Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Delcídio diz que Aécio recebia propina de Furnas; senador mineiro diz que petista mente

Afirma nota emitida pela assessoria do senador: “Ano passado, membros do PT reuniram material divulgado na internet e voltaram a apresentar a mesma falsa denúncia à Procuradoria Geral da República. Após o fornecimento das informações, o assunto foi novamente arquivado. Desta vez pela PGR, mais uma vez constada a inexistência de qualquer irregularidade”

Por: Reinaldo Azevedo

Em sua delação, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou que o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, recebeu propina da Eletrobras por intermédio de Furnas. O operador seria o ex-presidente da estatal Dimas Toledo.

Delcídio relata um diálogo edificante que teria mantido com Lula. O então presidente lhe teria dito:
“Eu assumi e o Janene [ex-deputado José Janene (PP), personagem do mensalão, já morto] veio pedir pelo Dimas. Depois veio o Aécio e pediu por ele. Agora o PT, que era contra, está a favor. Pelo jeito ele está roubando muito”.

Digamos que a conversa seja verdadeira. Então Lula admitia que seu partido fazia pedidos para beneficiar ladrões.

Em depoimento, Alberto Youssef afirmou ter ouvido falar a respeito. Não foi aberto inquérito porque não se apresentou nenhum indício.

Delcídio diz ter ouvido de Janene que Aécio era “beneficiário de uma fundação sediada em um paraíso fiscal, da qual ele seria dono ou controlador de fato”. A sede da entidade, que estava em nome da mãe do senador, ficaria em Liechtenstein e seria operada no Rio por um doleiro

Segundo o senador, houve uma postergação no envio de dados do Banco Rural para a CPI para maquiar informações: “A maquiagem consistiria em apagar dados bancários comprometedores que envolviam Aécio Neves, Clésio Andrade, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Marcos Valério e companhia”.

Num determinado ponto da denúncia, ele diz que o próprio Aécio lhe teria confidenciado isso. Huuummm… Por que um dos principais nomes, então, da oposição faria uma confissão dessas a um petista.

Nota
A assessoria de imprensa do senador divulgou uma nota. Diz que as acusações de Delcídio são mentirosas e se sustentam no “ouvi dizer”. Leia a resposta de Aécio para cada ponto da delação de Delcídio no que diz respeito a Aécio:

“1 – Delcídio do Amaral se refere a uma fundação que a mãe do senador planejou criar no exterior. Trata-se de assunto requentado já amplamente divulgado nas redes petistas na internet e, inclusive, já investigado e arquivado pela Justiça e pelo Ministério Público Federal há vários anos.

O assunto em questão foi devidamente analisado e arquivado, há mais de cinco anos, em 2010, após a Justiça Federal e o MPF do Rio de Janeiro constatarem a inexistência de qualquer irregularidade. Não houve sequer abertura de ação penal.

Ano passado, membros do PT reuniram material divulgado na internet e voltaram a apresentar a mesma falsa denúncia à Procuradoria Geral da República. Após o fornecimento das informações, o assunto foi novamente arquivado. Desta vez pela PGR, mais uma vez constada a inexistência de qualquer irregularidade.

Em 2001, a mãe do senador Aécio Neves cogitou vender alguns imóveis e aplicar os recursos no exterior. No entanto, o projeto foi suspenso em função da doença do marido dela e a fundação não chegou a ser implementada de fato.

Para o projeto, ela buscou a assessoria de um profissional que havia sido durante anos representante oficial de instituição financeira internacional, legalmente constituída no Brasil, sr. Norbert Muller. À época do contato, não existia qualquer razão para se duvidar da idoneidade profissional do representante.

Durante os seis anos em que o projeto ficou em suspenso (período entre assinatura dos primeiros documentos e o cancelamento definitivo do projeto, em 2007, em função do agravamento do estado de saúde de seu marido), a responsável fez dois pagamentos, em moeda nacional, e no Brasil, ao sr. Muller, referentes a despesas cobradas por ele. Esses valores corresponderam a uma média anual de cerca de 5 mil dólares.

Esses valores foram transferidos pelo representante para uma conta e corresponderam à totalidade dos depósitos realizados que foram integralmente consumidos em pagamentos de taxas e honorários. A conta nunca foi movimentada.

A criação da fundação foi devidamente declarada no Imposto de Renda da titular.

2 – Sobre a menção ao nome do senador Aécio com relação a Furnas, Delcídio repete o que vem sendo amplamente disseminado há anos pelo PT que tenta criar falsas acusações envolvendo nomes da oposição.

É curioso observar a contradição na fala do delator já que, ao mesmo tempo em que ele diz que a lista de Furnas é falsa, ele afirma que houve recursos destinados a políticos.

3 – O delator relaciona o nome do senador Aécio ao Banco Rural no contexto da CPMI dos Correios. O senador jamais tratou com o delator Delcídio de nenhum assunto referente à CPMI dos Correios. Também jamais pediu a ninguém que o fizesse.

Nunca manteve qualquer relação com o Banco Rural, teve conta corrente na instituição ou solicitou empréstimos.

É fácil demonstrar que o PSDB não atuou na CPMI dos Correios com o objetivo de proteger ninguém. Pelo contrário, pode ser comprovado o posicionamento do PSDB na CPMI em favor do aprofundamento das investigações de todas as denúncias feitas durante os trabalhos da Comissão, incluindo aquelas relacionadas a nomes de integrantes do partido.

Segue anexa cópia da nota divulgada à época sobre o relatório final dos trabalhos da CPMI dos Correios, no qual é sugerido o indiciamento de integrantes do PSDB envolvidos.

Por fim, e ainda sobre esse assunto, é fácil demonstrar que Delcídio do Amaral não está falando a verdade. Ele diz que foi a Minas tratar com o então governador Aécio de assunto referente à CPMI. É mentira. O relatório final da CPMI data de abril de 2006 e a viagem de Delcídio a Minas ocorreu dois meses depois, no dia 7 de junho de 2006. O que demonstra que ele não poderia ter tratado de assunto da CPMI já encerrada. Na verdade, o encontro ocorrido foi a pedido dele para tratar do apoio partidário a seu nome nas eleições estaduais, em 2006, quando ele pretendia ser candidato no Mato Grosso do Sul.”

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Filipe Magalhães

    Todos os indícios de corrupção têm que ser investigados, sejam os que atingem a direita ou a esquerda.

  2. Hamilton

    Aplauso para o Mineirin!! Falou tudo e com humor. Sou do Ceará morei anos em Minas e amo essa terra e hoje moro no Rio mais um dia a minha volta pra será para Minas Gerais e não para o Ceará. estamos juntos!!

  3. Pedro cruz

    Em sua delação Delcídio afirma que “soube de um esquema de propina em furnas e que tinha certeza que Aécio era o principal beneficiário”. Não sou eleitor nem gosto do Aécio, mas é o tipo de declaração para a Cristiana lobo atingir orgasmos. Essa estória não tem relação com o petrólao e para ser investigada será necessário o PGR oferecer uma denúncia ao STF com base em provas. Parece que o Delcídio quer jogar todos na mesma vala a fim de melar as investigações e muita gente já está com o discurso do “como tidos roubam deixemos o PT roubar”

  4. Paulistana

    Então o PT tem como comprovar q o Senador Aécio recebeu propina e não utiliza isso na campanha à presidência? Os petistas já forjaram tantos dossiês falsos tentando incriminar tucanos, por que cargas d’água deixariam de utilizar um crime real praticado por um dos mais proeminentes de seus adversários?

  5. denison

    “Delcídio diz que Aécio recebia propina de Furnas; senador mineiro diz que petista mente. Afirma nota emitida pela assessoria do senador: “Ano passado, membros do PT reuniram material divulgado na internet e voltaram a apresentar a mesma falsa denúncia à Procuradoria Geral da República. Após o fornecimento das informações, o assunto foi novamente arquivado. Desta vez pela PGR, mais uma vez constada a inexistência de qualquer irregularidade””

    A manchete já diz tudo.

  6. roberta

    Hummmm sei lá, MAS UMA COISA EU TENHO CERTEZA, Aécio tem que pedir o afastamento da presidência do Psdb ,é o mínimo que tem que fazer ,até que se explique e se defenda, o Aécio não pode querer arrastar o partido inteiro pra dentro do escândalo ,nessa hora quero ver se Aécio realmente pensa no partido ou se pensa só no seu umbigo. Fica difícil imaginar que as outras delações são verdadeiras e só a dele é falsa !!!! Sai dai Aécio ,você não é mais importante que o país . Se insistir em ficar ,como vamos exigir que os outros saiam !!!!

  7. Bosco

    Em 2006, o Aécio foi acusado de fazer corpo mole e ajudar o Lula a se reeleger. Por outro lado, quando o PT “fez o diabo” para reeleger a Dilma, por que ficou calado nessa história?
    Tá esquisito, parece o ladrão gritando “pega ladrão”.

  8. tutti

    Eu já votei no PSDB? Sim. Porque gosto do PSDB. Gostei do governo FHC. Concordei com tudo? Não. Mas foi um governo que modernizou o país. Acabou com a inflação. Votei em Aécio e pretendo votar novamente. Até prova em contrário, bandidos quadrilheiros com chefão mafioso , não tem pra ninguém: só o PT. FORA JARARACA!

  9. MINEIRIN

    REINALDO,ÔMI LETRADO!
    NUNCA JAMIS EM TEMPO ALGUM VOTEI NO PT E SUA CORJA E HOJE EM DIA QDO. VEJO UNS LUNATICOS RECLAMAREM SÓ FALO ASSIM: OCEISES CAIRAM NO CONTO DO VIGÁRIO…
    AGORA QUANTO AO AÉCIO NEVES (SENADOR POR MINAS GERAIS) QUANTO AO DISSE ME DISSE SOBRE PROPINA NEM VOU PRONUNCIAR,MUITO MENOS TENHO COMPETENCIA, MAS FATO É: AÉCIO ANDOU CONCHAVADO COM O LULA ( NA EPOCA) CRIOU-SE O JINGLE ( LULÉCIO ) REFERENCIA UNIAO DE AÉCIO E LULA VISIVELMENTE AQUI PRAS BANDAS DAS MINAS GERAIS, DISPOISE NAS ELEICOES DA DILMA VEIO ( DILMAZIA) UMA REFERENCIA A DILMA + ANASTASIA(CANDIDATO AO GOVERNO DE MINAS) APADRINHADO POR AÉCIO….
    AÉCIO PARTICIPAR DE CHURRASQUIM,ZIRIGUIDUN,BALACOBACO E OUTRAS COISITAS LÁ EM BRASILIA NA EPOCA DO DESGOVERNO LULA, PARTICIPA DE PARTIDA DE FUTEBOL NA GRANJA DO TORTO, JOGANDO OU MIÓ DORMINDO COM O INIMIGO…
    DIPOISE O AÉCIO CANDIDATA-SE A SENADOR POR MINAS GERAIS ( Ô MINAS GERAIS… ) E LEVA A TIRA COLO UM SUPLENTE DO PT ( TILDEN SANTIAGO) PREGUNTO?? A QUEM INTERESSA ESTE CONCHAVO?? QUITAÇÃO DE DEBITO COM O LULA, TROCA DE FAVOR AO AMIGIUIM VDA ONÇA LULA…??
    NA EPOCA DO LULÉCIO E DILMAZIA, O AÉCIO NEVES ENTAO GOVERNADOR COM UNS 95% (NOVENTA E CINCO POR CENTO DE APROVAÇÃO DOS MINEIROS) E NAO MOVEU UMA PAINHA PRA AJUDAR O ARKIMIM E SERRA CANDIDATOS A PRESIDENCIA PELO PSDB( PARTIDO DELE) E O QUE OCORREU TOMARAM CHUMBO NA ASA NAS MINAS GERAIS… TODOS JÁ DIZIAM .. O PROJETO DO AÉCIO É FICAR QUIETIN AGORA, FINGIR DE APOIAR OS PAULISTAS( SERRA E ARKMIM) E EM 2014 VIM QUENTE.. PIMBA !! REALMENTE ISSO OCORREU, ELE VEIO QUENTIN, CONTANDO INCLUSIVE NAS NUVENS COM U LUNATICO APOIO DO LULA, ENTONCE O QUE O LULA FEIZE, LANÇOU UM POSTE QUE GANHOU DE BALAIADA, MESMO ELEICOES SOB SUSPEIÇÃO, PERDEU JUSTAMENTE NO ESTADO DELE ( MINAS GERAIS) FOI SIMPLESMENTE A RESPOSTA ODS MINEIROS QUE NAO ENGOLIRAM A TRAICAO DELE NAS ELEICOES PRESIDENCIAIS ANTERIORES, DONDE UM ÔMI LETRADO E POLITIZADO,INFLUENTE,DECISIVO,COMPETENTE COM 95% DE APROVAÇÃO,NAO TRANSFERE SEQUER NEN SEI QUANTOS VOTOS PRO SEU CANDIDATO, ISSO PEGOU MAL, MAS MUITO MAL MESMO AQUI NAS BANDAS DAS MINAS GERAIS ( Ô MINAS GERAIS, QUEM TE CONHECE NAO TE ESQUECE JAMAIS).
    ENTONCE VAMOS AGUARDAR OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS, VORTO A REPETIR, SOU ELEITOR DO AÉCIO NEVES, SOU PSDB, MAS TÁ DIFICIL, MINHA GENTE, VAOS VENCER SIM ESTA PARADA, MAS A INERCIA DA TÃO FALADA OPOSICAO, NO FINAL DE SEMANA DORMIMOS COM O HILÁRIO ( CASSIO CUNHA LIMA RASGANDO O VERBO: OIA MINHA GENTE NAO PODE HAVER IMPICHI OU PRENDER O LULA,POSCONDIQUÊ NAO *** EXISTE ** ELEMENTOS CONTIDOS NO AUTOS… É LOGICO QUE NAO VAI TER, TÁ TUDO NA MARACUTAIA,NA LARANJADA,NAS ARMACOES ILIMITADAS,MENTIRADAS…
    GRAÇAS AOS NOBRES JUIZES (SERGIO MORO0 E CIA S/A,POLICIA FEDERAL,MINISTERIO PUBLICO QUE VAO JUNTANDO PEDACIN,PEDACIN DO QUEBRA CABEÇA PARA MONTAR E DESBARATAR A MAIOR QUADRILHA DA NOSSA GALÁXIA…
    DIGA AGORA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: DILMA É HONRADA
    DIGA AGORA ARKIMIM : DILMA NAO MERECE SER IMPICHADA
    DIGA AGORA CASSIO CUNHA LIMA: NAO HÁ ELEMENTOS QUE POSSA INCRIMINAR A JARARACAE AGORA?? A VACA FOI PRO BREJO, OU A JARARACA FOI PRA BECHÓ ?? MIÓ A JARARACA FOI PRO PANTANALTO CENTRAL , LÁ SÓ TEM CROCODILOS,JACARÉ,ACARAJÉS,FILÉS,TRIPLÉS,SITIÉS E ASSIM VAI…
    A COBRA JARARACA ENGOLE O SAPO BARBUDO, A AGUIA PEGA A JARARACA…
    LEMBRANDO AO NOBRE SENADOR CASSIO CUNHA LIMA: AGUARDE AÍ NA TRIBUNA QUE CHEGARA EM SUAS MAOS A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DO LULA, AÍ ÔCÊ MONTA A DEFESA DELE, TÁ NA DECLARAÇÃO É DELE,NÃO TÁ HUM…

  10. Paulo Cesar Fernandes

    Há 11 anos, desde a CPI do mensalão, ouço ou leio essas mesmas acusações contra o Aecio . Nas vezes anteriores elas foram arquivadas nos foros competentes por falta de provas e espeto e torço para que aconteça novamente . Acho pouco provável que um rancoroso e vingativo como o Lula permitisse durante seu governo o repasse de recursos de uma subsidiária do governo federal para um politico de oposição.

  11. Maurício

    Reinaldo
    O interessante é que as duas “testemunhas” são Janene, já morto, e Lula, que, como todos sabemos de nada sabe. E no caso, se Lula dissesse saber algo, estaria confessando participação em um crime. Portanto, apontando Lula e Janene como testemunhas, Delcídio justifica a falta de provas em relação a Furnas e, ao mesmo tempo, dá uma limpada na sua barra com o PT, citando Aécio. Como não se pode afirmar, com provas, que está mentindo, a homologação de sua delação não fica prejudicada. Agora, quanto à visita a Aécio, parece não ter se dado conta de que o encontro foi posterior ao fim da CPI.

  12. Aldo Naletto

    Não ponho a mão no fogo por ninguém, mas duvido muito destas acusações contra o Aécio – não porque confie nele, mas sim porque o PT vem batendo nesta tecla desde que inventou a Lista de Furnas, no tempo do Mensalão. Se houver indícios suficientes, que o Aécio seja investigado, e se for culpado, que pague – mas se isto acontecer, vou ficar muito surpreso de que o PT tenha pelo menos uma vez na vida feito uma acusação verdadeira!

  13. MICHAEL

    A FORÇA E A VULNERABILIDADE DA DELAÇÃO PREMIADA é que pode ser anulada se, apenas se, ficar demonstrado que o acusado mentiu(ou omitiu). Essas mentiras podem ser fáceis, difíceis ou até impossíveis de detectar e provar. Dinheiro desviado p.exemplo, sempre deixa algum rastro, ou então quando denuncia um ato criminoso, que confirma ou pode ser confirmado, por outro ato criminoso, fontes e indícios. Mas e quando a delação premiada é a única origem e não há testemunha(viva), dados ou registros para corroborar? Quem entra na delação premiada, permanece livre mas perde quase todo resto(poder político, grana e bens, imagem, modo de vida, amizades…). Poderia ficar tentado, em troca de algum benefício, a adicionar informações falsas(que não podem ser desmentidas) ao relato inicial. NÃO GOSTO DO AÉCIO, mas votei nele por me identificar com a Social-democracia e por voto útil contra a petralhada e esquerda jurássica. Sera que se fosse verdade, o PT já não teria desencavado e usado isso durante as eleições?

  14. josé reis barata



    Se eu já votei no PSDB? Sim, já. Não por opção, por falta. Na conjuntura fica dificil escolher pior ou melhor, só na porrinha.
    .
    Sim, uma meio mentira é uma meio verdade, tal e qual os discursos da dª dilma.
    Reinaldo, Reinaldo… essa gente é um saco de marfagafos cheio de marfagafinhos. Sei que tua situação é complicada… Mas… tá dando na vista. Larga deles, sô! Segura na mão do povo e vai…

  15. umberto melo

    delcidio, lula, dilma, ze dirceu, genoino, mercadante……….!! quem acreditar nessa quadrilha, fique a vontade, levante as patas dianteiras!!!

  16. leonardo

    Caso Delcídio esteja mentindo a delação é nula no todo. E aí Reinaldo, descasque o abacaxi, já que as vezes se comporta como advogado de determinados políticos? Quero mesmo é vê-los todos na cadeia.

  17. Francisco S

    Eita! será que vai sobrar só a Marina Silva? e a Heloísa Helena? Sumiu?

  18. CARLOS MATOS

    Eu acho que o sonho de qualquer petista, seja ele delator ou não, é provar alguma falcatrua de Aécio. È um sonho , afinal tudo de ruim só cai em cima do PT/PMDB. Morro de pena. Mas esse deve ser o sonho numero 2. O primeiro sonho, o numero 1 é sem dúvida, dar uma voltinha no pedalinho de Lula la no sítio em Atibaia.

  19. Biagione Rangel de Aráujo

    Sei não meu caro Reinaldo, só posso concluir o seguinte: se a delação do Delcídio em relação ao Aécio é mentirosa, como fica a credibilidade das informações passadas por ele sobre os demais envolvidos?

    O fato é que o Aécio tem sido delatado por mais de um investigado e nunca tive conhecimento que ele apresentasse nada, para de forma contundente, provar que as acusações são mentirosas. Também, é fato que ele nunca escampou, de forma decisiva, a liderança pela apuração do Mensalão e do Petrolão, pelo contrário, ele virou as costas aos 51 milhões que votaram nele.

    Eu tenho sérias restrições à nota divulgada por ele, só palavras não serão suficientes. O Brasil precisa ser passado a limpo, inclusive dele se necessário. Não tenho meliante de estimação, isso é coisa pra PeTralha.

  20. Rafael

    O PSDB é um partido arrogante e não arremata eleitores novos nem novos eleitores… Metade do eleitorado brasileiro fica na espectativa de ver qual partido/candidato fará frente ao PSDB e vão desovar os votos nele. Só tucanos ainda não perceberam isso.

  21. Bruno Sampaio

    Tinha que dar uma no Aécio, só pra não perder a viagem nem o hábito! Munição para o PT de qualquer jeito: se for verdade, vão dizer, tá vendo? É tudo a mesma m*&%da! Se for mentira, coloca em dúvida todo o depoimento. Cadê o Sniper Americano? Só ele pra resolver agora! Chega aê, Clint!

  22. Silvando

    Interessante, é só investigar, mas é estranho , falta lógica , mas de qualquer forma apura- se essas citações e passe a limpo essa história. O cara é governador nessa data, qual o sentido de atrasar CPI que colocou a maioria dos Petistas na cadeia. Nunca duvido de nada, mas que é intrigante, isso é.

  23. josé reis barata


    É aquele negócio do pau que todo mundo conhece.
    .
    Se uns dizem que sim, outros que não, Moro é a solução.

  24. wanda

    Reinaldo, boa noite. A função dessas denúncias, é desgastar a imagem do político e criar a dúvida na cabeça do eleitorado. Eu acredito no senador Aécio, dou a ele o direito da dúvida e vou ficar aguardando o final da lava a jato e com tudo esclarecido. Um abraço.

  25. anon de azevedo

    E Delcidio Amaral continua ajudando o PT,fritando o sen. Aecio Neves?
    Dificil de entender e ele deve um grande inimigo do sen. Aecio para ferra-lo desta maneira…

  26. kátia

    sei lá, as denúncias contra aécio são sempre as mesmas, todas repetidas. abre-se processo, investiga-se, e ainda assim, lá vem de novo uma outra acusação petista. mas se entrou na delação de delcídio, que se investigue, né, creio que aécio não tentará obstruir a investigação… espero não estar enganada. fora pt, fora pt, fora pt…

  27. Well

    Na Globo News, a petista Cristiana Lobo teve prazeres visíveis ao relatar, inúmeras vezes, que Aécio tinha sido mencionado na delação do ex-senador petista. No Estadão on line, a chamada era Aécio recebeu propina com certeza. A oposição vai ou não agir neste país? Os governistas, o PT e o Lula, juntamente com seus jornalistas comprados, irão para o tudo ou nada. Moro, se cuide, para o bem geral da nação. Para os bandidos, agora é guerra. E guerra não se combate só com palavras.

  28. Kevin Lomax

    É o momento mais triste da história política brasileira
    O GOLPE DO LULA de virar Ministro para não ser preso é a coisa mais baixa que a Organização Criminosa que hoje governa o país poderia fazer
    Depois da MARCHA DOS 6 MILHÕES do dia 13 de Março
    A máscara caiu completamente, pois eles sabem que não tem mais nenhum apoio popular espontâneo. Somente dos militantes e movimentos sociais pagos e da Imprensa Vermelha Vendida
    Pobre quando rouba vai preso, Rico vira Ministro
    O Governo Brasileiro é uma Quadrilha que abriga ladrões e investigados pela Justiça
    O BRASIL ACABOU! VERGONHA!
    Por Favor vamos subir essa hashtag no twitter #GOLPEDOLULA

  29. Luciana

    A sujeira desse PT não tem fim. É difícil lidar com pessoas tão baixas e desonestas. Os meios deles são outros que não o de pessoas de bem. Acaba sendo uma briga desleal, com golpes pra lá de baixos.

  30. zé lage

    Vamos fazer assim…todos do senado ,camara dos deputados,presidenta,ministros e ate motoristas,renunciem e vamos a novas eleições..o brasil que esta la em brasilia ta podre ,não se salva mais nada!!!

  31. precisam saber Juiz

    Agora todos dizem qye Delcidio menti,eu nao acredito NISSO,Delcidio nao mentira la para a PF para o Juiz Sergio Moro,acredito qye omitiu muita coisa como em Campo Grande ele citou o PR o Ministro e nao Sei se citou o Marcelo Miranda Soares tambem do PR ex Diretor do DNIT qye foi exonerado por Dilma por ter roubado o DNIT e nao foi preso ainda,Mais ele dizem costurava dos Dois lados tanto com o PT Bumlai que o pos la e Delcidio co o tambem com Giroto,quando andre as sumiu o governo.Ele faz parte da lama Asfaltica tambem que o TJMS seconds ,omitiu ajuda e participa.Com Andre ex governador e Giroto um Desembargador chegou a soltar cinco bum Sabio quem a PF TINHA prendia of,e sempre assim a. Justiça atrapalhando o andamento dos corruptos serem presos ta vergonhosos este mesmo Desembargador ja foi investigado pelo CNJ e nada aconteceu esta aqui ainda mandando no TJMS um bandido de toga o Desembargador Claudionor.Nao entendo como tambem o Lewandoski coitado ja pela seundo vez nao foi afastado do STF ta feio,ridiculo,sem credibilidade este STF.Marcelo Soares era PR e roubou demais em MS Anos e ai? Nao sera preso,vejo aqui e nos jornais de mS E DE TODO Brasil o perdido qye o povo dfaz para sua prisao,sera qye MS NAO TEM UM JUIZ QUE POSSA PRENDE LO POR TER ROUBADO POR ANOS SEGUIDOS ,CHEGA A SER VERGONHOSO E ESCANDALOSO SE ATE A presidente Dilma Exoenro por corrupção,qye isto Brasil,qye justiça podre.Zeca do PT nao e santo e nunca foi,ele e Delcidio nunca se Amaral .Zeca sempre teve inveja de Delcidio pois sabe quem è Mais capable que ele,e Depois qye Bumlai e Mauricio Bumlai entraraia no meio de Ms mandando com a Grana ele ficou de è scantier,Bumali logo angareou o DNIT para roubar e deixou Zeca na Mao.Pessimo Governador deu ate o Porto de Murtinho aos Irmaos ,ABSURDO Mais e fato.Foi eleito junto com Vander seu so rindo seundo mandato Aonde entrou Delcidio e Bumlai e muitos milhoes que viram da Petrobras.NA EPOCA FALAM DA PRIMEIRA VEz que Mauricio destribuiu 40 milhões de reais.Zeca do PT nunca fez uma obra grande MS.Lama ASFALTICA parada porque o TJMS não deixa seguir adiante envolvidos até o pescoço com eles.podres.digo que este tribunal mais corrupto do Brasil agora começam a entender.Marcelo Miranda foi exonerado por duas razões pelos roubos que já eram escandalos e por Dilma não amar Bumlai e por ele está também ajudando Giroto na campanha e Delcidio os dois,e Delcidio perdeu as eleições por dizer que Marcelo Miranda no DNIT estava certo as contas para proteger Bumlai e Maurício mais estava irregular ladrões o TCU.Mp,MPF e CGU mostraram o rombo.Chama Zeca e ele confirma que foi Vbumlai que o pôs lá.Se não mentir mais Maurício também confirma,ele quem buscava a grana no DNIT.pode confirmar,quero que tudo isto chega até Juiz Moro.Aqui em Campo Grande. Elevar de Forma de Bandidos,são muitos,diversos.A PF está sofrendo com judiciario,que vergonha.É MS!nao sai das redes sociais nem dos jornais e muita corrupção.Mais nós aqui queremos punição para todos.por favor .Este MM como é conhecido Marcelo Soares até cunhado com ajuda do tribunal roubou até cunhado,bandido é pouco.a coisa é de assustar,tamanha a corrupção por aqui.de Arrepiar.So um juiz como Sergio Moro para dar conta.Bumlai e Maurício tem que ser investigado.O filho digo pois o pai já preso.Aecio deve estar sim se Delcidio disse,não teria porque mentir assim como não tem porque mentir de Zeca é demais e Maurício.Ele falou sobre André Esteves do banco?pois ele queria salvar ele é Andre Esteves .Isto ficou claro.Bumlai e Delcidio foram vizinhos de anos.Mesmo bairro.Mansoes iguais só que Delcidio tinha uma e Bumali 5 uma para cada filho,é uma dele.E o nosso o meu é seu dinheiro.Povo roubou demais e ajustiça ainda quer protege lo e de mata.

  32. Luiz AntonioP

    O senador Aécio Neves deve pedir afastamento do cargo por motivo ético, até que tudo esteja esclarecido. Ele deve dar o exemplo para todos os seus eleitores e não eleitores. Caso contrário, na minha opinião, será apenas mais um suspeito e com evidências de recebimento de propina. Ou então, decidindo pela permanência no cargo como alternativa, processar judicialmente o senador Delcídio pelas alegadas mentiras. Esse mimimi do Aécio o leva ao mesmo nível dos bandidos do PT. Se for culpado, que vá para a cadeia. O país precisa de gente séria em qualquer ramo de atividade. Chega de hipocrisia.

  33. MAU

    Se isso é verdade, além de preso, a delação premiada deveria ser invalidada por falar mentiras. Fora que o Aécio também deveria entrar com Danos Morais e tirar boa parte do dinheiro dessa cambada para ver o que é bom !

  34. Edson

    E digo mais, se ele for preso eu quero ver ele em uma cela assim como quero ver o Lula também!!!
    E toda essa escória!!!

  35. CAMILA - Eu ACREDITO!

    Caro Reinaldo,
    O que tem agora o já acabado Delcídio a perder??? Eu não acho que ele esteja mentindo nem inventando nada – sobre NINGUÉM.
    TUDO o que ele disser sobre Lula, Dilma, e até os “oposicionistas” será certamente VERDADE!
    90? dessa corja política tem o rabo sujo e preso!!! Por que não Aécio? Afinal a tal “oposição” dele sempre foi uma piada! E, afinal, ele vem de uma família ‘escolada’ na e de política. Precisa dizer mais!
    EU ACREDITO em Delcídio!
    Não vamos poupar cabeças! Cortem-nas TODAS! Prendam TODO e qualquer CULPADO!
    Vamos limpar esse país! CHEGA DE CORRUPTOS e LADRÕES!
    A única ressalva que faço é que PRENDAM O VAGABUNDO JARARACA – O CHEFE!!! – ANTES!

  36. Antonio

    Infelizmente, os petralhas já acham que qualquer coisa citada em relação a políticos da oposição já é festa.