Já escrevi aqui algumas vezes que Beraba é, como direi?, “marcado a mercado”: marcado pelo mercado petista de opiniões. A petezada fica enfezada — no que é assistida até pela etimologia — e manda e-mail pra ele. Pronto! Sempre consegue o que quer. Não sei o que Beraba costuma ler — ou se costuma. Mas certamente nunca leu Robert Hughes: A Cultura da Reclamação. Recomendo. Entenderia melhor o seu ofício. Sader, leitores, tornou-se tão “importante” que é o único tema do ombudsman do maior jornal do país neste domingo. O que faz Beraba? Cada um chame como quiser: o fato é que ele defende o sociólogo que escreve “expoliação”, “opróbio” e “Getulho”.
Beraba é, para mim, um simples colunista — na minha opinião, mais um da grei petista. Há tantos, que ele não chega a ser notável nesse ofício. Há pessoas que defendem o PT com argumentos melhores do que os dele e com mais coragem. Como colunista, ele tem, claro, o direito de opinar como bem entender. O que não pode — e aí não pode — é tentar impedir que outros divirjam dele. Mais ainda: ombudsman que é, pesa-lhe, de forma especial, o falseamento de um fato. E ele falseia, como demonstrarei abaixo. Beraba se comporta em seu texto como o Rogério Cezar de Cerqueira Leite do jornalismo: para que seu artigo faça sentido, é forçado a omitir dados da realidade. Não pega bem ao jornalista. Não pega bem ao ombudsman.
Em sua coluna, ele omite, claro, que o caso Emir Sader foi noticiado aqui, com exclusividade, no dia 31 de outubro. E que este blog ficou atento ao que havia de dimensão pública no debate. Não é a primeira vez que o faz. Beraba está entre aqueles que não dão “bola para a direita”. Ok. Eu dou bola para a esquerda. Tereza Cruvinel já disse em seu blog que não gastava bytes comigo. Eu respondi que gastava com ela. Quem dá aos pobres, escrevi então, empresta a Deus. E continua a emprestar… Segue abaixo, em azul, o texto de Beraba, interrompido por comentários meus, em vermelho.
A FOLHA NOTICIOU, no dia 2, que o sociólogo e cientista político Emir Sader foi condenado por crime de injúria a um ano de detenção, em regime aberto, substituída por serviços à comunidade por ser réu primário, e à perda do cargo de professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).Ele foi processado pelo senador Jorge Bornhausen, presidente do PFL, por um artigo publicado em 2005, na internet, na agência “Carta Maior”, em que acusava o político de racismo. Bornhausen havia dito, referindo-se ao PT, que “a gente vai se ver livre desta raça por pelo menos 30 anos”.Sader escreveu que o senador “é das pessoas mais repulsivas da burguesia brasileira” e “revela agora todo o seu racismo e seu ódio ao povo brasileiro com essa frase, que saiu do fundo da sua alma -recheada de lucros bancários e ressentimentos”. Sader defendeu no artigo que o senador deveria ser processado por discriminação e racismo.
Vamos ver:- Beraba fala do que a Folha — e todos os jornais — noticiou no dia 2. Este blog deu a notícia no dia 31. E já trazia a íntegra do artigo de Sader.
- Beraba é omisso ao resumir o conteúdo do artigo de Sader. Aliás, é provável que não o tenha lido. O que ele traz entre aspas é rigorosamente igual àquilo que trazia o artigo de Rogério Cezar de Cerqueira Leite — em defesa de Sader. É um resumo indecoroso. Os crimes contra a honra têm matizes. Beraba, um ombudsman, remédio do mau jornalismo, deveria saber disso. Se eu escrevesse: “O ombudsman da Folha se comporta como uma canalha”, estaria apenas exercendo o meu direito de opinião; se, no entanto, escrevesse, “o ombudsman da Folha é um canalha”, aí já caberia um processo por injúria.
- Não, Beraba! Não foi só isso o que Sader afirmou. Eu refresco a sua memória: “senador racista”; “[uma das] pessoas mais repulsivas da burguesia brasileira”; “adepto das ditaduras militares”; “[portador de] ódio ao povo brasileiro”; “repulsivo”, “proveniente de uma região do Brasil em que setores das classes dominantes se consideram de uma raça superior”, “[vive em meio a] fascistas”; [Bornhausen refere-se] ao povo [como] negros, pobres, sujos, brutos”; [é alguém que] se lambuza com a crise atual”; [dono de uma] mente suja”; [Bornhausen será] banido pelo opróbrio”; [mostra] conivência com a miséria”; [Bornhausen é] uma pessoa abjeta”; [pertence ao grupo que sempre governou o Brasil] roubando, explorando, assassinando trabalhadores”
- A sua síntese, Beraba, é a versão Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Um péssimo jurista. Desaconselhável para jornalistas.
No dia seguinte à publicação da notícia da condenação, a Folha selecionou duas cartas no seu “Painel do Leitor”, uma lamentando a sentença da Justiça -”repugnante, ultrajante”- e outra aplaudindo o juiz responsável pela condenação -”Que sirva de lição!”
Empate. Como gosta a Folha. Quem desempata é o ombudsman, como se verá…
Na segunda-feira, dia 6, o editor de “Brasil” (editoria responsável pelo noticiário político), Fernando de Barros e Silva, publicou um artigo na página de opinião bem provocativo, como é de seu estilo, em que considerava a sentença absurda -”de fazer inveja a Kafka, e deve ser revista”-, mas defendia o direito de o senador Bornhausen processar Sader. Lembrou que Chico de Oliveira foi processado por Delúbio Soares quando rompeu com o PT e apontou para os desvios do partido -”o modo de vida gangsterizado de petistas no poder”, na tradução de Barros e Silva.
O que é um artigo “provocativo”? “Provocação”, na linguagem esquerdista (sei porque já estive doente), eram as ações da direita para induzir a esquerda, coitadinha!, ao erro. Um artigo “provocativo” vale mais ou menos do que um artigo qualquer?
Noto também que Beraba tem uma avaliação do “estilo” de Barros e Silva: “provocativo”. Não me parece que ele goste muito disso, não. Tanto que diz: “como é de seu estilo”. Existirão articulistas em jornal que não tentem “provocar” a inteligência do leitor? Que busquem se adaptar à metafísica influente e às correntes consagradas de opinião? Pô, Otavio Frias Filho: manda essa gente embora!
Beraba destaca — tentará fazer justiça a Barros e Silva? — ter o articulista observado que Bornhausen tinha direito de recorrer à Justiça. Só faltava dizer o contrário… E escreve mais: “[Barros e Silva] lembrou que Chico de Oliveira foi processado por Delúbio Soares quando rompeu com o PT e apontou para os desvios do partido –‘o modo de vida gangsterizado de petistas no poder’, na tradução de Barros e Silva.” Huuummm. Adoro sublinhas de texto. Creio que Beraba crê que esse “modo gangsterizado de petistas” compõe um dos aspectos “provocativos” do jornalista. Acho que ele não concorda com isso…
O pretexto do artigo foi a circulação de um abaixo-assinado a favor de Sader e contrário à sentença.
Quem precisa de pretexto é tarado. Um jornalista precisa de fatos. E havia um fato. A palavra escolhida por Beraba tenta desqualificar a crítica a Sader.
A motivação pode ser explicada por um trecho do artigo: “A reeleição de Lula destampou a sanha vingativa de parte do baixo clero petista e reacendeu a tentação autoritária que ronda certos áulicos do Planalto, no governo e na mídia”.Houve reação de leitores ao artigo, não por esse resumo que fiz, mas pelo início do texto, onde desqualifica o sociólogo: “Como intelectual, Emir Sader é um zero à esquerda”.
Reações de quem? Beraba deveria parar de dar bola às “reações”. Se os leitores deste blog resolverem entupir a sua caixa com e-mails, ele será tentado a achar que o Brasil foi tomado por um surto de… “reacionarismo”, e não de bom senso, hehe. Ninguém pode negar aquilo que foi. Eu não nego. Comecei na militância política muito cedo. Fui trotskista dos 14 aos 21 anos. O trotskismo, apesar do horror, tem uma vantagem sobre o stalinismo: é minoria e se comporta como tal. Creio que não restou nada da esquerda em mim a não ser isto: eu quero que as “reações” se danem. Stalinistas anseiam ser compreendidos pelas massas… São paternais com o sentimento das “maiorias” — que são sempre “maiorias” que funcionam como esbirros d’O Partido. Saia dessa vida, Beraba. Mais uma vez, você está sendo pautado pelo PT.
1 - Como deixa claro Barros e Silva na sua primeira coluna, o episódio é outro capítulo do enfrentamento que vem marcando a relação cada vez mais tensa entre imprensa e petistas. Há acirramentos dos dois lados e não há sinal de trégua. 3 - Vejo um problema sério nas colunas de Barros e Silva. Nas duas ele faz referência, para sustentar seus argumentos, a fatos que não haviam sido noticiados pelo jornal. Na primeira, ao manifesto a favor de Sader. Que manifesto? O jornal não noticiara a mobilização contra a sentença da Justiça, o leitor que leu as colunas desconhecia os termos do manifesto e só tinha, portanto, a opinião do editor de que era “oportunista e hipócrita”. Na segunda, cita um caso que nunca tinha sido noticiado pelo jornal, o que envolve Cesar Benjamin. O assunto só veio a ser tratado, e assim mesmo de forma inconclusa, quatro dias depois da coluna. Se o editor considerava esses fatos relevantes a ponto de usá-los, por que não os pautou para terem tratamento jornalístico? Vejo um problema aqui no chamado direito à informação. Fui procurado ao longo da semana por Sader, que reclamou do tratamento que recebeu. Mas acho também que o jornal deveria ter oferecido a oportunidade para a defesa, uma vez que a segunda coluna já não trazia só opiniões, mas uma acusação. Na sexta-feira, Emir Sader me informou que estava encaminhando um artigo de Roberto Leher para publicação na Folha. Aguardo.
Ops! Barros e Silva voltou ao tema, não “ao ataque”. Você está sendo preconceituoso, Beraba. Mau comportamento para um juiz.
(…) com a coluna “Decifrando o enigma”, em que considera o manifesto pró-Sader “oportunista e hipócrita” e informa que o próprio Sader era testemunha de um processo contra César Benjamin, candidato a vice na chapa de Heloísa Helena (PSOL) na eleição presidencial, por calúnia e difamação. Segundo o jornalista, Benjamin estaria sendo processado por ter difundido que uma editora, ligada a Sader, teria superfaturado a publicação do livro “Governo Lula: Decifrando o Enigma”.
Beraba deixa de informar aqui e adiante que Benjamin tem um e-mail em que Emir Sader combina com a dona da Editora Boitempo a publicação de um livro antes da realização da licitação. Fica parecendo que Barros e Silva “voltou ao ataque” porque não gosta de Sader.
Novas cartas de leitores. No dia 10, a colunista Barbara Gancia publicou outro artigo também bem crítico em relação a Sader, “Lata de lixo, já!”
O relato parece objetivo, mas se está construindo um roteiro em que Sader aparece como vítima. Já são dois contra ele: Barros e Silva e Barbara Gancia. Ela escreveu, diga-se, no aludido texto, que este é o melhor blog de política atualmente. Obrigado, Barbara.
Desconstruí, com requintes de humilhação, o texto de Cerqueira Leite. Energúmeno, para dizer pouco, no que diz respeito ao Direito. Do texto, Beraba isola apenas um trecho que vitimiza Sader. Grande neutralidade a desse homem!
Recebi 18 cartas de leitores. Como sói acontecer com a correspondência para o ombudsman, apenas uma elogiava a coluna de Fernando de Barros e Silva.
Grande coisa! Recebo isso por minuto. Não entendi o “como sói acontecer”: é sempre uma minoria que elogia Barros e Silva, é isso? Tomara! Mais uma razão para que continue a escrever textos “provocativos”. Este “sói” estaria querendo dizer que a esquerda é quem sempre escreve mais, quem protesta mais, quem mais aparelha o ombudsman? Também acredito.
O “Painel do Leitor” publicou sete cartas, cinco favoráveis ao sociólogo e duas contrárias. Na edição eletrônica foram publicadas outras dez, sendo seis favoráveis, três contrárias e uma neutra em relação à polêmica.
E daí? Escreva o seu artigo em defesa de Sader. Mas chame a coisa pelo nome.
Mas é um direito dele ter essa opinião.
Não brinca…
Como é direito de Sader ter a opinião que manifestou sobre Bornhausen. Se um dos personagens entende que foi injuriado, difamado ou caluniado, há o recurso legítimo à Justiça.
Ops! Beraba não entende nada de Direito e está fazendo uma defesa idiota de Sader. O sociólogo afirmou que o senador cometeu um crime inafiançável — racismo — e outro até afiançável: assassinato. Isso não é opinião, meu senhor. Opinião é isto aqui, Beraba: “seu texto e você são ignorantes”. E você não pode me processar por isso porque é um direito meu considerá-lo ignorante. Se eu o acuso, no entanto, de estar a serviço do petismo, como pessoa plantada pelo partido, no ombudsmato da Folha, aí você pode me processar. Não é um “direito” meu dizê-lo. É uma transgressão ao direito. A menos que eu tenha a prova e evoque a circunstância para evidenciar que estou certo. Sader pode tentar provar que Bornhausen é racista e assassino. E por que não o faz, Marcelo Beraba? Porque ele não dispõe das provas. Não! Não é um “direito” acusar as pessoas de crimes tipificados na Constituição ou no Código Penal.
O jornalista cioso do seu direito de opinião deve ser o campeão na defesa do direito de qualquer pessoa recorrer à Justiça ao se sentir ofendida. O recurso não viola a liberdade de expressão -a legitima.
Baixou um Conselheiro Acácio em Beraba. Ok.
Beraba está censurando o articulista ou o editor? Podem ser, circunstancialmente, as mesmas pessoas, mas não para a estrutura funcional do jornal. Um colunista, salvo alguma regra vigente apenas na Folha, não precisa se limitar a escrever sobre aquilo que o jornal noticiou. Isso é conversa para boi dormir. Barros e Silva deu um pequeno furo em sua coluna com a história do processo de Ivana Jinkings contra César Benjamin, em que Sader figurava como testemunha de acusação. Não pode? Todo colunista agora haverá de ser mero glosador do que o jornal já publicou, Beraba?
4 - Há uma questão mais complexa, que é o direito de resposta. Até sexta-feira, o jornal não tinha publicado uma defesa do sociólogo aos ataques que sofrera dos dois colunistas do jornal. O artigo de Rogério Cerqueira Leite é favorável a Sader, mas trata exclusivamente do teor da sentença que condenou o sociólogo, não responde às críticas de Barros e Silva e de Barbara Gancia.
Não existe direito de resposta para artigo opinativo. Beraba está se alinhando com a polícia petista. Está, ademais, repetindo os argumentos de Ivana Jinkings na sua entrevista ao site Carta Maior. Ela reclama que não foi ouvida. Ouvida em artigo? Desde quando? Em que lugar do mundo, Marcelo Beraba? De resto, quando a Folha fez reportagem sobre assunto, nem Ivana nem Sader quiseram falar. E isso Beraba também omite. De forma escandalosa. Ele, para espanto do bom senso, queria “direito de resposta!” num artigo opinativo, mas esconde do leitor que editora e sociólogo se negaram a falar com o jornal quando convidados. Ela falou, sim. No site de seus amigos: acusou Barros e Silva de integrar um complô contra o PT. Para a moça, criticá-la ou a Sader é falar mal do PT inteiro. Pelo visto, Beraba concorda.
É mesmo? Que surpresa! Ele só não quis falar com a reportagem.
Questionei o fato de não ter solicitado o direito de defesa. Disse-me que não sentira confiança de fazê-lo “pela forma desqualificadora das colunas e pelo fato de terem sido escritas por gente do jornal, inclusive o editor de política”. Na sua opinião, esses fatores não lhe davam “garantia de eqüidade no jornal”.
Ah, pobrezinho! Entendi tudo! Sader achava que Barros e Silva não era de confiança, mas que Beraba era. Sader tinha razão…
Disse-lhe que errou. Deveria ter solicitado, desde o primeiro momento, o direito de resposta garantido no “Manual da Redação”, além de previsto na Constituição.
Cascata, Beraba! Não existe nem no Manual nem na Constituição “direito de resposta” para artigo, para opinião. Você está desinformando os leitores. Sader poderia ter tentado a Lei de Imprensa — duvido que viesse a ser bem-sucedido. Ademais, sempre será uma chance de sabermos se Cesar Benjamin tem ou não o e-mail em que Sader combina a publicação do livro com a Boitempo antes da licitação. Eu seria capaz de jurar que ele tem esse documento… Sader reclama com Beraba porque é uma cama quente para a esquerda.
Não acredito que o jornal se recusasse a publicar um artigo do sociólogo ou de alguém que saísse em sua defesa. O jornal tem regras para polêmicas e Sader sempre teve espaço no jornal.
Beraba não fala coisa com coisa. O jornal publicou um artigo em defesa de Sader: de Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que pertence ao Conselho Editorial da Folha e é também pai de um dos donos da Matisse, a agência de publicidade que teve um crescimento extraordinário durante o governo Lula. Sobretudo porque é uma das donas da conta publicitária da Presidência da República. Este blog noticiou isso. Beraba ignorou.
Como é que é? A Folha tentou ouvir Sader e Ivana sobre o caso. Eles não quiseram falar. Beraba omite essa evidência. O sociólogo preferiu tricotar com o ombudsman (para certas coisas, melhor uma comadre). E até lhe disse que terceirizou a sua “defesa”. Ela será feita por Roberto Leher. Beraba não apenas achou normal o aviso, como ainda anunciou que aguarda o artigo. Alô, Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha: Sader alerta o ombudsman, com antecedência, sobre os textos que serão publicados na página 3 do jornal. Sader virou editor. Ninguém sabia disso. Só o ombudsman. E ele achou bom. Está até ansioso.









Guido Furioso,
Dessa vez você se superou, hein.
Greve dos bibliotecários é o sonho dos petralhas, que não precisarão mais ler…
Com Rogério Cezar de Cerqueira Leite no Conselho Editorial e o Marcelo Beraba como ombudsman, o que podemos esperar da Folha de São Paulo?
Já fui assinante e deixei de ser. Houve uma época em que minha página inicial era o UOL. Agora é o Estadão. Embora esta não seja tão ágil quanto aquela, estou gostando mais.
Acorda Reinaldo!
Um Petralhão (guido furioso) aparelhou este post (as 2:46 PM)
PETRALHAÇO: às 3:03 e 3:14.
Passa uma vara de marmelo nele!
Grande Reinaldo,
O que esperar de um cara que tira até o U do próprio nome?
Joe
Santa Benedita,
Você tem toda razão: assinar um jornal que não informa, é pagar caro para ficar mal informado.
O anônimo das 11:12 deve ser tradutor do Beraba…
Eu pressinto o desconstruicionismo. Quando li o tal Beraba pela manhã, sabia que seria brindado pela atividade que mais gosto, desde os tempos de Primeira Leitura. Ando meio sem tempo pra escrevê-lo com mais calma. Passando a correria de final de semestre, retomo os e-mails. Grande abraço,
Simonsen.
Uma vergonha o maior jornal do país contar com ESSA RAÇA em seus quadros! O aparelhamento promovido pelo PT parece não ser somente o do Estado!
Imagina no elevador o encontro do editor Sader, com o ombudsman Beraba e o colunista Coelho?
Um com o livro do Lula, outro com uma cartilha invisível e o último com o livro do Harry Potter em baixo do braço! Creio em Deus pai!!!
Está ficando difícil!
Sempre gostei de acompanhar todos os noticiarios de TV e todos os Jornais, mas:
Parei de ler a Folha quando seu esquerdismo gratuito preponderou, já faz tempo. Depois comecei a achar os comentários do Franklin Martins meio esquisitos; quando o Diogo mostrou o que havia e a Bandeirantes o admitiu e mudou seu padrão jornalistico, parei de ver a Band; a Record também ficou esquisita, Na época do Mensalão comparei e parei de ler Época, Isto é e Carta capital, já eram cartas marcadas a muito tempo.
Tenho razões pessoais para não gostar do R Civita, mas leio a Veja, me parece hoje a única que ainda tem jeito. Sempre lí o Estadão, ainda leio, mas comecei a sentir um certo comichão durante a campanha do segundo turno e também depois, vou ficar mais atento.
Não dá pra ler mais os blogs do Josias, Fernando Rodrigues e do Noblat (o último que se entregou).
É gente, não vamos nos iludir, estamos perdendo a batalha da democracia, da clareza de opinião, da verdade, do jornalismo íntegro.
Reinaldo e Diogo são dois grandes ícones da resistência, só nos resta apoia-los, Parabéns Reinaldo.
Reinaldo:
O seu último comentário é um super importante:
Otávio Frias, sempre assinei e ainda leio a FSP. Mas agora, vendo cada vez mais a influência do PT pautando seu (nosso, dos leitores) jornal, estou ressabiadíssimo !
Até o ombusdman M.Beraba se comporta com viés favorável ao PT, defendendo esse tal sader de sentença de um “juiz de direito”, quando deveria primar pela isenção… Está passando dos limites ! Está enchendo o saco ler a FSP ultimamente…
Concordo em geral com o seu artigo, só faço 2 observações:
1- Dizer que o estilo de Barros e Silva é provocativo não me parece uma valoração negativa. Valorar fica a cargo do leitor: eu acho isso positivo, deve ter gente que acha negativo (acho que provocativo não tem esse sentido que você disse, tem mais o sentido de estimular, desafiar ou mesmo irritar, como diz o Aurélio);
2- Na parte do “Como sói acontecer com a correspondência para o ombudsman”, acho que ele quis dizer que a maioria dos emails que o ombudsman recebe são de crítica. Faz sentido, provavelmente a maioria das pessoas escreve pro ombudsman pra criticar e reclamar mesmo.
Rei os posts das 3.03 e 3.14, aponta petralha inconformado se passando por comentarista. A esquerda se encontrará e se justiçará no inferno. As mortes de milhões de russos e chineses serão pagas, canalha. E de cubanos, também. não adianta inventar. O mundo inteiro sabe.
Putz, que massacre! Desnudou o pseudo-ombudsman da Folha! E o que vimos foi tenebroso, por sinal! Fora Beraba, vá catar coquinho ou se acantonar em uma autarquia sob os auspícios petistas! Pare de falar bobagem, sr. “ombundasmen”!
Não restou pedra sobe pedra na fraca morada do Beraba. Seria bom que a Folha mandasse a figura obrar em outro condomínio!
Excelente , Reinaldo, excelente!
Abs.
Rei, ótimo artigo.
A parte:
“Opinião é isto aqui, Beraba: “seu texto e você são ignorantes”. E você não pode me processar por isso porque é um direito meu considerá-lo ignorante. Se eu o acuso, no entanto, de estar a serviço do petismo, como pessoa plantada pelo partido, no ombudsmato da Folha, aí você pode me processar. Não é um “direito” meu dizê-lo. É uma transgressão ao direito. A menos que eu tenha a prova e evoque a circunstância para evidenciar que estou certo.”
é o máximo!
Fico com orgulho de ler seu blog e saber que há alguém com sua lucidez e inteligência a velar pela defesa de uma imprensa não pautada pelo governo destepaiz.
Hoje, lendo o editorial de Veja, a respeito da situação da imprensa na Venezuela, resultado da manipulação de Chavez, tinha a impressão de estar vendo a descrição do caminho que estamos seguindo no Brasil. Graças a você e a alguns poucos, ficam evidentes as manobras.
Agradeço pelo seu trabalho!
Quantos neurônios o ombudsman da Folha precisar ter?
Se a Folha quer passar de agora em diante a imagem de séria, é melhor demitir esse cara.
O atual ombusdman da Folha de São Paulo não conhece a Lei de Imprensa? E as normas do jornal, ele conhece?
Pelo que li, ele cria uma “zona gris” entre sua opinião pessoal e sua opinião profissional, deixando uma grande dúvida sobre qual é o posicionamento da Folha de São Paulo.
Como Beraba quer ser levado a sério?
Vi comentários sobre deixar de ler a Folha. Significa deixar de ler Fernando de Barros Silva ou Otávio Frias Filho, que valem o prazer de ignorar a berabada. É da leitura de textos como os do Beraba que se extrai o conhecimento de como pensam alguns. Aprender com Barros Silva a não pensar como Beraba.
O ombudsman não passa de mais um vadio de plantão
Um ombudsdão nos Emirados Saderes…
Você é f …. hehehe
Por sua causa cancelei, e te agradeço, uma assinatura de 24 anos que tinha da Folha.
Mas essa desse pai do dono da Matisse ser co Conselho de Folha é demais pra mim.
Obrigado pelos alertas que vc já tinha dado.
Belo trabalho, mais uma vez, assim como, novamente concordo com tudo.Esta história de omitir fatos ou dados,para construir outra história, já está se tornando rotina.
Reinaldo nem precisava “desconstruir” o ombudsman da Folha. Quem lê o jornal e as pseudoanálises do Beraba, sabe perfeitamente que ele está do lado de lá (petismo). Um ombudsman parcial é tudo que os petistas sonham para a Folha. Espero que o Beraba suma logo do mapa jornalístico.
Cada vez que vemos alguém defender os petralhas enfurecidamente ficamos desconfiados… não é que o “poder econômico” dessa raça continua corrompendo corrompendo…
Excelente seu post sobre Cerqueira Leite e a Matisse. Pena que o nome desse artista genial esteja associado com o petralhismo explícito.
Para o nome BOITEMPO, vejo duas alternativas:
1. Um estrangeiro sugeriu Bom Tempo, e ao pronunciar, com sotaque, é claro, saiu “boIM teIMpo”; escutaram, gostaram e lascaram Boitempo, como entenderam. Um erro de português.
2. Ou então, as iniciais de um recadinho:
B em,
Ó companheiros e comapaheiras,
I mporta aproveitar o TEMPO que
estamos vivendo. Um código.
Sinceramente? Eh muito tempo perdido com essa briguinha pessoal que nao interessa a ninguem. Esse tal de Emir Sader representa o que? Que apito ele toca?
BOITEMPO - no meu Aurélio não há nenhum registro. Fiquei imaginando: não será erro de português? Talvez algum estrangeiro tenha sugerido o nome Bom Tempo, mas ao pronunciá-lo, saiu “BoIM TEIMpo”, escutaram, gostaram e lascaram BOITEMPO, como entenderam. Só pode. Hehehehe!
Mandei e-mail de protesto à Folha. Selecionei o e-mail para denúncias, pois dispenso comunicações com esse Ombudsman partidário.
Rei,
Já conheço este Beraba há tempos. Sempre foi da tchurma da estrela. Quando fiz estágio no jornal O GLOBO aqui no Rio de Janeiro, lá pelos idos dos 80, Beraba era dirigente sindical e repórter especial da casa. Ele ficou fulo comigo porque no jornalzinho da escola (PUC) eu critiquei a postura antiestágio do sindicato.
Reinaldo,
Acesso seu blog várias vezes ao dia. É o melhor. O Emir Sader continua o mesmo.Fui colega dele da diretoria do GRemio da F.F.C.L da USP em 1964. Nessa época ele deu uma traída em todos os membros da diretoria que foram chamados a depor no DOPS.
O Meritíssimo Senhor Juiz foi é muito bom para com o Saderéu: acusar uma pessoa de dois crimes.. racismo e assassinato?Sem provas…
O peixe morre pela boca, Sader, e pelos dedos também…
Quanto à pena alternativa, deveria ser mais delicado, mandaria limpar a casa do senador durante um ano, sem direito ao vale-refeição e ao vale-transporte lol :)humilha, Rei, humilha.
O cara apanha mais do que boi em horta de japonês e não se manca, que coisa…
Passou da hora do Marcelo pereba ir para o olho da rua.
Apos isto, el;e sera’ agraciado com um blog no trambIG.
Reinaldo,
Um dos maiores mistérios da imprensa brasileira é por que a Folha de S. Paulo, um jornal com um diretor editorial tão inteligente,refinado e instruído, como é Otávio Frias Filho, aceita empregar tantos jornalistas medíocres ou ruins (não são todos, claro; há exceções mesmo dentre os de esquerda).
Se você puder, dedique um dia um pouco de sua grande paciência e conhecimento para nos fazer entender por quê.
Um abraço,
Mário
Cruz Credo 3,46 pm
Falou e disse!
Reinaldo,
Sou muito, muito grata a você. Estou aprendendo a ler!!!!
Deus o abençoe e ilumine sempre.
Rei, este artigo do Beraba, descontruído “como sói” com requintes de crueldade (acho uma sacanagem você mostar assim tão ditadicamente a esse gente que nem todo mundo é imbecil e que ainda existe quem saiba ler e escrever nestepaiz) mostra que você não esta com o foco no “professô” sádico, mas na cultura e nos hábitos da população do Emirados Saderes. É aí que mora o périgo para a democracia e para o Estado de direito. O professô, ele mesmo, é uma irrelevância, que merecia apenas uma passagem só de ida para encontrar o tal “Getulho” Vargas.
Repito o que eu já disse:o juiz exagerou na sua sentença ao proibir o apedeuta do Sr. Sader de destruir,com remuneração,as mentes de seus alunos na Universidade. Com esta sentença ele tornou o apedeuta um símbolo de perseguição da justiça “burguesa”.
Se o meretíssimo tivesse aplicado apenas uma punição pecuniária,esta patacoada não estaria ocorrendo.E há mais,se a decisão do juiz se tornar norma:a esquerda encontrará uma forma de calar a boca de todos seus desafetos(pessoas físicas ou jurídicas) pela via judiciária, extorquindo deles indenizações que podem levá-los ao buraco.Nos EUA,e por aqui também, há um movimento de juízes que tenta mudar a sociedade no rumo de um obscuro coletivismo,através da modificações das leis.Assim a revolução se passa às escondidas, sem que ninguém veja.
Há muita coisa obscura neste caso.Afinal, quem é o tal juiz, algum jornalista se interessou em entrevistá-lo?Qual a fundamentação
legal e filosófica da decisão do meretíssimo?Há precedentes históricos de condenações semelhantes no país?
Reinaldo
quero ver o Beraba
terceirizar uma resposta
ao teu blog..hahaha
aguardo ansiosa.
O ombusdman da Folha definitivamente ficou de quatro prôs petráquios.
Como os militares não o convidaram para censor de opinião, os petralhas o fizeram, rapidinho e de graça, já que é a FSP lhe paga mais do que merece.
Devia alinhar-se ao Minúsculo Cartilha. Xô, Berabinha. Seu lugar é na Cartilha CaPeTal.A Petrobrás garante a mesada.
Longa Vida a Fernando Barros Silva e ao nosso Reinaldão.
Aqueles que reclamam do espaco que você vem dando ao caso, ainda não conseguiram entender que a questão apenas começou como uma querela entre Emir e Bonhausenm. Ela ganhou gravidade quando um grupo, que se diz amigo do professor, se auto-investiu de poderes e querem porque querem determinar o que é justo e o que é injusto numa sociedade em que se pretende viver sob a égide do estado de direito.
É para sentenças falhas, se é que esta especfica o foi, que existe o direito de apelação. Mas tal direito tem que ser exercido no forum adequado, o próprio poder judiciário.
Não devemos ficar omissos diante do expediente que vem sendo usado por este grupo que tenta fazer pressão sobre o Judiciário. Isso é querer ganhar no grito, o que não combina com a democracia.
caro Reinaldo,é por essas e outras que jornais vão à falência,merecidamente!Até hoje estou para ver um jornal ou revista(com excessão da sua extinta PRIMEIRA LEITURA),a receber de minha parte elogios máximos;pois a medíocridade é a norma!!!Eu sei,dirão muitos,que a culpa,em grande(para mim,total)parte cabe ao leitor.Mas é notório que num país carente de leitores críticos e VERDADEIRAMENTE INTERESSADOS em política,a responsabilidade pela informação CORRETA é DEVER INDISPENSÁVEL dos meios de comunicação,sob pena de induzir o referido leitor ao erro e prejulgamento!Além disso,os meios de comunicações são concessões públicas,o que deixa esses meios de comunicação numa situação mais grave,caso esse povo reagisse contra esses órgãos custeados pelo erário,seja via judicial ou de natureza financeira(não assistindo mais os programas dos referidos meios de comunicação ou não comprando mais as publicações tendenciosas,pois a parte mais sensível dos marxistas é o bolso,e não essa coisa de “consciência”,”respeito aos fatos”,”amor à verdade”,”decência”,”moralidade”,”ética”,”estudo sério”,”respeito à vida”,”respeito à propriedade privada”,”respeito aos bons costumes”,”respeito à família”,”respeito ao Estado de Direito”,”respeito e defesa da CULTURA OCIDENTAL e da MORAL JUDÁICO-CRISTÔ,etc).Fiquemos de olhos abertos contra esses marxistas que infestam as salas de redação!!!Um abraço a todos!
Muito bom. Meus parabéns, Reinaldo.
Estava afiando sua navalha, não é?
Cortou direitinho.
Sua leitora agradece.
Um abraço,
Elstir
@ delegamt
EU APOIO O QUE DIZ O COMPANHEIRO PORUQE O PT JÁ TEM O GLIBERTO GIL QUE É O LULA DO LUAL ENTÃO EU ACHO CORRETO A FOLHA TER O BERABA DO BERABA.
EU TAMBEM QUERIA DIZER QUE ACHO QUE A VEJA TEM QUE TER O REINALDO DO REINALDO E O DIOGO DO DIOGO PORQUE SÓ ASSIM AGENTE VAI TER DEMOCRACIA NESTE PAÍS COM UMA IMPRENSA LIVRE DOS INTERESES NEOLIBERIAS DOS PATRÕES. SÓ SE UM FICAR REGULANDO O OUTRO E ESSE OUTRO FOR ELE MESMO PORQUE NINGUEM PODE MANDAR EM NINGUEM QUE NEM O SENADOR BORRAUSEN QUIZ FAZER COM O SADER!!!!!!!!!!!!!!!!!!
GRAÇAS A DEUS NÓS PAGAMOS O RESGATE DO COMPANHEIRO DO PCO RUI COSTA PIMENTA QUE TAVA SEQUESTRADO DA CAMPANHA PELO TSE BURGEIS AGORA VAMOS PAGA TAMBEM O RESGATE DO COMPANHEIRO SADER QUE TÁ SENDO PRESO POR GENTE QUE NEM VOCÊ BURGUESÃO TRAIDOR DO MOVIMENTO TROSKISTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O SADER ESCREVE DO JEITO Q ELE QUISE ELE É ÁRABE E VOCÊ QUER SER AMERICANO MAIS NAUM SABE NADA.
A ESQUERDA MUNDIAL TODA ESTA SE UNINDO CONTRA O NEOLIBERALISMO CANALHA E ASSASSINO RACISTA QUE QUER FABRICAR TV COM OSSOS DAS CRIANÇAS KOREANAS E CHINESAS E ROUBAR O OURO DO BRASIL E DA ARFICA!!!! EU QUERO VER O QUE VOCÊ VAI FAZER QUANDO A CATEGORIA DOS BIBLIOTECARIOS ENTRAR EM GREVE, NÃO VAI TER ONDE PEGAR LIVRO!!!!!!!!!!
Prezado Rei,
Sou,por obra do destino,MÉDIUM.
Foi-me destinado o departamento de PSICOGRAFÍA.
Adivinha quem eu recebo, com “exclusividade”.Trata-se de nada menos do que FREUD!!!
Eis na íntegra a ultima “mensagem”.Temos que desculpa-lo,pois ele tem “alguma” dificuldade com o nosso idioma!Outro detalhe importante,como ele está em outra dimensão, já viu o passado,está vendo o presente e prevê o futuro!
“caro Rei,(pelo tratamento nominal “o que é raro”,ele deve ser teu leitor),e todos aqueles que sabem ler no Brazil,(30%)
Estes moços (ele denomina assim todos os humanos,pois está muito velhinho,mas com uma cabeça previlegiadíssima),que detem o poder,e seus “asseclas”,têm no consiênte uma bandeira vermelha com uma estrela branca, muito bonita.Dependendo do “clima”-tempo (nuvens) a estrela vira amarela,e dependendo da ocasião vira azul.Por causa de voces estou me dedicando ao estudo psicológico do bicho camaleão.Talvez na próxima mensagem, possa esclarecer esta confusão de cores! Pela minha posição, só dou diagnósticos definitivos.Como estou tratando de Brazil,vou dar um jeitinho e antacipar que o assunto pode ser grave!
O que me deixa preocupado é o subconsiênte destes moços.São vidrados no verde-oliva.Este é um fato ciêntificamente muito interessante.Amanhã devo estar com o amigo Lacan,quando trataremos do assunto “grupo”.Sonhar todos os dias com verde-oliva e ejacular é um sintoma grave.As cores são bem vivas no sonho deles,e como todos em seres vivos, existe um ponto de saturação,o que torna o quadro mais grave.No meu tempo eu tratava com “choques” que de acôrdo com a intensidade da cor no sonho,seria a intencidade da voltagem.Houve casos de 380 Volts. Mas hoje com o notável avanço da ciência,estão sendo testadas “balinhas” com gosto de abobora d’agua, muito gostosas,e indolor.O nome será ID.
Logo,logo, estará à venda
aí no Brazil, será excluzividade dos “botécos” para facilitar os moços.
Bem está na hora do meu tee.
No meu retôrno, tratarei de uma patologia que aflige muitos dos moços,o desconhecimento da paternidade. Não se aflijam, até aqui o assunto é corriqueiro.
Enquanto isso vão chupando as balinhas ID. Não esqueçam ID.ID.
Trarei tambem a nossa posição definitiva sobre os camaleõs.
Abraços a todos, indistintamente.
F.
Agora sou eu.Psicografia on-line é
muito cansativo!
Até a volta dele,sem ele não haverá salvação.
Ombusdman tendencioso
Põe em risco a credibilidade,
Espanta o leitor consciencioso
E na redação, promove a nulidade.
A imprensa no Brasil é uma porcaria mesmo!As informações que realmente interessam não circulam.Tudo é tratado na base do eufemismo!
A esquerda já controla a esmagadora maioria das redaçoes.E ainda querem sensurar as mentes do incautos aspirantes-a-jornalistas.
É essencial o seu trabalho de procura, indentificação e descontrução de tais farsantes.Eles fazem este tipo de desinformação de caso pensado!
Você não está tendo suficiente coragem para para desenterrar o Monstro.E nós sabemos que é feio!Até agora, toda a discussão girou em torno de fatos graves, mas que não são, nem de perto, tão feios quanto o Foro de São Paulo.
Talvez a Media acorde quando levar um cala-boca violento das esquerdas…
Eu quero sugerir pra cumpanheirada nestepaiz que o Nosso Guia crie
Medalha Vermelha de Honra ao Mérito em Homenagem às Vítimas da Guerra do Paraguai, da Guerra do Salitre, e dos Irmãos Bolivarianos e de todos os Oprimidos das Américas (Menos os Americanos),a ser dada em cerimônia por Marco Aurélio Garcia
e a Medalha da Novilíngua Portuguesa da Excelentíssima Refundada Academia Popular da Língua Hispanoquechua-Brasileira a ser dada por Tarso Goebb…, digo, Genro, ao Excelentíssimo Emir Senhor Emir Sader.
Convidadods de honra: Tereza Cruvinel, Josias de Souza, Ricardo Noblat, Paulo erique Amorim, e Marcelo Beraba!
Eu acho que isso ia mostrá claramente que o cumpanheiro Sader tem nosso apoio contra a Zelite Maligna embora um burguesão traidor do Movimento Trotskista fique se achando no direito de consultar o dicionário em seu nome! Quem é você, pra usar o dicionário?! Que direito VOCÊ tem, já que você NÃO É DO POVO?! Qual é?! A língua É DO POVO PORTUGUÊIS, que nem tá escrito! PORTANTO NÃO SE APLICA AO SADER, QUE É SÁDERE, CABEÇÃO! A LÍNGUA É VIVA E SE TRANSFORMA, É EVOLUÇÃO, BURGUESÃO! Você tá querendo é que isso aqui vire francêis, cheio de assentozinho, né?!
O SUJEITO É SEM IMPORTANCIA, MAS O CASO É EMBLEMÁTICO: À MEDIDA EM QUE, POR PEQUENAS FRESTAS, OS PORÕES DA PRÁTICA JORNALÍSTICA NO BRASIL VÃO SENDO REVELADOS, PODE-SE CONSTATAR A INTENSIDADE DAS AMEAÇAS QUE PAIRAM SOBRE A LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL. OU MELHOR, SOBRE O DIREITO À INFORMAÇÃO POIS, AO QUE PARECE, A MAIORIA DOS JORNALISTAS ESTÁ CONTENTE COM O QUE PUBLICA.
O mais ironico é que a turma desce o pau na Folha e seu ombudsman mas seguem lendo o periódico. Masoquistas potenciais?
Beraba é/foi o pior ombudsman da Folha.
Já tinha chegado a esta opinião antes, quanto notei que era dado a fazer a critica de *outros* meios que não a FSP, o que é um absurdo conceitual. Ao que me consta, o ODI seria mais adequado para isso.
Mas, como você demonstrou, ele é dado a absurdos conceituais.
Não quero mal a ninguém, mas não sei se ele não plantou seu próprio “oprobio.”
Google: Você quis dizer:opróbrio
Bravo, Reinaldo!!
Hoje tem reportagem no jornal O Globo sobre a relação do PT com as ONG´s petralhas.
Não é novidade, mas merece comentários.
CPI das ONG´s já!!!
A Folha precisa criar urgentemente o ombudsman do ombudsman.
Reinaldo,
Sou muito devagar, mas se não existe direito de resposta para artigo opinativo pq o tal processo deu ganho para o tal qualquer coisa, conta o Revista vc sabe qual? A Justiça está usando dois peso e duas medidas? Fica a dúvida…….
Ps: o comentário é só sobre uma questão juridica
PS: Esse jornalista Marcelo Beraba é o genro daquele outro jornalista?
PS:
Aqui em casa estamos cancelando nossa assinatura da folha…
Não posso admitir que o jornal que leio tenha um ombudsman à serviço do PT e que distorce os fatos para preservar suas convicções…
Reinaldão é igual a criança: quando fica em silêncio alguma ele está a aprontar. Viram a razão do desaparecimento desde ontem no início da noite? Ele estava preparando essa tijolada. Sei não. Acho que está pintando um ponto de inflexão no jornalismo e na política brasileira: antes e depois de Reinaldo Azevedo. Já não se pode ser colaboracionista sem ônus. Quer rastejar? Então assuma a sua condição de invertebrado. Ave, Reinaldão!
É absolutamente increditável o grau de cinismo que a metástase do “esquerdismo” chegou!
Lato (au, au, au) para isso há já algum tempo, mas parece que ninguém ouve!
Mais quatro anos para essa canalha!
Será que todos não veem que é preciso uma DESRATIZAÇÃO mesmo?
reinaaaaldooooo!
esse vermelho griiiiita nos nossos olhos! não dá pra trocar por um bordozinho, roxinho escuro, sei-lá, menos violento? nesse fundo braaaaaanco fica duro de ler!
abraço,
fula da vida
Reynaldo
Essa coisa chega a dar asco! O tal Beraba já foi mais discreto em outras “aparições” (Roda-Viva, por exemplo). O fato de ter perdido completamente o pudor, só pode ser tomado como um sintoma do teremos pela frente. Nada como uma vitória avassaladora…Será que a liberdade de expressão/opinião tão mencionada(e deturpada)agora,com argumentos e uma ética de conveniência, vale também para os “adversários” do petralhismo. E para o Boris Casoy, vale???
Sempre achei perda de tempo ler o ombudsman da Folha…
Para corrigir no primeiro trecho em vermelho: “O ombudsman da Folha de comporta como uma canalha”
Assustador o papelão do Marcelo beraba, que eu tinha em conta. Agora, tb não sabia que era tão ingênuo na hora de escrever. Ah, a propósito, a Suprema Corte já negou direito de resposta até em caso de editorial ofensivo do Miami Herald contra candidato a eleição em meados do século XX. O direito de resposta era previsto na Lei da Flórida em período eleitoral. Veja só.
Não entendo a Folha. Tem uma postura esquizofrênica, ao mesmo tempo que faz artigos e editoriais sensatos e corretos, a começar pelo Frias, emprega quase uma agência de Relações Públicas Petralha.
Esse Ombdsman deveria estar escrevendo no jornalzinho do PT, seria mais coerente. E não é de hoje.
E isso mesmo Reinaldo,eles querem vencer pelo cansaço, como vem fazendo com tudo até agora(enrolam, enrolam….) até a coisa ir se diluindo; não deixe mais uma m—- deles se diluir.
A Folha tem um ombudsman desse nível? Estamos mal de jornalismo, que dirá jornais…
O drama começa quando opinam, por favor apenas informem o fato jornalístico e mais nada.
Parafraseando, está mais para homem-bomba, será que a Folha dá desconto se apresentada a carteirinha do partido?
Hummm, desconfio que sejamos objeto de experiências de aliens…Só pode!Ou colocaram alguma droga na água dessa gente…Que coisa mais psicodélica. Só faltou a Corvinal de ombusdwoman
A folha sempre foi PT, sempre, era o contrapeso da balança, do outro ‘lado’ estava o Estadão.Agora tá dificilíssimo( como diria( FHC)de saber quem é o médico e quem é o monstro, nesse país sem pé nem cabeça …
Mania de perseguição não é uma psicose? Leram ChomskY demais, Freud, de menos.O juiz deveria reformar a sentença lá, e mandar Sader para tratamento…Ouvi dizer que hipnose ajuda muito em casos semelhantes ao dele =), ou PNL, quem sabe…
RA,
gostei da comadre, e isso ai estes jornalecos viraram papos de comadre. No momento estou deixando de ler qualquer outro jornal, o seu blog ja basta para nos manter informados. O besteirol das comadres so presta para desinformar.
Só falta o PT, através de suas ONGs, iniciar um movimento para libertar o Marcola. he he he he, Adeus justiça, a categora de juízes só seria preenchida com petistas de carteirinha.
Rei, ombdusman é indicação de quem?
Reinaldão,
bom dia! Nem o café da manhã eu precisei tomar. Acho que nem vou ao churrasco combinado com os familiares. Estou saciado física e espiritualmente…
Copa de 70, final de BrasilXItalia. O Rei (o outro) enxerga ou sente, não sei por onde nem como, o Carlos Alberto descendo pela direita e de bandeja toca a bola para mais um gol antológico. Foi nesse lance que eu pensei quando acabei de ler o “desconstruindo bobagens…” E como naquele dia fiquei de alma lavada. Só um Rei poderia dar aquele passe, da mesma forma só o Rei poderia fazer esse artigo de “placa”.
O Beraba-bão! Sem réplica nem tréplica. Vai prá casa, meu filho!
Cadê tú Otavinho?
Reinaldo e amigos,
Como podemos enviar uma Reclamação à “Folha” sobre o ombudsman, sem que a mesma passe ou seja interceptada pelo tal?
Obrigado e até mais,
Sinceramente, soh espero que o Otavio Frias leia esse seu post. E Beraba, vah trabalhar em Carta Maior, Carta Capital, Caros Amigos e enfim, pros companheiros. A Folha de S. Paulo nao merece um censurador!!! Ainda mais sendo esse censurador voce.
Caríssimo Reinaldo
Este primeiro post que lhe dirijo é para dizer que se voce pensa que já viu tudo o que a petralha é capaz de fazer, aguarde a nomeação de Jorge Viana para Ministro do Lula.
Reinaldo,á meu juízo,creio que vc deve gastar seu tempo(que deve ser caro),para nos brindar com coisas mais agradáveis,que certamente vc sabe e conhece.Admiro seu trabalho,estou com vc e não”abro”,mas pessoas como vc devem ser mais desarmados porque esse pessoal que está no planalto são sabidamente analfabetos e certamente vão se aproveitar do seu texto para se vangloriarem.Não lhes dê espaco!!!
Reinaldo, Beraba é um dos muitos motivos para eu não ler a Bolha de São Paulo.
Reinaldo, na defesa de petistas “cumpanheros”, não importa o grau da criminalidade da causa em questão, aparecem milhares de “militões” de todas as repartições públicas, pagos com o erário.É doutrinário esse comportamento. Eu os chamo “Teletubies”. Surgem do nada para a defesa e, logo a seguir, desaparecem da superfície para se prepararem para a próxima, que sabem tantas quantos os crimes por eles praticados. Esse exército de teletubies precisa ser combatido não apenas com palavras, Reinaldo, embora não sem elas.
Evidentemente, Reinaldo, que a petralheira e seus baba-ovos não vão deixar o fogo baixar, sobre essa questão da condenação, merecida e elogiável, do professor Emir Sader. Penso eu que até o dia da ratificação ou retificação da sentença do juiz de Primeira Instância, petralhas, petralhentos e petralhudos continuarão mexendo na “betti”, com o claro propósito de que o seu mau cheiro nauseie os juizes da Instância própria, e eles reformem a sentença inicial; se não por outros motivos, mas para aliviarem um pouco a ‘aca bettiana’, que levanta incessantemente da montanha de “betti” que o tal profvessor jogou no senador Jorge Bornhausen…!
Gostaria, se fosse possível creio que não, a reportagem de Veja sobre as viagens do Presidente Lula.Afirma a revista que são viagens pragmáticas e positivas.Que mudança de avaliação, Hein!Não vi uma única palavra sua sobre isto. Caíram as assinaturas?diminuíram os Leitores? As verbas pubicitárias?
Vou dar um exemplo prosaico de como o jornal Folha de S.Paulo abdicou do dever de noticiar. Leio no serviço online do mesmo grupo Folha que notícias sobre o estado de saúde da atriz Nair Belo são as mais procuradas. O jornal impresso, no entanto, não noticia quase nada ou nada sobre o caso. Não vale o argumento de que isso seria repetir telejornais, rádios e mesmo o noticiário online. A Folha repete tudo. Nem suas manchetes, no mais das vezes, são exclusivas. Então, o problema é de alheamento. O princípio do nada ouço, nada vejo e nada falo vale, do mesmo jeito, para as denúncias e furos dos colunistas na área de política e corrupção, que o jornal decide ignorar, em vez de aprofundar. Por que reclamar no seu blog em vez de reclamar da Folha? Acho que é porque é mais eficiente: aposto que os chefões da Folha lêem mais o seu blog do que lêem o Beraba. E fazem muito bem.
Caro Reinaldo :
Eu quero uma explicação da Esquerda:
Porque seus pecados ou “erros” são expiados pela seita, com o seguinte mantra:
” A culpa é da Direita e sua elite”
Fuck off !
Beraba, é? In casu, sou mais Berlândia.
Olá, Reinaldo.
Não, vc não está perdendo tempo destrinchando esse caso. Emir Sader sempre foi medíocre, claro, e essa é a regra entre intelectuais de esquerda. Por exemplo… O jornal local (Correio Braziliense), que sempre foi mediano, principalmente em Política e Internacional, e q sempre puxou p/ a esquerda, teve durante muito tempo figuras como Mauro Santayana, diplomata cassado pela ditadura e brizolista. Um sujeito pomposo, ridículo, de escrita empolada e professoral, desses q falam em “concerto das nações”, “mutatis mutandis” e “como sói acontecer nesses casos”. Deprimente.
E de vez em quando aparece um acadêmico descartável, um tal de Fiori, José Luís Fiori, se estou certo, que não amarra os sapatos sem antes fazer uma monografia de meia página sobre o impacto dos cadarços à luz da última Internacional Socialista e das “contradições” da “nova ordem (???) neoliberal”.
Pose. Pose é só o q essa gente tem. Não resistem à menor argumentação racional.
Quem precisa de pretesto é tarado…
Reinaldo, cada vez estás melhor, os petralhas destepaíz de getulho viram entulho com suas palavras heheh.
Caro Rei,
Permita-me chamá-lo assim.
A cada texto fico mais seu fã.
Não só pela escrita - que já o distingue mas, principalmente, pela forma como infirma e profliga a babaquice (perdoe-me a expressão chula) dessa esquerda medíocre que está sedimentada em TODOS os órgãos que, inclusive, você já listou anteriormente…
Querem rir um pouco sobre o emir analfabeto (como o chefe apedeuta )??? Leiam o Olavo de Carvalho no site oficial que arrasa, pisa, enfim, não deixa uma chance de saída… Aí, o que eles fazem ??? Vem com o engodo de sempre, a desconversa, o vazio, a prática da esquerda que mama e que tem um único projeto de poder.
Esse tal de Beraba (será que na hora do registro não esqueceram o ‘U’ ??) é mais um inocente útil em defesa do bandidinho que não sabe escrever. O Frias, como você diz, devia tomar providências…
Você, simplesmente, arrasou.
parabéns.
marcello
Reinaldo, crítica muito parecida com uma feita em 09/08/05 (O erro do ombudsman da Folha) e o cara não toma jeito! Coisa que os petistas chamariam de samba de uma nota só do Beraba. Sempre defendendo os interesses da esquerda santinha, coitada que tanto sofre com essa “perseguição” dos direitistas reacionários!
É incrível a capacidade que esses petistas possuem de transformar tudo em uma guerra ideológica, em perseguição política. Agora até o Judiciário vai ter que se render aos anseios do petismo? Caso você constate isso antes de todo mundo (claro que se isso acontecer o Beraba só vai dizer que quem descobriu a notícia foi “fulano qualquer” dois dias depois de você publicar…hehe), por favor me avise pra eu comprar minha passagem de NAVIO (já que voar no Brasil com Waldir Pires solto por aí é arriscado) pra qualquer outro país que não tenha um presidente ligado ao Foro de São Paulo.
Reinaldo, a descontrução é categórica, ressalto como ponto alto a exemplificação de opinião e acusação (”seu texto é ignorante e desinforma”)
Agora se me permite, a partir deste novo paragráfo me referirei ao senhor como Tia Marocas. Inusitado talvez, mas se justifica pelo seu comportamento de professora de caligrafia da 1ªsérie do primário. O tirano dos Emirados Sáderes NÃO é redator, nem datilógrafo, nem exerce nenhuma função que exija o domínio da escrita das palavras. O cara parece simplesmente ser disléxico, um problema que não acomete petralhas tacanhos apenas. Para isso vivemos felizes com nossos corretores ortográficos e contratando estagiários para o trabalho mais árduo (era o meu caso até maio deste ano).
O continente intelectual do sujeito é tão árido e coberto de falhas que acredito ser fácil para você dispensar o figurino Tia Marocas e simplesmente atacá-lo no que realmente importa.
É sério Reinaldo, pega muito mal esse tipo de crítica (as outras são fantásticas). Lembra um pouco as brincadeiras maldosas de pátio de colégio: “Fulano é rolha de poço”, “Sicrano é quatro-olhos”, “Beltrano é retardado”. Hoje em dia inventaram de chamar isso de bullying. Francamente, meu caro, dado o rigor que o Sr. se impõe na redação da dos posts, poderia ser mais magnânimo com esses deslizes. Afinal só provam que a Agência Carta Maior precisam aprender a usar a mais nova versão do processador de texto…
Rei,
que artigo, uau!!
Uma lição de jornalismo e independência.
Quer dizer que “quem precisa de pretexto é tarado…”, ótimo Rei, você tem toda razão. Quando ele usa “pretexto” ele está acusando, julgando, e pior, fazendo as duas atitudes mal feitas. Ele tinha o fato, a lista de adesão ao Sader, mas não teve inteligência para encaminhar. Sutileza não é o forte deles, aliás, bom para nós.
Sobre a omissão que você questiona da sessão de cartas- não é defesa não, eu leio a Folha na Internet e não li esse artigo, gostaria de ter lido e ter me manifestado, você está certo quanto à crítica -penso que há um fator aí a ser considerado: a participação “cidadã” brasileira é pequena, para não dizer ínfima; ainda há o fato de que dentro da “preguiça” geral, as pessoas precisam de um estímulo a mais para participar e este vem na maioria das vezes de algo que as ofenderam. Assim, as pessoas escrevem muito mais para reclamar do que para elogiar. Concorda?
O fato é que tentam nos empurrar verdades o tempo todo e isso é muito sério.
Que cansaço!
Reinaldo, tá tudo certo. Menos uma coisa: Beraba acertou ao salientar que a Folha não cobriu o acontecido. Faz dias e dias que a história do Emir Sader está rolando, e o noticiário em papel nem toca nisso, a não ser de passagem. Para se desinformar, basta assinar um jornal, pagando caro por isso. Sou assinante da Folha, mas só me sinto informada quando leio o seu blog. O certo seria pagar para ler seu blog e receber a Folha de graça, não?
Tá bom, muito bom este post.
Abraços.
Reinaldo, a batalha é árdua. Existem milhares de Saderes e Berabas por aí.
Essa canalha não toma jeito mesmo.
As universidades estão infestadas por este tipo de gente. As redações de jornal estão contaminadas pela infecta esquerdista.
E eu vou mais longe, o problema apontado não é só a “causa petista” - hoje é todo um câncer esquerdista.
Essa América Latrina não toma jeito mesmo.
onde eu estava que naõ escrevi pra Folha? Pô, Reinaldo, vc acha mesmo que eu vou gastar meu tempo escrevendo pra Folha? Só se fosse pra dizer que sou apaixonado pela Renata Lo Prete…
TEXTO CORRIGIDO
Você afirma que foi trotskista dos 14 aos 21 anos. Pergunto eu, que tipo de informações você tinha à época para se considerar trotskista?
Tinha você a leitura que tem hoje? Ou foi, na ingenuidade e “repulsa à ditadura”, uma vítima da “intriga da oposição”, sem uma informação (formação) sólida do que foi (é) realmente na prática a “esquerda” que aí está? Eu quase caí nessa no interiorzão em que vivia à época. A “intriga da oposição” à “ditadura” era muito convincente, diga se de passagem. Mas que garotinho à época tinha acesso realmente a informações (formações) a respeito disso tudo? Quem da nossa faixa de idade não se recorda de algum colega de sala mais afoito que “desapareceu” (ou fugiu, mudou-se para longe)? Foram anos difíceis, com caça a terroristas, vítimas inocentes sendo mortos em assaltos a bancos, etc. Morreram gente dos dois lados. Mas a cerne do seu post é outro. Hoje, mais que solidamente embasados em conhecimento de causa, tanto jurídicas como ideológicas, acho que o que está errado, deva ser combatido. Dura lex, sed lex, nada de dourar o medicamento de administração não oral, não parenteral e não tópica, para o sr. Emir Sader. Errou, tem que pagar. Cabe ainda uma outra alternativa, o de pedir desculpas ao senador pelo que foi escrito, seguido de um abraço fraternal. Acredito que o senador catarinense até aceitaria, mas o outro…
O grande problema do Marquês é que quanto mais mexer no caldeirão, mais vai feder.
Por não ter argumentos ‘terceiriza’ sua defesa.
É o máximo, este PT e seus asseclas.
Quando dá m… viram vítimas, são os eternos alopradinhos do compadre lula.
Falta alguém escrever um livro (sobre esta penca de bananões *mistura de banana com anões = estatura moral zero, português? zero, idéias? zero, lógica? cadê?)
e mandar imprimir lógico, na BOITEMPO.
Por sinal, de onde mesmo apareceu este nome? Alguém pode me ajudar explicando???
Abraços Rei, e pau na moleira mole deste bando de Iss [[idiotas, ignorantes, ignaros, incompetentes, imbecis, inimputáveis (querem), etc.]]
Após ler o texto inteiro do tal Beraba, fica a seguinte questão: ele redigiu o texto na função de Ombusdman da Folha, ou na função de advogado informal de Sader?
“Vejo um problema sério nas colunas de Barros e Silva.”
Bullshit.
Ném é um morador de rua. Desses que os moradores do Flamengo conhecem desde criança. Sempre morou na rua. Tornou-se assaltante. Tentou assaltar uma senhora, que armada reagiu. Acertou o Nem na mão. Foi presa. O assaltante também. Se inicia agora um movimento para soltar Nem.
Esse é o caso do Emir Sader. Isso é que significa. Significa o MST invadindo, destruindo. Significa petistas roubando, tripudiando e se preparando para outra seção de assaltos à coisa pública. Significa a subversão da ordem. Significa a subversão da língua.
Pelo fato de ser professor universitário, manter o Emir Sader em uma universidade, é manter o Nem nas ruas.
Reinaldo
Acho um saco essa conversa de ombudsman. Na época de sua implantação na folha, foi mais uma asneira politicamente correta, que hoje deve matar de arrependimento o Otavinho e companhia bela.
Agora, ombudsman com “lado”, como dizia o probo ex ministro Humberto Costa, já é de matar de raiva.
Evidente como voce bem observou que uma militancia xiita como a petista, acaba pautando a coluna do dito cujo.
Acho que a Folha só não acaba com essa imbecilidade, pelo onus político dessa medida.
Como André Singer parece que vai pedir o chapéu no governo, Beraba poderia se candidatar ao posto. Ambos são soturnos, dogmáticos, e bem amestrados ideológicamente. Ah…sim, sua (deles) falta de senso de humor, pesa muito na adequação à função.
O que mais atrai em sua análise professor Azevedo, não é a desconstrução do argumento do Marcelo Beraba, em tempo: A folha tem um Kennedy Alencar e um Josias Gomes que não valem mais do que um Beraba, mas a forma como o senhor encontra nas palavras escolhidas pelo ombudsman a verdadeira natureza desse petralha.
A esquerda e os esquerdistas quando confrontados com a verdade apelam para o papel que mais sabem fazer: o de vítima, o de perseguido.
um abraço.
Antes dessas eleições, nunca tinha acessado seu blog antes.
Acesso de vez em quando e noto a qualidade do português.
Penso q é fundamental existir esse seu blog - até para contrabalançar a propaganda petista pesada na mídia.
Imagino o trabalho que dá!
Frequento o blog do Noblat com + frequência.
Parabéns, um abraço e continue assim!
taxi24hs
Puxa-se a ponta e vem o novelo inteiro. Os grandes acontecimentos, os fatos estarrecedores, os crimes inomináveis, os golpes políticos e toda sorte de falcatruas são antecedidas (e construídas) por pequenos fatos perpetrados por personagens menores e, aparentemente, insignificantes.