Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma na ONU: nada comparável desde o sapato de Krushev. Ou: A estupidez como categoria de pensamento

Por: Reinaldo Azevedo

A presidente Dilma Rousseff certamente considerou que o ridículo a que submeteu nesta terça o país não era o suficiente. Resolveu então dobrar a dose. Como sabem, a nossa governanta censurou ontem, em entrevista à imprensa, os EUA e países aliados pelos ataques às bases terroristas do Estado Islâmico.

Dilma, este gênio da raça, pediu diálogo. Dilma, este portento da política externa, quer conversar com quem estupra, degola, crucifica, massacra. Dilma, este novo umbral das relações internacionais, defende que representantes da ONU se sentem à mesa com mascarados armados com fuzis e lâminas afiadas. Nunca fomos submetidos a um vexame desses. Nunca!

Nesta quarta, no discurso que abre a Assembleia Geral das Nações Unidas, uma tradição inaugurada em 1947 por Oswaldo Aranha, Dilma insistiu nesse ponto, para espanto dos presentes. Os que a ouviam certamente se perguntavam: “Quem é essa que vem pregar o entendimento e o diálogo com facinorosos que só reconhecem a língua da morte e da eliminação do outro?”.

Houvesse uma lei que proibisse o uso de aparelhos públicos internacionais para fazer campanha eleitoral, Dilma teria, agora, de ser punida. Sua fala na ONU foi a de uma candidata — mas candidata a quê, santo Deus? A presidente do Brasil desfiou elogios em boca própria, exaltando, acreditem, suas conquistas na economia, no combate à corrupção e na solidez fiscal — tudo aquilo, em suma, que a realidade interna insiste em desmentir.

Não falava para os que a ouviam; falava para a equipe do marqueteiro João Santana, que agora vai editar o seu pronunciamento de sorte a fazer com que os brasucas creiam que o mundo inteiro se quedou paralisado diante de tal portento, diante daquele impávido colosso que insistia em dar ao mundo uma aula de boa governança. Justo ela, que preside o país que tem a pior relação crescimento-inflação-juros entre as dez maiores economias do mundo.

De tal sorte fazia um pronunciamento de caráter eleitoral e eleitoreiro que, numa peroração em que misturou dados da economia nativa com um suposto novo ordenamento das relações internacionais, sobrou tempo para tentar faturar com o casamento gay. Afirmou: “A Suprema Corte do meu país reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo, assegurando-lhes todos os direitos civis daí decorrentes”. É claro que queria dar uma cutucadinha em Marina Silva, candidata do PSB à Presidência, que o sindicalismo gay petista tentou transformar em homofóbica numa das vertentes sujas da campanha.

Sem ter mais o que pregar aos nativos; temerosa de que o eleitorado cobre nas urnas os muitos insucessos de sua gestão; sabedora de que boa parte da elite política que a cerca pode ser engolfada por duas delações premiadas — a de Paulo Roberto Costa e da Alberto Youssef —, Dilma elegeu a sede da ONU como um palanque.

Na tribuna, bateu no peito e elogiou as próprias e supostas grandezas, como fazem os inseguros e os mesquinhos. No discurso que abre a Assembleia Geral das Nações Unidas, tratou de uma pauta bisonhamente doméstica — e, ainda assim, massacrando os números. Quando lhe coube, então, cuidar da ordem internacional, pediu, na prática, que terroristas sejam considerados atores respeitáveis.

Desde 12 de outubro de 1960, quando o líder soviético Nikita Krushev bateu com o próprio sapato na mesa em que estava sentado — e não na tribuna, como se noticia às vezes — para se fazer ouvir, a ONU não presencia cena tão patética. Nesta quarta, Dilma submeteu o Brasil a um ridículo inédito.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Oswaldo Berlitz

    Nenhuma novidade nesse discurso, o que se poderia esperar de quem saúda a mandioca e quer estocar vento?
    Discurso típico de quem está desesperado por apoio, de quem já não acredita em si mesmo e precisa se auto afirmar.
    É digna de pena, coisa que não tenho e se fosse para ter, teria do povo, que além de todas as carências ainda é obrigado a viver constrangido pelas sandices de governantes que nunca o representou.

  2. Enio

    … precisamos eliminar antes que ela acabe com o Brasil

  3. NADIA

    Foi simplesmente deplorável o discurso de Dilma… Me sinto profundamente envergonhada, imaginem como a comunidade internacional está nos vendo. O PT ultrapassou todos os limites do aceitável, e o saldo: a Economia ladeira abaixo, juros estratosféricos, e de quebra uma quadrilha petista institucionalizada. Por fim, faço minha a sugestão de outro leitor: “ela que leve toda sua equipe para dialogar com o Isis.”

  4. jorge lima

    Ilustre sumidade. Poderia printar onde está a fala da Presidenta DILMA enaltecendo os radicais do Islã, Islan, Islam?.

  5. CarinaPretti

    ESSE DISCURSO DA DILMA E O SEQUESTRO EM BRASILIA FOI UMA MANOBRA PARA AFASTAR O ESCANDALO DA PETROBRÁS DA MIDIA!…VC VAI CAIR NESSA?

  6. patricia

    Fiquei SUPER envergonhada, que absurdo falar assim do nosso pais, sendo que ( quase) nenhum de nos compartilha com estas ideias idiotas dela.

  7. Renato

    Vai lá conversar com os extremistas.Faz um S2 para eles! E leve o Suplici que quer que os menores infratores que cometem crimes hediondos deem aulas em escolas públicas, leve o companheiro Lula, Sarney, Renan Calheiros. Não esquece e leve tbm o filósofo Pelé que só fala pérolas tbm!Que país é esse!

  8. Ney Nogueira Lourenço

    Fiquei envergonhado.

  9. Márcia Coelho Gontijo Gontijo

    Como faço para que o dinheiro dos impostos que eu pago não seja utilizado para patrocinar a ida a um congresso em Madri, já autorizada pela presidente Dilma, de um integrante do kaficaniano “Subcomitê Científico do Comitê Permanente de Gestão de Atuns e Afins”?

  10. Marcelo

    Se deixarmos o estadista Luiz resolve esta parada no Oriente Médio em menos de uma semana. Dê um microfone e uma meia dúzia de cupinchas que isto será ponto passivo.

  11. Elder W. Ramos de Sousa

    Rui Barbosa deve estar se revirando no túmulo!!!!Vergonha!!!!

  12. Tereza

    “Quando se quer fazer de cachorro, gente, fica-se com o rabo na mao”! Colocar sua empregada p/ receber seus convidados…Dá nisto!

  13. Tereza

    Deveriam ter chamado a atençao desta pessima aluna e, se inssistisse em falar abobrinhas, terem-lhe tirado o som!

  14. Ernani Cunha

    Estamos a um passo de nos tornarmos uma subnação com a reeleição de Dilma. Seremos marginalizados pelos paises desenvolvidos e enfrentaremos serissimas dificuldades economicas, financeiras e sociais. O Brasil caminha para um buraco negro da sua Historia empurrado pela incompetencia, irresponsabilidade, ideologia retrograda e a corrupção do PT.
    O discurso de Dilma na ONU foi o maior vexame da nossa diplomacia que jamais será esquecido e perdoado.

  15. Anónimo

    O anão diplomático depois dessa, virou gigante. Vergonha mundial. Estão dando risada de nós até agora. Foi considerada a maior piada sem graça de 2014.

  16. Beatriz Soares

    “Anão diplomático” é POUCO para o Brasil. Somos uma “AMEBA DIPLOMÁTICA”!

  17. Eduardo Marcel

    Dilma, faça um favor ao mundo: vá pessoalmente dialogar com os terroristas do Estado Islâmico!!!!!!!!! Não se preocupe em voltar!Esta mulher me causa NOJO! Essa cara de Bulldog raivoso que ela tem me tira do sério. …

  18. sodre

    Ainda bem que Marina vai ganhar com absoluta certeza

  19. Roberto Maia

    “Entre um governo que faz o mal é o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa” ( Victor Hugo ). Já dizia o grande escritor francês. Em outras palavras quis dizer: A sociedade tem o governo que merece. Vamos raciocinar. Ainda termos mais quatro anos de desgovernança?

  20. Roberto Maia

    “Entre um governo que faz o mal é o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa” ( Victor Hugo ). Já dizia o grande escritor francês. Em outras palavras quis dizer: A sociedade tem o governo que merece.

  21. Alexandre Marques

    Estamos caminhando para uma ditadura com todas as suas marcas. A presidente impõe a todos os brasileiros seus idelogismos que de longe não são nossos. Não tem escrúpulos em fazer propaganda de suas ações distorcendo a realidade dos seus erros e desgovernos. Agride com todas suas armas quem usa da democracia, liberdade e direito para crítica-la. Usa com demagogia os pobres como massa de manobra para manter-se no poder. Não tem real interesse e empenho em que nossa economia seja pujante, moderna e inserida na no mercado internacional de países desenvolvidos. Não tem interesse em aperfeiçoar nossas instituições para o crescimento do país. Pelo contrário, não tem apreço por elas e vale de fisiológismo e interesses vis para usar os nossos piores representantes para apoio e sustentação.

  22. José Roberto Dodl

    Triste é o país de mais de 200 milhões de habitantes governado por uma presidente, que de disparate em disparate, vai nos deixando cada vez mais envergonhados perante a comunidade internacional.

  23. Sérgio Luiz Grenge

    Os cães ladram e a caravana passa.Vamos parar de latir, unamo-nos para definitivamente tirar a presidência desta pessoa e depois começar a anular essa influência maligna, frustando a intenção do “Partido dos Trabalhadores” de se perpetuar no poder.

  24. Elis

    O que se esperar de uma terrorista a não ser afagos em terroristas islâmicos.

  25. luiz

    Dilma desperta o Espiritu di Bentu Carneru!!!

    Não esqueçam que agora o espírito de Bentu Carneru paira sobre a nação
    brasileira.
    Assim só se pode esperar derrotas. Brasileiros só encaram
    derrotas de uns tempos pra cá. É no MMA (Aldo vai se ferrar também), no volei, futebol, no sistema de saúde tanto público quanto privado, nos transportes, na educação, na seguranca pública, nas contas públicas, na politica externa (anão político), na política industrial, no crescimento que é nulo,etc. O que desencadeou a ira de Bentu Carneru foi o mensalão seguido do caso petrobras e a idiotice dos brasileiros que acreditam que o governo não sabia. Só mesmo idiotas rematados para acreditar nisso e ainda apoiar o atual governo. Bentu Carneru vai permanecer por aqui enquanto a estupidez do povão também permanecer. Assim acostumem com a presenca dele e as consequencias da sua permanencia: fracassos generalizadas.

  26. luiz

    Eis porque a Dilma vai ganhar:

    Os irrelevantes Aécio e Marina

    Da maneira como portam em suas campanhas Aécio e Marina
    dão mostras de que não querem a presidência. Afinal ambos
    juntamente com seus amigos e famílias já estão arrumados.
    Estão apenas fazendo um jogo de cena. O PT com Lula e Dilma
    colocou o Brasil numa espiral caótica e as duas antas acima citadas
    não encontram uma forma de mostrar este cenário caótico a
    estupida gente brasileira. O PT conseguiu a formula de encantamento.
    Agora sera que Aécio e Marina com todos os recursos que tem a disposição não podem achar o antidoto? Acho que não querem mesmo! O partido da Marina e outra aberração. Sabem que desunidos
    jamais podem ganhar alguma coisa. Parece que a família do Campos e petista roxa. Dilmao vai acabar levando no primeiro turno.

  27. Yolanda Carvalho

    Tenho vergonha de ser governada por pessoas tão ignorantes: ela e Lula. Penso que Dilma é o resultado da convivência com quem só faz bem o uso da garrafinha, com quem nunca leu um livro. Ela repete as mesmas besteiras do anterior. Até nisso são iguais. Mas pergunto: quem foi a anta que escreveu o discurso dessa toupeira? Ela não teria capacidade para censurar o conteúdo do texto. Será que foi Lula? Parece.

  28. MINEIRIN INVOCADIN

    Rei,essa anta prega apoio à mesma escória da qual jamais se afastou,desde a sua fase juventude transviada!Estender tapete vermelho para black blocs no Brasil e para seus ídolos de fora faz parte indissolúvel de seu caráter belicoso e truculento!É a nossa versão feminina(?) do porco sanguinário,o Che!

  29. Aderbal

    Onde fomos amarrar nosso burro????? o que fazer para sairmos desta???? como erradicar esta quadrilha????
    Se alguém tem uma solução “pacífica” por favor divulgue!!!
    Só alguém como o Bolsonaro para liderar e executar uma revolução e Joaquim Barbosa para colocar todo mundo na cadeia e um confisco geral de bens e capitais escondidos no exterior!!! uma recuperação geral do patrimônio roubado do povo brasileiro e trabalhos forçados pelo reto da vida para essa quadrilha que rouba a cultura de nossos filhos, que rouba a saúde, rouba o progresso e desenvolvimento do pais, rouba a dignidade e a esperança de uma vida melhor para nossa família…

  30. Amaury

    Aproveitando a fala de nossa presidANTA, ela poderia mandar o Lula, o Marco Aurélio Garcia e o Franklin Martins negociar a paz no Iraque. Se der certo, viram heróis da paz mundial, se der errado, nos livramos deles.

  31. paulo jose

    Bem Senhoras e Senhores,quando aquele diplomata israelense chamou o Brasil de anão diplomático ele tinha razão.A nossa líder mais uma vez fez das suas colocando a nação no mais alto degrau da ridicularização.

  32. jailson primo

    Por mim, colocaria todos os comunistas e socialistas do Brasil dentro de uma caverna islâmica, pois esses loucos terroristas iriam se decaptar uns aos outros. Com isso todos ficaríamos felizes.

  33. Ana Maria Ferraz

    Podíamos passar sem MAIS esse vexame.

  34. Olavo Crowell

    Nunca me senti tão envergonhado perante aos olhares de países superiores – tanto moralmente quanto financeiramente. A Dilma só nos mostrou mais uma vez não ter escrúpulos suficientes para ter discernimento sobre onde e como se encontra o mundo atual. E se não bastasse, não nos poupou ( já que “nos representa” ) de tamanha vergonha. É de se enojar com tal atitude, assim como Obama se diz ter se enojado com os atos praticados pelos jihadistas radicais do ISIS. Vote consciente, meu Brasil. Vote para a mudança! Sou 45!

  35. Paulo Ferreira

    Nem tudo está perdido! É a deixa! raciocinem comigo: O povo Brasileiro oferece a sua Presidente para negociar com os Terroristas, sem o auxílio de tradutores. Duas possibilidades: Como ela é do ramo, fica por lá ou teremos outra cena ao vivo de decapitação.
    Mas ela morreria pela causa que acredita e o melhor deixa o pais em paz.

  36. Francisco Lima

    Pensando aqui na cena da presidenta Dilma tentando dialogar com essa rapaziada do islã, que se ela ainda não sabe, eles não consideram a mulher como um cidadão com direitos, apenas um ser com deveres e sendo assim ela, tadinha, já estaria eliminada na sua salutar e honorífica tentativa de bater um papinho da paz com essa turma do “papoco”.
    Mas se ela ainda assim de uma maneira sublime, genial conseguisse dar um jeitinho brasileiro, ou um daqueles jeitinhos espertos do “PT” que assistimos semanalmente nos noticiários para burlar essa regrinha básica dos machões jihadistas, com certeza, ela antes de pensar em pestanejar para abrir a boca do seu maravilhoso diálogo, assim como um raio, lá se vinha da banda do Alah e do Maomé um “mói de pea” tão grande, mas tão grande que ela ia pedir pinico, arrego, “me tira daqui Lula” na primeira lapada, no primeiro carinho do rapaz mais tímido do “conselho diplomático” da quadrilha, e isso apenas por tamanha insolência em ficar na presença dos homens sem ser chamada e depois já passado o susto, recuperado o fôlego, passado o soluço com uma combuquinha de água, e agora já vestindo um macacãozinho básico laranja e já vestindo um “veuzinho” nada vermelho para cobri a cabeçinha nesse sol de rachar, sim, quem disse que uma mulher ainda que de origem ocidental independentemente se ela é uma chefe de Estado ou se é uma dona de casa pode pôr os pés em “terra islâmica” sem usar o véu, mesmo ela se valendo de ser ateia, não haveria “diálogo” não, por que lá mulher não fala na presença de outros homens que não seja o seu senhor esposo, e desde que ele conceda tal permissão.
    Muito bem, continuando aqui a transcendental cena de “diálogo”, passado o susto e agora já toda arrumadinha na sua “Orange Wear” tendo ao fundo o deserto infinito como cenário e portando uma cartinha na mão para o seu discurso final de apoio ao Estado Islâmico e repúdio aos sistemas de governo do resto do mundo e da ONU, lógico, todos os outros reféns passaram pelo mesmo calvário, então ela narraria as últimas palavras na frente da câmera e ao mesmo tempo visualizando nos bastidores daquela atípica “reunião diplomática”, o exército de carrascas bestas feras armadas até à alma dispostas a “dialogar” entre elas mesmo é óbvio, para ver quem começaria um rachinha, uma peladinha, uma partidinha de futebol no deserto com a nova bola da vez, a sua decapitada cabeça.
    Meu povo, eu gostaria de esclarecer que não desejo isso à ninguém, não concordo com os princípios, meios e fins desses assassinos fundamentalistas islâmicos e nem desejo que tais coisas sobrevenham aos próprios terroristas que as praticam, porém essa é apenas uma mera ilustração de um artista plástico sem reconhecimento e professor mal pago, que, mesmo não tendo a importância de uma presidente da República percebe a equivocada para não dizer irresponsável e utópica fala da nossa líder mor em sugerir no mais alto palanque mundial um possível diálogo com os terroristas do Estado Islâmico. Isso não é coragem, é insensatez.
    Não pretendo aqui fazer propaganda eleitoreira como ela o fez no palanque da ONU, mas apenas externalizar uma verdade que muitos colegas tão inteligentes e deveras bem sucedidos em suas carreiras que vêm, mas não enxergam, ou não querem enxergar os tropeços desse governo.
    Obrigado por lerem minha opinião e não se preocupem que eu respeito as opiniões contrárias e fiquem à vontade para se pronunciarem logo abaixo, mas é claro numa esfera amigável e respeitosa. Mas se também não quisererm se manifestar eu desejo o mesmo abraço a todos.

  37. Francisco Cioffi

    Mas afinal o que vocês poderiam esperar de uma guerrilheira ao falar de guerrilheiros ?

  38. Gabriel Silva

    Foi lamentável o discurso da presidente Dilma na ONU. Uma estupidez sem tamanho. Uma aberração. Como defender diálogo com extremistas radicais? E ainda criticar nossos parceiros comerciais Europa e Estados Unidos. Isso me faz lembrar a máxima “em boca fechada não entra mosquito! Perdemos novamente de 7 x 1.

  39. jair50

    Quero ressaltar um ponto da estupidez! Esses terroristas desprezam a mulher e pregam também a mutilação das mesmas ( para quem não sabe, a decepação do clitóris de mulheres e meninas). Só pela sua condição feminina, a Sra Dilma já deveria se posicionar contra esses facínoras COVARDES.

  40. Guilherme

    Estava aqui pensando : O vergonhoso discurso da PresidAnta Dilma na ONU , defendendo o dialogo com os degoladores selvagens do Estado Islamico, até que foi coerente …
    Afinal de contas, a Gerentona do PAC , segundo todos os seus subalternos, adora ficar dando uma de Rainha de Copas, no melhor estilo “Cortem Suas Cabeças”:

  41. Vladimir Morgado

    Brilhante texto! Estaremos no “mato sem cachorro” se está mulher se reeleger.

  42. Gildo Oliveira

    Alô Reinaldo, alô brasileiros sensatos, pacíficos,ordeiros e equilibrados, vamos olhar a Dilma e seus Petralhas, como o fizemos quando da votação sobre o desarmamento. Vamos arrasá-los dizendo NÃO !!!

  43. Bruno

    De um país que teve o Barão do Rio Branco como um verdadeiro chanceler, não deverismos ter pago esse mico ontem na ONU com essa PRESIDENTA e com com nossos anões diplomaticos do Itamaraty !!! Que vergonha gente !!!! O Brasil não merece isso !!!!

  44. Roosevelt

    Somos anões , porque somos governados por gente insignificante .

  45. Ivan

    “Entre um governo que faz o mal é o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa” ( Victor Hugo )

  46. FLÁVIA

    Como nos livrarmos …?Juro não aguento mais tanta imbecilidade,incompetência,estupidez,falta de noção1’Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!

  47. Daniel

    Pelo amor de Deus, chega 2100 mas não chega as eleições e janeiro de 2015 para essa “coisa” que está no poder sair. O próximo Presidente deve viajar a todos os países para desfazer a vergonha internacional que nos tem feito passar, já éramos anões na diplomacia, agora então somos insignificantes, além de pedir desculpas pela péssima política externa e que o país passou por um período sombrio!!!

  48. Anonimo

    A primeira coisa que lembrei foi aquela frase do Chaves. ‘Que burra! Dá zero pra ela’.

  49. Otton Universo

    Queria demais Ela e o … do Agreste Fossem Dialogar com os Caras – Oh ! Como Seria Ótimo !!!

    Levar uma Bolsas Famílias e consolar os caras assim como consola 22 milhões de Brasileiros – Bolsa Gás – Bolsa Presidiário – Bolsa BALA etc …

    Chega à Ser Espantoso a OBSSESSÃO que Há nessa Destrambelhada – Nenhum comentário de petista nas redes – tudo em silêncio – muitos … acho que até com Vergonha – Uma Chefe de Estado Latino, defendendo Assassinos exterminadores de pessoas humanas !!!

    Dá Licença !!!

  50. Jadielson Santos

    Boa menina a Dilminha, merece um pilulito do Lulinha pelas mesmas artimanhas e falatórios desnecessários a nível internacional. Manobra tem limite e eles ainda não aprenderam a deixar pros que são de “casa” as manias que os de “casa” já conhecem e estão aprendendo a repreender. Quanto ao “massacre” dos números a pupila espalhafatosa do sr. metalúrgico, toda sem noção peitou a Leitão no Bom Dia Brasil esses dias, logo a Leitão, enciclopédia de dados ambulante. DESPROPORCIONAL, MELINDROSA E INSEGURA.