Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Ibope prova: Lula morreu, mas ainda não sabe

Resultado de pesquisa é muito ruim para o petista, mas, a estarem certos esses números, ninguém tem muita razão pra comemorar, ainda que dois candidatos da oposição apareçam com rejeição menor do que a de Lula e com potencial de voto maior: Marina e Aécio

Por: Reinaldo Azevedo

Como vocês já devem ter visto, o Estadão divulgou hoje uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope sobre as eleições presidenciais de 2018, com seis possíveis candidatos. E o destaque negativo é Lula. A rejeição ao ex-presidente disparou e ficou em 61%. Foi a única que cresceu desde outubro.

A dos demais listados, embora alta, são bem inferiores à do petista: a de Marina Silva (Rede), mesmo caindo oito pontos, é de 42%; a de Ciro Gomes (PDT) teve queda de sete, ficando em 45%; a de Geraldo Alckmin (PSDB) caiu cinco e está em 47%; e a dos também tucanos Aécio Neves e José Serra oscilou dois pontos para baixo, com 44% e 52%, respectivamente.

O levantamento mostrou ainda que Lula tem cada vez menos eleitores. Se a disputa fosse hoje, 19% dizem que votariam nele com certeza, e 14% considerariam essa hipótese. O potencial de voto é de 33%. O de Marina é de 43% (15% certos mais 28% possíveis); o de Aécio, 40% (15% mais 25%); o de Serra, 32% (8% mais 24%); o de Alckmin, 30% (23% mais 7%) e o de Ciro, 19% (4% mais 15%).

É evidente que o resultado é muito ruim para o petista, mas, a estarem certos esses números, ninguém tem muita razão pra comemorar, ainda que dois candidatos da oposição apareçam com rejeição menor do que a de Lula e com potencial de voto maior: Marina e Aécio.

Se tudo isso corresponder à verdade, está em curso um perigoso movimento de rejeição à política. E isso nunca resulta em coisa muito boa. Em tese ao menos, o sistema estaria sensível a aventureiros. Não é por acaso que, ainda que com margem estreita, Marina esteja em melhor situação. E, de todos os possíveis candidatos, ela é quem diz as coisas mais incompreensíveis.

É evidente que Lula está morto como candidato a presidente da República. Mas ainda está vivo como político e como indivíduo. Segundo o Ibope, 13% dos que respondem à pesquisa dizem que só votariam nele, fidelidade absoluta que é de 8% com Aécio e de 7% com Marina. Obviamente, esses números não elegem ninguém.

“Ah, mas Lula ainda pode influenciar…” Bem, pode. Parece-me, no entanto, que essa vantagem que resta ao petista é anulada pela brutal rejeição a seu nome.

O candidato Lula está morto.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

119 comentários
  1. Arnaldo Inácio do Carmo

    Do nosso ponto de vista, não esta na hora do Brasil optar por uma eleição presidencial, temos é que primeiramente, passarmos o Brasil a limpo e em seguida, fazermos uma reforma partidária/política decente e honesta, e só após essas ações, é que deveremos pensar em eleições presidenciais.
    Tendo em vista, que só haverá saída para o pleno desenvolvimento da sociedade brasileira, através da política. É mais do que necessário e urgente, que façamos a qualquer custo, uma verdadeira reforma partidária no Brasil. Devendo Inicialmente, reduzir esse número excessivo de partidos políticos que aí se encontram sem ideologias e pior, desprovidos da confiança da população. Temos que formar poucos e novos partidos políticos verdadeiramente democráticos, que permitam na íntegra a participação popular nos processos decisórios desses partidos, instruindo e encorajando cada um dos seus simpatizantes e filiados a ter satisfação, prazer e confiança, com a atuação sincera e honesta de cada um dos seus representantes políticos. são com essas pequenas ações que os eleitores brasileiros, farão uso decente e honesto dos seus votos e apostem com fervor e consciência, na classe política brasileira. Vale salientarmos, que enquanto essa verdadeira permissão de participação, não for permitida a cada brasileiro, não haverá respeito ao voto e nenhuma mudança consistente, ocorrerá na política brasileira.
    Diante do exposto, afirmamos que a origem de todos os nossos males são políticos e o que tem faltado a nós eleitores brasileiros, é entendermos que enquanto nossos partidos políticos funcionarem como instituições privadas ou seja, forem propriedades dos caciques A ou B, onde os seus simpatizantes e filiados, só possuem o direito de aplaudirem as ações e as determinações da cúpula dirigente,nada mudará na política brasileira.
    Em resumo, podemos afirmar que os partidos políticos brasileiros, são um dos maiores instrumentos de dominação política da classe dominante brasileira, e que muito servem para impedir eficientemente, a verdadeira participação da população em geral, nas grandes e importantes decisões governamentais de poder, que venham a nos beneficiar. Portanto é necessário e urgente que cada brasileiro, venha a se unir socialmente/politicamente, e lutar de forma pacifica e inteligente para se libertar dessa prisão em que vivemos inocentemente, do contrário nada mudará neste pais, por muitos séculos.

  2. Generino

    A maior corrupçlão do PT não é o PETROLÃO, como tanta gente pensa e se engana. É o VOTÃO.

  3. Osman

    E esse stf apóia badidos que roubaram o nosso pais que grande pátrio são o o povo brasileiro não merece esse políticos e essa justiça que não faz nada pela nação. Só sergio moro tá combatendo e pf esse corrptos do PT como Lula e Dilma por isso 13/03/2016 vamos mudar esse História. A nação unida conta esse corrptos é uma quererá conta corruptos não aceitamos mais político corrupto.

  4. Adilson

    Que nada, mesmo com rejeição ele sabe como ganhar, e, o STE da uma mãozinha.

  5. fernando

    Pobre Lula a sua decadência politica cada dia que passa fica mais evidente, o seu medo de ser denunciado pela federal,não tenha medo isto esta escrito nas estrela não em vota assuma o seu legado.

  6. Ruy costa

    Se tivessimos controle de natalidade, este lula, nem teria nascido.

  7. Mauricio

    PSDB ? Deus me livre !!! O outros partidos ? Tudo lixo…. Eles são a escória do país…. Joaquim Barbosa para presidente e Sergio Moro para presidir a Câmara dos Deputados !!!!!

  8. irs

    Estranho neste momento de agonia e sofrimento do Lula, o Ibope, que também não é mais
    confiável, divulgar uma pesquisa de rejeição de Lula com 61%, pra mim isso é pouco pra uma
    pessoa que hoje é detestada por quase todos os brasileiros, os outros, Marina e Aécio que
    também não acredito, com 42% e 44% respectivamente, acredito que eles não tem 35% de rejeição,
    como sempre vi em outros institutos de pesquisas anteriormente.E é importante destacar, que hoje
    todos os brasileiros sabem muito bem das calunias do PT para prejudicar Marina e Aécio, com
    medo que um dos dois ganhasse a eleição.
    Eu penso que, o instituto talvez queira trazer uma mensagem aos brasileiros que todos estes, se
    forem candidatos, hoje são rejeitados, não é só o seu Lula da Silva, e sendo assim, ninguém tem
    chance de ganhar a eleição. Lula não é mais novidade, não tem mais salvação, então porquê não
    acabar com os outros também, não é mesmo assim que pensam petistas e amigos de petistas?
    Então pra mim, os números desta pesquisa não correspondem à verdade.
    Seria muito bom se houvesse uma outra pesquisa logo, assim seria mais correto, acho que quase
    ninguém acredita nesta rejeição pequena que deram pro chefão que está no fundo do poço, e que
    eu acho que está morto de qualquer jeito, e agora então, que o seu nome não sai do noticiário, divulgando suas encrencas, não vale um tostão furado, ninguém quer ouvir mais falar neste nome que não significa nada.

  9. Julio Cesar

    Bota o Moro ou Joaquim Barbosa como candidato e vice um do outro. Fechou.

  10. Paulo Roberto C. Lima

    NÃO CONSIGO COMPREENDER ESSE PERCENTUAL A FAVOR DO ” CARA “. PORQUE A MÍDIA NÃO DÁ NOMES AOS BOIS E ESCREVE E FALA TUDO COM CLAREZA? SERÁ QUE VAMOS FICAR ESPERANDO O PIOR PARA MELHORAR? ESSA MARINA, O CIRO, NÃO VALEM NADA. AINDA TENHO ESPERANÇA NO AÉCIO.

  11. P A U L A O

    Rei,
    O lulopetismo e um cancro que destrói sociedade, destrói as instituições .E um mal sem cura.

  12. P A U L A O

    Rei
    Olulopetismo destruiu convicção na lisura dos poli6ticos.

  13. Rosie

    Nossa, Reinaldo! Tem muito petralha espertinho aparecendo por aqui: há os que aconselham a não votar, ou anular (porque sabem que, eles, os amigos dos corruptos, irão votar com certeza!); há os que falam mal, ou diminuem a importância do PSDB e de seus líderes (principalmente de Aécio), que venceriam Lula, com certeza! e há os que não sabem fazer uma soma!
    Ora, se os representantes do PSDB somam, juntos, 46% de votos convictos, e 87% de votos possíveis, qual o motivo de alguém afirmar que não dá para apostar neles? Não há a menor dúvida de que, escolhido um, esses eleitores, em grande maioria, convergiriam para o escolhido, por simples lógica! Sim. Há quem não goste de um ou outro. Mas a maioria absoluta vai votar em quem possa tirar o PT do poder. Logo…
    Também não entendi o porquê de não constar, na lista, o Bolsonaro. Não gostar de alguns posicionamentos dele, não o fará desaparecer! E ele tem muitos votos! Com certeza seus simpatizantes jamais votariam no PT. Se é que este partido terá candidato! Se não tiver, os vermelhos torcerão por Marina ou por Ciro. Isso poderia explicar a intensão de alguns números dessa pesquisa do IBOPE, nos quais, particularmente, não acredito. Certa rede de tv tem sua queda por vermelhos e, agora, vendo a derrocada de Lula, se foca em Marina (vermelha e apaixonada por Lula) e ainda enfia um destemperado como Ciro na corrida!
    A meu ver os números estão errados! E muito! Principalmente os de Aécio. Apesar da campanha difamatória constante e da mídia não lhe dar o espaço merecido, onde poderia repercutir a oposição firme, em suas manifestações no Senado, por exemplo. Ocorre que a petralhada só posta que ele “sumiu” – e alguns incautos acreditam! Sumiu foi da mídia petralha! Os poucos espaços que tem, na maioria, são os que podem surtir efeito dúbio. E selecionam até as imagens! A coisa é sutil. Ou nem tanto, para quem é bom observador.
    Por tudo isso, aconselho a quem só ouve falar mal de Aécio, dar mais atenção à TV Senado e aos blogs não “politicamente corretos”, fugindo daqueles apadrinhados pelo governo. E passe, também, a observar que, na grande mídia, Aécio é esquecido DE PROPÓSITO! Mas adoram lembrar dele quando citado, de forma covarde e mentirosa, em delações possivelmente arranjadas.
    Que os eleitores de Aécio, que não foram poucos, não se deixem enrolar! É a minha conselho. É a minha opinião.

  14. domenico

    Caramba,está difícil escolher um candidato, pois não aposto em nenhum… Porém, uma coisa deixo claro: Marina, jamais ! E o “sapo”,quando será o enterro definitivo dele ? Quero festejar com muito champanhe e foguetes !

  15. Nelinho

    Graças a DEUS este vagabundo está politicamente morto, porém isso não basta, pois a população que alavanca o Brasil e trabalha corretamente deseja vê-lo trancafiado até o fim dos dias miseráveis.

  16. Roberval

    33 por cento votariam em Lula, índice alto, muito alto para o apedeuta. Ainda assim é patente a ignorância, a omissão, e a conivência do povão com o nove dedos. Por isso, se vc puder pegar um avião e ir morar no Canadá ou nos EUA, vá. Isso aqui não é um país sério mesmo ! Brasil, afundado na ignorância e na corrupção.

  17. Sérgio

    Oposição? Todos socialistas e estatistas.

  18. freddy

    Reinaldo,

    convenhamos, acreditar no boçal repentista de garanhuns, é o mesmo que assinar o atestado de imbecil.
    fosse na idade média, já o teriam colocado vivo na fogueira. como elle viajou o mundo enquanto presidente,
    minha sugestão é que vá fazer uma visita ao EI, aí quem sabe nos livramos desse crápula.

    abs

  19. Sergio G

    …a eleição dos EUA também parece estar propícia para aventureiros… estamos mal quando hilary parece ser a opção menos pior..

  20. Anderson

    Eu só tenho a lamentar que tenhamos tantos sujeitos inocentes e/ou maldosos querendo ainda manter o país nas mãos dos comunistas, agora nas maos da “melancia” MARINA. E como estamos com pessoal sem observaçao de números de análise do governo. Veja os indices de crwscimento dos governos do pt e veremos que somente o primeiro governo do lulla apresentou crescimento. Os indicadores são todos maquiados. Veja o que é classe média para o pt.

  21. sergio roberto masucci

    Que o cramunhão (como dizia o personagem Zeca Diabo) o mantenha em boa conta.

  22. Anticorrupto

    Tem que ter muito cuidado com esses petralhas. Eles estão migrando para outros partidos, principalmente para o PSD e a Rede. Eles são malandros, pois no PT ninguém que mais votar. Eles vão aproveitar uma brecha de 30 dias daqui a pouco, e vão sair como loucos(as) desse partido satânico. Querem mais uma vez fazer o eleitor de idiota. Isso tem que ser muito bem esclarecido para toda a população.

  23. Anderson

    Eu só tenho a lamentar que tenhamos tantos sujeitos inocentes e/ou maldosos querendo ainda manter o país nas mãos dos comunistas, agora nas maos da “melancia” MARINA.

  24. Gil Santos

    Se o Brasil fosse um pais onde a maioria das pessoas fossem decentes e honestas não estaríamos livres de termos um candidato petista. Infelizmente o PT e a corrupção de seus membros representa fielmente como somos enquanto povo e eleitores. O maior problema do Brasil não são seus politicos, mas, o seu povo desonesto que aceita e compactua com os bandidos.

  25. Antônio Sousa

    Já vai tarde, bye, bye!!!

  26. Ricardo

    Temos que ficar muitos atentos nas eleições municipais, onde muitos são ramificação dos Petralhas, temos que ter muita malícia para não eleger nenhum deles!

  27. LIMPA BRASIL

    Boa noite.Chegando em Sao Paulo na noite de sábado, percebi uma movimentação fora do comum na entrada da empresa Odebrecht ,muitos carros e causando um pequeno congestionamento por volta das 22 hs na entrada da mesma.Ao acompanhar as noticias hoje de manhã sobre as buscas nessa empresa fiquei a pensar se poderia ter vazado alguma informação e o pessoal correu para se desfazer ou remanejar documentos.Muito estranho.

  28. Mauricio R.

    Falta somente o cidadão Lula, ser investigado, acusa, julgado e ir preso. E por um longo tempo.
    Pensando bem, dada a leniência, a procrastinação, com que este ser maligno é tratado, vai demorar e muito.

  29. Tony

    Os que votarão com certeza:
    Lula 19%
    Marina 15%
    Aécio 15%
    Ciro 4%
    Serra 8%
    Alckimin 23%
    ou seja não apostem no PSDB

  30. Tony

    Os que votarão com certeza:
    Lula 19%
    Marina 15%
    Aécio 15%
    Ciro 4%
    ou seja não apostem no PSDB
    Serra 8%
    Alckimin 23%

  31. roberta

    Humm ,REInaldo acho que logo logo ,vou SOLTAR MUITO ROJÃO,kkkk Tinha dado uma esfriada ,MAS AGORA A MARÉ MUDOU PRO NOSSO LADO !!!!

  32. Francisco Cioffi

    Meu voto será nulooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo !

  33. Neo Reaça

    Hã?
    Com toda a podridão escancarada, o sujeito ainda tem 1/3 dos votos?
    Tamo é lascado!

  34. analu

    61% só? Acho que depois que o povo digerir o acarajé, esse percentual aumenta!

  35. Elah

    Marina precisa ser desmascarada. Duvido que se conhecessem realmente a figura ela já não teria a mesma rejeição de Lula. A rejeição a ela é a mais baixa porque ela não se expõe. É outra figura mitológica.

  36. FALA SÉRIO

    Fala sério, a Marina mal pode com ela mesma, imaginem cuidando do Brasil, seria um desastre, a Petezada, só se o brasileiro for louco, os de esquerda, caso ganhem, estaremos na contra mão da América do Sul, pois todos estes idiotas estão sendo descartados pela população dos respectivos países. Eles também são contra o foro de São Paulo.
    Creio que nos resta colocar alguém de centro direita, com ficha limpa, conceito ético, integro, com demonstração de um mínimo de patriotismo, que não seja beberrão, que defenda os interesses do BRASIL e dos BRASILEIROS, será que ainda existe algum assim?
    Não duvidem, com certeza existe. É só nos deixarmos enganar por conversa mole, tipo defensor de direitos humanos de bandido, defensor de movimentos sociais da bagunça, ligado a comunistas, enfim, os safados de sempre.
    NÃO ESQUEÇAM, A HISTÓRIA ESTÁ AÍ PARA QUEM QUISER VER, O COMUNISMO É O SISTEMA QUE MAIS MATOU, QUE MAIS CORRUPÇÃO PROPORCIONOU, E SOBRE TUDO SE TRAVESTE DE CORDEIRO, DE AMIGO, PARA SE INSTALAR. CUIDADO ELES SÃO PERIGOSOS.

  37. Geraldo

    Com toda essa parafernalia de acusações e o Lula ainda tem 33% de votos potenciais? Alguém está mentindo nessa história. E muito!

  38. SERGIO

    Lula você traiu a confiança do trabalhador ,nossos direitos estão em jogo e você não impediu que que tirase nossos direitos o pt e uma fassa o Brasil já não quer esta gente para governar o pais ,temos pedir socorro a novos políticos.Querem tirar nossos direitos de aposentadoria especial ,mais nos temos um troco apertir da próxima eleição.

  39. divino

    Gente admiro boa parte dos comentários, pois depois de um ano e pouco depois da eleição,quando muitos não votaram no psdb revoltados com o aecio,ainda tem muitos que ainda não acordaram para o que está acontecendo,nós não temos escolha,pois o pior ano de governo do FHC, ainda dá 1000 a 0 no melhor do Lula e da dilma,como o Lula gosta de por o futebol em suas comparações e o 7 a 1 da Alemanha em cima do Brasil.

  40. carlos alberto

    Eu olho esses números e constato que Lula tem voto pra caramba, ainda. Vem cá, depois de já há mais de um ano Lula, PT, Dilma sob severo regime de crítica, investigação, prisão, o Brahma ainda ter esse percentual é coisa à beça.
    Claro que se espera que o Sitiante se enrole cada vez mais e veja o sol nascer quadrado, mas, do lado de fora, no mano-a-mano esses …ç do PSDB não são páreo pro Metalúrgico. A interpretação dada aos números é torcida e não realidade.

  41. Francisco S

    Marina, é PT de coração, continuaria sem rumo. O menos pior, para mim, é o Aécio Neves, com ressalvas. Em questão de candidatos, estamos desconfiando de todos.

  42. brasileirinho

    Os números do IBOPE, não são confiáveis, mas apontam para uma boa hora de discutirmos o PARLAMENTARISMO!
    Se estamos vulneráveis a aventureiros, o PARLAMENTARISMO se encarrega de chutá-los para bem longe!

  43. Reinon

    Volume Morto … Adeus

  44. Everaldo

    Cuidado o simbolo do pt e o simbolo do comunista que foi criado para degolar o vovó ,e um socialismo que quer ver todos iguais mulher homem e cachorro .

  45. Taques

    “Mario
    Fevereiro 22, 2016 às 6:32 pm
    Para mim, esta pesquisa é assustadora. Por mais que haja crescimento de rejeição, ele continua na frente de todos os demais. É simplesmente inacreditável. É um povo que merece o governo que tem. A vontade que dá é de partir de um local assim.”

    Assino embaixo, em cima e nos dois lados do texto do Mário. É de estarrecer que 1 em cada 3 brasileiros ainda possa votar num sujeito como Lula! O que será necessário ele fazer para este pessoal acordar?

  46. Sandra maria berteli

    O psdb continua na mesma, no triunvirato, que coisa hein???, não aprendem,Por essas e outras , pode sim, aventureiros desembarcar .

  47. P A U L A O

    Rei,
    Os resultados da pesquisa devem doer muito apedeuta. Ele se6mpre pensoU QUE O POVO ERA OBRIGADO A VOTAR NELE. Para ele votar noutro candidato e errado. Noutro dia assisti um vídeo da Operra Rienze de Wagner. A monumental peça do compositor alemão, mostra que populistas vivem no imponderável. Os que votam nele o fazem por meros interesses.! Se eles puder encher as burras dos petistas, então ele está posto. Assim espero.

  48. TONI FERREIRA

    Como a doença é grave, morreu e contaminou gerações. Vou contatar com Dante e Vergílio para arranjar um bom lugar pra ele lá nas valas para onde vão os mentirosos, os corruptos, os omissos e os falsários em geral, naquele sítio maravilhoso que Dante descreve na Divina Comédia juntamente com o Céu e o Purgatório. Boa viagem Luiz Ignácio!

  49. Chris/SP

    Só podem ser petralhas estes 13% que votariam somente no apedeuta!
    Esta gentinha não aprende NUNCA!
    FORA PT!

  50. JMVR

    Comemorar o que? Marina? Tá louco! O Brasil acabou.