Blogs e Colunistas

28/03/2014

às 10:42

Edison Lobão diz a jornal americano que pode pedir a brasileiros que economizem luz para Copa não ficar às escuras. É mesmo? Então eu me lembrei de dois discursos da Soberana

Ai, ai… O ministro Edison Lobão parece ser ligeiramente mais realista quando concede entrevista ao “The Wall Street Journal” do que quando fala à imprensa brasileira. Por aqui, ele é só certeza, convicção e assertividade: não vai faltar energia elétrica e pronto! Ao jornal americano, no entanto, ele admite que o governo pode pedir aos consumidores que economizem luz para que, como direi?, não haja escuridão na Copa.

Isso quer dizer que Lobão já está com medinho. Pelo visto, suas orações não andaram surtindo efeito. Se as chuvas não vierem num volume adequado em abril e maio, assistiremos a um apelo cívico para que os homens parem de usar barbeador e para que as mulheres abandonem a chapinha — eu até vou gostar: sinto falta das moças com cabelos volumosos, esvoaçantes.

Essa gente que tudo sabia caminha para o 12º ano de governo, e o país continua a olhar para o céu, a fazer a dança da chuva. Quando penso em toda a sabedoria arrotada pela Soberana na área de energia nos últimos, atenção!, 11 anos e 3 meses e olho para a Petrobras e para o setor elétrico, sei o que é uma reputação superfaturada, que foi muito competente, já escrevi, em criar a fama de competente.

Agora eu entendo Guido Mantega! Ele fabricou quatro anos de crescimento medíocre na gestão Dilma (sim, 2014 vai ser aquela coisinha…) para nos livrar do apagão. Homem sábio. Ele erra todas as previsões, mas é intuitivo… Cacique Cobra Cobral deve tê-lo advertido do que nos reservavam os céus.

Irresponsabilidade
Em setembro de 2012, a popularidade de Dilma andava lá pela casa dos 60%. Os sinais da economia não eram bons, mas ela vivia seus delírios de poder. No dia 6, véspera do Sete de Setembro, na boca da urna das eleições municipais, entrou em rede de rádio e televisão para anunciar a… redução da tarifa de energia — que só se efetivaria no ano seguinte, em 2013, o que rendeu um novo pronunciamento, é claro. Se alguém tem paciência, o vídeo segue abaixo. Para quem não já não aguenta, destaco na sequência alguns trechos de seu discurso megalômano.

Retomo
Vejam o país do discurso de Dilma:
“Ao contrário de outros países, o Brasil criou, nos últimos anos, um modelo de desenvolvimento inédito, baseado no crescimento com estabilidade, no equilíbrio fiscal e na distribuição de renda.”

Isto é que é capacidade de planejamento. Essa fala tem apenas um ano e meio:
“Na próxima terça-feira vamos dar um importante passo nesta direção. Vou ter o prazer de anunciar a mais forte redução de que se tem notícia, neste país, nas tarifas de energia elétrica das indústrias e dos consumidores domésticos. A medida vai entrar em vigor no início de 2013. A partir daí todos os consumidores terão sua tarifa de energia elétrica reduzida, ou seja, sua conta de luz vai ficar mais barata. Os consumidores residenciais terão uma redução média de 16,2%. A redução para o setor produtivo vai chegar a 28%, porque neste setor os custos de distribuição são menores, já que opera na alta tensão.”

No dia 23 de janeiro de 2013, ela estava de volta à televisão para, mais uma vez, tratar da redução da tarifa de luz. Eis aqui, como diria Augusto Nunes, mais uma evidência da “Mulher Sem Visão”.

Leiam com atenção:
O Brasil vive uma situação segura na área de energia desde que corrigiu, em 2004, as grandes distorções que havia no setor elétrico e voltou a investir fortemente na geração e na transmissão de energia. Nosso sistema é hoje um dos mais seguros do mundo porque, entre outras coisas, temos fontes diversas de produção de energia, o que não ocorre, aliás, na maioria dos países.
Temos usinas hidrelétricas, nucleares, térmicas e eólicas, e nosso parque térmico, que utiliza gás, diesel, carvão e biomassa foi concebido com a capacidade de compensar os períodos de nível baixo de água nos reservatórios das hidrelétricas. Praticamente todos os anos as térmicas são acionadas, com menor ou maior exigência, e garantem, com tranquilidade, o suprimento. Isso é usual, normal, seguro e correto. Não há maiores riscos ou inquietações.
Surpreende que, desde o mês passado, algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou algum outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento, quando os níveis dos reservatórios baixaram e as térmicas foram normalmente acionadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram. O Brasil não deixou de produzir um único kilowatt que precisava, e agora, com a volta das chuvas, as térmicas voltarão a ser menos exigidas.
Cometeram o mesmo erro de previsão os que diziam, primeiro, que o governo não conseguiria baixar a conta de luz. Depois, passaram a dizer que a redução iria tardar. Por último, que ela seria menor do que o índice que havíamos anunciado.
Hoje, além de garantir a redução, estamos ampliando seu alcance e antecipando sua vigência. Isso significa menos despesas para cada um de vocês e para toda a economia do país. Vamos reduzir os custos do setor produtivo, e isso significa mais investimento, mais produção e mais emprego. Todos, sem exceção, vão sair ganhando.
(…)”

Concluo
Um ano e dois meses depois, seu ministro de Minas e Energia considera a hipótese de pedir, gentilmente, que os brasileiros economizem energia para não ter apagão na Copa. Tudo depende da chuva. Do planejamento, por óbvio, é que não seria.

Da próxima, Dilma combina a bazófia com São Pedro.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

379 Comentários

  1. joao rumão

    -

    11/04/2014 às 12:05

    Preparem-se brasileiros, após 60 anos mandando e desmsandando no MA, agora a GANG SARNEY finalmente tem o Brasil em suas mãos,e ninguém, ninguém mesmo os deterá, aguardem pelos próximos capítulos.kkkkkk

  2. Tânia Patrícia Silva

    -

    03/04/2014 às 7:39

    Estou tão irada que é melhor eu ficar de boca fechada. …

  3. Giovanni

    -

    31/03/2014 às 17:16

    O QUE SEÁ QUE ESSE LOBÃO ENTENDE DE ENERGIA? SERÁ QUE ELE SABE TROCAR UMA LÂMPADA? SERÁ QUE ELE SABE COMO A ENERGIA É PRODUZIDA? E UM CARA DESSES OCUPA UM MINISTÉRIO!!! DEUS NOS PROTEJA!!!

  4. roberto

    -

    31/03/2014 às 11:33

    Aviso ao ministro lobão: Corre na internet que pessoas estão pedindo que antes dos jogos da copa tudo mundo linguem todos os eletronicos,luzes, chuveiros,ar condicionado,etc,para que ocorra um apagão elétrico no país.Se isto acontecer de verdade será um verdadeiro caos.Será????????????

  5. Ronaldo Barra

    -

    31/03/2014 às 0:26

    Depois das eleições de 2014 vamos os preparar para a disparada da inflação, hoje 7%,e aumento do preço da luz em 30%, gasolina 15% e transporte 10%. Este será o melhor dos cenários , atribuindo-se a uma herança maldita da Dilma Roussef.

  6. Zeamais

    -

    30/03/2014 às 23:42

    Chuvas? Recuperar nível de reservatório? Só com um dilúvio!!! Bom, mas aí é outro o problema. Chuva, como diz a lenda popular, somente nos meses que não têm a letra r no nome. Portanto só temos pela frente o mês de abril, antes de setembro. Aí a vaca já foi pro brejo, que estará seco, certamente. E aqui em casa as lâmpadas estão acesas, numa prevenção a um possível “punição” por ter gasto pouco nos meses que antecedem o racionamento.
    Esta é a verdadeira herança maldita.

  7. Edyandrade

    -

    30/03/2014 às 22:06

    Caro Rei, Os que tudo sabia que tinha soluções para tudo não sabem de nada ,a suas competências são iguais ao doutorado da
    gerentona,são muitos bons de bazófia e desvios de recursos dos brasileiros,Fora impostores.

  8. Gil

    -

    30/03/2014 às 21:22

    Depois da penca de impostos que pagamos, só faltava essa! Nem pela TV veremos a Copa.

  9. lds

    -

    30/03/2014 às 18:48

    VAMOS LIGAR TUUUUUDO MEIA HORA ANTES DE CADA JOGO;2 GELADEIRAS COMPUTADOR, MÁQUINA DE SOLDA, MICROONDAS, CHUVEIRO QUENTE PRA BANHAR O CACHORRO, LUZES, SECADOR E 3 TV’S HAHAHA

  10. Helder

    -

    30/03/2014 às 16:14

    Só falta criar o “horário de inverno” adiantando os relógios em uma hora.

  11. Clara

    -

    30/03/2014 às 12:32

    Se se fizesse uma acareação com esse pessoal do PT e apaniguados de forma simultânea como nas audiências por vídeo conferência e com mandados de busca e apreensão, prisão, etc para serem cumpridos a gente poderia cantar: ‘Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!’

  12. Dedé

    -

    30/03/2014 às 11:10

    É isso aí Sanilo e Sô, eu tb, vou fazer o mesmo e quem for brasileiro que nos siga. Viva o apagão nosso do dia.

  13. antonio

    -

    30/03/2014 às 11:06

    Esses patetas comunistas do PT e sua corja estao levando o Brasil pro buraco.E’ impressionante como sao limitados em suas visoes. Gente de baixo nivel despreparada, e que acreditam ainda em cuba, urss etc. Estao acabando com a Petrobras, como o faleciso bufao da venezuela fez com as empresas de petroleo. Essa gentalha no governo esta acabando com a eletrobras, tudo em nome do “social”. Gente de terceira…
    Se nao tomarmos cuidado, vamos ficar sem papel higienico.
    So’ pra completar, vou ligar tudo em minha casa….

  14. HOMERO VIANNA

    -

    30/03/2014 às 10:59

    Lobão quer que economizemos energia e, ao mesmo tempo, afirma não haver hipótese de racionamento. Ué!

  15. -

    30/03/2014 às 9:37

    Vou ligar td ao mesmo tempo!!!
    Quero q esses picaretas se explodam

  16. Danilo da Silva

    -

    30/03/2014 às 8:37

    Pois eu sou um dos que vai ligar todos os aparelhos elétricos em casa bem na hora dos jogos da Copa. Vou tomar um banho de chuveiro bem quente. Quero ver o fiasco que vai ser esta copa das empreiteiras que patrocinam os políticos que nos roubam.

  17. robertocaldeirasoares

    -

    30/03/2014 às 8:11

    Se durante os jogos da Copa, transmitidos para o mundo inteiro, houver apagão, daqueles de cancelar o jogo, convenhamos: Que lindo vexame !

  18. robertocaldeirasoares

    -

    30/03/2014 às 8:04

    Fotos de satélite mostram, de noite,a Coreia do Sul bastante iluminada, enquanto na Coreia do Norte,comunista, a escuridão é quase total. Agora o governo progressista do PT nos encaminha para o “progresso” do Kin Jong.

  19. bjordan

    -

    30/03/2014 às 1:56

    desperdiçar luz é um dever cívico

    a copa vai ser seca e sem luz

    mas o governo conta com a vitória da seleção e que a seca e falta de luz só ocorram após outubro

  20. Luciana

    -

    29/03/2014 às 23:55

    Se depender de mim, vou passar a usar a minha chapinha todos os dias, e nos dias dos jogos farei chá da tarde para minhas amigas e faremos uso de tudo que consuma energia. Tudo para que os torcedores sejam mais românticos e assistam aos jogos à luz de velas.

  21. DIZ

    -

    29/03/2014 às 21:40

    O Brasil não tem energia suficiente para crescer, se tivesse crescido estaríamos vivendo nas trevas.

  22. geraldo barros

    -

    29/03/2014 às 21:33

    Este Lobão é engenheiro pelo que eu saiba ele foi reporter, ou jornalista como pode um sujeito que não entende bulhufas de eletrecidade pode ser ministro das minas e energia, e como ele é senador da republica,como ele esta licenciado o filho dele o lobinho que é suplente esta no lugar do pai, recebendo um salario que não é dos piores e tem todas as regalias que um senador eleito tem, e estes caras fazem o maior aue nos ministerios e por isto que o BRASIL esta indo para o brejo, e roubo em tudo quantp é repartição e ministerio que as vezes pendo comigo, sera que vai sobrar pedra sobre pedra como falou a feinha, presidente da petrobras, DEUs me livre destes canalhas ladrões do PT,PMDB e os outros partidos que entraram para a quadrilha mas como segundo time pois não tem como meter a mão só quando os titulares dão uma migalhas a eles.

  23. Anonimo

    -

    29/03/2014 às 20:57

    Se pedirem, eu não atendo. Abrir mão do pouco conforto que tenho em prol desse governo de ladrões é coisa que jamais farei. Vão à m…

  24. Maria Rivoli

    -

    29/03/2014 às 20:13

    Economizar energia para não ter apagão na Copa? Quero que a Copa se exploda! Que esse governo que virou as costas para seu povo, seja a cada dia mais desmascarado.

  25. norton

    -

    29/03/2014 às 18:15

    A MÃE DE TODAS AS VERDADES (POR FAVOR, LEIA ATÉ O FIM).
    Eu estou tentando fazer a minha parte. Estou reenviando para toda minha lista de contatos.
    Tudo isso é verdade e o Brasil está cego, anestesiado, sei lá!
    Só para lembrar um pouquinho do porque, que os políticos não sabem a razão das manifestações que acontecem pelo Brasil.

    A HISTORIA É A MÃE DE TODAS AS VERDADES

    1985 -
    O PT É CONTRA A ELEIÇÃO DE TANCREDO NEVES E EXPULSA OS
    DEPUTADOS QUE VOTARAM NELE.
    1988 -
    O PT VOTA CONTRA A NOVA CONSTITUIÇÃO QUE MUDOU O RUMO DO BRASIL.
    1989 -
    O PT DEFENDE O NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA BRASILEIRA, O QUE
    TRANSFORMARIA O BRASIL NUM CALOTEIRO MUNDIAL.
    1993 -
    PRESIDENTE ITAMAR FRANCO CONVOCA TODOS OS PARTIDOS PARA UM GOVERNO DE COALIZÃO PELO BEM DO PAÍS. O PT FOI CONTRA E NÃO PARTICIPOU.
    1994 -
    O PT VOTA CONTRA O PLANO REAL E DIZ QUE A MEDIDA É ELEITOREIRA.
    1996 -
    O PT VOTA CONTRA A REELEIÇÃO. HOJE DEFENDE.
    1998 -
    O PT VOTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA, MEDIDA QUE HOJE NOS PERMITE TER ACESSO A INTERNET E MAIS DE 150 MILHÕES DE LINHAS TELEFÔNICAS.
    1999 -
    O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DO CÂMBIO FLUTUANTE.
    1999 -
    O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DAS METAS DE INFLAÇÃO.
    2000 -
    O PT LUTA FEROZMENTE CONTRA A CRIAÇÃO DA LEI RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE OBRIGA OS GOVERNANTES A GASTAREM APENAS O QUE ARRECADAREM, OU SEJA, O ÓBVIO QUE NÃO ERA FEITO NO BRASIL.
    POR QUE SERÁ?
    2001 -
    O PT VOTA CONTRA A CRIAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO
    GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
    BOLSA ESCOLA, VALE ALIMENTAÇÃO, VALE GÁS,
    PETI E OUTRAS BOLSAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ESMOLAS ELEITOREIRAS E INSUFICIENTES.
    QUASE TODA ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO BRASIL FOI CONSTRUÍDA NO PERÍODO LISTADO ACIMA.
    O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

    HOJE ROUBAM TODOS OS AVANÇOS QUE OS OUTROS PARTIDOS PROMOVERAM E POSAM COMO OS ÚNICOS CONSTRUTORES DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO.
    JÁ QUE O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS DESDE A SUA FUNDAÇÃO, FICA UMA PERGUNTA PARA QUE OS LEITORES RESPONDAM:
    EM 10 ANOS DE GOVERNO, QUAIS AS REFORMAS QUE O PT PROMOVEU NO BRASIL PARA MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?

    Esta é uma comunicação oficial do Instituto Endireita Brasil..
    Envie para seus contatos.
    já passei para você…

  26. DEMETRIO

    -

    29/03/2014 às 17:46

    REINALDO quem é Marlene chuá?

  27. DEMETRIO

    -

    29/03/2014 às 17:31

    REINALDO, essa eu não sabia: existe aki no brazil uma cidade com o nome de Edison chacal, sendo que la as pessoas usam vela, lampiao e tocha para iluminar suas vidas, pq Edison cachorro não colocou força la…….outra coisa, esse Edison coiote queria que o tal de seu Pedro fizesse chover? tem que chamar molusco, o homem dos 6 dedos pq ele tem poder para pedir ao cumpanhero “seo Pedro” para fazer chover…..na verdade esse tal de Edison cachorro por mim deveria ir latir em outra praça, e de lambuja levar com ele guido margarina…..tem uma tal dança, uma tal de lipo -lipo não é? para vir chuvas, é so Edison cao-do-mato se juntar com guido manteiga, mais dilvo rivesser – mais diluvio feijoada + molusco + zé mafioso e fazerem essa tal dança limpo-limpo que logo vai cair a chuvarada do século!! o brasil vai ficar tao cheio de agua que ate baleias e tubarões vao morrer afogados

  28. Átila

    -

    29/03/2014 às 17:21

    Trouxe a merda da copa pra cá e agora quer que a gente corte os nossos gastos?! Foi isso que eu li mesmo??? Mas nosso país não é auto suficiente em energia elétrica? Não temos várias fontes de enrgia, suficientes para suprir a demanda em épocas de seca?!
    Só digo uma coisa: SE VIREM!!!!!!!!!!!!!!

  29. Odilon

    -

    29/03/2014 às 16:35

    eu ligarei TODOS aparelhos eletro- eletrônicos da minha casa 30 min antes de cada jogo. Essa será a minha contribuição e de vários amigos.

  30. Cláudio

    -

    29/03/2014 às 16:21

    Prefiro ler bons livros que assistir um só jogo dessa maldita copa do mundo. Maldita copa abordo do Lulla.

  31. Ana Costa

    -

    29/03/2014 às 15:53

    Já podemos comprar as velas ou as lamparinas.Governo petista é igual a um século de atraso.

  32. minerin

    -

    29/03/2014 às 14:10

    Será que o LObão vai desligar o POSTE?

  33. Marco

    -

    29/03/2014 às 14:00

    Mentir para a maioria ignorante brasileira (que não tem culpa, diga-se) e mentir na imprensa chapa branca patrocinada com dinheiro público é fácil fácil, já que o povo sem cultura aceita tudo o que lê, vê e escuta como verdade, mas mentir para um jornal americano já é outra coisa. Precisa coragem, o que essa gentalha não tem.

  34. Mauricio Silva Pinto

    -

    29/03/2014 às 13:25

    Quando pequeno, tinha uns 8 anos, época de Natal, minha mãe me disse para colocar o sapatinho, na janela e escrever uma carta pedido para o Papai Noel o presente que eu queria, todo Natal repetia a mesma coisa, mas acreditando nesta história, o povo brasileiro coloca os sapatinhos na janela, esperando que este bando de bandidos,, faça o melhor para o Brasil, e fez, comprou uma refinaria, falida e enganou o povo este foi o maior presente de grego que dizer presente de um milionário da Bélgica, e o povo brasileiro, ainda tem esperança no PT, parabéns, povo hiena que vivem rindo, abraço

  35. Coisa de loco

    -

    29/03/2014 às 12:34

    Gostei da idéia , meia hora antes do jogo ligar tudo:

    Ferro , chapinha, ar condicionado, forno eletrico.

    Vamos nessa,.

  36. Baryarden

    -

    29/03/2014 às 11:35

    Os governantes brasileiros precisam abandonar o delírio e deixarem o discurso demagógico do “tudo vai bem”. isso na gíria dos malandros é vender fala.
    Precisamos ser sérios e reconhecer nossas deficiências, nossas incapacidade e ignorância em muitos assuntos.
    A primeira coisa a fazer é reconhecer que erramos porque não agimos com a razão e temos mania de grandeza. Queremos ser o que não somos e isso vem de uma cultura e educação equivocadas.
    Não adianta jogar as culpa nos outros, sejam nações, grupos ou pessoas. Essa é a desculpa dos incompetentes e só expõe nossa meninice.
    Se queremos mudar, precisamos ser sérios e deixar de agir por impulsividade. A copa no Brasil é o maior exemplo desse comportamento brasileiro. Agora fica a conta bilionária para toda a nação por causa do delírio de alguns.
    Quem verdadeiramente é patriota não torce pelo caos nem pelo “quanto pior melhor”, mas deveria apenas deixar de comprar os ingressos, mostrando assim seu descontentamento não dando dinheiro para uma entidade estrangeira.
    Não sou contra o esporte, nem contra a copa, mas para uma nação como a nossa que carece do básico para seu povo, o evento se traduz em “viver o luxo e morrer o bucho”. Se fôssemos uma Noruega ou até um EUA, ainda vai lá.

  37. Ercio

    -

    29/03/2014 às 11:18

    Vou ligar todos os elétricos que puder.

  38. domingos roberto

    -

    29/03/2014 às 11:11

    Economizar?, durante a copa minha casa estará todinha iluminada. Fora copa, fora PT.

  39. Nanah

    -

    29/03/2014 às 11:10

    É ISSO AI PESSOAL, É LIGAR TUDO!!! VAMOS DIVULGAR!
    Dá-lhe chuveiro, secador, chapinha…
    Segue até tabelinha pra ajudar:
    http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/saiba-quanto-cada-aparelho-eletrodomestico-gasta-de-energia-e-economize/
    (GERALDO – 28/03/2014 às 21:30, idéia genial!)

  40. JPS

    -

    29/03/2014 às 10:30

    LI QUE OS ÍNDICES DA BOVESPA SUBIRAM,COM A QUEDA DA POPULARIDADE DA DILMA.ESTÁ AI MAIS UMA PROVA DA SUA INCOMPETÊNCIA.

  41. m

    -

    29/03/2014 às 9:49

    O pensamento dos petistas parece com o que Piaget identificou como ‘pensamento mágico fenomenológico’ presente na primeira infância.Ou seja,as palavras possuem um valor mágico no qual dizer é acontecer.

  42. Rui

    -

    29/03/2014 às 9:31

    É Cacique Cobra CORAL.

  43. Cristina Valentim

    -

    29/03/2014 às 9:07

    Campanha para a Copa do Mundo,vamos nos horários dos jogos ligar todos os nossos aparelhos.
    Eba, eba, eba!!!!

  44. Elena Labbate-51 - São Paulo

    -

    29/03/2014 às 8:20

    Estela Roussev-70 + Inácio Silva-70 = PSEUDO-INTELIGÊNCIAS.

  45. Marcus Meyer

    -

    29/03/2014 às 7:41

    Na Coréia do Norte também é assim, quando o seu democrático líder pede gentilmente para que todos os homens usem o mesmo corte de cabelo que ele! Estes são os modelos de nossos líderes: Cuba, Coréia do Norte, URSS…

  46. BSB

    -

    29/03/2014 às 4:37

    Este sujeito é muito cara de pau,não fica nem um pouquinho
    Envergonhado, com este jogo barato dele e da chefe dele.
    Toma um semancol.
    Temos que suportar cada tipo, além dos PETRALHAS.
    Mias esta muito perto de nós livra-se deles, falta pouco.

  47. Caio Lima - APAGÃO TOTAL NA HORA DO JOGO INAUGURAL!

    -

    29/03/2014 às 3:45

    .
    Gostei da idéia do Luiz (28/03/2014 às 22:03) ali embaixo. Por isso, transponho aqui seus comentários:
    .
    luis – 28/03/2014 às 22:03
    “Meia hora antes do jogo inaugural da Fifa World Cup Brazil 2014 vamos ligar tudo! Chuveiro, aquecedor, ferro elétrico, chapinha, vibrador… pra derrubar o sistema e o mundo inteiro ver a lambança que esse desgoverno tem feito nos últimos 12 anos. Ou o Brasil acaba com o PT, ou o PT acaba com o Brasil!”
    .
    Beleza de idéia, Luizão. Bora lá todo mundo fazendo isto.

  48. João

    -

    29/03/2014 às 2:25

    Sou daqueles que compartilha a ideia de ligar os aparelhos elétricos na hora dos jogos da copa para ver se o sistema aguenta. Não são ilibados? Competentes? Compromissados com o povo trabalhador? Quero ver o país pegar fogo, literalmente. O PT age de forma a querer passar que são honestos, responsáveis e de caráter. Eu vejo o mecanismo da ação do PT no sentido de deixar a população da mesma forma do título da música do Pink Floyd” COMFORTABLY NUMB”. Uma hora passa o efeito da droga (PT), e essa entorpecência acabará e quando isso acontecer, teremos a convulsão social, que é na prática comparável a abstinência. Quanto mais drogado pelo poder, mais se quer a droga. Mas uma hora o corpo não aguenta, e aí, veremos de forma real suas consequências. Descanse em paz, Brasil. R.I.P. PT para nunca mais voltar.

  49. Aaron Spelzer

    -

    29/03/2014 às 2:05

    Reinaldo, não haverá APAGÃO, o país não ficará às escuras. Lembre-se, eles tem o bufão e segundo Marilena Chaui:
    ‘quando Lula fala o mundo se ilumina’.

  50. Anticomuna

    -

    29/03/2014 às 1:53

    Reinaldo, voltei. Vamos começar a campanha PASADILMA tcháu!

  51. Anticomuna

    -

    29/03/2014 às 1:46

    Reinaldo. Concordo com o Luis. Vamos ligar tudo meia hora antes da Copa. Heeeee! Somos nós os BOBÓCAS que pagamos a energia mesmo!!!

  52. Nunca mais...

    -

    29/03/2014 às 1:37

    Quanto mais essa dona fala mais o Brasil inteiro ri. Ela e o partido dela não enganam mais ninguém, a não ser os 30% de esquerdopatas congênitos (esses são surdos, cegos e nascem com um chip implantado e desenvolvido na Rússia…será que existe?).
    Que triste fim o do PT. De defensor da ética a bobo da corte.

  53. Fabiana

    -

    29/03/2014 às 1:23

    Deu vontade de comprar um secador de 5000 Watts. Vou ligar tudo na hora do jogo na copa. Ah, e um baita aquecedor também. O ferro de passar e os chuveiros ligados, não pode faltar. rs

  54. Raissa Pedra

    -

    29/03/2014 às 0:53

    Reinaldo, obrigada por transcrever as falas da presidente Dilma, pois ouvir a voz de arranco apregoando fatos inexistentes, a ainda ter que olhar a sargentona, é dose.
    Em 23.01.2013, deve ter lido o que foi escrito por outra pessoa que mora no Brasil virtual, o pais do faz de contas, sem sequer atinar para o que dizia: “temos usinas hidrelétricas, nucleares, térmicas e eólicas, e nosso parque térmico que utiliza gás, diesel, carvão e biomassa foi concebido com a capacidade de compensar os períodos de nível baixo de água nos reservatórios das hidrelétricas”.
    Pelo que disse, não precisamos de São Pedro abrir as torneiras do céu para jorrar água, pois o sistema foi concebido para enfrentar a estiagem.
    Que coisa feia, Sr, Lobão, não basta querer pegar a vó do chapeuzinho vermelho, agora quer cobrar do Pedro água que não precisa?

  55. Brasil Acorda !!!

    -

    29/03/2014 às 0:39

    DIGAM NÃO AO MARCO CIVIL NA INTERNET:

    http://www.citizengo.org/pt-pt/5151-voce-quer-que-internet-no-brasil-seja-controlada-pelo-estado

    CONTINUEM ASSINANDO A PETIÇÃO !!!

  56. Mari

    -

    29/03/2014 às 0:30

    Vamos ligar tudooooooo!!!!!!!! Ahahahahahah

  57. Mila Oliveira

    -

    29/03/2014 às 0:27

    Reinaldo, não uso chapinha, tá? Mas terei o maior prazer de ligar uma porção de outros equipamentos….

  58. Beto

    -

    28/03/2014 às 23:51

    Ouvi de um operador em NY que o genro enviou $10 milhoes de Monaco
    para ser investido no Smith Barney…pergutado sobre a procedencia do $$ o genro teria dito: diz que eu vendi um barco. Será que o genro do cara tem tanta grana assim? Acho que tá na hora da PF investigar mais alguns. Aí tem….

  59. Roberto Silva 51 RJ

    -

    28/03/2014 às 23:12

    Loboçal é daqueles que faz o leitor sentir vergonha com suas falas.
    Pior que ele, só Lula e Dilma.

  60. Aurora Ruth Sanches Gonçalves

    -

    28/03/2014 às 22:52

    “seu” edson lllobão, pedir para os brasileiros economizar eletricidade, é uma coisa agora precisa ver se nós vamos acatar.Ora bolas só faltava essa.

  61. jorge utrine

    -

    28/03/2014 às 22:45

    Os jovens não sabem,mas antes do Collor tinhamos mão de obra altamente qualificada nas estatais, dentre as quais as produtoras de energia. O Brasil era um dos melhores nessa área.Enquanto aqueles técnicos eram sumariamente escorraçados na reforma administrativa, subia a estrela do PT com a má fé e dissimuladamente. Entenda quem quiser.

  62. a araujo

    -

    28/03/2014 às 22:31

    Sou contra qualquer desperdício, mas nesse caso vale a pena.

  63. Selma

    -

    28/03/2014 às 22:26

    Vc me representa!Reinaldo!!!!

  64. Oziel

    -

    28/03/2014 às 22:20

    Os devaneios desse incompetente Edison Lobão faz-nos lembrar de 1992, quando o ex-presidente Collor, aos berros, convocou o povo para que vestissem verde e amarelo. A resposta todos nós já sabemos. Que esse infeliz vá para a TV convocar o povo e terá a resposta “na lata”.

  65. Sérpico

    -

    28/03/2014 às 22:09

    Gerador portátil ou estacionário de ENERGIA ELÉTRICA.
    Estavam encalhados e baratos , mas com esta notícia o preço ficou exorbitante .
    Só PTralhas vão receber , direto do benefiados que fabricam …

  66. luis

    -

    28/03/2014 às 22:03

    Meia hora antes do jogo inaugural da Fifa World Cup Brazil 2014 vamos ligar tudo! Chuveiro, aquecedor, ferro elétrico, chapinha, vibrador… pra derrubar o sistema e o mundo inteiro ver a lambança que esse desgoverno tem feito nos últimos 12 anos. Ou o Brasil acaba com o PT, ou o PT acaba com o Brasil!

  67. Magalhaes

    -

    28/03/2014 às 21:56

    Na hora dos jogos do Brasil, vou ligar todos meus aparelhos eletricos, vou fazer uma campanha no face, pra todo mundo fazer isso…

  68. Adilson L França

    -

    28/03/2014 às 21:49

    Nada como a tecnologia da informação em tempo real, as mentiras e as mediocridades aparecem também em tempo real, esses vídeos deverão ser aproveitados nos horários gratuitos para mostrar como os petistas governam de fato, usam e abusam das mentiras e euforias na tentativa de engabelar o povo, vale lembrar o uniforme da Petrobras marcado com petróleo pelo mentiroso mor, as pesquisas estão mostrando que o bolso já começa a incomodar os brasileiros.

  69. Seta

    -

    28/03/2014 às 21:33

    Recordemos. O Nefasto, acompanhado do Sérgio Cabral, Ricardo Teixeira e outras cositas mas,lá fora, enalteceu, como nunca o Brasil grande que só os petralhas viam já, à época. Tiveram 7 longos anos para preparar a Copa e, 20 bilhões de reais depois o que vemos? O cartão de apresentação de um partido que nunca GERENCIOU NADA. São apenas especialistas em fazer oposição burra, desagregadora e a patrocinar os maiores escândalos como “nunca visto antes na história desse país”. E querem ficar mais, pode?.

  70. GERALDO

    -

    28/03/2014 às 21:30

    Que tal um “meme” no Face: COMEMORE A COPA E LIGUE SEU CHUVEIRO!

  71. Seta

    -

    28/03/2014 às 21:12

    Modelo bolivariano de gestão eficiente!!.Não dá mais pra ver essa gente na telinha falando asneiras como se o brasileiro fosse tão estúpido quanto essa petralhada no poder demonstra ser. São ridículos e medíocres. Em 12 anos já provaram do que são capazes.

  72. Mariana

    -

    28/03/2014 às 21:08

    Ah, entendi.
    Vai ser que nem em Cuba. Nos hotéis prá estrangeiro tem tudo de bom, até papel higiênico.
    Aqui a gente vai ter de apagar a luz (e se não apagar, vai faltar luz do mesmo jeito) pros gringos fazerem festa? Me poupa!
    Espero que ao menos não falte luz na hora de o brasileiro ver o jogo da copa naquela TV de plasma imensa que ele comprou com as esmolas da Dilma e que eu vou pagar.

  73. francisco

    -

    28/03/2014 às 20:56

    Uma das falhas dos mentirosos é que não conseguem lembrar do que disseram a cinco minutos atrás. Vão contando lorota para ver se cola!

  74. francisco

    -

    28/03/2014 às 20:54

    Agora, só falta o governo pedir que o banho dos brasileiros seja de três minutos, copiando o finado Chaves da Venezuela, mandar o povo aproveitar as enxurradas para tomar banho e/ou começar a fazer jantares românticos à luz de velas.E o povo acredita neles!

  75. Claudio Duarte

    -

    28/03/2014 às 20:52

    Essa mulher – e os petralhas em geral – somente enganam trouxas.

  76. Maria Elvira

    -

    28/03/2014 às 20:52

    Os gringos vão lotar os hotéis e abusar do ar condicionado até o limite.
    Vários aparelhos de tv estarão ligados acompanhando os jogos. Secadores, chapinhas para as mulheres, carregadores de celulares, notebooks estarão conectados à energia nos hotéis. Lavanderias dos hotéis gastarão muita energia com roupas na máquina de lavar e nas secadoras. Muitas pessoas pedirão para passar suas roupas nos hotéis. Fornos elétricos também poderão ser usados para preparar as iguarias para os hóspedes.
    Quero ver como gerenciar essa crise principalmente em Manaus onde sempre tem queda de energia.

  77. Octávio

    -

    28/03/2014 às 20:48

    Porque esse pessoal tinha que se meter com copa? Não são umas antas? Bando de amadores!

  78. Claudio

    -

    28/03/2014 às 20:34

    A propósito, alguém aqui conseguiu comprar um ingresso para assistir a algum jogo?

  79. Claudio

    -

    28/03/2014 às 20:33

    Vou ligar tudo aqui em casa no 1o dia da copa e só desligo um dia depois da final.
    Raça nojenta de petralhas, se depender de mim empurro todos abismo abaixo.

  80. Beatriz C

    -

    28/03/2014 às 20:33

    Pra aumentar o vexame, lembre-se de ligar o ar condicionado no máximo, mesmo que seja inverno (quem tiver aquecedor elétrico pode usá-lo pra compensar o frio), o ferro de passar roupa, o secador de cabelo e o aparelho de micro-ondas no horário dos jogos ou chamar os elevadores do edifício a cada 3 minutos. Este é um pedido dirigido especialmente àqueles que moram nas proximidades dos estádios. Antes, providenciar pilhas e lanternas, carregar as baterias dos laptops e telefones celulares e fazer uma reserva de água para beber, cozinhar e manter um mínimo de higiene no banheiro. Dá até saudade do velho anúncio da Light que dizia “poupe a sua energia, use a nossa”. A gente era feliz e não sabia!

  81. Jose maria

    -

    28/03/2014 às 20:21

    O povão é que pega o pepino, fazer economia em nome da gerentona Dilma. É ruim, hem?

  82. Jose maria

    -

    28/03/2014 às 20:18

    E agora Dilma, como fica, vai, ou não vai haver apagão, hem, hem?

  83. Correia

    -

    28/03/2014 às 20:15

    Esse é o governo (PT) constituídos de incompetentes e aloprados, que tentam a todo custo passar para o povo e para o mundo, uma imagem de que o nosso país é auto suficiente, confiável e seguro. Ô Lobão! foram 12 anos de governo (desgoverno) sem investir no setor elétrico, e agora o Sr. vem me pedir para economizar energia? Você andou brincando de ser ministro todos esses anos? Foraaaaaaa………PTttttttttt…………

  84. Sherlock

    -

    28/03/2014 às 20:00

    Eu já não aguento! Obrigado por transcrever, poupou um Engov.

  85. Gil Santos

    -

    28/03/2014 às 19:55

    Pode ficar tranquilo que farei a minha parte. A partir de hoje deixarei todas as luzes da casa acesa. Na epoca da copa banho chuveiro eletrico na hora do jogo, ventilador ligado, ar condicionado, geladeira de porta aberta, ferro eletrico ligado… e por aí vai.

  86. Ricardo D

    -

    28/03/2014 às 19:53

    E ficou comprovado pela 9873 vez, a Governanta é “incompetenta”.

  87. Renan

    -

    28/03/2014 às 19:51

    A ARMA DOS COMUNISTAS É A FALSA PROPAGANDA E SEMPRE SORRIDENTES AO SE DIRIGIREM AO PÚBLICO!
    Acertam tudo muito bem no discurso, mas a prática é outra muito ao contrario

  88. Aaron Spelzer

    -

    28/03/2014 às 19:42

    ‘Enfrente o APAGÃO Com Uma Lanterna Dilmão’

  89. Popeye

    -

    28/03/2014 às 19:41

    O nome dessa economia é RACIONAMENTO, viu, RACIONAMENTO, RACIONAMENTO, vê se aprende, Lobão, digo, Babão!

  90. Lis

    -

    28/03/2014 às 19:37

    Convoco a todos os brasileiros a fazer um teste para avaliar se o que a gerentona afirmou aí acima é verdade! No dia e hora da abertura da Copa vamos ligar todas as luzes e aparelhos elétricos e eletrônicos durante meia hora e veremos se ela tem razão!

  91. Joana Lima

    -

    28/03/2014 às 19:32

    Agora é tarde!!!! Vai ser a Copa dos vexames, sem luz, sem água, sem infra-estrutura, sem segurança e com muitos protestos! Vexame total !!!!

  92. Gione Oigen

    -

    28/03/2014 às 19:19

    Se todo mundo ligar o chuveiro na hora de um jogo tá feito o estrago.

  93. caio

    -

    28/03/2014 às 19:19

    Lanço o programa APAGÃO PELA DEMOCRACIA,vou acender até a casinha do cachorro eheheh,fogão vou trocar por um elétrico e ligar tudinho aqui será um apagão cívico,obrigado Lobão.

  94. Marcio

    -

    28/03/2014 às 19:15

    Big Boss ta na tv. Algo cheira mal no reino da Dilnamarca.

  95. Roberto

    -

    28/03/2014 às 19:15

    A gerentona é uma piada!!
    Mente à vontade.
    Há pouco acaba de declarar que terá tolerância zero com violência contra a mulher. Penso que nem ela acredita nisso!
    Não fez nada para proteger a Yianí Sánchez do ataque das hordas petistas.
    Votou contra a fala na OEA da deputada venezuelana María Corina Machado.
    Não proferiu nenhuma palavra de conforto para a família da menina Ana Clara, queimada viva no Maranhão dos Sarneys.
    Não se compadece da violência diária que muitas mulheres sofrem neste país, das mais variadas formas.
    Ora, de que vale a promessa vazia de conteúdo?
    Felizmente, o discurso petista já não convence mais ninguém!
    FORA PT!
    FORA DILMA!
    FORA CANDIDATOS PETISTAS!

    Desde quando o governo Dilma

  96. Isaias

    -

    28/03/2014 às 19:15

    Dona Dilma ainda não sacou que as ‘marolinhas’ chegaram às turbinas hidrelétricas!

  97. Júlio

    -

    28/03/2014 às 19:13

    Economizar para ajudar na Copa só para os que são favoráveis a realização dela. A conta já está salgada para toda a sociedade.

  98. Míriam

    -

    28/03/2014 às 19:08

    Será que a ‘presidenta competenta’vive num mundo paralelo ?

  99. Joaquim

    -

    28/03/2014 às 19:07

    Quem precisa saber da realidade sobre a energia é o povo brasileiro, não os americanos, se faltar energia na hora do jogo. Nos precisamos saber para que possamos comprar um rádio de pilha para poder ouvir e recordar à época dos jogos dos anos 50. A que ponto chegamos com o pt no poder. FORA PT.

  100. A.Henrique

    -

    28/03/2014 às 19:07

    Na área da Cemig o quilowatthora industrial saiu de R$ 0,17 em janeiro de 2013 para R$ 0,13 em março. Em abril foi a R$ 0,23 e por aí permaneceu. Portanto um reajuste real de 35%. Além de tudo a mulher faz declarações mentirosas.

  101. me

    -

    28/03/2014 às 19:05

    Que governinho de meia tigela, não é?

  102. Fora Dilma!!!!

    -

    28/03/2014 às 19:01

    Obrigado pela dica, projeto de ministro. Para contribuir com o fracasso da copa que sugou infindáveis bilhões dos cofres públicos, irei acender todas as luzes da casa e ligar as minhas máquinas trifásicas.

  103. rere

    -

    28/03/2014 às 19:00

    Juro que vou morrer de rir se os gringos tiverem que economizar luz e água durante a Copa.

  104. Luiz Augusto

    -

    28/03/2014 às 19:00

    Vamos gastar energia pessoal! Deixar todas as luzes e aparelhos domésticos acesos! Está corja precisa de uma lição e passar vexame para o mundo todo ver!

  105. PT tem culpa no cartório!

    -

    28/03/2014 às 18:59

    Nessa toada, não vai dar para continuar fazendo pronunciamentos de muitas palavras e pouco resultado.

  106. Cidadão Indignado

    -

    28/03/2014 às 18:57

    Meu caro Reinaldo,

    Todo o brasileiro que tenha vergonha na cara deveria proceder da seguinte forma durante a Copa do Mundo:

    1 – Não ir em hipótese alguma a qualquer jogo, mesmo nos jogos do Brasil;

    2 – Acender todas as luzes e ligar todos os aparelhos elétricos de sua residência durante todos os jogos, quer sejam nos do Brasil, ou não, para causarmos um grande pico de consumo. Isto é EXATAMENTE o que este governo merece : Um ENORME APAGÃO DE ENERGIA E DE PREFERÊNCIA LOGO NO JOGO DE ABERTURA …..

  107. Manoel

    -

    28/03/2014 às 18:50

    A mídia comprada está tentando colocar panos quentes na declaração do ministro Edison Lobão. Noto que as manchetes estão veiculando justamente o contrário, ou seja, que o ministro das Minas e Energia jurou enfaticamente que não haverá racionamento de energia elétrica no país. Pode???

  108. VR -760

    -

    28/03/2014 às 18:44

    Esta tchurma fica falando mal do “imperialismo” americano, mas na hora do “vamo vê” amarela e fala a verdade. Idem a PTbras. Fica msndando um lero lero pra CVM mas conta tudo direitinho nos mínimos detalhes para a SEC (a CVM americana). São mesmo um bando de amarelões.

  109. Ataíde

    -

    28/03/2014 às 18:43

    Acontece que, com um jornal direcionado a pessoas politizadas, do primeiro mundo, ele precisa ser sincero. Já com o brasileiro ele pode mentir e enrolar, principalmente porque sabe que esse mesmo povo votará de novo no lulo/dilmismo e ele continuará a mamar… Lobão não precisa nem se explicar!

  110. Marta

    -

    28/03/2014 às 18:43

    Reinaldo, só faltava isso nessa copa. Além de todos os problemas, quem nós contribuintes, temos nesse país ainda temos que economizar energia para o governo não passar vergonha? Inacreditável.

  111. Ovidio

    -

    28/03/2014 às 18:37

    Pasadena é escândalo menor diante da Abreu e Lima, a refinaria do Pernambuco que para produzir o dobro da americana já custou à Petrobras US$ 18 bilhões ou seja 16 vezes mais que a de Pasadena …

  112. Gerson (PR)

    -

    28/03/2014 às 18:37

    André (28/03/2014 às 16:46),
    Não pensamos em dinheiro o tempo, mas somos um pouco parecidos com o apedeuta neste ponto. A diferença é que até a primeira metade do ano ganhamos dinheiro para a dilma, para o governador, para o prefeito e para o resto. Só na segunda metade é começamos a ganhar dinheiro para nós mesmo. E esta proporção vem aumentando em favor deles. A cada ano o impostômetro registra valores cada vez mais altos, já descontada a desvalorização da moeda.

  113. Candido Villas Boas

    -

    28/03/2014 às 18:37

    Faltou um sinal de interrogação na primeira frase do meu comentário.

  114. Candido Villas Boas

    -

    28/03/2014 às 18:36

    Por que você não escreveu nada específico sobre o mérito do Marco Civil. Segundo um amigo advogado, o que vai ali é um atentado contra a liberdade. Entre outras, escreveu a mim que:
    - É assustador o silêncio que impera neste assunto. Alguém é capaz de imaginar o que ocorreria se as operadoras de telefonia, de um momento para outro, passassem a registrar e armazenar cópias de todas as ligações realizadas no país por um ano, e pudessem prorrogar esse prazo por simples requerimento de qualquer servidor público? Ou se todas as cartas tivessem que ser violadas e copiadas pelos correios antes da entrega aos destinatários? Seria ultrajante, não é mesmo? Mas se esse projeto for implementando isso acontecerá com todos as suas mensagens de e-mail, whatsapp, comentários de facebook etc, independentemente da suspeita de crime e sem autorização judicial. E qualquer servidor público poderá ter acesso a seus dados pessoais, como filiação, endereço, documentos de identidade, pela simples informação do seu IP, sem que você saiba disso e sem que ele precise justificar o motivo da consulta. Lembra o discurso da Dilma na ONU em setembro passado? Agora o que ela pretende fazer é muito pior do que a NSA jamais ousou sonhar.
    O maior problema desse marco civil é a sua inconstitucionalidade. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996)
    O que falar então de uma violação compulsória, sem prévia autorização judicial e para finalidades que nada tem a ver com fins de investigação criminal ou instrução processual penal?

  115. Rogerio

    -

    28/03/2014 às 18:31

    Reinaldo,

    Como sempre um excelente texto. Mais uma vez obrigado pela lucidez.
    Aproveito para perguntar se vc viu esta notícia q saiu no Estadão:
    http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2014/03/28/petrobras-deu-convite-vip-para-genro-de-dilma/
    Parece q eles não têm limites mesmo. Gostaria ver um texto seu comentando esse absurdo (Petrobrás pagando convite VIP à PTzada para a corrida de F1) justamente no meio do turbilhão de denúncias em q a Petrobrás se encontra no momento. É assombroso!

    Abraços! E continue firme no caminho pq estamos com vc!

  116. carlos amendola

    -

    28/03/2014 às 18:30

    Viramos uma Venezuela disfarçada.

  117. Luciano

    -

    28/03/2014 às 18:26

    Se o governo “pedir” para menos consumo, vou passar a gastar o máximo possível de energia e ainda pretendo ligar todos os eletrodomésticos de minha residência ao mesmo tempo nos jogos da Copa.

  118. nana da luz

    -

    28/03/2014 às 18:24

    Essas pessoas que falam em lula como candidato supremo não devem viver perto do povao mesmo o que ganham bolsa familia que nao aguenta mais lula. ele com os seus discursos de ódio cansou até o povao. se ele tivesse certeza de que venceria ele arrumaria um discurso e se candidataria no lugar de dilma….dilma por exemplo adoeceria e ficaria impossibilitada de se candidatar…simples assim….,

    mas ele sabe que é muito dificil ganhar. principalmente sem a ajuda de campos. esse é o busilis.

  119. jonas freitas

    -

    28/03/2014 às 18:24

    Vamos todos comprar candeeiros para economizar energia… É muito engraçado esse incompetente MÚMIA DO SARNEI…

  120. Justice

    -

    28/03/2014 às 18:23

    Só estão levando porrada, e como o acumulo de sujeira da seita tem sido assombroso nos últimos 12 anos, o efeito se comparado, será o mesmo que chinelada em baratas.
    Mesmo tendo que limpar a gosma, será um grande alívio e alegria saber que deles não restará pó, só a vergonha.

  121. fons

    -

    28/03/2014 às 18:22

    Recado para o lobão, ou será que é apenas um lobinho: que tal pedir para o poste não iluminado explicar as barbáries cometidas por ela atualmente e no governo lula/pt? Economizar energia elétrica? vou querer a minha casa toda iluminada para prestigiar a copa, certo?

  122. Cristina Valentim

    -

    28/03/2014 às 18:21

    Minha nossa, a bagunça que está em torno dos estádios, a roubalheira e os jogos ainda serão a base das velas? Se depender de mim eu não vou economizar mais nada. Já troquei as lâmpadas, diminui meu consumo, eles agora que façam sua parte.
    Do contrário só se desligarem meu fornecimento.

  123. Justiceira

    -

    28/03/2014 às 18:19

    Atenção Brasil! Não e necessário nem passeata pra protestar contra a Copa! Basta ligar tudo em casa e vai ser uma festa…no escuro!

  124. Jardel Jaime Jesimel

    -

    28/03/2014 às 18:09

    Como o mundo dá voltas heim!Criticaram tanto o FHC e agora tem que passar esse sufoco.

  125. Pasculado

    -

    28/03/2014 às 18:05

    Nossa, quando o marqueteiro escreve o texto a Dilma adquire uma súbita coerência de ideias, além da perfeição na sintaxe!

  126. AntiComuna

    -

    28/03/2014 às 18:04

    VAMOS GASTAR BASTANTE ENERGIA !! VAMOS FAZER APAGÃO !!

  127. Edna

    -

    28/03/2014 às 18:02

    Essa maracutaia na Petrobras é um poço, pena que não é de petroleo: à toda hora jorra uma eca.

  128. Lourdes Regina

    -

    28/03/2014 às 17:56

    Quer dizer que além de não conseguir ir aos estádios ver os jogos, os brasileiros não poderão assistir pela televisão?

  129. Nanico

    -

    28/03/2014 às 17:54

    LOBÃO … diminutivo de Sarney.
    Típico.
    Nanico

  130. Carlos Aurélio

    -

    28/03/2014 às 17:50

    Incrível e tragicômico essa Copa nos reserva um show de incompetência profissional, jamais imaginado pelo mais pessimista dos mortais. A Copa vai ser o atestado supremo que o mundo vai outorgar ao governo petista da Dilma Rousseff.

  131. Burduna nelles !!!

    -

    28/03/2014 às 17:48

    O diplomata Rubens Barbosa, que já foi embaixador em Washington e é um dos conselheiros de Aécio Neves em política externa, publicou uma áspera crítica à condução atual do Itamaraty; segundo ele, houve um “sumiço” do Brasil na cena internacional

    Sumiço do Brasil e Itamaraty marginalizado
    Rubens Barbosa*

    Ao contrário da política externa “ativa e altiva” nos oito anos de Lula, o atual governo retraiu-se e evita tratar questões relevantes que o Brasil, pelo seu peso no cenário externo, não pode ignorar.
    Nas votações nas Nações Unidas, além do voto afirmativo, do negativo e da abstenção, os diplomatas, sempre criativos, inventaram outra forma de permitir que os países evitem ter de se manifestar em importantes votações, mesmo estando presentes nos debates e na própria reunião decisória: a “não participação”.
    Recolhi alguns episódios de domínio público – haverá (muitos) outros que não foram tornados públicos – em que fica evidenciada a decisão de não participação brasileira. Na maioria dos casos, o Brasil – contrariando a opinião do Itamaraty – é levado a omitir-se por motivos diversos, inclusive ideológicos ou partidários.

    A decisão de não enviar o ministro do Exterior a reunião sobre a Síria em Genebra. O Brasil – muito bem representado pelo secretário-geral, Eduardo dos Santos – foi incluído no encontro, restrito a um grupo limitado de países, a pedido da Rússia, que, juntamente com os EUA, o convocou para tentar discutir uma solução negociada para a crise militar que matou mais de 120 mil pessoas.

    A ausência do Brasil na Conferência anual de Segurança realizada em Munique, fórum conhecido pela oportunidade que oferece para conversas informais sobre as crises internacionais e as negociações em curso entre diplomatas e ministros da Defesa de todo o mundo. Entre os participantes estavam o mediador da ONU na Síria, os ministros do Exterior da Rússia e do Japão e os secretários de Estado e de Defesa dos EUA.
    A omissão do governo brasileiro no tocante ao asilo de senador boliviano. Depois de concedido o asilo pela Embaixada em La Paz, nada foi feito para que o salvo-conduto fosse concedido por Evo Morales, conforme previsto nos tratados regionais.
    O silêncio do governo do Brasil, escondido atrás da posição do Mercosul e da Unasul, favorável ao governo de Nicolás Maduro, apesar do agravamento da atual crise política na Venezuela, com clara violação da cláusula democrática e dos direitos humanos.
    A ausência do governo em relação aos acontecimentos na Crimeia.
    A ausência do Brasil na negociação e na participação do Acordo sobre Serviços da Organização Mundial do Comércio (OMC), apesar de atualmente, na composição do produto interno bruto (PIB) brasileiro, o setor de serviços representar quase 60%.
    A ausência do Brasil nas discussões sobre o impacto das negociações de acordos regionais e bilaterais de última geração negociados fora da OMC.
    A ausência de uma posição firme do Brasil no tocante à convocação da reunião presidencial do Conselho do Mercosul. Pela primeira vez em 20 anos o conselho deixou de se reunir no semestre passado e até hoje não existe data para o encontro, que deveria discutir, entre outros temas, as negociações comerciais Mercosul-União Europeia.
    A ausência de liderança do Brasil no processo de integração sul-americana e de revitalização do Mercosul.
    Os episódios recentes envolvendo reuniões para discutir as restrições comerciais na Argentina e a situação política na Venezuela, em que a Presidência da República assumiu a condução do processo, deixando a Chancelaria à margem.

    Esses fatos afetam a credibilidade do Brasil e repercutem sobre a percepção externa acerca da atuação do nosso país.

    Ao lado do “sumiço do Brasil”, cresce a marginalização do Itamaraty, sobretudo no tratamento dos assuntos relacionados com os países vizinhos da América do Sul. Exemplo disso foi o afastamento da Chancelaria quando, por motivações ideológicas, a Presidência interferiu na decisão de suspender o Paraguai do Mercosul e na maneira como foi decidido o ingresso da Venezuela no bloco.

    Nunca antes na História deste país a Presidência influiu tanto nas questões de competência do Itamaraty de analisar e recomendar cursos de ação para que a presidente possa tomar as decisões. Não são segredo o descaso com que o Itamaraty tem sido tratado nos últimos anos, até mesmo na questão orçamentária, e a pouca importância que tem sido dada às posturas tradicionais recomendadas pela Chancelaria para problemas que afetam diretamente o que seria, de fato, do interesse do Brasil.

    Como já assinalei nesta página (Instituição em perigo, 10/9/2013), em razão de interferências indevidas em seu trabalho analítico e em seus processos decisórios, o Itamaraty deixou de ser o principal formulador e coordenador das propostas e temas que têm como finalidade a projeção internacional do País.

    A execução de políticas seguindo uma plataforma partidária certamente não estaria agradando ao velho Barão do Rio Branco, que ensinou que “a pasta das Relações Exteriores não é e não deve ser uma pasta de política interna”. O Itamaraty não deve servir a um partido político, mas ao Brasil.

    Surge agora outra perigosa novidade promovida pelo PT: a Presidência da República quer criar o Conselho Nacional de Política Externa, presidido pelo secretário-geral da Presidência, pelo assessor de Assuntos Internacionais e pelo ministro do Exterior. Discute-se se seria um órgão consultivo ou se teria competência para interferir na formulação e na execução da política externa. Caso criado – e esteve a ponto de sê-lo ainda com o ex-ministro Antonio Patriota -, o conselho completaria o processo de esvaziamento do Itamaraty, apesar de representar uma flagrante violação do artigo 87, I, da Constituição, que dá atribuição exclusiva ao Ministério das Relações Exteriores para coordenar os órgãos da administração pública federal em sua área de competência.

    Chegou a hora de restaurar o prestígio do Itamaraty e recuperar sua centralidade no processo decisório interno para a execução de uma política de Estado, tendo como único objetivo a defesa do interesse nacional.

    *Rubens Barbosa é presidente do Conselho de Comércio Exterior da FIESP.

  132. Ferrabraz

    -

    28/03/2014 às 17:45

    Quando os brasileiros irão compreender que vivem uma tirania política exercida pelo PT e por Dil má. Sempre suas reações são ameaças, nunca uma reação explicativa.
    Agora na formação da CPI aparece novamente a mesma atitude, muito similar as atitudes chavistas, de desrespeito total a oposição e suas pretensões, falta acusar a oposição de provocar a quebra das instituições e da governabilidade. Logo serão acusadas, como acusa Maduro, de causadora dos distúrbios prováveis antes e durante a copa. Farão tudo para melar a realização das eleições se descobrirem que não serão reeleitos. Aguardem.

  133. Eduardo

    -

    28/03/2014 às 17:44

    O pessoal está esquecendo de outro assunto que deve dar dor de barriga na Dilma e PT: A INCONSTITUCIONALIDADE dos empréstimos feitos pelo Brasil a CUBA, ANGOLA, VENEZUELA, BOLÍVIA, etc., etc., além dos perdões de dívidas , tudo isto sem o AVAL do SENADO e da CAMARA. Isto é INCONSTITUCIONAL E passível de IMPEACHEMENT. Cadê a PGR, OPOSIÇÃO, etc.,

  134. cidadão

    -

    28/03/2014 às 17:41

    O “ministro” também deveria avisar aos americanos para fazerem SEGURO de VIDA e bens de valor, para virem ao BRASIL. A OMS/ONU considera a taxa de homicídios nestepaiz como GRAVE e EPIDÊMICA, nuncaantesnestepaiz com 80.000 homicídios/ano. Lobo e os morcegões BARBASTELLAs são sinistros com a violência urbana, no escuro dos lobos e morcegos os assaltos e assassinatos aumentarão! Presídio é para coisa de porquinho: chiqueiro e muita lama, só os mensaleiros tem privilégios de visitas o tempo e a hora que quiserem, alimentação diferenciada, refeitório próprio, celular, biblioteca como escritório, etc…IMPEACHMENT JÁ do presidente e cadeia aos petralhas comunistas.

  135. Anônimo

    -

    28/03/2014 às 17:38

    O PT, também, tinha fama de trabalhador;
    O Lula, também, tinha fama de operário;
    A Dilma, também, tinha fama de gerentona/faxineira.

    Fama, ora fama não se pega, não se apalpa. Se inventa – é gasoso o assunto. Certo?

  136. Francisco

    -

    28/03/2014 às 17:37

    CARO REINALDO
    Esse Lobão é o contrário do lobo que assoprava a casa do porquinhos, que acabava ruindo e possibilitava a refeição. Mas qual? Esse lobão aí não se contenta com apenas 3 porquinhos. Ele quer muito mais… Ele é amigo de (muitos) porquinhos que circulam por esse governo indecente e incompetente que temos o infortúnio de ter.
    O mais absurdo é que a Eletrobrás, cujo balanço acabou de sair e acusa um baita prejuízo, gastou uma nota com propaganda inútil. Depois de ver um comercial da Eletrobrás, o que devemos fazer ? Talvez comprar um kilowatt ? É uma barbaridade o que os petistas estão fazendo com nosso país.
    FRANCISCO

  137. rodolfo

    -

    28/03/2014 às 17:34

    Off-topic: Reinaldo e leitores, o que dizer de nossa “Harvard Brasileira” a UFSC? Formando as mentes “brilhantes” e fumantes de nosso brasil…
    Veja que a nota conjunta da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal e do Sindicato dos Delegados de Policia Federal em Santa Catarina faz gravíssimas revelações sobre o consumo e tráfico de drogas e entorpecentes na UFSC.
    Denuncia o resultado de investigações:
    1.“A descoberta de pequena plantação de maconha dentro do “campus” da Ufsc, com várias latas abrigando mudas em diversos estágios de desenvolvimento”:
    2.“A descoberta de cerca de 200 gramas de maconha dentro de um escaninho da Biblioteca da Ufsc”;
    3.Denúncias de que no bosque do “campus’, situado próximo de uma creche e de um Colégio de Aplicação e Planetário, “recebe grande
    quantidade de usuários de drogas e é abastecido por traficantes da região”;
    4.A descoberta e desmantelamento de um laboratório de drogas sintéticas a partir de uma entrega de entorpecentes em aparamento localizado nas imediações da Ufsc”.
    A nota acrescenta que foi a partir destes e de outros fatos graves que ocorreu o flagrante desta semana.
    —————–
    Olhem só esta reportagem com um vídeo mostrando uma professora da UFSC começando o tumulto: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/03/delegados-da-policia-federal-acusam-professora-de-comecar-tumulto-na-ufsc-4459038.html
    ——–
    Sabe o que é pior?? A reitoria ainda dizer que havia entendimento com a Polícia Federal de que não ocorreria ação de repressão ao tráfico de drogas no “campus”. http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/2014/03/26/policia-federal-reitora-tem-problemas-de-memoria-ou-de-carater/?topo=67,2,18,,,77
    ———
    Mas vejam vocês:
    -”Documentos mostram que UFSC permitiu acesso da Polícia Federal para investigar tráfico de drogas no campus”
    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2014/03/documentos-mostram-que-ufsc-permitiu-acesso-da-policia-federal-para-investigar-trafico-de-drogas-no-campus-4457065.html
    -Ano passado antes desta confusão: “Temos sim que chamar forças policiais”, diz reitora da UFSC sobre a segurança
    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2013/05/temos-sim-que-chamar-forcas-policiais-diz-reitora-da-ufsc-sobre-a-seguranca-4133222.html
    ———-
    O dinheiro público está sendo bem gasto na formação destes estudantes envolvidos na arruaça??? Estão fazendo curso intensivo para virarem especialistas em laboratórios de drogas sintéticas?
    O que será que dá para sair de bom destes estudantes que cometem crimes e acham que não???
    ———–
    Veja o viés desta reportagem então falando sobre o delegado que repreendeu o posicionamento da diretoria: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/03/delegado-da-pf-em-sc-e-colecionador-de-polemicas-4458828.html
    Ele é repreendido por fazer seu trabalho, usar gel, terno e ser carioca. É mole o que vivemos neste brasil? Peraí? Ele deveria seguir a linha “estética” de Che Guevara e o esforço para a punição que somente conseguimos ver em nosso Ministro da Justiça?
    Esse Brasil está é carcomido por estas ideologias esquerdistas, não tem jeito…

  138. Alan Zanzini

    -

    28/03/2014 às 17:33

    Essa presid anta é extremamente “incompetenta” e sua equipe de trabalho, mediocre. Esse Lobão é uma besta e o ministro da
    fazenda(minusculo mesmo)não acerta uma previsão. Estamos com sérios problemas causados por esse partido RIDICULO!!!!

  139. Miguel Rangel

    -

    28/03/2014 às 17:29

    Conclusão: até que enfim que assumiram a carapuça de novos pais do APAGÃO, é isso mesmo ou entendi errado ?

  140. Anônimo

    -

    28/03/2014 às 17:29

    Acabei de ler: Novo comitê de Dilma ganha cerca contra mendigos.

    Pergunto: mas o Lula fez a maior propaganda que havia acabado com a fome no Brasil. E o minha casa minha vida, da cumpanhera Dilma, iria resolver os problemas de moradia no Brasil. Cadê o homem?

    Se os mendigos estivessem cada qual em sua moradia não teria copa, então? Ou vai ter copa no escuro mesmo? Ou vai ser instalado lamparinas nos estádios, sem licitação, é claro?

  141. Samoa

    -

    28/03/2014 às 17:25

    Essa Grente acredita na mentira para inglês ver .É uma vergonha fazer o povo brasileiro de palhaço internacional e nosso prejuízo já passa de $$$ bilhões de dólares e ainda não contaram com os dos $$$ Coliseus para distrair o povão e o povo parece que perdeu a vergonha COLLOR por um ELBA o PT botu na rua até quando vamos ficar em casa sem coragem de ir para as ruas gritar CHEGA DE PT

  142. Chris-SP

    -

    28/03/2014 às 17:24

    Reinaldo,
    Aposto que ninguém vai economizar nadinha, a exemplo do que fez no governo FHC, que nem apagão houve. É melhor o pessoal se prevenir e comprar radinho a pilha para ouvir os jogos da Copa das Copas. Vai precisar, viu ?

  143. duduzinho das neves

    -

    28/03/2014 às 17:21

    Ôoo tio,,,
    Nossos homens e mulheres que exercem funções públicas pensam que o povo é palhaço!!

  144. Toninho Malvadeza

    -

    28/03/2014 às 17:20

    Está de pé a campanha “NA COPA DO MUNDO,TODOS OS APARELHOS ELÉTRICOS DE CASA LIGADOS” e faça seu próprio apagão.

  145. Ana

    -

    28/03/2014 às 17:16

    Mas, sabe o que eu vim falar aqui?
    Cadê você, Reinaldo? Não ensaie esse sumiço do fim de semana já na sexta.
    Ninguém mais véve sem você, Reinaldo Azevedo.

  146. Ana

    -

    28/03/2014 às 17:14

    O brasileiro já não quer saber de copa e ainda vem pedir pra economizar energia para a…copa!?

  147. Anónimo

    -

    28/03/2014 às 17:13

    Como é possível ?
    Então vamos levantar o tapete e vejam o que está escondido:
    Prometeram (Ptralhas) que até o primeiro semestre do ano passado as Usinas Eólicas , Licitadas , contratadas estariam prontas e a Energia Elétrica seria abundante conforme os contratos firmados em site da ANEEL :
    http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/OperacaoGeracaoTipo.asp?tipo=7&ger=Outros&principal=E%F3lica
    Notem que tem até a “SD Comércio Alimentação e Serviços Ltda” contratada para construir e fornecer Energia Elétrica Eólica , esta no final da página .
    É no mínimo estranho , Empresa de Alimentação se enveredar neste Setor cheira á mais uma PIZZA Bem Passadena , é claro .
    .
    Mas o pior é saber que várias foram construídas no governo FHC , mas foram ABANDONADAS no Governo PT que fez novas licitações e fechou NOVOS CONTRATOS como acima citado .
    .
    O Governo PTralha nada faz para as já prontas recebam os cabos de ligação e a manutenção para que as já PRONTAS comecem a funcionar.
    .
    O prejuizo foi até publicado em Nota da ANEEL – junho 2013:
    “Por contrato, como terminaram a construção no prazo, as empresas estão recebendo do governo pela energia que poderiam gerar R$ 33,6 milhões por mês. De julho a outubro, foram R$ 134,4 milhões. E, segundo a Aneel, deve passar dos R$ 440 milhões até setembro, quando as primeiras linhas deverão ficar prontas. Esse dinheiro sai da sua conta de luz.”
    Até a Rede Globo , pasmem , noticiou o abandono e na época já causava o prejuízo de (R$500.000.000,00) Quinhentos Milhôes de Reais para reativar , então largaram tudo.
    “Usina Eólica está parada e pode virar Ferro-Velho”:
    http://www.radioculturagbi.com.br/noticias.php?lk=4&id=283 ,
    http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/01/obra-de-usina-esta-parada-ha-25-anos-e-r-500-mi-podem-virar-ferro-velho.html
    .
    E a SABOTAGEM do GovernoPT-PMDB para que as PRONTAS não funcionem:
    “Falta de linhas de transmissão atrasa operação de 34% dos parques eólicos” , link:
    http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/12/20/falta-de-linhas-de-transmissao-atrasa-operacao-de-34-dos-parques-eolicos.htm
    .
    O Governo PT-PMDB prefere destruir o que está pronto e pago e CONTRATAR tudo de novo ás nossas custas , e pensam que ficará tudo escondido.
    .
    E começou o jogo , não percam :
    http://2.bp.blogspot.com/-3axRPJdgkvA/Uy2KuI43jfI/AAAAAAAAHKg/LNdUMMYVMdQ/s1600/Jogando+sozinha.jpg
    .
    CHEGA !!!
    Vou ao mercado comprar um caixotão de velas , as lanternas e luzes de emergência estão absurdamente caras , talvez pela espectativa do inevitável , então vou voltar á idade da pedra é mais barato e romântico.
    Viva o Apagão de PilanTragens !

  148. Mag

    -

    28/03/2014 às 17:13

    Mas quando ela era Secretária de Minas e Energia do RGS, entre 1999 e 2002, se vangloriava de ter evitado o racionamento naquele Estado! Não era verdade, mas era o que ela contava aos quatro ventos. É que não havia falta de energia no RGS. Onde está a tão apregoada “eficiência” energética e administrativa da qual ela se gabava quando era secretária de Olívio Dutra? Não dá para enganar sempre.

  149. Ad Astra Per Aspera

    -

    28/03/2014 às 17:12

    Às vezes Deus se lembra que é brasileiro e pimba!, lá vem lá de cima um aviso. Acho que acabamos de levar um desses piparotes. E não foi um piparote seco, nu, sem adereço, como parece ser do gosto de muita gente. Foi um piparote estrelado.
    Para quem é fascinado por cinema, como eu, o Texas lembra longas planícies, cowboys e rebanhos a perder de vista, duelos entre bandidos e mocinhos, milionários com poços de petróleo no quintal de casa e os carros absurdamente bregas que eles adoravam.
    Pois vai estrear aqui um filme com tudo para ser um grande sucesso. Seu diretor não é nenhum John Ford ou Howard Hawks, bem longe disso, mas o nome do filme é bem sugestivo: Sic Itur Ad Astra. É isso mesmo, o título é um verso de Virgílio: Assim É Que Se Chega Aos Astros.
    O cenário é Pasadena, cidade conhecida como berço do Texas, estado que também é chamado Lonestar State.
    Os atores: a Astra Oil, do barão milionário belga Albert Frére; a Pasadena Refining System; o Partido dos Trabalhadores, recém-chegado ao mundo das altas finanças. Os três intimamente ligados às estrelas: Astra; a estrela branca da bandeira texana; a estrela vermelha do PT.
    O filme começa com um narrador em off contando que em 2005 a Astra Oil comprou a Pasadena Refining System por US$42,5 milhões. No ano seguinte, 2006, a belga vendeu 50% da refinaria à Petrobrás do PT, i.e, desculpem o mau jeito, à Petrobrás que pertence ao país governado pelo PT desde 2003, por US$360 milhões.
    Fiadas em Virgílio, que assim estreladas é que se chega aos mais poderosos astros, as estreladas foram navegando absolutamente seguras que o céu lhes pertencia até que esbarraram em um detalhe do caminho que ninguém percebera: a brasileira foi obrigada por uma decisão judicial a comprar os outros 50% que a belga ainda detinha da Pasadena, o que elevou o custo total da refinaria texana a módicos US$1,8 bilhão.
    Sinopse parcial pois eu também ainda não vi o filme que aguardo ansiosa: em 2005, a Astra Oil, de um rico e esperto barão belga, comprou de uns texanos por US$42,5 milhões uma refinaria meio decrépita. Em 2006, a belga, certamente cansada de ganhar dinheiro com a refinaria texana, vendeu metade das instalações para o nosso querido Brasilzinho por US$360 milhões. Em 2008, por decisão judicial, a brasileira teve que comprar toda a Pasadena.
    Assistam ao filme para saber de onde surgiu, baseada em que, por quais cargas d’ água, ou melhor, montada em quantos barris de petróleo surgiu essa decisão judicial que, ao que parece, era o maior segredo. O filme deve estrear nos mais amplos cinemas da Capital Federal, o Cine Congresso.
    A data da estreia ainda não está definida, mas o título já mudou: agora é Ad Astra Per Aspera. O caminho é árduo, difícil, íngreme, mas esse é o único que pode levar às estrelas.
    (Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa-blog do Noblat) Inês Castro

  150. kaldas

    -

    28/03/2014 às 17:10

    Reinaldo, ripa na chulipa.

  151. Eduardo

    -

    28/03/2014 às 17:07

    A preocupação da presidente sempre foi deixar marcado que deveria ser chamada de Presidenta. A partir do momento que isto é mais importante do que governar o país, você vÊ as contas indo pro brejo, a popularidade despencando. Aí vem Gilbertinho e diz que somos ingratos. Esse é o PT : Viva a forma, foda-se o conteúdo!

  152. Vinicius

    -

    28/03/2014 às 17:04

    É tanta incompetência que eles nem combinam o que falar.
    Contam com a memória curta do brasileiro; felizmente temos competentes jornalistas que não deixam por menos.
    Obrigado Reinaldo.
    Ufa!!! até quando?

  153. Luiz Carlos Nogueira

    -

    28/03/2014 às 17:01

    Nem li o artigo todo porque só o titulo me deixou irritado, com esse “magnum lupum”. Gastem energia mesmo, que eu quero ficar no escuro, para não ver a cara desse lobisomem.

  154. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 17:00

    Vou desinstalar o sistema solar e
    Comprar fogão elétrico de seis chapas, mesmo que usado.
    Pago bem.

  155. Sueli Caramello Uliano

    -

    28/03/2014 às 16:58

    Reinaldo, faltou você mencionar que a partir de 2015, as tarifas vão subir para pagarmos os empréstimos feitos neste momento devido ao custo das termoelétricas.

  156. JoaoR

    -

    28/03/2014 às 16:57

    Com a presidANTA comandando (?!) o país e o lobinho como ministrinho, não é nenhuma surpresa a situação da energia, da petrobrás, etc….
    É a anta mor guiando suas antinhas!

  157. Regina Mara

    -

    28/03/2014 às 16:55

    Pobre PT!
    Pobre Dilma!
    Vivem de propaganda e na mão de um marqueteiro…
    Mentem sobre o “apagão” do governo FHC, que nunca existiu, e se gabam de uma política energética que vai de mal a pior e corre perigo de terminar em APAGÕES durante a Copa.
    Quando é para aparecer, Dilma convoca o rádio e a televisão para falar ao povo…
    Quando é para dar notícias ruins, Dilma escala sempre um subalterno para ficar em evidência e ser poupada…
    A gestora incompetente de uma lojinha 1,99 foi imposta por Lula como uma administradora de escol e hoje o Brasil vê o resultado ruim e contrário.
    Lula tem de ser responsabilizado por essa safadeza que causou bilhões de reais ao nosso povo carente de mínimas condições de saúde, educação, emprego e segurança.
    A farsa do PT está chegando ao fim com tantas roubalheiras e enganações.
    Só o voto dos brasileiros de bem e que sofrem com a inflação em alta e sem controle, causadora da carestia que toma conta do país, pode tirar o PT do governo e virar essa página da História que envergonha todos nós.

  158. André

    -

    28/03/2014 às 16:53

    Os americanos devem ficar de queixo caído quando viram que o ministro das Minas e Energia é o ….LOBÃO ! eles devem pensar que o governo é louco

  159. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 16:51

    My God, mas ela fica cada vez mais enrolada e mais suspeita de favorecimento, porque ingênua não é…

  160. Rodolfo

    -

    28/03/2014 às 16:49

    Reinaldo,
    É por isso que esses VERMES do PT querem tanto o FINANCIAMENTO PÚBLICO de CAMPANHA!
    Acho bom o STF rever esse ponto!
    ——————
    Refiro-me à LAMA da Petrobras!

  161. Ney

    -

    28/03/2014 às 16:46

    Os frutos da tradicional demagogia indecente do petismo começam a abundar e as consequências da irresponsabilidade de gestão vão custar extremamente caro para nossa pobre e ignorante população.

  162. André

    -

    28/03/2014 às 16:46

    O babalorixá da Banania disse : `´ Até o meio do ano ganho dinheiro para mim. Depois, vou ganhar para a Dilma`´.
    Meu deus ! caramba, reinaldo ! Esse sujeito pensa em dinheiro 24 hs por dia .

  163. CW

    -

    28/03/2014 às 16:44

    Vindo das Antas Petistas, não é apagão, é a nova era das Trevas!

  164. Donizeti

    -

    28/03/2014 às 16:40

    Reinaldo,
    Tem que lançar uma Enquete:
    Como o Lula irá fantasiado assistir os jogos da copa (principalmente no Itaquerão).
    Caso contrário….ele será vaiado até pelos estrangeiros!

  165. Beatriz C

    -

    28/03/2014 às 16:39

    O PT explorou tudo o que pôde o racionamento no tempo do FHC. Só que agora, o governo do PT tem no abastecimento de eletricidade um problema muito maior. E com a Copa, a foto pode ficar muuuito pior! O nome disto é KARMA! (aqui se faz e aqui se paga). O PT levou o Brasil pro buraco!

  166. Luiz Andrade

    -

    28/03/2014 às 16:38

    O PT é tão hábil em construir farsas para enganar o “povão” que no final das contas Lulla vai sair candidato como o salvador da pátria, construindo um discurso de tal forma que parecerá que o Brasil vem sendo administrado pelo PSDB nos últimos 20 anos.

  167. Rodolfo

    -

    28/03/2014 às 16:38

    Reinaldo,
    É por isso que esses VERMES do PT querem tanto o FINANCIAMENTO PÚBLICO de CAMPANHA!
    Acho bom o STF rever esse ponto!

  168. Roberval

    -

    28/03/2014 às 16:37

    Nova Portaria do MPF contra a Transpetro

    (indícios de direcionamento de processo licitatório)

    PORTARIA Nº 9

    Autos n.º 1.34.002.000320/2013-39 – Inquérito Civil Público (ICP)

    O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelos Procuradores da República signatários, com apoio, especialmente, na Constituição da República, artigos 127, caput, e 129, III; Lei Complementar Federal 75/93, art. 6.º, VII, “b”; Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público 23/2007, arts. 2.º, §§ 1.º, 3.º e 7.º, e 4.º, parágrafo único; Resolução do Conselho Superior do Ministério Público Federal 87/2006, arts. 2.º, § 2.º, 4.º, § 4.º, e 5.º, parágrafo único; Portaria 557/13, do Exmo. Procurador-Geral da República (consignando que a Exma. Procuradora da República Marília Ribeiro Soares Ramos Ferreira pediu substituição do grupo de trabalho designado para atuar no caso); e considerando os fatos que seguem:

    1. O município de Araçatuba doou, à Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba-Agência de Desenvolvimento Regional (Cooperhidro), CNPJ n.° 00.822.696/0001-31, com base na Lei Municipal n.º 4.616, de 23/11/1995, alterada pela Lei n.º 4.625, de 05/12/1995, uma área de terra de 41.217,19 m², denominada “Área A”, sita próxima à margem esquerda do lago do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, no município de Araçatuba-SP, sob a condição de que a donatária nela se instalasse, “com a edificação de armazéns graneleiros, carga seca, tanques e de outros equipamentos afins, com a finalidade de armazenamento de cargas” (art. 2.º);

    2. A Cooperhidro deveria iniciar as obras de instalação em 12 (doze) meses e terminá-las em 36 (trinta e seis) meses, contados da data da lavratura da competente escritura pública (Lei 4.616/95, art. 3.º), que foi lavrada em 29 de fevereiro de 1996;

    3. O descumprimento da Lei 4.616/95 acarretaria, de pleno direito, a “nulidade” da doação, revertendo o imóvel à posse e domínio do Município, sem que disso decorresse direito à indenização por possíveis “benfeitorias” introduzidas no local (Lei 4.616/95, art. 5.º);

    4. A Cooperhidro não apresentou nenhum projeto, devidamente aprovado e licenciado pelos órgãos públicos competentes, referente à edificação de armazéns graneleiros, carga seca, tanques e de outros equipamentos afins, com a finalidade de armazenamento de cargas;

    5. A Cooperhidro, apesar de argumentar haver cumprido a obrigação legal para obter o domínio da área doada com o uso de equipamentos do tipo guindaste, sugadores, refletores, balança, container de escritório, banheiros químicos, pórtico, e equipamento móvel de carga e descarga, não apresentou nenhum projeto, devidamente aprovado pelos órgãos públicos competentes, como também assinado por responsável técnico devidamente habilitado, relativo a tal uso, tampouco comprovou, inequivocamente, que ele se fez dentro da referida área recebida em doação, pois apresentou somente documentos indicativos do uso do píer e suas adjacências, que pertencem à Companhia Energética de São Paulo (Cesp) – do que é sugestivo o teor da cláusula 1.ª, item 1.3, de contratos de arrendamento da área, a ser transcrita mais adiante, nesta Portaria;

    6. A Cooperhidro apresentou declarações de Imposto Territorial Rural (ITR), referentes aos anos de 1996, 1997 e 1998, indicando que a área esteve ocupada somente por pastagens;

    7. A área recebida em doação, por força da Lei Municipal 4.616/95, não poderia ser utilizada para outra finalidade que não a de “armazenamento de cargas”, tampouco poderia ser cedida a terceiros, exceto aos associados da Cooperhidro, mas mediante a vinculação da obrigação de realizar os investimentos previstos naquela lei, com anuência do Poder Executivo municipal (Lei 4.616/95, art. 4.º);

    8. A Cooperhidro alterou a finalidade de uso pela qual houve a área, bem como a cedeu a terceiro que não é seu associado, ao arrendá-la, em 10/02/2010, para instalação de uma indústria naval, por R$ 5.000,00 nos primeiros seis meses, e, após, R$ 10.000,00;

    9. Inicialmente, a arrendatária da área foi a empresa SS Administração e Serviços Ltda., e, posteriormente, mediante outro contrato, datado de 06/07/2011, o arrendatário passou a ser o Estaleiro Rio Tietê Ltda. – que tem por sócia a SS Administração e Serviços Ltda.;

    10. A Cooperhidro, a despeito de afirmar que a SS Administração e Serviços Ltda. e o Estaleiro Rio Tietê Ltda. ingressaram “em determinado momento” em seu quadro de associados, não apresentou nenhuma documentação comprovando que o seu Conselho de Administração aprovou o ingresso, nos termos do art. 17.º, III, de seu Estatuto Social, aprovado em 30/07/2001 e arquivado em 12/04/2002 na Junta Comercial do Estado de São Paulo, bem como que o ingresso foi apresentado em assembleia dos associados, nos termos do art. 6.º, § 4.º, do referido Estatuto;

    11. As propostas de associação da SS Administração e Serviços Ltda. e do Estaleiro Rio Tietê Ltda., apresentadas a esta Procuradoria pela Cooperhidro, não contêm reconhecimento de firma ou qualquer outro indicativo de que foram elaboradas e subscritas nas datas nelas consignadas (12/04/2010 e 01/09/2011, respectivamente), que, de qualquer forma, são posteriores às datas dos contratos de arrendamento da área – que, como dito, aperfeiçoam o desvio de finalidade pela qual a Cooperhidro a houve;

    12. A Cooperhidro também não apresentou nenhuma documentação comprovando a associação da empresa DNP – Indústria e Navegação Ltda., a quem “permitiu”, em 17/05/2005, por R$ 2.000,00 mensais, o uso da área objeto da Lei 4.616/95 para o fim de “armazenagem, embarque e desembarque de cargas e sua operação” – conforme “instrumento formal de permissão de uso de área” enviado pela DNP a esta Procuradoria -, reconhecendo a Cooperhidro que a DNP não faz parte de seu quadro de associados;

    13. A Cooperhidro não apresentou anuência do Poder Executivo municipal à “permissão de uso”, remunerada, da área à empresa DNP – Indústria e Navegação Ltda. em 17/05/2005, bem como ao arrendamento às empresas SS Administração e Serviços Ltda. em 10/02/2010, e ao Estaleiro Rio Tietê Ltda. em 06/07/2011, como o exige o art. 4.º, da Lei 4.616/95;

    14. A Prefeitura de Araçatuba também não apresentou nenhuma anuência à permissão de uso, ou arrendamento, da área objeto da Lei 4.616/95 às empresas acima citadas;

    15. O site da Câmara Municipal de Araçatuba não disponibiliza o texto do Decreto Municipal n.º 8.213, de 17/02/1997, que dispõe sobre a “proibição da alienação ou cessão, a qualquer título, para terceiros, dos bens móveis ou imóveis doados ou cedidos pela administração municipal” (cf. http://www.camaraaracatuba.com.br, acesso em 24/03/2014), e, o site da Prefeitura, não oferece qualquer opção expressa de consulta a legislação (cf. http://www.aracatuba.sp.gov.br/mapadosite, acesso em 24/03/2014);

    16. Nos contratos de arrendamento, consta, na “CLÁUSULA 1ª – DO OBJETO”, item 1.3, que “ARRENDANTE E ARRENDATÁRIA entendendo que o cais de concreto atualmente existente em frente ao imóvel objeto deste contrato de arrendamento é fundamental para as atividades de construção naval a ser desenvolvida, comprometem-se a envidar conjuntamente todos os esforços necessários junto ao atual proprietário para obter a necessária permissão de uso pelo mesmo prazo de duração do presente instrumento”;

    17. Os contratos de arrendamento preveem que as acessões implantadas pela arrendatária ficarão incorporadas ao imóvel ao final dos contratos, e, dessa forma, a Cooperhidro haverá, para si, as instalações do estaleiro, ou poderá fazer jus à indenização correspondente, conforme os termos em que tenha distratado, se o caso, o arrendamento;

    18. A Cooperhidro, apesar de argumentar haver cumprido a obrigação legal para obter o domínio da área doada, doou-a de volta ao Município, por meio de escritura lavrada em 08/11/2013, portanto após a instauração do presente ICP, sem considerar as instalações do Estaleiro, seja pela averbação da construção no registro imobiliário, seja pelo seu valor;

    19. O Poder Executivo municipal, por sua vez, enviou à Câmara o Projeto de Lei n.º 187, de 2013, autorizando-o a doar a área ao Estaleiro Rio Tietê Ltda., também sem considerar as instalações do estaleiro, cujo valor não constou do laudo de avaliação “AVALIA.026-2013”, de 19/11/2013, e sem mencionar que esta Procuradoria o questionava sobre a titularidade da área que havia sido arrendada ao Estaleiro, objeto deste ICP;

    20. A “valorização”, em mais de 1.000 % (um mil por cento), em onze dias, da mesma área, pois recebida pela Prefeitura de Araçatuba em doação da Cooperhidro pelo valor de R$ 41.417,05, a 08/11/2013, e doada pela Prefeitura ao Estaleiro pelo valor de R$ 432.780,50, referido a 19/11/2013;

    21. Por outro lado, o Projeto de Lei n.º 187, de 2013, mesmo em suas justificativas, não fez qualquer menção à Lei 4.616/95; da mesma forma, o texto final aprovado (Lei Municipal n.º 7.595, de 10/12/2013) tampouco fez qualquer menção à Lei 4.616/95, e não está disponível no site da Câmara Municipal de Araçatuba (http://www.camaraaracatuba.com.br, acessado em 21/03/2014);

    22. As justificativas do Projeto de Lei n.º 187, de 2013, consignam que “…Araçatuba foi uma das cidades escolhidas pelo Governo Federal, através da Transpetro, para o desenvolvimento do projeto da Hidrovia Tietê-Paraná, integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para o transporte fluvial de etanol. Essa operação demandará a construção de 20 empurradores e 80 barcaças… Para a construção das embarcações, a Transpetro, pelos meios legais, contratou a empresa Estaleiro Rio Tietê Ltda. que se comprometeu a instalar a sua indústria naval em Araçatuba”; porém, a Transpetro não poderia, legalmente, escolher Araçatuba para a operação de construção das embarcações, uma vez que o processo licitatório não impunha essa condição, como se verá;

    23. A Cooperhidro, beneficiada com o arrendamento da área recebida em doação, é presidida, desde o ano de 1997, pelo sr. Carlos Antônio Farias de Souza, COD 4712-8, fiscal sanitário, servidor público municipal desde o ano de 1995, e também Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho desde julho de 2010;

    24. A Prefeitura de Araçatuba, apesar de afirmar, no ofício 718/13-SMAJ, de 19/11/2013, que o Sr. Carlos Antônio Farias de Souza “vem sendo cedido” à Cooperhidro “desde o ano de 1999”, não apresentou nenhuma portaria ou outro normativo que comprovasse a disponibilização de tal servidor à Cooperhidro com vigência após a data de 31/08/2003, reconhecendo, no ofício 115/14-SMAJ, de 28/02/2014, não ter localizado portarias específicas que atestem vigência da cessão do citado servidor para a data do ofício;

    25. O Sr. Carlos Antônio Farias de Souza exerce o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho em desconformidade com a Lei Orgânica Municipal, “Seção IV”, “Dos Secretários Municipais”, artigo 71, § 2.º: “O exercício do cargo de secretário municipal é em regime de dedicação exclusiva, ficando seu ocupante impedido de exercer qualquer atividade, ressalvada a de docência, cujo horário não pode ser concomitante com o horário de expediente da respectiva pasta. (CRIADO PELA EMENDA N.º 28, DE 28 DE OUTUBRO DE 2008)”;

    26. A Prefeitura de Araçatuba não apresentou nenhum projeto, relatório de inspeção e fiscalização, devidamente aprovado e assinado por responsável técnico habilitado, comprovando que a Cooperhidro cumpriu com os encargos relativos à doação;

    27. A Prefeitura de Araçatuba apenas encaminhou as respostas da Cooperhidro aos questionamentos que esta Procuradoria fez, à Prefeitura, sobre o cumprimento dos encargos legais relativos à doação, a despeito de a Cooperhidro ser diretamente interessada nas respostas;

    28. A Cooperhidro utiliza as instalações da Prefeitura em benefício próprio, uma vez que todos os ofícios desta Procuradoria destinados à cooperativa foram recebidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho do município;

    29. Dois procuradores do grupo de trabalho designado para atuar neste ICP estiveram no edifício comercial denominado “Siran”, onde a Cooperhidro possui sua sede, e, na portaria, obtiveram a informação de que a cooperativa estava fechada;

    30. A Cooperhidro não escriturou devidamente, e, portanto, não ofereceu à tributação, ou fez constar em Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), as receitas de aluguel referentes ao ano de 2011, conforme informou a esta Procuradoria a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Araçatuba;

    31. O Estaleiro Rio Tietê Ltda., em suas DIPJs, apresentadas à Receita Federal, referentes aos anos de 2011 e 2012, na Ficha 05-ADespesas Operacionais, na linha 16-Aluguéis, informou pagamentos de aluguel “em valores superiores aos informados nos contratos”, conforme informou a esta Procuradoria a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Araçatuba; o Estaleiro alegou que se tratava de outros aluguéis, tais como de escritórios e residências para funcionários, mas não os especificou;

    32. A Lei Municipal n.º 5.694, de 27/12/1999, que instituiu o Parque Portuário de Araçatuba, localizado às margens do lago do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, em área contígua ao Porto Fluvial de Araçatuba, no Bairro Pio Prado, quilômetro 2,927 da correspondente via de acesso, foi promulgada posteriormente ao vencimento do prazo derradeiro, estatuído pela Lei Municipal 4.616/95, para a Cooperhidro se instalar na área que recebeu em doação;

    33. O Município atestou, em 07/04/2010, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, então titulada pelo Sr. Evandro da Silva – que subscreveu o atestado –, que a Cooperhidro recebeu, em doação, área de terras, por meio da Lei Municipal 4.616/95 e Lei Municipal 4.625/95, e que a citada cooperativa vinha fazendo o cumprimento do uso e ocupação da área nas operações e atividades pertinentes ao desenvolvimento do transporte hidroviário e ao cumprimento da lei municipal, mesmo estando a área arrendada, desde 10/02/2010, à SS Administração e Serviços Ltda., em cuja posse ela se imitiu na mesma data, conforme cláusula 6.ª, item 6.2, do contrato de arrendamento;

    34. Apesar de a Prefeitura de Araçatuba fazer coro, com a Cooperhidro, em ter a Cooperhidro havido o domínio da área referida na Lei 4.616/95, cedeu parte dessa mesma área, a título precário, por tempo indeterminado, à empresa DNP–Indústria e Navegação Ltda., conforme Decreto Municipal n.º 11.692, de 24/05/2005, e Termo de Permissão de 24/06/2005, entre a Prefeitura e a referida empresa (afora a Cooperhidro haver “permitido o uso”, mediante retribuição, de parte dessa mesma área à DNP em 17/05/2005, como visto acima);

    35. A Prefeitura de Araçatuba, com base no Decreto n.° 16.035/2011 – com as alterações do Decreto n.° 16.983/2013 (ambos ignorados no site da Câmara Municipal, acessado a 24/03/2014) –, cedeu, a título precário, uma área de 9.891,33 m² ao Estaleiro Rio Tietê Ltda.;

    36. Não foi devidamente esclarecido e comprovado, a esta Procuradoria, a aprovação, pelos órgãos públicos competentes, de projetos do Estaleiro Rio Tietê Ltda. com área de 56.305,36 m², quando as áreas, somadas, da Lei Municipal 4.616/95, alterada pela Lei 4.625/95, ou da Lei 7.595/13, mais as do Decreto Municipal 16.035/2011, alterado pelo Decreto 16.983/2013, totalizam 51.108,52 m²;

    37. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), responsável pelo licenciamento ambiental do Estaleiro Rio Tietê Ltda. na área arrendada, exigiu-lhe, para conceder licença de operação, anuência legislativa para a destinação existente na área (empreendimento naval), ou justificativa para a alteração da destinação que, pela Lei Municipal 4.616/95, a Cooperhidro deveria ter dado à área, conforme Parecer PJ 471/13/PJM, do proc. 13/00389/12;

    38. Apesar de o Estaleiro Rio Tietê Ltda. não ter apresentado a anuência legislativa, e apesar de a Cetesb, por meio de sua Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, haver elaborado laudo técnico de vistoria, sob o n.º 145/2010, de 29/10/2010 (anterior à assinatura dos contratos do Estaleiro com a Transpetro), contendo galeria de fotos indicativas de que a área da Cooperhidro não estava sendo ocupada por nenhuma instalação, ainda assim a Cetesb, com base no Parecer PJ 792/13/PJM, do proc. 13/00389/12, olvidou a exigência de anuência legislativa e concedeu ao Estaleiro a Licença de Operação n.° 13002283, válida até 30/08/2017;

    39. O Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, no item 4 do Ofício DH-252/2013, de 29/08/2013, endereçado a esta Procuradoria, afirmou que “a área retro-localizada a borda do reservatório, ora cedida ao estaleiro, pertence a Prefeitura Municipal de Araçatuba” – quando, formalmente, a a área pertencia à Cooperhidro;

    40. O Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, no Ofício DH-182/2013, endereçado ao Gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Araçatuba, autorizou o lançamento de efluentes domissanitários, gerados pelo estaleiro e lançados abaixo do píer, em áreas de preservação permanente, apesar de responder, a esta Procuradoria, no Ofício DH–252/2013, que tal autorização não compete àquele Departamento;

    41. O Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo forneceu ao Estaleiro Rio Tietê Ltda. cópia de ofício, destinado ao Gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Araçatuba, contendo minuta, assinada apenas por ele, de Termo de Autorização Precária e Gratuita entre a Companhia Energética de São Paulo – Cesp – e o Estado de São Paulo, por sua Secretaria de Estado de Logística e Transportes, por intermédio do Departamento Hidroviário;

    42. Apesar de endereçado ao Gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Araçatuba, não foi apresentada documentação comprovando que o ofício original, antes citado, tenha sido juntado aos autos do processo de licenciamento do Estaleiro Rio Tietê Ltda. na Cetesb;

    43. No Termo de Autorização, devidamente assinado pelas partes, datado de 28/06/2013, que veio a ser apresentado à Cetesb, consta, na “CLÁUSULA SEXTA – DA CESSÃO PARA TERCEIROS”, que a cessionária (a Secretaria de Estado de Logística e Transportes) ou o intermediário (o Departamento Hidroviário) estavam autorizados a transferir a terceiros, total ou parcialmente, a administração da área objeto daquele Termo, desde que para exercer a mesma atividade nele prevista, ou lhe dar suporte, condicionando, porém, a cessão ao regular processo licitatório, nos
    termos da Lei Federal 8.666/93;
    44. O Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, no item 4 do Ofício DH-252/2013, afirmou ter ficado configurada a “inexigibilidade de licitação, de acordo com o estabelecido no artigo 25, da citada lei, diante da inviabilidade de competição”, e anuiu ao direito de uso da área de borda, por parte do Estaleiro, contudo sem lhe permitir que implantasse qualquer estrutura, consignando ter ficado caracterizado que “o empreendimento é estritamente voltado para suporte a atividade hidroviária, e, portanto, de interesse público”;

    45. A Companhia Energética de São Paulo (Cesp), no Ofício OF/A/1374/2013, informou a esta Procuradoria haver feito, em 25/09/2012, inspeção ambiental e patrimonial na área denominada TI-TE-107, conforme RIAP/API n.° 9634/2012, em que constatou sua ocupação, parcial, sem as devidas autorizações, pelo Estaleiro Rio Tietê Ltda., a quem não concedera anuência de exploração;
    46. A Companhia Energética de São Paulo (Cesp), no Ofício OF/A/1374/2013, informou a esta Procuradoria não haver concedido à Cooperhidro anuência para utilização/exploração do Cais do Terminal Hidroviário de Araçatuba, como também para qualquer área pertencente à TITE-107;

    47. O Consórcio formado pelo Estaleiro Rio Maguari S/A, SS Administração e Serviços Ltda. e Estre Petróleo, Gás e Energia Ltda. – que deu origem ao Estaleiro Rio Tietê Ltda. – venceu o processo licitatório da Petrobras Transporte S/A – Transpetro, modalidade convite internacional, n.° 006.8.009.10.0, para compra e venda condicionada de 20 comboios, constituídos, cada um, por um empurrador e quatro barcaças, no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef);

    48. A DNP – Indústria e Navegação Ltda., empresa convidada no citado processo licitatório, informou a esta Procuradoria haver declinado de participar do processo em razão de o Edital ser “muito dirigido, fato que, aliado ao custo da proposta e a aparência de que já havia um ganhador definido, nos levou a não participar”;

    49. A data da eficácia dos contratos de compra e venda condicionada dos comboios é o dia 05 de julho de 2011, conforme a Transpetro informou esta Procuradoria;

    50. O Estaleiro Rio Tietê Ltda. recebeu, da Transpetro, a título de sinal, referente a 5% do valor dos vinte contratos, R$ 21.919.750,00 no dia 12/07/2011, conforme cópia do comprovante de depósito encaminhado a esta Procuradoria pela Transpetro;

    51. O prazo contratual para a entrega do 1.° comboio era o dia 29/07/2012, conforme documentação apresentada a esta Procuradoria pela Transpetro;

    52. As barcaças destinam-se ao transporte de etanol, conforme o item “3. BARCAÇA”, do “Anexo II – Projeto Básico Comboio” do Convite, sub-item “3.1.1.1. TIPO E SERVIÇO”, textual: “Transporte de Etanol, na Navegação Interior – Áreas 1 e 2.”, e o item “2. EMPURRADOR”, do mesmo Anexo II do Convite, sub-item “2.1.1.1. TIPO E SERVIÇO”, textual: “Operação de empurra com quatro (04) Barcaças transportando Etanol, na Navegação Interior – Áreas 1 e 2.”; e, também, o item VII da Resolução n.º 93, de 12/05/2011, do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante;
    53. O referido transporte de etanol será feito na Hidrovia Tietê-Paraná, conforme parecer técnico da Coordenação Geral de Projetos do Departamento do Fundo da Marinha Mercante;

    54. O item 14.3.1 do convite impunha, como condição para a assinatura dos contratos (não para participar da licitação), que o licitante vencedor deveria obrigatoriamente apresentar os documentos referentes à posse ou à propriedade das instalações do estaleiro que seria utilizado na construção dos comboios;

    55. O documento apresentado, comprovando a posse ou a propriedade das instalações, no caso do consórcio vencedor, foi o contrato de arrendamento assinado entre a SS Administração e Serviços Ltda. e a Cooperhidro;

    56. A área objeto do contrato de arrendamento fora doada à Cooperhidro pelo Município de Araçatuba para fim de armazenamento de cargas, como visto;

    57. O contrato de arrendamento foi firmado no dia 10 de fevereiro de 2010, um mês antes do anúncio formal da abertura do processo licitatório, a 10 de março de 2010, bem como antes mesmo da deflagração da licitação na Transpetro, que foi “solicitada através da DIP TRANSPETRO/DTM 03/2010 de 23/02/2010, e autorizada pela Diretoria da Transpetro, através da Ata 451, item 04, Pauta 039, de 04/03/2010”, conforme documentação enviada a esta Procuradoria pela Transpetro;

    58. Não obstante a alegação de que a mídia prenunciara a licitação, o arrendamento da área antes mesmo da deflagração, interna, do processo licitatório pela Transpetro aparenta que dele a arrendatária tinha conhecimento seguro;

    59. As seis propostas comerciais, na licitação, foram apresentadas no dia 30 de junho de 2010; o resultado final, referente ao menor preço ofertado, divulgado em 11 de agosto de 2010; o vencedor, anunciado em 30 de agosto de 2010; e a assinatura dos contratos com a Transpetro fezse somente em 23 de novembro de 2010;

    60. O termo inicial do prazo (de 180 dias) para que a arrendatária SS Administração e Serviços Ltda. pudesse “rescindir”, sem qualquer ônus, o contrato de arrendamento com a Cooperhidro (conforme sua cláusula 2.ª, item 2.1.1) precede, em apenas dois dias, a data em que divulgado o menor preço alcançado na licitação (11 de agosto de 2010); ao mesmo tempo, o aluguel mensal pelo arrendamento seria dobrado, de R$ 5.000,00 para R$ 10.000,00, exatamente a partir do sétimo mês de vigência contratual (cláusula 3.ª, itens 3.1 e 3.2);

    61. O presidente da Cooperhidro, servidor público, e, atualmente como na época, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, sr. Carlos Antônio Farias de Souza, esteve, segundo veiculado pela mídia local, o que foi confirmado a esta Procuradoria pela Transpetro, no dia 05/12/2008, na Transpetro, no Rio de Janeiro-RJ, em reunião com o gerente de Desenvolvimento de Projetos, Ubiracyr Martins; o engenheiro Sérgio Zeitone; o gerente de Novos Negócios e Parcerias, Fabiano Tolfo; e o gerente de Projetos, Orçamentos e Empreendimentos, Amaury Garcia. E, segundo a mídia, o projeto da Petrobras-Transpetro de utilização da hidrovia para o transporte de combustíveis foi o principal assunto discutido. Por fim, a mídia reportou-se a nota oficial da Transpetro, segundo a qual estava prevista a construção de terminais para armazenamento de etanol ao longo da hidrovia, com escoamento do produto das usinas produtoras por meio de barcaças;

    62. Consta, no contrato de arrendamento, apresentado pelo Consórcio Rio Maguari à Transpetro, assinado anteriormente ao processo licitatório, na Cláusula 2.ª, item 2.1, que ele findar-se-ia quando do encerramento das atividades na área de arrendamento, especialmente “o término da construção dos comboios para a Transpetro”, caso a arrendatária fosse a “vencedora do processo licitatório a qual se tem notícia”, e desde que ela implantasse o estaleiro no prazo de 24 meses;

    63. Consta, no parecer técnico da Coordenação-Geral de Projetos do Departamento do Fundo da Marinha Mercante, que os comboios contratados pela Transpetro possuem calado de 3 m, e que, de acordo com as normas de tráfego nas eclusas da Hidrovia Tietê-Paraná e seus canais, o calado máximo permitido nesta Hidrovia é de 2,70 m – o que a concessionária AES Tietê confirmou a esta Procuradoria;
    64. Consta, no parecer técnico da Coordenação-Geral de Projetos do Departamento do Fundo da Marinha Mercante, que a Transpetro solicitou, ao Conselho Diretor do Fundo, apoio financeiro no valor total de US$ 239.165.857,94, contudo o valor aprovado foi de US$ 228.259.947,54, em função de os percentuais de lucros e despesas com importação não estarem de acordo com os adotados pelo Departamento;

    65. Os aditivos de prazo, referentes às datas de entrega dos comboios, foram assinados em 05/12/2012, posteriormente à data originária da entrega do primeiro comboio – 29/07/2012;

    66. Mesmo após a assinatura dos aditivos de prazo, com novas datas de entrega definidas (a do 1.° comboio para 15/06/2013), não foi entregue nenhum dos seis comboios que deveriam, por tais aditivos, ter sido entregues até 17/03/2014; tampouco foi entregue o 1.º comboio em 02/01/2014, conforme previsão feita pelo Estaleiro à Transpetro;

    67. Não se encontram construídos, aptos e devidamente licenciados para operação os terminais de Araçatuba, Anhembi e Presidente Epitácio, indicados a esta Procuradoria, pela Transpetro, como os que fariam o carregamento e descarregamento das barcaças com o etanol a ser transportado;

    68. A Petrobrás S/A – de quem a Transpetro é subsidiária integral – informou a esta Procuradoria ter participação acionária na Logum Logística S/A correspondente à vinte por cento do seu capital;

    69. A Petrobrás informou a esta Procuradoria que, segundo “informações obtidas junto à Logum Logística S.A, responsável pela construção dos terminais, os projetos de construção desses terminais estão pendentes de emissão de Autorização de Construção da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), sendo que o Terminal Aquaviário de Araçatuba e de Anhembi possuem a Licença de Instalação expedida pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb: LI n° 13001763 e n° 2216, respectivamente”;

    70. A Petrobrás afirmou a esta Procuradoria que o etanol coletado nesses terminais será transportado pelos comboios contratados pela Transpetro com o Estaleiro Rio Tietê Ltda., e que a Transpetro e a Logum estão “negociando a celebração de um contrato de transporte de etanol”;

    71. A Logum Logística S/A não iniciou a construção, em áreas próximas à do Estaleiro Rio Tietê Ltda., recebidas em doação do Município de Araçatuba, com base na Lei Municipal n.º 7.376, de 22/06/2011, de um terminal hidroviário de coleta de etanol, a despeito de estar vencido o prazo que tinha para tanto, estabelecido pelo art. 3.º, da referida Lei 7.376, tanto que o Município de Araçatuba alterou o prazo para início da construção, por meio da Lei Municipal n.º 7.608, de 30/12/2013; todavia, esta lei não determinou o novo termo inicial do prazo, vinculando-o à data de aprovação do projeto do terminal pela ANP;

    72. Esta Procuradoria, em consulta ao site da Câmara de Araçatuba (http://www.camaraaracatuba.com.br, acessado a 19/03/2014), constatou que a Lei 7.376/11 não consta como alterada ou revogada por qualquer lei, a despeito de a lei que a alterou, a Lei 7.608/13, ter sido promulgada em 30/12/2013; constatou, também, que o texto desta Lei 7.608 não se encontra disponível;

    73. A Logum Logística S/A informou a esta Procuradoria que, em relação aos Terminais Aquaviários de Araçatuba e Anhembi, ainda não foram emitidas as Autorizações de Construção (AC) da Agência Nacional do Petróleo (ANP), e as Autorizações de Instalação da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), como também não teve início o pedido de Licenciamento Ambiental do Terminal Aquaviário de Presidente Epitácio;

    74. O projeto das barcaças foi alterado, após o processo licitatório, em função da mísula estrutural existente na eclusa de Barra Bonita, embora conste, no site do Ministério dos Transportes, atualizado em 05/12/2002, que a referida eclusa foi inaugurada em 1973, bem como a seguinte observação: “Devido aos chanfros executados nas bases dos muros de ala desta eclusa, a largura se estreita para 10,16m junto a laje do fundo, o que poderá oferecer restrição a eclusagem da embarcação tipo em período de estiagem” (cf. http://www2.transportes.gov.br/bit/04-hidro/4-barraeclu/eclu/reg-sud/GECLBARR.HTM, acessado em 20/03/2014);

    75. O Estaleiro Rio Tietê Ltda. informou a esta Procuradoria haver pago à empresa Dester Santa Cruz Desmatamento e Terraplenagem Ltda. o montante de R$ 2.712.349,84, referentes aos serviços de raspagem e movimentação de terra, durante o período do 2.º trimestre de 2011 ao 3.º trimestre de 2011;

    76. A empresa Dester Santa Cruz Desmatamento e Terraplenagem Ltda., em diligências empreendidas pelos Correios e por esta Procuradoria, com o auxílio da Procuradoria de São Carlos-SP, não foi localizada nos endereços constantes das notas fiscais apresentadas pelo Estaleiro Rio Tietê Ltda. ao Departamento do Fundo da Marinha Mercante, bem como em qualquer outro constante de registros oficiais, e ainda, não se obteve notícia de para onde poderia ter se mudado, se o caso;

    77. O Estaleiro Rio Tietê Ltda. informou a esta Procuradoria haver pago à empresa Construtora Estrutural Ltda. o montante de R$ 4.312.334,84, referentes aos serviços de raspagem, movimentação de terra e terraplenagem, durante o período do 3.º trimestre de 2011 ao 1.º trimestre de 2013;

    78. Independentemente de os períodos de prestação dos serviços da Dester Santa Cruz Desmatamento e Terraplenagem Ltda. e da Construtora Estrutural Ltda. terem coincidido, a Estrutural informou a esta Procuradoria que, quando do início da execução de seus serviços, nenhuma obra de terraplenagem tinha sido iniciada e/ou realizada por outra empresa na área do Estaleiro, bem como que não trabalhou em conjunto com qualquer outra empresa de terraplenagem;

    79. O Estaleiro Rio Tietê Ltda. não enviou cópia do contrato de prestação de serviços devidamente assinado com a Dester Santa Cruz Desmatamento e Terraplenagem Ltda., impossibilitando, dessa forma, a verificação da qualificação técnica dos representantes, de forma que não se tem informação sobre as pessoas que assinaram o referido contrato;

    80. Os valores informados pelo Estaleiro a esta Procuradoria, relacionados aos pagamentos feitos à Construtora Estrutural Ltda., não são consistentes com os valores informados pela mesma Construtora a esta Procuradoria;

    81. A recusa da Transpetro em fornecer, a esta Procuradoria, cópia do Relatório de Estudo de Viabilidade Econômica denominado EVTE, apresentado à Caixa Econômica Federal (CEF) para obtenção de financiamento para aquisição dos 20 comboios;

    82. Não foi esclarecido o valor de referência dos vinte comboios, pois, pela Caixa Econômica Federal – valor aferido pela metodologia da tese do Dr. Carlos Daher Padovezzi -, o valor seria de US$ 217.582.400,00; pelo Departamento do Fundo da Marinha Mercante, de US$ 228.259.947,53; e, pela Transpetro, de US$ 199.403.320,00 pelo EVTE apresentado à CEF, ou de US$ 258.752.420,62, segundo o orçado pela própria Transpetro, conforme o Relatório Final da Comissão de Licitação;

    83. O preço final negociado com o consórcio vencedor, de US$ 239.165.857,88, para aquisição dos 20 comboios, é superior aos valores de referência da Caixa Econômica Federal – US$ 217.582.400,00 -, do Departamento do Fundo da Marinha Mercante – US$ 228.259.947,53 –, e do EVTE da Transpetro – US$ 199.403.320,00;

    84. O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante aprovou, por meio da Resolução n.º 117, de 10/07/2012, prioridade de apoio financeiro ao Estaleiro Rio Tietê Ltda., para construção de suas instalações, no valor de R$ 27.595.884,06 (correspondentes a US$ 14.369.862,56), sem glosar nenhum valor, mesmo tendo o Estaleiro apresentado uma enormidade de contratos sem as devidas assinaturas, ou notas fiscais, e a despeito de algumas das obras e serviços à época já terem sido executados;

    85. Apesar de o Estaleiro não ter utilizado o apoio aprovado, em vista do cancelamento da prioridade, por decurso do prazo previsto no “caput” do art. 8.º, da Portaria GM n.º 254, de 12/03/2009 – prazo que se escoou depois de o Estaleiro ter tomado conhecimento deste procedimento -, remanesce o uso dos documentos suspeitos perante o Departamento do Fundo da Marinha Mercante;

    86. A Caixa Econômica Federal, agente financeiro devidamente habilitado pelo Departamento do Fundo da Marinha Mercante, responsável pela operação do financiamento da Transpetro, não enviou, a esta Procuradoria, o Estudo de Viabilidade Econômica (EVTE) completo que a Transpetro lhe apresentou;

    87. A Caixa Econômica Federal, agente financeiro devidamente habilitado pelo Departamento do Fundo da Marinha Mercante, responsável pela operação do financiamento do Estaleiro Rio Tietê Ltda., não enviou, a esta Procuradoria, os documentos que o Estaleiro Rio Tietê Ltda. lhe apresentou;

    88. Há indicativos de “antecipação” do processo licitatório para a compra dos comboios em relação à construção dos terminais de etanol, cujo transporte tais comboios fariam, porque a empresa Logum, responsabilizada pela construção de tais terminais, foi criada em 1.º de março de 2011, como consta em seu site (cf. http://www.logum.com.br/php/quem-somos.php, acessado em 24/03/2010); portanto, nem ao menos estava constituída quando finda a licitação (em 30/08/2010) ou assinados os contratos para aquisição dos comboios (em 23/11/2010);

    89. Apesar de a Estre Petróleo, Gás e Energia Ltda. não mais integrar o quadro societário do Estaleiro Rio Tietê Ltda., profissionais pertencentes à Estre continuam intervindo nos negócios do Estaleiro, como o Sr. Rodrigo Porrio de Andrade (representante) e o Sr. Alberto Fissore Neto (testemunha em contratos e decretos);

    90. Há indícios da constituição do consórcio vencedor do processo licitatório, formado pelas empresas Estaleiro Rio Maguari S/A, SS Administração e Serviços Ltda. e Estre Petróleo, Gás e Energia Ltda., antes mesmo da deflagração interna do processo na Transpetro;

    91. Pende de esclarecimento se o atraso na entrega do comboios acarretará aumento de custos à Transpetro, e, consequentemente, ao erário federal (Fundo da Marinha Mercante), uma vez que, para se efetuar o pagamento, referente à participação dos índices importados, haverá conversão, na data da sua utilização, pelo índice de variação de taxa de câmbio, para venda, do dólar norte-americano, divulgada pelo Banco Central do Brasil por meio da transação PTAX 800, opção 5 – cotações para contabilidade, do Sistema de Informações do Banco Central – SISBACEN;

    92. No mesmo dia (23/11/2010) em que assinados os vinte contratos para a aquisição dos comboios, também foram assinados os primeiros vinte termos aditivos, que excluíram a cláusula nona – “conta vinculada” -, a cláusula décima – “mecanismo de manutenção do preço global corrigido quando do pagamento final (item 7.1.3)” -, a cláusula décima terceira – “medição dos serviços e sua aceitação” -, e a cláusula vigésima – “da atuação da seguradora em caso de rescisão do contrato em decorrência do dispositivo da cláusula segunda” -, cláusulas que, em suma, obrigavam a Transpetro a acompanhar e fiscalizar a fabricação dos comboios;

    93. Os Srs. Paulo Érico Moraes Gueiros e André Moraes Gueiros, administradores da SS Construção Naval e Tecnologia Ltda., nova denominação da SS Administração e Serviços Ltda., sócia do Estaleiro Rio Tietê Ltda., foram condenados, pelo i. Juízo da 4.ª Vara da Justiça Federal do Pará – que, em seguida, extinguiu-lhes a punibilidade, pela prescrição da chamada “pretensão punitiva” –, por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de falsidade ideológica, no processo n.º 00005585-61.2007.4.01.3900, face à obtenção fraudulenta de financiamento, no valor aproximado de R$ 12.000.000,00, com recursos do Finame; aquele juízo afirmou, na sentença, que a fraude consistiu na simulação da construção e venda de 13 balsas pelo Estaleiro Bacia Amazônica Ltda. (Ebal) – quando, na verdade, tratava-se de velhas embarcações que sofreram reformas gerais, algumas no Ebal, para parecerem recém-construídas -, e, do citado estaleiro, o Sr. Paulo Gueiros era advogado, e, o Sr. André Gueiros, diretor de produção;

    94. O surgimento de indícios de envolvimento de autoridade com prerrogativa de foro, o que ensejou o envio de cópia dos autos ao Exmo. Sr. Procurador-Geral da República, a quem os próprios autos foram disponibilizados;

    RESOLVE ADITAR e RATIFICAR, nos termos do art. 4.º, parágrafo único, da Resolução CNMP 23/2007, a Portaria n.º 9, de 14 de outubro de 2013, que converteu o Procedimento Preparatório em INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, mantendo-lhe o seguinte objeto:

    RESUMO: Patrimônio Público e Social. Administração Pública. Licitação da Petrobras Transporte S/A – Transpetro – para compra de 20 comboios, vencida pelo consórcio que originou o Estaleiro Rio Tietê Ltda., instalado em Araçatuba-SP. Financiamento da compra pretendido com recursos do Fundo da Marinha Mercante. Financiamento das instalações do Estaleiro também pretendido com recursos do mesmo Fundo.

    Indiciárias irregularidades nos âmbitos municipal, estadual e federal.

    ORIGINADOR: anônimo

    POSSÍVEL(IS) RESPONSÁVEL(IS): a apurar

    Após os registros de praxe, publique-se e comunique-se a ratificação à E. 5.ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para conhecimento.

    Encaminhe-se cópia da presente Portaria ao Sr. Evandro da Silva, à Prefeitura e à Câmara Municipal de Araçatuba, aos vereadores de Araçatuba, ao Ministério Público Estadual, ao Departamento do Fundo da Marinha Mercante, ao Departamento Hidroviário de São Paulo, às empresas Transpetro, Petrobrás, CEF, Estaleiro Rio Tietê Ltda., Cesp, Cetesb, Cooperhidro, Logum e DNP; ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria-Geral da União, com cópia dos autos; ao Exmo. Sr. Procurador-Geral da República, e, por intermédio desta autoridade, aos Exmos. Srs. Governador do Estado de São Paulo, Ministro dos Transportes, Ministro das Minas e Energia, bem como à Presidência da República.

    O grupo de trabalho coloca-se à disposição dos interessados para esclarecer quaisquer dúvidas referentes a esta Portaria ou ao ICP, ou para ouvir quaisquer esclarecimentos que queiram prestar.

    Voltem, após, para análise das providências pendentes.

    PAULO DE TARSO GARCIA ASTOLPHI
    GUSTAVO MOYSES DA SILVEIRA
    SVAMER ADRIANO CORDEIRO

  169. elizangela

    -

    28/03/2014 às 16:18

    Nossa chefona criticou tanto os apagões de FHC e hoje está mostrando que consegue ser muito mais incompetente do que ela o acusava ser. Mantém um ministro “lobão” que de energia mesmo só sabe apagar e acender a luz! Pobre coitada! Está refém de São Pedro!

  170. Sergio

    -

    28/03/2014 às 16:17

    Nao acredito mais em politico, so tem gente que se aproveita do poder para tirar vantagens e se perpetuar nele.Por mim todas as residencias do Brasil estarao com suas luzes acessas durante a copa. Nada de economizar para ajudar os petralhas.

  171. nina

    -

    28/03/2014 às 16:17

    Maaginaaaa!! A gestora com g maiúsculo já tem tudo planejado! Black bloc vão botar fogo em tudo e fogo é luiz, gente!!!

  172. José Alberto

    -

    28/03/2014 às 16:13

    Tarso abre o jogo na Assembléia e diz como quer conduzir o RS ao “paraíso” comunista proposto por Lênin

    Muito mais rica de esclarecimentos do que a proposta orçamentária para 2014, é a mensagem que o governador Tarso Genro assina no cartapácio de 175 páginas que o Piratini protocolou na Assembléia do RS, porque ele revela o altíssimo grau de delírio ideológico alcançado pelo PT do RS.

    . Neoleninista de carteirinha, autor do livreto “Lênin, corações e mentes”, o governador nunca renunciou ao abraço de urso ideológico que fez quando ainda era jovem e inscreveu-se no Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, em Santa Maria. Ele até se adaptou e trabalhou sob a ordem institucional “burguesa” nos últimos anos, mas nunca esqueceu e nem desistiu do que queria.

    . Logo na página 17, avisa a mensagem em tom solene, irreal e delirante:

    - O novo papel do Estado ou avançará no sentido de iniciar uma transição ao socialismo ou ficará restrito a uma reforma do capitalismo que fortaleça a autonomia de suas burguesias nacionais e promova sua ascensão â situação de competidoras no cenário mundial, a partir da consolidação, com o apoio dos seus governos, da condição de “campeões” empresariais regionais.

    . Tarso Genro sabe mais do que qualquer outro cidadão que é impossível implantar uma Comuna de Paris no RS, mas muito menos sustentá-la. Não se implanta o comunismo em unidades federadas separadamente.

    . A proposta dos “campeões” regionais, neste caso um empreendimento reformista de caráter “modernizador” e “nacionalista” no quadro do capitalismo, nem sequer resiste ao fracasso que foi a política de “campeões nacionais” patrocinada pelo governo Lula através do BNDES.

    . O governo estadual não conta sequer com seu próprio BNDES, porque o Badesul não tem dinheiro para emprestar ou investir em nada desde setembro do ano passado.

    . Na esclarecedora mensagem, Tarso Genro diz-se admirador e seguidor do atual modelo ideológico, portanto político e econômico, bolivariano, que só se mantém na Venezuela, seu berço, porque usa força bruta desmedida para oprimir o povo e suprimir as liberdades individuais e públicas.

    . Leia o que escreve o governador na página 15:

    - Esse movimento (de mudanças e avanços) é decorrente de um processo de mudanças políticas iniciado no começo do século XXI, apenas comparável em abrangência geográfica, sincronia temporal e efeito transformador com o de independência, 200 anos antes. Seu ponto de partida foi a eleição de Hugo Chavez (….) A perseguição desses objetivos veio sendo liderada, em um primeiro momento, de maneira paralela, por iniciativas do Brasil e Venezuela, como a criação da Alba.

    CLIQUE AQUI para examinar todas as 175 páginas da mensagem e da proposta orçamentária de 2014, ainda em exame na Assembléia do RS.

  173. Coisa de loco

    -

    28/03/2014 às 16:12

    Se pedir que economize vou fazer o seguinte:

    Ao sair de casa de manhã deixarei todas as luzes acesas e ar condicionado ligado, esta será a minha cocntribuição.

  174. josemar silva dos santos

    -

    28/03/2014 às 16:12

    já não chega as trevas morais e júridicas em que nos encontramos?! agora teremos que viver nas trevas da falta de energia, por causa da incomPTência de um desgoverno comunista?? nem peça isto ó insensato!

  175. Adelinha Aguiar

    -

    28/03/2014 às 16:10

    BRASILEIROS TOMEM BANHO QUENTINHO NO INVERNO E CHAMEM OS VAGALUMES PARA ILUMINAR OS ESTÁDIOS!

  176. Leonardo Lopes

    -

    28/03/2014 às 16:09

    Olha só esta excelente charge do Ademir Paixão…
    .

    http://www.gazetadopovo.com.br/charges/index.phtml?foffset=7&offset=&ch=Paix%E3o

  177. terceira via

    -

    28/03/2014 às 16:06

    Irão desligar a energia para o povão bolsa classe média exatamente nos horários de jogos, principalmente os da seleção brasileira. Ninguém vai poder assistir os jogos ao vivo. hsuahusahushuashuash…

  178. jose

    -

    28/03/2014 às 16:03

    Vou colocar todos os meus eletroeletronicos para funcionar …

  179. Julia

    -

    28/03/2014 às 16:03

    DILMAAAAAAAA!!! A EXPERT do setor de ENREGIA!
    Derrubou a Petrobras
    Prejú MONUMNETAL na Eletrobrás
    Racionamento à vista
    Termo-elétricas que eram para emergência estão na capacidade máxima o tempo todo….isso porque o crescimento do Brasil é de M…

  180. elouquisa

    -

    28/03/2014 às 16:02

    A chapinha naaaaaaãoooooooo!!!!!!!Nunca antez nezte paíz tivemos um apagão tão apagado e escuro como no governo o pt!

  181. Giselly

    -

    28/03/2014 às 16:01

    Pois é meus caros…
    Acho que a copa deveria ser bem perto das eleições, pra nós, povo brasileiro não esquecer, pois nossa memória é um tanto fraca.
    Estou com vergonha dos nossos políticos, queria que o BRASIL fizesse como Singapura.

  182. Toni Silva

    -

    28/03/2014 às 16:00

    Prezado Reinaldo,
    Seria interessante que os Agentes de Viagem orientassem os passageiros com destino ao Brasil que incluam na sua bagagem, uma lanterna. Sim, uma boa e simples lanterna. E isto vale para nós, brasileiros, também. Lembram quando o Chaves determinou aos venezuelanos que, ao se levantarem a noite não acendessem as luzes e sim uma lanterna? Pois bem. Estamos praticamente nos igualando aos Venezuelanos. E Dilma e corja querem continuar no poder?

  183. Adelinha Aguiar

    -

    28/03/2014 às 15:59

    Reinaldo eu fico é com medo desses estádios caírem e matar um monte de gente nessa bendita Copa!
    Olha a piada que é o estádio da inauguração. Corre o risco de não ficar pronto, rsrsrssrs hahahahah Meu Deus.
    Um dirigente da FIFA está desesperado. Tem uma foto dele com as mãos na cabeça! hahahahah
    Eu rio só de pensar os estádios no escuro e Deus protegendo o povo de assalto, de cair, de violência ds Black Blocs…
    Só Deus mesmo para salvar o Brasil e os brasileiros da ignorancia total.
    Vivendo fora é que voce tem uma visão melhor de quão deficiente a coisa é aí!

  184. jose

    -

    28/03/2014 às 15:59

    Vou colocar os meus eletroeletronicos todos para funcionar e melhor no gato ptzada de merda.

  185. Edson Tesla

    -

    28/03/2014 às 15:55

    Tô comprando chuveiro elétrico seguindo a recomendação de 1 ano e meio atrás.

  186. Dr. Thiago

    -

    28/03/2014 às 15:55

    Olha o PMDB dando sinais de abandono para o pt, pelas costas claro.
    Eu não vou assistir a copa, mas deixarei 5 tvs ligadas, luzes, aparelhos de rádio, enfim, vou ligar tudo que eu posso, a fim de ajudar o povo brasileiro…rs
    Esses petralhas estão se borrando. A CPI deveria ouvir o Lula, a indicação da pitbúlgura foi dele. Reinaldo, e o caso ROSENGATE? Como está o processo? #FORADILMA #ACORDAGLOBO # SOSBRAZIL

  187. Isaias

    -

    28/03/2014 às 15:49

    Haverá tantos feriados durante a copa que o ministro Lobão, ao contrário de Mantega, não deveria se preocupar.

  188. Cristiane

    -

    28/03/2014 às 15:44

    A gerenta competenta só existe na propaganda… Ela e seu partido que só sabem dar benesses para a companheirada, nela incluída o bispo Valdomiro Santiago de Oliveira, “dono” da Igreja Universal do Poder de Deus, que foi agraciado com um visto diplomático conf. consta do DOU de 7/2/2014 pag. 59

  189. Adelinha Aguiar

    -

    28/03/2014 às 15:41

    BRASILEIROS, GASTEM LUZ SE NAO QUISEREM TER COPA!
    A DILMA GARANTE!
    VOCES NÃO LEMBRAM DISSO? ELA E O MINISTRO DELA, O TAL LOBÃO DO MARANHÃO E DO PMDB, VIVEM DIZENDO DENTRO DO BRASIL QUE NÃO HAVERÁ FALTA DE ENERGIA?
    POIS BEM, AGORA, O MINISTRO DIZ OUTRA COISA AO THE WALL STREET JOURNAL QUE É PARA OS BASILEIROS POUPAREM ENERGIA PARA PODER TER COPA! hahahahahah
    GASTEM! GASTEM, MEU POVO!
    VAMOS COLOCAR ESSA JOÇA NO SEU DEVIDO LUGAR!
    O GOVERNO SABOTA O POVO, POIS O POVO DEVE DAR UMA RESPOSTA!!!

  190. Marcelo Baglione

    -

    28/03/2014 às 15:35

    Prezado General Azevedo, boa tarde,
    ===========
    Alerto o amigo de armas para o seguinte fato. Ou o General se atém à análise política, somente, ou terá que expandir o perfil do blog para a área de saúde – sensivelmente à psiquiatria. Por quê? Ora, esta búlgara ou esse bugre petista, além de ser um certificado de inconpetência nata e intransferível, é um poço sem fundo para análises no campo da saúde mental. Vai encarar o desafio? Sugiro – já insistindo – que o amigo de caserna fique somente no campo político, histórico e filosófico, pois como disse, “o poço é sem fundo”; logo, é uma perda de tempo querer compreender a Esfinge sem sentido, mas cujo único enigma é saber de onde ela tirou toda a sua falta de aptidão para governar como uma semi-amadora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, hahahaha, hihihi, hohoho, huhuhu, nhonc, nhonc, nhonc, rsrsrsrs.
    ===========
    Abraços

  191. MARCOS

    -

    28/03/2014 às 15:29

    Esta fama que Lula criou de que Dilma era competente é mais uma grande mentira do PT, Ela não entende nada do setor elétrico, de mercado, nada de nada, ela é uma grande quebradora de empresas e de contratos, só louco para investir neste país com este grupo no poder, e a conta só aumenta para o cidadão de bem neste país.

  192. sandra lima

    -

    28/03/2014 às 15:29

    HAHAHAHA!!!
    …A COPA!!
    POR ELA NAO ECONOMIZO UMA LAMPADINHA DE NATAL!!!

  193. Quaker

    -

    28/03/2014 às 15:28

    Pega na mentira! Vai ficar de castigo sem sair de casa, sem passeio de avião, bacalhoada, sem balada lisboeta, sem cartão corporativo. Sem poder…

  194. Ella

    -

    28/03/2014 às 15:24

    Falou do Partido Terrorista, foi “gentilmente” afastado… Coincidências do Partido Terrorista- http://www.youtube.com/watch?v=JVyFZYVyFjY#t=89 . Fomos informados nessa sexta-feira, dia 28 de Março de 2014, que o Jornal da Massa, da Rede Massa, emissora filiada do SBT no Paraná, terá uma mudança em sua estrutura, e os comentaristas Ogier Buchi e Paulo Eduardo Martins não mais terão espaço para divulgar suas opiniões.
    Como telespectadores assíduos do Jornal e admiradores do trabalho que os jornalistas Ogier Buchi e Paulo Eduardo Martins apresentam, viemos por meio deste abaixo assinado pedir aos responsáveis pela Rede Massa, ou diretamente ao Carlos Roberto Massa, que retorne o programa com os comentários da bancada.
    Ogier Buchi e Paulo Eduardo Martins têm prestado um brilhante trabalho de jornalismo no Jornal da Massa, fazendo jus ao nome do Jornal e representando na TV a grande massa de Paranaenses e brasileiros com suas ricas análises sobre as notícias do cotidiano da cidade, do estado, do país e até do mundo. Embora o Paulo continue com seu comentário no SBT – Paraná a noite, sua falta na bancada será sentida- https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1.0-9/10150567_10202676499665596_1796846584_n.jpg . LIBERDADE SÓ PARA QUEM TEM MESMA IDEOLOGIA , NÃO É MESMO , PT ?!

  195. Raiane Alves

    -

    28/03/2014 às 15:22

    O melhor pronunciamemto da nossa IncompetentA https://www.youtube.com/watch?v=6-GguMghOpU

  196. Eurico Marques Jr.

    -

    28/03/2014 às 15:21

    “Nunca antes nesssshhhte paísssshhh haverá um apagão tão espetacular. Nosso escuro é melhor do que o de FHC, mais preto, como nossa situação economica, a melhor pior porcaria das últimas idiotices da ditadura Vargas. álvares Cabral não vivia um escuro como o nosso. O resto é intriga da oposição” disse Lula em discurso ao espelho quebrado que tem em casa…

  197. Ana Maria

    -

    28/03/2014 às 15:20

    É uma penca de incompetentes, aloprados orgulhosos não sei com o quê. Se engasgam com sua própria vaidade e o pior é que, quem sofre as consequência de toda essa deslavada mentira somos nós que pagamos as contas pra eles dilapidarem. E ainda se arvoram de salvadores da pátria. Oh céus!, até quando o país vai aguentar essa quadrilha no poder?

  198. Bud Hill

    -

    28/03/2014 às 15:17

    Grande Mentor, vamos ser mais otimistas e torcer para caso venha a acontecer a queda de energia durante jogos da copa, venha acompanhado de uma forte variação de voltagem queimando todos os no-breaks, das emissoras de rádio e tvs. Assim o mundo todo verá a beleza que é a realidade PeTista brasileira e não sobre apenas para nós infelizes brasileiros.

  199. Luiz Andrade

    -

    28/03/2014 às 15:16

    Essa campanha para economia de energia poderá ser a pá de cal. Como foi aquela do Collor, pedindo as pessoas que usassem verde e amarelo em apoio a ele. Serei um dos que ligarão todos os aparelhos.

  200. Cid

    -

    28/03/2014 às 15:15

    Quanto a retirada da Bandeira do Brasil e a colocação de uma bandeira “vermelha” na frente da UFSC venho dizer que só falta a Foice e o Martelo nesta bandeira. A UFSC já se transformou a muito tempo em centro de propagação do comunismo através dos seu professores, principalmente os do curso de jornalismo e de outras áreas humanas.Vejam este link de 2013, onde um grupo de alunos contrários a ideologia comunista já criticava está situação: http://ufscon.wordpress.com/2013/10/05/carta-aberta-contra-o-socialismo-na-ufsc/

  201. Virginia Oliveira

    -

    28/03/2014 às 15:11

    A presidentA, conta com a amnésia e ignorância de milhões de brasileiros e haja promessas estapafúrdias , bazófias, promessas mentirosas e temerárias não é atoa que vemos a degringolada do país em todos os níveis. Incompetência pura, tanto dela como os seus ministros e auxiliares mais próximos . Poucas vezes temos a nefasta oportunidade de vermos um governo tão inepto jogar um país no caos. Nada que ela faz beneficia o país, nada do que ela diz é digno de fé. É constrangedor rever as besteiras que ela falou e agora se constatar que tudo que assegurou nada se realizou, está tudo indo pro brejo. Meu Deus, quanta incompetência!

  202. angelo

    -

    28/03/2014 às 15:09

    Senhores,É para rir ou para chorar a confusão de seus
    neurônios já começa assim”Ao contrário de outros países,o
    Brasil criou nos últimos anos um modelo de desenvolvimento
    inédito”,isto quer dizer só nós termos esse modelo.
    “Nosso sistema é hoje um dos mais seguros do mundo” e blá,
    blá,blá, então por que o lobabão,diz a jornal americano que
    pode pedir a brasileiros que economizem luz para a Copa
    não ficar as escuras??-Resposta: Porque esses atores do
    Gran Circo Político Brasil,mal sabem dissimular suas ações
    resultado de um modelo político falido,onde as Mentiras,o
    cinismo,a lavagem cerebral ao contrário de outros países
    frutificam e deixam o povo entusiasmado,pronto para dar
    vivas aos espertos que babam de contentamento por ver que
    suas mentiras foram aceitas através das mídias compradas
    que lhes emprestam os louros do encantamento.Ao ter os
    apagões os deuses das mentiras,olham aos céus e culpam os
    raios e trovões,os ventos e toda forma alienígena que possa
    justificar as mentiras ditas em comícios ou através da
    mídia,é a forma encontrada para que a mediocridade e
    incapacidade que brotam diuturnamente,fiquem ocultas do
    povo brasileiro.Não, amigos vamos acender todas as luzes
    possíveis,inclusive a luz da inteligência para alijar do
    poder essa cambada mentirosa,cínica que é uma vergonha
    para os decentes deste País.

  203. Itiel Monteiro de Lucena

    -

    28/03/2014 às 15:05

    Reinaldo, a presidente sabe que está discursando apenas para meia dúzia que realmente tem conhecimento suficiente para saber que ela está mentindo. Porque a grande maioria dos brasileiros está alheia ao que está acontecendo no país,pois, está preocupada com o capitulo da novela, do BBB e da partida de futebol do seu time do coração, ela então, se sente a vontade para mentir. Mentir é a estratégia petista de governar! Até porque a grande maioria acredita especialmente os beneficiados das muitas bolsas.

  204. mary

    -

    28/03/2014 às 15:05

    Caro Rei , além de tudo o que foi dito e escrito , faltou citar que a tal redução do preço da energia elétrica já tem data para voltar ( 2015 ) a ser o que era antes da manobra eleitoreira .

  205. Aaron Spelzer

    -

    28/03/2014 às 15:05

    ‘ESTA LANÇADA A CAMPANHA DO DESPERDÍCIO’
    FAÇAMOS DO BRASIL INTEIRO UM GRANDE RIO DE JANEIRO!
    https://www.youtube.com/watch?v=rCil8zqS36I

  206. Rodolfo

    -

    28/03/2014 às 15:03

    Reinaldo,
    Eu acredito na “soberana”, que é a nossa “presidenta”, que Lobão, que nada!
    A presidenta mandou que todos comprássemos eletrodomésticos e consumíssemos energia elétrica, que ficaria mais barata! Energia cara, era coisa de tucanos!
    Então, aqui em casa é luz acessa e 3 ar-condicionados acima de 12.000 btus ligados a todo vapor, 24h por dia! Tudo fresquinho, uma maravilha! Nem senti o verão passar! Rs!

  207. tico

    -

    28/03/2014 às 15:03

    Boa tarde Reinaldo, ótima critica. Se bem que um apagão durante a copa deles, paga com o nosso dinheiro, seria altamente revelador de incompetencia. Contribuiria para desmentir, mais uma vez a propaganda enganosa e quem sabe alguns daqueles que estão na duvida sintam na pele o que é saber votar.

  208. Joel Segalla Robinson

    -

    28/03/2014 às 15:02

    Esta ai a prova do que canso de falar. A Dilma é o “bode na sala”, agora que esta se queimando, com o apoio do LULA e seus comparsas, esta feito o caminho para a sua volta triunfal…Foi muito experto…

  209. Dan

    -

    28/03/2014 às 15:02

    Bem diferente daquela Copa que o Lula imaginou com todo mundo nas ruas chacoalhando a Caxirola do Brown sambando, sambando e dizendo Viva o PTêêê… Vai faltar energia mesmo é pro povo cantar e dançar porque babalorixá mandou.

  210. Aaron Spelzer

    -

    28/03/2014 às 15:00

    “ESTA LANÇADA A CAMPANHA DO DESPERDÍCIO”
    FAÇAMOS DO BRASIL INTEIRO UM GRANDE RIO DE JANEIRO!
    https://www.youtube.com/watch?v=2gQZuKomsvc

  211. Claudio

    -

    28/03/2014 às 15:00

    Lobão vai tomar um esporro daqueles que faz Brasília estremecer! Aguardem, Madame não admite ser contrariada!

  212. André

    -

    28/03/2014 às 14:57

    A dilma entrou pra lista dos piores presidentes da República que são : lula , sarney , fernando collor etc

  213. pedro volpe

    -

    28/03/2014 às 14:57

    Incrível, você usou a melhor arma possível para humilhar Dilma: A própria Dilma.

  214. Jamigo

    -

    28/03/2014 às 14:56

    Sr. Ministro, vou acompanhar os jogos ouvindo o rádio de pilha.
    Conte comigo.

  215. Fábio

    -

    28/03/2014 às 14:53

    Será que vai entrar no Esquema Vaga-lume? Onde uma cidade tem luz e outra não?

  216. Ana Maria Soares

    -

    28/03/2014 às 14:51

    Enganar é o que de melhor esse governo sabe fazer, só nos resta saber até quando o povo vai cair na mesma armadilha. O discurso está vencido e a cara de pau sem limites começa a encher a paciência de todos. Os petistas tinham certeza absoluta que poderiam continuar mentido e que tudo acabaria do mesmo jeito: cofres cheios no exterior e o povo pagando as contas. A farra pode estar chegando muito perto do fim. Deus seja louvado!

  217. Pedro Vicente

    -

    28/03/2014 às 14:49

    Só uma palavra descreve a governança petista da gerentANTA, “INCOMPETÊNCIA”.

  218. Aaron Spelzer

    -

    28/03/2014 às 14:47

    Reinaldo, a parte mais safadamente hipócrita do pronunciamento é quando ela diz as queridas brasileiras e queridos brasileiros:
    ‘Estamos conseguindo isso graças ao talento, ao esforço e à coragem de todos vocês’.

  219. Claudia

    -

    28/03/2014 às 14:46

    Não tenho dúvidas que o bravateiro, Lula, deve se perguntar o porquê e se arrepender, diariamente, por ter mexido seus pauzinhos para trazer a Copa. Esse é um exemplo claro do que é um tiro no pé. A coisa caminha, a passos largos, para a incompetência do seu governo e de Dilma se expor ao mundo. Mesmo no escuro.

  220. Mr. Zé

    -

    28/03/2014 às 14:45

    Quantos maços de velas devo comprar, Sr. Ministro?

  221. André

    -

    28/03/2014 às 14:44

    Os petralhas são sociopatas. essa turma é doente, heim !

  222. Jaime Rivera

    -

    28/03/2014 às 14:41

    A todo isso temos que adicionar que ja esta mais que previsto um aumento das tarifas de enegia, onde o consumidor domestico sera o mais prejudicado. Claro que, esse aumento será depois das eleições.

  223. Augusto

    -

    28/03/2014 às 14:40

    O superávit primário já foi pro brejo…

  224. RONALDE

    -

    28/03/2014 às 14:39

    Reinaldo, você esqueceu de citar o etanol cujas indústrias estão enfrentando dificuldades enormes.
    Em termos de energia, Dilma está acabando com tudo.

  225. J.

    -

    28/03/2014 às 14:38

    Jornalista Paulo Eduardo Martins foi demitido do SBT (Curitiba/PR) após dura crítica ao PT!

  226. Alex Wie

    -

    28/03/2014 às 14:38

    Reinaldo, desculpe, depois faço minhas considerações, é que estou passando mal de tanto rir, este governo é a síntese da esculhambação.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  227. Gerson

    -

    28/03/2014 às 14:34

    Essa música diz tudo, não deixem de ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=iwL3TxSeDmA

  228. Cris Azevedo

    -

    28/03/2014 às 14:32

    Rei

    Veja isso. Ficamos mais indefesos. Este rapaz é super corajoso e já contava com uma legião de fãs na Rede.

    Paulo Eduardo Martins
    4 horas ·
    Amigos, hoje(28) fiz minha última participação no Jornal da Massa. Por uma decisão legítima da direção da Rede Massa – Oficial o telejornal não mais contará com comentaristas. Agradeço aos que acompanharam e compartilharam o programa, aos colegas de bancada Denian Couto, Ogier Buchi, Ruth Bolognese e também a todos da emissora por terem sustentado o formato que nos proporcionou fazer o debate e enfrentar as amarras culturais que envolvem a imprensa brasileira. Sigo como colunista do telejornal SBT Paraná. A vida segue.

  229. Bee

    -

    28/03/2014 às 14:31

    Tá aí o nosso protesto: Nos dias de jogo acendamos todas as luzes, liguemos todos os aparelhos. Vamos gastar tudo o que pudermos. É um excelente investimento!!!!!!!!!!!!
    Anna B. Arrudas, estou contigo: Campanha para que os loucos que se aventurarem ao Brasil na copa: Tragam cantil, lanterna e colete a prova de balas.
    Feito e – FORA PT.
    Falando em PT… alguém sabe se já começaram as obras de ampliação da Papuda?

  230. Ricardo

    -

    28/03/2014 às 14:31

    A falta de chuva é culpa do Alckmin como insinuou o Padilha em texto no uol…

  231. Marcelo Augusto Monteiro Ferraz

    -

    28/03/2014 às 14:27

    Por quê começa a confessar lá fora o que já deveria ter confessado há muito tempo aqui dentro?

  232. marco antonio

    -

    28/03/2014 às 14:26

    Da minha parte, eu já estou estocando pacotes de papel higiênico. Ainda bem que temos a venezuela para nos orientar.

  233. Anna B. Arrudas

    -

    28/03/2014 às 14:22

    qualquer coisa pede aos turistas trazerem água e lanterna…ah sim e colete a prova de balas, nosso país é não é mais aquela angelical bossa nova, “lá vem o pato” o turista

  234. Felippe

    -

    28/03/2014 às 14:21

    Agora que eu não economizo, mesmo. Colocar raposa para controlar galinheiro já é complicado, imaginem Lobão. Nos dias de jogo, ligarei tudo o que eu tenho (ou deveria ter) direito de usar.

    Ele que economize.

  235. Gilson Silva Soares

    -

    28/03/2014 às 14:20

    Olá Reinaldo, boa tarde!Moro em Vitória da Conquista Bahia,aqui, no dia 31 de março haverá um seminário sobre o chamado “golpe de 64″,no campus da UESB.Quero participar,mas sei que lá só vou encontrar ferrabrases que defendem esta falsa comissão da verdade,por isso gostaria de poder usar os seus escritos sobre o assunto como fonte para fazer o contaraponto necessário e desmascarar esta farsa aqui em Vitória da Conquista.
    Sou professor de Históriado ensino fundamental e meus alunos sabem, muito bem, quem foram os terroristas que sequestraram , mataram e torturaram em nome do comunismo e da sede de poder.
    Att.

  236. Fábio

    -

    28/03/2014 às 14:20

    Como a vida muda. Numa época a mulher era a idealista guerrilheira, contra os poderosos, etc. Hoje, depois de falir uma lojinha de 1,99 é aliada dos maiores ladrões e picaretas do Brasil! U, leque que vai de Zé Dirceu, Lula (quando afinal vão pegar esse canalha?) Maluf, Sarney, Calheiros, Collor, etc, etc, etc. Como boa esquerdista, amiga dos Castro, do defunto Chavez e O quase defunto Maduro, está, competentemente quebrando a Petrobrás e o Brasil junto! Um naufrágio.

  237. “Em Santa Catarina Precisa-se mais ‘Fessoras como a Professora ANA CAMPAGNOLO !!!...”

    -

    28/03/2014 às 14:13

    Olá TRx,
    *****
    *****
    P-A-R-A-B-É-N-S !!!
    ARTIGO SEMINAL !!!…
    *****
    *****
    Olha só o desenchavido dos chavistas na ‘Niverçidadi da uFSC em Santa Catarina:
    *
    http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ufsc-invasores-da-reitoria-trocam-bandeira-nacional-por-pano-vermelho
    *****
    Eles tentam…desde a década de 30…
    Custe o quê custar !!!…
    …para os outros, é claro cara-pálida…
    *****
    http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/15062-ana-campagnolo-esmaga-rotinas-de-deputada-petista.html
    *****
    *****
    V&OL, TRx !!!…

  238. Razumikhin

    -

    28/03/2014 às 14:10

    Vergonha de ser brasileiro.

  239. Edaz

    -

    28/03/2014 às 14:09

    Se o Pt governar o deserto do Saara, Faltará AREIA.

  240. Marcos D.

    -

    28/03/2014 às 14:07

    Gostei da idéia da Isabella (11:29) !!
    .
    Se essa moda nova do PT pegar, vamos ver as seguintes ações corretivas do PT:

    Crise na Educação, falta de merenda, material, professor? o Ministro José Henrique Paim (Educação) vai pedir que as crianças não vão às escolas!
    .
    Crise nas Comunicações, bloqueio de sistema, congestionamento de ligações? O Ministro Paulo Bernardo vai pedir que as pessoas não usem os telefones!
    .
    Crise na Cultura, por falta de investimentos em aculturar o povo brasileiro? A Marta Suplicy vai pedir que “relaxem e gozem” e vai pedir que ninguém vá aos teatros e seminários.
    .
    Crise no Desenvolvimento Social e Combate à Fome? A Ministra Tereza Campello vai pedir que os pobres deste país façam REGIME por dias.
    .
    Crise na Fazenda? O Ministro Mantega Derretida vai pedir que o povo brasileiro pare de gastar consigo e DOE IMPOSTOS para o governo…
    .
    Crise nos Esportes? O SUMIDO Aldo Rebelo vai pedir que todos fiquem sedentários por um tempo…
    .
    Crise no Ministério da Pesca? O Eduardo Lopes vai pedir que ninguém pesque nada por um ano…
    .
    Crise na Saúde? O Chioro vai falar em cadeia nacional para que ninguém fique doente.
    .
    Crise na Previdência Social? o Garibaldi Filho pode bem pedir que todos morem na TERRA DO NUNCA, parem de envelhecer e nunca se aposentem….
    .
    Crise no Turismo? O Vinicius Lage vai pedir para ninguém viajar e ir no máximo até o boteco da esquina (tomar uma com o Lula, lógico !!!)
    .
    Crise na Justiça? Essa nem precisa falar, o Cardozo já deu um jeitinho de NÃO MANDAR CORRUPTO DE MENSALÃO EM REGIME FECHADO pra poder diminuir os gastos. Uma outra idéia é conversar com a Roseana Sarney para descobrir uma técnica de diminuir a população carcerária…
    .
    Se houver crise no Ministério do Trabalho e Emprego, o Manoel Dias pode pedir que todos cadastrem-se no Bolsa Família e com isso SAEM DA ESTATÍSTICA de Desempregados, que tal??? (PS… método já em aplicação)
    .
    Se houver crise no Ministério de Planejamento, a Mirian Belchior pode até mesmo dizer para planejarem o crescimento do País como já fizeram com a Petrobrás… (planejamento ZERO).
    .
    Crise na Agricultura e Pecuária? A Neri Geller pode pedir ao povo que pare de consumir produtos derivados dessas atividades (ou seja, MORRAM DE FOME) e assim vai ter uma boa produção para tentar equilibrar essa joça de Balança Comercial Brasileira.
    .
    Tem os demais ministérios…rs…. mas é melhor PARAR DE DAR IDÉIAS LUPINAS PARA OS OUTROS MINISTÉRIOS… (:^P

  241. Espião

    -

    28/03/2014 às 14:04

    “Brasileiras e brasileiros, por favor, desliguem seus aperelhos de televisão, não assistam a copa, nem na cozinha, para que possam acontecer os jogos e a transmissão, para o exterior”. Apósa copa alugaremos dvd com um resumo dos jogos.” Passar bem, com ferro à carvão.

  242. Anônimo

    -

    28/03/2014 às 13:59

    Vou compra DEZ aparelhos de ar condicionado.
    Ficarão ligados 24 horas.

  243. Maria Augusta

    -

    28/03/2014 às 13:59

    Se não chove, elle vai recomendar que não se vote em São Pedro?

  244. Fabio Tenca

    -

    28/03/2014 às 13:59

    Pior que os iminentes apagões, é a escuridão que estamos submetidos nesses mais de 11 anos de PT no poder. Uma escuridão que esparrama-se por toda vida nacional; do botequim á Petrobras. As declarações da presidente não chegam a surpreender aqueles que sabem de sua proverbial incompetência; ninguém que importa dá bola para suas enfatuadas e grosseiras assertivas, principalmente o empresariado do setor energético. Por lá, todos já são sabedores de suas empulhações. Já fomos condescendentes demais com este bando de corruptos, ladrões, pilantras, incompetentes e degenerados ideológicos. Chega!

  245. Rodolfo

    -

    28/03/2014 às 13:56

    Veja o caso do Lula com a Rose: nenhum jornal conseguiu afirmar que o Lula e a Rose eram AMANTES!
    No entanto, no caso do François Hollande, todos os jornais brasileiros foram categóricos em afirmar que a atriz Julie Gayet era AMANTE do Presidente francês!
    Imprensa FROUXA, VENDIDA, PAUTADA!

  246. Anônimo

    -

    28/03/2014 às 13:54

    Olha pro Céu, meu amoooor
    Veja como ele está lindooooo…. KKKKKKKKKKKKKKK

  247. Einstein Bohr

    -

    28/03/2014 às 13:52

    O estrago que a “equus asinus” causou ao setor elétrico irá contribuir fortemente para perda de competitividade da nossa já quase moribunda indústria. Enquanto todos os países industrializados investem no setor energético e reduzem os custos, nós … bom, deixa para lá.

  248. V.S.

    -

    28/03/2014 às 13:49

    De dependesse de mim, não haveria essa estapafúrdia, burra e estúpida copa do mundo, e desejaria ainda um enorme apagão petistas nas eleições de outubro.

  249. Rodolfo

    -

    28/03/2014 às 13:49

    Se depender do povão que comprou geladeira, fogão, liquidificador, batedeira, TV de LCD/LED, aparelho de som…. na Magazine Luiza, acho que vai ficar difícil!
    No Brasil, se quisermos saber de alguma coisa séria, de verdade, precisamos ler o NYT, The Economist, Time, Newsweek…., porque os jornais tradicionais já eram! Nos sites do Globo, essa matéria não existe! Pelo menos eu não consegui visualizar!
    E ainda dizem que a imprensa no Brasil é livre! Piada!

  250. Nelson Marchetto (77)

    -

    28/03/2014 às 13:49

    (Isso quer dizer que Lobão já está com medinho. Pelo visto, suas orações não andaram surtindo efeito.).
    A questão caro Reinaldo não é de “oração” é de competência
    que devemos falar, mais como ele não sabe o que é 127/220/380/440V e o que é um megawat, a incompetência esta presente em sua “gestão”. Agora, 11 anos e 3 mêses era tempo suficiente para o pt, lula, dilma e os 39 ministros terem resolvido todos os problemas de “gestão” e destes “probleminhas”. Se é para economisar para que não falte energia para hospitais, escolas, indústrias e outros afins OK farei economia, agora, como ele disse o absurdo de que a “copa” pode ser prejudicada por problema de energia, aí amogo Reinaldo já é abuso, então em gesto extremo deixarei ligados todos os equipamentos e luzes de minha casa dia e noite para que aconteça um apagão geral na “arena” no dia da abertura da copa. Esclareço, “arena” quer dizer “campo de futebol”!!!

  251. Antunes

    -

    28/03/2014 às 13:47

    Lobão é uma besta quadrada. O homem errado no lugar errado. Mas no lugar certo da politicagem.

  252. José Machado

    -

    28/03/2014 às 13:47

    Reinaldo, estamos cansados das mentiras e bravatas dessa gente mentirosa e ordinária. O povo está vendo tudo isto;pelo menos os que sabem ler e se preocupam com o futuro do nosso país. Vamos pagar muito caro ainda pela irresponsabilidade destes safados.

  253. a dilson cg

    -

    28/03/2014 às 13:45

    Eu não sou Alice e nem o Braziuu é o paizzz das maravilhas, mas na papuda da roseane e na Praça da Sé tem cabeças rolando e a rainha das copas pedindo “Degola!” Que coisa! E as empresas industrias e comercio vão produzir sem energia? O governo já avisou que vai colocar geradores nos estadios. Tudo bem mas se faltar energia nos metrôs e trens como o torcedor chega aos estadios. Quanto mais nariz empinado mais burra.

  254. Ronaldo

    -

    28/03/2014 às 13:44

    Sim, vamos desligar a TV, principalmente nos jogos do Brasil.

  255. marta

    -

    28/03/2014 às 13:43

    .
    moral da história: até São Pedro está de saco cheio do corruPT.
    .

  256. Caio Lima - TODO MUNDO COLABORANDO COM COPA!

    -

    28/03/2014 às 13:43

    .
    CAMPANHA COLABORE COM A COPA.
    .
    1) – Mesmo à noite, nunca ligue as lâmpadas de sua casa. (Use velas, lampiões a gás, querosene etc.)
    .
    2) – Não tome banho com o chuveiro ligado. (Se estiver muito frio, aqueça água no fogão e tome banho tcheco-tcheco; ou então, fique sem tomar banho).
    .
    3) – Não ligue a TV, rádios ou aparelhos de som, bem como quaisquer outros eletrodomésticos).
    .
    4) – Mesmo que estiver fazendo bastante calor, não ligue ventiladores. (Use leques e abanos).
    .
    5) – Nunca ligue o Computador. (Se precisar enviar seus comentários pro blog do Reinaldo, faça-o através de cartas escritas à mão ou à máquina; e envie-as pelo Correio).
    .
    FAÇA A SUA PARTE! SEJA UM BOM CIDADÃO! LEMBRE-SE: NÃO EXISTE ABSOLUTAMENTE NADA MAIS IMPORTANTE DO QUE A COPA!
    .
    Edison Lobão Mau, dona Dilma e o PT agradecem.
    .

    .

  257. raimundo

    -

    28/03/2014 às 13:41

    Pois é, Brasil, a perua tem razão: pior-pior-pior…
    Além da treva política, o PT vai nos levar ao apagão elétrico.
    E lembrar que “Lula” inventou Dilma com base numa mentira que ela pregou sobre a crise energética do governo FHC, nos leva a pensar que Deus nem sempre “é brasileiro”.
    O consolo é saber que o ninho petista está cada vez mais degradado. A esculhambação do setor energético chegando ao exterior através do próprio governo, a CPI à vista e o país já dando sinais de que não aceita mais do mesmo, nos leva a sonhar com o ocaso dessa corja prepotente, corrupta e incompetente.
    Outubro vem aí, gente, votos contra eles!

  258. Roger Z

    -

    28/03/2014 às 13:40

    Desonesta
    Incompetente
    Larápia
    Mentirosa
    Aproveitadora

  259. Ortega

    -

    28/03/2014 às 13:40

    Dúvida cruel.

  260. santana

    -

    28/03/2014 às 13:39

    Dessa vez se enganou sr Reinaldo… quando disse que a dilma, nossa”Robin HOOD à avessas”(citação minha) arrotava competência;na verdade ela vomitava mesmo, com os restos neurais misturadas ali,no meio da meleca!!.òbvio que sempre houve quem remexesse nisso para achar alguma coisa-o problema da “muié” é que ela usa botox no cérebro,ai…

  261. TeresaQ

    -

    28/03/2014 às 13:39

    O governo vai instituir um salário-escova- progressiva, para diminuir as chapinhas e os secadores de cabelo em uso rsrsrs

  262. Bruno Brant

    -

    28/03/2014 às 13:35

    Saudações meu caro Reinaldo, boa tarde.
    Há grandes chances de não dar certo a tática do “todo mundo ligando tudo”. Explico. Moro em Brasília, e no bairro onde moro há uma subestação da CEB (a companhia energética daqui), que abastece o meu bairro, mas abastece também o estádio Mané Garrincha. Foi feita até uma linha de transmissão subterrânea exclusiva para o estádio. Em setembro do ano passado, houve um show da Beyoncé no estádio, e lembro que exatamente nesse dia faltou energia no meu bairro. Não acredito que tenha sido mera coincidência… Os caras muito provavelmente desligaram algumas residências do bairro (senão o bairro todo) para direcionar toda a energia para o estádio. Quem garante que algo semelhante não vai acontecer nos dias de jogos da Copa? Aí sim, quem quiser acompanhar os jogos, vai ser no radinho de pilha… Ou então, já que dispomos de tecnologias melhores do que em 1950, adquirir no-break com banco de baterias (com 2 baterias de carro, a autonomia fica em torno de 6 horas) ou mesmo um gerador… Eu não tenho tanta paixão pela seleção assim, para chegar a isso.
    Saudações a todos.

  263. Edna

    -

    28/03/2014 às 13:35

    Nada disso! Eu não vou economizar energia. Pelo contrario: vou fazer chapinha todo dia para revidar a rasteira que ella deu no povo com a enganação da redução na conta de luz. Nós aqui, elles enganam, mas lá fora o povo, a imprensa, as autoridades, são de outro nível. Ah, e tomara que tenha apagão mesmo, para que a FIFA, essa ong que é uma máquina de ganhar dinheiro, escolha melhor onde fazer esse maldito evento.

  264. °L°

    -

    28/03/2014 às 13:32

    Vou usar energia normalmente. E os postes de energia eólica? Estão como as ferrovias do silvagaranhuns, a transposição do Rio São Francisco e por aí vai.

  265. Marinete

    -

    28/03/2014 às 13:32

    E pensar que o “apagão” ocorrido na época do FHC foi fator importante na campanha eleitoral que elegeu o Lula!…

  266. Virginia

    -

    28/03/2014 às 13:30

    Mentirosa! Não e crime enganar a população tão descaradamente?

  267. Adriano

    -

    28/03/2014 às 13:27

    Reinaldo ,esse vídeo da dilma é o melhor de todos!!!
    rsrsrsr…

    http://youtu.be/v-CNDexWEu4

  268. LMF

    -

    28/03/2014 às 13:25

    A minha parte pode deixar que eu faço. Nos dias de jogos do Brasil e na abertura dessa infâmia, todos chuveiros, tomadas e ar-condicionados ligados. Menos a TV. Pois me recuso a assistir essa joça!!!

  269. Maria

    -

    28/03/2014 às 13:22

    Belo texto,como sempre..
    Finíssima ironia,que cabe aos inteligentes.
    Ao contrário desse povo,pois,cá para nós…que vergonha dessa gente..
    Que vergonha perante o mundo civilizado.
    Ontem,a crônica da Cora Ronai,no Globo,segundo caderno, é um desabafo.
    Do desalento se chegar ao Galeão e se deparar com um aeroporto caindo aos pedaços,literalmente ,com remendos,banheiros imundos,elevadores e escadas rolantes que não funcionam,sem falar as esteiras de bagagem,velhas e lentas..atendimento ao publico,vexaminoso,ar que não funciona neste calor senegalesco,com passageiros quase tendo um choque térmico,chegando se climas,na maioria das vezes,frios.
    Ainda ,os taxis piratas e mais e mais…
    Se,na Copa ainda tiver apagão ou racionamento,será uma lição de incompetência e descaso ,que valerá como lição de humildade.
    Assumir que somos terceiro mundo,e enfiar a viola no saco..
    Esperar mais uns cem anos,para ver se,com sorte,saímos dessa situação vergonhosa para todos e ,ai sim, poderemos nos candidatar a sediar qualquer coisa.

  270. JPS

    -

    28/03/2014 às 13:20

    PERITA EM ENGANAR O POVO COM DISCURSOS MENTIROSOS,QUERENDO VENDER GATO POR LEBRE.AFICHA VAI CAIR E NA HORA CERTA.TUDO O QUE TEMOS HOJE EM INFRAESTRUTURA NO SETOR ENERGÉTICO ,É OBRA DOS GOVERNOS MILITARES ,QUE O PT A GRANDE PARTE DA MÍDIA NÃO RECONHECEM.TÁ PRA NASCER GENTE MAIS INCOMPETENTE E MENTIROSA.AS PROVAS ESTÃO AI ,NESTE BRASIL A FORA.

  271. ATAULFO TAVARES

    -

    28/03/2014 às 13:18

    Eu quero é que o Brasil perca na primeira face da copa do mundo, sobre essa de economizar energia, eu vou gastar o máximo possível, eu quero é mais que tenha um grande apagão. O Brasil não fez o dever de casa, saúde, educação, segurança, transporte etc O ilusionista é o culpado, é por essas que eu sou contra.

  272. esther correa

    -

    28/03/2014 às 13:16

    Tio
    Estou procurando até agora o País de que a Dilma falou kkkkkkkkkkkkkk. Nada a ver com o Brasil. Ai, ai, como ela mente. Chega a ser até engraçado. É só mentira que voa de cabo a rabo do seu discurso pretensamente ufanista. Credo! Agora, que ela está pagando a língua é fato, depois de tanto falar no apagão do FHC. Acho que o da presidenta será bem pior, com o agravante da Copa. Vai ser um vexame. Torço pra isto. Aliás, nem preciso torcer, já que o governo é a própria encarnação do “vexame”.

  273. Bruno Sampaio

    -

    28/03/2014 às 13:15

    É isso que dá achar que caneta é um intrumento com poderes divinos…

  274. jotabe

    -

    28/03/2014 às 13:12

    …ou todo mundo ligar todos os aparelhos elétricos ao mesmo tempo para tudo virar breu. Vai ser beleza.

  275. jotabe

    -

    28/03/2014 às 13:10

    Sugestão: que a presidenta se inspire no seu ídolo bolivariano Hugo Chaves e determine banho de dois minutos e à luz de velas. Aliás, pode ser criado o BOLSA VELAS, o desgoverno distribuiria velas gratuitamente para a população e orientaria os telespectadores para ligarem os aparelhos depois do hino e desligá-los no intervalo entre os tempos. Esse desgoverno é uma tremenda piada de humor negro.

  276. André

    -

    28/03/2014 às 13:05

    A dilma falando me dá vontade de vomitar e, além disso , eu fico irritado

  277. Vanderlei

    -

    28/03/2014 às 13:04

    Essa gente petista, se é que dá pra achar que petista é gente, convive com apagão mental, há muito tempo. O pior é que os dependentes do bolsa famíglia são iguais. Não enxergam com clareza as falcatruas iluminadas de Lulla & caterva.

  278. Bianca Cavani

    -

    28/03/2014 às 13:01

    Obrigada, Reinaldo, por ter posto por escrito as palavras da Soberana. É uma tortura desumana vê-la/ouvi-la – aquela prosódia antipática, aquele olhar triunfalista, aquele gestual de jeca…
    Mas o que ela diz temos de tomar conhecimento até nas entrelinhas. Por muito tempo fiquei à margem da política brasileira, e me me arrependo imensamente disso.

  279. Antonio

    -

    28/03/2014 às 12:59

    Reinaldo amigo não dá para suportar essa mulher.Concordo com você ela foi muito competente em criar fama de competente. Essa mulher é uma mentira.

  280. Neusa de oliveira

    -

    28/03/2014 às 12:57

    jhunter (12h07), aplausos para vc, ri a valer. Agora, vou mandar essa mensagem para o Inst. Lula, Câmara, Senado, e outros, pois o seu comentário é uma verdade e não um desabafo. Se tivesse o blog da presidANTA completaria a mensagem.
    É assim, essa gente tem o hábito de só falar no passado: apagou lá (FHC) não apagará aqui (apagou); nunca antes….. Uma coletânea de bobagens, frases desconexas é só isso.
    Se fosse essas mídias internacionais, como o The Wall Street Journal não daria atenção aos políticos brasileiros, …. a não ser que publiquem a entrevista no caderno de divertimentos, pois tudo o que falam é uma piada, ninguém acredita mais.
    Fora PTralhas que um raio caia nas suas cabeças, mas…. pague os US$ 2.300 que nos devem e depois podem ir para o inferno, se o demo aceitar, pois até ele está enjoado de tanta bobagem.

  281. Clara

    -

    28/03/2014 às 12:57

    Infelizmente, tenho para mim numa conduta nada civilizada: ‘esse pessoal não sabe conversar, não sabe discutir… são dissimulados, cínicos, para não dizer o pior!’

  282. Meg

    -

    28/03/2014 às 12:54

    Pode ser um verdadeiro tiro no pé.Corre-se o risco de acontecer justamente o contrário.

  283. Clara

    -

    28/03/2014 às 12:53

    Infelizmente, tenho para mim uma conclusão nada civilizada, mas apropriada: ‘com esse povo não tem conversa, porque eles não sabem discutir, conversar,… ; eles mentem e são cínicos o tempo todo!’

  284. a araujo

    -

    28/03/2014 às 12:53

    Eta governo incompetente!

  285. Caio Lima -

    -

    28/03/2014 às 12:52

    .
    CAMPANHA PARA ECONOMIZAR E NÃO FALTAR ENERGIA PARA A COPA!

    1)- À noite, não acendam mais as luzes de casa; usem velas e lampiões.
    .
    2)- Não mais tomem banho com o chuveiro ligado. (Se estiver muito frio, simplesmente NÃO tomem banho; ou então, aqueçam a água no fogão e tomem banho “tcheco-tcheco”).
    .
    3)- Não liguem mais os aparelhos de som, TV ou quaisquer outros eletrodomésticos.
    .
    4)- Mesmo se estiver fazendo muito calor, não liguem o ventilador. Usem leques e abanos.
    .
    5)- Não liguem, jamais, o Computador.
    .
    (Se quiserem postar seus excelentes comentários aqui no blog do Reinaldo, favor escrevê-los na máquina de escrever — ou à mão –, bote num envelope, sele e envie pelos Correios).
    .
    PRONTO. AGINDO ASSIM, VOCÊ ESTARÁ PRESTANDO UMA IMPORTANTE COLABORAÇÃO PARA QUE NÃO FALTE ENERGIA ELÉTRICA DURANTE A COPA.
    .
    Seu Edison Lobão Mau agradece penhoradamente.
    .

  286. Therese

    -

    28/03/2014 às 12:50

    Credo Reinaldo v acha que tenho saco (?desculpe a grossura) pra ouvir a bruaca !?????nem a pau Juvenal. V tem razão em lembrar quem nem se lembra destes despropósitos.

  287. karamazov

    -

    28/03/2014 às 12:49

    Reinaldo seu cinismo é tão ou mais cruel e dolorido para a presidanta do que a realidade rasgadora da fantasia. Essa da REPUTAÇÃO SUPERFATURADA em plena época de CPI da Petrobrás é simplesmente genial. Não gostaria de ser avaliado em matérias produzidas pela sua mente privilegiada mas não corro qualquer risco uma vez que, felizmente, não ocupo qualquer cargo público. Viva a liberdade expressão ainda vigente que nos permite ler textos como o seu. OBS: Nem sempre concordo com você mas creio que essa “concordância” esteja na casa dos 90%.

  288. Isaias

    -

    28/03/2014 às 12:49

    As termelétricas, tão combatidas pelo PT enquanto oposição, agora estão no limite e quase sem margem para manutenção. Só pra lembrar o Lobão: O Paraguai quer mais energia de Itaipu.

  289. Dora Caetano

    -

    28/03/2014 às 12:48

    A situação só não está mais caótica porque há empresas que~, ao invés de produzir estão comercializando a energia elétrica demandada. Isto mesmo: é mais lucrativo vender a energia do que produzir! Que ponto chegamos!

  290. J\ulia

    -

    28/03/2014 às 12:44

    E FURNAS compra USINA EM OPERAÇÂO?? Pra que?
    Não vai AGREGAR mais energia no sistema.
    Essa $ deveria ser investida em novas usinas…se é que é para ter estatal no setor!!
    Privatiza JÁ!!!
    Tem mais PTduto aí!!

  291. Lula, Dilma, diretores e conselheiros da Petrobrás têm de responder por má gestão e corrupção na Petrobras

    -

    28/03/2014 às 12:42

    Como a Petrobras é uma empresa controlada pela União, o Presidente da República, sua diretoria e conselheiros administrativos e fiscais são os responsáveis diretos por seu sucesso ou fracasso de gestão. Por isso, o Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva e a Presidenta Dilma Rousseff, junto com o conselho diretor da estatal de economia mista, têm de responder, individualmente, na Justiça, por prejuízos gerados por tomadas de decisão com característica de má gestão ou comprovada corrupção. A regra é clara – mesmo no Brasil Capimunista da impunidade.

    A CPI da Petrobras, que o presidente do Senado, Renan Calheiros, será obrigado a instalar, mesmo a contragosto da base de aliança desgovernista, explodirá a complicada reeleição de Dilma – popular nas pesquisas, porém sem credibilidade perante o poder econômico mundial, que efetivamente decide o jogo dos negócios privados e públicos no Brasil. É cedo para falar de impeachment, mas o risco existe, porque vale a máxima sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito: todos sabem como começam, mas é difícil saber como terminam, mesmo com a costumeira impunidade tupiniquim.

    O PT já dá sinais de desespero. Ameaça radicalizar na guerra virtual contra os ataques políticos que lhe serão fatais. Uma ala do partido também já atua na suicida e burra tática de substituir Dilma por Lula na corrida ao Palácio do Planalto. O presidentro seria um alvo mais fácil que a gerentona cujo falsa marketagem de competência desmancha no ar. Mesmo na remota chance de ganhar a eleição – na base da fraude eleitoral ou contando com os votos dos grotões de ignorância e clientelismo -, o governo do PT já perdeu credibilidade, legitimidade e não tem mais governabilidade para seguir em frente.

    Se a CPI não sair, a Petrobras será alvo de ações judiciais aqui dentro e lá fora. O Ministério Público Federal será forçado pelas evidências a abrir inquéritos para investigar a má gestão ou os efeitos da dolosa ou culposa corrupção em vários negócios e parcerias da estatal de economia mista. A Comissão de Valores Mobiliários – que é, mas não deveria ser, um órgão do Ministério da Fazenda – terá de agir conforme a legalidade, como xerife do mercado de capitais e não na base da politicagem, com desculpa esfarrapada supostamente técnica, para encobrir os desmandos na Petrobras fartamente denunciados por investidores.

    Independentemente do que fizeram (ou não), aqui dentro, o MPF e a CVM, investidores da Petrobras já cansavam de avisar que preparam ações judiciais na Corte de Nova York – na bolsa de cuja cidade a Petrobras negocia ações. Nos EUA, a Security and Exchange Comission, entidade independente de governo, costuma agir com mais rigor contra abusos e atos lesivos aos investimentos no mercado de capitais. Denunciados lá fora, individualmente, dirigentes e conselheiros da Petrobras correm sério risco de sanções duras e multas pesadas, em caso de condenação (o que é nada difícil de acontecer, diante de tanto escândalos com evidências e provas materiais em fartura).

    Literalmente, a petralhada e seus aliados políticos e de negociatas cometeu o assassinato da galinha dos ovos de ouro negro. Os dirigentes do governo e da empresa terão de acertar contas, na Justiça daqui ou de Nova York, pelas consequências da incomPTência e da delinquência. A tese é simples: quem manda na Petrobras é o Presidente ou Presidenta da República. Não deveria ser, mas é, no capimunismo tupiniquim. Assim, quem manda responde pelos atos. E PT, saudações… (Alerta Total) Durvalina

  292. Roberto Silva 51 RJ

    -

    28/03/2014 às 12:40

    Eu já me manifestei sobre a Copa, mas não custa repetir.
    Quero apagões prolongados.
    Quero o caos nos aeroportos.
    Quero que o transporte urbano entre em colapso total.
    Quero ver manifestantes obstruindo as entradas dos estádios.
    Quero que as chuvas de verão, que não vieram em 2014, se precipitem durante o mês da Copa, inundando as cercanias dos estádios.
    Quero que os sistemas de comunicações e de dados entrem também em colapso.
    Quanto aos assaltos aos turistas e quanto aos golpes que serão praticados contra os mesmos, tanto por taxistas, quanto por hotéis e restaurantes, não preciso nem me manifestar, pois eles ocorrerão inevitavelmente.
    Talvez assim o mundo conheça um pouco mais da farsa e da incompetência dos governantes do país, e talvez o povo reflita um pouco melhor sobre a necessidade do Brasil mudar.

  293. NERO

    -

    28/03/2014 às 12:40

    MESTRE. ESSE CASTELO DE AREIA QUE E O PAIS DE HOJE ME LEMBRA E MUITO DAQUELE JOGUINHO COM DOMINO ONDE O PRIMEIRO A CAIR LEVA OS OUTROS JUNTOS. ESSE MINISTERIO E DO SARNEY, E POR SINAL CADE ELE, DOENTE NAO DEVE ESTAR POIS JA VI SENADORES CHEGAREM NO PLENARIO DO SENADO .EM CADEIRA DE RODAS E UTI QUANDO INTERESSA AO GOVERNO. SARNEY SUMIU. CADE O COLOR REINALDO, A BR DISTRIBUIDORA PARECE QUE E DELE, SUMIU, NÃO DA MAIS O AR DA GRAÇA. E NOS, SERA QUE VAMOS PAGAR POR ESSE ARROMBAMENTO IRREVERSIVEL DO PAIS . E OS ALIADOS QUEREM BARRAR CPI…. QUE SE FAÇA A CPI MINEIRA, PAULISTA, O CACETE, QUER DIZER QUE TUDO E PODRIDÃO, ESCONDE O MEU QUE EU ESCONDO O TEU PORRA. ATE QUANDO VIVEREMOS NO PAIS DOS HIPOCRITAS. E DESSA MANEIRA QUE QUEREM TIRAR O PAIS DA MERDA… CADE A PUNIÇÃO E TOMADA DE BENS DESSES ABASTADOS COM O NOSSO DINHEIRO. NO BOM DIA BRASIL, DIARIAMENTE A CARA DA VAMPIRA TRIBUTARIA, PRESIDENTE DO SINDICATO DOS AUDITORES DA RECEITA FEDERAL PEDINDO MAIS AUDITORES PARA MAIS ARROCHO. ESSA VERGONHA TEM QUE ACABAR. COMO PODE AQUELE QUE TRABALHA E PRODUZ TER IMEDIATAMENTE O GOVERNO COMO SEU SOCIO NA TRIBUTAÇÃO SEM CONTRA PARTIDA, SO ARROCHO. COMO PODE O EMPRESARIO IMAGINAR INVESTIR SE INVESTE POR UM LADO E ROUBAM , SAQUEIAM, DESVIAM, COBRAM MAIS IMPOSTOS PARA COBRIR A SACANAGEM. SO EM FALAR QUE A DILMA ESTA EM BAIXA A BOLSA SOBE. O QUE E ISSO, FALTA DE CREDIBILIDADE, E AI, QUEM VEM, NÃO TEM SANTO POR AQUI NÃO REINALDO, E A BOQUINHA QUE E GORDA E TODO MUNDO QUER. ESSE PAIS SO SAIRA DESSA MISERIA MORAL COM MUDANÇAS ESTRUTURAIS E ALIJAMENTO DO PODER DESSES MORCEGOS VAMPIROS QUE MORDEM E ASSOPRAM HA MUITOS ANOS O BRASILEIRO SERVIL

  294. Norma

    -

    28/03/2014 às 12:39

    Madona qual é sua culpa meu bem,eu não tenho culta,não sou presidenta,nem ganho p/isso

  295. Mr. Zé

    -

    28/03/2014 às 12:38

    Vazaram que a Dilma está reunida com o alto escalão decidindo se põe a Petrobras no Bomnegocios, OLX ou Mercado Livre.

  296. Anónimo

    -

    28/03/2014 às 12:35

    O Brazil do Petê virou literalmente uma espécie de puxadinho de ocupação clandestina (Brasília) com direito a boteco com boca de fumo e prostituição na esquina (congresso) e regada a muita cultura funk (por influência da Rede globo), de quebra quem controla e sustenta tudo isso são as milícias que cobram pedágio dos moradores (monstruosa e insaciável receita federal do petê).
    Se cercar as fronteiras vira o maior presídio e/ou hospício a céu aberto do mundo.
    …e ainda tem gente achando que vai ter Copa?

  297. haroldo libero mattei sobrinho

    -

    28/03/2014 às 12:34

    Na verdade os poderes desse mundo seja no lugar que for desse Planeta são mantidos pela ignorancia das massas, que apesar de sofrerem as dores de ter um governo perdulário , devem se mast. quando Lula aparece na TV falando a lingua do povão com sua rouquidão teatral e mostrando a mão sem o seu dedo predileto, ou a DilmanDona com a voz de trovão e dedo prá cima e prá baixo como querendo decepar a cabeça dos seus algozes, despejando sua baba pelos cantos da bouca, dando enfase ao famigerado Bolsa Esmola ou ao Meu Casebre Meu Buraco cheio de defeitos e caindo as vezes aos pedaços.
    Por essas e por outras o nosso grande filosofo Rui Barbosa deve estar tremendo no seu reduto eterno esbravejando sua famosa estrofe:
    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

  298. Quá, quá, quá...

    -

    28/03/2014 às 12:32

    “O Brasil vive uma situação segura na área de energia desde que corrigiu, em 2004, as grandes distorções que havia no setor elétrico e voltou a investir fortemente na geração e na transmissão de energia. Nosso sistema é hoje um dos mais seguros do mundo”.
    Quem é mais culpado: o “poste” ou o dono do “poste”?
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  299. j.linguiça

    -

    28/03/2014 às 12:31

    esse pessoal de esquerda reafirmam cada vez mais suas incompetências; mas há algumas exceções; GERSON,RIVELINO,RIVALDO,PITA,DJALMINHA,etc…

  300. Bruno

    -

    28/03/2014 às 12:29

    Eu sou um que fará questão de aumentar bastante minha conta de luz durante a copa. Talvez até deixe o chuveiro aberto no quente durante toda a noite.

  301. Delúbio tinha razão: olhando a roubalheira na Petrobras, o Mensalão do PT virou piada de salão.

    -

    28/03/2014 às 12:28

    O “trenzinho” da Petrobras vem desde Lula, sempre liderado por Dilma. Aliás, foi porque ela sabia tudo de energia e petróleo que virou Presidente da República.

    O cálculo da Procuradoria Geral da República é que o Mensalão do PT desviou R$ 141 milhões dos cofres públicos. Quanto será o rombo ou roubo da Petrobras? Somente na Refinaria de Pasadena, se considerarmos que custou apenas e tão somente apenas o dobro do preço, já envolve mais de 10 Mensalões. E ainda tem o Conperj. E a Refinaria Abreu e Lima. E o propinoduto das plataformas. Já chegamos, fácil, em mais de 50 Mensalões. Por isso, o pânico está instalado dentro do Palácio do Planalto. A CPI da Petrobras pode virar a CPI da Papuda. (blog do Coronel) Joana

  302. André

    -

    28/03/2014 às 12:28

    O pajé Sarney vai ensinar o lobão à dançar a dança da chuva . a chefe mor do pmdb tem que ajudar a gerentona, né ?

  303. Jose Duarte

    -

    28/03/2014 às 12:27

    O Edison que de bobão não tem nada, deu um tiro no pé. Com uma equipe dessas, fica difícil para a senhora das mãos sujas de petróleo e o topete do Elvis governar. Ela poderia chamar o presidente do timão para ajudar. Alguém poderia me dizer se aquela cor escura do cabelo (peruca)do Edison é petróleo? Rs!

  304. Luiz

    -

    28/03/2014 às 12:27

    Já que tem movimento de tudo quanto é lado e bolsa-tudo-que-se-pode-imaginar, resolvi criar o meu próprio movimento e minha própria bolsa: … o bolsa-eu.
    O movimento tem a clara intenção de promover o conhecimento público das imbecis criaturas que compõem o Governo, atual e herdado do anterior. Já a bolsa-eu, só serve mesmo pra mim e eu espero pagar minhas contas com ela. É pra doar mesmo!
    Edison Lobão… Então, tá!

  305. RicBraga

    -

    28/03/2014 às 12:25

    São 12:24 em Brasília

    Corrigindo
    Notaram que a notícia do ministro pedindo economia de energia sumiu nos principais portais?
    Ordens de cima?

  306. RicBraga

    -

    28/03/2014 às 12:24

    São 12:22 em Brasília

    Notaram que a notícia do ministro pedindo economia de energia sumiu nos principais blogs?
    Ordens de cima?

  307. Sabine

    -

    28/03/2014 às 12:23

    Povo! Todo mundo ligando tudo no dia 12 de Junho, como diz o Rogério das 12h18, só não vale pôr o rabo do cachorro e do gato na tomada.. hehehheh

  308. MADONNA

    -

    28/03/2014 às 12:23

    E MUITO FACILJOGAR SO A CULPA NELE …
    TODOS NOS SOMOS CULPADOS POR ESSA SITUAÇAO !!!

  309. André

    -

    28/03/2014 às 12:22

    Só falta ter apagão justamente, no jogo do brasil x croácia. xi….. aí , a gerentona vai dar pitos no magro velho, heim !

  310. MADONNA

    -

    28/03/2014 às 12:21

    TOMARA QUE ISSO ACONTEÇA !! A POPULAÇAO GASTA LUZ QUE E UMA BELEZA !! E ROUBA TAMBEM !!! SE NAO TIVESSE TANTA GENTE NESTE PAIS SERIA UM LUGAR MELHOR , POIS NAO FARIAMOS TANTAS ESCOLHAS ERRADAS !!
    E TOMARA QUE O BRASIL PERCA !!!

  311. helena saraiva

    -

    28/03/2014 às 12:21

    ô Pedrão, como Deus é Brasileiro e a gente PRECISA SE LIVRAR DO PT, sabe aquela chuva que vc ficou devendo?.. Pode começar a cair em 12 de Junho…e só parar um mês depois..com muitos RAIOS E TROVOADAS.. se é que vc me entende..

  312. Santamariense

    -

    28/03/2014 às 12:18

    Hugo Chaves um dia pediu aos venezuelanos que fizessem xixi no banho para economizar água, que não dessem descarga na privada, pois até ele fazia assim.
    Edson Lobão leu a cartilha do grande chefe bolivariano

  313. Rogério

    -

    28/03/2014 às 12:18

    Só não vale por o rabo do cachorro na tomada, de resto todos os fios a postos.

  314. André

    -

    28/03/2014 às 12:18

    A dilma e o lobão vão dançar à dança da chuva ?

  315. VAQUEIRODOASFALTO

    -

    28/03/2014 às 12:15

    Quando lullarápio era presidENTO, houve risco de apagão. Questionado eLLe disse: “se não chover vai haver apagão. Se chofer não vai haver apagão”. O povo incauto achou graça e elegeram a gerentona, hoje presidANTA. Estou esperando a declaração dela. Será igual a dele? Igual, realmente, têm sido a incompetência, o descaso com a coisa pública, o cinismo, a mentira e a corrupção.CPI nella.

  316. ronaldo

    -

    28/03/2014 às 12:15

    Acho bom o Ministro Lobão pedir a outro para que faça essa solicitação ao povo brasileiro. “remember” os caras-pintadas no governo Collor. Não acredito que aqui no Sul alguém vá passar frio, para amenizar os problemas do governo imprevidente do PT!

  317. André

    -

    28/03/2014 às 12:13

    O lobão não sabe diferenciar um interruptor de uma tomada. ele a dilma não entende bulhufas na área de Minas e Energia .

  318. Denise

    -

    28/03/2014 às 12:13

    Rs!

  319. Aloízio Monteiro de Oliveira

    -

    28/03/2014 às 12:12

    De tanto publicarem fotografias da Presidenta (cada vez, mais maquiada e com corte de cabelo à Lady Di), eu já fico desconfiado que vocês estão realmente a fazer a campanha dela. . . Lembrem-se que o nosso povo sempre confunde eleições presidenciais com concursos de beleza!. . .

  320. Zuco

    -

    28/03/2014 às 12:12

    Eu já não aguento mais essa gente.

  321. José Roberto

    -

    28/03/2014 às 12:10

    No governo da Dilma uma mentira marqueteira não está valendo nem uma meia verdade. Ninguém engole mais os subterfúgios palacianos. Ô gente esquisita! Tá pra nascer.

  322. Sergio Almeida

    -

    28/03/2014 às 12:10

    E pergunto: onde está agora o Senhor Paulo Skaf, da FIESP, que na época defendeu ardorosamente o governo com inserções diárias na TV enaltecendo a coragem e a sensibilidade da presidente em anunciar toda essa demagogia?

  323. Mariano

    -

    28/03/2014 às 12:08

    A dissimulação dos que integram este desgoverno do PT, a começar pela presidenta Dilma é fato notório. É por esta razão, em especial, que a ficha dos brasileiros está caindo. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que está mais para líder do governo no Senado que o próprio Humberto Costa (PT-PE), quando usa à tribuna alfineta a oposição com discursos chinfrins e carregados do ódio contra os opositores, típico da Barbie. Vocifera a senadora petista que na gestão de FHC o racionamento de energia ocorreu e tal fato jamais acontecerá com o PT. Pois bem, deu com os burros n’água com a fala do então ministro Edison Lobão (PMDB-MA). E agora Gleisi? Qual será a próxima anedota?

  324. jhunter

    -

    28/03/2014 às 12:07

    Como assessor voluntário do ministro cabelo cor de graúna recomendo:
    1- Vamos poupar energia.Assim,nos dias de jogos da copa ninguém deve ligar a televisão,é melhor ir para a rua ou usar radinho de pilha.Isso será positivo, criará aquele clima da copa de 70.Poderemos até entoar o Pra frente Brasil…Salve a seleção.
    (Salve a seleção… porque o país “esta phugido”.
    2-Deve-se ir para a rua a pé,além de economisar combustível (reduzindo o defict da Petrosauro),não temos transporte publico suficiente para transportar o distinto publico.
    Nota:A TV desligada será útil (servirá como espelho) para retocar o visual-pintura verde e amarela nas bochechas-antes de ir para a rua.

  325. mary halfen

    -

    28/03/2014 às 12:06

    mais uma para os estrangeiros que se preparam para a copa dos horrores.
    além dos estádios inacabados,os aeroportos em obras,transito caótico,assaltos com mortes diários,e agora o miniestro de radinhos de pilha confessa “aos estrangeiros”.pois aqui não tem coragem,que os jogos podem ser jogados no breu(quem sabe assim o BRASIL será campeão.
    convoco a todos os gringoa,à assistirem ao VIVO,pela GLOBO, a invasão do exército a uma favela no RIO.
    terá data e hora marcada,espero que entendam o que os aguarda.WELCOME…

  326. Marco Antonio do Prado

    -

    28/03/2014 às 12:05

    QUER DIZER QUE ESTA COISA QUE SE DIZ CINISTRO DAS MINAS E ENERGIA QUE MAL SABE FALAR, E QUANDO FALA FALA PARA O POVO…..AMERICANO. POR QUE ESTE COVARDE SUA CONVIVA CHEFE NÃO FALA ESTA “VERDADE” DIRETAMENTE AO POVECO QUE AINDA ACREDITA NELLES. A QUE PONTO CHEGOU ESTA CAMBADA…

  327. André

    -

    28/03/2014 às 12:02

    Poxa , reinaldo ! aqui no Rio faz um calor insuportável !

  328. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 11:58

    A dama energética cuja atuação como ministra de Minas e Energia de performance tão enérgica, decidida, principalmente audaz e destemida como o atecessor, lhe valeu o cargo herdado de ZÉDirceu de Ministra da Casa
    Civil, com cachorro e tudo. É que o Nego ficou na residência oficial como um “mimo” do cumpanhero Zé,. especialmente para ela. São mesmo muito corteses entre si esses ministros mais íntimos do que realmente intere$$$a dos cargos fura-poço …

  329. André

    -

    28/03/2014 às 11:57

    Santo deus ! Esse Lobão é muito incompetente. a supergerente de araque , pra cariar , vai colocar a culpa em São Pedro.

  330. gustavo

    -

    28/03/2014 às 11:55

    Lembro marchinha de carnaval da minha infância, o que trai minha idade. O “ribeirão” mencionado é o Ribeirão das lajes, que fornecia energia elétrica ao Rio de Janeiro até a ampliação do Sistema Guandu.

    “Acende a vela, Iaiá, acende a vela!
    Que a Light apagou a luz!
    No escuro eu não vejo aquela
    Carinha que me seduz!

    Ó “seu” inglês da Light
    A coisa não está “all right”!
    Se com uísque não vai não,
    Bota cachaça no ribeirão!”

    Mais uma: “Rio de Janeiro,
    Cidade que me seduz,
    De dia falta água,
    De noite falta luz!”

    Para terminar, um samba:
    “Acender as velas, já é profissão;
    Quando não tem samba, tem desilusão”

    É a vida imitando a arte …

  331. Olga

    -

    28/03/2014 às 11:55

    Quem deve rir, baixinho, é Fernando Henrique Cardoso, quando ouve estas noticias.

  332. gaga

    -

    28/03/2014 às 11:49

    O maior e irreparável prejuizo que o Brasil teve com o apagão do governo FHC foi a eleição e reeleição de Lula que explorou ao máximo o fato. Ocorre que o apagão de 2001 foi a sequela da “quimiterapia” necessária para curar a economia brasileira depois de décadas de inflação e desequilíbrio econômico. Foi um apagão da competência saneadora. A falta de investimentos foi um dos males necessários para colocar o Brasil nos trilhos, utilizando-se as reservas de energia para manter o país vivo. O apagão que vislumbramos hoje é fruto de imcompetência total e de corrupção desenfreada. É sabido que as hidrelétricas mais antigas têm capacidade de manter estoque de água para 3 anos. Se a falta de chuva encontrou os reservtórios vazios é porque as antas em Brasília não souberam operar esses resevatórios. Há anos que observamos que os reservatórios não tem sua capacidade total preservada mesmo nos tempos de dilúvios. Prevaleceu o critério de ligar tudo para aparentar o desenvolvimento a pleno vapor, que não se sustentou. O modelo é igual ao aplicado pelo Mantega na Fazenda onde todos artícios foram usados para manter os índices fictciamente saudáveis.

  333. A CPI DA PETROBRAS CORRE RISCO DE NÃO VINGAR

    -

    28/03/2014 às 11:45

    Peço aos leitores que copiem a mensagem acima e enviem para os três senadores. A pressão que eles estão recebendo é desumana. A chantagem do PT e do Palácio do Planalto não pode vencer. Não vamos deixar que três heróis sejam transformados em três vilões. Vamos dizer a eles que o país está ao lado deles. Que o gesto deles entrará para a História. Estes são os e-mails:

    eduardo.amorim@senador.leg.br
    clesio.andrade@senador.leg.br
    sergiopetecao@senador.leg.br

    É hora de mostrar para este governo corrupto que eles não podem tudo. Vamos salvar a maior empresa do Brasil das mãos de uma quadrilha. Participe. Mande o seu apoio a estes senadores.

  334. gustavo

    -

    28/03/2014 às 11:44

    Brasileiras e brasileiros! Todos para o terreiro, a cantar e dançar, para que Nanã Borokô nos mande chuva!

  335. Hdrummond

    -

    28/03/2014 às 11:42

    Ele falou isso?
    Que vergonha, meu Deus!

  336. Patrizia Suzzi

    -

    28/03/2014 às 11:42

    É uma fofa!!!

  337. Sérgio P.

    -

    28/03/2014 às 11:40

    Dilma conseguiu, com a lambança no setor elétrico, reduzir há dois anos as tarifas de energia em 20 % (à qual Alckmin foi contra, lembram?) no pior momento para fazer isso, de escassez de oferta. Com o problema agravado pela estiagem, ativaram as termoelétricas, provocando um rombo adicional de R$ 4 bilhões, que agora, por medo de reajustar as tarifas em ano de eleição e assim elevar a inflação, irão repassar a conta sob a forma de impostos para uma extensa gama de produtos! É ISSO QUE O POVO TEM DE SABER!

  338. GERALDO

    -

    28/03/2014 às 11:37

    Pois aí mesmo que eu vou consumir energia para deixar a Copa às escuras.
    Vou até incentivar o aumento de consumo.
    Em Porto Alegre, o clima geral é de ABSOLUTO DESCASO para com este engodo denominado Copa que somente irá encher os bolso da petralhada.

  339. Silva Júnior

    -

    28/03/2014 às 11:37

    Vou ligar todos os condicionadores de ar de minha casa, todas as luzes e ainda vou tomar banho de chuveiro quente em pleno calor amazônico. Vou passar uma peça de roupa por dia. Vou pagar mais na conta de luz, porém vou fazer um bem ao Pais.

  340. J.C.

    -

    28/03/2014 às 11:35

    … Reinaldo, não deixar de ligar o meu ar condicionado, ah,isso eu não vou.

  341. Jeff Silva

    -

    28/03/2014 às 11:33

    O Brasil pode até terminar ganhando a Copa, mas a reputação do País vai acabar de vez perante o planeta. Vai ser como você fazer uma grande festa na sua casa e convidar todos os seus parentes. E a descarga do vaso quebrada, a geladeira pifada, as tomadas em curto, a fossa dos dejetos entupida alagando o jardim ……. Bem. Depois ainda tem Olimpíadas.

  342. Silva Júnior

    -

    28/03/2014 às 11:33

    Reinaldo, uma cascuda ,das grandes, (Miro/ MG
    28/03/2014 às 11:24) passou. Reinaldox nela, por favor.

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda petralha!

  343. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 11:32

    Chama o EVO, anda, anda, chame ele e diz prá Bolivia mandar mais água prá nóis, e diz que é urgente, anda, anda, rápido, seu …* !!!

    * impublicável, sorry.

  344. Gil Santos

    -

    28/03/2014 às 11:30

    A partir de hoje todas as luzes de minha casa permanecerão acesas, dia e noite. Pagarei um pouco mais na minha conta de energia, mas valerá a pena assistir o festival de apagões na Copa do mundo. Farei esse sacrificio, pagar um pouco mais pelo consumo alterado de energia, em favor do Brasil.

  345. Eduardo

    -

    28/03/2014 às 11:30

    Eu aposto que quando começar a chover o grupo Cacique Cobra Coral vai dizer que fez a ‘dança da chuva’ e o Estado vai atuchar dinheiro neles.

  346. Izabella

    -

    28/03/2014 às 11:29

    Depois disso o ministro da Saúde vai pedir pra ninguém ficar doente, o ministro da Educação vai pedir pra ninguém pescá os peiche, e por aí vai. Pois aqui em casa, se esse Lobão aí me pedir pra economizar energia, vou dormir com todas as luzes acesas e o liquidificador ligado pra me embalar o sono.

  347. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 11:28

    A prisiDANTA eatá nua.
    Cala a boca, minin, a mulher não suporta verdades.

  348. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 11:25

    Porta-voz da corja só mente …

  349. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 11:25

    Fala aeeee, GERENTONA !!!

  350. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 11:24

    Palavra DA especialista.

  351. marcos

    -

    28/03/2014 às 11:24

    Agora o Pt vai querer lançar a candidatura de Saõ Pedro para prometer chuvas em abundancia nas regiões das usinas hidroeletricas

  352. Miro/ MG

    -

    28/03/2014 às 11:24

    ReinaldoXXXXXXXX na cascuda petralha!

  353. ENERGIA É COM ELA

    -

    28/03/2014 às 11:23

    Palavra de especialista …

  354. Carlos

    -

    28/03/2014 às 11:22

    A anta do 1,99

  355. Aurelio Tasso de Miranda

    -

    28/03/2014 às 11:21

    É isso mesmo ,Reinaldo, tem que usar muita ironia.
    Como tomar essa gente a sério ?
    Abs.

  356. Roberto Bt

    -

    28/03/2014 às 11:21

    O ministro Lobão está com medo? nas historinhas lobo não tem medo. Será mesmo Lobão ou é Cordeirão?

  357. Burduna nelles !!!

    -

    28/03/2014 às 11:17

    pode ter certeza absoluta que ligarei todos os aparelhos de ar condicionado em casa, escritório que ficaram ligados day by day.

  358. Adamar Nunes Coelho

    -

    28/03/2014 às 11:16

    Ela falou o discurso que o Mauro Santayana(Mauro ou Mário) escreveu. Parece que nele não existe Dilmês.A dúvida do nome não me constrange dada a categoria do escrivinhador.

  359. Ricardo Felice Neto

    -

    28/03/2014 às 11:14

    Reinaldo, eu já a muito venho fazendo a minha parte como cidadão, através da nossa combalida economia e convoco a todos aqueles que queiram um Brasil melhor a usar minhas táticas capitalistas de terrorismo. Em vez de economizar eu estou gastando, ao ponto de que; quando saio de casa com minha família eu deixo todas as luzes acesas e o ar condicionado ligado, para justamente aumentar a minha contribuição com esta grande nação pós PT da pasadilma. Estou pagando em dobro a minha conta de energia, más triplamente feliz por ajudar a nação a entender este desgoverno, colaborando e torcendo para um apagão (Parece que o povão só entende assim) daqueles fenomenais iguais nos tempos de FHC, fatos aqueles, que puseram esta corja no governo e nunca mais conseguiram tirar. Dois motivos já me fizeram felizes, o primeiro é que iria trocar de carro, mas com o aumento da conta de luz ficou impossível. Gastando mais energia, ajudarei a estancar a venda de automóveis. Dois coelhos com uma cajadada só! Nestes doze anos de PT aprendi ser assim; quanto pior neste momento, melhor para o Brasil e os Brasileiros! Leitores vamos consumir energia, quanto mais consumo, mais próximos estaremos da liberdade!
    Se importo de ficar no escuro? De maneira alguma, a muito já estamos caminhando por uma estrada, que não há nada mais do que velas a indicar o futuro que se apresenta cada vez mais escuro! O estou enganado? Escuridão por escuridão?

  360. Anderson Silva

    -

    28/03/2014 às 11:09

    É, ao que parece, São Pedro está com os Black Blocs: NÃO VAI TER COPA.

  361. maria amélia

    -

    28/03/2014 às 11:07

    A imcompetencia petista tem em dilma um belo exemplar:mentira e pretensão são as suas marcas.E tomara que essa copa da roubalheira acabe logo,e dê errado, só assim o pt some pelo ralo; só desejo que ninguem se machuque: do povão, é claro, neste festival de roubo e imcompetenciado atual governo.

  362. Ricardo Conte

    -

    28/03/2014 às 11:05

    Huuummm, acho o “Não Vai Ter Copa” de hoje vai virar… “Vai ter torradeira (ligada), chuveiro elétrico (ligado), ar-condicionado (ligado), fritadeira elétrica (ligada)… alguns vão até ligar fio-com-fio, só pra apagar o estádio com a “gerentona” dentro…

  363. Celso

    -

    28/03/2014 às 11:04

    Só completando: Nunca na história deste país, um governo não precisou da oposição para que seja afundado…

  364. Cris Azevedo

    -

    28/03/2014 às 11:03

    Já avisei: eu não sou patriota e vou liga TUDO na minha casa bem na hora dos jogos. É MEU DIREITO.

  365. nilton milan

    -

    28/03/2014 às 11:03

    Coisa linda o que disse nossa Soberanta: Ao contrário de outros países, o Brasil criou, nos últimos anos, um modelo de desenvolvimento inédito, baseado no crescimento do apêndice da parte inferior da coluna vertebral de um Puro Sangue Inglês-PSI.

  366. Rod

    -

    28/03/2014 às 11:01

    EU QUERO QUE ESSA COPA SEJA A PIOR DE TODAS!! E QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA SEJA ELIMINADA NA PRIMEIRA FASE!!
    EXPLICO: O BRASIL NÃO PODE SER CAMPEÃO PORQUE TERÁ UM BANDO DE DEMAGOGOS PEGANDO CARONA NA VITÓRIA…

  367. Marco Antonio

    -

    28/03/2014 às 11:00

    Á época do racionamento de energia no governo FHC, eu participei e obtive uma redução permanente no nível de consumo da minha residência. ´Porém, neta Copa do Lula é preciso festejar! -Vou ligar todos os televisores e todas as luzes para festejar junto com a “pátria de chuteiras”! -Como essa energia de vibração causará um aumento na minha temperatura corporal, também vou ligar todos os aparelhos de ar condicionado juntamente com todos os freezers que estarão repletos de cerveja gelada nos dias anteriores à copa, para festejar em alto estilo a grande conquista do PT, do lula e da dilma!

  368. Celso

    -

    28/03/2014 às 11:00

    Prezado Reinaldo Azevedo,
    Então, de qualquer maneira, com ou sem racionamento de energia teremos de acompanhar a Copa do Mundo do mesmo jeito que nós fizemos na Copa do Mundo de 1950: ouviremos pelo rádio que deverá de ser de pilha, pois rádio de válvula gasta energia…
    Para Frente Brasil!!!

  369. Simone

    -

    28/03/2014 às 10:58

    Esse video da Dilma de 30 segundos é imperdivel merece um post no blog!

    http://www.youtube.com/watch?v=dcgB8IwRMZY

  370. Marcos D.

    -

    28/03/2014 às 10:58

    Blá, Blá, Blá…
    Dilma e toda a corja petista diz frases de efeito, retóricas, como “redescobrimos o Brasil”, “nunca se fez tanto no Brazil”, “no meu governo tudo mudou”, mas o resultado prático é a mer(PIIIIIIIIIIII…censurado) que estamos vendo na vida prática.
    Nunca há números ou o que mostrar, exceto fotos de obras em andamento que não se concluem.
    .
    Saudade dos militares. 17 das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, que permitem que esse país não afunde de vez em apagões, foram feitas no Regime Militar, a DEMOCRATURA que durou 19 anos. Quantas foram as USINAS ENTREGUES em 12 anos de PT???????

  371. João Batista

    -

    28/03/2014 às 10:57

    Com tanta coisa a ser questionada em relação a gestão da PresidentA e do seu partido corrupto, fiquei bastante decepcionado com o programinha chocho do Eduardo Campos ontem. Ainda por cima resolver elogiar Lula. Vai acabar conseguindo trazer o molusco de volta.

  372. Aragão

    -

    28/03/2014 às 10:56

    Esse discurso da Dilma é semelhante ao de Hugo Chaves que prometeu dividir os lucros da PDVSA com o povo, mas nunca cumpriu essa promessa, e assim ganhava eleição e assaltava o país.

  373. João Carlos

    -

    28/03/2014 às 10:56

    Minas é conhecida como a caixa d’água do país. Janeiro de 2014: não choveu nada. Fevereiro: nada de chuvas. Março: até o dia 28 o tempo é seco, quente e não chove absolutamente nada em BH. Dr.Lobão é um homem de fé, ele acredita que no mês de Abril São Pedro vai fazer uma faxina geral no céu, arrastando móveis e jogando toda a água aqui embaixo.

  374. Pedro

    -

    28/03/2014 às 10:55

    Controle de preços SEMPRE gera escassez.

    Tem sido assim nos últimos 4000 anos de que se tem conhecimento, e continuará sendo assim para todo o sempre.
    Isso é tão certo quando 2 + 2 = 4.

  375. Roberto

    -

    28/03/2014 às 10:51

    O fato é um só:
    o LULA mente, a DILMA mente, o MANTEGA mente, a GRAÇA FOSTER mente, o LOBÃO mente, o GABRIELLE mente… TODOS NO PT MENTEM! Todos são uns mentirosos que se acreditavam acima do bem e do mal!!
    LULAé mentiroso, traidor e covarde. Agora mesmo está quietinho, quietinho, deixando a bomba Petrobrás para os cumpanheiros da primeira linha de fogo. Contudo, vem agindo nos bastidores, como um rato. Acaba de nomear BERZOINI para o cargo antes ocupado pela ruizinha IDELY. Continua “governando” rasteiramente, desde seu pântano, o Brasil.
    Nesta república, tiro meu chapéu para o MINISTRO JOAQUIM BARBOSA. Homem íntegro como poucos, é o único que merece respeito e admiração na filial do lulo-petismo em que se converteu o Supremo!!!

  376. Tarso

    -

    28/03/2014 às 10:51

    Será que vai pedir também para os brasileiros usarem menos o banheiro para economizar água e os sistemas de esgoto?
    Será que teremos que ouvir os jogos da copa em radinhos de pilha, como era feito antes de 1970?
    Será que terão de remanejar os horários dos jogos pra não ter que acender os refletores dos estádios?
    Será que todos os hinos das seleções serão cantados à capela, pra não ter que ligar o sistema de som?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados