Blogs e Colunistas

11/11/2009

às 20:37

Então estamos correndo sérios riscos…

Não estou culpando ninguém, não. Só estou apontando certos absurdos lógicos — ou, então, fragilidades estarrecedoras do sistema. Se um problema na subestação de Itaberá pode parar o país, sugiro que ela seja severamente guardada pelas Forças Armadas. Mas aí cabe a pergunta: e as outras? O sistema é nacional! Então estamos com um grave, gravíssimo, problema de segurança nacional. A sorte é o Brasil não ter nenhum inimigo natural — a não ser a incompetência.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

130 Comentários

  1. Franco

    -

    12/11/2009 às 20:27

    ” A sorte é o Brasil não ter nenhum inimigo natural — a não ser a incompetência.”
    Tio, você é muito generoso, esqueceu que existe o MST.

  2. Marta

    -

    12/11/2009 às 15:52

    Se a verdade não aparecer é bem provável que outros apagões ocorram. Ou melhor, se a verdade não aparecer e se as providências de manutenção não forem tomadas. Bom, temos um micro ministro Tarso e um micro presidente Lula, um micro governo, uma micro Dilma. ?Hasta cuándo?

  3. rocket

    -

    12/11/2009 às 15:48

    Caramba, Reinaldo! E você não acha que a incompetência dos petistas já não é suficiente? Mais do que isso só um ataque de alienígenas!

  4. terere

    -

    12/11/2009 às 15:36

    Calma pessoal…foi so um micro incidente !!!!
    A Dilma disse que nunca fez um dossie…
    A Dilma disse que nunca falou com a Lina….
    A Dilma disse que neste governo nao existia a minima possibilidade de apagao..

    Ohh Dilma …assim nao da….

  5. Marta

    -

    12/11/2009 às 13:47

    O duro é assistir o Jornal Nacional e ver os repórteres tentando explicar o apagão, dizendo que Itaberá recebe a maior carga de Itaipu e que o problema foi causado por um raio. Esse JN é mesmo vendido. Sobre Tarso Genro: o cara não tem vergonha de dizer que houve apenas um microacidente? Ele está gozando da nossa cara? E a cara do Lula? Foi real aquela cara de preocupação ou foi apenas teatrinho? Parece que o apagão não atingiu o Congresso Nacional. Esses políticos sofrem de apagão mental. Enquanto isso nosso dinheiro vai pelo ralo e eles ficam cada vez mais ricos e podres. Até quando assistiremos toda essa pantomina?

  6. beto

    -

    12/11/2009 às 11:34

    Essa historia de fenomenos climaticos afetaram itaberá ta com cara de loróta das bravas…se foi isso, por que demoraram tabnto pra anunciar, ja que o sistema é todo monitorado? Eles tavam ´pe pensando numa desculpa pra dar ao Brasil e deram uma que parece não ter muita lógica. Com certeza tem coisa muito mais séria por tras disso…claro, que ninguem dira um piu sobre a verdade….mas um dia ela aparecera…tomara que seja bem no período de campanha presidencial.

  7. Luminoso

    -

    12/11/2009 às 11:20

    Fora lullllla, fora tarso, fora dilma e toda essa gang de mitomanos incompetentes e sem limites.

  8. Rodrigo R.

    -

    12/11/2009 às 10:06

    Pô, Reinaldo. Você não entende nada de segurança nacional mesmo! Relevante para a segurança da república são os gastos do presiMente com o cartão corporativo…

  9. Beto Lima - Bariri

    -

    12/11/2009 às 8:33

    Ah Ronaldo.

    Os caças franceses vão nos defender dessa ameaça. Fique calmo.

  10. roby

    -

    12/11/2009 às 7:34

    Estava penando exatamente nisso ontem, durante a apresentação de desculpas do Lobo Maior: se a Al Qaeda (ou o Setembro Vermelho, Hamas, Hezbollah, o Alá a Quatro) tinham alguma dúvida quanto aos pontos fracos da segurança brasileira, o ministro resolveu todos os seus problemas. Bastam três carguinhas de Semtex H em três torrezinhas de distribuição, e o país está praticamente inteiro sujeito ao terror.
    Não é mesmo uma graça? — o próprio governo esquerdopata entregando o ouro ao bandido!
    É mesmo verdade: nunca antes nestepaiz!

  11. re

    -

    12/11/2009 às 4:02

  12. -

    12/11/2009 às 3:44

    Coitado do São Pedro… manda chuva pra não dar apagão e acaba sendo culpado por tudo. Só foi salvo porque, para os petistas, tinha outro santo com um nome mais importante do que o dele para levar a culpa: São Paulo!

  13. MM

    -

    12/11/2009 às 3:24

    O sistema existe há vários anos. Chovem temporais há vários anos.

    Por que só de um tempo a esta parte as explicações são tão BURRAS?

    É fácil culpar a chuva ou o lobisomem ou o boitatá. O que não dá para engolir é a explicação desse governo de incompetentes, começando pelo idiota lobão, um orelhudo sarnento a serviço do comunismo coió.

    Os militares precisam entrar na segurança dessas usinas, pois o Brasil está-se tornando o paraíso do terrorismo, incluindo os grupelhos de narco-bandidos nacionais e os MSTs e quejandos.

    Pensem rápido os que são espertos! O comunismo de Lula e suas milícias é capaz de qualquer coisa. Ou vocês acham que os comunistas aceitam o fim do mandato do grande coió?

  14. Luiz Inácio di Caprio

    -

    12/11/2009 às 3:08

    Agora ninguém mais fala em Black-Out.
    Nos Estados Unidos falar isso hoje em dia deve dar cadeia.
    Seria uma insinuação de “fora Obama”, isso não pode que nem Fora Lula não pode.

    Mas se fora FHC podia, por quê então fora Lula não pode?
    Out-Lula.
    Lula-Out

  15. André

    -

    12/11/2009 às 2:58

    Caro Reinaldo,

    O apagão que se lasque.
    O que realmente importa são as “Métricas” , Lula x FHC.

    Qual foi o pior ou melhor(sic).

    É só isso que esta gente do “puder” olha.

    É mole!!!

    Rgds, André

  16. C.R.

    -

    12/11/2009 às 2:10

    A energia em minha residência retornou às 04:15h.
    Os perigos, estragos, aborrecimentos e prejuízos foram enormes ao país, a grande parte do povo brasileiro.
    Não dá pra ficar ouvindo Lula todo contrariadinho, dizer que nos 7 anos do desgoverno dele, se investiu em energia, o que não se investiu em 120 anos. Não dá pra ouvir aquele boçal de cabelo acaju, dizer que foi um acidente atmosférico.
    Acho que essa gente tem que começar a nos respeitar. Acho também, que só conto com Deus e espero que Deus, nos faça ficar livres desse mal que é esse governo.
    O Brasil é um país conhecido por incidência de raios…como é que ficaremos?

  17. Maurício

    -

    12/11/2009 às 1:48

    Na globonews hoje a tarde reprisaram uma declaração da ministra Dilma sobre o risco, inexistente, de o Brasil ficar as escuras …acho que foi em setembro essa declaração…vale a pena conferir.

  18. Wander

    -

    12/11/2009 às 1:47

    Proponho ao Lula investir, junto com seu primogênito, na fundação da CANDEEIROBRÁS.Um bom investimento futuro.

  19. fora lula

    -

    12/11/2009 às 1:19

    Não foi apagão. Foi um jantar à luz de velas,comunitário, comemorando a incompetência!

  20. Jeremais-no-deserto

    -

    12/11/2009 às 1:13

    Eu fico imaginando com que sacrifício um bolivariano em estado puro enfrenta as sua noites, após o trabalho:
    1) Chega em casa e toma uma ducha rápidinha de 2mi e 59 segs no MÁXIMO.

    2) Senta no vaso sanitário e usa a última edição do “Grama” para a fazer a sua (falta de) higiene pessoal.

    3) Toma um cálice de água.

    ….E tudo isso, NO ESCURO!!!!

  21. 11de novembro

    -

    12/11/2009 às 1:02

    o apagão foi no dia 11 de novembro
    isto marca um sinal dos donos do mundo

    significa que o plano está dando certo- aviso para o resto do mundo

  22. Rodrigo Vianna

    -

    12/11/2009 às 0:50

    Eu achava que nao era serio… mas é. pode negar o comentario, mas comente por favor mais este bolsa-alguma-coisa que querem nos enfiar pela goela. pqp, ta ficando dificil este país hein… abraços.

    Titulo: Hélio Costa volta a defender importância do Bolsa Celular

    http://br.noticias.yahoo.com/s/11112009/25/tecnologia-helio-costa-volta-defender-importancia.html

    []s
    Rodrigo

  23. Alexandre do Espírito Santo

    -

    12/11/2009 às 0:36

    Quando Lobão escreveu essa canção estava esternalizando o que sentia na época. Observem como a letra se encaixa na situação apagão, hoje.
    Me chama
    Lobão
    Composição: Lobão
    Chove lá fora
    E aqui tá tanto frio
    Me dá vontade de saber…
    Aonde está você?
    Me telefona
    Me Chama! Me Chama!
    Me Chama!…
    Nem sempre se vê
    Lágrima no escuro
    Lágrima no escuro
    Lágrima!…
    Tá tudo cinza sem você
    Tá tão vazio
    E a noite fica
    Sem porque…
    Aonde está você?
    Me telefona
    Me Chama! Me Chama!
    Me Chama…
    Nem sempre se vê!
    Mágica no absurdo
    Mágica no absurdo
    Mágica!…
    Nem sempre se vê!
    Lágrima no escuro
    Lágrima no escuro
    Lágrima!…
    Nem sempre se vê!
    Mágica no absurdo
    Mágica no absurdo
    Mágica!…
    Nem sempre se vê!
    Lágrima no escuro
    Lágrima no escuro
    Lágrima!…

  24. Alberto

    -

    12/11/2009 às 0:36

    Reinaldo,
    Essa CORJA PETISTA comandada pelo guru apedeuta deveria sim renunciar coletivamente. Seria um APAGÃO PETISTA, já imaginou que maravilha?
    Sessenta milhões de brasileiros ficaram sem energia.E essa terroristazinha, assaltante de bancos, vive alardeando seus grandes dotes como gerenciadora. Meu Deus, até quando teremos que aguentar ver o Brasil sob as garras dessa CORJA?
    Coincidentemente, no dia do apagão o programa 60 minutos da CBS americana mostrou documentário no qual diz que os apagões de 2005 e 2007 foram provocados por hackers.Cadê a segurança nacional? segue o link: http://www.wired.com/threatlevel/2009/11/brazil/

  25. mimi

    -

    12/11/2009 às 0:35

    pensei nisso hoje,qualquer pessoa pode derrubar uma torre de energia,derrubando varios estados,nao precisa nem de misseis…..um trator talvez?nao acredito nas causas esdruxulas dada pelo cabelo pintado,que merecia ser exonerado por incompetencia.pago muito caro pela conta de luz e os impostos sobre essa conta sao de40%,aqui no rio (light)entao ,merecemos mais respeito e uma explicaçao HONESTA da parte do governo.

  26. Maldicéia

    -

    12/11/2009 às 0:28

    Uai, meu caro, é o famoso Butterfly Effect: uma pequena variação nas condições iniciais de um processo não-linear pode causar o caos. Pronto, está explicado, não tem nada a ver com o Lula nem com o Lobão - a culpada é da borboleta!

  27. rafael

    -

    12/11/2009 às 0:22

    É a imprensa a culpada. Não enxerga tudo de bom que está aí. Só critica. Influencia a gentalha.

  28. Karen

    -

    12/11/2009 às 0:03

    Culpa da Dilma!

  29. Neusa

    -

    12/11/2009 às 0:01

    Em seu segundo dia de visita ao Brasil, o presidente de Israel, Shimon Peres, voltou a pedir nesta quarta-feira a intermediação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos conflitos do Oriente Médio. Sem fazer ligação entre a falta de energia que o Brasil enfrentou em 18 Estados, Peres pediu que o presidente Lula leve luz à região.

  30. morg

    -

    12/11/2009 às 0:01

    Realmente este 10/11 foi um dia atípico na sorte constante de nosso querido presidente e da nossa mestra e doutora. Após 25 anos de operação dioturna (219.192 horas, número bem cabalístico) e o Brasil sendo um dos países em que descargas elétricas mais ocorrem em seu território, justo nesse dia a natureza conseguiu paralisar as 20 turbinas da maior hidroelétrica do mundo.
    morg

  31. Órfão nuclear

    -

    11/11/2009 às 23:54

    O DESCASO

    A luz apagou!
    O Lula medrou!
    O Tarso gritou!
    A Dilma correu!

