Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Em operação braço da Lava Jato, PF investiga fraudes em obras de ferrovia

Na operação O Recebedor, são alvos de mandados ex-diretores da Valec e empreiteiras investigadas no petrolão, como Odebrecht, OAS, Constran e OAS; PF cumpre mandados em 6 Estados e no DF

Por: Reinaldo Azevedo

Na VEJA.com:

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação “O Recebedor” que investiga um suposto esquema de propina e fraudes na construção das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste com base em provas colhidas na Operação Lava Jato. Ao todo, a PF cumpre sete mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão em seis Estados – Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás – e no Distrito Federal.

A operação, que é conduzida pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal em Goiás, mira em contratos firmados entre a estatal Valec, estatal ferroviária ligada ao Ministério do Transporte, e empreiteiras investigadas no petrolão, como Odebrecht, Queiroz Galvão, Constran, OAS, Mendes Júnior, Camargo Corrêa, entre outras. O ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, o Juquinha, é um dos alvos de condução coercitiva.

A operação foi deflagrada a partir de um acordo de leniência firmado com a empreiteira Camargo Corrêa. As investigações apontam que o esquema pode ter gerado um rombo de 631,5 milhões de reais aos cofres públicos, considerando-se apenas os trechos construídos no Estado de Goiás. No acordo, a Camargo Corrêa revelou ter pago, sozinha, mais de 800.000 reais em propina para Juquinha.

Segundo a PF, as empreiteiras faziam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e a mais duas empresas indicadas por Juquinha. As empresas funcionavam como fachada para maquiar a origem ilícita do dinheiro.

O nome da operação faz referência aos argumentos da defesa deJuquinha, quando ele foi preso na Operação “Trem Pagador”, em 2012. Nela, o advogado do investigado alegou que “se o trem era pagador, o alvo não fora o recebedor”.

O ex-presidente da Valec foi demitido do cargo pela presidente Dilma Rousseff, em 2011, por suposto envolvimento em esquemas de corrupção. Em 2012, foi preso no “Trem Pagador” por enriquecimento ilícito de 10.000% em pouco mais de uma década. Na época, reportagem de VEJA revelou que ele comprava fazendas que, anos depois, se valorizavam por causa da chegada da estrada de ferro. Ele chegou ao cargo por indicação do deputado federal Valdemar Costa (SP), condenado no mensalão.

Esta não é a primeira vez que provas levantadas na Lava Jato originam uma nova operação. Em dezembro do ano passado, a PF deflagrou a Operação Cratons contra a extração e comercialização ilegal de diamantes em terras indígenas, no interior de Rondônia. Um dos alvos em comum era o doleiro Habib Chater, que era ligado a Alberto Youssef e era o dono do posto de gasolina que supostamente lavava o dinheiro da Lava Jato.

Voltar para a home

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

34 comentários
  1. domenico

    Que horror! O Brasil está imerso num lamaçal e haja trabalho para a gloriosa PF !

  2. PIADA PRONTA!

    “CAMPANHA DE DILMA
    NÃO TEVE QUALQUER
    ATITUDE ILEGAL!”
    QUEM AFIRMA,
    É O EDINHO!

  3. Kevin Lomax

    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!!!!

    Quem mandou matar Celso Daniel, Toninho do PT e Luis Eduardo Saeger Malheiro ( PRESIDENTE DA BANCOOP) ??

    Por que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indícios de autoria e materialidade dos fatos ??

    Por que Rodrigo Janot pede o afastamento de Eduardo Cunha e não pede o de Renan Calheiros, já que ambos estão envolvidos nas delações do Petrolão da Dilma ??

    É verdade que a esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami ?? E que o escritório do pai dele tem um contrato milionário com o Governo Federal ??

    Ele não deveria se declarar impedido de julgar o tramite do IMPEACHMENT? Qual o motivo de ele ter omitido trechos do Regimento Interno da Câmara propositalmente para justificar o seu voto e dificultar a aprovação do impedimento da Presidente que faz parte do Governo mais corrupto da história do Brasil ? Não deveria ser afastado ??

    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que os políticos do Congresso Nacional contrariaram os técnicos do TCU e aprovaram as contas da criminosa DILMA, mesmo ela tendo pedalado e cometido crime de responsabilidade fiscal?

    Qual o interesse da Rede Globo, Record, Band, SBT, REDE TV entre outras emissoras, todos os jornais, revistas e sites, salvo raras exceções; Os maiores Empresários e Banqueiros do país; ARTISTAS e FORMADORES DE OPINIÃO; OAB, CNBB, IURD, Sindicatos e Movimentos Sociais continuarem apoiando e defendendo um Governo que trouxe de volta a inflação, desemprego e literalmente quebrou e rachou o BRASIL?

    Como é possível não responsabilizar criminalmente e politicamente uma Presidente e um Governo que tiveram mais de 20 Ministros de Estado que caíram, foram afastados ou estão denunciados e envolvidos em escândalos de corrupção desde a posse em Janeiro de 2011 ??

    Por que o vice Michel Temer se acovarda, rasgando assim a sua BIOGRAFIA e não rompe de vez com o Governo do PT?

    Por qual motivo os partidos de Direita que foram eleitos com os votos das pessoas conservadoras como o PMDB, PP, PR, PRB, PROS, PSC e PSD continuam apoiando e defendendo um Governo de Esquerda Bolivariana ??

    Por que Lula e seus filhos ainda estão soltos diante de tantas provas que as autoridades já possuem ??

    ACORDA BRASIL!!! – Até que quando o POVO vai ser saco de pancada??

    Ou fazemos alguma coisa até Março, ou vamos ter que aguentar mais 3 anos de DILMA/LULA e o PT.

    # TODOS PELO IMPEACHMENT ( Dia 13/03 MEGA MANIFESTAÇÃO PARA PARALISAR O BRASIL )

  4. NaSala

    Reinaldo, o Waldemar Costa Netto,PP-SP, é o boy, um da patota que o Rodrigão Janot vai conceder o perdão judicial. Veja as figuras que serão beneficiadas pela caridade do procurador.

  5. tulio

    E os políticos , sr. Janot. O sr. está desonrando os grandes nomes de Minas Gerais. Um absurdo está falta de ação da procuradoria para investigar crimes políticos . O sr. poderia ter o nome reconhecido na história do Brasil , mas não , toca na mesma toada de sempre. E ainda pede perdão para os políticos do mensalão. É um escarnio. Quem deveria fazer este pedido é o próprio condenado , como tem que fazer os milhares de presos pobres que existem neste país. Triste Brasil!!

  6. capixaba atento

    Reinaldo, a Globo continua prestigiando o Governo Dilma, tentando torná-lo “simpático e palatável. Ainda agora, em todos os seus noticiosos, a Globo está dando grande destaque ao que chama de redução do custo da ENERGIA ELÉTRICA. Na verdade uma pseudo redução ou mais uma fantasia que a Globo faz questão de dar ênfase, como se fosse um grande acontecimento. O que ocorre, na verdade, é APENAS uma ALTERAÇÃO no CUSTO (R$.3,00) da BANDEIRA de consumo, reduzindo o seu valor em 50% … O que isso significa ? Uma redução de APENAS R$.1,50 na conta … que talvez dê para o consumidor comprar umas TRÊS BANANAS na quitanda !!!

  7. Antonio Sousa

    INCRÍVEL!!!! ONDE TEM UM DEDO QUE SEJA DOS PTralhas tem corrupção. Mesmo quando o processo de investigação está em andamento eles continuam a ROUBALHEIRA, ESSA GENTE NÃO TEM LIMITES!!!!

  8. Gerson

    Mas, devido a “excepcionalidade” da situação, vamos aumentar os impostos!!

  9. Geraldo

    É roubalheira de todo lado. O ministério do transporte me faz pensar nos grandes desvios havidos nas concorrências para as poucas rodovias. Pelas raras hidrovias rolaram, não duvido, rios de dinheiro. A decantada transposição do São Francisco carreou muita grana para bolsos de empreiteiras e políticos. De Angra já sabemos bastante. Da Petrobrás fluem novidades a cada dia. Pensar que existem cerca de quarenta ministérios, dá arrepios. Existem, ainda, escritório de representação da presidência em São Paulo, secretarias disso e daquilo, representações etc. etc. Feliz do Consultor Pimentel que vai ficando esquecido!

  10. Cmaoi

    Caro Reinaldo!
    Vamos ajudar a PF a pensar!
    CP14-DP – EVENTO14-DP

    CP14-DP (Campanha 2014 – “DIIILMAIS” PRESIDENTE)
    EVENTO14-DP (EVENTO 2014 – “DIIILMAIS” PRESIDENTE)
    Será?????

  11. jair50

    Saudades do tempo em que Juquinha era apenas uma balinha.

  12. Anônimo

    Enquanto isso, na economia, 100 mil empregos a menos em janeiro:
    http://acesso.mte.gov.br/caged_mensal/principal.htm

  13. CLAUDIUS

    Há uma caravana de Deputados e Senadores, comandados por Fátima Bezerra/RN e um Bispo da Picareta, que vai percorrer as obras de bombeamento do São Francisco juntamente com padres carpideiros. O dinheiro que será gasto virá da população. É a CNBB segurando a Dilma juntamente com o circuito arrumado entre o Papa e os facínoras Castro&Castro. c

  14. Marcelo Danton Silva

    Agora ficou claro e provado que o BRASIL nada mais é do que um grande garimpo para os corruptos que adoram invocar o POVO em seus discursos fraudulentos. PURA corrupção!
    Brigam pelo PODER para VENDER a pátria e seus cidadãos. NOS palanques das eleições dizem AMAR e sempre falam que o outro político que é corrupto e vendilhão do Brasil. Na verdade tudo jogo de cena para solapar os atuais poderosos e donos do Brasil….tudo mentira….uma vez lá em Brasilia chama todo mundo e dizem:
    “Bem senhores…ganhamos a presidência e agora os pagamentos terão de serem feitos para nosso grupo..” Oligarquias é isso…vivem do atraso e da miséria de um PAÌS inteiro para depositarem na EUROPA. Vamos de liberalismo econômico gente!

  15. Carlos

    Reinaldo, não sei se você já sabe, mas o Lula perdeu a ação na qual estava processando a editora Abril / Revista Veja!: https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/abrirDocumentoEdt.do?nuProcesso=1011567-56.2015.8.26.0011&cdProcesso=0B0013NGO0000&cdForo=11&baseIndice=INDDS&nmAlias=PG5REGDS&tpOrigem=2&flOrigem=P&cdServico=190101&ticket=wQ3zBhUFTWFDTOlfozq4Hco7DbaRQP0ciU9v3jTQY9CCy4IUZbNOKN4F0xYudKlvcZgppxtoaXNS8Kon0A3OWn01dlp92%2BGHI0iHgKWVoS2vkQg%2Fd2Uzp%2BGny%2BKR%2BYOwE4ZYwx65w7OX4pS93VVORsBZpiHhBJhukReAZVN0TXLT5xLC%2Bl7YWqFsBQcY0A4oOtB5P1Ka6G%2BR7zn1kzFYoRtff%2BroCbq7UrodEEjqjLuYA%2FusoQZQxLlSWhmPAWbV%2FNOOztIlUYPoVkWA9Dd4i2dzl7p5lGm1s3xPWlRfd04%3D

  16. josé reis barata


    Certa vez – por necessidade de ofício – tive em mãos o Contrato Social de uma empreiteira (Odebrecht?), confesso que fiquei espantado:
    a) o valor do contrato social declarado era ridículo; e,
    b) o nome fantasia (Odebrecht?) induzia a existência de várias Odebrecht.
    .
    Enquanto o Estado utilizar serviços de terceiros, principalmente empreiteiros, aproximando o público do privado o resultado será corrupção.
    O Estado deve se ocupar e ocupar principal e diretamente do que é dever constitucional: SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Tributar menos e assim o setor provado se ocupará do que lhe for interessante.

    Proudhon:
    “Qualquer governabilidade que o Estado pretenda emprestar à economia, atenta contra a própria natureza dele. No máximo, estará subtraindo recursos de um lado, provocando indignação pela fraude e o conseqüente desestímulo; para o outro, o beneficiado: a satisfação e felicidade; onde, a preguiça passa a ser recompensada e estimulada. “-Ora, o governo é por sua natureza tão incapaz de dirigir o trabalho, que toda recompensa por ele concedida é um verdadeiro furto contra a caixa comum. …-Encorajar a indústria é, pois, no fundo, sinônimo de encorajar a preguiça: é uma das formas de trapaça.” ..
    .
    Adam Smith, segundo Proudhon: “o Estado para ser guindado ao mais alto patamar de riqueza impende cuidar de: paz, taxas módicas e uma razoável aplicação da justiça. O mais, acontece naturalmente.”

  17. Marcelo Baglione

    Prezado General Azevedo, boa tarde,

    Este é o mais novo poster de minha lavra. No caso, é em homenagem ao niver do PT, kkkkk.
    ================
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1029936843746116&set=a.173081409431668.42846.100001894315208&type=3&theater
    ================
    Abraços,

  18. MARCOS A. MORAES

    Servix é dos Rabello do banco Rural!

    MAM

  19. TREM PAGADOR/O RECEBEDOR/CRATONS?

    O BRASILEIRO!
    O TRABALHADOR!
    O PERDEDOR!
    O TROUXA!
    O INDIGNADO!
    O REALISTA!
    O FERRADO!
    O VOTANTE!
    O FIM!

  20. Aloisio

    Odebrecht está em todas!
    É a maior empresa no ramo de construções, logo a bandidagem deve ser no mesmo nível.
    Ministério, onde circula dinheiro, a bandidagem e os políticos malandros deitam e rolam.
    E a petralhada toda não sabe nada, não vê nada, tudo foi declarado na justiça, conforme determina a lei.
    Lá se foram mais de 13 longos anos de um partido que quebrou todos os recordes nacionais e internacionais de corrupção.
    E, ainda, lutam para se manter no poder !
    Ninguém aguenta mais !

  21. Anticorrupto

    Essa operação vai respingar nos políticos também. Eu já disse antes que todas as estatais e órgãos públicos federais foram roubados de janeiro de 2003 para cá. Só uma pessoa ingênua não sabe disso.

  22. olavo

    Com o PT no comando, os malfeitos se espalharam por tudo. Essa mania de bancar eleições de esquerda fora do Brasil, jogou-se milhões para fora. Essa é a verdade. Mas, na Venezuela, agora falta até pão. Uma pergunta para os integrantes do PCdoB e do PSol: voces podem abrir mão de seus salarios e mandar pão para a Venezuela? Afinal dividir o que é dos outros é facil, mas que tal dividir o que é de voces? A povo venezuelano agradeçe.

  23. FM

    Neste Brasil onde houver obra de empreiteira, pode cavucar que tem corrupção. Se uma prefeiturazinha botar um banquinho numa praça de sua cidade, podem crer que quando você sentar pede crer que estará com sua bunda colada na maria que gerou a corrupção. Ora, se um joão ninguém da esquina próxima à Prefeitura conseguiu faturar à mais uma merrequinha, um Odebrecht da vida acha muito natural embolsar um merrecão, não é mesmo? Só que esse merrecão pago espertamente camuflado, muitas vezes fora do país, faz muita falta onde a carência criou raiz. Onde o errado se transforma em vício, e os empreiteiros gananciosos ficam mais ricos e a isso eles acham que estão ajudando a desenvolver o Brasil e criar emprego. O pior é que o governo sabe de toda essa engrenagem e apoia, ara garantir futuras despesas de campanhas milionária que irá garantir o poder quase eterno ao partido.

  24. LUIZ G. PRADO

    BRASIL, um sujeito doente, adotado, ou tomado, pela família PTralha, que começou com Lula aegypti, que deixou uma herança para Dilma aegypti, e, esses dois causaram uma baita microcefalia((é pra rir?) no congresso. No Senado produziu uma infecção chamada Zikalheiros, na Câmara o Shicuncunha e deixou denguebrás assolar a energia brasileira, muitas outras fontes de divisas e especialmente pelos ministérios e seus muiiiiiitos tentáculos. Veremos a cura e recuperação deste coitado chamado BRASIL? Há uma chance vamos assinar o projeto anticorrupção dos procuradores e dar uma injeção de Vergonhol ao Congresso cutucando cada um………

  25. Ciro

    Nosso país esta podre!
    Como foi possível termos reeleito essa quadrilha por 4 vezes seguidas?
    Um dia o povo brasileiro será objeto de estudos sociológicos como ocorreu com o povo alemão no pós-guerra.
    Será que uma Hanna Arendt do futuro escreverá sobre a “banalidade da burrice”
    Quanto desalento.

  26. Sastre

    O p.t comemorando 36 da sigla, amanhã, com festinha, roda de samba, (Portela) animando…
    Mas, não fiquei sabendo se as bebidas do sitio, com elas serão o brinde…
    ¨¨
    Dilma não vai comparecer.
    Está fazendo de conta que está “de mal” com os trambiqueiros.
    ¨¨
    Não sei porque ela está agindo assim com o partido: será que ficou rica e está esnobando ?…
    Foi para o Chile, passar o fim de semana…
    Esta igual barata tonta no meio do galinheiro…
    Tenha coragem__ Sai daí!
    Desce a rampa.

  27. MArcus Meyer

    Acredito que hoje nenhum paralelepípedo é assentado neste país sem que se pague pedágio aos partidos governantes!

  28. Miguel

    Infelizmente não tem mais como voltar a trás, daqui pra frente quanto mais mexer mais vai feder…..
    só espero poder ver uma luz no fim do túnel para que meus filhos se ainda viverem no /////brasil….
    fora dilma…..

  29. Inides

    O mar de lama cada dia sobe o nível um pouco mais. A Tsunami que aconteceu na Ásia é marolinha comparada às descobertas por aqui.
    É por isso que o Brasil nunca tem dinheiro para saúde, educação, segurança e etc. Os recursos vão tudo de água a baixo com a corrupção instalada nesse governo safado. Não tem como sobrar dinheiro! Quem deveria ter controle sobre as finanças, não o faz!
    O País era para estar em outro patamar, mas a corrupção instalada pelo petismo tomou conta, não deixando brecha para respirar. Não será fácil a retomada da recuperação. O Brasil está como um doente subnutrido. Precisa curar a doença, nutrir-se para reagir a desordem.

  30. Alex Wie

    Estava na cara que ia dar nisto, bom tem um planilha esterrecedora, nas mão da pf
    Programa – feira – evento – 14 pra é = a (fim de feira)

  31. João Alves

    Enquanto a PF vasculhava a empresa, ele tratou logo de ficar junto da mamãe Dilma, pois quem é besta é coco ! Que coisa, né ! O dinheiro nada valendo perante o poder presidencial daquela que diz que é íntegra porque nenhuma prova existe de que ela roubou, apenas aconteceu de roubarem bem embaixo de suas ventas !
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=49941024062

  32. silva

    Sabiam que a maioria da população brasileira ainda não está sabendo de 13/03? Especialmente os mais jovens.
    Hoje perguntei no salão de beleza e na padaria se poderia pregar Cartaz lá convidando para a manifestação de 13/03, não sabiam (expliquei a situação do Brasil….), sabe qual a resposta que recebi:
    -Na hora.
    Vou escolher e xerocar convites da página do facebook do Vem PRA Rua ou do MBL ( tamanho de folha A4, preto e branco mesmo ou colorido) e pregar no comércio e serviços da vizinhança e perto do trabalho. Os Brasileiros querem fazer algo mas não sabem o que, converse ofereça, faça sua parte (não temos televisão ou pessoas para fazerem isto, é você, não deixe para os outros)

  33. PORCADA

    Magra, Porcada Gorda, BEM GORDA
    Mas não é só isso não! RATAZANAS GERAM RATINHOS
    PT & pmdb! — é o Mundo Animal em Festa : o Espetáculo da DEVASSIDÃO

  34. Jão

    Nada sobre Fernando Pimentel e sua campanha suja no PT-MG?