Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Entidades de classe aderem a protestos antigoverno convocados para domingo

Entidades profissionais começaram a se posicionar a favor das manifestações antigoverno marcadas para o domingo, dia 13

Por: Reinaldo Azevedo

Por Paula Reverbel, na Folha:
Entidades profissionais começaram a se posicionar a favor das manifestações antigoverno marcadas para o domingo, dia 13.

A AMB (Associação Médica Brasileira), a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) chegaram a enviar mensagens a seus associados, convocando-os a participar dos atos.

Sem citar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a nota da AMB convida os médicos a protestar contra a corrupção. O texto presta solidariedade juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, e apoia abertamente o projeto de lei anticorrupção patrocinado pelo Ministério Público Federal.

A mensagem afirma que o “Brasil está na UTI”. “Diariamente somos chamados para tratar e curar nossos pacientes. Agora é a hora de fazer o mesmo para com nosso país. A doença é grave e precisa de uma intervenção firme e rápida”, diz o texto, assinado pelo presidente da AMB, Florentino Cardoso.

Em carta a empresários, o presidente da Facesp e da ACSP, Alencar Burti, convoca os associados a “mostrar sua indignação com a falta de solução da crise política, e a paralisia das atividades econômicas”.

A ACSP representa 30 mil empresários da cidade de São Paulo enquanto a Facesp reúne 420 associações comerciais e 240 mil associados.

As duas entidades informaram, por meio de sua assessoria de imprensa, que apoiam os protestos organizados pelo Vem Pra Rua mas afirmam que não houve encontro com líderes do movimento. O Vem Pra Rua foi um dos grupos que ajudou a organizar protestos antigoverno que levaram milhares de pessoas às ruas.

A Sociedade Rural Brasileira divulgou posicionamento favorável aos protestos do próximo domingo e ao impeachment de Dilma. “Somos a favor do impeachment como início de processo de mudança do Brasil”, explicou à Folha o presidente da instituição, Gustavo Diniz Junqueira.

Junqueira já havia se posicionado sobre o assunto em fevereiro, em artigo publicado pela Folha.

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou na segunda-feira (7) seu apoio aos protestos. O presidente da entidade, Paulo Skaf, participou de reunião com associações e sindicatos para discutir os cenários do país. Estavam presentes membros do Vem Pra Rua e do MBL (Movimento Brasil Livre), outro dos principais organizadores de atos anti-Dilma.

Na ocasião, Skaf afirmou que ele e sua família participarão dos protestos.
(…)

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Tropicaliente

    A gente tem que tomar cuidado, pois o SESI parece que apóia também. Será que o GC também vai?

  2. Guto Cataldo

    Segue abaixo o Chamamento da Associação Comercial de São Paulo para as manifestações do dia 13/03.

    Posição Facesp/ACSP – É hora de participar
    ALENCAR BURTI

    “EMPRESÁRIO, APAREÇA ANTES QUE VOCÊ DESAPAREÇA”.
    Convocamos os empresários a participarem desse movimento do dia 13, para dentro da ordem que deve caracterizar a posição empresarial, mostrar sua indignação com a falta de solução da crise política, e a paralisia das atividades econômicas
    A divulgação pelo IBGE dos dados do desempenho da economia em 2.015, mostrando queda de 3,8% do PIB, com o agravante de recuo ainda maior dos investimentos, apenas revela aquilo que os empresários, trabalhadores e consumidores já sabem há tempo.
    Que o país se encontra em brutal recessão, combinada com elevada inflação, cujas consequências dramáticas são sentidas nas empresas e nas famílias, especialmente a mais grave de todas as consequências, o desemprego seguido da desesperança de obter uma nova colocação.
    O cenário de incertezas que abala a economia e a sociedade, e que continua gerando paralisação dos investimentos, redução da produção e retração do consumo, no entanto, parece não sensibilizar governantes e políticos sobre a urgência de soluções que possam restabelecer a governabilidade, a confiança e a esperança.
    Assiste-se apenas a disputas de poder e de posições, como se fosse irrelevante manter a paralisia geral das decisões que afetam as atividades econômicas e a vida dos cidadãos.
    No Brasil, agora, deve ser tempo de decisões. Não se pode mais esperar que os interesses pessoais, partidários, ou de grupos mantenham a nação em suspense.
    Precisamos de soluções para a crise política que se arrasta indefinidamente e que impede a necessária adoção de medidas para permitir a retomada da economia.
    As associações comercias são entidades políticas, mas não partidárias. Seu partido é o da liberdade de empreender, da democracia, da liberdade individual, do respeito à lei e da igualdade de direitos e oportunidades.
    Por isso, elas vêm cobrando decisões há bastante tempo, mas, infelizmente, sem qualquer resposta dos governantes e políticos.
    Se não nos manifestamos sobre soluções específicas, não foi por omissão, mas por entendermos que não cabe às entidades julgar pessoas ou fatos que estão sendo apurados e julgados pelos poderes competentes.
    Agora, contudo, a demora com que a crise política vem sendo enfrentada, e suas consequências econômicas e sóciais, exige que nos posicionemos mais fortemente, na esperança de sermos ouvidos.
    As manifestações programadas para o dia 13 de março, independente de posições de alguns grupos, que visam a objetivos específicos, deve servir para mostrar aos governantes e aos políticos, que a sociedade não aguenta mais essa situação de indefinições e de disputas que nada tem a ver como os interesses do país.
    Por isso, convocamos os empresários a participarem desse movimento do dia 13, para dentro da ordem que deve caracterizar a posição empresarial, mostrar sua indignação com a falta de solução da crise política, e a paralisia das atividades econômicas.
    Mais uma vez temos que relembrar um apelo que fizemos no passado, e que se tornar agora mais atual “EMPRESÁRIO, APAREÇA ANTES QUE VOCÊ DESAPAREÇA”.

  3. Anticorrupto

    Esperamos que mais associações adiram a esse movimento histórico na vida do povo brasileiro.
    Esperamos reunir 2 milhões de pessoas na Av. Paulista, 500 mil no Rio, 500 mil em BH, 500 mil em Brasília e milhões de pessoas no resto do País.

  4. leandro

    O que sempre se ouve é “movimentos sociais nas ruas pró-Lula ou Dilma”. E essas entidades profissionais são o quê? Considero que nas circunstâncias atuais são, no mínimo, MOVIMENTOS SOCIAIS pela defesa da Sociedade Brasileira, contra Dilma e Lula.

  5. Nomato Semcachorro

    A limpeza precisa ser geral, Fazer uma faxina nos três poderes, retirar tudo.
    Alguma coisa pode ser reciclado, mas a maioria tem de ser jogada fora.
    Sair a Dilma e permanecer o resto, não muda nada.
    O congresso é corporativista, seja qual partido for.
    Parece piada, mas querem criar mais um partido político, o Raiz.
    Em breve cada partido terá um político, o fundador!

  6. Rubens Campos

    COMO DIZIA A LETRA DO SAMBA: “CHEGOU A HORA DESSA GENTE BRONZEADA MOSTRAR SEU VALOR” – VAMOS TODOS, UNIDOS, E COMO O VERDADEIRO POVO BRASILEIRO, AQUELE QUE TRABALHA E É HONESTO MOSTRAR PARA ESSES COMUNISTAS DE BANDEIRA VERMELHA QUE O BRASIL É VERDE/AMARELO/AZUL E BRANCO!

  7. Roberto

    E a OAB, não vai se posicionar? Vergonha!!!

  8. Rubens Fibra

    Chegou o momento do POVO mostrar sua verdadeira força.
    De forma PACIFICA e com muita SERIEDADE vamos dizer
    aos responsáveis pelo DESMANCHE do BRASIL que BASTA.
    É hora de mudar :
    O RUMO
    OS VALORES
    AS LEIS
    De Acabar :
    COM OS PRECONCEITOS
    Com os interesses PESSOAIS e DE GRUPOS
    COM A CORRUPÇÃO
    De implantarmos :
    A VERDADEIRA JUSTIÇA que deve prevalecer para TODOS
    De fazermos do BRASIL :
    Uma PÁTRIA onde a JUSTIÇA SOCIAL seja um FIM e não
    um MEIO para se realizar interesses espúrios.

  9. Nelson André Hofer de Carvalho

    A OAB vai se manifestar depois do evento.
    Assim ela poderá optar por qual movimento melhor se saiu.
    É como o PMDB: tá sempre do lado (junto) do . . .

  10. Observer

    Skaf é aquele que na última campanha eleitoral era aliado do PT desde criancinha. Sempre fiel….à direção do vento!!

  11. FILOSOFANDO-

    Que a justiça se faça, não a viciada dos salafrarios corruptos, mas a justiça que emana povo do bem, que trabalha pela sua liberdade sagrada e exige respeito, já cansou de tanta safadeza , malandragem e autoritárismo, a que vem dessa gente sanguessugas sabotadoras do poder

  12. simplesmente maria

    VIVA!Muito bom ver entidades de classe que efetivamente representam os interesses de seus membros.
    Cadê a alinhada OAB, que deveria estar-se manifestando em favor do estado de direito e cobrando, assim, o impeachment? Cadê a esquerdista CNBB, que pensa que esquerdismo requer endosso à corrupção petralha que está roubando o pão da boca dos pobres para enriquecer uns poucos privilegiados?

  13. Washington

    Sindicatos e Classes…estes não existem, são todos sanguessugas da classe trabalhadora, cadê o CREA / CONFEA para apoiar os engenheiros, onde está o SINDUSCON, com tamanha quantidade de trabalhadores da construção civil ficando sem trabalho!!!

  14. Renato

    Estou inconformado com a omissão da OAB. A reputação desse órgão de classe que sempre respeitei – até porque faço parte dele – foi para o saco. Uma decepção! Com certeza não representa o que pesam a grande maioria dos advogados, que consideram esse governo e de Lula os mais corruptos da história.

  15. kátia

    classes? é o povo, o povo todo, associado ao moro e à lava jato. viva o brasil. dia 13, fora pt.

  16. POVO

    Vai SÓ
    Caminhando & CANTANDO
    Quem Precisa de TROPA-DE-CHOQUE… é o *P.O.L.V.O* — Molusco; Cobra-d’ÁGUA,–
    *miXto de Iveja + COVARDIA* pt_sos

  17. dirceu batista antunes

    Gostaria de saber qual é a posição da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Afinal, uma instituição da envergadura da OAB não pode silenciar em momento de crise tão profunda como a que ora vivenciamos. Para minha decepção não ouço, não leio e não vejo uma posição firme da OAB a respeito. Este difícil e dramático problema da vida nacional requer, de todos e de cada um, uma tomada de posição em favor do Brasil. Que seja na defesa no impedimento da presidente. Que seja na defesa da manutenção do mandato da presidente até o seu último dia. É democrático! É republicano.

  18. Leonardo Fonseca

    OAB, que vergonha!!!
    Defensores do Estado Democrático de Direito ou dos petista?

  19. Luis

    Ainda faltam muitos representantes da sociedade se posicionarem , estudantes , professores, bancários, metalúrgicos.
    É uma pena, mas nenhuma das entidades que representam as classes acima representam a sociedade, e muito menos a própria classe .
    Aqueles que sentem que não tem a representação devida, podem participar das manifestações anti Dilma e mostrarem seu descontentamento com os dirigentes da classe .
    Alias se não fizerem isso nunca conseguiremos vencer o PT de verdade.
    O PT não é uma jararaca, é uma hidra.

  20. brasileiro

    INDIGNADO está o sofrido povo brasileiro com miséria, desemprego, violência urbana insuportável, salários dos trabalhadores aviltados e congelados, 60 milhões de brasileiros simplesmente deixaram de pagar suas dívidas por absoluta falta de dinheiro. Brahma você disse que vamos comer só arroz com frequência em 2016 por conta da crise na economia brasileira causada pela desmoralização desse governo com PTrolões, PTxulecões, etc ões. Você , BRAHMA, torrou o dinheiro do sofrido povo brasileiro em ditaduras sanguinárias, via BNDESão, enriquecendo empresas sem gerar empregos no Brasil, em Cuba empréstimo com carência de 29 anos e juros anuais de 1% ao ano, embora o pobre destepaiz pague nos bancos daqui 400% de juros ao ano, nos créditos pessoais. O BNDES deve quase R$ 500 bilhões aos cofres públicos e, nem o Congresso Nacional sabe como se gastou dinheiro público via BNDESão num orçamento da União pessoal do DITADOR e sem perguntas. Ainda tem a farra com cartões corporativos da república no seu governo, despesas SECRETAS, sem controle do TCU e limites abusivos, pela presidência da república que, com certeza a CAIXA PRETA desses cartões deve ser aberta após o IMPEACHMENT do seu poste. Passar o resto da vida na PAPUDA é pouco, devolver tudo que consta como desvio de dinheiro seu e da famiglia é pouco, esperamos que a HISTÓRIA faça justiça e registre toda a roubalheira com recordes mundiais do seu governo e, em mínimos detalhes, para que o mundo nunca mais esqueça do que um corruPTo pode fazer ao chegar no poder. Lamentamos os desdobramentos com os seus descendentes que serão reconhecidos nas ruas e escolas, eles terão vergonha de usar o seu nome, ou deixarão o BRASIL com suas cidadanias no exterior e passaportes. JARARACA é a cobra reconhecida como a mais letal ao homem sapiens, no caso, se auto intitular uma jararaca, significa o maior predador do dinheiro público.

  21. ÏDE

    Eu Vou! — VAI TU
    …Ele VAI…
    NÓS VAMOS…
    ………………
    … Depende de NÓS, Quem jÁ Foï… & AïndA…
    VAI
    ………………………
    DEPENDE DE NÓS
    !!

  22. MArcus Meyer

    A hora é agora, isto parece claro. Um tropeço neste momento servirá de desculpa para Dilma dizer que o pior já passou e que começa a recuperar o apoio popular. Esta é a nossa derradeira oportunidade para deixarmos clara a nossa indignação. Não podemos falhar. O sucesso da manifestação, em todo o país, desde a mais remota cidade de interior até a maior capital é que escreverá uma nova página de nossa história como nação!

  23. ELI

    LEMBRAM DO DISSE UMA VEZ MARIO AMATO QUANDO ERA PRESIDENTE DA FIESP.
    PODEMOS COMPLETAR A FRASE 800 MIL EMPRESARIOS VAO QUEBRAR NO PAIS.

  24. Archibaldo

    VIVA O NOVO BRASIL!!!
    TODOS NAS MANIFESTAÇÕES DO DIA 13!!!
    PELO IMPEACHMENT DE DILMA E A INVESTIGAÇÃO DE SEUS CRIMES!!
    PELO FIM DA IMPUNIDADE DE LULA, AMIGOS E FAMILIARES!!!
    PELO ENQUADRAMENTO DO PT COMO ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA!!!

  25. João Alves

    A Dilma começou a se tocar que é persona non grata tanto aqui como no exterior e, assim, do mesmo modo como se esconde aqui do povo, tenta passar despercebida no exterior, por já achar não ter representatividade e ser alvo de galhofas caso se apresente para algum tipo de cumprimento, preferinco esconder-se na desculpa de ser grossa, que para ela ofende menos do que abrir a possibilidade de ser uma pessoa do tipo “mas olha quem está me mandando cumprimentos ?”. É triste para o nosso país mas, esta é a infeliz realidade !
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=50897212532

  26. silvando

    A omissa OAB nada, nada, nadinha.

  27. JB

    FUGIDOS DO HOSPÍCIO
    (CNSNews.com) – Procurador Geral dos EUA Loretta Lynch reconheceu nesta quarta-feira (09 de março de 2016) que houve discussões dentro do Departamento de Justiça sobre a possibilidade de abrir uma acção civil contra os chamados “negadores” da mudança climática. “Este assunto tem sido discutido”.
    .
    http://cnsnews.com/news/article/melanie-hunter/ag-lynch-doj-has-discussed-whether-pursue-legal-action-against-climate?utm_source=facebook&utm_medium=CNS&utm_term=facebook&utm_content=facebook&utm_campaign=n-lynch-deniers

  28. SILVIO JD

    Lulla está realmente dividindo o Brasil. De um lado bandidos e de outro, brasileiros de bem.
    Parabéns Jara! Aeeeê!

  29. Giovani

    Mas não é o Skaf que contratou o coroinha de missa negra para um cargo no Sesi?

  30. Heitor

    O COVARDE DO MOLUSCO VAI FUGIR!!!
    Nossos amigos que andam pelos corredores o Palácio nos contaram que por lá só se fala na possibilidade de Luiz Inácio, o jararaca, o tribom, assumir um ministério, de preferência o das Relações Exteriores.

    Isso tornaria o ex-presidente imune ao processo em Curitiba, pois lhe daria foro privilegiado. Dilma reluta, Lula no governo inevitavelmente ocuparia o protagonismo que por direito seria seu.

    LULA nega e diz que não foi convidado por DILMA, o que em parte é verdade, já que DILMA não concorda, a ideia partiu de membros da assessoria da Presidente. Contudo, isolada e prestes a cair, a presidente aceita todas as ordens de qualquer um que diga que pode salvá-la.

    É obvio que Luiz Inácio diz que não quer. Mas, já pensa SIM na possibilidade de aceitar o cargo. Ele não acredita que seria chamado de covarde ou coisa do TIPO e, se aceitar, vai dizer que o fez porque o Brasil o chamou de volta ao trabalho e que o fez porque não poderia deixar a democracia ruir.

    Eles têm confiança que a cabeça da militância já foi feita a ponto de todos acreditarem que há uma conspiração universal contra o PT. Não foi a toa que os MILITARES foram citados em todas as publicações chapa branca durante essa semana.

    As redes sociais e militância serão observadas no sentido de descobrir qual será opinião e consequente reação da sociedade se LULA se “esconder” no Ministério das Relações Exteriores.

    A Sociedade Militar acha que Moro e o Ministério Público federal devem se apressar.

  31. Juliano

    Era essa união dos com vergonha na cara, trabalhadores que estava faltando..
    Precisa mais ainda, acredito que até sexta apareça mais entidades…
    Estou levando filha, vó, mãe, irmã … !!
    Parabéns médicos, aqui em Curitiba tem médico pagando do bolso caminhão de som, fazendo faixa …
    Não podemos ter medo de vestir a cor de nosso país.

  32. FALA SÉRIO

    É ISSO MESMO, VAMOS FAZER UMA PASSEATA DO TAMANHO DO BRASIL, PARA QUE A CORRUPÇÃO SEJA EXTIRPADA DE VEZ.
    A DILMA PRECISA SAIR DE LÁ E PEDIR DESCULPAS AO BRASIL, PELO ESTRAGO QUE FEZ.
    NÃO PODEMOS MAIS TOLERAR, CORRUPÇÃO, MENTIRAS, FALTA DE SAÚDE, DE SEGURANÇA, DE EDUCAÇÃO E DE PATRIOTISMO.
    DIA 13 TODOS ESTAREMOS LÁ.

  33. Heitor

    O TEXTO MENTIROSO DOS PETRALHAS: É mais fácil botar um corda no pescoço do molusco e mandar o jatinho decolar que os petralhas mente cada vez mais em desespero seu dia esta chegado!
    A mídia esquerdista essa semana, até mais que a oposição, tem citado seguidamente as Forças Armadas e a possibilidade de uma intervenção MILITAR a partir de 13 de março.

    Essa revista já mencionou as reclamações contra o sobreaviso determinado para alguns quartéis na data em que LULA prestou depoimento e a tentativa de desligar a Globo dos militares, como se estivessem ligados.

    Hoje chamou a atenção outra nota. O texto diz que uma centena de soldados da AERONÁUTICA teria cercado a aeronave que levaria o ex-presidente Lula para Curitiba e que por isso o depoimento foi colhido no salão presidencial do aeroporto de Congonhas.

    O texto MENTIROSO foi replicado em praticamente todas as mídias de esquerda e tenta emplacar a idéia de que as Forças Armadas estariam prontas para defender Lula no caso de sua prisão ser decretada.

    Vejam: “Um coronel fica furioso por conta de LULA se encontrar nas mãos da polícia federal, então o reforço é chamado. Em poucos minutos a polícia da aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF. A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.”

  34. Marcelino Almeida

    Aqui em Goiânia houve uma carreata em chamamento agora no inicio da noite para domingo….vai ser a maior manifestação de todos os tempos com certeza.