Blogs e Colunistas

02/09/2013

às 15:09

Espionagem: Fiquei tão indignado que, hoje, ao acordar, cantei o Hino Nacional em frente ao retrato de Dilma. Ou: Será que a presidente que está aí já foi chipada?

Fiquei tão indignado com reportagem de ontem do Fantástico que a primeira coisa que fiz hoje, ao acordar, foi cantar o Hino Nacional e reverenciar a imagem da presidente Dilma Rousseff, que tenho numa espécie de santuário, num cantinho aqui de casa. Não! Não tirei ainda o retrato de Lula. Continua lá também. Todos os dias, sou grato ao fato de essa gente nos salvar de diabólicos dissabores e das tramas engendradas por aquele nosso inimigo do Norte. É evidente que se trata de um superfaturamento do caso, que será, pois, superfaturado pela política. Deixem-me ver… Mais duas semanas, e a popularidade de Dilma chega a uns 45%, por aí… Uma luta contra uzamercânu pega bem. Sabem como é? Só não somos uma potência pra valer porque eles nos atrapalham…

Vi e revi a reportagem. Conversei com gente da área:

1: nada prova que tenha mesmo havido invasão ao conteúdo das mensagens;

2: o que se tem ali é uma seleção de um monitoramento muito mais amplo, pinçado para criar um caso político.

3: a reportagem, de que, parece, Glenn Greenwald (aquele que acha que os próprios EUA são culpados pelos ataques terroristas havidos em Boston), é um dos autores, é feita sob medida para provar uma tese do jornalista do Guardian que mora no Brasil (e que não é correspondente do jornal NO Brasil): a NSA faz espionagem com objetivos puramente comerciais e econômicos; nada teria a ver com o combate ao terrorismo.

É claro, e ninguém está a dizer o contrário — eu tampouco —, que o governo brasileiro tem de cobrar explicações e coisa e tal. Mas não é menos verdade que o país está servindo de palco e território de uma corrente de pensamento, de que Greenwald é hoje um ativo militante, que localiza nos EUA uma espécie de centro da conspiração mundial contra o bem, o belo e o justo.

Não é a minha praia, não é o que eu penso, não acho que se chegue, por esse caminho, a um bom lugar. Greenwald tem uma causa, e o Brasil é o território incidental que lhe serve de plataforma — adicionalmente, seu marido mora aqui, o que justifica seu domicílio. Ai, ai… Até parece que os americanos, ou quem quer que seja, precisam de uma NSA para defender seus interesses no Brasil.

Existem, sim, disputas em curso, mas passam por outros caminhos. As Fundações Ford da vida e congêneres estão hoje em todo canto, multiplicam-se em ONGs as mais variadas, e financiam movimentos de índios, de preservação das florestas e afins. Isso, sim, é fato materialmente verificável, constatável, visível. Não é necessário ficar inferindo esquemas muito mirabolantes…

Mas tá… Esse negócio vai agora inflamar o sentimento nacionalista. A depender do que role, ficaria bem até mesmo um pronunciamento público de Dilma Rousseff, aquela que trouxe pra dentro do Brasil um pedaço da tirania cubana, assegurando que vai nos proteger das maldades do Império Americano. Enquanto isso, Edward Snowden, lá da Rússia, outro paraíso democrático, continuará a alimentar a luta de Greenwald contra o Mal!

É bom não esquecer, e se está esquecendo, que toda essa conversa inútil deriva de um crime: Snowden roubou informações secretas e as passou a Greenwald, que as seleciona e divulga segundo seu interesse. Que país, incluindo o Brasil, resistiria a esse tipo de divulgação?

Mas, para lembrar Olavo de Carvalho (ver resenha), estamos diante de um caso que deixa o “Idiota Coletivo” excitado. Lutar contra os EUA, contra o “poder”, o faz sentir-se membro de uma comunidade, entendem? Então não somos nós mesmos, como povo, os responsáveis por nossos desacertos — nem por nossos votos. Como asseveravam todas as teorias conspiratórias que circulam na Internet, existia mesmo “O Sistema”.

