Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ayres Britto: impeachment não é golpe porque está na Constituição e na lei

Dois ministros do Supremo e um ex-ministro põem um ponto final à pantomima do Palácio do Planalto e do petismo, que insistem em chamar a normalidade institucional de golpe

Por: Reinaldo Azevedo

E o ministro Dias Toffoli, do Supremo, honrou, mais uma vez, a toga que carrega nos ombros. E eu me sinto especialmente à vontade para escrever isso porque fui um duro crítico da sua indicação. Mas também já registrei aqui diversas vezes — o arquivo está à disposição para confirmar — o seu comportamento impecável na Corte, mesmo quando discordo de um voto seu.

A despeito, pois, de concordância ou discordância, reconheço a sua correção técnica e a qualidade de sua argumentação. Não! Não estou entre aqueles que só reconhecem virtudes naqueles que pensam como penso.

Nesta quarta, indagado sobre o processo de impeachment, o ministro afirmou com absoluta correção:
“O processo de impeachment é previsto na Constituição e nas leis brasileiras. Não se trata de um golpe. Todas as democracias têm mecanismos de controle, e o processo de impeachment é um tipo de controle”.

Toffoli não se pronunciou sobre a denúncia que está na Câmara, mas observou que a Justiça existe para atender aos reclamos dos que se sentem agravados: “Aqueles que se sentirem atingidos podem recorrer à Justiça brasileira. O que ocorre hoje é a democracia. É muito melhor vivermos desta forma, do que sob uma ditadura”.

Impecável.

Também a ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do Supremo, abordou o tema, depois de participar de uma solenidade no Rio. Disse a futura presidente da corte: “Não ouvi [ela se referia ao discurso feito por Dilma anteontem], mas tenho certeza de que a presidente deve ter dito que, se não se cumprir a Constituição, poderia haver algum problema. Não acredito que ela tenha dito que impeachment é golpe porque ele é previsto na Constituição. O que não pode acontecer é que não se observem as regras constitucionais”.

Igualmente irrepreensível.

Sem ter receio de eventualmente parecer simplória, Cármen afirmou sobre Dilma: “Acredito que ela tenha querido fazer apenas um alerta para que se observem as leis da República, e isso, com certeza, num estado democrático, será observado”.

A ministra sabe que não foi assim, mas seu papel não é acirrar crises.

Ela também defendeu o Poder Judiciário, que está na mira do PT: “A atividade do Judiciário é acionada pelos cidadãos. O Judiciário não atua isoladamente, de ofício, é por provocação. Então, quando se fala em ativismo judicial, é que o Judiciário ultrapassaria, e não há demonstração nenhuma de que isso esteja acontecendo”.

Outro a lembrar, em entrevista à Folha, que impeachment não é golpe foi Ayres Britto, ex-ministro do Supremo. Ele presidiu a Casa durante boa parte do processo do mensalão:
“A presidente pode perder o cargo, por exemplo, em processo de impeachment, em ação penal comum, em ação de improbidade administrativa. Nada disso é golpe. Segundo a Constituição, a legitimidade de um presidente depende de dois fatores: da sua investidura e do exercício do cargo. A investidura é a voz das urnas, mas ela não é suficiente. Há também o exercício, a presidente tem que se legitimar o tempo todo. Se se deslegitima, perde o cargo, nos casos dos artigos 85 e 86 da Constituição. Mas é fundamental não preterir o contraditório, a ampla defesa – que não é curta –, o devido processo legal. A pureza dos fins e a pureza dos meios estão enlaçados umbilicalmente, não se pode romper o cordão umbilical nesses casos.”

Em suma, meus caros, apesar de toda a gritaria petista e do clima de abafa que as esquerdas, minoritárias e barulhentas, tentam criar, as instituições funcionam, respiram normalmente e darão uma resposta àqueles que pretendem sufocá-las.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

212 comentários
  1. gutierry santos

    Seriam os supracitados, seguidores da ética da conveniência e não da convicção?

  2. gloster

    O Toffoli, foi muito criticado.
    Nunca vi um homem com esta independência.
    Sim. Poderia ter um nariz próximo do marrom.
    Acontece que não tem.
    Mesmo!!!!
    Todas suas últimas intervenções, foram surpreendente mente livres, conscientes, masculinas, etc.
    Que bom que temos juízes.
    Em Berlim foi bom.
    No Brasil pessoas, troncos, (me desculpem as feministas), e alguns MACHOS, podem ajudar o país e o povo ter alguma consciência. Derrubar nossa doença (delenda pt) e construir um novo, e ético país.
    Parabéns Reinado. Conseguiremos.

  3. Zeca

    Ministro Toffoli chegou ao STF de um jeito muito criticado e não era pra menos considerando o lastro de um padrinho da estirpe hoje desvelada em sua plenitude. Mas ele não é bobo. Amadureceu com o tempo e com a lide. Ainda jovem e com um cargo vitalício na Suprema Corte não vai querer manchar sua biografia defendendo uma organização criminosa, cujos métodos ele deve conhecer, e, sobretudo, depois dos achincalhes ao STF vomitados pelo morubixaba mais honesto do Brasil. Elogiável sua postura em votos recentes na Corte. O ser humano não é o primor das espécies, como dizia Mencken (O Livro dos Insultos), mas pode melhorar se o desejar. Parece que ele foi professor de Direito Constitucional. Portanto, faz muito sentido de dizer o que disse. Merece sim um voto de confiança nesta quadra que agoniza a nação! A insistente logorreia da ex-mandatária e seus lacaios desqualificando o script do impeachment monitorado pelo STF pode ser agravante do que é acusada e abreviamento de sua debacle. E de roldão o desmascaramento de uma plêiade de intelectuais de meia pataca que preferem glamorizar a corrupção como meio de perpetuar um nefasto projeto de poder e negar descaradamente a derrocada de suas escolhas ideológicas jurássicas. Esta aí uma boa pauta para o incansável e inspirado Reinaldo!

  4. Jonathas

    Prefiro dar um voto de confiança: obrigado Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ayres Britto e a maioria dos outros ministros que em breve deixarão claro que a Constituição é respeitada.

  5. pauloro roberto

    O PLANO SECRETO DE LULA: PEDIR ASILO POLÍTICO A ITÁLIA? O CASO DELE É INTERPOL! LOGO A ITÁLIA QUE ELE NEGOU PEDIDO DE EXTRADIÇÃO A UM ASSASSINO TERRORISTA? O STF DEIXOU NAS MÃOS DELE, E ELE PROTEGEU O COLEGA TERRORISTA!

  6. ATÉ

    AS PEDRAS SABEM
    Esses Três ( 3 ) Chegaram ao STF pelas Mãos da MALDITA ORCRIM
    Redenção é possível, sim! Mas, esse papo aí Tem de Ser Contraposto ao CONTEXTO
    Aí Mora o PERIGO.
    Mãos Sujas Jogam JOGO SUJO
    Ide ao WC 1º, — depois:
    L_A_V_A_R
    A
    V
    A
    R

  7. VAQUEIRODOASFALTO

    Fui um duro crítico e desconfiado da indicação de Toffoli a quem chamei até de Totófoli. Mordi a lingua e me penitencio. Oxalá continue assim, merecendo meu respeito e de todos os brasileiros. está demonstrando que ser partidário não é necessariamente ser vassalo. Que bom que errei. Quanto a ministra Carmen Lúcia, falou bem, mas poderia ter evitado contemporizar e defender ou analisar a fala da presidANTA. Ficou de graça.

  8. RODRIGUES

    Diante de tantos descalabros do STF, vez ou outra temos frases tão coerentes como estas. “O processo de impeachment é previsto na Constituição e nas leis brasileiras. Não se trata de um golpe”. Essa frase assino em baixo! Sou crítico ferrenho de ladrões, mentirosos e golpistas mais temos que dá a mão a palmatória quando uma frase é coerente. Parabéns Dias Toffoli. Já a Ministra Cármen tem que deixar seus ouvidos mais apurados para ouvir o que Dilma, como Presidente, anda dizendo por ai. Ministro Ayres Britto também seguiu a linha do Ministro Toffoli. esperamos que sejam puros na palavra e também nas ações isso é o que o povo espera deles. Conclusão é que tudo que esta acontecendo foi criado pelo governo e tentam de qualquer forma ganhar no grito para a justiça não os alcançarem. O POVO NÃO É IDIOTA E ESSA HISTORIO DE GOLPE É SÓ PARA FAZER BARULHO. O POVO QUER JUSTIÇA!

  9. Karatê Kid

    Golpe é uma contumaz transgressora, no exercício da presidência da república, tentar fazer ministro um cúmplice com as mesmas qualidades.
    Cadeia para ambos é fazer justiça.

  10. Giba-PE

    É verdade Reinaldo.Lembro bem seus comentários isentos sobre o Toffoli.Ele é jovem, vai passar muitos anos no STF, e parece que deseja trilhar seu caminho de forma digna.

  11. joglair

    Sabe o sabio ditado popular…Esmola demais o santo desconfia. Vem tsunami por ai . A maré primeiro se recolhe para depois engolir tudo e fazer estragos. Desculpe, mas não me parece verdadeiro.

  12. Australiano

    A Carmen Lúcia é uma boa ministra e uma jurista de qualidade mediana, o Ayres Britto é um senhor respeitável e que já está aposentado do STF e o Dias Toffoli é um rapaz . De qualquer maneira, nenhum deles, por ossos do ofício, pode se manifestar sobre casos em andamento. Isto é: estão se manifestando apenas sobre casos hipotéticos, afirmando que se um processo qualquer de impedimento seguir as formalidades legais, será válido.

  13. Edylio Zanchet

    Estão cheirando muito mal essas afirmações gratuitas de membros da Suprema Corte.
    Estão confirmando previamente de que qualquer decisão seria legal, e impeachment não é golpe aparecendo assim como os paladinos da justiça.
    Tudo isto porque já estaria ajustado não aceitar o impeachment pelo Supremo oficialmente mantendo toda a cúpula corrupta no poder com as mãos no cofre e nas reservas do Fundo Soberano
    Tiraram do foco principal da Lava Jato para colocar discussões estereis de firulas jurídicas.
    É o não vai ter golpe, dando o golpe de misericórdia.
    As gerações futuras pagarão a conta.

  14. Kevin Lomax

    Não vamos subestimar a Organização Criminosa e seu GOVERNO-QUADRILHA

    Eles são que nem monstro de filme de terror, quando todo mundo pensa que já morreram eles se levantam para assustar mais alguém

    A caneta do Governo é poderosa e sabemos que os nossos parlamentares não são assim tão patriotas e republicanos

    Temos que dar o tiro de misericórdia que é o IMPEACHMENT

    Pressão total nos deputados que estão indecisos no mapa do site VEM PRA RUA. Não adiantar mandar e-mail pra deputado da esquerda bolivariana

    Os partidos que tem que ser pressionados são PMDB, PP, PROS, PR, PSD, PTB, PRB e os nanicos

    Não Vai Ter GOLPE, vai ter IMPEACHMENT

  15. analu

    Parece que Dias Toffoli, Carmen Lucia e Rosa Weber e Luiz Fux não aceitam cabresto. Que permaneçam assim, para que triunfem o Estado Democrático de Direito e os preceitos da Constituição Federal. Vamos ver quando chegar a hora do Julgamento Final.

  16. Mazo Gomes

    Será que Toffoli mudou mesmo? Tenho minhas dúvidas… Até pouco tempo ele chamava isso de terceiro turno e dizia que isso não aconteceria!!!

  17. Emmanuel Carlos

    Está nas ruas a campanha: “DESAPEGA! MINISTRO …… Você só deve satisfações ao povo brasileiro!”
    É bom lembrar isso aos ministros para que eles não se sintam acovardados com alguma coisa ….

  18. Ademir

    Por enquanto ele (Tofoli) está no discurso…. Quero ver na hora de se manifestar, julgar, exercer o voto, sentença ele não vai PTezar ou Barrozizar.!!!!!!

  19. Diogo Federer

    Mas uma presidente da republica não pode sair por ai dizendo que ha golpe, nem difamando o pais na imprensa estrangeira. Isso deve ser investigado e tratado como crime.

  20. Dino

    Em se confirmando conflitos de violência, por estes que a propagam, não seria algum tipo de crime contra a segurança pública? Sera que estão esperando que aconteça?

  21. Angela

    Impeachment não é golpe mesmo!!!, está na lei. Como – É A REGRA – divulgar à população os fatos relevantes de toda investigação. O sigilo É A EXCESSÃO. Está tudo na Constituição. A tentativa de obstrução da justiça em conversa com um “alvo” é de interesse relevante de toda a nação brasileira. Seja quem for que esteja do outro lado da linha!
    Quero continuar acreditando na justiça, mas me amedronta a possibilidade de uma eminência trazer à baila uns controversos “embargos infringentes”, como fez o decano no caso do mensalão, conseguindo reduzir as penas dos condenados à pouquissimos anos de reclusão (a maioria já foi indultada), qdo não reconheceu que eles formavam uma quadrilha para lucrar com o crime organizado.
    Esse STF é um saco de surpresas.

  22. ValveMark

    Não haverá Golpe!!! O PT será colocado no seu devido lugar. Se se cumprissem as leis, desde o mensalão esta quadrilha mafiosa deveria ter sido extinta….isto mesmo amigos extinta!!!!

  23. Maresia

    Já houve golpe, petezada.
    Lula é o atual presidente. Sem eleição

  24. jaimisson dos santos

    O nosso juiz SÉRGIO MORO entrou para a lista dos 50 maiores líderes do mundo da revista FORTUNE. Bravo Moro!!!!!!!!!!!! Estão preparando a lista do 100 maiores vigaristas do mundo. A lista de vigaristas é sempre maior! A briga pelo primeiro lugar está um pega prá capar! Não sabem se o primeiro lugar da lista vai para a pseudo presid”anta” e ex guerrilheira de araque ou se vai para o molusco …

  25. LC

    Depois disso será que Toffoli será expulso do PT?

  26. VALMY COUTO

    Eles estão sendo comandados, vai sair<parece um novo ar!

  27. Carmem Lúcia

    Caro Reinaldo , também estou confiante .
    Acredito que por tudo que aconteceu e tem acontecido , as instituições não vão se furtar perante a nação e deixar de cumprir o seu papel . Afinal o que está em jogo não pode ser o poder por si só , mas sim o povo , que merece ser respeitado .
    Nossos governantes precisam deixar de lado a vaidade pessoal , o orgulho , o mal cartismo .
    Veja bem somos 210.000.000 de habitantes , e estamos nas mãos de poucos que iram decidir nossos destinos . Temos que cumprir nosso papel de cidadãos vigilantes , não podemos deixar que poucos causem a desgraça deste pais .
    Se for necessário voltaremos aos milhares para as ruas !!!

  28. Giovani

    Até um ‘servidor’ do Itamaraty está divulgando um “Golpe” no Brasil. Quero ver o lladrão maior gritar golpe na cadeia.

  29. Um leitor

    Reinaldo,
    Gostaria de sugerir que, se for possível, redija um texto para ESCLARECER os “revoltados” que fizeram ameaças ao Ministro Teori Zavascki por ter concedido uma liminar para que o juiz Sergio Moro envie todo o processo que diz respeito a Lula ao Supremo e determinado o sigilo todas as gravações que dizem respeito à presidente Dilma.
    Reinaldo, com a decisão, o senhor Ministro NÃO está “impedindo” o trabalho, nem “perseguindo” o juiz Sérgio Moro!
    Seria muito bom informar aos “revoltados” que a transferência do processo ao Supremo e o sigilo das investigações NÃO significam, de modo algum, que não haverá investigações! Ao contrário: sob sigilo, as apurações serão mais amplas e, certamente, muito rigorosas.
    NOTE-SE que, com as ameaças ao Ministro, NÃO ajudam o trabalho do juiz Sérgio Moro, nem lhe trazem qualquer benefício. Podendo até mesmo prejudicar o trabalho irrepreensível que foi feito até agora!
    Que os “revoltados” e os seletíssimos freqüentadores deste blog, LEIAM, com muita atenção, as declarações dos ilustres Ministros, anotadas nesta postagem! LEIAM os artigos 85 e OITENTA E SEIS, da Constituição, citados pelo ex-ministro Ayres Britto; e examinem, também, o conteúdo do art. 40, do Código de Processo Penal.
    Reinaldo, conforme você já escreveu, o movimento do povo brasileiro para afastar a senhora presidente Dilma deve ser PACÍFICO e ORDEIRO! Ameaças, xingamentos, enfrentamentos, agressões e qualquer tipo de violência trazem benefícios imensos ao Governo e seus defensores!! As ameaças ao Ministro trouxeram grandes benefícios e muito fôlego ao Governo e às esquerdas.
    Fica aqui uma sugestão aos manifestantes que ameaçaram o Exmo. Ministro, para que, AGORA, coloquem faixas pedindo desculpas e manifestando APOIO à Justiça e aos Tribunais; bem como respeito e acatamento às decisões da Justiça.
    Bom final de semana a todos.

  30. William

    Quero ver na hora do voto. Criminosos mensaleiros mal esquentaram a cadeia já estão soltos. Roubaram milhões, prejudicaram milhões e receberam um indultinho plenamente aceito pelos deuses de toga e agora estão livres para gastar a grana que deve estar enterrada em algum fundo de quintal. Não é assim que bandidos profissionais fazem nos filmes? Brasil, um pais de otários governado por um bando de velhacos.

  31. Eli

    ‘Fortune’ aponta Moro como 13º mais influente para mudar mundo. Se acabar com o PT realmente o mundo estará mudado, e para melhor. Mas esse número tá coisado…..

  32. Sergio

    Vamos colocar os pingos nos is? Vamos. Golpe é comprar políticos, por meio do mensalão. Golpe é fraudar urnas eletrônicas, com contagem secreta de votos e contratar em presa venezuelana para gerenciar essas urnas. Golpe é aparelhar o Estado, colocar no judiciário pessoas de confiança do “establishment”. Golpe é financiar o MST, MTST, centrais sindicais e chamar esses grupos terroristas de “movimentos sociais”. Golpe é utilizar do Palácio do Planalto como palanque político para militantes. Golpe é saquear o país por meio de roubos em estatais. Golpe é colocar militantes políticos em diversos ministérios, em detrimento de pessoas com competência técnica-profissional para o cargo. Golpe é ter presidente formal e outro informal. Golpe é utilizar-se da máquina administrativa em campanhas eleitorais. Golpe é o estelionato eleitoral. Golpe é obstruir a justiça e fazer proselitismo canalha contra ela. Golpe é pagar militantes para fazer manifestações pró-governo ante a grande maioria da população que se manifestam espontaneamente. Golpe é trocar ministro da justiça para frear investigações da Polícia Federal. Golpe é nomear ministro pessoa que está sendo investigada por corrupção para lhe dar foro privilegiado. Golpe é roubar trabalhadores e o sonho de muitos brasileiros. Golpe é censurar a imprensa séria e pagar jornalistas chapas brancas para apoiar o governo. Golpe é chantagear. Golpe é assaltar o Estado por projeto de poder hegemônico. Golpe é instalar agentes cubanos em seu país, com roupagem de médicos. Golpe é trazer no país agente venezuelano para treinar o MST. Golpe é atentar contra a segurança nacional para fazer alianças com ditaduras ao redor do mundo, para fundar a tal “Pátria Grande”. Golpe é colocar pessoas incompetentes para governar. Golpe é intimidar a população e rasgar a Constituição. Golpe é submeter o seu próprio país a uma doutrina comunista, sem que esta nação a quer. Golpe é manter o PT no poder e continuar essa roubalheira e colocar adiante o seu projeto de poder como partido único. Finalmente, golpe é mentir!

  33. Abiel

    Porque o impeachment? (Em poucas palavras)

    A Dilma disse que impeachment sem crime é golpe.
    Mas a Dilma cometeu um crime.
    O crime de irresponsabilidade fiscal

    Enquanto a Lei de responsabilidade fiscal esteve em vigor, o Brasil cresceu
    Isso foi no 2o. mandato de FHC e no governo de Lula.
    A Dilma simplesmente rasgou essa lei.
    Agora o governo quer aumentar ainda mais a dívida. É sério um planejamento com prejuízo?

    Do que se trata essa lei? É gastar só o dinheiro que tem.
    Qualquer dona de casa ou empregador sabe que nessa crise tem que ajustar suas contas e diminuir os gastos. E se não ajustar, sofre as consequências.

    Porque que com a maior administradora do país haveria de ser diferente?

    A Dilma deve sofrer as consequências desse crime. Talvez não com a prisão, ou coisa assim, mas com a perda do mandato.

    O impeachment agora é muito importante, como exemplo, como forma didática. Todos os prefeitos, governadores e futuros presidentes terão que agir com responsabilidade. Responsabilidade fiscal.

  34. Claudio Bilac

    NÓS JÁ SABEMOS E ELES, OS TERRORPETISTAS, TAMBÉM SABEM, NÃO É GOLPE!!!

  35. gilberto

    Pois é, Reinaldo. Quando LULAl e DILMA dizem que impeachment é golpe,evidentemente que está se dirigindo á camada de gente ignorante.

  36. wagner

    Não é só você que admite isso, Grande Rei.
    Eu também e algumas pessoas de seu Blog o criticamos. Sem sombra de dúvida, ele está me surpreendendo de modo positivo para esse momento da Nação
    O Sr Dias Toffoli fará um lugar na história por essa postura no Supremo.
    Que consigamos que o Brasil encontre o caminho para um melhor futuro. Nós merecemos.

  37. wanderlei lima

    A dilmaldição e o pé de cana juntamente com a corja petralha ficam com a argumentação bem debilitada após essas declarações. Terão que inventar outras mentiras para entoarem o canto dos desesperados.

  38. Jorge

    Tio Rei, manda esse artigo para o Caetano Petoso e pro Chico Petralha… ah precisa nao, eles sempre leem o seu blog…kkkkk

  39. Caxias

    Eu devo reconhecer que o Dias Toffoli tem se portado, recentemente, com certa decência em sua atuação no STF, mas ele é um petista e, portanto, como tal, não se pode confiar plenamente!!! Afinal, não existe ex-petista “bomzinho”, assim como não existe ex-nazista “bomzinho”!!!
    .
    Em relação a Carmen Lucia, o que dizer… Ora, a sua postura não segue o seu discurso!!! Pra galera, solta discurso falso moralista sobre o “escárnio ter vencido o cinismo”, mas na prática, o cinismo de suas ações estão sempre a prosperar o escárnio!!! Não passa de uma petista de carteirinha!!! E o mesmo se aplica a Ayres Britto, ao menos, este já se recolheu a sua insignificância histórica, a sua pequenez e as suas medíocres poesias!!!

  40. SILVIO JD

    Tudo bem, mas não dá para ficar acendendo vela para juízes que fala o óbvio, né? É muita carência de bom senso. Não fizeram mais que a obrigação.
    Vejo uma preocupação exagerada com o discurso nazista que alega golpe. O governo está sendo deposto por 90% do povo brasileiro, e ponto.
    Quanto mais se debate essa bobeira, mais propaganda se faz à tese alienada lullopetista, dando vitamina ao diabo. Esqueçam isso. Ignorem a propaganda nazista, ninguém, pelo menos 90% do povo, não cai mais nessa.
    O povo já se definiu. Passou. Já era.

  41. domenico

    Retorno à esperança e à credibilidade nas instituições,quando ministros do STF deixam claro que impeachment não é golpe ! O Brasil dos brasileiros verde/amarelo, com certeza vislumbram uma luz no fim do túnel e anseiam por ver seu país livre das garras indecentes dos petralhas e dos seus fieis aliados ! Viva a República !

  42. karlos

    O que eles NÃO falaram…
    Que o impeachment da Dilma não é golpe.

  43. Filósofo

    Pior do que Lula, Dilma e PT, é o silêncio dos que deveriam se manifestar, mas se omitem.
    “Não digas nem faça nada de mal, mesmo que estejas só; aprende a envergonhar-te muito mais diante de ti mesmo do que diante dos outros”.
    Demócrito 470- 370 a.C.

  44. arthur

    A disputa ideológica sobre o impeachment/golpe está ganhando parte da sociedade que não tinha ainda se posicionado sobre o tema. Esse embate começa a fazer com que muitos achem que talvez fosse razoável deixar Dilmar terminar o mandato! Tem que enfrentar isso. Amigos no exterior estão perplexo como o impeachment tem sido noticiado. Se não ganhar campo neste terreno depois do impeachment tudo ficará ainda mais difícil….. temer não tem uma corja petista esquerdista para mobilizar. O PSDB, se quer ser viável para 2018, não poderá parecer que já está no governo…. complicado…

  45. Adriano

    ilma Rousseff resolveu dar entrevista hoje aos jornais Le Monde, The Guardian, The New York Times, El País, Página 12 e Die Zeit. Todos com viés de esquerda.

  46. Sergio

    Para um mundo melhor é preciso mudarmos o nosso interior, depois melhorar o ambiente familiar,; depois no trânsito; depois no trabalho com os colegas e no círculo de amizade, etc, etc. Após melhorarmos as nossas relações, devemos melhorar o nosso País e, no caso do Brasil, precisamos melhorar a nossa política, os nossos governantes e para isso temos que lutar constitucionalmente para nos livrarmos de Lula, do PT e de todos os esquerdopatas para podermos sonhar com um Brasil melhor.

  47. olavo

    A gang de vermelho vai cair, vamos destruir a CUT, e os movimentos de esquerda que querem se apoderar do pais. Se eles estão ameaçando que venham, vamos destruir tudo, vamos acabar logo com isso, vamos pro pau como se diz na giria, mas a nossa bandeira jamais sera vermelha. Esses golpistas de esquerda estão achando que vai ser facil, podem chamar o mundo inteiro, não vamos arredar pé. O povo verde amarelo esta esperando a gang se manifestar. Que venham e vamos ver oq ue vai acontecer. Esses bandidos que dividiram o pais, vão se arrepender das ameaças. Esta na hora do exercito dar uma rosnada na orelha dessa gang de safados. Cade os generais? que se manifestem.

  48. Eurico Marques

    Acho que o PT da mortadela já está em clima de 7 a 1…e é óbvio que gritar para virar o jogo faz parte do DNA dos desocupados sindicais diletantes do prezado embutido, os Companheiros Mortadelistas. Renan tem razão ao dizer que não dá para segurar a onda do impedimento: as listas de quem vota (pelo sim ou pelo não) estão prontas. E suas Excelências estão de olho nas eleições. Já foi…

  49. Newton

    Os petistas são nazistas por natureza. A história de Hitler e lula são semelhantes e gostam de Goebbels, dado que usam seu expediente de repetir muitas vezes uma mentira para virar verdade.
    Além gostam dos palestinos e já demonstraram sobejamente que não gostam de Israel.
    Assim é o golpe que eles repetem incessantemente para ver se cola. Vai que alguém cai nesse papo furado.
    Por tudo isso e por que são incompetentes na direção do país têm que sair ou serem defenestrados.

  50. Paulo A F Santos

    Reinaldo, penso que seja extremamente necessário que toda, ou pelo menos a maioria da população tenha isso na ponta da língua. O judiciario não poderia utilizar aqueles 5 ou 10 min antes do JN para explicar didaticamente a parcela da nação que tem alguma dúvida. Ou SÓ o Executivo pode ? Deixar claro até para jumentos que impedimento não é golpe, dentro da rotina prevista pela lei. Nesse aspecto até que o juiz Barroso (emo o + petista de todos os juízes) de certa forma ajudou: a rotina que o governo queria está sendo seguida, ou seja o governo faz parte do “golpe”. Até candidatura avulsa estão apoiando depois de se manifestarem totalmente contra. Os ventos mudam de direção rapidamente para esse desgoverno. Basta tornar-se conveniente. Veja Lula abraçado em Maluf, Collor, Renan, etc e etc.