Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Itamaraty mandou a embaixadas alerta sobre risco de golpe no Brasil

Ministério disse que mensagens, enviadas sem autorização, não têm efeito. Informação foi divulgada pelo jornal ‘O Globo’ nesta quarta-feira (23)

Por: Reinaldo Azevedo

De Laís Alegretti, no G1:

O Itamaraty enviou a todas as embaixadas brasileiras no exterior um alerta para o risco de um golpe político no Brasil, segundo informação publicada no jornal “O Globo” nesta quarta-feira. A mensagem pedia, ainda, que cada posto designasse um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais sobre o tema.

O Itamaraty esclareceu que a mensagem foi enviada pela Secretaria de Estado de Relações Exteriores do Itamaraty, sem autorização superior. O ministério também informou que, após o envio da mensagem, a secretaria-geral enviou uma ordem para que os recados fossem desconsiderados.

O autor da mensagem, segundo o jornal, foi o ministro Milton Rondó Filho, encarregado da parte internacional do Fome Zero. Ele é ligado ao ministro do Trabalho, Miguel Rossetto. Além de atuar no Itamaraty, Rondó já assessorou o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

De acordo com reportagem de “O Globo”, a mensagem diz que “é momento de resistência democrática”, cita “profunda preocupação” com os rumos do processo político e ataques dos grandes grupos econômicos e da mídia a governos legitimamente eleitos, e chama a sociedade para a luta pela democracia com uma mensagem de “Não ao Golpe! Nossa luta continua!”.

Congresso

Na manhã desta quarta-feira (23), parlamentares da oposição reagiram ao ocorrido. O vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Betinho Gomes (PE), anunciou que vai pedir a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para que ele seja ouvido pelo plenário da Casa sobre o tema.

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), e o vice-líder da Minoria, Raul Jungmann (PPS-PE), também anunciaram que vão protocolar requerimento de convocação do ministro para esclarecer o ocorrido. Para eles, é uma situação “absurda e inconcebível que enseja a punição de quem idealizou e de quem operacionalizou o esquema”.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) também comunicou, no plenário da Casa, que vai pedir a convocação de Mauro Vieira para dar explicações sobre a mensagem na Comissão de Relações Exteriores. Ferraço chamou o documento de “patético”.

“A democracia brasileira vai muito bem, as instituições estão funcionando, cumprindo com suas responsabilidades, inclusive o Congresso brasileiro. Não vai colar essa patética tentativa de querer atribuir ao Congresso brasileiro qualquer tipo de tentativa de desrespeito ou de violação ao estado democrático”, protestou Ferraço.

Já o senador Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, lembrou ao plenário que o Itamaraty já enviou telegramas para sustar os efeitos da mensagem.

“O embaixador Sérgio Danese [secretário-geral do Itamaraty], tão logo tomou conhecimento do telegrama, enviou outro telegrama falando que não havia uma posição oficial sobre o assunto”, disse Jorge Viana numa tentativa de acalmar os ânimos de parlamentares da oposição.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

149 comentários
  1. Carvalho da Font'Seca

    Pois é, gente, o fim da festa está chegando! Então vai ser um salve-se quem puder! Esvaziem as geladeiras, devorem caviar, bebam freneticamente toda champagne comprada com o dinheiro do povo! A festa está acabando! Aí não terão mais assessores do MST ou do MTST, organizações criminosas, aliás, sem registro, claro, para evitar chamamento aos tribunais a explicar suas façanhas criminosas! Em breve, este ministério será, novamente, escrito com letras maiúsculas e abrigará diplomatas autênticos, refinados, conhecedores e observadores da lei e sempre atentos aos bons negócios e boas relações com as nações em desenvolvimento e, principalmente, as desenvolvidas!

  2. carlos alberto ribeiro de castro

    O Itamaraty, outrora casa de HOMENS de alta estirpe, se tornou o valhacouto desses desqualificados petistas. Todos se recordam do celso amorim (em minúsculo propositalmente). Pois bem, este canalha abjeto teve o descaramento de chamar o maior ladrão deste país de “nosso guia”. Vou só lembrar aos leitores que “nosso guia” é a tradução literal de “meu fuhrer” expressão usada para qualificar o famigerado Hitler, facista e depois de Stalin o maior criminoso. Então está explicada a bandidagem desse indivíduo que enviou os telegramas. O pt (minúsculo mais uma vez) é facista,

  3. João de Alexandria

    Eu não estou surpreso. Aliás, o Itamaraty já era aparelhado antes mesmo da chegada do PT ao poder…e isso em parte graças a política externa independente do regime militar , principalmente nos períodos de chancelaria dos ministros Azeredo da Silveira e Saraiva Guerreiro. A tal política externa independente servia de abrigo para as ambições esquerdistas dos “barbudinhos do Itamaraty”, como foram chamados por um embaixador americano. Entre eles, havia gente como o ex-chanceler Celso Amorim e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, aquele da rolo da ALCA, que agiam sob inspiração do embaixador Italo Zappa, um dos mais notáveis diplomatas que o Brasil já produziu, um convicto homem de esquerda.
    No período Lula-Dilma essa gente esteve no céu.

  4. S.Levy

    É estarrecedor o abuso de poder aplicado pela pior espécie de politico – o corrupto. Aqui, ELES -os PTistas e seus congêneres socializantes estão tentando aplicar os mesmos golpes usados pelos Nazistas nos anos ´25 a ´39 para encontrar um pretexto para provocar conflitos sociais para em seguida aparecerem como “salvadores da pátria”. Podemos constatar os comportamentos dos cidadãos procurando governo honesto e aqueles comuas e bolchevistas gritando “golpistas”, “zelites”, “coxinhas”, seu vandalismo e agressões. Os incompetentes e invejosos vivem somente a base de agressão e vandalismo. Querendo “melhorar” e alcançar, estudem e trabalhem. Parasitas e incompetentes. Quanta safadeza.

  5. Maria

    A Presidente Dilma está tentado convencer o mundo de que sofrerá um golpe da oposição, a ideia que ela está tentando passar é que nós brasileiros estamos inertes, que não temos forças para reagir seu favor diante de tal situação, somente ela não vê, todos jornais do mundo tem publicado a indignação dos brasileiros diante dos desmandos e mentiras da Presidente.

  6. João Nogueira

    Jamais pensei que o governo dessa senhora fosse capaz de produzir tamanho vexame aos brasileiros. Os autores da aberração devem ser demitidos e punidos. E a presidente cassada!

  7. Vitor de MIranda

    Em meu entendimento este acontecimento foi planejado. Primeiro distribuem o informe (sem autorização?) depois o “cabeção” deste Itamaraty (corrompido pelo PT) avisa que a circular não foi autorizada. Ou seja, não questionam para os destinatários o mérito da informação (golpe em andamento). É a mesma coisa que avalizar o teor da informação veiculada. Canalhas!. Nos tratam como se fôssemos, todos, um bando de idiotas. SDS,Vitor de Miranda.

  8. Marcus Meyer

    O simples fato de este vagabundo não ter ainda sido demitido evidencia o fato de que não agiu assim por conta tão própria e que o texto era visto com simpatia pelo Ministério. E pensar que a Dilma pediu a cabeça da analista do Santander por uma nota correta de alerta aos investidores por conta do péssimo governo Dilma. Por coerência, este pilantra já deveria ter sido demitido!

  9. Mauro Roberto de Souza Lucci

    “NÃO VAI TER GOLPE! NÃO VAI TER GOLPE! SÓ … “PNB”! NO LULA, NA DILMA E NO PT!”.

  10. Archibaldo

    O PETISTA MILTON RONDÓ FILHO TEM QUE SER PUNIDO SEVERAMENTE!!!
    Aliás, já passou da hora de o Itamaraty fazer faxina e eliminar a presença nefasta dos comissionados a serviço da organização criminosa petista!!!
    O ITAMARATY DESTES ANOS DE PETISMO NÃO REPRESENTA O BRASIL!!!
    O ITAMARATY DO PETISMO ENVERGONHA O BRASIL!!!
    PELO FIM DO DESCALABRO, DAS GASTANÇAS, DO ROUBO AO DINHEIRO PÚBLICO: FORA ITAMARATY DO PT!!!
    IMPEACHMENT DE DILMA JÁ!!!

  11. Juliana de Morais

    Seria bom mesmo que houvesse um golpe no Brasil que afastasse esses ladrões que estão no congresso, não trata-se apenas do PT, mas, sim de todos os que roubaram o país. Temos que defender o país desses larápios neo-fascistas, pois de democráticos não têm nada – são cleptocratas escondidos atrás de uma máscara partidária-política. O povo não vai apoiar “coxinhas” do PT que querem desvirtuar os protestos populares. Prefiro até o golpe militar do que continuar com esses ladrões governando. Não dá mais. Fora fascistas.

  12. AZEVEDOAL

    PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR, PORQUE ESSE CORNO VAGABUNDO INCOMPETENTE ANTE-ÉTICO AINDA FAZ PARTE DO YTAMARATI o itamaray se encolhe novamente ou eu escrevi correto inicialmente.

    DEMITE ESSE… VENDIDO SAFADO INCAPAZ DE VER A CAPACIDADE DA LEGALIDADE DO PRÓPRIO PAIS … , SAFADO , DEVE TA GANHANDO UMA GRANIMHA PRA FAZER ESSA … , IMBECIL ACHANDO QUE TODO MUNDO É BURRO.

  13. Wanderley

    Gente, pagamos o salário e mordomia de um cara “encarregado da parte internacional do Fome Zero”. Bem ele deve estar tendo trabalho ultimamente, pois os 10 milhões de desempregados já devem estar passando fome

  14. Cunha Alexandre

    O mínimo que se pode esperar é a exoneração do petista!!

  15. Cláudio

    Esses petralhas não sabem de nada, nào têm nada, não viram nada, não fazem nada. Quando alguém faz, o superior e responsável nunca sabe e o subordinado fez sem conhecimento da chefia e sem sua autorização. Que raios de chefes sào esses? Mentirosos e cínicos.

  16. Sol

    Quanta irresponsabilidade… quanta insanidade, cada vez mais temos certeza que só há “desgoverno”, nada mais!! Vergonha!!!

  17. Fernanda

    Ainda existe esse tal Fome Zero? No que consiste exatamente? Quais são (ou foram) suas ações nestes últimos 13 anos? Só resta a parte internacional? E a nacional? Quais resultados obteve?

  18. MINISTRO?

    MINISTRO??!!! essa pulha é MINISTRO de alguma coisa NO MEU PAÍS??? Não vai ser punido??? AS URNAS FORAM FRAUDADAS e nós temos que aguentar ISSO??? CHEGA!!! DEMOROU!!! Punição exemplar par êsse cretino, e CHEGA!!! CHEGAAAA!!!

  19. Zeca

    Reinaldo, sei que você está em júbilo pelo seu incansável ofício na defesa do certo e do ético. “Infelizmente” você acertou quase todas. As alcunhas que lhe deram os blogs defensores dessa esbórnia que está aí, de “pitbull da Veja” e de “rottweiler da Folha”, soam como elogios. Cada dia é uma ação desse governo que nos envergonha. Me impressiona que mais uma atrapalhada do governo se passe como se fosse um simples incidente qualquer de um aloprado ministro que espalha a existência de um golpe no Brasil para o Mundo e fica por isso mesmo!!! Aí basta enviar uma mensagem de outro servidor dizendo que não se tem uma “posição oficial” sobre o tema. #@$%&*..gente! Acorda Brasil!!! Cadê a reação das instituições, OAB, MP etc? Golpe, para perpetuar-se no poder, é a narrativa irresponsável da quadrilha tentando desqualificar o processo de impeachment que tem a chancela do STF e da Constituição. Está faltando uma liderança de peso que desconstrua em horário nobre cada frase, cada retórica mentirosa de um discurso descarado, desavergonhado, pronunciado para confundir o povo brasileiro. Preocupante ver uma sociedade inerte diante de uma realidade assustadora: inflação alta, PIB negativo, desemprego crescente, perda de confiança dos investidores etc. E aí vem o morubixaba que diz para seus asseclas sindicalistas de que a culpa é da Operação Lava-Jato que justamente tenta moralizar e recuperar este País que está na UTI.

  20. BOB

    Quem é este Milton Rondó Filho, apresentado pela reportagem como “ministro”? Ministro de quê? Entrou no Itamaraty através de concurso rigoroso? Ou foi indicado porque trabalhava no MST? É por isso que não foi demitido?

  21. olavo

    É o sinal claro que o desespero do PT ja esta no limite.

  22. Amilcar

    Só quero ver o que vai acontecer a esse senhor Milton Rondó Filho, se vai ser severamente punido, ao vão deixar
    de molho até cair no esquecimento.

  23. roberta

    Ontem dei informação errada que a mensagem foi passada por um tal mauro vieira, que cuida das mensagens para as embaixadas,e a informação estava no site do G1,espero ter corrigido a informação .

  24. Francisco S

    PT, único partido de esquerda do mundo que só fala em democracia. E esse funcionário que tentou causar esse pandemônio ainda está lá?

  25. Rose Veiga

    Reinaldo, acho que eles petistas e a chefa, estão buscando apoio internacional. Agora se esse país fosse serio essa pessoa já teria perdido o emprego, mas duvido que ela teria agido sem o aval dos superiores.

  26. Fidelidade

    O QUE ESPERAR DE UMA POLÍTICA EXTERIOR COMANDADA PELO FÔRO DE SÃO PAULO, NA PESSOA DO MARCO AURÉLIO TOP-TOP GARCIA. AÇÃO TÍPICA DOS COMUNAS ENTRINCHEIRADOS NO PALÁCIO DO PLANALTO.
    MAS, COM TODA CERTEZA, O FIM DESSA VERGONHA ESTÁ CADA DIA MAIS PRÓXIMO. PURO DESESPERO DOS CANALHAS SEM COMPROMISSO COM A RETIDÃO E A ÉTICA;
    FORA VENDILHÕES VERMELHOS!!!

  27. büngA

    BUNGA Avec piZZa
    Toda a FamigliA Pixuleco_171 é ITALIANA
    …boa viagem…

  28. RODRIGUES

    Porque não manda o Itamaraty avisar AO MUNDO que o povo não esta aguentando mais os ladrões do erário e não esta deixando esse governo dá o GOLPE? A verdade dói? Itamaraty! Diga ao MUNDO que o brasileiro não é trouxa!? O brasileiro esta resolvendo seus problemas internos e o PT quer dá o GOLPE e o mundo vai fazer o que? O desespero da quadrilha é f.! FORA GOLPISTAS!

  29. nena

    E vai ficar por isso mesmo, só com o desmentido do embaixador secretário do Itamaraty?

  30. Virgilio Braga

    Como o cretino envia uma mensagem oficial afirmando que “não há posição oficial sobre o assunto”?
    Eu esperava que a posição oficial sobre o que acontece no Brasil correspondesse a verdade.

  31. Fábio

    Grave, muito grave!!!!! Espero que seja apenas fumaça:
    Ronaldo Caiado denuncia articulação de que o governo estaria consultando o Ministério da Defesa para um possível decreto de “Estado de Defesa”.
    http://www.ronaldocaiado.com.br/2016/03/caiado-denuncia-articulacao-do-governo-em-decretar-estado-de-seguranca/
    (continuando)
    Afinal, tudo que Dilma atribui aos outros, ela mesmo fez!

  32. Fábio

    Grave, muito grave!!!!! Espero que seja apenas fumaça:
    Ronaldo Caiado denuncia articulação de que o governo estaria consultando o Ministério da Defesa para um possível decreto de “Estado de Defesa”.
    http://www.ronaldocaiado.com.br/2016/03/caiado-denuncia-articulacao-do-governo-em-decretar-estado-de-seguranca/

  33. geraldo1

    Na-na-ni-na-não!!! Esse energúmeno fez o que fez, autorizado pela escala de comando. Se fosse num governo sério, primeiro teria medo e não faria isso e segundo, seria demitido no mesmo dia. Aliás se houvesse um governo sério esse delinquente nem estaria trabalhando nas instituições republicanas. Talvez estivesse em algum instituto, ong, sindicato petista fazendo a cabeça de idiotas úteis que babam para a quadrilha! Desde 2003 só temos ANÕES na nossa diplomacia. Só não levaram o país a se alinhar com o terrorismo porque daria muito na cara do povo e das nações civilizadas. Mas que tentaram, tentaram! Aparelhar o Itamaraty, além de errado, é cruel pois faz os brasileiros que andam com os dois pés no chão passarem vergonha perante o mundo. Depois que a quadrilha cair vai ser necessário desratizar todas as dependências do governo, TODAS! Estou envergonhado! É esse picareta mandando mensagem mentirosa para o mundo e a presidente dizendo a jornalistas estrangeiros que o que está acontecendo é golpe! Definitivamente ela está preocupada com ela e Lula, a nação, o povo, não entra nessa equação. São canalhas que por terem “ganhado” a eleição se arvoram no direito de fazerem o que querem com o país, tentando transformá-lo num pocilga, numa casa de p..a!!!

  34. Ubiraci

    Obrigado, ANALU

  35. carlos antonio

    Mais um cretino vermelho, revolucionário no papel, no email, mas na vida real se esconde , deixando o confronto para as milícias pagas com recursos públicos, operacionalizados pela cut, mst e outros antros de comunistas. Esse estúpidos é mais um petralha inútil que está fazendo número e contribuindo para o partido com % de sua imbecilidade.

  36. Flavio Penna

    É realmente um absurdo! Caso de demissão e talvez um processo contra este criminoso!
    Vejamos alguns exemplos de decência!
    – Dois ministros pedem demissão por não terem conseguido se antecipar às explosões patrocinados pelo EI!!
    – Ministro japonês comete “arakiri” por ter sido denunciado “suspeito” de receber benefício indireto de US$100M!
    E em algum lugar “…do lado de baixo do Equador…”
    – Usa-se ministérios e foros privilegiados, para proteger a bandidagem e mantê-la perene, “escondida” da PF e do MPF, recebendo altos salários pagos com o nosso dinheiro!! Mas já que “…não existe pecado…”, os brasilotários pagam a conta.
    Tá na hora de mudar Brasil!! Fora PilanTragem!!

  37. carlos silva

    Se o comunicado sem autorizacao nao tem efeito, a divulgacao das escutas telefonicas entre Luladrao e DilmA… tambem nao tem, certo?

  38. Kevin Lomax

    Não vamos subestimar a Organização Criminosa e seu GOVERNO-QUADRILHA

    Eles são que nem monstro de filme de terror, quando todo mundo pensa que já morreram eles se levantam para assustar mais alguém

    A caneta do Governo é poderosa e sabemos que os nossos parlamentares não são assim tão patriotas e republicanos

    Temos que dar o tiro de misericórdia que é o IMPEACHMENT

    Pressão total nos deputados que estão indecisos no mapa do site VEM PRA RUA. Não adiantar mandar e-mail pra deputado da esquerda bolivariana

    Os partidos que tem que ser pressionados são PMDB, PP, PROS, PR, PSD, PTB, PRB e os nanicos

    Não Vai Ter GOLPE, vai ter IMPEACHMENT

  39. analu

    Excelente o comentário de Ubiraci Bagno – Março 24, 2016 às 5:42 pm:
    “Acho que vale a pena ler o artigo que escrevi em 2003, intitulado “A NOITE DOS CRISTAIS”, onde faço uma citação a MIGUEL ROSSETO”

  40. HIPÓCRITAS

    Porque não expulsam o cara do Itamaraty?
    Se não expulsarem é porque SÃO HIPÓCRITAS, e deveriam ser presos.

  41. João Alves

    Isso só pode ser obra do babão do Rosseto, o qual pega um idiota amestrado sob a sua tutela e manda fazer essa merda, bando de sem-vergonhas que são, eles com a Dilma e toda a quadrilha de foras-da-lei a que se restringe todo esse escárnio de governo, um furúnculo cujo carnegão é a sonsa e incompetente da Dilma.

  42. Rio Zona.51

    Meta DOBRADA
    =>> eXXXtinguiR Mais da METADE ( 51 % )
    de Todos os Postos que Demandem “Ministro-EMBAIXADOR”
    *Primeiro ATO do Novo Governo, em Maio de 2.016*

  43. analu

    Este “ministro” (?) tem de ser punido. Tem de ser defenestrado.

  44. Carlos Agostinho Malschik

    Desconheço as normas do regimento interno do Itamarati, mas, a princípio o funcionário deve ser afastado da função que ocupa enquanto se apura as circunstâncias. Ele pode ter assumido um atitude pessoal ou ter atendido a ordens superiores. Mas não resta dúvida quanto a ser um servidor que sofre de idiotia vinculada à Síndrome de Petistiburro. Bucha de canhão de baixa qualidade, deixou na reta o local a que se referiu Lula e excelentíssima nega do Greloduro. Será punido?

  45. Rio LAMA

    É ‘ministro’ DEMAIS
    ali no Serpentário dos JARARACAS de RABO em PÉ

  46. Sovir

    Isso, por sí só enseja demissão de toda cadeia de comando. Não é possível que um ato desse permaneça impune, mesmo num governo malandro como o petista.

  47. Mauricio

    Apenas desmentir a mensagem?
    Além de mostrar esse desmentido, o funcionário envolvido tem de ser sumariamente exonerado. Ele cometeu um crime!

  48. Ubiraci Bagno

    Acho que vale a pena ler o artigo que escrevi em 2003, intitulado “A NOITE DOS CRISTAIS”, onde faço uma citação a MIGUEL ROSSETO.

    “O governo atual, adotando como estratégia a dissimulação, está conseguindo iludir não apenas o homem comum, mas também importantes setores da vida nacional, particularmente a imprensa. Pelo menos é o que parece.
    Com alguns projetos literalmente copiados de administrações anteriores, os mesmos que o PT combatia ferozmente quando na oposição, e contando com a extraordinária publicidade que a imprensa vem lhe concedendo, o Planalto impressiona positivamente nossas elites, vendendo a imagem de recém-convertido ao capitalismo.
    Enquanto isso, acobertado por essa cortina de fumaça, o MST (braço ultra-esquerdista do PT) vai solapando as instituições através de atos explícitos de vilipêndio ao direito constituído. Apenas nos primeiros 6 meses de governo Lula, o número de invasões de propriedades públicas e privadas já havia superado o de um ano inteiro do governo anterior. Àquele tempo, começaram por “invadir de forma pacífica” (êta eufemismo!) áreas rurais, sem causar maiores danos às propriedades usurpadas. Agora, além de destruir os bens nelas encontrados, já se aventuram a vôos mais arrojados, invadindo e depredando praças de pedágios nas rodovias, ocupando prédios nas regiões urbanas, e tudo isso com o beneplácito das autoridades.
    Para quem duvida que a omissão do governo em reprimir esses atos de banditismo seja intencional, basta ler a entrevista concedida pelo então Ministro do Desenvolvimento Agrário, sr. Miguel Rosseto, à revista VEJA, edição de 26 de março/03.
    Contudo, o mais grave é o fato de o MST construir escolas nos assentamentos e ali, mediante lavagem cerebral, incutir nas crianças o ódio não apenas contra a propriedade privada, mas até mesmo contra a democracia. Dentro de poucos anos veremos surgir as primeiras safras de guerrilheiros fanáticos e, talvez aí a sociedade acorde. Mas já será tarde.
    À semelhança do gado indo para o matadouro, e que nem de longe imagina o triste destino que o aguarda, nosso país está sendo levado pelo MST, na contramão da história, em direção a uma ditadura do tipo stalinista.
    O comprometimento do governo com tudo isso explica, com bastante clareza, porque o art. 1.210 do Código Civil tornou-se letra morta. Segundo aquele dispositivo legal, “O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se, ou restituir-se por sua própria força , contanto que o faça logo.” – Parágrafo único: “Os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse.” (grifos meus). Ou seja, a lei permite até mesmo o uso da violência, se necessária, para que o cidadão defenda a seu espaço. No entanto, como o Estado, em se tratando de invasões, vem se ocupando quase sempre em proteger o bandido (ou invasor, como queiram), ai daquele que se valer dessa lei para garantir o seu direito à propriedade.
    Por oportuno, transcrevo aqui um brorcado jurídico inglês que, para mim, é lapidar: “na minha casa entra o sol, entra o vento, entram as intempéries, mas não entra a rainha da Inglaterra”. A inviolabilidade do domicílio e o direito à propriedade privada são sagrados naquele país.
    Visto que as pessoas, de um modo geral, têm memória curta, acho importante relembrar aqui um caso muito parecido de omissão proposital das autoridades constituídas e que culminou nos trágicos acontecimentos de l0 de novembro de 1938, na Alemanha, conhecido como A NOITE DOS CRISTAIS: – a pretexto de vingar a morte do diplomata alemão Ernst Von Rath, assassinado dias antes em Paris por um jovem judeu, militantes nazistas depredaram naquela noite cerca de 5.700 estabelecimentos judaicos, deixando para trás um saldo de 90 mortos. O tilintar daquelas vidraças encantou Goebbels. Aquela barulheira foi música para o Ministro da Propaganda do Reich. Exultante, chamou aquele dilúvio de ódio de “uma autêntica manifestação da ira popular”. (trecho extraído de “HISTÓRIA, por Voltaire Schilling”). Qualquer semelhança não é mera coincidência.
    Aproveito o ensejo para enviar um alerta à sociedade civil, particularmente às vítimas atuais e potenciais do MST: – nunca se fez tão oportuno como agora aquele estribilho da música de Geraldo Vandré “Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”

  49. Catharina

    Resta saber a mando de quem? Aposto que tem a mão da LOUCA da mandioca nisso!
    Me perdoe o OFF TOPIC, tio REI, mas eu gostaria de usar o seu espaço, abusando da sua generosidade, para PARABENIZAR O
    NOSSO GRANDE JUIZ SERGIO MORO pelo reconhecimento mundial na Fortune.
    PARABÉNS JUIZ MORO!!!!! O SENHOR MERECE!!! O BRASIL INTEIRO LHE QUER BEM (e aos seus companheiros da Op. Lava Jato), e ORAMOS por todos vocês todos os dias! OBRIGADA POR TUDO!!!
    #SOMOSTODOSMORO
    #APOIAMOSALAVAJATO
    VIVA SERGIO MORO!!!!!
    Obrigada por tudo, Reinaldo, pois você também é nosso ídolo predileto.
    Abs.

  50. kátia

    sei não, ao meu ver as cobras tão é preparando o terreno pra dar o bote… ajuda internacional de países islâmicos, venezuela, rússia, china? todo o povo tem o direito de fazer valer a sua soberania. a nossa bandeira jamais será vermelha. fora pt.