Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dilma consegue nos brindar com a vitória de Picciani e com o rebaixamento do Brasil. É o buraco!

O que vocês acham que acontece agora? É evidente que a percepção dos agentes econômicos, nesta quinta, será a de que Dilma ficou um pouquinho mais forte, embora, segundo a S&P, a situação do país esteja piorando... Ora, esses dois elementos, juntos, conduzirão ao otimismo ou a o pessimismo? Servirão para aumentar ou para diminuir a confiança no Brasil? Qual é a conclusão óbvia a que se chega quando se constata que aumentou a chance de permanecer no poder uma governanta que conduz o país ao desastre?

Por: Reinaldo Azevedo

A presidente Dilma ficou um pouquinho mais forte na quarta-feira e, por isso mesmo, ela está mais fraca. A vitória de Leonardo Picciani (RJ) sobre Hugo Motta (PB), por 37 a 30, na disputa pela liderança da Câmara, me deu a certeza de que, com efeito, o Planalto conseguiu trincar a unidade possível do PMDB. E, por isso mesmo, a presidente não vai conseguir aprovar a CPMF, a reforma da Previdência ou qualquer coisa relevante para o país.

Como se a realidade tivesse um particular gosto pela ironia, um pouco antes de Picciani se consagrar sobre o nada, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixava de novo a nota do Brasil, fazendo o país descer mais um degrau na escala do risco.

Pois é… Querem uma análise convencional? Pois não! As forças pró-impeachment do Congresso ficam mais fracas, o governo está retomando a sua capacidade de articulação, e, a partir de agora, Dilma vai ampliar o eixo de governabilidade, derrotando tanto Eduardo Cunha (RJ) como Michel Temer, vice-presidente da República e presidente do PMDB.

Eis uma análise convencional e errada.

Querem uma um pouco mais afinada com a dialética do mundo, onde as antíteses também existem? Pois não! Digamos que o Planalto não se metesse na disputa e que Hugo Motta, o antigovernista, tivesse vencido… Os que hoje já estão afinados com o governo assim continuariam, e o grupo contrário teria de necessariamente se aproximar para alguma articulação. Agora não! Dilma resolveu entrar na briga para fazer derrotados e vai colher inimigos.

A condução política da presidente é burra e não percebe que é possível ganhar perdendo e perder ganhando. Quem poderia ensinar-lhe isso não é Marina Silva, mas o general Pirro, não é? Ela venceu, mas a que custo?

Há uma evidência frequentemente desprezada nas análises: Dilma não precisa do PMDB pela metade. Precisa do partido inteiro. E não terá. Se o tema, então, é a reforma da Previdência, aí, meus caros, nem o PT ela consegue juntar.

O que vocês acham que acontece agora? É evidente que a percepção dos agentes econômicos, nesta quinta, será a de que Dilma ficou um pouquinho mais forte, embora, segundo a S&P, a situação do país esteja piorando… Ora, esses dois elementos, juntos, conduzirão ao otimismo ou a o pessimismo? Servirão para aumentar ou para diminuir a confiança no Brasil? Qual é a conclusão óbvia a que se chega quando se constata que aumentou a chance de permanecer no poder uma governanta que conduz o país ao desastre?

A síntese é a seguinte: não pensem que, a partir de agora, as coisas vão melhorar para Dilma e para o governo. Vão piorar.

A pena que eu sinto é que Dilma nos arrasta a todos em sua pantomima triste. E os mais pobres pagam ainda mais caro.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

93 comentários
  1. Sérgio Xavier

    Prezado Reinaldo, enquanto paciente terminal, devemos esperar que ele acabe a propria agonia e morra. Pois bem sabemos que todo paciente terminal, sempre da uma boa recuperada antes de morrer.

  2. Ferrabraz

    Acreditem, vai ter violência e ela esta mais próxima do que pensam.
    O caos se aproxima.

  3. ANGELICA

    começou a virada. putz.eita oposiçao incompetente.

  4. Alcyr de Igarapava-sp

    Prezado REInaldo,
    Olha eu aqui de novo com meu protesto polêmico, que o Eduardo Cunha já deveria ter entregue as chaves é muito claro, porém não simplesmente por ter mentido sobre as contas na Suissa, talvez até por outro motivo, muito mais descaramento é o Ministro da Saúde ser exonerado para votar a favor do governo e no dia seguinte voltar à ativa, muito mais grave são os seis inquéritos contra Renam, as citações contra Jaques Wagner e Edinho Silva, a impressão clara que deixa é que a mídia foi obrigada a destruir o Eduardo Cunha, em detrimento da impugnação da Dilma e da Cafajestice do Lula, sua cambada de advogados, Juízes, ministros, Desembargadores, Conselheiros de qualquer conselho de araque, OABs, tentando de qualquer forma blindar o Lula, sua mulher e a Dilma, isso sim é motivo de alarde para a mídia que se faz de idiota, como a Cristiana Lobo, da Globonews, que não perde uma oportunidade sequer para tentar levantar a moral desses cafajestes do colarinhos brancos, É muio lamentável, a mídia não assistiu de camarote o que o Lula e o PT fizeram do país ao longo de 13 anos de desgoverno? Ficaram cegos e continuam cegos noticiando tudo o que diz o Rui Falcão, ora que o Lula é um perseguido, ora que o Lula foi o herói nacional, toda idiotice que o Caxumba fala, vai aos jornais sem a mínima análise técnica jornalística, Graças ao Meu Bom Deus, que temos a Revista Veja, os grandes Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e Marcelo Madureira, que descortinam as malandragens das notícias simplesmente jogadas na mídia por esse malandros, inclusive a Borracheira, ou melhor Borralheira Marina Silva, que se lhe mostrarem uma porção de borracha, ela pensa que é Chiclete.

  5. Kevin Lomax

    FATOS DA ERA DILMA
    DILMA de PASADENA – esse é o seu novo apelido da presidente, pois segundo Nestor Cerveró ela sabia de tudo sobre Pasadena e cobrou pessoalmente o diretor sobre a compra da Refinaria Ruivinha.
    MÃE DO PETROLÃO – pois ela era Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Ministra de Minas e Energia, Ministra Chefe da Casa Civil e Presidente da República durante o maior escandalo de desvio de recursos públicos da história da política mundial que aconteceu na Petrobrás.
    PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO PAÍS – Na sua gestão ela conseguiu quebrar o Brasil, fechando o ano com um rombo de 120 bilhões de reais nas contas, cometeu crime de responsabilidade fiscal apontada pelo TCU,está sendo denunciada no TSE por usar dinheiro de propina da Petrobrás na sua campanha eleitoral, volta da inflação, desemprego, violência desenfreada em todas as capitais, transporte público precário, obras da Copa superfaturadas, desastres ambientais por falta de fiscalização correta como o de Mariana, crescimento do desmatamento das florestas, saúde pública vergonhosa usando o ministério como barganha política, falta de saneamento básico que possibilitou o ZIKA VIRUS que atinge as populações mais carentes, educação com números vergonhosos teve 3 ministros em menos de 1 ano e ainda tentou dividir o pais entre Norte contra Sul, Negros contra Brancos, Homens contra Mulheres, Gays contra Héteros, Ricos contra Pobres, Católicos contra Evangélicos. Entre outros diversos erros de gestão por falta de competência, habilidade política e conhecimento teórico. Lembrando que 70% dos impostos pagos pelos brasileiros fica com o Governo Federal.
    GOVERNO NOTA 10-
    10% de popularidade
    10% de inflação ao ano.
    10% de desemprego.
    GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL – Participa a 13 anos do governo que mais patrocinou corrupção na nossa história com diversos filiados do seu partido presos como Jóse Dirceu, José Genoino, Delubio Soares, Silvinho Pereira Land Rover, João Vaccari, Renato Duque, André Vargas e o líder do seu governo Delcidio do Amaral, fora diversos empresários ligados aos esquemas. ( Só está faltando o NOVE DEDOS )
    CONTRA FATOS NÃO EXISTE ARGUMENTOS.
    PS: Quem concorda com o texto, por favor repasse ele nas redes sociais e e-mail os verdadeiros motivos da saída da presidente. Não é Dilma contra Cunha é Dilma contra o Brasil. FORA DILMA, FORA RENAN e FORA CUNHA!!!!
    Dia 23/02 – Maior PANELAÇO da História do Brasil no horário político do PT
    Dia 13/03 todos na rua de verde amarelo azul e branco para a MEGA MANIFESTAÇÃO pelo IMPEACHMENT

  6. Guina

    O objejetivo da … é um só: concluir o mandato e salvar a própria pele e a da companheirada. Se ela estivesse preocupada com o futuro do país, já teria renunciado. O mundo está cheio de psicopatas governantes, que não estão nem um pouco preocupados com o buraco para o qual levam seus países.

  7. "REBAIXAMENTO É TEMPORÁRIO!" 20 ANOS!

    O BONITO É QUE
    PRONTAMENTE,
    O ENTENDIDO
    MINISTRO,
    JÁ SAI COM
    ESTE BATIDO
    CLICHÊ! É SÓ
    O QUE ESTA
    COISA,
    CHAMADA
    DE “GOVERNO”?
    SABE FAZER!
    BLÁ! BLÁ! BLÁ!

  8. Reynaldo Rocha

    Dilma conseguiu o impossível. Ter contra si mais 40 deputados, que ainda apostavam em algum ganho com a relação dita cordial, com o Planalto. Os trinta e poucos (2 secretários + 2 ministros, etc. que estarão retornando aos cargos) já eram votos de cabresto aos humores palacianos. Nada ganhou. Hoje tem outros quarenta com a certeza de que chegou a hora de sair da cadeira que ocupa. Uma imbecilidade (para ela) sem tamanho. Agradou a quem já estava de modo cordato a seu lado e reforçou o time de quem não confia na governanta nem mesmo para tomar conta da vaga do carro! Isto tudo foi somente fruto do cérebro diminuto de Dilma? Ou teve participação de outros conselheiros? Se assim for, deixemos o rio seguir: quem tem estes conselheiros segue o orientação de, em rio de jacaré, nadar espalhando água!

  9. wanderlei lima

    A dilmaldição demonstra para quem em algum momento acredita nela que não é para confiar. O desvio não é só de ordem de inteligência, é moral também. O Reinaldo tem razão o pior de tudo fica para nós que pagaremos caro pela burrice da anta.

  10. Doura-Til

    Agroinha mesmo, da tribuna da Camara Federal, o deputado Fábio Sousa (Psdb) sem nenhum viés partidário, apenas muitissimo preocupado com a situação do país, denunciou com todas as letras que o Brasil está quebrado. Situação essa que só aocnteceu, dessa maneira, na década de XX, ou seja, já faz quase 100 anos. Enumerou os mais graves problemas que estão aí indicando essa situação de falência: mais de 10% de desemprego, cf. índices oficiais (na prática, é muito mais); inflação galopante, juros escorchantes, governo paralisado cuja única proposta na pauta é aumento de impostos através da criação da CPMF (novo avanço no bolso da b rasileirada), e bancos anucinando que o dinheiro está acabando. Não há nenhum movimento no sentido de facilitar o olhar do investidor estrangeiro (e também do local) para a nossa economia; o que há é um novo rebaixamento do nossa nota de confiança na capacidade de honrar seus compromissos. Até quando os Homens de bem desse país vão conviver e aceitar esta situação?! Ou é tudo mentira!

  11. Elvis

    Eu sempre me perguntei por que o prefeito da minha cidade e todos os vereadores sempre se dão bem, hoje entendo, o exemplo da presidente, ex-presidente, senadores e deputados, mostra que aqueles são principiantes, conseguem apenas roubar merenda de criança, remédio de doente. A política canalha, feita para interesses próprios domina o meu estado “Alagoas”, vejo que o câncer está em fase avançada, e os prefeitos e vereadores são pequenas raízes que contribuem para o futuro do Brasil. E quando repito isso, sou apenas rotulado de invejoso, afinal, eles tem casa na praia, Ferrari e a população tem analfabetismo, doenças e nenhuma esperança.

  12. Inides

    Eu deveria dizer palminhas ou palmadas para ela? Essa é a presidente do Brasil! Depois da alusão a MANDIOCA, não se espera mais nenhuma surpresa boa dela. Infelizmente!

  13. gomes

    Pior do que Cunha e seus pecados são esses 37 deputados do PMDB, liderados pelo novo líder do governo, Picciani, bem como os demais parlamentares praticantes da politicalha vergonhosa do toma lá dá dá, que estão nos principais partidos da tal base aliada (PP-PR-PDT-PSD-PTB-PRB), permitirem a continuidade desse desgoverno incompetente, negligente e sem credibilidade, que causou as crises econômica, política e moral, e que está sangrando o Brasil e impondo agruras aos brasileiros. Para esses parlamentares o poder não emana do povo, mas sim para quem tem a chave do cofre, ministérios e cargos. V E R G O N H A!!!
    Votar contra o impeachment da senhora presidente, é compactuar com essa desgraceira toda e com o desrespeito a lei de responsabilidade fiscal e outras irregularidades praticadas pela senhora presidente, segundo o TCU.
    VAMOS PRAS RUAS, NO DIA 13/03/2016, PEDIR O IMPEACHMENT DA SENHORA PRESIDENTE E A PRISÃO DE TODOS OS CORRUPTOS.
    FORA DILMA! FORA LULA! FORA PT E FORA VENDILHÕES DO TEMPLO.

  14. Estevao dom

    Esta óbvio que o Pt está afundando o Brasil.
    Mas pelo jeito ela e sua quadrilha não largarão o osso.
    Vamos nos restejar sangrando,com a quadrilha petralha manipulando os índices sociais e econômicos.
    São esses bandidos incompetentes,os legítimos representantes de uma grande parcela de brasileiros que não tem caráter e vergonha na cara e ,que mesmo assim ,ainda apoiam o Pt.E sabe o que é pior??É que eles se reproduzem de uma forma assustadora(como ratos )

  15. Edilson

    Pois é, quando respiramos aliviados achando que chegamos ao fundo do poço, Dilma e Lula aparecem para nos oferecerem pás para continuarmos cavando mais fundo…

  16. vander

    fiquem tranquilos, está senhora e o PT estão querendo e querem pegar aquele dinheirinho que está no exterior aplicado a 0,5%, uns trocados para eles somente em torno de 275 bilhões de dólares, a qual nos pertence, já já vai sumir como fumaça.

  17. paulo roberto andrade

    Isso não é nada se comparado ao que deve vir por aí A queda no PIB em 2015 será de no mínimo 4,08. Para 2016 ela com certeza vai dobrar a meta. Levy ainda tentava segurar as pontas. Com um ministro da fazenda da nova matriz econômica isso não vai ser necessário. Em uma triangulação entre o ministério da fazenda, o banco central e o tesouro nacional foram gerados fundos para pagar as pedaladas. Criaram dinheiro do nada.Descobriram o mapa da mina, emissão de moeda sem lastro. Este é o nome que se dá se dá a inflação. O aumento da base monetária está já se refletindo nos preços. Só não se reflete no cambio devido a eles estarem gastando fortunas para tentar congela-lo. Gerar inflação e congelar os juros é o início da espiral que leva a explodir com tudo!. Com isso os preços explodirão com juros congelados acompanhando enorme emissão de moeda o que significa sendo dado o calote na dívida interna A Standard&Poors percebeu e rebaixou as notas do Brasil e do sistema financeiro nacional. Todos bancos estão na lista, classificados como junk (lixo). O que poderemos esperar para 2016 com sistema financeiro desestabilizado? A dívida do estado já é impagável, e como ela não diminui a máquina do estado que tende a crescer mais ainda. Ela só pensa (se é que tem capacidade para tal) em aumentar impostos que na depressão em que vivemos a aumentará com receitas financeiras de impostos mais baixas. Em 2016 a queda do PIB será enorme com tudo paralisado O dobro da meta quanto a queda do PIB é factível, deverá fácil atingir 8% com possibilidade de ela triplicar a meta…..Provavelmente logo antes da eleição deste ano ela tomara uma medida a favor do seu povo ( do PT para eleger prefeitos e vereadores) que já foi tentada pelo populismo o congelamento de preços.Estas são nossas perspectivas para uma nação quebrada, quem não concordar que cuspa para cima

  18. Sem o bigode

    O que realmente me impressiona é a imprensa fazer da vitoria do Picciani uma redenção para dilma na câmara, como se o PMDB fosse um partido capaz de aglutinar votos suficiente para aprovar qualquer matéria? Como num passe de mágica! Os derrotados, já foi anunciado, serão trinta opositores a mais, qual o ganho da dona mandioca, meu Deus?

  19. Renato

    Vamos relembrar a história? O Plano Real só passou em 92-94 porque baixou o desespero depois de tentadas todas as soluções heterodoxas de congelamento, tablita, confisco, etc, etc. Passado o susto, já em 2005, a politicalha e os pseudo jornalistas econômicos como Kupfer, Nassif, os pseudo economistas como Belluzo, MC Tavares, Serra e demais que não sabem fazer conta, advogaram por 10 anos a política que nos trouxe até aqui.
    Bem, a exemplo do que vivemos nos anos 80, não há lideranças fortes para atacar de fato o gigantismo estatal. A meu ver, teremos uns 10 anos de tentativas heterodoxas até que a hiperinflação bata novamente à nossa porta e, sem vontade alguma, mas pela pressão dos fatos, nossos políticos novamente ensaiarão um passo na direção certa. Quem tiver dinheiro em banco vai ganhar muito, quem não tiver, vai ficar pobre. Esse será o resumo dos próximos 10 anos.

  20. Christian Mirkos

    Ela fez mais que rebaixar o Brasil, ela praticou crime de improbidade administrativa:
    http://mirkos.jusbrasil.com.br/artigos/305996890/a-exoneracao-do-ministro-da-saude-e-os-principios-da-administracao-publica

  21. roberto guimaraes

    dia triste para o Brasil: rebaixamento – HC de lula para não depor – vitoria de picciani – militantes furando pixuleco e agredindo quem é contra lula

  22. T E O D O R O

    É….Zé Reinaldo é um analista do balacobaco!!
    O moço é do ramo!!! Enxerga de fora da caixa, vai muito além do óbio.
    Obrigado por nos ensinar tanto!!

  23. Antonio Sousa

    A nossa ESTOCA VENTO, tem uma capacidade incrível de se superar, sempre o monte novo é maior que o monte anterior. VIVA A SPIENS DILMA…!!!!
    PS. Guardem o nome dessa turma no caderninho para 2018(afinal somos muito esquecidos), inclusive aquele ministro bate e volta.

  24. Darazoom

    É o cúmulo da desgraça. Quando o Brasil se verá livre disso???

  25. Eliphas

    O dez de Espadas é chamado de Ruína.
    Ensina a lição que os estadistas deviam ter
    aprendido e não aprenderam, ou seja, que se
    prossegue lutando o tempo suficiente, tudo
    termina em destruição.
    Contudo, esta carta não é inteiramente destituída de esperança. A influência solar domina; a ruína nunca pode ser completa porque o desastre é uma doença estênica. No momento em que as coisas estão suficientemente ruins, começa-se a construir novamente.
    Quando todos os governos se esmagaram entre si, resta ainda o camponês. Ao fim das desventuras de Cândido, ele podia ainda cultivar seu jardim.

    Aleister Crowley (Toth Tarot)

  26. CaioB

    Gente!
    É muito simples!
    O apedeuta após eleito pelos “mortandela” prometeu que ia acabar com o PMDB. Pois conseguiu!
    É só procurar a declaração nos arquivos.

  27. jorge

    Sinceramente não sei o que passa na cabeça desta chefe de governo. Para ela “se pode complicar para que simplificar?” Fez o esperado: Dividiu o PMDB, onde quase metade da bancada não deve seguir as diretrizes do novo líder de bancada, que por sua vez demonstra não possuir o menor traquejo politico para liderar uma bancada dividida como é a do seu partido, principalmente em ano eleitoral. Deus nos livre, mas pelo visto vamos ficar pior que estamos. Dilma tem sensibilidade politica de fazer inveja a um elefante em loja de cristais, não dá uma dentro. Cruzes! PAGO PARA VER SE APROVA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E A CPMF, principalmente depois desta proposta de reforma administrativa capenga e sem sentido.

  28. César - Fortaleza

    Pois é. Até ministros se licenciaram para votar nesse Picciani.Isto só acontece em países de quinta.Mais uma vergonha para o Brasil tão achincalhado países afora.
    Mais um político a se juntar a uma presidente sem moral e sem compostura.Politicamente, esse Picciani acabou ontem.

  29. Velho Huno

    Bom os petralhas conseguiram o que queriam que era destruir o pmdb, andei lendo que tem 15 deputados querendo sair do pmdb, a bancada cairía para 52 deputados e daí um abraço o pmdb viraria um pp com esteróides e podem ter certeza que os petralhas vão lhes tratar de acordo, se o pmdb for mal nessas eleições o partido vai sair bastante enfraquecido e pode ser que comecemos a nos livrar desse partideco de quinta.

  30. Seta

    Há mais de treze anos que nosso país vem girando em torno de uma estrela vermelha que nos suga, rouba, envergonha, revolta, destruindo gradativamente décadas de trabalho sério e determinado. Nossa nação caiu em um buraco negro. Só um milagre nos salvará da destruição total.

  31. Arquiteto Engenheiro

    O temor que toma conta dos corações de todos os proprietários de sítios no Brasil é de que sem aviso prévio encontrem suas respectivas propriedades reformadas por alguma grande empreiteira e de que obtenham de alguma empresa de telefonia a instalação de uma antena para melhorar o sinal do telefone

    Os proprietários de triplex nas belíssimas praias do Brasil também sofrem do mesmo temor.

    Essa generosidade de empresas no Brasil é algo inédito na história mundial.

  32. Miguel N

    Que escória essa figura Piccianística, qual a cultura desse moleque mimado? É um imbecil muito grande e com certeza será usado como bucha de canhão pela vermelhada governamentista, e o idiota e família ainda não perceberam isso.
    É uma vergonha um sujeito como esse liderando um partido, o fulano quando fala parece que tem várias batatas quentes na boca, pronúncia horrorosa, dicção pior ainda, É UMA VERGONHA!!!!!

  33. Marcos F

    A Política está destruida a partir de ontem.
    Precisamos ressetar Brasilia – não serve mais.

  34. Pilopitas

    Meus amigos! Como podemos acreditar que o país tem chance de se reerguer, onde dentro da câmara dos deputados estão os piores elementos, e que, a grande maioria são traidores da nação. Esses elementos deveriam ter um minimo de vergonha na cara pois, são todos uns puxa sacos que não tem nenhuma dignidade,cambada de malandros e aproveitadores.

  35. Markito-PI

    Petistas são de fato ignorantes. Será possível que realmente comemoram esta vitória de Pirro? Picciani e seus 37 ( faltaram só 3 para a ali-babice)estão automaticamente ao lado de Dilma? Eles são do PMDB, pô. Tão confiáveis quanto o escorpião que queria atravessar o rio.

  36. José Maria de Carvalho

    Enquanto tiver um mísero recurso público a ser usado, o PT não perde eleição, eu sei que o senhor não gosta, mas vou te dizer, sem rompimento, Dilma vai permanecer no poder, Lula vai ganhar em 2018, nos tornaremos uma Venezuela. Ainda veremos a manchete, ‘GOVERNO PROÍBE A IMPORTAÇÃO DE SOJA’.

  37. Rose

    O Vaticano está preparando superconfessores para perdoar pecados graves. Avisa eles do que os espera no Brasil.

  38. Fernando

    Se para o governo a CPMF poderia ser de alguma ajuda, para o País seria um verdadeiro tiro saindo pela culatra.
    Talvez a nossa omnisciente presidente veja nisso as mesmas vantagens de armazenar o vento…..

  39. Octávio

    Se ela ainda não tem a tecnologia para estocar vento, vai estocando os canalhas que a apoiam!

  40. UM BRINDE À VITÓRIA DO FRACASSO!

    PARABÉNS PT & PMDB!
    CONSEGUIRAM!
    O PLANO ESTÁ
    FUNCIONANDO
    A CONTENTO!
    VOCES
    PERMANECEM
    NO PODER E
    O BRASIL
    APODRECE
    NA LAMA!
    DEVEM ESTAR
    MUITO FELIZES!
    BEBAM ÀS CUSTAS
    DOS POBRES COITADOS!
    O POVINHO QUE VOCES
    ESTÃO JOGANDO NA MISÉRIA!
    NÃO ESQUEÇAM DE CONVIDAR
    O MADURO! É OUTRO QUE
    DEVE ESTAR EXULTANTE
    COM SUAS CONQUISTAS!

  41. Fernando

    A expectativa do FMI é a de que o Brasil terá o segundo pior desempenho econômico do mundo.
    Isto é apenas logico!
    O que se pode esperar de um país – mesmo entre os mais ricos de recursos naturais – quando governado durante 13 anos por sindicalistas, incompetentes, corruptos, desejosos do poder somente pelo poder e com o apoio e aprovação de milhões de analfabetos funcionais?
    Ainda vai piorar: torço para que a agonia seja breve.

  42. Rose

    Mais uma vez ela não fixou uma meta, mas conseguiu dobrar a meta: metade do PMDB contra ela. Gênia!

  43. Marcio Ruivo

    Reinaldo consenso da derrota de ontem de Hugo Motta foi a seguinte, a parte perdedora aceita o pleito sem qualquer discussão, o papudo boçal Picciani se encontrou com a sua patroa e palacianos, para brindar a vitória e dar muitas risadas bem como ataques as figuras de Cunha e Temer, a parte perdedora que hoje soma 31 da bancada peemedebista, terá uma reunião com Temer e aliados para tratar e avisar formalmente, que agora o governo ganhou um aliado e 30 opositores dentro do PMDB, que farão de tudo para atrapalhar, rejeitar, tumultuar, negar, não apoiar e investir tudo e qualquer coisa contra o governo e seu braço direito Picciani, porquanto segundo eles foi uma vitória e trinta derrotas.

  44. Vigilante da Democracia

    DILMA É O PRÓPRIO BURACO, BURACO NEGRO, CAPAZ DE LEVAR A FALENCIA NÃO SÓ UMA LOJINHA DE 1,99R$ MAS UMA PETROGALÁXIA INTEIRA.

  45. Félix Maier

    Vitória de Pirro. E do esbirro.

  46. Gilberto Miranda

    Vários bairros do “Rio Olimpico” estão sem energia desde às 18 horas de ontem. Quem vai pagar pelos prejuízos e os transtornos? Isso foi também um belo ensaio do que pode acontecer nas Olimpíadas com caos no transito e falta de energia elétrica generalizada e por tempo suficiente para estragar tudo dentro de qualquer geladeira. Quando ao Picciani que Dilma o carregue todo. Mais um sacripanta, chupim da política dos horrores que impera no Brasil.

  47. Ricardo

    Li o relatório do rebaixamento da Standard & Poor’s e é preocupante a perspectiva sobre o BR.

  48. burduna nelles !!!

    bandidagem explícita, picciani no rio é ligado a máfia das vans,milícias e vai por aí, cada dia mais vamos afundando e a canalha vermelha batendo palmas, só mesmo o apocalipse para arrumar essa desgraça toda.

  49. Johnny

    Não é preconceito,e contratação,com esse povinho,NOIS E POBRE MAIS E FELIZ,vai levar um século para chegarmos a situação de uma Austrália por exemplo,Para não ser muito ambicioso.

  50. Marco Antonio Ferrari

    Pois é, caríssimo Reinaldo… “Dilma consegue nos brindar com a vitória de Picciani(“conseguiu trincar a unidade possível do PMDB”) e com o rebaixamento do Brasil.”, “Dilma nos arrasta a todos em sua pantomima triste. E os mais pobres pagam ainda mais caro.”… Parabéns pela lucidez!!!!!!!!!!!!!!!!!