04/12/2009
às 21:24FINALMENTE, UM POUCO DE VERDADE INCONVENIENTE TAMBÉM PARA O “POVO”…
Uau!!!
Finalmente, as suspeitas, muito consistentes, de que os dados sobre o aquecimento global foram manipulados chegam ao grande público. Hackers piratearam dados da Universidade East Anglia, na Inglaterra, e publicaram e-mails trocados entre cientistas que sugerem que há especialistas escondendo o fato de que está em curso uma queda na temperatura global. Reproduzo abaixo, em azul, o post que publiquei a respeito no dia 24.
A universidade de East Anglia é uma das principais referências técnicas para sustentar a causa antropogênica do aquecimento global, e seu ex-chefão, Phil Jones, é uma das estrelas do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Ex-chefão porque foi obrigado a renunciar. Um e-mail escrito por ele está entre os mais suspeitos, a saber:
I’ve just completed Mike’s Nature trick of adding in the real temps to each series for the last 20 years (ie from 1981 onwards) amd [sic] from 1961 for Keith’s to hide the decline.
Jones diz que “trick” não quer dizer “truque” em sentido negativo. Muitos leitores lembraram aqui que, com efeito, pode designar um “método esperto”, uma “técnica inteligente” e afins. Muito bem. Mas o que faz ali o “to hide”??? Para esconder o quê? O “trick” virtuoso deveria servir, afinal, para ajudar a REVELAR. Jones alega que as palavras foram tiradas do contexto. Mas renunciou sem conseguir dizer o que, afinal, a mensagem significava.
O fato é que as coisas se complicaram. Jones teve de renunciar à chefia da East Anglia, o caso chegou à ONU, e já há gente querendo cassar o Oscar conferido àquela mistificação de Al Gores, o tal filme “Uma Verdade Inconveniente”. Já se sabia que o apocalipse que se prevê lá é uma fantasia mesmo que os dados sobre o aquecimento global estivessem corretos. O problema é que começa a ficar evidente o que muita gente sensata vinha dizendo: no momento, a Terra está esfriando, não esquentando.
A conferência de Copenhague está chegando. O lobby do apocalipse está com tudo. Mas não conseguiu impedir que os tais e-mails tivessem de ser debatidos pela ONU. Houve uma primeira fratura neste consenso. Isso vai tornar a militância ainda mais barulhenta. Mas, aos poucos, as evidências que têm sido ignoradas acabarão se impondo. E os cientistas que se opõem à escatologia terão direito, finalmene, a ter seus respectivos nomes, em vez de formarem apenas o batalhão dos “céticos”, o que, hoje em dia, virou quase sinônimo de “Bestas do Apocalipse”. Segue o post do dia 27.
*
O AQUECIMENTO GLOBAL E OS E-MAILS SUSPEITOS
A história circula já faz alguns dias, mas batia num muro de gelo (ooops!) na imprensa brasileira. Havia me destinado a falar hoje a respeito e esbocei tratar do assunto no Programa do Jô, mas aí a conversa tomou outro rumo. Bem, finalmente começa a circular entre nós, embora já venha com as tintas da desqualificação.
Mas de que diabos estou falando? Hackers invadiram os computadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, e piratearam nada menos de 6 mil e-mails trocados entre cientistas especializados em clima. East Anglia é um dos mais respeitados centros de climatologia do mundo, e seus estudos são um dos pilares que sustentam a tese de que o aquecimento global é provocado pela ação do homem.
Esse negócio de piratear dados de onde quer que seja não é bonito. Que os responsáveis sejam punidos etc etc etc. Mas o fato é que alguns dados que vieram a público parecem indicar que os especialistas em clima que sustentam a tese antropogênica para o aquecimento global são chegaditos a uma mentira e a uma propaganda enganosa. Há mensagens que sugerem manipulação de dados. A história, em detalhes, com vários trechos dos e-mails pirateados, está no blog de James Delingpole, do Telegraph.
Num deles, Phil Jones, chefão de East Anglia, diz a seus pares, nos Estados Unidos, que tinha recorrido aos mesmos “truques” de Michael Mann, da Universidade da Pensilvânia, para “esconder o declínio” de uma série de temperaturas num período de 20 anos, de 1961 a 1981. No original:.
I’ve just completed Mike’s Nature trick of adding in the real temps to each series for the last 20 years (ie from 1981 onwards) amd [sic] from 1961 for Keith’s to hide the decline.
Phil Jones se defende e diz que, quando os cientistas da área empregam a palavra “truque”, eles não querem dizer “truque”. Entendo… E que não falava de temperatura, mas da copa das árvores… Há outros e-mails que sugerem supressão de informação e debate sobre como tornar o aquecimento algo mais convincente, mais “quente”, entendem?, mobilizando mais as pessoas.
Os e-mails pirateados foram hospedados num servidor da Rússia, e não se tem idéia da origem da invasão. A direção de East Anglia já confirmou que são verdadeiros. Mas, é óbvio, nega que revelem manipulação. Atribui-se tudo à gritaria dos “céticos” — que, aliás, são tratados com bem pouca lhaneza nas mensagens. Da vontade de dar uns sopapos nos adversários à alegria porque um dos inimigos morreu — John Daly —, a ciência do aquecimento global demonstra que quente, mesmo, naquele universo, é o gosto pela fofoca e pela desqualificação de tudo o que não concorra para a tese do grupo.
Já escrevi bastante sobre aquecimento — e meu novo livro traz frases a respeito. Não sou especialista, é óbvio. O que tenho feito é sugerir aos leitores que busquem ouvir o contraditório. Afinal, não se deve partir do princípio de que alguns querem salvar o mundo, e outros, destruí-lo. Os e-mails são provas irrefutáveis de que há manipulação? Não! Mas que cheiram mal, ah, isso é inegável. Esse negócio de que “truque”, lá entre eles, não é “truque”. Bem… Com efeito, “truque” é a versão benevolente de “trick”, também “embuste”, “fraude” e coisas do paradigma.
Sabem o que é mais interessante? Há um troço chamado Oscilação Decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês). Não tenho como resumir. Está devidamente explicado aqui. Em suma, a temperatura do Pacífico tem grande influência na temperatura do planeta. Justamente entre 1961 e 1981, período a que se refere o tal e-mail, o Pacífico havia esfriado, assim como havia esquentado entre 1920 e 1940, depois esfriou de novo…
E como isso poderia ter sido evitado??? Bem, isso não poderia ter sido evitado ainda que os seres humanos renunciassem à sua cultura e voltassem à fase da coleta — e, suponho, da antropofagia…Ai os bobalhões logo dizem: “Ah, você quer poluir tudo!!!” Não! Quero é que parem com o papo terrorista, escatológico, para que se estabeleçam metas realistas.
Tags: Aquecimento global



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
123 Comentários
Gustavo M Baptista
-20/12/2009 às 12:37
Caro Reinaldo,
gostaria de lhe enviar meu livro “Aquecimento Global: ciência ou religião?”
Como devo proceder?
Abraço e parabéns pelo blog.
Gustavo M Baptista
Ricardo
-10/12/2009 às 15:09
O que dizem desta notícia espertalhões?
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gllp1gbndv_A3p8qQWfQFiE9fb-Q
flavio
-07/12/2009 às 21:12
Andrea, continuando:
“Sobre sua segunda pergunta, acredito que não precisaremos ir a nenhum extremo, mas certamente ações rápidas deverão ser adotadas.”
Esta segunda questão — o que fazer em relação ao aquecimento — é ainda mais difícil do que a primeira, até porque a nossa compreensão do fenômeno é ainda muito incompleta. A melhor solução (ou melhor, o melhor conjunto de soluções) depende das causas e das previsões para o aquecimento. Ela pode passar por impostos sobre o CO2, por regulamentação estatal, ou pela geoengenharia proposta no “Superfreakonomics” — ou por nada disso. Ou por tudo isso. Para determinar as melhores soluções precisaremos de modelos melhores que os atuais.
flavio
-07/12/2009 às 21:05
Andrea, em primeiro lugar: que bom poder discutir com gente bem-informada (e espero que o Reinaldo permita que a nossa discussão continue).
Vamos lá:
“(…) mais CO2 não aumenta a temperatura? Não está provado que já aumentou 40%?”
Não é tão simples assim, por várias razões. A concentração de CO2 não é o único — e nem o principal, de acordo com alguns climatólogos — fator determinante para a temperatura média. Já houve oscilações fortes na concentração de CO2 em períodos pré-industriais. E o CO2 emitido pelo homem é só uma fração (cerca de 2%) do CO2 emitido por fontes “naturais”. Provavelmente somos causadores de pelo menos parte do aquecimento sim — mas trata-se de uma questão sutil.
Ricardo
-07/12/2009 às 19:07
É realmente uma pena que os efeitos catastróficos do aquecimento global recaiam sobre pessoas inocentes, e não sobre estes que tentam esconder a realidade em prol de empresas que lucram (e muito! a que eu trabalho infelizmente é uma delas) com emissões de CO2, etc… O $$ é o mau do mundo. Christopher Supertramp era o cara, sacou o verdadeiro significado da vida… “Na Natureza Selvagem” é o filme. Abraço.
Andrea
-07/12/2009 às 18:50
Flávio, concordo com vc. Inclusive acho que as dúvidas levantadas contribuirão para avançarmos nas pesquisas. Sobre sua primeira pergunta, mais CO2 não aumenta a temperatura? Não está provado que já aumentou 40%? Em tudo que li sobre o assunto, não vi dizendo que isso é mentira. Então não somos causadores?? Sobre sua segunda pergunta, acredito que não precisaremos ir a nenhum extremo, mas certamente ações rápidas deverão ser adotadas. Acredito em muitas oportunidades para quem quiser aproveitar, na obrigatoriedade das mudanças de hábitos (o que não precisa necessariamente ser negativo) e também na força de autorrecuperação do Planeta.
Abraços
Rafernandes
-07/12/2009 às 16:39
Reinaldo,
Não sendo especialista na área, fico sobre o muro na questão mas essa unanimidade em torno do aquecimento global vai se tornando suspeita exatamente por ser unânime. A unanimidade, em geral, é privilégio dos idiotas!
Sobre o questionamento da tese, li recentemente um livro do Michael Crichton, “State of Fear”, que trata exatamente deste embuste, de maneira “disfarçada” por se tratar de um romance de ficção. Mas o livro está recheado de dados científicos, como é do estilo de Crichton. Vale a pena ler pois, certamente, aumentará o seu grau de desconfiança na “coisa” toda.
flavio
-07/12/2009 às 13:28
Andrea,
Prefiro deixar paixões de fora de qualquer discussão científica. Os dados, obtidos por medições *diretas* nos últimos 129 anos, não deixam dúvida sobre o aquecimento global — ele é um fato comprovado.
Mas cabe duvida sim sobre vários pontos importantes:
1) trata-se de uma consequência da ação humana, ou de um ciclo natural? (Até agora a resposta parece ser: “ele *provavelmente* se deve em boa parte à ação humana”)
2) o que a humanidade pode e deve fazer? (Isto não está nada claro: pode-se argumentar desde “nada” até “abandonar todos os combustíveis fósseis imediatamente e voltar à era pré-industrial”; mas duvido que a resposta correta seja um destes extremos.)
Cantra as ameaças
-07/12/2009 às 11:07
É coisa dígna de gangs o que essa gente está fazendo:´
http://ecotretas.blogspot.com/2009/12/intimidacao-jornalistica.html
Intimidam não só os editores de revistas científicas, mas jornalistas da imprensa em geral.
Os aquecimentistas devem estar ganhando bastante bem para se prestar a praticar tais crimes… Quanto será? Não sabemos …
Ah !! Sabemos sim !!! mais de 50 bilhões de dólares só dos governos, fora o que tem extorquido das empresas privadas.
E o grande prêmio virá depois. Se tornarão os burocratas que determinarão quem pode inve$tir, quanto pode inve$tir, onde pode inve$tir e de que modo pode inve$tir. Vai chover muito na HORTA deles. Terão alface$ verdinha$.
Resposta ao Flávio
-07/12/2009 às 10:33
Flávio disse:
“Repetindo um dado que já expus aqui: 10 dos anos mais quentes em termos de temperatura global média desde 1880 ocorreram nos últimos 13 anos.”
É ???? Mexendo nos dados como eles mexeram (já leu os comentários dos programadores? são verdadeiras “pérolas”), só pode né?
Ever Green
-07/12/2009 às 10:23
O que se discute é em que extensão a atividade humana interfere na temperatura média do planeta, o que é difícil de comprovar. O que realmente causa espanto é a politização das pesquisas em nome de uma agenda globalista que pretende impôr taxações a partir de um organismo auto-proclamado e entitulado de abrangência mundial, que põe a soberania das nações no lixo. Responsabilizar a atividade humana por fenômenos cíclicos e naturais é uma conspiração óbvia. Se nas pesquisas o povão diz que está sentindo o aquecimento na pele, então ele existe. Se a mídia diz, deve ser verdade. Ninguém quer passar por desinformado, quanto mais se dar ao trabalho de se informar melhor.
Churchill
-07/12/2009 às 9:10
Reinaldo
Por que a Veja deu apenas 6 dúzia de linhas, mal escritas por sinal, ao caso dos emails que provam que o aquecimento global antropogênico é uma farsa?
O caso merecia capa.
Não tenho dúvidas, ainda, de que esse ambientalismo xiita é o novo esquerdismo. A esquerda não é mais vermelha Reinaldo, é verde.
Andrea
-07/12/2009 às 8:19
É Flávio, acho que aqui somos apenas eu e vc os loucos. Mas não devemos nos sentir sozinhos, afinal de contas uma outra grande parte do mundo, inclusive os governos de “todos” os países, já estão traçando metas para redução do CO2 e vão fazer um pequeno encontro para tentar resolver o assunto. Engraçado uma fraude ir tão longe, né? Esses “aquecimentistas” são melhores que os petistas em termos de fraude.
Pluriel
-07/12/2009 às 6:46
Custo do summit de Copenhagen: 400 milhoes de Euros. Criticos sugerem que a soma seria melhor empregada em problemas comop água e educacão. A ver os resultados, pq de fato o encontro esta com cara de festivo, e não decisional…
Amigos do blog, por favor não citem UM site ou UM pesquisador como evidência sólida para suas opiniões. Uma análise cientifca implica em consultar várias fontes, incluindo as discordantes, e não usar termos como “nunca” e “sempre”.
Além de aquecimento global, há o populacional; a Terra parece poder sustentar cerca de 1,5 bi e somos 6 bilhões de humanos, e aumentando.
flavio
-07/12/2009 às 2:14
Uma última observação: estamos falando sobre temperatura global *média*. Dizer “este ano fez o maior frio aqui em Sorocaba, logo não há aquecimento global” é análogo a dizer “meu tio morreu aos 52 anos de idade, logo a expectativa de vida da população brasileira não tem aumentado”.
flavio, ou, "resposta à resposta à Andreia"
-07/12/2009 às 2:10
“1. Ná ultima década, houve uma inversão, as temperaturas médias pararam de subir à partir de 1998 e desceream um pouquinho, como os próprios aquecimentistas reconhecem agora.”
Errado. 1998 foi de fato mais quente do que 2008, mas a tendência ao aquecimento é clara, inclusive durante a última década. Repetindo um dado que já expus aqui: 10 dos anos mais quentes em termos de temperatura global média desde 1880 ocorreram nos últimos 13 anos.
Mas o Reinaldo tem toda razão em afirmar que não se trata de um assunto simples. O grande desafio é determinar até que ponto o aquecimento se deve à ação humana, e o que se pode (e se deve) fazer a respeito dele.
Rodrigo
-07/12/2009 às 2:09
Tio Rei, disponibiliza pra galera que curte o seu blog o link da reportagem do Jornal Nacional no YouTube. O link é o que segue:
http://www.youtube.com/watch?v=EWewwS3hUWo&feature=player_embedded
Anonimo
-06/12/2009 às 21:29
Sr. Reinaldo,
O senhor escreveu: “Ex-chefão porque foi obrigado a renunciar.”
Essa informação está em desacordo com o que foi publicado pelo The Guardian e outras publicações. O Sr. Phil Jones foi rebaixado (step down) do posto de diretor temporariamente até que uma revisão independente dos e-mails seja terminada.
CRISTIANO
-06/12/2009 às 20:35
a camarilha ambiental está insistindo na fraude.
Em nossa mídia alguns jornalistas, tentam, a qualquer custo, esconder a fraude.
Mas porque?
Que interesses existem, de fato, por trás dessa mentira?
O You tube disponibiliza documentário esclarecedor sobre o tema intitulado “The Great Global Warming Swindle”, legendas em português, onde cientistas do MIT, Harvard e outras universidades ao redor do mundo denunciam a fraude global:
http://www.youtube.com/watch?v=RDzuXPM1W3k (Parte 01)
http://www.youtube.com/watch?v=L18k0Y5MMok&feature=related (Parte 02)
http://www.youtube.com/watch?v=r68nSt2fMPY&feature=related (Parte 03)
http://www.youtu
Telmo Heinen
-06/12/2009 às 20:25
O Petróleo é abiótico…. [Alles Schall u. Rauch] re-enviada por Telmo Heinen de Formosa (GO)
Fonte: Welche Energiekrise - tradução em http://www.inacreditavel.com.br
A história de que o petróleo teria surgido de fósseis de organismos vivos e seria, portanto, biótico é do geólogo russo Mikhailo Lomonossov que teve esta ideia pela primeira vez em 1757, mas nunca foi confirmada até hoje.
Há petróleo em qualquer lugar do mundo, depende da profundidade da perfuração. Russos já atingiram 13.000 metros, fato mantido em segredo - porém, eles são os maiores produtores mundiais.
http://citadino.blogspot.com/2009/10/o-petroleo-nao-e-de-origem-fossil.html
Elena Sofia Schmidt
-06/12/2009 às 18:35
Pessoalmente estou cagando e andando se estamos aquecendo perigosamente a Terra. Em 2050 estarei morta ou muito velha. Habito no interior do Brasil, não vou ter minha casa inundada. Os países emergentes vão querer comer mais carne de vaca ( China, etc ) e de porco e frango ( Índia ) exigindo imensas plantações de soja e milho para as rações. A demanda energética será enorme. Havendo aquecimento global novos virus e bactérias farão a festa. A população será reduzida na marra. Até lá já estarei morta. Agora prefiro usar meu carro blindado, viver com ar condicionado e comer filet-mignon, fazer bom sexo, beber meu vinho e consumir o que tiver vontade. As futuras gerações que se virem.
Antônio D"Acampora
-06/12/2009 às 16:38
Sr. Reinaldo: A questão dos Hackers invasores deixou os cientistas “aquecimentistas” em má situação. É verdade. Isso é má (e demagógica) ciência. Mas, o fato é que, independentemente de política (esquerdaxdireita do stablishment), estamos diante de um ciclo geofísico de “algum” aquecimento. Tivemos isso antes na nossa história, e desaquecimento. Porém há dados perturbadores: aumento demográfico e ocupação desordenada do Litoral. Há também que levar em consideração o efeito antropológico. Infelizmente, o equilíbrio, harmoniia (”Sophrosyne”?) que devem imperar nos congressos políticos e científicos não ocorre. “Cautela e caldo de galinha”, certo.
azul honduras
-06/12/2009 às 13:04
cont.
Bom negócio abrir um instituto de pesquisa,não?vou ver se abro um.Não preciso mesmo provar quem disse o que e onde,o ‘pesquisado’ não é identificado mesmo,quem vai provar que é verdade?que anotaram o que realemente disseram?Foi por telefone?A gente diz ‘não’ e do outro lado o cara anota ’sim’?
Valha-me Deus!Por isso Lula tem 80% de aprovação.
azul honduras
-06/12/2009 às 12:59
E ainda querem que a gente PAGUE pra ler escroquices como esta:
“Ambiente.Pesquisa mostra que 80% já sentem aquecimento global” (Com Agência Estado).
O limite de toques aqui não permite muitas perguntas,mas…
1)Instituto Análise, a pedido do jornal O Estado de São Paulo??Insituto o quê?Quem ser isto,cara pálida??2) Mais de mil de pessoas foram pesquisadas e disseram ’sentir’ o aquecimento?Nofffffffa!fizeram as perguntas no inverno é? ou no verão?quantos desses mil são de regiões frias?Ou foram todos do Crato?Quantos em cada estado,cidade? um em cada cidade de médio ou grande porte,sem os grotões?quantos municípios temos mesmo?Os de mais estudo acham que esquentou e culpam os EEUU?
Resposta à Andrea
-06/12/2009 às 12:20
3. Os cernes de árvores, nos quas basearam-se os aquecimentistas para criar parte do gráfico “Taco de Hoquei”, dão resultados extremamente erráticos e os próprios aquecimentistas reconhecem isso, tanto assim que desprezaram boa parte dos dados, que eram claramente inconscistentes. Eles desprezam o Ótimo Climático Medieval, fenomeno tão bem documentado, com base em um “termômetro” que eles próprios reconhecem ser muito ruim?
Resposta à Andrea
-06/12/2009 às 12:14
2. Esconderam o ótimo climático Medieval. Há evidências fortes de que a Europa foi significativamente mais quente a alguns séculos atrás do que é hoje. Isso sempre foi considerado uma condição global. Sabe-se tam´bem que a Groenlândia era mais quente nessa época. Não há registros escritos detalhados dos outros continentes, a respeito de clima.
Pois os aquecimentistas inventaram a desculpa de que isso foi um fenômeno especificamnete europeu, que o resto do mundo estava mais frio. Conveniente, não é?
Chico Sales
-06/12/2009 às 12:12
A questão em si não é se aquece ou se resfria ! Muita gente aproveita pra tirar casquinha da situação pra ganhar poder e dinheiro. O fato é que há uma superpopulação na terra e um incremento galopante da poluição do planeta ! Isso tudo é suficiente para mudar o estatus da terra. Os rios e mares não são os mesmos e o ar muito menos. Nada é o que era há 50 anos atrás ! A fúria humana é avassaladora sobre a natureza e certamente com mais 50 anos a coisa ficará insustentável ou pra quente ou pra frio ! Tudo terá de ser revisto ou o fim realmente chegará !
Resposta à Andrea
-06/12/2009 às 12:03
Pelo contrário, lemos bastante. E temos informações que você não sabe:
1. Ná ultima década, houve uma inversão, as temperaturas médias pararam de subir à partir de 1998 e desceream um pouquinho, como os próprios aquecimentistas reconhecem agora. Irrelevante, dirão, a teoria pode estar certa mesmo assim. É verdade. Mas ESCONDERAM esse FATO por anos e ameaçaram quem falou sobre isso. E isso não é irrelevante. Portanto, há provas de que os aquecimentistas POLITIZARAM as pesquisas.
A primeira pergunta que você deveria fazer aos aquecimentistas é: “independentemente da teoria estar certa ou não, porque motivo vocês esconderam um recente decréscimo de temperatura.
anônimo
-06/12/2009 às 11:55
- Quanto mais mexe, mais fede !!!
- O que? Bosta?
- Não, as “pesquisas” climáticas dos aquecimentistas:
http://fiel-inimigo.blogspot.com/2009/12/climategate-cheira-enxofre.html
http://fiel-inimigo.blogspot.com/2009/12/climategate-como-aplicar-uma-correccao.html
http://ecotretas.blogspot.com/2009/12/phil-jones-e-quarto-autor-mais-citado.html
Andrea
-06/12/2009 às 11:54
Outra informação importante para aqueles que ainda acham que está tudo certinho, como sempre foi.
Nível CO2 atual: 387 partes por milhão = 40% maior que o registrado nos últimos 650 mil anos.
CO2 = Mantém o calor no planete (o que é positivo até determinado nível)
+ CO2 = TEMPERATURAS MAIS ALTAS
Simples, básico, matemática pura, ciência para ensino médio.
REINALDO RESPONDE
NÃO é, não, Andrea…
Gustavo Rocha da Silva
-06/12/2009 às 9:42
Reinaldo:
Dois físicos alemães, Gerhard Gerlich e Ralf Tscheuschner, escreveram um artigo (extenso e algo técnico, mas dá para ler) no qual provam que todo o arrazoado dos defensores do efeito estufa antropogênico viola as mais elementares leis da Física.
Abraços.
Gustavo
Andrea
-05/12/2009 às 22:35
corrigindo….
parece que leram pouco sobre o assunto..
Andrea
-05/12/2009 às 22:34
Alô pessoal, a temperatura da Terra já subiu 0,7ºC. Se o aumento chegar a 2ºC será bem complicado. Pare que leram pouco sobre o assunto.
mameluco, o técnico
-05/12/2009 às 20:14
O cinismo maior, Rei, é o tal do Stern Report. Pela terceira página a gracinha diz: “…podemos estar enganados, mas se não estivermos, quando chegar daqui a 50 anos o aquecimento global não terá mais volta”…não é fofo ? Quer dizer, várias coisas que o Nostradamus disse (com a mesma base científica dos “cientistas”), poderiam ser evitadas se agíssemos agora. O tal relatório Stern é a passagem digamos assim da “ciência” para a política. O que sei é que enquanto isto, toda a semana chega panfleto nas mesas oferecendo equipamento para controle de poluição, e adivinha fabricado por quem ?
carlos
-05/12/2009 às 19:20
Continuação
Os astronomos devem ter muitas de informações importantes, mais uma que chamou minha é a de que a lua seria nosso escudo magnetico frente ao magnetismo do sol, porem nos últimos 20 anos a lua triplicou a velocidade de distaciamento da terra e que em algum momento esto pode desestabilizar a terra em torno do seu eixo fazendo ela vibrar o que seria um desastre atrás de outro, podendo até mudar a posição dos polos, esto já pode ter acontecido antes, tanto que nos andes peruanos, quase no ecuador há uma geleira inmensa com uma floresta dentro, tem uns 150 mts. com floresta dentro datada em 50.000 anos e neve caida em um dia so.
carlos
-05/12/2009 às 19:07
Reinaldo, desde a caida da URRS as viuvas comenzaram com esta historia e a prova e que os partidos verde estão cheios de comunistas mundo afora. Os últimos 3 invernos na auropa estão entre os mais frios de que se tem memoria. Enquanto ao CO2 produzido pelo homem ser responsável do suposto aquecimento global é piada, já que a geração do mesmo é de 200 bilhões de ton./ano sendo 6 pela atividade humana e 2/3 pelos micro organismos maritimos. O universo está em estado de entropia permanente e nosso sistema solar é ciclico como todo na terra. Caso haja pequeno deslocamento do eixo da terra poderemos voltar a era glacial, acho que as mudanças vem de fora. continua
amigomello
-05/12/2009 às 17:55
Afinal, esquenta ou esfria, piscina ou fundie ,dilma ou marina silva,panetonne ou sorvete, tinto ou branco,chimarrão ou agua de coco,na cueca ou na meia, IRÃ ou GUATEMALA, Lula o estadista ou Lula o ESTADISTAnte , SOCORRA-ME
Jajá Antigas
-05/12/2009 às 17:50
Não sei se está havendo aquecimento ou resfriamento global, mas sei que aqui no Rio Grande do Sul, os dois últimos invernos foram muito rigorosos e com temperatura média mais baixa que anos anteriores.
Este é um assunto tão importante que é preciso esclarecer quem fala a verdade. Quem sabe Lula salve o planeta e diga: Nunca antes nesse país…e esclareça tudo… Ou talvez ele não viu nada, não sabe nada…
Anita
-05/12/2009 às 17:42
Reinaldo,
Bem que a minha vovó sempre dizia : a verdade tarda mas não falha… Anos e anos aguentando essa turma de xiitas ecologistas, ambientalistas e sei lá mais o que, dizendo um monte de barbaridades… Eu ouvi uma entrevista de um professor sobre essa história de aquecimento global cujo objetivo é singelo : conter o progresso economico dos países emergente como a China,Índia, Brasil… Simples assim…
Renato
-05/12/2009 às 15:28
Um embuste é sempre um embuste, independente das intensões serem boas ou más, e os temas “clima” e “ecologia” há muito deixaram de ser tratados como ciência e se transformaram em “religião”. E a humanidade só perde.
Pluriel
-05/12/2009 às 14:49
Estudos bem feitos, publicados em revistas científicas excelentes convergem para a conclusão de que há um aquecimento global.
A questão da responsabilidade das acões humanas é importante, mas o problema crucial é que, seja qual for a origem do aquecimento, algo tem que ser feito, ou nossa espécie vai sofrer.
Teremos que nos adaptar à areas inundadas, instabilidade climática, refugiados do clima, e os problemas econômicos e de saúde decorrentes disto.
O livro “The Last generation” (2007) do Fred Pearce faz uma boa revisão do assunto. Sugiro tb ver os sites do IPCC , http://www.sciencedaily.org, http://www.realclimate.org, http://www.columbia.edu além da Nature e Science.
Leonardo
-05/12/2009 às 14:12
Resposta ao comentario do Reinaldo (dezembro 5, 2009 às 3:31 am):
Por serem simplificacoes, os modelos nunca serao 100% certos. Desta forma, “almost certainly” eh o maximo que a ciencia pode oferecer. Nesse caso, afirmar certeza eh desonestidade (tanto de um lado quanto de outro).
(meu teclado nao tem acentos. Por isso o uso do “eh” onde existir dificuldade de interpretacao)
Gustavo M Baptista
-05/12/2009 às 11:25
Prezado Reinaldo,
acabo de lançar o livro “Aquecimento Global: ciência ou religião?” que trata justamente da visão dos céticos ao aquecimento global. Gostaria de lhe enviar um exemplar, pois, além de conhecer seus pontos de vista, utilizei o fac-simile que estava no seu blog do Estadão de 1977 que falava sobre a nova idade do gelo em meu livro.
Como devo proceder?
Um grande abraço,
Gustavo Baptista
Universidade de Brasília.
Zé Augusto - Goiânia
-05/12/2009 às 11:25
O interessante é, conforme reportagem apresentada em telejornal da Globo News, ficar sabendo que a instituição liderada pelo sr. Phil Jones recebeu mais de 15 milhões de dólares nos últimos anos para pesquisas…
Euler German
-05/12/2009 às 11:22
Não meto minha colher –não entendo nada de clima– nem sei se nós (a humanidade) podemos contribuir para sua mudança. O que sei é que há muita conversa sobre o assunto; gente que defende “o deixa como está para ver como fica”, gente que prega “o modo Amish de ser”. Minha opinião é que queimar petróleo e carvão –indiscriminadamente– é criminoso, mas torcer fatos científicos também o é. Não se pode levar para a ciência a máxima petralha de que “o ilícito praticado por nós é perfeitamente lícito”. Por conta disso, já existem pessoas preocupadas com a eructação dos ruminantes, como se o metano não eclodisse naturalmente dos pântanos há bilhões de anos. Mudaremos para melhor à luz de fatos.
anônimo
-05/12/2009 às 10:32
O importante é que os profetas do apocalipse do aquecimento global estão perdendo a credibilidade. O aquecimento global não é mais considerado por muitos como uma verdade absoluta e inquestionável. Aos poucos está ficando claro que se trata de um movimento político.
Bobby
-05/12/2009 às 10:20
Um dado prático
Reinaldo -
Quem vem prestando atenção no clima brasileiro, observado nos últimos vinte ou trinta anos, percebe de fato uma temperatura média MAIS fria. Aqui no Rio de Janeiro está um bom exemplo disso. Entretanto, o mesmo fenômeno vem ocorrendo em outras regiões do Brasil.
Bobby
YC
-05/12/2009 às 10:02
Meu, pode ter havido fraude e o tempo não estar esquentando, mas esfriando não está de jeito nenhum! Fora aquela estória de o gelo dos polos diminuir, e isso é visível, eu sinto na pele a cada ano mais calor.
Ever Green
-05/12/2009 às 9:08
Há um estudo interessante sobre a Groenlandia ( terra verde, colônia dinamarquesa viking, abandonada quando a neve voltou + ou - há 600 anos ) que aparece nas animações de Al Gore sendo devorada pelas beiradas. O que ele não mostra, e que é o que realmente importa, é a espessura da camada de neve que a encobre. No final da 2ª Guerra dois aviões fizeram pousos forçados e foram deixados lá. Sabem onde foram encontrados? Dois quilômetros ao sul e duzentos metros abaixo da superfície da camada de neve atual. Quer dizer o seguinte: ele esqueceu que vivemos em um mundo de três dimensões, e seu desenho não passa de comédia barata, feita para impressionar otários.
Marcjaguar
-05/12/2009 às 8:56
Mestre
A vantagem do primeiro mundo é que por lá a máscara cai mais depressa do que aqui.
Desta vez não é a CBS que diz; é a própria CNN: a popularidade do queniano que governa os EUA já está abaixo dos 50%!!!
Tá vendo como a máscara por lá cai muito mais rápido do que por aqui?
Abraços, Reinaldo!
Pei Mei
-05/12/2009 às 7:38
Era o verde a nova cor do comunismo????
Assim o Gabeira, depois da bandeira da maconha e a favor dos traficantes perde mais um truque de bom selvagem o verdinho.
Carlos
-05/12/2009 às 6:47
Caro Reinaldo
Acho que os dois lados estão certo, dependendo do ponto em que se esta do Planeta. Se é verdade que o eixo a Terra vai sofrer uma variação de inclinaçao em relação ao sol ao girar sobre o seu própio eixo, então em áreas onde era quente se tornarão mais frias e áreas onde eram frias se tornarão mais quentes.
De qualquer maneira as mudanças serão muito grandes. Não sei se estou certo, mas esta é a minha opinião.
Carlos
Carlos
-05/12/2009 às 6:44
Caro Reinaldo
Acho que os dois lados estão certo, dependendo do ponto em que se esta do Planeta. Se é verdade que o eixo a Terra vai sofrer uma variação de inclinaçao em relação ao sol ao girar sobre o seu própio eixo, então em áreas onde era quente se tornarão mais frias e áreas onde eram frias se tornarão mais quentes.
De qualquer maneira as muanças serão muito grandes. Não sei se estou certo, mas esta é a minha opinião.
Carlos
Tia Cê
-05/12/2009 às 5:43
Aos hackers agradeço de joelhos.
Sharp Random
-05/12/2009 às 4:23
Mural internacional:
O mundo todo sabe que com a corrupção Lulla não lava as mãos.
Portanto, se vc. deixou elle pegar na sua, fique de olho no termômetro.
Na Ucrânia a gripe está mutando e já abateu dois da comitiva.
Oscar
-05/12/2009 às 3:59
Reinaldo,
um bom site para acompanhar o debate, está pegando fogo.
http://climatedebatedaily.com/
marina
-05/12/2009 às 3:42
…enquanto isso, neva em Houston.
marina
-05/12/2009 às 3:40
Al Bore tem que devolver o Oscar e o Nobel da Paz. ( ugh)
Hans Ruopp
-05/12/2009 às 3:32
Um vidéo interessante sobre o “aquecimento” ou “Resfriamento” global:
http://pajamasmedia.com/eddriscoll/2009/12/02/new-silicon-graffiti-video-hide-the-decline/
Leonardo
-05/12/2009 às 3:31
Tio Rei,
Saiu um artigo na Nature (a mais respeitada revista cientifica dedicada a ciencias naturais):
“Nothing in the e-mails undermines the scientific case that global warming is real — or that human activities are almost certainly the cause. That case is supported by multiple, robust lines of evidence, including several that are completely independent of the climate reconstructions debated in the e-mails.”
Comentarios?
Link: http://www.nature.com/nature/journal/v462/n7273/full/462545a.html
REINALDO RESPONDE
Os ditos céticos não negam que haja um certo aquecimento, como já houve em outros tempos. O problema está aqui: “or that human activities are almost certainly the cause.” Mais precisamente no “almost”…
Hans Ruopp
-05/12/2009 às 2:48
Bom dia Reinaldo,
O “climategate”, como alguns chamam por aqui, não têm os e-mails como informação mais chocante mas os programas de calculo.
Veja este blog http://di2.nu/blog.htm no texto “Fisking Nature and other AGW Alarmists”, o autor demonstra claramente a que nível a farsa pode chegar.
Certamente as zélites não estão nem ai se é verdade ou não, o negócio a receber muito dinheiro das subvenções governamentais.
Triste, muito triste.
Ramses XXI
-05/12/2009 às 2:44
Reinaldo, acho que nessa história (estória) do aquecimento global, o melhor que temos a fazer é esperar pra ver… há 10 anos atrás eram 100 anos para a terra aquecer, há 5 anos atrás eram 50 anos… agora , dizem que vai haver um aquecimento semi-apocalíptico de 3 graus em 2020, pelo jeito vão cancelar a copa no Brasil da 2014 e as olimpíadas do do Rio em 2016… Imaginem Rio 43 graus, aquela massa suando no estádio olímpico sem ar-condicionado por causa do apagão.
Bjordan
-05/12/2009 às 2:26
se você vai reclamar do filme catastrofe ” uma verdade inconveniente”
pq vc não cita o julgamento ingês que retirou o filme das escolas até que 9 inverdades criticas fossem corrigidas
ou que o al bore , comprou casa na beira da praia em são francisco
Ramses XXI
-05/12/2009 às 2:11
Boa Noite, aqui em Curitiba esperamos ansiosos pelo aquecimento global… Tem uma piscina na casa de minha avó que ninguém entra.
Mas em parte concordo com os aquecimentistas, precisamos pensar bem antes de liberarmos os nossos gases estufa , pois fiz uma viajem recentemente e a aeromoça serviu sanduíche com creme de ovos… muitos gases, terrivel, no começo eu até que tinha conciencia do perigo, mas os gringos não seguiram nenhum protocolo de kioto, acredito que houve uma forte pressão interna, e o nosso ambiente ficou poluído. Senti que os gases eram realmente de efeito estufa, pois sentia que eram eles, os gases que me estufavam, decidi liberar… Foi aí que senti a cagada!
Anônimo
-05/12/2009 às 2:07
SÃO PAULO (Reuters) - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sinalizou nesta sexta-feira que a eleição presidencial do último domingo em Honduras terá de ser considerada, contradizendo a posição defendida anteriormente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O que você acha disso Tio Rei…
Já é a segunda vez nessa semana que ela começa a discordar do Lula…
Será que ela vai discordar de concorrer as eleições também pra sua felicidade,hehehe.
Newman
-05/12/2009 às 2:07
Os primeiros sinais de cheiro de queimado começam a emanar dos bancos venezuelanos. Seria esse o início do processo de “mussolinização” em praça pública do Beiçola de Caracas (com direito a cobertura ao vivo pelas tvs) ou será que a Operação Malvinas 2 terá que ser adiantada, deixando o chapolim aprontando por mais algum tempo?
Chávez Spurs Bank Fears
Currency, Bonds Fall as Venezuelan President Eyes More Lenders
http://online.wsj.com/article/SB125987542779075337.html?mod=WSJ_hpp_MIDDLTopStories
from Obamaland
-05/12/2009 às 1:31
Veja essa noticia do washington Times
Former Vice President Al Gore on Thursday abruptly canceled a Dec. 16 personal appearance that was to be staged during the United Nations’ Climate Change Conference in Copenhagen, which begins next week.
Alexandre do Espírito Santo
-05/12/2009 às 1:29
O jornalismo brasileiro “chique” poderia tratar o assunto com equilíbrio, não poderia? Mas, optou pelo modismo barato. É por isso que sou a favor da desobrigação de diploma do curso de jornalismo para exercer a profissão.
o
-05/12/2009 às 1:29
Reinaldo,
um site interessante : http://xtronics.com/reference/globalwarming.htm
Um grande físico sobre as modelagens teóricas :
Freeman Dyson, professor of physics at the Institute for Advanced Study, in Princeton has this to say about the computer models:
“… I have studied the climate models and I know what they can do. The models solve the equations of fluid dynamics, and they do a very good job of describing the fluid motions of the atmosphere and the oceans. They do a very poor job of describing the clouds, the dust, the chemistry and the biology of fields and farms and forests. They do not begin to describe the real world that we live in. The real world is muddy and messy and full o
Oscar
-05/12/2009 às 1:26
Reinaldo,
isso tudo tem a ver com o tal de governo mundial.
Você podia falar um pouco sobre essa maluquice?
Vera L.
-05/12/2009 às 1:20
Reinaldo completando o comentário,pelo que li, ele acha quem nem existe o tal aquecimento global.
Vera L.
-05/12/2009 às 1:14
Reinaldo no blog do Geneton Morais Neto no G1, tem uma informação importante do primeiro homem que pisou na Lua,esteve em Santa Catarina e falou sobre o aquecimento global, veio de forma particular e a grande “mídia” nem ficou sabendo. Fala aquilo que sempre foi dito no blog, o homem tem pouquíssima influência no aquecimento global, ele acha que nem tem, dá uma olhada lá que vai ser legal. Já vou avisando para a petralha, isso não tem nada a ver com POLUIÇÃO, da Bahia de Guanabara, Tiete e o escambau, isso existe e tem que RESOLVER, ACABAR.
Mario
-05/12/2009 às 1:06
Quanto a Phil Jones, um farsante picareta, muito diferente da patralhada, mostrou que tem um mínimo de vergonha na cara e pediu o boné.
A petralhada bandida, mesmo após o INPE ter divulgado um documento científico mostrando e provando que não houve tempestades e raios capazes de causar danos às linhas de transmissão, tenta sustentar sua mentira, que não tem nenhuma lógica.
maria-maria
-05/12/2009 às 0:59
Há umas hstórias muito estranhas, envolvendo sociedades secretas, políticos - em especial, mas não só - americanos, a onu, relatadas em “A verdadeira história do clube Bilderberg” que, embora pareçam ficção, podem ser bem reais. A atuação da onu, o interesse em manipular dados e criar “necessidades” estaria ligada à formação de um Governo Mundial Único, de caráter totalitário, forjado (olha a loucura!) pelo grande capital e o comunismo.
flavio
-05/12/2009 às 0:49
“(…) começa a ficar evidente o que muita gente sensata vinha dizendo: no momento, a Terra está esfriando, não esquentando.”
Depende dos dados usados. A temperatura média global foi mais alta em 1998 do que em 2008, mas isso se deve ao fato de 1998 ter sido um ano excepcionalmente quente (a segunda temperatura mais alta desde 1880). 2008 também foi muito quente: a nona temperatura mais alta desde 1880.
Do ponto de vista científico, o que importa é a tendência. E dez dos recordes (sempre desde 1868) ocorreram nos últimos 13 anos. Ou seja, a tendência ao aquecimento é inegável.
Obs: minha fonte, novamente, é o artigo que saiu na última Economist (”Mail-strom”, na edição de 28 de novembro)
Elena Sofia Schmidt
-05/12/2009 às 0:40
Vamos tentar alguma racionalidade no tema. Sem dúvida o assunto é controverso. Os dois lados parecem apaixonados pelas próprias “verdades”. Vamos pelos interesses econômicos envolvidos:
1 - quais grupos econômicos ganham negando o aquecimento global? Vamos tentar nomeá-los?
2 - quais grupos econômicos ganham propagando o aquecimento global? Vamos tentar nomeá-los?
E se não são grupos econômicos, são grupos religiosos? ou ideológicos? ou raciais?
Ou o conflito é entre Estados? Salientar o aquecimento global seria uma manobra dos países desenvolvidos querendo frear o crescimento econômico ( supostamente poluidor ) dos países emergentes e dos países pobres? Isto é a crença do Lula e Dilma.
PHAH
-05/12/2009 às 0:37
…Como também COMEMORA que a nova chapa tenha sido derrotada, falando como felizmente a democracia venceu, e como o outro lado, que destruiria o Movimento Estudantil, não teve a preferência dos estudantes, mesmo após ter 40% dos votos.
O texto completo é muito longo para ser colocado aqui nos comentários, e não achei Link adequado na internet. Mas é muito mais revoltante do que qualquer coisa que aqui eu possa relatar.
A situação, porém, é grotesca, e prova a noção de democracia dos petralhas. Pra completar, um trecho do debate entre as chapas, que demonstra bem as opiniões atuais.
http://www.youtube.com/watch?v=u5_g9r7cEaI
A chapa nova é a “Reconquista”
flavio
-05/12/2009 às 0:37
“Mas o que faz ali o “to hide”???”
Saiu agora uma matéria na Economist sobre o episódio dos emails da East Anglia. A revista explica que, por razões desconhecidas, a análise de anéis de crescimento de árvores para medir temperaturas não funciona quando aplicada a certo período do passado, pois não bate com as temperaturas medidas diretamente na época. Ainda de acordo com a Economist, no trecho acima os cientistas estariam buscando usar um método estatístico (o tal “trick”) para compensar esta anomalia: isto corresponderia, portanto, a tentar *evitar* uma distorção nas estimativas de temperatura. Se este for realmente o caso, o email não revela nenhum desonestidade.
PHAH
-05/12/2009 às 0:31
(cont.) E, claro, tudo muito democraticamente, as urnas dos redutos da nova chapa foram anuladas, enquanto as outras, com fortes indícios de fraude, continuaram sendo consideradas. Isso inclui votos com a mesma letra, assinaturas diferentes, inclusive com uma urna desparecendo durante a apuração, e reaparecendo horas violada e com muitos votos a mais para a chapa que acabou ganhando.
Aí está o processo democrático dos Petralhas, que aliás defendem o fim do estado de Israel, defendem as açoes iranianas, e tudo o mais. Parece que ele vem fazendo escola por aí, não? Mais revoltante ainda são os comentários da chapa atual, que não só defende o que aconteceu, ignorando as situações relatadas…
Just-for-fun
-05/12/2009 às 0:27
Se equipes que trabalham com a previsão do tempo dizem que qual quer resultado acima de 15 dias a margem de erro fica tão gritante que seria como jogar dados, não seria muita arrogância essa turma do aquecimento global ficar propalando coisas para daqui a 30, 50, 100 anos?
Que tal perguntar ao Al Gore o AlGoritmo utilizado para se chegar a tais alardes, ou seria a mesma tática utilizada por aqueles que prometem o paraíso, mas só após a morte?
PHAH
-05/12/2009 às 0:27
(continuando)
No fim das contas, a chapa acabou perdendo por apenas 55 votos. Pode se disfarçar de processo democrático, mas tem muito mais por trás.
Após uma prévia das urnas do primeiro dia, a chapa aparecia com enorme vantagem sobre a segunda colocada (algo em torno de 800 votos), resultados liberados antes do término do terceiro dia de votação (são 3 dias diferentes). Estranhamente, nesse mesmo período tivemos casos no mínimo estranhos. Urnas foram roubadas, principalmente nas unidades onde os votos estavam sendo mais significativos, o que causou a anulação de diversos votos. Em outras unidades, urnas surgiam com centenas de votos a mais repentinamente (com maioria para a outra chapa)..
Marco
-05/12/2009 às 0:26
O gelo dos polos estão derretendo? Estão, e isto é um fato! Mas é um fato local. E outros fatos locais estão ocorrendo.
No entanto, com o conhecimento e a tecnologia que dispomos hoje, ainda não dá para definir como exatamente se comportará a temperatura no futuro. É preciso prudência no trato desse problema. Mas vale a pena pensar na natureza, no mundo. É nossa casa e nossas vidas.
Quanto aos caras de pau, eles estão por aí, em todos os lugares e atividades.
PHAH
-05/12/2009 às 0:21
(continuando)
Com tantas chapas de “oposição”, dessa vez tivemos uma chapa com propostas diferentes, com uma proposta apartidária (nenhum membro da diretoria poderia se filiar a partidos políticos), diferentemente de todas as outras, todas ligadas fortemente a partidos políticos. Fora isso, propunha votações e discussões via internet para facilitar o acesso a aqueles que não podem participar das assembléias, coisa de “século 21″ afinal de contas, entre outras propostas.
A chapa teve grande apoio dos estudantes, conquistando muitos votos, inclusive em locais onde, tradicionalmente, pouco se votava nessas eleições. Tudo seria muito bom, exceto… (continua)
PHAH
-05/12/2009 às 0:16
Não tem nada a ver com o tema, mas imagino que é algo digno de nota, e não sabia onde enviar.
Sou estudante da USP (não apenas aluno como os de certos grupos), e nesse momento estamos passando pelo processo eleitoral para o DCE da USP, a entidade que, teóricamente, representa o interesse dos estudantes, e que foi responsável pelas decisões “coletivas e democráticas” que levaram à invasão da reitoria, confrontos com a PM e toda a palhaçada que aconteceu esse ano e ano passado.
Entre outras coisas, é bom notar que, em geral, todas as chapas se declaram como de oposição, inclusive a chapa que se encontra no poder e pretende a reeleição. Mas deixemos a lógica disso para a esquerdalha. (cont…
Pampeano De Novo
-05/12/2009 às 0:16
Será que o Programa de Aceleração do Aquecimento também está esfriando?
Dilúvio O Nosso Dilúvio
-05/12/2009 às 0:13
Calma pessoal, são só Graus Celsius não contabilizados!
Pampeano
-05/12/2009 às 0:08
Tchê Tio Rei, todo mundo sabe que aqui no Rio Grande o inverno sempre foi, e sempre vai ser, de renguear cusco.
Como é que esses viventes do norte querem nos empurrar goela abaixo que o minuano está amornando? Manda eles pra cá lá por abril e eles vão parar com essa idiotice antes de chegar o meio de julho…
Agora, que o tempo está esquentando pra eles, isso parece que está. E acho que vai esquentar mais do que relhaço no lombo, que é o que esses “cientistas” estão precisando…
Rose Perito
-05/12/2009 às 0:07
Infelizmente muita gente (empresas, ongs, cientistas, autores e etc) ganham dinheiro com a divulgação de iminintes catástrofes climáticas.
Não estou dizendo que quem polui, desmata e agride o planeta esteja corretp: temos que conscientizar os seres humanos que a natureza está aí e precisa ser bem tratada. Vamos cuidar do nosso quintal, do nosso jardim, da nossa rua e assim vai… cada um fazendo a sua pequena parte resultará numa cidade mais limpa (em todos os sentidos) e num planeta mais limpo.
Mas chega de ecoterrorismo: vamos deixar que o outro lado (estudiosos que argumentam que o esquenta/esfria do planeta é cíclico) também possa apresentar suas conclusões.
Renato Santos
-05/12/2009 às 0:03
Neste assunto do clima eu discordo das opiniões geralmente expressas neste blog. A despeito desta fraude (elas acontecem em todos os ramos da ciência), é evidente que é real a interferência do homem no clima. Entendo que há por aqui irritação com a postura fatalista dos esquerdo-ludistas, mas isto não justifica negar o fenomeno. O clima na terra sempre foi instavel e os seres vivos sempre interferiram no mesmo - basta lembrar que a nossa atmosfera foi gerada por bacterias! Agora simplesmente chegou a nossa vez de bagunçar o coreto!
Mario
-05/12/2009 às 0:02
A Terra está esquentando?
“Antes fosse verdade porque a história mostra que nos períodos mais quentes a produção de alimentos foi maior, assim como o progresso da humanidade foi mais acelerado.” — Luiz Carlos Molion, doutor em meteorologia, formado na Inglaterra e nos EEUU, representante da América do Sul na Organização Meteorológica Mundial e professor da Universidade Federal de Alagoas.
Ouçam esta entrevista esclarecedora e perfeitamente fundamentada:
http://www.uel.br/uelfm/arquivo.php?id=2409
Paulo Revoltado
-04/12/2009 às 23:59
Reinaldo, voce é F… com PH! Ao ler suas considerações sobre o assunto(um dos poucos que não chegava a discordar, mas tinha dúvidas) cheguei a pensar que poderia estar errado, porém guardei a vontade de contestá-lo porque, para ter escrito, deveria estar muito bem fundamentado, como em todos os seus textos. Agora, acho que realmente tem razão! Vamos ver como os cientistas e alarmistas tratam do assundo daqui pra frente.
Esta é para os PeTralhas: em matéria de meio ambiente, achei as inúmeras cidades que conheci aqui nos EUA(inclusive NY) bem menos poluídas que as brasileiras, os rios são incomparávelmente mais limpos e existem muito mais animais silvestres em zonas urbanas!
Johnny
-04/12/2009 às 23:46
Acho cedo demais pra proclamar da forma pretensiosa que este post se propôs, a “derrota final ” da teoria do aquecimento, assim como acho bocó aderir à grita dos que acham que o planeta vai ferver amanhã. O planeta esquenta e esfria há milhões de anos, e toda ciência de hoje não é o bastante para saber o que realmente está acontecendo. Pode ser uma dinâmica do planeta com o bicho homem dando sua nefasta mãozinha.
Uma coisa é certa: o homem dilapida o planeta com voracidade e inconsequência assustadores. Um dia virá a conta.
Jonnny
Carlo Germani
-04/12/2009 às 23:36
Caro Reinaldo,
Quando você diz: ” havia me destinado a falar sobre o aquecimento global,mas a conversa tomou outro rumo…”
Este tipo de desvio é proposital em Jô Soares (o qual considero um péssimo entrevistador). Em outro post,comentei: percebeu as mensagens subliminares no cenário do programa?
Pois é! Jô, rede Globo,bispo Macedo, (…) estão todos subservientes ao projeto em execução da Nova Ordem Mundial.
TITO
-04/12/2009 às 23:34
Boa noite Reinaldo,
Prá começar tenho que admitir que aquecimento global não é a minha praia, mas isso não me impede de me manter razoavelmente informado sobre meio ambiente e sustentabilidade.Felizmente minha iniciação não começou com o filme do Al Gore.Foi no antigo científico estudando Biologia é que tomei conhecimento da Ecologia,equilíbrio e desequilibrio dos ecosistemas,etc.Não há como ignorar que as pesquisas sobre meio ambiente evoluiram muito com a tecnologia,existe gente séria pesquisando nessa área,assim como está cheio de picaretas, que aproveitam para criar essa sinistrose.Mas supor que o planeta suporta o mesmo grau de deterioração para sempre é no mínimo uma leviandade.
Maria
-04/12/2009 às 23:27
Estamos todos indignados com tudo isso!
Carlo Germani
-04/12/2009 às 23:24
Caro Reinaldo,
O aquecimento global é mais uma farsa do governo oculto mundial.
Existe aquecimento (ilhas de calor) nos grandes centros habitacionais (urbanização e suas causas: concreto,asfalto,impermeabilização do solo (…), que aumentam a temperatura local e não planetária. (Ex: São Paulo)
Poluição ambiental local é diferente de aquecimento global por emissão de CO2.
Esta farsa tem por objetivo,o fim da industrialização no planeta.
O grande responsável é o ser humano, logo,deve ser eliminado ( redução populacional é uma das metas da Nova Ordem Mundial).
Desafio:Por que os meios de comunicação não questionam o projeto HAARP (controle e alteração do clima) ?
Marilena
-04/12/2009 às 23:17
Eu já me esforcei, mas nenhum artigo ou debate sobre as questões climáticas, conseguiu capturar minha atenção, por mais de cinco minutos.
Será que nesses momentos algum anjinho desceu do céu e soprou alguma idéia melhor aos meus ouvidos e me dispersou? (risos)
Aranha
-04/12/2009 às 23:16
Brrr!
Ivan
-04/12/2009 às 23:15
Creio qu essa matéria do The Economist é interessante para todos os leitores do site.
http://www.economist.com/sciencetechnology/displayStory.cfm?story_id=15051965&source=features_box_main
Roberto
-04/12/2009 às 23:14
Isso mesmo. Não está acontecendo nada com o planeta não pessoal. Vamos continuar poluindo, fazendo as empresas ganhar milhões… Este é o caimho correto… Parabéns pra vocês, pessoas “inteligentes”.
REINALDO RESPONDE
Quem disse ou escreveu isso? Quer dizer que negar a paranóia do aquecimento é optar pelo vale-tudo? Deixe de ser doido, rapaz!
Paulo Murilo
-04/12/2009 às 22:58
Olá, Reinaldo. Acho que foi anteontem que, quando assistia ao Jornal da Globo, disse um “aleluia irmãos!”. William Waack falou sobre esse caso, mas com cautela. Disse que os dados “estariam sendo manipulados para reforçar a tese do aquescimento global”.
Mac
-04/12/2009 às 22:58
Nunca acreditei nessa falácia de “aquecimento global”.
Certamente tem muita gente ganhando dinheiro com essa mentira!
Agora só falta os Haker’s (é assim que se escreve?) desmascararem a turma que demomiza o cigarro!
atojr
-04/12/2009 às 22:55
O tal do aquecimento global faz parte da orquestração esquerdista, tal qual “zÉ da Laia” foi “deposto”. É muito dificil pra quem acompanha o que ocorre no mundo, pela internet ou outra mídia, e que não seja ligado a qualquer grupo politico, pensar de modo “universal” e achar que o que se divulgar deve ser levado a sério. O esquerdismo bocó, antiamericanista, que endeusa o beiçudo, Fidel e o próprio Lula,sequestrando os nobres ideais de Símon Bolívar,me faz imaginar que é uma reverberação do esquerdismo enterrado da europa ou da Ásia.E pasmem,ainda queremos que os EUA e Rússia enterrem suas armas atômicas, mesmo que elas nunca tenham ameaçado varrer ninguem, como fez Marmoud.
Ana
-04/12/2009 às 22:53
E esse post to Gerald Warner e muito bom, alem de engracado, fazendo piadas com a BBC pra criancas, que esta contaminada com a religiao da mudanca climatica!
http://blogs.telegraph.co.uk/news/geraldwarner/100018373/climategate-the-phil-jones-university-could-break-into-childrens-television-big-time/
Heitor
-04/12/2009 às 22:44
Agora mesmo está frio em Indaiatuba desde cedo.
A pergunta é: porque mentiram?
Por que Al Gore Mentiu?
Onde fica a ciência nisto tudo.
Teria sido para forçar uma política anti-petrolífera?
Por que os gelo dos pólos diminuem se estamos esfriando?
Não faz sentido.
O gelo diminui porque há menos umidade nos polos … Será?
Na geladeira de casa, se não há umidade, o gelo diminui …
Mistério …
Heitor
-04/12/2009 às 22:36
Não dá para acreditar em aquecimento global com estas frentes frias causando tornados no Sul do país e muita chuva e tempestades no resto do Brasil. As frentes frias estão mais potentes do que antes.
Já desconfiava deste Al Gore quando ele resolveu combater o aquecimento global com a poluição sonora de Shows de Rock. ainda viajando de jatinho.
Sharp Random
-04/12/2009 às 22:36
Que passe batido.
É o eixo da terra que está se verticalizando e provocando as alterações tanto dos pólos magnéticos quanto do clima.
Sistemas reagem sobre sistemas.
Órbitas influenciam e são influenciadas.
Tudo na natureza é cíclico.
O povo precisa de uma motivação para evoluir, se o amor não os desperta que seja a própria sobrevivência o fator preponderante.
Amém.
Gabriel Nunes
-04/12/2009 às 22:32
Mais um engôdo globalista desmascarado.
Maria
-04/12/2009 às 22:31
Os poderosos vão para a Dinamarca com um propósito infame.Mas terão de tirar a máscara de bondade e expor seus verdadeiros motivos.As justificativas que carregam em seus estudos cientificos são falsas. Os que verdadeiramente prezam a dúvida como motor do conhecimento, já deram sua palavra. A má notícia é que os políticos só ouvem a própria voz. Henrique Dmyterko já havia alertado sobre a “ECOVIGARICE”.Estas emissões chamadas de “antropogências” saltaram de 2 bilhões para 35 bilhões de toneladas anuais e a natureza absorveu tudo! Tudinho! E depois querem prender os agricultores que plantam alimentos, e deixam os narcotraficantes soltos.
Nobelda...
-04/12/2009 às 22:25
A verdade um dia aparece, e a calhorda paga o mico.
No Brasil demora um pouco, mas um dia aparecerá também.
PauloFRC
-04/12/2009 às 22:10
Aqui a cópia do tratado de Copenhagen, que pretende colocar sob os pés do Governo Mundial a nossa constituição..
http://wattsupwiththat.files.wordpress.com/2009/10/un-fccc-copenhagen-2009.pdf
Lula já assinou esta bagaça?
Ferrabraz
-04/12/2009 às 22:08
Este assunto, clima, que caiu na mão de políticos e que não tem a mínima idéia o que falam.
Se os céticos tiverem razão, e eu me incluo nesta categoria, precisamos nos preocupar é com a educação para a conservação de energia, com a reciclagem dos materiais, com o fim da sujeira ambiental que causamos.
Se os radicais tiverem razão, a quantidade de carbono na atmosfera já é demais. Não sobra mais nada para paises pobres, teriam que congelar a evolução economica, até a tecnologia barata para produzir energia aparecer.E os ricos teriam que ceder uns 50% da produção da energia que já usam.
Não acho possível! Tem muita antropofagia e antropofobia nestes movimentos da redução do CO2.
Anônimo
-04/12/2009 às 22:06
De quem ele - “cientista” - recebeu os dez milhões?
Menelau Santos
-04/12/2009 às 22:05
Certíssimo de novo Reinaldo !
Eu vinha sendo motivo de chacota na minha empresa quando dizia que o aquecimento global estava sendo “fabricado”. Graças às suas leituras e ao programa do True Outspeak do Prof. Olavo de Carvalho, não embarquei nessa lorota.
um abraço
Luciano Marques (correspondente do Blog à Paris)
-04/12/2009 às 21:56
Pois é, aqui na França, tudo indica que este inverno, assim como o precedente, será extemamente duro. Em janeiro a temperatura chegou a 15° negativos.
Titus Petronius
-04/12/2009 às 21:56
O cara renunciou após meter no bolso 10 milhões de dólares, que foi o que ele arrecadou dos trouxas para suas pesquisas. Com um currículo desses, já pode pleitear uma vaga de caixa de campanha nas próximas eleições…
patricia m.
-04/12/2009 às 21:55
Melhor no original, as usual. Essas traduções em geral são horrendas.
“You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time.”
É atribuída a Lincoln.
simplesmente maria
-04/12/2009 às 21:52
Eu havia noticiado isso em comentário postado neste blog há coisa de três semanas, em pensando que o tema suscitaria seu interesse.
LIMA
-04/12/2009 às 21:49
REINALDO.
SERÁ QUE O ESPERTALHÃO, QUE MANIPULOU OS DADOS, NÃO É UM PETRALHA? ELE DEVE TER SE APRIMORADO COM A TURMA DO MENSALÃO E LOGO VAI DIZER QUE A TRAMA NÃO EXISTIU.
patricia m.
-04/12/2009 às 21:43
Um dia, Reinaldao, a verdade sempre vem à tona. Ou a velha citada sempre “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”
Na internet achei essa frase como sendo de Lincoln, será que é verdade? Sendo ou não, se encaixa na situação…
Lúcio
-04/12/2009 às 21:35
A propósito ontem, com três semanas de atraso, vi a primeira notícia na imprensa nacional sobre o Climategate. Foi na Globo News, e aportuguesaram para “Climagate”. Surpreendentemente, o jeito como noticiaram foi bem equilibrado, na contramão da verdice da emissora. Disseram que o escândalo não deve mudar a visão mainstream do aquecimento global (o que é verdade, ao menos no curto prazo) mas DESCERAM O PAU na ética dos cientistas, com um dos comentaristas chegando a dizer que os emails lembram bilhetes de adolescentes trocados em sala de aula, que subitamente são descobertos e matam todos de vergonha. E ainda foi observado que impacto político é considerável, agora às vésperas da COP-15.
Newman
-04/12/2009 às 21:34
Mais respeito ao mencionar o nome de Al Gore. Afinal, o homem é o “Pai da Internet”, segundo ele se auto-intitulou durante a campanha para a presidência dos EUA em 2000.
Agora sério, o sujeitinho é de um egocentrismo terrível. Se eleito presidente aposto que teria sido um período muito divertido para os críticos.