BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
Publicidade

DIOGO MAINARDI - Edna O’Brien diz que “Tchico” Buarque é uma fraude

sábado, 11 de julho de 2009 | 3:39

Edna O’Brien está fazendo um conto sobre “Chico”. Ela pronuncia “Chico” com um “T” na frente, como em Chico Marx. Por isso mesmo, “Chico”, em seu conto, ganhou o nome de Harpo, como em Harpo Marx. Mas o inspirador da festejada escritora irlandesa - pode bater no peito - é o nosso “Chico”: Chico Buarque.

Edna O’Brien conheceu “Chico” uma semana atrás, na Flip, em Paraty. Depois de participar de um debate, ela foi arrastada a um encontro entre Chico Buarque e Milton Hatoum. O que ela afirmou, assim que conseguiu escapar do encontro? Que Chico Buarque era uma fraude. O que ela afirmou em seguida, durante o jantar? Que se espantou com a empáfia e com o desconhecimento literário dos dois autores. E o que ela repetiu para mim, alguns dias mais tarde, em outro jantar, no Rio de Janeiro? Que Chico Buarque era uma fraude, que ela se espantou com sua empáfia e com seu desconhecimento literário, e que se espantou mais ainda com sua facilidade para enganar a plateia da Flip.
(…)
Mas ela entendeu tudo: neste país fraudulento, o que mais espanta é a facilidade para enganar a plateia, enquanto a batucada continua do lado de fora. Aqui

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

122 comentários em “DIOGO MAINARDI - Edna O’Brien diz que “Tchico” Buarque é uma fraude”

  1. Marilene disse:

    Existem pessoas que tem tanto medo de seguir a maioria, se sentem seguros ao levantar a bandeira do “eu não concordo”, “eu sou contra” não conseguindo ser ecléticos, ter opinião própria. Tenho 44 anos e nem por isso perco o direito de gostar de hip hop e não gostar de Paulo Coelho, de ter vivido intensamente a luta pela democracia, de ter votado no Collor e no Lula. Faço minhas próprias escolhas sem ser levada pelos outros. As pessoas famosas ou não, possuem defeitos e qualidades. Quando admiro Chico não é pelo seus olhos e muito menos por que me disseram que ele é bom. Gosto dele por livre escolha, por que estudei cada letra sua. Opinião deve ter base,fundamento e estudo, senão é vazia!

  2. jesse disse:

    Ai reforça ainda mais a genialiade do Chico. Sem conhecimento literário, faz as letras mais bem estruturadas do mundo…

  3. carlos alberto disse:

    ela tá de sacanagem com o chico and harpo marx.
    o filho do sérgio seria respeitável se fosse marxista da linha groucho - o único marx q devemos levar a sério, pois o karl, pai putativo de 100 milhões de mortos-vítimas, devemos enterrar.
    sobre o chicoromancista(?!) mestre WMartins disse tudo na primeira vez: abaixo da crítica, fora da literatura.

  4. Anderson Soares disse:

    Precisamos mesmo é de mais “Ednas O’Briens” em nossa imprensa. A reação das “noivas de Chico” quando seu “IDALO” é criticado é algo bem típico do Brasil: seja a favor, por que se vc for DU CONTRA, nos vamos de difamar, desqualificar, etc. Vejam o caso do APEDEUTA. Sempre que se critica esse velhaco, um cem número de idiotas saem à defesa do barbudo, alegando: “ele tem 1000% de popularidade, então quem é vc para criticá-lo?”. Que se dane a maioria!. Quero ter o respeito “enquanto minoria” (hahahaha) de poder criticar QUEM EU QUISER, com argumentos, é claro. Do contrário, estaremos seguindo o mesmo ruma de um país mais bananeiro que o nosso, o feudo do Beiçola de Caracas.

  5. Kirk disse:

    Resposta ao caro CHAPECÓ,às 8:02 am:

    Caro Chapecó,grato por sua manifestação!!!

    Sugiro ao amigo que RELEIA o meu comentário motivo da sua bílis destilada contra mim.Não critiquei o fato de alguém optar em ser “ateu”,mas sim o M-O-V-I-M-E-N-T-O ATEÍSTA e seus MILITANTES,que é algo bem diferente…

    E,”PELAMORDEDEUS”,Chapecó,vai estudar História,Política,Filosofia,Religião etc,e procure entender a função deletéria do ateísmo na história humana…

    Um abraço!

    KIRK

  6. Alexandre disse:

    Na boa, esses artistas são todos uns esquisitos. Enquanto estão praticando suas respectivas obras são esplêndidos, mas quando resolvem abrir a boca pra falar de qualquer coisa que não seja sua arte, despenca uma chuva de asneiras. Chico pra mim foi um playboy que entendia a alma do povo. Se expressava através da sua musica de um jeito que atingia tanto o povão iguinorante quanto os intelectualóides de plantão. Contestar sua importancia na nossa cultura é cair na mesma besteira de achar que uma senhora que teve um contato de algumas horas com uma pessoa que tem momentos bons e maus como todo mundo, possa dar uma opinião tão profunda sobre um artista tão unanime. Hoje em dia odiar Chico é cult

  7. Renato disse:

    Adorei o espetinho de vaca sagrada. Agradeça ao Diogo por nós, e caso algum dia encontre Edna O´Brien pessoalmente, agradeça a ela.

    E o principal agradecimento vai para os adoradores da vaca. Pelos comentários, aqui e em outros blogs, dava até pra imaginar o desespero, o olhar de incredulidade ante o sacrilégio. Impagável.

    Precisamos fazer isso novamente.

  8. hbvasconcellos disse:

    Prezado IPS,
    Vou me repetir um pouco: mesmo a crítica sendo em cima do escritor, não há necessidade da tal Edna e do Mainardi serem mal-educados. Veja você, os livros do Milton Hatoum são muito bons e ele entrou no mesmo saco.
    Finalizando, quero lembrar que as posições políticas do Chico sempre foram duvidosas (no mínimo), bem como de toda a intelligentzia esquerdista, mas a sua obra como compositor é admirável.
    “Não concordo com nada do que ele diz, mas morrerei defendendo seu direito de dizê-lo”.

  9. Mozart disse:

    Voces estão julgando a obra do Chico ( melodia, letras, dramarturgia,
    literatura etc..) apenas por suas posições políticas ? por ele ser de esquerda ? como alguém que disse ” eu gostava muito do Chico, mas quando ele declarou apoio ao Lula em 89 passei a odia-lo ”
    Pessoal, isso é que chamo de radicalismo !

  10. renato mansour disse:

    adorei descobrir que existem pessoas no mundo que desgostam do trabalho do Chico Buarque. Eu, sendo músico por profissão, sempre fui criticado por não gostar do Chico. Aprendi a gostar como quem aprende a gostar de fígado ou giló. Digamos que tenho muito respeito pelo que ele representa e etc etc etc… mas gostar mesmo, não gosto. Assim como respeito o fato de fígado ser um alimento muito importante e de grande valor nutritivo. Se o médico mandar comer, eu como. Se o maestro mandar tocar Chico, eu toco.

    E depois de ler “ESTORVO”, não consegui gastar sequer um centavo a mais em Chico Buarque.

  11. TheOldComptentible disse:

    Aliás, que tal um texto sobre o Festival da Lambança dos Intelectualóides Porra-loucas (FLIP)?
    Cairia bem, não vi ninguém comentando a babaquice que é aquilo.

  12. mts disse:

    Chico eh um babaca.

    mts

  13. Giovanni disse:

    Calma, pessoal !!! Muita calma.
    Precisamos aprender a SEPARAR O HOMEM DE SUA OBRA
    Neste caso cairemos na mesma esparrela de considerar que Simonal foi apenas um “hard finger”. O suingueiro Simonal, com aquele vozeirão inconfundível, ainda não foi superado.
    O pessoal do PASQUIM que passou a receber os tubos por causa das amizades com o atual poder não deixou de ser revolucionário, culturalmente falando, na época que os jornais publicavam receitas de bolo e poesias.
    Querer negar que Chico Buarque teve - eu disse TEVE - grande importância na memória musical deste pais é tão estúpido quanto achar que o cocô de Giselle Bundtchen é perfumado só porque alguns a acham linda…

  14. Jeremias disse:

    Para quem considera Nelson Rodrigues escritor, e um Cazuza poeta, considerar um Chico escritor, alem de ser uma fraude e a representatividade de uma parte mediocre da “classe intelectual” brasileira.
    O que é pior toda “essa classe intelectual” é como a musica do proprio Chico, ficou vendo a banda passar, pensando que a banda tocava pra ela….e não evouluiram ficando parada nos anos 60 e 70, no tempo da maria fumaça….

  15. Jeremias disse:

    Reinaldo,

    Sabe essa escritora me lembrou alguem de fora e disse que o problema de nosso pais é a “corrupção” e me recordo que foi um chiado geral na epoca, e o que é pior, o tempo se encarregou de mostrar a verdade daquela declaração. Hoje vemos esta escritora irlandesa falar de “Tchico” que o mesmo não tem conhecimento literario e as vivandeiras de plantão ja se agitaram todas derramando sua bilis a respeito da escritora. Mas não se preocupem, a verdade logo logo emergirá e mostrará a elas o quanto ela estava certa. Alias a verdade ja começou aparecer, o filme budapeste nem se fala mais na midia e nem nos cinemas esta sendo projetado de “tão bom que foi”. è so aguardar…..

  16. Laerte disse:

    Chico é um grande artista brasileiro, do qual alguns podem não gostar e tudo bem. Pessoalmente, gosto muito de sua obra. Ele não é um grande escritor, mas é um artista popular que merece respeito, mesmo estando meio afastado ultimamente. Entretanto, discordo da sra. O Brien (supondo que ela disse que Chico é uma “fraude”): uma pessoa não precisa ter profundidade intelectual, no sentido acadêmico, para escrever bem. Se ela tem direito a ter opinião sobre “Tchico”, também temos direito a ter uma opinião sobre a opinião dela: deselegância total na forma. Um intelectual genuíno mostra sabedoria e, não, falta de elegância.

  17. Papai Sabetudo disse:

    Resposta ao “disse:
    julho 13, 2009 às 1:38 am”

    Fui lá, amigo, e vi que “a mulher é forte”! Mas, isso, paradoxalmente, reforça a minha tese de que se trata de alguém picada pela “mosca azul”. Pense comigo: ela, com certeza, era uma convidada especial e não soube lidar com o brilho de uma estrela ascendente que ameaçava o seu próprio brilho. Uma das coisas mais difíceis de se lidar é com a rejeição. Você não imagina do que é capaz uma mulher rejeitada!
    Ela cresceria mais no conceito popular se tecesse elogios ao nosso Chico, afinal ela já é consagrada. Já conquistou o seu lugar na constelação.
    Comportou-se como uma adolescente quando recebe do namorado um chute na bunda.
    Mulheres…

  18. roby disse:

    É a própria “falange intelectual”, a versão pãe-e-circo com que o lulo-petismo vem nos prestigiando nestes últimos seis anos e meio.
    E ainda há quem acredite na honestidade dessa canalha!

  19. Papai Sabetudo disse:

    Estou testemunhando o mesmo processo de demonização por que passou o Simonal. É assim que as coisas acontecem.
    Que é isso, gente?
    Se o Chico é tudo isso, por que só agora, quando uma dama, ilustre desconhecida, descarrega os seus incontidos hormônios, sobre ele, de forma injusta e estúpida, essa plateia chega à mesma conclusão?
    Pensem nisso!
    Arte é coisa muito subjetiva. Não se pode objetivamente avaliá-la! Eu, por exemplo, prefiro Humberto de Campos a Machado de Assis!
    Nunca escondi isso de ninguém.
    Nunca segui a maioria!

  20. marina disse:

    temos duas opções:
    pedir ao Diogo para contar mais uns segredinhos sobre o papo que teve, ou esperar pelo conto da Edna O’Brien.
    enquanto esperamos o Reinaldo, sejamos pacientes :)

  21. - disse:

    Ao tal “Papai Sabetudo” das 4:23 pm: dá uma conferida no Google antes de continuar na batida nacionalista: http://en.wikipedia.org/wiki/Edna_O%27Brien

    A mulher não é fraca não.

  22. Ida Lopes disse:

    Eu simplesmente abomino Chco Buarque desde a adolesc?ncia (lá se vão mais de 30 anos…); algumas de suas suas músicas, só nas vozes de outros cantores. É preciso uma grande falta de auto-crítica para subir ao palco e cantar tendo uma voz como a sua. Mas sabe o que é pior? É a classe média surda e burra, sempre responsabilizada por todas as misérias do país pelo Chico, pagando caríssimos ingressos, lotando teatros para ter seus ouvidos matratados por esse senhor. Depois de encher as burras ele vai para seu apartamento em Paris perpetrar mais um livro… que será insensado pela patota de sempre e comprado pela classe média que acha o máximo adorar Chico Buarque… Eta círculo viciado!

  23. Renato disse:

    Continua…

    4. Estão dizendo que, mesmo sendo uma fraude, compra quem quer. Mas, e os meus impostos? Estão financiando fraudes com meu dinheiro, para que todos possam ler um escritor mediocre e ouvir músicas de um compositor perdido na década de 70.

    5. Finalmente, será que é só a verba para eventos que sai dos meus impostos? E a compra de críticas favoráveis, será que não é feita também com verbas desviadas?

  24. Renato disse:

    Respondendo a alguns comentários:

    1. Tem gente perguntando “Quem é Edna O´Brien? Resposta: Escritora irlandesa com fama e idade suficientes para não precisar de propaganda sensacionalista.

    2. Tem gente dizendo que um estrangeiro não pode criticar um autor nacional. Quero viver num Brasil onde possa sim.

    3. Estão sugerindo que ela criticou o trabalho musical de chico. Devem ter lido um outro texto pois, pelo que li, ela só criticou sua falta de cultura e profundidade. Mas, já que deram a deixa, a última coisa boa que chico fez deve ter algumas décadas.

    (continua)

  25. Felipe disse:

    O chico é tido como o maior gênio da música popular e um grande escritor tal qual as profecias que se auto-realizam. Td mundo elogia, logo..todo mundo elogia, e no final nem se sabe bem o porquê.

    Não deixa de ser uma fraude ele ter sido alçado à fama literária se aproveitando de ser aceito como um fato de que ele é um gênio, e quem questiona isso se torna um herege, excomungado da igreja das pessoas bacanas..

    Na minha opinião: um bom compositor, péssimo cantor, ativista político da pior espécie

  26. marina disse:

    Edna O’Brien recebeu em maio de 2009 a mais importante honraria literária de seu país, a Irlanda, pelo conjunto da obra, das mãos de Seamus Heaney, ele, prêmio Nobel de Literatura.
    tendo escrito uma biografia de James Joyce em 1999 e uma de Lord Byron em 2009, Edna O’Brien é respeitadíssima e admirada com mais de 30 trabalhos publicados.
    no Brasil há “A Luz da Noite” e brevemente sairá “Byron Apaixonado “

  27. nivaldo alves disse:

    Acho a música de Chico datada. Fazia muito sucesso na época da ditadura. Com a redemocratização suas músicas ficaram chatas. E de repente vejo o cara que combatia a ditadura, apoiar o ditador Fidel Castro e assinar carta aberta de apoio a Hugo Chávez na época do plebiscito. Aí é demais. Como ficcionista Chico Buarque é um desastre. Li dois de seus romances: “Benjamin” e “Budapeste”. Como literatura, uma droga!

  28. Ísis disse:

    Chico pode não ser um grande talento da literatura, mas é da música, gosto muito do seu trabalho e não me considero uma pessoa pouco inteligente. Quanto a essa senhora O´Brien , sua obra está a anos luz dos grandes nomes da literatura mundial. Adicionalemente, se ela disse mesmo o que disseram que disse (vai-se saber…), mostrou-se de uma deselegância ímpar. Mas terá mesmo dito?

  29. Leon Noel disse:

    O comentário da autora irlandesa nos assusta porque aqui no Brasil todos estão habituados a um jogo de cordialidades recíprocas, que impede que haja verdadeira crítica. Aí quando aparece alguém de fora que ousa fazer churrasco de uma vaca sagrada é aquela gritaria. Precisamos apreender a ouvir críticas e discuti-las, e não reagir como macacas de auditório.
    Por outro lado, o “affair Tchico” indica outra deformação na qual somos especialistas. O sujeito é bom músico e isso o habilita a ser tido como um gênio, excepcional em tudo que faz. O cara era um bom humorista e apresenta um talk show, logo… é um romancista excepcional! Cada um que não vá além das suas sandálias.

  30. Incisiva disse:

    Rodrigo 2:00 PM, acertou na mosca!!!!
    Não é preciso ouvir uma palestra de Chico para saber que ele é uma fraude.
    Há muito, questiono essa esquerda bocó, da qual ele faz parte, que, quando, aos gritos estéricos pede liberdade, afaga e promove os sanguinários Castros de Cuba.
    Para tanta incoerência, precisa mais o quê?
    Apenas ser FRAUDE!

  31. luiz riogrande disse:

    Acredito que a escritora se referiu ao Chico autor de livros. Talvez seja uma fraude, não sei pois nunca li nenhum livro dele. Talvez se refira ao fato de ele se apresentar como um homem voltado para o bem dos homens e aceitar ao mesmo tempo as ditaduras comunas.
    Não se trata, obviamente, do compositor de excelentes canções, muitas das quais eu nem gostaria dado ao seu conteúdo ideológico, mas não se pode negar qualidade na criação. Isso acontece muito, caso do fabuloso payador argentino Atahualpa Yupanqui: ele criou uma poesia riquíssima baseada na vida rural gaúcha; no entanto, era comuna. Mas é excelente.

  32. Blogildo disse:

    Hahahahah! Não sei o porquê mas, não estou nem um pouco surpreso.

  33. AJS RJ disse:

    Reinaldo,

    Essa é para a “fraude” Chico, os comunas e esquerdopatas e os artistas e intelectuais comunas.

    “É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola…” [ Roberto Campos] .

  34. Theda Barra disse:

    Budapeste, o livro, é colossal bobagem na qual, por trás de um hermetismo pedante, um escritor medíocre tenta se esconder.
    Budapeste, o filme, é ainda pior, uma inenarrável bobagem na qual um roteiro horrendo tenta dar algum nexo a uma história que não tem nexo algum.
    Já achava tudo isso, mas tudo piorou ainda mais quando vi nesse tal o filme o senhor chico buarque de aruanda fazer uma ponta à la Hitchcock - nesse momento o vômito foi inevitável.
    Mas diante dessa abissal sandice, os bonequinhos do globo e suas derivações aplaudiram de pé.
    Bye bye Brasil, vou embora para a Bessarábia.

  35. Theda Barra disse:

    Budapeste, o livro, é colossal bobagem na qual, por trás de um hermetismo pedante, um escritor medíocre tenta se esconder.Budapeste, o filme, é ainda pior, uma inenarrável bobagem na qual um roteiro horrendo tenta dar algum nexo a uma história que não tem nexo algum.Já achava tudo isso, mas tudo piorou ainda mais quando vi nesse tal o filme o senhor chico buarque de aruanda fazer uma ponta à la Hitchcock - nesse momento o vômito foi inevitável.Mas diante dessa abissal sandice, os bonequinhos do globo e suas derivações aplaudiram de pé.
    Bye bye Brasil, vou embora para a Bessarábia.

  36. IPS disse:

    hbvasconcellos disse:
    julho 12, 2009 às 1:26 pm
    Olha, acho que crítica foi exclusivamente em cima do escritor Tchico. Ponto. Não tem por que essa senhora se pronunciar sobre letras de músicas de um artista popular brasileiro. Ela não o conhece como tal. Como escritor, me parece que a crítica foi pelo fato de ela não ter percebido nele requisitos que considera essenciais a um escritor - conhecimento literário em profundidade, profissionalismo ou extremo dom natural. Eu acho o Chico um memorável talento natural poético-popular; excelente fazedor de belas letras do cancioneiro; dai a ser POETA ou intelectual strictu sensu já é um exagero e como pensador político então é um desastre jurássico.

  37. Papai Sabetudo disse:

    Está explicado. Como escrevi na outra mensagem: “Fogueira das vaidades!”
    Para tudo no mundo existe uma resposta, uma explicação. Não me conformava em ver que a desconhecida dama soltara os cachorros no Chico.
    Ela viera lá do fim-do-mundo para a Flip, em Paraty, e se vira ameaçada por um colega que ela se recusa em admitir como tal, pois, segunda ela, se trata de uma fraude.
    E, a que se deve toda essa fúria contra o nosso festejado Chico?
    Ela se espantou com sua empáfia! Tá explicado!
    Não precisa dizer mais nada!

  38. Yara Chiara disse:

    Gostei do livro “Estorvo”. Gosto das músicas de Chico Buarque e, pelas entrevistas a que assisti, ele me pareceu uma pessoa de jeito simples e trato agradável. Mas concordo com o Diogo.

    Há certo fanatismo, de viés político e movido a batucadas, que celebra não a cultura como dado universal, mas a aura de um autor específico, às vezes em detrimento de outros cujo mérito artístico é grande, mas que não se encaixam na metafísica política vigente.

    Diogo argumenta, parece-me, que Chico só se torna Tchico por meio de certa elite cultural e que, portanto, Tchico fala muito mais a respeito do Brasil do que sobre o próprio Chico. Tchico revela a sociedade que produz esse e outros mitos.

  39. Papai Sabetudo disse:

    Não sei quem é essa tal de Edna O’Brien. O que a torna “festejada”? O que se pode dizer com toda segurança é: Ela é uma grande de uma descortês. Como se pode ser tão grosseiro? Não quero entrar no mérito da coisa, mesmo porque ela própria pode se tratar de uma fraude.
    Mas, vejam: como se explica um convidado vir a uma festa literária na terra do “anfitrião” e, gratuitamente, dizer tamanhas grosserias? A troco de quê? Seria, o Chico, um seu desafeto? Teria o mesmo recusado um assédio dela? É preciso que se averigue isso. Há outros questionamentos a se fazer: como ela chegou a essa conclusão? O que a credencia como dona da verdade?
    Eu creio que tudo não passa do que se chama de “fogueira de vaidades”.
    … Cada uma!

  40. Adriano disse:

    Como ja é conhecido de todos, principalmente de politicos e aproveitadores: A massa é burra! … CHICO sempre foi p mim uma grande fraude , um embuste com uma voz horrivel e a visão politica de uma TOUPEIRA… assim… uma Vera Fischer dos verdadeiros atores…

  41. Pinheiro disse:

    Chico Buarque é daqueles que fez pacto com o diabo, pois utiliza sua fama para enaltecer o mal. O comunismo foi nefasto no mundo, causador de milhões de mortes. Não quero saber de sua música e de seus livros. Devemos calar a voz do diabo.

  42. Rodrigo disse:

    Para alguém com conhecimento de algo, descobrir uma fraude é relativamente fácil. Ela não disse que Chico era ruim como escritor mas fraude no geral. Isso significa que durante o pouco que ele falou, suas frases se contradiziam intelectualmente. Exemplo simples? Falar de luta pela liberdade e defender Fidel. Não é preciso ouvir mais do que isso para saber que a pessoa ou está enganada intelectualmente (e portanto tem créditos que não deveria ter) ou age de má-fé. Pegue a obra inteira do Chico, e tire as obras baseadas em ditadura e que foram sucesso por isso e tente achar alguma que ele compôs sem ser baseada em outra, dessas pense quais foram realmente boas. Ser bom é diferente de ótimo.

  43. hbvasconcellos disse:

    Reinaldo,

    Li todos os livros do Chico, incluindo o último, Leite Derramado. Realmente ele não é um grande escritor. Ponto.
    Agora, vamos respeitar o grande músico e letrista que ele é.
    O Chico está longe de ser uma fraude.
    Não devemos nos nivelar com a “esquerda”petista ou similar.
    Há que se respeitar os contrários.

    Abs

    HB

  44. Regina disse:

    Cada linha escrita pelo Diogo nesse domingo me fez dar gargalhadas. Me dobrar em gargalhadas. Ele é um gênio.
    E apesar de amar Chico Buarque, há anos venho questionando: onde está a inspiração das letras que tanto questionaram a ditadura (que perto do que temos hoje mais parece ditabranda…)? Porque ele não canta contra as máfias do congresso, do tráfico, da corrupção, do enriquecimento ilícito, do mensalão, dos atos secretos, da política que temos aí?
    O tempo passou na janela e só o Tchico não viu…
    Diogo é um gênio. Ele é genial. ADORO Diogo Mainardi.

  45. Alan Sam disse:

    (continuando)

    Então, fica uma pergunta para você(s). Esses “proletkults” são efeito da máquina de celebridades úteis ou são apenas uma fatia de mercado?

    Chico Buarque seria cultura rasteira em outros países, como aqueles livretinhos pornográficos de banca de jornal, mas sempre há quem compre.
    No final das contas, compra (assiste, lê, aplaude) quem quer, não é?

  46. Mané disse:

    Para um sujeito que foi perseguido pelo regime militar, apoiar a ditadura cubana é simplesmente mau caratismo explícito. Ditadura de esquerda pode, ditadura de direita não pode. Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Queria entender.

  47. Alan Sam disse:

    Reinaldo,

    Vai ver o Proletkult, que colocou o fracassado Eisenstein a dirigir filmes de pura propaganda, teve também um dos seus tentáculos por aqui.
    Mas isto pode se explicar de outra forma: estão colocando amadores para comer fatias de mercado simplesmente pelo seu “potencial”. Então, vê-se Oscar (mão santa) dando palestras, atores fazendo reportagens, medíocres cantando na TV (Susan Boyle) e todos aplaudindo.

    (continua…)

  48. Leonardo Diniz disse:

    Reinaldo,
    O Tchiko tem, ou teve, algum talento como poeta e compositor. É só. No geral, é uma dessas enganações bem sucedidas entre nós. Além disso, aquela vozinha de taquara rachada dele é de encher o saco de qualquer cristão.
    Já a Sra O’Brien confirma a fama das irlandesas: não tem papas na língua. Melhor assim, mas deviam tê-la avisado que aqui, entre nós, há pessoas “que não são comuns” e, por isso, não devem ser criticadas.

  49. Abreu disse:

    Reinaldo,

    Só para não variar, encontram-se comentários “no mínimo” muito didáticos e inspiradores neste blog. No entanto, é necessário destacar aquilo que, neste post , disse o leitor Antonio Ahmed Jamal em julho 11, 2009 às 4:19 pm — que me parece uma excelente resenha.
    Tomo a liberdade de ressaltar e recomendá-lo a quem não tiver prestado a devida atenção.

    Saudações

  50. Jussarará disse:

    Chico é o seu flor e a suas duas mulheres ele escrevia sobre as qualidades de uma mas ele pensava era na outra.A Democracia lhe dava o aspecto respeitável de pai do ano mas ele se deitava mesmo era com a esquerda.Chico a menopausa lhe cai bem!

  51. BOB disse:

    ELA DIZ ISSO PORQUE NÃO TEVE DE CONHECER O GRANDE PAULO COELHO, QUE APESAR DE ANALFABETO FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, CONDECORADO POR GOVERNOS ESTRANGEIROS, E COSTUMA TOMAR CHÁ COM RAINHAS E PRINCESAS MUNDO AFORA.

  52. Donata disse:

    Tenho dois orgulhos, entre outros maiores na vida:

    Nunca li Chico Buarque;
    Nunca votei no PT.

  53. Pão com Manteiga disse:

    E em que parte do artigo Diogo questionou o Chico compositor?

    Ele questiona o Chico escritor, como nessa passagem deliciosa: “Eu já resenhei um romance de Chico Buarque: Benjamim. Nele, um homem à beira da morte relembra o passado, misturando realidade e sonho. Em Leite Derramado, seu último romance, um homem à beira damorte relembra o passado, misturando realidade e sonho.”

    Como já disseram aí, Chico é bom compositor, mau escritor e cego em política.

  54. mineirinha: Chico passou com a própria banda e só cego não vê. disse:

    Afinal ela queria o quê? Que vagabundo trabalhasse? Que quem “vive-de” gastasse fosfato com leituras de fôlego? Que quem produz para um público cativo e escravizado precisasse cuidar do próprio espírito? Ledo e justo engano de quem leva a sério escrevinhadores produzidos pelo establisment.

  55. Dacem disse:

    Reinaldo

    Em Florianópolis o ingresso para ver o Caetano Cavernoso é R$ 120,00 a R$ 180,00. Imagine o lucro que dá somando aí a verba oficial (dinheiro nosso. Inclusive daqueles que não podem pagar tal ingresso). Viva os esquerdistas festivalóides oportunistas. Viva o Lula que, na rasteira de suas imundícies, aspirou as ratazanas dos esgotos.

  56. AJS RJ disse:

    Chico! seu comuna. vai morar em cuba com seu com seu ídolo ditador fidel e não encha mais o nosso saco com suas besteiras. O senhor calado é mais esperto.fraude.

  57. antoni martini disse:

    O ‘fenômeno’ literário Tchico Buarque sempre me horrorizou. Mas quem ajuda a criar esse monstro é a nossa imprensa cultural, quase sempre subserviente às grandes editoras, em especial a Cia das Letras. Tchico é um cara que abre a boca para dizer que ‘escrever é uma chatice’ e a grande imprensa reproduz essa frase idiota com destaque, como se ele anunciasse a fórmula da bem-aventurança. O Milton Hatoum é outro embuste. Li o romance Dois Irmãos e quase vomitei de tão ruim que é. Mas há pelo menos quatro ou cinco jornalistas dispostos a abencoá-lo como o maior escritor brasileiro conemporâneo. Enfim, tristes trópicos, tristes tempos…

  58. Chico Barraco de Umbanda disse:

    Isso aqui, de vez em quando, parece um tribunal da Inquisição comandado por Reinaldo Torquemada. Tem até gente que baba no teclado pela aprovação da ideia da incompetência literária de Chico.

    O cara é ruim escrevendo? É, mas e daí? O cara faz o que quer porque tem quem compre. Não pode é misturar as coisas, chamar o Chico de fraude ou de estrupício.

  59. Paulo X disse:

    Os idiotas que, como sempre, questionam quem é a escritora, saibam que ela é uma das grandes autoras contemporâneas da Irlanda (país que vem produzindo, na minha modesta opinião, alguns dos melhores escritores em Língua Inglesa, começando por Jonathan Swift).

    Seu primeiro livro foi PUBLICADO quando Tchico ainda era um pivete. Portanto, ela TEM SIM credenciais como escritora para criticar quem quer que seja.

    Então, idiotas úteis, idiotas da unanimidade burra, antes de perguntarem “quem ela pensa que é para criticar o meu ‘ídalo’”, perguntem-se se essa “obra literária” não é apenas fruto do capricho de um compositor não mais que razoável já em fim de carreira…

  60. CHAPECÓ disse:

    Ao sr. Kirk: Quem generaliza,demonstra ignorância.O usa do têrmo-gentalha- é bem próprio de madames incultas e pessoas que falam sem pensar.Gostaria que o nobre participante não generalizasse,pois sou ateu e detesto o comunismo.E tenho quase certeza que o meu amor pelo próximo não é menor do que o seu.

  61. anônimo disse:

    Ainda tem gente que leva o Tchico a sério?
    Empáfia de palpiteiro metido a dono da verdade.

  62. anônimo disse:

    Quem fala do que não entende é charlatão. Simples assim. É isso aí, Edna O’Brien! Quem sabe sabe. O caso de Chico Buarque é ainda pior, pois é fraude militante.

  63. mac disse:

    A sentença de Esna O’Brien só serviu, na prática, para ativar a coceira de quem não gosta de Chico Buarque!!
    Por isso o Diogo Mainardi, que faz questão de ser do contra em tudo, só para chamar a atenção, ficou todo elétrico e babando de felicidade, pois achou o pretexto para mandar o insulto da semana!
    A escritora Irlandesa apenas deu uma opinião.
    Não significa que ela esteja certa!!
    Chico é muito inteligente e já conquistou o seu lugar na história da música e da literatura brasileira. É fato!
    Mas quem não gosta dele tem o direito de espernear e rolar pelo chão!!

  64. sempre preocupado disse:

    Boa notícia que os estrangeiros começam a ver o Brasil com olhos mais realistas. Na Europa também começa a cair a máscara da nossa anta. Parabéns a Diogo e a você, que sempre procuram desconstruir mitos pseudo-intelectuais. Acorda Brasil!

  65. marina disse:

    a platéia é inculta, presa fácil.
    o país é inculto, deslumbrado com os holofotes.
    cheio de atores medíocres e autores com plumas de pavão.

  66. Kirk disse:

    ” Fabio disse:
    julho 11, 2009 às 8:55 am
    É, tem mesmo alguma coisa errada com um autor que não percebeu até hoje que Cuba é uma ditadura.
    Uma fraude Justifica a outra.”

    NA MOSCA!!!

    Subscrevo!!!Parabéns!!!

    PS:NUNCA gostei dessa gente,simpática e apoiadora que é do ateísmo/esquerdismo,representado,ideologicamente,pelo movimento ateísta,feminista,abortista etc;além do marxismo/socialismo/nazismo/comunismo…Essa gentalha não presta mesmo…Mas há os loucos que a estima,hehe!!!POR QUE SERÁ,NÉ?!

  67. Ênia disse:

    POXA , FINALMENTE APARECEU ALGUEM QUE RECONHECEU QUE O CHICO NUNCA PASSOU DE UMA FRAUDE , COISA QUE EU SEMPRE SOUBE

  68. Ubiratan Olivério disse:

    O Tchico escritor é horrível. Quando eu era secundarista li Fazenda Modelo e achei aquilo horrível, uma pseudo-fábula totalmente previsível, depois que ele resolveu escrever profissionalmente a coisa piorou, o li Estorvo e parei por aí.

    Como compositor nos tempos da ditadura ele tinha seu valor, mas quando a ditadura caiu ele ficou sem assunto e sua produção musical também foi por ladeira abaixo.

  69. Kirk disse:

    Caro Reinaldo e demais amigos direitistas,conservadores,cristãos etc,vejam esta SENSACIONAL notícia:

    “MUSEU SOBRE O COMUNISMO É INAUGURADO - MUSEUM ON COMMUNISM IS INAUGURATED!
    Graças a Deus, pessoas de capacidade e benevolência cristã, construiram e inauguraram em Nova York o Museu Global Sobre o Comunismo, ou Global Museum on Communism. O museu vem a trazer a público todas as atrocidades do sistema anarquista fundado e imposto por embaixadores do satanismo, os donos do sistema bancário e das guerras, os illuminati. Que o mesmo seja repetido em todo mundo! O sítio eletrônico do museu é http://www.victimsofcommunism.org/.

    Fonte: http://alingua.blogspot.com/

  70. wilson disse:

    Melquior vivo já dizia aqui no Brasil temos que parar a mania que
    cantor e compositor é intelectual.
    O artista CB é otimo, mas quando resolve delirar literatura cruz
    credo!

  71. Estou de olho disse:

    A tropa de choque Renan/Sarny/Mercadante estão querendo misturar o DEM com suas roubalheiras no Senado. Esse Metralha que é apontado como homem ligado ao antigo PFL é pessoa extremamente ligada a família Sarney, especialmente a sua filha Roseana. Amigo pessoal de Antonio Martins,assessor jornalístico De Roseana no Senado.

  72. SCHEISE disse:

    Daí sua identidade com a PTralia e com Lula.
    Ambos são ilusionistas

  73. rocket disse:

    Talvez esteja esclarecido o silêncio de Chico Buarque. Depois de tanto endeusar Lula e seus petralhas, calou-se misteriosamente. Tinha mêdo de ser desmascarado. Será que Chico vai cantar novamente que “você não gosta de mim, mas sua filha gosta”?

  74. A ética do PT é Entregar o Brasil ao comunismo! disse:

    Rei,

    Zé (da) Laia (deles) não quis saber de se encontrar com Michelleti na Costa Rica porque foi “proibido” por Hugorila Beiçola Chávez.

    http://www.elheraldo.hn/Especiales/Honduras%20en%20contra%20de%20la%20ilegalidad%20del%2024%20de%20junio%20de%202009/Ediciones/2009/07/11/Noticias/Chavez-regano-a-Zelaya-por-haber-aceptado-dialogo-con-Micheletti

  75. Cavallieri disse:

    Só mesmo Diogo pra ter a coragem de encarar unanimidades.
    Chico é ótimo como compositor, ruim como escritor e péssimo em opiniões políticas.
    Mas como Caetano, Gil e outros se dá ao direito de se meter em tudo, mas sempre que possível com uma verbinha oficial ou petraoficial.

  76. Sergio G disse:

    CHICO É UMA FRAUDE!!!

    CHICO É UMA FRAUDE!!!

    CHICO É UMA FRAUDE!!!

    Que bom que não estou mais sozinho!!!

  77. André-sp disse:

    Tinha que vir alguém lá da /Irlanda dizer isso… hehehe

    Até que enfim disseram a verdade sobre o “intelequitual” vermelhóide!

  78. Dacem disse:

    Reinaldo

    Pois é, Reinaldo. Amanhã teremos a máquina mortífera rolocomprenssando o Grêmio de Porto Alegre. Como disse o gaúcho ” mas bah, bagual, e onde é que eu pincho o queijo, tchê ?”
    Um fato acredito que temos que dar a mão à palmatória : O reinado do Energúmeno Mor desvelou antas e mais antas. Aquela aura que, alguns autointitulados artistas, tinham, já foi. Vamos aguardar uma safra boa de cabeças boas. Em matéria de bons músicos, escritores, atores, etc., o Brasil é pródigo. Viva a Liberdade !

  79. J A Valente disse:

    Fraude, fraude, fraude …

    Todos os endeusados pela imprensa brasileira, políticos, artistas, diretores e intelectuais.

    Eu já sabia!

  80. Luiza disse:

    Eu não entendo essa idolatria por Chico Buarque.
    Pra particiar de alguns programa faz um monte de exigencias.
    Se acha o rei da cocada preta.
    Não veja nada demais nele, fala sempre gaguejando, não se entende nada do que diz. Uma dicção horrivel.
    Infelizmente na minha familia tem os admiradores dele. A minha mãe que te 60 anos é admiradora desse estrupicio.

  81. Marcos disse:

    Finalmente alguém fala alguma coisa realista desse tal Chico Buarque. Só em um país como o nosso uma pessoa como Chi Buarque é considerado um “gênio”. Dez. Parabéns.

  82. Fm disse:

    Não é possível que você que considere Chico Buarque um ignorantão em literatura também, considera?

  83. naldig disse:

    Gente!! Até o poeta da Mangueira? Confesso que gosto da contextualização da música/poesia de Chico. Mas, em banânia tudo é possível! Até vampiro vegetariano!!!!

  84. anônimo disse:

    Bendita seja, Edna O’Brien! Que esse sociopata do Chico Buarque seja finalmente tomado pelo que realmente é. Oxalá, pudesse ser desmascarado cada eminente charlatão deste país.

  85. Heitor disse:

    Ainda bem que O’Brien não pediu para a polícia acabar com a batucada, ela iria passar a madrugada na delegacia depois que o policial solicitasse um abaixo-assinado de mais pessoas incomodadas e depois de ouvir que o policial não tem decibelímetro para comprovar o barulho. Ainda diriam para ela que precisa procurar o promotor de justiça porque bandido tem advogado. Ela também iria ouvir que precisa mudar para um local mais calmo. Talvez ela também ouvisse que o delegado não pode atendê-la pois há uma rebelião no presídio feminino. A lei diz que quem perturba a tranqüilidade deve ir para a cadeia, mas o policial metido a juiz diria que não adianta nada, pois é crime de menor potencial ofensivo

  86. Emily disse:

    Outro comentário (o problema é o novo limite de caracteres): no último dia da Flip, vários autores leram textos de seus autores preferidos. Uma irlandesa, acho que o nome é Anne Enright, leu o final do conto de James Joyce - The dead - do livro de contos - Dubliners. Foi uma sorte eu ter acompanhado essa leitura - não escutei os outros autores. E quero mais uma vez agradecer, porque foi você quem me fez reler esse conto maravilhoso e descobrir que, apesar de Finnegan’s Wake, James Joyce foi um escritor espetacular. Infelizmente ainda não consegui ver o filme de John Houston, mas espero um dia encontrar um DVD - gosto de John Houston e só imagino a beleza que ele não criou com essa história.

  87. Emily disse:

    Não conheço Edna O’Brien, nem li os seus livros. Mas li que ela é irlandesa, e a Irlanda é celeiro de boa literatura. Em todo caso, muio me admira que ela faça um juízo tão categórico a respeito do trabalho de Chico Buarque. Não li todo o artigo de Diogo Mainardi -não sou assinante da Veja e sempre me enredo toda na hora de me identificar como leitora online. Mas em que ela se baseia para dizer que o Chico é uma fraude? (O julgamento é terrível - ela não diz que ele é ruim, mas que ele escreve de má fé.) Ela se baseia apenas no que ele e Milton Hatoun falaram? Nesse caso, me desculpe, mas a má fé é dela.

  88. Antonio Ahmed Jamal disse:

    Faz muito tempo, cheguei à conclusão de que o Brasil, apesar deste tamanhão todo, não passa de uma ilhota isolada do mundo. Vivemos entrincheirados em nossos egos, achando que os nossos valores são os melhores do mundo, e que outras culturas e povos devem se curvar ao nosso jeitão fútil e leviano de ser, caracterizado no samba, no carnaval e no futebol, como se estas coisas fossem os fatores fundantes da sociedade brasileira. Apesar de nunca termos dado nenhua contribuição cultural à humanidade, seja na ciência, na literatura, na filosofia e na religião etc, ainda assim, na maior cara de pau, nos achamos o máximo. Não é à toa que um indivíduo como Lula veio a ser presidente.

  89. Alexandre disse:

    A Sra. O’Brien desmascarou dois de uma vez.

  90. Alexandre disse:

    Já estou vendo as viúvas de Tchico protestando:
    “_Quem é esta mulher? Quem ela pensa que é?
    Tal mestre, tais discípulos.

  91. Marcelo Scotton disse:

    Este artigo nos lembra o Mainardi dos bons tempos! Espetacular!

  92. Cidadão disse:

    É só investigar que encontrarão outras contas do sarnento no exterior. Não tem mais jeito, a lata de lixo foi destampada, este congresso está morto.

  93. Cezar Fittipaldi disse:

    Desculpe a ignorância….mas quem é Edna O’Brien? Posso não concordar com a visão política de Chico, mas li 3 dos seus livros, sou fã de sua música, e acho a palavra “fraude” extremamente pesada e inoportuna. Concordo com muito que Reinaldo e Diogo falam….mas ouvir uma pretensa crítica a falar de alguém que conhece há uma semana - numa avalição subjetiva e prematura, me parece colonialismo cultural.

  94. Antonio Gatti disse:

    Chico Buarque foi uma das maiores decepções da minha vida. Na adolescência (70s) era o nosso porta-voz, o poeta corajoso que desafiava o poder e cantava contra a opressão e pela liberdade de pensamento… Então, um dia, ele assinou uma carta aberta de apoio a Fidel que mandara executar cidadãos cubanos que também lutavam pela democracia e pela liberdade de pensamento. Para mim, Chico morreu naquele dia. Parei de ouvir seus discos (tenho todos), parei de ler seus livro (confesso que lia com alguma reserva) e parei de me emocionar com o que ele dizia. O encanto se foi. O pior é que tem de ser alguém de fora para desmascarar essa corja. A gente não consegue.

  95. Le Cafard disse:

    Mas que maravilha! Diogo Mainardi falou o que há muito está engasgado na garganta de muita gente decente. Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Elis Regina, dentre outros aproveitadores, estão há muito enganando a gente brasileira, boba que é, ou faz questão de ser. Gente com talento indiscutível, do naipe de Tim Maia, Simonal, Jair Rodrigues, Zé Rodrix, dentre outros notáveis, continuam a ser permanentemente defenestrados da mídia, no geral. Eles, os incensados de araque, são plenamente dispensáveis!

  96. Alvaro disse:

    E as obras primas musicais, seria uma ilusao auditiva, manda esta tal Edna sei la o que, arranjar outro jeito de querer aparecer.

  97. Nilton disse:

    Xiiii…

    Coitado do Diogo. Cutucou o maior ícone da nossa “intelligentsia”. Vai ser vítima de abaixo-assinados, artigos indignados, vitupérios mil:

    Chico uma fraude? Quem é essa “gringa”? Só pode ser o produto de uma cultura elitista, branca e europeia. Gente que não reconhece o valor de outras culturas….patati…patatá…

    Vai ser engraçado à beça!

  98. Abreu disse:

    Criticar arte não é uma tarefa tão difícil, desde que o crítico possua estofo, cabedal. Ainda assim, muitos que o possuem, às vezes derrapam, por questões de preferência. Isto, aliás, parece inexorável, como “defeito” inato aos çerezmanu.

    Mesmo gostando da música do “T”Chico, eu também o acho uma fraude política, porque, se ele de fato praticasse aquilo que canta, jamais se diria admirador do coma andante Fidel, enquanto refrescadamente toma seus drinques à beira das piscinas dos mais ricos hotéis ao redor do planeta.

    Se o “T”Chico, assim como o Bono e outros não fossem mesmo uma estrondosa fraude, exerceriam suas militâncias em Havana, comendo, bebendo e vivendo como os nativos

  99. Fernando disse:

    Também não sou um admirador de Chico Buarque….

    Mas o Sr. Mainardi forçou a barra ao usar a opinião de uma pessoa de pouca expressão para dar confiabilidade ao seu artigo.

  100. Pablo disse:

    Nunca li Edna O’Brien, mas em compensação também nunca li Chico Buarque. Recentemente, minha filha comprou, na feira do livro de Ribeirão Preto, um exemplar de Leite Derramado, do Chico Buarque. Ela também foi enganada, (apesar de meus avisos) pois, estudante de música que é, achou que o escritor era tão bom quanto o compositor. Mas se arrependeu a tempo. Felizmente a fraude literária de Chico é menos perniciosa ao país do que todas as outras que nos assolam atualmente: a eleitoral; a acadêmica; a legislativa; a jornalística; a cultural….

  101. A ética do PT é Entregar o Brasil ao comunismo! disse:

    COMO FUNCIONA A DIFAMAÇÃO COMUNISTA

    Honduras, Cuba e o Caso MONTANER

    Fica muito claro entender a origem e como funciona o “Método PT” de sujar e destruir reputações.

    Leiam aqui:
    http://www.diariolasamericas.com/news.php?nid=81041

  102. Moacir Schmidt disse:

    Chico Buarque pode até ser uma fraude literária, mas sua importância musical é inquestionável. Lamentável ver Diogo usando os mesmos artifícios petistas de demonização de biografias.

  103. Nobelda... disse:

    Dona Edna entendeu tudo de uma só vez.
    E ainda percebeu o efeito da batucada no evento. Eles gostam de misturar batuque nos eventos. Dizem que é um difusor cultural…! Pelo menos na minha cidade fazem isso!

  104. Altafé disse:

    o “Tchico” perde, realmente, tempo ao escrever livros. Bastaria ele publicar, em livro, o conjunto de letras de suas músicas, para se consagrar como escritor. Mas daí a ser chamado de fraude, por ter escrito livros (que não li e nem vou ler), é, naturalmente, uma tentativa de chamar atenção às custas de uma declaração, esta sim, “empafiosa”. Só quem não acompanhou a trajetória do Chico poderia adjetivá-lo dessa maneira. Talvez a Dona Matronao’brien fique braba porque ninguém nunca a leu, e porque seu país não tenha batucadas e só marchas fúnebres.

  105. luiz disse:

    Olha, como ouvinte de musicas de Chico, acho a maioria irretocáveis, algumas lindissimas, de verdadeiras inspirações. Mas o Chico escritor, não posso falar pois nunca li nenhum livro dele, o que não entendo é como uns escritores como Paulo Coelho,o próprio Chico, são considerados referencias em literatura, só posso acreditar que é exatamente para criarem polemicas e exercitar em nós a indignação do falso, do embuste, da celeuma mediocre. Enfim… ! Grande Mainardi, por você é que fico sabendo dessas insólitas cenas. PS. Eu já passei pelo batuque noites adentro. Traumatiza.

  106. Mendes disse:

    Olá, Reinaldo, se você olhar com cuidado na tela, verá um sujeito (eu) com um cartaz, como os torcedores de time de futebol, onde está escrito: “Eu já sabia”. Um grande beijo para a Edna O’Brien. Ela avisou que o rei estava nu. Realmente, Chico é uma fraude e isso só se explica pelo fato de, no Brasil, qualquer escritorzinho de m… que apoiar Lula e Fidel é tido como um grande escritor. Triste país este! Como “eles dizem”, a luta continua. Um grande abraço.

  107. Heitor disse:

    Chico Buarque nunca me enganou, nunca o achei um gênio ou grande conhecedor de algo. Era apenas um bom compositor e péssimo escritor. Se os bobocas se encantam com algo mais que ele diz que tem, problema deles.

  108. Gaucho disse:

    A mim ele nunca me enganou, e até seu talento como músico é de questionar! ô musiquinhas chochas.

  109. Dante, disse:

    “DEUS É GRANDE, E ALAH É O SEU PASTOR!”

    De fraude em fraude, cada Marmota que agacha deixa a bunda de fora! Vejam, abaixo, outra marmotice, esta da múmia cubana, de hoje:

    “Se o presidente Manuel Zelaya não for reintegrado a seu cargo, uma onda de golpes de Estado ameaça varrer muitos governos latino-americanos, deixando-os à mercê dos militares da extrema-direita”, disse Castro em um artigo publicado no site Cubadebate.”

    Xiiiiiii, o barco começou a “dar àgua”, e pelo visto, a correria já começou. Claro, todos para as Ilhas Caiman! (…nem que seja a nado, né companheiros?) E os sarneys, que se f…

  110. Tia Cê disse:

    Até que enfim esse amante de Fidel Castro está sendo desmascarado.

  111. Ataide disse:

    Só de ler o começo, já vi que é um daqueles textos do Mainardi que se tem que guardar na cabeceira da cama… Ufa! Esse cara é abençoado por Deus.

  112. Monner disse:

    Chico como compositor e cantor apresenta qualidades. Como escritor? Não sei. Edna precisa conhecer também “grandes” como José Sarney (maribundos de fogo) e Paulo Coelho (outro embuste) posam de escritor. Impressionante como o segundo consegue enganar tanta gente em tantos lugares. Já tentaram ler alguma coisa dos dois? Abandonei nas primeiras páginas…

  113. CIDEVAL disse:

    Na verdade, sao os Chicos, os Caetanos, os Gils e outros que sendo bons musicalmente, se enveredam por caminhos que nao tem tanta afinidade. Alias, aposto que havera o rumor de milhares de brasileiros indignados com a acertada declaracao da Edna O’brien. Ter sucesso no meio artistico, normalmente faz com que as pessoas se tornem idolos. No Brasil, se tornam santos infaliveis, que podem se pronunciar como autoridade sobre todos os assuntos, incluindo e’ claro, politica, literatura, futebol, etc.
    Cada macaco em seu galho, popular e sabio proverbio.

  114. Fabio disse:

    É, tem mesmo alguma coisa errada com um autor que não percebeu até hoje que Cuba é uma ditadura.
    Uma fraude Justifica a outra.

  115. j.freire disse:

    Reinaldo,
    até que enfim apareceu um para afirmar o que eu sempre disse.
    Esse poeta, que fez boas músicas em tempo remoto agora, nãofaz mais. O que houve? A inspiração acabou ou quem fazia suas músicas não existe mais? Realmente, é uma fraude. Também, como a maioria dos petralhas, não poderia ser diferente.

  116. amp disse:

    Pena, Chico Buarque é mais uma jabuticaba brasileira que azeda… não?

  117. Carlos Rocha disse:

    Havia uma “estória” na época da ditamole que o tchico era uma fantasia da esquerda, que ele jamais compôs música nenhuma. Na realidade, vários autores escreviam e ele assumia a autoria. Será?
    Parece que algo novo está a surgir. O que será?

  118. Marcos Valadares disse:

    Fico aliviado em saber que outras pessoas tambem podem perce
    ber a fraude neste artista…Não acho que seja a intenção dele..
    mas a culpa é dos fãns, que o consagram como um Deus.. Há
    muito tempo me sinto frustado por não ver nada disto nele.. Adorar o CHICO é como passar um atestado de cultura e bom nivel
    intelectual.. Por isto me sintia frustado…não vejo assim..
    O ultimo livro dele é muito pobre literalmente…
    Ainda bem que não estou sozinho..

  119. Luck disse:

    Viva e imprensa livre!!!!!!!

    Na imprensa livre, as pessoas têm o direito, até, de criticar o artista da unanimidade.

    Luck

  120. Chico Sales disse:

    É uma fraude sim !! Esse país vive sob a era da fraude, do filme ! Vivemos numa grande novela onde tudo é ficção ! O povo adormece sob a enganação e o que se passa sob suas vistas são pura fantasia ! Um jogador num meio da multidão é um fenômeno, outro imperador, um ladrão descarado é senador, um bando passa a ser aloprados, um grupo de exurpadores são chamados de mensaleiros e por aí vai ! Aqui os crimes bárbaros passam e são esquecidos. As corrupções idem ! Tudo fica que nem novela que no primeiro momento espanta e ao surgir a próxima, tudo se esvai, acaba, se esquece. Algumas vezes vemos coisas do tipo: vale a pena ver de novo e pouco tempo depois THE END.

  121. Anonimo disse:

    Também havemos de convir. Até para ingressar em curso superior, leia questão 02 da Unesp, http://media.folha.uol.com.br/educacao/2009/07/05/unesp_prova_conhecimentos_gerais.pdf, o sujeito tem ser ser expert em adulterar gasolina.

  122. esquilo disse:

    A mascara plantada pelos comunistas sempre caem. A mentira tem pernas curtas. Eles todos sao uma fraude, sao fabricados como genio, sábios,etc… e nao sao nada.Um bando de burros e metidos a intelequituais… Kakakaka……………..
    E´tao gostoso ver eles sendo desmascarados!

Escrever um comentário



Powered by WP Hashcash


 
  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |