Blog Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

sobre

Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).

Defesa que Dilma faz da CPMF espanca a língua e a história

Presidente volta a defender imposto, apelando ao dilmês castiço, uma língua que torna até o estelionato eleitoral pior do que é

Por: Reinaldo Azevedo

 

 

A presidente Dilma reiterou, no café da manhã, a disposição de contrariar mais uma promessa de campanha. Voltou a defender o retorno da CPMF para reequilibrar as contas do país. Em dilmês castiço, a presidente afirmou o seguinte: “Equilibrar o Brasil num quadro em que há queda de atividade implica necessariamente, a não ser que nós façamos uma fala demagógica, ampliar impostos. Eu estou me referindo à CPMF. Acho que é fundamental para o país sair mais rápido da crise aprovar a CPMF, que é um imposto que se dissolve, se espalha por todos, de baixa intensidade, ao mesmo tempo em que permite controle de evasão fiscal e ao mesmo tempo faz outra coisa, que é muito importante: tem um impacto pequeno na inflação, porque ele é dissolvido se você considerar os demais impactos”.

Sim, leitores, é incompreensível. Vamos trocar o trololó por duas palavras: “estelionato eleitoral”.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

271 comentários
  1. Marcos Motta

    O que me espanta é que a sociedade brasileira não atua. Não há cidadania. Todos falamos e falamos, mas não há ação.

  2. marcos aurelio guimaraes

    Já comentei anteriormente, por ocasião do discurso do Presidente Obama: Ele se expressa num ingles,digamos, diplomatico.
    A presidente dilma (minúsculo mesmo), num dilmês que chega a desconsertar a nossa pouca inteligência. Que Deus nos poupe de tanta ignorância.

  3. Antônio Sousa

    Ela que ressuscitar a CPMF para manter a esmola do bolsa família para garantir o pão e circo.

  4. Anderson

    So há um sentimento NOJO…..

  5. maria do carmo

    Só uma pergunta: Vcs ainda acreditam que ela é brasileira nata?

  6. Henry

    CPMF é para financia a campanha do Lula em 2018, porque o PT está sendo desmascarado.

  7. diana

    Por mais cansada que fico às vezes com tanta desfaçatez desta mulher de deste partido sem caráter, teimo em perseverar no objetivo de depô-los para sempre do cenário político brasileiro.
    Força!!!!

  8. JOSE CARDOSO

    BEM FEITO PARA OS ELEITORES QUE VOTARAM NO POSTE

  9. Machado

    É só o que o PT sabe fazer.
    Essa nossa presidente poderia, isto sim, ser afastada da presidência pelo simples fato de não ter a minima capacidade de se expressar; sinceramente, acho mesmo que lhe faltam parafusos.

  10. Otavio

    O PT e o Lula conseguiram : Transformaram a mentira e o estelionato em virtude do mais alto calibre. Sócrates deve estar se remoendo de inveja e “mimimi”.

  11. Augusto Marajó

    Impressionante… O PT não achava isso quando FHC o propôs.

  12. Marinho

    Porque motivo esta mulher ainda não foi defenestrada do cargo?. O povo tem obrigação de mostrar que a hora dos comunistas neste país já era, jamais conseguirão realizar seus desejos. Agora é necessário informar para esta (Sra.) que o Brasil não é nenhum Bataclan . Ou colocamos os bandidos na cadeia ou não teremos sossego e respeito. Será preciso desenhar????

  13. João

    Deve ser mais um dinheiro que o lula pediu pra comprar gados para fazenda dele na Argentina,temos que colocar essa bandidagem pra fora urgentemente,antes que o país se desintegra.

  14. Vidente

    É isso, DNA de ladrão sempre possui o blá-blá-blá de estelionatário. Mentir, para ela e sua gangue, é algo automático. Quando falta moralidade, as aventuras debochadas dos criminosos, encontram sempre justificativas, as mais estapafúrdias, mas não abrem mão delas. Esse foi o grande mal, o maior que Lula causou: consagrar a mentira! Depois disso, para a esquerda, é status de intelectualidade, engabelar, sofismando razões que a própria razão se enrubesce!

  15. JONAS ROBERTO FIGUEIREDO

    E ESSAS … GOVERNAM O BRASIL …!!! É INCONCEBÍVEL…!!! CIDADÃO JONAS ROBERTO FIGUEIREDO…COM DIREITO DE OPINIÃO…

  16. Cleber Oliveira

    Tem razão a presidente. A CMPF vai se dissolver em pedaladas fiscais e propinas, como vem ocorrendo com os demais impostos pagos pelo contribuinte.

  17. Lair Zotelli

    A eleições de 2014 foi roubada nas urnas eletrônica, o famigerado lula é o presidente ele manda e desmanda no Brasil,a Dilma é apenas sua Fantoche o Lula é o chefe supremo demsta quadrilha de Criminosos moderação desta criminalidade e roubalheira nunca visto no mundo??

  18. Luis

    Rei, será que o maduro não contrata a … para ser a ministra da economia de Venezuela? Aí ela vai levantar o país com as ideias mirabolantes sem pé nem cabeça.

  19. Simonassi G Eliana

    A mediocridade que vem de cima é produto da ignorância do povo que deu o voto de graça a esse governo . Agora não adianta espernear. CPMF , um imposto que vai chegar e entrar na casa de todos sem rodeio nenhum . Esse e todos que eles querem impor . A mídia alertou , o povo correu atrás do mais fácil. Enquanto engordamos a pança do governo estaremos trabalhando mais para sustentar um país demolido por um partido arrogante que deu o golpe da mentira para angariar votos dos mal informados e beneficiar uma classe elitizada, confortavelmente.A mídia continua alertando e o povo alienado com discursos do lenga -lenga pra lá e pra cá. Dilma pegou no fuzil por muito menos , não entrou em cena com a sua ideologia de comunista mas através da ignorância ou burrice mesmo do povo, fez desse país um caos. No Maranhão o povo vive na maior miséria no sertão, a cartilha da promiscuidade vai entrar e desqualificar a educação que nós de berço recebemos e conduzimos os nossos filhos para não se prostituirem aos 6 anos de idade em diante . Tudo que fazem tem um viés para a manutenção da ideologia partidária do Pt. Querem morrer de fome, raiva votem no Pt agora para Prefeitos e vereadores . No Rio Grande do Sul o governo quebrou o ESTADO agora a filha dele vai se candidatar a prefeita . Vote nela e vão ver com mais força e violência tudo que deu errado. A Ignorância é medida por um , peso , um custo alto medindo-se através do números de petistas eleitos. Não vem me dizer que tem petista moderado ou com boas intenções , esses saem. Dilma já conta com a sua permanência no poder até a data marcada. Como ela própria disse de boca cheia e empáfia : nenhum papelzinho vai me tirar antes do tempo e hora “.

  20. Resende

    Disse a governanta: “Equilibrar o Brasil num quadro em que há queda de atividade implica necessariamente, a não ser que nós façamos uma fala demagógica, ampliar impostos”.

    Essa senhora permitiu-se, durante anteriormente, diversas falas demagógicas. Ser contra a CPMF foi apenas uma dessas falas.

    http://m.youtube.com/watch?v=gBVrEr965gM

  21. joseh silva

    ora bolas a cpmf eh pra financiar a campanha eleitoral de 2016 e 2018 … ou eskeceu ki financiamento privado acabou?

  22. Newton

    Temos que votar, a partir deste ano, em quem nunca foi. Ê um ótimo recado para este congresso! Em 2018 será a vez deles!

  23. Eloi

    Se não me engano, quando a CPMF foi estinta, o valor a ser arrecadado foi totalmente substituido pelo aumento do IOF de diversas operações. Parece que o governo não conteve os gastos públicos e agora que novamente a CPMF.

  24. Marinho

    Considerando que o brasileiro não tem memória(nem todos,é claro!) quando a conversa gira em torno de CPMF, distrai totalmente os brasileiros cabeças de bagres que não sabem seguir ás notícias até o final. A falta de cultura é o câncer de todo povo,principalmente onde canta o sabiá. A falta de patriotismo nos faz um povo sem direitos, quem cala consente<diz o dito popular. Pior de tudo isto é que o tempo esta esgotando-se.

  25. Ediberto Lima

    Chegou a 1ª prestação da conta.É a prestação do pato.

  26. Arnaud

    Muito simples sua explicação

  27. Indignado Futebol Clube

    Correção: ….por 4 palavras: “mais um estelionato eleitoral”.
    Aceito pagar a CPMF mas antes todos os corruptos devem ir para cadeia e devolver todo o dinheiro que roubaram dos cofres públicos. Acho que neste dia qualquer brasileiro aceitará pagar a CPMF.
    Falando em estelionato cade a “Lava Jato” da Eletrobrás, Bolsa Familia, Eletronuclear, Brasken, PAC, Minha Casa Minha Vida, BNDES, Banco do Brasil, CEF, Hemobrás, Ministérios e demais estatais? Cadê o Partido que prega que está fazendo uma faxina na corrupção?

  28. Antonio

    Enquanto no resto do mundo o preco da gasolina cai, no Brasil esta aumentando para cobrir o rombo causado pela mafia que tomou conta da Petrobras. Uma vergonha. Dilma e tropa tem que sair. Nao podemos ficar calados com esta canalhice. Roubam, querem aumento de impostos, apresentam a conta para pagarmos e hagem como se nada estivesse acontecido. Em pais serio estes canalhas ja estariam na cadeia.

  29. carlos eduardo

    Já começo a pensar que esse negócio de CPMF e so uma fumaça pra distrair os brasileiros ,pois se fala tanto nele e os outros impostos como os da energia elétrica ,combustível ,e etc ,estão sendo aumentados na nossas caras e ninguém fala nada.

  30. Lucas Torino

    Difícil imaginar um imposto mais imbecil que esse. Além disso: chega de impostos!

  31. Michel

    Ela deveria propor aos seus eleitores (54,5 milhões) que paguem para sanar o rombo que causou no orçamento da União.
    Os outros 51 milhões não podem ser onerados pela improbidade administrativa de um fantoche, chamada Dilma Rousseff.

  32. marco

    Senhores deputados e Senadores, por favor NÃO APROVEM A CPMF. Mande essa mulherzinha CORTAR esse MONTE DE PARASITAS que estão gastando o nosso dinheiro extremamente suada para ganhar.
    PRECISAMOS FAZER UMA REFORMA ADMINISTRATIVA URGENTE E PRIVATIZAR TODAS AS EMPRESAS PÚBLICAS.

  33. Mariazinha

    Off topic: http://www.youtube.com/watch?v=iKcWu0tsiZM (Modern Educayshun). A melhor critica feita ao politicamente correto.

  34. Geraldo

    Equilibrar o Brasil que vocês desiquilibraram?! …. Mais uma fala demagógica além da fala das campanhas políticas de vocês?!… Evasão fiscal que vocês fizeram, mandando nosso dinheiro para países socialistas, ditatoriais e comunistas?! …. Maior impacto que vocês deram na inflação com toda essa roubalheira e sem nenhuma culpa do povo trabalhador e que agora está sendo cobrado a pagar essa conta?! Vá pro inferno com esse café da manhã…

  35. Brasileiro Assaltado

    Quando a presidANTA está com o bojo cheio, então ella chama jornalistas amestrados e, na presença destes abre a sua “maromba” e vai expelindo todo seu estrume. Pobre Nação, cuja imprensa ou corpo de jornalistas, estão ligados umbilicalmente aos chefes de governo. Assim sendo, nenhum deles pode fazer referência e, menos ainda apoteose à Democracia. É inaceitável que o que essa governANTA fez e prometeu na campanha para sua reeleição; dizer e repetir na presença de sabujos que para equilibrar o Brasil é necessário aumentar impostos sem que ninguém a interpelasse, fato que per si só já os qualifica de amestrados. Estes, se de fato fossem profissionais e tivessem um pouquinho de coragem, contestariam a frase ” Pátria Educadora” e passariam a divulgar ” presidência estupradora”, uma vez que esta estuprou a ética; a verdade; a esperança; o emprego; o progresso, etc, etc, e tal.

  36. anti-socialista

    Respondendo à pergunta do Sr. Antonio S.P. Lima:
    É óbvio que a falta de QI não permitiriam se formar nem em escola primária mas então o que ocorre:
    Não só ela mas diversos do meu político de esquerda, e posso citar vários de Pernambuco entre ministros, deputados, senadores etc, pois convivi de perto com esta canalha, só se formavam com a ajuda das instituições e professores. Sua cabeça não estava voltada para o estudo e sim para a conquista do poder e assalto do estado pela ideologia comunista.

    Já fiz sta pergunta e nunca obtive resposta ou investigação da imprensa. NENHUM jornalista investigativo pode pesquisar isto pois será demitido e a empresa deixará de receber o nosso dinheiro dos impostos que pagamos. Este é assunto proibido.

    Mas com 100% de certeza não se formou em nada, a não ser em terrorismo,assassinato, roubo etc etc. Assim como até hoje seu mentor sequer foi investigado, existe um grupo que protege e apoia esta canalha.

    Se eu te disser que tem dedo, mão e braço da KGB/FSB você não vai acreditar. Você pode notar que ninguém da imprensa, mesmo os poucos que sobraram na Veja, fala sobre a raiz do problema. Já estão colocando matéria de gente do PSOL e em breve será da rede, os sobstitutos do pt, que há muito já estava no plano de morrer para dar continuidade ao roubo de nosso estado e de nossa democracia. E a imprensa sabe disto e se faz de sonsa confiando na desinformação generalizada de nosso povo. Imprensa Brasileira: pensa que engana a todos com sua manipulação e desinformação. Lembre q. Esta é a causa de estarmos na situação atual.

  37. SILVA X

    Deus ajude que a Mulher Sapiens NÃO demore no poder.

  38. Marcelo Costa

    Essa senhora se diz economista, mas acredito que deveria passar o horário das aulas militando a reforma mundial nos diretórios da UNE, perdendo a oportunidade de aprender algo para aplicar no mundo real.
    Se ela realmente tivesse estudado, conheceria a Curva de Laffer. Estudos sérios indicam com precisão que quando a carga tributária supera 33%, ocorre a queda de arrecadação. Ou aumenta-se exponencialmente os gastos na fiscalização, uma vez que sonegar torna-se vantajoso, ou o setor produtivo sente-se desestimulado a produzir por motivos óbvios.
    O resultado é o mesmo: queda da arrecadação, queda da qualidade dos serviços públicos e ruína econômica.
    Quem quiser pesquisar na internet, há até vídeos que explicam muito bem.
    Essa senhora é no mínimo estúpida e incapaz de sentae na cadeira onde se encontra. Talvez isso explique seu mau temperamento: auto-defesa para esconder sua incapacidade.
    A propósito, não sou economista. Apenas aprendi a ler numa escola pública que não seguia a cartilha do atual MEC.

  39. Marcos Fernando

    Reinaldo…..Manter no poder é o objetivo dos políticos e sabem que o povo sempre os manterá lá através de nossos impostos. Atenção agora deve ser nos concursos públicos, pois, se começarem a perder as eleições eles têm que garantir o esquema do poder. Assim irão colocar a força, por intermédio dos concursos públicos os militantes que nunca trabalharam para o país e sim para o partido. De olho nos concursos públicos moçada…..o negócio é sério….estou cansado de pagar imposto para manter esquemas e salários de bandidos….Haja tarja preta para os homens de bem….

  40. Paulo Roberto da Silva

    Reinaldo, é fácil mudar os rumos: basta os idiotas, preguiçosos , os que votaram nela, os imbecis, ETC.., SAIREM DE CASA , e se unirem a nós outros que sempre fomos e vamos dia 13 de março as ruas gritarem e exigirem o IMPEACHMENT, que com muita luta e apoio politico a outro governante de bem,não precisará de sermos mais uma vez tungados, roubados, extorquidos… pelos petralhas e incompetentes, somente as ruas manterão um Brasil democrata. Não esqueçam que todos os mandatários desse país estão no bolso da canalhada.

  41. WILSON ROCHA

    O QUE ME ASSUSTA, ESTARRECE E REVOLTA É ASSISTIR DIARIAMENTE ÁS CENAS INFÂMES DO DESCARAMENTO DA “TRUPE” TRINÁRIA COMPOSTA POR LULA, DILMA E O PT, OS MESMOS QUE LEVARAM O BRASIL À BANCA-RÔTA, ATRAVÉS DA IRREFREAVEL SÊDE DE PODER, USANDO COMO INSTRUMENTO AS INCONTESTÁVEIS ROUBALHEIRAS AOS COFRES PÚBLICOS, PARA GARANTIREM-SE NO COMANDO DA NAÇÃO, USURPANDO E EXPOLIANDO OS BRASILEIROS.
    MAS, RECONFORTA-ME SABER QUE SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS–, ÚNICA SAÍDA PARA COLOCAR O PAÍS NOS TRILHOS! SERÁ?
    COM A PALAVRA OS PRESIDENTES DO TSE, DO TCU, DA PGR, DO CONGRESSO NACIONAL, DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E DO STF. SÃO SEIS INSTITUIÇÔES, QUE SE PODE ESPERAR DELAS ?
    ELAS TAMBÉM ME ASSUSTAM, ESTARRECEM E REVOLTAM!!!!

  42. JOSÉ DE CPS.

    .., mas como esta mulher fala besteira; uma pessoa em sã consciência, gozando de plenas faculdades mentais, com um mínimo de conhecimento da língua portuguesa, se dizendo doutor(a) em qualquer coisa, ocupando cargo de certa relevância, deveria se sentir envergonhado(a) em servir de chacota da sociedade ao se pronunciar em público. Esta energúmena extrapola o bom senso quando fala ao seu público, diz um monte de patacoadas querendo se mostrar uma intelectual, uma erudita, uma expert, acaba assassinando nossa língua portuguesa falando um monte de besteiras sem sentido.

  43. luiz carlos ribeiro

    Reinaldo,
    Pois é, concordo com seu texto, e endosso o que diz abaixo “Vanderlei – 9:49am”. Esta difícil aguentar tanta mentira vinda do planalto. Repetem, repetem, e repetem a exaustão aquilo que todos nós sabemos tratar-se de uma verdadeira lavagem cerebral dos menos instruídos / informados para continuar no comando do criminoso projeto de poder comunista. Não passarão. Fora Dilma! Fora Lula! Fora PT!

  44. Dom HELDER VASCONCELLOS

    CPMF aprovado, cofres do PT reabastecidos e os do Brasil continuando vazios. Êita Brasi grande !!

  45. Geraldo

    Já que o assunto é aumento de impostos, que tal prestarmos atenção a mais esta tungada, que é a NÃO CORREÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA. Vejam as declarações do ministro Nelson Barbosa sobre o assunto e reflitam:
    Barbosa diz que correção de tabela ‘não é prioridade’

    O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, já avisou: a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2016 não é prioridade.
    A avaliação do ministro é que não há espaço fiscal para a revisão da tabela porque o momento atual é de recuperação de receitas, que continuam num quadro de grande fragilidade. Depois da divulgação do IPCA de 2015, a pressão por um ajuste aumentou por causa da defasagem entre a correção da tabela e o aumento a inflação. No ano passado, a defasagem atingiu 4,81%, o maior nível nos últimos 10 anos, segundo cálculos do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional). A correção média da tabela ficou em 5,60%, enquanto o IPCA teve alta de 10,67%. Em 20 anos, a defasagem supera os 72%. No Palácio do Planalto, há pressão para que seja feito algum ajuste, mesmo que pequeno. Há quem avalie que esse movimento poderia ajudar a facilitar as discussões da reforma da Previdência.
    Em 2015, o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, negociou um aumento escalonado da tabela entre 4,5% e 6,5%, dependendo da faixa de renda do contribuinte, que começou a vigorar em abril. O impacto na arrecadação foi de R$ 6 bilhões. O governo queria, na época, que a correção fosse de 4,5%,mas acabou cedendo com o escalonamento do reajuste que beneficiou as faixas de rendas mais baixas.
    A não correção da tabela do IR ou sua correção abaixo da inflação faz com que o contribuinte pague mais Imposto de Renda do que no ano anterior. Segundo estudo do Sindifisco, o peso émaior para o contribuinte de menor renda da classe. (Agência Estado)

  46. Bruno Augusto

    Meu Deus, a mulher não fala nada com nada. Não liga “lé” com “cré”. O Brasil realmente precisa dessa crise. O eleitorado dessa quadrilha (PT) precisa aprender a votar com mais seriedade. Não tenho pena alguma desses que elegeram essa demônia. Todos são cúmplices da incompetência, da corrupção e etc.

  47. Isac

    Meu caro Reinaldo, vocês da Veja estão fazendo a diferença entre a imprenssa. Porque os outros setores de comunicação anda calado? será que estão comprados? quem cala consente.

  48. Isac

    Como vejo alguns comentários aqui, brasileiro é muito acomodado. Dizem: isto dá certo. isto não dá certo. muitos chamam a dilma de burra. Burros somos nós. que elegemos ela (sem o meu voto). Não sei se com o Aécio ia ser muito diferente. ele me parece muito apático, parece que deve no cartório. é o caso do presidente da Camara E. Cunha. parecia uma pessoa integra e olhe no que deu. Lembro de um ditado popular (os canalhas também envelhecem). a maioria que estão lá são ficha suja e o povo votam neles. no seu mior número maiores de 60 anos e estão deixando suas heranças que são filhos ou netos.
    aqui no Brasil deveria ser igual na China, quando alguém vai tomar posse em algum setor que lida com dinheiro esta pessoa é levada ao presídio para conhecê-lo, no caso de desvio de conduta é o destino dele.

  49. E de trololó em trololó,,,

    E de trololó em trololó esta viciada em mentiras e falcatruas, roubalheiras e outros que tais rasteiros e virulentos a este País, obvio fica e muito, que não se deve lhe permitir mais nada em termos decisórios, pois com certeza estas quadrilhas apenas visam arrumar mais produtos aos seus roubos vis, malditos e covardes, verdadeira LESA PÁTRIA, com certeza, UM CRIME HEDIONDO, há que haver um BASTA…

  50. A. Meneses

    Sinto muito brasileirada e internautas. Dilma, Lula, Color, Renan, Paes, etc, etc, todos os centenas de políticos desse Brasil arrazado, estão pouco se lixando para todos nós, pois sabem que toda a máquina está corrompida, que o povo é uma grande b.mole, pois é pacífico, amigo,ordeiro, etc, e por mais que esteja sendo surrupiado vai continuar se contentando com novela das oito, futebol, carnaval e a nossa caipirinha. É como dizia o Ibrahim Sued: ” Os cães (nós) ladram e a caravana ( os políticos) passa indiferente”.