Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma e Lula decidem se dar o abraço de afogados. Querem saber? Eu acho é bom!

Em vez de se livrar da mistificação e recomendar a seus ministros que se mantenham longe dessa operação, que coisa de governo não pode ser, Dilma se deixa convencer de que ela só será salva se Lula conseguir recuperar o seu prestígio

Por: Reinaldo Azevedo

Consta da mitologia criada sobre Dilma Rousseff que ela foi, como vou dizer?, professora de marxismo. Eu duvido um pouco. Em primeiro lugar, porque, fora o tatibitate do Marx escrevendo sobre ideologia ou relendo a história, aquele troço não é simples — o que não quer dizer que seja nem bom nem correto. Mas fácil não é. Se, hoje, já bastante madura, a presidente tem um raciocínio notavelmente confuso, a gente pode imaginar como era quando tinha pouca experiência. Como sabemos, ela sempre perde a luta para a sintaxe.

Raciocínio confuso costuma combinar com escolhas igualmente atrapalhadas. Dilma chegou a ter a chance de se salvar, já escrevi aqui, lá pelo começo do ano passado. Deveria ter apeado do PT, enviado ao Congresso uma emenda parlamentarista e proposto um governo de coalizão. Não o fez. Preferiu se agarrar ao partido. Está afundando junto com ele, e continuo a achar que não conclui o seu mandato. O “esfriamento” do impeachment me parece aquela bonança que antecede a tempestade. O povo de verdade ainda não disse o que acha da crise.

A imagem de Lula se desintegra, se esfarela. E não porque alguém conspire contra ele, mas porque, a gente nota, o homem se mostra incapaz de dar explicações convincentes. E que se note: isso só está em curso porque, finalmente, alguém teve a ousadia de cobrar. E, como se sabe, até agora, não foi Rodrigo Janot, não foi o Ministério Público Federal. A Operação Triplo X, no que diz respeito a Lula, por enquanto, é apenas um trocadilho.

Eis aí. De novo, com um pouco de inteligência política, só um pouquinho, Dilma poderia tentar passar pela porta estreita e tentar se descolar de Lula. Ocorre que ela se cercou de conselheiros… lulistas! E estes a convenceram de que ela só se salva se ele se salvar. Por mim, acho o conselho excelente porque intuo que todos eles naufragarão juntos.

Nesta terça-feira, na abertura do ano legislativo, Jaques Wagner, ministro da Casa Civil, conclamou parlamentares da base a fazer a defesa de Lula. O ministro disse aos aliados que o ex-presidente é alvo de uma perseguição e que a história de Lula “precisa ser respeitada”. Para muitos, a fala de Wagner teve um tom de desabafo, quase um pedido de ajuda.

Wagner só ecoava a cascata dos petistas no Senado, que decidiram argumentar abertamente não em favor de Lula, mas, até onde dá para entender, de sua inimputabilidade e, pois, da impunidade.

O petista Jorge Viana (AC) presidiu a primeira sessão do ano e mandou brasa, prestem atenção:
“Vamos tratar o presidente Lula com respeito porque ele merece o respeito por tudo de bom que fez pelo nosso povo, pelo nosso país. Vamos deixar o presidente em paz com sua família, sua esposa, Marisa, para que ele possa ter o direito de uma vida depois de ter sido presidente da República”.

Como? Observo que Viana nem mesmo se ocupou de declarar que Lula é inocente. Pede que o deixem em paz em razão da sua biografia. Também fazendo de conta que nenhuma suspeita pesa contra o ex-presidente, Humberto Costa (PE), líder do partido no Senado, afirmou: “São ataques sistemáticos, que têm como objetivo desqualificá-lo como homem público e desconstruir a imagem de um presidente que deixou o cargo nos braços dos brasileiros, com mais de 80% de aprovação popular”.

Questão: se Lula tivesse deixado o poder com 100% de aprovação, isso lhe daria o direito de pairar acima das leis? A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), investigada numa operação parente da Lava Jato, também resolveu dar a sua opinião, aí com um pouco menos de, vá lá, sagacidade do que os outros. E provocou: “Talvez vocês pudessem acusar o Lula de ter tirado 40 milhões de pessoas da miséria, de ter feito o maior programa de investimento em moradia popular que este país de já teve”. Digamos que assim seja: Lula está se enrolando todo por isso?

Eis por que, apesar da aparente calmaria, eu duvido que Dilma vá conseguir sair do sufoco e salvar o próprio pescoço. Os petistas ainda não se deram conta do quão velho e ultrapassado é esse discurso. Vá às ruas, converse com as pessoas comuns, vejam a quantas anda a imagem daquele que eles insistem em tratar como demiurgo.

Em vez de se livrar da mistificação e recomendar a seus ministros que se mantenham longe dessa operação, que coisa de governo não pode ser, Dilma se deixa convencer de que ela só será salva se Lula conseguir recuperar o seu prestígio.

Não é um sinal de inteligência política.

Querem saber? Dado o que eles pensam, eu acho é bom.

Texto publicado originalmente às 3h48
Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. VAQUEIRODOASFALTO

    Bem, quem assistiu à sessão do Senado ontem, dia 02/02, nota que dá nojo ver PTralhas falando e defendendo o canalha mor da nação, bem como o indivíduo Rui Urbú, presidente PTralha. Isto foi ontem. Hoje, não tiveram conhecimento da matéria do Jornal Nacional, portanto, veremos como será amanhã. “O que será amanhã….. responda quem poder…… asseguro que depois do que foi descoberto, a Elba do Collor foi para o beleléu. Collor, como sabemos, é trombadinha perto do Lullarápio. Facínora, teu dia está chegado. PresidANTA, teu cavalo passo arreado e não pegaste, agora, vais andar de jegue, pois serás apeada do teu cargo ao qual nunca deverias ter chegado.

  2. Apolo HERINGER Lisboa

    Todos devem ser tratados segundo os termos da lei, respeitado o direito de defesa com base na verdade, pensando no proveito da sociedade vedada a prática da mentira. Sem lugar para zombarias e pré-julgamentos. A sociedade brasileira e suas instituições democráticas sairão melhores se o Judiciário se moralizar e agir com firmeza sem fazer acepção de pessoas.

  3. Jpira

    Reinaldo,
    Assim como Lula e Dilma estão num abraço de afogados, o PSDB deu um abraço no PT no passado.
    Agora, como não consegue se desvencilhar, corre o risco de morrer afogado junto com o PT.
    E o PT faz tudo para levar o PSDB para o fundo do poço de lama.

  4. interrogações à distância

    Diante de tantos defensores do LIDER MÁXIMO brasileiro, toda razão à “joão saco cheio” (Fevereiro 3, 2016 às 6:25 pm”):
    Aonde serå que fica nossa Piazzale Loreto !??
    ***
    De leve…

  5. Maury

    Rogo a Deus, que tire esta senhora do governo, que vá atender o telefone, que saia para comprar chicletes, mas que deixe o poder, para quem saiba governar. O pt, deveria igualmente ser extinto e seus parlamentares ficarem sem se reelegerem por prazo indefinido , indeterminado , pois somente assim o Pais sairá da crise. Falam de lula, mas, ele pegou a dispensa cheia, o FHC, deixou o Brasil, saneado forte, sem turbulência alguma, não havia onda forte e nem tempestade para prejudicar o nosso Pais, porem o senhor lula, acostumado a mordomia do sindicato, pois nunca trabalhou, sempre teve de mãos beijada tudo que queria, não soube administrar e já no seu governo, permitiu e fez parte da corrupção, o Brasil é rico, vamos passar as mãos, vamos dar migalhas ao povão e encher nossos bolsos. Veja bem o seus filhos lulinha, está milionário, seu irmão Luiz Claudio, não deu tempo, mas estes R$ 2.500,000,00, faria qualquer um feliz. Na verdade a crise começou no governo de lula, e como a dilma deu sequência nos projetos de corrupção. Azedou o pé de frango.

  6. Justice

    A História ensina que nem todo déspota termina seus dias num leito. Tem uns que acabam num banker ou mesmo em praça pública.

  7. CARLOS ALBERTO CASTRO MARTINS

    Só há um jeito dela e LulaBabá e seus 40Mil Ladrões se salvarem, ” Se ela conseguir matar o mosquito da dengue etc.. antes deles nascerem.

    Carlos

  8. Jose

    Vagabundo sem vergonha

  9. RONALDE

    O petista Jorge Viana (AC) presidiu a primeira sessão do ano e mandou brasa, prestem atenção:
    “Vamos tratar o presidente Lula com respeito porque ele merece o respeito por tudo de bom que fez pelo nosso povo, pelo nosso país. Vamos deixar o presidente em paz com sua família, sua esposa, Marisa, para que ele possa ter o direito de uma vida depois de ter sido presidente da República”.

    Ora, que ele se retire então da política e passe o resto dos seus dias no sítio ou no apê junto da polaca. O homem deseja ser candidato a presidência!

  10. J. S. C.

    Achar que o Lula não merece críticas ou punição por desvios de conduta equivale a não punir alguém que sendo mantenedor de uma pré-escola explore sexualmente das crianças.

  11. joão saco cheio

    Aonde serå que fica nossa Piazzale Loreto?

  12. Rouxinol Vargas

    É lamentável q ainda exista nesse país pessoas q defendem esses bandidos do PT. Se a presidente não fosse tão incompetente em administração não teria feito o absurdo de gastar bilhões em estádios, e agora q enterrou o país quer jogar a CPMF nas costas do povo. Vá pró inferno com sua corja de puxa-sacos.
    OK!

  13. jluiz

    Definitivamente eu acredito que essa fauna de petistas se acham acima do bem e do mal, as “pregações” feitas por altas otoridades petistas é algo inacreditável, acredito que pensam que nosso País é formado por milhões de “débeis mentais”, soltam declarações dignas de programas do mais alto besteirol. Tarso Genro sem o menor pudor diz alto e bom som que “lulalá é vítima de perseguição semelhante a sofrida pelo povo judeu na época do nazismo, uma declaração desse tipo deveria ser enquadrada em algum tipo de crime. absurdo é nossa Presidente até agora não aceitar as credenciais do Embaixador de Israel, isso sim cheira mal, aliás, parece perseguição ou estou enganado. Esses caras são um pé no saco, como dizia o amigo atual de Lulalá, temos que ter o s…..o roxo e bem roxo.

  14. Blanka (A Besta Tropical)

    Meu Deus! Esse país é a PIADA PRONTA. Como disse o Sr. Zika (abaixo), a página do Governo está realmente com mosquitos. Eles sabem realmente piorar a situação! Essa administração do PT está tornando o Brasil um manicômio a céu aberto. LAMENTÁVEL: http://www.brasil.gov.br

  15. Mais uma vez pensando que somos idiotasOs

    Os petistas, sempre tratando os brasileiros como otários.
    Só para lembrar de alguns:
    1) – As inúteis malinhas de medicamentos nos carros;
    2) – A mudança nas tomadas: com 2 pinos, com 3 pinos, você vai na loja e fica tonta com tantas perguntas do vendedor, o adaptador de tomada é do velho para novo, ou do novo para o velho, e como fica o perigo com o monte de adaptadores para funcionar algo?
    3) – Obrigatoriedade do extintor de incêndio, já extinto;
    4) – Os moradores da cidade de São Paulo são obrigados a pagar pela sacola plástica, obra do prefeito petista, logicamente o preço já estava incluso no custo do produto e não houve redução pela cobrança a parte.
    No início a tal sacola plástica tinha que suportar três litros de refrigerantes agora a tal sacola não aguenta
    nem três copos de refrigerantes. As ciclofaixas são um assunto a parte.
    5) – Os petista agora querem que o brasileiros acreditem em Robin Hood.
    As diferenças são muito grandes, o Robin Hood da história roubava do governo para dar aos pobres já o suposto Robin Hood brasileiro, que diz que fez muito pelo povo brasileiro, fez suas maracutaias somente para enriquecer seus filhos,
    seus netos, seus bisnetos, seus tataranetos, e todos mais netos que vierem.
    Os hospitais brasileiros continuam uma lástima, as crianças não tem escolas, muitos professores das escolas
    públicas tem ideias confusas, enfim quem saiu ganhando com este desgoverno petista foram somente os ditos cujos acima, e outros mais que embarcaram na ORGIA FALIMENTAR do BRASIL.

  16. Kevin Lomax

    ZIKADILMA – Hoje as 20:30 a ZIKADILMA vai fazer um discurso na TV.

    Vamos fazer o maior Panelaço e Buzinasso da história do país…

    A epidemia do vírus é exclusivamente culpa dela, da sua incompetência e falta de gestão do seu Governo. Ela nada fez durante o ano de 2.015 para evitar o surto da doença que já acometeu mais de 4 mil brasileiros. Pelo contrário, utilizou o Ministério da Saúde como barganha política com o PMDB para evitar alguns votos contra o seu IMPEACHMENT. Agora quer aparecer para amenizar o vexame mundial que o BRASIL vem sofrendo com um suposto boicote e cancelamento das OLIMPIADAS. Bastaram 2 casos em seu país para o Presidente Obama fazer um alarde e investir milhões em uma vacina para a doença. Ela quer pegar carona nisso, por isso merece o repudio dos brasileiros, pois nunca se preocupou de fato a ponto da situação chegar a esse nível alarmante.

    Quem é contra esse GOVERNO CORRUPTO faça sua parte.
    # TODOSPELOIMPEACHMENT

  17. Justice

    Não precisa postar, mas dilma e lula , são seres nocivos, abortos que deram certo, por serem filhos do Demo. São temáticas do terror, embrulhadas em papel pardo. Filmes tipo Bebe de Rosemary e Damian. A mensagem de terror de tais filmes é que não parece haver força que possa derrotar o mal que esses enviados do demo representam. É preciso ter muita fé, batalhar, estar sempre desperto, não aceitar como coisa normal, não dormir nas trincheiras, pois só assim venceremos esse mal.

  18. Cirval

    A batata está assando.

  19. maria santos

    Se esse “iluminado” dos deuses e “onesto ome publico” tirou mais de 40 mi da pobreza porque a esmola continua a todo vapor? Calem-se seus petistas de mer… O povo decente sabe muito bem quem são vcs. E com certeza nas eleições terão o troco devido. Fora bando de comunistas. Venham pegar um metrozinho no rush em sampa pra ver, venham. Vermes!

  20. Sergio

    Se Lula tivesse ficado no canto dele, sem se intrometer, aproveitando a sorte com que foi abençoado no primeiro mandato, provavelmente estaria numa boa. Ao querer repetir a dose e emplacar um segundo mandato vai colher a maldição. Deveria ter ficado quieto, usufruindo da sorte que teve de pegar o mundo na maré boa. Agora, só vai colher maldição. Poderia ter ficado quieto, não poderia ? Agora corre o risco de perder sua aura santa e se tornar o diabo da vez. Era para ter ficado quieto…

  21. fagner

    O que mais eu sinto vergonha é que futuros brasileiros que nem nasceram ainda, daqui uns cinquenta anos, quando forem fazer um estudo da história brasileira, verão o tão ruim que esse pais já foi. Na nossa geração, colocamos a culpa nos militares e até em Portugal, por esse país ser medíocre. Mas no futuro verão o tanto que essa geração foi ruim par o país, roubaram, saquearam o país, império da demagogia. Colocarão a culpa em nós, que não fizeram nada para o futuro do país.

  22. Rue des Sablons

    O oposto é que me parece mais realista: Lula só continua a se livrar da cadeia enquanto Dilma tiver a caneta. Uma das razões do poder da presidanta: capacidade de distribuir benesses para os porcos medíocres. E porcos são encontrados nos 3 poderes, com toga e sem toga. Vou dar um exemplo: um inquérito sobre o Renan ficou 8 anos na gaveta do Lewandowski, que é um honorable man…

  23. Zika

    Reinaldo,
    Veja só o absurdo. Algum gênio achou que seria uma boa colocar mosquitos na página brasil.gov.br .
    Está assim desde ontem.

  24. PARA O PT, É HORA DE ZIKAR!

    O POVO JÁ ESTÁ
    DANÇANDO, FAZ
    TEMPO! E FEIO!
    ALIÁS, DE ONDE
    SURGIU ESTE NOVO
    MESTRE DE CERIMÔNIA
    DE ARAQUE?
    MAIS UM COM
    O MICROFONE
    NA MÃO, FALANDO
    DAS “CONQUISTAS!”
    QUEM AINDA CAI NUM
    PAPO FURADO DESTES?
    TEM QUE SER, É MUITO
    ALIENADO E TROUXA! PRA
    NÃO DIZER OUTRA COISA!

  25. Blanka (A Besta Tropical)

    Enquanto o Governo Dilma boicota Israel, a sociedade brasileira apoia Israel e boicota Dilma: https://www.youtube.com/watch?v=_wuqhCMMKqY (um dos vídeos mais emocionantes que já vi de apoio a Israel).

  26. Ronaldo Braga

    Um avanço silenciado
    O Brasil é um país cheio de inusitadas situações e povoado por fantasmas em sua cultura politica e social, crescemos sim, avançamos sim, mas como enxergar este crescimento diante de tanto recuo, de tanto passo dado para trás. Mas se olharmos sem um guia ideológico, podemos observar que os avanços foram muitos e muitas vezes alcançados de forma enviesada, não por interesse de sua elite econômica, politica e muito menos cultural, os avanços foram assimilados pela natureza de seu povo, de superar as suas necessidades e por atos individuais de figuras marcantes, somos um país que não temos ainda um coletivo saudável, mas temos um coletivo que sabe absolver atos isolados e torna-los atos coletivos, hoje não fumamos mais em ônibus, hoje de uma forma ou de outra estamos inseridos no mundo global, mas não temos uma educação que seja no mínimo, razoável.

    A esquerda, que sempre comandou nos bastidores a cultura politica, educacional e artística do Brasil, chegou ao poder central do país e isto de uma forma ou outra se tornou um avanço, pois quebramos a ultima barreira de mentiras históricas, que tornava a direita como responsável por todos os males da nação, enquanto a esquerda formava valores por trás das cortinas e inviabilizava qualquer projeto de importância para o país que não lhe servisse. Não devemos esquecer que em plena ditadura militar a esquerda teve o seu apogeu de domínio na cultura e na arte e se compararmos com Cuba, fica uma pergunta:
    – qual espaço para uma cultura liberal, foi dada nesta Cuba comunista?
    Resposta, nenhuma, cadeia ou fuzilamento para qualquer escritor ou artista, que ousasse defender ideias liberais, em Cuba, enquanto que no Brasil a ditadura chamada de direita, permitia o florescimento, um gigantesco crescimento de ideias esquerdistas na cultura na arte e no jornalismo.

    Então a chegada da esquerda no poder politico, econômico e administrativo, permitiu ao país discutir o marxismo, não mais como algo distante, ou alguma coisa inexistente por aqui, mas sim, a partir da pratica administrativa e politica do partido de esquerda no poder, e assim fazer a critica a esquerda, não é mais visto como um preconceito, ou apenas uma luta da direita, mas sim uma critica a um fato politico, que é o modo de governar da esquerda e desta forma a rigor, se pode hoje desmistificar as mentiras ditas pelos artistas militantes, pelos intelectuais engajados neste 50 anos de história da carochinha plantada em nosso país, sobre o que podia ser a esquerda no poder, e, se se mentia sobre Cuba, sobre o totalitarismo em países governado pelo marxismo, hoje não se pode mais esconder esta verdade, que expulsa alguns fantasmas e coloca os pontos no is: a ideologia de esquerda é a pior ideologia surgida no mundo moderno.

    Avançamos sim, e vamos continuar enterrando fantasmas, e enterrar a esquerda é um passo de tamanho GG e só podemos enterrar a esquerda hoje, depois do governo do PT, que deixou claro, para a sociedade as mentiras ditas por Chico Buarque, por jornalistas engajados que não respeitam os fatos e sim antes, enquadram os fatos dentro de suas lógicas e vontades do partido que obedece.

    O Brasil 2016 é um país que aceita sua vocação conservadora e liberal, sua vocação para o empreendedorismo e por sua vontade de vencer. Somos um povo que acredita na força individual e vamos continuar acreditando no individuo e ao mesmo tempo construir um coletivo formado por pessoas integras e fortes e não pessoas dominadas por partidos que vivem em mundos ideais, imaginários

    O Brasil avança devagar e sem temer mau olhado ou vampiros, o Brasil olha pra frente e nunca temeu arriscar e sabe a hora de mudar.
    Mudamos.

    http://www.ronaldobragas.blogspot.com.br
    Ronaldo Braga

  27. Desconfiado

    Há muita coisa que a ‘PRESIDENTA” devia ter feito como não aceitar o JW como seu ministro da casa civil. Sabe se que o Wagner e o lula são unha e carne. Mas dá para entender que, se ela foi criada, ela não tem vontade própria. É Maria vai com as outras.

  28. ze geraldo

    E o cordão dos puxa-sacos cada vez se esgarça mais…
    O país afundado numa crise sem fim e sem governo, feita de corrupção, conchavos políticos, recessão, inflação, desemprego, insatisfação social generalizada, e um punhado de tristes senadores por ela corresponsáveis, sabujos e perdulários, dissipam seu tempo e nossos sacrificados recursos na tentativa inglória de resgate moral de um ídolo de barro, e barro fétido, como é notório… Até quando?

  29. tutti

    Essa aparente melhora para Dilma é, como dizia minha avó, a visita da saúde. Já Lula, acabou. Nilo Batista virou um malabarista, tenta dar nó em pingo d”água. Não vai conseguir livrar seu cliente da pecha de Pixuleco-Mor. Mas, um pensamento malvado me acompanha: graças a Deus Thomaz Basto bateu as botas.

  30. Blanka (A Besta Tropical)

    VEJAM ISSO. O “The Times of Israel” noticiou anteontem que é a terceira vez consecutiva que Dilma não comparece em evento anual em Brasília em memória ao holocausto. Até o embaixador palestino foi: http://www.timesofisrael.com/pa-envoy-in-brazil-attends-holocaust-memorial/

  31. Leandro

    Luma no fundo do poço, pior o Brasil já afundado. Para emergir o Gigante serão necessários alguns anos, para salvar a viva alma mais honesta e a mulher sapiens, pensam eles, precisa rodar alguns comerciais do PT na TV e, isto tememos nós, acionar o judiciário aparelhado mais o legislativo do toma lá dá cá.

  32. ESTÁ NO AR!

    A REDE GLOBO PELO
    VISTO SE TOCOU E
    PULOU FORA DA
    CANOA FURADA QUE
    É A QUADRILHA
    PT & PMDB,
    PRESTES A AFUNDAR!
    ESTÁ NOTICIANDO AS
    MENTIRAS E FALCATRUAS
    DO MAIOR “SANTO” DA TERRA
    E ACONTECIMENTOS SUSPEITOS,
    QUE ESTÃO NO AR E SÃO DIÁRIOS!
    ATÉ QUE ENFIM, ESTÃO RACIOCINANDO!
    O VACARI, COMO SEMPRE,
    FICA DE BOCA FECHADA
    NA CPI DOS FUNDOS DE
    PENSÃO! ESTE ESTÁ
    EM TODAS! PETROLÃO!
    BANCOOP! FUNDOS DE
    PENSÃO! ETC! TEM
    ATÉ BASTANTE LÓGICA!
    ERA TESOUREIRO DO PT
    E AMIGO DO EXXX! COMO
    PROVA DE LEALDADE, ESTÁ
    GUARDANDO UM LUGAR
    EM SUA CELA, PARA
    O CHEFINHO!
    FINALMENTE O
    SUPREMO VAI DECIDIR,
    DEPOIS DE TRES ANOS,
    SE DENUNCIA RENAN,
    SEMPRE ELE,
    EM TRES PROCESSOS,
    ( TEM MAIS TRES)
    E SE, TORNARÁ O AMIGÃO
    DELLA, EM RÉU!
    COMO ASSIM? FAZER
    ISTO COM O POBRE!
    UMA PESSOA TÃO BOA,
    QUE SÓ PENSA NO
    BEM DO BOLSO,
    QUER DIZER, DO POVO!
    E ASSIM CAMINHA A
    HUMANIDADE! NO BRASIL,
    A SUJEIRA ESTÁ SEMPRE
    PERTO DOS PORCOS!
    ME DESCULPEM,
    OS PORCOS!

  33. Iramer Luiz Ross

    Boa tarde. É melhor dar corda para eles se enforcarem. Lula e Dilma repetiram Romeu e Julieta? Quem grita( fala alto) geralmente não tem razão.

  34. TRILEGAL

    COM ESSE TIPO DE ‘GENTE’ NÃO TEM ACORDO E NEM CONVERSA. PAU NELES, FORA, PRISÃO, CONFISCO. NARIZ EMPINADO, O OUTRO POSANDO DE SALVADOR, VERDADEIRA CURTIÇÃO COM A CARA DO IMBECIL POVO BRASILEIRO QUE FICA ADIANDO ESSE FIM DA AGONIA, DANDO TEMPO E TEMPO PARA QUE CONSIGAM COMPLETAR SEUS PROJETOS DE DESTRUIÇÃO DO PAIS. QUANDO FALA, TANTO ELA COMO SEU CHEGADO, O ROMPANTE DE ESTADISTA BENFEITOR, FALA DE CIMA PARA BAIXO, COLOCA IMPOSIÇÕES COMO SE TIVESSE PEGO O PAIS LIQUIDADO, O QUE NÃO ACONTECEU, MUITO PELO CONTRARIO, DESTRUIRAM O PAIS. ESPERAMOS SINCERAMENTE QUE ESSA AGONIA NÃO SE ALASTRE ATE JULHO, O PAIS NÃO SUPORTARÁ E NEM O POVO, DUAS COISAS FUNDAMENTAIS PARA A RETOMADA DA CREDIBILIDADE DO PAIS E SUAS INSTITUIÇÕES, NOVA ELEIÇÃO IMEDIATAMENTE E PRISÃO DE LULA E FAMIGLI E O CONFISCO DA FORTUNA ROUBADA.

  35. FM

    Quero que essa tralha toda se danem. As inúmeras interpretações mentirosas sobre o tríplex e o sítio de Atibaia já foram suficientes para mostrar ao povo brasileiro que Lula e toda a sua patota são um bando de patifes. Se ela ajudando Lula temos mais chance de vê-los sumir mais rápido da vida política e pública desse país, então ajuda minha filha dê um abraço de afogado bem forte.

  36. PALCOSCENICO

    .
    VAMPIROS BOLIVARIANOS SEDENTOS e FAMINTOS, mesmo com a profunda crise no Brasil, querem mais DINHEIRO de nosso POVO
    .
    Antes, sugiro, cliquem sobre a foto e vejam o “biquinho carinhoso” que DILMA faz ao cumprimentar EVO MORALES, como se ele fosse uma criança!
    .
    Fora a visita, ontem, de EVO MORALES, na semana passada aqui esteve a Chanceler da Venezuela, correndo atrás de dinheiro, ‘com a conversa’ de queria atrair os empresários brasileiros (já em uma fase mais do que crítica, diante da queda de quase 10% na produção industrial), para investir na Venezuela. Pois é, apesar disso, e de DILMA já ter escapado do assédio de MADURO, em Quito, na Reunião da CELAC, a chanceler veio ao Brasil em uma hora mais do que crítica, não só para os empresários, como para o governo DILMA.
    .
    Fotos em http://www.aquinao.org
    .
    .
    Ora, é óbvio que não se tratava apenas de ‘atrair empresários’, pois diante das sutilezas da política Bolivariana, onde MADURO, se preciso for, não se acanharia, depois, em “nacionalizar e estatizar” essas eventuais empresas que lá se instalariam.
    .
    Ademais, com a atual e gravíssima crise econômica na Venezuela – potencializada pela queda do preço do petróleo – que não se pode avaliar quando e como terminará, não haveria empresário que se aventurasse a tal empreitada que, necessariamente, implicaria no aporte de Bilhões de dólares.
    .
    Portanto, outros formas de ‘pegar dinheiro, os venezuelanos, aqui, vieram atrás. E, com certeza, já mal acostumados pela moleza do do empréstimo/doação do BNDES para obras, por, exemplo, como o Metrô de Caracas – algo sem a mínima prioridade, que não fosse a geração de propinas, pois lá o povo já passava fome – eles querem mesmo, mais dinheiro do povo brasileiro.
    .
    E agora vem EVO MORALES, também na pior hora para DILMA e o governo, falar “em investimentos na Bolívia”, de forma a torná-la um novo ‘Coração Energético’ na América do Sul. Não, EVO não veio aqui só para dar “a notícia de sua pretensão”; ele veio, mesmo, atrás de dinheiro do BNDES, ou melhor, O DO POVO BRASILEIRO.
    .
    E esta ‘cara de pau’ de ambos, se encaixa perfeitamente neste vídeo de HUGO CHÁVEZ (ver em http://www.aquinao.org ), que já na ‘Era LULA’, entendia que a Venezuela fazia parte de “DESSA PÁTRIA GRANDE”, da qual o Brasil participava “como HERMANO mais rico.Ou seja, o sonho dele era ‘REPARTIR AS RIQUEZAS DO BRASIL COM A VENEZUELA e OUTROS PAÍSES “HERMANOS”, da América Latina, para formar “ESSA PÁTRIA GRANDE” (sem fronteiras, no ‘liberou geral’).
    .
    Hugo Chávez só esqueceu de uma coisa: nós “falamos português e não espanhol”.Esperto ele, não?

  37. Rodrigues

    A funcionária pública inquilina do palácio, é cheia de frases com efeitos ilusórios, enquanto inventa frases, o país vai descendo rumo ao fundo do poço colecionando os piores Records da sua história, realmente o Brasil é maior é forte, inclusive para suportar os parasitas que consegue permanecer por mais de uma dezena de anos sugando suas reservas até para sustentar os companheiros estrangeiros da causa, a safra de políticos tem sido tão medíocre que na hora da escolha, o método é saber quem é o menos pior, em são Paulo por exemplo, escapamos do pior, mas, veja o perfil do atual inquilino do bandeirantes, uma vergonha, alimenta as fantasias dos aloprados e não é capaz de perceber os ambientes hostis, reduto de petistas e lá está ele para levar uma vaia gratuitamente.

  38. nena

    Bem dizem que tudo o que vai, volta em dobro. Lula colocou na presidência a pior dose de veneno imaginável, que atingiu o país e todos os brasileiros, penalizando-os pela enorme carga de frustração, de incompetência, de indignação, de retrocesso. E ele, colocando-se acima de tudo e de todos, com a sua habitual cegueira e surdez. A eleição e reeleição da poste-lunina, saudada inicialmente como uma grande vitória do apedeuta, sofreu um revertério e o resultado aí está, não na fantasia criada por eles para comprar votos, mas pela triste realidade pelos números reais alarmantes da decadência. No entanto – que ‘vingança malígna’, não é Chico Anísio?! – foi o ele o mais atingido pelo seu próprio fogo, aquele tiro no pé tradicional nos usos e costumes petralhas. O brasileiro honesto embora sofrido e castigado, sobrevive. Pode-se dizer o mesmo de lula nessa volta do bumerangue? Um cara que foi idolatrado e jogou no lixo toda a honra, que poderia ter colhido louros e respeito, chega ao mesmo nível dos piores criminosos. Dilma foi um choque da realidade petralha e isso ninguém poderia ter feito melhor.

  39. Cristovam

    Reinaldo,

    Os petista nasceram cresceram e estão morrendo, criticando e conspirando contra tudo e todos. É normal que eles acham que estão fazendo com o Lula, o que ele sempre fez com todo mundo. É da natureza do partido, se fazer de vítima e acusar os outros do que ele faz.

  40. renato

    Dona Mariza ja comprou o barco e mandou entregar no sitio de Atibaia! Isso pro lula não morrer afogado.

  41. Maresia

    Antes de chegar a onda gigante do tsunami o mar recua em profunda calmaria.

  42. Líli

    Caro Reinaldo. Mais um indignado dizendo as verdades. Abs. http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,na-rota-do-suicidio,10000014708

  43. Rogério

    Por falar na senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), alguém sabe a quantas andam a situação dela perante a Lava Jato. Acho que o povo gostaria de saber.

  44. paulo guilherme

    Você é triste..viu…Continue assim.Mais uma vez na mosca. Parabéns!

  45. FERNANDO MATTOS

    O discurso mais interessante e intrigante, no Congresso, foi de Renan Calheiros. E quase não foi comentado na imprensa.

  46. givaldo

    A Dilma é pau-mandado, incompetente e sem carisma nenhum. Só ainda não caiu porque isso seria entregar o poder ao PMDB, dominado por Michel Temer, Renan Calheiros, José Sarney, Jader Barbalho e Eduardo Cunha, políticos de comportamento sombrio e completamente desacreditados perante a sociedade brasileira.
    Só vislumbro uma saída para o impasse : a urgente cassação da chapa Dilma-Temer, via processo em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e, logo em seguida, realização de nova eleição presidencial, como manda a lei.
    Quanto ao nove dedos, chefe-mor dos gabirus, ele cumprirá seu destino aos cuidados dos zelosos delegados e procuradores federais.

  47. maria cristina

    Estão com peninha??/ levem pra suas casas! E não se esqueçam da Rosemary, que também faz parte da família… Com a palavra sua EXCRECÊNCIAS..

  48. roberta

    Finalmente o processo de renam andou , ESSE JÁ ERA ,NA ÉPOCA ATÉ RENUNCIOU , FORA renam , FORA dilma ,LULA DENTRO DA CADEIA ,uhuuuuuu !!!!

  49. wanderlei lima

    Deixar para lá só pode ser coisa de petralha. Qualquer coisa que um governante faça e que a sociedade seja beneficiada, esse governante não terá feito mais que a obrigação pois é para isso que deve trabalhar, quando isso não acontece o governante devia ser responsabilizado não só perder o mandato em eleição futura.

  50. Jotaga

    Poderia acrescentar o Maduro ??