16/10/2007
às 6:07Imprensa 3 - Alberto Dines me chama de cão de guarda. E eu mordo calcanhar de velhacos
Procurem no Google. Não sei quantas foram, mas certamente me referi a ele pouquíssimas vezes. E, creio, jamais de modo agressivo. A razão é simples. Sua idade me constrange um pouco. Tenho dessas coisas. É claro que é uma tolice. Quem disse que um canalha não fica de cabelos brancos? Eu o entrevistei no programa Roda Viva em agosto de 2002 por ocasião do lançamento do livro Morte no Paraíso – A Tragédia de Stefan Zweig. A TV Cultura deu um exemplar do livro a cada jornalista convidado, e Dines os autografou. No meu, escreveu: “Para Reinaldo, o abraço do velho-novo amigo”. E raramente o vi depois disso — não nos falamos nunca mais.
“Cão de guarda” por quê? Aquele que se quer um observador privilegiado da imprensa, um mestre, quem sabe um oráculo das questões jornalísticas?, estaria profissionalmente obrigado a dizer por que o meu artigo é impróprio. Ele não o faz. Não tem o que dizer. É também mau leitor. Não trato de Ferréz-Huck coisa nenhuma! Trato de outra coisa: o que cabe e o que não cabe publicar na imprensa. A cadela velha do oficialismo, que se finge de crítico, prefere achincalhar quem o tem ignorado. O cadáver adiado está querendo mais do que seus 19 leitores.
E vai conseguir. Porque, agora, estou tirando seu texto da clandestinidade. Vale a pena? Nem sempre chuto traseiros oferecidos, como vocês sabem. Eu escolho meus adversários. Algumas dessas reputações já se tornaram uma piada, e nem elas próprias acreditam em si mesmas. Ignoro-as solenemente. Mas Dines é do tipo que julga ter uma reputação; ele acredita na sua própria pantomima. O seu traseiro, simbolicamente falando, é gordo, polpudo, e merece ter estampada a sola do sapato.
Já citei uma vez esta passagem. Vai de novo:
“Levanto-me quando os cabelos brancos de V. Exa. passam diante de mim. Mas o travesso cérebro que está debaixo e as garridas e pequeninas coisas que saem dele, confesso, não me merecem nem admiração nem respeito, nem ainda estima. A futilidade num velho desgosta-me tanto como a gravidade numa criança. V.Exa. precisa menos cinqüenta anos de idade, ou então mais cinqüenta de reflexão. É por estes motivos todos que lamento do fundo da alma não me poder confessar, como desejava, de V.Exa. nem admirador nem respeitador”.
Trata-se do poeta português Antero de Quental (1842-1891) ao passar uma descompostura no também poeta Antônio Feliciano de Castilho (1800-1875). Aquele estava seduzido pela poesia realista; este outro era um monumento da literatura portuguesa, apegado à estética romântica. Embora Castilho fosse cego, pretendia-se uma espécie de observatório da literatura portuguesa e juiz dos vivos e dos mortos. E mereceu, então, de Quental aquelas palavras um tanto azedas, mas brilhantes. Afinal, quem está impedido de ter 50 anos a menos de idade deve buscar, ao menos, ter 50 a mais de reflexão.
Mas é mais fácil nascer pêlo novo em cadela velha do que ela mudar de hábitos. Dines se pretende a consciência crítica do jornalismo, embora ninguém lhe dê bola. Do velho sábio, herdou as rugas na cara, mas não os dons do pensamento. Quando fala, suas micagens e as sobrancelhas sempre expressivas sugerem um pensador profundo. É nada. Trata-se apenas de uma versão um pouco menos empoada de Mino Carta, mas não menos pretensiosa. Haver uma geração de jornalistas que os ignora lhes é insuportável. Poucos ainda se lembram porque o livro está esgotado: o poodle manso já abanou o rabo para Silvio Santos e escreveu O Baú de Abravanel, uma espécie de panegírico, com tinturas míticas, sobre a vida e as origens do empresário.
Dines está ressentido. E nem é comigo. É com a VEJA. Quando a revista publicou a primeira reportagem sobre Renan Calheiros, o homem do observatório não gostou. Sem saber em que pé estava aquela apuração jornalística, apressou-se em desancá-la, classificando-a de superficial. De lá a esta data, vimos o que aconteceu, não foi? A Playboy tirou a roupa de Mônica Veloso; a VEJA tirou a de Renan. E quem ficou pelado foi Alberto Dines, que jamais se retratou. O “travesso cérebro” que está debaixo daqueles cabelos brancos, definitivamente, não merece nem admiração nem respeito.
Cão de guarda, sim. Para morder o calcanhar de velhacos.



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
153 Comentários
wladmir
-05/08/2010 às 23:42
É isso aí…Reinaldo, nunca gostei daquele puxa da rede Globo….
Danilo Borges
-26/01/2009 às 20:49
Caro, Reinaldo. Recentemente entrei em contato com seu livro, O País dos Petralhas e dei muita risada quando um leitor seu passou o maior sabão no jornalista Dines, quanto a falsa etimologia da palavra enfezado. Tratar de etmologia em questões de carater subjetivo já é, em sí, temerário, visto que essa abordagem tende a distorcer as palavras que mudam de conotação com o tempo. Essa é a verdadeira etimologia de meia pataca. Foi uma verdadeira cotovelada no olho do jornalista. Mas, em seguida, fiquei decepcionado com a oportunidade perdida de dar um verdadeiro chute nas partes baixas do articulista quando esse inferiu que Dominicano vem de Domini canis e que, em sua raíz, quer dizer Cão do Senhor. Ora, que asneira! Dominicano é apenas a ordem religiosa que segue a São Domingos e é daí que vem sua etimologia. Não existe cão algum! Não bastasse isso, Dines tenta argumentar que a inquisição perseguia judeus por razões ideológicas, quando sabemos que na verdade queriam mesmo era apropriar-se de seus bens. Abra o olho com o censo comum de Alberto Dines, ele vem sempre disfarçado de acadêmico.
Anônimo
-18/10/2007 às 18:18
DESSA VEZ DINES ATINGIU O ALVO. A RESPOSTA FOI TRUCULENTA.
rocket
-18/10/2007 às 16:57
Reinaldão, nem rosne! Ele confundiu cão-de-guarda com cão-guia. Coisas da idade.
Rafael Evangelista
-17/10/2007 às 16:14
E me parece que não sou o único leitor de Veja a não gostar do Petry. Ele é tão tosco quanto um jornalista da Caros Amigos ao falar da Igreja Católica.
Rafael Evangelista
-17/10/2007 às 15:49
para Marie, sobre Lobão:
Numa entrevista ele disse que era “de direita”. Não sei se dá pra confiar muito, já que ele disse que gostava do Delfim…
Depois na MTV se definiu como ambidestro… Acho que ele bate nos dois lados. Mas pro que a gente tem tá de bom tamanho…
Rafael Evangelista
-17/10/2007 às 15:33
Reinaldo dançou a haka antes de escrever o texto! Pra quem não conhece:
http://br.youtube.com/watch?v=9Zvs4T4RU30
É uma dança de guerra que o All Blacks (seleção de rugby da Nova Zelândia) faz antes dos jogos pra amedrontar os adversários. Eles são os melhores! (Apesar de terem perdido pra França na Copa do Mundo desse ano).
Rafael Evangelista
-17/10/2007 às 15:26
“A celebridade roubada, assim como a celebridade que justificou o roubo, são igualmente inocentes, ambas possuídas pela mesma sede de justiça.”
Mereceu a porrada!
Jesser
-17/10/2007 às 0:57
Permita-me um palavrão para qualificar-te: FODA!!!
Ave, Reinaldo!
Didi Iashin
-16/10/2007 às 21:10
Sei não, por trás dessa história do pe. lancelotti deve ter muito mais do que aparece …
Sei lá …
Bem feito prá ele.
Quanto ao dines e O.I., não os via faz tempo … Depois que virei direita/hidrófoba/reaça, não tenho tempo para eles.
Só tenho uma coisa a dizer a esses patifes:
PEDE PRÁ SAIR!!!
Anônimo
-16/10/2007 às 20:08
Ah, o Petry,
Interessante o pessoal aqui trazer o rapaz pra fora de seu espaço. (Cris-9:44, Jade 2:34 Cambronne 1;28).
Algum tempo atrás o garotão tinha outra cara. Depois, repaginado, começou a mudar de estilo para, digamos, uma cópia mal acabada de Mainardi. As vezes duvido que é ele que escreve.
Quando bate no PT, se sente obrigado a atingir o PSDB (o último artigo foi alguma coisa como “petralhas e “tucanalhas”). Assim que mostrar imparcialidade, ou ainda pior, justificar melhor a petralhada.
Você não é tão esperto. Lembro um artigo do Mainardi sobre jornalistas petralhas. Você não seria um deles dos quais ele não quis falar para não perder mais amigos? eheheh
virgínia
-16/10/2007 às 19:21
Caro Reinaldo
Por que não publicou o meu comentário?
Não importa. O que importa é que você leu, isto é, espero que tenha lido. Era para você que eu tinha escrito. Espero que não tenha ficado ofendido comigo também.
Para alegrar você um pouquinho, um poema de Lord Byron (Don Juan, Canto I, st. 123):
“É bom ouvir o honesto ladrar do cão de guarda
dando-nos as boas vindas quando nos aproximamos de casa;
É bom saber que há um olhar á nossa espera
que ganha mais brilho quando da nossa chegada;”
wp
-16/10/2007 às 17:24
Cai o rei de espadas,
cai o rei de ouros,
Cai o rei de paus,
Cai, não fica nada.
Viva Tio Rei!
Anônimo
-16/10/2007 às 16:49
A Dines o que é de Dines.
Anônimo
-16/10/2007 às 16:25
Foi o tipo de pensamento do cretino de 1:24 PM que nos trouxe a essa terra de ninguém dominada pela violência. Se a mídia se preocupasse intensamente com cada assalto aos ricos, com cada acidente de avião, com cada seqüestro de milionário, com cada seqüestro relâmpago de alguém da classe média, também as mortes de pobres, as chacinas de fim de semana diminuiriam. Como tem imbecil como o de 1:24 PM, que quer proibir a divulgação de assaltos a famosos, a violência só cresce. Mais um politicamente correto fazendo o jogo da bandidagem. Acorda, retardado! Abobrinha orgânica no r*** dele!
Anônimo
-16/10/2007 às 16:03
Ao anônomo das 10:54
Defendo Olavo de Carvalho. Realmente ele criticou um comentário banal do Mangabeira. Mas, para qualquer bom entendedor, a crítica de OC não é propriamente ao comentário de Mangabeira. Ele usa o comentário do dito cujo apenas como um “gancho”, uma parábola. A crítica é ao caráter e ao “senso de oportunidade” de Mangabeira, bem conhecidos pela forma como agiu recentemente. Esqueça as metáforas e vá ao cerne. Quanto ao comentário em sí, todos sabem que não quer dizer nada.
Anônimo
-16/10/2007 às 16:00
Caro Rei,
Estou ficando mal-acostumda: a-d-o-r-o esse seu lado belicoso!
Você é o nosso Capitão Nascimento das palavras: reduz os adversários à “pó-de-traque”, com eficiência e muita “cathigoria”!
Quero ser da sua tropa canina, meu Rei!
Porta Torta
-16/10/2007 às 15:56
Ei caro cap.:
Que fique claro para os que ainda não viram TDE, essa fala do Cap. Nascimento é ORDENANDO que só o BOPE vai subir o morro para socorrer os colegas (Aspiras inclusos…), para não correr o risco de tomar bala nas costas do fogo amigo dos corruptos!!!
CAVEIRA RULES!!!
claudio
-16/10/2007 às 15:49
Viu?
Foi cutucar onça com vara curta.
Se lascou.
É isso aí Reinaldo!
Sai mordendo e não poupe ninguém.
Anônimo
-16/10/2007 às 15:17
hahaha
Nossa!
Me divirto muito lendo seus comentários…
Eita verve boa essa de Dois Córregos (é essa a cidade né).
Me lembra de uma piadinha antiga: Quando o leiteiro chegava na porta da sua casa, prá entregar o leite, gritava pros adultos - O menino tá preso?? hehehehe
Abraços
Fábio Maranhão
Anônimo
-16/10/2007 às 15:14
isca isca isca… au au au
pega pega pega
é isso ai, Rei rs
Marc Jaguar
-16/10/2007 às 15:13
Mestre
Parece que a tua botina anda bem engraxada…hehe
O tal Dines vai ficar, pelo menos, uma semana sem poder sentar e, de quebra, vai ter que jogar a calça fora, porque a marca do chute do Reinaldão não vai sair mais!
Sugiro que você aproveite a onda das eliminatórias da copa do mundo e troque a botina por uma chuteira!
Um abraço, Reinaldo!
Adolfo
-16/10/2007 às 15:08
Definições de watchdog no Free Online Dictionary:
watchdog - a guardian or defender against theft or illegal practices or waste; “she is the global watchdog for human rights abuses”
defender, guardian, protector, shielder - a person who cares for persons or property.
Barulho sem procedência.
arnaldo dias
-16/10/2007 às 14:54
Se vocês pretendem acabar com o lulismo das redações, precisam antes acabar com o macartismo que começa a ocupar espaços importantes nas páginas de opinião dos grandes jornais – e no comando das grandes empresas jornalísticas.
Marcos
-16/10/2007 às 14:53
A velhice é a idade da sabedoria. Até certo ponto …
Depois, temos de nos aposentar, antes que o esquecimento “momentâneo” se torne uma burrice patética.
O sr. Dines já devia estar quietinho em sua Cadeira do Papai assistindo novela das 7 … e depois nanar.
Infelizmente ele ficou. Parece o Sandoli da Ordem dos Músicos. Não arreda pé.
Anônimo
-16/10/2007 às 14:51
Hugo agogo
Tava com muitas saudades de vc rapaz, da Helena Rubinato, do Coronel e de outras criaturas que falavam a verdade nos comentário do cabelo grisalho. Deixei de lê-los desde que ele saiu do estadão. Não sei pq cargas d’águas ele inventou que tem que se cadastrar. A época da eleição eu me deliciava com os cometários contra os petralhas. Vocês deixavam elles louuuucos.
Um grande abraço a todos.
Dona Reinalda, deixa esse comentário passar por favor…
Agradeço de coração.
Anônimo
-16/10/2007 às 14:49
Não seja modesto, tio Rei, o home tá ressentido mesmo é com seu brilhante raciocínio. Fazer o que se ele tem uma titica de cérebro? Com mais 50 anos ele vai aprender a refletir.
politico mente, correto?
-16/10/2007 às 14:47
Nosso trainee de ditador passeia pela África deixando claro o que elle entende por “democracia”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a República do Congo está “ensinando a construir uma democracia cada vez mais forte e na paz”.
O presidente congolês. Sassou-Nguesso chegou ao poder pela primeira vez em 1979, com um golpe de Estado.
Voltou ao poder em 1997 depois de uma rápida e sangrenta guerra civil, em que contou com o apoio de tropas angolanas.
Em março de 2002, ele venceu novas eleições presidenciais em que dois de seus principais concorrentes foram impedidos de participar .
O terceiro rival, Andre Milongo, desistiu da candidatura dois dias antes do pleito alegando que as eleições seriam fraudadas.
Lula não fez nenhuma referência a essas eleições.
http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2007/10/16/ult4904u253.jhtm
Anton
-16/10/2007 às 14:45
Titio,
Não sei exatamente o que significa a expressão “cão-de-guarda”. A idéia que formo é a mais verossímil, qual seja, a de um cachorro que protege alguma coisa, como um guarda. Neste caso, pelo menos em relação ao Grupo Abril, creio que a expressão não se aplica a você, que é relativamente novo na Veja e evidentemente eles nunca precisaram de você ao longo dos muitos anos e não parecem precisar agora. Para quê cão-de-guarda, então?
Mas isto não vem ao caso, já escrevi elogiando seu artigo na Folha.
É exatamente sobre o editorial do referido jornal, de hoje, dia 16, que gostaria de pedir sua opinião. Achei excepcionalmente bom o comentário sobre o estilo do governo Lula. Não poderia concordar mais, como dizem os americanos.
Abraços.
Luis Antonio
-16/10/2007 às 14:41
Reinaldão,
o Albero Dines e aquele OI são engraçados, melhor, cínicos. Quando é para achincalhar a reputação da revista Veja os “observadores” são os primeiros a descer o porrete, chamando a revista de imprensa marrom, sensacionalista, vendida e outros termos depreciativos. O Estadão também sofre na mão pesada destes “independentes” críticos da imprensa. Dines acusa o jornalão de vendido e supervisionado pela, veja só, Opus Dei, incorporada através do jornalista Di Franco, Diretor do Master em jornalismo. Segundo o observador há uma clara estratégia da Opus Dei em controlar a mídia.
Quando, então, alguém acusa setores da imprensa de prestarem serviços ao PT, aí Dines berra, e logo classifica os “acusadores” de imprensa marrom, covardes, grosseiros, vendidos e etc.
Penso que marrom é o nariz do Dines de tanto coloca-lo, bom, você sabe onde né Reinaldão, nunca antes “neztepaiz”…
Ah, ia me esquecendo, Dines acha que Mino Carta ao declarar apoio ao Apedeuta demonstrou um grande avanço na mídia.
Ai meu nariz, aí meu nariz
Ele parece muito mais um chafariz
Anônimo
-16/10/2007 às 14:37
Dinessauro!
hahahah
Petralha adora tomar chute no traseiro!
godoy
-16/10/2007 às 14:35
Prezado Reinaldo, obrigado por proteger a decência, os bons princípios, a honestidade, o bom jornalismo. Muito obrigado!
Anônimo
-16/10/2007 às 14:35
Atenção aê, pseudos jornalistas petralhas, venham aqui em tio Rei fazer a lição de casa antes de escrever qualquer artigo.
Jade
-16/10/2007 às 14:34
Tio Rei,
Esqueci de dizer que concordo com os outros leitores quanto à mediocridade dos artigos de André Petry. O sujeito adora babar ovo para cima de bandido e tem um discursinho marxista e sem-vergonha.
Abraços.
Jade
Anônimo
-16/10/2007 às 14:33
KKKK depois dessa, tio Rei, será que ainda vai ter alguém com coragem de lhe cutucar? Pago prá ver quem será o próximo a ser chutado ou melhor ser mordido no traseiro.
Stefano
-16/10/2007 às 14:28
CAro Rei
Ele fez por merecer, não somente por seu oficialismo babão, mas especialmente por aquele anúncio do O.I. na TVE, em que ele faz “aspas” com os dedinhos enquanto acusa a “imprensa fiteira”..Uma coisa ridícula.)
Parabéns pela chinelada no velhote!Sem perdão! Há décadas essa gentalha papagueia o que bem entende! Chega! PAU NELLES!
Anônimo
-16/10/2007 às 14:27
Muito bem, Reinaldo.
Sérgio
-16/10/2007 às 14:18
Concordo com o que disse desse tal Dines, porém achei de muito mais gosto chamá-lo de cadáver adiado. Deveria pensar que existem leitores de idade que também lêem o seu blog.
Jornalista sem mídia
-16/10/2007 às 14:18
Dines ainda exerce influência sobre jornalistas jurássicos. Trabalhei com um tiranossauro rex que não só o venerava como ordenava a seus subordinados que seguissem sua doutrina.
No jornalismo, progressistas em público costumam ser tremendamente reacionários no privado, especialmente nas redações.
Na política, então, nem se fala. Maluf era o reacionário; esse era e é. Dirceu, Genoíno e cia eram os progressistas… Putz!
Anônimo
-16/10/2007 às 14:17
Perfeito Tio Rei:
O Dines mereceu, é enojante esse oficialismo que finge ser isento.
Grande abraço
ser_adv@yahoo.com.br
Jade
-16/10/2007 às 14:06
Olá, Tio rei.
Eu estou trabalhando tanto que nem pude mandar mais comentários. Ultimamente, para ter seus textos, imprimo para ler depois, porque vale a pena.
Eu gostei muito da matéria na Folha.
A. Dines quis ofender, mas, para mim, cão de guarda é elogio. Já tive três cães de guarda (pastores e boxer). Eles nunca confundiram bandido com polícia e defenderam a casa quando necessário. Não se acovardaram, nem agiram com crueldade.
Meu boxer perdeu metade da orelha quando enfrentou um ladrão, que levou merecidas mordidas. O mesmo cachorro, quando levou uma tacada no focinho de um menino de dois anos, se limitou a soltar um gemido e abaixar a cabeça.
Nossos intelectuais não têm um décimo deste discernimento.
Parabéns e continue firme!!
Abraços.
Jade
Abreu
-16/10/2007 às 14:05
Reinaldo,
Quer dizer que o Dines contava com 19 leitores? Ora! Isto é best seller, reconheçamos — principalmente no obscro OI.
Já tive mais respeito pelo Dines, mas agora Você me fez ficar com apenas com muita pena dele. Sabe como é, aquela coisa do idoso supostamente hipossuficiente? Pois é! É que quando criança, aprendi que eu nunca deveria responder na “mesma moeda” aos idosos, às mulheres, aos padres, aos policiais, aos juízes…
Tudo bem, mas que ele lamba as próprias (merecidas) feridas… “tadinho do véinho”…
snif, snif, buáh…
Anônimo
-16/10/2007 às 14:04
Noóóóssça !!!
Tio Rei jantou o tal espantalho prateado no poleiro !
"CPMF é o Fim !!!"
-16/10/2007 às 13:59
Bom dia Tio Rex,
TRX também ouviu alguma coisa sobre a tão propalada ida do vice-presidente José de Alencar amanhã ao Senado da República Federal ??
Está indo para renegociar seus empréstimos bilionários à juros subsidiados no BNDES. E obtê-los renovados. Tudo pelo bem do País.
O pobrezinho paga juros 6 vezes menor do que eu, um trabalhador Sem-BocaLibre.
Ah, e ainda, com todo o espírito público que lhe é peculiar, irá o patriota Vice-Empresário alertar a Nação sobre o risco de não haver R$ecuR$o$ Público$ suficientes para a concretização de todas as grandes realizações que fará por ’seu’(sic) país.
Irá gritar, o nobre Empresário Diletante e Desapêgado,…magnânimo…aos pulmões…para quem puder ouvi-lo…por entre os recantos desse cantão nacional:
“- Atenção, gente…a Re-criação da CPMF é Indispensável !!!”
Agora…
Analisando hoje,
pela cotação dos Diamantes Falsos em Nova Iorque
os quais estão à valer muitos $$$$ milhões de dólares estadunidenses,
n~ á-xa rí-a, tb, ~Rx
que essa Peroba sai muito cara para o lado de nosotros ????…
Vida Longa Rex Max!!!….
Gunnar
-16/10/2007 às 13:41
“Tropa de elite deveria ser obrigatório nas escolas”, por Gilberto Dimenstein.
Nesse endereço:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u336641.shtml
O que achou do artigo, Reinaldo?
Ana Maria
-16/10/2007 às 13:40
Não conheço esse senhor, mas a esta hora deve estar desmaiadinho em algum canto e balbuciando:
“Tragam meus sais…”
Boa tarde!
Cambronne
-16/10/2007 às 13:33
Tio.
Admitindo ser verdadeira a hipótese de que polícia é polícia e bandido é bandido, como disse Lúcio Flávio, podemos também admitir como correta a de que jornalista é jornalista e petralha é petralha?
Rev. Marthon
-16/10/2007 às 13:32
Olá Rey…
Acho que o é possível lembrar que a “troca” feita pelo Luciano Huck com o ladrão não é justa coisa nenhuma pelo seguinte fato: tanto o relógio quanto a vida eram do Huck. O ladrão nada tinha, e acabou ganhando, além de um relógio, uma ‘justificativa’ para seu crime.
Me dá nojo (já passei do tédio faz tempo) ver gente defendendo direitos (este, então, inexistente) de bandidos e obrigações dos cidadãos.
Um abraço,
Marthon
Cambronne
-16/10/2007 às 13:28
Tio, Amigos.
Cris (9;44am)diz um a coisa que penso há muito tempo: Veja é plural mesmo por abrigar a coluna de Petry. O rapaz sempre dá um jeito de esfriar a discussão do momento, desde que ela não interesse ao PT. Já viram? Se o Lula escorrega no tomate, ele comenta o padre que faz greve de fome; se os petralhas tomam uma sova qualquer ele esbraveja contra alguma gafe do Bush, e assim por diante. Comentar problemas da petralhada? Jamais. Petry é o contraponto em Veja. É o Franklin na Globo. É o inimigo que deixamos dormir no celeiro, mesmo sabendo que um dia não resistirá e tocará fogo na palha.
Anônimo
-16/10/2007 às 13:28
Chii, Reinaldo ! Esta coisa “pega”. É uma “legião”. (A Bíblia trata disto). Agora é Tales Farias que quer levar um pé na bunda (em “Blog dos Blogs”. Quanta pretensão neste nome , né ?. A propósito, sua cúmplice é Helena Chagas, breve em “Lula News”). Ele acha que democracia é dar voz a vagabundos que fazem apologia do crime.
Anônimo
-16/10/2007 às 13:24
Quanto rico é assaltado, a elite fica toda ouriçada!
O Luciano soube aproveitar muito bem de um fato corriqueiro a maioria dos brasileiros.
E a mídia, por sua vez, pagou um pau danado prá ele.
Queria ver a mídia procurar as famílias das vítimas do acidente em Santa Catarina, mostrar as camisetas com fotos dos difuntos, levá-los para falar com o presidente, como fizeram com as familias das vítimas do acidente Gol e Tam.
Temo vítimas de 2 categorias, vitímas ricas e vítimas pobres.
O Dines está velho, mais para envelhecer tem de viver muito… isso não é para todos
Anônimo
-16/10/2007 às 13:24
Credo Reinaldo!
Se o velhaco ler isso, vai acabar urinando nas calças….
Cap.
-16/10/2007 às 13:08
Aí Dines:
Não vai subir ninguém. Não vai subir ninguém.
Vai ficar todo mundo aí quietinho aí. Não vai subir ninguém.
O Palhaço Voador
-16/10/2007 às 13:06
Dines mereceu,
Anônimo
-16/10/2007 às 13:02
Reinaldo,
gente como o Dines e o Cony é que nos fazem perder o pudor com os idosos que não merecem respeito.
Eles usam - sim! - os cabelos brancos pra se colocar na posição de sábios. Não convencem mas insistem na impostura, mas daí o Dines chamar um jornalista de cão de guarda??
Vai te catar biógrafo de Sílvio Santos!!!!!!
Antônio c
-16/10/2007 às 12:54
Antes o nosso cão de guarda da democracia que a cadela velha do oficialismo. Os velhacos estão em polvorosa: estamos ocupando os espaços democráticos que os esquerdopatas desejavam unicamente para si. Avante, nobres cães, nas Folhas e demais orgãos. Descer a lenha nas vovós donaldas e cuequeiros em geral é missão nobre e prazerosa.
Mohinder Suresh
-16/10/2007 às 12:50
Caro Reinaldo, mexesses com fogo em eucalipto, podes crer que virão saraiva e fogo dos teus colegas, um abraço.
Anônimo
-16/10/2007 às 12:45
Deixa de ser chato. Cão de guarda foi a tradução para watchdog, um termo que representa o que você faz na imprensa brasileira, muito bem por sinal. Nos EUA há vários “watchdogs” que são referências em várias áreas do conhecimento. Acredite, Dines, um perseguido pela petralhada, foi técnico ao classificá-lo e, não o desqualificou. Você é um cão de guarda. A democracia precisa de vigilantes, lembrando a velha UDN.
simplesmente maria
-16/10/2007 às 12:41
Reinaldo, nosso Rottweiler, mais uma vez trucidou um petralha. Pobres dos que ousam levantar palavras contra o Rei e nem argumentos têm, seu destino é terminal na escrita magistral de quem sabe morder com lógica impecável.
Anônimo
-16/10/2007 às 12:34
Morreu o Alberto da Cunha Melo…
Anônimo
-16/10/2007 às 12:31
Rapazzz,olhe, quem tiver senso de perigo morre seu amigo
Da reposta, gostei mais da parte que cita o livro que ele deu e a dedicatória.Desnudou-o.Ainda deu-lhe o benefício de uma explicação, ao perguntar: “Cão de guarda” por quê?Já dando a resposta, praticamente.
Alguns dizem que passourecibo, não deveria ter reevidado, mas sei lá, cada um tem sua escala de tolerância. Se nãoreage e se cala, consente; se reage, passa recibo.Vida dura, muito louca.
Dines sempre militou na esquerda, nunca fez um texto rebatendo isso.É dos que faziam imprensa em tempos de Ditadura militar,parece que não conseguem se afastar daquele tempo, daquela atmosfera de contestação contra a ‘direita’.
A Redentora passou e alguns não sabem o que fazer com seus vícios de luta, em tempos de democracia cheia das delícias da liberdade de expressão , da imprensa. Agora que no governo estão os que ‘eu’ queria, não aceito que façam o que eu adorava fazer:críticas ao sistema,ao pensamento único.é um pouco isso,meio coisa de criança, agora é a ‘minhavez’, tenho a bola, o campinho e o jogo tem as regras que eu quero.
Difícil opinar, afinal, são pessoas adultas,com extensa vivência pessoal e política.
Alguns até gostariam de sair da armadilha que construíram pra si, Dines, é um, mas não sabe como sair de uma lado pra outro, ou pra nenhum, de uma forma digna, sem danos na imagem que construíram e que prezam tanto como único patrimônio.
Em outros tempos, daria duelo em lugar público e combinado(risos). Menos mal que ele hoje seja virtual.
Anônimo
-16/10/2007 às 12:31
Quero fazer parte da sua “matilha”.
“Cadela velha do oficialismo”. he he he
que merecido.
Eu peço uma reza e uma oração pelos velhacos chapa branca. he he
Tomé
-16/10/2007 às 12:29
Lavou a alma, Reinaldão. Há muito tempo aquele paspalho merecia ouvir essas palavras.
Quando vejo o anúncio do Observatório da Imprensa na TVE (sim, eu assisto àquela droga de vez em quando) onde o velhaco aparece dizendo que “a imprensa precisa aprender a reconhecer seus erros”, numa óbvia adesão ao time de Franklin Martins e à tese da “mídia golpista” do gigante Paulo Henrique Amorim, meus instintos mais primitivos se aguçam.
Mais um biltre a ser posto em seu devido lugar. A faxina tem que ser constante até que esses verdadeiros multiplicadores de emburrecimento e delinqüência tenham reputação diretamente proporcional a suas moralidades. Valeu, Reinaldo!
A propósito: Cabe um comentário sobre o artigo do Ali Kamel de hoje e sua luta de boxe de um lutador só contra Luis Nassif. Afinal, nessa o gigante atua apenas como sparring, como é hábito. Aliás, Nassif tem se especializado em práticas sado-maso. Sempre leva umas pancadas e pede mais.
WEIMAR
-16/10/2007 às 12:28
Há gente que, para abrandar a ofensa feita pelo Dines, traduz a expressão para o inglês e acha que foi isso que ele quis dizer. Esse é o erro das traduções literais, desprezando o contexto do discurso e as peculiaridades das línguas. Dines sabe usar a língua portuguesa e, por isso, não acho que ele tenha cometido uma gafe na escolha da expressão.
O que é possível é que ele tenha feito de propósito. Sacaneia o adversário e, se apertado, foge por aí. Ah! mas em inglês… Em inglês, Dines, diria eu, é “go to hell, you old bitch!”
Weimar
Anônimo
-16/10/2007 às 12:14
O Sr. Dines deveria se olhar no espelho antes de criticar os outros. Uma vez eu li no site do Observatório de Imprensa um artigo sobre blogs conservadores altamente parcial, no qual o redator em questão não entendia o retrocesso promovido pela direita e ainda chamou a esquerda de progressista. Ainda existem pessoas que acreditam que reerguer o muro de Berlin é ser progressista. E o Dines é o que? Um carrapato que não desgruda?
Sérgio Lucas
-16/10/2007 às 12:13
Tio Rexnaldo,
Se é pra ter um cão de guarda, que não seja de aluguel, e que ele também seja bom de caça, principalmente caça a vigaristas.
Pega, REX!
Augusto da Paz
-16/10/2007 às 12:12
Há anos e anos atrás eu ainda acreditava e gostava do Dines e até o tinha como ídolo.
Aí ele lançou uma revista muito bonita e bem feita (o nome eu esquecí agora)cujo objetivo seria criticar a própria imprensa por seus exageros e tendenciosidades.
Aí eu vibrei porque já começava a antipatizar por vislumbrar no grosso da chamada mídia uma facciosidade e uma desonestidade (tinha e tem algumas exceções) que geralmente escapa à plebe ignara, categoria ao qual eu vergonhosamente pertencia e, por instinto animalesco, lutava com denodo para escapar.
Nos seus primeiros quatro números ela tornou-se minha leitura obrigatória e, pela minha alienação sobre praticamente todos os assuntos na época, eu acreditava piamente em tudo o que essa revista dizia. Seus ídolos tornavam-se meus ídolos e seus desafetos e antipatias tornavam-se meus desafetos e antipatias.
Até que lá pelo seu 5° número, ela tinha prometido, e fez uma reportagem sobre a mídia esportiva.
Sendo o futebol o único assunto que eu conhecia (coisa de peão, eu sei)com mais profundidade naquela época, essa reportagem seria a minha redenção e a oportunidade de eu ver desmascarados alguns dos crápulas que dominavam o setor transformando verdade em mentiras e mentiras descaradas em verdades absolutas.
Aliás, foi por notar a desonestidade travestida de isenção e imparcialidade da imprensa esportiva que eu passei a desconfiar de outros arautos da moralidade midiática que deitavam falação sobre outras atividades e assuntos, digamos, mais sérios. Mas pelo menos pra me abrir os olhos, me serviu a minha peãozice de então.
Porém, cheio de ansiedade, ao começar a ler a tal reportagem quase vomitei com o soco na boca do estômago que levei ao ver que Armando(Velha Senhora)Nogueira e Juca(Dentinho)Kfouri não participavam da reportagem na qualidae de réus, mas, sim, de testemunhas de acusação.
Foi como ver, hoje, Marcola e Beiramar como porta-vozes da honestidade ou Ferrez e Mano Brown como exemplos de alta cultura e civilidade.
Joguei aquela revista no lixo, assim como as outras quatro que tinha guardado para colecionar, e o Dines tornou-se pra mim apenas (como tantos) mais uma decepção midiática.
E creio também que aquela revista, depois da Velha Senhora e Dentinho, não durou muito tempo.
Ainda bem.
Fernanda
-16/10/2007 às 12:03
Reinaldo,
Você está incomodando um monte de “bolorentos” por aí.
E isso é ótimo!
Angelo Losguardi
-16/10/2007 às 11:55
É um recado, um sinal. Ele está dizendo pra tchurminha que é “digno” de ter seu espaço do tal Observatório mantido na nova TVpt.
becky
-16/10/2007 às 11:53
É verdade, ele faz cara mesmo de pensador profundo assim como o Bush quando franze as sobrancelhas e como o Tarso Genro quando franze sobrancelhas, inclina a cabeça e levanta o queixo …
O Dines teve um efêmero desvio para o bem depois do banho de conhecimento de valores democráticos que a Miriam Leitão lhe deu numa entrevista…Efêmero mesmo!
alexandre
-16/10/2007 às 11:46
Tio Rei, vamos levar Alberto Dines par ao canil…
André B.
-16/10/2007 às 11:38
Meu caro Reinaldo,
Ao ler o seu texto, só me vem uma palavra na cabeça: brilhante!
Não poderia ter vindo em momento mais propício o post “No lugar certo”, que você escreveu ontem. Nele, você sustenta que mídia “burguesa” e “golpista”, na boca de um petista, siginifica mídia democrática.
Vai ver que “cão de guarda”, na boca “deles”, significa um articulista competente, que consegue expor seus argumentos de forma clara e muito bem articulada. Ou seja, enquanto eles te chamarem de “cão de guarda”, significa que você está no lugar certo.
Anônimo
-16/10/2007 às 11:37
Caro Reinaldo,sensacional,como de hábito!Eu,particularmente,não tenho tempo a perder com esse “jornalista”!Mas é como vc. diz,eles gostam de oferecer seus traseiros para o Reinaldão estampar a sola do sapato nelas!Parabéns,DE NOVO,Reinaldo!Continue assim,pois vc.É um JORNALISTA SÉRIO,CULTO e COMPETENTE!!!Abraços! Edilar
Anônimo
-16/10/2007 às 11:29
Noto que alguns dos expoentes do pensamento conservador no Brasil, nomeadamente os Srs. Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo, integraram a esquerda marxista no passado.
Diante disso, vem-me prontamente uma pergunta ao pensamento.
Como encaram hoje o que um dia foram? Olham para trás e dirigem ao jovem esquerdista do passado um olhar de condenação moral? Julgam-no um ingênuo? Um desinformado? Uma pessoa teimosa, com dificuldade de se livrar de crenças uma vez aceitas? Ou será que o problema residia na pressão dos pares, no patrulhamento de colegas, que cobravam dos seus companheiros posições semelhantes às suas?
Parece-me que a questão é importante.
Afinal, com que freqüência um marxista revolucionário costuma cair nas seguintes categorias: a) a dos imorais, b) a dos ingênuos, c) a dos desinformados, d) a dos teimosos e e) a dos pressionados e patrulhados pelos seus pares?
Talvez, a elucidação dessa matéria pudesse dar ensejo a um belo ensaio crítico.
Anônimo
-16/10/2007 às 11:26
Essa Luciana Chagas tá na cara que é Petralha e ela esqueçe que o apedeuta(seu querido presidente) nada faz para mudar o quadro que ela descreve ao contrário VICIA literalmente o cidadão com a bolsa esmola.
Mulher! deixa de ser imbecil e ver se entende o que Luciano quis dizer.
Só porque ele é rico deve ficar calado quando foi assaltado? Tem mais sim é que por a boca no tromone e chamar o “Nascimento” prá exterminar esses bandidos invejosos assim como você é.
Anônimo
-16/10/2007 às 11:24
IMPORTANTE
Sr. Azevedo:
Faleceu e foi enterrado no dia 13 de outubro o poeta Alberto da Cunha Melo, autor de Yacala. Como não vi nota na imprensa, achei por bem comunicar o fato ao senhor.
Um abraço
Jessé de Almeida Primo
Anônimo
-16/10/2007 às 11:21
EXELENTE!
“Cão de guarda, sim. Para morder o calcanhar de velhacos.”
Tropa de Elite do Jornalismo: Diogo Mainardi, Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo.
Boto fé.
lucas
-16/10/2007 às 11:15
Kamel humilha Nassif em sua coluna de hoje n’O Globo. Óbvio, queremos comentários seus, hehe!
Alex
-16/10/2007 às 11:12
Viu esta pérola?
Para Lula, República do Congo ‘ensina democracia’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a República do Congo está “ensinando a construir uma democracia cada vez mais forte e na paz”. O presidente fez a afirmação durante um discurso no palácio presidencial da capital do país, Brazaville, no segundo dia do giro que faz por países africanos.
Ainda em seu discurso, o presidente ressaltou a importância da democracia para o desenvolvimento. “Para um país se desenvolver, precisamos exercer a democracia, aprender a conviver na diversidade e construindo a paz. Somente na paz os países africanos podem prosperar.” Lula fez as afirmações ao lado de Denis Sassou-Nguesso, o presidente congolês. Sassou-Nguesso chegou ao poder pela primeira vez em 1979, com um golpe de Estado, mas deixou o cargo após perder as primeiras eleições multipartidárias do país, realizadas em 1992.
Sassou-Nguesso voltou ao poder em 1997 depois de uma rápida e sangrenta guerra civil, em que contou com o apoio de tropas angolanas. Em março de 2002, ele venceu novas eleições presidenciais em que dois de seus principais concorrentes - o ex-presidente Pascal Lissouba e o ex-primeiro-ministro Bernard Kolelas - foram impedidos de participar devido a novas leis de residência no país. O terceiro rival, Andre Milongo, desistiu da candidatura dois dias antes do pleito alegando que as eleições seriam fraudadas. Lula não fez nenhuma referência a essas eleições.
Anônimo
-16/10/2007 às 11:10
é sério q o al gore ganho o nobre da paz, pelo (in) verdade incoveniente??
ou só boato?
sds
Rafael França
Anônimo
-16/10/2007 às 11:09
Come?o a pensar que a TV do Mula vai ser uma boa.
J? levou Franklin Martins e a Cruvinel. Quem sabe n?o leva tamb?m o Paulo Henrique Amorim, o Mino Carta, o Alberto Dines. Assim eles param de encher o nosso saco todo dia, j? que a TV do Mula s? vai dar tra?os, ningu?m vai assistir e eles ficam por l? pensando que est?o fazendo o maior sucesso.
Pode ser que fiquem o mes inteiro entrevistando a Marxilena, o Z? Dirceu, o Genuino, o Mercadante, aquela gata de meia idade Ideli Salvati.
Quanta gente ocupada em aparecer para seus med?ocres admiradores e nos deixando em paz.
Se a TV do Mula fizer s? isso, talvez valer? a pena.
Tem nada n?o. Vai ficar caro, mas ? melhor do que aguentar esses buzins, que d?o no saco do cri-cri que d? no saco do chato.
? dose, n? n?o?
Anônimo
-16/10/2007 às 11:08
Ainda bem que é melhor ser cão de guarda e morder a petralhada mesmo. Pior ser um velho cão desdentado, que tenta morder mas não consegue, coitado.
Renato Sabo
-16/10/2007 às 11:04
Reinaldo, hoje de manha, so pra constar, a CBN fez uma entrevista com o Padre Julio Lancelotti, que fez uma denuncia de extorsao contra uma pessoa que era ex presidiario e que ele ajudou reiteradas vezes, porem ele so queria dinheiro.
Segundo o padre ele tentou “tocar no coracao” do meliante para ver se ele parava de extorqui-lo, mas ele nao parava. Tambem disse que as denuncias que a pessoa fez a respeito de ele ter “relacoes escusas” com as criancas que ele cuida serem mentira.
Anônimo
-16/10/2007 às 11:03
É, Reinaldo Azevedo, parece-me que voce, com sua linha lógica está ditando as regras do jornalismo atual.
abraços,
Cristal
-16/10/2007 às 11:00
Uau!É por essas e outras que sou
sua admiradora.
João Paulo Rodrigues
-16/10/2007 às 10:55
Creio que o uso da expressão “cão-de-guarda” vem por influência do blog do hermenauta, que chama o Reinaldo de “reservoir dog”, expressão inventada pelo Quentin Tarantino no filme de mesmo nome e que foi traduzida no Brasil por “Cães de aluguel.
Anônimo
-16/10/2007 às 10:54
Já que o comentador anterior mencionou o trio Olavo de Carvalho, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo, permitam-me perguntar. E o Olavo de Carvalho foi, por acaso, menos tendencioso na sua crítica ao Mangabeira, postada dias atrás?
Ele achou um jeito divertidíssimo de lançar uma luz deplorável e quase demonizadora sobre o comentário absolutamente compreensível, anódino e banal de Mangabeira, segundo o qual ele, Mangabeira, é um homem sem charme -e é mesmo - num país de charmosos. Resumindo, que lhe falta carisma, o que, sabidamente, é importante na vida política. O que há de mal em reconhecer isso?
Espero que o O Sr. Azevedo não censure reparos, por modestos que sejam, a um dos “seus”
Já dizia Polemarco no Livro I da República que a justiça consiste em beneficiar os amigos e prejudicar os inimigos, uma definição prontamente rebatida por Sócrates.
Espero que o debate político atual não esteja enveredando por esse caminho…
Caso contrário, estamos todos perdidos.
Anônimo
-16/10/2007 às 10:54
professor,
tem um escândalo cabeludíssimo na praça. o diário de sp conta uma história e tanto sobre o padre júlio lancellotti sendo chantageado por um ex-interno da febem. o padre teve que pagar uma pajero pro cara, terrenos etc. a chantagem durou três anos. se não pagasse, o ex-interno ameaçava denunciar o padre por pedofilia.
ora, se alguém ameaçar me denunciar por pedofilia e eu não for pedófilo, por que pagaria tanto dinheiro pra não ser denunciado? história mais esquisita e mais mal contada, sô!
o padre lancellotti é um dos darlings dos petralhas paulistas. inferniza a vida de todo governante tucano. e a mídia também sempre venerou o padre. eu, hein…
Anônimo
-16/10/2007 às 10:52
Jovem Reinaldo
A saborosa arte do vernáculo
Eles os barbudos estão desconcertados não imaginavam que havia vida inteligente do outro lado do balcão deles.
Sem palavras apenas NÃO DESISTA
CONTINUE , ESTAMOS CONTIGO ,
A qualquer momento vão se desagrupar
Lembrem são as mulheres que sabem
que escutaram e participaram,
marie
-16/10/2007 às 10:47
Rei, você tem visto o Lobão?
Ele está ótimo! haha!
Ontem ele debateu “Tropa de Elite” e o tema que o envolve.
Lobão chamou os esquerdistas de ESQUERDÓIDES, e os atuais universitários de UNIVERSIOTÁRIOS.
Também desprezou os pensadores de esquerda, como Foucault. Lobão disse ter saído da escola por não toletar essa ideologia.
Ele também critica e zomba do Chico Buarque que é de rolar de rir.
Lobão não parece um “Cão de Guarda”? haha!
Anônimo
-16/10/2007 às 10:44
Caro Reinaldo,
Há uns 10 anos, a revista República (não sei se ainda existe) publicou uma reportagem de capa sobre o filósofo Olavo de Carvalho. Ele havia acabado de lançar o Imbecil Coletivo. Foi uma excelente entrevista feita pelo jornalista Wagner Carelli.
Você não acha que está na hora de a Veja fazer o mesmo? Reinaldo Azevedo entrevistando Olavo de Carvalho. Já pensou?
sueli
-16/10/2007 às 10:43
Caro senhor,
Acompanho seu trabalho já á alguns anos,e lhe admiro muito, digo o senhor nem deveria perder seu tempo com pessoas “sombrias”, é como o senhor disse canalhas envelhecem também, e mais quando são assim meio que nada se sentem ressentidos com pessoas que conseguem tantos leitores como o senhor, e tentar pegar carona é prática comum dentre esses mesmos fracassados.
Hugo Agogo
-16/10/2007 às 10:37
De fato alguns jornalistas se auto intitulam grilos falantes da mídia nacional. O contraditório assusta essa gente. Não estão acostumados.
marie
-16/10/2007 às 10:36
Eu sempre assisti o Observatório da Imprensa, e noto que Dines já foi melhor, já teve um raciocínio mais “saudável”.
Ultimamente parece divagar sobre o jornalismo, mas sem consistência. Parece alguém ultrapassado, mas que permanece por vaidade.
Anônimo
-16/10/2007 às 10:33
Acho muito engraçado e estranho este tal de Observatório da Imprensa. Por isto não o leio.
Engraçado porque é são jornalistas “observando” jornalistas. Eu observo meu umbigo, mas dispenso comentá-lo para terceiros.
Estranho porque inevitavelmente virá uma censura aos “companheiros”. Censura? É! As reportagens do Observatório da Imprensa objetivam que os jornalistas se auto-censurem.
Portanto, é como você disse: Vovó Donalda não dará seu pedaço de torta. Poderia ser pior, ela gostaria de chegar no final da vida vendo funcionar a censura oficial do Apedeuta.
Anônimo
-16/10/2007 às 10:30
No artigo publicado na Folha, Reinaldo Azevedo faz uma indagação e um desafio, qual seja:
“Se admitimos a voz do assalto, por que não a da pedofilia, a do terrorismo, a da luta armada, a do racismo? Aceito boas respostas”.
A resposta do Dines foi chamá-lo de cão de guarda da Veja.
Isso é resposta de um ser que se intitula arauto da ética e da verdade?
Note que a ferramenta de trabalho do Dines não é utilizada para informar, ponderar, acrescer, somar. Serve tão-somente para o xingamento infantil.
A razão do despautério é a sua falta de inteligência.
PS: O portal do sujeito é o IG. Para quem enxerga……
(R)
Anônimo
-16/10/2007 às 10:29
Olá, Reinaldo!
“Off-topic”: talvez seja interessante você comentar o bom artigo publicado no “Mídia Sem Máscara” sobre o “Tropa de Elite” (http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=6118&language=pt) em que o autor diz, com alguma razão, que o filme, num certo sentido, não é diferente da generalidade dos filmes brasileiros sobre o tema, pois, afinal, mostra, outra vez, as ações da polícia como ilegais ou corruptas, omitindo que a polícia também atua dentro da lei e salva e protege a vida e a liberdade dos cidadãos comuns.
O que vc acha?
Abraço!
Anônimo
-16/10/2007 às 10:28
Continue firme. Não dê ouvidos, como se no programa do CHAVES, a essa GENTALIA, GENTALIA..
Anônimo
-16/10/2007 às 10:24
como foi dito aí: Cão de guarda da democracia, da liberdade e da justiça.
QUE CONTINUE ASSIM
Luiz
-16/10/2007 às 10:17
Será que a primeira impressão do colonizador está certa: a civilização é impossível nos trópicos?
O que pensar quando esses graduados miolos moles derretidos pelo sol da velhacagem insistem em enobrecer os objetivos da reles e perversa bandidagem?
Prá ter voto? Prá ter prestígio? Prá vender jornal? Por esses motivos entregam a mãe também?
Arghhh…
No Brasil, a vaca não foi pro brejo, não. Tá lá desde o começo, apesar do inútil esforço de alguns poucos.
Triste.
L. Fontes
Anônimo
-16/10/2007 às 10:17
Prezado Reinaldo,
Certo dia, zapeando, vi o vovó Donalda dando um pito em que ia para a rua protestar, dizendo que nem sempre tem razão quem protesta publicamente. He,he,he!!
Bem, com Lula caindo nas pesquisas, Renan desnudo, Mercadante desmoralizado, segue uma colocação feita por Schopenhauer, no belo livro “Aforismos para a sabedoria da Vida”, onde lá ná página 184 cita Sêneca:
“Nemo potest personam diu ferre fictam.Ficta cito in naturam suam recidunt.”
Ou seja: NINGUEM PODE USAR UM DISFARCE POR MUITO TEMPO. TUDO O QUE É FINGIDO VOLTA LOGO AO NATURAL.”
Não seria diferente com o “Observador”
Abraços e muita saúde.
Zezinho do Cavaco
André Ribas
-16/10/2007 às 10:15
Tem outro texto digno de nota no Observatório da Imprensa. Aquele sobre a estratégia da Globo para limpar a imagem do Marcelo Anthony, flagrado quando comprava maconha em Porto Alegre. Lindo de morrer o trabalhinho vagabundo dessas assessorias de imprensa. Comenta aí!
SelSil
-16/10/2007 às 10:10
Reinaldo
O problema é que seu texto na folha está claro demais. Bandido é bandido, ponto.
Se a pessoa trabalha, ou trabalhou muito na vida, o que ele conseguir é dela de mais ninguém.
Dar esmola com o dinheiro dos outros é fácil!
Todos têm a mesma chance na vida. Tenho certeza de que muitos que lêem seu blog vieram de famílias humildes, mas sempre tiveram o incentivo dos pais e sempre se esforçaram para “ser alguém” na vida.
O que esses esquerditas não entendem é que cada cidadão tem o dever de cumprir seu papel na sociedade. Esse papel perante ao governo é cumprir seu dever cívico, um desses deveres é pagar impostos. Quem tem o dever de distribuir e aplicar esses impostos para a sociedade é o governo. Mas, para os esquerdistas e muitos políticos, o primeiro preceito é: Eu fico rico, com o dinheiro dos outros, depois distribuo migalhas.
Imagine se todos os cidadãos fossem funcionários públicos? O que o governo produz? A meu ver absolutamente nada.
Ele, o governo, tem sim, é que dar condições para que o cidadão produza e pague seus impostos para que estes retornem à sociedade e dêem condições ao cidadão de continuar a produzir e a evoluir.
Alguém já pensou como será quando, nós cidadãos, não conseguirmos mais pagar estes impostos abusivos? Quem pagará a conta da bolsa-esmola? O que fará com tantos incapazes? O que nós faremos? Tentaremos ser beneficiários da bolsa-esmola?
Esses esquerdistas são uns dementes! Não enxergam um palmo adiante do nariz! Tudo pelo social? Aonde? Desde que ninguém mexa no bolso, deles.
Eles apenas não querem perder o poder. E os cidadãos “bois de presépio”.
Por quê esses caras não distribuem a riqueza deles. Da onde essezinho que se diz presidente, semi-analfabeto, ficou rico? Ninguém investiga? Por quê? Por acaso ele é um excluído? A meu ver não! É sim um oportunista, a serviço de uma corja desumana, que não está nem aí para o País e o cidadão.
Já que eles se incomodam tanto com os excluídos que dêem o exemplo: QUE COMECEM A DISTRIBUIR A RIQUEZA, DELES. Pois os únicos que têem condições são eles.
NÃO É NORMAL SERMOS AMEAÇADOS DE MORTE, TODAS AS VEZES QUE SAÍMOS DE CASA. AH! OUTRA COISA: TIREM A MÃO DO MEU BOLSO.
Anônimo
-16/10/2007 às 10:09
Por favor, tio Rei, continue cão de guarda, defendendo diuturnamente o Brasil, a democracia e o povo dos ataques rasteiros e sorrateiros das hienas ferozes e cheias de apetite.
Marreta
-16/10/2007 às 10:06
Prezado jornalista Reinaldo.
Li alguma coisa do Dines no Pasquim, e um ou outro artigo,nada mais, no entanto,ao te agredir com o “cão de guarda”, ele perdeu a briga.
Sem entrar no mérito, eu acho que você ganhou pelo estilo; essa do Antero de Quental com um pouco da acidez do Voltaire, foi letal.
Melhor ainda foi o “velhaco” que é o meu pejorativo favorito.
Como gosto de frase feita vou terminar citando minha jovem avó: Quem tem medo de cagar cabelo não come couro.
Anônimo
-16/10/2007 às 10:00
Oi Reinaldo, bem vindo.
Apenas para ilustrar suas colunas tão certeiras, olha essa do Nelson Rodrigues:
“Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer.”
Extraída do livro “Flor de Obsessão” de Ruy Castro - Cia. das Letras. São Paulo, 1997.
Anônimo
-16/10/2007 às 9:53
” TROPA DE ELITE ”
O jornalismo também tem sua Tropa de Elite:
Capitães Diogo Mainardi, Olavo de Carvalho e REinaldo Azevedo.
Dá-lhes meninos.
Cumpram suas funções que garantimos a leitura.
Abraços.
sapira
-16/10/2007 às 9:52
Reinaldo, a cadela velha arreganhou os dentes e você a alimentou com fubá cozido e fervendo. Não se preocupe com o faro, porque ela já não tinha. Ela só queimou a língua. Um abraço!
Anônimo
-16/10/2007 às 9:51
Esta expressão “cão de guarda” é muito usada para designar você e o Diogo pelos bloguistas anônimos petralhas espalhados pela internet.
Cris
-16/10/2007 às 9:44
Rei,
Alguns aqui chamaram a atenção para o artigo do Petry, nas duas últimas edições da Veja.
Nunca fui muito com ele, me parece que Petry consegue, sozinho, anular qualquer crítica “direitista” à Veja, tamanha a sua tentação petralhista, hahahahaha.
No melhor estilo “jornalístico” da esquerdalha, ele compara focinhos de porco com tomadas, é doido pelo exercício do “pobrismo”. Pior é que o cara não parece ser burro, veja só! Só quando escorrega no tomate, daquele jeito, é que a gente fica com a ligeira impressão de que ele é. Dá vontade de gritar: Raciocina, filho!
Bem, aquela barbinha nunca me enganou, hahahahaha.
Quem disse que a Veja não é “plural”?!
Anônimo
-16/10/2007 às 9:34
Bom dia , Reinaldão
Leia o Blog do Alon, diz que é um Blog de esquerda e democratico….
Por incrivel que pareça ele critica a forma dos leilões das estradas feita pelo PT.
Ainda há luz no final do tunel….
Abraços,
Fábio Santana
Anônimo
-16/10/2007 às 9:31
Tio REI! O vovo Dines virou lulu.Viva o Pit Bul Rei detone os os esquerdopatas .
Cris
-16/10/2007 às 9:29
Rei,
Quem é Dines, mesmo? Escreve onde, em que jornal, em que revista?
vanessa
-16/10/2007 às 9:23
Tropa de Elite (não assisti ainda o filme) não é o sucesso que é por “dar nome aos bois”, isto é, chamar bandido de bandido???
Então, para mim, aqui é a TROPA DE ELITE da web ….. e eu tô nessa!!
Parabéns pelo excelente trabalho.
Parabéns por ajudar a “depurar” a alma ‘banda’ honesta da sociedade brasileira …. vamos continuar nominando a ‘banda podre’ pelo que ela é!
Anônimo
-16/10/2007 às 9:14
O que ocorre com esse Dines é estranho. Nunca entendi a razão de se apresentar e ser apresentado como o guardião da moralidade e da equidade jornalísticas. Que seja ou tenha sido bom profissional, tudo bem (embora não conheça os relevantes serviços prestados), mas ele se julga no direito de pairar soberbo e divino sobre a classe. Deve haver uma explicação para esse fato que vá além da questão esquerda-direita…
Anônimo
-16/10/2007 às 9:07
Penso no Cão de Guarda (maiúscula) no sentido respeitoso, pois não deixa a choldra entrar, principalmente o Dines. Paaassaaaa.
(R)
Anônimo
-16/10/2007 às 9:06
o Dines também está sofrendo com os petistas no observatorio da imprensa.
Comecou a criticar os preceitos do PT, claramente contra a liberdade de imprensa, e foi demonizado pelos petistas por isso.
Talvez procurando segurar os leitores de esquerda infantil, passou a te atacar.
Parabens pela forma como aborda estes assuntos. Os petistas sao terriveis.
Sandra
-16/10/2007 às 9:04
Reinaldo
Puxa, você incomodou mesmo! Também, falou o que estava entalado na goela de todo o mundo, mas que ninguém falava porque não era de bom tom.
Anônimo
-16/10/2007 às 9:03
Viva a Pipoca Maria!
ric@rdo
-16/10/2007 às 9:02
Li durante muito tempo o Observatório da Imprensa. A mediocridade e o esquerdismo insistente e, por vezes, irritante me cansaram. Passei a ler apenas o Mídia sem Máscara e não mais me preocupei com eles.
Também fico constrangido em criticar o Alberto Dines, não por sua idade, mas por sua ética profissional. O sujeito é um verdadeiro jornalista, apesar da ideologia e das deficiências analíticas.
Anônimo
-16/10/2007 às 9:02
Dines é o baluarte da desinformação. A internet, apesar de abrigar tudo, não tem espaço para esse tipo de gente. “Do velho sábio, herdou as rugas na cara, mas não os dons do pensamento”. É a mandame Mim do jornalismo.
(R)
sp
-16/10/2007 às 8:56
Esse é um caso ao qual se aplica a frase de De Gaulle sobre o marechal Pétain: “A velhice é um naufrágio”.
Anônimo
-16/10/2007 às 8:54
Para essa escória, o roubo do relógio não foi crime; apenas mais um ajuste de contas entre a “pobreza”e a burguesia!!! Nojo!
Adriano F.
-16/10/2007 às 8:53
Prezado Reinaldo,
Embora assíduo, asseguro que é a primeira vez que envio um comentário neste blog. O texto que segue não trata do post sobre o Observatório da Imprensa, o qual, aliás, foi muito bem elaborado, noves fora a inutilidade de perder tempo com esse tipo de ataque rasteiro.
O que me motiva é o tal do ‘debate público’. De uns tempos para cá os petralhas usurparam a expressão e a usam como muleta legitimadora de ações anti-democráticas. Primeiro a função social dos meios de comunicação deveria ser objeto de ‘debate público’. Agora a realização de um ‘debate público’ para a definição da (sic) diferentes interpretações da história e de seus fundamentos.
A expressão foi tomada de um texto ambíguo, que ora adere ao petismo, ora finge dele se afastar, onde o autor, um certo professor-adjunto de Sociologia da Educação da UFJF, critica a ‘vigilância patética sobre o conteúdo dos livros didáticos’ por parte de ‘jornalistas encastelados em poderosas empresas midiáticas’. Disponível em: http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=795.
Como rufiões do interesse público (e publicável), cognoscível somente pelos iniciado no lulo-petismo, soberanos do ‘debate público’, presumivelmente realizado nas dependências das estruturas da PUCUSP (sua melhor tirada), nós, os vassalos do mercado, estamos automaticamente excluídos do debate e podemos, apenas, aderir ao bloco dos que nos guiam pelos labirintos do socialismo rumo à felicidade terrena.
Tinha um muito a falar sobre a hegemonia cultural em Gramsci, mas prefiro não me manifestar por profilaxia mesmo.
Aguardo, ansioso, o tratamento que sei que dará à pobreza dos argumentos defendidos pelo autor.
Marco Aurélio Antunes
-16/10/2007 às 8:48
Ahahah! Que paulada! Dá-lhe, Reinaldo!
Luis Gustavo
-16/10/2007 às 8:37
Putz, Reinaldo, arrasou com o velhote, heim!!! Ótimo, é assim mesmo que se faz com essa gentinha esquerdocínica. Pau neles!
Um abraço.
Surfista Prateado
-16/10/2007 às 8:37
Exemplar. É por isso que eu leio o blog todos os dias. Não deixou pedra sobre pedra.
alfredo maxanguana
-16/10/2007 às 8:35
Certos caras merecem que se pegue pesado. O presunçoso Dines e toda a turma de paparrotões que se aloja na suspeita boquinha patrocinada do Observatório bem que merecem, faz tempo, uma bela marca de pé no traseiro. Não tanto porque as lentes que usam para observar sejam velhas e distorcidas, mas porque a interpretação (que pretendem crítica) do que observam, além de ardilosa e não raro fraudulenta, vem sempre revestida de uma afetação fajuta de importância, que beira a impostura.
WEIMAR
-16/10/2007 às 8:24
Putz, e ainda tem gente por aqui achando que chamar outrem de cão-de-guarda não é ofensivo!
Qual é a do Dines? Pergunto retoricamente, por que não desejo realmente saber qual é a dele. O pouco a que dele assisti na TV não me agradou. Então, nunca me interessei pelo que ele diz ou pensa. Certa vez, numa livraria, quase compro o seu livro sobre Zweig. Lembrei-me de sua figura na tela do meu televisor e adiei a compra para outra oportunidade, dizendo a mim mesmo que tinha eu outras coisas mais interessantes e mais importantes a ler. E tinha. Muitas outras coisas. Agora, não acredito que decida algum dia a comprá-lo, o livro da “cadela velha do oficialismo”.
Cão de guarda, diria muita gente de forma sucinta e apropriada, é a p.q.p. Talvez assim respondesse eu em ocasião similar.
Weimar
Nicão
-16/10/2007 às 8:18
Reinaldo, você deveria ler o artigo do André Petry, desta semana, na Veja. Chama de “bizarrice da semana, a miséria do debate” do caso Luciano Huck, como se isso não fosse algo digno de debate. Chama de “discussão rastera”. Parece que estamos chegando ao estado de arte da incoerência.
Ele, realmente, é um crítico importante, porque costuma colocar o “dedo na ferida”, mas perde-se na mesmice, quando propõe hierarquizar o debate desqualificando uma atitude virtuosa, como os juizados dos aeroportos em nome da carência do estado em outros setores. A se interpretar o que ele diz, pode-se concluir o seguinte: Já que a justiça falha à maioria, que não se proporcione nada a ninguém!
Triste que articulistas qualificados comecem a perder-se na hierarquização do debate.
Leticia
-16/10/2007 às 8:12
Reinaldo, acho que você pegou meio pesado no quesito idade.
De resto, o AD poderia ficar sem essa. Quando alguém que tem um programa chamado Observatório da Imprensa chama de “cão de guarda” alguém que tem opinião dissonante do que é considerado corretinho, bonitinho, é mau sinal.
Anônimo
-16/10/2007 às 8:12
Reinaldo,
Me explica uma coisa?
Você diz que o Serra e o Aécio estão apoiando a continuidade da CPMF por que esperam contar com ela em um eventual governo das oposições.
Pelo que sei, ela será renovada somente até 2010.
Será que eles acham mesmo que o Lulla e o PT vão prorrogar este imposto, no último ano do governo, se o cenário for de uma vitória da oposição?
Estou achando que eles vão dar este dinheiro para o Lulla torrar e na hora de eles assumirem o governo, que aprendam a economizar.
Realmente, não consigo entender esta posição.
Anônimo
-16/10/2007 às 8:03
Respeitar sempre, submeter-se jamais.
Esse cara fala o que quer, vai ouvir o que precisa.
Parabéns.
Anônimo
-16/10/2007 às 7:51
Prezado Reinaldo,
os patifes também envelhecem. Não há que se temer ou respeitar as cãs desses estelionatários intelectuais. Devem ser desmascarados e desmoralizados exatamente como você fez com esse pilantra. É ‘bicuda’ no traseiro desses ordinários.
Um abraço.
O Vampiro de Curitiba
-16/10/2007 às 7:48
Eu ficaria orgulhoso se me chamassem de “cão de guarda”. Cão de guarda da democracia, da liberdade e da justiça. Sem ter nada a esconder, sem abaixar a cabeça pra governante nenhum. A Veja é exmplo de revista que tem como parâmetros a democracia e o respeito à verdade, aos fatos e ao indivíduo. Existem pessoas que sentem inveja ao ver um jornalista, como o Reinaldo ou como o Mainardi, que pode falar tudo o que acredita sem ter que pedir licença para este ou aquele político. É deprimente ver pessoas defendendo todo tipo de criminoso, de estelionatário, de “bispos”. Ganham a vida como poodles de criminosos. Não admitem que possam existir jornalistas independentes e corajosos e, pior de tudo, que são lidos por milhões. A Veja. por exemplo, é lida por quem tem liberdade de escolha. Bem diferente dos leitores de algumas revistinhas que são lidas apenas porque são distribuídas aos companheiros. É, a inveja é uma merda!
Antônio Almeida
-16/10/2007 às 7:48
Você disse que foi trotskista na juventude e agora é católico. A história da sua conversão deve ser interessante.Dá para contar ou é muito pessoal ?
Antônio Almeida
Anônimo
-16/10/2007 às 7:43
Hmm… Não sei…
Talvez o Reinaldo tenha se exarcebado.
Na nossa língua, quando queremos xingar alguém usamos normalmente a palavra “cachorro” e não “cão”. Eu nunca ouvi alguém xingar outrém de “cão-de-guarda”. Além disso, em inglês, a expressão equivalente, “watchdog”, é usada no sentido elogioso, significando uma pessoa ou instituição atenta e vigilante, tal como o Reinaldo de fato é.
Pedro
-16/10/2007 às 7:37
Reinaldo, você pode não ser um cão de guarda, mas sabe morder… Não precisava morder tanto o Dines. Deixasse ele com os 19 comentários lá. Não faria muita diferença. Olha as cãs! Olha as cãs!
Anônimo
-16/10/2007 às 7:32
ótimo texto na veja sobre o tropa de elite.
heróis anônimos
-16/10/2007 às 7:23
Reinaldo,
Esses caras são iguais a mulher de malandro: adoram apanhar-de você!
Que surra, meu!!
PS: merece ir para o Guiness (ou Dines?) Book.
Galista
-16/10/2007 às 7:05
Eis a frase que resume o dinessauro: É nada.
Roberto, o indignado
-16/10/2007 às 6:57
Rei,
mais uma vez……….PERFEITO!!!
o problema destes jornalistas lulistas é que sempre terão espaço na mídia. Agora então com a TV PTublica estão todos “louquinhas” pra sair desfilando as bobagens de sempre
Blogildo
-16/10/2007 às 6:54
Todo filo-lulista me dá sono! Dines é um! Quando tô com insônio assisto a uma regravação qualquer de “Observatório da Imprensa” e é batata: Zzzzzzzzzzz!
Anônimo
-16/10/2007 às 6:50
Magistral,
” A Playboy tirou a roupa de Mônica Veloso; a VEJA tirou a de Renan. E quem ficou pelado foi Alberto Dines…”
Nada mais a falar sobre aquela espelunca que é chamada de Observatório da Imprensa, claro da imprensa petralha ahhahaha, o velho novo amigo velhaco poderia dormir sem esta.
Sola de sapato nele,
AHAHAHHAHAHAAAA
Anônimo
-16/10/2007 às 6:48
O Dines deixou de ser Alberto Dines ha um bom tempo. Hoje no Observatório transmitido pela Radiobras, se tornou um velhaco ao invés de sábio.
Anônimo
-16/10/2007 às 6:33
Pô, Reinaldo, o Dines soltou um PS curto e te deixou mordido… A isca do Dines funcionou…
Anônimo
-16/10/2007 às 6:33
Acho que o sentido da expressão “cão de guarda” sem qualquer explicação é porque você é o único que se lança contra esse ataque gratuito a todos os princípios sadios da nossa sociedade pela esquerda anarquista, em busca do que eles chamam “um homem novo”.
O gozado é que essa gente fala mas não faz, deixam que os outros se lançam e se queimem ou, pior, sejam presos e percam todas as chances de ascensão.
É esse o verdadeiro objetivo deles e o “homem novo” que eles falam são eles mesmo em postos de controle e dominação, mesmo sendo os mais fracos e incapacitados.
Lefebvre
-16/10/2007 às 6:26
Eu não gosto do OI. Já bati boca com uma das diretoras. Ela me mandou ler o livro dela ou pesquisar o caso Watergate para saber o que seria um “bom jornalismo”. O Geneton entrevistou o repórter americano, ele afirmou que o trabalho dele não é exemplo de nada. Ele é bem mais na dele do que a tropa de choque do OI (afinal, Dines e sua turma tem chiliques toda semana). É a turma do Vigiar e Punir. Ainda bem que cacife nenhum deles tem.
Anônimo
-16/10/2007 às 6:11
Bom dia,
Matricula o Alberto em um curso de português voltado para interpretação de texto. Quando o sr. Ferréz afirma ter havido uma troca justa entre Luciano e bandido, a vida por um relógio, não posso fazer outra leitura se não a de que “ele defendeu o crime”. Ou, terei eu, que voltar as aulas de interpretação de texto. Por estas e outras, é que os bandidos de colarinho branco, não estão nem aí, existe quem os defenda.
Maria Dulce - Recife
Serjão
-16/10/2007 às 6:05
PÔ, Rei…
Não li o artigo todo mas pegou pesado com o cara. Ele é um chato mesmo mas só pq te chamou de cão de guarda? Assuma, cara. Vc é assim mesmo. Ainda bem.
Abs
Bruno Maciel
-16/10/2007 às 6:02
Reinaldo, posso ser seu amigo?
Anônimo
-16/10/2007 às 5:50
Tio Rey,
Este sobrinho que vos fala tenho me embevecido com sua literatura desde Primeira Leitura.
Nem sempre concordo com algumas das suas teses políticas, enquanto louvo outras.
O culto à liberdade é seu IT.
E o meu.
Ouso afirmar que este texto, “Resposta a Dines”, foi o mais vivo de tantas primícias de sua genial lavra minhas conhecidas.
Tenho-o - “Resposta a Dines”, como a síntese curta da ironia reinaldiana.
Dines vai tinir com o xeque. Mate !
Anônimo
-16/10/2007 às 5:41
Não overreacted não, amigo?