Blogs e Colunistas

08/04/2012

às 7:09

Diretor da Petrobras é pressionado a pedir desculpas. Mas vejam como ele o faz! Ou: Num caso aparentemente banal, revela-se por que a esquerda montou a mais formidável máquina de extermínio da história humana

Pois é… Vejam este homem. É José Eduardo Dutra.

jose-eduardo-dutra-foto

Ele resolveu pedir desculpar no Twitter. Desculpas à moda petista, claro!, que é um jeito diferente de reconhecer uma falha. Não adianta! Estamos falando de gente de outra natureza, a revelar, uma vez mais, num evento até besta, por que a esquerda montou a mais eficiente máquina de matar da história humana. Nunca tantos pereceram em prazo tão curto. Mas “eles” tinham uma boa causa: estavam construindo “o novo homem”, o “homem livre”!!! O evento, em si, reitero, é meio boboca, mas nele está contido uma escolha moral e um conteúdo ético que tem história. Como disse o poeta, o todo sem a parte não é todo, a parte sem o todo não é parte… Num pouco de PT sempre está o PT todo!

A maioria de vocês deve ter acompanhado o caso, mas relembro rapidamente: Dutra, ex-presidente do PT, um dos chamados “Três Porquinhos” de Dilma, ao saber do resultado da pesquisa Ibope, que apontou alta popularidade da soberana, enviou um recado à oposição no Twitter: “Enfia o dedo e rasga”. Assim mesmo, com todas essas letras. Escrevi um primeiro post a respeito. Depois, imaginei, dado o vocabulário influente no meio em que vive o bruto, um diálogo seu com Graça Foster, presidente da empresa. Dutra resolveu responder, fazendo ironias e me acusando, vejam vocês, de ser “especialista em baixarias”. Isso quer dizer que o homem não considera “enfia o dedo e rasta” uma baixaria. Escrevi sobre isso também. Num novo tuíte, vocês verão, ele pede, então, desculpas. A questão é como o faz. Já chego lá. Antes, mais algumas considerações.

Fosse ele um petralha comum, desses indigentes políticos que se arrastam na esgotosfera e fazem de graça o trabalho sistemático de depredação das instituições, vá lá. Eles dizem coisa bem pior do que isso. Mas não! Dutra é um chefão de uma empresa de capital misto. Na condição de nomeado pelo governo, encarna certa ideia de representação. Está lá por conta das ações que são públicas —  isto é, nossa: de governistas e oposicionistas; de petistas, mas também de não-petistas. Como diretor da empresa no seu conjunto, ele é uma espécie de cartão de visitas; ajuda a compor — ou a descompor — a imagem da empresa. A julgar pelo desempenho da Petrobras em Bolsa nos últimos tempos, há mais descomposição do que composição. Perde o conjunto dos brasileiros; perdem os acionistas privados. Sigamos.

Ontem, Dutra achou que poderia dar de ombros para os protestos. Chamou os que criticaram a sua mensagem de reação de “pseudoindignados” e mandou ver: “Não vou nem dormir”. Afirmou que eu havia determinado “ordem unida” na rede. Tenho, sim, milhares de leitores, mas não tenho esse poder. Até petistas decentes — na suposição de que os haja inocentes — devem repudiar seu modo de expressão, não é? Fui informado de que Dutra foi “aconselhado” por setores da Petrobras a se desculpar. Embora tenha emitido sua mensagem no seu perfil pessoal no Twitter, ele se apresenta ali como diretor da Petrobras. Caberia, diga-se, até uma ação do Ministério Público.

A natureza da desculpa
Muito bem! Dutra se desculpou. E o fez de um modo, como demonstrarei, que revela muito mais do que parece à primeira vista. Assim:

jose-eduardo-dutra-pedido-de-desculpas

Que alma! Ora, quando cometemos uma falha e a reconhecemos sinceramente, pouco importam os relevos da subjetividade do ofendido; é irrelevante saber se ele se sentiu sinceramente agravado ou não. Isso não muda a natureza da nossa ofensa. Mas esse é fundamento que vale para pessoas cuja moral (modo pessoal de agir) e cuja ética (valores que adota na relação com a coletividade) têm um compromisso com a tolerância, com o direito do “outro” de existir, com a diversidade. Dutra é um quadro do petismo. Seus valores são de outra natureza.

Ao afirmar o que vai acima, observem que ele, antes de mais nada, se coloca como um juiz dos sentimentos alheios, justamente aqueles que foram atingidos por suas palavras. Com os sinceros, ele se desculpa; com os insinceros, os “hipócritas”, os “falsamente ofendidos”, não! A estes ele devota o seu “desprezo”. A estes, em suma, o diretor da Petrobras continua a dizer: “Enfiem o dedo e rasguem”.

Isso quer dizer que Dutra só está se desculpando com aqueles que pertencem à sua grei, que são os homens sinceros. Os que não fazem parte do seu grupo são, de saída, hipócritas e insinceros — logo, nada de desagravo! Na sua concepção, é gente que merece aquelas palavras. Então começo a voltar ao início do texto.

Entendam como um episódio besta como esse traz, em si — e não é exagero retórico, não! —, a justificativa (i)moral e (a)ética para os 70 milhões de assassinatos na China ou para os 40 milhões de homicídios praticados por Stálin na União Soviética (caso se considerem os que pereceram durante a grande fome…). Eram, afinal, os “outros”, os “hipócritas”, os “falsamente ofendidos”… Dutra, como vocês podem notar, vira o dono da ofensa e do juízo sobre a reação alheia.

Este senhor jamais vai compreender — porque, para tanto, lhe faltam apuro ético e moral, mas também informação — que, no caso de se fazer uma hierarquia na fila dos desagravados, aqueles que ele chama de “hipócritas” e “falsamente ofendidos” (ou seja: os não-petistas) deveriam estar na frente. Os que comungam de suas ideias não se ofenderam, por óbvio. Ao contrário: repetiriam, como tentaram fazer na área de comentários deste blog, a sua ofensa.

Assim, tem-se que Dutra pediu desculpas àqueles que não se ofenderam porque seres de sua mesma natureza.

Há um contínuo processo de degradação do estado e das instituições no Brasil, crescentemente submetida à lógica e às necessidades, agora como nunca, de um grupo privado. Durante a campanha eleitoral de 2006 e 2010, os petistas mentiram de forma descarada, sustentando que FHC tentou privatizar a parte das ações da Petrobras que é pública. Isso nunca aconteceu.

A Petrobras, a exemplo de outras empresas e também de instituições do estado, foi privatizada, sim. Mas pelo partido de Dutra. O partido privatizou as ações que pertencem ao conjunto dos brasileiros e expropriou as que estavam nas mãos de investidores privados. Agora é tudo do PT. E quem não gostar que “enfie o dedo e rasgue”.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

186 Comentários

  • Geneuronios

    -

    10/4/2012 às 6:19 pm

    As coisas no campo da decência vão MUITO mal neste país. Triste e explorada nação.

  • maury

    -

    10/4/2012 às 4:10 pm

    que coisa feia né? um alto funcionário da ptbras falando uma coisas dessas, afffff, socorrro.
    mas tenho fé em DEUS…

  • Maria

    -

    9/4/2012 às 11:33 pm

    Há uma carencia de lideranças confiáveis no país. Motivo pelo qual a população caiu nessa malha execrável. Fico pensando o que será de nós nas próximas eleições. Estamos sem opções porque a maioria dos partidos se aliaram à situação para obterem benesses e os que sobraram ou não possuem estatégias para concorrer ou se corromperam. As suas lideranças envelheceram. Os pequenos se calaram. Suas lideranças foram intimidadas, a maquina os engoliu. As pesquisas são manipuladas e a maior parte da população acredita nelas. Assim sendo, vale clamar a Deus e pedir um escape para o Brasil. Sou cristã e acredito nas providências divinas. Na minha igreja oramos todos os dias pela Nação porque enchergamos quão grave é a nossa situação! O Brasil é um país cristão. Assim sendo, resta-nos esse poderoso recurso: o de clamar ao nosso DEUS. Abraços a todos e que Deus proteja o Reinaldo e tds os q como ele têm a coragem de colocar – como João Batista – a cabeça à prêmio.

  • Márcia

    -

    9/4/2012 às 11:29 pm

    Continua deselegante Sr. Dutra!

  • Barros

    -

    9/4/2012 às 7:49 pm

    Depressão é uma patologia que só ultimamente está tendo a importancia necessária.é um perigo esta pessoa manter um cargo de importâcia no governo . Mesmo que seja no (des)governo petista. A Petrobrás (que pertence ao povo brasileiro e não a um partido político) e seus milhares de funcionários não merecem isto.
    Senhor Dutra,volte para casa,pare de ´´twitar´´ofensas e besteiras,cuide da sua saúde mental e física.
    E pelo teor do que você escreveu, pare de misturar os seus medicamentos com álcool,isto pode ser pior do que enfiar o dedo e rasgar.

  • Neny

    -

    9/4/2012 às 7:05 pm

    Nossa, ja nem lembrava maios da cara desse energumeno. Fico so imaginando a capacidade tecnica dessa criatura proveniente dos esgotos para comandar uma diretoria de umas das maiores emrpesas do mundo. Realmente é o fim da picada do mundo.

    Abraço a todos.

  • samuel

    -

    9/4/2012 às 6:30 pm

    Ações da Petrobrás emitidas em 1954 na formação da empresa. Se Vc é cidadão americano e comprou estas ações nos Estados Unidos, Vc pode cobrar pelo NYSE (New Yorkd Stock Exchange) o Valor atual dessas ações e a Petrobrás irá pagar pontualmente. Se Vc é cidadão brasileiro, a Petrobrás não paga contra apresentação. Vc precisa entrar com ação Judicial e vai se deparar ao final que existe sentença do STFJ brasileiro negando do portador brasileiro o direito de resgatá-las.
    A PETROBRÁS É NOSSA dizia eu quando estudante. NÓS PERTENCEMOS À PETROBRÁS (e ela ao PT) digo eu quando adulto.

  • Aparecida

    -

    9/4/2012 às 6:18 pm

    Esperar o quê? Até hoje o espertalhão e dono dos petralhas, o Chacrinha farsante zomba de nós brasileiros repetindo sua frase estudada para negar o seu envolvimento nos malfeitos e corrupções do PT: “não sei de nada”… Alguém acha que os seus vassalos iriam agir de outro modo? Só a História vai contar isso, com detalhes, para as gerações futuras que por certo vão se envergonhar dos analfabetos políticos dos dias de hoje…

  • Gond

    -

    9/4/2012 às 6:01 pm

    Estou muito satisfeito trabalhando na Petrobras (sem acento!), e entrei via concurso sem conhecer ninguém aqui dentro. Aposto que a maioria que critica a Petrobras gostaria de trabalhar nessa empresa, porém passar no concurso é para poucos. E que continuem as críticas! (ps: sei que esse comentário não será publicado, Reinaldo!)

  • j.m. silvestre

    -

    9/4/2012 às 4:57 pm

    Tá na hora de voltar no médico, Dutra.Sem dúvida precisa ajustar a dose do remédio.

  • ANTONIO REZENDE

    -

    9/4/2012 às 4:26 pm

    A frase de Dutra disse tudo sôbre o que ele e seu partido são e não disse nada sôbre as pessoas decentes que são a grande maioria da população que nem precisam tomar conhecimento de sua baixaria.

  • felipe gresele

    -

    9/4/2012 às 3:20 pm

    Sao valentes tuitando…mas quando encontram um verde oliva pela frente (que nao seja idoso) se borram de medo, como sempre se borraram….uns borra -botas ,chineloes, so porque tem costas quentes da Stela e curriola acham que podem vomitar tudo….os ventos comecaram a soprar de outros lados….

  • dr drauzio

    -

    9/4/2012 às 3:17 pm

    não é de estranhar que as ações da petrobrás afundem como o titanic….imagina uma besta desta tomando decisões técnicas.
    onde encontraram, neste energumeno, as qualificações necessárias para ser diretor em uma empresa do porte da petrobrás?
    o partido da boquinha vem se superando a cada dia…
    juizo na hora de votar, gente….

  • toninho malvadeza

    -

    9/4/2012 às 2:55 pm

    O CÍCERO (três porquinhos )já foi demitido da Petrobrás ?

  • fofa

    -

    9/4/2012 às 12:48 pm

    Não entendo como ainda tem gente que investe na PTrobrás…O negócio afunda igual o Titanic…

  • Lucas

    -

    9/4/2012 às 11:40 am

    Uma vez me deram uma ficha de filiação ao PT… eu enfiei o dedo e rasguei.

  • Claudio Lessa

    -

    9/4/2012 às 11:31 am

    Como todo bom e velho petralha, até nas desculpas é empregada a máxima “vale as duas forma” (sic). ;-)

  • eli

    -

    9/4/2012 às 11:08 am

    ENQUANTO ISSO NO BRASIL MARAVILHA AS AÇOES DA PETROBRAS ESTAO ENFIANDO O DEDO E RASGANDO QUE COISA LINDA.
    RUA PRA ESSE VAGABUNDO RESGATEM SUAS AÇOES DO BANCO DO BRASIL E CAIXA ECONOMICA

  • joaquim guimarães

    -

    9/4/2012 às 10:27 am

    de um imbecil esquerdopata como esse lambebotas de lula poderia se esperar alguma resposta sensata ?. é querer muito de um energúmeno .

  • flavio

    -

    9/4/2012 às 9:24 am

    Ainda acredito e tenho fé nas FORÇAS ARMADAS, O NOSSO ULTIMO BALUARTE.

  • carlos mattos

    -

    9/4/2012 às 9:04 am

    Que dizer sobre isto( nao tenho interrogacao), enquanto justificava, nao ter interrogacao eu me lembrei. NADA, senao eu vomito

  • maurolima

    -

    9/4/2012 às 8:46 am

    Toda empresa hoje, tem sua carta de Valores e sua missão, impressa e colocada em destaque nos s/escritórios, gostaria de saber a carta de valores da Petrobras e do PT para manter um sujeito desse naipe como s/representante.

  • Clovis B de Melo

    -

    9/4/2012 às 8:19 am

    Eu não me ofendo pis,esse cidadão é muito baixo e l,então para que se ofender tenho é dó dele,um dia irá prestar conta e não terá direito a advogado Eu autorizo a minha divulgação e não concordo em não poder se expressar,vivemos em país democrático ou não é?

  • willian

    -

    9/4/2012 às 8:03 am

    Eu não me ofendo e até acho graça… Sou antipetista há praticamente 25 anos, e com muito orgulho . Nunca vou me dobrar a esta corja que quer me domesticar, por isso eles sentem tanto ódio de mim, pois não vão me ”converter” … Nem a mim e nem a milhoes que ainda restam no Brasil . Eles querem um bando de acéfalos prostrados e lambendo-lhes as botas e dando apoio a toda patifaria que eles fizerem.
    Quanto a Petrobrás, tenho certeza, eles vão segurar qualquer reajuste dos combustíveis até o segundo turno das eleições, e depois salve-se quem puder. Melhor preparar a lenha pois nem o botijão nosso de cada dia será mais possivel comprar.

  • Vales

    -

    9/4/2012 às 7:03 am

    Atenção Petrobras: esse sujeito está politicamente e mentalmente enfermo e vai acarretar só problemas para a empresa que já está com sua imagem bastante arranhada.

  • ONobrega

    -

    9/4/2012 às 6:36 am

    Reinaldo,

    Que arrependimento. Investi um pouco de recursos em ações da Petrobras há alguns anos e hoje vejo um cidadão com essa estatutra moral gereindo os meus parcos recuros.
    O que esperar dessa turma!
    O que será da empresa em alguns anos sob o controle dessa turma?

    Um abraço.

  • MARIZE

    -

    9/4/2012 às 6:11 am

    NÃO É O POVO BRASILEIRO QUE ELEGE ESSES CRÁPULAS. SÃO OS POBRES , MISERÁVEIS, FÁCEIS DE ENGABELAR, QUE ACREDITAM, ENTRAM E JOGAM OS RESTO DE CABEÇA NUMA FURADA,

  • MARIZE

    -

    9/4/2012 às 6:08 am

    POIS É!!! MAS OS 23% SÃO OS QUE TRABALHAM PARA PAGAR A CONTA DA ORGIA DO PT.

  • Drakko

    -

    9/4/2012 às 5:16 am

    Com esse pedido cínico e falso não vai conseguir minhas desculpas. Tente de novo -dessa vez ajoelhado!- e não se esqueça de lavar o dedo antes de tuitar…rsrsrs!

  • marta

    -

    9/4/2012 às 1:01 am

    E o PT continua sendo o Partido da Boquinha…Qual a qualificação desse encostado para ser diretor da Petrobras?
    Esse é o ponto. Enquanto o fisiologismo e o clientelismo persistirem não dá pra esperar coisa melhor que essa baixaria.
    Nove anos de atraso. Esse é o saldo da incompetência!

  • Martha

    -

    8/4/2012 às 11:28 pm

    Ele se desculpou igual ao p.h. Amorim: se ajoelhou, mas não quer rezar. Presidente Graça,de um corretivo no seu subordinado! Ele esta precisando lavar a língua.

  • araújo

    -

    8/4/2012 às 11:23 pm

    Eu não me ofendi, pois não esperava outra coisa dessa criatura. Mesmo após pedir desculpas essa figura deveria ser demitido.

  • Renata

    -

    8/4/2012 às 11:13 pm

    Enfiar o dedo e rasgar eu fiz ainda hoje, só que foi num lençol podre de tão velho…

  • Maria

    -

    8/4/2012 às 11:04 pm

    Este senhor é patético. Se ele não fosse sustentado com dinheiro público, seria cômico.

  • Álvaro Tadeu Andreoli

    -

    8/4/2012 às 10:33 pm

    Boa noite meu caro Reinaldo !
    Mas alguém ainda acredita em pesquisas no Brásil ? Agora se eu estiver passando fome por ser um miserável quem me der uma cesta básica por mês, será meu lider e senhor. Afinal ninguém sobrevive as necessidade básicas, (e a comida é uma delas). Agora quem é diretor da Petrobrás com o valor cobrado pela gasolina e o lucro com o sangue do povo, usando a cultura e a educação dos nobres diretores: “ESTÁ CAG… E ANDANDO SEM LIMPAR…”. No Brásil temos o PETRÓLEO DE SANGUE.

  • Danielson

    -

    8/4/2012 às 10:20 pm

    Em que contribui para o sucesso da PETROBRAS, um homem com essa “ética” e essa “educação”? Concordo com os demais leitores. As principais instituições brasileiras estão aparelhadas. Os três poderes, as grandes empresas (Vale, Correios, Petrobrás…), PF, RFB, STE, IBAMA, FUNAI, INCRA, as Igrejas, a Mídia, a Imprensa, enfim, quase tudo dominado. Grande batalha trava o PT para aparelhar o último baluarte da Democracia, por ironia do destino, as Forças Armadas. Quando estas forem sub-julgadas, cairá o bastião que nos separará da barbárie. Neste dia, caro Reinaldo, é bom estares longe, pois será um dos primeiros a ser caçado como “inimigo do novo regime”.

  • Ferreira Pena

    -

    8/4/2012 às 10:19 pm

    Mais uma vez você desnuda o mal, que para a maioria do povo brasileiro, é o bem, pois vota nele: o PT e seus bandidos. A passos firmes, eles caminham para a tomada total do estado brasileiro, comprando os políticos, de todos os partidos. E o povo aplaude essa caminhada; quando tiver uma corda no pescoço, será tarde! A canalha petista não tem limites. Se São Paulo cair nessas eleições, a tomada total do Brasil terá curso facilitado, pois em Minas Gerais, anterior reduto de homens fortes, têm hoje um lider fraco e sem discurso, Aécio Neves! Ele poderia fazer frente ao PT, mas prefere fazer de desentendido, achando que assim chega ao poder. Coitado, parece desconhecer a história da esquerda. E aí os Zé Dutra vivem às nossas custas, com demais parasitas petistas. Sacanas e sem limites!

  • Maria Cristina SP

    -

    8/4/2012 às 10:02 pm

    Olho para qualquer petista e tenho vontade de vomitar. Nojo, asco, repulsa. São excrementos humanos. Nem com boa vontade. Urgh…Raça de ordinários.

  • Lucas R. Zaine

    -

    8/4/2012 às 9:58 pm

    Olá! “(…) E apenas me resta lhes dizer com modéstia, com sinceridade, com profunda emoção, que em nós, seus combatentes revolucionários, terão sempre servidores leais, que só terão por divisa servir.” (Fidel A. Castro Ruz, em Parque Céspedes, a primeiro de janeiro de 1.959, Santiago de Cuba). Um abraço!

  • petr4

    -

    8/4/2012 às 9:55 pm

    Diante de tanto prejuízo com ações da petrobrás, os acionistas devem estar mesmo sentindo o dedo do zé rasgando-lhes as entranhas.

  • Tico Tico

    -

    8/4/2012 às 9:04 pm

    O procedimento deste vagabundo é comparável à atitude de Collor para com o respeitável senador Pedro Simon. São jaguaras da mesma espécie!

  • domingos roberto

    -

    8/4/2012 às 8:55 pm

    Esperar o que de um PETRALHA.

  • caipira

    -

    8/4/2012 às 8:52 pm

    Reinaldo, explique-nos por que nos causa nojo só de ver a cara de um maldito petralha?

  • Carvalho Gomes

    -

    8/4/2012 às 8:51 pm

    É eles sempre se superam. Quando se pensa já se ter visto tudo de ruim e baixarias do PT, eles aparecem com algo ainda pior. O projeto da horda que compõem as estruturas partidárias (falando do topo da pirâmide, já que do meio pra baixo é apenas massa de manobra) deste partido, a cada dia se torna mais claro e a descoberto. O grande ideal desta turba é quebrar todas as etruturas sociais em todos os níveis. Não importa se econômicas ou religiosas, se de alguma forma estas estruturas trazem em si alguma força na sociedade eles procuram, de todoas as formas, destruí-las. A manipulação de dados em todos os levantamentos feitos por eles é algo tão descarado que fico impressionado por não haver qualquer reação dos órgãos competentes (aí incluido o judiciário em todos os níveis). A reação de felicidade embutida nas palavras deste senhor faz pensar se serão verdadeiros os números da pesquisa. Onde foram feitas (cidade, bairro, rua e por quem!)e através de qual mecanismo foram captadas e analisadas. Um grande abraço, meu caro Reinaldo e forças para continuar na sua “guerra” contra estes fascínoras que tomaram o poder e não querem mais larga-lo por medo de serem desmacarados pelos sucessores.

  • Heron

    -

    8/4/2012 às 8:02 pm

    E ainda por cima é unha e carne com Palloci, o consultor das Arábias que fazia negócios da China.

  • Alessandro

    -

    8/4/2012 às 7:59 pm

    Quem comprou ações da petrobrás deve estar tranquilo pois sabe que a empresa está sendo enfiada e ragada…

  • Luiz Pira

    -

    8/4/2012 às 7:55 pm

    Reinaldo para Dutra a música cantada por Clara Nunes: Pelo curto tempo que você sumiu/ Sabe-se que você subiu/ Mas, o que soube a seu respeito, para subir você desceu. Termina a música: De que adianta estar no mais alto degrau da fama com a moral toda enterrada na lama. É assim a quem se aventurar estar ao lado desse governo enquanto houver esses correligionários.

  • toninho

    -

    8/4/2012 às 7:54 pm

    Nunca me arrependi de jogar fora as ações da Petrobrás e não me orgulharia de ver parte de meu patrimônio sendo administrado por PILANTRAS deste naype. O recado que esses vigarista deveriam receber, seria o repúdio de seus acionistas, pelo menos dos descentes e não com DNA dos petralhas.

  • JAIME FF

    -

    8/4/2012 às 7:52 pm

    Isso e apenas o começo os petralhas perderam a modestia,nao se preocupam com o que dizem,porque eles tem o corpo fechado,tudo isso por causa da oposiçao e da imprensacomprada com o nosso dinheiro.

  • Hellyétt F.

    -

    8/4/2012 às 7:51 pm

    Pobreza de espírito é o protótipo desse senhor… ofende todo o povo e se acha ofendido.Ora senhor, me poupe!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados