Blogs e Colunistas

24/11/2009

às 6:11

EU, O “POLÊMICO”

Fui apresentando no Programa do Jô como um “jornalista polêmico”. Ele próprio especulou, entre o humor e a ironia, com o sentido da palavra. Se vocês forem procurar a origem grega da palavra, verão que “polemikós” quer dizer “relativo à guerra” — ou “aquilo que convém à guerra”. Assim, em sentido estrito, “polêmico” é Ahmadinejad, não eu.

Mas “polêmico” assume também o sentido da opinião não-consensual, que desperta reações de amor e de ódio, que costuma opor entusiastas e adversários de modo inconciliável. É, não deixa de estar aí embutida a idéia de “luta”. E acho que posso me encaixar nesse perfil.

E há ainda um outro sentido, talvez este mais empregado hoje em dia: você é “polêmico” quando a maioria acha uma coisa, e você, outra. Geralmente, essa concepção supõe que o minoritário está errado. Digamos que Galileu tenha sido polêmico ao demonstrar que a Terra girava em torno do Sol, não o contrário… Afinal, a maioria pensava outra coisa.

Não faço questão de ser “polêmico”, mas também não faço questão de não ser. Eu, com efeito, estou sempre me lixando para o que diz a “maioria” enquanto uma “autoridade”. Porque não acho que esse seja um critério de autoridade! Mas estou longe de dizer coisas só para “escandalizar”.

O que há de escandaloso ou polêmico em combater o programa nuclear secreto do Irã?

O que há de escandaloso ou polêmico em combater o negador do Holocausto?

O que há de escandaloso ou polêmico em dizer que ninguém poder ser preso ou morto por causa de sua “condição” (notem que não escrevo “opção”) sexual?

O QUE HÁ DE ESCANDALOSO OU POLÊMICO EM DEFENDER A DEMOCRACIA?

Assim, Jô fez bem em relativizar a palavra “polêmico” em que alguns pretendem me aprisionar. Não! Descobri que não sou polêmico; não quero a guerra. Ao contrário: descobri que sou até muito careta, muito conservador.

Quero o pacto da civilização. E Ahmadinejad não entra! E não entram aqueles que o querem como amigo.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

87 Comentários

  1. Alx

    -

    23/03/2010 às 12:32

    Olá Reinaldo
    Estou a procura de um documentário exibido no GNT que chamava
    “O Santo Oficio “.
    Encontrei na busca pelo Google alguma menção do teu blog mas realmente não encontrei. Tu sabe algo sobre isso? Ou tens alguma dica de como posso conseguir esse arquivo?
    Agradeço desde já.
    Abraço
    Alx Bandeira

  2. C.R.

    -

    25/11/2009 às 2:25

    Reinaldo, li os comentários aqui postados. O Jô é sempre o Jô, gosta de ser estrela, competir quando o entrevistado é tão ou mais inteligente que ele, etc e tal.
    Achei desagradável e desnecessário comentários sobre sua cirurgia, mas de resto, penso que ele comunga das mesmas opiniões que você. A diferença é que ele não pode falar de maneira tão direta e clara como você falou. Achei que ele gostou muito da entrevista. Eu gostei e vibrei com sua contundência.
    Polêmico é aquele que não vai com a manada, que tem personalidade e opinião própria e as defende. Isso é pra quem não se vendeu e não sofreu lavagem cerebral.

  3. Marco

    -

    25/11/2009 às 2:10

    Combater é ser polêmico, Reinaldo! Claro, depende de que lado você esteja.

  4. Soares

    -

    25/11/2009 às 1:14

    Senhor Reinaldo, não admiro nem um pouco o que pensa Jô Soares sobre política. Entretanto, é uma pessoa de muito bom trato, além de outras qualidades.

    Reveja a entrevista (sem som) e compare as suas expressões e o seu jeito com o dele. Quanto ao equilíbrio, a diferença é brutal.

  5. Ed Garcia

    -

    25/11/2009 às 0:41

    Na verdade, quase sempre parece, Jô estar mais preocupado em animar seu programa do que conduzir a entrevista.

  6. juan-50

    -

    24/11/2009 às 23:27

    EU DIRIA QUE FOI ÓTIMA SUA PERFORMANCE . DIDÁTICO, A RESPEITO DAS PRIVATIZAÇÕES,ARRUMOU UM GANCHO PARA UM ESCLARECIMENTO GRAMATICAL E, MOSTROU A QUE FOI.

  7. Sergio G

    -

    24/11/2009 às 23:26

    Contra o Consenso

    Esse é você! O nome é ótimo e deveria ser o título do seu programa de televisão…

    Talvez você, Mainardi e Augusto Nunes…

    Que tal?

    Melhor que certas conexões hoje no ar…

    PS: ainda não vi a entrevista (de vez em quando eu trabalho! he…he…he), mas está gravada!

  8. Tavares

    -

    24/11/2009 às 21:42

    Rei, valeu! Sua entrevista é marcante na televisão brasileira.
    Parabenizo-o pelo talento, coragem e, acima de tudo, dignidade.

    disse isso! antes não!

  9. Tavares

    -

    24/11/2009 às 21:41

    Rei, valeu! Sua entrevista é marcante na televisão brasileira.
    Parabenizo-o pelo talento, coragem e, acima de tudo, dignidade.

  10. Heitor

    -

    24/11/2009 às 20:03

    Heitor esclarece dona Reinalda, para por a foto devemos nos cadastrar no site http://www.gravatar.com, lá, podemos cadastrar quanto emails quisermos e várias fotos.

    Dona Reinalda agradece.

  11. Luciano

    -

    24/11/2009 às 19:43

    Olá Reinaldo,

    Ouvi no rádio hoje, que o tal presidente do Irã quer promover um encontro entre empresários de lá e o nosso governo, para negociar a compra de terras aqui para plantar cana-de-açúcar, produzir etanol e exportar para lá. Raios, era só o que faltava!

    Abraço.

  12. Paulo José

    -

    24/11/2009 às 19:38

    Rei dileto, os poucos minutos foram importantíssimos. A TV é um meio de comunicação muito grande.
    Com toda a certeza, uma fração do povão que não sabia do seu Blog, agora ficou conhecendo-o.
    Eu, com toda a certeza, achei fantástico vê-lo mostrando a raça.
    O importante é o que seus leitores amigos pensam a respeito de você. De polêmico, você não tem nada.
    Quanto ao resto, continua sendo o resto.

    Eu não disse isso antes!

  13. Paulo José

    -

    24/11/2009 às 19:37

    Rei dileto, os poucos minutos foram importantíssimos. A TV é um meio de comunicação muito grande.
    Com toda a certeza, uma fração do povão que não sabia do seu Blog, agora ficou conhecendo-o.
    Eu, com toda a certeza, achei fantástico vê-lo mostrando a raça.
    O importante é o que seus leitores amigos pensam a respeito de você. De polêmico, você não tem nada.
    Quanto ao resto, continua sendo o resto.

  14. Fatima

    -

    24/11/2009 às 19:19

    Olá Reinaldo, adorei a entrevista. Você é mais espirituoso ao vivo. Parabéns!

  15. Pedro Luiz Mendes

    -

    24/11/2009 às 19:06

    Não sei porquê Rei, mas sempre sinto que o Gordo não tem muita boa vontade contigo, mas parabéns, pela segunda vez conseguiu dar um nó no Gordo.

  16. Yara Chiara

    -

    24/11/2009 às 18:17

    Jô não fez nada de errado. Ele foi gentil, carinhoso e respeitoso com o Reinaldo.

    A parte em que ele “proíbe” o Rei de falar é hilária: trata-se de uma brincadeira com o fato de o tempo do programa ser limitado e de haver outros assuntos a serem tratados. Além de ser uma óbvia referência espirituosa ao tema da censura.

    Jô deu espaço para o Rei, sim, e recorreu a um humor delicado e inteligente para deixar o Rei à vontade.

    Enfim, uma encontro que, POR FAVOR, merece ser repetido muitas, muitas vezes.

    Muito bacana o Jô ter mostrado o blog.

    JÔ ROCKS.

  17. Neto Viana

    -

    24/11/2009 às 16:59

    Bom, também não achei gentil quando, você Reinaldo, foi impedido de continuar seu raciocínio numa determinada ocasião da entrevista.
    Quando você disse: “Se você me permite Jô”
    Ele respondeu: “Não, não permito”, e mudou o assunto para seu livro, dito por ele como mais pertinente!

    Bom, meus mais sinceros parabéns! tenho 21 anos e não conhecia o “POLÊMICO” hehe… Reinaldo Azevedo!

  18. Sylar

    -

    24/11/2009 às 16:48

    Lula sorrindo e abraçando m.a. (não vou escrever aquele palavrão), foi uma das piores cenas do ano, deve ter embrulhado até o estomago dos petistas mais declarados.

  19. Moacir S.

    -

    24/11/2009 às 16:44

    Jô pisou na bola pela milésima vez. Tentou pautar e inibir o entrevistado tachando-o logo de cara de polêmico. Não deixa de ser uma tática típica de petralhas.

  20. duduvieira

    -

    24/11/2009 às 16:39

    Meu Caro Rei! Não se preocua, essa política confusa do pres. Lula, querer ser líder mundial, (em substituição aos EUA), essa sopa de letrilha; Zelaya, Morales, Ortega, Chaves (ninguém prestou atenção no Chaves, “deu na TV” querendo canonizar em vida o “Chacal” -”sinônimo de terrotista”,mercenário, sanguinário frio, como estão fazendo com Battisti, basta pegar os jornais diários da década de 70, para ver o que a Itália e mundo passou nas mãos desses bandidos. Evidente que não estou entendendo esta confusão mental. Ainda bem que existe pessoas, sensata e de sublime clareza, em suas atitutes e idéias, claro que não existe polêmica, estou contigo, meu caro Rei.!!! sds

  21. Carlos Eduardo

    -

    24/11/2009 às 16:38

    Reinaldo , acho que concordar ou discordar, faz parte do processo democratico. No entanto , impedir que um governante venha visitar o Brasil, é no minimo uma falta de bom senso, para não dizer inconstitucional. Portanto acho que voce se excede um pouco quando aborda a visita desse governante iraniano ao país. Aquele pais tem uma cultura/politica propria, e goste voce ou não, é um problema deles resolverem , não nosso. Também não gosto ( e nem concordo com a politica assistencialista e bastante corrupta do PT), mas nem por isso vou impedir petistas de passarem na minha calçada.

  22. Amoedo

    -

    24/11/2009 às 16:24

    Oi, Reinaldo.

    Galileu não era polêmico, não. Era arrogante mesmo!

    A hipótese do heliocentrismo era amplamente aceita nos tempos de Galileu. O problema é que ele queria impor sua teoria sem nem mesmo uma demonstração científica e como se fosse sua criação. Além de não conseguir comprovar a hipótese, ignorou Copérnico que havia elaborado a hipótese 73 anos antes dele, também sem conseguir comprová-la.

    Tem um artigo interessantíssimo para quem quiser conhecer o processo de Galileu:

    http://www.permanencia.org.br/revista/atualidades/galileu.htm

    Você é polêmico, Galileu era arrogante!

    Um abraço,
    Amoedo.

  23. Gustavo da Silva

    -

    24/11/2009 às 16:20

    Parabéns pelo belo texto!

  24. Edgard

    -

    24/11/2009 às 15:47

    Como vai Reinaldo!

    Sensacional sua entrevista e sua bandeira!

    Pela primeira vez em alguns anos exceto quando vejo/leio o Mainardi, tenho a sensação de estar sozinho sobre o que vem acontecendo nesse país.

    Desde que esses caras assumiram o poder vivemos cada dia mais a pior ditaduras, mascarada sob uma pseudodemocracia.

    Me mantenha informado sobre suas atividades e conte comigo se quiser formar um “exército”.

    abraço

    Edgard

  25. Lima

    -

    24/11/2009 às 15:43

    Prezado Reinaldo,
    Fiquei acordado até às duas da manhã para ver a entrevista; tive que aguentar o humor descartável do JS. Estava em júbilos de alegria a ver sua entrevista quando fui surpreendido pela mudança de rumo da entrevista, para um tema mais ameno como a reforma ortográfica. Depois o JS deu por terminada a entrevista. QUE o JS não aceita o entrevistado falar mais que ele, isso todo mundo sabe. Mas será que eu tô enganado, ou ele terminou a entrevista antes do tempo? Se isso for verdade, não perca mais tempo indo a esses programas onde não se pode dizer algo que a maioria não encherga. Abraços e siga adiante, com a benção de DEUS.

  26. maria-maria

    -

    24/11/2009 às 15:39

    No 1o. sentido inclui-se então o abominável homem das trevas, apesar de seus incontestados (pela oposição) 171% de aprovação bolsista (ou bolsária). Quem apoia os terroristas das farc, os genocidas do mundo - infelizmente redondo - quem quis criar uma guerra fratricida em Honduras, quem recebe como irmão um criminoso belicista e adorararia ter assento permanente no conselho de segurança da onu para representar toda essa chusma é o estadista arrogantemente ignorante e sua cleptocracia insaciável.

  27. Armando

    -

    24/11/2009 às 15:38

    narcios não gosta do que não é espelho… Para alguma coisa serve o filho da d. Canô.
    V. não é polêmico, é bobo mesmo.

    Que o 5º dos infernos o aqueça…

  28. reynaldinho

    -

    24/11/2009 às 14:48

    Programa do jô:Xará ,nota 1.000.000,vc foi genial engajou o gordo na bôa,cara que decolada de mestre,Parabéns

  29. César Gapar

    -

    24/11/2009 às 14:19

    Caro jornalista, ser polêmico, faz-se deveras necessário a estabelecer o debate mais amplo. Não pela banalidade, mas para levar ao exercício do raciocínio. Povoa nossas urbes uma geração de imbecis (ou geração bbb), acostumados ao control-c, control-v. Esta massa disforme, orfãos do sistema educacional falido, requer maior acesso a pessoas que como o senhor tencionam de modo profissional, levar um jornalismo de alto nivel. Há de se respeitar vossas crenças e que a pessoalidade, pois nada é impessoal, seja clara. Que possamos amá-lo ou odiá-lo a medida que o nosso pensamento foi tocado por vós, cuja voz de certo vai ecoar em algum ponto ainda restantante na inteligencia média desta pátria.

  30. lvdovicvs

    -

    24/11/2009 às 14:05

    Caro Reinaldo.
    Não precisa publicar. Eu gostaria de saber como faço para possa mostrar foto nos meus comentários, que vc recebe com tanto respeito. Obrigado. l

    Dona Reinalda esclarece: é preciso acessar o site wordpress.com e lá fazer um cadastro. Neste cadastro você inclui um endereço de e-mail e a foto que desejar publicar.
    Quando for encaminhar um comentário no blog, você insere (no campo opcional, não será publicado) o mesmo endereço de e-mail e o sistema wordpress incluirá automaticamente sua foto.

    O leitor Heitor avisa que no site gravatar.com é possível cadastrar vários endereços de e-mail.

  31. Fátima

    -

    24/11/2009 às 13:59

    POLÊMICO são os fatos que nos provocam, são as situações que nos colocam, quando tomamos posições, são as pessoas que nos dizem VOCÊ PROVA? aquilo que está provado e comprovado, MAS que não querem reconhecer, nem possuem argumentos contrários. Nós não somos polêmicos, SOMOS CONSCIENTES e defensores da verdade, ISSO INCOMODA MUITO. MAS é a nossa maneira de ser e agir, é a nossa IDENTIDADE.

  32. Vinicius

    -

    24/11/2009 às 13:57

    Olá Reinaldo!

    Confesso que tenho os dois pés atrás com o Jô Soares. Acho que além de “dar mais entrevista que o próprio entrevistado” e de forçar algumas piadas – mesmo quando o assunto não comporta ironias, ele dedica um tempo muito curto a assuntos realmente sérios e relevantes. A entrevista contigo, por exemplo, deveria ter dois blocos (no mínimo…).

    Mas achei que você “se virou nos trinta” e deu o recado. Parabéns!

  33. Ricardo

    -

    24/11/2009 às 13:55

    Reinaldo,

    Parabéns pela sua integridade. No fundo, a briga entre “nós” e “eles” (veja bem: é o lado de lá que maniqueíza) é uma briga de valores, princípios.

    Eu já estou cansado do meu círculo de amizades. É um bando de amadores repetindo besteiras e mitos a toda hora, sem preocupação com a crítica, com a verdade, com a realidade, com o debate de ideias. Cansei dessa cultura simplista, acomodada.

    Um dia, talvez, possamos debater alguns assuntos, mesmo nao tendo a mesma opinião sobre tudo.

  34. Aflita

    -

    24/11/2009 às 13:53

    Extremistas, tiranos e afins não toleram os apartes, as opiniões divergentes, porque vão logo rotulando como polêmicas. Como afirmava Nelson Rodrigues, a “unanimidade é burra”.

  35. mané brasileiro

    -

    24/11/2009 às 13:44

    Amigo Reinaldo
    Você não é pólemico.Você trata de assuntos
    polemicos,sempre com maestria e coerencia, e é isso
    que incomoda “os outros”. Sua lógica é que os fere.
    Eles se esquecem que: É o couro ruim que chama o
    ferrão.

  36. Felix

    -

    24/11/2009 às 13:43

    Não concordo com tudo o que você escreve.
    Esta frase você já deve ter lido ai..umas mil vezes, a questão é :
    Os valores que você defende não possuem partido, sigla ou ideologia, um ser humano decente, que tenha berço e modesta formação intelectual não pode deixar de lhe dar razão, muito menos de apoiá-lo.
    Nestes termos:
    Espero ver seu programa de TV, não entrevistas no Jô ou outro programa, mas ver o seu programa, você não só escreve bem, mas é um excelente comunicador.
    Hut ab ! (tirando o chapéu em reverência)

  37. Vitor

    -

    24/11/2009 às 13:27

    Polêmica: Controvérisa, questão, discussão.

    É, polêmico!
    Só apenas algumas questões, as vezes tão obvias e cegas pela sociedade.

  38. Heitor

    -

    24/11/2009 às 13:19

    A editora Record é do Bispo?

    dona Reinalda: não. São empresas completamente distintas.

  39. Heitor

    -

    24/11/2009 às 13:18

    Nota-se que Jô faz um esforço para trabalhar, espero que trabalhe muito, precisamos de alguém como ele. Só devemos evitar papos sobre buracos, hein Reinaldo!

  40. Heitor

    -

    24/11/2009 às 13:12

    Agora ser lógico é ser polêmico? Que tempos estranhos. Eu gostava do Jô quando ele era contra a ditadura.

  41. ly

    -

    24/11/2009 às 13:07

    “não sabia”

  42. Alberto Amaral Alfaro

    -

    24/11/2009 às 13:05

    Reinaldo, Tua entrevista marcará época no jornalismo tupiniquim.
    Deixaste o Jô de “saia justa”, conduzisses de maneira magistral a temática do debate. Sou teu fã, portanto suspeito, de ha muito.
    Diariamente, dando o devido crédito, recoloco em programa diário de rádio ( Nativa AM 740)que tenho aqui na Cidade, considerações tuas sobre o momento “grave” que vivemos. Precisamos sacudir este País, tira-lo desta letargia patológica.
    Aqui no Sul do País tenho feito a minha parte. Sabes como me definem : “O Alfaro é muito polêmico”, estou orgulhoso.
    Quero te escutar algum dia, continuamos “juntos” na cruzada.

  43. Therese

    -

    24/11/2009 às 12:58

    Não há desculpa para se ter recebido esse criminoso.
    E a reunião na universidade foi cancelada quando viram que os estudantes estava se preparando para não aceitar o dito cujo.
    Vi aquele deputado petista Vacarezza ( pra mim lembra sempre “vagaroso” se bem que essa qualidade é do Suplicy) querer dizer que era decente recebê-lo.
    Que gente nojenta.

  44. Valéria

    -

    24/11/2009 às 12:46

    reinaldo,
    adorei sua entrevista no Jô e acho que de polêmico vc não tem nada,vc sim,é coerente com tudo que é do Bem.
    Eu quero entrar nesse seu pacto da civilização.
    Fora Ahmadinejad !

  45. Luís Lander

    -

    24/11/2009 às 12:29

    Obrigado por não negar a missão de ser nossa voz, honesta, intelectual e apaixonada por nossa gente e cultura, pois não há maior declaração de amor do que o respeito à língua escrita, à narrativa estética e corroborada com fatos e dados.

  46. gordo

    -

    24/11/2009 às 12:28

    jornalista “LÚCIDO”, é bem mais justo.

    Parabéns

  47. Gione oigen

    -

    24/11/2009 às 12:13

    Se o Lula abraçar capeta, os petralhas vão cantando para o inferno.

    Essa turma não pensa.

  48. Nelson

    -

    24/11/2009 às 11:03

    Vi tua entrevista ontem, e sempre os que vão contra o “governo sem-dedo” são polêmicos..

  49. Heráclito

    -

    24/11/2009 às 11:02

    Polemos panton pater, se não me falha o grego transliterado.

  50. Pedro Rocha

    -

    24/11/2009 às 11:00

    Uma humilde colaboração: Galileu sempre foi “polêmico” em todos os sentidos; em sua arrogância, escarnecia dos demais colegas de profissão, como em sua obra “Diálogos”, que foi usada contra ele no 2º processo que respondeu no Santo Ofício por suposta ofensa ao Papa, que também era astrônomo. Além disso, Galileu descreveu as órbitas de seu sistema heliocêntirco como CIRCULARES, o que conflitava com teorias já existentes, e mais antigas, de órbitas elípticas.

  51. gerusa c

    -

    24/11/2009 às 10:56

    Tio Rei, primeira vez que assisto uma entrevista sua..
    fiquei indignada porque quando você falava algo “polêmico” o JÔ dizia baixinho “não, você não pode falar assim…”

    e quando você disse a verdade sobre Ahmadinejad ele ficou de olhos arregalados!!

    parabéns, sempre!

  52. Michelle Marie

    -

    24/11/2009 às 10:54

    Amei sua entrevista no Programa do Jô. Um sentimento polêmico? Será! Vc apenas descreveu a triste realidade de nosso páis….

  53. marilia

    -

    24/11/2009 às 10:44

    Me vejo muito parecida contigo, assim meio ‘taqui’ também. Acreditas que há poucas semanas perdi meu emprego numa comunidade como médica de família justamente por ser ‘polemica’? è amigo, as pessoas aqui andam pensando muito igual aos petralhas, pena! Prefiro Paulo Freire que diz…’justiça social antes da caridade’. Abraços cordiais!

  54. Maschio

    -

    24/11/2009 às 10:43

    Caro Reinaldo
    Sua participação no programa do Jô foi brilhante. Você foi conciso, contundente, elegante e engraçado (em alguns momentos cheguei a gargalhar!). Parababéns! Seu poder de sintese é impressionante, em poucas palavras você derrubou mitos que o Lullopetismo vem criando desde o primeiro dia de mandato (como a privatização da telefonia - é impressionante mas as pessoas se esqueceram que uma reles linha telefonica chegava a custar milhares de dolares!). Em um país com memória cada vez mais curta Reinaldo Azevedo é, cada vez mais, essencial.

  55. comentários sobre o ClimaGate

    -

    24/11/2009 às 10:41

  56. Pescarini

    -

    24/11/2009 às 10:39

    Parabéns Dr Polêmico.

  57. marilia

    -

    24/11/2009 às 10:39

    sabe que me identifico muitíssimo contigo? Há poucos dias perdi meu emprego como médica da família por ser justamente assim - ‘polemica’, é mole? Sou a favor de Paulo Freire quando diz que ‘quer justiça social antes da caridade’.Estás vendo? tem muita gente por aqui parecida com a gente daí. Meu abraço!

  58. anônimo

    -

    24/11/2009 às 10:36

  59. anônimo

    -

    24/11/2009 às 10:33

  60. anônimo

    -

    24/11/2009 às 10:32

    Isso merece uma anâlise:

    http://ecotretas.blogspot.com/2009/11/bugs-do-climategate.html

    Esses programas já eram duvidosos faz muito tempo. Apresentar os resultados de um programa de computador como “prova” do AGA e ao mesmo tempo impedir o acesso de outros cientistas ao código é simplesmente anti-ciencia. Nunca foram pessoas sérias. em séculos passados, jamais uma coisa dessas seria aceita, nem na Idade Média, um grupo de cientistas alardear sua idéia como provada mas impedir que outros cientistas tivessem acesso à prova. Mas os programas eram simplesmente um lixo, é claro que eles não poderiam torna-lo público.

  61. JO

    -

    24/11/2009 às 10:31

    Bom dia, hoje fui despertado qdo estava quase dormindo pois a tv permanecia ligada, era 01:20 e uma destas surpresas em que se sente com sensação de conflitos, não tendo ninguém para trocar algumas idéias, resultado - muito bom, pois não me sentia vivo já há algum tempo, porque temos pontos de vista muito parecidos e pensamentos gerais muito alinhados de tal forma que me fez enviar este comentário. Não suporto mais o fato generalizado de politica mal feita, a coisa popular, não sou popular, gosto do real ( não a moeda ) de fatos quero dizer, do simples, de pessoas felizes, de possibilidades, de poder ter idéias e poder transmiti-las, coisa praticamente impossivel neste momento em que vivemos

  62. Yara Chiara

    -

    24/11/2009 às 10:23

    Você só é “polêmico” porque o espaço para discórdia no Brasil é tão restrito que não comporta mais sequer a defesa clara dos valores elementares da democracia.

    Qualquer ditadura vagabunda aceita discórdia de grau: “Será que Lula é a Divindade Máxima ou simplesmente um presidente maravilhoso?”

    Por que Carlos Minc, que se nega a falar sobre sua participação na luta armada, não é polêmico? O jornalista que o glorificava ainda insistiu: “É para fins da construção da mitologia pseudo-histórica…”. Ele se negou dizendo que há uma tentativa de “desconstruir” a imagem dos militantes.

    Essa gente é que gosta de proibir a história e que se sente confortável com o silêncio e a surdina.

  63. joão

    -

    24/11/2009 às 10:23

    A esta hora voce ainda esta dormindo mas, vamos lá. Parabens pela entrevista. Foi clara, objetiva e deve têr mexido muito com a canalha petralha. E dai ?. Pau neles. Eles não querem ser vidraça?. Pedra neles. Só um cego não vé o que se faz hoje neste pais. A maior decepção da minha vida foi este governo. O que eles fizeram para justificar tamanho prestigio?. Este Census não me engana. ã quantos anos ele faz pesquisa para o Clesio Andrade? O mesmo Clesio que foi dono das agencia DNA e SMPyB. E que dirige esta confederação desde que ela foi fundada. Ai tem coisa.

    um abraço

  64. Wander

    -

    24/11/2009 às 10:16

    Dileto, quem diz a verdade, no Brasil de hoje, é polêmico.
    Você é irretocável.
    Às vezes, sozinho sim, porém com a verdade. Essa é máxima que não se pode escapar.
    Quanto a você, essa máxima é amenizada pelo grande grupo que o acompanha. São seus eleitores amigos que não irão abandoná-los.
    Parabéns pela sua dignidade e firmeza de propósito. Sem falar, é claro, que você é Rei.

  65. Dalvinha

    -

    24/11/2009 às 10:15

    Cont.

    Tio Rei (II)

    Parabéns Reinaldo, e obrigada por ser nossa voz com muito mais galhardia na mídia contra as incoerências de “ um pseudo-democrata e seu alter- ego ditador- sorridente” que se aproveitou da mentira para angariar votos que hoje usa indevidamente como aval para acintar os mesmos preceitos democráticos de nossa Constituição que lhe deram o posto de presidente.

    Valeu!

  66. Dalvinha

    -

    24/11/2009 às 10:13

    Tio Rei, (I)

    Ontem descobri que você só dorme bem depois que eu já acordei rs, mas assim mesmo fiz um esforço e aguardei o programa do Jô em prestigio à sua pessoa, e como sempre você foi brilhante, pena ser tão curto o espaço dado a cada entrevistado!

    O termo, “polêmico” usado pelo Jô e em seguida o “reacionário” foi a deixa muito bem usada para explanação de sua opinião (e nossa) contrária a visita do Ahmadinejad, perfeita! Toda a entrevista foi perfeita, valeu a pena, e me deixou ainda mais ansiosa pela chegada de seu novo livro “Máximas de um País Mínimo”, já adquirido.

  67. Kélita Machado

    -

    24/11/2009 às 9:54

    Reinaldo,

    acredito que você não se posiciona do lado da minoria.
    “A soma das minorias faz a maioria”.
    Esse lema levou às ruas em todo o país a pessoas de diferentes comunidades, movimentos de defesa da mulher, dos direitos da criança e do adolescente, judeus, bahá`ís, cristãos, umbandistas e candomblecistas, comunidades de matriz africana, LGBT, defensores das liberdades - de imprensa, religiosa, de expressão, etc - maçons, ateus, escritores, etc.
    E ainda assim, o nosso presidente, que foi eleito para nos representar, tocou uma música que desafinava com a sinfônica popular.
    Polêmico? Não. A sua voz se une às de milhões de brasileiros aos quais a mordaça ainda não conseguiu deter.

    Parabéns

  68. Nausícaa

    -

    24/11/2009 às 9:50

    O adjetivo polêmico apareceu no jornal, no rádio e na tv para o presidente do Irã. Achei-o impróprio em relação com a essência da coisa toda, pois ninguém tem dúvida do que pretende essa gente, aliás, todos concordam que o Irã quer mesmo varrer Israel do mapa e está fazendo tudo o que lhe é possível para realizar esse intento.

    E lá está nosso presidente falando em diálogo feito Miss??!! E a triangulação entre Rússia, os vôos diretos que partem de Caracas, onde informa-se que estão com reservas esgotadas para o ano todo - mas sabe-se que é mentira? - para Teerã.

    Quem mexe fogo com fogo será queimado.

  69. LIMA

    -

    24/11/2009 às 9:45

    REINALDO.
    ANTES SER POLEMICO DO QUE SER BURRO E IGNORANTE, COMO MUITA GENTE. E COMO TEM GENTE NESTE ESTADO DE INVOLUÇÃO.

  70. moavani parente

    -

    24/11/2009 às 9:37

    Sou fã dos dois, mas acho que o Jô exagerou um pouquinho
    na “mediação”… Achei-o um pouquinho contido, um tanto
    constrangido, sei lá… Tomara que seja uma falsa impressão
    e não mais um sinal dos negros tempos que vivemos.
    Você se sai QUASE tão bem falando quanto escrevendo, e
    isto é um grande elogio!

  71. Pantaneiro

    -

    24/11/2009 às 9:36

    Deixa que eu chuto Titio…..Vamos colocar assim: gostaria que se levantasse um petista, ou um petralha e defendesse a estadia de Ahmadinejad - esse humanista, titã dos direitos humanos, esse Erasmo do oriente médio, defensor da democracia e erspeitador do dissenso -,em nosso país. Só posso dizer uma coisa. Lulla e o pt humilharam a mim, cidadão brasileiro, ao receber um notório terrorista, matador de divergente de opiniões, ditador facinoroso. Como vocês, petralhas defendem a estadia desse criminoso no nosso (de todos os brasileiros decentes) país? Que argumetos usam? Mas ele só quer destruir Israel e matar outros seis milhões de judeus? que merreca né????

  72. eidia

    -

    24/11/2009 às 9:23

    É isso mesmo. Acho que tudo também depende de idade, de vivência. Quanto mais eu vivo e mais vou observando aprendendo, mais vou virando maria-vai-com-as-outras. E adorando. Porque não mudar de opinião, mudar de idéia, e aceitar uma idéia melhor do que a sua? E o melhor ainda, como bem disse o Millôr:”subitamente a gente atinge aquele momento, de idade e sabedoria, em que, simplesmente, “não tem mais que ir”.”
    bjo
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

  73. Helbert

    -

    24/11/2009 às 9:22

    Caro Reinaldo,

    As características humanas, obviamente, são “distribuídas” de forma injusta. Geralmente a quantidade destas características estão presentes numa gradação que corresponde à distribuição da curva de Gauss (http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_normal). Isto significa que uma parcela pequena da população tem muito pouca inteligência, a maioria de nós tem uma quantidade mediana e poucos têm muita inteligência, destacando-se dos demais.

    A cultura também é adquirida da mesma forma, mas é claro que num país como nosso, quem tem cultura de mediana para baixo é a maior parte da população. Países mais desenvolvidos oferecem maior acesso à cultura.

  74. Helbert

    -

    24/11/2009 às 9:22

    Isto explica a pouca capacidade da população de alcançar as questões mais complexas da política, ciência, etc. Tudo bem, os países mais desenvovidos dão grande importância à educação, desenvolvem seus cientistas, usam o conhecimento produzido e resolvem o problema da injusta distribuição da inteligência.

    Países como o nosso desenvolvem líderes que apostam na quadratura da Terra e que cultuam ditadores. Países como o nosso duvidam da utilidade da educação. E acreditam que a inteligência é uma praga. E quem vai na contramão destes absurdos é “polêmico”, reacionário, capitalista, “de direita”, etc.

  75. Paola

    -

    24/11/2009 às 9:15

    Assim como Galileu estava certo em dizer que a terra é que gira em torno do sol,você, Tio Rei, está mais do que certo em suas idéias!
    Idéias CORRETAS, SENSATAS!
    Pena que a petralhada não enxerga isso!

  76. hdrummond

    -

    24/11/2009 às 9:15

    Se vis pacem, para bellum.
    É uma luta enorme, Reinaldo.

  77. Hassebrawbier

    -

    24/11/2009 às 9:13

    Uma pequena correção: a Terra gira em torno do Sol e o Sol gira em torno da Terra (tudo depende do ponto de referência, segundo a Física newtoniana). O que Galileu disse, se não me engano, é que os outros planetas giram em torno do Sol e não da Terra (o que é verdade pelo conhecimento atual). Porém ele afirmou que o restante do Universo também girava em torno do Sol (o que é tão verdadeiro quanto afirmar que gira em torno da Terra ou de Júpiter - depende do ponto de referência).

  78. Sherlock

    -

    24/11/2009 às 9:12

    Rei,

    Só mais um comentário em relação ao post (não entendo como algumas pessoas conseguem postar comentários longos; os meus, preciso encurtar ao máximo)

    Com relação ao homossexualismo, preferimos sempre o seguinte:

    “opção” sexual (nunca, jamais! ninguém escolhe - ou opta por - ser gay, assim como ninguém escolhe ser hétero, certo?)

    “condição” sexual - tudo bem, você achou um meio termo, que deu uma amenizada.

    “orientação” sexual é a forma, digamos, politicamente correta (embora eu não seja lá muito fã do politicamente correto).
    E creia-me: os homossexuais preferimos esta forma; mas como heterossexual você pode escolher o termo que melhor define sua condição.

    Fica a dica.

  79. Bob Filho

    -

    24/11/2009 às 8:59

    Esta é a razão de eu gostar tanto desse blog. Posso até não concordar com tudo o que o Seu Rei escreve (ah, mas é quase tudo, hehe), mas ao menos ele me faz pensar de outra forma.

    Abraços (agurdando a versão completa do video, uma vez que acabei dormindo cedo)!
    Bob

  80. Sherlock

    -

    24/11/2009 às 8:47

    Rei,

    Vi a entrevista e achei muito boa mesmo!
    O Jô até deixou você falar bastante! E olha que nem sempre ele deixa… hehe

    Embora um tantinho nervoso (não deu pra disfarçar muito não, né?) senti uma boa interação sua com o público. Estaria aí um caminho para as oposições? Mostrando que a população entende o que é explicado com clareza? Fica a dica.

    Digo isto porque o público ali não era o que freqüenta o lançamento de seu livro, por exemplo, que vai às livrarias para ouvir o Reinaldo e já concorda com suas idéias. Tratava-se de um público “genérico”, portanto, simpático a Lula (se levarmos em conta a popularidade do homem) e, ainda assim, soube ouvir e entender seu recado.

    Abr.

  81. lucia

    -

    24/11/2009 às 8:33

    Sou admiradora sua, entro no seu Blog várias vezes ao dia, mas detesto a palavra “pacto”.
    Você já viu (ouviu) o chato, insuportável mesmo, senador C. Buarque? o Madame Pureza quer fazer “pacto” de tudo. É seguidor do Lulla/Dilma: PACto. Detesto.

  82. Anita

    -

    24/11/2009 às 8:32

    Reinaldo,
    Polêmico e escandaloso é o convite deste “guverno” em receber o ditador sanguinário e sanguinolento como o do Irã. O “guverno Lula” está provocando, fazendo picuinha com os países democráticos do mundo EUA, Inglaterra, Israel etc… Isto é insensato e corremos rsicos sérios com as “más amizades”. Depois desta visita do ditador do Irã, o Brasil não tem condições nenhuma de um “assento do conselho de INsegurança da ONU”…Pode esquecer imperador Lula I…

  83. Costa

    -

    24/11/2009 às 8:12

    Não consegui ficar acordada pra assistir ao Jô, mas o programa deve ser reprisado no Gnt, não é?

  84. QUAKER

    -

    24/11/2009 às 8:04

    JÔ DEVERIA USAR MELHOR A INTELIGÊNCIA.
    ACOMPANHO A MAIORIA DOS PROGRAMAS E VEJO UMA CERTA
    IGNORÂNCIA AO RESPEITO DA NOSSA INTELIGÊNCIA.
    JÔ TEM QUE SABER QUE VOCÊ REI,É UM DOS MAIORES JORNALISTA QUE O BRASIL POSSUI E TEM QUE SER RESPEITADO.
    CHAMA-LO DE POLÊMICO FOI UYMA FALTA DE RESPEITO OU ATÉ MESMO DE CORAGEM E HUMILDADE DE SE CURVAR DIANTE DE ALGUÉM QUE SABIDAMENTE,É MAIOR NA CORAGEM,NA INDEPENDÊNCIA E CULTURALMENTE FICO COM VOCÊ.
    FELIZ DAQUELA EMPRESA QUE TEM VOCÊ NO QUADRO DE JORNALISTA.
    “PETRALHAS PORQUE NÃO VÃO A LATRINA ENCONTRAR
    SEUS SEMELHANTES”?

  85. Bruno Aleixo

    -

    24/11/2009 às 7:47

    Reinaldo,

    Sua entrevista foi nota 10, apesar de me parecer que poderia ter sido um pouco maior.

    Como você polariza muitas idéias com o presidente, devem ter lhe taxado de polêmico porque ainda não deixou claro que compartilha com Lula da tese de que o planeta terra é redondo, que ele mesmo assim elaborou com muita propriedade didática.

  86. estação pacheco

    -

    24/11/2009 às 7:19

    meu caro,

    presente.


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados