Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma é notificada pelo TSE a se defender de ação que pode tirá-la da Presidência

Há quem considere que a cassação da chapa pelo tribunal é, hoje, mais viável do que um processo de impeachment

Por: Reinaldo Azevedo

Não é só a ação do impeachment que ameaça a permanência de Dilma Rousseff na Presidência da República. Há também quatro ações no Tribunal Superior Eleitoral que pedem a cassação da chapa eleita em 2014 ou da diplomação dos eleitos. A mais robusta atende pelo nome de Aime (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo) e foi movida pelo PSDB ainda em dezembro de 2014.

Dilma foi notificada pelo tribunal nesta quarta, ontem. E tem, a partir de então, sete dias para apresentar sua defesa. Michel Temer, o vice-presidente, recebeu a notificação na terça.

Para lembrar: segundo a Constituição, se presidente e vice perderem o mandato antes do término do segundo ano de governo, realizam-se novas eleições diretas. Se isso ocorrer nos dois anos finais, o Congresso elege o novo presidente. Em qualquer dos casos, o novo mandatário fica no cargo até 31 de dezembro de 2018. As eleições de outubro ocorreriam normalmente.

As ações do PSDB pedem, no entanto, que, uma vez cassada a chapa ou a diplomação, que os tucanos Aécio Neves e Aloysio Nunes assumam, respectivamente, como presidente e vice, já que foram os segundos colocados na eleição. Foi o que aconteceu na Paraíba quando Cássio Cunha Lima e seu vice foram cassados, em 2009.

O PSDB acusa a chapa de abuso de poder político e econômico e de ter empregado dinheiro do propinoduto da Petrobras. Inicialmente, a relatora do caso, Maria Thereza de Assis Moura, havia negado o pedido, mas os tucanos entraram com um agravo regimental para que o plenário se manifestasse. Maria Thereza e Luciana Lóssio, que foi advogada de Dilma, votaram contra, mas os outros cinco ministros foram a favor da abertura do processo: João Otávio Noronha, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Henrique Neves e Dias Toffoli.

O tribunal tem de definir ainda se as quatro ações, com argumentação muito semelhante, serão juntadas num único processo, o que é possível. Uma quinta, sem poder para cassar a chapa, investiga irregularidades na prestação de contas.

Nessa primeira fase, os advogados contestam as acusações, indicam testemunhas, requerem a produção de provas etc. Na sequência, testemunhas da acusação e da defesa serão ouvidas. Maria Thereza, que segue relatora, vai preparar, então, o seu voto, que irá a plenário. Bastam quatro dos sete ministros para decidir uma coisa ou outra. Dá-se como certo que o tribunal bate o martelo até o fim do primeiro semestre.

Ações dessa natureza não se resolvem, no entanto, com tanta rapidez. Sempre é possível que um dos ministros faça um pedido de vista. Mesmo que haja uma decisão contrária à chapa vitoriosa, é certo que a defesa de Dilma entrará com embargos de declaração. Resolvida essa questão, haverá o apelo final ao Supremo.

Enquanto isso tudo não se resolvesse, Dilma permaneceria no cargo.

De toda sorte, há quem considere que a cassação da chapa pelo TSE é, hoje, mais viável do que um processo de impeachment.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. eduardo

    Que maravilha êste par de incompetentes fora de nossas vidas!

  2. irs

    Nossa, que ótimo para os brasileiros que não aguentam mais a Dilma e nem o PT.
    Se for mais rápido o processo de cassação da chapa e tudo der certo para ficarmos livres da presidente seria uma alegria imensa para todos nós, estamos esperando por isso há muito tempo porque com ela no governo, já deu para saber que tudo vai piorar, ela não vai resolver as crises do país, é muita incompetência,
    Por outro lado, não acredito que seja um bom negócio para Aecio e Aloysio, que eles desejam assumir como presidente e vice nesta altura dos acontecimentos, com tantos pepinos e abacaxis de monte para serem resolvidos, o país está pardo e nada funciona, está quebrado.
    Já pensou quanto tempo vai levar para colocar um pouco de ordem na casa da bagunça, diante de tantos danos causados ao Brasil? É claro que não seria nada fácil, todos sabemos disso, e olha que o PT, o destruidor de reputação ainda iria jogar toda a culpa dos erros que foram seus nas costas do Aecio, e com o odio deles de sempre, ninguém pode imaginar o que poderia acontecer com essa gente violenta, por terem sidos derrotados.
    O ideal para qualquer governante, claro seria começar 2019 com um país sem este desastre todo e que o buraco não fosse tão fundo.
    Vai ser bom demais ficar livre dessa gente!

  3. irs

    Nossa, que ótimo para os brasileiros que não aguentam mais a Dilma e nem o PT.
    Se for mais rápido o processo de cassação da chapa e tudo der certo para ficarmos livres da presidente seria uma alegria imensa para todos nós, estamos esperando por isso há muito tempo porque com ela no governo já deu para saber que tudo vai piorar porque ela não vai resolver as crises do país, ela é muito incompetente.
    Por outro lado, não acredito que seja um bom negócio para AECIO e ALOYSIO como eles desejam

  4. adriano dos santos

    Eu quero saber o porque destes deputados e senadores e de mais políticos ai em Brasília não botam esta presidente pra fora do poder e coloca outro presidente para governar este pais que estar sem governo porque esta mulher não governa nada.Porque tantos políticos experiente e botam uma mulher sem a minima experiência para ser presidente.Eu apelo a todos brasileiros que vamos se ligar nestes políticos exigindo que tire as peixes que aprovaram tirando direito de aposentadoria ,e que não aceitamos a matemática indiota que soma trinta e cinco mais 60 não aceitamos almentar contribuicao e a idade ,outra coisa PPP que e este perfil que tira direitos de aposentadoria especial se não atender o apelo dos trabalhadores com nossos títulos mudamos a historia politica deste pais .não aceitamos que tirem nossos direitos.Todos são contra imposto ,mais não vejo Noda em criar um novo imposto para recadar dinheiro para pagar aposentadoria de quem pouco contribuiu para não mexer em direito dos que contribui 35 anos.

  5. Antonio

    Olá
    Reinaldo
    Nem que a vaca tussa a Dilma, sairão do poder, eles tem tudo já preparado, tanto é que agora eles já estão falando do Aécio e do Geraldo, tudo para enganar a opinião publica que eles não foram os únicos que roubaram para chegar ao poder.
    Todos estes ano eles foram criando as cobras que hoje já criadas tudo farão para defender Lula/Dilma e a companheirada, o que o TSE está fazendo é só para o PT ganhar tempo; pois ninguém lá tem aquilo roxo para cassar o mandato da mulher governanta.
    O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR

  6. Kevin Lomax

    PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!!!!

    Quem mandou matar Celso Daniel, Toninho do PT e Luis Eduardo Saeger Malheiro ( PRESIDENTE DA BANCOOP) ??

    Por que o Procurador Geral da República Rodrigo Janot não denuncia os 49 parlamentares citados nas delações do PT e dos partidos aliados da criminosa Dilma mesmo com todos indícios de autoria e materialidade dos fatos ??

    Por que Rodrigo Janot pede o afastamento de Eduardo Cunha e não pede o de Renan Calheiros, já que ambos estão envolvidos nas delações do Petrolão da Dilma ??

    É verdade que a esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso tem uma offshore em Miami ?? E que o escritório do pai dele tem um contrato milionário com o Governo Federal ??

    Ele não deveria se declarar impedido de julgar o tramite do IMPEACHMENT? Qual o motivo de ele ter omitido trechos do Regimento Interno da Câmara propositalmente para justificar o seu voto e dificultar a aprovação do impedimento da Presidente que faz parte do Governo mais corrupto da história do Brasil ? Não deveria ser afastado ??

    Procede que os Ministros Luis Fux e Marco Aurélio Mello ficaram contra o IMPEACHMENT depois que Dilma pessoalmente atuou para que suas filhas virassem Desembargadoras?

    Por que os políticos do Congresso Nacional contrariaram os técnicos do TCU e aprovaram as contas da criminosa DILMA, mesmo ela tendo pedalado e cometido crime de responsabilidade fiscal?

    Qual o interesse da Rede Globo, Record, Band, SBT, REDE TV entre outras emissoras, todos os jornais, revistas e sites, salvo raras exceções; Os maiores Empresários e Banqueiros do país; ARTISTAS e FORMADORES DE OPINIÃO; OAB, CNBB, IURD, Sindicatos e Movimentos Sociais continuarem apoiando e defendendo um Governo que trouxe de volta a inflação, desemprego e literalmente quebrou e rachou o BRASIL?

    Como é possível não responsabilizar criminalmente e politicamente uma Presidente e um Governo que tiveram mais de 20 Ministros de Estado que caíram, foram afastados ou estão denunciados e envolvidos em escândalos de corrupção desde a posse em Janeiro de 2011 ??

    Por que o vice Michel Temer se acovarda, rasgando assim a sua BIOGRAFIA e não rompe de vez com o Governo do PT?

    Por qual motivo os partidos de Direita que foram eleitos com os votos das pessoas conservadoras como o PMDB, PP, PR, PRB, PROS, PSC e PSD continuam apoiando e defendendo um Governo de Esquerda Bolivariana ??

    Por que Lula e seu filho ainda estão soltos diante de tantas provas que as autoridades já possuem ??

    ACORDA BRASIL!!! – Até que quando o POVO vai ser saco de pancada??

    Ou fazemos alguma coisa até Março, ou vamos ter que aguentar mais 3 anos de DILMA/LULA e o PT.

    # TODOS PELO IMPEACHMENT ( Dia 13/03 MEGA MANIFESTAÇÃO PARA PARALISAR O BRASIL )

  7. Carvalho

    Sem dúvida o melhor caminho possível, e a justiça mais abrangente que podemos vislumbrar neste caso específico onde temos um claro enredo de estelionato eleitoral e com certeza um crime de uso de dinheiro público desviado para abastecer esta chapa criminosa de partidos que vem destruindo a auto-estima do brasileiro. Melhor que o impeachment.

  8. A DIVA NO PALÁCIO, PRÉ CARNAVAL!

    QUE BOM! HOJE É
    SEXTA FEIRA, PASSOU-SE
    MAIS UMA SEMANA E EU
    ESTOU AQUI NO BEM BOM,
    FIRME E FORTE! QUER DIZER…
    CÁ ENTRE NÓS, O POVO ESTÁ
    A FIM DE QUE EU CAIA FORA,
    LARGUE O CAVIAR,
    MESMO!
    É NOTIFICAÇÃO DO TSE!
    IMPEACHMENT!
    5% DE APROVAÇÃO!
    PANELAÇO!
    AEDES!
    CANCELAMENTO DAS
    OLIMPÍADAS NO RIO!
    DESEMPREGO!
    INFLAÇÃO!
    REBAIXAMENTO!
    MAIS UM!
    INDÚSTRIA, COMÉRCIO,
    SERVIÇOS, TUDO EM QUEDA!
    ONDE FOI QUE EU ERREI?
    SERÁ QUE FALTEI DEMAIS
    NAS AULAS DE ECONOMIA
    DOMÉSTICA? MAS DEIXA
    PRA LÁ! NÃO ME LEVE A
    MAL MAS JÁ É CARNAVAL
    E COISA E TAL! EU QUERO
    É BOTAR, MEU BLOCO NA
    RUA! LARALAIÁ…
    ÔÔÔÔ EDINHO!
    SIM, DONA MADAMA! SIM!
    TRAGA AI, UMA VODKA
    BALALAIKA, BEM FORTE!
    DOSE QUÁDRUPLA, OU
    MELHOR, QUÍNTUPLA!
    TRAZ LOGO A GARRAFA
    E PRONTO!
    SIM, DONA RAINHA!
    SEUS DESEJOS
    SÃO UMA ORDEM!
    E CHAMA AÍ O WAGNER!
    ELE JÁ SE MANDOU!
    DONA PRINCESA!
    O QUÊÊÊÊ? E QUEM
    IRÁ MENTIR POR MIM
    DURANTE AS FESTAS?
    QUEM SALVARÁ O PATRÃO,
    DA LEVA JEITO? JÁ ME FALARAM,
    QUE VIRAM O JAPINHA DA PF,
    RONDANDO POR AÍ!
    MAS DONA ALTITUDE, O
    HOMI NÃO MORA MAIS AQUI!
    NÃO MORA, MAS MANDA!
    BEM, EDINHO… ME CHAMA AI
    O BARBOZINHA! O DA ECONOMIA!
    BEM, DONA SUMIDADE! ELE JÁ
    EMBARCOU JUNTO COM O
    MERCADANTE!
    O QUÊÊÊÊ? PRA ONDE ELES FORAM?
    DIZEM QUE PRA ARGENTINA,
    PRA VER SE APRENDEM ALGO!
    O QUE? O QUE? LOGO AGORA
    QUE SAIU A MINHA AMIGA CRISTINA?
    HUMMM! ISTO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM!
    MAS, NA VOLTA EU CONVERSO COM ELES!
    BEM, MAS EDINHO! ME TRAGA AÍ
    UM GELINHO E CHAMA O LEVY!
    O LEVY, VOSSA INSANIDADE,
    O LEVY A SRA. DESPEDIU!
    ÉÉÉ MESMO! ENTÃO
    CHAMA O ADAMS!
    MEU ADVOGADO
    DE ESTIMAÇÃO!
    O ADAMS ESTÁ
    DE AVISO PRÉVIO,
    DONA ZIKA!
    O QUE? DE QUE
    ME CHAMASTES?
    DO QUE?
    NADA, DONA DEUSA!
    É APENAS UM APELIDO
    CARINHOSO! NÃO É A
    SENHORA QUE
    VAI INVENTAR
    A VACINA? NÃO É?
    É VERDADE, EDINHO!
    ESTÁ CERTO! CONFERE!
    BEM, TÁ TUDO MUITO BEM,
    TÁ TUDO MUITO BOM,
    MAS EU GOSTARIA
    DE SABER QUEM
    VAI FAZER A
    MINHA
    DEFESA
    NO TSE!
    FIQUE TRANQUILA,
    DONA TEQUILA,
    QUERO DIZER, VODKA!
    EU ESTOU AÍ E A GENTE
    PREPARA A SUA DEFESA!
    ÉÉ MESMO EDINHO?
    ACHAS QUE CONSEGUES?
    CLARO, DONA ENROLADA!
    É FÁCIL! NÃO TEM DEFESA!
    A SENHORA JÁ ERA!
    EDINHO! EDINHO!
    SEU DESGRAÇADO!
    VOU TE DESPEDIR!
    SEU DESGRAMIDO!
    SE A MADAMA ME DESPEDIR,
    EU ENTREGO O LIVRO DO
    CAIXA DOIS, PRAS AUTORIDADE!
    TERIAS CORAGEM EDINHO?
    TERIAS?
    TERIAS! DONA DIVA!
    ENTÃO TRAS AÍ UMA
    GARRAFA DE WHISKY,
    PRA GENTE COMEMORAR
    A TUA CORAGEM E O
    TEU SILÊNCIO, EDINHO!
    SABES QUE QUASE
    TE AMO!
    SEI! SEI!

  9. Marcio Ruivo

    A seção de recrutamento e seleção de pessoal do RH do palácio da mandioca vermelha, esta aceitando currículos para o cargo de advogado geral da união conhecida como AGU, isso porque o advogado emérito da família Adams pediu o chapéu e esta indo embora, o RH do planalto esta exigindo dos candidatos requisitos e experiência comprovada em: 1º Saber Mentir Convicentemente; 2º Possuir experiência comprovada em peças jurídicas sem o inicio, meio e fim; 3º Defender o indefensável; 4º Atacar e dissimular ações contra órgãos reguladores do governo como TCU, PF e MPF; 5º Sempre defender a corrupção, pedaladas fiscais, suborno e esquemas ilegais comprovados, como meras situações cotidianas tirando a gravidade do problema e culpando sempre fatores externos por isso, e por último ser natural e cara de pau quando confrontado com questões de ordem da sociedade, obviamente os candidatos selecionados passarão por uma entrevista com a empregadora, e serão sabatinados com perguntas o que você vê atrás de uma criança?, quantos flores tem no jardim?, faça reverência a mandioca, como se estoca vento no copo de plástico?, e como o ovo do zika vírus e botado no galinheiro da maternidade??, assim os interessados podem enviar seu CV aos cuidados de Dr Jaques Wagner, que fará a triagem os melhores.

  10. Julio Cardoso

    INDEPENDENTEMENTE DE VERNIZ PARTIDÁRIO, QUEM NÃO SE CONDUZIU COM LISURA NO EXERCÍCIO POLÍTICO OU NAS CAMPANHAS ELEITORAIS TEM QUE RESPONDER LEGALMENTE PELOS ATOS COMETIDOS.
    PORTANTO, O TSE DEVE AGIR COM IMPARCIALIDADE E PUNIR EXEMPLARMENTE OS CANDIDATOS OU POLÍTICOS, QUE COMETERAM IRREGULARIDADES.

  11. Lola

    Contanto que ela saia, não importa que seja pela cassação da chapa peto TSE ou pelo processo de impeachment.
    QUEREMOS ELA FORA!!!

  12. paulo

    Só uma pergunta, se está provado que o caixa do partidinho corruPTo em várias eleições foi abastecido por dinheiro sujo de propina, o que falta para que “todos os eleitos” pela bandeira corruPTa sejam denunciados ao TSE? Dinheiro não tem carimbo, se entrou grana suja no caixa do partido então todo o dinheiro do partido automáticamente se torna sujo.

  13. Newton

    O Brasil hoje padece da síndrome de petismo com uma infecção inoportuna de dilmite.
    Tal doença já contaminou a nação que padece de desemprego e falta de dinheiro. O TSE pode aplicar o remédio que com uma única dose livra o Brasil das doenças.

  14. brasileirinho

    Assim como, na época da Argentina da Cristina K., bem como, na Venezuela do Maduro, temos uma justiça bolivariana!
    Esperar o que desse arremedo de justiça?
    Vamos ter que esperar pelas eleições de 2018, assim como na Argentina, com Macri, para começarmos a limpeza nas instituições;

  15. César

    Triste viver num país em que se tem uma presidente corrupta, de um partido que já é comprovadamente uma quadrilha e, quase certamente, envolvido em assassinatos, que é ignorante, louca e estúpida e é rejeitada por 70% da população…

    Mas NÃO saí do poder! E nem tiram! Brasil é o inferno mesmo…

  16. Helio

    Olá pessoal, dou um doce a que descobrir para quem fiz esta marchinha

    Marchinha do Vento
    Vento que vem de lá,
    Vento que vem de cá, Estribilho
    É preciso o vento estocar!
    Será que estou entendendo
    Esta frase de efeito,
    Quem estava dizendo
    Tem seu juízo perfeito?
    Estribilho
    O vento roda moinho
    E cata-vento também,
    Preso o coitadinho,
    ele não vai mais nem vem!
    Estribilho
    E pra estocar o vento
    Que armazém largo e profundo
    So dá certo sendo
    do tamanho do mundo!
    Estribilho

  17. Alex Wie

    Agora já tem a prova cabal entendo eu, ele deveria sair hoje da presidência não? e ae oposição, já foram pular o carnaval?]
    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-faz-manobra-com-recursos-do-bc-para-pagar-pedalada–mostra-estudo,10000015069

  18. Diego Dias

    Acredito que esse realmente seja um caminho melhor do que o impeachment. Com eleições, Lula concorrendo e perdendo, fim definitivo do PT e bola pra frente.

  19. João Batista

    Enquanto isso vamos afundando cada vez mais na crise que não é só da economia, mas também da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente, da moral, da credibilidade do governo, da política externa. Acho mais fácil Dilma sofrer um surto de dignidade e renunciar em prol do país, do que sair o seu impedimento ou a cassação da sua chapa.

  20. Nelson André Hofer de Carvalho

    Será que tem algum brasileiro ou estrangeiro que acredita na isenção do TSE ????
    Que perda de tempo e de recursos !!!

  21. O LANCE É RETIRAR A ZIKA E O VICE!

    E ISTO É COM O TSE!
    LOGO A SEGUIR,
    É COM O STF!
    REMOVER O RENAN
    E O CUNHA!
    AÍ, É COM A PF E O
    EXCELENTÍSSIMO
    JUIZ MORO!
    ESTÁ MAIS QUE NA HORA
    DE PRENDER O RESPONSÁVEL
    PELA PROPAGAÇÃO DA BANDIDAGEM!
    SUA SANTIDADE, O PINGUÇA!
    O RESTANTE DA QUADRILHA
    PT & PMDB, SERÁ EXTERMINADA
    COMO RATOS! COM CHUMBINHO!

  22. Zica neles

    Parece-me esta solução mais realista e verdadeira.
    Perante tudo que a operação Lava-jato já produziu de provas não há duvidas de que Dilma usou dinheiro ilícito e muito do Petrolão, e por isso deve ser destituída do cargo.
    URGENTE

  23. LUG

    Enquanto isso, a Dilma continua pedalando na bike e zanzando no governo, onde não ha o que fazer. E o Brasil continua sem freio, sem eira, sem beira, ladeira abaixo.

  24. kátia

    pra não dizer que o psdb não falou das urnas… bem, não sei se a cassação será mais viável, acontece, reinaldo, que a linha sucessória do impeachment, temer, renan, cunha, não nos parece em nada agradável, necessária ou justa. cassação de chapa já. justiça. fora pt.

  25. Inides

    Essa é a melhor saída, pois não envolvem tanto o poder político e sim Jurídico. O impeachment está difícil de acontecer devido a fragilidade do Congresso. Muitos dos parlamentares estão envolvidos em escândalos e por conta disso o Governo vai ficar tirando casca de feridas. Vai ser muito difícil o Congresso se impor, diante de tantas notícias de envolvimento. Se no TSE não houver amiguinhos querendo aparecer como aconteceu com o derivado de BARRO, lá no STF, a coisa anda.

  26. Guilherme

    Ainda que essa Aime seja favorável ao PSDB,quer dizer a justiça seja feita,não dará tempo deles (Dilma/Temer)serem apeados do governo.A burocracia ajudará a legitimar a democracia,nesse caso.No máximo terão seus direitos políticos suspensos.

  27. FILOSOFANDO

    Tá mais facil a maioria aparentemente a favor do governo façam sim, um “vista grossa” para cassação da chapa eleita

  28. Perola Zambrana

    Que Dilma caia fora do governo, seja por impeachment ou por cassação do TSE.

  29. Marcus Meyer

    Enquanto toda esta gente discute o que fazer com Dilma, ela continua lá no Palácio do Planalto destruindo o país. A gravidade da situação exige que nossas instituições atuem de maneira contundente e rápida para dar um desfecho para esta crise!

  30. Ciro Lauschner

    Se houver um mínimo de justiça, sem bolivarianismo, Dilma vai ser cassada.Em Minas, a virada de centenas de prefeitos não foi feita com palavras ou por convencimento, foi no dinheiro mesmo.Regiões do Paraná, sobretudo os da esfera de influencia da Itaipu binacional foram ostensivamente cooptadas, certamente não pelo discurso ridículo do PT, além do nordeste, onde a compra foi descarada.O uso da máquina pública foi visível em todo o Brasil.Só mesmo as pessoas mais evoluídas é que não se deixaram cooptar.Provas disso são facilmente encontráveis.Basta seguir a fumaça que o fogo aparece.

  31. ELA TEM QUE SAIR DE QUALQUER JEITO!

    IMPEACHMENT OU TSE!
    ESTAMOS PERDENDO
    UM TEMPO PRECIOSO
    COM ESTA SENHORA,
    QUE DEVERIA ESTAR
    CUIDANDO DOS
    NETOS!

  32. enrolação

    Não correm risco não, é tudo teatro da pior espécie. Dados os “prazos” e os “pedidos de vista” não vai acontecer nada, NADA, está demorando muito e a safadeza da caterva faz apenas um teatro para fazer de conta…

  33. Ricardo Gomes

    Durante quarenta anos, os brasileiros deixaram, sem reclamar, que seu país se transformasse no maior consumidor de drogas da América Latina; deixaram que suas escolas se tornassem centrais de propaganda comunista e bordéis para crianças; deixaram, sem reclamar, que sua cultura superior fosse substituída pelo império de farsantes semi-analfabetos; deixaram, sem reclamar, que sua religião tradicional se prostituísse no leito do comunismo, e correram para buscar abrigo em pseudo-igrejas improvisadas onde se vendiam falsos milagres por alto preço; deixaram, sem reclamar, que seus irmãos fossem assassinados em quantidades cada vez maiores, até que toda a nação tivesse medo de sair às ruas e começasse a aprisionar-se a si própria atrás de grades impotentes para protegê-la; deixaram, sem reclamar, que o governo tomasse as suas armas, e até se apressaram em entregá-las, deixando suas famílias desprotegidas, para mostrar o quanto eram bonzinhos e obedientes. Depois de tudo isso, descobriram que os políticos estavam desviando verbas do Estado, e aí estrilaram, num grito de revolta: “Não! No nosso rico e santo dinheirinho ninguém mexe!”
    Esse é o senso nacional de justiça. Quem pode seriamente acreditar que Deus está do lado desse povo em sua “luta contra a corrupção”?
    E quem pode levar a sério uma causa que não busca, em primeiro lugar, o apoio de Deus?
    As pessoas queixam-se de que suas passeatas, seus protestos, não surtem efeito. Mas NADA que não tem força interior surte efeito jamais.

  34. Tereza

    Além do que ” aconteceu na Paraíba quando Cássio Cunha Lima e seu vice foram cassados, em 2009″, existe também outra cassação, ocorrida no Maranhão no mesmo ano (2009): Jackson Lago, eleito em 2006, foi cassado em 2009 pelo TSE e Roseana Sarney e seu vice, que haviam ficado em 2º lugar na eleição, foram sumariamente empossados.
    Dois precedentes que espero sirvam pro caso Dilma.

  35. Bruno Sampaio

    Quando o barco afunda, não resta aos ratos a não ser nadar…

  36. Claudia

    Uma dúvida, os tucanos solicitarem assumir o governo caso a chapa de Dilma e Temer seja cassada não seria considerado inconstitucional?

  37. Sandra S

    Zelotes ela nao sabe parece que ela a Dilma e Lula nao vivem neste Brasil,nada sabem e nada veem.Presidente Dilma ate seus cargos de confiança que a senhora exonero estao saindo as passeatas as ruas senhora exonero ex diretor do DNIT por corrupçao e ele saiu as ruas Fora Dilma e fora PT de camiseta e tudo,naomacha isto muita desmoralizaçao para senhora e o fim.Cadeia nele,ao inves de calarem.Sem moral.Alguem duvida,Bumlai era um lobista sala dentro do Itamarati.Um Abuso,pior Bumlai deu tiro para todos os lados em Campo Grande MS colocou no DNIT o maior corrupto de MS no DNIT Marcelo miranda Soares de uma olhada no que este sujeiro fez quando governo,Zeca do PT sabia de tudo dos roubos,dentro do DNIt que Dilma exonero o ex diretor .Mais Dilma fez pois nao gostava de Bumlai e nem ele dela.E o Cara ainda solto Marcelo Soares.Roubou bilhoes e Delcidio tambem levava o seu e Vander tambem.Zeca do PT sabe de tudo foi Bumlai que ordeno a Zeca do PT depois de 40 milhoes vindo da petrobras para campanha de Zeca do PT ,ele teve que Por Marcelo Miranda Soares no DNIT ordens de cima dizia Zeca pergunte a Luiz Sanches ele sabe de muita coisa que aconteceu em MS .Pode falar,sabe dos dinheiros vindo da Petrobrasos milhoes que Mauricio Bumlai destribuia ao PT na eleiçao.Pergutem.Esquemas isto diziam eles.E agora?PF onvestiga por aqui em MS mais nao prende e quando prende o TJMS solta ,ate mesmo num sabado o desembaragador Duarte soltou.Triste.e cruel.E dificilmpois era tudo no dinheiro.Assim como Lula e demais e no dinheiro.Lula deve ter se associado com alguem em Miame para levar a grana.Na Africa tem negocios e em Angola tambem e na Argentina.Zeca do PT ja visitou as fazendas de lUla ,perguntem a ele.Lula na cadeia ja e leve o resto que por aqui roubaram .

  38. gomes

    Quanto mais cedo a senhora presidente deixar o cargo, melhor será para o Brasil e para os brasileiros, porque a crise política acaba e a crise econômica tende a amainar com a volta dos investidores internos e externos confiando no novo governo. Que a justiça seja imparcial e rápida.

  39. Alexandre

    Tomara! Tomara! Não aguento mais cair neste precipício chamado Brasil com esses incompetentes no comando!

  40. SINARA POLYCARPO

    Acabei de ler agora a reportagem da Veja sobre a condenação do Santander por ter demitido a analista Sinara Polycarpo, por ser honesta e falar a verdade, a pedido do Lula e da Dilma. Vou dormir com a alma lavada. Só acho que pela canalhice e torpeza do acontecido, 450 mil reais de indenização é muito pouco. Uma pergunta: é só o banco que foi condenado? E o mentor intelectual da difamação, o Lula, não vai pagar nada? Nem um realzinho? Vai escapar dessa também? Parabéns às JUIZAS que deram a sentença. Isso me anima. Nem todo o Judiciário está aparelhado. Sra/Srta Sinara, parabéns também. A sua luta, junto com seu advogado, mostrou que ainda resta esperança para os brasileiros honestos, trabalhadores e cumpridores do seu dever. É por essa safadeza que o Lula, Dilma e PT fizeram com você que eu me junto a outros milhões de brasileiros, desempregados, sofrendo humilhações, sendo despejados de suas casas, não podendo honrar compromissos: FORA DILMA! Vá pro raio que a parta. Leve junto com você o Lula e o PT.

  41. xi

    O amigo venezuelano, Maduro, companheiro ideológico de Dilma, mostra o verdadeiro pensamento de seus partidos, nada democrático:
    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20160204/maduro-garante-que-impedira-tomada-poder-pela-oposicao/340591

  42. Monica

    E o uso dos correios para distribuiç?o de material de campanha em minas gerais?

  43. vinicius

    Melhor caminho, assim levam o vice junto….matam dois porcos com uma pancada só.

  44. Chris/SP

    Esta senhora não tem mais a mínima condição de governar o país! Perdeu totalmente a confiança e credibilidade. É mentirosa, incompetente, irresponsável, e omissa quanto a corrupção.
    FORA DILMA!

  45. Chris/SP

    Reinaldo,
    Que droga é essa de o Min. Barroso abrir espaço para a Dilma opinar sobre o rito do impeachment ?????????? E, ainda, diz que é em nome da ampla defesa!!!! NUNCA VI ISTO! Por favor, dê sua opinião!!!!

  46. burduna nelles !!!

    dilma … fazia parte disto lá no passado…agora é a corrupta que todos conheceram…

    https://www.youtube.com/watch?v=RMmZRNmgNa4

  47. REGINALDO

    O POVO JÁ NÃO AGUENTA MAIS. DEVE SAIR A DILMA E SEU VICE, BEM COMO RENAN CALHEIROS E TODO O TIME DE CORRUPTOS.