Blogs e Colunistas

09/06/2011

às 21:32

Depois de falar a catadoras de lixo, Lula defende Palocci, um catador do luxo

Luiz Inácio Apedeuta da Silva encontrou-se com 300 catadoras de lixo de Curitiba e fez um discurso emblemático. Na madrugada, disseco a retórica do Shrek da política, o ogro bonzinho. Ah, sim: depois de falar com as catadoras de lixo, ele defendeu Palocci, que se tornou um catador do luxo.

Por Evandro Fadel, no Estadão:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 9, em Curitiba, acreditar que a saída do ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci, foi uma perda para o País. “Não é todo País que tem um quadro político da competência do Palocci”, afirmou em tumultuada entrevista na saída de um encontro com mulheres catadoras de lixo. Mas acentuou que a presidente Dilma Rousseff “tomou uma atitude no momento correto” ao chamar para o lugar a senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT).

“Acho a Gleisi uma figura excepcional”, afirmou. “Eu conheço a Dilma e conheço a Gleisi e acho que elas vão fazer muita coisa nesse País.”

No encontro com cerca de 300 mulheres catadoras de lixo, o ex-presidente foi recebido com gritos de “Lula eu te amo” e fez referência à presidente Dilma por três vezes. Ele iniciou dizendo que se a presidente não tivesse compromisso ou se tivesse sido convidada com antecedência “com certeza” estaria ali. “Mas aqui também está ausente hoje uma das pessoas que mais insistiu para que eu viesse aqui, que era a nossa querida senadora, que hoje virou ministra, Gleisi Hoffmann”, lamentou.

Lula citou uma das principais reivindicações das catadoras, a proibição de incineração de material reciclável,e afirmou estar disposto a participar da “batalha”. “Eu estou mais disponível agora do que quando era presidente da República”, disse. Sob aplausos, o ex-presidente ressaltou ter voltado à sua “origem”. “Eu dizia para vocês que eu sei de onde eu vim e sei para onde vou, portanto a mesma mão que cumprimenta um rei ou uma rainha é a mesma mão que cumprimenta uma catadora de papel”, afirmou.

Ele reforçou ter deixado a Presidência da República, mas não seus compromissos. “Se antes vocês tinham um presidente da República, agora vocês têm um ex-presidente e uma presidenta com a mesma vontade, com a mesma disposição para fazer”, disse. “Podem contar comigo em qualquer circunstância que estarei junto com vocês.” E fez um apelo para que prefeitos e governadores privilegiem as cooperativas de catadores de papel. “Hoje posso falar coisas para prefeitos e governadores que não podia falar quando era presidente porque tinha que respeitar os entes federais”, afirmou. “Hoje sou um cidadão brasileiro livre.” Para encerrar utilizou as mesmas palavras dos discursos eleitorais: “Um abraço e até a vitória, se Deus quiser”.

Battisti. Questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal favorável à permanência do italiano Cesare Battisti no Brasil, o ex-presidente preferiu apenas comentar que se trata de “decisão da Suprema Corte”. O ex-ativisita teve a liberdade concedida por 6 votos a 3, em julgamento realizado nessa quarta-feira, 8. Com o resultado, a Corte manteve a decisão de Lula, quando ainda era presidente, de não extraditar Battisti.

Por Reinaldo Azevedo

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

52 Comentários

  1. Creuza Maria

    -

    10/06/2011 às 15:05

    Reinaldo, fala um texto, é uma sugestão, desconstruindo o argumento de Marco Aurélio Top Top, para quem Battisti ficou no Brasil por decisão do STF tirando a resposnabilidade do Ex.

  2. Heloah

    -

    10/06/2011 às 10:58

    O presidente Lula bem que poderia ter doado “os livro” e “os filme” do Haddad para reciclagem.
    Aí, até eu aplaudiria!

  3. Vanessa

    -

    10/06/2011 às 9:29

    Pelo visto o senhor teve “medinho” de publicar meu comentário… É de dar pena mesmo… Mas acho que é muito pior, seu blog cai mais em descrédito ainda. Hoje mesmo, ao comentar sobre o fato de eu ter colocado um comentário aqui, que em nada ofendia, apenas mostrava uma outra visão, nem apareceu no site, pessoas que não gostam do Ex presidente Lula falaram: realmente, não dá nem para perder tempo com esse tipo de blog.

  4. nihil

    -

    10/06/2011 às 9:12

    Foi ao lugar certo. Pena que as catadoras o deixaram fugir.

  5. daniel akatsu

    -

    10/06/2011 às 4:14

    Quanto será que ele cobrou pela palestra?

  6. peregrino

    -

    10/06/2011 às 3:36

    O cara já está em campanha, Reinaldo, por favor, não fale mais o nome deste cara, o Brasil não merece, já temos o Jô Sores II lá no PGR, o STF que abriu definitivamente as portas para o Brasil receber os criminosos, um Congresso fisiológico, uma presidenta que é um Poste, um ladrão que se tornou um herói é muita porcaria junta. Basta!!!!

  7. Simon

    -

    10/06/2011 às 3:07

    Ola só a pérola:

    “Hoje posso falar coisas para prefeitos e governadores que não podia falar quando era presidente porque tinha que respeitar os entes federais”.

    Tá brincando, né?

    O ex-presidente nunca teve papas na língua. Sempre falou as besteiras que quis, contra quem quer que seja.

    Continua sendo o mentiroso de sempre…

  8. Pedro Cabral

    -

    10/06/2011 às 1:12

    A imprensa ainda perde tempo ouvindo esse idiota do Lula, o tip deveria desaparecer de tudo. Quando na presidência da República não serviu para nada e agora ainda a imprensa perde tempo ouvindo suas besteiras…Fora sapo barbudo.

  9. Cil

    -

    10/06/2011 às 1:03

    “Não é todo País que tem um quadro político da competência do Palocci” – Quer dizer que todo o quadro político do BR se resume a Palloporquinho????!!!

    Chega, acode que tico e teco morreu!

  10. FM

    -

    10/06/2011 às 0:55

    Sobre a saída de Palocci, Lula tem certeza que quando ele fala, todos nós temos memória fragilizada e esquecemos de acontecimerntos passados. Pois não foi esse mesmo Lula que foi obrigado a tirar de seu governo esse mesmo quadro político da competência de um Palocci? Também disse: conheço a Dilma e conheço a Gleisi, acho que elas duas vão fazer muita coisa nesse país. Boa ou ruim, cara pálida? Depois, como só ele sabe dizer, sentenciou: a mesma mão que cumprimenta um rei ou uma rainha é a mesma que cumprimenta uma catadora de papel. Uma tirada dessa, deve ter provocado um orgasmo coletivo na platéia. E ainda, podem contar comigo em qualquer circunstância que estarei sempre junto com vocês. É mole? Olha ainda temos políticos respeitáveis que não achariam nada demais em apertar a mão das catadoras de papel, e não o fazem por ser isso desnecessáriomas. Mas teriam certo pejo de dizer essa demagogia descarada que foi dita. Ora, sabemos que o menino de Garanhuns que desceu de um pau de arara em São Paulo, cresceu e subiu num palanque de onde não há meio de fazê-lo descer, mas o que será que ele quiz dizer na despedida com um abraço e até a vitória, se Deus quiser. Será que a vitória que ele se refere, é a mesma que Deus deseja para o povo brasileiro? Seja feita a vontade do Senhor, pois sabemos que quanto maior o sacrifício, maior será a recompensa.

  11. Anónimo

    -

    10/06/2011 às 0:48

    Que o lula e o seu bando se empenhem tanto na promoção de um terrorista assassino condenado em um país democrático e amigo, vá lá. Bandidos defendem bandidos. Que o STF de um país que se pretenda minimante sério seja cúmplice da camarilha, isso sim é demais! Esses homens têm que entrar para a história como autênticos covardes traidores da pátria. E, felizmente, quando isso acontecer, não vai mais existir um senador sarnento que ouse tentar apagar a vergonha.

  12. Marcelo Napolioni

    -

    10/06/2011 às 0:39

    Por que ele não fala o motivo de ter decido manter o terrorista aqui no final do mandato?

  13. angelo junior

    -

    10/06/2011 às 0:35

    Nesta semana,assistimos o fim da carreira de dois fenômenos:Ronaldo, o verdadeiro, o rei da grande área, o que merece cada tostão que tem, obtido com seu esforço nos mostrado ao vivo incontáveis vezes e ele, Palocci, outro fenômeno, genio das finanças, que se um dia escorreu suor de esforço da sua cara de pau, este deveria ser recolhido, e de tão raro que é poderia curar doenças graves, dos 20 milhoês que não se explica, da jogada genial do PT, dito partido dos trabalhadores, que piada, que vergonha. E a cereja do bolo semanal, pra não dizer fecal, o STF lambendo as botas sujas de lama do Sr. Lula, passando por cima de um acordo de extradição com a Itália e nos brindando com mais um criminoso, e da pior espécie. Meu Deus o que está acontecendo com nosso País na mão desses cachorros magros que estão no poder. Acorda meu povo, oposicão cade vc com um cacife de 40 milhões de votos, que não se apresenta, vamos desmistificar o Palanqueiro bajulador de ditadores e sua invenção que nos governa, governa?

  14. Curumim

    -

    10/06/2011 às 0:33

    lulla é o luxo do lixo.

  15. João Menezes

    -

    09/06/2011 às 23:45

    Sendo o lixo que é, tem mais é que ser amado pelos catadores.

  16. anonimis

    -

    09/06/2011 às 23:28

    Que domínio é esse que aquele homúnculo com um bigode ridículo tinha sobre homens mais inteligentes do que ele, é a primeira pergunta que se faz.(Por Veja Online
    02 de November de 2009- Filme A Queda)
    O acima escrito,com pequenas alterações, retrata a exata situação do Brasil de hoje.

  17. cris caça petralhas

    -

    09/06/2011 às 22:53

    E vem a pergunta: que outro jornal deu essa “noticia”? Não responda! É. É isso mesmo. Só o Estadão puxa saco.

  18. GCOELHO

    -

    09/06/2011 às 22:52

    TIO REI,
    VIVO AQUÍ NOS EUA, E HOJE TIVE A FELICIDADE DE ASSISTIR, A CHEGADA DA MÃE, DOS IRMÃOS E DOS FILHOS DE ORLANDO ZAPATA, AQUELE HERÓI CUBANO QUE O BABALORIXÃ DA BANÂNIA CLASSIFICOU DE DELINQUENTE, E SE DEIXOU MORRER. TIO REI, LEMBRA DO SEU POST DE 26/02/2010? COMEÇAVA ASSIM:
    DUAS IMAGENS E UM TANTO DE PENSAMENTO. OU: O QUE LULA TERIA DITO A HERZOG…
    POIS BEM TIO REI, O GOVERNO AMERICANO ACABA DE DAR UMA AULA AO BRASIL, DE COMO E EM QUE SITUAÇÃO SE DEVE CONCEDER ASILO POLITICO.

    REINALDO, POR FAVOR TE IMPLORO, NOS BRINDE COM UM POST SOBRE ESTE ASSUNTO.

    ABRAÇOS
    GCOELHO
    BOSTON, MA – USA.

    Vejam essas duas imagens. O que será que elas fazem aqui?

  19. Luiz Fernando

    -

    09/06/2011 às 22:49

    E as catadora não levaram o lixo por que?Esqueceram ou ele estava pronto para a combustão e elas ficaram com medo.

  20. BRITO

    -

    09/06/2011 às 22:48

    Tino, você acertou na mosca!
    Tivemos Luíz XIV, Luís XV . . . Mas Luíz LI (ou 51)é demais!

  21. Zé Picolé

    -

    09/06/2011 às 22:46

    Eu proponho uma coisa: dar um chá de silêncio ao ex-presidente. Não comentar mais as batatadas dele!
    Uma boa lição vem dos ingleses que costumam não mostrar
    os engraçadinhos que invadem campos de futebol ou outros
    locais públicos para chamar a atenção. Ele vai ter que entender que o tempo dele já foi. Que cara chato!

  22. BRITO

    -

    09/06/2011 às 22:44

    O Sapo Barbudo, apesar dos oito anos de mandato, sempre que se refere ao país que ele “presidiu” assim se expressa: “nesse país” . . .!
    O país . . um país distante dele próprio?! Um país perto das pessoas a quem ele se dirige? Precisaria ter aproveitado um pouco de sua ociosidade administrativa e tido aulas sobre aplicação do pronome demonstrativo!

  23. Jacob Samuelson

    -

    09/06/2011 às 22:36

    Reinaldo, 300 catadoras de lixo e ninguém catou o Lula e o jogou no lixo? É muito estranho nenhuma delas saber o óbvio: lugar de lixo é no lixo!

  24. Ana

    -

    09/06/2011 às 22:28

    Li que Battisti agora quer se dedicar a ser escritor. Será que o homem não percebeu que o que está dando dinheiro no Brasil é consultoria!?

  25. FABRICIO

    -

    09/06/2011 às 22:23

    Se o pais está uma maravilha,porque,após mais de 8 anos,ainda estao catando lixo?

  26. giba

    -

    09/06/2011 às 22:23

    O LULA TEM RAZÃO, O PALOCCI É MUITO COMPETENTE, PARA ARRECADAR O QUE ELE ARRECADOU EM UM ANO, TEM QUE TER COMPETÊNCIA, PENA QUE NÃO A USE PARA O BEM DO TODOS. ALIÁS O LULA TEM UM FILHO QUE TAMBÉM É MUITO COMPETENTE. QUE TAL JUNTAR OS DOIS NO GOVERNO ?

  27. Jeremias-no-deserto

    -

    09/06/2011 às 22:23

    Seria engraçado, se não fosse trágico, a forma através da qual esse azougue palanqueiro tentar conciliar os conflitos e grandes contradições seus e da sua companheirada. Entre Palocci e essas pobres zumbis do lixo há uma distância já cósmica, nem quilométrica.Nos palanques,seu linguajar chulo exalando a álcool carrega nos impropérios contra as elites,das quais ele é o mais lídimo respresentante.Satanizou cínicamente os verdadeiros autores da reforma financeira no país e ele e seu grupo, que práticamente nada fizeram pelo crescimento da nossa economia se arvoram em grandes benfeitores da pátria. Até quando a população mais carente e menos politizada, como essas pobres catadoras de lixo, se deixarão enganar pela lábia safada desse mistificador das multidões?

  28. Anônima

    -

    09/06/2011 às 22:21

    Tentar passar pela porta estreita que Jesus falou da trabalho, coisa que muitos hoje em dia nem tentam.

  29. Santos

    -

    09/06/2011 às 22:18

    Que Deus tenha compaixão destas senhoras. Imploram pelo lixo. Só mesmo um cínico esem escrúpulos usa essas excluídas para se promover. Esse senhor dá-me nojo. Um dia se locupleta com a riqueza, usando o avião luxuoso de um dos empresários mais ricos do México e no outro, como um porco, fuça o entulho de lixo.

  30. Paulo Maranhão

    -

    09/06/2011 às 22:17

    Reinaldo
    Minha sugestão é que você pare de escrever sobre o ex-presidente. Faça como a Veja que só se refere à este senhor como “antecessor da Dilma”. Ele não tem cargo ou qualquer outro motivo que justifique, hoje, a publicação das besteiras que fala. Vamos todos dar um “gelo” a esta figura tão inglória. Quem sabe ele desaparece.

  31. Noah

    -

    09/06/2011 às 22:17

    Já estão trabalhando para 2014. No Paraná foi onde eles levaram uma surra. O Serra ganhou com folga. Espero lucidez do povo Paranaense.

  32. Ana Paula

    -

    09/06/2011 às 22:17

    e cadê essa “vitória” que nunca chega?

  33. Noah

    -

    09/06/2011 às 22:17

    Já estão trabhando para 2014. No Paraná foi onde eles levaram uma surra. O Serra ganhou com folga. Espero lucidez do povo Paranaense.

  34. tino

    -

    09/06/2011 às 22:15

    Este seu luis 51 é um verdadeiro hipócrita. Ele é o maior escroto, chantagista e mentiroso que a política brasileira ja conheceu. Toda essa fase vergonhosa por que passa o Brasil deve-se ao respaldo que ele obteve junto a burrice, a ignorância os bjuladores e puxa-sacos. chantagens, mentiras, escroto

  35. Jamil Carnib

    -

    09/06/2011 às 22:14

    Caro Reinaldo.
    Esse sujeito “morreu” para nós e agora temos que conviver com esse fantasma todos os dias, em cada evento, em cada reunião no Alvorada? Porque essa alma penada não vai pro inferno!? …

  36. O Anônimo

    -

    09/06/2011 às 22:12

    Reinaldo,

    Boa essa do Shrek.

    Lula conjuga a beleza do Shrek com a inteligência do Burro Falante.

  37. Anônimo

    -

    09/06/2011 às 22:08

    Bom, tem que continuar a ouvir as boçalidades desse sujeito, já que está em exercício não oficializado da presidência do brazil. A figurante de direito, ao que tudo evidencia, não sabe sequer onde está o seu nariz.

  38. Sônia

    -

    09/06/2011 às 22:08

    Como não suporte há anos ver, ouvir ou saber nada desta pessoa medíocre, que gosta sim é de mordomia e coisa boa e só lembra dos pobres na hora do voto, passo a vez. Quero apenas comentar aquilo que vi no JN. O que era aquela Ideli Salvatti em Santa Catarina com a Dilma hoje? Que coisa mais ridícula! Nem sabe se vai sair da pescaria para assumir alguma coisa lá em Brasília e está arreganhando os dentes para aparecer ao lado da “presidienta” (é assim que a ministra Gleisi falou duzentos vezes?). A Dilma tem o mesmo estilo de Lulla, é inegável, adora andar com um bando de puxa sacos e capachos à sua volta, mesmo sabendo que é só por interesse. Até quando?

  39. Juliano Mendonça

    -

    09/06/2011 às 22:05

    e a imprensa fazendo cobertura diária desse sujeito pra lembrar o povo a não esquece-lo, afinal, é ele quem ainda comanda o país. Situação ridícula

  40. to de olho

    -

    09/06/2011 às 22:04

    Esse verme cachaçeiro de novo?????
    E pelo visto ja esta em campanha para 2014. É a Dilma deve mesmo estar bem doente. Esse apedeuta nao dá ponto sem nó. O maior medo dos petralhas é que a rainha venha a falecer e o Temer assuma. Tanto que o molusco ja contratou o Thomaz Bastos para fazer alteraçoes na Constituição. Por enquanto é segredo, querem esperar baixar a poeira do caso Paloffi., mas o projeto ja está em andamento.

    Abvram os olhos brasileiros…..

  41. maitê

    -

    09/06/2011 às 22:04

    está em curso lulla 2014… Misericórdia! Ninguém merece esse trolha de novo todo dia em palanques pelo Brasil afora!

  42. Mako

    -

    09/06/2011 às 21:58

    O que o molusco gosta mesmo é de manter o povo na ignorãncia. Por enquanto ele ainda convence as catadoras de lixo, mas logo até elas vão perder a fé. Se quizesse mesmo melhorar a vida delas era só inscreve-las no bolsa família e permitir uma sobrevivência honrada com os filhos na escola. Ele prefere evitar a incineração do lixo e manter as coitadas no meio do lixão. O homem é muito cruel.

  43. Elouquisa

    -

    09/06/2011 às 21:57

    “Uma abraço e até a vitória”?Endoidou de vez o sapo barbudo…Sai fora,aqui no Paraná petista não se cria!

  44. anônima

    -

    09/06/2011 às 21:55

    Será que tem catador específico de lixo de casa específica? já tô achando que sim.Esse negócio dele viver se reunindo com eles não deve saar de graça.Amor por trabaahador? duvido.Só se for doença mesmo, prá quem ganha 200 mil em palestra ele bem poderia fazer aplogia da pobreza variando o tipo de pobre para se encontrar.

  45. Agilmar Machado Filho

    -

    09/06/2011 às 21:50

    Esse aí, mais crápula, impossível.

  46. Marcos

    -

    09/06/2011 às 21:50

    Lamentável. Esse patético ex-presidente continua com a mesma cara-de-pau de sempre.

  47. ALERTA

    -

    09/06/2011 às 21:45

    DIGNO DE PENA ESSE CARA QUE CONTINUA A EXPLORAR A MISERIA E POBREZA, SABENDO QUE E DE LA QUE SAEM OS VOTOS PARA A MANUTENÇAÕ DESSE GRUPO QUE AI ESTA. E LAMENTAVEL, TRISTE, PESSOA DE TAO BAIXO QUILATE, NAO IMAGINAR O DESASTRE QUE FOI SEU DESGOVERNO ONDE TUDO DE RUIM E NEGATIVO FOI E ESTA SENDO CULTUADO, PROCURANDO MANTER AS CLASSES MAIS POBRES SOB ABSOLUTO CONTROLE COMO SE FOSSEM JUDEUS CERCADOS EM CAMPOS NAZISTAS. SE ESSE CARA TIVESSE UM POUQUINHO DE SIMANCOL PODERIA IMAGINAR QUE POSSIVELMENTE PALOCCI ABRINDO O BICO CONTANDO A ORIGEM DE SUA FORTUNA, ELE E SUA FAMIGLIA SERIAM FORTISSIMOS CANDIDATOS A EXPLICAR DE ONDE SAIU TANTO DINHEIRO TAMBEM, QUE GARANTO NAO FOI DE PALESTRAS. ESSE PAIS ESTA REALMENTE JOGADO AO LIMBO, ONDE TODOS QUE TEM RABO PRESO, CAGAM E ANDAM PARA AS LEIS E PRINCIPALMENTE AO POVO PENSANTE, FAZENDO POUCO CASO, ACHANDO QUE ESTAO ACIMA DO BEM E DO MAL. E REALMENTE VERGONHA NACIONAL, A EXPLORAÇÃO DOS MENOS FAVORECIDOS POR ESSE GRUPO DE BANDIDOS TRAVECADOS DE SALVADORES DA PATRIA. ALERTA

  48. O locutor

    -

    09/06/2011 às 21:44

    O Lula é um ladrão de imagem sacra. Um analfabeto. Sua mão aperta mão de rainha e também limpa sua bunda. Para mim é um câncer para o Brasil, seu mal já começou a se espalhar!!!

  49. Cris Azevedo

    -

    09/06/2011 às 21:42

    Lula entre catadores de lixo? Faz sentido!

  50. Adriano Rima

    -

    09/06/2011 às 21:41

    Não se trata de “catadoras de lixo”, mas sim catadoras de materiais recicláveis, é bem diferente. As pessoas ali não são lixeiras, só na cabeça de um grande produtor de lixo!

  51. Fabio Fiebrantz

    -

    09/06/2011 às 21:41

    Sera que o PT iniciou sua campanha para capturar Curitiba?

  52. jandira gomes

    -

    09/06/2011 às 21:40

    Mas o cara não se enxerga mesmo, não é? Vai para casa botar o teu pijama de oncinha ô sujeito. E quanto à decisão da suprema côrte (mais uma vez, de tão reles vai com minúscula)uma uma ova, foi a decisão dos que se colocaram de quatro e lamberam tuas botas. Bata nessa bôca suja antes de pronunciar o nome de Deus!

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados