Blogs e Colunistas

08/04/2010

às 6:51

EM MINAS, DILMA PREFERE O TRAIDOR JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS A TIRADENTES. OU: QUE PASSADO CONDENA QUEM?

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ficou longe das obras alagadas do PAC no Rio. Instalou-se em Minas – sua terra natal, mas onde não fez carreira política; não na legalidade ao menos -, visitou o túmulo de Tancredo Neves, que o PT tratava a pontapés quando vivo, e concedeu uma entrevista à rádio Itatiaia em que fez a apologia da traição. Ou, para ficar numa simbologia cara às Minas Gerais: Dilma voltou à terra de Tiradentes para aplaudir Joaquim Silvério dos Reis. O PT é assim: entre o cordeiro e o lobo, escolhe o lobo, apesar de estar sempre com um chapeuzinho vermelho.

Ontem, Dilma estava mais mansinha. Na entrevista, elogiou o ex-governador Aécio Neves — “exemplar”, segundo ela — e fez a apologia da traição. Indagada sobre a chapa “Dilmasia”, acabou defendendo que os mineiros votem nela para presidente e no tucano Antonio Anastasia para governador. E ainda tentou fazer uma graça, com aquele seu humor muito característico: disse preferir o nome “Anastadilma”. Numa única resposta, traía seus anfitriões do PT e ainda convidava os tucanos de Minas a trair o seu partido. Como sabem, Dilma andou falando esses dias sobre “cordeiros e lobos”.

A grande Cecília Meireles imortalizou o movimento nativista da Inconfidência Mineira no magistral “Romanceiro da Inconfidência”, o melhor livro de poesia brasileira — como unidade —  publicado no século passado. Não me estenderei sobre os motivos dessa afirmação aqui, o que pode ficar para outro texto. Quero lembrar duas estrofes magistrais com que brindou o traidor Joaquim Silvério dos Reis:

Melhor negócio que Judas
fazes tu, Joaquim Silvério:
que ele traiu Jesus Cristo,
tu trais um simples Alferes.
Recebeu trinta dinheiros…
- e tu muitas coisas pedes:
pensão para toda a vida,
perdão para quanto deves,
comenda para o pescoço,
honras, glórias, privilégios.
E andas tão bem na cobrança
que quase tudo recebes!

Melhor negócio que Judas
fazes tu, Joaquim Silvério!
Pois ele encontra remorso,
coisa que não te acomete.
Ele topa uma figueira,
tu calmamente envelheces,
orgulhoso e impenitente
com teus sombrios mistérios.
(Pelos caminhos do mundo,
nenhum destino se perde:
há os grandes sonhos dos homens,
e a surda força dos vermes.)

Está tudo aí, leitor. Não há nada mais que se possa acrescentar sobre a censura à traição. Noto, antes que comente um outro aspecto da entrevista, que Dilma dá a entender que, fosse Aécio o candidato tucano, então o PT não teria por onde fazer a sua campanha, não é mesmo?, já que ele, segundo Dilma, é “exemplar”. Parece-me infantil supor que o ex-governador de Minas caia em tal truque. Há dias, os petistas mobilizaram manifestantes a soldo, pagando uns trocados mesmo, para fazer arruaça na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Eis o PT: à luz do dia, flores para o ex-presidente; à socapa, financiamento ilegal de “protestos”…

Na entrevista, Dilma voltou ao monotema de sua campanha: a disputa, que não existe, entre FHC e Lula. E afirmou sobre o candidato tucano: “Acho que o ex-ministro José Serra vai ter que ser analisado no quadro do governo FHC. Eu não escondo o Lula. Espero que ele não esconda o governo do qual participou”.

Claro, claro… Embora a disputa seja entre Serra e Dilma, não entre o ex-presidente e o atual, acho que os tucanos não precisam e não devem fugir dos confrontos do passado.  É isto: que ninguém esconda nada!

Parece que a petista quer que o eleitor considere que Serra nada mais é do que o seu passado de ministro de FHC — algo de que ele deva se envergonhar? Se o passado não passa para ele, então é o caso de considerar que o passado também não passa para ela. Dilma, entao, ainda é aquela que militou em organizações terroristas que mataram inocentes. Estou mentindo? Mataram ou não mataram? O que Serra tem a esconder sobre o seu passado? E Dilma?

Ela pode, como fez ontem, depositar flores no túmulo de Tancredo Neves, que o PT atacou com impressionante virulência quando vivo. Mas Serra não tem por que depositar flores no túmulo de Carlos Lamarca, não é mesmo? Tancredo está no passado dele, e Lamarca, no dela. O passado não passa? Então vamos a ele. Mas vamos para valer.

Onde andarão as famílias das vítimas assassinadas pelas organizações a que Dilma pertenceu porque cismaram que os brasileiros queriam a ditadura que elas também queriam? Contar a história heróica de alguns facínoras indenizados com dinheiro público é mistificação fácil. Só não é barata porque tem muita gente montada na bufunfa, coisa que custa bilhões, o que o povão ignora. E a história dos inocentes que morreram vítimas do terrorismo, sem que tenham recebido por isso um tostão? Alguém se dispõe a contar?

Os adiposos cerebrais
“Ai, como esse ele joga pesado!!!” Jogo? Há mentira no que escrevi acima? Demonstrem!  Alguns idiotas subacadêmicos — subintelectuais de subuniversidades financiados pelas tetas do governo — reclamam por aí, dos baixos de sua adiposidade cerebral: “Ai, como esse Reinaldo faz um debate atrasado, dos anos 50!!!” Faço? O que é ser moderno? Esconder-se no isentismo que tem lado? Pendurar-se em algum órgão público? Eu só tenho o mau gosto — para alguns — de chamar as coisas pelo nome que elas têm. E, na hora certa, chamarei os adiposos cerebrais e aproveitadores também.

“(Pelos caminhos do mundo,
nenhum destino se perde:
há os grandes sonhos dos homens,
e a surda força dos vermes.)”

Deixo claro: eu acho que o Brasil tem é de pensar no futuro. Só estou demonstrando como o debate sobre o passado pode ser surpreendentemente rico. O povo adoraria saber mais, tenho certeza.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

152 Comentários

  1. cidadao brasileiro

    -

    18/08/2011 às 21:07

    Questao abordada a letra academica muito superficial inconfidencia mineira jamais confidencia a voce que pouco sabe pois debrusou em livros os quais nao informam nada enfim sabe voce o que merece algo manipulado enfim nao me peso nem aos erros de portugues para me dirigir ao senhor

  2. AURO FÁVARO

    -

    24/08/2010 às 2:32

    É TUDO UMA QUESTÃO DE TEMPO. A MASCARA VAI CAIR. CADA UM TEM O TRAIDOR OU A TRAIDORA QUE MERECE. OS PAULISTAS, OS MINEIROS… ENFIM, TODOS OS BRASILEIROS. ATÉ CHAPEUZINHO VERMELHO VERÁ QUE A VOVOZINHA É MAIS VORAZ QUE O LOBO.

  3. Marcio M.

    -

    11/04/2010 às 12:56

    É isso aí REINALDÃO! Pau na terrorista de chapeuzinho vermelho!!!

  4. ó

    -

    09/04/2010 às 0:28

    O PT é assim: entre o cordeiro e o lobo, escolhe o lobo, apesar de estar sempre com um chapeuzinho vermelho e o saci-dererê.Rsrs. Desculpe Tio Rei, mas não pude resistir.

  5. Jeferson

    -

    08/04/2010 às 21:48

    Ninguém achou graça nesta proposta deDilma. Sertrira napolítica não pegabem em Minas, os mineiros tem tradição e grandes políticos.Dilma envegonha as tradições de Minas Gerais com sua ignorância primária.

  6. quintus

    -

    08/04/2010 às 21:10

    Reinaldo Azevedo.

    Você nos proporciona enveredarmos pelo passado ainda recente e relembrar de fatos que fazem toda a diferença. Pessoalmente tenho essas lembranças todas e vejo em suas letras a equação da trajetória da curva não sair pela tangente. Como você diz, sempre: a trajetória da lógica. O seu incansável trabalho de esclarecimento a toda população, ao menos, à mais consciente, é de um valor histórico inoxidável e único. Parabéns! Continue com seu trabalho de trazer a tona dessas lembranças que devem ser indeléveis. Caminhar na frente, vigorosamente, para derrocada fragorosa do pt.

  7. D'HISTORIAM MENTIROZIAM D'AMSILVA

    -

    08/04/2010 às 20:15

    Ilmo. Mestre, sua pergunta “O PASSADO CONDENA QUEM?” É tão sensacional, mas quando tiramos a resposta dos Documentos dos Autos da Devassa da inconfidência MG/RJ! – realmente é tão interessante, tive de voltar aqui, qual o motivo? Na verdade refletindo pude perceber claramente (associado a matéria do FHC domingo no Estadão), o “cara d’oma” é o futuro, simplesmente, um Tiradentes (este não tinha sindicatos ou o sistema ‘S’) por isso deu certo. Os fatos pretéritos são tão semelhantes no aspectos pessoas corruptas e Sistema viciado pela corrupção, quanto, chega até mesmo a assombar. E mais irônico o nome do governador à época, luís, mas da Cunha Menezes! Na Carta Chilenas,está lá “o Silvérinho”.

  8. Rose Perito

    -

    08/04/2010 às 18:44

    O PT tinha dois pré-candidatos ao governo de Minas (Pimentel e Patrus) e depois de muito conversê acabou jogando-os para escanteio a fim de atender aos desejos do PMDB e apoiar Hélio Costa.

    Da. Dilma, numa só coelhada (já que ela adora cordeiros e congêneres) conseguiu enfurecer todo mundo. Hélio já saiu com a piadinha “por que não Serrélio?” a fim de dar um susto em todo mundo.

    Se a candidata tendo o seu Ventríloquo particular a lhe assoprar o que dizer já comete erros absurdos, quando sozinha, diante dos microfones, perde o rumo e atira no próprio pé.

  9. samuel

    -

    08/04/2010 às 18:43

    you made my day..

  10. Fábio - SC

    -

    08/04/2010 às 18:40

    Olá

    Brilhante! Brilhante!

    Parabéns Reinaldo seu texto é Brilhante.

    Abraço

  11. reynaldinho

    -

    08/04/2010 às 18:19

    Prostituição descarada é a marca registrada dos petistas,estou acostumado.Se prostituem até quando não precisam,o hábito é mais forte, o que interessa é o voto,voto na mão calcinha no chão.

  12. D'HISTORIAM MENTIROZIAM D'AMSILVA

    -

    08/04/2010 às 16:59

    Ilustríssimo Mestre, Cecília Meireles é uma ótima poetisa, mas de História não entende nada ou, basta ler os Autos da Devassa de MG/RJ, para perceber e confirmar a Dimasia preferiria o Tiradentes, o simples auferes. Getúlio Vargas preferiu o simples auferes em 1937, decretando feriado nacional a data de morte desse “heroi”. Sei as pessoas não gosta de enxergar o pretérito, principalmente quando esse pretérito demonstra somente equívocos, mentiras, falsidade, simulações. Principalmente muita trapassa. Sim! Dilmasia preferiria o Tiradentes, leiam As Cartas Chilenas, lá se faz, também, uma referência ao Coronel Silvério dos Reis, mas, em sentido contrário à sua história, quem ler verá!Zé Simão.

  13. ALERTA

    -

    08/04/2010 às 16:26

    OS GRANDES IDOLOS DESSA GANG. SATANÁS, SILVERIO, FIDEL, CHE E POR AI VAI. PORTAnto ALERTA.

  14. Márcia

    -

    08/04/2010 às 15:56

    Reinaldo, quando um parente petralha falou que iria votar na Dilma, eu só falei ” Naquela terrorista, assaltante de bancos , eu não voto nunca!”, a aí todo mundo que estava em volta perguntou “o quê? Isso é verdade? ” Aí ainda aproveitei para contar que ela não é doutora coisa nenhuma, e o petralha calou a boca, arrependido de tê-la aberto!
    Quanto a comparações,é só comparar as privatizações do governo FHC com as do Lula: enquanto o PSDB privatizou para os brasileiros, Lula doou tudo para os bolivianos, paraguaios, cubanos…

  15. GVP

    -

    08/04/2010 às 15:48

    “Afastadilma” ficaria melhor.
    Deixem a palanqueira pelancuda falar. É bom para o Brasil, para o Serra, para mim que me divirto com tanta bobagem.

  16. jr

    -

    08/04/2010 às 15:07

    Prezado Reinaldo. Assisti hoje, pela TV, a sessão no Senado onde o ministro Paulo Vanuchi defendeu o PNDH-3. Como sempre, não faltaram os usuais “testemunhos” (alguns até lacrimosos) de parlamentares que perderam amigos, etc, etc. Pasmado, ouvi, particularmente daqueles que militaram em organizações terroristas, a afirmativa enfática que a luta na qual se envolveram tinha por objetivo restaurar a Democracia, o primado da Liberdade! Quanta falta de vergonha…quanta impostura… Claro que ninguém lembrou de prantear os mortos inocentes vitimados pelas ações terroristas. Estes não têm quem os defendam…salvo o choro silencioso dos próprios parentes.

  17. NaSala

    -

    08/04/2010 às 14:52

    Reinaldo,o ex-ministro Hélio Costa-PMDB, não ficou um dia, apenas um dia como senador eleito por Minas, vendeu o mandato para aquele que financiou sua campanha; Wellington Salgado, o Pit Bull do Renan Cancaceiro das Alagoas ,agora, o Zé bunitinho das Alterosas que ser o candidato ao Gov. de M.Gerais.Pode?

  18. Sergio - SJC - SP

    -

    08/04/2010 às 14:37

    Ela abre a boca e consegue desagradar todos, isto mesmo, inclusive todos do seu partido (PT) e coligados (PMDB).

    Propondo que o povo mineiro vote no governador do PSDB (Anastasia, apoiado pelo Aécio Neves) e para ela na presidência ela consegue de uma vez só fazer campanha para o PSDB (seu maior adversário político) e também pisar na candidatura do Helio Costa do PMDB (que lidera as intenções de votos em MG para governador) o qual terá um vice do PT.

    Hoje de manhã o PMDB já estava enquadrando o PT e a Dona Dilma pela estupidez fenomenal praticada em MG.

    Ela está ou não desesperada? Santo Deus, os brasileiros não merecem esta senhora no comando da nação brasileira.

  19. leo

    -

    08/04/2010 às 14:32

    Quero Dilma presidente
    gosto de pessoas obtusas
    gosto de sua frases confusas
    lembram-me do leo adolescente

    Quero Dilma no palanque
    Aprecio aquela pessoa bronca
    Que rosna, geme, grita e ronca
    recordam-me que a vida é estanque

    Quero Dilma discurseira
    Aprecio a mulher boquirrota
    a figura que nos parece escrota
    rememora-me que a vida é canseira

    Quero ver Dilma vencer
    me admira o seu coturno rosa
    a história dela, uma verdadeira prosa
    me ensina, sobretudo, vale a pena viver

  20. Dora

    -

    08/04/2010 às 14:28

    Fiquei EMOCIONADA com o seu texto.
    Voce colocou as coisa nos devidos lugares e essa canalhada não tem peito…DUVIDO que ,se começarem a APARECER os DEPOIMENTOS DOS FAMILIARES dos MORTOS pela GUERRILHA, PELOS TERRORISTAS, por essa gentalha da pior espécie, que hoje está no poder, mas que sairá sim, porque a VERDADE é a maior arma que se pode usar contra os mentirosos de plantão,DUVIDO que se sustentem.

  21. silvia m

    -

    08/04/2010 às 14:23

    Traidores,traidores …..
    Eu não disse que Niterói estava um caos. Olhe a desgraça que se abateu sobre a cidade. São mais de 200 mortos em um só lugar.
    Onde esta a cidade que se dizia a 4a. melhor qualidade de vida do Brasil. Tudo mentira, a cidade esta caindo. Só olharam para cá porque a tragédia maior aconteceu, era impossível fazer de conta que nada estava acontecendo.
    Onde foi para o dinheiro do PAC que a cidade recebeu? O Rio não recebeu o maior investimento da história?
    Procurem saber o que fizeram com o dinheiro. Investimento em infra estrutura não foi.
    Godofredo Pinto e Jorge Roberto estão com as mãos sujas com o sangue de tanta gente.

  22. toninho36

    -

    08/04/2010 às 14:21

    _
    _
    Dizem que ela “amoleceu” _ Isto é uma grande mentira

    Lá no fundo da sua alma

    Mora ainda a terrorista

    Agora matando a democracia

  23. Ricardo K.

    -

    08/04/2010 às 14:20

    FALA DILMA:

    “Acho que o ex-ministro José Serra vai ter que ser analisado no quadro do governo FHC. Eu não escondo o Lula”.

    FALO EU:

    Tem razão! Ela não esconde o Lula. Se esconde NO Lula.

  24. De Honduras

    -

    08/04/2010 às 14:10

    Depois da montagem do bunker, para saber, e se divertir um pouco, como se faz uma campanha, leiam, de Antonio Luiz Mendes de Almeida, “O Diabo Vota Em Mim”.

    Muito oportuno nos tempos atuais.

  25. brasileiro

    -

    08/04/2010 às 14:07

    BOI NA LINHA PETISTA 7:34 am SAUDADE .

    Explico, se Aecio bem falado na imprensa mineira por que tem mais de 80 por cento de aprovacao.
    Agora os Petistas vem falando que a imprensa mineira fala bem de alguem que fez um CHOQUE DE GESTAO muito bom em Minas.

  26. reynaldinho

    -

    08/04/2010 às 14:01

    Nesse discurso a molusquinha já começa a reconhecer a derrota e mineiramente preparar um “carguinho” para o futuro,em minas gerais é claro.em minas tem o dinheiro do vice do lula e o pmdb do honestíssimo NEWTON CARDOSO.

  27. edson luchesi

    -

    08/04/2010 às 13:46

    Dilma apenas fala as bobagens que o molusco falaria. Não percebo diferenças entre eles. Dilma é o molusco de saia: ela é a completa versão-mulher dele.

  28. celia pereira

    -

    08/04/2010 às 13:40

    Os “jornalistazinhos” a soldo morrem de inverja de você, faltam a eles, conhecimento, história, talento, ética, verdade dos fatos, enquanto você demonstra tudo isto embasado em fatos, eles não se conformam porque são tacanhos no conhecimento.

  29. Alexandre Benvindo BH

    -

    08/04/2010 às 13:37

    IHHHH!!! Até a Dilma vota em Anastasia, portanto no PSDB. Duvido, da reciprocidade do atual ocupante do Palácio da Liberdade. Vou seguir o conselho da Dona não votarei no PT!

  30. Flávio Araujo

    -

    08/04/2010 às 13:26

    Proponho a produção de vídeo documentário sobre a verdadeira história do PT, Lula, Dilma e cambada, para ser exibido na grande rede. Existe farto material na internet para isso. Nada além da verdade. Quem topa?

  31. Léa Maria

    -

    08/04/2010 às 13:23

    Parabéns Reinaldo!

    Como sempre, perfeito!

    Abraço

  32. Anônimo

    -

    08/04/2010 às 13:21

    Na inundação que aconteceu no Maranhão o ano passado, foi a mesma coisa, ou seja, naquela época o Bolivariano da Silva só apareceu lá depois que tudo arrefeceu, o céu estava claro e as pessoas já tinha esquecido o ocorrido. Então, montou um palanque, prometeu fundos e mundos, fez propaganda dele mesmo o tempo todo que é só o que sabe fazer e, aproveitou também para falar da candidata destemperada que arrumara, tudo em companhia da Roseana e do Coroner Ribamar.
    Aposto que farão o mesmo depois que passarem as chuvas no Rio. Quem viver, verá. É, sem dúvida, o governinho da conversa fiada.

  33. Na Granja Neovigarista

    -

    08/04/2010 às 13:11

    Após sete anos e meio prolixos sob intenso bombardeio de PTulâncias, cooPTações, corruPTelas e incomPTências, consegui definir a classificação da (sub-)espécime jurássica que se inserem “dilmetralha”, “luiz ignorácio meras bravatas casco duro lulllla da silva” e respectiva quadrilha infiltrada na Câmara (de gás; mata tudo) Fedemal, digo, Federal. Categoria: ortóPTero (pertencente à família das baratas cascudas voadoras) clePTossauro (vigarista da era dos PTerossauros) não-anuro (com rabo; preso, claro). Essa dilma é ridícula!!!

  34. Pinheiro

    -

    08/04/2010 às 13:06

    O PT e seus seguidores devem ser jogados no lixo da história. Nada, absolutamente nada presta. São gafanhotos da plantação alheia.

  35. Leon

    -

    08/04/2010 às 13:05

    Caro Reinaldo, a Imprensa do Piauí não desistiu de destruir a canditadura de Silvio Mendes, do PSDB. Não existe diferença entre esses jormais e o folheto que o PT distribui para seus filiados.

  36. curumim

    -

    08/04/2010 às 12:59

    “O Brasil pode mais” que qualquer verme traidor.

  37. mariaux

    -

    08/04/2010 às 12:58

    Quando Tancredo Neves foi enterrado,houve um episódio muito comentado:a pessoa que cimentava o túmulo,o fazia de maneira demorada,espátula para lá,espátula para cá…e todas as maiores autoridades do país ali,esperando,subordinadas à tarefa de um simples pedreiro,para encerrar as exéquias.O que quero dizer é o seguinte:Cadê a Dilma?Onde estava ela?Todo mundo foi filmado.A beira do túmulo estava coalhada de personalidades históricas.A Dilma estava lá?O PT estava lá?Seria interessante fazer esse levantamento.Conforme o resultado,poderíamos provar a falsidade dessa oportunista,que só agora quer pegar carona na memória amorosa que nós- o povo -cultivamos em relação a Tancredo Neves.

  38. Ratoeira

    -

    08/04/2010 às 12:50

    Dilma não tem a lábia de Lula. Aécio não cairá nessa vagabundagem barata. De fato, Dilma NÃO É NINGUÉM. Utilizando-se a expressão de Machado de Assis ao referir-se aos personagens de O Primo Basílio – à exceção de Juliana -, Dilma é um mero TÍTERE DE LULA.

    Traduzindo para os petralhas, títere é sinônimo de marionete. Lula se diz o Filho do Brasil. Vamos, então, lançar o mote “Dilma, a Marionete do Brasil!”

    Popularizando este mote, será colocada a candidatura de Dilma – uma pessoa cujo único passado político é a luta pela ditadura socialista em organizações armadas – em seu devido lugar! Na ridiculez!

  39. Schurispy

    -

    08/04/2010 às 12:49

    T R A I R A

  40. Cheise

    -

    08/04/2010 às 12:44

    Dilma TRAIRA

  41. Paulo Sá

    -

    08/04/2010 às 12:39

    Vai chegar o dia em que Serra olhará dentro dos olhos de Dilma e dirá: essa é entre mim e ti. Quero ver até quando a Dilma se esconderá atrás do Lula. Pelo menos ela é coerente à sua histórica covardia.

  42. celeraman+

    -

    08/04/2010 às 12:35

    Reinaldo, e a série de entrevistas, na GloboNews, com os Generais do período do governo militar? Pretende comentar?

  43. Tercídio da Bahia

    -

    08/04/2010 às 12:24

    Muito bom Reinaldo. Sua matéria é tão precisa e verdadeira que fica até difícil acrescentar algo mais. Mas, como resistir?

    Seria quase uma estupidez ou talvez um deboche, o respeito que a candidata Dilma quer agora nos fazer crer, visitando o Túmulo do saudoso Tancredo Neves. Será que ela esqueceu que, pela vontade dos petralhas, incluindo Lula, seria Maluf presidente e não Tancredo Neves, na época. Como a candidata já demonstrou que na arte de mentir e negar ela ganha do chefão, provavelmente venha dizer que o PT não votou contra o Plano Real, Proer e lei de Responsabilidade Fiscal, conquistas históricas do governo FHC. Sem estas conquistas, onde estaríamos hoje? Sinceramente!!!

  44. berlatto

    -

    08/04/2010 às 12:24

    Caro Reinaldo. Ví sua entrevista na semana passada no canal Rural. Exelente por sinal! Como sempre sua fala corajosa e inteligente vai direto ao ponto sem tervigersar. Acho estranho quando te chamam de jornalista polêmico, como no caso deste entrevistador do canal Rural. Embora você tambem pelo que ví não discorde desse adjetivo, penso eu, que não seria a palavra certa para designá-lo. Aqui nessas plagas bananeiras qualquer pessoa que tenha opinião e não seja maria-vai-com-as-outras é chamado de polêmico. Ter personalidade, carater, SEMPRE BUSCAR A VERDADE e chamar as coisas pelo nome que têm, eis a grande diferença, que te faz o melhor jornalista do Brasil. Abs.

  45. Teo

    -

    08/04/2010 às 12:18

    Caro Reinaldo,

    Parabéns pelo blog!
    O alto nível dos comentários!

    Seu blog é O Porto Seguro!!

  46. jdeverill

    -

    08/04/2010 às 12:17

    túmulo do Lamarca? túmulo do Marighela? Devem ser implodidos e os caixões enterrados em um lixão. Ou mandados para Cuba.

  47. TITO

    -

    08/04/2010 às 12:10

    Reinaldo,acompanhando os comentários sobre os últimos posts,fica claro uma grita geral quanto a nossa imprensa “isenta”.
    Se antes o adesismo já era explícito, com a tragédia do Rio a questão suscitou não apenas indignação, mas uma grande revolta,quanto ao tratamento dispensado a Serra e Kassab em 47 dias de chuvas e o recente episódio que atingiu os cariocas.
    Enquanto os governantes paulistas foram responsabilizados ostensivamente pela imprensa,no Rio a condescendência com os políticos beira o servilismo,seja a nível municipal,estadual ou federal.Lá os flagelados e vítimas da tragédia anunciada, já tem explicações meteorológicas,geológicas,e até da mãe dinah, sem contar os “comentaristas”.

  48. iar x

    -

    08/04/2010 às 12:07

    Mas,alguem espera que exista la pelas bandas do PT alguem com cérebro (massa ) fazendo uso do bom senso ??????

    Sería o mesmo que encontrar o famoso unicórnio,o que sería
    mais facil de acontecer.

  49. Samuel

    -

    08/04/2010 às 12:04

    Reinaldo, boa tarde!

    Sei que você defende uma eleição plebiscitária, penso que está disputa ficaria interessante: José Fernando x Ludillama. Este nome (Ludillama) fala muito sobre nosso recente passado, atualissímo presente e possível futuro.
    Atenciosamente,

  50. Anônimo

    -

    08/04/2010 às 12:02

    Por que não um ‘Serrélio’?

    Do senador Hélio Costa (PMDB-MG), que deixou o Ministério das Comunicações para disputar o governo de Minas, ao saber que Dilda Rousseff havia admitido o voto nela para presidente e em Antônio Anastasia, do PSDB, para a vaga de Aécio Neves:

    — Eu acho que fica melhor um “Serrélio”.

    A verdade é que Dilma pisou na bola. Sem Lula ao seu lado, sendo obrigada a falar sem consultá-lo antes, arrisca-se a novas derrapadas.

    É compreensível: nunca foi candidata a nada. E jamais imaginou que seria escolhida por Lula para sucedê-lo. E que o PT acabasse engolindo sua candidatura.

  51. evandro

    -

    08/04/2010 às 12:00

    HÁ MUITOS VERMES COM SONHOS GRANDIOSOS RASTEJANDO POR ESSAS TERRAS! HÁ UMA COVEIRA TERRORISTA QUE VAI DESENTERRAR QUALQUER CADÁVER QUE LHE CONVIR. VAI SAPATEAR EM LÁPIDES. VAI POLUIR O IMAGINÁRIO DO POVINHO QUE VOTOU EM LULA. LULA JÁ FAZ ISSO O TEMPO TODO, CONFUNDE A OPINIÃO PÚBLICA, DISSIMULA E REALIZA SEUS MAIS OBSCUROS DESEJOS. FUI AO MÉDICO OUTRO DIA, HOSPITAL PÚBLICO. LÁ AS PESSOAS, COMO SEMPRE RECLAMAVAM DE FALTA DE MÉDICO. FALAM DO PREFEITO, DO SECRETÁRIO DE SAÚDE E ATÉ DO GOVERNADOR. ALGUÉM FALOU DO LULA? NÃO! O POVO LEMBRA DE LULA NOS ELOGIOS, MAS NA HORA DE RELCAMAR ELE É PROTEGIDO DOS QUE VIVEM NA MISÉRIA QUE ELE AJUDA A MANTER. POVO INFELIZ E IGNORANTE.

  52. frajola

    -

    08/04/2010 às 11:59

    Para Ella que gosta de termos Bíblicos, existe um muito certo,
    “Que atire a primeira pedra”…
    Aliás, a figura já anda com um caminhão delas e joga para todos os lados. Se devolverem uma ou duas bem no alvo desmonta esta
    criatura do bem chamado “ANÃO POLÍTICO”. Pobre Brasil que tem que conviver com tanta mentiras, baixarias e engodos. Amigos, va-
    mos abrir bem os olhos e fazer nossa parte que venceremos.

  53. To Fora

    -

    08/04/2010 às 11:55

    Reinaldo, Zelaya( Ze, que?) voltou para a embaixada brasileira?
    Ou eu que tô maluco?
    o Mulla levou um ultimato do governo hatiano?
    Será verdade?

  54. Beto

    -

    08/04/2010 às 11:52

    Sr.
    Delmar Fontoura disse:
    abril 8, 2010 às 11:07 am

    Concordo plenamente com o Sr. Suas palavras foram muito pertinentes. Pessoas como o sr. é que me enchem de orgulho. Abraços.

  55. José Mário Fontes

    -

    08/04/2010 às 11:51

    Não se pode confiar nessa turma do governo. Eles vendem até a mãe para conquistar ou continuar no poder.
    O PT é que nem um escorpião: está em sua natureza trair.

  56. toninho36

    -

    08/04/2010 às 11:50

    LULA PELO PODER RESSUSCITOU VARIOS QUE O BRASIL GOSTARIA DE ENTERRAR: SARNEY, COLLOR,RENAM,JADER E OUTROS PICARETAS NO CONGRESSO NACIONAL. ESPERO QUE DONA DILMA NAO QUEIRA RESSUSCITAR LAMARCA, SILVÉRIO E OUTROS COMPANHEIROS TERRORISTAS. O BRASIL JÁ ESTA CHEIO DE POLITICOS TRAIDORES DO POVO CHEGA

  57. Constatando

    -

    08/04/2010 às 11:48

    PT : NINHO DE COBRAS.

  58. QUAKER

    -

    08/04/2010 às 11:43

    SE EU FALAR PARA ONDE EU MANDARIA DILMA SERIA IMPUBLICÁVEL.

    CONFESSO:

    “ESTOU COM UMA VONTADE IMENSA DE DIZER”.

    VOU FICAR POR AQUI SE NÃO…EU VOU DIZER………..

  59. Rakel Maia

    -

    08/04/2010 às 11:37

    Prezado Reinaldo (viu só a formalidade hoje?)
    O senhor quer parar de me lembrar que essa dilma nasceu aqui em MG? Isso foi só um acidente de percurso e não deve ser levado a sério. Proponho que o senhor diga o nome da cidade dela então, em vez de Minas. Por favor. Sem mais, um grande abraço e uma boa tarde.
    Rakel Maia (eu sim sou de Minas Gerais)

  60. pepe

    -

    08/04/2010 às 11:32

    Se a Dilma aposta no passado, apostemos nós também… O tópico “terrorismo” deve aparecer sempre aqui, Reinaldo! Principalmente para jovens, como eu, que foram doutrinados durante os tempos de escola e universidade, convencidos que fomos que o PT e “azesquerda” seriam a salvação para o mundo (votei em 2002 em Lula por causa da doutrinação, mas em 2006 já havia mudado a cabeça, mais por esforço pessoal de conhecer “outros lados” do que por vontades externas…). abraço

    pepe

  61. Eduardo Gonçalves

    -

    08/04/2010 às 11:28

    A biografia que eles defendem nem eles assumem de fato porque sabem que os votos voam e por isso ficam no discurso fácil e docíl do servir ao povo com projetos vitrine ou seja vocês vão olhar e se deliciar até o fim das eleições e depois a vitrine desaparece e entra a propaganda me leva por 4 anos ao mundo da fantasia e me deixa te enganar por mais 4anos e assim vai de pacote em pacote e quando acordar e abrir o pacote descobre o vazio no seus bolsos e o atraso em sua vida e que nada mudou e como mudar isso deletando o 13 dá azia e impede as melhores oportunidades de uma nação em crescer com a garantia do amanhã existir.

  62. Augusto

    -

    08/04/2010 às 11:24

    Porque a “bichinha palanqueira” não está no Rio de Janeiro explicando aos fluminenses e cariocas a grandiosidade do PAC e como o governo do “gênio” levou o Brasil a ser uma potência mundial etc e tal?

    Também deve explicar como Sérgio Cabral, que vive de braços dados com ela e o apedeuta, recebeu menos de 1% da verba para prevenção de desastres, enquanto a Bahia levou mais de 60%.

  63. Ivan da Costa

    -

    08/04/2010 às 11:23

    Reinaldo, veja esse texto que saiu na Isto é sobre os discursos da Dilma . Dei muita risada ao lê-lo e ver as fotos!

    http://www.istoe.com.br/reportagens/62111_O+SONO+DE+UM+DISCURSO

  64. Marcio Rocha

    -

    08/04/2010 às 11:18

    Reinaldo, há fortes rumores de que após a calamidade que se deu com as chuvas no Rio, se considera uma campanha visando o cancelamento das Olimpíadas naquela cidade. Seria o mais sensato a se fazer mesmo. Apenas para lembrar, até hoje as contas do Pan não foram aprovadas…

  65. SPITFIRE

    -

    08/04/2010 às 11:12

    Hoje já há rumores de apoio de Francisco Dornelles à Serra, inclusive com possibilidade de ser seu vice.
    O barco da terrorista está para afundar e os ratos já estão pulando para escapar do desastre.
    Qual sua opinião sobre Dornelles, é da família Neves e um malandro de primeira grandeza.
    Estela não vai resistir até outubro para sorte nossa vai entrar em desepero junto com os “cumpanheros”. A mamata está prestes a acabar. Aleluia

  66. Delmar Fontoura

    -

    08/04/2010 às 11:07

    Alô Reinaldo!

    Onde está o limite dessa gente?

    Diga-me Reinaldo: isso é ou não uma ridicularia?

    Essa gente nunca teve o senso pessoal do ridículo, mas agora escracharam suas verborragias, afastando-se, cada dia mais do comedimento exigido pelos cargos ou funções que exercem, do “senso comum”.

    Já vivi três quarto de século, mas nunca havia visto procedimentos assim tão descarada e desavergonhadamente escancarados como o que praticam Lula e seus aloprados. Não se trata de contra ou a favor; lulista ou não lulista; petista ou não petista; governista ou oposicionista. È uma questão de falta de princípios elementares daqueles que deveriam ser exemplo de dignidade. Afinal eles são ou não nossas autoridades máximas? Onde estão os sensos: crítico, estético, prático e moral. O bom senso?

    Além de ferirem nossos corpos com prejuízos materiais, ferem, também, nossas dignidades com prejuízos morais. Para tudo existe um limite, mas “ONDE ESTÁ O LIMITE DESSA GENTE”?

  67. rorschachbr

    -

    08/04/2010 às 11:07

    Reinaldo, tenho por dever denunciar o jornal O Dia por puxa-saquismo explícito:
    http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2010/4/dilma_seduz_eleitorado_mineiro_73916.html
    Beira o absurdo

  68. Pedro Couto

    -

    08/04/2010 às 11:06

    A predileção da candidata a “Presidenta” da Republica, Sra Dilma Rousseff, pelo Joaquim Silvério dos Reis, o traidor de Tiradentes. Faz sentido, porque, é esse tipo de gente que dá sustentação a seu Partido.

  69. ventos do sul

    -

    08/04/2010 às 11:02

    Não há marqueteiro “nessepaiz”, nem no mundo, que consiga “construir” ou solucionar a questão do passado da Dilma, das atitudes do PT.
    O passado está colado à figura dela. O passado de guerrilheira, das pessoas que morreram por suas ações, dos roubos que praticou, etc, etc, etc.
    Faturar sobre o túmulo do Tancredo depois do que fizeram a ele? Dilma que que assuma seu passado em todos os pontos e vírgulas, se tiver a coragem de guerrilheira que diz ter.
    E não fique fazendo esse joguinho, imaginando que as pessoas não tem memória, e que não vão cobrar a absoluta falta de coerência.

  70. Raul

    -

    08/04/2010 às 10:59

    Brilhante o texto. Parabéns e obrigado.

  71. anônimo

    -

    08/04/2010 às 10:59

    Reinaldo, por favor, não demore a nos oferecer o texto sobre “Romanceiro da Inconfidência”. Obrigado.

  72. LS

    -

    08/04/2010 às 10:56

    Esta gente ja esta em decomposicao moral. Dilma e’ putrefacta, e’ um repasto de vermes ainda em vida. Temos que nos livrar destes cadaveres politicos de forma definitiva. Eles temem a verdade, o arejamento salutar do debate democratico legitimo, com propostas, sem roubalheira, sem mistificacoes, sem populismo barato, sem esconder o passado, que no caso destes petralhas e’ um passado infame. Espero que a populacao abra os olhos para expulsarmos para sempre esta escoria nefasta que parasita e contamina este Pais. Caso contrario, acho que nao teremos futuro. Viveremos no tartaro, onde o MAG e’ o rei.

  73. LIMA

    -

    08/04/2010 às 10:53

    REINALDO

    A PATRICINHA DAS ALTEROSAS, VULGO ESTELA, DILMA OU OUTRA COISA QUALQUER, É DE UMA IGNORÂNCIA UNICA. SERRA, AECIO E FHC UNIDOS VÃO DAR UM BANHO NESSA GUERRILHEIRA ASSALTANTE, QUE MATOU MUITOS INOCENTES.

  74. Gabriel Xavier

    -

    08/04/2010 às 10:51

    Reinaldo me responda:
    Pessoas que motivam professores a prejudicar seus alunos, fazem homenagens em momentos inoportunos, e não aprovam projetos que levaram o nosso país a um nível superior de democracia, tem alguma capacidade de comandar um país? Teriam então algum motivo de se candidatar a presidência, sendo que cometem erros absurdos de português, que talvez um garoto como eu que esta no 9º ano (8ª serie) talvez não cometeria. Tenho um conselho muito importante para Dilma, não se candidate à presidência, o Brasil merece ser um país e não um inferno.
    (Obrigado ao papai por me ensinar a ler o blog de Reinaldo de Azevedo)
    Abraços Reinaldo!

  75. Pedro Couto

    -

    08/04/2010 às 10:47

    A caravana do Lula foi a Israel, e aprontou o maior fiasco que se tem noticia na história. Agora a sua candidata a “Presidenta”, fazendo campanha em Minas Gerais, tambem não deixou por menos, aprontando fiasco tal qual o seu Chefe Mor.

  76. Midnight Rider

    -

    08/04/2010 às 10:44

    Dá para escrever um manual prático contra a lógica! Vai somando quanta barbaridade junta tem saído da latrina do ParTido desde a célebre “roubalheira” do discurso de Serra! Quem pode dizer que as palavras não têm poder de influenciar a realidade.

    As hipóteses do terrorismo (contra os programas de governo do cara, que na maioria não são dele, mas do governo do PSDB, continuados por ele) e do falso continuador (até que não é tão absurdo o título, pois VERDADEIRO continuador foi Lula dos processos liberais econômicos de Fernando Henrique Cardoso; portanto, Serra é legítimo legatário deste processo) não se sustentam.

    Agora junte-se a tudo isso a propaganda eleitoral ilegal que ela faz do candidato ao governo mineiro! TSE nela, não pode, não é por que é da oposição que ela pode ir pedindo votos.

    O rigor ilógico é invejável! Nunca vi tanta coerência em tentar juntar teses incompatíveis.

  77. Adoniran

    -

    08/04/2010 às 10:44

    Ontem, reinaldo, estive passeando por curiosidade nos blogs da cumpanhera dirma e da cumpanhera ideli sanlvati.Mas bá tche como diz o gaúcho! Em qualquer postagem colocada, vais abaixo procurar os comentários, e, surpresa, quando existe, é um solitário ou nenhum.Postei um comentário em cada blog, e quero ver se as ditas aranhas, em cujo blog está cheio de teias, terao coragem de publicar.Certamente nao. Mas cuidado, teu retrato está por 3 ou 4 vezes utilizado mais como trabalho de macumba.Por esta razao é que sei agora porque os petralhas estao frequentando outros blog. Lá naqueles, iguais as cabeças das duas, voce ve um vazio escalofriante.Ahh petralhasmandem uma web cam que ela pede no blo

  78. A

    -

    08/04/2010 às 10:38

    É verdade que dá nojo esse negócio de visitar o túmulo de Tancredo, aquele político “burguês e conciliador”, que negociou com a ditadura a transição democrática. Mas a visita em si e a proposta de traição eleitoral com o “dilmasia”, ou “anastadilma” mostra que há desespero nas hostes e hordas do PT. Eles sabem mais que o Vox Populi diz. A candidatura não pegou e agora é apelar para tudo. A exploração política das enchentes de São Paulo foi um erro; a crítica das marginais e do rodoanel, um fiasco; a greve da Bebel, um desastre; o “abril vermelho” do MST será um tiro, não no pé, mas no peito, pois o povo considera o bando criminoso. Fazer o quê agora? Desespero. Até a USP calada está.

  79. PITAGORAS

    -

    08/04/2010 às 10:28

    Reinaldo,
    O PSDB está com a faca e o queijo nas mãos. Homens como Serra, Aecio , F.H e outros podem encurralar a terrorista pois a cada dia que passa suas declarações indicam que ela não tem controle emocional e vai surtar até outubro. Estela está apelando para tudo, decontrolada já se juntou com garotinho e agora faz este papelão em Minas. Ela além de simplória não possui muitos neuronios em atividade e melhor é incontrolável, não há marqueteiro que resolva. Seu discurso é indecifrável. O molusco é um idiota completo, só fala asneiras e ela quer ser uma gerentona mas no fundo é uma psicopata. Estela vai se enterrar sózinha, está cavando a própria sepultura. PSDB NÃO PODERIA SER MAIS FÁCIL

  80. Andre - SP

    -

    08/04/2010 às 10:27

    E o que tem a dizer o safado do Aécio? Quando ele vai sair de cima do muro ou de dentro do armário? Será que vai trair novamente o partido dele? E ainda queria ser presidente deste país. Infelizmente não há outro candidato confiável ao governo de minas, senão o certo era votar contra o candidato do Aécio e no Serra. Aí ele ia ver que teria que olhar para os anseios do povo, não do umbigo dele. Traidor, quem viver verá!

  81. mineirinha

    -

    08/04/2010 às 10:27

    Dilma, a militante da luta armada que fez parte da Polop/Colina/Var e VPR( numa crescente radicalização), tenta nivelar Serra por baixo, à sua (dela) altura: se ela é ex-ministra de governo atual, Serra seria igual, ou até menor, como ex-ministro de governo passado. Se enxergue, dona moça, quanta pretensão! Esta candidata só vencerá estas eleições na probabilidade de fraude. Fiquemos atentos! Vejam os exemplos latino-americanos recentes!

  82. Elvio-Itapetininga/SP

    -

    08/04/2010 às 10:23

    Reinaldo,
    A chuva que lavou SP por mais de 40 dias, só se ouvia nos noticiários os nomes de Serra a Kassab.
    Agora no RJ, é o Pedrão, o “manda chuvas”
    Entendo o horror das pessoas, não entendo o tratamento diferenciado da imprensa.
    Na inauguração de uma fase do RodoAnel, que tirou 42% dos caminhôes das marginais, a Globo só botou no ar duas entrevistas com babacas criticando, falta isso, falta aquilo, não tem jardinagem,”tô perdida”
    Ficasse em casa pombas!
    abs
    Elvio

  83. Watcher Brasil

    -

    08/04/2010 às 10:22

    Ótima matéria, com a erudição de sempre, mas elevada demais para a grande massa de incautos avermelhados (não de vergonha, certamente, pois esse sentimento não existe mais no Partido da Trambicagem) que não vai perceber as sutis implicações que a sua candidata faz surgir. Lembrei do fato de que para todo traidor há um beneficiário/pagador. Se Judas tinha Roma e o Sinédrio e Joaquim Silvério tinha a Coroa Portuguesa, o PT agora busca encontrar traidores nas hostes partidárias adversas. Mas quem vive da traição alheia é fadado ao insucesso. Que o digam Roma e a Coroa Portuguesa. Já que o PT está no chiqueiro, quer os porcos dos vizinhos a chafurdar no seu lamaçal…

  84. Luiz Fernando

    -

    08/04/2010 às 10:21

    Espero com muita ansiedade o discurso de Serra no sabado.A despedida do Palácio dos Bandeirantes foi ótima e espero que o próximo seja melhor.O de FHC também.Acredito que vão colocar Dil-má em seu devido lugar.Estou curioso para ver o destaque que a imprensa dará para um e para outro.Aguardemos.

  85. Mauricio Joffre da Silva

    -

    08/04/2010 às 10:21

    Fala-se muito de Dilma, mas pouco do seu passado. Ela como guerrilheira, terrorista, foi também casada com terrorista. Chega de bandidos para governar nosso país. Isso tudo já basta. Leia a biografia de Dilma. É um currículo invejável para qualquer bandido tipo marinheiro de primeira viagem, ela é profissional.

  86. Ismael

    -

    08/04/2010 às 10:19

    Reinaldo como seu admirador, gostaria de pedir que comente o artigo no OESP de hoje do Eugenio Bucci. É sobre a polarização das eleições. Eu, como muitos aqui, não acho produtivo o debate maniqueista. Mas não tem sido obra do Pt essa estratégia de divisão social? Não é próprio da esquerda demonizar e esmagar qualquer divergência?
    Não seria oportuno o PSDB levar a público e desmascarar essa política fratricida do PT?

  87. Sandra

    -

    08/04/2010 às 10:18

    Reinaldo, eu QUASE chego a desejar que ela ganhe só para vê-la dar um chega para lá no Lula.

    QUASE!!!!!!!!!

    Já passou. Foi momentâneo.

  88. Milena

    -

    08/04/2010 às 10:18

    Reinaldo,

    Este seu post foi magistral!

    Ou será que estou sendo tendenciosa por adorar o Romanceiro da Inconfidência??? Pode ser… eu lembro bem dessas duas estrofes, faz um bom tempo que li o Romanceiro, mas na hora em que li os primeiros versos, as estrofes vieram à minha mente de forma quase instantânea!

    E ainda estou tentando entender a referência que Dilma-má fez ao ministério de José Serra… não vejo motivo para que o candidato José Serra se envergonhe do período em que ocupou a pasta da Saúde. Foi um ministério muito melhor que o da “mãe do PAC”.

  89. caipira mermo

    -

    08/04/2010 às 10:14

    Reinaldo
    Sobre traição, permita-me dar aos irmãos do blog
    a versão de Borges:
    A moeda caiu-me na oca mão.
    Não pude com ela,embora fosse leve,
    E deixei-a cair.Tudo foi em vão.
    Disse o outro:Ainda faltam vinte e nove.
    Mateus 27,9

  90. claudio

    -

    08/04/2010 às 10:14

    Dilma consegue ser enfadonha com esse discurso de eleição entre Lula e FHC, o que ela e todo PT tem de engolir é que Serra tem luz própria e independe da luz de FHC enquanto Dilma apenas reflete a luz do Lula, ou seja, Dilma não é nada, não existe, politica e administrativamente é uma criação de vidro… Quanto ao “Anastadilma”, Hélio Costa respondeu que achava melhor o “Serrélio” e completou acrescentando que a candidatura de Dilma poderá morrer pela boca. Esquerar o quê? Despreparada, superficial, desqualificada, …, Ela não deve esperar que o Brasil tenha a mesma tolerância com a ingorância dela como tem com a de Lula.

  91. PSC

    -

    08/04/2010 às 10:11

    anão político – Carta aberta a Lula da Silva

    *Humberto Montoya Portuondo

    7 de abril de 2010

    A: Luiz Inácio Lula da Silva

    Presidente da República Federativa do Brasil.

    Senhor Presidente:

    Em entrevista oferecida à agência Associated Press, o Senhor comparou os presos políticos encarcerados injustamente pelo regime comunista dos irmãos Castro, com os presos comuns de seu país e pediu respeito à legislação cubana. Pois digo-lhe que a legislação vigente em Cuba, no que concerne ao Código Penal, é uma cópia quase fiel do Código Penal da Rússia de Stalin.

    A luta que a oposição trava dentro e fora de Cuba, contra a ditadura, é pacífica não tem nada a ver com métodos violentos, como o fizeram antes de 1959 os irmãos Castro. Para ser breve lhe darei só um exemplo: o movimento 26 de Julho em Havana, detonaram mais de cinqüenta bombas matando pessoas inocentes em apenas uma noite. Este acontecimento sangrento é recordado na história de Cuba como “O dia das cem bombas”. Depois de usurpar o poder começaram os fuzilamentos semeando o medo e a violência, fatos que duram já mais de meio século.

    Embora a greve de fome seja um instrumento de protesto que põe em perigo a vida de quem a realiza, é inumana, irracional e condenável a atitude do governo cubano que não escuta o pedido de libertação dos presos políticos por parte da oposição, da comunidade internacional e das valentes Damas de Branco que exigem apenas a libertação de seus seres queridos, as quais foram golpeadas e reprimidas por agentes do governo mostrando uma vez mais sua natureza repressiva.

    Com suas declarações o Senhor ofende a dor de uma mãe, Reina Tamayo Danger o Senhor ofende a memória de nosso irmão de luta, o mártir Orlando Zapata Tamayo, encarcerado só pelo fato de lutar valente e pacificamente contra a ditadura.

    Orlando Zapata Tamayo se enfrentou desde sua cela escura durante sete anos com todo um exército de esbirros assassinos recebendo torturas e incontáveis golpes que, todavia, não puderam dobrá-lo. Pagou com sua vida o preço da liberdade isso não fazem nem os bandidos de seu país nem os de nenhum país do mundo. Isso dói ao tirano, como o aborrece igualmente reconhecer que não puderam matar sua honra, sua galhardia, pois sabem que morreu de pé como só os homens dignos sabem fazer dói-lhes saber que seu exemplo já é indelével.

    Senhor presidente, pode-se ser agradecido, porém essa não é a melhor maneira de pagar aos Castro os favores que talvez lhe tenham feito em seu passado. Há alguns dias no programa de TV do jornalista Andrés Oppenheimer, escutei o ex-chanceler do México, Jorge Castañeda, dizer que o Brasil é um gigante econômico, mas ao mesmo tempo um anão político.

    O Brasil é uma grande nação, cujo povo trabalha por seu progresso o povo cubano sempre lhe dispensou um profundo respeito e é por isso que acredito que o anão político é seu presidente. O Senhor demonstrou com suas aberrantes e ofensivas declarações, e não só por isto, mas porque também, junto a alguns mandatários latino-americanos, por um lado comete a mesquinhez de não querer reconhecer um governo legítimo como o da República de Honduras e por outro, comunga com a ditadura de Havana. Isso, senhor presidente, é pequenez política e dupla moral. Se lhe falta valor para condenar os crimes da ditadura em meu país, então o Senhor guarde silêncio.

    *Co-fundador do Movimento Alternativa Republicana

    Exilado em Aurora, Illinois, USA.

    Tradução: Graça Salgueiro

  92. Lemon

    -

    08/04/2010 às 10:07

    Reinaldo,
    A petralhada tem medo, por isto procura lhe agredir.
    Post´s como este estraçalham mil blogs pagos com o nosso dinheiro de contribuintes de impostos a serviço do pt.
    Abs.
    Lemon

  93. eidia

    -

    08/04/2010 às 10:05

    Pena, que os estudantes que ontem aplaudiram a anta aqui em BH, não se interessam em “saber mais”. Pena!
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

  94. Lupini

    -

    08/04/2010 às 10:05

    Reinaldão,

    De fato, é preciso desnudar todos os candidatos para que saibam, o populum, quem são.

    Falemos de Marina das Selvas para começar;
    é casada desde 1980 tendo 4 filhos; é casada atualmente com Fábio Vaz Lima, que chefiava o influente GTA, “holding” de 200 ONG’s que comercializam madeira extraída da amazônia.

    Vamos mostrar quem são na realidade, o que fazem e como ocultam.

  95. JB

    -

    08/04/2010 às 10:04

    Sinceramente, já estou cansado ler os nomes dilma e lulla. Isso acaba fixando na mente. Ao citar essas figuras, não seria melhor dizer “a candidata do pt”, para a dilma, e o “presidente”, para o lulla? Fiz a mesma recomendação para o presidente do PSDD, no caso de pronunciamentos no Senado e na Câmara. “Água mole em pedra dura, tanto bate…até que escorre.”

  96. Anonimo

    -

    08/04/2010 às 10:03

    E .. a minha proposta para Bebel é que ela mande um voto de solidariedade aos professores em greve de BH.

  97. Vera L.

    -

    08/04/2010 às 10:00

    Reinaldo,
    DONA Dilma está dando toda a munição para o PSDB,a oposição, atacá-la bem na veia. É só saber a dose CERTA! Esta é a verdadeira Dilma SEM Lula. Faz uma bobagem atrás da outra. E ainda dia desses li que está acompanhada por um “gênio” chamado João Santana e vai arrasar!!!!Imagina se NÃO estivesse!!!!

  98. José

    -

    08/04/2010 às 9:59

    A surda força das sarnas foi escondida pela candidata que as protege da receita federal.

  99. mariofn701950.6

    -

    08/04/2010 às 9:58

    caro reinaldo,o bom que vc esta sempre lembrando aos petistas o que eles fizeram e disseram,no caso do presidente tancredo a dilma levar flores ao tumulo dele soa falso de longe,porque antes nunca levou ,sera que o desespero tomou conta e agora so falta berijar criancinhas e atravessar idosos nas ruas,dizer que o brasil nunca dantes este paiz teve tão notavel desempenho(é claro tirando o mensalão,os aloprados,este pac 1 e o pac2,fome zero ,bancoop e por ai afora)tudo é uma beleza,a inflação que anda batendo a porta ninguem do governo fala nada e a dilminha parece que de tanto ficar sobre as asas protetoras do lulalau não enxerga

  100. Henrique Mineiro

    -

    08/04/2010 às 9:57

    E esse Aécio Neves que não diz nada, que ele é fruta não há dúvidas, é melancia… Não voto nele para Senador, traidor por traidor voto no PMDB. Ai de mim, sem opção de governador em Minas.

  101. DILMA TERRORISTA

    -

    08/04/2010 às 9:46

    A CADA DIA QUE PASSA FICO COM MAIS NOJO DO PT…ESSA TURMA É FORMADO POR UM BANDO DE MALOQUEIROS QUE QUEREM GANHAR AS CUSTAS DE TERRORISMO.

    VEJAM A ÚLTIMA DO BANDO: PT arma ato para rivalizar com evento de Serra

    O comando da campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República encomendou para sábado um ato político engrossado por seis centrais sindicais em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, na tentativa de fazer ‘contraponto social’ ao lançamento da candidatura do ex-governador José Serra (PSDB) ao Palácio do Planalto.
    A ofensiva do PT para bombardear a festa do PSDB, em Brasília, deverá contar com a ajuda do PT. SERÁ QUE ELES VÃO COBRAR A FALTA DE REMEDIOS CONTRA A AIDS?

  102. Baby

    -

    08/04/2010 às 9:34

    O QUE AFINAL SERRA TERIA A ESCONDER SOBRE FHC E SEU GOVERNO?

    A CRIAÇÃO DO PLANO REAL?

    A CRIAÇÃO DA ESTABILIDADE ECONOMICA?

    AS PRIVATIZAÇÕES QUE POSSIBILITARAM O ACESSO DE MILHOES
    À TELEFONIA?

    Chega dessa conversa. O PSDB tem que assumir tudo de bom que FHC fez pelo Brasil e calar a boca desses idiotas nojentos.

    Ela sim tem o que esconder de seu passado.

    BRUXA!

  103. Ricardo

    -

    08/04/2010 às 9:34

    Cadê aquela turminha de intelectuais (Antonio Candido, Fabio Konder, Celso Bandeira, Leonardo Bofe…)? Vão fazer uma cartinha em apoio a ex-gerrilheira?

  104. LG

    -

    08/04/2010 às 9:33

    É isso aí, Reinaldo! Muito bem!! O tom é esse mesmo; a linguagem TEM DE SER ESTA. Esse pessoal esquerdopata é muito folgado, acostumou-se a ser folgado, porque as suas imposturas, as suas mentiras, as suas adulterações sempre passam, sempre colam, num país de imprensa cúmplice e covarde e de opinião pública ignorante e desmemoriada. Se o PSDB/DEM e o Serra fizerem o que tem de ser feito, sem as hesitações do picolé de chuchu em 2006, a guerrilheira não chega nem no 2º turno. Tenho certeza absoluta!
    O problema é que os tucanos são os tucanos, Deus do céu!! Aguardemos…

  105. Santo André

    -

    08/04/2010 às 9:30

    Como seria bom ver o PT reverenciando seus “Mártires”. Que tal a Dilma visitando o túmulo do Celso Daniel?
    Ou o Zé Dirceu visitando o túmulo do ex prefeitor de Campinas?
    Ou o Vaccarezza visitando o túmulo do ex diretor da BANCOOP?
    Como seria interessante ver a cara da família dos mortos, será que iriam à visita e receberiam bem a homenagem?

  106. Paulo Roberto Urbano da Cruz

    -

    08/04/2010 às 9:29

    Qual a grande obra dela? Não tem nada para apresentar então vai se usar o apedeuta como muleta, rezando para que o PSDB caia na armadilha da comparação, ai eles vão jogar em cima do povo as mentiras que estão a sete anos contando. Porque ela não compara as realizações do Serra e as dela, será porque não tem nada a apresentar?

  107. Heitor

    -

    08/04/2010 às 9:29

    Em Veja – Gente há um título, “Parece Cher, mas é Ivete”
    É tanta chuva que li “Parece chover, mas é canivete”

  108. TITO

    -

    08/04/2010 às 9:28

    Se fosse apenas o desastre que se avizinha na campanha solo da Dilma,mal a coisa começou e as pragas do Egito ou do PT vem a tona sobre a presidenciável do PT.O Zé e os dividendos da consultoria sobre a banda-larga,o ínclito tesoureiro do PT,João Vaccari Neto e o mega escândalo da BANCOOP,ALOPRADOS – O RETORNO,que após a mal sucedida compra do dossiê contra os tucanos,se tornaram empresários do agronegócio como Hamilton Lacerda e ex-assessor de Antônio Palloci,Freud Godoy,Jorge Lorenzetii(churrasqueiro do presidente) e agora a prisão de Valdebran Padilha da Silva,ligado ao PT do Mato Grosso.É se a coisa continuar nesse passo,o PT e a Dilma não vão precisar de oposição….

  109. Gaucho

    -

    08/04/2010 às 9:25

    Se se jogar pesado e fazer debate anos 50 irrita esta petezada, entao Reinaldo, continue jogando pesado e fazendo debate anos 50.

  110. Heitor

    -

    08/04/2010 às 9:25

    Reinaldo, dê notícias da Bahia, clipping, ou o que seja, pois há mortos e estouro de represas por lá. Fico comovido com o Boechat, que era todo risos quando a tragédia era sobre São Paulo.

    http://www.metsul.com/blog/

  111. Ricardo

    -

    08/04/2010 às 9:24

    Rei,

    Falar do passado de um ex-guerrilheira não se trata de jogar pesado. Afinal, ela nunca o abandonou (seu passado), não é?

    E quem gosta de olhar para o passado são as esquerdas. Se elas provocam, vamos aos fatos! Não tema, não receie desagradar os ogros que fazem plantão na porta do seu blog, para despejar seu falatório indecente.

  112. Marcelo Henrique

    -

    08/04/2010 às 9:07

    Caro Reinaldo, o trecho da poesia é uma das melhores formas de crítica indireta e realista, e que se encaixa como uma luva na pessoa da candidata. Porém, se considerarmos os valores de nossa sociedade, a ignorância que se alastra no senso crítico dos bancos escolares e a paixão cega dos correligionários da candidata, muitos não rebaterão a crítica, por não entendê-la mesmo. Grande abraço.

  113. FERNANDINHO BEIRA RIO

    -

    08/04/2010 às 9:07

    ENQUANTO ISSO…

    GOVERNO BARRA AVANÇO NO REAJUSTE DOS APOSENTADOS.
    Parlamentares fazem acordo para alta de 7,71%, MAS MINISTRO NEGA APOIO. Depois de quatro reuniões e muita barganha, persistiu ontem o impasse em torno do índice de reajuste aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Enquanto líderes partidários do governo e da oposição já comemoravam um acordo que fixava em 7,71% o aumento retroativo a Janeiro, O PLANALTO TRAVOU AS NEGOCIAÇÕES, classificando a acerto parlamentar como “EFEITO ELEITORAL”. HEHEHE (SÓ AGORA “ELES” DESCOBRIRAM QUE EXISTE UM TAL DE “EFEITO ELEITORAL”!

    Prevista para ser votada na Câmara ontem, a correção esbarrou na falta de consenso ENTRE GOVERNO E CONGRESSO. Agora, os ministérios DA FAZENDA E DO PLANALTO aguardam posição do presidente LULA. Segundo o ministro do Planejamento, PAULO BERNARDO, LULA não estaria disposto a “AVANÇAR MUITO” sobre os 6,14% já concedidos pelo governo em Janeiro.

    – PRECISAMOS SABER QUAL O FIM DESTE NEGÓCIO. Daqui a pouco vão querer dar 70% – reagiu Bernardo.
    REINALDO QUE MINISTRO PODRE. NOS AUMENTOS “DELES” O ZÉ POVINHO NÃO PRECISA SABER DE NADA!

    Desde o final da manhã, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), negociava um reajuste de 7%, para o qual havia recebido sinal verde da equipe econômica. Estudos preliminares projetam um impacto de R$ 1,2 bilhão nas contas da Previdência. No Senado, as bancadas do governo e da oposição insistiam em 7,71%.

    Negociações devem ser retomadas só na terça.(SERÁ)?

    Como os articuladores políticos do governo consideravam inevitável a aprovação do reajuste, os líderes partidários lutavam para que um mesmo índice fosse votado na Câmara e no Senado. Contavam com a obediência e a maioria da base aliada. Porém, o próprio líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), encampou os 7,71%, o QUE IRRITOU O PLANALTO. DÁ PARA ACREDITAR NESTA FALTA DE VERGONHA? HEHEHE. UM LEAL ABRAÇO.

  114. Artur

    -

    08/04/2010 às 9:07

    Pois é a hipocrisia rondou o túmulo de Tancredo, e a Hipócrita Mor do Brasil, foi lá para despejar mais das suas imundícies ininteligíveis, tem quem goste……..

  115. ESPADA

    -

    08/04/2010 às 9:06

    A terrorista está ficando pior que o molusco.
    A criatura superou o criador, é impressionante o cinismo, realmente acho que Estela é uma psicopata. Tancredo não foi apoiado pelos
    petistas no Colegio Eleitoral e agora a terrorista vai à Minas homenagea-lo. A quadrilha está perdendo a noção e apelando para qualquer coisa para se manter no poder roubando nosso dinheiro.
    É a hora de Aécio dar um pontapé nesta psicopata

  116. paulo roberto christoforo

    -

    08/04/2010 às 9:02

    Deprimente, ridículo, deploráveis as atitudes desta senhora que deseja ser Presidente do Brasil, trata os mineiros como idiotas e o Brasil. Pensa que não temos cérebro, que não temos memória. Dizes com quem andas, que te direi quem és. Dilma é Collor, é Sarney, é Renam Calheiros, é Jader Barbalho, é Delúbio Soares, José Dirceu, é o mensalão. É tudo que representa de mais nefasto na política brasileira. É o retrato do atraso, da corrupção, da roubalheira. É isto que quer governar o Brasil? Ela sim é o verdadeiro lobo em pele de cordeiro, quando lhe convém. Brasil acorda, que experiência de administração esta mulher tem? As obras suspeitas do PAC estão derretendo com as chuva no Rio de Janeir

  117. IVANOR

    -

    08/04/2010 às 9:00

    O Povo tem memória curta porque, na realidade, a maioria não tem acesso a livros, a história e o analfabetismo ainda campeia solto. Não é o caso de ex-terroristas e no entanto agem como se tivessem memória curta. E tem um certo semi, que ainda diz que ella não é rancorosa. Não, isso é auto-amnésia. Como Ella se propôs esquecer os malfeitos, participação em assaltos e em incursões que causaram mortes, misturou tudo e faz de conta que esqueceu torturas que dizia ter sofrido.Quanta contradição. Enquanto não guarda rancor aprova o famigerado Direitos humanos do Vanucci.É uma traíra e o Helio Costa também não se deu conta.

  118. Yara Chiara

    -

    08/04/2010 às 8:58

    SENHOR Reinaldo Azevedo, você anda muito sumido!

    Desculpa, não resisti a uma bobeira. Se resistisse, não seria eu. :)

  119. Cris Azevedo

    -

    08/04/2010 às 8:56

    Rei

    Eu acho que mais dia, menos dia, Dilma se verá a frente com sua biografia. Já que ela insiste! Independente, porém da sua (dela) insistência sobre o assunto, os brasileiros têm mesmo que conhecer as biografias dos candidatos.
    Se Dilma tem o que esconder, se o seu passado a condena, não é você que tem culpa disso. Tampouco é “indelicado” falar sobre o tipo de militância política (POLÍTICA) que ela exerceu. Nada mais pertinente, diante de uma eleição.
    Não se trata de pegar pesado, não. Quem pegou pesado não foi você. Foi Dilma, quando militava.

  120. Too Loose Lautrec

    -

    08/04/2010 às 8:54

    Dilma é a impropriedade ambulante. E falante.
    Fruto de prepotência típica do oligarca ignorante não cairá longe do pé. É ser sem raízes. Viceja onde e como estiver.
    Tem alimento único e sem preço: o poder.
    Fardou-se e não recusará papel. Beijará qualquer boca. Será como o criador.
    Traiu, trai e fatalmente trairá.
    O criador também.
    É a sina de ambos.
    O colo de PMDB multiempirocado e teso pelo mesmo poder.
    Custará ao PT a promoção a ser mais um PDT.
    E a do seu eleitor de ser, como sempre, coautor da própria ignorância.

  121. Teo

    -

    08/04/2010 às 8:51

    Caro Reinaldo,

    Continuando…
    O suposto perito se isenta de qualquer responsabilidade no posto
    de atendimento, pois, o beneficiário não tem o direito sequer de
    saber o nome de quem lhe deu “alta” ou indeferiu seu pedido.
    Está uma vergonha!!

  122. Eduardo/MG

    -

    08/04/2010 às 8:51

    É natural para Dilma pedir votos a nós mineiros para Anastasia ao governo do estado e para ela para presidente. Traição no PT é arranjo de alcova, afinal como diz o aforismo latino “serpente que não devora serpente não vira tragão”.

  123. Anacleto Jacutinga

    -

    08/04/2010 às 8:50

    Reinaldo,
    Além da excelente qualidade analítica dos seus artigos (e aqui não vai nenhuma bajougice), gosto muito das ilustrações literárias a que você recorre com freqüência e com muita propriedade, e com as quais tenho afinidade (Graciliano, Mário Faustino e agora Cecília Meireles). Apesar da apreensão, é com imensa alegria e satisfação que os leio todos os dias. Um abraço, do Anacleto.

  124. Beto

    -

    08/04/2010 às 8:49

    Reinaldo, esta frase encontre atribuida a Tutty Vasques, sem entrar no mérito do autor que não conheço, a frase achei ótima:

    “Dilma Rousseff chegou com 25 anos de atraso ao enterro de Tancredo Neves.”

    Encontrei no blog Dois em Cena:
    http://dois-em-cena.blogspot.com/2010/04/ha-controversias.html

    Abraço a todos.

  125. Teo

    -

    08/04/2010 às 8:48

    Caro Reinaldo,

    Por falar em traíção, o governo vem traindo os trabalhadores de
    forma acintosa no INSS, já está instaurada a ditadura nessa autar-
    quia.Portarias, normas internas e outras malandragens estão barran-do direitos, “ALTA PROGRAMADA” é a estrela da festa.Muitos estão
    recorrendo à Justiça Federal e seus processos “repousam” por alí
    durante muito tempo e no final são indeferidos por um um suposto
    perito.

  126. Renato

    -

    08/04/2010 às 8:37

    Caro Rei,

    Simplesmente sensacional.

    Parabens e obrigado por mais esta obra de leitura obrigatória.

  127. antonio

    -

    08/04/2010 às 8:37

    A história não fala bem de traidores e Dilma sabe disso. Como ela anda mal acompanhada e tem como guru um mentiroso-mor, é natural que assim proceda. Por outro lado, como dizia uma velha canção popular, “quem pensa que o mineiro é bobo vai cair na boca do lobo. Como D. Dilma anda falando muito em lobos, que se prepare, pois o mineiro nunca foi, não é e nunca será bobo. Ele sempre se lembrará do que fizeram com Tancredo. Portanto, a boca do lobo já está bem aberta à espera dos oportunistas.
    Não é preciso nem falar de ética, nem solidariedade. A rasteira que se anuncia para o Hélio Costa fala por si só.

  128. Décio

    -

    08/04/2010 às 8:34

    Genial lembrança, esse poema, Reinaldo.

    A poesia é sempre redentora.

    Grande abraço e admiração

    Décio

  129. ziza

    -

    08/04/2010 às 8:21

    Para desmontar essa farsa chamada lulllla e dilma, nada melhor do que a verdade, na sua grandeza real. A verdade sobre a aprovação de companheiros terroristas, ditadores assassinos, “menino do MEP”, vida fácil e nababesca sem nunca ter trabalhado, elevação de um zero à esquerda a “ronaldinho das finanças e comunicações” endeusamentosde lamarcas e dos seus atos de banditismo escancarado, secundado pela loba, que deseja encarnar-se numa pele de cordeiro, A VERDADE SOBRE A ÉTICA ENVIEZADA, a verdade sobre o domda mitoania e da enganação, a verdade sobre o desejo de cubanizar o Brasil etc

  130. adelson

    -

    08/04/2010 às 8:16

    As vezes temos de ser até grosseiros na expressão que usamos, mas HAJA SACO para aturarmos isso. Ouro é ouro. Prata é prata. E escória É ESCÓRIA. Ou, como dizia o saudoso e querido Clodovil; GENTE DE 5ª categoria. O que se pode esperar?

  131. Siqueira

    -

    08/04/2010 às 8:13

    Até agora Dilma, a doutora de araque, candidata biônica de Lula, só demonstrou que por trás de sua patética agressividade e das frases de efeito sem qualquer conteúdo, não existem idéias próprias. É um factóide político somente comparável ao PAC. Quando discursa, revela uma alma torturada pelos pensamentos desconexos que saem aos borbotões em seu peculiar linguajar, o dilmês, que agora na versão 2.0, pretende ser mais popular, entendendo-se como popular o erro proposital, transcrito pelo blog do Augusto Nunes:

    “A questão é a seguinte: cumé que um racionamento, a falta de energia que um racionamento implica, ele acontece? Não acontece de um dia para outro, ele acontece porque você não planejou”.

    “Nós tivemos vários problemas na execução do PAC. Primeiro porque não existiam projetos no Brasil, né? Nós tivemo que fazê os projetos. Muitas vezes a imprensa até me perguntava assim: vocês não conseguem tirá o PAC do papel! Eu falei não, o problema não é esse, nós temo de botá o PAC no papel pra ele podê saí do papel, porque botá no papel é fazê o planejamento dele, né?”

    “Acabamo com aquela história de a cada ano ocê licita e aí dá uma arrumadinha no porto… Nós fizemos contratos de dragagem mais ou menos em quase todos os grandes portos do país… isso significa também que agora ocê tem dagagem (sic), primero cê draga e depois cê contrata a manutenção de quem dragou”.

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/celso-arnaldo-captura-dilma-e-enriquece-colecao-de-cretinices/

    Essa é mais uma herança maldita que Lula quer legar aos brasileiros, ao lado do Mensalão, dos aloprados, do dólar na cueca, Plano Nacional-Socialista dos Direitos Humanos e do aparelhamento do estado pelos petralhas. Se Lula já é dose de cretinice, Dilma é a overdose.

  132. jovem

    -

    08/04/2010 às 8:10

    Mosca!

    Reinaldo, parabéns!

    Foi ela que escolheu viver do pqssqdo no presente.

    Tenho feito pesquisa entre conhecidos. Pouca gente sabe do passado terrorista da multifacetada DILMAZIA.

    Praticamente, ninguém sabe da covardia dela contra as vítimas da sua sandice guerrilheira.

    Tragam-na para a arena da verdade!

    Ela não fica nem em terceiro lugar na eleição.

    A campanha tem que desnudá-la (não o corpo, que ninguém se interessa).

    Sem namorado, como ela própria diz, seu passado é tão feio como são seu corpo e sua cara!

    Sai prá lá tribufu!

  133. Hélio Pimentel

    -

    08/04/2010 às 8:08

    Favor ligar a tecla SAP…

    Seria interessante se houvesse um debate entre jornalistas da “imprensa golpista” contra os da “imprensa isenta”.

    Reinaldo Azevedo x Paulo Henrique Amorim
    Diogo Mainardi x Mino Carta
    Augusto Nunes x Luiz Nassif

    Seria bem mais emocionante do que o Campeonato Paulista!

  134. Fabio

    -

    08/04/2010 às 8:08

    Como se diz no interior, ” quém trai um, trai cem”.
    Cuidado povo de Minas Gerais, Dilma vai trair vocês como deseja que Aécio traia seu partido, como deseja trair o candidato de seu próprio partido em Minas, como traiu seus companheiros mudando de organização e de partido várias vezes…
    Dilma não tem, vamos dizer assim… uma moral muito consistente.

  135. Anita

    -

    08/04/2010 às 8:08

    Reinaldo,
    Perfeito o seu texto! Quanto mais eu sei da “maneira” dos petralhas em fazer política mais enojada fico.

  136. Cícero Gava

    -

    08/04/2010 às 8:04

    Genial!!

    Concordo em número, gênero e grau!!

    Oremos pelo futuro que virá!

    Grande abraço!

  137. Carlos

    -

    08/04/2010 às 8:03

    Sempre de chapeuzinho vermelho é ótimo! É isso mesmo! os petistas são como aquele primo, irmão, cunhado ou qualquer sorte de reslação que toda família tem: estão sempre sorrindo, dizem-se bem intencionados mas na primeira oportunidade praticam o roubo, a traíção ou a fofoca destrutiva! Vade retro Pe-te-nás !!!!

  138. Ivan

    -

    08/04/2010 às 8:02

    Dilma tem uma moral complacente que acita praticamente tudo que é degradante e inferior como se méritos tivessem. Seu pragmatismo brucutu não distingue mais o certo do errado quer apenas vencer a qualquer custo porque foi ungida pelo cara.
    É a afronta para as tradições políticas de Minas Gerais a ação nefasta desta senhora. Creio que poucos neste estado aceitam que um político mineiro faça o papel de capacho subalterno que Pitta fez para Paulo maluf como Lula vem fazendo para Lula. Quem tem orgulho do papel que Dilma está fazendo????

  139. et

    -

    08/04/2010 às 7:59

    Perfeito Reinaldo sua exposição do mau feitio moral desta candidata e de seu partido, lamento que Minas Gerais novamente será, assim como foi na traição de Washington Luís pelo Sr. Andrada, palco de mentiras de uma história que eu e muitos esclarecidos não engolimos. Ainda bem que temos um pensador do teu quilate para expressar nossa indignação e não cair nessa estorinha do caminho do lobo mau. Endosso suas palavras sem tirar nenhum “ai”.

  140. Pedro Erik

    -

    08/04/2010 às 7:57

    Reinaldo,

    As vezes acho que a Dilma eh louca no sentido de saude mesmo. Ela fala completamente fora de qualquer realidade ou historia. O Lula tambem o faz, mas em um nivel bem mais proximo do chao. Sinceramente, acho que a Dilma ainda caba em um hospicio.

    Seu texto estah excepcional. Parabens.

    A forca surda dos vermes eh potente mas o amor divino e a forca do espirito santo estao com voce.

    Abraco,
    Pedro Erik

  141. JORGE COSTA

    -

    08/04/2010 às 7:52

    Mais uma vez Aécio agiu corretamente.Não se trata de uma questão familiar,e a resposta foi dada, politicamente,pelos partidos que legitimamente arrogam para sí a herança do ilustre mineiro.Quanto à cogitação do nome de Andrea Neves para vice de Serra,o que tenho a dizer é que se trata de uma pessoa altamente capaz.Muitos esperavam que ela viesse a ser herdeira política do avô.Quanto a Dilma,o PT é assim mesmo.Sempre que muda dá uma volta de 360 graus(he,he).

  142. Gione Oigen

    -

    08/04/2010 às 7:48

    Biografia por biografia, a do Serra o habilita a ser o nosso proximo Presidente.

    A biografia de Dilma é um lixo. Terrorista, nunca foi eleita prá nada, academicamente um fracasso. Que mais?

  143. jorge

    -

    08/04/2010 às 7:46

    A Dilminha paz e amor posando de Santa ! agora deposita flores nos túmulos…antes gostava das armas para fabricar defuntos!
    O Serra tem de descontruir essa vigarista. Ele precisa perguntar em público por que o plano PNDH-3 teve a assinatura dela, se ela diz ser uma democrata. Ela vai a igreja? Então por que ser a favor da retirada dos símbolos cristãos dos prédios públicos e a favor do aborto?
    Não dá para debater com essa mulher deixando de fora esses temas. Dilma só tem passado, daí ela sempre querer o debate FHCxLula, pois ela não tem vida presente.

  144. Ignez

    -

    08/04/2010 às 7:36

    Os Ptistas estão tentando impor uma pauta para o debate. Pauta onde eles se sentem mais a vontade. Se essa pauta for a capacidade de administração do Serra e da Dilma, aí a coisa fede . E mais o que ela tem a falar? O que ela pensa? Ela , não a fantoche de Lula. Nada. Ela é só um boneco descabeçado e dirigido. Acho que é nesse ponto. Mais que o seu passado de revolucionaria , de loba em pele de cordeiro que ela é. Seus pensamentos não são pertinentes com os tempos atuais. E isso a desqualifica para o exercício da presidência. Se ela conseguir impor a pauta ela fica confortavel. Não podemos deixar isso.

  145. saüdade

    -

    08/04/2010 às 7:34

    Caro Reinaldo. Lembra as vezes em que se refere ao caráter, por assim dizer, correligionário da “mídia” mineira?
    Pois bem, afirmo que você não sabe o que diz, fala sem conhecimento completo de causa, do ponto de vista de quem mora longe de MG.
    “Pô, mas por quê?”
    Porque a imprensa mineira já atravessou há muito o limiar antes do qual seria possível logicamente trabalhar com as categorias de parcialidade e imparcialidade. Isso porque a imprensa mineira se tornou a própria boca de Aécio Neves e de seu “projeto de poder”!!! Nesse ponto, nem o perdigoto cuspido por Dima seria veiculado por uma rádio local sem o completo aval de Neves. Pode crer, meu caro.

  146. Anônimo

    -

    08/04/2010 às 7:34

    Sinceramente, não entendo porquê não escolheram o Fernandinho Beira-Mar para ser os substituto do Coroner Lula da Silva, e preferiram uma pé-de-chinelo.

  147. Dawran Numida

    -

    08/04/2010 às 7:31

    Interessante. Ensaia estimular, unir, resolver e investe no estímulo à divisão. Quanto maior a exposição, mais o cidadão tem informação.

  148. Maria Helena

    -

    08/04/2010 às 7:28

    Eu acho que essa moça tem tão pouca importância, Reinaldo. Por que você lhe dá tanto espaço, mesmo na tentativa acertada de defenestrá-la? Os brasileiros sérios têm que ter medo agora é de fraudes eleitorais: roubo mesmo. Porque essa aí não encanta nem cobra venenosa. Ela é tão chinfrim que chega a corar de vergonha os próprios “cumpanheiros”.

  149. naldig

    -

    08/04/2010 às 7:24

    Grande, Reinaldo! Como sempre seu texto é construído por verdades. É triste ver bandidos e bandidas transitarem no corta-luz dos corrompidos. É preciso dizer com todas as palavras a desfaçatez desta gente. Não importa o ano e modelo da luta. Só a verdade é importante.

  150. Bru, Mário

    -

    08/04/2010 às 7:18

    Pensão para toda a vida… Cecília parece que tinha o dom de profetizar, e anteviu as farras petralhas! Mas um livro que não fica a dever nada ao Romanceiro é Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados