Blogs e Colunistas

04/02/2010

às 16:34

ELES ESTÃO RENUNCIANDO AOS LEITORES

Há um fenômeno em curso em certos setores da imprensa, especialmente aqueles de meios mais tradicionais, como jornais. Além da infiltração óbvia e antiqüíssima, feita pelo “Partido”, são também vítimas passivas do assédio organizado da patrulha. Já identifiquei aqui o fenômeno: não importa quão petista, lulista, dilmista, antitucana, anti-serrista, o diabo a quatro, ela seja, a máquina de difamação continua a tachá-la de tucana, de anti-Lula, de antipetista, de direitista etc. Como ela ainda não descobriu os meios adequados para fazer frente ao ataque das hienas, age como a presa improvável: “Ok, tomem um pedaço do meu quarto traseiro, posso viver sem ele…” E as hienas fazem o banquete. Até que fiquem com vontade de mais um pedacinho. Desculpem-me a metáfora selvagem. Mas é o que está em curso.

Há algo mais do que a reação passiva à patrulha. Há também engajamento, ainda que em nome das regras de mercado. Posso imaginar como agem aqueles rapazes e moças que analisam pesquisas de satisfação do consumidor… Já participei de alguns encontros dessa natureza. O que parece ciência é, no fundo, pura subordinação à esfera dominante de opinião. A esfera dominante de opinião é, digamos, pró-PT, pró-Lula etc? Então os práticos perguntam: “Por que dar murro em ponta de faca?”

O “leitor-ninguém”, aquele não-engajado, desaparece do horizonte das preocupações de quem produz notícia. É evidente que isso é particularmente perverso noS jornais. Quem se manifesta para acusar o veículo de preconceituoso, partidário e parcial são justamente aqueles que são treinados para a guerrilha ideológica. O “leitor-ninguém?”, não-organizado, não se ocupa disso. Parte dessa patrulha é hoje mobilizada por subjornalistas e blogueiros financiados com verba pública.

E os jornais vão cedendo. Entra-se num delírio muito interessante, que segue os seguintes passos:
1 - No geral, o noticiário é absolutamente favorável ao governo e aos petistas;
2 - a patrulha, no entanto, sabe que isso não pode ser admitido porque, nesse caso, perderia parte do seu poder de intervir nas redações. Então continua a acusar os veículos de persegui-los etc.
3 - e como os veículos reagem? Ora, produzindo matérias contra os adversários da patrulha a título de “OUTRO LADO”. A LOUCURA ESTÁ EM PRODUZIR O OUTRO LADO SEM QUE “O LADO” TENHA SIDO DADO.

Não é um jogo sem conseqüências nefastas para a política e para… os jornais. Ao adequar a sua linha editorial a essa suposta metafísica influente — que metafísica não é e influente tampouco; trata-se apenas de pressão organizada —, os leitores desertam, vão embora.

Até agora, o mercado publicitário reagiu pouco ao declínio de circulação. Em breve, certo como a luz do dia, começarão a operar as leis de mercado, tão fatais como aquela que faz cair a maçã. Hoje, não deixa de ser confortável ter o que muitos chamariam “circulação pequena e influente” porque se gasta “menas grana” — para adequar a gramática à… metafísica influente — com papel. Observem que o jornalismo começa a ceder o seu terreno para o departamento de contabilidade… O raciossímio é assim iluminado: se dá para ter x de receita com x exemplares, por que ter x de receita para x+10? É burrice. Ocorre que os preços de anúncio ainda são para “x+10″. Chegará o dia em que o anunciante, os donos — não aqueles que servem de intermediários nas agências e nas empresas —, vai considerar que o anúncio vale o quanto circula.

Os leitores desertam porque se sentem, de algum modo, manipulados, vítimas de uma, lá vai a expressão de novo, metafísica influente que não é a sua. E migram para a Internet, tratada com solene desprezo pelos que se sentem guardiães (sempre que posso, evito o plural em “ões”; questão de gosto…) do “verdadeiro jornalismo”. Ocorre que as portas do castelo já foram rompidas pelos bárbaros. Eles estão tomando conta da pauta. Boa parte do jornalismo fala hoje à militância.

“E você? Qual é a sua militância?”, indaga  o militante. A minha? Democracia representativa, economia de mercado, estado de direito, triunfo da lei, validade do contrato. Se protesto contra uma reportagem como a publicada ontem pela Folha  —  cito uma caso, mas há outros, em outros jornais, e falarei deles — que criminaliza Gilberto Kassab por algo que o Tribunal Superior Eleitoral já decidiu que é legal, a minha suposta simpatia por Kassab, pelo DEM, pelos conservadores, pela direita — e pelo diabo que  carregue os idiotas — não tem a menor relevância. AINDA QUE TUDO ISSO FOSSE VERDADEM, ALGO MUDARIA NA DECISÃO DO TSE??? A democracia e o estado de direito deixam de ter validade porque um promotor eleitoral e um juiz decidiram, segundo critérios assumidamente subjetivos, criminalizar o que não está caracterizado como crime? A notícia não estaria justamente aí?

Eu estou dando conselho para jornais? Eu não! Nunca dou conselhos sobre como ganhar a vida para gente mais rica do que eu, hehe… Tenho senso de ridículo. É que sou, também nisso, um tradicionalista e considero importante a sobrevivência dos jornais. Ocorre que, por enquanto, os acionistas decidiram viver aquele falso mutualismo com as hienas.

A carne perdida, os leitores, não se regenera. E, na atual marcha, o fim espreita os jornais. Não há nisso nada de catastrofismo, escatologia finalista etc. Eles sabem bem do que estou falando.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

97 Comentários

  1. Beto

    -

    07/02/2010 às 21:50

    Perdão pelos “ñ, pq, q, hj, etc..” foi a forma do texto se enquadrar no espaço.

    Abraço Reinaldo, abraço a todos!!

  2. Beto

    -

    07/02/2010 às 21:45

    Caro colega Cambronne,
    Meu depoimento foi só o resultado daquilo q captei, lendo e observando os comentaristas.

    Ñ conheço nem tenho nda contra os citados. Só citei a linha a que pertencem. Maioria deles, a propósito, nem escrevem sobre temas políticos, atuam noutras áreas na redação. Mas ñ deixam de ser seres políticos com influencia no jornal.

    Qto ao último citado, tive um bate-papo certa vez em seu blog, que é esportivo (e ele é bom profissional nessa área, por sinal). Ele mantinha com convicção! opinião de q Zelaya foi vítima de golpe em Honduras.Ñ houve jeito de convencê-lo da realidade q mostrou-se evidente. Ou é ignorância (oq pelo mostrado ñ se sustenta)ou é esquerdismo cego mesmo.

  3. Carlos

    -

    05/02/2010 às 20:06

    Reinaldo, o brasil tem mais endémicos que sempre trabaram o pais e que hoje e o caldo de cultivo ideal para o marxismo, lei de gerson diseminada por toda a sociedade e pobreza material e mental da cidadania, quando dizem que mais da metade é clase media com renda de R$1.075 eu considero miseria mesmo, vc. comprova quando anda por barrios o a caminho dos aeroportos, a paisagem diz tudo, não precisa ser desenhado. O que vai acontecer com a imprensa, também acontecera com os empresários, seria bom saber do klein porque vendeu para o petralha diniz as casas bahia, mais o melhor acontecerá com os advogados e sua OAB, quando concluido o processo não seram mais necessários.

  4. Jeferson

    -

    05/02/2010 às 19:34

    Outro dia tentei ler a folha de S˜åo Paulo que estava numa sala de espera. A Folha de São Paulo não dá mais para ler. “Ela foi aparelhada” virou um jornal governista demais, pesou na mão no adesismo mais rasteiro. Chegou a dar um pouco de pena ver um jornal com a história e aimportância da folha ter chegado a este ponto. Os donos da Folha deveriam saber que até mesmo o Lula e também o PT vão passar, mas o Brasil continuará…

  5. Anonimo

    -

    05/02/2010 às 18:51

    Reinaldo,

    É verdade, aqui em Brasilia, alguns amigos que conheço deixaram de assinar jornais, pela postura sempre favorável ao governo. Pensam que o povo é burro ou massa de manobra, segundo esses ditos “jornais” e canais de tv cooptados,
    O governo atual do país é apresentado sempre positivamente. Uma lástima, se um dia alcançarem (espero sinceramente que não), esse plano retrógrado de ditadura que querem implantar aqui, então lhes oferecerão os premios petistas dos agregados: Ração, uma bolsa qualquer coisa, ostracismo e desprezo. Quem sabe então se lembrarão dos outrora leitores e telespectadores, mas então será tarde.

  6. independente

    -

    05/02/2010 às 17:48

    Caro Reinaldo,

    nao sei que jornais anda lendo, mas os 2 maiores de SP é pau no Lula no PT todo dia.

  7. SERGIO OLIVEIRA

    -

    05/02/2010 às 16:57

    REINALDO OBSERVA
    Você citou uma escória que não merece aparecer neste blog nem como exemplo de coisas detestáveis. Por isso, decidi não publicar.
    Uma braço,
    Reinaldo

  8. Serra Presidente 2010

    -

    05/02/2010 às 15:34

    Meio tarde para isso. O desgoverno Lula está no fim e quem resolveu se vender só agora está perdendo credibilidade e não está ganhando o dindim do governo ( quer dizer, do desgoverno ). esperto foi o Mino da Carta Capital, que deu cobertura logo cedo e ganhou publicidade oficial por 8 anos.

  9. Diego Almeida

    -

    05/02/2010 às 15:20

    Reinaldo,

    Você tem, costumeiramente, escrito a respeito da extinção dos jornais. Esse assunto vem sendo discutido entre os meios? Parece que você fala a alguém em particular, alguém exo-leitores-do-blog.

    Diego ALmeida

  10. Marcos F

    -

    05/02/2010 às 14:59

    “Helicóptero com ajuda humanitária dos EUA para o Haiti cai e mata duas pessoas” - esta é a manchete. Só que as pessoas “matadas” foram os tripulantes. É terror ou não?

    Mas terror, mesmo, é a contratação pelo Estadão (Caderno 2) de Maria Rita Kehl, como colunista fixa. Mais uma página para desviar (a 1ª é a do horóscopo).

  11. Cambronne

    -

    05/02/2010 às 14:31

    Reinaldo,
    como sempre, você pegou na veia! Desde a manhã estou remetendo seu artigo para amigos jornalistas, relacionando-o com fatos que presenciamos.
    Ao Beto, das 12:08, cumprimentos por entender o que se passa no RS. Sou mais velho, trabalhei na antiga Cia Caldas Junior e vi a canalha primeiro fechar o jornal Folha da Manhã, afastando anunciantes e leitores esclarecidos. Depois faliram a empresa, matando a Folha da Tarde e o Correio do Povo, o “Correião”. E acusaram o dono, cujo pecado foi não ter percebido o tipo de jornalistas que empregava, bajuladores pela frente e algozes pelas costas.
    Hoje, Beto, eles estão lá, na empresa do jornal que você desistiu de ler. Eu vi tudo.

  12. marta

    -

    05/02/2010 às 14:13

    Parabéns pela coragem de colocar o dedo na ferida. Por mais de 10 anos eu comprava a Veja, a Época e a Isto é. Assinava a Folha.
    Quando descobri que a Isto é era a revista mais “vendida” do Brasil, deixei de comprá-la. Devido ao petismo da Folha, deixei de assiná-la. Em dezembro último, por causa da propaganda do filme Lula, o Filho da Luta que a Época trazia, deixei de comprá-la também. Jornal Néscional, não assisto faz tempo. Agora só compro a Veja (por enquanto). Por isso, não gosto de fazer assinaturas, para ter a liberdade de descartá-las quando bem desejar.

  13. Einar Larson

    -

    05/02/2010 às 11:42

    Hoje o Estadão anuncia com orgulho mais um colunista esquerdista - aliás deveria tb ser musa do Rei - Maria Rita Kehl… Lá vem vigarice “com sabor psiquê”.
    Penso que o fenômeno da esquedização dos jornais não é apenas fruto da infiltração de militantes. Vejo cooptação de chefões e propiretários. O caso Abílio Diniz é emblemático desse tipo de empresário que troca sem pestanejar liberdade por reserva de mercado, assinantes por proganda oficial.

    Einar

    http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,maria-rita-kehl-estreia-como-cronista-no-caderno-2,506508,0.htm

  14. Edson Martins Dom Pedrito RS

    -

    05/02/2010 às 10:36

    Caro Reinaldo
    Gostei do Pi Pi Pi, também estou Ptista, com a testa mucha, que nem eles quando vão ao banherio.
    Voltarei

  15. Jmendes

    -

    05/02/2010 às 10:24

    O jornalismo está entregue hoje ao fascismo da militância organizada, ou seja, a ditadura das minorias.

  16. Maurício (MG)

    -

    05/02/2010 às 10:20

    Reinaldo

    Aprendi a ler jornais e revistas regularmente já na minha adolescência. A leitura do Jornal do Brasil (meu preferido), do Estadão ou da Folha (quando tinha acesso a eles), às vezes até do Globo, era um grande prazer. Hoje em dia, raramente compro um jornal. Os grandes jornais foram para o espaço. É uma pena. Mas, felizmente, temos você, Reinaldo, o Augusto Nunes e o Mainardi, graças ao bom Deus, não se esquecendo dos outros excelentes profissionais que a Veja conseguiu reunir.

  17. Jorge Altair

    -

    05/02/2010 às 10:08

    É isso aí Reinaldo.
    Um exemplo muito interessante disso tudo que você falou é o Grupo RBS ( afiliado da Globo no RS e SC): No Rio Grande do Sul eles defendem o Governo Lula mas também tentam defender o governo estadual da amalucada tucana Ieda, e em Santa Catarina defendem a tríplice aliança ( pasmem! ) PMDB-PP-PSDB (cruz-credo!). Com esta salada de fruta eles podem dizer: viu? nós somos isentos.
    E, é lógico, abocanham a maior fatia da propaganda oficial.

  18. Tulio Valente

    -

    05/02/2010 às 9:28

    Olavo, Reinaldo, Diogo e Graça Salgueiro…
    Vocês fazem, na imprensa, o papel do quarteto restaurador de “O Rei Leão”.
    Não sei qual de vocês é Simba, Pumba ou Timão… (a Graça é a Nala).
    Mas sei que há muitos Scars e hienas por aí. Uma coisa de louco! (ou de loucos).
    Sei também que seu combate é duro… mas vocês combatem o bom combate.
    Abraços de admiração.
    Túlio Alcântara Valente.

  19. José Eduardo Diniz

    -

    05/02/2010 às 7:31

    Bom dia a todos !

    Em Minas , os nossos jornais já foram
    “p’ro vinagre” .
    Todos eles , agora , são oferecidos nos
    semáforos , postos , farmácias , com os
    vendedores implorando para que você
    leve um exemplar .

    Mas as empresas se gabam de vender
    aquelas coisas chamadas de jornais a
    R$ 0,25 como nunca ….

  20. Alligare

    -

    05/02/2010 às 3:54

    (REINADO, PERDÃO - NO AFÃ, ACHO QUE MANDEI O COMENTÁRIO ABAIXO PARA O LUGAR ERRADO!)

    Barbaridade!
    Que crise é essa no “jornalismo” brasileiro…
    Diante dos teus esclarecimentos fica- se a dúvida que não quer calar.

    ESSE CARA OU SOFRE DE BURRICE, OU É PETRALHA OU GIGOLEA PRÁ QUEM PAGA MAIS.
    NORMAL NÃO É. NÃO DIANTE DOS FATOS. NÃO PARA UM JORNALISTA!

  21. Ivan

    -

    05/02/2010 às 1:47

    Este post é da maior relevância para todos aqueles que se preocupam em defender a democracia. Eu já disse que era assinante do Globo até quando este jornal tratou a questão do mensalão de uma maneira leviana. Havia sempre um “outro lado”. Na época mandei cartas afirmando que era como se imparcialidade e isenção fossem dar o mesmo espaço para os carrascos nazistas e vítimas dos campos de concentração. Um jornal tem que tomar partido sim. Da verdade, da decência, da justiça, da liberdade. Ou então estará se tornando irrelevante. Venderá mais para as ” massas” , mas a longo prazo ( não tão longo nesses dias) estará se suicidando. Um grande abraço Reinaldo.E não é só o Globo!

  22. ronaldo

    -

    05/02/2010 às 1:11

    A realidade é trágica. O aparelhamento do Estado e de praticamente todas redações de jornais, fez com que fosse criada uma legião de “idiotas cultos” e seus seguidores não menos idiotas e incultos.
    O exercício do pensamento, faz com que se abandone a leitura desses jornais e se procure em outros espaços, a reflexão crítica para o entendimento de tantas realidades.

  23. ecspee

    -

    05/02/2010 às 1:00

    Em boa hora esse post, Reinaldo. Desde que aprendi a conhecer notícias com cara de subjornalismo, anseio pelo dia em que não olharei mais o jornal como papel para embrulhar peixe. Assim como penso que essas notícias baba-ovo na internet também merecem ficar sem audiência. Tenho orgulho de fazer parte dos 20% não manobrados pelo bostejador de promessas e seus seguidores.

  24. Marco

    -

    05/02/2010 às 0:57

    Bem, pessoal, querer explicar a vida em poucas linhas é difícil, mas vamos tentar. Grosso modo é assim: a DIREITA é o HOMEM EM SEU PROCESSO NATURAL DE EVOLUÇÃO e a ESQUERDA é o HOMEM, ACHANDO QUE JÁ SABE(???), QUERENDO INTERFERIR NESSE PROCESSO para melhorá-lo.
    Sim, podemos melhorar o processo, mas com INTELIGÊNCIA E SABEDORIA (o que elimina os radicalismos e,consequentemente, o PT…).
    (Nossa, tô ficando traumatizado com eles!).

  25. Lila

    -

    05/02/2010 às 0:48

    Não tenho nada contra opções de jornais e jornalistas, tenho sim contra a falta de integridade e imparcialidade deles… Imagina se estivermos assistindo a um jogo do Palmeiras x São Paulo é o comentarista narrar e torcer pelo seu time, ou o juiz influenciar na decisão do jogo, o estadio viria abaixo, os torcedores não perdoariam… Blog neles!!!

  26. Danilo Carrijo

    -

    05/02/2010 às 0:37

    Reinaldo, lembra-se do post sobre o uso dos porquês ?

    Tenho ele impresso, e o consulto sempre.

    Há alguma regra para o plural das palavras terminadas em “ão”, ou o remédio é mesmo um bom dicionário ?

    Abraço,

    Danilo Carrijo

    REINALDO RESPONDE

    Há razões que explicam o “ões”, “ães” ou ambos, mas não é possível fazer uma regra, não. É dicionário mesmo. Curiosamente, no Brasil, sataniza-se o tal “pai dos burros”. Mentira! Dicionários fazem as pessoas mais inteligentes, sempre!

  27. Beto

    -

    05/02/2010 às 0:08

    Posso dar o depoimento daqui do sul, RS.

    Lia mto Zero Hora e dava crédito a tudo, ou quase tudo, por completa confiança ou ingenuidade mesmo.

    Hj não dá mais.
    O jornal está coalhado de esquerdistas e uma ou outra opinião contraditória, pra “contrabalançar”…ou sei lá.

    Os mais escancarados: LF Veríssimo, Martha Medeiros, Roger Lerina, David Coimbra, Luiz Zini Pires, Mario Marcos de Souza.

    Ainda, que eu saiba, só o Veríssimo seja esquerdista assumido.
    Mas os outros dão tão na vista que ñ tem como não perceber qual a linha. A leitura atenta ensina a sentir o viés de longe.

    Um jornal ñ pode prescindir do gosto de seus leitores impunemente. Ou que assuma de uma vez ser só de gueto.

  28. Sharp Random

    -

    05/02/2010 às 0:02

    Classe A. Bom mesmo, Reinaldo.

    Que pena que o dia não tem 48 hs. para o blogueiro e 24 hs para o leitor. Ou alguma coisa nesse sentido. ;)

  29. Orleans

    -

    04/02/2010 às 23:51

    Olá Reinaldo,

    há muito tempo atrás, eu comprava os dois únicos jornais de São Paulo (os outros folhetins não são jornais…): o Estado e a folha…

    Nos tempos em que O Estado de S.Paulo ganhou o apelido de “estadão”. Era quilos de jornal da edição de domingo, que passava as tardes lendo…

    E a folha era do mesmo jeito. Até tentaram colocar o apelido de “folhão”, mas nunca pegou.

    Mas agora, sinto informar, em São Paulo só ficou o “Estadão”. O único jornal.

    A “folhinha”, caiu para o esgoto dos folhetins, levando toda a credibilidade que um dia teve. Uma pena.
    Só compro agora o Estado. Mas este também está em marcha acelerada para se juntar aos outros no esgoto.

    Abraços

  30. Jeremias-no-deserto

    -

    04/02/2010 às 23:50

    É bom que os grandes jornais continuem com essa política de subserviência ao esquema lulo petista. Logo, estarão tão atraentes e informativos ( e certamente, confiáveis !) quanto o Grama, Pravda, Izveztia e outras jóias raras da imprensa mundial e com certeza terão o mesmo destino que esses pasquins fajutos:servir de papel higiênico barato e abundante.

  31. Lucio

    -

    04/02/2010 às 23:22

    Era assinante da Folha desde os anos 80, cancelei e passei pro Estadão. Esse ainda é jornal. O pessoal aqui nos comentários tbm erra ao falar de algumas empresas ou alguns jornalistas. O Estadão abre espaço para as várias tendências ideológicas, tem articulistas defendendo joão e outros maria. Acho que tem que ser assim. A Folha perdeu a credibilidade pq tem entre seus jornalistas gente muito vendida, aquelas em que a coluna que assinam parece paga pelo governo mesmo, patrocinada diretamente. Opinião é uma coisa, reportagem outra. Rede Record nem precisa de explicação: É do Bi$po e serve à aquele partido. já Willian Boner (JN) é excelente jornalista gente, não misture com a laia.

  32. PI...PI...PI...PI...

    -

    04/02/2010 às 23:19

    Estou petista hoje (com preguiça) - tem um otário em fevereiro 4, 2010 às 5:09 pm

  33. Roberto

    -

    04/02/2010 às 22:38

    Reinaldo,

    Parabéns pelo trabalho. Ainda existe aqueles que não aturam essa ladainha socialista comunista etc. tão presente nos discursos do governo atual e reproduzido sem o menor pudor por veiculos midiáticos que não caem na real das consequências que tal posicionamento trará não só para sua própria sobrevivência como para a sobrevivência do brasil como um país livre.Gostaria de aproveitar a oportunidade e convidar todos os seus leitores a visitarem meu site de informação e opinião. O site é muito profissional e atualmente possuímos uma gama muito significativa de autores internacionais, acadêmicos e estudiosos. http://www.midiaamais.com.br
    Obrigado

  34. j.freire

    -

    04/02/2010 às 21:58

    Reinaldo,
    é isto aí. Hoje, podemos fazer uma pesquisa das quantidades de anúncios dos classificados, no domingo e pimba. Houve uma redução de, no mínimo, 20% em relação ao ano de 2007/2008. Uma boa parte dos leitores diário migraram para o domingo, somente por causa dos classificados. Outros nem no domingo pois tem a internet como fonte de pesquisa, com vantagens inúmeras em relação aos jornais. Além da ocupação dos militantes, a ignorância e a prepotência dos “fazedores” dos jornais chegam ao limite da tolerância.

  35. Li

    -

    04/02/2010 às 21:56

    Não entendo o esforço do jornal O Globo (é o que eu assino) para ser “reconhecido” pelos petistas. Petista não compra jornal, pede emprestado aos “reacionários”. E ainda fica falando mal.

  36. Pela Pátria

    -

    04/02/2010 às 21:51

    VAMOS CITAR A (EX)GIGANTE COMO EXEMPLO!
    Se elles conseguiram colocar a GLOBO de joelhos, que dizer do resto, os peixinhos pequeninos.
    É GRITANTE, tão óbvio que é CONSTRANGEDOR para a GLOBO.
    OS MARINHO SABEM QUE ESTÃO DE JOELHOS numa situação DESMORALIZADORA e DESONESTA.
    REINALDO é GRAVÍSSIMA a situação no Brasil!
    ESTAMOS CAMINHANDO RUMO AO CHAVISMO!
    Salve Rui Barbosa. Estamos vivendo os dias de sua profecia.

  37. Wilson1

    -

    04/02/2010 às 21:36

    Reinaldo,há,além da ajuda ativa a ELES,muito de ajuda passiva. Quantas coisas Esdrúxulas o nuçu guia diz ou faz e passa batido.Quantas mentiras são ditas e fica como verdade.Mas há um órgão que eu tenho certeza,porque de vez em quando acompanho suas manchetes,que é bem ativo neste sentido,a Record News.Só sai coisa boa do lado dos petralhas para esta empresa.Para ela o deusinho é a perfeição pura.Olhem se dependesse só deles a mãezona correria o páreo do grande prêmio de barbada.Se eu fosse alertar o pessoal aqui,eu alertaria para esta empresa.E não se diga que seja só coisa esporádica como o botinhas cor de rosa,não.É coisa da empresa,mesmo.Deve ser coisa do bispo,do sr.Tavolaro e outros.

  38. Indignadíssimo

    -

    04/02/2010 às 21:28

    Método isento da mídia (por petralhas): para cada manchete, reportagem, editorial, artigo de aspecto negativo para as oposições, Serra, PSDB, DEM etc., é imprescindível dar o outro lado: manchete, reportagem, editorial, artigo favorável ao governo, Lula, PT etc.

  39. Eu um dia cheguei a acreditar.

    -

    04/02/2010 às 21:26

    Tio Rei,ou Reinaldo!
    Muito antes de conhecer o seu blog,já não comprava jornais à tempos.Eu era um leitor de regular para bom.Perdi o tesão,não sabia porque.O seu blog e seus comentaristas me ajudaram.O defeito não era eu.
    Hoje jornal na minha casa,nem para limpar as bostas dos meus cachorros.
    Quem sabe um dia eu volte a acreditar.
    Párabens,continue.

  40. ama.jr

    -

    04/02/2010 às 20:44

    Alguma coisa não faz sentido no nosso mundo político.O s jornais estão no ritmo de que vai tudo na mais completa harmonia no país.Fico a pensar que já é hora de um grupo financeiro,empresarial,ou mesmo de políticos, MONTAR UM JORNAL para o período das eleicòes e falar abertamente sobre os riscos que irão decorrer dessa política, do Lula e do PT, que empurra o Brasil para uma situacão dificil ao próximo presidente de reverter.Parece que o intento do Lula é exatamente esse,mesmo que seja a Dilma a eleita.Com isso o Deus estará nominado para sempre e o terceiro mandato garantido.

  41. Salomão Cohen

    -

    04/02/2010 às 20:32

    Acho o raciocínio muito correto. Porém você esqueceu de adicionar aí uma das variáveis que mais contam hoje no mercado publicitário: a Propaganda Estatal, do Ministério da Verdade.

    Esta é talvez a maior fonte de pressão do governo e dos petralhas.

  42. Eduardo

    -

    04/02/2010 às 20:25

    Reinaldo,

    Ainda vamos ter que conviver por muito tempo com o espectro da dominação ideológica de equerda dentro dos cursos das ciências humanas. O sujeito acaba ficando numa saia justa ao não aderir ao “progressismo” da turma do ” tabaco do cacique”, e acaba sendo rotulado de direitista, reacionário, etc. Haja personalidade para mandar os pés sujos, pseudo intelectuais de botequim, para a “cuba que os pariu”.

  43. Akhenathon

    -

    04/02/2010 às 20:09

    Poxa, Reinaldo, caramba: estava pensando exatamente nisso nestes dias. Esse petralhismo de certos jornais, como por exemplo o do Estadão, traria realmente leitores? Não é o que vejo. Sai uma matéria absolutamente esquerdista e chapa-branca sobre Chávez, e lá vem uma penca de leitores descendo a lenha e o chamando de ditador.

    Ok, os comentaristas não são amostra do universo de leitores, mas ao chamar de “revolução” Chávez descendo o porrete na oposição, esses jornais estão falando para quem?

  44. MARCO

    -

    04/02/2010 às 20:04

    Os antigos e falecidos membros da família Mesquita devem estar cansados de se revirar no túmulo.. A esquerdalha tem se apossado, as vezes, até dos editoriais das primeiras páginas do Estadão! Se até o Abilio Diniz, dono da rede Extra, diz que é fãn de carteirinha e eleitor do Lula, que esperar da direita deste país?
    Você, Reinaldo Azevedo, é uma rara, honrada e gloriosa exceção.
    Continue a ’sentar a pua’ nessa petralhada infame!

  45. snoop

    -

    04/02/2010 às 20:01

    Fui assinante da Folha de São Paulo por muitos anos, porém a partir de 2007, parei de assinar porque notei que o dito jornal estava protegendo, por assim dizer o atual Governo vigente.
    Hoje em dia não entro nem no site da Folha.
    Acredito que um jornal, deva ser imparcial; o que não é o caso da Folha, que sempre maximiza ( distorcendo para melhor ) os atos
    do atual Governo, e minimiza a oposição.
    Saudades da antiga Folha.
    Saudações!!!!!!!!

  46. tiolando

    -

    04/02/2010 às 19:59

    o que ocorreu comigo seerve bem de exemplo daquilo que voce disseca muito bem. Há seis ou sete anos deixei de assinar o jornal de maior tiragem do país porque estava notando que ele se tornara muito “isento” pro meu gosto. Noto, alias, porque o leio online (assinante da uol) que o parque jurássico que lá domina a editoria segue rigorosamente esse padrão que é esmiuçado nas suas considerações.

  47. nilo

    -

    04/02/2010 às 19:50

    deixei de assistir ao JN por influência de seu blog que reformulou meu senso crítico . hoje só a previsão do tempo é boa . e não há nada que conteste os absurdos que o (des) governo pratica. será que já está infectado por este câncer chamado ptralha ???

  48. andré b.

    -

    04/02/2010 às 19:46

    Quando algum telemarketing chato te ligar oferecendo assinatura da Folha de São Paulo, recuse sob o argumento de que a linha editorial da Folha não condiz com sua visão política. Dei essa resposta a uma atendente que ficou semanas ligando em casa e a conversa não durou mais do que 1 minuto.

  49. Luis Pimentel

    -

    04/02/2010 às 19:38

    Perfeito, Reinaldo!
    Li jornais desde criança, mas cansei. Agora só assino as revistas da Abril. Até minha assinatura do UOL eu cancelei por causa da ligação com a Folha, mesmo tendo que deixar para trás um endereço de e-mail que eu usava desde 1997.
    Abraço

  50. Esther Correa

    -

    04/02/2010 às 19:32

    Oi tio Rei
    Estão mesmo. Ainda bem que eu não assino nenhum jornal. Tem até alguns blogs que não estão dando mais pé, como por ex. o do Josias de Souza. Gosto muito de seu estilo, porém a cada dia que passa ele está mais petralha. Daí, perdeu a graça p/ mim.

  51. Mané

    -

    04/02/2010 às 19:20

    No horário político em vez de acusar diretamente o adversário, tem mais efeito apresentar cópia de manchetes de jornal “Fulano faz campanha com dinheiro ilegal”.

  52. Moita Braba

    -

    04/02/2010 às 19:20

    Aécio deu o mate.
    Posso garantir a ele que não somando agora como vice, vencendo Serra ou não, ele pode subtrair meu voto dos que pretende obter futuramente em quaisquer partidos pelo qual venha a concorrer a presidente.

  53. Beto Santista

    -

    04/02/2010 às 19:07

    Parabéns Tio Rei. Não desanime, continue.
    Conf. s/comentários já parei de assinar o Estadão (por mais de 30 anos) e tb de ler a Folha (há muito tempo)
    Passei ao Globo (e vamos ver até quando).
    Está ficando feia a coisa, mas vamos lutar.

  54. José

    -

    04/02/2010 às 19:04

    Anotem aí : NÃO ENVIAREI MAIS COMENTÁRIOS !
    Porque ? : A coisa está esquentando , os artigos publicados estão entrando na perfeição .
    He,he sinto muito , mas não estou tendo tempo de comentar , me delicio lendo 2-3 vezes os artigos .
    Por outro lado o não envio do meu comentario pode significar algumas linhas a mais que o escriba poderá publicar .

  55. Karamazov

    -

    04/02/2010 às 19:03

    Não há porque os grandes jornais lutarem contra o “controle social”
    da mídia não é mesmo? Eles, covardemente já aceitaram a “cangalha” que lhes impõe os supostos defensores dos “direitos humanos” e portanto já escolheram a maneira de sobreviver num futuro governo de continuidade petista. Suas redações já abrigam numerosos militantes petralhas, mal formados e mal intensionados que se apresentam como “jornalistas”. Seus editores não mais se manifestam em defesa da liberdade de imprensa para não perderem
    as benesses dos anunciantes oficiais, de onde extraem sua maior fonte de receita. Nós os leitores ? Somos irrelevantes !

  56. GCO

    -

    04/02/2010 às 18:49

    Acho que também sei do que voce está falando.
    Deixei de ler a Folha de São Paulo por não aguentar mais o proselitismo petista.

  57. Luiz Corrêa

    -

    04/02/2010 às 18:49

    Para reforçar o ponto de vista enunciado:

    Durante muito tempo comprava e lia todo dia a Folha de São Paulo. Assinei mesmo o jornal por vários anos.

    Depois, comecei a comprar e a ler somente no domingo. Durante a semana, lia pela internet.

    Depois, deixei de ler pela internet.

    Finalmente, deixei de ler a edição dos domingos.

    Hoje, simplesmente não leio a Folha de São Paulo. É um jornal totalmente parcial, sempre tomando posição a favor do petismo/lulismo, ou do lulismo/petismo. Não tem nada mais de independente.

    Detalhe: sempre gostei muito de ler jornais, desde os dez anos de idade.

    Esse é o resultado nefasto dessa rendição dos jornais brasileiros ao poder lulupetista.

  58. Edgar

    -

    04/02/2010 às 18:49

    Gostei da sua análise, mas considerando que a diminuição de leitores de jornal não é jabuticaba, você acha que ela se aplicaria aos Estados Unidos?

  59. Cris Azevedo

    -

    04/02/2010 às 18:46

    O problema, Rei, é que o jornalismo hoje está mais para “dinheirismo” do que outra coisa. A “nova geração”, que herdou os negócios de “papai”, não tem jornalismo nas veias. Nem sabem o que é isto.
    O risco que eles correm, a longo prazo, é a fonte secar de lá,quando já secou de cá. Quando eles não forem mais necessários e sua credibilidade for nenhuma, basta fechar a torneira do BB, da Petro, etc. Ele fecharão junto.
    Mas isso, Rei, é só mais tarde. Ainda estamos na 1a fase. E a moçada jornalista?! Ora, esses já são treinados para sentir de que lado vem a bufunfa e aprendem - ensinados até pelo OMBUDMAN! Veja a Carta capital: ninguém lê, mas ela existe! E Mão peluda? É um desempregado, mas..

  60. OhMyGod!

    -

    04/02/2010 às 18:43

    Caríssimo.
    Poderíamos mandar diariamente para Cuba, esses tais jornais, para o mesmo fim daquele outro de Cuba mesmo…

  61. Cris Azevedo

    -

    04/02/2010 às 18:40

    Rei

    Mas pense bem: se a Petrobrás, a Caixa e o banco do Brasil fizerem muuuuuuuuuuuuuuuuuitos anúncios, esta grana que entra deve, de alguma forma, valer muito mais a pena do que a venda! Prá que ter leitores de verdade, fazer aquele trabalho pesado e chatérrimo de procura, analisar e dar a notícia, se isto dá muito menos retorno financeiro do que aquilo? De uma só tacada, a Petrobrás joga o dinheiro de “trocentos” exemplares vendidos! De “trocentas “assinaturas! (SAP aí, gente!)
    Tudo bem que ninguém lê aqueles anúncios da Petro, BB e caixa, mas quem se importa? Eles não anunciam para vender. Anunciam para COMPRAR! E compram…

  62. JOSÉ CARLOS R. PRETO

    -

    04/02/2010 às 18:40

    Caro Reinaldo,

    Por estes e outros motivos, há muito deixei de ler a Folha de São Paulo, pois qualquer leitor com um pouco de inteligência, sabe que tem notícias que não fazem o menor sentido.
    E já que eles se preocupam tanto com o politicamente correto, se deixarem de noticiar bobagens, estarão contribuindo para o não “aquecimento global”, pois menos árvores serão cortadas para fazer papel jornal.

  63. Pereira

    -

    04/02/2010 às 18:37

    Fui leitor assíduo da FSP mudei para o estadão justamente por isso, o que não quer dizer que o mesmo não se rende às patrulhas. Vi artigos e notícias lá chamando de golpe o que ocorreu em Honduras, apesar de criticar a malfadada politica do gigante Amorim e Lula.
    Sua premonição tem tudo para acontecer.
    Abraços

  64. Carla Sampaio

    -

    04/02/2010 às 18:30

    Certissimo Reinaldo, sinto “azia” ao noticiario sempre favorável ao governo petistas. Felizmente ainda temos a Revista Veja, a única que mantenho a assinatura por mais de 20 anos. Jornais já não os compro desde a ascensão do partidão ao poder. Que o destino de todos seja a falencia e que seus redatores de “esquerda” se empreguem todos na TV Lula!

  65. JOSÉ CARLOS R. PRETO

    -

    04/02/2010 às 18:27

    Caro Reinaldo,
    Como novo leitor de seu Blog, tenho o dever de cumprimentá-lo por seu brilhante trabalho, assumindo com coragem a defesa do Estado de Direito. O engraçado, é que muitos que defendiam na Ditadura as “Liberdades”, hoje assistem ou até participam do assassinato lento e silencioso (nem tanto) destas liberdades conquistadas.
    Há tempos, eu venho fazendo a mesma análise a qual você de forma tão brilhante nos brinda, quanto a real intenção dos antigos comunistas em usar a Democracia, para após chegarem ao poder, impor uma ideologia velha e ultrapassada, que tantas vezes foi rejeitada pelo povo (prova disto é que nenhum partido de nome Comunista ou Socialista tem votação expressiva)

  66. Ferrabraz

    -

    04/02/2010 às 18:23

    A imprensa no Brasil, esta seguindo o caminho da imprensa venezuelana, o mais resistente foi fechado, os outros só retratam o que Chaves quer. Quando cair, esta imprensa cai junto e nada sobra.
    O Estadão, parece que vai pelo mesmo caminho da Folha, perdeu a coragem de enfrentar Sarney e calou-se porque um juiz assim o quis. O que era certo!
    Mas havia mais 999 assuntos podres a relatar sobre a triste figura do Maranhão, e não o fez, passou a lamber-lhe as botas.
    Deixei de ler o jornal.

  67. Marcos

    -

    04/02/2010 às 18:17

    Concordo em gênero “e número igual” (homenagem aos novos tempos…). Um pedido: você poderia nos contar como funciona um jornal? Explico: sou assinante daquele jornal “ão” de São Paulo há mais de 30 anos e tenho observado profundas contradições entre suas áreas noticiosa e editorial. São entidades separadas e independentes dentro da empresa? Têm comandos diferentes que não se conversam? Disputam algo entre si? Conte-nos como funciona, por favor.

  68. marcos moraes

    -

    04/02/2010 às 18:14

    A questão é esta mesma! Os grandes jornais se perderam economicamente, após o plano real, e suas administrações passaram a seguir o ditames de MKT - se bobear M. Porter…

    Estão se vendendo, mas não para ficar mais rico e sim para não ficar mais pobre. Basta ver a noticia da queda de venda que saiu esta semana, para entender o tamanho da burrada.

    MAM

  69. eidia

    -

    04/02/2010 às 18:12

    Espero que eles acordem. De qualquer forma obrigada pela parte que nos toca.
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

  70. Democrata Radical

    -

    04/02/2010 às 18:09

    Fenômeno semelhante se passa com Luís Fernando Veríssimo, que deixou de ser o mega-bestseller depois que assumiu suas preferências partidárias. A classe média velha de guerra, o está deixando pregar sozinho…

  71. Ronaldo Viegas

    -

    04/02/2010 às 18:08

    Ando lendo o Estadão e pelo menos lá não tenho visto engajamento a favor do PT. Ao contrário, os editoriais e os articulistas da pg 2 tendem a criticar o PT e o governo Lula.

  72. São Bernardo

    -

    04/02/2010 às 18:08

    Quer uma verdade verdadeira? Anúncio classificado em jornal é a maior perda de dinheiro. Se na internet eu anuncio meu carro por exemplo, com várias fotos, texto completo, informações mil de quem acessa meu anúncio e ainda pago mais em conta, pra que anunciar no papel?

    Não só isso: Como comerciante de carros que sou, dou testemunho: Jornal não vende mais carro faz tempo! Internet me faz vender muito bem, me atende perfeitamente e ainda abre espaço para vendas no Brasil todo, e não só locais. Carros de nicho, como os “colecionáveis”, eu já mandei pra tudo que é estado desse país…

  73. Pinheiro

    -

    04/02/2010 às 18:06

    Confesso que deixei de assinar o Estadão e a Uol.

  74. Pinheiro

    -

    04/02/2010 às 18:05

    Prestem atenção na profundidade dessa frase para a Democracia:
    “A democracia e o estado de direito deixam de ter validade porque um promotor eleitoral e um juiz decidiram, segundo critérios assumidamente subjetivos, criminalizar o que não está caracterizado como crime? A notícia não estaria justamente aí?”.

    Imaginem uma matéria atacando esses paladinos da justiça? Como seria bom para o estado de direito. O próximo paladino pensaria mil vezes antes de fazer bobagem. O Brasil agradeceria.

  75. Jorge Dondeo

    -

    04/02/2010 às 17:56

    “A carne perdida, os leitores, não se regenera.”, esse trecho para mim é definitivo, eu perdi 100% da confiânça na maioria dos jornais e tem pouquíssimas chances dela retornar. Mas graças a Deus tenho a internet para poder buscar a informação.

  76. CÉTICO (NO MÍNIMO DESCONFIADO)

    -

    04/02/2010 às 17:56

    Amigo Reinaldo, tal matéria remete ao velho adágio: “o copo pode está MEIO vazio, ou MEIO cheio”. Depende da perspectiva, ou do lado em que se encontra a pessoa. Tudo na vida muda, inclusive a maneira de se fazer JORNAL (inclusive os impressos). A única coisa que não muda é a própria MUDANÇA. Portanto, viva a MUDANÇA, já que a vida é uma eterna MUDANÇA (EVOLUÇÃO). Até mesmos as coisas boas só são levadas a efeito quando acontecem as coisas ruins. Tentemos nos colocar no lugar do outro, antes de nos posicionarmos. Pense nisso. Um forte abraço e continue assim, bem PROVOCATIVO….KKKKK.

  77. guilherme vergueiro

    -

    04/02/2010 às 17:55

    É isso aí. Eu não sabia por quê tinha tanta preguiça de ler jornais ùltimamente; vc explicou direitinho.
    Não que a minha preguiça seja como a do Apedeuta, que vê todas aquelas letrinhas que dizem alguma coisa e que ele, por não entender nada, fica com uma azia……

  78. Micuim

    -

    04/02/2010 às 17:54

    Na mosca!

  79. Capitão

    -

    04/02/2010 às 17:47

    Forças ocultas.

    Esse pessoal militante sempre acha que os outros agem por causa de forças ocultas. Henrique Krause conta sobre Chávez, no livro El Delirio y El Poder, que o tiranete abomina críticas. Um chargista fez uma charge o ridicularizando e ele perguntou ao chargista: “quem te pagou para fazer a charge?”. Eles sempre acham que alguém está pagando. O humorista, no dia seguinte, respondeu com outra charge (certamente mais odiada ainda): Hugo, quem te pagou para fazer propaganda da minha caricatura?”

  80. Luiz

    -

    04/02/2010 às 17:45

    Se o Octávio Frias Filho aparecesse com uma camiseta do PT ao lado da ratazana achacadora, juntos em algum seminário picareta discutindo sobre como “meter a mão no bolso” dos empresários de comunicação…bom, ai tudo bem! Pelo menos haveria alguma sinceridade, mesmo que seja a sinceridade dos escroques.
    Agora, querer tratar o leitor por idiota, declarando que dirige um jornal “isento” enquanto seus colunistas fazem campanha eleitoral pela Dilma de maneira descarada…ai não dá!

  81. ricardo

    -

    04/02/2010 às 17:44

    sem duvida alguma…

    há tempos não leio jornais e seus colunistas porque são simplesmente uma coisa so, todos tem RIOGOROSAMENTE a mesma opinião politicamente correta ou petralha…

    por exemplo, em uma manchete sobre aborto, paro de ler na manchete, pois ja sei qual será a “opinião” do articulista; que eh um direito da mulher, eh dona do seu , bla, bla, bla…

    sobre politica entao? nao ta dando nem pra ler as manchetes ou os titulos das colunas…

    ja sabemos o conteúdo de cor e salteado…

    eh uma chatice só…

    e os que ainda conseguem “dar um tapa na cara de Lula”, nunca me decepcionam, pois no final do texto sei que a porretada mesmo sobrara para o FHC…

  82. AC PERALTA

    -

    04/02/2010 às 17:35

    Venho cancelando praticamente todas as assinaturas de jornais e de muitas revistas e, eventualmente, comprando os exemplares de jornais de domingo, por hábito… no mais, com todas as suas mazelas, a internet é a fonte de informação mais independente no dias de hoje…

  83. Carlos Brito

    -

    04/02/2010 às 17:34

    Reinaldo, existe também a figura do “subleitor”, “pseudoleitor” ou “leitor-p(etralha)atrulhador”. O apetite das hienas é natural. Já o apetite desses “leitores” é apenas por dinheiro público. Sua agressividade é produto artificial, criado nos diretórios do PT.

  84. Vanderlei Simionatto

    -

    04/02/2010 às 17:30

    Reinado, deixei de assinar a Folha há um ano e meio. Quanto ao Estadão…estou pensado se devo. O engajamento me dá nojo.

  85. Artur

    -

    04/02/2010 às 17:22

    Sem mais comentários, basta ver que os jornais estão cada vez vendendo menos , a tendencia é desaparecerem do mapa, principalmente esta imprensa petralha paulista.

  86. Professor

    -

    04/02/2010 às 17:21

    Onde estão os donos dos jornais, que permitem que seu patrimônio construído em décadas seja destruído por meia dúzia de chefinhos de redação em busca de emprego oficial???

  87. -

    04/02/2010 às 17:21

    Tem razão, Reinaldo. Por mais que a Folha puxe o saco de Lula e use truques baixos nas manchetes, a petralhada continua a dar-lhe o rótulo de tucana. É que, desta forma, SE em algum momento aquele periódico resolver falar a verdade, já estará desacreditado de antemão. A Folha vendeu a alma, aquela que no jornalismo chama-se ISENÇÃO.

  88. PSC

    -

    04/02/2010 às 17:20

    Reinaldo

    Seu blog e um sucesso por causa de seu conteúdo que atrai muitos seguidores e também devido aos petralhas que não deixam de ler suas postagens, acredito que eles vêem aqui com maior freqüência do que aos blogs chapa branca, lá não tem graça.
    Se os jornais publicassem as verdades do PT eles teriam maior sucesso nas vendas, os leitores “normais” teriam motivo para voltar a ler os jornais e os petralhas também comprariam, pois ai sim teriam “motivos” de sobra para reclamar.
    Vai ver esse e um dos motivos de sucesso da Veja.
    Acorda Frias!!!

  89. Therese

    -

    04/02/2010 às 17:20

    A patrulha do lado de lá, que não é o nosso, é eficientíssima.
    Principalmente porque os de cá são,assim digamos, mais recolhidos ou mais tímidos.
    E v. capta sempre as más intenções que essas reportagens tem.
    Depois de que o Aécio declarou peremptóriamente que vai concorrer para o Senado o PSDB, se ainda não pensou no vice ideal que o faça logo.
    A briga vai ser grande e não vai ser leal.

  90. Jmendes

    -

    04/02/2010 às 17:15

    Este texto é absurdamente preciso. É exatamente isso. Apenas para exemplificar: mesmo no Noblat, no Globo, onde só colunistas de esquerda tem voz, para desespero da imensa maioria dos leitores, está lá a cambada da pressão organizada, xingando o Noblat de Tucano, direita, etc… e ele põe Dirceu. Põe Rui Falcão. Põe Boff. Põe Veríssimo. Qualquer dia o próprio Fidel Castro e o Chavez escreverão suas colunas no blog do Noblat. E a cambada que aparelha o blog estará lá xingando, ainda assim, o Noblat e o Globo de fascistas, direita, etc…

  91. jorge

    -

    04/02/2010 às 17:14

    Como já disse anteriormente aqui nessa coluna, fui leitor fiel do jornal do Brasil, mas deixei de sê-lo à partir do ano passado quando não mais suportei editorialistas pró-governo do tipo: bigodudo mercadante, zé sarney, mauro santayana, zé dirceu e outros de igual calibre. Prezado Reinaldo sou portanto um leitor a menos desse tipo de jornalismo.

  92. Jmendes

    -

    04/02/2010 às 17:10

    O Partido fez com os jornais o que está fazendo com a democracia, aparelhar e destruir. Aliás, o que fez com a cultura também. A esquerda é como um bando de gafanhotos, vai infestando e devorando.

  93. Juvenal Canto

    -

    04/02/2010 às 17:04

    Caro Reinaldo,
    Tenho saudade da imprensa combativa dos anos 50 e 60 do século que passou. Infelizmente com raras exceções, os jornais deixaram de fazer o seu papel em troca do faturamento, da bajulação; nem o Estadão escapa. Por outro lado, a midia eletrônica certamente dará resposta a estes coveiros, apaniguados e afins. As pessoas ilustradas e amantes da democracia estão raivosas e as consequencias desta ira, no bom sentido, serão fatais para os adoradores do bezerro de ouro e seus asseclas.

  94. Fábio

    -

    04/02/2010 às 16:58

    Querido Oráculo de Higienópolis

    Já começou a desabar o dilúvio por aqui…

    Mas que belo texto!
    Parabéns pela análise!
    Ela é fria, cirúrgica… quase triste… mas perfeita!
    Pena que esse esquema está se impondo nos jornais… já parei de lê-los faz tempo…

    …triste folha caída… amareladas folhas secas…

    Que tomem como exemplo o Gorila (democracia até demais) de Caracas e acordem!!!

    Abraços

    Fábio Maranhão

  95. André Fernão

    -

    04/02/2010 às 16:52

    Reinaldo,
    Quanto àquela reportagem sobre homicídios em Sampa, saiu também na 1ª página d’O Globo e logo percebi um cheiro ruim!
    Aliás, de quanto aumentou a população de Sampa nesse mesmo período?
    Abraço,
    AF

  96. EduVieira

    -

    04/02/2010 às 16:45

    Reinaldo, não sei se começo a ter delírios sobre teorias da conspiração, mas o que parece é que está em curso uma sofisticada operação para acabar com a liberdade que temos atualmente no nosso país.
    Acabaram com o congresso - apesar de aquilo lá nunca ter sido algo mto bom -, se apoderam do STF, patrulham o TCU, ameçam o MP, debocham do TSE e perseguem a imprensa livre, ou seja, sufocam qualquer um que possa ameaçar barrar as ilegalidades que eles tanto amam. Em outro front usam os movimentos sociais (centrais sindicais, MST, UNE) como milicias que agem na base da sociedade.
    Só nos restou a internet pra expressar opinião, mas até quando? Não tenho esperanças de que vamos mto longe.


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados