Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

IMPEACHMENT PARA CELSO AMORIM. JÁ! O DE LULA, A GENTE PODE DEBATER

Por: Reinaldo Azevedo

Com segurança absoluta, desde o primeiro dia da deposição do golpista Manuel Zelaya, afirmei que se cumpria a Constituição em Honduras. Meu post desta madrugada aguarda contestação competente. Até agora, nada! É bobagem me xingar. Tentem provar que o que está lá não está lá. Agora, demonstro por A + B, de maneira lógica, fundamentada apenas em textos legais, que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, tem de ser alvo de um processo de impeachment. Agora! Não depois! E dá, é claro, para debater o impedimento de Lula também.

A Constituição de Honduras está em vigência. A do Brasil também. Não só ela. A Lei 1079, que deu origem ao processo que resultou na renúncia de Fernando Collor, continua a valer. Ela trata justamente do impedimento do presidente da República e de ministros de estado. A íntegra está aqui. Combinando o que dispõe o artigo 4º desta lei com o também artigo 4º da Constituição, Amorim tem de ser alvo de um processo de impeachment.

Basta que alguém se disponha a tomar as devidas providências. Vamos ver? Leiam trecho da Lei 1079:
Do Presidente da República e Ministros de Estado

Art. 1º São crimes de responsabilidade os que esta lei especifica.

Art. 2º Os crimes definidos nesta lei, ainda quando simplesmente tentados, são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, imposta pelo Senado Federal nos processos contra o Presidente da República ou Ministros de Estado, contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal ou contra o Procurador Geral da República.

Art. 3º A imposição da pena referida no artigo anterior não exclui o processo e julgamento do acusado por crime comum, na justiça ordinária, nos termos das leis de processo penal.

Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente (…)

Viram? Presidente ou ministro de Estado que atentem – ou que simplesmente tente.m fazê-lo.. – contra a Constituição perde o cargo.

Agora vamos ler o que dispõe o Artigo 4º da Constituição:

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I – independência nacional;
II – prevalência dos direitos humanos;
III – autodeterminação dos povos;
IV – não-intervenção;
V – igualdade entre os Estados;
VI – defesa da paz;
VII – solução pacífica dos conflitos;
VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X – concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Ainda que não existisse o princípio geral expresso na Constituição, é bom notar que a Lei 1.079 é bastante explícita, específica, no Inciso 3 do Artigo 5º:

Art. 5º São crimes de responsabilidade contra a existência política da União:
(…)
3 – cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade;

Como se nota, a postura do Brasil em Honduras, além de violar a Convenção de Viena e o Acordo da OEA de maneira escancarada, também viola os incisos IV, V, VI, VII e o Parágrafo Único do artigo 4º da Constituição e o Inciso 3 do Artigo 5º da Lei 1.079. E isso tudo torna Amorim e Lula passíveis de processo de impeachment.

Duvido que haja algum jurista no país que possa provar que estou errado. Aliás, a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – poderia cuidar já dessa questão, não é? Alô, doutor Cezar Britto, chegou a hora de agir.

Em defesa da Constituição do Brasil!

Passem adiante este post. Estamos falando de Constituição e leis. Elas têm de valer em Honduras. Elas têm de valer no Brasil.
Artigo atualizado às 20h11

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

256 comentários
  1. ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    CRISE EM HONDURAS
    EUA e Brasil atenuam divergências

    Com posições divergentes sobre a crise em Honduras, Brasil e Estados Unidos conseguiram ontem, ao menos, concordar em um ponto: o presidente interino do país centro-americano, Roberto Micheletti, alçado ao poder pelo golpe de 28 de junho, precisa deixar o cargo o mais rápido possível, antes da posse do novo chefe de Estado, o recém-eleito Porfirio Lobo.

    Aquestão foi discutida ontem, em Brasília, pelo secretário de Estado adjunto dos EUA para a região, Arturo Valenzuela, que se reuniu com o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência brasileira, Marco Aurélio Garcia, em Brasília. Ao contrário do Brasil, os americanos reconhecer

  2. ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    Excelentíssimo Senhor Presidente Procurador do Conselho Nacional do Ministério Publico Federal – Brasília – DF.

    Excelentíssimo Senhor Procurador Coordenador da 5ª. Câmara de Coordenação e Revisão – Brasília – DF.

    Excelentíssimo Senhor Ministro do Conselho Nacional de Justiça

    Brasília – DF

    Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal da Corte Internacional de Haia – Holanda

    Oficio nº. 390/2009/PG/PRDF

    Referente Processo nº. 1.1..000.003794/2009-94.

    Promoção de arquivamento: 084/2009/PG/PRDF/MPF.

    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA, cidadão brasileiro, em pleno exercício, uso e gozo de suas prerrogativas e direitos po

  3. Christensen

    Bom dia Reginaldo. Só quero fazer uma sugestão. Não permita que se divulgue, comentários de nenhum petralha. São todos analfabetos. Não há nada de edificante nos comentários dessa classe de pessoas. Parabéns pelo seu blog. Ele é indispensável e esclarecedor.
    Congratulações

    Christensen

  4. W. FERREIRA

    CIDADÃO, O SEU CASO É DE INTERNAÇÃO IMEDIATA! VOCÊ NÃO É APENAS UM APÁTRIDA, ANTI-POVO, FASCISTA, COLONIZADO! SEGURAMENTE, TEM UMA DEBILIDADE MENTAL DE GRAVES PROPORÇÕES. ACORDA, CIDADÃO! LULA É PAC, PRÉ-SAL, SALÁRIO-MÍNIMO RECORDE, DESENVOLVIMENTO, EMPREGOS, PAN, COPA, OLIMPÍADA! O POVO BRASILEIRO ACORDOU, TRAÍRA! A GLOBO, A VEJA, A FOLHA NÃO ELEGEM MAIS OS SUBALTERNOS DO IMPÉRIO POR AQUI NÃO! OLHE AO LADO: É CORREA, CRISTINA, EVO, LUGO, CHÁVEZ, TABARÉ…ACABOU, PUXA-SACOS…O BRASIL E A AMÉRICA LATINA MARCHAM FIRMES RUMO À LIBERTAÇÃO DEFINITIVA!

  5. acefalo

    a lei no brasil,foi feita por bandidos e para beneficiá-los

    agora vai e conta para CIA que no brasiL são todos acefálos

  6. Marcelo.

    Concordo com o artigo. Não houve golpe de Estado em Honduras: o único erro do governo atual foi ter expulso Zelaya ao invés de prendê-lo. Zelaya descumpriu o art. 239 da Constituição hondurenha, o que acarreta em perda IMEDIATA da função pública que ocupava:

    ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Vicepresidente de la República.

    El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos y quedarán inhabilitados por diez (10) años para el ejercicio de toda función pública.

  7. Glauco

    Finalmente alguém levantou essa bandeira! A-LE-LUIA Achava que eu estava ficando louco pois ninguém via que esse Celso Atrapalhado Amorim é a maior farsa de todos os tempos. Acumulamos derrota atrás de derrota em todos os órgãos mundiais: OMC, ONU, OEA, etc No meio acadêmico e profissional das Relações Internacionais ele é motivo de piada!

    O grande problema que vejo Reinaldo é este detalhe aqui: “imposta pelo Senado Federal”. Como todos bem sabem, o Senado está todo comprado pelo Tio Lulla e seu amiguinho Sarney e isso inviabilizaria qualquer ação deste tipo!

    http://www.republicadosbananas.com.br

  8. Luiza

    Lula, se a gente pedir com jeitinho você dá o fora?
    Pega um caixotinho, faz um palanque e volta para o sindicato que é o teu lugar.
    Lula, você não é digno de representar o Brasil.
    Você não passa de uma fraude.
    É um marketing ambulante de si próprio e de ditadores e assassinos.

  9. GREGO55

    REINALDO,
    Concordo que existem motivos de sobra para mandar toda essa cambada para umas longas férias em Cuba ou Venezuela (já que eles gostam tanto) mas se dependermos desta oposição que aí está pode esquecer, são fraquinhos, fraquinhos……….

  10. Paulo de Tarso.

    Caro Reinaldo, seus argumentos estariam certos se houvesse, por parte do governo Lula e por parte da ONU e da OEA o entendimento de que o governo que se instalou em Honduras é um governo. Não há mais nenhuma discussão sobre o fato de se tratar de um golpe de Estado (como aqueles que ocorriam na década de 60… lembra!?).

  11. Chacon

    Eu acho muito engraçado qdo algum comentárista diz que o que foi escrito no post há controvérsias mas o que ele (comentarista) escreve, não há hahahahahahaha que patético! ! ! !

  12. Martha B.G.

    Oi Reinaldo,
    o Olavo de Carvalho está citando o seu blog como o melhor para entender o que se passa em Honduras. Reconhecimento mais que merecido.
    Quanto ao impeachment, estou vestindo essa camisa já!
    Fora, canalhada!!!

  13. Gabriel Paixão

    Aham, tá. Vamos fazer o seguinte, Sr. Advogado do Governo Golpista de Honduras: Vamos pegar a constituição, o código civil e o código penal e avaliar também o processo de prisão de Daniel Dantas, a interferência de Gilmar Mendes que rasga as leis ao dar HC ao banqueiro sem passar pelas devidas instâncias primeiro, vamos também avaliar as implicações legais de divulgação de dossiês falsos, divulgação de grampos sem áudio e manipulação de fatos, se é para fazer moralismo, vamos moralizar de vez. Qual o problema? Aposto meu salário que se Zelaya tivesse morrido nas portas da embaixada brasileira o buraco ia ser muito mais embaixo. Que tal ser correspondente em Honduras então? Abraço.

  14. […] Enquanto a revista TIME inglesa do dia de hoje escreve que o Brasil é “o primeiro contrapeso real aos EUA no Ocidente”, a Revista “brasileira” Veja, pede o impechment do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, escreve a VEJA: “Impeachment para Celso Amorim. Já! O de Lula, a gente pode debater”. […]

  15. Samue

    Parabéns Reinaldo, post digno de aplausos!!!!!

    Pena que Lula esta acima das leis, porque manipula brilhantemente os pobres inocentes de seus currais eleitorais. Sem falar nas instituições nacionais que deveriam agir em pro da Constituição.

    Aliás, pra que constituição? Pra que um monte de leis que não valem de nada quando se trata de punir os poderosos (petistas e apadrinhados)?

    Melhor mesmo é parar de hipocrisia, vamos tacar fogo na constituição e seguir o que da teia do nosso amado presidente!

    Até porque é isso que merece o povo brasileiro, porque quem vê o erro e não faz nada para evitá-lo, tornasse cúmplice da canalhice.

  16. É só esperimentar

    É só tentar para ver o que vai dar, até parece que a grande mídia além de cega e burra, mas burra mesmo, como esse tipo de inteperias.

  17. DDT nele!

    Passou um “discusso” de ratazana (Carlos Roberto 10:00 am 30 de setembro).

  18. Rodrigo L.

    Permito estender-me no comentário, para perguntar: por que todo petista tem fixação no FHC? Lei é lei, tanto para Lulla quanto para FHC. Se FHC vier a ser processado e forem provadas as acusações, quero mais que seja punido, como cidadão brasileiro. Agora, o que não dá mais para agüentar é essa cantilena desbotada. Toda vez que alguém diz: “O rei está nu!”, logo seus asseclas quase que imediatamente vêm dizendo “Ah, mas o FHC também isso”, “Mas o FHC também aquilo”. Sejam homens! Respondam a quem os acusam! Chega de culpar azelites por tudo! Aliás, ao que me consta, o Lulla – ao menos financeiramente – já integra azelites há algumas décadas. Será que essa gente sabe o que significa elite?

  19. Alexis Kauffmann

    Detalhes. Eu queria ler detalhes. Eu quero saber em detalhes como o Zelaya voltou ao país e se meteu na embaixada brasileira.

    Será que ele pegou um vôo comercial, desembarcou no aeroporto, pegou um táxi até a embaixada brasileira, tocou a campainha?

    Será que ele embarcou em um banana boat, nadou até a praia, roubou uma bicicleta e pulou o muro da embaixada brasileira?

    Será que não foi montada uma operação clandestina, digna dos tempos das ações entre amigos, de ex-guerrilheiros brasileiros, hoje políticos e diplomatas, para inseri-lo de volta em território Hondurenho, bem acoitado no aparelho da vanguarda revolucionária de Palmares, digo, embaixada brasileira?

    Detalhes, por favor.

  20. Rodrigo L.

    Essa é para aqueles que pensam que este blog detesta os pecadores, e não os pecados. É óbvio que, se Lula fosse uma pessoa que respeitasse as leis e a moral, nada haveria que se falar dele a respeito, limitando-se os comentários aos seus atos de governo. Mas, parafraseando o próprio iluminado, nuncaantesnestepaiz vieram a tona tantos escândalos, crimes, mentiras, engodos, e, se seguirmos o fio da meada deles, acabamos chegando no “hómi”. Lula ri das leis e esbofeteia a cara de todo brasileiro honesto. Olhem o caso Honduras. Se Lula não tinha ciência de nada que ocorreu, então o Brasil está sem presidente. E o mensalão? E os crimes cometidos pela cúpula do PT? Cui prodest? Na certa não a FHC.

  21. Nestor Carvalho

    Mais DDT:
    Juliana disse:
    setembro 29, 2009 às 11:25 pm

    E um lembrete para Cris Caçando Petralhas:

    “petralha analfabeto” é pleonasmo… ou não?

  22. marcello Tálamo

    Demonstrar que há base legal e motivos já para falar-se a sério em impeachment de Lula e dos petralhas pseudo estadistas….. Reinaldo…. Não é justo. Não faça isso conosco…. É um sonho tão maravilhoso que até dói quando acordamos e olhamos todas as instituições, inclusive o STJ devidamente aparelhadas e apetralhadas… Não existe moralidade nesse país que conduza esse processo. O aparelhamento é muito forte e eficiente.

  23. Nestor Carvalho

    Ratazana infiltrada:

    setembro 30, 2009 às 1:37 am

    Petralha tentando se ‘disfarçar':

    setembro 30, 2009 às 12:08 am

    Para este último: Inciso X uma ova! Nem o Celso Amorim chegou a definir o status do Zé Laya como ASILADO. Até os ‘companheiros’ não falam em ASILO e o chamam de “hospede”.
    Eles apostam justamente no vácuo criado por essa indefinição.
    Aprenda a ler e volte quando conseguir andar só com duas patas…

  24. Rafael

    PeTralha às 1:37 am Raticida nele!!!!

    “ONU, OEA E O MUNDO INTEIRO esta a favor do Brasil.
    Sera que todos estão errados e apenas voces são os senhores da razão?”

    ONU – Organização das Nações Unidas. Se não houve manifestação formal, através de comunicado assinado pelos representantes dos países membros, mas tão somente uma manifestação do “chefinho” da ONU, então não houve manifestação da ONU. Simples.
    OEA – ???? ahhahah.
    MUNDO INTEIRO – ??? Traduzindo o que ele quer dizer: imprensa chapa-branca brasileira. Ah, aí sim. Porque eu não me lembro de qualquer manifestação de entidades RELEVANTES como Alemanha, Inglaterra, Japão…. eles devem ter mais o que fazer…

  25. waldir ferreira

    este senhor somente falas besteiras,va procurar sua turma

  26. […] Às vezes, a gente aposta que os leitores vão gostar de um post e erra feio. Outros, aos quais não damos grande importância, acabam mobilizando opiniões. Mas há casos em que não há erro. Escrevi ontem um texto – na verdade, dois – em que demonstrava que a Lei 1.079, que trata do impedimento do presidente da República e de ministros de Estado, permite, com luminosa evidência, que Lula e Celso Amorim sejam acusados de crime de responsabilidade. Refiro-me ao post “IMPEACHMENT PARA CELSO AMORIM. JÁ! O DE LULA, A GENTE PODE DEBATER” […]

  27. […] IMPEACHMENT PARA CELSO AMORIM. JÁ! O DE LULA, A GENTE PODE DEBATER […]

  28. Almeida

    Se há golpe em Honduras, podemos até dizer que o problema é deles. Agora, que a nossa imprensa é golpista, disso não há dúvida!

  29. Marcus

    A petralhada ta toda alvoroçada! kkk

  30. Claudio

    O sr. reinaldo deveria estar no lugar do secretário geral da ONU e explicar para suas nações seguidoras que, o que ocorreu em Honduras foi uma mudança de governo legal. Centenas de chefes de estados incompetentes que não sabem o que é uma democracia.

  31. Regina

    Quando Honduras deu o prazo de 10 dias para que o Brasil defina o status de Zelaya na embaixada, achei demais. Esse prazo so beneficia o pessoal do Foro de São Paulo que tera tempo para se organizar e achar uma maneira de esculhambar ainda mais as coisas em Honduras. Mas agora percebo que Honduras, na sua grandiosidade (apesar de minuscula em area), esta dando esse prazo é para NOS, BRASILEIROS! Eles esperam que tenhamos a mesma dignidade e coragem que eles estão tendo, e que também façamos alguma coisa para livrar o continente da praga do bolivarianismo. Eles fizeram a sua parte; agora é a vez da população do maior pais da América Latina também reagir!

  32. landoca

    Concordo com tudo o que você coloca a respeito do impeachment e ainda acrescento o constrangimento, os danos, a vergonha que estes governantes têm nos causado. A parte sadia da população brasileira, aquela que precisa aprender a mostrar sua cara, a que precisa sair do isolamento social, deve acreditar que vale a pena fazer alguma coisa. Precisa descobrir um meio de se fazer ouvir e começar a se respeitar, para ser respeitada. Como posso ajudar? O que posso fazer de concreto?

  33. Gonçalves

    É ISSO AÍ. Ontem fiz um questionamento a esse respeito ou seja se as INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS nada poderiam fazer para abreviar e dar um basta as atitudes megamonomaniaca do DESgoverno Lulla da Silva não só em relação a soberânia dos outros Países mas também por ceder a Embaixada (extensão no território brasileiro) para um delinquente/narcotraficante como Zelaya CONSPIRAR contra o governo de facto de Honduras ou contra outros.

  34. Janio A. Caio

    ” VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo
    IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”

    Não deveriam estar em negrito também ?

    Ah, desculpa Reinaldo, você está tratando só do caso de Honduras … não estão aí FARC e Irã (VIII) ou Fidel, Chaves, Correa e Morales (IX)

  35. pica pau

    Amorim diz que não sabia não emprestou o avião, mas zelaya está em territorio brasileiro, sem autorização do Brasil, então é invazão e o mais absurdo nenhuma autoridade defende nossa soberania, nas defende a sobrania do ditador Hugo Chaves,tá ficando louco com impithiman,lógico nossos lideres vão dizer EU NÃO SABIA, que são palavras sabias que um sabio não queria saber.

  36. santana

    E isso ai Reinaldo, já defendi desde o primeiro dia dessa trapalhada que este senhor Celso Amorim fosse responsabilizado por qualquer vida humana que decorrese desse fato, então houve, só isso já seria posssivel responsabilizar ele e sua turma, com mais essa agravante da nossa constituição daria para por ele no chilindro, a OAB que se mobilize, mais acho dificil, acho porque depois da carta reconhecendo o talento do Sr.Toffori para o suplemo, tá dificil, que algum advogado entre com essa repressentação, com certeza seria reconhecido nacionalmente é em até honduras, onde se pode ver no ELHERALDO inumeras manifestções a esse respeito.
    Abço

  37. Ed>

    Diante desse fato incontestavel a pergunta:
    Onde esta o Judiciario??
    Onde esta o Legislativo??
    Onde esta a OAB??
    Onde esta a UNE??
    Agora o pior: ONDE ESTA O BRASILEIRO< CORDEIRO E IMOVEL??
    Bem se ninguem manisfetou ate o momento é porque esta tirando alguma VANTAGEM nisso tudo, uma coisa eu garanto, NAO È O POVO.

  38. Jorge Moreira

    Por tudo que já li e ouvi, concluo:
    1)Zelaya foi deposto dforma constitucional (decisão da Suprema Corte de Hondura,c/base Constituição do Pais).A forma da execução p/Exercito ñ foi a+adequada,mas ñ invalida a decisão anterior.2) o Pres.. Interino era o Pres.Congresso de Honduras;3) O Brasil,ao ter o Zelaya em n/Embaixada,e ñ reconhecer/ñ desejar estabelecer relações c/novo governo,perdeu a condição de MEDIAR impasse atual;4) Brasil recebeu um intimato do novo governo Hondurenho.Será asilo diplomático ou territorial?5) A posição da diplomacia americana, parece em desacordo com a visão da nossa diplomacia.Presis dos 2 paises a parte.A questão é: Como Zelaya entrou no pais e como se instalou?

  39. Jorge Moreira

    Retificando:
    A forma da execução p/Exercito ñ foi a+adequada,mas ñ invalida a decisão anterior.

  40. Jorge Moreira

    Por tudo que já li e ouvi, concluo:
    1)Zelaya foi deposto dforma constitucional (decisão da Suprema Corte de Hondura,c/base Constituição do Pais).A forma da execução p/Exercito ñ foi a+adequada,mas ñ invalida a desição anterior.
    2) o Pres.. Interino era o Pres.Congresso de Honduras;
    3) O Brasil,ao ter o Zelaya em n/Embaixada,e ñ reconhecer/ñ desejar estabelecer relações c/novo governo,perdeu a condição de MEDIAR impasse atual;
    4) Brasil recebeu um intimato novo governo Hondurenho.Será asilo diplomático ou territorial?
    5) A posição da diplomacia americana, parece em desacordo c/a visão da n/diplomacia.Presis dos 2 paises a parte.A questão é: C/ Zelaya entrou no pais e c/se instalou Embaixada?

  41. Euclides

    Se os artigos citados falam em não-intervenção, até onde se explicou o caso, o Brasil não conduziu o Sr. Zelaya para Honduras. Pode-se questionar o que for, mas sem provas não há processo (creio que isso também está num artigo da constituição, acho que o 5º). Embora seja inverossímil a situação, dado o grau de confusão da nossa diplomacia, começo a acreditar que o Itamaraty foi pego de surpresa. Neste caso, por enquanto eles têm agido de acordo. Receber Zelaya era impositivo, uma obrigação legal. Mas, se ele é aceito como presidente em exercício, não pode ser asilado político. Estamos em um limbo; alguém já assistiu a O Terminal?

  42. Iara

    Observo o Lula como se comporta quando está entre outros presidentes:parece um colegial revendo seus coleguinhas,tapinhas nas costas ,sorrisos,pose para fotos sempre em posições estraté –
    gicas,muito falante( não sei como se faz entender)etc.A meu ver não é essa uma postura de Estadista.Então agora,nessa questão
    de Honduras ele veio comprovar:em questões sérias como essa ele
    não está sabendo se sair bem…simplesmente há falta de competência.Ser presidente requer muito mais que ser simpático´”carismático”e presente às reuniões doa GRANDES…

  43. José Rodrigo Cunha de Carvalho

    Que tem que haver impeachment de Lula e seus capangas isso já não é surpresa pra ninguém. O que é mais intrigante e inquietante em toda essa história é o fato de ninguém responsável por fazer cumprir a lei do país o faz sendo aparentemente cúmplices dos criminosos no poder. Cadê os outros poderes? Só o de Lula está na ativa atualmente? Então já estamos em uma ditadura!

  44. João Batista

    Minha gente,

    No Brasil não tem oposição, tem ONG( Organização Nacionalista criminosa Organizada não é?

    Beijunda

  45. João Batista

    Rei,
    Sabe quém Lula indicaria para o lugar de Amorim: JOBIM O ARROGANTE DO SUL.

    Não se peocupe minha gente. Pois em 2011 a Marina Silva vai mudar tudo Isso

    O Seu Minsitro da Justiça Será: Juiz Fausto de Sanctis.

  46. João

    Lula-lá dveeria ser impeached pelo mensalão, por mudar as regras da telefonia a fim de favorecer a empresa de deu (pelo menos) R$ 5 milhões a troco de nada (tá…) para a firma de fundo de quintal do primeiro-filho lulina. e por aí vai….

  47. Homem do Porrete

    oab,so tem frouxo,so sabem falar,agir que e bom,nada! oposicao toda comprada,uma vergonha,e se tivesse hipoteticamente que invadir esse pais miseravel que e honduras pelo nosso exercito,so se for usar pedra como municao,porque nem dinheiro pra come esses coitados tem mais.

  48. Helio

    Empréstimo do avião. Amorim disse que negou o avião ao Zelaya.

    Um diálogo fictício, mas que não cai muito longe das possibilidades, do que pode bem ter ocorrido:

    Zelaya (após tramar com Chávez) diz: “Amorim, me consegue um avião para voltar a Honduras. Lá eu consigo abrigo na embaixada da Venezuela e forço minha volta ao poder.”

    Amorim: “Não, isso me compromete demais. Faz assim, consegue um avião com o Chávez. Eu entro com o abrigo na Embaixada.”

    E assim passamos à condição de manipulados pelo bolivariano, e à escritório político dessa Laya…

  49. frederico menezes

    Um pais maduro,sério,tem a constituição como sendo a inviolável carta a ser seguida por todos os poderes.Numa democracia verdadeira,os tres poderes são independentes e o país na verdade é governado pelos presidentes dos tres poderes,obviamente levando em consideração,suas funções:O chefe do executivo,o presidente do Supremo e o presidente do Congresso.O Brasil sofre de hipertrofia do executivo e com tal populista,ele deita e rola.O nosso país não está nem aí para sua carta magna,ao contrário de Honduras.

  50. Hélio

    Uma crise institucional no Brasil causada por ingerência num país como Honduras…pfiuuu…
    Amorim, por suas idiotices, já merecia ir há algum tempo. Gerencialmente…Talvez nossa política externa fosse menos atrelada ao que o PT “pensa” sobre o mundo.
    Interessante como na política interna esse governo é tão liberal e fisiologista (Sarney, Collor, Calheiros).
    Mas quando se trata de política externa, vira uma carta de (falta de) princípios do PT. Ou quando trata só de políticas caudilhescas, com impacto restritro aos “companheiros”.
    O governo parece a Globo (invertida) dos tempos da ditadura , com aqueles jornalistas muito “opinativos” e que só podiam falar verdades sobre o exterior.