    A noite acordou!
    O medo cresceu!
    Caroço chorou!
    Cueca tremeu!

    A vela velou!
    O rato roeu!
    A gata miou!
    O gato comeu!

    Tartarhugo ligou!
    Cesinho atendeu!
    Lobão declinou!
    A luz acendeu!

  32. felipa

    -

    11/11/2009 às 23:35

    Não entendo (aliás já não entendo muita coisa) como podem estar comparando esse apagão ao q ocorreu em 1999.
    Esse foi muuuuuuuito maior e durou muuuuuuito mais tempo.
    A luz no Rio só voltou depois das 2.
    Era um breu só.
    E essa foi menor???
    Fala sério!!!

  33. SelSil

    -

    11/11/2009 às 23:33

    Apenas uma observação: Não existe ninguém em Itaipu com “aquilo roxo” ou com “aquele outro de ferro”, que diga o que realmente aconteceu? Todos foram comprados? Ou ainda existe alguém com alguma dignidade?
    Ilusão a minha! Honestidade e carater é o que mais está em falta no País.
    O estrago cada vez fica maior! O país Brasil já era…

  34. João Sebastião

    -

    11/11/2009 às 23:28

    Cadê o cara?! Cadê o filho do Brasil?! Cadê a Dilma?! Cadê a mãe do PAC?! Cadê o homem com 80% de popularidade, pra falar em rede nacional, garantindo ao povo que o apagão jamais se repetirá?! Cadê, cadê???!

  35. Caterre

    -

    11/11/2009 às 23:24

    Caro Reinaldo, moro no interior do Amazonas, graças a Deus o apagão de ontem não nos atingiu. Porém, somos atingidos diariamente por apagões de 2 a 3 horas, às vezes mais de 3 X por dia, com problemas dos mais diversos. Não temos elevadores, tampouco, trens. Mas o calor extenuante faz com que as atividades de comércio e serviços sejam muito prejudicados.
    A àgua, aqui é brincadeira, a prefeitura coleta no Rio Negro e sem tratamento algum (é sério) coloca para correr nos frágeis canos pela cidade. E ainda cobra a taxa mensal de R$9,50. Aqui só vemos roussefes e lullas nos muitas bolsas distribuidas para indígenas, como o prefeito, que utilizam o recurso para dar vazão aos hábitos etílicos.

  36. Fátima

    -

    11/11/2009 às 23:16

    Esse governo é INCOMPETENTE até para se justificar de seus ERROS E OMISSÕES. ESPERAR o quê desses INCAPAZES, nada além de MENTIRAS TOSCAS E MAL FORMULADAS. Já é MUITO.

  37. será?

    -

    11/11/2009 às 23:16

    Anota aí: só faltam os cumpanheiros afundar uma plataforma da petrobrás. sabotagem é com eles.

  38. macz

    -

    11/11/2009 às 23:12

    ué, mas submarino é pra protegê, né?

  39. Fernando Schwartzer

    -

    11/11/2009 às 23:10

    Esse tipo de episódio mostra que se um bando de lunáticos resolve invadir Itaipu, tem o Brasil e o Paraguai nas mãos. É só chantagear, ameaçando cortar as linhas de distribuição. Se quiser ameaçar a Argentina junto, põe uns explosivos e manda os hermanos por água abaixo.

  40. Esperança

    -

    11/11/2009 às 23:06

    Ig: Guilherme Barros-CPI questiona sobre aplicação de taxa contra apagão.
    A CPI da Tarifa Elétrica na Câmara dos Deputados quer saber pq o apagão de ontem não foi evitado, já que os consumidores pagam todo mês uma taxa de seguro contra corte no fornecimento de energia. Segundo o presidente da comissão, dep. Eduardo da Fonte (PP-PE), não importa discutir o motivo do corte, mas sim porque o acionamento das termelétricas demorou quatro horas.
    Ele quer explicação ainda sobre o destino de R$ 2,4 bilhões pagos, em 2008 a título de seguro contra apagão e pq, em 2009, a previsão de arrecadação com o encargo diminui par R$ 800 milhões.

  41. Paulo Henrique

    -

    11/11/2009 às 23:05

    Como diz o Kiekeylson - personagem do Casseta e Planeta:

    Chincheramente… é por isso que o Brasil não vai pra frente.

  42. Claudio

    -

    11/11/2009 às 23:00

    Relaxa Reinaldo,
    raio nunca cai no mesmo lugar 2 vezes.
    Só para lembrar:
    A Sinistra Dilmá já não foi a comandante da área de energias destepaiz?
    Não foi ela quem prometeu nunca mais haver apagão nestepaiz?

  43. anônimo

    -

    11/11/2009 às 22:59

    A revalizar com a conhecida incompetência, só mesmo as mudanças climáticas…

  44. BOB

    -

    11/11/2009 às 22:55

    O BRASIL QUER SABER: ONDE ESTÁ A EX-MINISTRA DAS MINAS E ENERGIA?

  45. Indignadíssimo

    -

    11/11/2009 às 22:50

    … CONTINUA
    Portanto, de quem é a culpa pelo APAGÃO, segundo o próximo ENADE:
    “a) Eu não sabia do apagão elétrico.
    b) É culpa do sistema, por sempre foi assim.
    c) É culpa da oposição invejosa, patética, reacionária.
    d) É culpa dos órgãos de fiscalização, que impedem o governo de fazer o PAC.
    e) É culpa das privatizações a preço de banana hondurenha.
    f) É culpa de São Pedro, que fez chover demais na casinha de força.
    g) É culpa do bagre e da perereca.
    h) É causado pelo crescimento econômico, nunca antes visto na história destepaiz.
    i) Meu querido, usa o novo plugue e a nova tomada elétrica criada pelo governo, para economizar energia.
    j) Tudo isso e mais infinitas outras autoindulgências

  46. Tegucigalpa

    -

    11/11/2009 às 22:50

    Uma perguntinha para o Sr. Ministro Lobão:

    Se o sistema já está todo interligado para prover contingência, como uma falha localizada pôde comprometer todo o resto, a ponto de ter que desligar TODAS AS TURBINAS (nunca antes na história desse país, desde Cabral) de Itaipu?

  47. Marcos F

    -

    11/11/2009 às 22:49

    Que aconteceu com Lula e PT?
    A culpa, tinha de ser de FHC. Dissessem qualquer coisa, menos Itaberá.
    Itaberá quer dizer “Pedra brilhante”?
    Oh! Um raio que o parta refletiu a poesia de Tarso Genro, e preferiu apagar a luz, a enxergar tal verdade?
    Não. Perdoe-me, mas, segundo Lula, não houve o apagão porque não faltou energia. Esta é a pura verdade.

  48. Indignadíssimo

    -

    11/11/2009 às 22:47

    … CONTINUA O APAGÃO SEGUNDO O PRÓXIMO ENADE

    “a) Eu não sabia do apagão elétrico.
    b) É culpa do sistema, por sempre foi assim.
    c) É culpa da oposição invejosa, patética, reacionária.
    d) É culpa dos órgãos de fiscalização, que impedem o governo de fazer o PAC.
    e) É culpa das privatizações a preço de banana hondurenha.
    f) É culpa de São Pedro, que fez chover demais na casinha de força.
    g) É culpa do bagre e da perereca.
    h) É causado pelo crescimento econômico, nunca antes visto na história destepaiz.
    i) Meu querido, usa o novo plugue e a nova tomada elétrica criada pelo governo, para economizar energia.
    j) Tudo isso e mais infinitas outras autoindulgências.”

  49. Indignadíssimo

    -

    11/11/2009 às 22:45

    O APAGÃO SEGUNDO O PRÓXIMO ENADE:

    XX) “O presidente Lula atribui às políticas do seu governo todo o bem, toda a felicidade vivida por cada indivíduo, cada família, enfim, pela sociedade destepaiz. Enquanto declara a culpa por todos os problemas aos governos passados, que não cumpriram suas obrigações com o povo pobre trabalhador destepaiz, com exceção de Sarney, Collor, Getúlio Vargas, e Geisel. A imprensa mundial reconhece o presidente Lula como o maior de todos os presidentes brasileiros, tanto que o presidente Obama já declarou que “Esse é O Cara”; o que obriga a mídia brasileira pessimista a noticiar as grandes realizações do governo destepaiz….

  50. capc

    -

    11/11/2009 às 22:42

    Nestas horas observamos a importância de um jornalismo independente. Se somente a Franklins news fosse ouvida e permitida a versão seria a do “céu caindo sobre as nossas cabeças”. Putz… quanta besteira produz esse governo ! O problema que o “besterol” é coletivo.

  51. Anônimo Paulistano

    -

    11/11/2009 às 22:37

    Todo fato escancara o lado bom e o lado ruím, o ruím neste caso já foi espremido ao bagaço, em compensação dois fatos ótimos concorreram com o ruím: o primeiro foi poder assistir a todos os noticiários televisivos sem precisar olhar para cara da Dilma, que aparentemente fora colocada de quarentena, o segundo e mais importante foi o ar de gravidade presidencial, ele sabe que esta é um grande naco do iceberg que desprendeu-se e o isolou significativamente do bloco da popularidade, foi como a propaganda que afirma que tem coisas que o dinheiro não compra, assistir de camarote a agonia presidencial é uma delas.

  52. m

    -

    11/11/2009 às 22:33

    Reinaldo,
    Os submarinos da lulla vao nos proteger, navegando nas profundezas do aquifero guarani.
    Sds.,
    m

  53. ATENTO

    -

    11/11/2009 às 22:33

    OBRA DA DITADURA

    OBRA EXCOMUNGADA , DESPERDÍCIO,DESNECESSÁRIA

    OBRA QUE OS PRÉ-PETRALHAS CONDENAVAM,DESMERECIAM

    CHAMAVAM DE BURRO OS GOVERNANTES QUE BOTARAM ORDEM E PROGRESSO NO BRASIL

    O apagão mostra o acerto dos militares quando conceberam estratégicamente as infraestruturas que implementaram no Brasil em todas as áreas,telecomunicações , energia,pesquisas científicas,e que frutificaram, e seríamos uma CUBA DESGRAÇADA PELOS COMUNISTAS,sem energia,indústrias,empregos,liberdade agora ameaçada pelos petralhas .

    Foi uma amostrinha da burrice e incompetência dos petralhas “ENQUANTO GOVERNO” e que queira Deus dure pouco.

  54. Jorge

    -

    11/11/2009 às 22:31

    Os raios viraram o Francenildo do apagão para tentar justificar o que o governo federal não sabe. Li no site do INPE que nos nove estados brasileiros que mais caem raios, em 2008 caíram aproximadamente 7.500.000 raios sem nenhum apagão. Segundo um dossiê de 6.874 páginas que Dilma preparou para acusar os raios, há provas irrefutáveis de que houve um raio do tipo FHC, um raio muito especial e raro, o qual provocou o apagão, não se sabe se elétrico ou etílico, neste caso de Lula!

  55. marcos daniel

    -

    11/11/2009 às 22:31

    Essa notícia vai desagradar aos talibãs do ambientalismo:

    11/11/2009 - 13h52
    Terra absorve mais gás carbônico do que se pensava, diz estudo
    Da BBC Brasil

  56. Órfão nuclear

    -

    11/11/2009 às 22:28

    O ACASO

    A luz apagou!
    O Lula medrou!
    O Tarso gritou!
    A Dilma correu!

    A noite acordou!
    O medo cresceu!
    Caroço chorou!
    Cueca tremeu!

    A vela velou!
    O rato roeu!
    A gata miou!
    O gato comeu!

    Tartarhugo ligou!
    Cesinho atendeu!
    Lobão declinou!
    A luz acendeu!

  57. Fábio Campos

    -

    11/11/2009 às 22:27

    Ressalvado o fato de eu não ser especialista no assunto, observo: A) é curioso o cuidado da maioria dos jornalistas em resguardar o governo; B) quanto da parcela do PAC destinada a investimentos na transmissão de energia foi de fato usado até agora?; C) como foram preenchidos os cargos públicos na área responsável pelo gerenciamento da produção e distribuição de energia?

  58. Cris

    -

    11/11/2009 às 22:25

    Rei

    Alguém sabe explicar por que os ônibus elétricos não funcionaram? A TV disse “baixa tensão”. Isto explicaria também o fato de agências bancárias não conseguirem operar. Os trens do metrô também tiveram que espaçar seus horários. Mas…o sistema não está “normal”?

  59. Esperança

    -

    11/11/2009 às 22:25

    Se que toda esta incompetêcnia, foi para dar o calote de R$7 bilhões que roubam do povo brasileiro, durante estes sete anos?

  60. Hermeval Carlos Zanoni

    -

    11/11/2009 às 22:23

    Alguém precisa avisar ao Lula que estou muito chateado.
    Até agora ele não culpou o FHC. Quando vai declarar que é culpa do FHC?

  61. renato itaberá

    -

    11/11/2009 às 22:22

    Tio Rei
    Se o governo puser a culpa pelo apagão de ontem no Brasil, na tempestade que desabou em Itaberá, PODE TIRAR O CAVALO DA CHUVA.
    Não houve nenhum vendaval nem descargas eletricas aqui na região. O que aconteceu foi uma chuva normal, com descargas eletricas de fraca intensidade.
    Não acredite nesses meteorologistas do PT.
    è desculpa pra boi dormir

  62. Wanderley Sobreiro

    -

    11/11/2009 às 22:14

    É muito suspeito que alguns dias apos ser divulgado que as concessionarias de energia elétrica teriam que devolver perto de 7 bilhões de reais ao povo brasileiro por cobrança ilegal aconteça um apagão desses, onde as agencias reguladoras e concessionaris estão batendo cabeça sobre as causas, não sabem absolutamente nada do que realmente aconteceu, culpam o tempo, e acho que se fosse realmente o tempo aconteceria com maior frequencia, devera vir por ai alguma coisa parecida com investimentos nesta area, e usarão o dinheiro que deveriam devolver para investir no proprio negocio. Quem viver, vera.

  63. Hermeval Carlos Zanoni

    -

    11/11/2009 às 22:10

    Interessante, o Ministro declarou que o sistema está de tal ordem organizado que suporta outros trancos como este. Foi mais ou menos isso que declarou.

    Pergunto:

    E pq não suportou este?

  64. JÔ ESCORREGA

    -

    11/11/2009 às 22:09

    Natural, talvez não, mas do bípede que insiste em utilizar os quatro membros, tem, e perigosos; a corja do MST é exemplo recalcitrante, principalmente seus líderes e comissários…

  65. Cris

    -

    11/11/2009 às 22:00

    Rei,

    Quiédi Apagadilma? (by Coronel)

  66. Anônimo Paulistano

    -

    11/11/2009 às 21:59

    Isso quer dizer que prevalecera a primeira fala do Edison Lobão, o ministro do apagão, que afirmara logo pela manhã que ´questões atmosféricas´ causaram o apagão, isso é tão verdadeiro quanto a cor do cabelo dele, que é aquele preto denso, que você só obtém usando o tradicional tablete santo antônio, a venda nas melhores casas do ramo por doirreal.

  67. Maurício

    -

    11/11/2009 às 21:59

    É o raio de Bauru 2…
    Pergunto, foi um cataclisma que ocorreu em Itaberá?
    Vamos consultar estatísticos para verificar qual é probabilidade de um ou vários raios caírem em três linhas ao mesmo tempo. Ah!! As três linhas devem possuir sistemas de proteção contras descargas atmosféricas, ocorreu falha nos três sistemas de proteção de descargas??
    Está brabo acreditar no Lobão.

  68. BOB

    -

    11/11/2009 às 21:58

    AINDA BEM QUE O NOÇO GRANDE LÍDER ESTÁ COMPRANDO O SUBMARINO FRANCÊS PARA DEFENDER ITABERÁ!

  69. J. C. Soares

    -

    11/11/2009 às 21:58

    Aí é que está o golpe de mestre, eles se fazem de incompetentes, mas a estratégia é desorientar todos nós. O Brasil tem vários inimigos trabalhando de maneira muito competente para atingir seus objetivos.

  70. Vera L.

    -

    11/11/2009 às 21:56

    Reinaldo só a cara do Lobão explicando por que houve o pior apagão do Brasil já explica o apagão. Incompetência em estado puro.

    Agora o representante do Centro Brasileiro de Infra Estrutura falou em SABOTAGEM também, disse que o Brasil não tem um sistema para verificar e prevenir sabotagens e lembrou quando o MST quis desligar a Usina de Tucurui. Veja, no Paraguai tem a Via Campesina, quem garante que essa gente não entrou disfarçada em Itaipu a mando do MST, deles podemos esperar tudo.

  71. Yara Chiara

    -

    11/11/2009 às 21:56

    Se o sistema é tão vulnerável, então precisamos mesmo nos preocupar com o roubo do pré-sal, não é mesmo?

    Alguém foi checar lá embaixo se está tudo bem?

  72. Guarucaya

    -

    11/11/2009 às 21:56

    Reinaldo

    O inimigo natural, segundo o ministro lobão, são chuvas com relâmpagos e trovoadas. Choveu forte, temos apagão. Do presidente não há o que esperar, não sabe de nada, como de costume. Por seu lado, a “doutora” megaadministradora submergiu, emudeceu, sumiu.
    Cadê o governo destepaiz. Afinal, estepaiz tem governo ?

    Grande abraço

  73. DUQUE

    -

    11/11/2009 às 21:54

    Reinaldo, esta não é minha. Tá rolando na internet.

    “DILMA 2010. APAGUE ESTA IDÉIA!”

  74. Edervani Silva

    -

    11/11/2009 às 21:52

    Estou vendendo Lanterna à LED - fabricada em alumínio super resistente e autonomia de 100 minutos em operação contínua. Acompanha coldre em nylon e 2 pilhas alcalinas…..kkkkk……..o Huguinho da Venezuela já fez sua encomenda….rsrsrs….só falta voltarmos a nos comunicar com sinal de fumaça……abraços..

  75. Akhenathon

    -

    11/11/2009 às 21:45

    Reinaldo, desculpe tocar nesse tema de novo, mas às vezes tenho a sensação de que vivemos um momento surreal.

    Alunos da UnB decidiram fazer uma manifestação pró-Geisy Arruda. O Globo publicou as fotos dos estudantes sem roupa. A quantidade de comentários agressivos e ignorantes dos leitores é de arrepiar. Geisy é xingada de tudo: garota de programa, piranha, michê, Geni… Aplaudem a atitude dos facistas da Uniban e se auto-declaram “conservadores”…

    Critiquei um leitor e fui chamado de “democrata” e “liberal”… Que coisa surreal, esse país não existe. Devo estar vivendo uma espécie de pesadelo bastante elaborado, não é possível…

  76. Iguinho

    -

    11/11/2009 às 21:42

    Qual o problema em culpar burocratas vagabundos pelo colapso energético? Político só serve pra uma coisa: ser aporrinhado pela opinião pública. Esse apagão serve para ilustrar o problema do sistema energético brasileiro e defender a sua privatização. Como Geisy em relação ao ProUni. Como Matilde Ribeiro em relação aos cartões corporativos. Como o acidente da TAM e os problemas da aviação. Como o assassinato de João Hélio e o ECA, que protege facínoras com menos de 18 anos. O Brasil só percebe o próprio atraso por causa das suas tragédias.

  77. Anônimo

    -

    11/11/2009 às 21:40

    Os “revolucionários” chilenos, na época do Pinochet, tinham um prática corriqueira de atirar correntes nas redes elétricas para provocar apagões.

    Chamavam de “cadenazos” o ato terrorista e de fato conseguiam deixar em “blackout” grandes áreas ou regiões chilenas.

    Quer dizer agora que se o MST resolver cortar a linha aqui perto de casa o Brasil inteiro pode apagar?

  78. Manoel-Rj

    -

    11/11/2009 às 21:37

    Mudando um pouco de assunto.
    Rei, é só parar para pensar.
    Para que servirá um celular PRÉ-PAGO com 7 reais de crédito?
    A tarifa dos pré-pagos custa, em média, R$ 2.40 o minuto. Significa que estes mimos governamentais só poderão fazer no máximo 3 ligações.
    Se é só isso, então qual a razão do mimo?
    Quer apostar que é para só RECEBER ligações e, principalmente, torpedinhos e mensagens governamentais?
    O que vc acha Rei?

  79. Tirésias

    -

    11/11/2009 às 21:36

    Enquanto Tarso relaxa e goza, e Jobim come jujubas, Lobão conta que a culpa não foi da Chapeuzinho Vermelho, e Lula conta vantagem que o apagão durou apenas 4 horas, meu receio é pensar se este apagão foi um teste de alcance, efeitos e consequências só para ser repetido daqui a um mês, por exemplo, numa ação terrorista e criminosa conjunta e sincronizada, PCC, Comando Vermelho, AA, Farcs, MSTs & outros, pois em 4 horas todos juntos fariam um estrago danado: assaltos, sequestros, depredações, saquiamentos, justiçamentos, fugas, arquivos deletados; alarmes são desligados, caixas automáticos roubados, até mesmo autoridades estrangeiras polêmicas em visita ao país poderiam ser assassinadas

  80. paulo eduardo

    -

    11/11/2009 às 21:30

    Eu Reinaldo fui proprietario de uma panificadora, então os padeiros diziam que o probrema de não termos um bom pão era o trigo, o sal, o açucar, o forno e ai não saia o pão alias o pacpão, esqueci o fermento que alimenta as ideias della. O trovão é aquelle que nos deixe sem luz, agua, eltccr; o destino não cruel, mas da verdade.Reinaldo quanta bobagem a minha, mas ainda acredito na verdade. Por que a mentira delles.

  81. Jorge

    -

    11/11/2009 às 21:29

    O Jornal Nacional informa que cairam + de 2000 no estado de SP. É a GLOBO endossando a LOROTA.

  82. Anônimo

    -

    11/11/2009 às 21:28

    Engano seu, Reinaldo, temos sim um inimigo visceral: o MST.

  83. Gustavo

    -

    11/11/2009 às 21:27

    O ilustre professor Luiz Pingueli Rosa acaba de dizer na “Rede Brasil” (21:20 de hoje): “A gestão da energia no Brasil é complicada, uma herança neoliberal, que o governo Lula não pode mexer”. Será que ele acha que a ANEEL não deveria existir ? Ou que esse apagão também foi um microproblema ?. É brincanagem!

  84. bocaescura

    -

    11/11/2009 às 21:25

    Vem aí o banho de 3 minutos….frio…

  85. Newman

    -

    11/11/2009 às 21:24

    Teve um outro apagão onde botaram a culpa num gambá.

  86. Marcos

    -

    11/11/2009 às 21:20

    Nestepaiz temos um apagão após o outro. Apagão da moral, da honestidade, da racionalidade, da polícia, da saúde, da educação, dos políticos, das leis. Difícil acreditar que veremos luz nesta geração.

    Pelo menos hj tivemos uma vitória, embora temporária. O STF barrou o trem da alegria que a Câmara e o Senado haviam aprovado: a PEC que aumenta em mais de 7.000 as cadeiras de vereadores em todo o país. Um absurdo sem limites que vai onerar mais uma vez os cofres públicos. Mas da próxima eleição não escaparemos.

    Reinaldo, gostaria muito de ler seus comentários à respeito do assunto.

  87. Tato

    -

    11/11/2009 às 21:20

    O culpado pelo apagão foi a ditadura militar que foi fazer Itaipu junto com os paraguaios.

  88. Yara Chiara

    -

    11/11/2009 às 21:18

    Ih, pressinto que começarão a chegar aqueles comentários. Vocês sabem, né, aqueles?

    “Reinaldo, leio seu blog há 10 anos [entendem?], fumo maconha desde pequeno, sou engenheiro formado pelo MIT e posso assegurar que o sistema brasileiro é perfeito. Tenho fortes razões para acreditar que o Brasil apagou porque foi ofuscado pelo brilho radiante de Lula.

    Abraços do seu leitor desde sempre,

    X.
    (MIT - Cambridge - MA)”

    Uma chuva em Itapevunerópolis, sei lá, apagou o país inteiro. Legal.

    E, claro, dizer que o Soberano deve explicações e precisa ser de alguma forma responsável pelo que acontece no país será manifestação inequívoca de rancor e ressentimento.

    Claro, claro.

  89. Brasileira

    -

    11/11/2009 às 21:18

    É inacreditável!
    Não tenho mais estômago para tanta conversa fiada deste governo que prima pela incompetência.
    Só queria uma explicação mais lógica. Estou com a sensação de que estamos sendo ludibriados mais uma vez. Daqui a pouco vai dizer que tudo é fruto da nossa imaginação.
    A população brasileira merece uma explicação plausível sobre o que aconteceu. Temos este direito, direito de saber o que provocou tudo isto. Raios e temporal é demais para a minha boa saúde. É muito abusar da minha inteligência.

  90. mario bros

    -

    11/11/2009 às 21:18

    Eu proponho que seja colocado uma cúpula transparente protegendo Itaipu e Itaborá, importada de Springfield(The Simpsons Movie).

  91. pedro rodrigues

    -

    11/11/2009 às 21:18

    Na figura de Luiz Inacio da Silva (Lula não existe mais).

  92. Maurício.

    -

    11/11/2009 às 21:15

    Reinaldo, o que ocorre com a oposição que - de novo - não soube explorar mais esta incompetência do governo Lula? Depois não sabem porque perdem eleição…

  93. Luiz Antônio

    -

    11/11/2009 às 21:13

    Respondam rápido, qual é o maior risco:
    - novos apagões por conta de falhas no sistema elétrico ou
    - a eleição de uma assaltante de bancos por conta de novo apagão eleitoral?
    Dilma e Marcola, uma chapa do bagulho.

  94. Tania Costa Ramil

    -

    11/11/2009 às 21:13

    Se…para o Presidente Lulla: A Crise foi uma Marolinha…então, o Apagão… foi uma ventarolinha?

  95. marcelo

    -

    11/11/2009 às 21:13

    ….. para um idiota continuação ….. carnais e que não se compara com Deus, Deus é Deus homem é homem e ponto final, a tua existencia pertence a Deus, tua se acha tão forte, cuidado talvez um pequeno mosquito pode te tirar a vida com dengue, ou uma paralisação de qualquer orgão seu, acha que te dinheiro ou conhecimento pode mudar, se eu fosse vc dobrava o seu joelho agora e pedia missericordia pela blasfemia contra o Espirito Santo, não estou nem ai pelos bispos, bispas ou apostolos ou ministros são pessoas comuns, mas o criador não poderia ficar calado.
    Favor que ler emitir para o Idiota Reinaldo Azevedo (tem cara de padre).

  96. Algrac

    -

    11/11/2009 às 21:09

    Assim como o efeito da leitura dos jornais no nosso apedeuta, escutar o ministro da falta de energia dá enjoo, não? É uma falação pra confundir… as linhas se abrem, a linha IXPQP4534 parou de funcionar e aí por diante. Os caras invocam Ricúpero:”O que é bom a gente mostra. Ruim, esconde”. Repetiram até virar verdade que o blackout só durou 15 min em muitos lugares. Que muitos lugares, cara-pálida (by Reinaldo Azevedo)? Ah… em Dois Córregos e Jarinu e em mais, sei lá, 15 cidades… só São Paulo e Rio de Janeiro (2 cidadezinhas) que demorou um pouco mais. No nordeste, só foram retidos 800 MW… só? Aaaahhh bom… no Centro-Oeste, só 270 MW… uma ninharia… mas qual o total mesmo??? Abs

  97. joão

    -

    11/11/2009 às 21:09

    Estamos cada vez mais parecidos com a Venezuela. Só falta agora aquela típica “democracia até demais”; já temos o governante concorrendo com Fidel pra entrar no Guiness como o ditador há mais tempo no poder.

  98. Da Ilha

    -

    11/11/2009 às 21:08

    Ninguém tem um VT do Lulla falando mal do apagão do FHC?
    Deve ser legal.
    Não me lembro de não poder falar que a culpa era do governo, naquela época…

  99. MARCELO

    -

    11/11/2009 às 21:08

    UÉ, A DILMA NÃO TINHA AFIRMADO QUE APAGÃO NÃO EXISTE/EXISTITRIA COM O LULALÁ??

    ENTÃO NEM COMO ADIVINHA ELA SERVE. TALVEZ COMO FAXINEIRA, JÁ QUE COMO MINISTRA QUE FOI AÍ DE UM MINISTERIOSINHO QUE NÃO CONSEGUIU EVITAR APAGÃO ELA NÃO PRESTOU…

  100. Cidadão

    -

    11/11/2009 às 21:05

    Prezado General Azevedo, boa noite,

    Me desculpe, mas tenho que corrgir o amigo de caserna. Se é um problema de segurança nacional que, portanto, pede o auxílio das forças armadas…, ora, basta convocar as Forças Armadas de Honduras, pois eles sabem o que fazer; são machos. Volto a repetir: o culpado de tudo isso é o Fernando Henrique que governou o Brasil no período de 2002-2006. Daqui a pouco a culpa será do Dick Vigarista, raios!
    Abraços,

  101. Ex-petista

    -

    11/11/2009 às 21:04

    .
    Reinaldo,

    Não temos inimigos naturais… mas tem muita gente perversa querendo nos prejudicar, os piratas somalis, por exemplo.

    Os piratas somalis conseguem roubar petróleo do pré-sal!!!… imagine o que eles não fariam numa sub-estação de energia!

  102. Inez

    -

    11/11/2009 às 21:02

    É duro ter a incompetência governando.
    Mas estou aqui novamente por outro motivo.
    Domingo teve a prova do ENADE, antigo provão, muitos estudantes e educadores estão reclamando porque teve questões sobre o Presidente Lulla e a mídia, dizendo que a mídia prejudica o presidente. os estudantes dizem que as questões não estão avaliando nada do curso que eles fazem.

  103. Mnelson

    -

    11/11/2009 às 21:02

    Caro Reinaldo,a verdade não saberemos,com certeza,então essa conversa de vento raio é conversa,esta com jeito de falta de manutenção,investimentos,e a desculpa de sempre não ha verbas,quem quizer que fique no escuro ou siga os conselhos do CHAVES, seja patriota economize energia fique no ESCURO.

  104. Sirigaita

    -

    11/11/2009 às 21:00

    Não se pode esconder a incompetencia embaixo do tapete por todo o tempo. Mais cedo ou mais tarde ela põe a cara para fora. É apagão aéreo , é apagão elétrico , ameaça de apagão institucional , e outros apagões podem vir à tona.

  105. toby

    -

    11/11/2009 às 21:00

    Perceberam que o vagabundo do Apedeuta-Barthô mal apareceu no episódio todo? O canalha ficou miudinho.

  106. Heitor

    -

    11/11/2009 às 20:59

    Brasil é o país das Olimpíadas, Copa do Mundo, Trem-bala, PAC disso e PAC daquilo, o único problema são os raios … dos políticos.

  107. Aldo Matias

    -

    11/11/2009 às 20:58

    Reinaldo,
    E quem disse que o Lobão não entende do seu Ministério? Quanta injustiça … No final das contas quem foi o único e primeiro a dar as informações das causas do apagão? Precisamente ele: Edson Lobão ontem, meia hora depois do ocorrido. E qual foi seu parecer técnico? Conjunções atmosféricas.
    Hoje qual foi o parecer técnico dos “técnicos” com aquela “plaquinha”? Conjunções atmosféricas na região de Itaberá, como jamais se poderia prever: três linhas ao mesmo tempo. E de novo FHC … Porque se preocupar, então?

  108. eleitor comunizado pelo PT

    -

    11/11/2009 às 20:58

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em março deste ano que não haveria mais “risco de apagão em hipótese alguma no Brasil”. A declaração foi feita no programa semanal “Café com o Presidente”, transmitido pela Radiobrás. No dia 23 de março, ao comentar a inauguração do terminal de gás natural liquefeito, na Baía de Guanabara, Rio, Lula garantiu que o suprimento de energia estaria assegurado para todo o país.

  109. Heitor

    -

    11/11/2009 às 20:55

    Nos EUA há terremotos, inundações, nevascas, furacões e tornados, granizo e políticos. Aqui só temos os políticos.

  110. Luiz Andrade

    -

    11/11/2009 às 20:55

    Por que essa compulsão pela mentira?
    Por que o cidadão não pode chegar diante dos microfones e declarar que o sistema é complexo e não sendo a causa uma tempestade ou semelhante, é necessário uma perícia para detectá-la?

  111. Brasiliense

    -

    11/11/2009 às 20:55

    Neste momento, não me lembro direito onde li, mas tem uns dois dias que li uma reportagem sobre hackers atacando o sistema elétrico brasileiro.

    Dois dias depois da notícia, olha o resultado: Apagão.

    Será que foi hacker??

  112. Marcos França

    -

    11/11/2009 às 20:55

    Foi uma marolinha.
    O que ocorreu foi um ataque de dinossauros inimigos da Eletrossauro.
    A partir de agora esses conflitos vão ficar comuns aqui no nosso Parque Jurássico.

  113. Wander

    -

    11/11/2009 às 20:54

  114. Fred Selvagem

    -

    11/11/2009 às 20:51

    Assim você dá ao Cara mais um bom (muito bom, como sempre) argumento pra comprar os caças:
    Proteger o nosso petróleo dos piratas somalis…
    Proteger o nosso sistema elétrico de apagões provocados pelo vento!

  115. claudemir

    -

    11/11/2009 às 20:50

    Lan das 8:42 tem razão…ah meu São Pedro, chame o chefe senão…

  116. Val

    -

    11/11/2009 às 20:49

    Deixa eu ver se entendi. Só não pode chover em Itaberá que falta energia. Pode chover na capital e em todos os demais Estados da federação. Avisa o povo de Itaberá para fazer a dança do sol, gente! Solução fácil, fácil…

  117. Rolando

    -

    11/11/2009 às 20:47

    Pois é, se bem que eu gostaria que ocorresse o contrário, ter um inimigo natural mas ter competência.

  118. claudemir

    -

    11/11/2009 às 20:47

    e haja incompetência……

  119. mameluco

    -

    11/11/2009 às 20:46

    Lula vai dizer que o apagão foi causado por uma ventania muito forte, um verdadeiro tsunami.

  120. Wander

    -

    11/11/2009 às 20:45

    Continuando…
    das outra linhas de 600 kV, que saem de Itaipu em direção a São Paulo. Além disso, a baixa intensidade da descarga registrada (menor que 20 kA) não seria capaz de produzir um desligamento da linha, mesmo que incidisse diretamente sobre ela, como também confirma a Rede Brasileira de Detecção de Descargas (BrasilDat), que estava no momento do apagão operando com ótimo desempenho. Em geral, apenas descargas com intensidade superiores a 100 kA, atingindo diretamente uma linha, podem causar um desligamento de linhas de transmissão operando com tensões tão elevadas como as linhas de Itaipu (duas de 600 kV e duas de 750 kV). Fonte ELAT

  121. SelSil

    -

    11/11/2009 às 20:45

    Ora Reinaldo

    Foi só um “raio que os parta”. E vai partí-los!
    É incrível, nunca pensei que torceria contra meu país. Mas, se esta for a única maneira de tirar os petralhas do governo, estou torcendo.
    Me perdoem! Não suporto mais esses bandidos.

  122. Wander

    -

    11/11/2009 às 20:44

    Reinaldo, o governo certamente está mentindo, veja:
    INPE indica que a chance de raio ter causado blecaute é pequena
    Análise feita pelos técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE), utilizando um sistema único no país, desenvolvido após o apagão de 1999, indica que as chances de um raio ter sido a causa do apagão são mínimas. Embora houvesse uma tempestade na região próxima a Itabera no sul de São Paulo com atividade de descargas no horário do apagão, as descargas mais próximas do sistema elétrico estavam a cerca de 30 km da subestação de Itabera e a cerca de 10 km de uma das quatros linhas de Furnas de 750 kV e cerca de 2 km de uma

  123. Lucas

    -

    11/11/2009 às 20:43

    Assino embaixo. Incompetência generalizada, não só deste governo de incompetentes.

  124. Publius

    -

    11/11/2009 às 20:42

    Compadre, para que serve energia à noite? Se vai fazer xixi, leve uma lanterna!

  125. AFS

    -

    11/11/2009 às 20:42

    Mestre Rei…

    Na Venezuela já existe apagão a muito tempo, e ninguem reclama acham até muito normal num regime Bolivariano de 1a.

    Os Brasileiros começam a treinar o apagão Bolivariano.

    Curitiba, Pr.

  126. Lan

    -

    11/11/2009 às 20:42

    São Pedro está arrasado… já viu que será o “laranja” da vez!

  127. COP

    -

    11/11/2009 às 20:41

    Reinaldo,

    Deixe os “guerrilheiros” do MST saberem disso …

    Fazendas do Dantas, que nada ! Eles vão é “apagar” o País !!!

  128. aposentado

    -

    11/11/2009 às 20:41

    naõ avise para o mst.

  129. ricardo

    -

    11/11/2009 às 20:38

    pois eh, ainda não deu tempo do maior governante de todos os tempos consertar isso?


 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados