06/03/2007
às 16:53Diogo Mainardi, um promotor de Sergipe e Silvio Romero
O que Diogo escreveu ou disse de tão grave a ponto de o MP-SE gastar dinheiro do contribuinte com uma ação civil pública? O procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes justifica:
- na edição da revista Veja de 19 de janeiro de 2005, ao se referir ao então presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra, Diogo escreveu: “Dutra não tem passado empresarial. Fez carreira como sindicalista da CUT e senador do PT pelo estado de Sergipe. Não sei o que é pior (…)”.
- no programa Manhattan Connection, em 9 de março de 2005, falando sobre Lula, fez a seguinte observação: “Ele não é pragmático. Ele é oportunista. O episódio do Pará agora é muito claro. Quer dizer, uma semana ele concede a exploração de madeira, na semana seguinte ele cria uma reserva florestal grande como Alagoas, Sergipe, sei lá eu… por essas bandas de onde eles vêm. Isso é oportunismo…”.
- Na edição de Veja de 18 de maio de 2005, Diogo escreveu: “Minha maior ambição, hoje em dia, é jamais, em hipótese alguma, colocar os pés em Cuiabá”.
Indústria de ações civis
Diogo, eu e todo mundo — em especial, intelectuais nordestinos — vivemos descendo o porrete em São Paulo. Ou no Rio de Janeiro. Ou em Nova York. Ou em Paris. E ninguém acha que isso é feio ou discriminatório. Por que Sergipe ou Cuiabá não poderiam suportar uma crítica — se é que ela foi mesmo feita, coisa de que duvido? O procurador quer que Diogo, Abril e GNT paguem R$ 200 mil cada um a título de indenização por danos morais. É nisso que o MP gasta o seu dinheiro, leitor amigo.
Na enquete, faço uma brincadeira sugerindo que a obra de Monteiro Lobato deva ser reescrita para eliminar os traços de racismo. Tia Nastácia e Tio Barnabé fundariam um quilombo e empalariam Dona Benta. Evocando o mesmo Lobato, imagino o que o Ministério Público Federal, existisse à época, não faria com o seu Jeca Tatu — as cidades do Vale do Paraíba têm todo o direito de se “proteger” daquela crítica. Ou a que rigor não submeteria Os Sertões, de Euclides da Cunha, quando este afirma que a mestiçagem contribuiu para fazer os degenerados de Antonio Conselheiro.
Pense rápido, leitor amigo: o empresário Albano Franco ou José Eduardo Dutra, ex-chefão da Petrobras, ambos sergipanos, têm mais coisas em comum com os pobres do Sergipe ou com os ricos de São Paulo, Rio (ou qualquer lugar do Brasil)? Um pobre nascido em Dois Córregos (SP) está mais próximo do paulista Antonio Ermírio do Moraes ou do carregador de malas do sergipano Dutra? O que é ser um “sergipano”, senhor procurador? O que é ser um “cuiabano”? Um rico de Cuiabá topa dividir um uisquinho com um carioca descolado ou prefere um sem-teto patrício? O que os une? Ademais, a menos que a Constituição seja abolida, qualquer um, entendo eu, é livre para não pôr os pés onde bem entender — sendo-lhe facultado, até onde sei, expressar essa determinação. Mais: também lhe é permitido odiar Sergipe, Cuiabá, São Paulo ou a casa-da-mãe-Joana.
O que mais me encanta é que o procurador Paulo Gustavo Guedes Fontes procurou um parecer técnico para embasar a sua ação. Anexou, acreditem, um “laudo antropológico” de autoria de Jorge Bruno Sales Souza, “antropólogo”. O especialista conclui que “fica patente a intenção do jornalista Diogo Mainardi de menosprezar as pessoas oriundas da região nordeste do país.” Não existe um curso de graduação para você ser um “antropólogo”. Ninguém se forma em antropologia na USP, PUC ou Universidade Federal do Sergipe. Trata-se de uma pós-graduação geralmente voltada para sociólogos. A especialização é, na verdade, um ramo da sociologia.
O “laudo” faz supor que se trata de uma questão objetiva, não meramente de um achismo e de um valor (subjetivo, ideológico, parcial) de quem julga. No livro As Formas Elementares da Vida Religiosa, de 1917, Émile Durkheim já apontava a tendência de se “naturalizar” a ciência social. Vale dizer: o que era uma construção valorativa ambicionava o lugar de uma ciência natural. Nunca ouvi falar desse tal Jorge Bruno — se ele existisse para a antropologia que conta, duvido que eu o desconhecesse. Mas está lá, dando seu atestado, assim como o geômetra assevera, em consonância com a natureza, que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos.
Jorge Bruno é do Sergipe? Parece que o procurador Paulo Gustavo Guedes Fontes é mineiro. Não posso lhe pedir, então, que se inspire nos sergipanos Silvio Romero (1851-1914) ou Tobias Barreto (1939-1889). Os dois, diga-se, foram bastante influenciados pelo naturalismo do século 19. Romero atacou sem piedade os “degenerados” de Antonio Conselheiro, a que já me referi aqui. Só teve uma compreensão um pouco melhor do que lá aconteceu depois que Euclides explicou. A dupla sergipana não aceitava o sertão mental brasileiro, fosse ele do Sergipe, de São Paulo ou da Bahia.
Romero é um caso engraçado. O sergipano deveria ser processado ex post pelo Ministério Público. Estou aqui com o volume 5 de sua História da Literatura Brasileira (José Olympio, 1980). Quando quer se referir aos críticos que não teriam entendido direito Os Sertões, escreve a “crítica indígena” — entenda-se: primitiva. Eis o livro à minha frente, aberto na página 1511. Romero está descendo o sarrafo em Machado de Assis, de quem não gostava. Acusa o escritor de nem mesmo ser engraçado. E manda bala: “Nossa raça produz facilmente o cômico, que se não deve confundir com o humour”.
Ô sergipano preconceituoso esse Silvio Romero… Mandem queimar seus livros.



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
89 Comentários
guilherme pires
-14/10/2009 às 1:19
a ntonio pau -
vc é a ovelha desgarrada que se juntou ao rebanho
Anônimo
-08/02/2009 às 10:33
Caro Diogo a respeito do Sr.Edemar Moreira devendo em bancos orgãos publicos e sujo no serasa spc cartorios e outros por dividas como pode ser deputado
se devemos R$50.00 e formos para o serasa não arrumamos nem emprego e eles tudo podem mesmo devendo 2 milhões ao BB.que Brasil é este
Anônimo
-20/03/2007 às 19:02
TUDO ISSO É RIDÍCULO…
Anônimo
-19/03/2007 às 11:01
o José Eduardo Dutra só fazia greve em Sergipe, agora é proibido critica-lo só porque é de sergipe?
Morei mais de 15 anos em Aracaju e vi que a politica em sergipe é muito pão e circo.
Anônimo
-17/03/2007 às 11:13
Procurador…
Procurador deve ser aquele que procura muito… Por isso, decidiram chamá-lo de procurador.
Mas procuram o quê?
Esse daí deve procurar alguma m… que o faça famoso ou feliz em seus desvaneios…
Diego Machado Andrade
-14/03/2007 às 0:14
Caro Reinaldo, de certa forma concordo com o fato de que as pessoas tem o direito de amar e odiar quem quiserem. Também concordo que o MP tem muito mais coisas com o que se preocupar, mas o que não posso concordar é com o uso em excesso do falso moralismo nesse blog de todas essas pessoas que aqui postaram, afinal, quando foi publicada a matéria de um americano urinando em uma bandeira brasileira todos ficaram revoltadíssimos e queriam uma explicação sobre tal fato. E aí eu pergunto a vocês: E a liberdade de expressão?
Espero que essa resposta que alguém me venha a dar seja bastante convincente, até porque sou um sergipano muito orgulhoso de minha terra e com desejos de conhecer terras novas, já que pra mim somos todos um só povo, uma só terra. Aposto que quando alguém fala alguma barbaridade com algum parente dessas pessoas, elas vão querer explicações. Assim como uma senhora que aqui postou, também estou pouco me lixando pra o que Diogo Mainardi diz ou deixa de dizer sobre Sergipe, mas acho que as pessoas pra fazerem qualquer comentário que seja devam ter o mínimo de conhecimento sobre o que vão falar.
Diogo Mainardi já esteve em Sergipe quantas vezes?
Diego Machado Andrade
-14/03/2007 às 0:06
Caro Reinaldo, de certa forma concordo com o fato de que as pessoas tem o direito de amar e odiar quem quiserem. Também concordo que o MP tem muito mais coisas com o que se preocupar, mas o que não posso concordar é com o uso em excesso do falso moralismo nesse blog de todas essas pessoas que aqui postaram, afinal, quando foi publicada a matéria de um americano urinando em uma bandeira brasileira todos ficaram revoltadíssimos e queriam uma explicação sobre tal fato. E aí eu pergunto a vocês: E a liberdade de expressão?
Espero que essa resposta que alguém me venha a dar seja bastante convincente, até porque sou um sergipano muito orgulhoso de minha terra e com desejos de conhecer terras novas, já que pra mim somos todos um só povo, uma só terra. Aposto que quando alguém fala alguma barbaridade com algum parente dessas pessoas, elas vão querer explicações. Assim como uma senhora que aqui postou, também estou pouco me lixando pra o que Diogo Mainardi diz ou deixa de dizer sobre Sergipe, mas acho que as pessoas pra fazerem qualquer comentário que seja devem ter o mínimo de conhecimento sobre o que vão falar.
Diogo Mainardi já esteve em Sergipe quantar vezes?
Anônimo
-08/03/2007 às 21:48
Vai trabalhar em causas mais importante PromoTor.
Pago caro meu suado imposto para ser gasto com perseguição politico-ideológica disfarçado de crime de preconceito e discriminação.
E ele é o Estado!
Protesto! Não mereço vivenciar tamanho absurdo!
A lei têm que atingir este abuso!
Anônimo
-08/03/2007 às 16:21
Como incomodou, posso dizer que atimos o alvo certo, ou seja, o caminho é representar contra membros do MP que atuem com desvio de finalidade ou abuso de poder. Isso é um poder-dever do cidadão contra esses que insistem em transformar o MP num instrumento de luta partidária para perserguir alguns. O Conselho Nacional do Ministério Público é o primeiro caminho para colocar um basta nisso. Se o Conselho estiver todo infectado, o jeito é o Conselho Nacional da Justiça e ação direta indenizatórias contra tais indivíduos, já que não podemos considerá-los Promotores. Aliás, assisti no passado aqueles “estudandes profissionais” que, de uma hora para outra, foram orientados para ocuparem os Cursos de Direito com o intuito puro e simples de anarquisar a aplicação da lei. Está aí o resultado nefasto de tais “estudantes”, ou melhor, “militantes”.
Leandro Vilas
-08/03/2007 às 11:41
Oh Deus, como esse país cansa…
Pergunta retórica: por que quando o ex-ministro Graziano falou aquela bobagem preconceituosa em relação aos nordestinos nenhum diligente Procurador da República moveu uma palha, ou uma ação de improbidade, já que, para eles, dá na mesma?
Anônimo
-07/03/2007 às 22:53
hahaha
você tá igual ao Francis!
“se ele existisse para a antropologia que conta, duvido que eu o desconhecesse”
iakkhos
-07/03/2007 às 20:01
Sou nordestino, nascido no estado de Pernambuco, terra de Joaquim Nabuco, Manuel Bandeira, João Cabra de Melo Neto, Nelson Rodrigues, Luis Gonzaga, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Luiz Vieira, Naná Vasconcelos…
Foram e são homens pundonorosos, mas, na minha terra, também existem vermes, um deles, é o Lula, um analfabeto de primeira grandeza. Nunca me senti ofendido pelo Diogo Mainardi, pois ele nunca detratou meus conterrâneos nordestinos, e só emite suas opiniõe, que são coerentes e verdadeiras. Essa “otoridade” do MP de Sergipe quer aparecer e ficar famoso nacionalmente.
Anônimo
-07/03/2007 às 19:21
Reinaldo, de novo a ignorância para alguns é uma virtude.
Como te disse anteriormente, o processo só começa quando o juiz, no caso da ação de improbidade administrativa, resolve receber a petição inicial. Como vocênão é do ramo, de novo ratifico o que disse antes. Condições da Ação! Lembra a “justa causa”, isso vale para uma denúncia,que nada mais é que a inicial de um processo penal, assim como uma reclamação trabalhista é a inicial no processo trabalhista. A rigidez para se aceitar uma inicial é menor, justamente pq não é crime!
Logo p/ um juiz, o processo só começa se ele não se convencer que a resposta preliminar(pra ficar no eufemismo usado pela lei)é boa o suficiente para afastar a possibilidade de seguir com a ação, ou seja, se falta alguma das condições da ação. Não se trata de antecipação de defesa, muito embora na prática seja… o kra se defende 2 vezes.
Você não tem noção de que p/ cada inicial “policia de costumes” que é protocolada na Justiça, ínumeras outras relevantes são protocoladas.
O que se desvia nesse país de verbas do FNDE, literalmente o “dinheiro da víuva”, te digo até os programas mais lesados: PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, PNATE - Programa Nacional de Transporte Escolar, Merenda Escolar, todos, se joga dinheiro a rodo para Prefeito de Interior desviar.
Lembro que me assustei logo que comecei a trabalhar com improbidade. Antes trabalhava com Penal,e para um inquerito de tráfico de drogas, aqlas famosas operações,concentrando uma enorme quantidade de policiais, se prende 1 quadrilha com 4 milhões no bolso. 1/2 tonelada de cocaína.
Ai vou pra improbidade, primeiro processo, com um tamanho sei lá, 1/30 do inquérito, um prefeitinho de interior (cidade de 8.000,00 habitantes), desvia só de verba da FUNASA, FNDE e SUFRAMA 5.000.000,00. Sem dar 1 tiro! A maioria repasse constitucional.
Depois a culpa é do MP por repassarem verba sem critério….
Tem um ditado que diz: Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. É exatamente o que estão fazendo com o MP.Se não incomodasse, tavam nem aí!
PS: Como eu sei q vc num vai publicar, te diverte com a polícia de costumes nacional, a 6ª Câmara do MPF. dá uma olhadinha lá nas joselitices: http://www.pgr.mpf.gov.br,so clica no link do lado direito, é a camara de Indios e Minorias…
Leticia Braun
-07/03/2007 às 18:56
Silvio Romero descer o sarrafo em Machado é pleonasmo.
Anônimo
-07/03/2007 às 17:12
Como Pernambucano a unica coisa que posso dizer eh: “-Enquanto o D. Pedro I decretava a Independencia as margens placidas do Ipiranga, as aguas do Capibaribe estavam a muito tempo tintas de sangue das guerras libertarias”
Baixo auto-estima eh de quem tenta colocar os outros pra baixo. Preconceito existe sim, mas tambem nao precisamos do MP para nos defender.
Nunca fomos menores, muito menos piores. Temos defeitos e virtudes como todo resto do Brasil.
Anônimo
-07/03/2007 às 15:42
O pior é que o cidadão está aí indefeso e a pergunta fica no ar: onde está o MP? Não o vemos quando os impostos aumentam, mesmo descaradamente contra o que dispõe a lei. Não o vemos quando instituem multas de trânsito com fim arrecadatório puro e simples. Por enquanto, numa situação como esta do Diogo e dos muitos perseguidos pelos promotores petralhas, o jeito é recorrer ao Conselho Superior do Ministério Público Federal para pedir o afastamento dessas “bestas-feras”, impedir suas promoções e até mesmo demitidos por justa causa, já que o desvio e abuso de poder aí são notórios. Não basta xingar essa gente de “ladrões da honra alheia”. É preciso agir contra eles para que sejam expulsos do MP e não possam assim comprometer a imagem de tão nobre instituição no seio da Nossa Sociedade. Vejamos o que o Diogo vai ou não fazer. Se não fizer nada, devemos processar o Diogo por nos colocar em sérios riscos de sermos a qualquer tempo incluídos numa ação de “interesses difusos”, como se culpados fossemos pela desgraça que assola o nosso País desde que a petralhada assumiu o poder.
Direitista
-07/03/2007 às 15:09
O que falar da merda que os cariocas(merecidamente) e os paulistas (injustamente) tem que aguentar?
E os sulistas? COmo fica? Sempre a globo puxa saco com novelas lá no nordeste etc. Só fizeram uma minisérie aqui sobre a gente.
Vocês aí do nordeste tem muita baixa estima credo. Tudo é preconceito, tudo é errado. Tem que criticar sim oras.
Anônimo
-07/03/2007 às 15:07
ATP disse…
Só corrigindo, o Zé Eduardo Dutra não é Sergipano e sim Pernambucano. Isso gerou uma briga danada durante as eleições passadas lá em Sergipe. O ex-presidente da Petrobras foi chamado de “forasteiro” pela então primeira-dama sergipana que disputava com ele uma vaga no senado. Não precisa nem dizer que o candidato aproveitou o deslize da senadora para atacá-la chamando-a de preconceituosa.
Ah, e pra terminar… O Déda, o governador eleito de Sergipe quer ser candidato à presidência da República. Por isso ele sempre é entrevistado na TV quando ocorrem encontros de governadores. Ninguém questiona um governador do Acre ou do Piauí por exemplo, perceberam?! A assessoria do “Déda” já está se mobilizando. Que medo.
3:07 AM
Confirnei hj que Zé Eduardo Dutra é mineiro ,mas fez carreira política no nordeste.
Jp
NoBomber
-07/03/2007 às 13:42
Ai, que dó de nóis Tio!
Uma consulta com meu Jurisconsulto, por favor Majestade:
“O Ministério Público Federal de Sergipe pode abrir uma ação penal contra Ivasões de Trras – aquela tipificada expropriação armada ilegal e dolosa contra o cidadão, covardemente praticada ao arrepio da Lei por grande número de foices, martelos, facões, peixeiras, espingardas, revólveres e outros Difusos afins (tudo sem registro nem dono) - se ela ocorrer em Cuiabá, no Mato Grosso ?”
Grato pelo seu tempo, Majestade.
Bom dia…
Anônimo
-07/03/2007 às 12:43
Eu tambem adorei o WAKE-UP CALL revelado pelo Antonio Pau, 11:05 AM, e seu magnifico SENSE OF HUMOR.
eb/USA
Abreu
-07/03/2007 às 12:40
Reinaldo,
Todos os mais justos loas à sua corretíssima indignação, MAS uma ressalva em seu comentário se impõe: Você citou, deu destaque e assim promoveu o nome do indigitado procurador federal sergipano, fazendo-o assim alcançar todos os objetivos (mediato, imediato e MIDIÁTICO) que ele certamente estava buscando.
Se a simples referência às “medidas judiciais” por ele patrocinadas já o elevariam aso píncaros da glória, imagine a referência ao nome completo, “com patronímico e tudo o mais”!
Aguarde, pois em breve ele se lança candidato a síndico do prédio, depois para vereador ou representante classista, e depois…
Depois, bem! A culpa será toda sua (hehehe!).
O mal já está feito. Alea jacta est!
Sds,
antonio pau
-07/03/2007 às 12:19
1) Obrigado Betina!
2) …É grilhões, e não “grilões”, seu burro!
3) Para não ofender, agredir ou humilhar ninguém, quanto a “ser muito macho” é mais um desejo do que uma certeza absoluta.
Anônimo
-07/03/2007 às 11:57
Ao Anônimo das 11:05 AM
Plac, plac, plac, plac……muitas palmas pra você!
Costumo parabenizar todos aqueles que um belo dia “ACORDARAM”!!
Por isso adoro o Blog do Reinaldo! Se ELE tiver que descer a pua na Oposição, também desce!
Todos aqueles que um dia estiveram hipnotizados, quando acordam o fazem de forma muito mais consciente!
Quanto ao Mainardi!!!!
Ele, o Reinaldo e alguns poucos, fazem parte daquelas figuras maravilhosas, que o Mundo tem o prazer de receber apenas à cada 1.000 anos!
Acordar também doi, né? Por isso ELES incomodam tanto!
Abcs
Betina
angelo
-07/03/2007 às 11:50
nesse caso, esse procurador poderia e deveria processar o nosso presidente pois ele afirmou com todas as letras que os gaúchos de pelotas são de exportadores de viado… isso sim foi uma demonstração explícita de preconceito e ainda com uma prova geométrica, “em consonância com a natureza, que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos”… (muito boa essa tirada!)
será possível que esse sujeito não tenha mais nada com que se preocupar não?
antonio pau
-07/03/2007 às 11:05
1) Quando pela primeira vez prestei atenção numa coluna do meu atual ídolo Diogo Mainardi, foi para me indignar e ficar fulo da vida com ele.
2) Ele criticava a hipocrisia e imbecilidade dos cariocas por suas manias de vestir camisetas e abraçar monumentos, pensando assim estar à frente dos outros em matéria de sei-lá-o-quê.
3) Na época, e não faz tanto tempo assim, eu ainda era esquerdopata e, como tal, um filiado ao sindicato dos bobos-alegres e idiotas-úteis, cuja primeira obrigação é, antes de tudo, não pensar por sí mesmo.
4) Quando fiquei curado da terrível doença, uma das primeiras coisas que me lembrei foi da tal coluna do Mainardi.
5)E então, livre dos grilões que me forjaram e me amarravam, com um mundo novo se abrindo para mim, sentindo-me vestido de branco imaculado, pululando num verdejante gramado cheio de florezinhas amarelas e azuis, ví que o Mainardi tinha toda a razão… e aí me apaixonei (no bom sentido, pois sou muito macho!)
LINCOLN
-07/03/2007 às 10:42
Minha mãe é paraibana, meu pai capixaba e eu carioca–cauma,não é música do filocubano chico Buarque. Não estou nem aí para nenhuma destas naturalidades.
Poderia morar até em uma casca de noz, desde que fosse livre, diria Hamlet. No entanto, na imensidão do Brasil, é justamente a liberdade que está aprisionada.
Neste país da impunidade, da corrupção e da violência, eis a que ser resume a preocupação do MP: ser ou não ser orgulhoso de Sergipe. Não me orgulho nem do Brasi, dotô!
Raphael R. Barbosa
-07/03/2007 às 9:40
Aguardo ansiosamente a resposta do Diogo Mainardi. Não sei o porquê dessa polêmica. Uma jornalista paulista falou mal do Piauí quando saiu o ranking do ENEM e nem por isso está sendo processada (tá certo que se ela resolver pisar em solo piauiense vai ser linchada, hehehe).
PS: Ficou bonito “ENEM e nem” no texto, né? Poético…
Anônimo
-07/03/2007 às 9:32
Ao anônimo das 8:31 AM
Cuidado!!
Não xingue aquela figura torpe, mau acabada e disforme, o Procurador LUIZ FRANCISCO!
Pode dar Processo mais feio do que ELE, viu?
Mas cá entre nós, bem baixinho!
Etcha homem feio, não?
Ele deveria sim, servir de estudo para Antropólogos, biólogos, cientistas da reprodução natural , etc!
Onde será que a NATUREZA FALHOU?…rsrs
Tadinho, complexo de inferioridade é fogo!
Aliás, eu sempre disse que todo petista tem complexo de inferioridade, rejeição!
Podem estudar os perfis, caem como uma luva!!
Betina
Lígia
-07/03/2007 às 9:05
Esse povo não entende nada ou não quer entender o que o Diogo escreve. Penso que se ele não tivesse nenhuma razão no que diz, não iam perder tempo processando-o. Agora, quem nos roubou, esses escandalos todos que assistimos nestes últimos 4 anos, não está dando em nada né?
Assim, fica provado que o Diogo tem razão. Ele vai se sair bem em tudo!
Não é possível…temo que sair gritando por ele!
umbigo de urubu
-07/03/2007 às 8:50
Deveriam então processar o apedeuta por ter chamado Pelotas de “terra de gay”
marco antonio
-07/03/2007 às 8:42
Prezados,
Veja-se a que ponto chegou o “politicamente correto”. Concluo: virou tópico de verificação do check list para as autoridades tupiniquins (serei eu processado também por incontinência verbal/escrita ?) decidirem quem/quando processam determinado cidadão. Isto é típico de aparelhamento geral “de todas as coisas”, de uma visão caolha (ou seria melhor estrábica ?) do mundo, como tudo se processa. Dentro em pouco vai-se publicar o dicionário do “politicamente correto”. E ai de quem “sair da linha”!!!! É, enfim, o país do mensalão, do bolsa-escola (ou esmola ?)etc… tempos luláticos. Mas o caso do MP é de “paralaxe cognitiva” mesmo - citando o Professor OLavo de Carvalho - pudera, órgãos judiciais e o MP vêm, de uns quatro ou cinco anos para cá simplesmente “juvenilizando”. O Brasil, possivelmente, é um dos poucos países do planeta com juízes de menos de 40 anos - muito comum hoje menos de trinta conforme destaquei. Vou falar como o metiê jurídico: onde falta maturidade, sobejam as teratologias jurídicas. Esta, para mim, uma das causas dos problemas atuais, pensou-se que o ingresso de “sangue novo” seria a solução para todas as mazelas anteriores. Não é, nem foi. Há recém admitidos na magistratura e no MP (federal, inclusive), cujo primeiro emprego é esse !!! Imaginem só no que dá/deu !!!! Você “lança” um bom/excelente estudante a elaborar uma ACP ou para promover uma denúncia, ou decidir/punir, sem que muitas vezes o membro da magistratura/MP tenha noção dos detalhes/contornos/situações que envolvem determinados atos/fatos !!!!!! Saber jurídico formal, Amigos, não substitui a razão, o equilíbrio, a ponderação !!!!!
SDS.,
Blogildo
-07/03/2007 às 8:31
O MP não tem mesmo o que fazer. “O sertanejo (mental) é antes de tudo um chato”!
Anônimo
-07/03/2007 às 8:30
Rei,
Por que o MP não investiga o Apedeuta e os 40 ladrões ???
Onde está a conclusão do caso do Waldomiro ???
Onde está aquele psicopata do Luiz Francisco que, após a subida dos canalhas ao poder simplesmente sumiu ???
Tenham paciência !!!!!
Mas não sei porque a indignação, pois é tudo orquestrado para a ‘chavização’ do Brasil, com essa corja fétida, canalha e desprezível que domina o país - por culpa dos brasileiros.
Afinal: CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE
Anônimo
-07/03/2007 às 7:52
Que saudade do Stanislaw e seu FeBeaPa, esse cara figuraria na capa.
Mas pode figurar tambem na capa do Imbecil Coletivo do Olavo…vai estudar, ô advogado !!!!!!!!
Anônimo
-07/03/2007 às 6:48
Penso igual a Betina (7:08) e sou até um pouco mais radical: seria melhor uma secessão completa. E isso não é coisa de sulista, não.Podem conferir: tem muita gente boa do Nordeste que apoia uma separação pacífica. Seria melhor para todos (menos para os políticos, claro…)
Anônimo
-07/03/2007 às 6:39
Vamos fazer uma campanha para acabar com essa INquisicao Judicial contra a Imprensa. Isso nunca existiu antes, so´agora , com o Governo de Lula e Pt…, CHEGA. Liberdade de Imprensa ja´!!!!!
ATP
-07/03/2007 às 3:07
Só corrigindo, o Zé Eduardo Dutra não é Sergipano e sim Pernambucano. Isso gerou uma briga danada durante as eleições passadas lá em Sergipe. O ex-presidente da Petrobras foi chamado de “forasteiro” pela então primeira-dama sergipana que disputava com ele uma vaga no senado. Não precisa nem dizer que o candidato aproveitou o deslize da senadora para atacá-la chamando-a de preconceituosa.
Ah, e pra terminar… O Déda, o governador eleito de Sergipe quer ser candidato à presidência da República. Por isso ele sempre é entrevistado na TV quando ocorrem encontros de governadores. Ninguém questiona um governador do Acre ou do Piauí por exemplo, perceberam?! A assessoria do “Déda” já está se mobilizando. Que medo.
Anônimo
-07/03/2007 às 3:03
O problema de alguns nordestinos é a baixíssima auto-estima. Toda crítica feita a eles é encarada como preconceito. Se sentem menores em relação a outros estados do país. Vocês já viram alguém do Rio, São Paulo ou RGS processando escritores ou colunistas quando seus estados são criticados?
Cientista Social de Direita/SP
-07/03/2007 às 2:17
A respeito do “antropólogo” do texto: Reinaldo Azevedo, ninguém sai da faculdade/universidade como sociólogo, também. É Bacharel em Ciências Sociais, com monografia em alguma área (que pode ser Antropologia, Ciência Política ou mesmo Sociologia). Ou licenciado em Ciências Sociais, depende da loucura do freguês.
Luís Alves
-07/03/2007 às 1:32
Mais uma da série “Palhaçadas do Brasil”!
wagner pocci
-07/03/2007 às 0:55
Grande Reinaldo, matou a pau! E com um arrazoado de defesa assim, o Diogo nem vai precisar de maiores esforços para terminar absolvido e esses palhaços desmoralizados.
Anônimo
-07/03/2007 às 0:40
Alô alô membros do MP-SE. Não esqueçam de solicitar a proibição da fabricação do chocolate “Preto e Branco”. Parece que há 0,00001% a mais de chocolate branco. Isto é discriminação. OK??????
Francisco
-07/03/2007 às 0:10
Santa Bárbara, quanta mediocridade desses senhores do MP, que com essa sigla, também poderia ser chamado de ministério petrálha, estão a serviço dos “vermelhos” e assemelhados das vagabundagens sindicalistas e parasitas.
Que mal há, em afirmar, por exemplo, que a última cidade que eu gostaria de conhecer no mundo, seria Garanhus, por qualquer que seja o motivo, é meu, e só a mim interessa. Eh eh
Anônimo
-06/03/2007 às 23:49
O Ministério Público deveria se ocupar de coisas mais importantes.
Que pena nossos impostos sendo gastos dessa forma por essa gente.
Por isso que ninguém confia na Justiça brasileira.
Vai lá seu procurador e corta essa mordomia do Fernandinho Beira Mar, se tens coragem.
Anônimo
-06/03/2007 às 23:22
Reinaldo,
Estas ações do MP estão cheirando à ditadura militar e mais ainda ao bloco soviético stalinista e à Alemanha Nazista de Hitler.
Lembram da censura e da intimidação dos cidadãos através de medidas ameaçadora?
O MP é o aparelho repressor do petismo-lulismo.
Cuidado brasileiros!
Cris
-06/03/2007 às 22:45
TIO, TIO!
Quero indenizaçãooooooooooo! Falaram mal do Sul, o Lula falou mal de nós aqui!
E vc também tem que pedir, porque eles lá falam em “paulistério”, com evidente conotação pejorativa!
Ai, deixa eu fazer minhas contas! É agora que monto numa grana! heeeeeeeeeeeeeeeeeeeeheheeeeee
Marcelo
-06/03/2007 às 22:34
Mais um caso de ativismo jurídico. Membros do MP abusam das prerrogativas e não é de hoje.
O maior exemplar desta conduta foi o Sr. Luiz Francisco. Ele deveria estar preso, condenado por destruir reputações e abuso de poder.
Vão ainda causar muito estrago, pois o aparelhamento só está aumentando.
Anônimo
-06/03/2007 às 22:33
Anônimo disse…
Putz…não tenho certeza..mas acho que este J. E. Dutra é mineiro! Odeio o MP!viva a liberdade de expressão!
8:20 PM
__________
Ele eu não tenho certeza.
Os pais são, com certeza, os conheci em 98,são do interior aqui de Minas, são da zona da mata.
O pai já faleceu a alguns anos, a mãe vai bem, obrigado.
São muito boas pessoas , já tive o prazer de estar na casa deles e conhecê-los pessoalmente.
Fui muito bem recebido e tenho uma exelente lembrança dos pais dele.
O Zé Eduardo não conheço pessoalmente.
Jp
Anônimo
-06/03/2007 às 21:56
Anônimo disse…
Quem iniciar uma Lista em Defesa do Mainardi, pode contar comigo e toda a minha família!
É incrível. Esses pulhas tratam o dinheiro Público como deles, fazem e desfazem da População paupérrima dos seus Estados e ainda se ofendem quando alguém diz a verdade?
Pra mim, o Brasil seria apenas SUL, SUDESTE……NORTE E NORDESTE!
Ficaríamos com os bravos brasileiros que acordaods se mandaram de seus Estados de origem e vieram contribuir com sua garra aos Estados do Sul/Sudeste!
Os coitadinhos que lá ficaram ainda estão subordinados à essas antas populistas escravagistas!
Vem dizer que não estão até hoje acorrentando o POVO NA IGNORÂNCIA??
Pulhas, Pulhas, Pulhas e Pulhas!
Cafajestada!!
Sei que não irá publicar mesmo meu depoimento, então deixa EU xingar….rsrs
Betina
7:08 PM
Betina,
me inclua nessa!
Tô dentro!!!!!
Jp
Anônimo
-06/03/2007 às 21:53
O Procurador teria que denunciar aquele ex-ministro de Lula,por dizer que a criminalidade em São Paulo, era culpa dos nordestinos que aqui chegaram.Tantas coisas importantes prá ele cuidar,vai se preucupar com o diogo Mainardi.Acho que ele quer uns minutinhos de fama,é o que faltava!!!!!!
Anônimo
-06/03/2007 às 21:44
Ôtôridade. Eles tem o pûdê.
Anônimo
-06/03/2007 às 21:33
ATENÇÃO CARIOCAS:
Sou de NITERÓI. Na próxima gracinha que vocês fizerem com a minha cidade vou acionar o valoroso MP. Passei anos da minha vida ouvindo piadinhas sem saber que poderia ganhar dinheiro com isso. Obrigada MP. Agora vou poder me vingar de toda a humilhação sofrida e dos profundos traumas psicológicos que comprometeram toda a minha vida. Cariocas, vocês estão avisados. Duzentos mil por cada piadinha do tipo: a única coisa boa de Niterói é a vista do Rio.
PS. Fico muito feliz em saber que que meus impostos pagam o salário de funcionários tão zelosos e competentes. Avante MP. Em passo de ganso.
Anônimo
-06/03/2007 às 21:05
E o homem branco adulto heterosexual, esta minoria atacada por todos os lados, quem nos protege?
einesellesenie
-06/03/2007 às 20:54
Antigamente diria: “dá vontade de chorar” com fins dramáticos.
Agora, sério, eu realmente sinto vontade de chorar quando tomo conhecimento de ceros fatos.
Por onde vamos recomeçar?
Anônimo
-06/03/2007 às 20:32
A ELSTIR e o PAULO BOCCATO foram simplesmente definitivos em seus comentários.
Parabéns, bons colegas e amigos inteligentes.
Quanto ao Ministério Público, foi ou não foi a tal constituição (com minúsculas mesmo) de 88 que deu asas a essas cobrinhas?
Se foi, é só mas uma coisa, entre tantas outras, patrocinada por ela pra nos levar cada vez mais ao fundo do poço.
E pensar que chamaram essa coisa medonha de constituição-cidadã…
Anônimo
-06/03/2007 às 20:20
Putz…não tenho certeza..mas acho que este J. E. Dutra é mineiro! Odeio o MP!viva a liberdade de expressão!
Joao Claudio
-06/03/2007 às 20:05
Apenas um adendo a um comentário de um anônimo acima. Qdo o MP quiz processar as redes de fast food por causa dos supostos brindes, ele estava certo.
As lanchonetes obrigavam que pagassemos um valor a mais para recebermos o brinquedo ( quem tem criança sabe disso).
Se fossem brindes não precisaria pagar.
Assim sendo tratava-se de venda casada sim.
Da mesma forma o STJ decidiu - mesmo em análise de vias transversas - que ninguém pode se robrigado a comer pipoca exclusivamente vednida na rede de cinemas, pode comprar em outro local e levar para assistir o filme.
Sao casos diferentes.
O que se discute aki é o absurdo de alguns procuradores que se entendem senhores da verdade e da mentira.
sds
Jigsaw
-06/03/2007 às 19:57
Sugiro aos colunistas “procurados pela justiça” colocarem no final de suas opiniões:
Isto é uma obra de ficção, qualquer semelhança é mera coincidência”, ou melhor, a quem servir a carapuça…
Zezão
-06/03/2007 às 19:56
Não duvido como Mula & PTralhas já fizeram de tudo com hacker, espiões cibernéticos e sei lá mais o que para acessar os IP’s deste blog como de outros só para descobrir quem somos nós, anônimos, para jogar na fogueira da perseguição implacável.
São meros covardes…
votei no gabeira
-06/03/2007 às 19:49
Já que alguns promotores querem impor a ditadura do “politicamente correto”(que saco!!),deveriam então processar vários programas humorísticos que ironizam (ou HUMILHAM ,dependendo do ponto de vista):homosexuais,anões,baianos,caipiras,campinenses,pelotenses,deputados…
votei no gabeira
-06/03/2007 às 19:42
O uso (abuso) político-ideológico por alguns promotores (não todos)do MP é evidente.O momento histórico que atravessa o país ,consolidando uma ainda frágil democracia,não PODERIA ser perturbado por intrigas desse tipo,uma vez que todos precisamos de um MP atuante e objetivo no sentido de se fazer JUSTIÇA.
A ditadura do “politicamente correto”é um obstáculo a cidadania e agride frontalmente,ao meu ver a LIBERDADE DE EXPRESSÃO.Isso não é democracia!
Além do mais Diogo, que é inteligentíssimo, não é preconceituoso e se manifestou várias vezes contra o racismo no programa.Talvez o promotor não assista ao Manhattan Connection.
Anônimo
-06/03/2007 às 19:39
Se o representante do MP fosse, realmente, cuidar de seus afazeres, não apareceria na imprensa e não teria o destaque que está tendo.
É lógico que processando Diogo ele conseguirá aparecer.
Isso é o que dá a pessoa não ter competência para se destacar por sua inteligência. Precisa usar de artifícios baixos para ter seu nome mencionado na imprensa. Lmantável!
Antônio C
-06/03/2007 às 19:15
Banânia é um esculacho só! Eu trocaria todo o MPF pela volta de Paulo Francis, assassinado pela canalha “dos Processos”.
Anônimo
-06/03/2007 às 19:08
Quem iniciar uma Lista em Defesa do Mainardi, pode contar comigo e toda a minha família!
É incrível. Esses pulhas tratam o dinheiro Público como deles, fazem e desfazem da População paupérrima dos seus Estados e ainda se ofendem quando alguém diz a verdade?
Pra mim, o Brasil seria apenas SUL, SUDESTE……NORTE E NORDESTE!
Ficaríamos com os bravos brasileiros que acordaods se mandaram de seus Estados de origem e vieram contribuir com sua garra aos Estados do Sul/Sudeste!
Os coitadinhos que lá ficaram ainda estão subordinados à essas antas populistas escravagistas!
Vem dizer que não estão até hoje acorrentando o POVO NA IGNORÂNCIA??
Pulhas, Pulhas, Pulhas e Pulhas!
Cafajestada!!
Sei que não irá publicar mesmo meu depoimento, então deixa EU xingar….rsrs
Betina
Anônimo
-06/03/2007 às 18:56
Como assim? Quer dizer que se um “laudo antropológico” pode condenar alguém a pagar 200 mil pratas de multa, pode também, por hipótese, fundamentar um pedido de pena de morte? Cacilda, estamos mesmo evoluindo rapidamente para a Idade da Pedra. Lascada, bem entendido…
Anônimo
-06/03/2007 às 18:49
Mas isso é rotineiro no MPF. Pouco tempo atrás já tentaram até processar o Mc Donalds por não vender os BRINDES (atenção à palavra) SEPARADAMENTE do lanche.
Isso é uma tática para “mostrar serviço” perante o “companheiro povo”. Politicagem ralé.
pensando bem
-06/03/2007 às 18:45
Depois do P.A.C. (PÃO, ÁGUA, CIRCO), Lula vai criar mais 4 programas de
governo:
1 - Base de Operações Legislativas Avançadas - B.O.L.A.
2 - Programa Intensivo de Auxílio Didático ao Analfabeto - P.I.A.D.A.
3 - Projeto de Revisão Organizacional dos Poderes Institucionais
Nacionais e Autarquias - P.R.O.P.I.N.A.
4 - Mensuração da Eficiência Real das Decisões Administrativas -
M.E.R.D.A.
Joao Claudio
-06/03/2007 às 18:43
Prezado Reinaldo,
Infelizmente para se tornar Procurador Federal ou membro do MP em que qualquer nível bast passar em concurso público, o que significa ter condições de passar horas e horas decorando conceitos e decisões.
Não é necessário ser inteligente.
Uma pessoa que tenha o mínimo de cultura, e que saiba utiliza-la de uma forma razoável não perderia seu tempo em buscar embasamento para esse tipo de ação judicial.
Abraços
marcelo b merlo
-06/03/2007 às 18:37
Reinaldo, tudo bem?
Pequena correção no seu texto:
Na Unicamp, o indivíduo que se forma em Ciências Sociais (como este que vos escreve), ainda na graduação, escolhe entre 3 áreas: Antropologia, Sociologia ou Ciência Política. Lá eu me graduo como Antropólogo, não preciso fazer pós-graduação. No canudo, a graduação estará descrita como Cientista Social - Antropologo/Antropologia, se não me engano. E toda a grade curricular é de disciplinas de Antropologia. Eu fiz diversas.
Na descrição, no link abaixo, apesar de estar escrito especialização (o que poderia remeter à obrigatoriedade de se ter a graduação para cursar), ele se refere aos ramos do que a unicamp compreende como ciência social.
http://www.ifch.unicamp.br/homeifch/corpo.php?pasta=graduacao&texto=cursos
Memyself
-06/03/2007 às 18:36
Que tal processar o Lula pelos ataques que dirigiu a São Paulo durante a campanha eleitoral?
Cambronne
-06/03/2007 às 18:33
Reinaldo, o comportamento desses senhores do MPF é indigno de nossas instituições e, não fosse perigoso, nem deveríamos perder tempo com ele. Excelente seu comentário e esclarecimento. Obrigado por ser tão claro.
Mas, confesso, eles me deram uma idéia: vou sugerir ao MPF que proponha uma ação em favor dos habitantes de Campinas e Pelotas, as mais comentadas cidades destepaiz. Os campineiros e pelotenses merecem ser indenizados por todos estes “calunistas de carteirinha”, como os classificou Odorico, este sim um político que ao menos era engraçado.
Em primeiro lugar, a ação do MPF deve ser proposta contra o presidente Lula, que num comício em Pelotas disse que a cidade era polo exportador de veados, fato comprovado por um vídeo que está na internet.
Ou será que a honra de Sergipe e de Cuiabá merece mais proteção dos que a de Campinas e de Pelotas? Por que a discriminação?
Leonardo Diniz
-06/03/2007 às 18:32
Tanta coisa útil para o Ministério Público fazer e alguns “auto-promotores” resolvem se assumir como milícia Taliban e aplicar a Sharia que está na sua cabeça. E o pior: às nossas custas.
Anônimo
-06/03/2007 às 18:31
É, dar opinião, agora, está sendo policiada pelo MPF. Quem diria…
Com tanta coisa mais importante a fazer… Esse Romero quer o seu minutinho de fama. Só aqui, mesmo, se vê essa babaquice!
Lou
Paulo Boccato
-06/03/2007 às 18:31
1-) COMO SEMPRE NESTES CASOS ,O MP FICARA BONITO NA FOTO PRÁ QUEM NAO SABE LER NAS ENTRELINHAS OU NÃO TIVER O RACIO NECESSARIO P. COMPREENDER DO QUE SE TRATA !
…MAINARDI VIROU UM “ODIOSO” VILÃO DE NORDESTINOS E PONTO FINAL !
CURIOSO É QUE A “EMPRENSSA” SEMPRE TÃO ZELOSA DE SUA LIBERDADE (QUE NA MAIORIA DAS VEZES SERVE DE PALANQUE A ESQUERDA) NAO SAIA EM SUA DEFESA ASSM COMO AS FENAJES DA VIDA NAO ?
POIS É…DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS…QDO. O JORNALISTA NAO FAZ PARTE DO “CLUBINHO” NAO TEM DIREITO A PROTEÇÃO DA “CATÍGORIA” !
LIBERDADE DE EXPRESSÃO SÓ SE NÃO FOR DE “DIREITA”,CASO CONTRARIO…SILENCIO !
MAS O RECADO ESTA DADO A QUEM TENTAR OUSAR…É A DITADURA DO “POLITICAMENTE-CORRETO” QUE VOLTA E MEIA ASSOMBRA IMPONDO SUA “NOVILINGUA” E CASTRANDO EXPRESSÕES E TUDO MAIS !
COMO A TURMA DO LADO DE LÁ SE AMPARA NISTO QUE ELES INTELIGENTEMENTE CRIARAM PARA NOS ENGESSAR,VICEJAM NA MÍDIA QUE ELES MESMOS CONTROLAM…E NÓS?
….POUCO INCOMODAMOS !
NAO VALEMOS NADA ;SÓ PARA NOSSAS CONSCIÊNCIAS MESMO !
BOM ,POR ENQUANTO TEMOS A INTERNET MAS ELES TBEM VAO ACABAR NOS CASTRANDO POR AQUI DE UM JEITO OU DE OUTRO…PELA “JUSTIÇA” OU PELO PODER ECONOMICO…VOCES VERAO !
2-) O QUE ESPERAR DE OPERADORES DO DIREITO QUE SÓ APRENDERAM RACIOCINAR EM UNICO SENTIDO (O DA ESQUERDA) MARTELADOS QUE FORAM EM FACÚS ONDE APENAS PROFESSORES DE PERFIL LIBERAL-DE-ESQUERDA OU OS MAIS MILITANTES É QUE DÃO AULA ?
E O QUE DIZER DOS MESTRADOS DA VIDA ONDE SE VOCE NAO ABAIXA O CORNO AO ESQUERDOPATA DE QUEM VOCE PRESCISA DA NOTA ,NAO TIRA O “CANUDO” ?
DEPOIS ,SE PASSAR NO CONCURSO VOCE TEM DE “VESTIR A CAMISA” DA INSTITUIÇÃO QUE POR SUA VEZ AGASALHOU AS TESES CONTAMINANTES DA ESQUERDOPATIA QUE EMPESTEIA O QUE SOBROU DO BOM DIREITO !
EM SUMA ,SE O OPERADOR NAO FOR “NATURALMENTE” DE ESQUERDA E COMO TAL FICAR FELIZ EM FINALMENTE SER DONO DE UM BAITA PODER PARA PERSEGUIR OS POUCOS REINALDOS E MAINARDIS PENSANTES QUE RESTARAM…
…TERÁ DE DEFENDER PELA VIA DA INSTITUIÇÃO FORMAS DE AGIR E DE PENSAR QUE SÃO EM RESUMO ,DA ESQUERDA,E AÍ ,PAU TBEM !!!!
3-APENAS COMO EXEMPLO
DO QUE DIGO…HOJE ,EM MEU CURSO QUE FATALMENTE IRÁ LANÇAR NO AMANHÃ ALGUNS JUIZES E PROMOTORES NO SISTEMA ,O PROFESSOR “RECEITOU” ALGUNS LIVRINHOS PRA GALERA (TODOS MUITO JOVENS)…OS LIVROS ?
TODOS DE ESQUERDA !
…ELE IA DANDO O TITULO E EU EM VOZ ALTA DIZENDO É DE “FULANO” ,TAL TITULO,E EU,” É DE BELTRANA”…ATÉ QUE ELE CHEGOU EM UM E DISSE:
“-EU A AMO !SUAS OBRAS SÃO COMPLETAS E ELA É UMA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA UM BRASIL MELHOR !
…E EU LÁ DO FUNDO P. UM MESTRE COM A MAIOR CARA DE BRAVO DO MUNDO :
“-MARXILENA OIAPOQUE!”
…E NÃO É QUE O CARA DO LADO (ADVOGADO/25 ANOS) PERGUNTOU COMO SE SOLETRA ?
ABRAÇOS
Anônimo
-06/03/2007 às 18:31
Grande Rei…
Esses vadios sendo pagos pela sociedade. Vão trabalhar vagabundos mereçam o seus salarios, coloquem uma melancia no pescosso apareçam na telinha da globo.
Sem mais
Elstir
-06/03/2007 às 18:16
Esse povo todo–negro/preto, anão,
aleijado, nordestino, viado, velho etc etc,anda muito sensível, muito cheio de frescura.Corrijo: os tais defensores dos fracos e oprimidos é que se esforçam para torná-los assim.
Sou velha e nordestina. E estou pouco me importando para o que Diogo fale ou escreva sobre o nordeste ou sobre velhos.Gosto do que ele escreve e ponto final.
Chega de defesa não solicitada! Coisa cansativa, essa!
Elstir
Rodrigo
-06/03/2007 às 18:04
Caro Reinaldo,
É chegada a hora de dar um basta a essas arbitrariedads dos procuradoes. Quem foi que delegou a eles a tarefa de polícia de costumes? Eu não votei em nenhum desses onipotentes para eles agirem em meu nome. Sugiro que vc escreva algo mais detalhado sobre os limites a que os procuradoes estão (ou deveriam estar)sujeitos, segundo nossa Constituição.
Abraço,
Rodrigo Netto
Rodrigo
-06/03/2007 às 18:03
Caro Reinaldo,
É chegada a hora de dar um basta a essas arbitrariedads dos procuradoes. Quem foi que delegou a eles a tarefa de polícia de costumes? Eu não votei em nenhum desses onipotentes para eles agirem em meu nome. Sugiro que vc escreva algo mais detalhado sobre os limites a que os procuradoes estão (ou deveriam estar)sujeitos, segundo nossa Constituição.
Abraço,
Rodrigo Netto
Rodrigo
-06/03/2007 às 17:57
Caro Reinaldo,
É chegada a hora de dar um basta a essas arbitrariedads dos procuradoes. Quem foi que delegou a eles a tarefa de polícia de costumes? Eu não votei em nenhum desses onipotentes para eles agirem em meu nome. Sugiro que vc escreva algo mais detalhado sobre os limites a que os procuradoes estão (ou deveriam estar)sujeitos, segundo nossa Constituição.
Abraço,
Rodrigo Netto
Carlos M.
-06/03/2007 às 17:57
E esse procurador que não deve ter mais o que fazer não se avexa quando o cirO “porrada” gomeS ataca SP e os paulistas????
Javier Solanich
-06/03/2007 às 17:57
Está ficando cada vez mais evidente que estamos nos tornando uma nação autoritária que legitima o seu poder na suposta defesa dos frascos e comprimidos. Para eles, há algo muito acima da democracia e da liberdade individual: a ideologia que se pretende ser a redentora dos mais humildes. Estamos muito próximos de viver acossados por um fundamentalismo marxista. E, aí, a razão morrerá definitivamente.
rodrigonetto@rudah.com.br
-06/03/2007 às 17:56
Caro Reinaldo,
É chegada a hora de dar um basta a essas arbitrariedads dos procuradoes. Quem foi que delegou a eles a tarefa de polícia de costumes? Eu não votei em nenhum desses onipotentes para eles agirem em meu nome. Sugiro que vc escreva algo mais detalhado sobre os limites a que os procuradoes estão (ou deveriam estar)sujeitos, segundo nossa Constituição.
Abraço,
Rodrigo Netto
Carlos
-06/03/2007 às 17:55
Lamentável…”estepaiz” virou um verdadeiro Sergipe…e vice-versa.
Rodolfo Hazelman
-06/03/2007 às 17:46
Caro Reinaldo. Eu, na minha santa burrice, demorei a descobrir como se postam comentários neste blog tão emocionante e, lido todos os dias por mim. Vc ao que parece continua “pondo pilha” (uma nova forma figurativa de dizer “dar ibope) nos comentários dos petralhas. Sempre te disse, se lembre daqueles que gostam de vc pô. É incrível o comportamento do MPF e, graças da Constituição eles estão com a corda toda e, a tendência - caso algo não seja feito - é piorar.
Anônimo
-06/03/2007 às 17:41
Onde está a LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
Onde está a LIBERDADE DE IMPRENSA?
Acho que esse promotor deveria investigar os mais de R$400.000.00 que a PETROBRÁS doou para a campanha de Zé Dutra, seu ex presidente.
Que me desculpe a mãe de Zé Dutra, que mora no interior de Minas e já tive a oportunidade de tomar um cafézinho na casa dela, se não me engano em 1998, mas esse é o meu pensamento.
Jp
paulo roberto
-06/03/2007 às 17:41
Para mim está claro que estamos diante de uma nova forma de Inquisição:a Inquisição Judicial.
Os alvos dessa inquisição são aqueles que não são considerados politicamente corretos.São os novos herejes.
Na prática,essa Inquisição Judicial anula a liberdade de opinião garantida pela democracia.
O MP e o Judiciário não são poderes emanados do povo.
Paulo X
-06/03/2007 às 17:33
Fico me perguntando quanto custou ao erário a elaboração do “parecer” do “antropólogo”…
Mel
-06/03/2007 às 17:19
Essa coisa deriva do, bem dito, “sertão mental brasileiro” e acabará como o “raça” do senador.
O que fica aí, gritando na cabeça da gente, é o disparate de existir dentro do Ministério Público, pessoas com tempo e “sertão mental brasileiro” de tamanho porte.
Pior, pagos com o nosso dinheiro.
Coisa mais vergonhosa.
Ainda bem que esse senhor não é meu filho…eu morreria de vergonha.
Romolo Saporito
-06/03/2007 às 17:14
Temos que limpar o MP desse lorpas, que não é a mesma coisa que limpar o MPF.
Entenderam.
Limpar o MPF é coisa de faxineira
Limpar o MPF desse lorpar é trabalho civico
Desenhei legal não…
Porque nomes próprios de gente não saem com letra maiúsculas.
o do boccato não precisa