Blogs e Colunistas

27/10/2012

às 6:59

Dirceu pede clemência ao tribunal que ele despreza. Então precisa ler um poema de Gonçalves Dias, ué!

A defesa de José Dirceu, cassado por corrupção pela Câmara dos Deputados e condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal, encaminhou à Corte um pedido de redução de pena. O argumento principal: o “relevante valor social” do rapaz. O memorial, assinado por José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, vejam vocês!, traz um série de depoimentos atestando que Dirceu lutou contra a ditadura e ajudou a democratizar o Brasil. Um dos que asseveram os valores do condenado é… Luiz Inácio Lula da Silva — que pode vir a ser, ele próprio, a depender das circunstâncias, um réu do mensalão (ver post de ontem).

Então fica combinado assim: ter lutado contra o regime militar, não importam a qualidade dessa luta e os meios empregados, não só dá direito à Bolsa Ditadura como também a uma espécie de “bônus” penal. Se esses novos varões de Plutarco se tornam corruptores e quadrilheiros, esse passado meritório deve ser levado em conta. É um acinte à inteligência e ao bom senso no mérito e, como diriam os ministros do Supremo, “na espécie”. Ademais, que história é essa de Dirceu pedir clemência a um tribunal que ele despreza? O nome disso é covardia!

Vamos ao mérito. Ao dosar as penas de um condenado, é claro que um juiz pode e deve levar em conta o seu passado, mas isso não se confunde com o viés evocado pela defesa de Dirceu. Se for réu primário — não tiver sido apenado antes —, com bons antecedentes, o condenado tende a receber uma punição mais branda; se o contrário, então mais dura. Com a devida vênia, a defesa de Dirceu tenta perverter esse fundamento, emprestando-lhe um viés militante, ideológico, quiçá partidário. Digam-me aqui: um outro no lugar de Dirceu, sem o seu passado de supostas glórias, deveria, então, receber uma pena maior do que a dele?

Até onde acompanho, o passado distante e o recente de Dirceu, no que concerne à sanção moral ao menos, deveriam ser usados como agravantes. Na juventude, diz-se, lutou contra a ditadura e o estado autoritário. Desde a juventude, pois, entende o significado do embate político e conhece suas balizas. Em tempos mais próximos, foi nada menos do que o segundo homem da República. Bastava estalar os dedos para que a máquina fosse posta à sua disposição. Justamente porque tinha tão grandes e tão graves responsabilidades; justamente porque concentrava tanto poder e podia mover tantas vontades, seus crimes se tornam especialmente graves.

Agora algumas considerações sobre o caso em espécie. José Dirceu — e já conversei com alguns contemporâneos seus — se especializou em adensar a própria biografia. Nunca foi um líder destemido, e disso todo mundo sabe. Mas não quero me perder nesse particular. Uma coisa é certa: a democracia que temos não lhe deve uma vírgula. Quando tentou criar um movimento à cubana no Brasil, com o seu “Molipo” (Movimento de Libertação Popular), estava em busca de democracia? Viria daí a sua “relevância social”?

O curioso é que essa linha de defesa já foi testada no tribunal pelo advogado de José Genoino, condenado por corrupção ativa (9 a 1) por um placar ainda mais amplo do Dirceu (8 a 2). Os ministros deixaram claro que seu passado não estava em julgamento. Alguns até deram a entender que, se estivesse, talvez fosse um bônus. Pegar em armas com o objetivo de instaurar uma ditadura comunista num país é uma dessas glórias que ainda estão para ser demonstradas, não é mesmo?

Agora a covardia
Dirceu já emitiu uma nota pública afirmando ter sido vítima de um julgamento de exceção. Sustenta que o STF o condenou sem provas. Na sustentação oral que fez, seu advogado afirmou que sua eventual condenação seria um “ousado” ataque ao estado de direito. Muito bem! Como é que Dirceu pode pedir clemência a um tribunal de cujos critérios ele desconfia? Como pode pedir clemência a um tribunal que estaria a conduzir um julgamento de exceção? Trata-se de uma contradição inelutável, não é mesmo?

Nessas horas, sempre lembro do Canto VIII do poema “I Juca Pirama”, de Gonçalves Dias. Alguns ex-alunos meus que andam por  aí — de vez em quando, um deles me acha e se manifesta; felizmente, sempre para o bem — devem se lembrar de como eu gostava de dar aula sobre esse texto.

Reproduzo o trecho em que o pai deplora e amaldiçoa o filho que, feito prisioneiro, pediu clemência à tribo inimiga. E olhem que o jovem índio o havia feito por amor ao pai, para cuidar dele na velhice. Mas não se brinca com a honra nesses casos, disse o velho. Sabem cumé… Gonçalves Dias era um poeta romântico…

VIII
“Tu choraste em presença da morte?
Na presença de estranhos choraste?
Não descende o cobarde do forte;
Pois choraste, meu filho não és!
Possas tu, descendente maldito
De uma tribo de nobres guerreiros,
Implorando cruéis forasteiros,
Seres presa de vis Aimorés.

“Possas tu, isolado na terra,
Sem arrimo e sem pátria vagando,
Rejeitado da morte na guerra,
Rejeitado dos homens na paz,
Ser das gentes o espectro execrado;
Não encontres amor nas mulheres,
Teus amigos, se amigos tiveres,
Tenham alma inconstante e falaz!

“Não encontres doçura no dia,
Nem as cores da aurora te ameiguem,
E entre as larvas da noite sombria
Nunca possas descanso gozar:
Não encontres um tronco, uma pedra,
Posta ao sol, posta às chuvas e aos ventos,
Padecendo os maiores tormentos,
Onde possas a fronte pousar.

“Que a teus passos a relva se torre;
Murchem prados, a flor desfaleça,
E o regato que límpido corre,
Mais te acenda o vesano furor;
Suas águas depressa se tornem,
Ao contacto dos lábios sedentos,
Lago impuro de vermes nojentos,
Donde festas como asco e terror!

“Sempre o céu, como um teto incendido,
Creste e punja teus membros malditos
E o oceano de pó denegrido
Seja a terra ao ignavo tupi!
Miserável, faminto, sedento,
Manitôs lhe não falem nos sonhos,
E do horror os espectros medonhos
Traga sempre o cobarde após si.

“Um amigo não tenhas piedoso
Que o teu corpo na terra embalsame,
Pondo em vaso d’argila cuidoso
Arco e frecha e tacape a teus pés!
Sé maldito, e sozinho na terra;
Pois que a tanta vileza chegaste,
Que em presença da morte choraste,
Tu, cobarde, meu filho não és.”

Texto publicado originalmente às 5h52
Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

310 Comentários

  • Renata

    -

    29/10/2012 às 9:46 pm

    Pois um ex-companheiro de Dirceu em Cuba não falou recentemente à VEJA que ele era um preguiçoso que vivia fugindo do serviço pesado?

  • Eustaquio Barbosa

    -

    29/10/2012 às 9:18 pm

    Não há palavras para descrever o Zé. O pior são seus seguidores, cegos, repetindo a mesma ladainha de que o julgamento foi de exceção. Veja meus comentários em http://cosanostra5.blogspot.com/2012/10/pobre-oposicao.html#.UI8D1EO9KSM

  • Dulce Regina

    -

    29/10/2012 às 1:52 pm

    nao entra o contacto

  • Dulce Regina

    -

    29/10/2012 às 1:48 pm

    Reinaldo, meu contacto aparecia normalmente, qdo desejava fazer um comentário. Foi retirado. Algum problema?

  • Rose

    -

    29/10/2012 às 11:56 am

    Reinaldo,será que fui excluida do Blog,não vejo mais as minhas mensagens.

  • Rose Veiga

    -

    29/10/2012 às 11:46 am

    Reinaldo,sendo assim todos os presos tem o direito a clemência,cada crime tem sua lei.Ou o politico Zé Dirceu é melhor que os outros?Principalmente por que eu acho que ele fez atos da tal “democracia dele” em beneficio para ele mesmo.

  • Malô B

    -

    29/10/2012 às 8:48 am

    O que dizer de um indivíduo que sempre age às escondidas? Covarde! Até mudar as feições ele recorreu. E para que? Para não parecer aquele antigo covarde… ser um novo covarde.
    Não me surpreendeu o pedido de clemência ao tribunal que ele despreza, caro Reinaldo, pois ao fazê-lo, apenas comprova a covardia. Também não mais me surpreendo com as distorções e arrogância… relevante valor social? Vítima de julgamento de exceção? Condenação sem provas? Ataque ousado ao estado de direito?
    Ah, as covardias, as distorções, as arrogâncias… como circulam facilmente entre esses indivíduos, não é? No link abaixo, mais um exemplo de covardia, distorção e arrogância de outro membro do partido do governo. Sua soberba está além do ultraje.

    http://www.implicante.org/blog/irmao-de-genoino-diz-que-pt-regulara-a-midia-a-forca/

    Após assistir ao vídeo, ficou-me a pergunta: De quem ele está falando exatamente? Hum, não deu nome aos bois. Que coisa mais covarde!

    Abraço.

  • Adriano

    -

    28/10/2012 às 4:11 pm

    E cabe a você, Reinaldo, denunciar, apontar os descalabros, especialmente da imprensa paulistana, sempre que essa se mostrar uma aliada objetiva do “lado petista dos fatos”. Como você disse, o alvo agora é Alckmin e nem os remunerados ideológicos do petismo na imprensa paulista, nem os próprios petistas, irão sossegar.

  • Caroline T. Weber, MsC

    -

    28/10/2012 às 1:36 pm

    A covardia é o grande traço moral (sic) de luiz inácio lula da silva e josé dirceu de oliveira silva.
    Se algum fanático ainda duvida, que tome coragem e observe o comportamento de um e de outro, nos últimos dez anos, sob os singelos termos da ética da responsabilidade.

  • Flavio Dimas Franzoi

    -

    28/10/2012 às 12:04 pm

    Reinaldo, o pedido do Zé Dirceu deveria ser encarado pelo Supremo Tribunal Federal como AGRAVANTE da pena, não como ATENUANTE, elevando o TEMPO DE CADEIA DESTE CORRUPTO E QUADRILHEIRO, CHAMADO JOSÉ DIRCEU, UM HOMEM QUE SÓ ANTI SERVIÇOS A NAÇÃO BRASILEIRA, NA VERDADE ELE É EXEMPLO SIM, EXEMPLO DE COMO NÃO SE PORTAR DO QUE NÃO FAZER!!!! VERGONHA DIRCEU VC ESTA COM MEDO AGORA, JÁ ESTAVA NA HORA, QUEM SABE VC VAI EMBORA, OU CHORA, CHORA E CHORA, POIS COMO JÁ IMPLORA, CUBA AGORA!!!

  • S.R.

    -

    28/10/2012 às 11:18 am

    Como sempre,seu post e lucido e o poema, perfeito. Todavia, Reinaldo, vejo um ovo de Serpentes em processo de eclosao. Enquanto a porcao decente da populacao brasileira celebra e lava a alma, a canalha se articula. E ao fundo, problemas de estrutura, ou melhor, infra estrutura estao mostrando sua cara feia. OK, pessoal, temos mais e que celebrar e lavar a alma, mas daqui pra frente acho que ta mais do que na hora de virar a pagina e comecar a AGIR pra petelhada ser expurgada. Ta na hora do Brasil que quer progredir EXIGIR seguranca no sistema eletrico, na Interrnet, EXIGIR infraestrutura aeroportuaria e que o dinheiro roubado SEJA DEVOLVIDO para investir onde e mAis que necessario ( e so estou fala do da estrutura que permits NEGOCIOS, nem menciono estruturas pra educacao que foram demo lidos pelo PT e Saude, que estao estagnadas e sobrevivendo com recurs os locals, portanto desigalmente nas diversas regions do pais).
    A inesperada punicao dos culpa dos, facinoras, bandidos, MONSTROS que so tem compromisso com a manutencao do proprio poder deve ser celebrada. Mas e importantissimo que se comece a cobrar acoes corretivas, preventivas, transparencies, etc. Do contrario, daqui a poucas anos o Brasil vai acordar sem energia eletrica, sem aeroportos e estradas. E os outros emergentes do mundo – China, Russia, India, Africa do Sul – muito provavelmente vao ter a estrutura pronta. FHC fez um projeto de longo prazo (20-25 anos), mas o tempo passa, e a corja que colheu os frutos do trabalho alheio nao fez nenhum projeto, Plano, nada. E o tempo ta pasando.
    Ta na hora de todo mundo que ta de Saco cheio comecar a cobrar MESMO. Nos deveriamos fundar um jornal com os seguintes principios:
    1-Nao admitir por parte dos governantes nenhum tipo de corrupcao ou projetos de manter o poder;
    2-EXIGIR politicas e projetos de infra estrutura que sejam sustentaveis, protejam o meio ambiente, tenham um custo razoavel e SEJAM CONTINUAMENTE MANTIDAS!
    3- EXIGIR que a Norma da Lei seja cumprida;
    4- ELIMINAR a infeccao chamada DOUTRINACAO;
    5- E, finalmete…ENTERRAR DE VEZ O CICLO DA DITADURA MILITAR!!! Acabou! Ja foi! ta no passado! ja foi Pensando, repensado, fala do, debatido, discutido..CHEGA!!!! ta na hora de comecar a Andar pra frente. Seja la o que foi que aconteceu nos anos 60 e 70, ja foi, foi revisto, acoes foram tomadas e portanto essa historia TEM QUE ACABAR!!!! va para os livros de historia e casa vez que alguem comecar com esse Papo furado, a gente devia so dizer: isso ja foi trabalhado, e daqui pra frente vamos fazer o que?
    (ja imaginou se a Europa ainda estivesse usando os horrores da Segunda Guerra pra justificar tudo? Ou se os japoneses estivessem carregando a bandeira “fui vitimas de Hiroshima”?) horrores acontecem em toda parte, um povo so se torna decente quando carriage o horror e segue em frente. Temos mais e que proceder a um sistematico “upgrade”, e a reposta nao e voltar ao merito do que aconteceu em 1968, mas sim dizer “OK, seu fossil, mas isso tudo ja ta no passado. E daqui pra frente, como vai ser? Qual seu projeto/proposta? O tempo Passos, e voce nao, portanto vai fora e deixa quem quer andar pra frente pros seguir”.
    Te garanto, Reinaldo – se um minimo de 10% da populacao brasileira comecar a se comportar assim, e tiver acesso aos meios de comunicaao (ou se organizar para isso) em breve estaremos livres da infeccao petista.

  • Eduardo B. Cunha

    -

    28/10/2012 às 5:22 am

    Parabéns Reinaldo, o poema caiu como uma luva!
    Só que ele, Dirceu, como é um descarado, nem entende, assim como, seu chefe culto!
    Uma vergonha a mais, um verdadeiro absurdo. Podia ter ganho até um prêmio Nobel, seria cana dura do mesmo jeito.
    Fui da geração de 68 e participei de muitas manifestações contra a ditadura. E, daí, por isso, posso pleitear algum privilégio, sobrepondo qualquer código ou lei, ainda mais em se tratando de Código Penal?
    Aonde esses sujeitos querem chegar?!
    Conforme comentários anteriores, também não tenho conhecimento de qualquer glória memorável desse José Dirceu nos anos de chumbo!! Tinham que listar. Ou será que foi nos anos em que morou escondido no Paraná com nome falso?
    E, quanto a Dilma, só tomei conhecimento depois que apareceu no governo Lula. O José Genoíno até que era conhecido pela sua guerrilha. E só.
    Até isso, estão inflando o currículo dessa turma com estórias mentirosas ou inventadas!

  • Alex

    -

    28/10/2012 às 3:31 am

    Agora vai ter que usar suas arma e meios de guerrilheiro, pra sobreviver na cadeia seu bobão.

  • rose

    -

    28/10/2012 às 2:08 am

    zé dirceu nao quer aceitar que é e sempre foi zé ninguém

  • Spitfire

    -

    28/10/2012 às 1:06 am

    Além de covardes, são muito burros!

  • Spitfire

    -

    28/10/2012 às 1:05 am

    Dirceu é sim um covarde! E também lulla, dilma e hadad.

  • Pedro

    -

    28/10/2012 às 12:46 am

    Não é impossível que uma vez encarcerado, o José Dirceu se converta a Deus e se torne um fervoroso evangélico, a espalhar as palavras das Sagradas Escrituras. Desse aí podemos esperar tudo.

  • o que poderia

    -

    27/10/2012 às 11:14 pm

    Dirce poderia negociar em troca da redução de pena;
    a) entregar todos que fizeram os seus documentos falsos para vir ao Brasil com identidade tão verdadeiramente falsa que pode se casar e abrir comércio;
    b) se Cuba conseguir introduí-lo com tanta facilidade poderia milhares de de outros? quaanto e aquis foram?
    c) contar a verdadeira história do congresso de Ibiùna, pois esse de encontro secreto com mais de mil particopantes é coisa para boi dormir.

  • DIRCEU BORBOLETA QUER VOAR P/ CUBA

    -

    27/10/2012 às 11:13 pm

    Dias Gomes profetizou. E o Procurador Geral da República fez muito bem em pedir a apreensão dos passaportes dos petralhas.
    Dirceu Borboleta, a covardia em pessoa, está louco para escapar da cadeia.
    O “perseguido político”, quadrilheiro condenado pelo STF, não pensa em outra coisa: “Vou-me embora para Cuba, lá sou amigo do rei…”

  • pi

    -

    27/10/2012 às 11:01 pm

    Vai pedir clemência de joelhos ou solicitará um caixote, bem ao estilo Zé Dirceu!

  • Alexandre, The Great

    -

    27/10/2012 às 11:01 pm

    POxa vida… que coisa, hein? Pena que o CP não tenha previsto tais “atenuantes”(embora nem as considere assim); logo não poderão ser apreciadas. Quem sabe o seu partido, no poder há 10 anos, não consiga promulgar outro Código Penal em que se inclua tais “atenuantes”???

  • anonimo

    -

    27/10/2012 às 11:00 pm

    erre – 27/10/2012 às 22:46
    há um vasto material na Internet, bastar buscar guerrilha no Brasil, guerrilheiros, e videos no http://www.youtube.com.br
    abrs.

  • ANGELA

    -

    27/10/2012 às 10:58 pm

    TUDO ORQUESTRADO PARA SEREM VÍTIMAS DA DEMOCRACIA!
    HUGO OU FIDEL JAH ESPERAM PELOS HERÓIS PETRALHAS!
    SABE DE UMA COISA, É MELHOR QUE CORRAM LOGO PARA LÁ, POIS ASSIM, NÃO FICAREI PAGANDO DO MEU BOLSO O SUSTENTO DE QUENTINHAS E OUTROS QUITUTES, ACOMPANHADOS DE CHARUTOS CUBANOS, PARA MAIS UMA QUADRILHA DE DELINQUENTES!
    PASSAGEM PARA ELES MAS SÓ DE IDA…PELO AMOR DE DEUS!

  • anonimo

    -

    27/10/2012 às 10:55 pm

    Reinaldo o seu texto é perfeito. Neste site na parte VIDEOS há alguns videos provando a incansável atividade do Dirceu realizando os seus variados negócios ao telefone. O chefe conversando com os seus comandados. E prova as viagens por ele feitas, reuniões no Copacabana Palace, et. Que disposição, a do Chefe Dirceu!!!!!!!!! Divulguem http://gentedecente.com.br/centervid.html?view=videoflow

  • erre

    -

    27/10/2012 às 10:46 pm

    A dona Dilma, uma vez questionada então por um Senador, que não é do PT,a respeito de sua vida de guerrilheira, saiu-se com a seguinte resposta: eu peguei em armas para defender o senhor que estava bajulando os militares no poder. Tenho procurado em livros de Histórias do Brasil sobre esse período da poítica brasileira e pouco material para pesquisa tenho encontrado. Tenho sede se conhecer com mais detalhes, quem foram esses guerrilheiros, onde receberam treinamentos, quais eram suas intenções e quem estava por tras apoiando esse grupo.

  • Jack

    -

    27/10/2012 às 10:29 pm

    “Vale tudo”.

  • Jonathtan

    -

    27/10/2012 às 10:08 pm

    O que que é isso, “seu” Zé! Tá com dor de barriga!!

  • Cláudia

    -

    27/10/2012 às 9:26 pm

    Até quando vão usar a ditadura como muleta?

  • José

    -

    27/10/2012 às 9:21 pm

    Que injustiça com esse herói que tanto lutou por democracia (kkk)! Como o Brasil não lhe dá imunidade total logo, já que ele tanto “contribui” para o país. Só mesmo a entrada do Lula(drão) e sua quadrilha no poder somado a total “esquerdização” das universidades brasileiras transformou esses panacas em heróis da pátria! Em breve ele e seus companheiros também serão indenizados por terem sido condenados pelo STF, um tribunal que condenou por pressão da mídia e das “elites” (qual elite afinal?). Reinaldo, sugiro que você faça um post pedindo que o governo brasileiro futuramente indenize e distribua pensões a esses ladrões, já que faz o mesmo com assassinos de 40 anos atrás.

  • Cuiabano

    -

    27/10/2012 às 9:17 pm

    O texto traz a possibilidade de Lula vir a responder pelo mensalão. Me faz lembrar da declaração de Dirceu na entrevista ao almanaque playboy (2006, pg. 107).
    “O Lula não dá cheque em branco pra ninguém. Ele delega, mas controla, cobra. Sabe de tudo que acontece. Quem acha o contrário nos subestima.”
    Cana neles!!!

  • Jotabe

    -

    27/10/2012 às 9:17 pm

    Reinaldo, parabéns. Texto, como sempre excelente e Gonçalves Dias é fechamento com chave de ouro. Esse prazer que você nos proporciona, o deus-molusco nunca sentirá. Ele nunca leu, nunca escreveu. Vangoloria-se disso é doutor honoris causa.

  • Ella

    -

    27/10/2012 às 9:12 pm

    O incrível golpe da Refinaria de Manguinhos, que liga José Dirceu e Sérgio Cabral

    Francisco Bendl

    Fico espantado em ver que pessoas que possuem discernimento, senso crítico, consciência política, postam-se em defesa do Zé Dirceu, o chefe da quadrilha que assaltava os cofres públicos!
    Impressionante assitir e ler as tentativas de minimizarem a importância do julgamento que condenou o meliante e seus cúmplices e, mesmo assim, os sectários petistas não desistem de seus desserviços à Nação brasileira criando versões fantasiosas sobre o caso, agora enfatizando como “espetáculo midiático” a tarefa dos ministros do Supremo neste processo que merece o destaque que o acompanha!

    Uma imagem que diz tudo…

    Se é assim, trago à Tribuna uma notícia que circula pela Internet sobre mais um golpe do Zé Dirceu contra o País! Aos equivocados defensores do Zé Dirceu, o corrupto chefe de quadrilha, quero registrar esta informação muito importante e que vai deixá-los muito confusos, espero.
    Certamente alguns sectários que ainda possuem resquícios de decência deverão abandonar esta proteção incondicional ao meliante ex-ministro da Casa Civil, imagino, pelo menos.

    O assunto é muito grave, portanto, e retrata mais uma faceta do mau caráter deste indivíduo que está riquíssimo com as negociatas que a sua função lhe propiciou, e ainda tem o caradurismo de se dizer “inocente” com relação às provas que abundam o mensalão.

    O tema é a Refinaria de Manguinhos, vulgarmente conhecida como a Lavanderia de Zé Dirceu, Marcelo Sereno e deste pústula que governa o Rio, Sérgio Cabral! Há quatro anos, o braço direito de Zé Dirceu, Marcelo Sereno, adquiriu na bacia das almas a Refinaria de Manguinhos. A refinaria que pertencia ao grupo Peixoto de Castro estava falida e tentavam vendê-la a qualquer preço.

    Agora, o “desgovernador” Sergio Cabral anunciou a desapropriação da refinaria entre 170 e 200 milhões de reais, na maior operação de lavagem de dinheiro nunca antes vista no Brasil!

    O grupo integrado por José Dirceu e Marcelo Sereno comprou a refinaria por R$ 7 milhões e a desapropriação custará quase TRINTA VEZES o valor da aquisição, em menos de quatro anos!!!
    Um pequeno lucro que as benesses do poder concederam ao ex-chefe da Casa Civil, que ele entendia como sua, lógico!

    Com a palavra os defensores do mensalão e, especialmente, do quadrilheiro Zé Dirceu e sua mente diabólica para enganar incautos e incultos brasileiros que ele é um homem “íntegro”!
    Ele “integra” bandos de criminosos e ladrões e efetivamente não é uma pessoa confiável!

  • Eduardo

    -

    27/10/2012 às 9:02 pm

    O povo de São Paulo não pode eleger Haddad.
    Haddad prefeito, Zé Dirceu no comando da maior cidade do País.
    Pelo amor de Deus, reflitam antes de votar.

  • samuel

    -

    27/10/2012 às 8:58 pm

    Depois desta sórdida campanha eleitoral de Haddad executado pelo seu partido socialista, o PT, quem pode discordar de que:
    Socialismo é ganhar eleição enganando o povão com utopias, mentiras e torpezas e uma vez no poder…roubá-lo, roubá-lo e roubá-lo. Boa sorte eleitores crédulos!

  • Dacem

    -

    27/10/2012 às 8:45 pm

    M E U D E US !!!!

  • paulo

    -

    27/10/2012 às 8:37 pm

    O pt (assim mesmo, com minúsculas) deveria trocar o nome para PARTIDO DOS TRAPACEIROS (ainda podem economizar mantendo o emblema), vejam bem, expulsaram à todos que foram contra as “determinações” da dupla caipira que comandava o governo, agora vão rasgar o estatuto do partido onde, cujo artigo 231 diz, com todas as letras que qualquer integrante da corja que seja CONDENADO SERÁ SUMÁRIAMENTE EXPULSO ou seja O PT FEZ (não é de hoje) A OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS BANDIDOS EM GERAL, TUDO PARA CONSEGUIR ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS ESCUSOS.

  • FAZ-ME RIR

    -

    27/10/2012 às 8:25 pm

    Paladino da democracia? relevante valor social? Estão falando do Zé? Caramba! só me resta gargalhar! De qual “democracia” esse cidadão está falando? Daquela que está “implantada” em Cuba, onde o simples acesso a internet é um calvário? Daquela que ele e mais alguns terroristas tentaram implantar aqui no Brasil pela força das armas, cujo modelo era o “falecido” socialismo soviético? Era tão “bom” que “morreu” de ruim e, ao que parece, não deixou saudades, somente “algumas viúvas” saudosas das benesses da “nomenklatura”. Enfim, de que “democracia” o Zé é paladino? A democracia do “partido único” que ele tentou implantar aqui através das propinas do mensalão? O pior é que tem gente que piamente acredita na “santidade petista”. Uns por convicção ideológica outros por convicção “propinológica”. Tanto um como o outro são um verdadeiro desastre para a democracia: tão logo assumem o governo, fazem de tudo para acabar com ela. Tenho certeza que os integrantes do STF, com raríssimas exceções, saberão dar a resposta certa a esse verdadeiro acinte.

  • JOÃO NETO

    -

    27/10/2012 às 8:24 pm

    PODE SER QUE ESSE ZÉ NEM TENHA MAIS PAI, POIS O COITADO ESTARIA MORRENDO DE VERGONHA DESSE FILHO COVARDE. MAS TENHO CERTESA QUE AS PESSOAS DE BEM DESTE PAÍS ESTÃO DECLMANDO ESSES VERSOS DE GONÇALVES DIAS COM MUITA CONVICÇÃO E ENTUSIASMO.

  • ribas

    -

    27/10/2012 às 8:21 pm

    agora, minha opinião: penso que ao contrário do que pretendem, eles deviam ganhar passaporte livre “SÓ DE IDA” – pra cuba ou pra sibéria, desde que levem toda a família com eles, e depois de ser confiscado todos os bens do meliantes.

  • antonio

    -

    27/10/2012 às 8:20 pm

    M A R I C O N

  • Zebrasil10

    -

    27/10/2012 às 8:19 pm

    Covarde já sabíamos que ele era…,lembram quando ele saudou a “companheira”Dilma na posse desta na chefia da casa civil,chamando-a de companheira de armas,e,esta logo que pode e em comentário satírico afirmou:”Que armas?-Queu saiba ele nunca pegou em nenhuma arma!!!Dando a entender que ela teria pego em arma e ele não,UM COVARDE!

  • ribas

    -

    27/10/2012 às 8:17 pm

    Respondendo ao don quixote. É sim o mesmo que tomou umas bengaladas na cabeça oca. Porém a reação veio a “posteriori”. O pobre Ives Hublet, retornou ao Brasil, mais ou menos 3 anos após o fato e, já no aeroporto, foi detido por federais e seguiu direto para a cadeia em Brasilia, onde morreu misteriosamente. OBs. sem julgamento. Um homem de 70 anos foi preso e morto, além do mais, foi cremado rapidamente logo após. Ou seja, nenhuma prova, nenhum questionamento sobre a morte misteriosa.

  • Salomão

    -

    27/10/2012 às 8:11 pm

    O ator Carlos Vereza no Programa do Jô Soares que foi Proibido mostra quem é PT e Lula. https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WqsYpqxxbSg

  • Justice

    -

    27/10/2012 às 8:06 pm

    Essa postura covarde nao e nenhuma surpresa, pois seu histórico de vida revela uma sucessão de fugas e dissimulações.

  • peter

    -

    27/10/2012 às 7:58 pm

    Depois desse atrevimento, os juízes não engajados do STF deveriam antecipar a prisão desse palerma por desacato a autoridade.

  • Testemunha Ocular

    -

    27/10/2012 às 7:54 pm

    Ronaldão permita-me discordar da comparação, pois o índio em questão, que chorou diante da morte, além do motivo nobre (cuidar de outra pessoa enferma e necessitada, descendia de uma tribo de nobres guerreiros e o PT, como sabemos, nada mais é que uma quadrilha de ratos imundos.

  • samuel

    -

    27/10/2012 às 7:51 pm

    Donde festas como asco e terror! O TEXTO ORIGINAL NÃO ERA Donde foges com asco e horror?

  • WAGNER COSTA

    -

    27/10/2012 às 7:47 pm

    Reinaldo, tentei interpretar o cometário de Cristiana Lobo da Globo Newsainda há pouco e não ví nada que não seja propaganda interessada para o ignorante Haddad.

  • Clayton Moreira

    -

    27/10/2012 às 7:42 pm

    Que Zé Dirceu e seus asseclas paguem por tudo o que cometeram, mas deste jeito já é covardia, não acha, Reinaldo?

    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/10/27/marcos-valerio-condenado-assistir-encontro-com-fatima-por-20-anos-472358.asp

  • benesaturnino

    -

    27/10/2012 às 7:26 pm

    Esses guerrilheiros de araque ficam falando que ajudaram a restaurar a democracia, isso significa que eles pensam que o brasileiro é burro.
    Muitos caíram fora do país e o José Dirceu nos braços de Fidel Castro, fugindo da luta suicida de alguns que burramente enfrentaram as Forças Armadas com bordunas e estilingue na mão.
    Dizer que combateram a ditadura é confessar total incompetência pois os militares governaram o país o tempo que quiseram e devolveram para os civis o poder décadas depois e em seguida começou a lambança corrupta generalizada com Sarney, Collor, FHC e agora com essa infelicidade de governantes petistas.
    Se fizermos um plebiscito para avaliação entre o governo militar e o governo de civis após 64, tenho certeza que apesar de todos os males de uma ditadura, o povo vai achar melhor o período dos militares com o período dos civis após 64.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados