Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Desconstruindo a carta aberta de Lula. Ou: O falso segue as leis; o de verdade manda tomar no c…

Em sua carta, Lula se diz um fiel observador das leis e homem que respeita o Judiciário. Se é assim, por que ele e seu partido chamam de “golpe” um processo de impeachment que está ancorado na Constituição, nas leis e que teve seu rito definido pelo Supremo? O mesmo Supremo ao qual ele apela agora em busca, diz, de Justiça?

Por: Reinaldo Azevedo

Divulgou-se na noite desta quinta uma “carta aberta” assinada por Lula em que, com medo de ser preso, ele expressa o seu respeito às instituições e, em particular, ao Poder Judiciário, diz-se vítima de injustiça, resume o seu perfil de democrata inatacável e, como de hábito, lembra a sua origem pobre como mais uma evidência de seu exclusivismo moral. Lixo.

Ao redator, dou os parabéns. Quem terá sido? Certamente o exército de advogados opinou, mas alguém conferiu unidade de estilo. Acho que a revisão é de Luiz Dulci. É muito mal formado, mas é bem informado. Até já leu bons poetas — o que, como se vê, também não salva ninguém.

Lula diz que sua intimidade foi violada. Depende do que pretende afirmar com isso. De fato, isso aconteceu porque o sigilo telefônico estava quebrado. Mas ilegal, sabem seus advogados, o procedimento não foi porque havia autorização judicial.

Já escrevi no blog e reitero: a reserva quanto ao que veio a público está relacionada àquela parte das gravações feita depois da suspensão da quebra de sigilo. O resto, os defensores de Lula sabem bem, está dentro das normas. De toda sorte, certamente essa parcela não coberta pelo intervalo da quebra não será usada como prova em juízo.

Sergio Moro pode suspender o sigilo de uma investigação? Pode. Está na sua competência? Sim. Tem autoridade para tornar público o que está nos autos? Tem. Depende da relevância do que lá vai.

Se Lula conversa com a presidente da República e se esta lhe envia um termo de posse para que ele use “apenas se necessário”, a questão, lamento, não é privada, mas pública. Se o ex-presidente diz a um prefeito que só ele próprio tem condições de pôr a Polícia Federal e o Ministério Público Federal no seu devido lugar, também essa não é matéria individual, mas que diz respeito à coletividade. Afinal, ele foi nomeado ministro, não?

Se Lula, feito o condestável da República, pede a um advogado amigo seu que pressione Rodrigo Janot, procurador-geral, a investigar Aécio Neves e deixa claro que esse procurador lhe deve a eleição — ou teria chegado em terceiro lugar —, também isso não é matéria privada. Se, num bate-papo com Jaques Wagner, logo depois de falar com a própria presidente, sugere que se façam gestões junto a ministros do Supremo para ver atendidos a seus pleitos, isso nos diz a todos respeito.

Os leitores sabem que sempre digo tudo o que penso. Há conversas que vieram a público que, de fato, não têm o menor interesse. O que Eduardo Paes pensa da forma física de Dilma ou o juízo de valor que faz do trabalho de Pezão, convenham, são irrelevantes para o Brasil e a Lava Jato. Podem adensar o anedotário político e pronto. Não vai além disso. A divulgação de tal trecho era, a meu ver, desnecessária.

O Lula da carta, redigida por advogados com receio de que seu cliente seja acusado de obstrução da Justiça — e me parece que tal acusação é procedente —, pinta um homem absolutamente conformado com os pressupostos do estado de direito.

Infelizmente, o Lula que conversa com Sigmaringa Seixas diz, com todas as letras, que está com o saco cheio de formalidades e cobra do amigo uma interferência informal junto a Janot.

Acho justo que Lula reclame dos vazamentos. Ocorre que ele o faz hoje; lembro que, quando estava na Presidência e tal procedimento atingia adversários seus, ele mandou brasa: quem não quisesse a Polícia Federal na sua porta, que andasse direitinho…

É evidente que vazamentos têm de ser coibidos — e não cabe à imprensa ser dona do sigilo. Mas não é menos evidente que eles não determinam a qualidade ou a verdade da informação que se divulga. Nota à margem: as gravações não são vazamentos.

Será mesmo?
Em sua carta, Lula se diz um fiel observador das leis e homem que respeita o Judiciário. Se é assim, por que ele e seu partido chamam de “golpe” um processo de impeachment que está ancorado na Constituição, nas leis e que teve seu rito definido pelo Supremo? O mesmo Supremo ao qual ele apela agora em busca, diz, de Justiça?

Esse Lula supostamente pacífico e respeitador das instituições estará na Paulista, nesta sexta, comandando uma súcia que tem a ousadia de chamar de golpista um processo legal e legítimo. E é ele que vem falar em nome do respeito às leis?

Esse mesmo Lula que faz ares de ofendido permitiu que o partido, que segue o seu comando, e o próprio governo, que agora está sob os seus cuidados, lhe preparassem uma cerimônia de posse em que a imprensa foi hostilizada de maneira vergonhosa. Os brucutus que se manifestavam num espaço que pertence, por excelência, à institucionalidade se opunham, isto sim, é à liberdade de informação.

Não venha agora se dizer um extremoso defensor das leis quem expressa a convicção, em conversa com a própria presidente da República — e com a anuência desta —, de que os tribunais estão acovardados e de que algo precisa ser feito.

Não venha agora se dizer um subordinado do estado de direito aquele que se declara em guerra, comparando-se ao general comunista vietnamita Vo Nguyen Giap e que, apelando a uma linguagem incrivelmente chula, industria o ataque de mulheres de seu partido a um procurador que o investiga. E o faz apelando a questões que dizem respeito à vida pessoal do outro.

O Lula dessa carta aberta não passa de uma tentativa fraudulenta de responder à fala muito dura de Celso de Mello, decano do Supremo, que se posicionou em nome do tribunal, lembrando que ninguém, nem o Sumo Pontífice do Petismo, está acima da lei.

Esse Lula caroável e servil às leis é uma farsa. O Lula de verdade manda tomar no c… qualquer um que decida enfrentá-lo, ainda que segundo os mais estritos limites legais. O Lula de verdade anunciou que comparece nesta sexta a um ato que vai chamar de “golpe” o cumprimento da lei e da Constituição.

O falso Lula da carta está com medo que o verdadeiro Lula das gravações vá para a cadeia.

Texto publicado originalmente à 0h19
Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

507 comentários
  1. luiz

    Ao levar o Lula para o ministerio a dona Dilma (certamente sem nenhuma consciencia disso) acabou nos presenteando com um “abraço de afogado” no Lula. O PT vai perder o seu ícone de barro nas águas da incompetencia e corrupção, agora com o chefe da quadrilha participando desse governo moribundo.

  2. ana maria macedo

    E pensar que o pior das gravações do mollusco ainda estão por vir e que o mais grave é arquitetar a morte do juiz Moro segundo o Noblat.

  3. Romeu

    Só para lembrar, Reinaldo. O prefeito de Maricá “Qua,Quá,Quá,Quá” pretende inaugurar até o final do ano um HOSPITAL com o sugestivo nome do facínora Ernesto Che Guevara. Será que a população local sabe quem foi esse genocida.

  4. Arauto

    “Lula reclama dos vazamentos. Lembro que, quando estava na Presidência esse procedimento atingiam adversários seus, ele mandou brasa: quem não quisesse a Polícia Federal na sua porta, que andasse direitinho…” Reinaldo, você lembrou o Lula ameaçar quem não andar direitinho? É obvio que ele não engana ninguém, na verdade gente decente sabe que para ele “andar direitinho” é dever obedecer e não contestar as ordens do chefe da gangue, e blindar a quadrilha dos inconvenientes daqueles que se atravessam à frente, pretendendo atrapalhar seus planos nada altruísta, nem para os membros da própria irmandade. O “cara” é uma enciclopédia para aqueles que seguem a regra do “fazemos o diabo para atingir os fins”. Há mais de quatorze anos o nosso governo está nas mãos do “capeta”, ou da jararaca?

  5. Fran

    Ele está louco com a falta de poder oficial, com as câmeras, cansado de manipular nos bastidores venenosas transações. A síndrome do poder absoluto perdido para sua marionete Dilma.

  6. André Felix

    No Jornal Nacional de ontem eles mostraram um trecho do discurso do Lula na Avenida Paulista que o povo não quer democracia, o povo quer comida, emprego. O resto que ele disse eu lembro mais. Parecia um ditador ensandecido!

  7. Conta a do papagaio

    O suposto “autor” não possui desenvoltura linguistica suficiente, tampouco erudição para elaborar um texto com essa formatação semântica. O texto é redigido nos padrões da norma culta da língua, mas não disfarça a exposição de uma linguagem simples, engessada e adaptada aos termos da advocacia. Não há nenhuma originalidade, portanto.
    O conteúdo, grotescamente artificial, tenta expor a retratação do investigado pelas difamações e ofensas proferidos diretamente às respectivas instituições. Mas não convence. É simplesmente tática de defesa para justificar seus disparates.

    Esse é mais um golpe. Na verdade, a oralidade do apedeuta é limitada a um vocabulário tosco, chulo, que expressa nada além de cichês políticos e a linguagem vulgar do senso comum. Além disso, apesar da notável decrepitude, o sujeito não tem maturidade para assumir as responsabilidades dos seus atos nem a humildade para reconhecer o fracasso de um governo delinquente.

  8. Pug Albuquerque

    Escreveram a carta para ele.
    Em CURITIBA. Vai ter que levar cola!

  9. CARLÃO

    É REI qualquer ” Zé Ruela ” sabe que essa carta jamais foi redigida p/ crustáceo , se em algum momento aparecessem frases de mandar todo mundo tomar no cu, inclusive STF,MP,TJ,Excelentíssimo Juiz Dr. Sergio Moro, enfim total viagem do lula,é ridículo ele ficar pedindo providências de agentes públicos , aceitar ser ministro p/fugir das grades,a sua história poderia ser diferente, ser humilde em primeiro lugar,assim como aceito a vitória tb aceitar a derrota como fez FHC, por tudo que ele acha que fez de bom , parar apodrecendo na cadeia é ridículo , jamais ele poderia aceitar um envio de posse por um ofice boy , p/ se livrar das grades, Hitler nos finalmente achava que ainda poderia dominar o mundo c/ meia duzia de aliados . Acorda lula faça uma delação premiada ao Excelentíssimo Juiz Dr. Sergio Moro , vc vai ficar no sitio de Atibaia numa boa, curtindo os netos , curtindo os pedalinhos, enfim caia fora da politica ,nossa vida tem ciclos , o seu já passou ,mas vais ter que responder perante a lei seus desvios

  10. Wallner

    Lula o povo brasileiro está decepcionado com você. Por ter se deixado levar pela ganância, por ter se deixado levar pelos exemplos ruins de outros políticos e pessoas de má índole que continuam a te rodear. A sua imagem foi desfigurada como também o seu partido PT. Tinha tudo para ser o orgulho da nação. Mas preferiu seguir o caminho do crime. Lula quer acordar mas está amarrado na teia da corrupção. Você destruiu a sua imagem perante todas as crianças e adolescentes que tinham o orgulho de gritar o seu nome. Se ainda tiver coragem e se arrepender dos seus pecados, faça um favor ao povo brasileiro, renuncie, e vá até o Juiz Sergio Moro e conte toda a verdade e inclusive, faça uma delação premiada. Não deixe pessoas inocentes morrerem pelo seu orgulho. Talvez com alma lavada, tenha tranquilidade para colocar a cabeça em travesseiro e dormir.

  11. Rodrigo Vianello

    Este artigo, é de uma sensatez rara, eu como cidadão Brasileiro, fico honrado em poder ler algo do tipo, e ter certeza de que a esperança para um Brasil melhor. Obrigado!

  12. Plínio

    Infelizmente, uma carta-aberta para iludir e para acalmar os ânimos legítimos do povo e das instituições, não merece crédito uma segunda vez. Sim, estou me referindo àquela “carta ao povo brasileiro”, de junho de 2002. A personagem é a mesma em ambas. Ele precisa fazê-lo porque é o desacreditado de sempre.
    Ocorre que, naquele tempo, a nação pagou pra ver. E deu no que deu.
    Agora todos conhecemos o Lula, não apenas o que ele pensa, mas principalmente o que ele faz.
    Não vai colar.
    Até porque, na primeira, ele quis convencer os mercados. Agora, ele quer se desculpar com as Instituições.

  13. ELISABETE

    Prendam o luladrão em uma sala, forneçam papel e caneta, só soltem quando ele escrever uma carta. Vai morrer de fome preso…….

  14. VA

    André,
    Infelizmente, de acordo com o parágrafo único, art. 25 Lei 12.314 de 2010, o titular da Casa Civil é Ministro de Estado…

  15. Gilmar

    Não vai ter golpe! Vai ter impeachment e cassação, dentro do mais estrito cumprimento às leis vigentes. Quanto à capacidade de Lula desrespeitar a tudo e a todos, só me ocorre reproduzir aqui um cartaz redigido em termos à altura do ex-presidente: “Não adianta mandar Lula TOMAR NO C* — o c* não é dele — é de um amigo que emprestou”.

  16. roberto

    O Lula de verdade manda tomar no c… O Lula de verdade insufla as mulheres petistas de GRELO DURO…o Lula de verdade manda ENFIAR O PROCESSO NO C…, o Lula de verdade nao tem preparo, nao tem classe, nao tem educaco e muito menos moral para nada. E’ um galhofeiro sarca’stico, corrupto contumaz, mentiroso e, pior, covarde quando se ve encurralado. Essa carta aberta (feita por orientacao do Tiao Viana – vide gravacao) e’ um deboche, como tudo que esse ser desprezi’vel fez ao longo da vida,. A farsa acabou !

  17. regina

    Ridícula e chocante essa carta do Lula.; Parece um Jeca Tatu vestido de fraque . Dissimulado, farsante e mentiroso como sempre foi. Falsa modéstia ( não sou douto) e manda o douto escrever no lugar dele. Se assim não fosse leríamos um texto de palavrões os mais variados. Esse é o verdadeiro Lula e não o daquela carta fajuta escrita por algum imbecil que sabe redigir bem.

  18. F. Salles

    O Lula também se coloca como vítima da falta de instrução. Ora! Não foi ele que bradava, aos quatro cantos, que ele havia chegado a presidência sem precisar de estudo? De que não sabia escrever um “O” com um copo, mas era doutor honoris …blá blá…blá?
    E o que falar da ex-primeira dama que, no final da década de 70, morava em casa paupérrima onde o esgoto corrida no quintal, em frente a porta da cozinha e que mal tinha o que comer! Hoje a excrementíssima, mora em duplex de propriedade duvidosa, viaja de jato particular, escolhe cozinhas personalizadas para outros imóveis de origem duvidosa, compra pedalinhos e barco; não pela força do árduo trabalho de seu marido e filhos, mas pelos trambiques….e manda o povo descontente to tomar no c…
    Ah! Fala sério…..é uma nada mesmo….

  19. William Telles

    Meu caro e Prezadíssimo Reinaldo…..outras e tantas quantas vezes mais um texto perfeito, corretíssimo na abordagem e avaliação dessa ” defesinha ” com certeza montada depois de muitas horas sacrificantes e redigida por várias patas . Claro que no linguajar do ” ex-pretendente a tudo ” que nunca leu sequer uma página do Almanaque Saúde da Mulher, o gurinácio e família fazem tudo e o mais que sobrar na lata de lixo onde sobrevivem as lesmas da imoralidade . O excesso da imoralidade está no DNA dessa tropilha, Esse bando de retardados não tem o mais simplório sentimento de respeito até no linguajar que todas as famílias utilizam em casa, no bairro e rua em que moram, seus vizinhos de apartamentos, haja visto ser do conhecimento da população um telefonema entre filho, mãe e pai tratando-se com a maior naturalidade com palavrões dos mais pesados e desfazendo da população de SBC…..A sujidade entre esse grupelho ‘ familiar” (sic) é natural, sem limites e descontrolada,,,nem Clara Anta foi poupada. Meu saudoso pai dizia…” Gente assim, com cérebro de Rolinha, se morrer, triturar e queimar não dá um pires de pó.”…..Pobre Brasil nas mãos dessa corja de ladrões.!!!

  20. André

    Caro Reinaldo,
    Quando puderes, poderias, por favor, ler o artigo desse link e verificar se este está correto?
    Obrigado,
    http://www.tribunadainternet.com.br/se-lula-acha-que-a-casa-civil-e-um-ministerio-esta-enganado/

  21. Gelson

    Está carta não é dele.é de um amigo !

  22. Therezinha

    Falou meu rei! E tomara q va logo p cadeia! O pessoal da USP n tem jeito mm ne? Se julgam assessores dos ceus, onde ainda reina um metalugico proletario q iria salvar o pais. Gentre arrogante estupida e vaidosa!

  23. wagner

    Foi ele que escreveu a carta? Acho que não.Cadê os palavrões? Sem isso ,essa não é uma m##da de carta lulista.

  24. AHT

    Sobre o verdadeiro Lula, o deputado Nelsinho Metalúrgico (PT-RS) fez uma revelação “espantosa”:
    .
    — Tudo que é metalúrgico fala palavrão o tempo todo.
    .
    Há controvérsias. Vejamos:
    .
    Lula foi torneiro mecânico por uns tempinhos
    e até que aprendeu mais algumas malandragens,
    e lá se foi um dedinho!
    Entrou para o sindicato, gostou da moleza,
    apareceu e foi escolhido por Tuma como informante,
    depois foi escolhido pelo Gal. Golbery e empresários
    para ser um líder sindicalista “manero” e “dos nossos” e…
    o monstro foi criado!
    .
    Agora “guenta” Brasil, “guenta” povo brasileiro!
    .
    Essa desculpa do deputado Nelsinho Metalúrgico
    – que metalúrgico diz muito palavrões, não procede,
    e constitui ofensa aos trabalhadores que labutam
    pelo pão nosso de cada dia.
    .
    Lula fala palavrões e ofende a todos porque é
    realmente um mau-caráter, e fim de papo.

  25. Jose Maria

    O Lula pode dizer essas asneiras porque tem respaldo das ‘zelites’ que ele tanta critica. Até juízes e promotores, segundo a imprensa, foram na faculdade de Direito da USP babar ovo pro apedeuta. Assim não dá.

  26. Sonia Queiroz

    TENTATIVA SÓRDIDA DE MANIPULAÇÃO. PRÓPRIA DE PERSONALIDADES DOENTES.

  27. SILVIO JD

    O povo brasileiro … E, espera no mínimo, denúncias do procurador contra toda essa organização criminosa (braço político palacial) e principalmente, VOTAÇÃO UNÂNIME do stf favorável à cadeia.
    Isso só para lavar um pedacinho da alma do superior judiciário brasileiro, que convenhamos, está na lama.
    Não adianta disfarçar.

    Lulla acusa Janot de ‘ingrato’ e o stf de ‘banana’. Ambas as classificações associadas a ‘omissão’ em defender a organização criminosa que ele, pablo luiz, lidera.
    Com a palavra o promotor, procurador que não anda encontrando muita coisa, Janot; E ministros apadrinhados no stf pelo senhor luiz.
    Nós o povo, somos todos ouvidos. E principalmente olhos.
    Estaremos de olho, não se safarão desta vez.

  28. João

    Esse cara é um covarde …ele acha que tem o mesmo respaldo do povo quando tinha na era presidente e subiu a sua cabeça e passando ofender instituições sérias comprometidas com a constituição,se quiz direcionar a alguns juízes e ministros ou políticos que devem favores ou tem rabo preso que ele tivesse direcionado a quem queria atingir e não as instituições.

  29. J.C.

    Eu fico me perguntando que peso está nas costas do Juiz Sergio Moro.
    Torço para que ele seja iluminado e protegido.
    Ele merece toda distinção.

  30. João Alves

    A liminar do Rio foi derrubada com a desculpa de que era pra não prejudicar a economia do país, ou seja, vamos deixar errado mesmo, vamos premiar o Lula pelas safadezas que disse e que fez apenas para que o cargo não continue vago e possivelmente, prejudicando o país. Durante a 2a. Guerra, todos sabiam que os judeus estavam sendo dizimados pelos safados dos nazistas e ninguém fazia nada apenas pra não ter de entrar na guerra e, se o Japão não ataca em Pearl Harbor, os americanos ainda não teriam entrado na guerra até hoje ! O engraçado é que os japoneses só atacaram porque Hitler mandou, pois pensou, erradamente que, com os americanos tendo que perder tempo com os japoneses no Pacífico, não teriam como continuar ajudando a Inglaterra pelo Atlântico.

  31. Marco

    Ainda não entendi uma coisa … se Moro determinou o fim da escuta as 11hs, a PF não cumpriu a ordem dele por que? E por que a responsabilidade agora é do Moro e não da PF, subordinada ao Ministério da Justiça, cujo novo ministro já mostrou a quem serve?

  32. Jackeline

    Texto incrível!! Não me canso de reler.

  33. Cidadã

    Como pode um grupo de pessoas terem a nítida convicção que mandam em um país? É impressionante ao analisarmos os fatos, a constatação intrínseca, psicopática e criminosa desse grupo de pessoas que avaliam e administram uma pátria com os olhos voltados apenas para os interesses partidários, pessoais, de ego e ganância, objetivando a perpetuação da jactância sem fim.
    A cegueira narcísica e os corações perversos esbarraram na própria falta de lógica. A lógica que diz que uma nação é um elemento vivo e dinâmico e que o mundo se aperfeiçoa inexoravelmente! Bem vindo os sinais dos tempos!

  34. Lia

    vergonha um ex-presidente que se diz o melhor do mundo, não ter capacidade de escrever uma carta……claro que precisa de amigos, tal como, para esconder seus bens e suas falcatruas

  35. alexandre adubo

    Acho que esta carta foi a última chance para os que ficaram no pesadelo ptrix. Não existe argumento lógico de sustente as ações da quadrilha. Tão falsa quanto uma nota de 3. Faço comentários aqui há alguns anos e acho magnífico que finalmente chegaram nos cabeças. É só o começo de uma série monstruosa de crimes, que servirão como mais um exemplo para o mundo sobre a capacidade dos socialistas. Ainda tem muita coisa para criminalizar a máfia.
    Infelizmente, acho que alguns casos ficarão perdidos na história, não registrado nos anais da Justiça, tais como os casos Celso e Toninho, o foro se São Paulo, lula e Tuma, o menino do mep, as ligações com as farc, a defesa do isis, a aberração das ongs, os sindicatos, Waldomiro, agnelo na anvisa, os haitianos, mais médicos, a farra do minha casa minha vida, a fabtur, a absolvição de Rorizes, Sarneys, barbalhos, Calheiros e os malvadezas entre tantos, a farra dos projetos artísticos, o exoesqueleto da copa, a amputação cirúrgica, dirceu na Russia e Cuba, a terrorista dilma, Rosemary, o asilo de battisti, o entrega pra china, o minério de ferro atômico para o Japão, a Ferrari de lulinha, a urna venezuelana, as ações do Itamaraty, a compra de manifestantes e as consequências de seus vandalismos, criação de ministérios inúteis, a embaixada palestina; fora a responsabilização direta ou indireta por todas as mortes de brasileiros oriundas de má gestão e corrupção( são milhões, se derem um dia de cadeia por cada pessoa assassinada pelo estado…), o lobby pelos menores assassinos, a coordenação do mst, o isolamento provocado pelo mercosul, os repasses para unes e assemelhados, as verbas direcionadas para publicidade, a extradição dos atletas cubanos, o aparelhamento do judiciário, a quantidade dos sem concurso, as cabidadas da louca, e vários outros casos…
    Ainda sobrarão vários meios de encarcerar a maior quadrilha da história do mundo, fato que será comprovado daqui alguns anos, entre estes meios estão: Todas as obras geridas por petistas e aliados, o petrolão, os resquícios do mensalão, os fundos de pensão, bndes, as fraudes de campanhas, ocultação de patrimônio, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em documentos, obstrução de justiça, direcionamento de licitações no Brasil e exterior, cumplicidade em superfaturamentos, cartões corporativos, pedaladas, as palestras e serviços inexistentes com suas respectivas notas frias, os gastos da presidência, as comitivas imperiais, Itaipu, Angras, a venda de medidas provisórias, as irresponsabilidades fiscais, omissões diversas, Pasadina e Kioto, entre outros.
    Precisamos de prisão perpétua urgente!

  36. Antonio

    A primeira carta, aquela de 2002 satisfez os empresários e mercado naquela epóca, até porque que a escreveu para lula assinar deve ter sido alguém do próprio mercado tendo como elo o seu vice presidente ( candidato), ágora essa carta feita por sua acessória jurídica quer enganar o poder judiciário, só que o povo aestá vendo quem é o covarde enrolado até o talo com roubalheira, furto, tráfego d influêncio lula está na mão dos magistrados e a espada da justiça sob o pescoço só resta agitar os movimentos sindicais, cut, une e fanáticos na busca de alguma proteção. Dilma estava no alto mar com um návio afundando , pediu socorro e lhe mandaram lula com seu barquinho do sítio de atibáia para lhe salvar aí passou por uma Onda gigantesca chamada operação lava jato e virou o barco. Moral da história morreram afogados abraçados e lula não se enganem vai sair direto do palácio para Curitiba. Será um grande exemplo para nossas crianças e juventude.

  37. VA

    Bravo!
    Sim, ele tem ‘respeito à instituição do Judiciário’, e também à do Legislativo: “Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos uma Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado”.
    ‘Esses meninos da Polícia Federal e do Ministério Público… coloca-los no seu devido lugar… tem que ter limites, tem que ter regras.’
    Sim, ele defende as leis e respeita muito as instituições, desde que obedientes e subservientes. Como se chama isto mesmo?

  38. HAMILTON RODRIGUES DA FONSECA

    LENDO A CARTA COMO LULA PENSA
    NÃO Creio nas instituições democráticas,NEM na relação independente e TAMPOUCO harmônica entre os Poderes da República, conforme estabelecido na Constituição Federal.
    Dos membros do Poder Judiciário espero, como todos os PETISTAS, PARCIALIDADE e firmeza para distribuir a INJustiça e garantir o NÃO cumprimento da lei e o DESrespeito inarredável ao estado de direito.
    Creio também nos critérios da PESSOALIDADE,PARCIALIDADE e TOTAL DESequilíbrio que norteiam os magistrados incumbidos desta NOSSA nobre missão.
    ETC,ETC…………………………………………………………………………………………………………….

  39. Tales Cembraneli Dantas

    É nítido que nem foi Lula quem escreveu o conteúdo daquela carta, percebe-se pelo vocabulário usado na tal. O que pra mim torna nulo todo seu conteúdo pois não expressa a verdadeira intenção de quem a assina, é claramente uma carta forjada por terceiros e Lula só assinou (acredito que o preguiçoso nem tenha lido)

  40. Silvania

    Vivas ao Juiz Sérgio Moro!

  41. Laércio

    Há três coisas que nunca voltam atrás:
    A flecha lançada – Operação Lava Jato
    A palavra pronunciada – muitas besteiras ditas por lula, captadas pelo grampo de seu celular.
    A oportunidade perdida – dilma não confessar que o tal “Termo de Posse”, mostrado na mídia era falso.
    PROVERBIO CHINÊS

  42. Ferrabraz

    Comentar o que de algo vindo de uma jararaca. Li o seu post pulando frases, de tão enfadonho e óbvio.
    Deveríamos esquecer este cara.
    Concentre-se em seu próximo livro. Deveria ser “triste história da democracia dos minoritários”.
    Ou mais “apogeu e perigeu de um apedeuta falastrão”.
    Ou ainda, “ascensão e queda da mentira”.

  43. tico

    Boa tarde Reinaldo, seria interessante perguntar ao sapo barbudo, em que artigo de lei consta “enfie esse processo no c#”. Ele não tem competencia para escrever nada. Alguem pago por nos escreveu em seu nome. Que bom seria se tivesse esse preparo; o nosso Pais não estaria na lona em que se encontra. É um estupido, casca grossa, insensivel, desmoralizado, nunca praticou a ética, nem sabe o que isso. Diz saber o que certo e errado. Acontece que só vai pelo caminho errado. Seus suditos se aproveitam disso, e roubam tudo o que podem; que não pertence a ele, pertence ao povo brasileiro. Só apanhando aprende.

  44. Toledo

    Risíveis os argumentos fartamente defendidos pela Dilma para o envio do “documento de posse” ao ex presidente.Ela alega que Lula poderia não comparecer à cerimônia de posse em virtude de sua esposa, Marisa, encontrar-se adoentada. Mas no telefonema, ela não mencionou UMA ÚNICA VEZ o nome dela, Marisa. A boa educação ensina que em situações assim, seria a primeira coisa a ser lembrada, perguntar sobre o estado de saúde dela. Não o fez.
    Outra coisa, a ligação foi muito breve e ela foi extremamente objetiva ao pedir que assinasse o tal documento (para caso de necessidade). Em nenhum momento ela aventou a possibilidade do Lula não ir à Brasília por conta da enfermidade da mulher.
    E, também, não pediu para o Lula assinar e devolver no mesmo momento para o emissário que o levou. Passou a impressão de que seria uma “carta na manga” para prevenir alguma eventualidade inesperada.
    Enfim, sua atitude foi, no mínimo, suspeita. Óbvio que os investigadores da Polícia Federal não são amadores e prontamente perceberam a farsa.

  45. Luiz Schuwinski

    Essa “Carta Aberta” supostamente escrita por Lulla é tão verdadeira que deveria ser inscrita para ser divulgada no dia 1º de abril! Assessores ou advogados, a quatro patas, redigem um amontoado de sandices tentando justificar as patacoadas ofensivas proferidas pelo ex-sindicalista corrupto. Não vai colar. O PT acabou e sua quadrilha está indo para atrás das grades. Lulla tenta postergar sua merecida prisão. Mas, não adianta. A contagem regressiva já foi iniciada.

  46. Claudio Bilac

    Uma vez lula, SEMPRE SACRIPANTA. Continuam os mesmos, ele, dilma, pt e todos aqueles que os rodeiam. Acredite, se quiserem, aqueles que não tem o discernimento de certo e errado.
    Espero que o STF, realmente, demonstre que não está acovardado e nem vendido ao pt, como circulam boatos pelo Brasil a fora.
    Continuaremos nas ruas vigilantes e muito atentos aos próximos passos dos congressistas e do judiciário.

  47. Thiago Borges

    ReinaldoXXXXXXXXX na cascuda petrallho-pixuleca!

  48. Carlos Silva

    “A INTIMIDADE DE TODOS OS BRASILEIROS FOI VIOLENTADA POR ESSE POR.CO COMUNISTA PARASIT.A” !
    Acabou Lula, você é a bola da vez na justiça, pode chorar, gritar.
    A justiça te avisou, mas você, como um comun.a de mer.da não deu ouvidos, agora é cadeia!
    Isso lembra uma musica do Eduardo Dusek: “Eu chamei, eu gritei eu implorei, e olha que eu ainda fiz psiuuu!”

    Viva o Brasil! Viva o Dr. Sergio Moro!

  49. jota50

    Que gente fina! O Lulão manda enfiar isso e aquilo naquele lugar; a Marisa Letícia e o lulinha mandar enfiar as panelas naquele lugar; a Lurian, em público, mostra o dedo médio em riste, com significação semelhante. Eta turminha da boca ( e gesto) sujos. Se fosse uma família, o bom senso exigira recato. Quando trata-se da família de um ex-presidente da república e a exigencia é maior. Meu conselho: mirem-se no exemplo do FHC!

  50. Alex wie

    É nojento e o diálogo do Falcão com o Wagner é podre ????