Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

DILMA E LULA SABIAM DA ROUBALHEIRA NA PETROBRAS, DIZ YOUSSEF. SE FOR VERDADE, É MATÉRIA DE IMPEACHMENT SE ELA FOR REELEITA. JÁ SERIA AGORA, MAS NÃO HÁ TEMPO

Por: Reinaldo Azevedo

Aquilo que os petistas tanto temiam desde o começo aconteceu: a operação Lava Jato bateu em Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, e em Dilma Roussef, Eles sabiam da roubalheira vigente na Petrobras. É o que o doleiro Alberto Youssef assegurou à Polícia Federal e ao Ministério Público no curso do processo de delação premiada. Está na capa da VEJA, que começa a circular daqui a pouco. Eis a imagem. Volto em seguida.

CAPA VEJA SABIA DE TUDO

Eu poderia engatar aqui aquela máxima de Carlos Lacerda sobre Getúlio Vargas, só para excitar a imaginação de Lula, trocando a personagem. Ficaria assim: “A Sra. Dilma Rousseff não deve ser eleita. Eleita não deve tomar posse. Empossada, devemos recorrer à revolução para impedi-la de governar.”

Mas aqueles eram tempos em que as pessoas prezavam muito pouco as instituições, a exemplo de certos partidos que estão por aí. Eu não! Eu prezo a lei e a ordem. Eu prezo a Constituição do meu país. Eu prezo os Poderes constituídos.

Se as acusações de Youssef se confirmarem, é claro que Dilma Rousseff tem de ser impedida de governar caso venha a ser reeleita, mas em razão de um processo de impeachment, regulado pela Lei 1.079, que estabelece:

Art. 2º Os crimes definidos nesta lei, ainda quando simplesmente tentados, são passíveis da pena de perda do cargo, com inabilitação, até cinco anos, para o exercício de qualquer função pública, imposta pelo Senado Federal nos processos contra o Presidente da República ou Ministros de Estado, contra os Ministros do Supremo Tribunal Federal ou contra o Procurador Geral da República.

E o texto legal estabelece os crimes que resultam em perda de mandato. Entre eles, estão:
– atuar contra a guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos;
– não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição;
– proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo;

Se é como diz Youssef — e lembro que ele está sob delação premiada; logo, se mentir, pode se complicar muito — , pode-se afirmar, de saída, que Dilma cometeu, quando menos, essas três infrações, sem prejuízo de outras.

Trecho do diálogo de Youssef com o  delegado:
— O Planalto sabia de tudo!
— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.
— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.

Se Dilma for reeleita e se for verdade o que diz o doleiro, DEVEMOS RECORRER ÀS LEIS DA DEMOCRACIA — não a revoluções e a golpes — para impedir que governe. Afinal, nós estamos em 2014, não em 1954.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Isaias J. de Souza - Zháza/2016

    Eu ainda nem consegui, comemorar o Natal de 2015 , nem passar para o ano de 2016, não veio o carnaval e muito menos a páscoa, ainda tenho dívidas passadas e tenho quitado algumas delas, já que o restante está impossível, eu, como muitos brasileiros que trabalho e tenho sangue nas veias, ganhando aquilo que mereço sem sugar aquilo que não pertence. Já um bando que vem destruindo o nosso país – Brasil, com tanta corrupção e sem vergonha em suas caras. Isto é uma pergunta, se impedir alguém de suas funções que não está conseguindo cumprí-la com zelo e sinceridade, é um golpe, o que poderia ser chamado com tem acontecido com o povo brasileiro que tem pago e muito caro com os rombos e roubos na PETROBRÁS, com os mensalões e outros? A classe média já vinha pagando esta conta e continua e agora sobrou para a classe baixa. Isso tem dois nomes Puro Traidores do nosso país e população.

  2. jane

    Povo brasileiro que é brasileiro de verdade, não é restoi de outros Paises não aceita o que está acontecendo, porque sou brasileira fui criada na roça, não fui vagabunda e nem promovendo crimes, como essa vagabunda da presidente Dilma, que foi deportada do país dela, que todos sabem qual é o País dela, e chegou no Brasil, encontrou mais um vagabundo corupto, chamado Luis Inácio Lula da Silva , cortou seu dedo como torneiro mecânico,só para receber indenização da justiça do trabalho,.Criou a sua familha sempre pendurado no sindicato dos trabalhadores,.Parabéns pelo supremo tribunal federal por ser conivente de toda essa roubalheira e que o lula e a dilma tem vocês no bolso deles usando, o nosso imposto e nosso dinheiro, nós trabalhamos, só que vocês são vagabundos sem eceção.

  3. Alberto Figueiredo

    SE FOR VERDADE?
    É POR ISSO QUE ESTES LADRÕES ESTÃO SOLTOS, TODO MUNDO SABE MAIS POUCOS TEM CORAGEM DE DIZER; TU É LADRÃO CABRA SAFADO

  4. Pedro Paulo Tulaki

    Para presidiário vitalício vote no Lula Drão Nº 13-171 esse pilantra junto com a Dilma Luca e seu bando de cabras safados roubaram tanto que quebraram o País e o que é pior é que eles querem que nós paguemos pelas roubalheiras deles, nos empurrando a CPMF de goela a baixo.

  5. Aldemir borges Farias

    O que falta para o impeachment da Dilma?
    Acho que tem muitos políticos envolvidos no esquema da petrobras, por isso o barco não anda.

  6. alceu manso

    A verdade é que ninguém é confiável; Pt, PSDB e todos partidos, mas outro safado ja tinha dito que o cara que não sabe o que acontece dentro de casa não passa de um inútil

  7. Paulo Rogério

    Dilma diz que a crise da PETROBRAS é página virada. Página virada?
    Agora só falta todos nós pagarmos cada centavo toda essa imensa divida.
    O PT vira a página bem mais rico e cada um de nós vira a página bem mais pobre.
    Pena Brasil!

  8. willian

    Cade o povo que votou nela,tira ela de la se nao voce vao passart fome.

  9. kenco

    e isso ai pessoal agora ninguem voto nela ne

  10. isaac guedes

    Maldito Pt,mais 3 anos de seca.Maldito Pt quebrou a petrobras e tambem todos pq e medios empresarios.Maldaras pintadasito Pt,pt saudaçoes os caras pintadas sao vermelho a se fosse vermelho,verde azul,amarelo ebranco as coisa seria diferente

  11. Juliana Moraes

    Essa cachorrada imunda é a pior direita do país.Eles já tinham u golpe armado para quando a quadrilha conseguisse enganar o povo e entrar no poder. Nossas leis não mudam porque os piores bandidos que temos são os da classe política e até agora parar mesmo nenhum deles pagam – é por isso que não voto em nenhum, pois num saco de batatas podres não se tem o que escolher. Eles escapam da justiça do homem mas da divina não escaparão – talvez eles achem essa minha declaração coisa de gente boba, só que já vi muita gente que se achava acima do bem e do mal cair feio e sei que todos nós somos escravos dos nossos feitos e que a nossa mente cobra mesmo quando não temos remorsos.
    Nós, como povo, temos que pedir socorro à ONU já que nossa oposição não funciona e também deve estar comprometida com essa sujeirada toda e é por isso que não faz nada. Também temos que ir para as ruas protestar e tirar todo o congresso do poder. Seria bom se as nossas forças armadas intercedam contra essa quadrilha pertencente a mais extrema direita podre (e diziam que eram de esquerda) jamais vista antes no país – na verdade, quem entende só um pouquinho de política sabe que tanto faz ser de esquerda, de direita ou de centro, pois o que importa é que se governe bem o país e respeite seus habitantes, que busque ordem e progresso.
    Essa quadrilha que se instalou em Brasília usurpa tudo para ela. Claro que foi tudo articulado de maneira que pareça que tanto o Lulladrão como a anta dentuça não sabiam de nada. Sabiam. As empresas estatais também tem que prestarem conta de suas atuações todos os anos. O lugar de vocês é na cadeia e enquanto o povo não for para as ruas exigir que o códico penal mude, ficará tudo como está, já que assim fica tudo muito propício aos ladrões que assaltam o país.

  12. francisco luciano lemos

    EU NUNCA DEIXEI DE ACREDITAR DE QUE TANTO O LULA QUANTO DILMA E MAIS MUITOS OUTROS DO PT SABIAM DO ROUBO NA PETROBRAS !! ASSIM COMO DO MENSALÃO… E MUITOS OUTROS QUE NÃO FORAM DESCOBERTO E QUE UM DIA SERÁ…

  13. lucas

    pouca vergonha robalança.

  14. hermenegildo alfaia

    É impossível negar o não conhecimento de um desfalque no valor de 88 bilhões ,visto que anualmente é encaminhado através da Presidente da Petrobrás à Presidenta da República com o históricos de toda movimentação financeira acontecida durante o ano para fins de conhecimento e aprovação da Presidente e posterior ser encaminhado para publicação no diário oficial da união.desfalque de 88 bilhões até um leigo enxerga.todos são responsáveis.

  15. hermenegildo alfaia

    É impossível negar o não conhecimento de um desfalque no
    valor de 88 bilhões,visto que anualmente é encaminhado –
    através da Presidente da Petrobrás a Presidente da Repu-
    brica com o histórico de toda movimentação financeira –
    acontecida durante ao ano para fins de conhecimento e –
    aprovação da Presidenta e posteriormente ser encaminhado
    para publicação do diário oficial da união.Desfalque de 88 bilhões até um leigo encherga.Todos são responsáveis.

  16. AIRTON CAVALCANTE

    ESTA NA HORA DE NOS BRASILEIROS , PENSAR MELHOR, NA HORA DE VOTAR EM CERTOS CANDIDATOS.POIS O NOSSO BRASIL NAO PODER VIVER MAIS COM TANTOS LADROES, TEMOS QUE TIRAR O PT DO PODER .

  17. jairo carlos dos ssantos

    senhores escribas da muito conceituada VEJA ( OIA) PARA NOSSO CAIPIRA.Senhores,o Brasil ficaria feliz se os mestres da Veja fossem a campo e investigassem um tal gasoduto que sae de Santos e vae ate Caraguatatuba e depois Taubate.Comenta-se a boca pequena que um tatuzão teria sido alugado inicialmente por 25 milhões.Mas,depois por causa motivoa circustancias omesmo fora adquirido por 50 milhões.O tatuzaão se encontra soterrado em terras de \taubate ao lado do tunedl de 19 KM.

  18. revolucionáriok

    Grande novidade!

  19. Anónimo

    Parabéns a revista Veja, que por seu trabalho ilibado e, comprometida com a informação transparente dignifica a liberdade de imprensa neste País. O Brasil, precisa conhecer a verdade, sem maquiagem e comprometimento partidário, isso, só acontece quando a comunicação de massa, ora realizada por esta revista se estabelece de forma tão primorosa.
    A liberdade de imprensa é um direito conquistado, e não será um partido politico que irá inibi-la. O Brasil, é maior que a tentativa de desconstrução democrática e o aparelhamento do Estado que estamos vendo hoje.

  20. JULIO PEREIRA

    AGORA AS PESSOAS JÁ SABEM PORQUE A PETROBRAS PERDEU TANTO O SEU VALOR DE MERCADO NOS ULTIMOS ANOS. O PESSOAL DO PT ESTÃO FAZENDO UMA VERDADEIRA FESTA COM O DINHEIRO APLICADO NAS AÇÕES COMPRADAS COM O FGTS EM 2010 QUE POR SUA VEZ NUNCA SE VALORIZARAM NA BOLSA DE VALORES

  21. milton sergio da silva

    graças a deus que ainda temos a revista veja,que em nenhum momento se intimidou com as graves ameaças,desta facção criminosa ,chamada pt,eu sinto muito orgulho desta coragem deste veiculo de comunicação.

  22. Sergio Giaxa

    Pelo menos a Veja e os seus editores, articulistas,etc não “se venderam” ao dinheiro do poder nefasto que se instalou no governo, após 2002 com a eleição do Lulla, grafado propositadamente com “dois eles”, numa alusão ao seu aliado Collor!
    Até quando o Brasil e o seu povo vai permitir que essa quadrilha continue no poder? Até quando?

  23. marconi barbosa silva

    salario de deputados e senadores,prefeitose etc deveriam aumentar de acordo com a inflaçao e pelo um conselho popular formado por conselhos de classes e sindicatos que deveriam dar os aumentos que eles merecem

  24. julio a peixoto

    eles pregavam a etica a moral mas nunca vi tanta corrpçao neste governo tem que ser cassado para nunca mais voltar ao poder eles e qualquer outro que fizer o mesmo e devoluçao do dineiro roubado e mais xadrez neles

  25. H M S

    Dilma voce tem que entender que pra acabar com a violencia, tem que mudar o codigo penal estou pedindo as pessoas de bem que votaram no aecio pra ir as rua protestar pedindo seguranca e a mudansa do codigo penal traficantes sao os muiores criminosos do mundo a justica brasileira nao mudam as leises porque nao querem

  26. Antonio de Pádua Messias

    Se lutaram tanto para a DEMOCLACIA,para que então essa DITADURA DESPISTADA,precisamos de JUSTIÇA contra os INJUSTICEIROS,alô ONU DÊ UMA OBSERVADA NO GOVERNO DO brasil,mas DEUS COM SUA JUSTIÇA NÃO FALHA NUNCA.

  27. JOSÉ ALMIR DE BARROS

    Nós somos brasileiros, voces acham que eles conseguem tirar o PT do Governo?

  28. Pi Yung

    Eu tenho medo de que, com sempre, acabe em pizza, porque sao poucas as instituições que respeitam a sociedade e o governo tem muito poder político e econômico.Contudo, a culpa de chegarmos onde estamos é muito da mídia que sempre endeusaram Chegue Vara – assassino impiedoso -, Fidel Castro – que mantém até os dias de hoje prisioneiros políticos, que ousaram discordar da sua opinão – Maduro e outros vizinhos.

  29. maggie

    Dilma disse que o caso Petrobrás irá mudar o Brasil para sempre. Mais uma frase de efeito querendo se mostrar e abafando todos os escândalos até então, iludindo o povo votante para perpetuar e garantir o PT. Estes presos fazem lembrar os presos do Mensalão, os políticos saíram e os empresários permanecem cumprindo na cadeia, um peso e duas medidas. Agora fica a cargo STF que foi escolhido por eles mesmos, um beco sem saída como a escravidão.

  30. CAPICHA

    LULARAPIO E DILMA PETROLAO, QUE VERGONHA, CADEIA NELES,

  31. Divino S de Souza

    Bom dia, tem que impitimar essa senhora DILMA e nunca mais a volta de esse senhor LULA para que eles suma da politica nunca mais volte. impitima escrito em português.

  32. rosane cypriano

    Quando observo a revolta das pessoas me pergunto quando de fato faremos a diferença?
    Todos suspeitamos das urnas eletrônicas, todos estamos enojados de tanta corrupção e roubalheira, quando faremos alguma coisa para mudar este quadro politico nojento que está no poder? Sinto ânsia de vômito só de pensar que estes ladrões vão continuar nos extorquindo nos próximos anos.

  33. julio a peixoto

    nao podemoos crusar os braços e ficar quietos temos que responder defendendo a nossa democracia estamos vivendo como se estivesemos em cuba se comprovar temos que dizer fora dilma como eles falaram fora color

  34. Rosana campos

    Estou muito triste, por naum ter tido a chance de ver o Aécio ganhar ver e sentir se algo realmente mudaria, mas tudo bem só naum vou admitir aqueles que votaram na Dilma reclamar na feira no supermercado reclamar de tudo como eu ando vendo e ouvindo, eu só respondo pra esses hipócritas : UE naum votou na Dilma agora engole e cale a boca

  35. ELEIOTÁRIO DA 13ª ZONA ELITORAL

    Olá logicamente meu nome não é este”ELEIOTÁRIO’,mas é assim que me sinto quando vejo estes PTS CANALHAS E CORRÚPITOS que se aproveita da MÁQUINA PÚBLICA E CONTINUAR ARROMBANDO E ASSALTANDO ESTE GOVERNO POR MAIS 4 ANOS, PRECISAMOS UNIR UMA CORRENTE FORTE E FAZER LULA E DILMA, ESSES 2 CANALHAS VERMES NOGENTOS E INDESEJÁVEIS, PARA QUE SEJAM PRESOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ANTES DA POSSE. VAMOS FAZER UM MOVIMENTO FORA DILMA ANTES DA POSSE. … A UIÃO FAZ A FORÇA DEMOCRACIA|

  36. Rowena Betina Petroll

    Desde que li a reportagem, não consigo dormir tranquila. Que país é este que reelege a corrupção? se os menos favorecidos elegeram Dilma por não conhecer os fatos, cabe aos letrados se indignar e tomar providências. Eu apóio o impeachmen e me diponho a ir às ruas protestar.
    Rowena Petroll, zootecnista, 52 anos

  37. DIVA

    Como milhões de brasileiros, estou indignada com todos estes acontecimentos, e esperamos que isso seja resolvido de maneira clara e justa, pois os brasileiros estão cansados de tanto pagar pelos erros dos outros,espero também que não só estão robalheiras mais sim as urnas que foram burladas sejam tbm apurados estes fatos, pois ficamos só vendo isso nas redes sociais e sem nenhuma resposta, pois se isso aconteceu mesmo merecemos que ela saia já…
    POR DILMA E LULA UMA CORJA QUE PRECISAMOS SOLUÇÃO……

  38. Basiglia

    Com um dedinho só os hacker do PT dirigiram a apuração.
    I

  39. PAULO RICIERI FORTTI

    O que falar… a quem recorrer. acho que não temos mais a quem recorrer mesmo. A Tempos atras o STF erra nossa esperança, mas como se hoje mesmo foi dado o direito de cadeia domiciliar ao Sr. jose Dirceu. Não, não acredito mais que algo possa acontecer com este PT e seus comparssar que mandam e desmanda. que são arrogantes e prepotentes, que fazem coisas que ate DEUS duvida. Mas quem , quem ira ouvir nos trabalhadores de verdade. Que levantamos cedo, que não deixamos a peteca cair, que temos projetos, ambições que queremos dar a nossos filhos não sextas básicas, mas um futuro… Não e so um comentário e um dessabafo de um PAI, TRABALHADOR DE UM HOMEM HONRADO, E QUE ESTA INDIGNADO. COM QUE ESTA ACONTECENDO COM O BRASIL…

  40. Licinio Lopes de Resende

    Caros compatriotas êles sabem de tudo,mas a maneira mais elegante é dizer , Lula e/ou Dilma. êles nunca sabem de nada.Pergunto:<afinal presidente da republica, nem sequer sabe de nada?. Para que servem afinal? Para ocupar cadeiras cativas com bastante abundância? Todo o cidadão neste país que está comprometido, não sabe de nada?
    Mas certamente o sr. \Lula sabe (publicação da revista Isto E) que possui economias de sua governança em torno de 5 bilhõesde$US; onde estarão???Se não é comico é hilariante!!!será? -,PAIS RICO NÃO TEM MISÉRIA> -É uma linda mentira. Miséria com êles passa longe,ela existe no interior onde o Acreditem,vão acreditando , que as boas estão para chegar – aguardem….. Via o PT que levará o país ao verdadeiro caos. As eleições neste país são ganhas à custa dos carenciados,que recebem uma esmola para comer e a promessa de um voto certo.Porque só se dá e nada investem,para que êsse povo carente possa produzir algo e , assim dar algo de volta?????Conclusão os impostos escorchantes cobrados no sudeste e sul,grande parte é carreado para sustentar um norte totalmente improdutivo! VIVA O BRASIL!!!

  41. Elisa

    Que Deus nos proteja

  42. Andreia

    Eu e todos com quem converso estamos profundamente indignados e tristes com tamanha podridão e falta de caráter dos políticos que estão no comando do país. Eu me questiono todos os dias como esses políticos conseguem colocar a cabeça no travesseiro todos os dias e dormir como se nada acontecesse, e também como eles e toda essa gente que reelegeu a Dilma educam seus filhos, como se roubar e mentir fosse “normal”? é o fim dos tempos… temos que tirar esse PT.

  43. Marcos Antonio

    eu não sei como muitas pessoas estão em situação tão ruim e apoiam um governo tão corrompido sinceramente estou muito triste como as pessoas são tão segas eu gostaria que a Dilma tivesse um pouco de vergonha na cara e as pessoas que votam nela

  44. sabbatino passaro netto

    bom dia srs como cada povo tem o governo que merece,continuaremos com a” presidenta!”!!

  45. ALEX LIMA

    O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO…

  46. Anónimo

    Parabéns a revista veja pela reportagem!

  47. Julio Cesar

    Tudo tem que ser apurado a verdade tem que vir á tona cadeia pra Dilma e o bandido do Lula

  48. tairone

    Nos somos brasileiros,não admitimos mais tanta vista grossa,o PT recebia porcentagens do esquema do doleiro ea PRESIDENTA DILMA,eo ex PRESIDENTE LULA dizem que não sabiam de nada e muita sugeira debaixo do pano.

  49. Guilherme

    Parabéns aos 25% que disseram NÃO! A ambos… Temos que passar os 50%, chegar tão próximo dos 100% quanto possível. Só assim nossa lúcida e justa indignação ficará clara e exigirá uma providência que saneie esta nação.

  50. Anónimo

    O PIOR É QUE A CANDIDATA DILMA ROUSSEFF SE ELEGEU PARA O PRÓXIMO MANDATO! AGORA SÓ RESTA O PROCESSO DE IMPEACHMENT QUE ELA SE REFERIU COMO SENDO UMA DENÚNCIA GOLPISTA! E AINDA POR CIMA SE DECLAROU INDIGNADA! ESTE É O PAÍS DOS SEM VERGONHA, SEM DIGNIDADE, SEM CARÁTER, SEM EIRA E NEM BEIRA, SEM TETO E SEM TERRA!