Não tenham dúvida: não fosse esse monitoramento, os aeroportos já estariam privatizados há tempos e funcionando às mil maravilhas; há muito os nossos portos estariam operando com eficiência; os investimentos estariam garantindo um crescimento sustentável da ordem de 4,5%, 5%; a inflação estaria dentro da meta; o sistema de saúde não seria o descalabro que é, e nossas escolas estariam educando as nossas crianças, em vez de funcionar como postos de distribuição de merenda superfaturada. Não fosse esse monitoramento, o Brasil já teria celebrado dezenas de acordos comerciais, como faz o resto dos emergentes, em vez de esperar um acordo global que não chega nem chegará…

Mas quê! Glenn Greenwald descobriu tudo: os Homens de Negro da NSA estavam no meio do caminho. Ou eles chiparam o cérebro de Dilma Rousseff ou, sei lá, por meio de ondas de um raio qualquer, a levaram a conspirar contra os interesses nacionais. Pois é… Comecem a pensar nisto: e se a Dilma que vemos não for a Dilma que pensamos? Considerando o desempenho do seu governo, parece-se razoável supor que seja uma abduzida a serviço de nossos concorrentes internacionais.

Que preguiça dessa história!

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

313 Comentários

  • Antonio Ribeiro Guimarães

    -

    5/1/2014 às 5:04 pm

    PT,Lula,Dilma Russeft e seus aliados de coalizão, não insti
    tucionais,mas politicamente comprados(marginais),nos leva
    a caminhar para tráz. A titular presidente República do
    Brasil,terrorista,antes e agora,ao participar do Foro de
    São Paulo,a revelia dos eleitores,que diz representasr,de
    costas virada para eles,querendo golpear a soberania do
    povo brasileiro,garantida pelo Estado Demorático de Direi
    to,os escravisando pelo comunismo crimiso,como ela é.

  • Levi Bronzeado

    -

    17/9/2013 às 6:59 pm

    Em consonância com seu artigo, Reinaldo de Azevedo:

    http://www.levibronze.blogspot.com.br/2013/09/o-espiao-e-espiada.html

  • ari

    -

    10/9/2013 às 6:10 pm

    a minha indignação não me deixa ser moderado nem tão pouco sutil ou diplomatico, não sou jornalista,comentarista nem nobre nem plebeu.

  • ari

    -

    10/9/2013 às 6:06 pm

    Parece que vamos nos curvar como fizemos diante dos vizinhos da america latina. Casos Itaipu, Gasoduto BxB e Petrobras do Evo. dentre tantos outros.
    O Gigante ainda está adormecido diplomaticamente atendendo interesses individuais e coletivos extra-nacionais.
    Já que a adminsitração da internet não é nossa é EUA, vamos trocar chumbo, os nossos espiões que trabalham de graça são mais criativos e competentes!

  • Alex Wie

    -

    4/9/2013 às 2:10 pm

    Nã queria volta a este assunto do Austin Powers, mas como vinha dizendo, porque nunca fizeram na na parte de TI de contra espionagem?
    Olha só agora , como sempre correm atras..
    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/09/04/interna_politica,444953/satelite-antiespionagem-deve-entrar-em-orbita-em-2016.shtml

  • JOÃO GRAÇA BINAS

    -

    4/9/2013 às 12:20 pm

    Depois da história de cantar o hino nacional, fiquei preocupado, cheguei a pensar que o Cardoso( digo Dilma) iria mandar o Exército invadir o ABC, e encampar A GM E A FORD, imitando o DNA do EVO MORALES, que tomou UMA PLANTA DA PETROBRÁS, em nome da causa bolivariana. Eu me confundi nesta questão do canto.

  • philipe caldas

    -

    4/9/2013 às 12:13 am

    muito bom isso ! nossa, que alívio ler coisas assim; ao invés daquela pasteurização maniqueísta, que se quer fazer densa e profética, quando não passa de algo provinciano e primário, algo como uma “clássica” novela das 20 hs da globo. o que vemos por aí na maioria, gde, maioria dos meios de informação. realmente ridícula essa história de espionagem e etc…mas a turma gosta abc

  • Jakson Ferreira

    -

    3/9/2013 às 11:41 pm

    SUGESTÃO DE REPORTAGEM DA VEJA: “URNAS: UM PERIGO”
    ….. A reportagem pode colocar dúvidas em um voto que é depositado e não é impresso para posterior recontagem…. etc.. etc…

  • HENRIQUE ARBEX

    -

    3/9/2013 às 11:25 pm

    É GOLPE!
    PRA CENSURAR A INTERNET!
    TEM MUITA LIBERDADE NESSE TROÇO!
    E COMO ESSE TROÇO TEM INCOMODADO ESSES CANALHAS!!!…
    FORA DILMA!!! FORA PETRALHAS!!!!

