Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

João Santana abandona campanha na República Dominicana

Ex-marqueteiro do PT é alvo da nova fase da Operação Lava Jato. Se ele não retornar ao Brasil, seu nome pode ser incluído na lista vermelha da Interpol

Por: Reinaldo Azevedo

Por Eduardo Gonçalves, na VEJA.com:
Alvo de um mandado de prisão temporária expedido na 23ª fase da Operação Lava Jato, o marqueteiro do PT João Santana se desligou nesta segunda-feira da campanha à reeleição do presidente da República Dominicana, Danilo Medina. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do publicitário. Segundo a nota, ele desistiu em “caráter irrevogável” da campanha porque está voltando ao Brasil para se defender das acusações que considera “infundadas”. As eleições no país caribenho acontecem em maio.

O baiano João Santana e a sua mulher, Mônica Moura, são alvos da nova fase da Lava Jato, batizada de Acarajé. As investigações apontam que o casal recebeu dinheiro do petrolão em contas mantidas por offshores no exterior. Os investigadores afirmam terem fortes índicios de que eles sabiam da “origem ilícita” dos recursos, que teria sido remetidos pela Odebrecht e pelo operador Zwi Skornicki, representante comercial no Brasil do estaleiro Keppel Fels.

A assessoria informou o conteúdo da carta que o publicitário remeteu ao Partido da Liberação Dominicana (PLD), de Medina. Aliás, na eleição presidencial de 2012, Santana foi o principal articular da campanha vitoriosa de Medina.

No texto, o publicitário diz que não foi pego de surpresa com a notícia, tendo em vista o “clima de perseguição que se vive hoje” no Brasil, apesar de ser dificíl de acreditar nela. “Considero que esta é a melhor decisão para não afetar de forma alguma os interesses do PLD nesta contenda eleitoral”, escreveu Santana na carta.

Em petição encaminhada ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, João Santana e a sua mulher afirmam que “já agendaram seu imediato retorno ao Brasil, movimento que deve ocorrer nas próximas horas”. A defesa comunicou ao juiz que eles vão se apresentar aos investigadores e pede que sejam tomadas “medidas para que sua chegada ao país não se transforme em um odioso espetáculo público”. Se eles não retornarem, o nome deles será incluído na lista de difusão vermelha da Interpol.

Confira a carta na íntegra, em espanhol:

A la atención del Comité Nacional de Campaña del PLD:

Me dirijo a ustedes porque, como habrán conocido también por los medios de comunicación, desperté esta mañana con la noticia de que mi nombre está siendo ligado a una supuesta trama relacionada con el financiamiento de campañas políticas en Brasil.

Conociendo el clima de persecución que se vive hoy en día en mi país, no puedo decir que me tomó completamente por sorpresa, pero aún así resulta difícil de creer.

Dadas las circunstancias, les solicito a este Comité de Campaña desligarme con carácter inmediato de la campaña en curso en República Dominicana.

Esto me permitirá acudir a Brasil a defenderse de las acusaciones infundadas de que estoy siendo objeto.

Cabe señalar, que desde la pasada semana me puse a disposición de las autoridades de Brasil para esclarecer cualquier especulación y que facilitaré toda la información necesaria para dejar establecida la verdad de los hechos, más allá de toda duda.

Asimismo, considero que esta es la mejor decisión, para no afectar en forma alguna a los intereses del PLD en esta contienda electoral.

Agradezco la confianza depositada por ustedes en mi labor y tengo la certeza de que los próximos comicios ratificarán la victoria del presidente y candidato Danilo Medina y del PLD, para bien del pueblo dominicano.

Sin otro particular, se despide atentamente.

João Santana

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

27 comentários
  1. Clemente

    Que espanholzinho miseravel !! pelo menos deveriam ter tido o trabalho de submeter a um tradutor, nao necessariamente juramentado…hehe

  2. Sonja

    É isso aí, Marcus Meyer (Fevereiro 23, 2016 às 7:41 am), o eleitor do Medina vai se perguntar, será que estamos fazendo papel de bobos, como os brasileiros? Afinal, como disse a Rachel para o Ross: once a cheater always a cheater – e o complemento óbvio, Seu Medina, é: they can never be trusted again.

  3. Alex Wie

    Será que chega hoje? Nossa que texto lindo em castellano, estou emocionado

  4. olavo

    Agora da para entender porque a Dilma esta falando tudo errado: o João Santana abandonou a presidente. Ela estava tão acostumada com ele buzinando na orelha dela, que se esqueceu até de falar na falta dele. João, volta, ensina a presidente a falar vai… ela esta fazendo a gente morrer de vergonha…

  5. costa

    joão Santana, deve ter participado de todas as ações desse projeto do pt de perpetuação do poder, então cana nele, vagabundo.

  6. kátia

    imagina se neste meio tempo o casal foge, como seria o anúncio do partido no jornal, “marqueteiro petista perseguido por lista vermelha da interpol”, rs. delação casada à vista…

  7. Marcus Meyer

    Claro! Pensou que prato cheio para os seus opositores: – O meu adversário está se valendo dos serviços de marketing de um sujeito que tem a prisão decretada no Brasil por suspeita de receber honorários por debaixo dos panos, dinheiro desviado do governo!

  8. Lola

    Na hora de roubar não se constrange, mas acha vexatório ser recebido como “merece”.

  9. baiano

    Se o cara não presta, nunca prestou, trabalhou para os bandidos mentirosos, fazer o quê? Tinha que ser cadeia, mas o semdedo primeiro…

  10. Enock Santos

    Quando apareceu JS nas anotações do Marcelo Odebrecht os Petralhas quiseram associar ao nome de José Serra. Mas desde aquela época JS era e semre será João Santana. …

  11. roberta

    Quando abrirem a PORTA DO AVIÃO ,kkkkkk O JAPA VAI ESTAR TE ESPERANDO ,kkkkkk

  12. Ze Bebelo

    João Santana, dito marqueteiro na prestação de serviços ocultos de “mentor”.

  13. O Bebum da Rosemary

    Finalmente pegaram o Ministro da Propaganda dos petralhas!

  14. burduna nelles !!!

    kkkkkkkk o vagabundo vai usar sua roupicha laranja não mais gravatas Hermes, Rolex de ouro, andar de Porsche Cayenna perdeu playboy vermelho kkkkkkk

  15. MOTOSERRA69SP

    ESTÁ ACONTECENDO A MAIOR PERSEGUIÇÃO NO BRASIL! Escreveu o magnâmico marqueteiro, jogando para baixo, um pouco mais, o Brasil perante o mundo. Grande patriota!
    .
    Concordo sim. Os coitados dos criminosos não tem mais sossego, é um tal de PF pra cá, MP pra lá, Dr. Moro aumentando o turismo em Curitiba, hotéis e cadeias lotadas, hospital presídio lotado, enfim, não se pode nem mais roubar nessa terra?? Que país é este? Perguntou o Renato Duque quando foi informado que seria preso! Pois é, como era bom corromper aqui, as coisas funcionavam, as “gangs” tinham mais paz para agir, o dinheiro fluía mais, era um tal de mala cheia pra cá, pra lá….e tudo bem. Agora com essa perseguição injusta tudo ficou difícil. Do jeito que vai, não se poderá nem mais ganhar apartamentos tríplex ou sítios, ou uma “graninha” básica para iniciar um novo negócio, como ganhou os dois filhos de lula.
    Pior, estão perseguindo os maiores patriotas e almas puras que já habitou essa nação.

  16. Carvalho da Font'Seca

    Tadinho dele, né?

  17. FALA SÉRIO

    Não deixem o Delcídio falar com ele, se não ele some. Aliás, será que este sujeito chamado Delcídio, não tem vergonha de voltar ao Senado. E os outros Senadores, me admiro muito permitirem que ele retorne, Vê-se que a decência passa longe daquele corpo.
    Que confiança Delcídio inspira, para tratar dos assuntos de interesse do BRASIL?
    Será que vai ficar assim mesmo, pois o o senador representa o estado no Legislativo. Os senadores também são responsáveis por processar e julgar o presidente da República, ministros comandantes militares, ministros do STF, membros do CNJ, PGR e advogado-geral da União. São os senadores que autorizam os estados a contrair empréstimos e fixam o limite da dívida consolidada da União, dos estados e dos municípios.
    SERÁ QUE ELE TEM MORAL PARA ISTO?

  18. ronaldo

    quem diria que o ministro da propaganda do pt iria preso. não duvidem de sergio moro. o odioso espetáculo público dito por santana vai se consolidar nesta terça feira. assistiremos em nossos simples camarotes o desmonte dessa quadrilha que se instalou no país.

  19. Lanterna

    Que beleza! A Lava-jato vai afundar um bolivariano no exterior! Tá ficando bonito esse negócio!

  20. CUIDADO QUE ESTE AÍ VOA BAIXO!

    E ELE TEM RAZÃO!
    REALMENTE EXISTE
    UM CLIMA DE
    PERSEGUIÇÃO
    A BANDIDOS
    NO PAÍS!
    FINALMENTE!
    ALIÁS, COM UM
    CERTO ATRASO!
    O TRABALHO
    DEVERIA TER
    SIDO INICIADO
    EM 2002!
    MAS ANTES
    TARDE DO
    QUE NUNCA!
    PF & MORO,
    ABRAM OS
    OLHOS!
    ESTE SUJEITO
    VIVE DA MENTIRA!
    É PROFISSIONAL!
    OUTROSSIM, O
    FATO DELE TER
    ABANDONADO
    A CAMPANHA NA
    REPÚBLICA
    DOMINICANA,
    ENDOSSA SUA
    CULPA!
    ELE SABE QUE
    SUA ESTADIA
    EM CURITIBA
    PODERÁ SER
    LONGA E FRIA!
    PORÉM NÃO SE
    DEIXEM LEVAR!
    O CARA É UM
    BANDIDO SEM
    ESCRÚPULOS!
    AJUDOU A
    ARRUINAR
    O BRASIL!
    MERECE
    PRISÃO
    PERPÉTUA!

  21. ronaldo

    quem trabalha com espetáculos odiosos é joao santana e não a imprensa brasileira.

  22. PASSOS

    CAIU QUASE A PARTE FINAL NO PALCO. MORO X LULA GANHA MORO. SE MORO RECUASSE OU FICASSE NO MURO, CAIA MORO NO DESCRÉDITO. AGORA, MORO, SABENDO QUE TERIA QUE AGIR, AGIU PARA NÃO PERDER A CREDIBILIDADE ALCANÇADA. MORO, SEM ARRANHÕES, QUASE CHEGA AO FINAL E, SEU ADVERSÁRIO LULA, DESMONTA-SE POR LADEIRA À BAIXO SEM RECURSOS E, AÍ, VAI ABAIXO DILMA E PT E TSF E RENAN E OAB. VENCEM MORO E, POR IRONIA, VENCE TAMBÉM EDUARDO CUNHA POIS O POVO BRASILEIRO QUER 2 DUAS FIGURAS QUE SE CHAMAM LULA E DILMA. O QUEBRA CABEÇAS ESTÁ QUASE AO FIM E, SALVA-SE A AMÉRICA DO SUL POIS O VÍRUS HAVIA SE ALASTRADO COM APOIO DO PT QUE JÁ ERA E NÃO VOLTA MAIS. ENGRAÇADO, UM PT QUE NASCEU E MORREU NO SINDICATO NEFASTO QUE SODOMIZOU PARTE DO BRASIL E QUE, AGORA, APONTA A RUÍNA NAS PESQUISAS DIÁRIAS. NUNCA MAIS O PT QUE NUNCA FOI UM PARTIDO POLÍTICO MAS UM SINDICATO ATRASADO DE GENTE ENVOLVIDA ATÉ EM DELIQUÊNCIAS PESSOAIS. O LULA ESTÁ MORTO E, VAI A DILMA DEVAGAR JUNTAR-SE COM TODA JUSTIÇA AO MESMO LUGAR FRIO E DESOLADO POIS SE DIZIAM ESQUERDA E QUE PERGUNTAMOS – ESQUERDA DE QUE E DE QUEM?

  23. anonyma

    O PT como no filme ‘ festa de Babette’ fez com a petrobrás a sua festa dinheiro para todo mundo que festança!!

  24. Carruagem de Fogo

    Aos céticos quanto a ação e operacionalidade da Lava-Jato,fica ahí mais um exemplo que a coisa não é de faz de conta!-Passará pelo crivo desta:verdes,amarelos,brancos,vermelhos e roxos-,não haverá pelo andar da carruagem,quem esteja acima do bem e ou do mal,nem mesmo que tenha sua biografia adornada de purpurinas.

  25. Kevin Lomax

    Dia 23/02 – Amanhã – 20:30-

    O BRASIL inteiro tem que demonstrar sua insatisfação com tanta roubalheira, desmandos, corrupção, mentiras e deboche da Organização Criminosa-

    Vamos juntos fazer o maior PANELAÇO da história do país-

    O panelaço vai ser em apoio a LAVAJATO e ao Juiz Sérgio Moro-

    Contra o… Fujão que tem provas suficientes para ser preso-

    Contra a mentirosa e criminosa DILMA que quebrou e faliu o país e ainda quer jogar a conta nas costas dos brasileiros-

    Contra o STF Bolivariano que rasga a Constituição para defender a ORCRIM-

    E contra todos os petistas-

    Vamos divulgar nas Redes Sociais-

    ACORDA BRASIL!!!

  26. mts

    ps…na redacao dele , ele menciona o clima persecutorio no Brasil.
    Eh fogo…p q perseguem tanto os ladroes, os petralhas?? P q??? So p q roubam tanto??? Nao se pode mais roubar em paz ultimamente??? Onde vamos chegar, meu deus!!??

  27. mts

    Tadinhho , gente!!