Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Entidade que é dona de domínio do “Movimento Passe Livre” recebe dinheiro da Petrobras e do Ministério da Cultura e tem incentivo da Lei Rouanet

Por: Reinaldo Azevedo

Ai, ai…

O Movimento Passe Livre tem um site, cujo endereço é “www.mpl.org.br” — e, claro, há um site específico para São Paulo: “saopaulo.mpl.org.br”. Muito bem. Uma das curiosidades lícitas que a gente pode ter é esta: em nome de quem está registrado esse domínio? O leitor pode, então, recorrer ao site http://registro.br/ e descobrir. Basta escrever no campo de busca o endereço “mpl.org.br”. E encontrará isto.

Alquimídia?
Como? Associação Alquimídia? Mas que diabo é isso? Bem, leitor, aí você pode, ainda movido pela curiosidade que a imprensa até agora não teve, visitar a página da dita associação. E vai se deparar com isto aqui:

É isto mesmo. A tal “Alquimídia” é uma dessas ONGs que se dizem interessadas na “democratização da mídia” financiadas com dinheiro público: Ministério da Cultura e Petrobras, podendo captar recursos da Lei Rouanet. Jamais duvidem: é muito difícil não haver petismo na raiz de boa parte do que não presta no país.

O nome do chefão da Alquimídia, que é dona do domínio da entidade que está a promover, com meia dúzia de gatos-pingados, o caos em várias capitais brasileiras é Thiago Skárnio, como se vê acima. Não sei se é sobrenome real ou artístico, mas é muito significativo.

A base de operações do rapaz é Florianópolis, cidade, diga-se, onde o protesto contra o reajuste de tarifas de ônibus tem um histórico de violência e radicalização. Se o leitor decidir navegar pelo site “Alquimídia”, descobrirá que essa entidade “ponto org” funciona como uma produtora privada de conteúdo qualquer. A diferença é que é alimentada com dinheiro público e diz trabalhar apenas para “coletivos” e “entidades do terceiro setor”, embora possa, sim, ter a parceria de “empresas privadas”. Ah, bom…

Skárnio, a única cara visível da Alquimídia, se define assim na rede (em vermelho):
Iniciei minhas atividades como desenhista. Depois de produzir charges e ilustrações para publicações independentes e sindicais, passei a trabalhar também com fotografia, texto, produção gráfica e audiovisual.
Além da produção alternativa de vídeos e a edição do site SARCASTiCOcomBR, apoio causas como a cultura digital, liberdade de expressão, estado laico, democracia líquida e as políticas públicas para a cultura, e participo de organizações e movimentos como o FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, ABRAÇO – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Pontos de Cultura, CNC – Conselho Nacional de Cineclubes, Cinemateca Catarinense (ABD-SC), TV Comunitária de Florianópolis e Movimento Mega-Não.
Atualmente coordeno o Pontão Ganesha de Cultura Digital, projeto mantido pelo Ministério da Cultura e a Alquimídia.org (organização que ajudei a fundar) e fui eleito para a cadeira de Cultura Digital do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis.

O que é “democracia líquida”? É uma tese neofascista (pesquisem a respeito) que, sob o pretexto de instituir a democracia direta, prega, na prática, o fim do Poder Legislativo. Cada questão importante da sociedade seria decidida por indivíduos eleitos exclusivamente para aquele fim. O linchamento, por exemplo, não deixa de ser uma forma de “democracia líquida”…

Eis aí: eu tinha a convicção — e agora tenho a certeza — de que, na raiz dessa história, estavam as tetas do estado.

“Ah, o Alquimídia só registrou o nome; não tem nada a ver com isso.” Claro que não…

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

256 comentários
  1. Fábio

    Reinaldo, vc, com sua pesquisa, dá um “cala boca” nessa imprensa vagabunda, preguiçosa e esquerdista. O que será que esses m. dos seus colegas jornalistas querem? Caos? Guerra Civil? Comunismo? Arghh!

  2. Claudio

    A corja comunista que se instalou no governo faz sangrar esta nação desde a eleição do Lula da Silva. Dilma e sua quadrilha seguem uma perversa cruzada a fim de destruir esse país, arruinando sua economia e todas as instituições. O destino e a sorte do Brasil foi delegado à mais sórdida e inescrupulosa quadrilha de terroristas, piratas e toda variedade de bandidos e saqueadores que se pôde reunir em um único governo. Incapaz de tomar uma eficaz atitude, a sociedade segue refém desses usurpadores.

  3. Fernando Cesar Alves da Silva

    Caros,

    Acompanhei a matéria e achei interessante e gostaria de compartilhar. No entanto, ao seguir o roteiro apresentado não encontrei na página do Alquimídia e MPL links para os patrocinadores e sendo assim, eu não me sinto confortável em divulgar algo que minha rede de relacionamento não pudesse, assim como eu, constatar.

    No mais me junto como todos aqui, na indignação da inércia dos orgãos responsáveis (devidamente aparelhados) por investigar estes pseudo movimentos populares, com revés ideológico e ligações políticas com esta “esquerda”.

    Reinaldo Azevedo meus parabéns pela perseverança na investigação e na busca por desmascarar está cúpula de bandidos travestidos de “boas intenções e moral”.

    Abraços

  4. Katia

    E os nomes reais deles?
    E como não há regras q impeçam esses movimentos de parar e destruir e sp e ocupar o tempo da policia toda semana?
    E o nosso dinheiro de ir e vir?

  5. Ana Célia Hesketh

    Skárnio. Não é coincidência. É escárnio mesmo, na cara da gente.
    Realmente é muito difícil não haver petismo na raiz de tudo o que não presta no Brasil.

  6. Casemiro Marlon

    Eu já imaginava isso. Como um protesto contra aumento de tarifa de transporte público e pedindo passe gratuito sai para destruir o trasporte público?

  7. Carlos Coana

    Veja no site abaixo a proprietária é a “Compas – Comunicação Compartilhada”, pesquise a Compas e chegará no CUT e EBC
    https://registro.br/cgi-bin/whois/#lresp
    Whois

    Versão com informações de contato

    % Copyright (c) Nic.br
    % A utilização dos dados abaixo é permitida somente conforme
    % descrito no Termo de Uso em http://registro.br/termo , sendo
    % proibida a sua distribuição, comercialização ou reprodução,
    % em particular para fins publicitários ou propósitos
    % similares.
    % 2016-01-16 16:52:36 (BRST -02:00)

    domínio: mpl.org.br
    titular: Compas – Comunicação Compartilhada
    documento: 011.836.124/0001-28
    responsável: Compas – Comunicação Compartilhada
    país: BR
    c-titular: COCCO22
    c-admin: COCCO22
    c-técnico: IGSFE20
    c-cobrança: COCCO22
    servidor DNS: dahlia.ns.cloudflare.com
    status DNS: 16/01/2016 AA
    último AA: 16/01/2016
    servidor DNS: dom.ns.cloudflare.com
    status DNS: 16/01/2016 AA
    último AA: 16/01/2016
    criado: 05/09/2005 #2320031
    expiração: 05/09/2017
    alterado: 02/01/2015
    status: publicado

    Contato (ID): COCCO22
    nome: Compas – Comunicação Compartilhada
    e-mail: cirandanet@gmail.com
    criado: 17/06/2013
    alterado: 19/03/2014

    Contato (ID): IGSFE20
    nome: Igor Santos Fernandes
    e-mail: igorsf@hacari.net
    criado: 03/07/2014
    alterado: 02/01/2015

  8. Fernando Bihari

    Será que o nome Skarnio é verdadeiro? Não parece, se assemelha muito mais ao que este indivíduo demonstra por suas ligações, como acima citadas pelo Reynaldo Azevedo, com os atos contra a Ordem Democrática que deveria reger o direito de se manifestar ou protestar contra aqueles que praticam atos e atitudes contra a nação… Pelo os que estes indivíduos mostram tudo leva a indicar o mando de uma organização que tem o objetivo primeiro de destruir uma nação livre e de respeito aos deveres e direitos de cidadania para então instituírem a tal Ditadura do Proletariado na qual a primeira vítima é exatamente o proletário e a eliminação da mais produtiva e mantenedora da economia de um país que é a chamada classe média.

  9. Hildebrando Rocha dos Santos

    Acabou de confirmar o que já desconfiava: grupo de bandidos, mesmo, ligados ao petismo….

  10. Telma de Cassia

    Essa Manifestação do Passe Livre são petistas envolvidos, só para tirar o foco do Impeachment !

  11. Fred Karaoglan

    Rio de Janeiro (PMDB), Belo Horizonte (PT) e São Paulo (PSDB) aumentaram a tarifa no mesmo dia e índices. Aonde estão ocorrendo os protestos ? Protestos seletivos.

  12. DeCarvalho Jr

    E com o passar do tempo tudo vai se encaixando e se esclarecendo. Mancha negra contada no futuro da nossa História. :(

  13. EDSON TEVES

    Após ler os seus comentários e os comentários dos leitores, acabo concluindo que é tudo orquestrado mesmo pelo PT, com o objetivo de tirar o foco do principal, que são os megaescandalos provocados pelo PT e apoiado por essa imprensa esquerdista de plantão.
    Mas sou otimista e esperançoso, acho que a letra da música do Chico Buraco, ainda é atual: “apesar do PT amanhã há de ser outro dia……ainda pago pra ver o jardim florescer qual você não queria…….e eu vou morrer de rir, que esse dia há de vir antes do que você pensa, apesar do PT !

  14. jimmy avila

    Como ex coordenador de um ponto de Cultura posso atestar que esse sujeito e a ONG , que conheço pessoalmente, ESTAO TOTALMENTE ALINHADOS COM O PT. participei de varias reuniões com esses grupos via congressos davREDECDE PONTOS DE CULTURA

  15. Paulo Roberto Alves De Souza

    Esse é o atual retrato do país, é o “bolivarianismo” chegando. Sim se pesquisarmos, veremos que estamos vivendo uma ditatura chavista. Sim pois onde esses movimentos pseudo-sociais, começam a fazer protestos e manifestações, com tumulto e bagunça. É o mesmo que ocorre na Venezuela, Bolívia e Peru.Ta na hora de se acabar com isso.FORA PT.

  16. walter

    “ESTÃO VENDO, TEM MUTRETA…COMO ALGUÉM SE INTITULA, DONO DO “MOVIMENTO PASSE LIVRE”…SÃO UNS HIPÓCRITAS…NO FUNDO UNS OPORTUNISTAS BANCADOS PELO GOVERNO…SÃO ALIENADOS…QUEREM CAUSAR PARA “JUSTIFICAR”…NADA NESTE PAÍS É SERIO…E TEM GENTE QUE SE PERMITE SER USADOSSSSS…
    ACORDEM BRASILEIROS DE VERDADE, ESTE GOVERNO NÃO TEM NADA A OFERECER; VAMOS LUTAR POR CAUSAS JUSTAS…E A PRINCIPAL, É EXPULSA-LOS DO PODER….NADA MAIS IMPORTA NESTE INSTANTE”…

  17. Letícia

    Curiosamente, nenhum jornalista investigou quanto de dinheiro público (federal, estadual e municipal) é destinado para a manutenção de ONG’s dos mais diversos segmentos. Nem muito menos foi investigado qual o volume de dinheiro renunciado pelo Governo para a Lei Rouanet . Em resumo, os governos estão falidos, são cobrados cada vez mais impostos, mas ninguém investiga a sangria desvairada de dinheiro público que deveria ser empregado em educação, saúde e segurança, para essa diversas e inúteis Ong’s e espetáculos artísticos.

  18. Cecília Faipó

    O que temos mais pra descobrir? Interessante que dinheiro pras prioridades EDUCAÇÃO, MORADIA, SAÚDE e SEGURANÇA não tem, mas pra investir em farsas temos. Como ter Cultura sem educação? É piada…

  19. Oliveira

    O irônico é que foi por meio deles que as manifestações ganharam porte e surgiram os movimentos Brasil livre, vem pra rua …. Isso derrubou a popularidade da presidente, quase fez ela perder a eleição e culminou em vários pedidos de impedimento.

  20. Airton

    E o CNPJ informado no Registro.br ( site de criação de domínios) NÃO EXISTE

  21. Giacomo Lombardi

    Sempre tive certeza da trama que é armada por profissionais em anarquia urbana. A chefe tem nome e sobrenome, afinal, sempre foi especialista nisso.

  22. Jorge Irineu Hosang

    Reinaldo, aí está o perfil do figura no Facebook!! Ele se define como Anarquista e é ex-funcionário do Ministério da Cultura!!
    https://www.facebook.com/ThiagoSkarnio/about?section=education&pnref=about.

  23. Jorge Irineu Hosang

    Reinaldo, aí está o perfil do figura no Facebook!! Ele se define como Anarquista e é ex-funcionário do Ministério da Cultura!!
    https://www.facebook.com/ThiagoSkarnio/about?section=education&pnref=about

  24. Ricardo Carvalho

    São pagos com o dinheiro do povo para badernar…contra um aumento de 0,3 ( três centavos de real ), mas aceitam
    os aumentos da gasolina, do gás, do material escolar e da alimentação .

  25. Cosminho Pacetta

    Ou seja, o movimento da semana passada foi ENCOMENDADO!

  26. Bruno Morais

    A extrema esquerda e a saga dos centavos:

    Para eles, basta apenas que alguns centavos sejam adicionados a suas passagens, para que se acenda o estopim da ”revolução”. Bilhões de reais são subtraídos do Brasil todo o ano em esquemas de corrupção e, não vemos nas ruas os JIHADISTAS DOS CENTAVOS. O que querem mesmo é aparecer, causar pânico, nada mais que isso.
    https://www.facebook.com/bruno.morais.7773/videos/1038520756200910/

  27. Antonio Brasileiro

    Não há limites pra a manipulação do PT e demais esquerdopatas (Rede, PV, PCdoB, PDT, PCB, PSOL, etc). O mal que produzem é inominável.

  28. Silvia

    Então pode ser processado pelos prejuízos causados e perder o direito de receber dinheiro público ?

  29. isamorim

    Estou começando acreditar que é melhor manter o bolsa família e acabar com os revirsis desta lei ROUANET. Os valores envolvidos são muito maiores aos cada beneficiados e não se fala em menos de 800 mil para individuo, ONG ou grupo.
    O MP precisa verificar o quanto e como está sendo realizado os contratos no MINISTÉRIO DA CULTURA e o recebimento de contrapartida das empresas que se beneficiam de isenção de impostos após darem apoio ao programa. Virou passeio em final de semana .

  30. Sergio

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda petralho-pixuleca!

  31. Lairton

    Ai,ai,ai….isso precisa ser divulgado……

  32. Ana Maria

    Inclusive o Prefeito Celso Daniel foi morto por essa máfia dos transportes…

  33. Carlos Leite

    Pra reivindicar contra o assalto mega bilionário dos cofres públicos o Movimento Passe livre, não se manifesta! Nem que seja de modo solidário. O que querem é tumultuar por 0,20, 0,50 centavos. Para ir pra rua e reclamar dos bilhões que o PT e seus comparsas desviaram não aparecem !! Cambada de safados isso sim!

  34. Eduardo França

    Antes de tudo que fique bem claro que não sou petista e nem tucano.
    .e preocupa essa aqui da de caos e terror que muitas pessoas querem instaurar no país. O movimento passe livre é um movimento legítimo a sua luta não é. Contra o governo e sim com as máfias que controlam o transporte público . o Fato de parte do dinheiro que o financia ser Público não desmerece suas causas pelo contrário até enobreceria uma vez que o estado estaria junto com o povo nessa luta.

    Obs :
    Posso ser muito inculto mas ,o que democracia liquida tem a ver com linchamento?

  35. artur lago

    Estratégia de Lula$ para acalmar as ruas.

  36. roseli

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda!

  37. Marluce

    Salve Reinaldo, minhas reverencias a sua integridade e persistência no combate ao lulopetismo metastese do câncer do totalitarismo politico.! Feliz 2015 com o PT no forno tostando a roubalheira do século! Lula armou a Bomba Dilma e estar querendo desarmar para o retorno em 2018. Vamos destronar esses corruptos a começar em 2016 com as prefeituras. A farsa Marta Suplucy está em alta! A frase do ano ” Jamais duvidem: é muito difícil nao haver petismo na raiz de boa parte de tudo que não presta neste país” .

  38. augusto aragao

    Eu conheço “peixe solúvel” não “democracia liquida.
    Pela cópia André Breton

  39. Eugenia

    Estou cada dia mais chocada… quando acho que entendi recebo mais uma paulada e percebo que ainda há muito para descobrir… A descrição do perfil do sujeito parece tão iluminada, referescante e, na verdade é demoníaca… Socorro!

  40. Jussara

    Quando o MP vai atras dessas informacoes e cobrar os prejuizos desses baderneiros

  41. Marcos Antonio Dal Ross Petersen

    É possível tomar alguma atitude judicial contra esse benefício?(lei rouanet beneficiando movimento passe livre).

  42. Bernadette

    Puxa, eu também queria saber o que é democracia líquida. Será que é da Coca-Cola? Alquimídia, Ganesha, um monte de palavras pra esconder um espertalhão. Infelizmente a cultura no Brasil está atolada até o pescoço dentro do PT. Eles recebem dinheiro facinho pra fazer tudo o que querem e quem tem vergonha na cara fica de fora. A cultura no Brasil se tornou uma prostituta do PT.

  43. nelson

    nada é serio atualmente neste país. Pagamos para estes vagabundos praticarem o vandalismo a serviço do governo e de sua ideologia.

  44. Pereira

    Olhem a lata da figura https://www.youtube.com/watch?v=6m6RrCpzrRQ é petralha puro.

  45. Letícia

    Eu sempre falava que “eles” estavam furando nosso Estado como um queijo suíço, é muito rato dentro desses túneis. Será que o Brasil está com metástase? Será que a cura ainda é possível? Tenho minhas dúvidas!

  46. marcos marques da silva paula

    Reinaldo, volta logo das tuas férias. Sentimos falta dos teus posts.

  47. Leila

    Quando você publicou visitei a página e estavam lá os patrocínios. Agora retiraram os patrocínios da página inicial, kkkk!

  48. Daniel Ribeiro

    Parabéns Reinaldo… E parabéns pela disposição também… Nem de férias essa cabeça consegue parar. Continue assim!

  49. Gilberto Naldi

    Bandidos! Como todos deste desgoverno !

  50. Uriel Baesso do Prado

    Devia investigar o MPL agora neste escândalo da Petrobras, para todos verem que realmente eles são.