Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma defende Lula e ataca “vingança” de Delcídio na TV

Presidente diz que condução à força do antecessor era 'desnecessária' e desmente ex-líder no Senado, em meio a panelaços em SP, RJ e PR

Por: Reinaldo Azevedo

Por Felipe Frazão, na VEJA.com:
A presidente da República, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento de 10 minutos a jornalistas na tarde desta sexta-feira, transmitido por canais de televisão, para defender o ex-presidente Lula, seu antecessor e padrinho político, e rebater a delação premiada de seu ex-líder no Senado, Delcídio do Amaral. Ela afirmou que a condução de Lula à força na Operação Lava Jato era “desnecessária” e que as denúncias de Delcídio são “vingança” movida de maneira “imoral e mesquinha”. Dilma foi alvo de panelaços durante a transmissão.

“Quero manifestar o meu mais absoluto inconformismo com o fato de o ex-presidente Lula, que por várias vezes compareceu de forma voluntária para prestar esclarecimentos perante as autoridades competentes, seja agora submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar outro depoimento”, disse a presidente no Palácio do Planalto, em Brasília. “Num ambiente republicano e democrático, o protagonismo da Constituição sob orientação do Supremo Tribunal Federal constitui importante salvaguarda, segundo o entendimento de nossa Suprema Corte, o respeito aos direitos individuais passa, nas investigações, pela adoção de medidas proporcionais que jamais impliquem em providências mais fortes e gravosas do que as necessárias para o esclarecimento dos fatos.”

Em São Paulo, houve protestos em bairros nobres como Vila Leopoldina, Perdizes, Itaim Bibi e Higienópolis durante a fala de Dilma. No Rio, panelaços foram ouvidos em bairros de classe média como Barra da Tijuca e Copacabana.

A presidente gastou a maior parte do tempo para rebater o acordo de colaboração premiada de Delcídio. Ela disse que está inconformada com o vazamento de trechos do que o senador se comprometeu a revelar ao Ministério Público Federal e indignada com as denúncias do petista. “É lamentável que ocorra o vazamento de uma hipotética delação premiada, que, se chegou a ser feita, teve como motivo único a tentativa de atingir a minha pessoa e o meu governo. Provavelmente, pelo imoral e mesquinho desejo de vingança e de retaliação de quem não defendeu quem não poderia ser defendido pelos atos que praticou”, afirmou Dilma.

Dilma disse que a Procuradoria-Geral da República arquivou a investigação sobre a responsabilidade de integrantes do Conselho de Administração da Petrobras, instância que presidiu, na compra desvantajosa da refinaria-sucata de Pasadena, nos Estados Unidos. Delcídio diz que ela sabia das irregularidades no negócio. “Observo que nas declarações atribuídas ao senador Delcídio nenhum elemento novo foi apresentado de forma a propiciar qualquer alteração dessa compreensão formada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base em atas do conselho”, disse Dilma. “O senador Delcídio não integrava nem a diretoria executiva nem o Conselho de Administração à época.”

Dilma também negou que seu governo tenha feito gestões junto ao Poder Judiciário para mudar os rumos e interferir na Lava Jato, beneficiando empreiteiros presos. Disse que a reunião relatada pelo senador, entre ela e o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, na cidade do Porto, em Portugal, serviu apenas para debater o reajuste de servidores da Justiça. A presidente rechaçou que tenha “negociado de forma imoral” a nomeação de ministros do Superior Tribunal de Justiça. “Jamais falei com o senador a esse respeito. Não teria nenhuma razão de pedir ao senador para conversar com um juiz. Não é um senador que participa da nomeação de ministros do STJ ou do Supremo. É subjetiva e insidiosa a fala do senador, se ela foi feita.”

Dilma afirmou ainda que “carece de qualquer credibilidade a afirmação de que o encerramento da CPI dos Bingos teria sido feito para beneficiar minha campanha presidencial”, quatro anos antes da indicação dela para suceder a Lula como candidata nas eleições de 2010. “Não antecipei o fim dessa CPI dos Bingos. É um absurdo supor que eu, em 2006, sabia o que aconteceria em 2010.”

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

30 comentários
  1. Rose

    A prisão de Lula e de seus filhotes não é questão de tempo, e sim de dias acreditam, a PF já sabe e já a algum tempo q Lula é o cabeça dessa facção!, a única coisa q faltava era essa busca e apreensão e o depoimento. O q a PF precisava já tem.

  2. José Maria Pessoa de Melo

    Caro Rei! Exma.. Sra. Presidente da República, Dilma Rousseff, Tenho o maior respeito às mulheres, pois, não foram elas às
    precursoras da ( CLEPTOCRACIA ).

  3. Natalia

    Repito Pc (Março 5, 2016 às 7:24 am).
    O que esse sujeito viperino, debochado, sem o mínimo descompostura quer é plateia.

  4. A IDIOTA NÃO TEM A MÍNIMA IDÉIA!

    DO QUE ESTÁ ACONTECENDO!
    O MP, A PF E O MORO,
    TEM TONELADAS
    DE DELAÇÕES E
    PROVAS!
    SABEM DE TUDO!
    ESTAS MANIFESTAÇÕES
    E REAÇÕES FINGINDO
    ESPANTO, SÃO INÚTEIS
    E FORA DE TEMPO!
    EM SEU LUGAR,
    EU ESTARIA MAIS
    PREOCUPADA É
    COM O PÓS!
    POIS PUXAR UMA
    PRISÃO, DEPOIS
    DE TODOS OS
    MAL FEITOS,
    É UMA FORTE
    POSSIBILIDADE
    E ESTÁ DENTRO
    DO CONTEXTO!

  5. Paulo Roberto da SilVA

    É próprio dela : mentir e defender comparsas.

  6. Plínio

    Dilma diz que foi vingança de Delcidio. Mas vingança de quê? Se o senador era seu líder no parlamento; era do partido da presidente; tinha toda a confiança do Planalto e trânsito em tudo o que é lugar do poder, como é que se pode falar em vingança?
    Ah, claro!
    Ao falar em vingança Dilma atesta que Delcidio, simplesmente, está coberto de razão.
    Se ela dissesse que não sabia os motivos que o levaram a mentir tanto, que estava profundamente decepcionada com o senador etc e tal, eu até entenderia. Mas dizer assim, logo de cara, que é vingança, isso me parece mais uma indicação de que Delcidio disse a verdade.

  7. kátia

    a única coisa que valeu nesse pronunciamento foi o panelaço, claro, e saber que janot desde sempre é do petismo antigo funcionário. dilma na cadeia já. fora pt.

  8. Mário

    Em que momento o Lulla prestou esclarecimentos? Só me lembro dele fugindo das audiências marcadas no MP e falando, aí sim, para plateias amestradas e compradas, àquilo que lhe interessava falar. O máximo que ele chegou perto de uma pergunta foi quando entrevistado em um programa da Globo News, se é que podemos chamar aquilo de perguntas. Está muito mais para ” cruzamentos na área e sem zagueiros e goleiros para atrapalhar”.

  9. Pc

    Eu quando sou convidado a comparecer em algum lugar cujo protagonista é o dono da “mentira”, não dou as caras, deixo o bonitão falando sozinho, atenção jornalistas e meios de comunicação, que acham de na próxima convocação ninguém dar as caras e deixar a “VERDADEIRA/O” falando com as paredes.

  10. MArcus Meyer

    Em São Paulo, pode incluir o bairro da Bela Vista entre os que se manifestaram durante o pronunciamento de nossa governanta!

  11. José Carlos

    Quais foram os esclarecimentos que Lula forneceu à justiça, senhora presidenta? Quem são os donos do triplex e do sítio? Se é Bittar, por que as empreiteiras reformaram os imóveis? Se é Lula, por que tamanha generosidade das empreiteiras e de que forma ele pagou a reforma? Por que empreiteiras que só realizam obras na casa de muitos milhões de reais iriam fazer uma reforma de poucos mil reais? Onde está a documentação que justificam as operações? Qual a origem do dinheiro que as financiou? Por que os pagamentos foram feitos em dinheiro vivo? Quem fez tais pagamentos? Por que onde há dinheiro fácil, sempre há um familiar de Lula sendo beneficiado de forma inexplicável? Se a senhora não tem o que esclarecer sobre a vida financiada de Lula, então, que se cale. Quanto ao Delcídio, até dezembro passado, ele era confiável, merecedor de crédito, competente. Agora que denunciou fraudes petistas, ele se tornou mentiroso? Quem seria o verdadeiro mentiroso: ele ou a senhora, presidente?

  12. Cintra

    Inacreditável…
    HOJE, TEMOS UM GOVERNO QUE, EM COLETIVA PARA TODA A IMPRENSA, SE COLOCA PUBLICAMENTE E OFICIALMENTE CONTRA A POLÍCIA FEDERAL E A JUSTIÇA.
    SERÁ QUE SÓ EU PERCEBI ISSO???!!!

  13. Anônimo

    Essa mulher além de imbecil, não tem a mínima compostura. Será que ela pensa que impressiona com aquela cara de “séria ” ( me engana que eu gosto!), comparsa da Erenice ( as luletes deslumbradas)?
    Se aqui fosse uma República democrática, ela estaria mal com essa intromissão em um outro Poder do Estado. Cercada do tal Edinho Cafoninha Pixulequinho, do tal Cardozo e do tal Compositor ops!, Wagner ( só faltava o ” homem do carro preto”. Cruz Credo!). Só impostor!!

  14. João Alves

    A coisa sonsa, brevemente se dizendo contrária ao vexame passado pelos Lulas, aproveitou todo o restante da sua fala para negar as obviedades das acusações do Delcídio, no que demonstrou pouco estar se preocupando com o que verdadeiramente aconteceu com o Lula, ou seja, vou aproveitar a desgraça da família Lula para me defender e eles que se lasquem ! Até os comentaristas da Globo News falarsm sobre isso !

  15. José Westie

    Olha a tática da desconstrução sendo aplicada pela Dilma.

  16. gaga

    O mais curioso é que no JN de hoje a Dilma apresentou copia da decisão de Janot onde recomendou o arquivamento por não encontrar base de responsabilizar a então conselheira Dilma pela compra de Pasadena, pela leitura da ata.(????). Esse desculpa equivale ao chavão “as contas foram apreciadas…”. No mesmo JN surge uma nova denuncia do mesmo Janot contra o Cunha, justificada por despesas efetuadas com cartão de crédito com valor acima do salario. Algo em torno de 28 mil de despesa e salario de 17 mil. Isso prova os milhões que o Cunha recebeu??? Enquanto foi frouxo com Dilma num prejuízo de bilhão, sem investigar, tem a cara de pau de denunciar o Cunha, nesse caso, por sete moedas.

  17. brasileirinho

    Ela não foi a tv defender o rabo de seu padrinho;
    Foi para defender o seu próprio.

  18. Eloá

    Ela quer desacreditar a pessoa que há alguns dias atrás era seu representante no senado.
    Conta outra!!

  19. Álvaro

    Registro que aqui em Vila Velha/ES também houve panelaço e buzinadas. Também aplaudimos a PF

  20. diana

    É irritante o esforço que eles fazem para que pensemos que eles não entenderam o porquê da atitude coercitiva.
    O Juiz Sergio Moro é a pedra no caminho. E que pedra.. Deus o guarde! Esse sabe fazer História.

  21. Wake up

    Quanto mais dilmarionete do psicopata lularápio abre a boca, essa mais escancara a pocilga PTralha.
    Está na hora de meter uma camisa de força no psico-clePTopata lularápio para ver se enfarta de vez.

  22. Assis Pereira

    VERGONHA EM CADEIA NACIONAL DO PRONUNCIAMENTO DE UMA PRESIDENTA MENTIROSA E INCOMPETENTE NO EXERCÍCIO DE MANDATO:
    Quanto mias a Presidente Dilma aborda o tema da “falta de informação” ou desconhecimento das Cláusulas de “Put Option” e “Marlim” na negociata de Pasadena, mais a Presidenta deixa claro ao povo ser uma mentirosa, incompetente e corrupta.
    As delações premiadas de Cerveró, Paulo Roberto Costa, Fernando Baiano e agora do companheiro Delcídio do Amaral deixa bem claro que a Presidente conhecia bem todas as Cláusulas da Negociação de Pasadena assim como a roubalheira que cercava esse negócio que lesou a Petrobras e mais de um bilhão de dólares.

  23. Chico

    Reinaldo, boa noite. Quem dá credibilidade para o quê dilma fala heim. Ela disse que o caso Pasadena, foi avaliado as atas do conselho de administração, e que o engavetador geral da republica, rodrigo janota não viu qualquer ato que pudesse comprometer a transação. Pelo raciocínio dela, uma transação que deu um prejuízo de U$ 780 milhões de dolares, foi bem avaliada, pois as atas foram aprovadas, simples assim. Esses canalhas estão pouco se lixando para o conjunto da sociedade. Eles manipularam os bolsas isso, bolsas aquilo, o resto é só alegria, pois, fica a cargo do publicitário, que se encontra preso, produzir as peças ilusionistas e a vida continua. Canalhas essa quadrilha fazem fara com o dinheiro dos impostos e a prestação dos serviços públicos que se danem. FORA dilma, FORA lula psicopata, FORA partido dos trabalhadores (quadrilha). IMPEACHMENT JÁ!

  24. tutti

    Considerei a fala de Dilma uma vergonha. Atacando a Polícia Federal, o Ministério Público, afrontando as instituições. Um governo imoral que levou o Brasil à falência, cuja presidente não tem a menor credibilidade.

  25. angelo

    Senhores, Boa noite.- Pois é….O desespero já começa a irradiar nas falas da Búlgara presidente.- Unidos nos crimes
    lesa-pátria, estão os dois e uma leva de quadrilheiros apátridas,carcamanos, que sob as siglas partidárias, ajudam e
    ajudaram a formação da maior quadrilha que teve um único objetivo: Destruir ! O Brasil,Petrobras, Eletrobras e todos
    os órgãos públicos que lhes caíram nas mãos,portanto as falas da velha senhora -ex-guerrilheira são Mentiras e
    enganações querendo se eximir de todos os crimes praticados em sua péssima e incompetente e fraudulenta gestão.

  26. Ze Bebelo

    Interessante essa “vingança” de Delcídio… quando começou a vingança? Foi quando ele resolveu se reunir com Bernardo Cerveró sem saber que estavam gravando e disse tudo que também disse na delação? Naquela gravação que acabou sendo o motivo da prisão dele, já era a “vingança de Delcídio”???? Então, o plano dele era ser preso para depois delatar em, detalhes? E ele – líder do governo, líder da Dilma, líder do PT – caiu no truque da gravação de propósito para se “vingar”, ou estava cometendo o crime de obstrução de justiça, e tentativa de dar fuga ao Cerveró – por conta propria, tudo pra se “vingar do governo”???
    Dilma… o povo não é otário, vai se tratar, renuncie e assuma a porcaria que sempre foi e fez ao país, que dilma é uma fraude casada com fracasso, sempre foi assim em tudo que fez… e até o doutorado em economia não era nem um cursinho básico completo, pura mentira de cabo a rabo!

  27. ELA DEVERIA CALAR A BOCA!

    AO MESMO TEMPO QUE,
    COLANDO INCISIVAMENTE
    OS RESTOS DA IMAGEM
    DE FRACASSADA
    QUE LHE RESTOU,
    AOS CACOS DA
    FIGURA ASQUEROSA
    E CRIMINOSA DO
    LALAU, FICA MAIS
    FÁCIL IDENTIFICAR
    OS BANDIDOS!
    IMPRIME UM SÓ
    CARTAZ, REUNINDO A
    DUPLA DE DOIS, COM O
    FAMOSO “PROCURA-SE”!
    EM TEMPOS DE CRISE,
    ECONOMIZAR É
    SEMPRE BOM!

  28. RODRIGUES

    Vingança! Mais uma piada da marionete. Quem de fato é o presidente? Por falar tanto em laranja parece que o Lula encontrou a sua. Dilma faz que comanda as Instituições enquanto o Lula se beneficia dos amigos das mesmas. Agora sim, descobrir que também tem presidente laranja! Esse é Brasil gente!

  29. Neusa Gatto Pereira

    Quando é que essa turma aqui vai parar de chamar Vila Leopoldina, Pompéia etc de Bairros nobres….querem descaracterizar a oposição como coisa de elite. Por que a reportagem não vai então pros bairros que considera pobres ao invés de ficar com a bunda sentada na redação e checando por videos de internautas? vai lá, vai gramar in loco…

  30. Jorge

    Mimimimimimi, injustiça, Mulla, Delcídio mimimimimimimi… ah, e mimimimimi. Mimimi.