02/11/2010
às 7:57FHC: “Não estou mais disposto a dar endosso a um PSDB que não defenda a sua história”
Por Maria Cristina Frias e Vinicius Mota, na Folha:
“Não estou mais disposto a dar endosso a um PSDB que não defenda a sua história”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), ontem, em entrevista no instituto que leva seu nome, no centro de SP. Presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique defende que o partido anuncie dois anos antes das eleições presidenciais seu candidato. “O PSDB não pode ficar enrolando até o final para saber se é A, B, C ou D.” O ex-presidente diz que Lula “desrespeitou a lei abundantemente” na campanha e que promove “um complexo sindical-burocrático-industrial, que escolhe vencedores, o que leva ao protecionismo”. Para FHC, a tradição brasileira de “corporativismo estatizante está voltando”. Lula é uma “metamorfose ambulante que faz a mediação de tudo com tudo”.
Folha - José Serra aproveitou a oportunidade do segundo turno como deveria?
Fernando Henrique Cardoso - Serra foi fiel ao estilo dele. Tomou as decisões na campanha, com o [marqueterio Luiz] Gonzalez. Não fez diferente do que se esperaria de Serra como um candidato que define uma linha e vai em frente. O PSDB, e não o Serra, tem outros problemas mais complicados. Precisa ter uma linguagem que expresse o coletivo. Os candidatos esqueceram a campanha e não definiram o futuro. O nosso futuro vai ser fornecer produtos primários? Ou vamos desenvolver inovação, a educação, a industrialização? Isso não foi posto.
O governo Lula patrocina a formação de grandes empresas, uma espécie de complexo “industrial-burocrático”. Qual a diferença para o seu governo, que também usou o BNDES nas privatizações?
Tudo é uma questão de medida. Os fundos [de pensão] entraram na privatização porque já tinham ações nas teles e participar do grupo de controle lhes dava vantagem. Mas tive sempre o cuidado da diversificação. O problema agora é de gigantismo de uns poucos grupos, nesse complexo, que na verdade é sindical-burocrático-industrial, com forte orientação de escolher os vencedores. Isso é arriscado do ponto de vista político e leva ao protecionismo.
A fila do PSDB andou? Chegou a vez de Aécio Neves para presidente?
Eu não posso dizer que passou a primeiro lugar, mas que o Aécio se saiu bem nessa campanha, se saiu. Não posso dizer que passou a primeiro lugar porque o Serra mostrou persistência e teve um desempenho razoável. Não diria que existe um candidato que diga “Eu naturalmente serei”. Mas o PSDB também não pode ficar enrolando até o final para saber se é A, B, C ou D. Dentro de dois anos temos de decidir quem é e esse “é” e tem de ser de todo mundo, tem de ser coletivo. Não estou disposto mais a dar endosso a um PSDB que não defenda a sua história. Tem limites para isso, porque não dá certo. Tem de defender o que nós fizemos. A privatização das teles foi boa para o povo, para o Tesouro e para o país. Do ponto de vista econômico, as questões estão bem encaminhadas. O problema não é saber se a economia vai crescer, é se a sociedade vai ser melhor.
Houve sinais do que o sr. chama de “espírito” da democracia no processo eleitoral?
Não vejo. O presidente Lula desrespeitou a lei abundantemente. Na cultura política, regredimos. Não digo do lado da mecânica institucional -a eleição foi limpa. Mas na cultura política, demos um passo para trás, no caso do comportamento [de Lula] e da aceitação da transgressão, como se fosse banal. Aqui ocorre outra confusão: pensar que democracia é simplesmente fazer as condições de vida melhorarem. Ela é também, mas não se esqueça que ditaduras fazem isso mais depressa.
(…)
A dose dos marqueteiros nas campanhas está exagerada?
Sim, em todas as campanhas. Nós entramos num marquetismo perigoso, que despolitiza. Hoje a campanha faz pesquisas e vê o que a população quer naquele momento. A população sempre quer educação, saúde e segurança, e então você organiza tudo em termos de educação, saúde e segurança. Sem perceber que a verdadeira questão é como você transforma em problema algo que a população não percebeu ainda como problema. Liderar é isso. Você abre um caminho. A pesquisa é útil não para você repetir o que ela disse, mas para tentar influenciar o comportamento a partir de seus valores. O que nós temos na campanha é a reafirmação dos clichês colhidos nas pesquisas. Onde é que está a liderança política, que é justamente você propor valor novo. O líder muda, não segue. Aqui


Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
110 Comentários
O Caipira
-05/02/2011 às 10:32
Fernando Henrique disse que acredita recuperar a dignidade dos políticos em meio a este descrédito nacional, Álvaro Dias promete ser implacavél e fiscalizar o governo atrás da corrupção,lembrando que o Brasil é um dos primeiros países no rol da corrupção, já Sérgio Guerra se gaba dizendo que o PSDB governa metade do Brasil. Em resumo se eles fizerem uma faxina atrás dos corruptos dentro do próprio partido o Brasil em breve estará livre da metade dos corruptos do Brasil e melhor colocado no Ranking mundial.!!!
Silvia Lima
-05/11/2010 às 20:21
O sociologo Fernando Henrique cardoso pouco fez pelo Brasil e seu partido muito menos,ele antes de ser eleito nem nesse pais morava,quando presidente viajou muito conhecendo museus e buscando titulos, Estadista? um Presidente que ignora a historia de seu povo não deve receber esse titulo.
A HISTORIA SÓ NOS PROVARÁ QUE ESTAMOS MUITO , MAIS MUITO MESMO MELHOR SEM ELE.
Adriane
-03/11/2010 às 16:48
O PSDB parece aquela poesia do Drummond: FHC não gosta do Serra que não gosta do Aécio que não gosta do Alckmin que não gosta de ninguém.
gercy
-03/11/2010 às 15:42
É sempre gratificante ler o que um verdadeiro estadista fala. Tenho um orgulho danado de ter votado 2 vezes em FHC. Não consigo entender esta postura do PSDB de fica escondendo o nosso melhor trunfo: o governo de FHC.Se ele terminou seu mandato com popularidade em baixa e inflação em alta, foi graças aos bardeneiros de plantão (PT) e também a desconfiança do mercado financeiro em relação a eminente chegada ao poder do sr LULA, pois o mesmo não transmitia segurança . Fico impressionada tb com o silêncio da maioria da imprensa que tb se cala e não àquele bebun que se ele fez um bom governo, foi graças a arrumaçao feita em todos os setores pelo FHC. Agora, não adianta chorarv o leite derramado. A oposição tem que se comportar como oposição e não como animadores de auditório.
Sergio
-03/11/2010 às 15:24
O grande homem público FHC pede um PSDB que “defenda a sua história”, contudo, isto deve ser feito por homens e mulheres solteiros e dispostos a tudo!
Na década de noventa quando o PT com uma potencial virulência de caça às bruxas pregava a destituição de FHC, por qualquer motivo, até mesmo se ele espirrasse, somente poucos defendiam o mesmo…
E o que mais defendia o presidente teve um destino estranho em 98, pois sumiu da cena nacional ainda, relativamente, jovem, de uma maneira estranha que lembra a morte de Tancredo ou o sumiço de Ulisses!
Pois a defese de FHC deve ser feita por um exército de homens e mulheres preparados para tudo, inclusive passar para outro plano de vida, pois defender FHC significa atacar um partido que age como um exército muito eficiente e bastante virulento…
Pois o PT não é um partido cristão, não conhece Cristo, mas conhece bem Stalin e Lenin! Quando o Cristo diz: “Amai os vossos inimigos”, parece exigir ao menos: não permitais que o ódio e a mentira, quaisquer que sejam as suas máscaras e em que grau seja, se tornem princípio e principal imperativo dos programas eleitorais… Contudo, vimos que os programas eleitorais do PT foram amplamente baseados na mentira e no ódio, pois a arte de governar petista é uma pura técnica de conservação do poder, que traz consigo um lema bem maquiavélico: “os fins justificam o meio”.
Rere
-03/11/2010 às 12:37
E Viva Fernando Henrique! O PSDB e o Serra o puseram de escanteio nessas eleições atentando contra a sabedoria. A História tem que ser respeitada. A campanha de Serra foi um erro crasso do começo ao fim. Algumas pessoas desse blog, como eu, falaram reiteradas vezes das besteiras cometidas todos esses meses. Mas o núcleo do desastre na minha opinião foi a total falta de comunicação de Serra ao falar para o auditório. Parecia um professor chato dando aula para ele mesmo. Quem já teve professor chato na escola ou na faculdade sabe bem do que falo. Que o PSDB tire lições dos erros. Comecem por ler mais e escutar mais FHC que sabe bem das coisas.
Danna - DF
-03/11/2010 às 10:45
Deu para notar, no comentário de FHC, que algo não ficou bem resolvido internamente no PSDB na candidatura do Serra. Visivelmente os caciques, como FHC e Aécio, ficaram magoados por não serem muito consultados ou terem sido mais envolvidos por Serra na campanha. “Ele se fechou com o marqueteiro”, disse FHC e Aécio afirmou que “Serra queria apoio eleitoral mas não político”. Por aí fica visível. Não sei se Serra realmente deveria ter ouvido mais para obter mais apoio, mas enquanto o PSDB ficar com estas divisões internas e não fechar mesmo em torno de um candidato ficará difícil fazer frente a um PT cada vez mais descarado, jogando na base do vale tudo.
SOU PSDBISTA!!!
-03/11/2010 às 1:20
QUANDO COMEÇOU A CAMPANHA PARA PRESIDENTE, NOIS DO PSDB, JÁ PERDIA, NA CORRIDA DA CAMPANHA, POIS O LULA A MUITO TEMPO JÁ FAZIA A DA DILMA! E NÃO TEVE NINGUEM PARA RECLAMAR DO LULA, A ILEGALIDADE, FORA DE PRAZO, A JUSTIÇA, FICOU SÊGA MESMO, PARADA, NÃO DEU A MENOR ATENÇÃO! PORTANTO, ESTOU DE PLENO ACORDO COM O EX. PRESIDENTE FHC! ECHEI QUE TERIAMOS O DEVER DE TER CONVIDADO O EX. PRES. FHC, PARA INTEGRAR A COMPANHA, SERIA A MAIOR HONESTIDADE A SER FEITA À UM HOMEM NA ESTIRPE DE FHC. POR ISSO MAIS UMA VEZ, QUERO DIZER QUE, O PSDB, TEM QUE TOMAR UMA POSIÇÃO DE AGORA POR DIANTE, DE OPOSIÇÃO COM EXTREMO VIGOR!CASO CONTRARIO IREMOS PENAR, NÃO SABEMOS ATÉ QUANDO!!!!!!!!!
Jackson
-03/11/2010 às 0:32
Que maravilha ler FHC, isto nos da uma espseranca de que o Brasil pode se livrar do PT, so depende da opsicao.Reinaldo,por favor, continue escrevendo, quem sabe o PSDB, aprenda alguma coisa.Abracos.Fique com Deus.
Gilberto Costa
-02/11/2010 às 22:38
Infelizmente, mesmo sendo PSDBista desde Mário Covas(que saudade…), acabei não votando no FHC para Presidente. Mas… este sim é, foi e sempre será MEU PRESIDENTE.
Claudia
-02/11/2010 às 22:16
Caro Reinaldo:
Tomo a liberdade de dirigir-me a você e ao Presidente Fernando Henrique Cardoso. Estou com vocês e não abro. Como eleitora, também não estou mais disposta a dar endosso a um PSDB que não defende sua história. A eleição da Dilma não é sucesso do Lula, é culpa do Serra e do Aécio que não honraram a história do PSDB. Acordem. Ou basta.Como eu milhares de outros eleitores não queriam o genérico do Lula. Queríamos o oposto dele, o estadista e não o CEO e buscamos isso na história do PSDB. Infelizmente não encontramos nem no Serra e nem no Aécio, em que pese sua eleição. O quinhão de responsabilidade deste na derrota é inegável. Mais uma vez.
José
-02/11/2010 às 21:33
É,… demorou, mas se manifestou…
Eu resumiria as palavras de Fernando Henrique em uma frase:
“Jacaré que cochila, vira bolsa”
E também penso que se o PSDB quiser aspirar algum dia a voltar ao Planalto, deve se unir em torno de uma filosofia única.
Tenho amigo, integrante de diretório do PSDB e que já ocupou cargo em estatal, em nome do Partido, que se diz “de esquerda”.
Aqui, pelos “pampas”, existe um ditado tradicionalista que diz que “um povo sem tradição, é um povo sem alma”.
O mesmo se aplica às agremiações políticas…
A direção que o PSDB tomou, a partir do Plano Real é de direita e ponto…. quem se achar incomodado com isso, procure outro partido, inclusive o PT que é o mais esquerdo de todos.
Que houve prejuízo na coordenação da campanha por causa de divisão ideológica interna, isso houve, não tenho a menor dúvida; e se quiserem ganhar eleição, vão ter que unificar a linguagem, um falar Inglês e o outro, Russo, como diria Ferando Henrique, nos velhos tempos,… assim não dá… assim não é possível…
Francisco Magalhães Barros Junior
-02/11/2010 às 21:30
FHC, deveria ter disputado o Senado, para liderar a oposiçao. Vejam o caso da carepa, ainda está vertendo lágrimas pela derrota e jáo se proclamou “líder” da oposição no Pará.
João
-02/11/2010 às 21:28
Caro Reinaldo e caros internautas. O PSDB não tem coragem de assumir o maior feito econômico do Brasil dos últimos 20 anos que foi a privatização das ineficientes estatais. Governo tem que se responsabilizar por segurança, saúde e educação todo o resto é cabide de empregos.Acredito que no Brasil nós precisamos de um partido de direita que se assuma como tal e que defenda as bandeiras históricas da direita como estado mínimo, ordem, liberdade de imprensa e liberdade individual.
Monge
-02/11/2010 às 19:52
A história lhe será justa!
Sergio Seloti Jr
-02/11/2010 às 19:33
Demorou 8 anos para tomar posição, FHC. Ainda o considero nosso melhor presidente (como figura institucional), mas o PSDB ainda é o partido do muro (e deve, em breve, perder o lugar pra Marina “muro” Silva)
Sobre Aécio, concordo com FHC. Um pouco de ponderação é bom. Ele tem algumas questões de ordem pessoal que vão “aparecer na mídia” se ele enfrentar o PT nacional. E ele deveria estar preocupado com isso.
c.c. a patrulha
-02/11/2010 às 19:27
Caro Reinaldo,
O problema de Minas é você anda, anda e nunca chega em
Ipanema.
Já o Aécio não sai de Ipanema.
otacilio
-02/11/2010 às 19:18
Ah, se tivésemos mais políticos (estadistas) como FHC…Certamente, o Brasil que queremos não estaria tão distante.
C.R.
-02/11/2010 às 19:18
FHC teve lucidez para dizer o quê já deveria ter dito à época de elição de Alckmin.
Faltou afirmar que, além de anunciar o nome do candidato com dois anos de antecedência
é necessário fazer oposição o tempo inteiro, o que convenhamos não ocorreu.
Já tratamos aqui do fato de Serra e seu marketeiro terem errado feio ao colar a imagem de Serra a de Lula e de dar idéia de continuismo. Faltou mostrar que seu governo faria a mudança nos valores, nos princípios.
A militância fez a diferença sim. Em muitas ocasiões defendíamos Serra, mesmo revoltados com os rumos de sua campanha. FHC estava presente na passeata, ocorrida às vésperas das eleições, no centro de São Paulo. Acredito que tenha visto a grande quantidade de pessoas que se fizeram presentes - eu era uma delas -, certamente percebeu que os militantes do PSDB não tem por hábito sair às ruas, o que é uma grande falha da classe média. O quê isso significou? Que o povo que votou em Serra, deu aval ao seu governo também e que eles poderão contar conosco. Espero que não abandonem esses 44 milhões de eleitores e que nos honrem e respeitem, dando continuidade à oposição e se unindo. Cansei de assistir tucanos com projetos pessoais de poder ficarem magoadinhos e não entrarem na campanha do PARTIDO.
Que a oposição pense Brasil, tenha voz e coragem, se una de verdade ou nunca conseguirão vencer o lulopetistmo…por mais que nos esforcemos.
Claudio Anti-lulismo e petismo
-02/11/2010 às 18:55
Só corrigindo duas coisas:
Serra não teve um desempenho “razoável”, sr. FHC, e sim um ótimo, considerando-se que enfrentou uma gigantesca máquina;
Aécio só “se saiu bem nessa campanha” em MG, terra dele. Na eleição nacional ele foi medíocre, como sempre.
P.S.: E da militância ele não disse nada? Nós, militantes, fomos os verdadeiros carregadores de piano nessas eleições. Viva a brava militância dos 3%!, tamanho não é documento! Vacila conosco Lula que tu vai quebrar a tua cara, pinguço!
c.c. a patrulha
-02/11/2010 às 18:43
Caro Reinaldo,
O pessoal do PSDB e DEM, poderia ter um pouco de humildade
e se curvar à sua lógica, sua Reinaldo Azevedo e visitar
o seu blog.Estou delirando?
Comento ( eu levando uma de Reinaldo Azevedo).
Este blog aqui, sob o seu comando, praticamente empurrou
o candidato José Serra para o 2º turno.Isso é um fato!
Os dirigentes do PSDB foram tíbios, hesitantes, sem lá
muita convicção; eles cairam como pato na propaganda do
PT, não fosse você e a VEJA, teriam entregue a rapadura
já no 1º turno.O PSDB lhe deve muito.
Jose
-02/11/2010 às 18:37
Nunca e tarde para corrigir os erros.
Espero que o PSDB preste atençao as sabias palavras do ex presidente e passe por uma grande transformação visando o futuro, deixando de ser um partido de centro-esquerda para a centro-direita, so assim chagara novamente ao governo
Raissa Pedra
-02/11/2010 às 18:32
REINALDO.
Mário das 11:49,ao postar o texto do Blog do Coronel,
Coturno Noturno,me tirou toda e qualquer argumentação,pois
disse tudo o que penso,assim faço deste comentário também o meu,só com um pequeno acréscimo:Já votei em FHC,hoje não voto nele,em Lula e nem em candidato do PT.
Obrigada Mario,salvei seu comentário e vou repassar.
c.c. a patrulha
-02/11/2010 às 18:25
Caro Reinaldo,
Concordo plenamente com ANÔNIMO - 10:58.
O PSDB e DEM não podem mostrar a cara só de 4 em 4 anos.
O professor Olavo de Carvalho expressa muito bem a diferença
entre o político clássico e o revolucionário.
barbarah.net
-02/11/2010 às 18:11
Grande, FHC!
Ziu
-02/11/2010 às 18:03
Reinaldo,
Excelente a entrevista do presidente Fernando Henrique Cardoso, com o seu raciocínio sempre claro e preciso sobre o que ele quer expressar.
Este país é muito afortunado por ter tido uma figura com a grandeza do presidente Fernando Henrique, no comando deste Brasil (e digo presidente mesmo, posto que foi, é, e sempre será o grande Estadista que mudou o Brasil de um país tacanho, para um país moderno).
Contudo não teve o reconhecimento merecidissimo, quer por parte da população, que creio não o fez ainda dado o grau de ignorância e desinformação, bem como pelo discurso vagabundo, pérfido, vigarista do Lula e do seu PT, que por inveja e a mediocridade que os incapacita para fazer melhor do que fez o presidente Fernando Henrique, não deram trégua na tentativa (que ao fim e ao cabo se mostrará felizmente frustrada), de desconstruir a pessoa e todo o trabalho que ele legou a este país, inclusive permitindo que o pulha do Lula, dele se apropriasse e usufruisse com a maior cara de pau, como é bem costumeiro deste desqualificado que ainda des-governa o Brasil.
Porém não existe justificativa para que o seu partido, o PSDB, não tenha defendido até hoje o legado que este grande homem deixou para o Brasil, inclusive escondendo o presidente do grande público, como fizeram nesta eleição.
O PSDB perdeu a eleição com Serra, e é muito bem merecida esta perda, pois quem não tem a coragem e a decência de defender o presidente Fernando Henrique e o seu legado, não merece ganhar coisa alguma.
E está muito correto o presidente Fernando Henrique em não querer continuar dando sustentação a um partido que dele se envergonha, pois os seus integrantes não têm a grandeza suficiente para privar de tão ilustre companhia.
Mas que não tenhámos dúvidas: A História fará justiça ao presidente Fernando Henrique Cardoso!!!
Rose
-02/11/2010 às 17:54
Concordo com o Filósofo das 16:20: FHC é o que há de melhor no PSDB.
anonimo
-02/11/2010 às 17:39
Leio agora o tópico (e não a matéria) no estadao.com afirmando que PSDB critica Serra.
Uma ova, quem são os críticos? Aécio? Sérgio Guerra? Virgílio?
Ah, tá!
Quero ver qual deles conseguiu os votos de Serra!
PSDB, por favor, esquece Aécio - vão perder de novo. Eu não voto nele, porque falhou 3 vezes. Acabou!
Bruce
-02/11/2010 às 17:11
Esse foi um dos principais erros do Serra, utilizou muito pouco os feitos do governo de Fernando Henrique, governo esse, que colocou o país nos trilhos. O Serra perdeu para ele mesmo, andou muito sozinho nessa campanha. Espero que na próximo pleito, o candidato bata no peito e diga que pertenceu ao governo que transformou o Brasil.
Mario Cesario
-02/11/2010 às 17:02
FHC parece sinalizar sua preferência por Aécio Neves…
Sandra
-02/11/2010 às 16:54
O PSDB precisa começar a se defender. Batem em FHC, Yeda, Arthur Virgílio,… e nada de troco.
Adorei Aloysio Nunes. Lula disse que Serra saiu nenor das eleições do que entrou e ele deu o troco NA HORA.
carlos amendola
-02/11/2010 às 16:29
O DEM precisa definir se é partido de esquerda ou direita. Esse negócio de dizer que os eleitores não votam em direita é conversa de comunista. E deve ser implacável na oposição e independente no Congresso.
Elisa Nobre
-02/11/2010 às 16:29
Meu Presidente!
Esther Correa
-02/11/2010 às 16:20
Oi tio Reizinho
Brilhante como sempre o nosso FHC.
A única coisa que não concordo com ele é que as eleições foram limpas, já que foram mais sujas do que pau de galinherio, sendo tb. que as nossas instituições estão em frangalhos.
Filósofo
-02/11/2010 às 16:20
Taí: o que há de melhor no PSDB é o Fernando Herique. Disparado.
Ricardo
-02/11/2010 às 16:17
Se o Serra tivesse assumido, na sua campanha, esse grande brasileiro que é o FHC e seus feitos, teria conquistado a confiança e por consequencia mais votos, inclusive dos nordestinos. Algumas privatizações são boas, eu concordo totalmnte… acabar com cabides de empregos e trocas de favores por cargos, com empresas obsoletas e emperradas, devemos ser um país que incentive a livre e saudável concorrência.
Essa postura de FHC, é de um autêntico socialistas, não esse bando de “falastrões” que fazem coligações absurdas, voltando ao passado lastimável com Sarney e Collor.. isso sim é retrocesso. Elles jamais teriam a capacidade de transformar e preparar o Brasil pro futuro como fizeram FHC e Itamar Franco.
j.freire
-02/11/2010 às 16:15
Reinaldo,
pela primeira vez, o FHC falou a mais importante frase após deixar a Presidência. O PSDB, com seu Sérgio Guerra, Artur Virgílio, Tasso Jeirissati, Aécio Silvério Neves, nunca, nunca poderá derrotar o PT. São aproveitadores das benesses do governo, qualquer que seja ele. São piores que os petralhas. Estes se expões. Aqueles, se escondem. A canalha maior, esta dentro do próprio PSDB.
anônima-RJ
-02/11/2010 às 16:13
Fernando Henrique Cardoso foi um grande Estadista Democrata. Sempre o considerei assim e tenho orgulho disto.
Como sempre, diz as verdades que o PSDB deveria ouvir.
Acertou em cheio em cheio!
Bravo, este sim, meu Presidente!
Wilsonn
-02/11/2010 às 16:05
Desde a vitória de Kennedy sobre Nixon, a primeira campanha com participação efetiva da TV, é sabido que alem dos inúmeros atributos para ser candidato à PRESIDENTE é imprescindível ter CARISMA e firmeza nas afirmações. A aparição do Serra no JN da Globo foi lastimável. Perdeu até para a Dilma, uma estreante, que se apresentou no dia anterior. Acho que falta dentro do PSDB alguem que seja respeitado e que fale “grosso” qdo preciso. Como não mostrar/demonstrar as virtudes da privatizações ? O mais absurdo é fugir do assunto ! Não pode ser uma confraria de freirinhas. Com todo respeito às freiras.
Lula o CHEFE dos BADERNEIROS
-02/11/2010 às 16:03
… ESSE É O FHC QUE CONSERTOU O BRASIL. ESSE SIM, UM GRANDE ESTADISTA, COM POSTURA, CARÁTER E ÉTICA.
O Serra é ruim de discurso, é ruim de debate, é ruim de articulação, e porisso, suas pretensões Políticas DEVE ficar limitada ao estado de São Paulo. O Paulista tem um comportamneto típico do Serra, Fala pouco e trabalha muito.
Agora é a vez do Aécio enfrentar o Lula (porque em 2014 o molusco volta). E o Aécio é melhor de discurso, é melhor de debate, é mais claro nas idéias.
O PSDB precisa se organizar internamente, e preparar já os candidatos a prefeitos nas grandes cidades.
FHC está certo, as privatizações fizeram o Brasil crescer, é preciso defendê-las e sufocar esse dircurso medíocre do PT, e para isso é preciso escolher o Homem certo para 2014……
antonio
-02/11/2010 às 15:31
FHC o Aecio demonstrou o seu peso politico em Minas Gerais que Serra tirou menos de quarenta por centos dos votos,ele deveria candidatar na proxima eleição mesmo para ele ver quanto vale o peso dele ele vai perder até o rumo que ele vai andar .Aecio não trabalhou para Alkimim e muitos menos para Serra mas por isso sou mineira não votei nele porque acho que é um traidor do seu partido
Juliana
-02/11/2010 às 15:25
Amo FHC, o único político que eu ainda admiro neste paiz!
alvaro
-02/11/2010 às 15:23
FHC está, mais uma vez, corretíssimo. Seu governo acertou muito mais do que errou. A diferença entre Fernando Henrique e Lula é abissal. Um é estadista, o outro é um populista que usou de forma vergonhosa a máquina do Estado para eleger uma neófita em política.
Porque os candidatos do PSDB não defendem as privatizações? Bastaria mostrar à sociedade, de maneira simples e didática, o que eram a Usiminas e a CSN antes de serm privatizadas por Collor e Itamar, rspectivamente. Bastaria fornecer os números da Vale antes e após ter sido privatizada. Uma linha telefônica custava cerca de US$5.000,00 em SP antes da privatização. Deveriam explicar a importância do Proer, que evitou que nossos bancos tivessem maiores dificuldades na crise de 2008.
Deveriam mencionar que a melhora nas contas públicas está diretamente relacionada com a LRF. O mentor intelectual do Plano Real foi FHC, e não o cangaceiro Ciro Gomes ou o ex-embaixador da Itália que criava galinhas em plena Piazza Navona.
Obviamente que não pude acompanhar as campanhas em outros estados, mas aqui em SP apenas Aloysio Nunes mostrou FHC em seu programa e teve mais de 9 milhões de votos. Isso mostra que FHC está certo e que ainda há cérebros pensantes no país.
Luiz
-02/11/2010 às 15:16
Creio que FHC tenha dado início à sucessão dentro do PSDB. Só não entendo o porquê, se Serra teve 44 milhões de votos. Não seria o caso de fortalecê-lo, trazendo os novos tucanos (Aécio, Beto Richa e Alckimin) para dá-lo sustentação, e redirecionando o discurso para os novos desafios ? Devemos manter o discurso da moral e da ética públicas, mas também desenvolver soluções para os problemas brasileiros (educação, saúde e infraestrutura) e posicionar a nação para os próximos 100 anos. Neste aspecto, entendo melhor a escolha entre fornecer produtos primários ou soluções tecnológicas. Fico com ambos.
Monge
-02/11/2010 às 15:09
Meu orgulho, meu Presidente!
Cil
-02/11/2010 às 15:07
“Não estou mais disposto a dar endosso a um PSDB que não defenda a sua história”. Nós também não!
FHC falou algo importante. Embora eu considere bobagem o argumento de alguns sobre nao ter havido uma maior discussão da escolha do candidato no PSDB, com a suposta rivalidade entre Serra e Aécio, até porque Dillma também foi imposta guela abaixo da petralhada, a oposição, não só o PSDB, tem que se articular já para 2012 e logo depois para 2014, anunciando o candidato com bom tempo de antecedência. Serra quis jogar limpo, anunciando sua candidatura de acordo com o que manda a lei, mas o grande problema é que o lado de dentro do inferno de Dante não estava preocupado em respeitar a lei. Elle fez campanha para ella nos últimos 2-3 anos.
Também considero que uma vez escolhido um candidato, gostando ou não, o resto tem que se empenhar na candidatura e não sair por aí fazendo beicinho!
Até porque o processo de beatificação da prejumenta já começou (JN, SBT reporter, etc). Do lado de lá, resta saber se Dillma vai querer largar o osso para Llulla em 2014. Prevejo uma bella briga por llá.
Giovani
-02/11/2010 às 15:04
Quanto ao marqueteiro peessedebista, deve se restringir a organizar festas infantis, pois em política não se serve brigadeiros, não é lugar pra moças.
Giovani
-02/11/2010 às 14:56
A cidade de Londrina se orgulha de ser oposição (não sistemática oportunista)em sua história. Depois de ser (mal)administrada pelo pt, liquidamos o pt em nossa cidade. Aqui não há espaço para enganadores, políticos palanqueiros e ladrões disfarçados. Beto Richa 2014.
carlos mattos
-02/11/2010 às 14:45
EXCELENTISSIMO SR EX PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, MEUS CUMPRIMENTOS POR TODAS AS SUAS PALAVRAS SEMPRE, QUE DEUS O ABENCOE E QUE PERMANECA POR AQUI POR MUITOS TEMPOS, PRECISAMOS DA SUA SAPIENCIA NESTE BRASIL
Militância
-02/11/2010 às 14:41
O governo FHC foi historicamente importantíssimo par o Brasil: moeda forte, fim da inflação, modernização advindas das privatizações, responsabilidade fiscal, mas pecou desgraçadamente na questão moral. Só um exemplo melancólico: quando o Presiente da República de quase 200 milhoes de habitantes, esmagadoramente contrários ao gayzismo, posou com a bandeira do movimento para fotos da imprensa. O neo-liberalismo tem que ter embasamento moral-religioso. Por isso a janela ficou aberta para a vitória da mentira totalitária. A história do povo de D’us, é a resistência destes contra Estados comandados por “quase deuses (falsos)” como o Egito,Assíria,o próprio Israel/Judá, Babilônia, Pérsia, macedônios e por fim a resistência cristã aos imperadores Romanos. lula, inflamado por seu secto PTralha, várias vezes comparou-se a D’US e ao Messias, JESUS.
Salvador Alves Diniz
-02/11/2010 às 14:35
Em 1994, primeira eleição de FHC, depois da queda do Ricúpero por motivo besta, este foi sucedido por Ciro. Não tenho certeza, mas creio que indicado por Tasso. Ciro queria ir para o planejamento, mas quem ocupou a pasta foi Serra. Ressentido, Ciro abandonou o PSDB e se dedica desde então a demonizar Serra. Na eleição de 2002, Tasso, entÃo presidente do PSDB, apoiou Ciro contra Serra. Depois, Tasso apoiou Cid, o irmão de Ciro, aquele que leva a sogra pra passear na Europa às expensas do erário, contra o Lúcio Alcântara do PSDB, que já era governador e tentava a reeleição. Lúcio perdeu, saiu do PSDB e foi pra o PR, partido comprado pelo Edir Macedo. Tasso ajudou a destruir seu partido e agora foi destruído por não por Lula, mas sim por Ciro, sua criatura.
Quem com Ciro fere, com Ciro será ferido.
Lucas
-02/11/2010 às 14:08
O problema é que, nessa mesma entrevista, FHC desdenhou da discussão religiosa durante as eleições. É uma fala preconceituosa e ingrata, pois sem os votos daqueles que prezam os valores religiosos, a derrota do PSDB teria sido acachapante. Os tucanos precisam, de uma vez por todas, identificar quem são os verdadeiros inimigos do Brasil e se ombrear ao PT como FHC fez nesse particular.
José Figueredo
-02/11/2010 às 14:02
O cavalo passou encilhado,Aécio não quis montar na garupa,por vaidades individuais e particulares.As rédeas continuaram nas mãos do PT e não as largará,pelas vias democráticas por umas dezenas de anos.Que Deus ilumine a cabeça desses dirigentes e levem o Brasil a um lugar que este povo merece.À Aécio,sobrará oito anos de castigo.Será esmagado pelo tédio e pelo senso do ridículo,diante da grande maioria feita por governistas,com aqueles discursos envelhecidos e modorrentos.Que pena!poderia ser um lider para seguir mudando,não para seguir seguindo.Não foi por falta de aviso.Vivas ao ex futuro PRESIDENTE.
Paulo Bentes
-02/11/2010 às 13:54
Essa entrevista(como aliás todas as proferidas por ele)mostra o por que FHC é um ESTADISTA e o Sr APEDEUTA MOR é e sempre será somente um POPULISTA.
A diferença entre a atitude REPUBLICANA que FHC sempre teve em todas as disputas políticas,inclusive a sua sucessão(isto dito pelo próprio e hoje desmemoriado GRAN PETRALHA)é a responsável por toda INVEJA E DESPEITO desse APEDEUTA IRRESPONSÁVEL,que por mais que seus acólitos o queiram deificar,sabe no fundo da alma que JAMAIS CHEGARA AOS PÉS DE FH.
Sr BABALORIXÁ DE BANÂNIA,por quetanta hostilidade contra FHC?
O DAÇILVA DESDENHA O QUE SEMPRE QUIS E NUNCA PODERA SER.
Falta-lhe tudo sr GRAN PETRALHA,de estofo moral a ética(pra sermos breves em seus defeitos)para diminuir a distância estelar que o separa de quem foi realmente um LÍDER
jaderson
-02/11/2010 às 13:47
sempre lúcido e consistente em suas opiniões, esse sempre será meu presidente.
sonia wolff
-02/11/2010 às 13:44
O que mais me indignou foi o silencio geral diante de pesquisas combinadas de aprovação do governo Lula e preferência de voto. Isso induz o leitor. É inaceitável!
Antonio Augusto Carvalho
-02/11/2010 às 13:43
Faltou dizer, claramente, que o objetivo do marqueteiro é conquistar o poder para permitir o roubo e a corrupção. Nada mais do que isto. Neste sentido, a publicidade passou a ser uma profissão do mal. Quem está neste meio e não faz o menor esforço para reverter isto não presta. Não vejo ninguém do meio agindo desta forma.
rita
-02/11/2010 às 13:40
BRILHANTE…INTELIGENTE…LÚCIDO…FANTÁSTICO…ELEGANTE…
LIDER… INVEJÁVEL.
Rodrigo
-02/11/2010 às 13:39
Em 2002, o FHC não moveu uma palha em favor do candidato de seu partido. Quis posar de grande estadista, grande democrata e entregou o governo em bandeja para o Lula que durante 8 anos mostrou seu “reconhecimento” para o Fernando. Em 2005, o Lula, com a corda no pescoço, foi pedir ajuda para quem? Para o Fernando Henrique!!! Ele e o PSDB ficaram quietinhos. O FHC pode ter tido grandes acertos mas também, erros grandiosos como a defesa da liberação das drogas. No meio desta campanha, quando a Dilma estava se fritando com a questão do aborto, o FHC sai nada menos que em defesa da Dilma declarando que drogas e aborto não eram temas de campanha!!! Uma afronta para os que por meses e anos estivemos aquí lendo, escrevendo e fazendo camapanha para o Serra. Lembro que em São Paulo o PSDB se sustenta, simplesmente porque não há outra alternativa. A própria Marina, uma figura inexpressiva, tirou pelo menos 10% dos votos do Serra que fez uma campanha covarde. Aécio líder partidário? Só se for para ele. Talvez uma forma de tentar atenuar o comportamento traiçoeiro desse mineiro. Que não venha pedir votos para os paulistas.
José
-02/11/2010 às 13:36
Reinaldo
Petralha lamasda ás 8:26
Josefo
-02/11/2010 às 13:35
“Sim, em todas as campanhas. Nós entramos num marquetismo perigoso, que despolitiza. Hoje a campanha faz pesquisas e vê o que a população quer naquele momento. ”
Concordo totalmente, mas alerto que o primeiro caso de pessoa eleita presidente através do marketing de embalagem e mídia, foi o Collor construído através de “caçador de marajás”, uma pessoa de autoridade e decisão, e Collor, naquela época, era o candidato que apareceu do nada, até inventou seu partido, e teve dinheiro de campanha para investir em todos os tipos de marketing.
Dilma é portanto a segunda tentativa que também fez o povo eleger uma pessoa desconhecida construída através de marketing frio e calculista apenas pela indicação de um avalista popular, a presidente Dilma é resultado de um produto marketeiro lançado e criado por “Lula, G & J” nos mesmo moldes: levando a corrupção para os debates, anulando o debate, estilo indignado autoritário e firme, sempre denunciando ser alvo de preconceitos e difamações..etc…
Salvador Alves Diniz
-02/11/2010 às 13:13
Tio Rei, não estou certo se é dom ou escolha, a verdade é que alguns de nós temos a capacidade de não esquecer-se dos fatos e suas circunstâncias. Hoje temos ainda a internet com seus bancos de dados para confirmá-la quando a memória é apenas vaga. Às vezes é uma benção, outras um fardo. Ser o único a lembrar entre tantos causa solidão, sofrimento. Como se antes de partir no trem tivéssemos a notícia de que uma ponte caiu e logo após a partida todos se esquecessem disso, menos você. Quanto mais perto da ponte mais você sofre e tenta dizer aos outros mas é inútil, eles não acreditam, nem quando você mostra o jornal com a foto da ponte quebrada. Quem isolou Serra foi FHC. Não sei se justa ou injustamente. O fato foi que FHC, o PSDB e a coalisão governista forçaram Serra a concorrer ä prefeitura de São Paulo para tirá-lo do ministério do planejamento. Um tempo depois, Serra é levado para o Min da Saúde, onde acham que por não ser médico seria mero coadjuvante. O PFL queria isolar Serra porquê tinham pretensões de suceder FHC. Todos os avisos de Serra na área econômica foram ignorados e ele mesmo foi posto na geladeira. Depois de cair em desgraça FHC queria que Serra o defendesse em 2002? A história cobrou caro. De todos eles. de todos nós.
Brasil Azul
-02/11/2010 às 12:49
Fernando Henrique Cardoso tem razão. O PT, incentivado por Lulla, mente o tempo todo sobre os méritos do governo FHC e nenhum tucano protesta com veemência. E quanto ao Judiciário? Não sentenciou Waldomiro Diniz que recebia propina de bicheiros para o PT. Dizem que o caso prescreveu. Não sentenciou os parlamentares comprados com o dinheiro sujo do PT, muito menos aqueles que os corromperam. José Ali Babá Dirceu continua livre, leve e louco dando entrevistas e recebendo taxas de sucesso. Não condenou os deboches de Lulla, por exemplo, quando recebeu multas irrisórias por suas transgressões às leis eleitorais. E nada fez sobre o enriquecimento ilícito de Lulinha. Isso é um problema da legislação, da atuação das autoridades da Justiça, ou da falta de fibra da oposição? A oposição precisa de um líder que chame Lulla ao debate desde já. O Brasil Azul está impaciente.
amancio
-02/11/2010 às 12:24
A lucidez do ex presidente é algo fantástico, só não concordo que o Aécio foi grande vitorioso como líder partidário, foi vitorioso sim na mais egoisa das posições, no singular, no corpo mole. Pensando no Lula? no Ciro?, no PSDB não foi.
Jose Renato Cirino
-02/11/2010 às 12:14
Enquanto os brasileiros não se conscientizarem que temos um Brasil antes de FHC e um outro após FHC, tudo o que se conversar não terá valor. Se não reconhecermos que FHC teve discernimento em usando as idéias dos jovens que o apoiaram e que colocando prá frente as Reformas e o Plano Real, estava criando os pilares econômicos para o Futuro, não sairemos do lugar e ficaremos como gatos, tentando encobrir a merda que cagamos!!!
Eu, hein!!!
-02/11/2010 às 12:05
O PT demonizou o FHC e o PSDB nunca fez qualquer movimento contra essa demonização. Ao contrário, a omissão do PSDB relegou FHC ao ostracismo, o que só aumentou o poder do PT, que vive de mitos, neste caso um mito inimigo, “do mal”.
Por que o PSDB deixou que fizessem isso com ele? Itamar e FHC tiraram o Brasil da lama. Deve ser por isso que o declararam inimigo público número 1: o PT só vive no lamaçal ou, pior, onde possa enfiar a mão na (palavra com m)…
massa
-02/11/2010 às 12:01
Pode-se aceitar que o POSTE transmutou-se em presidente por conta de um Lula que vestiu, sem pudores, a farda de presidente-militante , por um TSE frouxo o bastante para não enquadrá-lo e, sobretudo, por uma campanha de rádio e televisão competentíssima.
Na outra ponta, aquilo que sacramenta qualquer vitória eleitoral: a campanha de Serra errou mais. Erros novos, como a tragédia anunciada de um jingle citando Lula – e, pelo-amor-de-deus, uma foto de Lula com Serra na abertura do programa. Erros irritantemente velhos, como embarcar na agenda das privatizações proposta pela campanha petista, que já havia derrotado Geraldo Alckmin em 2006. Erros inexplicáveis, como não mostrar um só corredor de hospital lotado em uma campanha de oposição que dizia ter como carro-chefe a saúde.
No afã de não parecer derrotada, a oposição comemora, com aplauso de boa parte de sua militância, os 44% obtidos. Há os que ficam, inclusive, fazendo as contas por estado e, até mesmo, por município: “parabéns para o Cú-do-Mundo porque lá Serra ganhou com folga“.
Nas entrelinhas – e, às vezes, literalmente – o que esta postura demonstra é: “nós fizemos tudo certo; o povo é que não sabe votar“.
Não devemos discutir a capacidade intelectual do eleitor, pois o eleitor que realmente enche urnas é pragmático, não liga para valores abstratos como democracia e quer saber o que tem a ganhar votando em fulano ou beltrano. Ao mesmo tempo, ele acredita em milagres e tende a ser sensível à figura de um salvador, um líder carismático – desde que, é claro, os botões emocionais sejam acionados corretamente.
Certa ou errada, é assim que a coisa é.
Fosse a oposição menos arrogante, a afirmação que deveria imperar nestas primeiras 48 horas é: “nós não conseguimos falar com o povo que – para ficar na linguagem corrente – não sabe votar“. Ao invés disso, preferem comemorar os altos índices obtidos em estados com melhores índices de escolaridade – como se isto não fosse uma prova vexatória de seu fracasso, de que eles, vamos de caixa alta?, NÃO SABEM FALAR COM QUEM ENCHE URNA.
Se a oposição não abandonar este melô do corno-manso em prol de uma discussão séria, aberta, sobre os inúmeros erros de suas últimas três campanhas eleitorais… Se insistir em apontar o dedo para o povo ao invés de apontá-lo para os que tomaram decisões – e os que escolheram os que tomaram decisões – ao longo desta campanha, nada vai mudar. Vai ser um festival de derrotas até o final dos tempos.
Panqueca
-02/11/2010 às 12:01
Fernando Henrique é uma inteligência brilhante demais para nossa política. Por isso tem sido tão ignorado por uns e tão atacado por outros.
Chacon
-02/11/2010 às 11:59
A oposição, ou reforma, começa ai, e não é somente contra os PT’s da vida, contra o que não é correto. FHC se opõe a endossar o que o PSDB anda fazendo, está errado? De forma alguma. Isso é oposição também, ele não compactua com o que leva ao erro, leva ao roubo, à censura da imprensa, ao aborto, ao narco-tráfico, à Privatização sindical-Partidária dada pelo PT às instituições do Estado, e a não eleição de Serra vai acelerar esses problemas, por isso FHC é oposição ao que fez o PSDB, não necessáriamente querendo matar o PSDB, acabar com PSDB, extinguir o PSDB, ai está a diferença. Abraço
Antonio Carlos Roos
-02/11/2010 às 11:53
O líder muda não segue!! Fim!! Esse é o meu Presidente da República!!!
mario
-02/11/2010 às 11:49
“Não adianta o Fernando Henrique Cardoso vir reclamar do protagonismo cada vez maior dos marqueteiros nas campanhas eleitorais. A queixa, vinda de um intelectual, de um acadêmico, de um estudioso, é de deixar qualquer um estupefato. Os marqueteiros têm e continuarão tendo importância decisiva em eleições, muito além dos discursos em palanques e das entrevistas no jornal. Ninguém mais vai a comício e, infelizmente, a maioria dos brasileiros ainda usa jornal para atividades muito menos nobres do que se informar. Vivemos a era do marketing na política e, sem ele, é impossível vencer uma eleição.
É que culpar o marqueteiro é muito fácil, é o que está mais próximo e mais exposto. Um marqueteiro pode ser culpado por várias coisas: um programa ruim, um jingle babaca e até mesmo por uma estrutura como a montada pelo famoso Gonzáles do Serra, que ainda usava as velhas câmeras beta para externas contra as várias e moderníssimas câmeras Red One 4K usadas pelo também famoso Patinhas da Dilma, que filmam com resolução de cinema e que com lentes e outros aparatos custam R$ 500 mil cada uma. O resultado no vídeo era a palidez do Serra, as suas olheiras fundas, a sua careca brilhando. Enquanto isso, Dilma pareceia uma diva hollywoodiana. Imagens de helicóptero na campanha de Serra somente apareceram no meio do segundo turno, enquanto na campanha da Dilma elas faziam parte de todos os momentos do programa eleitoral. Faltou dinheiro? Está na cara que faltou e isto prejudica, em muito, qualquer estratégia de marketing, ainda mais no tiro curto de uma campanha eleitoral.
Se na forma a coisa foi muito mal concebida, seja por falta de estrutura, seja por falta de novas idéias de um marqueteiro envolvido em duas campanhas ao mesmo tempo, ambas duríssimas (não esquecer que Gonzáles elegeu Serra governador em 2006, perdendo com Alckmin, da mesma forma que venceu com Alckmin e perdeu com Serra em 2010), o que a Oposição ofereceu em termos de conteúdo a ser vendido foi um velho cavaleiro solitário, que passou todo o primeiro turno escondido pelos seus aliados, todos em busca dos seus próprios espaços, mostrando ao eleitor uma total desconexão entre a campanha presidencial e as campanhas regionais. Todos os governadores da situação tinham orgulho da sua candidata. Todos os governadores da oposição tinham vergonha do seu. Por isso, a Oposição, a começar por FHC, não podem vir a público dizer que Serra teve vergonha de mostrar a história do PSDB. O PSDB, sim, teve vergonha de mostrar o seu candidato a presidente para o eleitor. Em cálculo rápido, no primeiro turno, Dilma deve ter tido, além de 40% a mais de exposição direta na TV, mais 50% do tempo de governadores, senadores e deputados da sua base, que usaram e abusaram de depoimentos da própria candidata, sem contar o reforço de Lula. Queiram ou não os políticos, freqüência e exposição na TV são fundamentais para vender desde sabonete até ex-terroristas.
Voltemos ao marqueteiro. O que podemos cobrar é pouco, basicamente três coisas: não mostrou o passado de Dilma Rousseff, não defendeu o governo de FHC e não usou todo o potencial do vice, Indio da Costa. Vamos por partes. Não mostrou o passado da petista no que se refere à luta armada, mas expôs a sua pífia trajetória como gestora desde o Rio Grande do Sul até o PAC, além de ligá-la o tempo inteiro com a corrupção da Casa Civil. Não defendeu o governo FHC até determinado momento, mas este erro vem desde 2002, continuou em 2006 e é culpa do partido, jamais do marqueteiro. Os tucanos é que sempre tiveram medo de fazer esta defesa e, covardemente, agora querem jogar a responsabilidade nas costas de um profissional que, para exercer o seu trabalho, precisa de informações e de afirmações conclusivas. Quando é que o PSDB promoveu simpósios,seminários, ciclos de palestras para defender o seu legado? O próprio FHC, que deveria ter corrido o país fazendo isso, que teve oito anos para defender o seu legado, preferiu ações internacionais para manter o seu merecido prestígio e jamais foi a Serra Talhada conversar com universitários de uma pequena faculdade. Por fim, aí sim um grande pecado, Indio da Costa não foi usado como deveria, para rejuvenescer a chapa, para correr o Brasil mostrando filas em hospitais e apontando os problemas, entre outras coisas. Resta saber se não houve veto interno, antes de jogar a culpa sobre o famoso Gonzáles.
A verdade é que a Oposição fez contra si no primeiro turno quando, na maioria dos estados, além de esconder José Serra, trabalhou contra ele, não poderia ser consertado por nenhum marqueteiro. Como é que Antonio Anastasia, que pregou ao lado de Aécio Neves o voto Dilmasia por toda Minas Gerais, poderia chegar naquele mesmo prefeitinho e dizer: meu amigo, agora é Serra! E como é que aquele prefeitinho poderia chegar nos seus eleitores e dizer: esqueçam a Dilma, agora é Serra. O mesmo ocorreu no Pernambuco de Sérgio Guerra, no Ceará de Tasso Jereissatti e no Amazonas de Arthur Virgílio. Voltemos ao marketing. Só existe uma propaganda mais poderosa do que a mídia em TV: a propaganda boca a boca, o boato, o pé de orelha. Não adianta dizer na TV que o produto é ótimo se, lá no armazém do fim do mundo, o próprio revendedor afirma para o cliente: não compra esse, leva esse aqui que é melhor. Coloquem no lugar do armazém a prefeitura, no lugar do revendedor um prefeito. E tirem suas próprias conclusões.
O marqueteiro do Serra enfrentou um concorrente extremamente poderoso. Bem avaliado. Bem vendido. Com um orçamento imenso. Com uma distribuição composta, por exemplo, por 14 milhões de famílias que recebem, todo o mês, um cachê para votar no governo. Agora vamos a um ponto: o que os tucanos tinham para mostrar nos últimos quatro anos? O que eles fizeram de útil para o país? Qual mudança de impacto que propuseram? Lembro de duas: o fim da CPMF e a Ficha Limpa. Só que não foram iniciativas dos tucanos. As duas medidas têm as digitais do DEM. Por isso, a campanha de Serra ficou com a cara de campanha para governador de São Paulo ou de prefeito da capital. O marqueteiro do Serra pode ser criticado pela estética, mas jamais pelo conteúdo. O conteúdo não é dele. O conteúdo é dos políticos. E não venham com balelas de que Aécio seria melhor do que Serra. O que ficou provado é que não se trata de candidato. Se trata de “presente” versus “passado”. O Brasil presente do Lula elegeu um poste chamado Dilma. Elegeria um poste chamado Tiririca. O Brasil do passado do PSDB não elegeu um poste chamado Serra e não elegeria um poste chamado Aécio.
Não se trata de perdoar o marqueteiro do Serra. Aquela foto do Lula. Aquela favela de estúdio. As cenas de arquivo. A verdade é que Serra é um bom produto no atacado, mas o partido mostrou-se uma belíssima porcaria no varejo. Sem estrutura. Sem unidade. Sem treinamento de vendas. Sem rede de distribuição. Há 15 anos que a inflação não existe. Ou seja, milhões e milhões de jovens eleitores nem sabem o que isto significa. Este continua sendo o grande discurso do PSDB. Cá entre nós, se você fosse um marqueteiro e pudesse escolher entre vender FHC ou Lula, o que você escolheria? E o que você acha que o povão compraria? Não sejamos amadores. Cada programa de TV tem pesquisas qualitativas. Cada dia há uma pesquisa de tracking. Os marqueteiros sabem se acertaram ou erraram, em minutos. O problema é saber que o outro lado está acertando o tempo todo e que, do seu lado, não há nada que seja decisivo. O PSDB não resiste a uma matriz swot (procurem no google). Sua missão venceu e a sua visão é caquética. É um partido sem metas e objetivos claros. Já está falando em 2014. Deveria, neste momento, reunir os seus governadores e montar uma estratégia para 2012, para eleger o maior número de prefeitos nos seus estados. Quem é o candidato do partido para a Prefeitura de São Paulo? Ninguém sabe. No entanto, já estão lançando Aécio 2014. Que, aliás, já deve ter o seu candidato para a prefeitura de Belo Horizonte. Possivelmente, em aliança com o PT. É, a culpa é do marqueteiro. Do próximo, que vai chegar em 2014 sem ter nada a dizer, nada a mostrar e nada a oferecer, a não ser o tal “legado do PSDB”, como defende Fernando Henrique Cardoso, com os olhos voltados para o passado.”
Do blog Coturno Noturno.
Semperdestro
-02/11/2010 às 11:40
Ou os tucanos acordam ou o PT será nosso PRI. FHC tem uma visão bem clara sobre o tema. Esperemos que o tucanato entenda o que ele falou. A hora é de união. 2014 começa agora.
Andrea De Albuquerque Maia
-02/11/2010 às 11:39
Em defesa do Brasil, em defesa de FHC. Veja bem, o Serra disse que os tucanos não são muito habeis em fazer oposição, pois bem vamos ter que aprender, deixamos esses PETRALHAS descontruirem nosso passado e nosso futuro, sou mãe de dois filhos. E meu filho de 5 anos me viu chorando depois do resultado da eleição ser divulgado e me disse: “mãe minha tia (professora) falou que as pessoas boas não ganham na politica né ??” Gente ele tem 5 anos e já esta vivendo sem esperança ??? Não podemos deixar que mais 4 anos passem sem que a verdade seja dita, não vou passar toda minha vida produtiva trabalhando e vendo esses PETRALHAS delapidarem o pais.
capeta
-02/11/2010 às 11:29
Katia Abreu para presidente em 2014. Chega deste PSDB covarde. Aécio é um fanastrão egocentrico.
Claudio
-02/11/2010 às 11:23
FHC é infinitamente maior que esse PSDB que está aí. Bem faria se fundasse um novo partido de oposição verdadeira, comprometido com a verdade, não importando se ela fosse conveniente ou não (como esse blog aqui faz com maestria).
Fora FHC! Fora do PSDB e dentro de um novo partido, sem vícios.
Um Lider como FHC não se pode dar ao luxo de ficar retido nesse limbo-movediço do PSDB.
Itumbiara-GO
-02/11/2010 às 11:19
Não resta dúvida, FHC presidente em 2014 e a única voz no PSDB capaz de tirar o PSDB do armário, assumir as privatizações e desmascarar os petralhas. Aécio provou ser irresponsável ao jogar contra SERRA nestas eleições, diferentemente de seu avô Tancredo, não é uma pessoa confiável. Vamos lá!! Em 2014 FHC para presidente, sem medo do passado.
anonimis
-02/11/2010 às 11:19
FHC continua o mesmo apesar do PSDB sofrer sua terceira derrota que é de falar empolado para uma minoria.
Fhc deve descer do altar que construiu e falar como Lula para o coração do povão que aceita qualquer mentira.
Isa Bac
-02/11/2010 às 11:11
Você poderia corrigir um erro de concordância no blogo abaixo. Não tenho como fazê-lo. Segue novo comentário.
Dois mitos que os marketólogos petistas criaram e os tucanos acreditaram: 1) bater tirar votos (tirava era votos do PT porque eles batem com grande violência. A tal ponto que o Lula veio a público falar que a pancaderia petista era fraude do Serra no Rio e que tudo não passava de uma bolinha de papel para evitar voltar a imagem raivosa do partido de sempre. Eles precisam encolher as garras e desfilar como vítimas quando são carrascos.
b) que defender a história do PSDB e o governo FHC tira votos. Tira nada.
Agora a boa notícia nessa historia. O plebiscito Lula x FHC não acontece em 2010. E quando aconteceu o FHC levou o Lula duas vezes e no primeiro turno. O PSDB perde e perdeu porque não defende a sua história de sucesso e deixa os petistas se apropriarem dela.
O fato é que não dá para brigar com punhos de renda para quem sempre teve e defendeu punhos de aço e golpes baixos.
Renato Velloso
-02/11/2010 às 11:11
Quanto à afirmação de que essa campanha não tratou de assuntos importantes concordo plenamente . Só quero observar que segundo enxergo o mal está no tipo de organização da União que já não é mais adequada à dimenção (grandeza ,estágio de desenvolvimento ,etc como queira ) do Pais . Vimos nesta eleição o Presidente ser eleito por minoria pois a maior parte do eleitorado ou votou no Serra ou não votou (abstenção 22%+brancos ,nulos ). Mais importante que isso é o fato de que os(Estados ) que menos contribuem para a riqueza nacional são justamente os que elegeram esse governo de minoria . . Como aprendi na Universidade no curso de Administração de Emprezas isso deve ser considerado uma disfunção de escala . O PAIS TORNOU SE INADMINISTRAVEL NO PACTO FEDERATIVO atual . Melhor Seria conduzido em CONFEDERAÇÃO o que reduziria o poder administrativo do GOVERNO CENTRAL em benefício dos ESTADOS . O processo constitucional de fazer mudança possibilitara negociações, que se envolverem figuras competentes, melhorara em muito a situação de cada Estado da Confederação . Não compreendo porque a oposição nã hasteia essa bandeira antes que o governo o faça pois é justamente quem representa os Estados alijados do poder central mas mantenedores do poder em cada Estado . Vse trabalhar para que o governo central desvie verbas , financie o ócio , promova Estados estrangeiros sem se aperceber que a maioria dos eeitores estão revoltados m isso .
Mariza Celia Tannure
-02/11/2010 às 11:10
oFERNANDO HENRIQUE TEM TODA A RASAO PORQUE TUDO O QUE ELE FEZ DE BOM FOI DETURPADO PELA CAMPANHA DO PT O QUE TEM QUE SER FEITO NA PROXIMA CAMPANHA E JA INICIAR FAZENDO PROPAGANDA DO GOVERNO DO PSDB ALEM DE QUEM VOTOU NO PT E A FAVOR DA CORRUPCAO POIS LULA O QUE FEZ FOI USAR A SUA INFLUENCIA PARA PROTEJER A DELINQUENCIA ISTO VAI FICAR PARA A HISTORIA E PARABENS AOS 44 MILHOES DE ELEITORES QUE DISSERAM NAO A CORRUPCAO E PESAMOS AOS 56 MILHOES QUE VOTARAM A FAVOR REPITO DA CORRUPCAO
VR-760
-02/11/2010 às 11:03
O PSDB teve faca e queijo, ficou na cara do gol e não fez. Tem, talvez o brasileiro mais ilustre e visionário dos últimos tempos e deixa o outro lado satanizá-ló.
No último sábado, véspera da eleição, entrei numa loja da Polishop, e as vendedoras falavam em anular voto (tinham votado na Marina no 1o turno). Falavam que não votavam na Dilma de maneira nenhuma (tinha cara de má). E não votavam no Serra porque ele era da turma do FHC.
Entrei na conversa e expliquei quem foi o cara. Que elas estavam trabalhando ali, com importados por conta dele (e do Collor). Que elas tinham celular por conta dele, idem cartão de credito, conta em banco, etc. Que eu tinha orgulho dele. Resultado: 3 votos pro Serra. Peguem este marqueteiro de m… e vamos falar a verdade e ao coração. Eleição é visão de futuro. E parem com a fogueira de vaidades. Êta partido de vaidosos.
anonimo
-02/11/2010 às 10:58
ATENÇÃO SRS. POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO:
Aqui em São Paulo a coligação PT vem distribuindo ao longo dos anos pequenos jornais, de fácil leitura, nas principais avenidas em todas as esquinas de maior movimentação, e entradas de metrô para a população.
Distribuem nos ônibus e nos carros. Nos ônibus o jornaleco corre de mão em mão.
O tema é sempre o mesmo, em meio a notícias curtas de novelas, carros, motos e futebol: “o enaltecimento do PT e a desconstrução de tudo que é PSDB e DEM”.
Isso é lavagem cerebral. Verdadeira panfletagem todos os dias, meses e anos.
E já tenho lido que isso acontece no Brasil todo. Aparentemente esses jornais são custeados pelos sindicatos.
Marcio Freire
-02/11/2010 às 10:48
Acho que daqui a 100 anos FHC será um nome reverenciado por algumas coisas que fez, mas hoje colocar o nome dele numa disputa de eleição e garantir a derrota. Simplesmente por ignorou o fato de que um pai não suporta ver seu filho passando fome.
Quaker
-02/11/2010 às 10:47
NÓS MOSTRAMOS O ANULAR.
THEY ARE OK!
WE LIKED!
Mi
-02/11/2010 às 10:44
O PSDB e seus coligados têm que continuar presentes na internet, não podem, agora acabadas as eleições, se fechar.
Os jornais, TVs e rádios estão ‘presos’ ao PT devido às verbas do BNDES.
Só a internet é livre, por enquanto. A internet é o ÚNICO canal livre para a manifestação da VERDADE, tanto que o PT já tenta censurá-la. É preciso ficarmos atentos.
E, claro, FHC tem razão: - ou o PSDB se une ou acaba. “Aécios” em nada ajudam, só atrapalham.
mac z
-02/11/2010 às 10:41
“O nosso futuro vai ser fornecer produtos primários? Ou vamos desenvolver inovação, a educação, a industrialização? Isso não foi posto.”
É evidente que o Serra não é de sonhar com o futuro, não no sentido do planejar.
Isa Bac
-02/11/2010 às 10:25
Reinaldo, o FHC está absolutamente certo. Não vi até agora o que me pareceu um ponto importante dessa eleição. O Lula queria um plebecisto. Não teve. O FHC está ai com todas as letras para dizer o PSDB não respeitou sua história. E mais, o Lula testou forças no final foi mesmo com o Aécio. Depois que a Veja colocou na capa “O poder de Aécio” o Lula ficou vermelho de raiva e azul de inveja. O de sempre. Daí fez campanha em Minas. E o Aécio deu tudo que podia. E perdeu lá. Por que? Essa é outra história. O fato é que a Carta Capital, a revista da Lula, que já deu capa falando que o Aécio ia sair do PSDB agora dá estocadas no mineiro falando que ele não teve poder de transferência de votos. Por isso, os tucanos têm que parar de dar bicadas uns nos outros e partir unido para conquistar a presidência em 2014. E começar desde já. Eu sempre votei no Serra. Por isso gostaria que ele se unissse nessa frente dos governadores e traçassem, por exemplo, programas de educação e saúde em conjunto. Agora peço também aos mineiros e a FHC que não comecem a falar contra os paulistas tucanos — isso é fazer o jogo dos petralhas.
daniel barcia
-02/11/2010 às 10:18
Incomoda,claro que incomoda,gostan ou não,mas
não podese negar,ele teim educação e cultura,
o resto e dor de cotovelo,parabems Sr:F.H.C,
O psdb, seus comandantes e soldados deveran
aprender a não esquecer o passado,podera ficar
mas facil corregir o futuro.
Tiago De Oliveira Quadra
-02/11/2010 às 10:12
Que saudade de um presidente desse naipe.
ricardo bispo
-02/11/2010 às 10:04
vi recentemente uma entrevista do Fernando Henrique na qual o jornalista falava,de brincadeira:”o senhor precisa de um partido que o defenda…”. Estou começando achar que este é o caminho.só Aécio o defende de verdade.Os outros tentam até escondê-lo.Em 2002 e 2006 isso foi fato consumado.este ano Fernando Henrique e seus feitos(juntos ou não) só apareceram no segundo turno quando o fiel tucano se engajou na campamnha.Fernando Henrique é amigo de todas eminências tucanas mas a relação com Aécio é especial.Para Aécio Neves,o ex presidente é o mestre .Para Fernando Henrique, Aécio é o menino que cresceu e apareceu(e como cresceu e como apareceu…).Arelação é,portanto,de respeito e lealdade eternos.No árido terreno “Psdbista” eles nunca estarão sós.São grandes,leais e políticos de vanguarda.Ruth e Tancredo já estão felizes.Nóstambém.
Inacio
-02/11/2010 às 9:57
Concordo com o ex-presidednte FHCF, por sinal um estadista, quanto a definição prévia do candidato e a união de todos em torno dele. O estado de Minas Gerais deu uma clara resposta ao Serra, ou não? O sonho de Serra ser Presidente acabou. Ele tem que aceitar e deixar o terreno livre para novas lideranças ( Aécio Neves, por exemplo). Em 2014 ele, Serra, poderá concorrer ao senado, com grandes chances, por São Paulo. O PSDB e o DEM têm que aprender ser óposição!!!!
Filósofo Tiririca
-02/11/2010 às 9:37
É um erro primário atribuir ao Aécio a derrota de Serra: Aécio se limita a Minas Gerais. Nunca promoveu discussões sobre temas nacionais. Estão exigindo dele justamente o que ele não tem condições de oferecer. A pauta da eleição deveria ter sido permeada por valores. “Por valores, idiota” rsrs
Marize Tolezano
-02/11/2010 às 9:36
Como só temos mesmo a Veja para nos representar, gostaria de ver uma capa que mostrasse que 43,6 milhões de brasileiros disseram não ao Lula. Desde de domingo, o PT e a mídia falam como se a vitória tivesse sido esmagadora…. como se não existissem brasileiros insatisfeitos com o atual governo….
Tereza-Mg
-02/11/2010 às 9:33
Grande FHC! Realmente nosso maior Estadista, juntamente com D. Pedro II.
Marize Tolezano
-02/11/2010 às 9:28
Não sei quem sai mais derrotado nesta eleição: os 43,6 milhões de brasileiros que não queriam a continuidade deste governo, os marketeiros que promoveram uma campanha totalmente equivocada, uma campanha que não empolgou e nem tirou partido dos inúmeros escândalos do passado e nem dos que surgiram durante a campanha (já imaginou o que o PT faria se estes escândalos envolvesse o PSDB ????), ou se o senhor, José Serra, que preferiu se mostrar bonzinho e conciliador ao invés de ser a nossa voz, que mostrasse com firmeza e clareza, sem medo, os inúmeros problemas do atual governo. Como foi frustante para nós, quando no último debate, em que aqueles eleitores indecisos fizeram todas as perguntas sobre o Brasil real, sem as mentiras e enganações do PT, e nem assim o senhor tirou partido disto. Quando houve a pergunta sobre corrupção, pensamos: agora sim, o Serra vai acabar com a Dilma. Não…. Nem uma palavra sobre nenhum escândalo, como se não houvesse nada a falar… O absurdo foi tamanho, que foi a Dilma quem levantou casos de corrupção do PSDB, desencavando o episódio dos sanguessugas….
Resta-nos ainda a esperança de que todos estes votos crie o compromisso no PSDB de atuar realmente como oposição, de ser a voz do brasileiro que não aceita a corrupção, não aceita a degradação das instituições brasileiras, não aceita que o governo esteja mais preocupado com as alianças feitas ou com o bem do PT e seus militantes em detrimento aos interesses do povo brasileiro. Teremos esta oposição ou ela continuirá sendo exercida apenas pelas apurações de uma parcela da imprensa ?????
Bumerangue
-02/11/2010 às 9:26
Rei,
A desigualdade é a pricipal ameaça a democracia numa cultura consumista e competitiva como é a cultura ocidental.
O que o FHC pretende resgatar é a cultura da desigualdade pacífica.
O que se demonstra é que a deisgualdade pacífica no Brasil é algo que não existe.
cezarreis
-02/11/2010 às 9:25
Viva FHC!
N é a toa que foi o presidente que ganhou duas vezes de lula no primeiro turno.
Com certeza a voz mais coerente do PSDB.
Fernando Henrique resumiu o que deve ser a estratégia da oposição. Primeiro defender sua identidade e sua historia, segundo fazer um planejamento de longo prazo de quem vai ser o próximo candidato a presidente e terceiro, que é mais importante, criar uma agenda, que tenha relação com sua identidade, que identifique os interesses coletivos como, por exemplo: diminuição dos impostos para que a população gaste menos ao comprar o que precisa, diminuição do preço do combustível, respeito a propriedade privada, diminuição dos juros no créditoimobiliário, aumento mais forte do salario minimo, melhoria da qualidade do ensino e etc. O PSDB tem que saber identificar o que o cidadao comum precisa, o que ele clama.
Bumerangue
-02/11/2010 às 9:21
Veja bem Rei, o FHC disse,
“Aqui ocorre outra confusão: pensar que democracia é simplesmente fazer as condições de vida melhorarem. Ela é também, mas não se esqueça que ditaduras fazem isso mais depressa.”
FHC
É por causa dessa mentalidade conformista que o FHC é reprovado, aí vem o Lula e diz:
“Democracia não é ter direito de reclamar democracia é ter direito de comer.”
Lula
Com quem vc acha que o povo vai ?
FHC irrita o povo, e cada vez mais se distancia dele; o FHC é irritantemente previsível.
Adriana
-02/11/2010 às 9:19
FHC já deveria estar longe do PSDB há muito tempo! Nunca vi tanta ingratidão! Mais do que defender a sua história(do PSDB,)muito mais que isso, deveriam não ter vergonha do governo FHC, coisa que até hoje parecem ter. Quem tem vergonha e não assume as coisas que faz, dá ao outro a oportunidade de dizer que a gente está errado e ainda convencer outras pessoas que a gente também tem certeza disso.Sou eleitora do PSDB, com muito orgulho do FHC, mas com muita vergonha do comportamento ridículo do PSDB. Parabéns ao FHC que só a história ao looooongo do tempo mostrará o valor!
palad1no
-02/11/2010 às 9:19
FHC, como sempre, de uma clareza solar.
c.c. a patrulha
-02/11/2010 às 9:18
Caro Reinaldo,
Queira me desculpar, como eleitor, se o Aécio Silveira dos
Reis for o escolhido para 2014, desde já não tem o meu voto.
Não sou nem uma Cassandra, mas ele contribuiu e muito, não
se esforçando pela manutenção da Democracia, por questões
pessoais e picuinhas partidárias, para hoje, já estarmos
debatendo aqui se a ditadura vai ser branda ou dura mesmo
!!
FHC. Homem de Visão.
-02/11/2010 às 9:16
Muito inteligente a fala de FHC. Parece que no PSDB existem 2 mundos.
- O mundo de FHC não existe Direita ou Esquerda. Para FHC o Mundo é dinâmico e assim deve-se atuar, isto é, ser dinâmico também.
- O mundo do PSDB é de esquerda. Mas eles não conseguem se adaptar à esquerda porque não bate com a lógica que eles têm. Então fica em cima do muro.
————–
Vou dar uma sugestão ao PSDB. Eles tem que vir a público e dizer: A PARTIR DE HOJE, ESTAMOS ARRANCANDO DE NOSSO CORPO O RÓTULO DE ESQUERDA, DE DIREITA OU DE CENTRO. ESTES RÓTULOS NÃO MAIS NOS INTERESSAM, POIS O POVO NÃO PODE SER MANIPULADO POR IDEOLOGIAS. O QUE O POVO SE INTERESSA É PELA DEMOCRACIA, PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PELO CRESCIMENTO HUMANO, SOCIAL E ECONÔMICO, E SERÁ A NOSSA FILOSOFIA A PARTIR DA AGORA, GRAÇAS A DEUS!
Dada
-02/11/2010 às 9:05
“A população sempre quer educação, saúde e segurança, e então você organiza tudo em termos de educação, saúde e segurança. Sem perceber que a verdadeira questão é como você transforma em problema algo que a população não percebeu ainda como problema. Liderar é isso. ”
Esse é o cara!
Aldo Matias Pereira
-02/11/2010 às 8:57
Reinaldo,
Pois é! E o PSDB permitiu que um intelectual desse nível fosse transformado na escória política do país. No causador de todos os males do país desde seu descobrimento! Como é pode a existência de um partido que age dessa forma? Como é que se permite que as coisas cheguem a esse nível, disputando e perdendo três eleições presidenciais? O país poderia muito mais se os políticos do PSDB honrassem suas origens, suas lutas e suas inegáveis conquistas.
José
-02/11/2010 às 8:54
Reinaldo
Fernando Henrique sim é um ESTADISTA.Com ele tinhamos orgulho da Instituição Presidencia da República,que foi banalizada nos últimos 8 anos.
Ricardo
-02/11/2010 às 8:31
Lí na íntegra a entrevista com o FHC na Folha. Ali há tantas palavras sábias, de um verdadeiro estadista, que fico impressionado que o próprio PSDB pareça não entender o valor do FHC. O FHC está envelhecendo como um bom vinho. Quanto mais o tempo passa, melhor ele fica, e mais valor se dá a ele.
Infelizmente, o Brasil e o PSDB não reconhecem um dos poucos estadistas de verdade que esse país já teve. Obviamente, Lula não está nesta categoria.
Surfista Prateado
-02/11/2010 às 8:27
Enquanto o PSDB não cobrar do PT tudo que o PT sempre disse que ia fazer e cobrar também o que diz na campanha, como principalmente que as privatizações são ruins, e apresentar projetos no Congresso para reestatizar TUDO que foi privatizado, Vale, bancos regionais, teles, e forçar o PT a votar contra isso, ou fazer a Presidência vetar, o PSDB NÃO TEM FUTURO. Tem que apresentar projeto para o fim da LRF, também. E fazer o PT votar contra o fim dela também. Só aí o PSDB vai se livrar desse fantasma. Tem que fazer POLÍTICA, como você gosta de dizer. Qual a justificativa POLÍTICA que o PSDB deve dar? SIMPLES: o povo já votou TRÊS vezes a favor disso tudo, elegendo Lulla duas vezes e agora Dilma. Sempre que se falou em como foram “ruins” as privatizações, o PT ganhou votos por ser contra. Agora o PSDB se rendeu a isso e está fazendo a vontade do povo. Simples assim.
lamasda
-02/11/2010 às 8:26
REINALDOXXX
antifacista
-02/11/2010 às 8:19
FHC é nosso lider, hj o admiro mais que sempre. A dignidade que demonstrou no cargo e depois de sair dele, mostra a quantos anos luz está do nosso Duce. Teria que ter sido aberto mais espaçõa ele na campanha de Serra, mas Gonzalez, o grande culpado da derrota, achou melhor mostra o bonequinho acelerando, ou marionetes. Aécio e FHC estão falando a mesma lingua, é preciso que a oposição tenha uma agenda, e seja de fato oposição. Chega de submissão. Pela democracia, somos 44 milhoes.