05/11/2009
às 4:39FHC ataca “inércia da oposição” diante de “autoritarismo popular” de Lula
Por Julia Duailibi, no Estadão:
Na contramão do que defendem setores do PSDB, que querem evitar a comparação entre o governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva e os oito anos de gestão tucana na Presidência da República, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou ontem a “inércia da oposição” e voltou a lançar ceticismo sobre o futuro do País nas mãos da administração petista.
Três dias após a publicação de artigo no Estado, no qual usou expressões como “subperonismo” e “autoritarismo popular” para classificar a atual gestão, o ex-presidente traçou ontem um diagnóstico duro sobre o governo Lula. As críticas abrangeram da discussão sobre os recursos do pré-sal no Congresso ao biodiesel e às taxas de crescimento econômico.
“Escrevi esse artigo, não é a primeira vez que digo isso. Eu pus tudo junto. Sinto que há um risco de desfazer o que a gente pensou que já estivesse consolidado. É preciso estar atento a esse risco”, afirmou ontem o tucano, em encontro em que discutiu a conjuntura econômica com especialistas ligados ao PSDB, no Instituto FHC, em São Paulo. No artigo, o ex-presidente afirmara que, “se Dilma ganhar as eleições, sobrará um subperonismo (o lulismo) contagiando os dóceis fragmentos partidários, uma burocracia sindical aninhada no Estado e, como base do bloco de poder, a força dos fundos de pensão”.
ESTATÍSTICAS
Durante os debates de ontem, Fernando Henrique disse ser necessário “politizar” os números sobre crescimento, porque “as estatísticas enganam muito”. “A linguagem política é a que estou fazendo aqui. O número vazio não diz nada. Temos de politizar o número. Cresceu 5%, mas cresceu sobre zero”, afirmou em referência às expectativas de crescimento em 2010 e 2009, respectivamente. Usando um discurso comparativo, o tucano disse ainda que na sua gestão a economia cresceu acima da média mundial e agora cresce abaixo.
Setores do PSDB ligados aos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), nomes do partido cotados para disputar a Presidência no ano que vem, querem evitar o confronto de dados entre as duas gestões de FHC (1995-2002) e os dois mandatos de Lula. O argumento é que as pesquisas têm mostrado que o eleitor avalia mais positivamente o atual governo - Aécio, por exemplo, chega a falar numa “era pós-Lula” e Serra já afirmou publicamente que a disputa de 2010 não será entre o atual presidente e FHC. Aqui
Tags: FHC


Ministros da saúde de 194 países aprovam plano para melhorar vacinação no mundo
Conferência sobre Mudança Climática em Bonn termina sem avanços
Cientistas batizam nova espécie de aranha em homenagem a Lou Reed
Rebeldes criticam a ONU após novo massacre na Síria
Barcelona vence título na despedida de Pep Guardiola









Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
38 Comentários
Rô
-06/11/2009 às 5:16
Munição existe - e de sobra - para atacar esse governo. Resta saber se há coragem.
Enquanto a oposição não desmascarar os números de Lula e atacar seus erros, em linguagem popular, ele vai continuar reinando.
Rô
-06/11/2009 às 4:29
Reinaldo,
A petralhada está tentando fazer campanha pra Dilma aqui no blog! Dê uma olhadinha do Alá ( 1:27 pm)
REINALDO RESPONDE
Já era!
Lucas
-05/11/2009 às 23:05
está muito tenso…
da a impressão… de quem ataca o governo pode perder Voto…
Aqui na Bahia… a oposição se calou,
Mas o proprio PT criou uma cobra chamada PMDB, que está soltando o seu veneno….
Ricardo Vertuam
-05/11/2009 às 16:44
FHC tem é que ficar quieto mesmo, pqr o governo dele foi medonho. Se Lula é ruim imagina o do tucano.
ALEX CARVALHO
-05/11/2009 às 16:32
Atualmente, FHC é o único político em condições de rivalizar com Lula. Mesmo que a liturgia do cargo de ex presidente desaconselhe o fato, pelo país, é necessário que FHC se coloque na frente desta batalha. Lula o critica tanto, sem reconhecer seus méritos, justamente por se saber inferior. FHC deve publicar pelo menos um artigo por semana, para defender as instituições nacionais e mostrar o risco que elas e nós estamos correndo. Não importa os 80% de popularidade. Oposição política já!
Mefistófeles
-05/11/2009 às 16:25
Caro Reinaldo:
FHC é a consciência crítica do nosso tempo. Tão distante e tão próximo. Só os que possuem essa capacidade de distanciamento e o entendimento da transitoriedade do poder conseguem captar esses augúrios… Seria prudente que o “Semovente da República” refletisse sobre isso.
Marcos
-05/11/2009 às 14:39
Mas que oposição? Se o PT é vermelho, o PSDB é cor de rosa. Os dois são igualmente socialistas.
Não existe oposição no Brasil, nem pensamento conservador. O único é o Reinaldo e o Olavo de Carvalho, que nem aqui está mais.
Precisamos quebrar o paradigma de esquerda versus direita. Fascismo e comunismo são a mesma coisa, uma elite mamando no poder, falta de liberdade individual e um Estado monstruoso. É o que temos hoje, o socio-fascismo do PT, da China, etc, comunismo com meia dúzia de bilionários no meio.
O governo hoje se mete até no pum que você solta, porque tem CO2 e metano, que dizem causar o aquecimento global. Viva a taxa do PUM !
lucas
-05/11/2009 às 14:30
Vamos com calma pessoal.
FHC fez a crítica que muitos de nós fazemos diariamente ao lulismo.
Não preciso explicar que a opinião dele tem um peso muito maior do que qualquer um de nós escrevendo aqui no blog.
Não podemos cair na onda da mídia em geral que quer tornar a eleição de 2010 em um plebiscito entre Lula x FHC. Serra e Aécio não podem cair nessa.
A discussão sobre o lulismo, amplamente tratada aqui no blog do Reinaldo, é bem mais séria e ampla do que isso.
maria-maria
-05/11/2009 às 14:22
Estranho que só agora, quase ao final do 2o. mandato, FHC se dê conta do precipício a que fomos jogados , em grande parte graças à conivência do psdb. Até o mentecapto pensava ser defenestrado por ocasião do escândalo do mensalão…mas a “oposição” fez corpo mole, supostamente com medo da “opinião pública”. Quando escolheu Alckim, contra todas as expectativas, garantiu o 2o. reinado. Ao longo destes 7 anos, o abominável destrói as instituições, descumpre a constituição, pratica repetidos crimes de lesa-pátria, tudo com a pusilânime aquiescência (e os votos) dos oposicionistas. Reclamar de quem?
Katia
-05/11/2009 às 14:20
Se não fosse o processo de consolidação da democracia, de estabilização da economia, da rede de proteção social de FHC, onde estaria o país?
Oras, o atual governo só deu continuidade às ações iniciadas no governo de FHC, com a tranquilidade de não ter que lutar contra uma inflação galopante.
E nem assim o PT conseguiu alguma coisa. Desmontou a maioria dos avanços obtidos no país, criou uma legião de cordeiros, e um falso cenário de prosperidade que começa a ruir.
O receio é: como estará o Brasil que o PT esconde em 2011? Qual o tamanho do rombo?
Sá
-05/11/2009 às 13:47
Jamais perdoarei PMDB e o PSDB, e os outros Bs pela pusilanimidade diante de um momento histórico, em que a sociedade brasileira vai ruindo como se fosse um sonho de Lenin. É uma burrice homérica que nenhum dos candidatos capitalize a indignação, que está prestes a se inflamar, me atrevo a profetizar. O bandido Luiz Inácio Lula da Silva, o retrato do brasileiro desonesto, esperto e individualista ao extremo, vai sair de cena como em um filme de cinema, com o cenário sendo destruído ao fundo e o mocinho escapando por pouco, quase sendo chamuscado. P.S Reinaldo, olha a PEC dos Precatórios, é o calote da dívida interna.
BETHS
-05/11/2009 às 12:24
O que nos falta, e muito, é um Carlos Lacerda.
Esther Correa
-05/11/2009 às 12:24
Bom dia tio Rei
O FHC está coberto de razão. Alguém tem de mostrar o desvario do governo. Alguém tem que ser oposição na falta dela.
Estou cada dia mais desanimada, pois, se a petralhada continuar no governo, será o fim do Brasil.
Luis Carlos
-05/11/2009 às 11:51
FERNANDO HENRIQUE VAI MORRER DE INVEJA. COMO NUNCA NA HISTOTIA DESTA PAÍS. Lula recebe hoje o prestigiado prêmio Chatham House 2009, em Londres, por ser o “motor-chave da estabilidade e da integração na América Latina”. Oferecido pelo Royal Institute for International Affairs, o prêmio teve outros dois finalistas: o chanceler da Arábia Saudita, o príncipe Saud Al Faisal, e a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf. Lula ganhou em votação aberta realizada na instituição.
O site da Chatham House lista os patrocinadores. Além das estatais e das empresas privadas nacionais, aparecem a Royal Dutch Shell (patrocinadora principal), Anglo American, BG Group, Bloomberg, British American Tobacco
Maria Alves
-05/11/2009 às 11:42
Caro Reinaldo
Quero parabenizá-lo, pelos exelentes textos que voce escreve, são inspiradores.
Já é chegada a hora de nós cidadãos-ninguém, cumpridores das leis e pagadores de impostos, sairmos da inércia, a qual o petismo nos colocou, acuando-nos até o ponto de termos medo de externarmos nossa opinião sobre política.
Temos que falar, escrever, twitar, blogar, gritar a nossa indignação sobre esse movimento petista de tomar de assalto as instituições e o país, para si, deixando para nós o sentimento de não mais pertencer. Transformando o país de todos, em o país deles (petistas, lulistas,mst,bandidos,terroristas,bolivarianos,etc,)
Queremos de volta o nosso País!
abs
Maria
bereta
-05/11/2009 às 11:42
O PSDB parece jacaré no pantanal. É tamanho o medo que tem da onça que enquanto ela come seu rabo, literalmente, ele fica parado, petrificado! Vivo! E o que tem de PT comendo rabo de PSDB (sentido figurado), está registrado! Só p PSDB que não quer ler! Assim não dá! Assim não é possível (FHC)!
Leandro
-05/11/2009 às 11:36
APENAS FHC IRÁ FALAR E COMENTAR OS ABSURDOS? E O RESTO
DA CAMBADA? IRÃO FICAR EM CIMA DO MURO?
É POR ESTES MOTIVOS QUE LULA SE TORNOU UM INTOCÁVEL. ESTE
CRANCO POLÍTICO TERÁ QUE TER UM FIM.
REZO TODOS OS DIAS PARA QUE AJA UMA ILUMINAÇÃO DIVINA NA
MENTE DOS ELEITORES NO ANO QUE VEM.
JURO QUE NÃO SEI O QUE FAREI SE O PT/PMDB CONTINUAR NO PO-
DER DO PAÍS.
QUE DEUS NOS PROTEJA.
Pela Pátria
-05/11/2009 às 11:24
O que falta no Brasil é o CONTRADITÓRIO. Aqui é a “ilha da fantasia”.
O petismo monopolizou a mídia, então:
1-O Lulla fala o que quer;
2-Ninguém faz o contraditório. Então o povo “PENSA” ser verdade;
Aqui o SUS é uma maravilha, que até os EUA tem que imitar! TUDO É “JOGADA” DE MARKETING.
Pensando bem, não vou ficar gastando meu português ruím. O PSDB ou o Serra ou o Aécio, que vão lá, contratar o Duda ou o Nizan ou João Santana, que estarão “resolvidos” seus problemas e, de quebra, os do Brasil!
Ps. Só não me venham com o Luis Gonzalez, pelo amor ao que lhes é mais caro, pois é jogo de time grande. É partida da 1ª divisão!
Dacem
-05/11/2009 às 11:10
Reinaldo
Não é inércia o que a oposição pratica frente ao Lula. É COVARDIA MISTURADA COM CONIVÊNCIA E INTERESSES PESSOAIS.
Essa maldita classe política ainda vai levar o Brasil a uma guerra civil !!!!
jbarros
-05/11/2009 às 11:08
Infelizmente são poucos que reconhecem a herança bendita de FHC para o Brasil. Afinal, ele foi o único governante capaz de realizar grandes reformas estruturais que o país precisava para entrar nos eixos… enquanto que Lula não fez absolutamente nada! Nenhuma reforma, nem da previdência que tanto prometia… Claro, pra que arriscar a popularidade pelo bem da nação?
Marco Antonio
-05/11/2009 às 11:02
Oposição, que oposição?
naldig
-05/11/2009 às 10:55
Pois é, caro Reinaldo. O artigo de FHC, no Estadão, é lúcido e verdadeiro. Nada diferente do que temos lido em seu excelente blog. O Brasil, sob o PT, esta metido em um processo de descontrução da democracia. Os petralhas, como os cupins, estão devorando as escoras de nossa sociedade. Precisamos de força e determinação para interromper este processo macabro. As uniões dos sindicados, do governo, dos fundos de pensão e industriais cooptados podem gerar o monstro. Nazifacismopetista. Deus nos protega!
rei do terreiro
-05/11/2009 às 10:49
em suma:eles são ruins de objetivos.
a vaidade ,”este conceito pequeno-burguês”,não existe LÁ como cá!!
ela,e o umbigo destes canalhas,vão nos deixar mais 8 anos nas mãos desta quadrilha !!
é só viver para ver!
Yara Chiara
-05/11/2009 às 10:35
A postura de FHC é correta e, mais, necessária. Entendo que Serra, por exemplo, faria muito mal em travar esse embate: ele tem de se candidatar à presidência como ele mesmo, e não um apêndice de outro.
Tenho simpatia por Serra. Caetano tem por Marina. Lula tem por Dilma. A vida é feita de diversidades. ; -))
Serra fez um excelente governo, na minha opinião. Sua experiência como chefe do executivo municipal e estadual de São Paulo o credencia para a Presidência. É uma pessoa de preparo e, acima de tudo, honesta, decorosa e de bem.
Num país de história democrática tão fragil, Serra é um ativo. Experiência, discrição, competência e decência não costumam se fundir num mesmo político.
Cristovam
-05/11/2009 às 10:28
Reinaldo,
Está aí, a explicação e os porquês, de Lula atacar tanto o FHC, é o único que não tem medo de enfrentá-lo. Parece.
Rods
-05/11/2009 às 10:22
REI.
ESTE OUTRO FARSANTE, QUANDO DEVERIA SIM TER ATUADO COM RIGOR (CASO MENSALÃO/DUDA MENDONÇA) SE ACOVARDOU.
QUANDO DEVERIA NÃO TER AZEITADO O APEDEUTA, SE ACOVARDOU E INDIRETAMENTE COLOBOROU PRA SUA ELEIÇÃO.
AGORA POSA COM SEUS DISCURSOS ENVOLVENTES E PANFLETÁRIOS DE HOMEM PREOCUPADO COM OS DESTINOS DO BRASIL.
MAIS UM GRAMCISTA DISFARÇADO DE DEMOCRATA.
Rods
Anônimo de Todo Dia
-05/11/2009 às 10:17
Ele demorou um pouco para compreender o Brasil, não?
Satanésio
-05/11/2009 às 9:52
Senhores,
O fato é que não existe direita no Brasil.
Chamar PSDB ou PFL de direita é ridículo.
O PSDB é e sempre foi de esquerda e o PFL é uma partido de coroneis nordestinos.
Não existe uma direita urbana, forte, organizada, militante, que possa fazer frente à essa fauna de revolucionários de todas as matizes que tomaram o país.
Não adianta o Fernando Henrique se insurgir agora. Porque ele calou-se desde o começo? Veja o exemplo dos EUA. Obama foi e continua sendo desafiado diariamente, desde o primeiro dia do governo e mesmo com aquela popularidade inicial.
Ninguém teve medo de confrontá-lo.
No Brasil, FHC, PSDB, os coroneis do Nordeste (PFL) se acovardaram.
sempre preocupado
-05/11/2009 às 9:14
Se, em troca de ter uma oposição forte e do quilate desses artigos de FHC, tivermos que aguentar mais 4 anos de pt e engolir a Dilma, eu topo. Sem oposição lula se elege em 2014, seja qual for o resultado de 2010. Não pode tudo ocorrer e DEM, PSDB e outros partidos não falarem nada, não questionarem tudo juridicamente e não usarem a imprensa para levantar a indignação da sociedade. Todos tem medo da popularidade de lula. Se espantariam com a reação dessa sociedade se fizessem oposição forte. Eu nunca fui consultado nessas pesquisas que dizem ter lula 80% de popularidade. Alguém que leia esse blog já foi? Somos muitos a espera de uma liderança forte!
J.J.S.Xavier
-05/11/2009 às 8:53
Concordo plenamente com os argumentos de FHC, mas acredito que a “zona” do governo Lula começou lá atrás, com a emenda da reeleição.
Fausto Marino
-05/11/2009 às 7:46
“A gente pensou que já estivesse consolidado”? Desculpe, sr. ex, mas há muita gente que jamais se deixou ludibriar pelo petralhismo, e lamenta profundamente que seu governo tenha dado moleza a grupos como os terroristas do mst ou os clientes anistiados de greenargh.
ARTUR NORIEGA
-05/11/2009 às 7:16
FHC tem razão na sua análise. Aliás, aqueles que concordam com ele não votarão no PT em 2.010. O problema é a maneira de passar o recado à população menos informada (a ampla maioria). Nesse ponto, o PT é uma máquina de comunicação e poderá (certamente o fará) usar o discurso de FHC como combustível ao seu discurso plebiscitário, como pretende Lula. É por isso que Serra e Aécio são cautelosos. FHC, a rigor, está discursando para os adeptos da oposição (chovendo no molhado) e municiando a estratégia do lulo-petismo. Só o tempo dirá, mas acho que FHC não fez a coisa certa.
Gonçalves
-05/11/2009 às 7:10
Pois é. A gestão FHC deu a Serra e Aécio e aos partidos de oposição um balde cheio de realizações. Não são heranças malditas como quiz fazer parecer o DESgoverno Lulla por seu baluarte e ex-Ministro Zé Dirceu que teve o mandato de deputado cassado por chefiar o MENSALÃO da quadrilha do PT. Se fossem malditas não estariam fazendo o bom uso delas até hoje. Outro ponto é que o DESgoverno vomita todo instante que o Brasil de devedor passou a credor do FMI. Oras, quem possibilitou tudo isso SE NÃO OS AJUSTES ECONÔMICOS DA ERA FHC? O que faz a oposição não perceber que o da Silva está usando os avanços do passado para se projetar? Será que eles atribuem a Lulla as Reservas de + de US$ 230 bi?
Jorge Marum
-05/11/2009 às 6:58
Alvíssaras! É um nome de peso que vem se juntar à oposição.
Marcus Meyer
-05/11/2009 às 6:55
Já passou da hora de a oposição acordar para a realidade. ficar fingindo que nada está acontecendo poderá ser desastroso. Um dia eles acordam e descobrem que a guerrilheira é a nova ditadora do país.
Nicão
-05/11/2009 às 6:36
Não posso me furtar a um comentário, mesmo que esteja no fim da fila. FHC está no caminho certo. Finalmente começou a imitar Lula. Faz crítica dura ao partido, sapateia, coisa e tal, mas, esquece que ele é um dos (se não o principal!) responsável pela “inércia” da oposição. Em vez de defender o seu trabalho de doze anos (oito no poder), fica brincando de discriminalizar maconha!
É bom alguém dizer a ele (eu já disse no site do PSDB!), que os que votaram nele (pelo menos a grande maioria), não são analfabetos, como são os eleitores de Lula!
Anônimo
-05/11/2009 às 5:28
É, a tônica da pergunta é interessante e perturbou a petralhada, ou seja, “para onde vamos?”
Evidentemente que por esse caminho iremos para para uma ditadura ou algo semelhante ao peronismo e aí todos sabemos onde vamos parar.
De fato chegou a hora de mudar, embora os bolivarianos achem que devamos continuar financiando a pátria deles.