  • Silva

    -

    3/9/2013 às 10:10 pm

    Reinaldo, vamos voltar a uma passado próximo. Até ao último dia do governo Fernando Henrique Carodso, o Brasil era respeitado por todos os países, principalmente pelos do terceiro mundo (Argentina, Bolívia, Colombia, Equador, Venezuela e ..), pois nós tínahamos uma “Soberania Nacional”, porém com a chegada do Marques de Garanhus, o Brasil perdeu tudo o que tinha conquistado ao longo dos 500 anos. A Bolívia invadiu a refinaria da petrobas naquele país e se aporpriou, inclusive com apoio do Marques de Garanhus. Depois veio o psicopata venezuelano, Hugo Chavez, que mandava e desmandava nessa merda de Brasil, tudo com o aval do Vagabundo do Lulla, e por ai foi. Agora essa anta da Dilma e do bonecão do Eduardo Cardozo, querendo cobrar o “respeito a Soberania Nacional do Brasil”. Graças ao mapeamento diario dos Estados Unidos, ainda bem que temos um país que se interessa pelo futuro dos brasileiros, uma vez que essa corga de ladrões do PT estão levando o Brasil para uma didatura de miséria, modelo de Cuba, Venezuela e outros.

  • GINO

    -

    3/9/2013 às 8:36 pm

    uzamercânu vão acabar descobrindo a receita do acarajé

  • jhunter

    -

    3/9/2013 às 6:27 pm

    Uma arenga USA vesus BRASIL.
    Taí um assunto capaz de deixar o Top top Garcia – conselheiro mor para assuntos além fronteiras- exitadissimo.Oxalá não tente convencer a governanta imitar o galtieri e declarar – com apoio da marinha boliviana -q o Brasil está em estado de guerra contra os bisbilhoteiros do norte.
    Se no proximo Fantastico o Greenwald soltar mais um pitaco do seu(lá dele) precio$o acervo.Aí sim, a coisa pega fogo, teremos todo o exercito petralha berrando “EU TE AMO MEU BRASIL…. EU TE AMO…NINGUEM SEGURA A PETRALHADA DO BRASIL!

  • fernando

    -

    3/9/2013 às 5:58 pm

    Mostraram um powerpoint bagaceiro, mais parecido com propaganda de “soluções” de softweares de analise massiva de dados, colocaram um top secret e um NSA bagaceiros no rodapé e vem me aplicar. Não que não seja possível (ou provável) que exista monitoramento, mas dai a aceitar isso como prova é demais.

  • PT NUNCA MAIS

    -

    3/9/2013 às 5:27 pm

    Essa “estória” publicada pela Globo só não é pior que sua declaração de culpa por ter apoiado a ditadura militar. Parece que foi feita para que ela possa se redimir com o governo de plantão. Não se sustenta em nada. Não possui uma base factível. Todos sabem quais são os interesses americanos no Brasil. Somos um mercado grande, um país rico em recursos e com grande capacidade de crescimento. Essa agência americana cuida disso. Mas agora a Dilma ficou bolada (não é você “Dilma Bolada”). Vai ameaçar ozamerinu….hahahahahaha. Ai. Esse PT que vive falando mau da mídia e vive cada dia mais dela.

  • JDavid

    -

    3/9/2013 às 5:10 pm

    A deslealdade que desce do cimo.
    Ao mirar o atual momento brasileiro, não podemos, dele, bater uma única foto, mas, prevalece, aquela máxima, que todos se deram bem no contexto de Brasil político econômico, restando como sempre, o social e nele está inserido o povo comum deste Brasil gigante, apenas, territorialmente. Sabendo, que o PIB Brasil $2.6 tri, França $2.8 tri, Alemanha $3.6 tri, dólares americanos (USD). Assim, vimos que o Brasil gigante está dormindo, enquanto, nossas riquezas são carreadas por vilões, desleais e desonestos da política e empresários, cúmplices que são, de um governo desorientado e subversivos ao povo brasileiro. Se deixassem o governo, a imprensa, um bando de parasitas e maus brasileiros dobrarem PIB nacional em alguns poucos anos, somente fazendo o certo como prescreve a constituição.
    É entendível, que a população brasileira menos os políticos, os empresários e os exploradores da boa fé, sobrariam somente àqueles chamados POVO; os sofridos, àqueles, que também, são chamados massa de manobra, onde, todos os outros deitam e rolam como elefantes na lama.
    Aqui, neste espaço democrático, somos aqueles, que nos indignamos contra os abusos cometidos contra este povo e contra o Brasil e por fim, somos contra as injustiças, a corrupção e outros deslizes desses senhores. Este povo sem condições e discernimento será passado para trás, antes e depois das eleições. Mas, o governo e os formadores de opinião entre eles, a imprensa não pensam assim, e quer também, ter poder e além, abocanhar, com suas bocas grandes e gananciosas, assim, como o governo permanecerem no poder, até sobre a nação, sobre o estado. Isto acontece e é um fato incontestável.
    Se o povo não pode reivindicar, podemos nós, realizar por eles o papel reivindicatório de contexto social e político. Agem esses senhores do governo, da imprensa e os políticos profissionais, como se toda a sociedade fosse analfabeta, corrupta ou lhes fossem subservientes, isto nós não somos. Estão enganados, sabemos e somos tocados, feridos pelos seus maus hábitos e falcatruas. Não concordamos com seu modo de realizar as coisas dilapidando o erário nacional. Um país de fato, não se governa dessa maneira, isto é ilegal e sabem disto, todos os membros do governo errante do Brasil.
    Na verdade estou, estamos decepcionados com a imprensa, com as redes de televisão, com os políticos, com a corrupção praticada por todos eles, pessoas físicas, jurídicas, políticas e do governo nacional. Todos vocês se merecem, nós é que merecemos coisa políticos melhores e mais capazes. Estas pessoas não tem vergonha, moral, honestidade e o mínimo de respeito ao país. No Brasil geográfico como dizem, tem um pouco da áfrica, da América e da Europa, misturados e dentro do Brasil. No Brasil político também temos todos os tipos de governo; corruptos, ditadores, subservientes.
    Nos cantos pobres do Brasil seres humanos, nossos irmãos, iguais à nós, talvez, melhores do que eles, sofrem, morrem, pelo roubo do dinheiro, da subversão política que praticam os homens de governo de todo o Brasil. Hum bilhão, perdem estas pessoas com o roubo de carga, que não chegam para eles todos os anos.
    Não liberem os mensaleiros, mas, que devolvam também todo o dinheiro que roubaram, seria preferível, pois soltos estão e ainda, com o dinheiro que nos roubaram. Não precisamos de exemplos da justiça se ela não nos respeita. Senhores peguem esse dinheiro e levem água e comida para o povo que precisa, pois, bilhões foram roubados e nunca fizeram justiça no cenário político nacional. Não soltem o deputado preso, peça que ele devolva o que roubou, façam assim com todos os ladrões e políticos comuns. Será melhor para todos e ainda, muito mais justo.
    A imprensa nacional, que não queira nos tratar como idiotas, pois, não somos, continuem a receber o dinheiro sujo do governo, mas, nos respeitem ao entrarem em nossos lares, onde vivem crianças que sonham, idosos, que querem ter paz e respeito e homens que são honestos e querem apenas, alguns momentos de paz junto aos familiares, descansarem, para trabalhar no dia seguinte.
    Mais outro pedido; não levem o podre e o desvio dos seus caracteres, a leviandade de suas ações distorcidas sobre hábitos e modos para dentro de casas, que lhes são alheias. E mais, respeitem o povo e não sejam escudeiros de governos e interesses contra a segurança nacional, o que será, de extrema gravidade para o País e sua Gente.
    Entendam que dentro de alguns anos, as maioria desses daqueles que praticam tamanha deformidade social não estarão mais entre nós, é a beleza da vida, mas, permanecerão aqui, nossos filhos e netos. Então, deverá este país, ainda, pertencer-lhes de fato e de direitos, e principalmente, em Paz como conseguimos mantê-lo, até este momento, se vocês, doravante, não virem-lo, de ponta cabeça.

  • Antonio

    -

    3/9/2013 às 5:00 pm

    Olá
    Reinaldo
    Este Tirano Assad se não me falhe a memória já esteve por aqui e o Lula o recebeu de braços aberto sem fazer cerimonia e penso que ainda ele o chama de o Companheiro Assad.
    Talvez ai resida à espionagem da NSA ao governo de Dilma, a mulher ficou brava e acho que ela se não obtiver resposta dos Estados Unidos, mandará nossos nobres soldados invadir o país dos americanos com pauladas já que nossas forças armadas estão tão desarmadas.
    O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR

  • marcos

    -

    3/9/2013 às 4:34 pm

    Isso é só mais um golpe desses comunistas nojentos e,mentirosos do pt,que sempre querem se passar por coitadinhos e,usam os USA para conseguirem seus objetivos ,oque na verdade eles querem, é criar uma farsa ,com o proposito de unica e,exclusivamente controlar a internet,mesmo que a dilma esteja sendo espionada ,não seria atoa,pois esses comunistas nojentos do pt,não faz outra coisa se não defender ditadores assassinos pelo mundo,nos tornamos um país do mal,aliado com países de ditadores assassinos como o armadinejad,de países como cuba,coreia do norte,russia,china,venezuela e,de todo o resto de assassinos comunistas, que existe pelo mundo,que estão se unindo,para derrubar os USA ,que é o lider dos países do bem e,se isso acontecer, o mundo estará perdido e,nos tornaremos todos escravos e,a fome, a miséria, a desgraça ,se instalara por todo o planeta.O nosso futuro é negro na terra de ninguem que o lula criou.

  • silvio

    -

    3/9/2013 às 4:14 pm

    Rei
    Se os americanos costumam espionar TERRORISTAS em potencial, é mais do que evidente, pelo passado da Maluca, que eles iriam espioná-la.

  • Paulo Bento Bandarra

    -

    3/9/2013 às 3:37 pm

    Sendo Lula, Dilma e o PT inimigos declarados, em alto e bom som, dos americanos, era de esperar que fosse espionado. O absurdo é que Dilma quer explicações de Obama e não do seu serviço inexistente de contraespionagem. Fazendo parte do Eixo-fascista-blivariano, bem que os EUA fazem em vigiar inimigos de perto.

  • SideShow Bob

    -

    3/9/2013 às 2:21 pm

    Sr. Colunista, em único texto o senhor desafia o lobby gay e o PT.

    Isto não é politicamente correto.

  • Fábio

    -

    3/9/2013 às 2:16 pm

    Ainda vão aparecer intelequituais dizendo que o Brasil está com inflação alta, produção baixa, saúde ruim, educação péssima, etc por culpa dos médicos brasileiros e dos americânu que sabotaram o pré-sal!

  • Paulo

    -

    3/9/2013 às 1:50 pm

    Tio Rei, geralmente concordo,c vc, mas dessa x, acho q vc esta errado…..vc insiste na tese de que snowden é um criminoso e greenwald um picareta ( oq até comcordo) porem, NADA DISSO MUDA O FATO DE Q TODA ESSA ESPIONAGEM SEJA PARA TORNAR O MUNDO MAIS SEGURO CONTRA O TERRORISMO E ALGO MAIS…….ou vc tem alguma explicacao plausivel pra se invadir dados do presidente do mexico e mesmo d dilma? Em que medida espionar e invadir dados dos dois citados ( e isso foi provado ser um fato, nao especulacao, haja visto as msg do presidente mexicano que vieram a tona) torna o mundo mais seguro e se encaixaria na luta contra o terrorismo?

  • Eduardo SP

    -

    3/9/2013 às 1:34 pm

    Sabia que o Tio Sam tinha conseguido enganar o Lula e colocar a Dilma na “prisidência” e minar o PAC. Ah esses porcos capitalistas….Mas Lula volta ano que vem y põe eles nos Eixo.

  • JDavid

    -

    3/9/2013 às 1:26 pm

    Congresso Nacional.
    CPI da espionagem; NÃO. Vocês vão jogar nosso escasso dinheirinho fora! Tudo menos isso. Vai ser uma confusão, para nada. Já esta tudo esclarecido, e vai mudar “bulhufas”.
    Pensem bem!

  • C Barp

    -

    3/9/2013 às 1:04 pm

    O Rato que Ruge
    (The Mouse That Roared)
    A Economia de Fenwick está na bancarrota … . Então a governante do país, a Duquesa Gloriana XII, é convencida pelo primeiro-ministro “Bobo” Mountjoy a declarar guerra aos americanos, com o único propósito de perder e depois conseguir financiamento para a “reconstrução”.
    Mountjoy incumbe o atrapalhado Marechal Tully Bascomb de liderar a força de ataque, que invade Nova Iorque munida de arcos e flechas.
    A invasão é completamente ignorada pelas autoridades americanas, pois a declaração de guerra de Fenwick (que anteriormente havia sido até motivo de riso para o ministro americano das relações exteriores) se extraviara no meio da papelada diplomática.
    Em Nova Iorque, todos estão ocultos nos abrigos subterrâneos por causa do teste de uma nova bomba superpoderosa.
    Sem ninguém para combater, os 22 arqueiros vagueiam pelas ruas e por mero acaso encontram o cientista responsável pelo desenvolvimento da bomba e sua filha, sequestrando-os e levando-os com o poderoso artefato para Fenwick, juntamente com alguns oficiais do exército americano.
    Ao retornar ao país Bascomb conta à incrédula Duquesa sobre a mudança de planos e que Fenwick havia “vencido a guerra”.
    De fato, ao saber que a poderosíssima Bomba “Q”, capaz de destruir todo um continente, estava em poder do diminuto e quase desconhecido país, as autoridades americanas vêem que não lhes resta alternativa a não ser render-se a Fenwick.
    Embora se trate de uma comédia (1959), estrelada pelo genial Peter Sellers (representa as personagens Duquesa Gloriana XII / Primeiro-Ministro Rupert “Bobo” Mountjoy /Marechal Tully Bascomb), talvez não seja mera coincidência…
    Será Dilma a Duquesa Gloriana XIII?

  • Evandro Ramos

    -

    3/9/2013 às 1:00 pm

    É exatamente isso que sinto, preguiça!!! Seria ótimo que cancelassem a viagem aos EU. Acho que “uzamericanu” iriam ficar realmente bem chateados, kkkkkkkkkkkkkkk

  • Adriano

    -

    3/9/2013 às 12:56 pm

    Comercial de chocolate branco é acusado de racismo: http://bit.ly/14lwnZV

  • Casca Fina

    -

    3/9/2013 às 12:55 pm

    Não gosto de comunistas. Eles são plenipotenciários, tiranos e sempre fomentam o obscurantismo. Ai de quem não pensa como eles.
    Também não gosto do PT, que é um Partido Totalitarista, disfarçado de democrata e de paladino da ética.
    E não gosto da presidente, cujo passado está envolto nas trevas de movimentos terroristas.
    Agora, admitindo-se que os Estados Unidos hajam mesmo espionado a cúpula petralha, o que os espionados farão?
    Talvez o PT declare guerra aos Estados Unidos.
    A tragédia vai ser se o malfadado PT vencer.
    Cruzes!!!

  • TeresaQ

    -

    3/9/2013 às 12:21 pm

    Os EUA estão totalmente coerente na espionagem, afinal o discurso deles é não é o de que o programa de espionagem é direcionado a terroristas? E que a Dilma é afinal de contas? Já está negando o passado na VAR-PALMARES? Ah, lembrei, era ela Estela, não Dilma. Díficil ter dupla personalidade.

  • Gione Oigen

    -

    3/9/2013 às 11:56 am

    Essa ênfase na “espionagem” é o pano de fundo para censura às Redes Sociais.

  • João Felipe

    -

    3/9/2013 às 11:50 am

    Muito bem Reinaldo aqui vai a minha opinião: Essa história de que Dilma está sendo espionada pelos EUA é falácia. Por trás dessa conversa fiada do Governo, amplamente explorada pela imprensa, existe um objetivo maior que é forjar motivos para controlar a Internet no Brasil, principalmente as redes sociais que estão causando um enorme estrago na popularidade da presidente e do seu governo, pondo em risco sua reeleição em 2014. Vejam o que diz o Estadão hoje: “Além da possibilidade de punição às empresas (?), ela (Dilma) quer obrigar sites estrangeiros, como o Facebook e outros, a armazenarem dados de brasileiros no Brasil (para que seu Governo passe a nos controlar). Hoje, eles ficam guardados nos EUA. Isso deverá constar do novo marco da internet.”. É isto mesmo, o “novo marco da internet”, instrumento de censura que está sendo criado nos moldes do chinês. Francamente, é ser muito ingênuo para acreditar que os EUA estejam xeretando os e-mails da Dilma. E precisa? Que poder tem esta governante e este País (o pré-sal….conto da carochinha!?) para “atrapalhar” os interesses americanos mundo afora? Que exite espionagem industrial, científica eu acredito e estou certo de que é incontrolável. Mas espionagem pessoal, em cima da Dilma, é querer açoitar a inteligência dos brasileiros. Ela vai bonitinha, toda enfeitada e com um vestidinho básico azul escuro ou preto visitar o Obama em outubro….o vermelho deve usar na passagem por Cuba para afagar o Fidel e arrendar mais agentes curandeiros.

  • Thiago

    -

    3/9/2013 às 11:50 am

    Dica para o Governo Federal

    A melhor coisa nesse momento histórico, onde as lutas de classe estão sendo vencidas pelas minorias democráticas menos favorecidas, é o rompimento total das relações diplomáticas e, logo, comerciais com os Estados Unidos e seus aliados imperialistas anti-democráticos; A estruturação de uma coalizão política e econômica das Américas Central e do Sul e a reestruturação social partindo dos moldes democráticos socialistas com a necessária abolição da propriedade privada imperialista opressora e anti-democrática.

    Quero ver é ter peito pra fazer isso. rsrs

  • Rubens

    -

    3/9/2013 às 11:35 am

    Bom dia, RA. Por gentileza, que diferença existe entre ser jornalista do Guardian que mora no Brasil e ser correspondente do jornal NO Brasil e por que isso merece destaque no seu texto?

  • Eduardo

    -

    3/9/2013 às 11:10 am

    Ai que vergonha da Dilma e do Governo que está aí.

  • pedro de alcantara dantas

    -

    3/9/2013 às 11:06 am

    ReinaldoXXXXXX na cascuda!

  • pedro de alcantara dantas

    -

    3/9/2013 às 11:03 am

    ReinaldoXXXXXXX na cascuda!

  • Lili

    -

    3/9/2013 às 10:38 am

    Dona Dilma deve ter ficado ofendida ao perceber que os ianques podem descobrir que além de ela não saber falar, também não sabe ler nem escrever. E com a ajuda da Globo, ela pode se juntar aos “cumpanheros” Evo, Correia e Maduro para gritar contra o imperialismo americano. Enquanto grita, não precisa explicar porque o cocaleiro boliviano manda tanto neste país. “O Brasil é nosso”, brada o ditador enquanto rouba nossas refinarias, decreta o aumento extorsivo do gás, prende corintianos (não que eles não tenham merecido), demite diplomatas e transfere para dentro de nossas fronteiras o seu maior produto de exportação, sem nenhum imposto. E hoje, candidamente, Míriam Leitão fala que a grande presidanta pode aproveitar a visita à Rússia para aliar-se aos democráticos governo russos e chineses, em represália à “espionagem”. E uma pergunta: quem esse tal jornalista americano que fica divulgando estas fofocas tão convenientes? Qual é seu real propósito? Qual é seu histórico de vida? Além do amante brasileiro, quais outros objetivos tem para se enfurnar neste buraco e ficar semeando estas obviedades? E por que o governo é tão ingênuo e inocente que nunca imaginou que os EUA são uma superpotência porque mantêm seus inimigos bem vigiados e seus amigos super vigiados? O Brasil,no caso, deve enquadrar-se na pasta dos irrelevantes. Mas com a gritaria, não precisam se explicar quanto aos maus tratos aos nossos diplomatas nem ao fato de fazerem um contrato com os cubanos a quase um ano sem passar pelo Congresso, num ato de partido, nem sequer de Governo e muito menos de Estado. E talvez consigam fazer passar em branco a deportação do senador boliviano, aos braços de seu algoz.

  • Rose

    -

    3/9/2013 às 9:36 am

    Eu gosto que o Obama esteja espionando o que acontece aqui. Talvez ele explique esse caso desses 4 mil médicos paraquedistas de Cuba que apareceram aqui de uma hora para outra.

  • POLY

    -

    3/9/2013 às 9:17 am

    Estou farto ouvir, repetitivamente,-comentaristas de alu-
    guel, telejornais, emissoras de radio, etc. etc… sobre
    esta tal “espionagem”. Se.o governo Brasileiro,não espio-
    na, também, na mesma proporção, não é porque não quer,
    é porque não tem recursos e, nem COMPETÊNCIA para tanto.
    Na, realidade, este- AUÊ – é a primeira propaganda polí-
    tica para reeleição, em 2014 , da Presidente. E tome BES-
    TEIROU.

  • Arlete Reis

    -

    3/9/2013 às 9:02 am

    Reinaldo,
    Em relação ao “mea culpa” eu pergunto, será que no futuro a Globo fará outra declaração assumindo seu erro no apoio bovino ao governo petista nesses anos todos? Pedirá desculpas por ter induzido a população a idéias tão equivocadas, como esta reportagem do Fantástico? Eu quase não acreditei quando assisti, mas logo me conformei que vivemos tempos medíocres, em que é melhor ficar com a maioria. Por essas e outras, tenho vivido tempos difíceis nessa sociedade quase unânime e dependente do Estado.
    Agradeço por você ser um oásis nesse deserto de idéias. Bjs

  • Marcelo

    -

    3/9/2013 às 8:49 am

    O sistema da NSA é programado para monitorar terroristas não importa se eles estão ou não no poder…

  • Paulo

    -

    3/9/2013 às 8:39 am

    Reinaldo, lembra do Chapeludo de Honduras, quando de sua hospedagem na embaixada brasileira em Tegucigalpa ele disse que se sentia mal pois estava sendo bombardeado por raios expelidos da embaixada americana. Taí, e ninguém acreditou no homem, chamaram-no de louco. E a Dilma indignada, como se os petralhas não fossem os maiores arapongas do país!!!

  • Nicéas Romeo Zanchett

    -

    3/9/2013 às 7:52 am

    Não estou nem um pouco admirado pelo fato dos americanos estarem vigiando a presidente Dilma. Eles sempre monitoraram comunistas pelo mundo todo. É bom para o Brasil e para o mundo livre.

  • Marco Antonio Miranda

    -

    3/9/2013 às 4:56 am

    Li que a justiça da Inglaterra, observando o devido processo legal, autorizou a análise do material apreendido com o tal marido brasileiro de Glenn, sendo muito provável que o seu conteúdo seja decifrado. Caso ocorra a constatação de crime, em breve esses dois serão réus.

  • 44% Fernando 44%

    -

    3/9/2013 às 4:09 am

    Calma, dona Dilma. Não há ainda software de espionagem que consiga lidar com 39 ministérios e 23 mil cumpanhêrus aprontando no govefede. É sacanagem demais… pra capacidade dos satélites de comunicação (pode checkar no Google).

  • Fernanda

    -

    3/9/2013 às 3:59 am

    A gente acredita no Snowden? Tudo que ele diz? Aiaiai! Alguém comentou aí em baixo, o governo americano estava atras de “intelligence”…. não é lendo a Dilma que eles consegiram algo…

  • Jeremias-no-deserto

    -

    3/9/2013 às 2:59 am

    Pior é ouvir um secretário da Dilma ( a chipada,rs), com forte sotaque do agreste, ameaçar os EUA de represálias, caso o governo do paíseco do norte não se explicasse. Imagino a turma do Pentágono tremendo de medo diante dessas ameaças e já colocando as barbas de molho na iminência de uma invasão da pátria do Tio Sam pelo glorioso exército da Banânia.Dilma e seus micos amestrados só temem o índio fajuto de roupa cafona, Evo da poderosíssima potência que é a Bolívia. Usestaduzunidus é que se cuidem, pois o poste já declarou que vai cancelar a sua importantíssima viagem àquele país, fato que deixou a população americana profundamente contristada.

  • JLK

    -

    3/9/2013 às 2:58 am

    Embaixadores e Adidos Militares nada mais são do que “espiões autorizados”.
    Emitem relatórios periódicos sobre os campos do poder (político, econômico, psicossocial, militar e ciência e tecnologia) dos países onde se encontram. Tudo com vistas a contribuir no processo decisório das autoridades executivas de seus países.

  • JLK

    -

    3/9/2013 às 2:52 am

    Espionagem existe desde o tempo de “Dom João Charuto”, do tempo do “Guaraná de Rolha” . Fala serio quem não espiona não sabe nada sobre seu oponente, como ira vence-lo?
    Caros, não existem “nações amigas” existem nações com interesses comuns. Quando estes acabam termina a “amizade”.
    Entenderam ou querem que eu desenhe?

  • Danilo

    -

    3/9/2013 às 2:22 am

    Fora todas discussões políticas, etc desde que EUA não estejam mesmo usando para fins comercias.
    OBS: Agora estaria então as Globo ajudando então o PT, Dilma para recuperar sua popularidade exibindo essas matérias ? Que piada isso a Globo faz política do bate e asobra ? Se faz de isenta mas na verdade é que “vive” e depende de um bom dinheiro $$ do vindo do governo Petista com anúncios do BB, Caixa, Petrobras. Esse é o Brasil !
    Que inveja da mídia dos EUA !

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados