jarnais…
Hoje me pergunto:o que foi feito dos jornalistas??????
…os escrivinhadores de agora nem podem ser considerados JORNALEIROS, são meros PAUS MANDADOS que procuram agradar autoridades para manterem seus empregos (propagandas oficiais)
…onde os reporteres investigativos, onde os vislumbradores de FUROS… os atuais FOCAS nem perguntas sabem formular em entrevistas,sera por medo ou é mesmo incompetemcia???
Caro,
.
A camarada Lilaika (apelido carinhoso dela no Partido) é café com leite, QI 12. Exigir conhecimentos aprofundados dessa senhora em qualquer matéria é quase uma crimidéia.
.
É claro que devemos expor à execração pública manifestações de ignorância desse tipo. No entanto, não podemos deixar de sublinhar que acima dessas nulidades intelectuais estão os verdadeiros rinocerontes e tiranos, como tentei explicar no artigo: http://www.vanguardapopular.com.br/portal/noticias/109-hugo-chavez-recebe-apoio-de-lula-para-implantar-regime-progressista-na-venezuela
.
Pior do que o apoio moral é o apoio real e efetivo.
.
Saudações (Contra-)Revolucionárias,
.
Emmanuel Goldstein.
Folha, não dá para ler.
Caro Reinaldo,
Se os EUA cancelassem a importação de petróleo da Venezuela, o país para em poucos dias.
Uma única refinaria americana tem potencial econômico-financeiro para comprar a própria Venezuela.
Sou jornalista e em 99,9% das vezes concordo com seus textos, sua coerência e lucidez. Queria muito que os ‘coleguinhas’ abrissem o cérebro para arejar. Pelo menos um pouquinho…
Voce pediu para comentar as idéias, não as pessoas. Pois bem. As idéias destas pessoas como Cantanhede, Elio Gaspari, etc e tal, parecem nuvens. Mudam com os ventos. Eles batem no cravo e na ferradura. Mais na ferradura que no cravo.Talvez porque a ferradura seja o que mais se aproxima da egrégora deles.
CHAVEZ VIROU AS COSTAS PARA OS EUA? HMMMMM…. O QUE A JORNALISTA ESTÁ INSINUANDO??? ……..AGORA, FALANDO SÉRIO, CHAVEZ PODE RECLAMAR À VONTADE, MAS É TOTALMENTTE DEPENDENTE DOS EUA, QUE COMPRA A ÚNICA COISA QUE A VENEZUELA PODE VENDER - PETRÓLEO.
Faz alguns dias, li que houve mudança na redação da Folha…segundo a notícia, a mudança teria relação com as próximas eleições. Fiquei esperando um comentário seu sobre o assunto, mas depois esqueci…Sabe alguma coisa sobre isso?
A CIÊNCIA POLÍTICA DA COLUNISTA É CIÊNCIA IDEOLÓGICA. LAMENTÁVEL.
POLÍTICAS DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES, CONGELAMENTOS E CONTROLE DE PREÇOS E ESTADO COMO EMPRESÁRIO SÃO FÓRMULAS JÁ DERROTADAS NA HISTÓRIA. QUALQUER JORNALISTA E CIENTISTA POLÍTICO MINIMAMENTE INFORMADO E ALFABETIZADO POLITICAMENTE SABE DISSO. MAS HÁ QUEM NÃO ESTUDE HISTÓRIA E TEORIA POLÍTICA E FICA NO ACHISMO, DAÍ, CAI DO CAVALO.
REINALDO.
A EXISTENCIA DE UMA JORNALISTA COMO O CITADA É A UMA DAS CAUSAS DA DERROCADA DA FOLHA. INFELIZMENTE, UMA AGRANDE MAIORIA DE PROFISSIONAIS DO JORNALISMO PENSAM QUE SENDO FAVORAVEIS AO CANCERIANISMO DOS PETRALHAS PODERÃO, UM DIA, SER SALVOS E RECONHECIDOS COMO GRANDES DA IMPRESA. LEDO ENGANO, ELES SERÃO SEMPRE OS CHAPAS BRANCAS.
Reinaldo:
É difícil aguentar certas pessoas que se dizem “jornalistas”, e, até chamadas de analistas políticos, quando na verdade não passam de verdadeiras fraudes. Essa coitada, vítima dos neurônios estragados por “estudar” demais, deveria se aposentar antes de ser demitida por incompetência.
Prezado Reinaldo,
Voce tem razão quando diz que nossos jornais estão em decadencia.
Eu me lembro da credibilidade que tinham jornais como O ESTADO DE SÃO PAULO, A FOLHA, O GLOBO, etc.
Mas a culpa são das ANTAS que eles contratam para escrever ASNEIRAS.
Só conseguem convencer aqueles que não tem nenhuma formação,
como eles, que embarcam nesta CANOA FURADA que se chama PT.
Essa Catifunda, é a cara do “neo” jornalismo vendido, comprometido com a “causa” cafona pré muro de Berlim, …os resquícios. Esse povinho cretino, usa o jornalismo para destilar suas ridículas mentiras a serviço do “Sol Enganador” dos bolcheviques do Ministério da Informação, a turma da DIP/STASI do Sr. Martins. Essa coisa está a serviço do aparelho de estado petista. Já deixei a Folha de lado há 8 anos, graças a gente miúda como essa vigarista bolivariana petista. Ô povo nojento e cínico. O Sr Frias, será que morreu de desgosto com a condução do jornal, “fechando” com a safadeza lulista-petista-bolivariana. Nojo! 2010, isso muda.
Esse texto se encaixou com perfeição com o que eu lembrava deste filme tosco, mas com um trecho preciso de dois “esquerdistas” entre 1:12 e 2:12.
Queria até sugerir para Emmanuel Goldstein seu uso depois de devidamente legendado.
http://www.youtube.com/watch?v=hwSwkYviG4w&feature=related
O Eduardo Suplicy, pode ficar tranquilo,que o mandato dele é até 2015. A partir de 2010, não teremos mais senadores petista como representante de São Paulo.
Achei Reinaldo, o Odrebecht (amigão do Lula hehehe)
“O Chaves tem vários méritos que o pessoal precisa reconhecer. Antes dele, a Venezuela estava de costas para a América do Sul e de frente para os EUA. Vocês podem questionar o que quiserem, mas é inequívoca a contribuição que chaves deu à integração do continente americano. É inequívoco, também, que os objetivos são nobres. As pessoas podem questionar a maneira de fazer isso ou aquilo, mas o Chaves tem méritos. E se ele não tivesse méritos, não estaria onde está.
Marcelo Odebrecht” – Presidente-executivo da Odrebecht em trecho da entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo em 1 de fevereiro de 2010 – caderno Negócios
Como dizia a vovó : “Não se deve gastar vela com defunto ruim”.
Chavez, Catanhede, e outros mais, não merecem a nossa atenção.
Dedetizemos a todos !
Titanic me faz lembrar pra onde está indo o volume de leitores da Cantanhêde. Aqui se faz. Aqui se paga.
P.S.: Pra mim os petralhotários como Cantanhêde são muito piores que os petralhas a soldo. Porque o segundo grupo, ao menos, é formado por bandidos, como o primeiro, mas bandidos pragmáticos. Que sabem o que querem. Mão-peluda, por exemplo.
Caríssimo (continuação-final)
Se não tomarmos essa atitude agora, poderemos estar jogando pedras contra fuzis de uma ditadura bolivariana.
Vamos gente.
Vamos fazer valer cada um dos nossos votos.
Nem brancos, nem nulos.
CONTRA isso que aí está.
Caríssimo. (Continuação-II)
A verdade dolorida, é que cedemos, todos nós…Nem temos mais mestres em número suficiente para ensinar os nossos filhos…Vamos levar gerações para formar novas mentalidades. Gerações.
E nesse meio tempo, ainda surgem pessoas perguntando “como se anula o voto em urnas eletrônicas”…
Cada voto, cada voto solitário, é precioso. Não posso afirmar que vamos votar numa nova esperança montado em um alazão desta ou daquela cor.
Só posso prometer que podemos votar efetivamente CONTRA isso que aí está.
(Ufa-continua)
Caríssimo.(continuação-I)
A quem caberia o “juízo”? A quem outorgar o comando?
A quem conquistou uma função, e usurpou todos os demais? Àquele, cujo filho disse:- “Meu pai pode tudo?”…E que não veio ainda a público pedir desculpas? Meu pai, já teria me dado uma surra por algo muito, mas muito menos grave…
Os tempos mudaram…em muitos aspectos para pior.
Cedemos, por conceitos “politicamente corretos”, paradigmas de comportamento, decência, ética e moral.
Passamos a achar que “todo mundo faz isso”, “um pouquinho só, não faz mal”, que “os políticos são os primeiros a roubar”…
(continua)
Caríssimo.
Esse mesmo dia, inevitavelmente virá também para o apedeuta.
Não há que a mentira para sempre vigore.
Não desesperar-nos-emos, pois pessoas certas virão a ocupar os lugares certos.
Talvez levemos algum tempo. Tempo necessário para passarmos a entender a diferença entre política e politicagem. A diferença entre política e boa administração.
Inevitável a quebra de ovos para se fazer a omelete, se esse for o desejo.
Não há que evocar igualdade, se na própria natureza existem diferenças?
Não é natural derrubarmos a frutífera, para cedermos o lugar ao joio.
Sobrevivência? Nunca ao custo do mais benéfico, para fazer florescer o belo inútil.
(continua)
O CHÁVEZ DA CANTANHÊDE
A moça me fez lembrar do Jaiminho, filhinho de um meu amigo, tão traquinas que ele é, ou seja, tão traquinas que eles, o Chávez e o Jaiminho, são! A mãe dele, do Jaiminho, a Eliete, e o pai, o Elias, ficam a recriminá-lo: “Jaiminho, menino, não faça mais bobagens!” — E, virando-se para quem esteja assistindo às peripécias do Jaiminho, um ou outra comentam, sem esconder o carinho e até o orgulho pelo amado filhote: “Ele é tão bobinho!”. Mas nunca se propõem a indenizar o prejuízo do vizinho. O Jaiminho é danadinho! Seus pais, também!
Weimar
Carissimo Reinaldo,
Alguém com competência deve dizer as verdades, e você tem todo o meu apoio, ainda que doa aos ignorantes(e petralhas) deste amado e grande país bananeiro de contrastes. Só falta agora o fascista bolivariano coronel beiçola ser afastado e pendurado em praça pública, para o bem dos irmãos venezuelanos.
Um fortíssimo abraço democrático e com respeito a constituição brasileira.
Continuo com minha campanha:
FAÇA UM BEM PARA O BRASIL: CANCELE SUA ASSINATURA DA FOLHA DE SÃO PAULO
Quem sabe se em crise eles criem juízo e voltem a fazer jornalismo, e não proselitismo
Eu não acho nada estranho, Rei. A gente conhce a alma esquerdista. Quando os “cumpanhêro” se dão mal, sempre eles os deixam sozinhos e saem por aí, como se não tivessem nada a ver com isso.
Só faltou a Cantanhede dizer que “não sabia”. O resto, ela fez. Típico!
É básico. É biblico. Conhece-se a árvore pelo fruto. O que Chávez esta produzindo na Venezuela é merda pura. Não há nenhuma retórica, boa vontade ou metáfora capaz de colorir o tal produto. As bases norte-americanas na Colômbia, a zebra de Honduras, a guinada Chilena e a possível perda da simpatia brasileira estão fazendo o grande porco Chávez no rolete. A imprensa brasileira é cheia destas coisas.
Depois que vi essa senhora na TV, batendo papo furado com coleguinhas, acho que o texto foi escrito por algum secretário dela. As duas coisas não combinam.
A questão da Venezuela é apenas a repetição do que ocorreu em outros países em que o Socialismo foi implantado : miséria, totalitarismo, sufocamento da sociedade, quebra na produção industrial, destruição da agricultura, fragilização das instituições, enfim, todas as excrecências próprias da condição anti-democrática…Como defender algo que já provou perante a história sua incompetencia em trazer progresso para a civilização? Todas as conquistas da humanidade ocorreram em função da realidade democrática e do sistema capitalista. Aliás, em geral, a esquerda já não discute implantar o socialismo e sim construir um capitalismo mais humano, mais social.(rsrsrs)
Eu vejo pela rede alguns programas nos EUA e me admiro como o debate de idéias é aberto e renhido. Qualquer político ou jornalista pode falar praticamente qualquer coisa. E é ridicularizado impiedosamente pelas bobagens que diz. Talvez eu tenha uma impressão errônea porque não conheço de perto a cultura deles.
Aqui no Brasil eu acho broxante a troca de mesuras e a incapacidade de criticar as tolices dos simpatizantes da esquerda. Ainda sobre os EUA, se a esquerda corroer as instituições de lá como fez aqui vai ser o fim da civilização. A engenharia institucional que eles construíram é impressionante. O país tem seus defeitos, mas é de longe o melhor que já se construiu.
Sobre as tolices da m
O “messianismo bobo” que estatizou e expropriou tudo na Venezuela, agora não produz sequer papel higiênico, não sei como Hugorilla vai conseguir limpar todas as suas evacuações bolivarianas.
Coitada!!!
Estes “jornalistas” ou “colunistas” lêem alguma coisa? certamente não.
Até eu que não sou “jornalista” tenho mais conhecimento sobre a venezuela do que ela.
Gostaria de alertar que algumas vezes fazemos comentários,mas nao aparece aqueles dizeres de esperar mediacao:é como se nada tivesse tido sido escrito.
Reinaldo
Admiro teu trabalho.Concordo em genero, número e grau com tuas análises.Nao sou ninguém, mas preocupo-me sim com tom as vezes um tanto ironico e por outras tantas ocasioes com o que pode ser imputado de agressivo.
Hoje em dia tua coluna é a mais lida e admirada pelos geradores de opiniao, mas também , com certeza a mais odiada por outros(de todos os 3 podres poderes da república) a quem voce ataca nao injustificavelmente,mas ataca.
Preocupo-me porque esta cúpula aí nao é boazinha nao.O sr Celso Daniel que o diga.
Cuide-se e que Deus o proteja para que nos ilumine com mais textos brilhantes, elucidativos e, o mais importante: verídicos.
Reinaldo, olha o Suplicy. Meu Deus do Céu!
“Carregando uma garrafa cheia de água tirada do alagamento do Jardim Romano, bairro da Zona Leste bastante afetado com os temporais, o senador Suplicy afirmou: “Essa é a água que essas pessoas estão em contato, que causa uma série de doenças”. Ele prometeu empenho em marcar uma audiência entre Kassab e os manifestantes.”
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1481826-5605,00-APOS+CONFUSAO+COM+A+PM+MANIFESTANTES+SE+REUNEM+NA+PREFEITURA.html
Deixe-me ver se bem entendi a articulista. Então o grande líder bolivariano foi traído pelos investidores insensíveis, que abandonaram o país à sua sorte? Pelos aliados de primeira hora, que, covardes, pularam fora do barco? Por isso, ele, o grande democrata, aquele bravo que virou as costas para o mal, foi obrigado a fechar TVS e jornais, a racionar água e energia e estatizar mercearias? Por causa desses malvados o sonho virou pesadelo, e a Venezuela se tornou um Titanic, prestes a se chocar contra as forças do mal? Então Chávez “sonha”, e os Venezuelanos é que acordam sem comandante? É isso? Se é, tiro o chapéu: é a melhor análise jamais feita neste país sobre a Venezuela. Nem Amorim faria melhor!
Faltou dizer que este é o preço que se paga quando se tem “democracia até demais”. Mas, compreende-se a falta, ninguém é perfeito, não é mesmo?
jornalista, colunista
calúnia, calunista?
colunista, calunista
hai kai
o precipício vai te apanhar!
Como sempre brilhante. Você consegue expressar de maneira clara exatamente o que penso.
Um detalhe passou despercebido. Em “Hoje é domingo, pé de cachimbo”, o correto deveria ser “Hoje é domingo, pede cachimbo”. Pede do verbo pedir. Não preciso continuar a explicação, você já deve ter entendido. Passei anos com o “pé de cachimbo” na cabeça sem me fazer o menor sentido.
Navegar é preciso, viver não é preciso.
Abraços,
Faísca
Tio Rei!! não nos seria permitido comentar NEFASTAS IDÉIAS DE NAFASTAS PESSOAS??
E dar nome as nefastas idéias e as nefastas pessoas que as tiveram?? Essa mulher e suas idéias são NEFASTAS. Hugo Chaves é nefasto….
abs
Boa noite Reinaldo!
(…) ,virou-se de costas para os EUA, (…)
Isso é fato! Chávez encontra-se de “quatro” e de costas para os EUA, afinal o “beiçola” vende 90% do petróleo produzido na Venezuela para os EUA, os únicos com refinarias capazes de transformar o “bruto” em alguma coisa que preste. O ataque do “Império” à Venezuela, ao qual Chávez se refere dia sim e outro também será no dia que eles, os EUA, deixarem de comprar o Petróleo venezuelano. Aí sim, adeus “socialismo do século 21″, seja lá o que isso signifique.
Reinaldo, uma boa tarde, primeiramente.
Por falar em jornalistas e jornalismo…
Fazia um tempo que não comentava no seu blog, mas fui ao blog da Vanguarda Popular e lá estava, dentre outros, a citação do blog do impoluto e por demais isento AZZZZZZEEEENNNha! De tão nojento é este teu colega, (coleguinha, então!)_ é brincadeira, viu!_ o tal de Azenha que quando eu quero ficar bastante enojado com um petralha genérico, vou até o blog daquele indivíduo desprezível, verme (me ajudem, platelminto ou nematelminto ?). Como pode existir um jornalista mais emético que o tal de Azenha.
Só queria me desabafar, desculpem-me.
Continua ótimo seu blog. Não deixei de lê-lo.
Um abraço, Reinaldo.
Cantanhêde realmente é uma imbecil completa. Será que ela não leu nada minimamente crítico ao Chavez nesses onze anos? Será que ela não sabe que a corrupção nunca esteve tão alta na Venezuela? A cabeça dela está precisando de uma faxina.
Abraço,
Pedro Erik
Penúria jornalistica;
No Paraná índios - sujeitos da ação - acertaram uma pedrada na cabeça de uma mulher.
Todas as noticias invertem o ocorrido e colocam a mulher como sujeito da ação. como se alguma ação dela fôsse a causa do traumatismo.
Ouviram um cacique que foi logo explicando: os indios (mais uma vez) estariam se defendendo já que alguém teria atirado neles. O jornalista (?) não verificou a veracidade da afirmação do tal cacique e ninguém estabeleceu algum elo causal entre uma coisa e outra.
A mulher está internada com traumatismo craniano, os índios continuarão a posar de vítimas e os jornalistas, ora os jornalistas….
o beiçola caminha a passos largos para o desastre completo, e claro o povão pagando a conta…
Fico imaginando, se o bastardo for enxotado irá pra onde?
Suiça? Espanha? Irlanda? Irã?
Imagina o volume de petro dólares que este crápula deve ter guardado em algum cofrinho, olha aí dilma, um cofre !!!
Reinaldo,
pessoas como a catanhede só têm espaço jornalístico por causa do baixo nível intelectual do país. Se o povo tivesse um pouco mais de educação, figuras como essa estariam no seu devido espaço, não em um jornal de grande circulação. Essa moça ao poder escrever em um jornal como a Folha, faz da empresa mais medíocre do que já é. Ela tem o direito de se expressar, mas em um espaço condizente com a sua inteligência.
Pau nesses colunistas a maioria é de formação tosca senão venal mesmo. Não consigo ler nada mais da folha, o zé eremildo me irrita, o veríssimo acha que entende de energia nuclear e pode escrever em um jornal. Entenda, jornalista que reclamou com o Rei, na rede há resposta. A luz das letras do jornal não voltam, mas a letra eletrônica é diferente, chega de ouvir bobagens.
Uma coisa é certa, a turma do Lula já está percebendo que o coronel está com os dias contados. Até a natureza conspira contra ele. Para o Brasil não podia acontecer coisa melhor, pois ninguém em sã consciência irá defender o tiranete de gaveta, pois mesmo os loucos sabem a hora de tirar o rabo da seringa. O governo venezuelano pode até durar algum tempo, mas servirá apenas como vitrine para que o povo brasileiro saiba o que acontecerá se o Brasil continuar no rumo em que Lula o está levando.Os jornalistas tem a obrigação de alertar a nação para estes fatos sem apelar para o corporativismo.
“Apré moi, le deluge…” Luiz XV
“Depois de mim, o Caos!” Chavez, Lulla, Evo,Correia,Lugo, Ortega etc… etc…
Reinaldo,vale rebater o Elio gaspari do domingo,pegou pesado contra Serra.Parecia artigo escrito por Franklin Martins.Um abraco
Os pseudojornalists defensores de Chaves não podem mais negar que a “faxina” feita foi de destruição. A Venezuela um país rico em petróleo, tem seu povo mergulhado na miséria, censura, e falta de tudo que é essencial para se viver com dignidade. É esse o mesmo caminho que ocorrerá no Brasil se permitirmos a vitória de Dilma.
O socialismo é a estatização e distribuição da miséria de forma “justa” para todos. Censura, atraso e corrupção são as consequências. Não é por acaso que Chaves é o fã número um de Dilma.
Essa Eliane Cantanhêde é só uma bobinha, só isso. Ao contrário do Reinaldo, que ganha todas, a Eliane é uma perdedora nata, não acerta uma, tudo o que essa mulher escreve tem destino certo: o lixo, o mesmo lixo que recebe os textos dos seus colegas de Folha de São Paulo Clóvis “quanto mais velho pior” Rossi e Gilberto Dementestein.
Reinaldo,
Como separar idéias de pessoas?
As pessoas não são o que elas dizem?
Abraços
E por falar em jornalismo e penúria, li em algum site, acho que foi na folha online, uma frase do Fernando Rodrigues : “atitude de FHC é sonho dourado do PT”; uma ova!!!
O PT não suporta uma comparação com FHC, durante oito anos o Lulla falou sózinho, tinha e tem a máquina na mão, mas numa campanha política onde o candidato da oposição terá o mesmo tempo de exposição, e os fatos serão expostos, restará provado que em dois mandatos presidenciais o bebum nada mais fez que seguir a cartilha de governo do PSDB.
O Lulla nunca teve um programa de governo, tinha uma folha corrida de más intenções.
“PS: Por favor, comentem idéias, não pessoas.” Fala o escriba Reinaldo. Porém pergunto: Neste caso é possível fazer alguma diferença entre uma coisa e outra, ou seja, entre idéias e a pessoa? Perdoe-me a franqueza, mais não consigo ver a diferança.
Citando: “Sei o que não vou fazer. Não vou escarafunchar os arquivos para lembrar as muitas vezes em que Cantanhêde defendeu o Beiçola de Caracas. Até fiquei tentado. Mas me bateu algo parecido com pudor.”
Você está se aperfeiçoando na fina ironia!!!
Essa gente torce o discurso conforme circunstâncias sem nenhum pudor. Às vezes vale à pena preservarmos o nosso!
Clóvis Rossi foi outro que, tempos atrás, demonstrava entusiasmo com o regime de Chavez. Parecia achar que havia “democracia demais” naquele país.
Hoje, faz cara de paisagem entre uma crítica ligeira aqui e ali.
“NÃO ERA QUESTÃO DE ACHISMO ANTEVER O QUE VIRIA NA VENEZUELA. ERA UMA QUESTÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA, OBRIGATÓRIA A UMA COLUNISTA”.
Perfeito!!!
Traduzindo “no popular”: não é preciso ver o troço prá saber do se trata. Basta sentir o cheiro.
Sorry, Reinaldo. Me escapuliu.
Se até essa Sra. concorda em que a vaca está indo para o brejo na Venezuela, então a situação de Chávez é mesmo irreversível. Faltou dizer também - se ela quiser insistir em sua metáfora - que o capitão do navio não tem a menor intenção de abandonar o comando, estando disposto a afundar com a embarcação, como convém aos bons lobos do mar…
FEV 08 2010
Entendo que é perda de tempo, comentando Chavez. Há muito mais a comentar do Brasil do que “encher o ego” do venezuelano. O tempo, já disse um defenestrado presidente,se encarrega,no momento certo, de mostrar quem é quem. Diz o Eclesistes: há tempo p’ra tudo. A DEMOCRACIA, assim maiúscula, é como uma ameba gigantesca, que se alimenta de tudo,mas, o seu metabolismo com o “tempo” expele o que não presta.Assim é a natureza. Assim é a humanidade, pode custar, mas… repõe as coisas no seu devido lugar, contra a vontade dos predadores antidemocratas.
Não vou te apoquentar com seu texto. Pra variar, muito bem escrito, bem articulado e direto na veia femural. Mâs, preciso corrigir uma coisinha bem boba. Não precisa nem se dar ao trabalho de publicar.
Veja bem sua estrofe: “Hoje é domingo, pé de cachimbo”. Na verdade, o correto é “Hoje é domingo, pede cachimbo”; do verbo pedir. Não existe um pé-de-cachimbo. O que existe é um domingo que pede cachimbo, para ficar na varanda da casinha, para pitar e pensar na eleição dos infernos que vem por aí (grifo meu).
Abração, Rangel.
Deixei de assinar a folha por causa desse jornalismo descaradamente partidário…
Quando até o Emir Sader desprezar o Chapolim Colorado, aí sim será sinal que os aiatolás do esquerdismo decretaram a partida do Chaveco pro Gulag virtual, onde está uma porcentagem imensa dos esquerdistas do passado. Eles vivem proclamando Fatwas uns contra os outros. É a religião do expurgo. O indivíduo é algo essencialmente mal pra estes camaradas e está destinado a receber sempre a culpa toda pelo fracasso do marxismo. O marxismo permanece intocado na mente dos membros do culto. E eles estão, assim, destinados a apoiar o próximo Chavez, e o próximo e o próximo, etc…
Reinaldo,
Acabei de ler “The Next 100 Years” (George Friedman, jan ‘10): um interessante estudo das possibilidades geopolíticas para o século XXI. Vc deveria dar uma olhada no livro; acho que vai gostar. Sei que a futurologia é um exercício inútil (que o digam Kahn & Wiener de “O Ano 2000″) mas lendo esse interessante estudo, os sonhos grandiloquentes do beiçola de Caracas se revestem de um ridículo inominável, inserido que está na periferia do mundo: no de agora e no do futuro próximo. Ele e nós não somos nada no tabuleiro do poder! Cuba, então, nem citada é.
Ela é sereia do jô bobo alegre.Se não se cuidar vai acabar se afo-
gando em águas turvas com as próprias bobeiras perfunctórias excretadas.
REINALDO. EM QUALQUER PROFISSÃO O MAIS IMPORTANTE É A PERSONALIDADE. NO JORNALISMO PRINCIPALMENTE APESAR DAS TENTAIVAS FREQUENTES DE ‘ MORDAÇA’ E DESMORALIZAÇÃO ACEITANDO QUALQUER UM SEM CURSO SUPERIOR, O QUE CAIU POR TERRA. A VERDADEIRA NOTICIA TEM QUE SER APRESENTADA COM CLAREZA, DOA A QUEM DOER, CUSTE O QUE CUSTAR, E NÃO ACONTECER O QUE ACONTECE COM ‘ CERTOS JORNALISTAS’ QUE VC SABE BEM A QUEM ME REFIRO QUE TALVEZ VENDA ATE A SUA PROPRIA ALMA PARA O DIABO PARA DAR SEQUENCIA AOS SEUS PROJETOS ‘MAQUIAVELICOS.
Não tenha dúvida que o próximo a ser expurgado pela esquerda, num prazo máximo de dois ou três anos, se tanto, será o Moralles. Também ele passará a ter uma série de defeitos que sempre teve, mas aos quais, os esquerdistas com seus antolhos dogmáticos não viam. Eles só vêem o que querem. Os fatos praticamente os atravessam como se fossem fantasmas. A Castanhêde é como o Verríssimo, o Gaspari, o Ilmar, o Comparato, o Sader, todos exemplos do mesmo culto. O marxismo está neles plasmado como algo que antecede qualquer análise e mesmo a mera observação dos fatos. São óculos que eles usam PARA FICAR MÍOPES. E acham então que enxergam melhor que todos.
Procurei as idéias da pessoa que escreve na bolha, mas só achei um discurso quase tão desarticulado quanto o de dilmente.
Esta senhora e o Kennedy Alencar são nada mais nada menos que evidentes porta-vozes do Lulo-petismo- grosseiramente disfarçados de “colunistas” da Folha.
Eles têm todo o direito de serem os “petistas políticos” que são- de carteirinha, com certeza!O que ofende a nossa inteligência é esta pose de “analistas políticos”.
O MAIS ABSURDO DA SITUAÇÃO É COMO ESTA SENHORA AINDA CONSEGUE ESCREVER NUM JORNAL DITO SÉRIO. ASSIM COMO OUTROS JORNALISTAS, EM OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, ESTA SENHORA ACHA QUE TODOS OS LEITORES SÃO IDIOTAS. MAS O QUE ACONTECE É QUE, ESTES LEITORES “IDIOTAS” OU “DIREITISTAS” ESTÃO PROCURANDO INFORMAÇÕES EM OUTRAS FONTES. É LAMENTÁVEL O CAMINHO DA GRANDE IMPRENSA EM GERAL, PAUTADA PELA ESQUERDA. ATÉ QUANDO ELA VAI ENGANAR A SI PRÓPRIA?
UM MILHÃO DE VENEZUELANOS FORAM EMBORA.
Gente preparada, com diploma e com capital para investir. A Venezuela perdeu nos últimos dez anos mais de um milhão de habitantes por culpa das fanfarronices e ações efetivas de Chávez e seus cupinchas.
A maior parte foi para os Estados Unidos, a assombração do tiranete. Sempre pensei que Chávez achasse ser um Athaualpa, mas ele pensa ser Bolívar, e sucessor de Fidel. Não passa de um idiota e cruel maluco centrado em si mesmo. O Chávez real passou na janela, e só Catanhede não viu.
Reinaldo, boa tarde! Outro dia tomando um café e conversando com uma amiga, veio à mente a seguinte “conveniência” que todos nós, pecadores, assumimos em determinados momentos e, para tanto, procuramos, inconscientemente, diminuir o chamado pecado, exemplos: Vamos tomar uma cervejinha? Vou fumar um cigarrinho. Vou comer mais um pedacinho de pizza. Acho que é assim que algumas pessoas escrevem sobre o comunismo, sobre o petismo e afins… com um toque de carinho, como se estivesse, inconscientemente, pedindo perdão a Deus, um Deus, é claro que fazem questão de não acreditar, mas como ele existe…
O correto é “Hoje é Domingo, pede cachimbo”.
Dizer “pé de cachimbo” nao faz nenhum sentido!
Sei não Reinaldo, parece que li uma entrevista no Estadão do presidente da Cia Odebrecht, no dia da estréia do novo caderno de “negócios”, falando ipsis litteris essa mesma frase da companheira Cantanhede: “Chávez fez uma faxina institucional na Venezuela, virou-se de costas para os EUA e de frente para a América do Sul e planejou investimentos externos e a conversão dos fabulosos lucros do petróleo na transformação da sociedade”… Pena que o jornal já virou embrulho de peixe e não consigo acesso a versão digital Se vc tiver aí (é da semana passada), dê uma checada. Foi o dia que eles fizeram alarde sobre o novo caderno.
Castanhêde deveria ter lido Revel:
“Será que a verdadeira essência do comunismo reside no que jamais foi, ou nunca produziu? Que sistema é esse, que dizem ser o melhor, porém dotado dessa propriedade sobrenatural de nunca conseguir colocar em prática senão o contrário do que prega? Que linda cerejeira será essa, na qual, por um acaso incompreensível, só brotam cogumelos venenosos?”
Jean-François Revel
Quem sabe, então, ela poderá prever nas atitudes do próximo Chavez a surgir na triste A.L., o resultado inevitável.
O conselho que você recebeu do seu colega mostra bem o totalitarismo que vivenciamos nos dias de hoje. Como a imprensa, a grosso modo, está “dominada”, muitos “jornalistas” vivem a soldo do regime. Ora, também é dever do jornalista denunciar isso. Entretanto, quem assim age, cumprindo com seu dever, é logo tido por “irascível”, e daí para “reacionário” é um pulinho… De onde resulta que na imprensa brasileira de hoje só há espaço para apenas uma versão - a oficial, é claro.
Eliane Cantanhêde comandou o expurgo stalinista de Chavez. O cara é o culpado da hora por mais uma tragédia gerada pelo comunismo. Mas, naquelas cabeças tortas, o comunismo seguirá infalível.
“Se alguém quiser estudar um sistema mental que funcione inteiramente dissociado dos fatos e elimine imediatamente qualquer informação que contrarie sua visão de mundo”, escreve Revel, “deve estudar a mente dos comunistas. São laboratórios insuperáveis”.
Jean-François Revel
Reinaldo,
Não fosse FHC e Chávez não existiria. Quem não se lembra dos telefonemas de Clinton indagando o que fazer com aquele falastrão? Deixa comigo, Bill, ele é perfeitamente controlável e não representa risco para ninguém, pode confiar - deve ter sido mais ou menos esse o diálogo entre os amicíssimos que ferraram os empregos dos brasileiros porque não se intervém em economia capitalista séria, segundo a teoria mais aceita pelos homens da terceira via na época. Bom, ainda no início do governo Lula, Chávez esteve em Brasília, num sábado, às pressas, implorando que o colega o defendesse novamente de Clinton que não estava para brincadeiras. Quase caiu do poder, mas foi salvo novamente
É Reinaldo,
nem consigo brincar chamando-o de Oráculo de Higienópolis… mas cê já cantou essa bola há tempos…
… essa moça me desanimou…
Quer dizer que “era bacana” o projeto (há 11 anos!) do gorila (sem olhar os EUA!!)… aff!! que mediocridade!
parabéns para a Folha! Que ela tome os rumos dos jornais de Caracas! Nada como gostar de se ajoelhar para um ditador de 5° categoria! Aff! E há quem goste né seu Frias!?
Lamentável e triste… desanimador.
Infelizmente não vejo mais saída (social e política) para o nosso país… é daqui prá baixo sempre… sonho dona Eliane?? Vais curtir um pesadelo brabo! Pena que não mores em Caracas e adjascencias.
Abraços
Fábio Maranhão
Muito bom seu blog, em especial este texto.
Chega de hipocritas que, em defesa de uma ideologia fracassada, permanecem inertes frente aos absurdos de pessoas como Chaves e Ahmadinejad.
Parabenizo a forma que aborda as questões, sem medo de citar nomes e expor sua posição.
Isso não foi nem um vermelho e azul.
No momento que o ditador bolivariano faz declarações públicas de apoio à candidata petralha, o tema devia ser mais explorado.
Se seguirmos os métodos bolivarianos, o nosso destino será o mesmo ou pior. O grande petralha não fez, mas será que a candidata petralha se eleita não o fará?
Reinaldo disse:
“Nem vou investigar que diabos faz a metáfora daquele navio ali, contribuindo para afundar de vez o texto.”
Perfeito!
Esquerdista só reconhece a individualidade de alguém quando é para salvar a pele do esquerdismo ortodoxo. Não deu certo de novo? Por que será, se o marxismo é perfeito? Deve ser culpa de fulano e sicrano. Isto é a história da esquerda. Chavez sofreu um expurgo por parte de Castanhede e será apagado das fotos em que eles aparecem juntos(e sim, PeTralhas, é uma metáfora). Agora, todos aqueles esquerdistas entusiasmados com o bolivarianismo e com Chavez, de Ilmar Franco a Gaspari, começarão a tirar o corpo fora. Reclamando das coisas que antes fingiam não ver. A esquerda é assim: a culpa nunca é do esquerdismo ortodoxo. É do indivíduo.
Bravo, Reinaldo!
É por isso que passo aqui todos os dias. Li este texto, e leio sempre tal coluna, apenas para me irritar no final. É uma rotina, acho que sou masoquista rs.
A Folha só está pisando na bola.
Por exemplo, o “ombudsman” deste jornal, uns 4 domingos atrás, avaliou quadro da Folha comparando os PNDH´s I, II e III (2 de FHC e o último, de Lula). O mesmo concluiu, apesar de o quadro apontar o OPOSTO, que a Folha demonstrou que os 3 Planos eram muito parecidos!
Vejam o quadro a que ele se referiu, fiz questão de guardar: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u677697.shtml
O ombudsman critica o jornal, mas quem controla o primeiro? Dá para confiar?
Caro Reinaldo,
Não sei o que move as pessoas escreverem artigos como esse citado acima, pois a 11 anos vemos a venezuela acabar aos poucos desde o dia que chavez lá na presidência entrou, o país morre aos poucos agonizando da maneira mais triste e, com seu presidente, autoritário, cego, corrupto e não enchergando o fim que esta proximo do seu (DES) governo.Chavez sentou no petroléo e, surfou a mesma onda que Lula , Morales e outros que também aproveitaram a onda de quase 10 anos sem crise, mas bastou uma pequena crise, pois ela realmente é pequena perto das de 1997,1999 e 2002, pra tudo virar de ponta-cabeça, dolar, euro desvalorizaram, petroleo teve uma queda alucinante
Tem que dar nome aos bois sim, Reinaldo. Esse trabalho é profilático e necessário e alguém tem que fazê-lo. Você está dando ao leitor um contraponto à cobertura linear que a grande mídia adotou nos últimos anos - o famoso e popular isentismo de esquerda. Lembro quando o Olavo de Carvalho lançou o “Imbecil coletivo” em meados dos anos 90. Muita gente reclamou, foram anos de ódio e ranger de dentes que perduram até hoje, porém liberais e conservadores têm pelo menos um espaço mínimo para debates, ainda que restrito à Internet. Você segue o mesmo caminho, desmistificando os nossos formadores de opinião. Ainda bem que nós leitores sabemos que você não calará essa boca infernal!! Abs!
Reinaldo, é isso mesmo. Jornalistas devem receber críticas, como qualquer figura pública ou que se dedique ao debate público. Quando publicam vigarices, quando faltam com a verdade, quando distorcem o fatos, ou mesmo quando se omitem, devem ser sim, contestados. Não estão acima do bem e do mal, não são infalíveis, não são a consciência da nação ou do continente. Enfim, não são melhores do que qualquer cidadão, para estarem acima da crítica.
Reinaldo,
Às vezes você é tão… intelectual, sei lá, que fica difícil entender. Não tenho a menor pretensão de ser coisa alguma nem entender tudo, principalmente o que praticamente não me interessa. Praticamente é a palavra chave, no caso. Leio a Eliane, às vezes, e já mandei alguns emails críticos a ela. No caso presente, de Chávez, a moça (eufemismo) não falou nada de errado. Quem viu o filme (real) da deposição de Chávez há alguns anos simpatizou com ele. Um bando de aristocratas bebendo champanha enquanto ele era pressionado a renunciar na sala ao lado. Ferraram-se logo em seguida quando o povo derrubou os muros e exigiu a volta do presidente. Não era ditador, na época. Hoje é.
Amigo Tio Rei, os brasileiros de bem tem agora a grande oportunidade de mudar alguma coisa nesse País, é pena que muitos que aí estão, por falta inteligência e conhecimento do povão, terão seus mandatos renovados, não com meu voto, procuro não votar em politicos profissionais que só procuram destacar-se às vésperas de pleitos eleitorais,chega de cinismo, não aos petralhas.
Não foram apenas ministros de Chávez que o abandonaram… Os ratos da imprensa de aluguel começam tb a abandonar o barco.
Que afunde logo o barco da estupidez bolivariana! Mas por favor, leve ao fundo todas as ratazanas…
Athaualpa venezuelano.
Quando Chávez começou com essa história de bolivarianismo e muitos petralhas achavam que ele era um novo líder socialista pensei que ele não passasse apenas de um tipo populista que pudesse encontrar eco em uma população mestiça, ainda com um imaginário fixado nos tempos de Atahualpa, por exemplo.
Ele não foi tão longe, pensa que é um Bolivar e quer suceder a Fidel, mas diz que nunca leu Marx (não sei se faria grande diferença). Mas é esse perfil que entusiasma
Continue, por favor, sempre desmascarando a indigência intelectual da esquerda tosca latino-americana. É preciso que se faça isso, ou eles continuarão, para sempre, posando de humanistas e intelectuais, ante o aplauso dos mais ignorantes do que eles, e o silêncio dos bons.
Reinaldo,
Reconheço que para ela devia ser difícil falar mal de um camarada como Chavez, mas no (nosso amado) episódio do “porque não te calás” ela já dizia depois de soltar vários elogios democráticos ao ditador:
“Chávez deveria refletir sobre ela, se é que ele é mesmo capaz de refletir além do seu próprio umbigo.”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/elianecantanhede/ult681u345502.shtml
Assim não foi surpresa tão grande.
Mas dizer “bobo” é, realmente, uma gentileza que só se faz a um grande amigo camarada.
Mas o que realmente espanta é a qualidade da análise de grande parte dos colunistas da imprensa tupiniquim. Como não comentar “a pessoa”, Rei? Porque se ela é correta, não está a soldo, então a pobreza de análise é efeito de uma formação falha, para dizer o mínimo. Não é nem uma opção ideológica, mas uma barbeiragem de formação. É como se alguém dissesse “O SONHO ACABOU” e eles, inconformados, grunhissem: BURGUÊS! BURGUÊS LIBERAL! É uma pobreza…
Chavez não é bobo. É assassino e terrorista.
E Eliane Cantanhêde, como jornalista bem informada, é BOBA ou é aquilo que todos nós estamos pensando dela?
Ignorante não é. Só pode ser uma cúmplice de má-fé. (e mais um monte de palavrões impublicáveis).
Esse é o jornalismo brasileiro de hoje. Gasta-se toneladas de papel com “artigos furados” e quando o diabo mostra a cara o colunista faz “cara de Obama”. Cantanhêde me cansa.
PS. Não quero ser chato, mas bem que ela merecia ter a memória refrescada com as bobagens que disse sobre o Orangotango Venezuelano.
O problema da esquerda tosca é sua incapacidade de encarar a realidade. A URSS não deu certo, não pelo comunismo, mas por causa dos burocratas. Cuba não deu certo, não pelo comunismo, mas por culpa do bloqueio. Venezuela não deu certo, não pelo chavismo tosco comuno-facistóide, mas por messianismo bobo. Coréia do Norte não deu certo, não por conta do comunismo, mas porque, etc… eles não encaram o fato de que fora da democracia e do capitalismo não há progresso e liberdade. Simples assim.
Ha ha ha ha ha ha ha, é rir pra não chorar, esse imbecil do Chavez vai destruir a Venezuela e essa petralha inrustida vem com esse conto de fadas!!!
Sai dai Eliane, vai lá militar com os malucos de carteirinha!
Com sua “fama” na “mídia” será muito bem paga pela máfia petralha e bolivariana, vai ganhar em dolares depositados direto num paraíso fiscal.
A Folha sempre ela.Poderia dispensar a Catanhêde.Não faria falta.Só sua formosura ,já um pouco fanada,seria sentida mas, nos tempos atuais,dispensável.
Meu Caro,
Parabéns pelo texto. Só uma pequena observação formal: domingo PEDE cachimbo; cachimbos não dão em “pés”.
Saudações democráticas.
Ricardo
Chávez, as vezes, não é totalmente tolo no que diz, mas, como governante do País, é sempre louco no que faz. E o que escrever de um louco? Fantasia do conto do soldadinho de chumbo. Ou a verdade do caos do País. Os loucos não separam a fantasia da verdade do cotidiano. Deles é mais fácil se ter a distância do que gerar vínculo, seja ele pessoal, ou jornalístico. Não é preciso gastar palavras difíceis e nem arrolar provas. A fragilidade entre a coerência do querer dizer que sou, e o que faço, está no dia a dia do povo. Como serem nacionalistas e comprarem uma briga, se não são tratados com cidadania e respeito. Vejo que a falsa Realeza está se transformando em bobo da corte e o que será após?
Não foi o “messianismo bobo que afundou todos esses sonhos”; os sonhos eram os da colunista, não do Chávez. E se algo afiunda, não é por causa de messianismo, mas por incompetência na gestão do dinheiro do petróleo.
Quer dizer que os defensores do chapolin estão descobrindo que ele era mais uma fraude latrino americana?
Quando lulla51 e o megalonanico vão admitir o fato?
“PS: Por favor, comentem idéias, não pessoas.”
Tá difícil, Reinaldão… Que idéias???
Como diz nosso guia, Catanhêde adora países onde há democracia até demais.
Jornalista não poder contestar ou criticar outros jornalistas é corporativismo condenável como qualquer corporativismo de proteção de grupo que os próprios jornalistas combatem. Em 1969, na redação de O Jornal, ouvi que jornalista não é notícia, numa clara manifestação do mais rasteiro corporativismo preventivo. E no Globo, em 1989, vi coleguinhas praticamente massacrarem o único da redação que não apoiava nem Lula nem Brizola, e defendia abertamente a vitória de Collor.
Tio Rei, Mais um post marvilhoso, porem quero deixar uma critica.
“O camarada Emmanuel Goldstein, da Vanguarda Popular, ponta de lança da revolução proletária”
Nesse trecho você desconsiderou o crescimento do seu blog e novos leitores diarios, dos quais nem todos sabem que o Site da Vanguarda Popular é um site se trata de uma parodia.
Prezado Reinaldo. Quando converso com amigos e colegas percebo a brandura, a conivência com todas as tentativas deste governo em acabar com as instituições democráticas. Sempre me falam que estou enxergando “chifres em cabeça de burro” (só se for da petezada…), que não é bem assim não… cheios de pruridos morais e melindres… Acho que grande parte dos jornalistas também se encaixam neste grupo. Tentarão recriar no Brasil um estado totalitário. A verdade é: Deixaremos acontecer na passividade ou acordamos já!
Torço que 2010 seja de uma paz..
de uma prosperidade
mas nunca dilma roussef…
Abraços
Eliane Catanhede fala sobre Paloci e o caseiro.
“A partir de 2011, Palocci ou vai governar São Paulo, ou vai ser o homem forte do governo Dilma ou o grande nome do PT para tudo, principalmente para o futuro. Em qualquer hipótese, ele sai dessa para uma melhor. E vivíssimo.”
O caseiro? Ora, dane-se o caseiro, dirão todos. No Brasil, é assim. ”
Sinceramente nunca tinha lido nada dessa senhora, mas o pouco que li dá prá entender qual seu norte moral.
No Brasil do PT e de Eliane Catanhede caseiro tem é que se danar.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/elianecantanhede/ult681u616966.shtml
Quem leu Ayn Rand, em “Quem é John Galt”, escrito na década de 1930/40, já sabia onde a ’socialização das oportunidades’ e as ‘necessidades de fazer justiça social, restringindo o individualismo e o egocêntrico foco nos lucros’, levariam a Venezuela. Tomara que caia de podre! Pobre dos incautos e ignorantes venezuelanos. Azar o deles!!!
“Onze anos depois, a Venezuela convive com fuga de investidores, estatizações, fechamento de TVs e uma crise na economia que não fica só nos números, mas atinge a vida das pessoas (…)”
Interessante que aqui é colocado como se nada tivesse a ver com Chávez. Fechamento de TVs? É a Venezuela que convive com isso, não um ato de Chávez. Fuga de investidores? É a Venezuela, não Chávez. E por aí vai…
Reinaldo, se parar de contestar outros jornalistas eu paro de ler seu blog! hehehe Esse é um dos principais motivos que me fazem te acompanhar dia a dia, o fato de botar o dedo na ferida! De matar a cobra e mostrar o pau! De dar nome aos bois, não se esconder atrás do corporativismo e do coleguismo, e você sabe disso melhor do que ninguém.
grande abraço!
Vinícius
Por causa deste tipo de reportagem tosca e superficial, cancelei a minha assinatura de jornal, no meu caso a Folha. O jornalismo sério precisa fazer uma análise critica dos fatos, mas com lucidez.
Esse é o comportamento típico de esquerdistas militantes infiltrados nas redações da grande imprensa. Também é o dos nossos ditos intelectuais - que vão do sambista ao humorista, passando pelos pobristas de todos os naipes que abundam na universidade coitadinha. O muro caiu há mais de 20 anos e eles não descobriram a inutilidade ou má-fé da ideologia que tanto mal causou ao ser humano. Não dão o braço a torcer ante as evidências óbvias. Dai partirem para uma aberração que denominam de “esquerda democrática”, como se isso fosse uma possibilidade. No caso dessa senhora, também há algo a feder no relacionamento com o megalonanico.
Arre égua !
É profundamente lamentável a Folha manter em seus quadros pessoas que combatem a democracia. Triste.
Reinaldo,não me peça o impossível.Comentar idéias?
E não são poucos os que defendem ardorosamente que “nós somos a Venezuela amanhã…”, com todo esse lirismo aí a favor do maior comprador de armas do nosso continente e do sujeito que acaba de importar o Ramirito para fazer a repressão funcionar no estado da arte.
Ah, sim e copiando o lirismo da jornalista aí é bom que todos saíbam que Chávez compra tantas armas mas não é para apontar para nós não, é para quem ameace o Evo e o Lula, é claro, e contra o império, por suposto.
E eu que não posso ter nem estiligue que aparece um montão de politicamente coretos dizendo que armas incitam a violência etc.
Ainda bem que está aí em discussão a discriminação do porte de arma.
“Hoje é domingo, pé de cachimbo”,rei, essa frase está errada, o correto é(acho eu): Hoje é domingo, PEDE chachimbo. Como domingo é um dia, em tese, de descanso ele, nada mais natural(anti-politicamente correto),Pedir um cachimbo para pitar e descansar. Sei lá, talvez essa aula de etimologia que eu tive no último ano do ensino médio esteja no mesmo erro da explicação de Leblon e Snob.A história do pirata francês e do livrinho são falsas, essa talvez seja também.
Cantanhêde é uma representante exemplar da imprensa sinistra, sempre ocupada em dar pseudônimos aos bois… só é mais bobinha que outros.
Pois é, essa moça é uma das mais festejadas jornalistas da Folha.
E também frequentadora assídua do Roda Viva da Cultura.
Agora ela percebeu quão bobo é o Chavez, bobinho mesmo né ?
Tolinha….
Acho, Reinaldo, que você deve sempre mencionar os militantes de esquerda com carteira de jornalista e desmascarar suas bobagens e seu totalitarismo (mascarado de humanismo). Deve fazer isso porque eles dominam a totalidade dos jornais e não tem, nos jornais, uma opinião divergente. Pior é vê-los falando no GNT, como especialistas. Especialistas em quê? Só se for em militância de esquerda, mais nada.
Essa Eliane é muito esquisita.
Esposa do Rampazo, sócio do Gonzales aa GW, deveria ter em casa melhores informações sobre o que realmente acontece na Venezuela. Ademais, ela já está bem crescidinha para ainda acreditar em duende e papai noel. Vai acabar como a Conceição Tavares: Senil e falando abobrinhas.
A esquerda insiste em não aprender. Tudo que a senhora colunista da Folha defendeu, no modus operandi de Chavez, teve como consequência justamente aquilo que ela define como “Titanic afundando”. A esquerda continua a não entender que quem faz sempre a mesma coisa e obtém sempre um mesmo resultado(em Cuba, na Coréia do Norte, na antiga URSS, na Europa oriental, na Albânia, na China antes do capitalismo) não pode repetir o feito ainda mais uma vez esperando um resultado diferente. A não ser que seja louco ou burro. Tudo que o Chavez fez na Venezuela causou, e só poderia ter causado, a destruição da Venezuela. Eu sei disso e ela deveria saber também.
A Folha de São Paulo está dando nojo. Igual mosca em sopa.
Reinaldo,
Voce disse tudo que as pessoas de bom senso gostariam de dizer. O paraquedista de Caracas, em pouco tempo, destruiu o pouco que havia democracia na Venezuela. O Chaves (falta o Chapolim) não tgem nada de bobo, mas sim de desposta velhaco. Não passa de mais um ditador nos moldes daqueles africanos de quinta categoria, que se apegam ao fracasso.
Socialismo no … dos outros é refresco.
Por isso Chico Buarque nunca foi viver em Cuba. Socialista sim, Castrista sim, mas em Ipanema….
REI.
“PENSAR É O TRABALHO MAS DIFÍCIL, PROVÁVEL RAZÃO PELA QUAL TÃO POUCOS A ELE SE DEDIQUEM” (Henry Ford).
REALMENTE É DIFÍCIL PARA CERTOS ESCRIVINHADORES RECONHECER A ESPARRELA EM QUE CAÍRAM, MAS, PARA DOURAR A PÍLULA CHAMA DE BOBO O MESSIANISMO DO MALUCÃO, COMO SE ESTIVESSEM FALANDO COM CRIANÇAS.
JÁ, JÁ APARECERÁ UM DIZENDO QUE A VENEZUELA EMPOBRECEU EM RAZÃO DA AÇÃO DE RAIOS DE ALGUMA MÁQUINA MORTÍFERA, INVENTADA PELOS EUA.
VAI QUE COLA!!!!
Rods
Tchê, “riscos defendendo Chávez” no teu texto. Passa um Reinaldox nesse “s”.
Mais inteligentes são aqueles que aprendem com o erro dos outros. Catanhede parece não ter aprendido nem com os próprios. Não foi a filha dela vítima de uma arbitrariedade digna de uma ditadura aqui no Brasil? E dela não se ouviu um a. Infelizmente não lebro detalhes, mas não vem ao caso. Se ela não liga para arbitrariedades cometidas contra o próprio sangue, o que esperar dela quando é o sangue (sangue derramado aqui) de Venezuelanos desconhecidos.
Reinaldo, tirando a falha técnica do Boris naquele episódio dos lixeiros, acho que Ele poderia fazer parte deste time da VEJA , a muito tempo Ele vem dizendo que “está tudo dominado” , veja a ultima do TSE , abraços.
Caro Reinaldo,
a verdade as vezes dói, mas precisa ser dita sempre.
Aqui vai meu apoio a você.
Um forte e democrático abraço!