Blogs e Colunistas

02/07/2009

às 5:37

Estrelas da nova ordem 1 - Lula ataca mídia e chama ditador de “amigo e irmão”

Por Andrei Netto, no Estadão:
Único convidado de honra presente à Cúpula da União Africana, aberta ontem, em Sirte, na Líbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os países industrializados pela crise do sistema financeiro e pelo “caráter perverso da ordem internacional”. O discurso, aplaudido por chefes de Estado e de governo e por líderes tribais africanos, foi sucedido por críticas à imprensa pelo que considerou “preconceito premeditado” por sua proximidade com ditadores da região.
A participação do presidente na cúpula, que está em sua 13ª edição, foi ressaltada pela ausência dos demais convidados especiais. Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália, e Ban Ki-Moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cancelaram suas participações, anunciadas como certas pelo cerimonial do evento até a véspera.
Outro ausente foi Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, cuja falta não foi justificada publicamente. Ahmadinejad ficaria sentado ao lado de Lula, que por sua vez ficaria ao lado do ditador líbio Muammar Kadafi, que está no poder desde 1969, quando assumiu o controle do país em um golpe de Estado aos 27 anos de idade.
Lula começou seu discurso dizendo a Kadafi: “Meu amigo, meu irmão e líder”. Logo de início, o presidente elogiou “a persistência e a visão de ganhos cumulativos que norteia os líderes africanos” e ressaltou que “consolidar a democracia é um processo evolutivo”.
A partir de então, o presidente deu início a repetidas críticas aos países industrializados. Lula afirmou que “a crise financeira e econômica mundial revela a fragilidade e o caráter perverso da atual ordem internacional” e parafraseou o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, ao sustentar que “o consenso de Washington fracassou”.
“As instituições e pessoas que sempre foram pródigos em nos dar conselhos hoje estão contabilizando a falência de suas políticas”, sentenciou Lula. “Durante muito tempo, os países ricos nos viram apenas como uma periferia distante e problemática. Hoje somos parte essencial da solução da maior crise econômica das últimas décadas. Uma crise que não criamos.”  Aqui

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

33 Comentários

  1. Julia

    -

    03/07/2009 às 12:08

    Irmandade é irmandade…ninguém pode dizer que o Lulla tenha as piores idéias de si mesmo…o Lulla é uma porcaria de pessoa e fala isso o tempo todo a mídia é que não consegue reconhecer isso…no mínimo porque ajudou a construir o mito que é feito de bosta…sorry REI mas o fígado não está aguentando o Brasil está fedendo como o PTralhas…

  2. Paola

    -

    02/07/2009 às 23:06

    Prezado Reinaldo, só numa reunião dessa é que o presimente é convidado de honra! Eu hein? Já pensou: é como ser convidado de honra do clube dos cafajestes! Qualquer um daria uma desculpa qualquer para não comparecer, mas me pareceu que ele estava bem feliz, bem a vontade! Abraço. Paola.

  3. rocket

    -

    02/07/2009 às 20:55

    Esse discurso deve ser obra ditada pelo aspone para besteiras internacionais para o aspone do aspone. Depois não querem que a comunidade internacional promova manifestações públicas contra os diplomatas brasileiros pelas alianças e apoios que este governo dá para os piores facínoras do mundo!

  4. Sandra

    -

    02/07/2009 às 20:10

    “Meu amigo, meu irmão e líder”

    Meu estômago embrulhou.

  5. Vera L.

    -

    02/07/2009 às 18:55

    Reinaldo não sei de que “mídia” lula está falando, eu não vi ninguém assim, ATACANDO Lula por ele estar confraternizando com DITADORES genocidas, terroristas. Alguém lembrou via satélite, com TODAS as letras quem são os anfitriões de Lula? Eu não vi. Lula como você diz, já se adianta para que NINGUÉM mostre mesmo suas companhias genocidas, nunca vi uma imprensa tão mansinha como essa, fosse FHC fazer essas barbaridades todo mundo ia criticar. FHC ontem numa entrevista na CBN sobre o Plano Real, falou de um Brasil anestesiado, essa anestesia começa pela imprensa, principalmente a tal “mídia” televisada quando trata dos corruptos do Palácio do Planalto e seu CHEFÃO.

  6. Marcos F

    -

    02/07/2009 às 18:49

    “Somos”?
    Talvez quisesse dizer “Somosa”. Ele gosta tanto dos ditadores …

  7. carlos

    -

    02/07/2009 às 18:40

    O Lula mostrou abertamente seu conceito de democracía.
    A democracía evolutiva, ela deverá evoluir até atingir o sistema bolivariano-cubano de seu aiatolá fidel.

  8. AC

    -

    02/07/2009 às 16:50

    Ah, sim… Queria acrescentar algo. Alguém já terá interpretado essa “crise econõmica” como uma espécie de “ataque especulativo” ao dólar? Com implicações, claro, politicas, etc. Bem, tudo começa numa alta do petróleo onde a “mão invisível” de Putin era… visível.

  9. AC

    -

    02/07/2009 às 16:40

    Quem será q escreve esses discursos? Juro queria saber… É um gênio da estupidez retórica! “A democracia é um processo evolutivo”… Eu pensava que era só uma conjunto de regras e instituições, mas veja só, há um “darwinismo democrático” ou algo assim…

  10. Rodrigo R.

    -

    02/07/2009 às 15:43

    Esse é o enésimo capítulo de uma novela que se chama “Ah, se tivéssemos uma oposição!”.

    Não foi no mensalão (que não existiu) que ele caiu, nem sequer foi afetado diretamente, não será agora. O PT não precisa mais de sua máquina de justificativas na imprensa (mídia, burguesa se preferir) e na academia. A população já está bovinamente adestrada para absorver por osmose os absurdos que vêm deste governo.

    Estamos acostumados a ser violentados diariamente. Agora, só falta desenvolver uma espécie de síndrome de Estocolmo e emplacar Dilma 2010.

  11. Luiz

    -

    02/07/2009 às 13:46

    0-rei, acho q é de Machado de Assis: “acaso tem lógica culpar o carteiro pela mensagem que carrega?”

    Se é pra explicar a lógica doente deles, então vale.

    E assim Terrorismo é apenas mais uma invenção da mídia.

  12. AC

    -

    02/07/2009 às 12:48

    Pelo papo, Lula deve estar se imaginando lider sindical do mundo. Pode até cantar: “Ai, este mundo ainda vai cumprir seu ideal. Ainda vai tornar-se uma central sindical”.

  13. Jequeri

    -

    02/07/2009 às 12:26

    E demais para um cidadao de media inteligencia pensar que um povo tenha um presidente como esse , e acredite na sua aprvaçao superior a 50 %

  14. indio guarani

    -

    02/07/2009 às 12:17

    Falar de democracia, no meio de facínoras, ditadores assassinos, para depois descer o sarrafo nos países mais democráticos do mundo e de quebra afirmar que a democracia é um processo que evolui é uma coisa que só mesmo lulla consegue. Nunca antez nezte paiz. Bem, mas também acho que isso é o fundo do poço, mais baixo que isso impossivel. Pensando bem, não para lulla, daqui a pouco ele defende o comunismo democrático de um governante vitalício. Pela vontade do povo. Nem vem que não tem lullão, aqui essa retórica vagabunda não cola. Una-se de vez ao chávez e procure outro pais para realizar seu sonho de ditador. Aqui não pangaré.

  15. Marta

    -

    02/07/2009 às 12:15

    Meu amigo,irmão??!!!!!!E eu achando que esse ser se constrangesse ao menos um pouquinho por estar ao lado de um assassino!!!
    Ah,e o cara do Sudão também estava lá!!!
    Preconceito da imprensa?É,petralhas amorais,tem gente que condena assassinato e terrorismo.Não tem como descer mais baixo,essa gentalha.A política de mãos sujas também se alia aos que fazem política com as mãos sujas de sangue.Pena que o outro amigo,irmão do cara,Ahmadinejad,não estava lá.Talvez estivesse ocupado torturando uns oposicionistas no Irã.

  16. Capitão

    -

    02/07/2009 às 11:57

    REI, ATRIBUEM UMA FRASE A MALUF, QUE NÃO SEI SE É MESMO DELE: FALEM BEM OU MAL MAS FALEM DE MIM.
    Lula parece que vive nessa situação, para ele o negócio é estar na foto, não importando se ao lado dos piores ditadores do mundo. Com o seu pragmatismo vagabundo, ele quer deixar parecer que governante é governante, não sendo relevante se o sujeito tem que governar 4 ou cinco anos e sair, ou se está no poder à base do terror, da prisão, de assassinatos, ao longo de 40 ou 50 anos.
    O que importa para Lula é estar bem na foto.
    Pode ser que engane os trouxas ideológicos ou os ignorantes mesmo, mas a continuar assim, ficará bem nas fotos, mas muito mal na História.

  17. Anderson Soares

    -

    02/07/2009 às 10:52

    “Meu amigo, meu irmão?”. É, ele consegui arrumar gente pior para ter como companhia, se comparado aos velhos tempos do sindicalismo e petismos. Como sempre, ele se supera.

  18. ORLANDO MARTORI

    -

    02/07/2009 às 10:41

    O Lula, e toda cupula do PT,morrem de invéja dos países onde ainda há ditadura,tais como Libia,Venezuela,Cuba,e outros paises
    da Africa.
    Digo que morrem de invéja,pois quando assumiram o poder em 2002,assumiram por ter enganado o povo,fato que se repetiu em
    2006,porem acredito que em 2010,essa farra dele brincar de PEQUENO DITADOR,irá para o esgoto junto com o PT,alias no esgoto é o lugar corréto para serem colocados os ditadores e seus
    seguidores.
    Quanto a crise que ai está,já que o Lula tem a solução,por qual motivo ele não convoca todos os paises envolvidos na crise e tal
    e qual o salvador da humanidade, apresenta suas idéias mirabolantes e rocambolescas?

  19. ORLANDO MARTORI

    -

    02/07/2009 às 10:36

    O Lula Lelé da Cuica,fala mal dos paises industrializados,porem ele
    está esquecendo-se que boa parte da indústria brasileira deve seu
    desenvolvimento aos paises industrializados,pois ele mesmo começou a sua VIDA DE PELEGO,em uma multinacional americana.
    Não fossem as indústrias e o nosso país estaria mais atrasado do que está,talvez não teriamos nem a metade dos empregos que hoje temos.
    O Lula,me parece ”MARIA VAI COM AS OUTRAS”,pois ele sempre tem um DISCURSO pronto para ser lido dependendo para quem ele
    irá falar,ou seja é o VERDADEIRO PUXA SACO.
    Agora chamar khadafi de irmão e companheiro,reflete bem o carater ditatorial do nosso presidente,pois gostaria de ser UM DITADORZINHO !!!

  20. PEDRO

    -

    02/07/2009 às 10:08

    Comentar as falas de Lula é dificil. São só bravatas e balelas.
    Seus discursos são sempre cheios de contradições e incoerências.
    Dificil de ouvir.É um esforço enorme para ouvir sua famigerada retórico futebolística e populista, eivada de raciocínios tortos, sem gravidade, tipo conversa de boteco, o que se diz não vale muito, são sempre observaçõe aleatórias, que normalmente não se enquadram muito bem no assunto principal ou temática esperada. Mas alguém do outro lado sempre é o culpado.

  21. Jorge

    -

    02/07/2009 às 10:02

    Para quem conviveu, por afinidade “ideológica”, nos últimos 40 anos, com gente moralmente não muito melhor do que Kadafi e outros genocidas, Lula só pode ser todo elogios para este! O Marcola deve estar se sentindo segregado pois matou ou mandou matar muito menos gente do que estes caras e Lula nunca o chamou de irmão (deve ser porque não atingiu a “cota” mínima!), apesar de que em algumas eleições os presídios de São Paulo deram “valioso” apoio à Lula através de rebeliões, “quem sai aos seus não degenera!”

  22. Rods

    -

    02/07/2009 às 9:30

    REI.

    E O ESTADÃO AINDA OFERECE SEU PICADEIRO PARA DIVULGAR O QUE ESTE FALASTRÃO DIZ.

    Rods

  23. Juber

    -

    02/07/2009 às 9:23

    Eu ia morrer de rir se os EUA decidissem (sei que é uma ideia louca) se fecharem para o mundo e só viverem com produtos e serviços feitos na américa.O Lula tá chiando só porque não consegue vender mais do que vende para eles.No ramo comercial o vendedor faz de tudo para bajular o cliente mas o Brasil só faz ficar cutucando o seu principal parceiro comercial.Quero ver até quando eles terão paciência.

  24. juber

    -

    02/07/2009 às 9:13

    Incrível.Cada dia Lula se supera.O que ainda virá?

  25. DIOGO PINTA ROXA

    -

    02/07/2009 às 9:01

    A CRISE FOI CRIADA E RECRIADA POR GOVERNOS INTERVENCIONISTAS, COMO O QUE VOSSA IGNARICE PROPUGNA… O QUE DEVE SER REGULADO NÃO SÃO OS MERCADOS, MAS SIM, OS MEGA SOPRADORES DE BOLHAS E A PRESUNÇÃO NEFANDA DE GOVERNANTES CHEIOS DE BOAS INTENÇÕES.

  26. Blogildo

    -

    02/07/2009 às 8:47

    Nem o delinqüente (nova ortografia: trema diante do delinqüente?) do Ahmadinejad deu bola para essa cúpula. Só o Inácio mesmo.

  27. Fernando

    -

    02/07/2009 às 8:43

    Até alguns tempos atrás me revoltava com o “papelão” que Lula impingia ao Brasil nas suas viagens e pronunciamentos no exterior.
    Hoje já não mais.
    O que ele diz, as ideias confusas que expoe, as suas teses infantis, as contradições e posições que assume, já são amplamente conhecidas no exterior pelos que contam. Estes respeitam o Brasil pelo que o pais representa no mundo, apesar do Lula.
    O que o Lula diz agora, não faz a mínima diferença: ele é apenas um “cara”.

  28. Fernando

    -

    02/07/2009 às 8:31

    Mesmo após quase sete anos, Lula continua sem tem a mínima noção do que significa a presidência de um Pais. O seu comportamento, as escolhas e a verborragia, continuam aquelas de sindicalista do baixo clero.
    Sob certo aspecto, o Brasil saiu ganhando com isso. Justamente por não passar de sindicalista de segunda, não teve condições de fazer o que prometeu e continuou com os principios econômicos do seu predecessor. Já se imaginou o que poderia ter sido se resolvesse ser presidente e querer mandar de fato?
    Agradeçamos o apedeuta pela sua incompetência .

  29. Small Winner

    -

    02/07/2009 às 8:28

    Khadafi pode ser o que for (e é pior ainda), mas nem assim merece ganhar um irmão como lullalau.

  30. Mariazinha

    -

    02/07/2009 às 7:55

    A próxima foto deve ser com o amiguinho da Coréia do Norte. NooooooooooooooJO!

  31. netto

    -

    02/07/2009 às 7:48

    Parecia mais uma reunião da loja negra.

  32. Luciano Marques (correspondente do Blog à Paris)

    -

    02/07/2009 às 6:03

    Rei,

    Somos governados pelo mais baixo escalão da espécie humana! Pelos piores dos brasileiros! O lugar deste senhor é numa lata de lixo não-reciclável! Que nojo!

  33. marina

    -

    02/07/2009 às 6:02

    os amigos do Obama tbém não ficam atrás:
    rev. Wright,Bernardine Dohrn, padre Flanagan, Bill Ayers, Tony Resko, Louis Farrakhan….


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados