Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

E lá vem de novo aquele papo de Conselhão da República. Em que vai dar? Em nada!

Numa República em que os Poderes funcionassem, de fato, de forma independente e harmônica, assim poderia ser. Hoje em dia, o que se quer com o Conselho é buscar um fórum de debates que substitua o Congresso

Por: Reinaldo Azevedo

Algumas mistificações se consolidam na política e acabam tendo vida longa. Uma delas é essa conversa de “Conselhão” (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), que seria, assim, a solução de todos os males.

Não é sem certa preguiça que cuido do assunto porque, há muitos anos — a memória do blog está disponível —, quando se começou com isso, tratei com certo desdém. A razão é simples: um dos problemas de Dilma é a desarticulação com o Congresso. E o fórum nada pode fazer a respeito.

A propósito: de que modo o dito-cujo poderia ter atuado na recente barbeiragem do Banco Central? Não! Eu não acho que os juros deveriam ter sido elevados. Eu acho é que a questão não deveria ter sido politizada.

Bem, o fato é que o encontro do Conselhão está confirmada para a próxima quinta. Ele se reuniu pela última vez em julho de 2014.

Dilma quer discutir com empresários e trabalhadores ideias para recuperar a economia e reequilibrar as contas públicas, como definição de metas e limites para gastos e liberação de crédito para alguns setores. A pauta do encontro está sendo fechada pelos ministros Jaques Wagner, da Casa Civil; Nelson Barbosa, da Fazenda, e Valdir Simão, do Planejamento.

Empresários e sindicalistas reclamam que a presidente esvaziou o Conselhão, que, no governo Lula, teria sido responsável por propor medidas como o crédito consignado para trabalhadores. Bem, nem isso é verdade. A proposta, que está na Medida Provisória 130/2003, foi da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, à época ocupada pelo economista Marcos Lisboa.

Membros
Compõem o grupo os empresários Abílio Diniz (BRF), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Jorge Paulo Lemann (AmBev), Benjamin Steinbruch (CSN), José Roberto Ermírio de Moraes (Votorantim), Josué Gomes da Silva (Coteminas) e Murilo Ferreira (Vale), além dos banqueiros Luiz Carlos Trabuco (Bradesco) e Roberto Setúbal (Itaú).

Do mundo sindical, Dilma manteve o convite ao ex-presidente da Força Sindical Miguel Torres. Também estarão no órgão os presidentes da CUT, Vagner Freitas, e da CTB, Adilson Araújo.

O ator Wagner Moura está na lista, mas não deve comparecer a esta primeira reunião. O escritor Fernando Morais e o professor Paulo Sérgio Pinheiro também fazem parte do grupo.

Ilusão
Há uma ilusão de que ditos membros da sociedade civil possam ampliar a representação e arejar o governo. Bem, depende, né?

Numa República em que os Poderes funcionassem, de fato, de forma independente e harmônica, assim poderia ser. Hoje em dia, o que se quer com o Conselho é buscar um fórum de debates que substitua o Congresso.

Não vai dar em nada. Mas vai render notícia.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Luiz Marcelo Garutti Araujo

    Gostaria de saber o nome de um livro mencionado pelo Reinaldo em uma edição do “Pingos nos Is” a respeito da arte ou técnica de discursos que iludem, que seduzem, que manipulam a platéia sem a mesma perceber. Grato

  2. eammarinho

    A infeliz decisão do STF de não afastar a PRESIDANTA DILMENTIROSA logo após a admissão pela câmara abriu espaço para para o pacote de bondade.

  3. Olavio Kleinert

    Por que sou contra o Golpe do semi-parlantaris: A Dilma, por sua origem, pelo seu envolvimento com a corrupçao, da forma fraudulanta que ela foi eleita (por duas vezes), pela sua incompetencia, pela figura desprovida de cerebro, ela nao pode representar o pais, nem em cerimonia de posse de uma diretoria de pais e mestres em escola no interior do Amazonas.

  4. jmv

    Quando tudo ja tiver sido dito (deve faltar pouco) e todas as palavras tiverem surtido o minimo dos efeito, ai cairam todos na realidade de que a besta do ser humano nao esta’ nem ai para filosofia. E quando faltarem palavras o seu blog perdera’ a finalidade! Intervencao Constitucional, ja!

  5. Miguel pio

    É jogo de cena, para mostrar serviço. Dai não sairá nada, nenhuma decisão importante para o país. A energumena proporá coisas impossíveis e os ouvintes prometerao estudar. Enfim, um papo furado e caro.

  6. Pedro

    É evidentemente que se essa energúmena e sua súcia de bobos da corte tivesse a menor ideia do que fazer para limpar a imensa cópia – verdadeiro mar – de conteúdo de cabeça de camarão por eles produzidos e que hoje lhes chega à altura do nariz (-NÃO FAZ MAROLA!! NÃO FAZ MAROLA!! – lembram da piada?), estariam cantando e andando, como os imbecis do MPL, para a realidade macabra que engendraram a partir da ascensão ao “PUDER” do Apedeuta. Trabuco? Baita capitalista!! Pai do Levi, que eles puseram para fora. E assim por diante. É soda …limonada a melhor opção para refrescar o carnaval.

  7. Antonio Guedes

    O Conselhão se reuniu pela última vez em julho de 2014, ou seja 1 ano e meio ocioso. Pergunta: quanto custa essa traquitana aos cofres públicos?

  8. Renato Gomes de Carvalho

    Será que amanhã na Reunião do #Conselhão para a #Crise da #PresidentaDilma, ela vai fazer algum agradecimento aos #ExConselheiro e #ExCumpanhero, #Notórios, #Presidiários, José Carlos #Bumlai e #Marcelo Bahia #Odebrecht, pelos Conselhos Prestados, no período de 13/02/2003 a 21/01/2016 e 06/09/2010 a 21/01/2016 respectivamente.

  9. Fabio

    O nome desse “conselhão”? RECONE REunião para COisa NEnhuma.

  10. Kevin Lomax

    Quem mandou matar Celso Daniel e Toninho do PT?

    Por que o Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indicios de autoria e materialidade dos fatos?

    É verdade que a esposa do Ministro Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami e que o pai dele tem um contrato milionário com o Gov. Federal?

    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos???

    # TODOS PELO IMPEACHMENT

  11. WAGNER MOURA! FIQUE LONGE!

    ESTA DAÍ SÓ QUER
    FAZER DE CONTA
    QUE TALVEZ TENTE
    FAZER ALGO! É UMA
    INCOMPETENTE TOTAL E
    MAL INTENCIONADA!
    É TUDO EMBROMAÇÃO,
    COMO DE COSTUME!
    ESTÁ GANHANDO TEMPO!
    OS PARTICIPANTES DESTE
    BALAIO DE.GATOS, SÃO
    OS VENCEDORES!
    CADÊ OS VENCIDOS?
    MOURA! NÃO DESTRUA
    SUA CARREIRA! A CORJA
    PT & PMDB, VAI CAIR!
    SÃO BANDIDOS!

  12. itamar

    Eu tenho uma idéia bem simples para salvar o país: basta Dilma renunciar e pronto!

  13. Tete

    Será que o convite foi para a Wagner Moura ou para a Pablo Escobar? Dada a biografia do PT acredito que tenha se entusiasmado com a série Narcos e convidado Pablo Escobar.

  14. Adriano

    Grande SP fecha ano com melhores índices de criminalidade da série, iniciada em 2001

    http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=36824

    SP: 8,73 homicídios/100 mil hab.

    Brasil: 25,2 homicídios/100 mil hab.

    Brasil sem SP: 29,4 homicídios/100 mil hab.

  15. Roberto

    O que os mais eufóricos procuram nutrir no povo brasileiro não é bem esperança, é loucura ou alienação. E loucura ou alienação é acreditar que seremos um país de primeiro mundo com a mesma legislação trabalhista (engessada e sindicalista), tributária (burocrática, com carga elevadíssima e que penaliza a produção) e previdenciária (com benefícios sociais insustentáveis para a capacidade de produção e qualificação do povo brasileiro). Somado a tudo isso, um sistema politico que favorece os tubarões que estão no poder (legislação penal e processual penal) e possuem feudos em todo canto do país. Sem mudanças e reformas efetivas, não há esperança. O resto é filosofia.

  16. toninho

    Esse é o estado a que chegamos com nossas Instituições. O Congresso que é a casa que tem em seus congressistas o dever de propor e dar rumo a todo tipo de crise, hoje não passa de uma Papuda na praça dos três poderes, seu presidente é o maior pilantra da República e sem ele esse governo já teria caído, dizer o que. Agora essa baboseira de Conselhão, pra que, pra gerar notícia e constatar que o governo esta sem rumo e não sabe o que fazer e quer convencer a todos, que continuará sangrando o país até 2018, o que sobrará eles não estão preocupados, só pensam em nadar na Lama e chegar até lá.
    Senhores parlamentares tenham um pouco de responsabilidade e enquadre essa Senhora, é esse o papel de vocês ou serão varridos da política junto com todos os quadrilheiros petralhas. Dia 13 de Março virá e os milhões de Golpistas irão pras Ruas e varrerão essa Lama podre que esta ai.

  17. Maria Antonieta

    Prezado Reinaldão;
    Certamente, é a “teoria da borboleta” para descrever uma catástrofe… é assim o ” CONSELHÃO”! Uma borboleta bate as asas no Japão, para que haja um terremoto no Chile!
    Para que serve esse Conselhão? Resposta: absolutamente nada x nada é igual a zero ou nada!
    Me desculpa, mas é a mesma que coisa que um chipanzé jogar um dardo e acertar! Babaquice! palhaçada! minha pergunta básica é:
    Temos ouvir isso? Assistir Isso? …. Me poupe por favor!

  18. Observador

    Como farão isso?
    As micro, pequenas, médias empresas estão FALIDAS.
    Não tem dinheiro nem para pagar a conta de luz.
    E vem esses salvadores da própria pela falar sobre este tal de conselho?
    As grandes empresas estão olhando para seu próprio umbigo, esquecendo que quem compram seus produtos, lá no finalzinho, trabalham nas micro, pequenas e médias empresas.
    Vai ter financiamento?
    Como?
    Empresas sem recursos terão que fazer empréstimos pagando juros altíssimos e quando venderem pagarão impostos também altíssimos. E se não receberem de seus clientes terão que pagar impostos mesmo assim.
    E pior, o povo não tem dinheiro para comprar.

    A agenda deles é para eles mesmos.

  19. Rods

    REI.
    VAI SIM, PASSAGENS NA FAIXA E DIÁRIAS, MAIS OS HOLOFOTES E, QUEM SABE MUITAS SELFIES, PARA DELEITE DOS LACAIOS E PUXA-SACOS DAQUELA MALTA DE ADESISTAS QUE CONTRIBUÍRAM COM SUAS AÇÕES E OMISSÕES PARA O DÉBÂCLE DA NAÇÃO, INCLUSIVE EM NÍVEL DE ESTRATÉGIA REVOLUCIONÁRIA.
    TAL REUNIÃO COM SEUS CONVIDADOS ATESTARÁ OU MOSTRARÁ A CARA DA CRISE.
    Rods
    E.T.: SUBSCREVO O QUE AFIRMOU O “Octavius Augustus Centurio
    Janeiro 26, 2016 às 10:58 am”

  20. pedrao

    A cada ideia positiva dada pelos empresários para salvar a pele da governanta, o Freitas ,da CUT, deverá expedir ordens para seus “tontons macoutes” promoverem uma bagunça com quebra-quebra e ameaças à lei!
    Na Paulista! Of course!
    Com o devido apoio logístico ,de contingentes e artefatos, do Boullos do MTST !(Que não foi convidado para a festa no céu)
    Asim não dá ,assim não pode ,diria FHC ! (Orra! que também não foi convidado!)

  21. João Simoncello Filho

    Caro Reinaldo, esse assunto me preocupa muito. É uma trama. A senhora Dilma não entende de negócios, não sabe montar equipe e tem uma notável dificuldade de comunicação, talvez derivada do raciocínio marcado por coletivos em luta. É de supor que os ministros de Estado, seus assessores diretos, não entendem o que ela lhes ordena.
    Mesmo assim, o conjunto de ministros da presidente é o organismo que “toca” o Estado. Temos uma chefe (goste-se dela ou não) e os ministros seus subordinados (escolhidos pela chefe). O Conselhão dará conselhos: definição de metas, limites de gastos e vai sugerir também QUAIS SETORES DEVEM RECEBER DINHEIRO do Governo. Cada reunião do Conselhão vai ser uma oportunidade importante na vida daqueles que o integram. Não ficou claro se esse trabalho e respectiva função é remunerada. Os integrantes foram CONVIDADOS pela equipe da presidente e talvez lhes corresponda remuneração. Os executivos e donos dos maiores conglomerados do País não farão questão, certamente. A convocação do Conselhão pode parecer um ato de humildade da presidente mas, na verdade, é o aprofundamento da TERCEIRIZAÇÃO da responsabilidade que marca fortemente o Governo. Ou seja, a presidente monta um ministério para assessorá-la e para pôr em prática as ideias do Governo. Este, porém, não cumpre sua obrigação e todos eles – a começar pela presidente – têm de ser aconselhados por próceres dos negócios.
    Com a instituição do Conselho e sendo este orientado a propósitos indefensáveis, o Governo Dilma manipula as empresas, os empresários e os executivos e os destrói. Ainda mais, ao buscar os melhores, ou aqueles que sobraram, faz um mal ainda maior por tentar perverter os que resistiram até agora e que talvez já tenham vendido do demônio a alma em algum momento.
    A cordialidade não é bemvinda na relação Governo-Empresariado. É preciso haver um natural atrito entre eles já que não é possível haver cordialidade entre o devedor insolvente e o usurário por muito tempo nem em todas as ocasiões. Quando muito haverá no momento em que fazem o acordo. Depois, não.

  22. david

    Um conselho com 90 pessoas serve para quê? se a governanta não escuta nem as mais de duas milhões de pessoas que foram as ruas para pedir mudanças na sua política. Um conselho que tem representante da CUT e CTB, francamente. E o Vagner Moura vai de Pablo Escobar ou de Capitão Nascimento?

  23. pierre

    As velhas piadas sempre voltam! Adaptadas,mas voltam!
    Um cesto com um lindo bebê, foi encontrado na porta do palácio do planalto!
    A governanta, muito preocupada, fez uma investigação interna para saber quem era o pai da criança!
    Como ninguém assumiu o bebe, resolveu criar um conselhão para ajudá-la identificar o responsável!
    O “conselhão”, com os nomes tops da sociedade, reuniu-se por meses, até o estoque das prebendas esgotarem-se!
    E em reunião final com a governanta desgovernada, entregaram o relatório conclusivo onde apontaram ,com certeza e clareza solar, que , como aquele bebe era perfeito e sadio, não poderia ser de ninguém desse governo, pois tudo o que nele se faz, não tem pés, nem cabeça !

  24. William

    Já aprendi que, no Brasil, se você quer não resolver nada ou atrapalhar o bom andamento de algo a ser implementado ou implantado, nomeie um conselho ou uma comissão de “notaveis” para deliberar sobre o assunto. Esse conselho é mais um pra encher linguiça e realizar reuniões com mordomias a custa de dinheiro público. Dilma quer ajudar o Brasil, pede pra sair e deixa agente em paz.

  25. Joao

    Eu discordo de todos que afirmam que este conselho nao ajudara em nada. Vejamos algumas
    das sugestoes. Abilio Diniz vai propor que o BNDES compre, para ele, o Casino, uma vez que isto
    vai ajudar o Brasil. Joao Paulo Lehman vai sugerir isencao de impostos de cerveja e refrigerante,
    ja que quanto mais o povo beber cerveja menos vai reclamar do governo. Josue Coteminas vai
    pedir incentivos para a industria textil da Sudene, leia-se Coteminas. Benjamin Steinbruc vai
    propor a taxacao de 100% no aco importado, para que possa subir 30% no aco da CSN. E, ja
    que o presidente do BNDES deve estar presente (afinal, se ele nao for cai muito o interesse
    dos notaveis para ir), ele vai pedir o perdao da divida da CSN. Em troca, ele nao demite trabalhadores
    e ainda chama o presidente da CUT para o conselho de Administracao da siderurgica. Wagner Moura
    vai propor que o ministerio da Cultura o ajude para produzir Tropa de Elite 3, 4, 5, 6…. O escrevedor
    de biografias Fermando Ilha Moraes vai propor escrever a biografia de Dilma e que o ministerio da Cultura
    compre todas as edicoes, pois desde que melhorou o nivel do brasileiro ele nao tem vendido nada.
    Enfim, vai ser uma reuniao muito proveitosa para todos.

  26. Newton

    É a liga da nação aonde se reúnem os super-heróis brasileiros.
    A reunião do Conselhão deve ocorrer antes da tomada de decisão, como por exemplo a comprar da ruivinha de Pasadena, da tancagem japonesa ou antes de nomear alguns dos corruptos que ajudaram a afundar a Petrobras.
    Agora que a vaca tossiu e foi para o brejo convocar a “turma” para dizer como limpar a sujeira é um acidente vascular cerebral político administrativo.

  27. Luis Pessoa

    O meu conselho é que o ator Wagner Moura integre o Conselhão no papel de Escobar e não do Capitão Nascimento.
    Afinal, ele não tem perfil de fazer parte dessa tropa de choque.

  28. Ovidio Valente

    Na verdade, quem tem a pouca quantidade de ministros, precisa de mais informações de notáveis, que devem estar de saco cheio dessa presidente energúmena. Busca a corda para se livrar do afogamento, mas mesmo assim não consegue segurar a corda certa. Já era.

  29. Renato

    O que Dilma quer com o Conselhão?Acho que a pergunta é válida.
    Dar a volta no Congresso? Tentar usar a “grife” dos participantes para si? Se forem essas as razões, já seria bizarro. Mas,… e se for algo do tipo “já tentei A, já tentei B, me ajuda porque não sei mais o que fazer”? Confesso que não sei o que seria mais assustador.
    Quanto tempo falta para 2018 mesmo?

  30. JoaoR

    O que se pode esperar de um “conselho” que tem como membros gente do tipo de Luiza Trajano, Vagner Freitas, Miguel Torres, Fernando Morais, Wagner Moura, etc…
    Esqueceram de convidar o Chico Buarque, o Vladimir Safatle, o Guilherme Boulos, o João Pedro Stédile e outros do mesmo naipe…

  31. Marcio Ruivo

    Conselhão??, os personagens relacionados acima que deveriam ou teriam interesse em lotar o chamado conselho de apoio a politicas econômicas e sociais, fazem uns cinco anos que não apareceram mais, os últimos foram Trabuco e Jorge Lemann e diga-se de passagem a casa civil e a assessoria do palácio, trataram Lemann como um muleque de rua, primeiro a segurança do palácio o barrou, depois no hall foi hostilizado, depois mandaram ele pegar o elevador de serviço para subir, por fim teve que esperar quase uma hora em chá de cadeira, a espera da rainha absoluta da mandioca crua, que tratou de consolidar a cereja de maus tratos cerimoniais a Lemann, com seu jeito truculento de coronel ditador, sequer o respeitado e um dos mais ricos empresários do mundo conseguiu terminar uma só frase, sem ser cortado e distratado sem a menor cerimonia, será que alguém aqui quer integrar o conselhão deste finado governo??.

  32. João Alves

    A única certeza que se tem é que o fim do Lula e da Dilma não será bom, haja vista os exemplos pelo mundo de alguns governantes africanos, do Kadafi e por aí vai ! Administraram para si, enquanto enganava o povo !
    http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=48112605134

  33. Alex Wie

    Enquanto este desgoverno fica no lenga lenga de enrolação, agora só falta dizimarem o setor de serviços….

    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/2016/01/previsto-para-hoje-irrf-de-6-ainda-nao-foi-aprovado_122739.html

    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/2016/01/turismo-esta-sendo-dizimado-pelo-governo_122752.html

    vamos ser dizimados

  34. Rose Dias

    Na reunião desse grupo todos darão palpite sobre o cafezinho, pois todos os “notáveis”, lá reunidos, entendem de cafezinho… Já sobre os pepinos e abacaxis a serem descascados…

  35. Rose Dias

    DESGRAÇA POUCA É BOBAGEM – ESTARRECEDOR, COMO DIRIA DILMA: DILMA confirma: encontro do Conselhão na próxima quinta. Ele, o “Conselhão” (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) se reuniu pela última vez em julho de 2014. CONSELHOS À VENDA. AMOSTRA GRÁTIS: após deliberação, a leitura da ata final – resolução: conselho para realmente ajudar o pais: renuncie – fim do conselho.

  36. moraes2015

    Reunir para que? Já sabemos que nada mudará e tem tudo para piorar a cada dia. Enquanto isso o povo só quer saber de carnaval, BBB ……….País onde o povo é omisso dá nisso, porisso que os banqueiros a cada semestre fica mais bilionário e povo devendo mais. Ao meu ver se tem culpado em tudo isso e o povo Brasileiro , povo burro.

  37. Octavius Augustus Centurio

    Wagner Moura (Tropa de Elite II) dirá que tentou mas conseguiu, o “Sistema” é mais poderoso.
    Fernando Morais (A Ilha) irá propor o roubo direto da propriedade privada e transformar o Brasil em uma grande Cuba. Receberá seus direitos autorais na Suíça.
    Paulo Sérgio Pinheiro proporá vídeo-games nas prisões como forma de lazer e ressocialização de bandidos (inclusive psicopatas que não tiveram “oportunidade” na vida)
    Luiza Trajano (Magazine Luiza) se sentirá muito honrada.
    Murilo Ferreira (Vale) pedirá isenção de multas ecológicas.
    Benjamin Steinbruch (CSN) esbravejará contra o Estado Mínimo e exigirá mais intervenção estatal (chovendo no molhado).
    Luiz Carlos Trabuco (Bradesco) e Roberto Setúbal (Itaú) falarão que o problema não é ofertar crédito subsidiado mas que ninguém quer crédito! Todo mundo está inseguro, pô! “E você, Dona Dilma, manda embora nosso menino (o Levy, gente) e quer nós falemos o quê aqui?”
    Josué Gomes da Silva (Coteminas) proporá juro zero (velha ladainha de seu pai) para o setor têxtil. (Seu pai era mais genérico, justiça seja feita)
    Abílio Diniz (BRF), Jorge Paulo Lemann (AmBev) e José Roberto Ermírio de Moraes (Votorantim) dormirão bem na noite anterior mas bocejarão inúmeras vezes até que possam sair da reunião e ir ao Bottarga Ristorante, que ninguém é de ferro…
    Ah! A aristocracia operária presente fará greve de fome comendo um sanduba e greve geral por tempo indeterminado contra o ataque dos patrões às conquistas da CLT fascista.

  38. PALCOSCENICO

    .
    LULA, vai PROVAR porque é a ALMA MAIS HONESTA do PAÍS, e assim, vai ter de reconhecer que é também o MAIS IGNORANTE
    .
    Ele vai começar devolvendo todos os LAURÉIS de “Dr. Honoris Causa”, por, ‘honestamente’, se reconhecer um IMBECIL
    .
    Peço licença ao jornalista BOECHAT, que no telejornal que ancora, quando considerou aceitar a “Santa Honestidade de LULA”, o fez com a condição de qualificar o ex-Presidente como o mais IGNORANTE, por “nunca de saber de nada” e, concluo eu, não ter “percebido” em oito anos o PETROLÃO e levar a PETROBRAS para o fundo de um “poço Seco” e o país ao CAOS e a tragédia que tristemente assistimos. Tudo com tendência a piorar, enquanto Dna. DILMA não renunciar ou for afastada.
    .
    De minha parte só tenho a endossar as palavras de BOECHAT e ratificar tudo o que eu mesmo disse em oportunidades anteriores, acrescentando – a reboque do do que disse o apresentador do telejornal – que LULA passou em si mesmo – em o considerando “HONESTO PADRÃO FIFA” – o maior atestado de INCAPACIDADE, IGNORÂNCIA e de ESTUPIDEZ, que se tem notícia no mundo contemporâneo, para alguém que exerceu o cargo de Presidente da República.
    .
    Sua INCAPACIDADE – considerando que ‘ele nada sabia sobre o PETROLÃO’ – chega a emitir ondas sonoras de relinchos asnáticos e uma aura brilhante nas altas orelhas acima da cabeça.
    .
    É, de fato, muito difícil para mim acreditar que o LULA de nada sabia, considerando os itens abaixo. Mas, mesmo assim, vou lhe dar o crédito, com a contrapartida (de acordo com o método contábil, universal, das ‘partidas dobradas’), de que LULA é “PHd em Ignorância” sobre todos os aspectos conhecidos.
    .
    1) Durante doze anos ouvi repetidamente e “bis in idem”, que LULA era um gênio, por ter chegado onde chegou sem nunca ler um livro (receio que isto tenha influenciado os jovens, dado a debacle da educação em seus governos).
    .
    2) Jamais a ABIN cresceu tanto em número de “arapongas”, suporte operacional de inteligência, “laboratórios de pesquisas e e de desenvolvimento de práticas de inteligência” e “back office”. Também o crescimento do orçamento e ‘reforços’ por esgotamento prematuro das verbas orçadas, atingiu patamares astronômicos, que chegou a ser invejado pelos profissionais da CIA e da KGB, tal a pujança.
    .
    3) E para fazer jus a tanto esbanjamento, não poderia a ABIN fazer feio perante o padrinho-presidente (o único para quem milhares de ‘arapongas’ e homens de suporte operacional, trabalhavam). E, para tanto, a ABIN mostrou, ‘prontíssima’, a ‘lição de casa’, digna de Nota 10: eles detectaram a ‘sequência de assaltos à Petrobras e as fraudes praticadas nas licitações.
    .
    OBS.: Registre-se que essa descoberta não poderia deixar de acontecer, pois se assim se desse, estariam descaracterizadas e desmoralizadas todas as premissas do instituto das probabilidades, que desde o início do Século XVIII o gênio da Matemática e da Estatística – Jacob Bernoulli – foram propostas, aceitas e aperfeiçoadas – e a tal nível de precisão ajustadas – que com base nelas são feitos todos as Notas Técnicas Atuariais para celebração de Contratos de Seguros e determinação do custo dos prêmios a serem pagos pelos Segurados, vis-à-vis o valor do capital Segurado. E assim também o é para cálculos de aposentadorias da Previdência Privada e governamentais (da qual não pode servir de exemplo a do Brasil, pelos problemas já conhecidos). E além de Seguros o instituto das probabilidade e a Lei dos Grandes Números (o Teorema Dourado de Jakob Bernoulli proposto oficialmente em 1713) é como o velho “Bom-Bril”, serve para mil e uma atividades. E nessas atividades se encontra a probabilidade de milhares de agentes da ABIN descobrir o que pelo menos 3.000 pessoas sabiam e repercutia pela eficiente “Rádio Corredor” da Petrobras, cerca de 30 Empreiteiras de todos os portes, Agentes dos Partidos, Intermediários, Congresso Nacional, além de esposas, maridos e herdeiros de todos os “beneficiados com o fruto dos roubos e das fraudes.
    .
    Conclusão: a probabilidade de os ‘arapongas’ da ABIN descobrirem era inquestionável, pois matemática e estatisticamente “IGUAL a 100%”. Logo, o impossível era não saber.
    .
    Bem, como desdobramento e sequência do excepcional trabalho, obviamente “entregou-se ao Presidente (sem intermediários) o “Relatório Final”. Agora, considerando a ‘imbecilidade’ do destinatário, ele leu e não entendeu. Por isso ele é o homem mais honesto do Brasil, mas também, nesta hipótese, o mais IGNORANTE!.

  39. Nels ON - off

    Conselhão!
    Um bom conselho seria: despertar o espírito animal dos empresários.
    Como?
    Simples. É dar o exemplo. A “Empresária de Vermelho” poderia voltar com o seu antigo Negócio.
    Quem conheceu bem o negócio dela, sempre disse que era um grande negócio.
    Ela poderia reabrir o PÃO & CIRCO.
    Mas, ela só vendia bugigangas por R$ 1,99. Hoje está tudo muito mais caro, o que ela iria vender?
    Ações ordinárias Preferenciais da Petrobras e ainda poderá dar um descontão devido ao Petrolão.
    Quem pagar 13 centavos leva uma PeTr4.
    “Tá caro”!!!!

  40. E O CONSELHINHO É PRA QUANDO?

    REUNIÃO DO POVÃO,
    VERDADEIRAS VÍTIMAS
    DO EMBUSTE QUE É
    ISTO QUE QUEREM
    CHAMAR DE GOVERNO?
    É PRA QUE DIA?
    OS DESEMPREGADOS?
    OS ENDIVIDADOS?
    OS DESESPERADOS?
    É SIM, MINHA GENTE!
    REUNIR-SE COM
    BANQUEIROS,
    BILIONÁRIOS E
    EX FAVORECIDOS
    COM ESTÚPIDOS
    BENEFÍCIOS, TIPO
    LUIZA E A FALIDA
    CASAS BAHIA, DE NADA
    ADIANTA! ESTE “CONSELHÃO,”
    É UMA GRANDIOSA
    CONFRATERNIZAÇÃO
    DE AGRADECIMENTOS?
    OU NOVOS PLANOS
    DE REGALIAS?
    TRES OU QUATRO
    BILHÕES DE LUCRO
    POR TRIMESTRE,
    PARA OS BANCOS,
    NÃO BASTA?
    NÃO GANHAM ISTO
    EM PAÍS ALGUM,
    NO MUNDO!
    A DONA ZIKA TEM
    QUE SER SAÍDA!
    URGENTE! SÓ NÃO
    VÊ, QUEM NÃO QUER!

  41. Sonja

    Acabo de receber e-mail: “Citi Corretora News: No Brasil, a pesquisa Focus continuou mostrando piora para 2016, com o IPCA em 7,3% (acima do teto da meta), PIB em -3,0% e Selic a 14,64% (ante 15,25%).”
    Iupiiiii!!!!!! gritam os masoquistas…

  42. Renato Costa Diuas

    Wagner Moura? Talvez devesse ele incorporar o “Capitão” na primeira reunião do Conselho e exclamar para a Líder: “Ô Nº 1, pede prá sair!!”

  43. bruno.silva

    “Compõem o grupo os empresários Abílio Diniz (BRF), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Jorge Paulo Lemann (AmBev), Benjamin Steinbruch (CSN), José Roberto Ermírio de Moraes (Votorantim), Josué Gomes da Silva (Coteminas) e Murilo Ferreira (Vale), além dos banqueiros Luiz Carlos Trabuco (Bradesco) e Roberto Setúbal (Itaú)”.
    Proteja seu bolso: grandes empresas em conluio com o governo.
    Sugestão de leitura:http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1876

  44. Adilson L França

    Existe uma máxima que diz quando existe um grande problema numa empresa cria-se um grupo de trabalho, infelizmente essa medida só serve para propaganda de que está se fazendo algo, pois numa reunião desse grupo quando o assunto é sobre o cafezinho todos dão palpites, pois todos entendem de cafezinho, quando o assunto é complicado e de grande relevância poucos se atrevem a dar palpites, cito um exemplo o grande desastre ecológico proporcionado pela Samarco, num grupo de trabalho pouco entenderia como evitar a catástrofe, pois é um assunto iminentemente técnico, se não tiver um engº capacitado sobre o assunto nenhum membro do grupo de trabalho vai dar opinião sobre o assunto.

  45. Pedro Henrique de Mattos

    Reinaldo, interessante que para fazer as … eles não convocaram nenhum conselho. Para levar o Brasil ao estado de caos em que se encontra, eles agiram sozinhos e mal acompanhados. Para consertar, eles querem que os outros ajudem, formulem saídas e alternativas. É triste quando você tenta demolir um imóvel e construir outro, no mesmo local, e tem que contratar duas empresas: uma para demolir o que está lá, e outra para construir o novo imóvel. Eles só são especialistas em destruir. Construir não é muito do seu feitio.

  46. Alex Wie

    Enquanto isto o setor de serviços, é só que falta agora , vai ser dizimado
    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/2016/01/previsto-para-hoje-irrf-de-6-ainda-nao-foi-aprovado_122739.html

  47. Macabeu

    Não sou comuna, mas é difícil não ver neste conselhão a cara do Brasil atual ou a prova acerca da existência do inferno. A chefe do governo mais corrupto que este país já teve, reunida a banqueiros que debitam aos correntistas prestações de seguros não pactuadas, somados a industriais sangue-sugas do BNDS e sindicalistas vendidos. Melhor chamar o japonês da federal.

  48. ps

    Tio Rei, vou dar um “conselhão” para a mulher sapiens que se comparou a Getúlio Vargas: surpreenda-nos no próximo dia 24 de agosto!

  49. Maurício

    Qual a legitimidade desse “Conselho”? Foram eleitos? Juntam uma panelinha alinhada com o atraso e a dominação econômica e ainda se dizem “representantes da sociedade civil”. Não são e nunca serão.

  50. Ricardo

    Imagino esse pessoal aí decidindo o destino de mais de 200 milhões. Deve sair cada decisão…