04/08/2007
às 15:02Eu, Los Hermanos, Bono e você
Ainda no Primeira Leitura, no começo de 2006, afirmei que não entendia tanta histeria para ver Bono Vox. E a razão do meu espanto era simples, confessei: eu não poderia distingui-lo de uma fatia de presunto. Não sabia mesmo quem era. A indignação foi grande. Um monte de gente quis fazer um “domingo sangrento” comigo. Cheguei a escrever um artigo no Globo a respeito — segue no pé deste post.
O protesto de agora é por causa dos Los Hermanos. E olhem que, desta feita, apenas fiz o clipping de uma reportagem da VEJA. Nem me posicionei. Até porque precisei pedir a assessoria das minhas filhas — de pronto fornecida pela mais nova, de 10 anos: “ML, canta a música mais famosa de Los Hermanos pro papai saber se já ouviu alguma vez”. E ela: “Nossa, pai! Vai dizer que você não conhece ‘Ô Ana Júúúlia-ááá…” É claro que eu conhecia. Então são eles?
Mas estão me esculhambando de um jeito! Não exibo a minha ignorância por afetação. Não saber o que cantam ou cantavam Los Hermanos não qualifica ninguém. Idem para o contrário. O que parece, no entanto, inegável, a julgar pela quantidade de ofensas, é que os rapazes têm mesmo uma legião de fãs.
De fato, estamos um tanto desacostumados à crítica cultural — especialmente se ela vem acompanhada de algum humor. Abaixo, segue o meu texto em O Globo, escrito em fevereiro do ano passado. O título: “Eu, Bono e você”.
Escrevi certa feita que Drummond era um poeta preguiçoso e que Guimarães Rosa era metafisicamente primitivo, mas com rococós para seduzir deslumbrados. Prefiro Cecília Meireles, Mário Faustino, Bruno Tolentino e Graciliano Ramos. Apanhei. Um sujeito mandou-me uma miniatura do meu caixão. Não chegou uma só evidência de que um se preocupasse com o labor no verso ou de que o outro tivesse desvendado uma moralidade ao menos vizinha da de um Dostoiévski. Só os “Como ousa?”; “Quem você pensa que é?”; “Cortem-lhe a cabeça!”…
Num país de iletrados profissionais, os protestos foram poucos. A fama me chegou, de fato, com corrente no Orkut (dizem; nunca acessei) e tudo, porque escrevi, no “Primeira Leitura”, um texto afirmando que não saberia distinguir o U2 de uma fatia de presunto. Os e-mails já passam de uma centena. Parte é impublicável. Estou surpreso. Disse apenas que nunca tinha ouvido sua música.
Incidentalmente, já ouvi “Minha egüinha Pocotó” e uma senhora que diz indecências fazendo trocadilho com o nome de um fogão (ah, as glórias da democracia!, como diria o Hamas). Sei até o que é Carlinhos Brown: eu investigaria, por amor à especulação antropológica, a possível relação inversamente proporcional entre civilização e percussão. Mesmo tão sabido, eu seria incapaz de dizer “Isso é U2”, assim como posso dizer “Isso é Mozart, Caetano Veloso ou Nelson Ned”.
Bono Vox, para mim, era só um senhor maduro, com óculos ridículos, que vive pendurado em poderosos do Bird e do FMI a cobrar ajuda aos oprimidos, aos famintos, aos monges do Tibete e aos pandas — essas apaixonantes razões para sair da cama. Eu estava espantado com o qüiproquó por causa da compra de ingressos para o show. Como cheguei aos 44 anos sem ter ouvido U2, sem partilhar dessa emoção?
Vi Bono Vox ao lado de Armani em Davos pedindo mais justiça. Depois, Gilberto Gil “encantou a todos os presentes com sua música soberba e vivaz”, como diria Amaury Jr. O U2 faz proselitismo de tudo quanto é nulidade terceiro-mundista. O Hamas está precisando agora de uma fachada mais soft. Chamem Bono. Ele gosta de Lula e quer o perdão para a dívida de países da África. Nunca mais o dinheiro desviado por ditadores sanguinários, nativistas e antiimperialistas — os amigos de Kofi Annan — será recuperado. Leio no GLOBO que, para Bono, “o Brasil é a extremidade (!?) sexy do catolicismo”. Quem precisa de Bento XVI? Eis aí a verdadeira Teologia da Libertação. O resto é Boff.
Há gente menos tolerante do que os petistas de Dirceu, aquele que marcha com broche de Hugo Chávez: os fãs do U2. Alguns ainda tentaram me livrar das trevas da ignorância. A maioria pegou pesado. Uma jornalista disse que eu ocupava o lugar de pessoas competentes — ela, por exemplo… E pediu minha cabeça ao diretor de redação. Respondi que era eu o dito-cujo e não poderia fazer como o Barão Munchausen: exibir a própria cachola. Ela ficou inconsolável e foi ouvir Bono Vox.
A maioria quer uma lei que me proíba, ou a qualquer um, de escrever que rock depois dos 25 é caso de surdez ou de debilidade mental. Também há indignação porque afirmei que jamais iria à praia ver Mick Jagger, à beira dos 70, rebolar o traseiro murcho. Como os petistas, pedem a minha demissão. A Bono, tudo! A Reinaldo, a miséria, a fome, a morte à míngua: “Ele não gosta do que a gente gosta e tem a ousadia de falar isso.” A onda é sair do armário. Qualquer tara, hoje em dia, merece ser protegida por um estatuto de minoria. Só não se pode falar mal de Bono Vox. Um outro exige “direito de resposta”. Escrevi que as letras do U2 são coisa de/para gente de miolo mole. Ofendeu-se. Convoca-me para um domingo sangrento.
Passo boa parte do meu tempo lendo teoria política e escrevendo sobre o tema. É uma perda de tempo. Vou me dedicar a esculhambar roqueiros e pacifistas. Também vou falar mal de comida japonesa. Todo mundo que se julga inteligente gosta de comida japonesa. Provarei que estão duplamente enganados.



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
89 Comentários
Anônimo
-22/12/2011 às 12:26
briga besta kkkkk o mundo é uma merda
Mikhail de Andrade
-07/03/2011 às 20:23
“Todo mundo que se julga inteligente gosta de comida japonesa. Provarei que estão duplamente enganados.” hauhaeuheahueahuea!! Genial Reinaldo! A propósito, U2 é a melhor banda do mundo, deixa de ser ranzinza e dá uma chanca pro Bono!
Olívio
-19/01/2011 às 13:08
Que curioso, gostei desse artigo.
Renato Lima
-11/08/2007 às 16:21
É incrível como as pessoas tem uma predisposição à brigas, xingamentos e coisas desse nível.
Pensamento medíocre este.
Assim como o comentário, de um bebê chorão sobre o coleguinha que o caçoou por não conhecer sua famosa coleção de figurinhas, faz com que os seus outros coleguinhas se voltem contra o que agrediu primeiro e se formam duas vertentes de bebês babões e chorões que ficam se alfinetando.
Só há uma forma de me expressar diante de tal banalidade: hahahahahaha
rocket
-06/08/2007 às 20:29
Nem esquente a cabeça, Reinaldo. Los Hermanos nunca conseguiram sair do “Ô Ana Júúúlia!” Ficaram só nisso, mesmo. E já se extinguiram. Talvez venha desse fato o rancor e a revolta das Mafaldinhas&Remelentos, tadinhos!
Anônimo
-06/08/2007 às 12:54
Caro Reinaldo,
Sou jornalista em Cuiabá-MT e leio com admiração os seus artigos desde os tempos de Primeira Leitura.
Tenho uma curiosidade: o público que você atinge hoje com o blog é maior do que naquela época? Há diferenças de tipo de público?
Um abraço,
Orlando Morais
orlandomsj@hotmail.com
Guilherme Veneziani
-06/08/2007 às 11:58
Pois é, como um anônimo disse acima, o Lula, quando sua cara foi mostrada no telão, foi vaiado no show do U2 e o Bono fez cara de “Ué?”. Ou seja, não foi só o Maracanã que vaiou o Lula, o Morumbi lotado também. Mas não me lembro de ninguém ter noticiado o fato. Depois falam que a mídia está atacando demais o “coitadinho” do presidente…
v
-06/08/2007 às 11:35
Bem lembrado, gunnar!
Gunnar
-06/08/2007 às 10:04
Anna Julia é a música mais famosa do Los Hermanos apenas para quem NÃO conhece Los Hermanos. Essa música tem uma história engraçada, foi composta às pressas pelo MArcelo para um amigo para ajudá-lo a conquistar a guria homônima. A música nem devia entrar no disco, entrou por pressão da gravadora por um “hit”. E mais: sugiro ouvir os últimos dois discos dos meninos, o que menos tem lá é ‘roquenrou’. Música para entendedores.
Anônimo
-06/08/2007 às 9:31
Vi um comment do cara lá em cima dos cubanos. Vale lembrar que eles tem visto de 90 dias, mas o passaporte fica travado com a Chefia da delegação
Anônimo
-06/08/2007 às 9:28
Fecho contigo sobre comida japonesa, acho q é que nem comer papel com sal; o U2 é esforçado, mas o Bono precisava ser mais Johnny Ramone (o q falou god bless president Bush) do que Joey Ramone. Se precisar de informação sobre Rock é só perguntar! Só pra terminar, o vocalista da banda The Queers (o nome é só galhofa) disse certa vez sobre músicas de rock com teor político/revolucionário: “Você trabalha e/ou estuda a semana inteira, aí chega no final de semana e quer se divertir e vem um idiota que acha que por que está em cima de um palco pode dizer como você deve votar”
abraço
Rafael França
ninaguitarhero@gmail.com
Anônimo
-05/08/2007 às 17:31
Engraçado mesmo é o Bono ficar pedindo ajuda para os países pobres e vir ao Brasil fazer um show cujo ingresso custava 300 reais!
v.
-05/08/2007 às 16:04
cesar pinheiro… várias pessoas, inclusive eu, aqui manifestaram educadamente o repúdio a essa matéria da VEJA. Inclusive os admiradores do Reinaldo.
Sem agressão barata, please.
Sandra
-05/08/2007 às 13:54
Reinaldo
Se você tiver uma diarréia, foi praga do meu marido.
Estávamos comentando o artigo da Veja e o seu post, e observamos que, no quesito música, todo mundo tem um lado remelento ou mafaldinha.
O dele é: Rolling Stones, Simon& Garfunkel e Elton John.
O meu é: Biafra, Duran Duran, LOS HERMANOS, solos de flautinhas e tamborzinhos peruanos.
Você há de convir: O meu é MUITO mais autêntico! MUITO mais latino-américa!
Resumindo: Minha filha quis conhecer o que era música peruana, com flautinha e tamborzinho. Desencavei meus discos antigos, e foram algumas horas de entretenimento e cultura, além de uma grande chance de meu esposo deixar aflorar esse lado latino que ele insiste em manter latente!
César Pinheiro
-05/08/2007 às 12:55
Me impressiona a cretinice dde alguns comentários e a falta de conhecimento. Não gostam de Los Hermanos só porque esse babaca do blog diz, né, bebezinhos da mamãe?
Quem disse que conhecimento musical é ouvir só Wagner, Mozart, Beethoven? Coisas que, aliás, gosto. Mas, rock n’roll é que é foda! Viva Loser Manos!!!!
hdrummond
-05/08/2007 às 12:46
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Até gosto de alguma coisa do U2, mas considero essencial que cada um possa criticar qualquer artista, ao contrario do que se percebe na midia em geral, em que até um produto da defecação de fulano de tal é lindo e cheio de arte.
Rei, assim como vc mudou em relacao ao uso de laptops, vc ainda vai perceber que tem sabor a comida japonesa….rsrsrs
v..
-05/08/2007 às 12:25
Reinaldo… o “avesso do avesso” se sente na obrigação de uma crítica aos três últimos CDs do Los Hermanos.
PS: Talvez toda essa polêmica possa ter trazido uma expectativa demasiada sobre o som. Não a tenha… é singelo, e é belo por isso.
Risos…
Sugestão só. Abraço!
v.
-05/08/2007 às 12:18
Gus Rocha… totalitária foi sua opinião ao classificar todos os fãs de los hermanos como totolitários.
A maioria dos comentários de quem conhece a banda aqui nesse post foi contra a matéria da VEJA (da VEJA e não do Reinaldo).
E Reinaldo… Los Hermanos cresceram assustadoramente depois de Ana Júlia. É preciso conhecer…
Abraços.
Maria Helena
-05/08/2007 às 12:05
Eu vou além de Bono Vox: Não entendo por que tanto balacobaco em torno de astro algum, nem de música, ou de cinema, de televisão, moda, futebol, ou similares. Cada um tem seu próprio valor, não é preciso que adicionemos diamantes a coroas para cabeças que não merecem tanto brilho assim.
gus rocha
-05/08/2007 às 11:48
Feliz é você, Tio Rei, que não conhece Loser Manos e não conhece os fãs totalitários dessa coisinha indie e afetda visto como a “salvação do Rock nacional”.
Rodrigo
-05/08/2007 às 11:46
O único Bono que presta é o biscoito de chocolate da Nestlé.
Paulo Sérgio
-05/08/2007 às 10:21
Reinaldo, me surpreendi com sua predileção por Graciliano Ramos. Apesar do estilo interessante, sua prosa não traz um esquerdismo por demais simplista e rasteiro?
Anônimo
-05/08/2007 às 10:16
G-E-N-I-A-L, tio Rei!
Ainda bem que você existe!
Abraço.
Carlos.
Anônimo
-05/08/2007 às 3:20
Voce deve um pedido de desculpas aos seus leitores que sao fas do los hermanos (e sao muitos). Ou, no minimo, uma admissao pelo erro cometido. Erro de ter concordado com uma materia preconceituosa sem conhecer a banda…
Anônimo
-05/08/2007 às 2:51
Qual o problema de se gostar de porcarias? Eu gosto de Ramones e sei muito bem da qualidade (ou falta dela) da música deles.
Também estou sentindo muitas alegrias com essa fase do Corinthians (sorry, nada pessoal).
Ora, o maior crítico desse país está em um semi-ostracismo porque resolveu falar a verdade…
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT760718-1655,00.html
Só pra deixar claro: É direito seu achar que algumas músicas são porcaria (irrelevante o fato de que são mesmo). Mas eu tenho todo o direito do mundo de gostar de porcaria.
Nihon-ryoori ga tabe taku nari mashita.
Anônimo
-05/08/2007 às 2:29
Reinaldao, voce agora vai fazer patrulha ideologica-cultural como os petralhas? O sujeito nao pode escutar los hermanos e ler o seu blog? A veja ofendeu a muitos fas da banda ao nos classificar como remelentos! Ser remelento é ter miolo-mole, mas curtir a banda é apenas uma questao de gosto!
Anônimo
-05/08/2007 às 2:25
Ah Tio Rei, que decepcao com voce e com a Veja! Sou leitora do blog e tenho todos os cds do los hermanos. Nao da pra fazer uma generalizacao vazia dessas e colocar na maior revista do pais! A veja precisa elevar o nivel dos seus criticos culturais ao mesmo dos de politica!
fernando bertoldi
-05/08/2007 às 1:47
Concordo com vc a respeito da comida japonesa. Nunca comi e não me interessa.
Qual é o teu problema com o rock? Será que, a medida que a pessoa vai ficando velha, começa a gostar de música xoxa, tipo MPB em geral?
It’s only rock (but I like it).
São só meus R$0,05.
Lee
-05/08/2007 às 1:19
AHAHAHA, ótimo post!
As pessoas ficaram muito chatas! Cadê o “rir de si mesmo”?
O U2 é patético há muito tempo, mas nem vou entrar no mérito da música, pois o gosto não se discute, às vezes se lamenta.
O pior do U2 é essa demagogia pra boi dormir. Até o Casseta e Planeta tirou onda com eles.
E o Gran Finale sobre a comida japonesa me fez rir um bocado. TODO almoço de negócios agora é em restaurante japonês. Nada contra, é gostoso, mas esse status de comer de pauzinhos é irritante.
v.
-04/08/2007 às 22:44
Outro link…
Reparem como os que criticam LOS HERMANOS agem EXATAMENTE como esse repórter do vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=CB6A7W3QfM4
Aí vai.
Caro Reinaldo… CONCENTRE-SE MAIS NOS COMENTÁRIOS DOS FÃS ANTI-ESQUERDA DE LOS HERMANOS.
Abraços!
V.
-04/08/2007 às 22:38
Aí vai o link de uma música do vocalista e compositor Marcelo Camelo.
E que a VEJA continue falando de política como fala… mas troque os responsáveis pelo setor cultural.
http://www.youtube.com/watch?v=5P7ZdqEfAbs
De um anti-esquerda.
Abraços!
V.
-04/08/2007 às 22:33
Amigo Reinaldo.
Você é referência de comentarista político para mim assim como o grupo Los Hermanos é referência de música popular atual para o meu gosto.
Repito: É um grupo que não coloca a política acima da arte, como a maioria dos grupinhos por aí.
Em suas letras, a busca por Deus, a angústia, a solidão, o amor… são tônicas. As melodias são suaves e tensas ao mesmo tempo. O ritmo segue o inebrio do coração… são variados… vai do samba à valsa.
Associar o grupo aos seus fãs, que realmente são chatos, é mero preconceito. É o mesmo que associar o budismo aos neo-hippies-orientalistas. É ser escravo da imagem e não da essência.
Sugiro realmente, Reinaldo, que busque ouvir os três últimos CDs da banda.
Esses que acusam o grupo de levantar legiões de menininhos-rebeldes são presos à idéia de conservadorismo que criaram na cabeça. Repito: está na hora do Olavo de Carvalho escrever o Imbecil Coletivo da direita.
E pra terminar, Ana Júlia não é ruim, é apenas uma música de início de carreira, ingênua, eles eram adolescentes quando fizeram. O grupo cresceu em forma e conteúdo depois disso…
É como diria Tom Jobim, se referindo ao próprio preconceito que ele sofria: “Fazer sucesso no Brasil é um insulto pessoal”.
Ouça, Amigo Reinaldo. Vale a pena. Um abraço.
Anônimo
-04/08/2007 às 22:05
Aos poucos, o Reinaldão vai fazendo a lista do que a gente deve ouvir ou não.
Racionais e U2 já estão definitivamente excluídos dessa lista.
Ok, então confiamos no seu bom gosto musical para nos dizer o que é música pra gente de miolo mole e pra miolo duro também.
Elstir
-04/08/2007 às 21:59
HAHAHAHAHAHAHA!
Já tinha lido seu texto sobre Bono, quando no site da PRILEI, mas achei ainda mais engraçado lendo agora. Lembro também dos e-mails indignados dos fãs, diziam coisas horríveis.
Mas é uma coisa que todo jovem e toda criança sente(ou quase todas): que as pessoas que eles estimam ou admiram gostem de tudo que eles gostam . Necessidade de compartilhar, sabe como é.
Agora, em alguns é autoritarismo MESMO: “se eu digo que Joyce é o maior escritor do sec. XX, quem é você para dizer que não?”
PS- Não conheço o crítico musical da VEJA; mas tem uma menina por lá, que fala sobre cinema, que eu acho muito fraca: Isabela Boscov
Marcos
-04/08/2007 às 21:59
Reinaldo,
Concordo com quase tudo. Comida japonesa é ótima!, mas eu continuo achando que podia ser mais inteligente…
Abraços,
Marcos
Anônimo
-04/08/2007 às 21:47
E se eu conseguir conciliar as duas coisas: estudar teoria política e ouvir música?
Daí você me deixa ouvir, Reinaldo?
Ou eu vou pro paredón?
Anônimo
-04/08/2007 às 21:19
Essa canção “Ana Julia” aí tem um pedaço que é cópia descarada de uma outra da Bjork. Eles só acrescentaram a chatice do “Ohh Ana Julia….”
Los Hermanos bem espertinhos…
Sandra
-04/08/2007 às 21:01
Reinaldo
Credo! Que gente sensível!
Eu, que adoro o Cummings, adoro quando você detona os concretistas.
Anônimo
-04/08/2007 às 20:30
Isso aqui tá parecendo um samba do crioulo louco.
Música, teoria política, petismo, comida japonesa…
Tb não gosto de Los Hermanos e U2, mas músico não precisa ser cientista político para fazer música.
Uma coisa é uma coisa…
Agora, se é pra juntar as coisas, vamos fazer uma pequena pesquisa junto aos CORINTIANOS e conferir qual é o alinhamento ideológico predominante da cambada.
Torcer pra time de futebol também é coisa de gente de miolo-mole.
mac z
-04/08/2007 às 20:21
Vou insistir: parece que vc ainda não percebeu o endereço das reclamações. Não se trata de defender os Hermanos de ninguém, eu os conheço de longe, mas de preopestar contra uma crítica preconceituosa e sem fundamentos.
mac z
-04/08/2007 às 20:19
ML acha que Los Hermanos é Ana Júlia? Tá na hora de vc trocar o Walkman dela por um IPod…
Anônimo
-04/08/2007 às 20:19
Belo texto. Dei muita risada. Pena que não tive a oportunidade de lê-lo antes.
Vivi Lima
-04/08/2007 às 20:12
Oi Tio Rei,
Sou grande fã do Blog e grannnnde fã da música do U2. Mas antes de mais nada respeito o direito das pessoas não gostarem ou sequer conhecerem. E jamais vou chamá-lo para um domingo sangrento…eheh…Só discordo quanto ao precisar ter miolo mole para gostar. Acho que você está generalizando as músicas por esse lado até meio chato (admito) do Bono. Mas há músicas e letras realmente muito bonitas que não tem nada a ver com essas “causas” que ele defende mundo a fora. Diria até que eles separam bastante as coisas. Mas também não vejo nada demais no que faz. Prefiro um cara como ele, ainda que às vezes como já disse seja chato, do que roqueiros drogados. Pelo menos acho uma influência melhor, fui a todos os shows deles aqui no Brasil, nunca presenciei uma briga ou confusão. Coisas que você costuma ver em shows de rock. E no caso deles não acontece. Enfim, como disse antes, adoro Bono e cia. mas discordo do muitas posições inclusive o apoio a Lula.
Mas até isso acho saudável, pois não gosto de concordar com tudo nem quando se trata de meus ídolos.
Aliás se tivesse a chance diria…Sai daí Bono, que isso é roubada!
mac z
-04/08/2007 às 20:11
SKINHEADS DE PIJAMA: são os caras que não tiveram coragem pra serem petralhas e são “machos” demais pra amar a natureza. Gostam de arroto e aché.
mac z
-04/08/2007 às 20:06
bom… esperemos pelo melhor… agora, um crítico que descreve escaleta como um teclado de sopro, deve ser mesmo um entendido… ou escreve para idiotas.
mac z
-04/08/2007 às 20:02
Olha, Reinaldo: não acho que é vc o esculhambado… o sujeito da Veja sequer assinou. Por outro lado, crítica bem humorada, ou mesmo ácida é uma coisa e preconceito vazio é outra. Eu nem gosto muito dos Hermanos, mas ja havia lido outras coisas desse “crítico”: êle é ruim mesmo.
Ricardo
-04/08/2007 às 19:42
Reinaldo, menos
Odeio petralhas como você, e estive na passeata, apesar de atrasado. Agora, meter Los Hermanos no meio dos badauês é como falar mal de Schoenberg atirando em Wagner. Misturou alhos e bugalhos. Só porque ambos são compositores clássicos isso não os fazem iguais. É só essa a questão. Fez bobagem, agora paga…
E nunca ouse me misturar com petralhas e badauês…
simplesmente maria
-04/08/2007 às 19:24
Texto delicioso. Concordo com o “recheio”, na íntegra (apesar de gostar do Drummond e de comida japonesa, que não se resume a sushi/sashimi). Como mais uma pessoa que desconhece a produção musical do Bono e que jamais ouviu falar desses tais de Hermanos, adorei a sua síntese “rock depois dos 25 é caso de surdez ou de debilidade mental”.
NS
-04/08/2007 às 19:21
Reinaldo e colegas,
Tenho 52 e nem chego perto da chatice de voces…que horror.
Música é sempre boa.Umas voce ouve alto, outras em som mais baixo. Umas voce não ouve mais outras ouve sempre…mas larguem de ser ranzinzas.
Gosto é gosto. Gosto da comida japonesa e alguem daqui gosta da comida indiana?!
Abraços
NS
Anônimo
-04/08/2007 às 19:16
Sim, a banda tem uma legião de fãs! Que não são mafaldinhas e que também são fãs do seu blog. Desculpe, mas sua filha não é a melhor referência sobre o los hermanos - procure outra pessoa para lhe mostrar o trabalho deles. A veja errou feio, melhor continuar escrevendo sobre o renan e o acidente aéreo…
NS
-04/08/2007 às 19:13
Reinaldão
DELETA O CESAR PINHEIRO DAS 3:48 PM
ALEM DE ESQUERDOPATIA SOFRE DE FALTA DE EDUAÇÃO DE DE BONS MODOS.
NS
Anônimo
-04/08/2007 às 19:06
Ou voce nao leu atentamente os comentarios no seu blog ou nao quer admitir o erro da veja (que voce endossou colocando link da materia no seu blog). Nao sao petralhas que estao criticando a materia do los hermanos. A maioria dos fans da banda nao sao remelentos e concorda com as criticas feitas ao grupo. A materia so revela um preconceito do autor. Se ele nao gosta da musica do los hermanos: ok, que escreva sobre isso. Mas que nao crie um estereotipo dos fans da banda. Como voce mesmo disse, os remelentos sao uma minoria autoritaria, e os fans dos los hermanos sao milhoes…
Anônimo
-04/08/2007 às 18:43
Mozart 3 x 0 Comida Japonesa
l
-04/08/2007 às 18:21
Ainda bem que não fiz 30 anos ainda e me permitem ouvir rock “condizentemente” (se é que isto é uma palavra!).
E gostar de jazz antes dos 30 é condizente com a idade? Como agente determina isso? Conforme se caminha para a morte, as músicas tem que ficar mais sérias? A vida acaba então quanto eu começar a ouvir música clássica? É como um requiem que vai se alterando conforme os anos passam?
José Marcos
-04/08/2007 às 18:17
Gosto muito do U2 pós Joshau Tree, dos Los Hermanos, bem, pra mim é música que se ouve em super-mercado: impossível de se fugir, como as promoções do dia. Mas nao posso julgar alguém, ou desjulga-lo, com base em gosto musical. Eu ouço música profissionalmente desde os 15/16 anos: quero ouvir Bach, sento e ouço. Quero ouvir o Yes, faço a mesma coisa. Não ouço acompanhado, não viajo. O problema é esta história de “evangelizar” os outros a fazerem e gostarem do que gostamos e fazemos. Quem sabe das coisas faz como o budista: não está interessado em mudar, converter niguém. Pode até mostrar o que pensa, mas respeita o outro acima de tudo. Que diferença faz o gosto musical de alguém no seu modo de pensar? Agir? Entretanto, uma população jovem que não sabe a diferença entre vogal e consoante, ou se um número é par ou impar, é presa fácil da Media ( sim, com E, media plural de medium, só no Brasil escreve-se com I )que promove deuse que dão lucro. E as ovelhas seguem atrás …
VR760
-04/08/2007 às 18:16
Rei,
O Bono éum chato. E a música do U2 um pastiche que é tudo, menos rock and roll. Irlandês bom no rock tem o Gary Moore, que também é bom bluesman e o Van Morrison. O cara era do Them. Lembras de Gloria? And her name is G, L, etc etc. Rock básico dos anos 60 e base de inspiração para punks, indies, etc. Isso é rock. U2 is shit.
Vamos despachar o Bono e o apedeuta para irem meditar no Tibet com o Dalai Lama. Dá uma boa festa lá longe.
Paulo "Limão" Simões
-04/08/2007 às 18:04
Detesto Los Hermanos. Adoro U2.
Musicalmente falando. Gosto é gosto.
Não interessa aqui a complexidade musical ou a ‘carga político-humanista’: a música dos primeiros são chatas, as dos segundos são bacanas. Escuto música para me divertir, e não para estudar política.
Anônimo
-04/08/2007 às 17:48
Num país onde sujeitos de quarenta anos na cara saem às ruas com camisetas com o rosto de um bolerista com voz de Jerry Adriani como Renato Russo é natural que a porcaria dos Looser Manos tenham seus “Talifãs”…
zuzão
-04/08/2007 às 17:34
Nunca consegui engolir essas porcarias. Bono e Comida japonesa.
Mas como no Brasil é moda, todo mundo quer enfiar na gente.
Vão enfiar naquele canto
lila
-04/08/2007 às 17:30
Xii… agora q eu vi, sobrou pra mim também!
Fosse outro o assunto, e eu iria pesquisar um pouco, ouvir o tal grupo, talvez até mudasse de idéia, mas não vou, tenho coisas interessantes para ler. Só em lembrar da tal “Ana Júúúlia”… Ai, Deusémais, como se diz aqui, na Bahia…
Já tentei ouvir umas coisinhas do Bono Vox, não lembro nenhuma, a não ser algo muito constrangedor, que deu até pena dele, coitado… tão estrela…:-(
Foi culpa da dona Ivete Sangalo, outra que o pessoal “adóóóóraaa” e que se torna chata, na minha opinião, qdo resolve ser engraçada e só consegue fazer piadinhas de muito mau-gosto, inconvenientes até mesmo em meio à multidão enlouquecida em noite de carnaval na Bahia.
Foi assim, certa vez, qdo ela passava no comando do seu trio elétrico em frente ao camarote milionário onde o ministro Gilberto Gil recepcionava seus convidados vips,
entre eles o pessoal do U2. E dona Ivete, que não é boba, jogou o microfone para Bono o qual, diante da multidão pulando e gritando seu nome, animadamente, não teve outro jeito a não ser acompanhá-la.
Estava difícil seguir a letra, mas ele se esforçava, mesmo sem ter idéia do que significava. Ivete cantava o seu sucesso, a obra-prima “Chupa Toda” .
E quanto mais ridículo o astro do rock aparecia, mais ela insistia.
Bono Vox caprichava, com aquela boca mole de gringo tentando acertar a pronúncia esquisita do idioma estrangeiro. A letra do sucesso de Sangalo é uma coooisaaaa!
Ao sentir o clima, a cantora resolveu insistir no refrão e pedia para Bono repetir:
“E ai chupa toda
Disse Toda
Chupa Toda
Disse toda
Chupa Toda!”
Ao vivo para os milhões na rua em ebulição pelo carnaval, para todo o Brasil e, quiçá, para o mundo, Bono Vox repetia, cheio de caras e bocas, embolando a língua:
“Chupaaa todaaa, chupaaaa, todaaa!”.
Um vexame.
Ele, que saiu da Bahia prometendo voltar no ano seguinte, não deu mais as caras por aqui.;)
Uma boa noite de sábado para todos,
lila
Alessandro
-04/08/2007 às 17:26
Caro Reinaldo,
Por não gostares do roquenrol, não fazes idéia do culto que se formou em torno dos Hermanos. Sabe aqueles chatos fãs de Raul Seixas (Legião Urbana também cai bem no exemplo) que tratam o cara como um semideus? Todo mundo nos shows de mãozinhas para o alto, cantando de olhinhos fechados, “com sentimento”, hahahahah… Pois é, com os barbudos cariocas ocorreu fenômeno semelhante, talvez até maior, dado o pouco tempo de carreira da banda, em comparação com Raul e Legião - nesses casos, o tempo se encarregou de reforçar a ‘mística’.
Eu gosto da banda, mas confesso que acho hilárias algumas alfinetadas dadas nos fã-náticos - gente sem nenhum senso de humor. Tô doido pra ler a matéria da Veja sobre o tema, deve render muitas risadas - e muito ranger de dentes dos cultores, o que só dá mais vontade de rir. “Remelentos do rock” é sensacional, até porque eles mesmos começaram tocando para universitários - eram alunos da PUC-RJ.
Anônimo
-04/08/2007 às 17:13
Taí, gosto de comida japonesa e gosto de você, serei eu mais inteligente por isto?
Vou meditar depois te conto.
Vaias para o lula
UUUUUUUUUUU
Kosher-X
-04/08/2007 às 17:11
Olá Reinaldo. Apesar de eu gostar de rock, ter 30 anos e não ser surdo nem débil mental; eu concordo plenamente com teus comentários sobre o assunto.
O pessoalzinho do “beautiful people” hipócrita gosta de menosprezar os outros por qualquer coisa pop lixo, pois eles não têm ARGUMENTOS.
Gostaria de passar um pequeno artigo que escrevi sobre o assunto, hoje mesmo, e eu me sentiria honrado se você o lesse e comentasse.
http://digitaldevilstory.blogspot.com/2007/08/rock-n-roll-sour-soul.html
Anônimo
-04/08/2007 às 17:09
Há! Agora eu lembrei! ‘Ô Ana Júúúlia-ááá…” Só sei essa parte porque eu sempre mudava de estação quando ouvia.
Aliás, nesse ponto eles parecem muito com os políticos tipo Lula e etc. “Esqueçam o que eu cantei…”
Mas ninguém é perfeito Rei. Eu gosto de Rock bom e também gosto de sushi (exceto o que leva doce misturado, tipo manga com arroz, Arghh!), que a propósito, tem um monte de coisas quentes feitas no fogão. Minha mulher odeia peixe, mas adora ir no sushi bar comigo pra tomar sopa.
beths
-04/08/2007 às 17:04
Tio Rei,
É por isso que não te deixo… eu também ignoro Bono Vox (um mega chato), não marco nada com old Mick Jagger e seu traseiro murcho e detesto comida japonesa (uma amiga costuma dizer que é por causa daquela comida que eles são amarelos e pequenos)UHUUUUUUUU…..
Ricardo Barbosa
-04/08/2007 às 16:52
Bela lembrança , Tio Rei , esse texto do malho ao Rock , U2( que também é nome de um avião espião norte-americano da época da guerra fria)e a comida japonesa é simplesmente antológico . Não o conhecia.A comida japonesa é mais uma de nossas convergências intelecto-cultural-gastronômicas .Todavia , desse exército que és presidente , ainda sou soldado raso.
Alexandre
-04/08/2007 às 16:47
Bom é o Mick Jagger e os Stones pois salvo umas músicas em 1968 nunca apelaram para os coitadinhos e nem esquerdizou o seu discurso para ganhar uns trocados. Se formos analisar os filhotes do Geraldo “Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores” Vandré que infestaram a MPB nos anos 70 não sobra quase nada…
O Bono ganhou os “tufos” de dinheiro com a pataquada do Domingo Sangrento , ficou com dor na consciência de enganar os trouxas e agora quer que o Bill Clinton e o Bird ajudem os pobres.
Por que ele não começa ajudando abaixando o preço dos discos ou mesmo distribuindo-os de graça.
Não se esqueçam também que ele foi até o camarote do Gil em carnavais passados. OU seja petizou legal…
Cassio
-04/08/2007 às 16:44
Pô, ia fazer uma comparação entre rock e tipos de comida. Chega o fim do seu texto e você se refere à comida japonesa, quase cortando meu pequeno barato de comentarista de blog. Mas sou brasileiro e aí já sabe: vou fazer mesmo assim. Faz tempo que não dou importância pro que um roqueiro diz, quer dizer, sempre que eu presto atenção no que eles falam, vejo que não valia pena ter prestado atençao. Mas - tcharam! - eu gosto de rock, que fica melhor quando é encarado como o que ele é: nada mais que diversão. Foi por isso que atingiu seu ápice quando o Mick Jagger disse que sabia que era apenas rock’n'roll, e ele gostava. É como gostar de alguns tipos de comida, não é nada transcendental, só um prazer.
E eu detesto comida japonesa.
Luis Antonio
-04/08/2007 às 16:42
Reinaldão,
“vive pendurado em poderosos do Bird e do FMI a cobrar ajuda aos oprimidos, aos famintos, aos monges do Tibete e aos pandas — essas apaixonantes razões para sair da cama.”
Estou chorando de tanto rir!
AHAHAHAHAHAHAHAHAH
Roberto.
-04/08/2007 às 16:32
É, Reinaldo, intolerância é foda!
Mas como disse o ‘noço guia’, Deus não fez ninguém prefeito, todo mundo tem ‘duas zoréia’, para ouvir vaia e para ouvir aplauso, assim que, relaxe e goze!
(Mas você não gosta de comida japonesa??!!!)
Marcelo Salas
-04/08/2007 às 16:12
Ao Anônimo das 3:32 PM
Sobre comer pizza sexta à noite e feijoada aos sábados, não sei, mas torcer para o Corinthians é dose, alguém deveria discutir esse problema. (desculpa Reinaldo)
Anônimo
-04/08/2007 às 16:12
reinaldao eu gosto de comida japonesa…mas gosto de comida arabe, comida brasileira e detesto comida mexican…aquele abcato regado a sal embrulha o estomago…cruz credo!
Muito pertinente a observacao que tu fizeste entre a idade e a predisposicao a ouvir rock!
O nosso mestre Roberto Campos, aquele que a esquerda odiava (ou odeia ainda), mas por pura inveja, tambem dizia que ser comunista depois dos trinta e atestado da mais pura burrice!
Ricardo Vieira
thiago
-04/08/2007 às 16:09
A respeito de Los Hermanos, há um texto hilário (dê um desconto para a abundância de palavrões…politicamente correto de fato é uma chatice) na rede:
http://www.adolargangorra.com.br/blog/?p=10
Abraços.
Thiago
Bob Devasso
-04/08/2007 às 16:09
putzgrila! postar comentário em post novo neste blog é uma m….
VAMOS LÁ. ACABEI DE OUVIR NA CBN QUE A POLÍCIA ESTIMA EM 10.000 AS PESSOAS PRESENTES NA MANIFETSÇÃO “DIA DA VAIA”.
Disseram que os caras levaram alguns do pessoal do “Cansei” pra cobrir alguns custos da manifestações. Como vcs trabalham só conectados na Internet costumam comer barriga. LIGUEM O RÁDIO, PÔ!
Anônimo
-04/08/2007 às 16:02
É inacreditável como existem pessoas tolas que idolatram e levam a sério cantores de música pop. As músicas do U2 são uma porcaria de apelo comercial. Será que essas macacas de auditório não percebem que o sujeito é um demagogo oportunista? Caridade o escambau: É apenas marketing pessoal.
Anônimo
-04/08/2007 às 15:59
REINALDAO, NAO SE ESPANTE..PREFIRO MIL VEZES O TEODORO E SAMPAIO CANTANDO ANA JULIA…TEODORO E SAMPAIO, PELO MENOS TEM BONS HUMORES E VOZES MUITO MAIS BELAS E MUITO MAIS RITMO QUE ESTES TAIS DE LOS HERMANOS..QUE, REGISTRO NAO FAZIA IDEIA DE QUE EXISTIAM!
RICARDO VIEIRA.
Marcelo Salas
-04/08/2007 às 15:56
Reinaldo:
Por falar em cultura…
Depois da matemática achada na rua (também conhecida como etnomatemática), temos esta pérola da ciência e técnica nacional:
Agência Espacial pediu ajuda a médium para afastar ventos
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/07/19/296860609.asp
Programada para o último dia 10, a decolagem do VSB-30 só foi feita depois de sete adiamentos. No início da semana, a Aeronáutica informou que mudaria a inclinação do lançamento para reduzir os efeitos do vento sobre o vôo. Com a mudança, a cápsula cairia cerca de 15 quilômetros além do ponto planejado.
Na noite desta quinta, a Fundação Cacique Cobra Coral divulgou em seu site que a médium Adelaide Scritori, que costuma prestar serviços ao prefeito Cesar Maia para evitar chuvas em Copacabana na noite de réveillon, foi procurada pela AEB para afastar os ventos de Alcântara. Funcionários da agência confirmaram o contato, mas disseram que o pedido de ajuda foi apenas informal. A fundação informou que o trabalho da médium não incluía a localização da carga.
……
Veja o site da Fundação Cacique Cobra Coral em http://www.fundacaocoral.com.br/default1.asp e aprecie uma lista de outros trabalhos devidamente comprovados em http://www.fundacaocoral.com.br/imprensa.asp.
Como não poderia deixar de ser quando você usa esse tipo de técnica, o experimento foi um fracasso. Mas como também não poderia deixar de ser nestes tempos petistas o responsável já avisou que o experimento foi um sucesso (e eu que achava que foguete afundando direto no oceano era sinônimo de fracasso).
Abraço.
Marcelo Salas
-04/08/2007 às 15:52
Reinaldo:
Essa discussão me lembra a frase supostamente dita pelo saudoso Paulo Francis: “Um único concerto de Mozart tem mais valor cultural do que toda a batucada africana no decorrer dos séculos”. Como a maioria das tiradas politicamente incorretas dói, mas é verdade.
E já que estamos discutindo o tema do verdadeiro valor da cultura na sociedade, não faz mal lembrar do livro “A Riqueza e a Pobreza das Nações” do historiador David Landes, resenhado pela Veja na matéria “Cultura é o que conta” http://veja.abril.uol.com.br/251198/p_182.html.
O quê mais precisa ser esclarecido? Cada um gosta do que quer, mas o aporte de alguns “gênios” é algo apenas perto da nulidade, mesmo com legiões de fans.
Abraço.
Anônimo
-04/08/2007 às 15:50
O Lula foi vaiado quando a cara dele apareceu no telão do show do U2. E o Bono fez uma cara de quem não entendeu o pq.
all that meat and no potatoes
-04/08/2007 às 15:41
Eu também não confio numa cozinha que não tem fogão.
Leonardo Freitas
-04/08/2007 às 15:36
hahahaha.. comentário sobre comida japonesa é demais.. funciona exatamente assim! Quando me convidam pra comer sushi e digo que nao vou porque não gosto, me olham com cara de espanto, me discriminam e tal.. é impressionante!
Reinaldo, uma dúvida sobre o caso dos boxeadores cubanos: Ao virem ao PAN, eles tinham visto para 90 dias, então porque foram presos pela polícia?
um abraço!
Leonardo Freitas
Newman
-04/08/2007 às 15:33
Não sei se o comentário que fiz no seu post sobre eles foi deletado ou não. Caso tenha sido por algum problema do blog, vai aqui o link novamente. Tem um pouco de linguagem chula, mas é a melhor definição do radicalismo xiita dos fãs dessa bandinha. Conta a terrível experiência de um brasileiro que chegou do exterior e foi convidado para ir ao show sem nem saber quem eram os caras. Não precisa publicar o comentário.
http://www.rockpotiguar.kit.net/comosefuder.html
Ps: para sua segurança, não volte a citar a tal ‘Ô Ana Júúúlia-ááá…’ É de uma fase da banda que os xiitas detestam.
Anônimo
-04/08/2007 às 15:32
Caro, sugiro que vc ouça Los Hermanos antes de criticá-los. É uma das poucas coisas boas que o rock nacional mainstream (ou seja, baseado nas grandes gravadoras) gerou nos últimos 10 anos. Vc pode até não gostar, mas não dá pra dizer que seja irrelevante ou burro.
Quanto a “Ana Júlia”, trata-se de uma música antiga do grupo, que eles mesmos não defendem como relvante, e que, mesmo assim, foi regravada por George Harrison, que não era exatamente um cretino musical. O que os Hermanos gravaram depois foi bem mais importante.
De resto, o que irrita é essa mania da Veja de ser bedel da vida mental dos brasileiros. Aguardo uma “reportagem” da revista dizendo que é ridículo torcer para o Corinthians, ou que comer pizza sexta à noite e feijoada aos sábados é um costume bárbaro.
Anônimo
-04/08/2007 às 15:28
Pois é,Reinaldo,este é o lado perverso da “cultura de massas” e da “democracia de massas”.O homem-massa passa a ser paparicado, exaltado,infla-se,torna-se um pequeno tirano naquilo que gosta,e uma multidão de pequenos tiranos não forma uma democracia,nunca. Você se declarou otimista com o futuro do país pois houve um fortalecimento das instituições no governo FHC.Mas lembro-lhe que instituições são quase abstrações, elas tornam-se concretas apenas com SERES HUMANOS REAIS que as fazem funcionar.Com a multidão de joões ninguém que estamos formando com a “democracia de massa” tal qual a praticamos,acho difícil ser otimista com o nosso futuro,mesmo a longo prazo(décadas),a não ser que Deus seja mesmo brasileiro!
LLULLA é a quintessência do homem-massa,não se esqueça.
Anônimo
-04/08/2007 às 15:25
Pois é, tio Rei. Vivemos uma contradição. Quanto mais supomos avançar nas democracias, parece que também avançamos na intolerância. A coisa mais difícil para uma pessoa é permitir que uma outra se expresse, se sinta e viva de forma diferente. Para nos protegermos, somos obrigados a conviver com alguma tribo. De preferência que tenha muitos convivas. A palavra democracia é muito fácil de ser pronunciada, mas exige que as pessoas respetem as idéias alheias.
Não existirá um regime democrático quando cada parte se julgar o todo.
Grande abraço.
Aliás, também não conheço Bono.
Léo
Andorinhas de um só verão
-04/08/2007 às 15:18
los hermanos companheiros,
os celebridades de um shot só!!!
disseram q até o George Harrison reconheceu essa música como a melhor depois dos Beatles.
Humn, só que o terceiro beatle, então, já não falava mais por causa do ca na garganta.
Desse jeito, até o maradonaboa é o melhor de todos os tempos.
Olha a Salvaaaaa….!
Eliane Fora Lula!!!
-04/08/2007 às 15:16
A letra da música do Zé Ramalho que coloquei antes, foi muito bem montado no Youtube.
Não deixem de ver, é perfeito.
O Brasil do Lula
Não é, com certeza, o meu país!
Não deixem de ver e ouvir isso: http://www.youtube.com/watch?v=pbTe4SSVvzI
FORA LULLA!!!
Anônimo
-04/08/2007 às 15:14
Reinaldo,
Nada a declarar sobre esses petralhas. Gostam de porcarias e tentam impor isso aos outros. Como você mesmo já disse, eles têm horror à liberdade: dos outros.
Dizer que não dá para diferenciar Bono Vox ou os Hermanos de uma fatia de presunto é ser muito bonzinho com eles. Escrever o que eles e os petistas realmente parecem é impublicável.
Parabéns pelo retorno.
Abraço.
Paulinho…
Eliane
-04/08/2007 às 15:11
DEFINITIVAMENTE ESSE NÃO É MEU PAÌS!!!
FORA LULLA!!!!
Zé Ramalho - O Meu País
Livardo Alves - Orlando Tejo - Gilvan Chaves
Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo
Um país que crianças elimina
Que não ouve o clamor dos esquecidos
Onde nunca os humildes são ouvidos
E uma elite sem deus é quem domina
Que permite um estupro em cada esquina
E a certeza da dúvida infeliz
Onde quem tem razão baixa a cerviz
E massacram - se o negro e a mulher
Pode ser o país de quem quiser
Mas não é, com certeza, o meu país
Um país onde as leis são descartáveis
Por ausência de códigos corretos
Com quarenta milhões de analfabetos
E maior multidão de miseráveis
Um país onde os homens confiáveis
Não têm voz, não têm vez, nem diretriz
Mas corruptos têm voz e vez e bis
E o respaldo de estímulo incomum
Pode ser o país de qualquer um
Mas não é com certeza o meu país
Um país que perdeu a identidade
Sepultou o idioma português
Aprendeu a falar pornofonês
Aderindo à global vulgaridade
Um país que não tem capacidade
De saber o que pensa e o que diz
Que não pode esconder a cicatriz
De um povo de bem que vive mal
Pode ser o país do carnaval
Mas não é com certeza o meu país
Um país que seus índios discrimina
E as ciências e as artes não respeita
Um país que ainda morre de maleita
Por atraso geral da medicina
Um país onde escola não ensina
E hospital não dispõe de raio - x
Onde a gente dos morros é feliz
Se tem água de chuva e luz do sol
Pode ser o país do futebol
Mas não é com certeza o meu país
Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo
Um país que é doente e não se cura
Quer ficar sempre no terceiro mundo
Que do poço fatal chegou ao fundo
Sem saber emergir da noite escura
Um país que engoliu a compostura
Atendendo a políticos sutis
Que dividem o Brasil em mil Brasis
Pra melhor assaltar de ponta a ponta
Pode ser o país do faz-de-conta
Mas não é com certeza o meu país
Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo