Blogs e Colunistas

26/09/2008

às 23:24

Debate - McCain, até agora, janta Obama e ainda palita os dentes…Coisa feia!!!

Lá vou eu de novo!

Este bloguinho foi o primeiro a alertar para o fator Sarah Palin na campanha republicana (um tanto esmaecido agora). E também vai ser o primeiro — talvez o único, mesmo que esteja certo — a afirmar: McCain está jantando o democrata Barack Obama. E ainda palita os dentes. Compreendo agora, de forma mais clara, de onde decorre o sucesso de Obama. Ele repete literalmente tudo o que diz o jornalismo anti-Bush.

Impressionante! Diante da questão do que fazer com a guerra do Iraque, Obama limitou-se a demonizar a guerra e a apontar o erro daquela escolha. McCain foi no fígado e de modo irrespondível: o próximo presidente não vai decidir sobre os motivos daquela guerra, mas como e quando tirar os soldados do Iraque. E insistiu: os EUA estão ganhando a guerra, o que Obama se nega a reconhecer.

Em seguida, veio a questão do Afeganistão. E Obama insistiu no que, não tenho dúvida, é o maior de todos os seus delírios: a possibilidade de os EUA atacarem o Paquistão, hoje um aliado americano, caso o país “não queira ou não possa combater a Al Qaeda”. McCain aproveitou e defendeu que se aprofunde a aliança com o Paquistão para combater o terrorismo no Afeganistão. É o sensato, ou veremos o que, de fato, é o inferno.

Na questão do Irã, cheguei a ficar com pena de Obama. McCain lembrou que o democrata defende conversações, sem precondições, com delinqüentes como Ahmadinejad, Chávez e Raul Castro. E provocou: “Ahmadinejad, que defende que Israel seja varrido do mapa” (e fez uma cara de asco quando disse isso). E indagou como se pode conversar com essa gente sem precondições. Obama tomou a palavra e tentou dizer que não era bem aquilo e… defendeu a conversação com a escória “sem precondições”!!! Sem saída, restou-lhe dizer que o presidente do Irã não é o homem mais poderoso do Irã.

Em seguida, veio a questão da Rússia. Qual deve ser a relação dos EUA com o país? Obama conseguiu dar uma resposta SEM TOCAR NA QUESTÃO DA GEÓRGIA. Sim, isto mesmo: defendeu que os países cooperem e vivam em paz. Ora… McCain, claro, falou que não se pode voltar à Guerra Fria, mas que a invasão da Geórgia é inaceitável.

Obama é um orador poderoso. Como debatedor, é uma fraude. Perdeu todos os embates para Hillary nas primárias, mas a imprensa jamais admitiu. Como seria como presidente? Bem, não sei. O democrata referiu-se a Geórgia só quando retomou a palavra para dizer que… McCain estava certo. Obama parece um líder estudantil. Se conteúdo em debate definisse o presidente, McCain estaria com seu lugar assegurado na Casa Branca.

Por Reinaldo Azevedo
Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

63 Comentários

  1. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 21:43

    Excelente o comentário do anonimo das 1:53 PM . Existe uma diferença de estilo entre os dois candidatos . Mac Cain é naturalmente agressivo até por dever de seu ex-ofício . Já Obama se mostra coerente com as próprias idéias se dispondo ao diálogo. Ninguém consegue fugir da própria natureza , e isso ficou bem claro. O fato de se procurar um diálogo sem pré-condições , pode ser uma alternativa viável para o estado avançado de decomposição em que se encontram as relações EUA Irã. Demonstrações de força são absolutamente desnecessárias para um país que pode pulverizar qualquer nação do mundo em 1/4 de hora( tempo que os EUA podem colocar uma ogiva nuclear em qualquer lugar da terra , guiada por um foguete orbital , partindo de uma de suas inúmeras bases mundo afora).

  2. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 21:21

    Pedro ! 5:42 AM Voce está equivocado meu caro. Obama não chegou onde está por ser negro. Voce esqueceu que nos EUA o racismo não é escamoteado como aquí? Se os americanos não tivessem visto alguma virtude nele , já o teriam jogado fora como fizeram com tantos outros. Veja quantos obstáculos ele já ultrapassou . PENSE NISSO.

  3. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 20:22

    Reinaldo,

    você está completamente em desalinho com os planetas e a blogosefera. Nem mesmo os conservadores concedem tanto a McCain.

  4. Surfista Prateado

    -

    27/09/2008 às 18:44

    Bem, Obama não tem condições de ser presidente, acho mesmo fraco, entretanto, estando a corrida virtualmente empatada, dos indecisos, 40% acham que Obama venceu o debate. Se até agora estão indecisos, é porque são meio burrinhos mesmo, e até por isso, mesmo que Obama tenha sido surrado por McCain, acham que ele venceu. O fato é que são 40% dos indecisos, e isso é muito ruim. Imagina se Obama tivesse se saído melhor.

  5. Pedro

    -

    27/09/2008 às 17:42

    Obama nao tema minima condicao de fazer frente ao McCain. McCain detonou o cara no debate. Acho que soh o fato de ser negro explica ele ter chegado tao longe, sendo um senador mediocre.

    Abraco,
    Pedro

  6. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 17:37

    A força que a declinante campanha de McCain possui se deve a distorções como as de ontem. Na medida em que McCain insistiu nelas, a vitória só poderá vir se Obama demonstrar que sente os golpes, o que ele claramente não demonstrou ontem, a não ser no momento em que foi alvo de risadas. Mas no resto ele ficou calmo e não se desviou de seus pontos principais, apesar do deslize de concordar demais com McCain. No resto do tempo inverteu-se o que vários comentaristas diziam poderia ser o tiro no pé maior de Obama: ser professoral. McCain não se dignou a olhar para o adversário uma única vez e ficou a dar lições, com um claro tom de menosprezo. Ora, se o eleitorado americano está cansado deste tom na política interna e externa, McCain pode muito bem ter dado um tiro no pé.
    E isso que ele fala de união e apartidarismo. McCain é um poço sem fundo de contradições, expostas ontem: é anti-Bush, mas em tudo o que importa, ele manterá a política de Bush. Ao ponto – e acho que essa é uma das razões dos tiros dele darem em água – dele afirmar que tem a estratégia certa para o Afeganistão, e dizer que manterá seu compromisso no Iraque, além de resolver os problemas na economia. Não dá. Todos sabem que não dá. Os militares, os banqueiros, todo mundo. Alguma coisa terá que ficar pelo caminho. Não há homens e nem haverá orçamento que agüente. Portanto, Obama foi sobranceiro neste ponto: o foco é o Afeganistão. Lá é a guerra ao terror. O Iraque foi um erro (eu não concordo com isso totalmente, mas a realidade está cobrando seu preço), e ainda é. Todos sabem que o surge não é a principal razão para a relativa pacificação do país e que mesmo isso está ainda longe de estar consolidade (o que, curiosamente, o próprio McCain ontem concordou!).
    João Paulo Rodrigues

  7. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 17:36

    Obama não afirmou que ele vai invadir o Paquistão como Bush fez no Iraque, que é o subtexto da “interpretação” que McCain quer fazer passar. Ele apenas disse que fará o que Bush já está fazendo, após perceber seus erros: se o Paquistão não cooperar (depois de 10 anos, já era tempo, não é mesmo?), as tropas americanas agirão por sua conta em território paquistanês. Elas JÁ estão fazendo disso. O curioso é que o raciocínio de Obama, perfeitamente de acordo com quem acha que o terror não deve ter tréguas e que pior para quem ficar no caminho, receba as críticas justamente dos que apóiam tal coisa em primeiro lugar. McCain quer fazer todos acreditarem que o governo paquistanês é parte da solução apenas, quando é parte do problema. Tanto que o terror só cresce por lá. Durante o governo Bush. Que, by the way, seguiu, até o momento, exatamente a política apaziguadora defendida por McCain. Mais: é curioso que aquilo que Obama defende para o Paquistão e o Afeganistão, diretamente ligados ao 9-11 e à Al Qaeda, é o que McCain defende para o Irã, que nada tem a ver com isso! E seria lidando com o problema real, e não com um secundário, que teríamos o inferno? Bombardear o Irã certamente não trará o inferno, mas é certo que levará a reações duras, num momento de fraqueza americana.
    A seguir, outra deturpação de McCain. Obama não disse que ele sentaria com Ahmadinejad, mas entabularia discussões que antigamente se chamavam de “alto nível”. Além disso, o sarcasmo de McCain, longe de definir um sujeito íntegro ou experiente, demonstra imbecilidade. Em algum momento uma negociação entre inimigos se dá no nível tati-bi-tati da piada? Ele realmente acha que, mesmo com radicais, a conversa entre Estados é daquela forma infantil? Por incrível que pareça, foi neste momento que Obama poderia mostrar maior maturidade, não fosse ter ficado evidentemente sem reação. Todavia, a substância do que ele fala faz muito mais sentido do que McCain, que SABE que a negociação se dará com os Aiatolás que controlam o país, e não com o maluco do Ahmadinejad, que não controla, as pesquisas atômicas nem as forças armadas ou o serviço secreto.
    João Paulo Rodrigues

  8. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 17:00

    “Anônimo disse…
    O boneco foi rasgado, como diria Olavo de Carvalho, porque encontrou um McCain pela frente. Aqui, estamos nessa situação porque Alckmin, no debate com Lula, baixou a cabeça e deixou o bandido ser estrela.
    Lá são os Estados Unidos da América, aqui somos a Banânia.”

    Também acho a mesma coisa!

    Go McCain!

    6:42 AM

  9. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 16:40

    Às 16h37 no Drudge Report:

    {{{{DRUDGE POLL}}}} WHO WON THE FIRST PRESIDENTIAL DEBATE?…

    MCCAIN
    68% 247,821

    OBAMA
    30% 109,213

    NEITHER
    2% 9,085

    Total Votes: 366,119

  10. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 16:36

    Reinaldo, concordo plenamente com você, McCain deu uma surra no Obama. talvez McCain não tenha tanta carisma, sua voz é parecida com a de Bush, mas ficou claríssimo que ele é muito mais preparado pra liderar os EUA.

    Obama pareceu um adolescente sonhador, achando que pode mudar o mundo, na frente do pai experiente, falando “você não entende…”. E Obama todo perdido, as vezes até concordando, “você está certo…”. Eu podia jurar que McCain conseguiu convencer Obama que é uma boa investir em energia nuclear.

    A melhor parte pra mim foi quando McCain falou sobre a pulseira que recebeu da mãe de um combatente morto, talvez foi o melhor momento de McCain, logo depois Obama foi ridículo dizendo que também tinha uma pulseira, creio que até ele mesmo logo percebeu a besteira que fez.

  11. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 15:16

    Assisti ao debate pela globo news e achei que Obana desandou…quanto aos comentários que se seguiram…havia um Sr, não me lembro o nome ,que respondia ao âncora do JN das 10 e dizia que Obana tinha se saído melhor…depois veio o Merval Pereira e disse exatamente o contrário e depois uma jornalista perguntou ao Sr que respondia se a postura de Obama de olhar para o McCain não teria sido melhor, já que o velho senador não olhou uma vez sequer para Obama…resposta….Obana se saiu muito melhor, mais SEGURO, etc….e blá,blá…e Merval reatendo…conclusão….a Globo , eu acho,está na campanha do Obama.Dora Jardim

  12. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 15:06

    ESSA COISA DE ¨POLITICAMENTE CORRETO¨ , É A MAIOR BABAQUICE , QUE OS EUROPEUS INVENTARAM !!

  13. Mauro Garcia

    -

    27/09/2008 às 14:40

    Tio Rei, quem precisa assistir ao debate tendo esta bela sinopse dos fatos. Nos jornais de hoje, nada chega aos pés de sua análise. Obrigado.

  14. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 13:53

    Numa boa, McCain teve leve vantagem. Para quem é, como argumentas os comentaristas desse blogue, muito melhor do que Obama, é pouco. Dizer que foi um passeio é um auto-engano. Passeie, como de costume, pelos sites americanos, da Fox News ao Huffignton Post e não há ninguém apontado a vitória de um ou de outro com consistência. Um empate, vantajoso para Obama é a análise mais recional.

    Quanto ao desempenho pessoal dos canditados. Obama optou por ser mais moderado nos ataques ao oponente, inclusive, concordando em diversos momentos, o que pode ser uma estratégia para mostrar-se justamente moderado (se vai funcionar ou não é outra história). E McCain optou por ser mais agressivo, colocando em xeque a capacidade de compreensão de seu oponente e sem olhá-la na cara um única vez, sinal de descortesia para os padrões civilizados que norteiam esses debates nos EUA.

    Ambos são meio fraquinhos.

  15. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 13:33

    Lendo os posts me vem crença de que o julgamento do debate aquí , foi fortemente influenciado pela mentalidade dos julgadores. Os brasileiros estão pensando que “ganhar um debate ” significa terminar a conversa com o oponente estendido no chão , e que concordar com o oponente , é reconhecer a derrota. Parem com isso senhores ! Debate é uma troca de idéias , apresentação de propostas , não é uma BRIGA DE RUA ou luta de box. Quem faz esse tipo de debate que vcs estão pensando , são os petistas para quem tudo o que a oposição faz está errado e o que eles fazem está certo. PENSEM NISSO.

  16. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 13:23

    COMO DIZ O LULA, QUANTA IGNORANCIA DE CERTOS JORNALISTAS, TAMBÉM TRABALHA NUMA REVISTINHA DE TERCEIRA CATEGORIA…

    PROCURE A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ….

    27/09/2008 - 10h34
    Pesquisas dão vitória a Obama em debate
    Publicidade

    colaboração para a Folha Online

    atualizado às 10h55

    Duas pesquisas divulgadas horas depois do primeiro debate presidencial entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain revelam que o democrata saiu vitorioso do confronto que abordou política externa, segurança nacional e, como esperado, a grave crise financeira que afeta os Estados Unidos.

    Segundo a pesquisa realizada pelo CNN/Opinion Research Corporation, 51% dos eleitores entrevistados afirmaram que Obama venceu o debate realizado na noite desta sexta-feira (26) enquanto 38% preferiram a atuação de McCain.

  17. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 13:13

    a Folha Online
    Duas pesquisas divulgadas horas depois do primeiro debate presidencial entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain revelam que o democrata saiu vitorioso do confronto que abordou política externa, segurança nacional e, como esperado, a grave crise financeira que afeta os Estados Unidos.
    Segundo a pesquisa realizada pelo CNN/Opinion Research Corporation, 51% dos eleitores entrevistados afirmaram que Obama venceu o debate realizado na noite desta sexta-feira (26) enquanto 38% preferiram a atuação de McCain.
    O instituto ressalva, no entanto, que o resultado pode refletir o fato de que mais democratas que republicanos assistiram o debate. Entre os espectadores pesquisados, 41% declararam ser democratas; 27% declararam ser republicanos; e 30% declararam ser independentes.

  18. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 12:58

    Venho dizendo há muito tempo, aqui e alhures: esse Obama é um apastel de vento. Apertou, é o que sai.Lembra o nosso. Só que o nosso é mais habilidoso, agrada mais ao políticamente correto, purga algumas culpas e desperta mais simpatia pelo passado de nordestino-torneiro-mecânico-comabatente-da-ditadura e por aí vai.

  19. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 12:29

    Sim, o Obama é obrigado a dizer que o mcCain está certo, especialmente em relação à crise econômica:

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/080925jb.html

    Só não sei porque o mcCain não destrói ele de uma vez.

    Mas, para variar, isto não aparecerá na CNN, Jornal nacional ou Veja

  20. Ronald Pinheiro

    -

    27/09/2008 às 11:22

    Pessoal:

    Vocês tb notaram que o Obama declarou que “nenhum soldado americano jamais morre em vão, pois está obedecendo ordens do seu comandante-em-chefe”?

    Stalin não teria dito melhor…

  21. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 11:09

    Mais uma prova de sua miopia política, erra quando analisa o Brasil e erra quando analisa o USA. Foi Obama que jantou Mc Cain…

  22. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 10:58

    Reinaldo, essa gente(!?) não tem jeito mesmo.

    Eleitores vêem Obama como ganhador do debate

    Da Folha Online:

    Os primeiros resultados de uma pesquisa realizada com 500 pessoas declaradas como eleitores indecisos deram como vencedor o candidato democrata, Barack Obama, depois do primeiro tête-à-tête com o aspirante republicano à Casa Branca John McCain na Universidade do Mississipi.

    Quarenta por cento deles, segundo uma pesquisa elaborada pela rede “CBS”, percebeu Obama como ganhador enquanto 22% deu a vitória ao candidato republicano e 8% considerou que houve empate.

    Entrando em matéria de debate, 68% dos eleitores que antes de começar a discussão não tinham nenhuma preferência, consideraram que Obama acertou com suas declarações sobre economia, contra 41% que estimou que McCain esteve melhor.

  23. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 10:21

    Não é o que diz a primeira pesquisa a ser divulgada sobre o debate: vitória de Obama (39%), empate (37%), McCain (24%). É uma diferença muito, muito superior à diferença nas pesquisas eleitorais recentes - o que mostra que o fator “torcida” não distorce esses números.

  24. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 10:19

    Obama aqui seria um orador excelente. Lulalá seria um orador de ponta de esquina e onde não tivesse nenhum americano por perto. A diferença é o povo. Com certeza os americanos viram ontem a mediocridade de Obama.

  25. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 9:32

    É Reinaldo, infelizmente sua torcida de republicano fervoroso não é termômetro por aqui (moro em Leesbur, Virginia). As sondagens estão todas apontando vitória de Obama nos debates. Os eleitores possuem um julgamento diferente do seu.

  26. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 9:30

    Nunca tinha visto debate americano e gostei. Parece ser um pouco menos travado que no Brasil, onde o mediador tem que ficar falando:
    “candidato, o seu tempo acabou”. Até onde assisti, havia uma frase padrão para cada candidato: “senator Mccain is right on that point but…” e “senator Obama doesn’t seem to understand…”. Também achei Obama cheio de idéias vazias como você tio Rei. E me irritava particularmente ouvir, ouvir e ouvir para ter a sensação de que talvez o meu inglês estivesse enferrujado sabe? É que dentro de cada frase de Obama parece que tem que se fazer um esforço enorme para colocar duas posições incompatíveis concordando entre si. Lembra o famoso doublethink de 1984. No final das contas, um homem uma hora tem que tomar posições, ainda mais se este quiser ser presidente dos EUA. O lenga lenga cheio de argumentos ocos que andam em círculos pode até levá-lo à Casa Branca, mas precisará mais do que isso se quiser governar. Precisará descer do pedestal de semi-deus embasbacado com sua própria imagem e dar as boas vindas ao mundo dos homens

    Ps: tio Rei, há dois erros de digitação no post se quiser corrigir: “esmaecoido” = “esmaecido” e “E o sensato” = “É o sensato”

  27. Antonio Augusto Carvalho

    -

    27/09/2008 às 8:56

    Peraí, Reinaldo! Cadê meu crédito? Eu também quero! Eu escrevi aqui que o Obama não ganhava! Nem que a vaca tussisse! Isto foi lá no começo, antes da vice virar o furor que virou…

  28. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 8:42

    DISTORÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA

    Abri antes o UOL do que seu blog

    e a manchete é

    EM PRIMEIRO DEBATE OBAMA ATACA A POLÍTICA ECONÔMICA AMERICANA

    Nem de leve dá pra imaginar que ele perdeu o debate, mas mesmo assim é noticiado supervalorizando o Obama

    è brincadeira o que se faz na mídia brasileira

    Obs: A coisa mais vergonhosa que vc tem no curriculo, Rinaldo, é ter trabalhado na Folha. Eta jornalzinho ruim!

  29. Sidney Del Gaudio

    -

    27/09/2008 às 8:09

    Escrevo de Detroit onde moro. Sou seu leitor habitual. Apesar de termos ideias semelhantes, sou obrigado a discordar da sua analise do debate Mccain x Obama.
    Mccain se mostrou inseguro, as vezes irritado com seu oponente e nao conseguiu se livrar do ranso Bush. Posso lhe assegurar que o Obama foi quem jantou o Mccain.

  30. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 6:42

    O boneco foi rasgado, como diria Olavo de Carvalho, porque encontrou um McCain pela frente. Aqui, estamos nessa situação porque Alckmin, no debate com Lula, baixou a cabeça e deixou o bandido ser estrela.
    Lá são os Estados Unidos da América, aqui somos a Banânia.

  31. marina

    -

    27/09/2008 às 6:00

    e o bracelete ?
    Obama fez questão de mostrar que tbém tinha um, só que não sabia o nome do soldado, teve que ler…
    gaguejando.
    lamentável e pueril.
    quem dera chegar à idade
    do mcCain e aguentar 1.30hr de debate, em pé,com tanta energia.

  32. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 4:14

    Impressionante sendo um POLÍTICO a incapacitade de usar da simples realidade para emparedar John Mcain, acho que se estivesse lá faria melhor. Desse ponto de vista, a meu ver, Obama perdeu o embate sim, numa situação que lhe era amplamente favorável. Transpareceu até certa reticência, como se estivesse sentindo o peso da camisa agora que é o momento que se separam os homens dos meninos. Fico imaginando o contrário, se fosse o Obama pelo partido Republicano com toda essa crise econômica e tal…. É O ALCKIMIN DELES.

  33. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 3:57

    Se Alckmin tivesse uma fração da competência do MacCain, hoje, ele seria presidente da República.
    O Obama brasileiro desmoronaria como um tronco podre.

  34. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 2:02

    Reinaldo:

    Assisti ao discurso do Obama durante a Convenção Democrata. Sinceramente? não vejo este grande orador.
    Vi também uma parte do debate de hoje. Até onde pude acompanhar, o McCain se saiu melhor.
    O que eu acho: o Obama é um produto de marketing. E só isso. Não é bom orador. É fraco de debate. O que ele tem é uma aura do público e da mídia que o idolatram. Pra quem não está sob o efeito da obamania o cara não tem nada demais.

  35. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 1:16

    Reinaldo,

    Acho que voce deu uma escorregada na questao do Paquistao.

    Aquilo que o Obama propoe eh que os EUA ataquem Al-Qaeda no Paquistao se, baseados em inteligencia sobre a localizacao daquela organizacao, os paquistaneses nao puderem ou nao quiserem atacar os terroristas.

    Eh exatamente a mesma posicao de Uribe com relacao aos acampamentos da FARC fora da Colombia, e alias, uma posicao moralmente e estrategicamente correta.

    Abracos,

    De um brasileiro que deu sua humilde e orgulhosa contribuicao ajudando o governo colombiano a mandar a FARC para o inferno.

  36. hdrummond

    -

    27/09/2008 às 0:33

    O Mollusco delles também é ruim de debate, gente?
    Falta-lhe consistência, como ao daqui?

  37. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:26

    Até Gerald Thomas admite que Obama perdeu.

    Agora, ninguém vai cair matando em cima de um negro, não é? Ou estou errado?

  38. Marcos Guerson Jr

    -

    27/09/2008 às 0:26

    Obama chamou John McCain de Jim várias vezes e ainda babou! Caraca!

    Marcos

  39. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:18

    Opa, Rei, o “esmaecido” ali tá “esmaecoido”. Abraço.

  40. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:18

    Na verdade, a defesa de conversas sem precondições partiu de Henry Kissinger.

  41. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:18

    jonh mccaim eu torço e óro pela sua vitória no dia 4/11/2008

  42. l barros

    -

    27/09/2008 às 0:14

    Olá Reinaldo,de novo..
    Adoro discordar de gente com opinião,mas sua leitura do debate hoje foi totalmeente diferente da minha.
    O velhinho não olhou NENHUMA VEZ no olho do outro.
    O que mais me impressiona é o medo dos dois e a total e absoluta idéia do que vem pela frente e ele consegui sublimar a ojeriza pelos jorgibuches matou os DOIS falou do Reagan umas dez vezes pareace que eles não existiram..

  43. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:13

    Foi um grande exemplo de como debates melhoram muito sem os grilhões restritivos da Justiça Eleitoral brasileira.

  44. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:11

    Nao concordo. Nenhum dos dois conseguiu se destacar. Debate muito morno. Era de se esperar ja que hoje nao se descutiria a economia.

  45. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:10

    A crise financeira não foi esquecida. O tema do debate era política externa. Economia será tema de um dos próximos dois debates.

  46. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:08

    Não achei que foi um massacre, mas o McCain claramente se saiu melhor.

    Obama, que além de ser um orador superior, tinha a vantagem da crise econômica, perdeu uma grande oportunidade.

    Será que a Globo News vai passar o debate dos vices? Quero muito ver a Sarah.

  47. NS

    -

    27/09/2008 às 0:08

    Pois a “Grobo News” tá dando a maior força pro Obama, ele teve mais presença, ocupou mais o debate (sei lá o que isto quer dizer), não se intimidou com McCain. Honestamente, acho que os dois foram fracos no quesito economia. De resto, estou com vc, deu McCain!

  48. Rogério Augusto Paiva da Silva

    -

    27/09/2008 às 0:05

    Reinaldo,
    Tens razão que o Obama foi um fiasco no debate, mas a situação é parecida com o que acontece no Brasil em muitas eleições: a televisão é quem escolherá qual candidato apoiar, o que em sua maioria não é o vencedor do debate, como a Globo costuma fazer e fez, por exemplo, com o Fernando Collor.
    Abs, Rogério.

  49. Anônimo

    -

    27/09/2008 às 0:05

    Reinaldo,
    Sou leitor assiduo desde a epoca de primeira leitura.Morando nos EUA a dois anos eu entendo seus comentarios a respeito da midia favoravel ao Obama.
    Volta e meia comparo a cobertura dessas eleicoes a eleicao do primeiro mandato de Lula ai em terras tupiniquins.
    Acabo de assitir ao debate e estou acompanhando as perorações em favor de Obama porem pela ABC.
    Acho desnecessario repetir tudo o que voce falou, porem um comentario eu me sinto obrigado a fazer. Os comentaristas, na ansia de colocar Obama como o grande vencedor do debate, idolatram o fato de ele ter olhado mais constantemente e diretamente para a camera e para Jon Mcain, porem ninguem comentou, e eu acho que voce logo fara nos seus comentarios, quantas vezes o candidato Obama disse: “Jon Mcain is absolutly right”, ( gostaria de saber se voce tambem teve a impressao que eu tive que Obama pareceu concordar com todas as posicoes de Mcain)
    Segue um abraco, e nao vejo a hora de voltar de ferias para o Brasil e poder ler seu novo livro.
    Andre Gomes

  50. Paulo Boccato

    -

    27/09/2008 às 0:01

    LC…NAO,NAO FICOU NAO !

    A PRIMEIRA METADE,MAIS DE 40 MINUTOS, FOI INTEIRINHA SOBRE A CRISE ECONOMICA.

  51. Anônimo

    -

    26/09/2008 às 23:57

    acho que a pisada final na bola do obama foi falar que melhorará a imagem dos estados unidos no exterior. e desde quando o americano médio se importa com o que o mundo pensa dele? ele se preocupa é com o país dele.
    pareceu que o obama tava fazendo discurso para europeu ouvir e não para o eleitor.
    marcia 1907

  52. Anônimo

    -

    26/09/2008 às 23:57

    Minha opinião sobre o debate

    Reinaldo -

    Para mim, estavam ali, de um lado: um homem maduro e sério, com grande experiência dupla: na guerra e na política; do outro lado: um garotão, com alguma experiência na política.
    Resumindo: McCain foi melhor!

    Bobby

  53. Carla Pola

    -

    26/09/2008 às 23:57

    Tio Rei..

    Foi um passeio..deu até pena do Obama..

    Amanhã o slogan será: Faça como Obama, vote no Mc Cain!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ohh!! dó!!! kkkkkkkkkk

    Carla

  54. Nausícaa

    -

    26/09/2008 às 23:53

    Obama, outro imberbe, deveria comer muito arroz com feijão por umas duas décadas para pensar em ser líder de qualquer coisa. Presidente dos EUA, jamais.

  55. Lee_Lee

    -

    26/09/2008 às 23:50

    Respondendo ao primeiro comentário, o debate de hoje não tinha a crise como tema.

  56. Bruno

    -

    26/09/2008 às 23:50

    Quando se compara com os debates das primárias, até que Obama não foi mal - ele não gaguejou, disse suas idéias, embora eu as considere erradas, com convicção.

    No geral, não creio que esse debate mudará muito a situação atual. Ambos jogaram mais para a sua base eleitoral que considerarão o seu candidato como o vencedor do debate hoje. Espero estar errado, mas a eleição continua pendendo para o candidato democrata.

  57. Anônimo

    -

    26/09/2008 às 23:50

    Reinaldo, voce notou a risadinha sarcastica do Obama cada vez que o McCain rebatia as bobagens que ele estava falando? Nao se pode discordar do Deus Negro,ele sempre tem razao.

  58. Joabe S. Arruda

    -

    26/09/2008 às 23:48

    Não assisti ao debate. Mas, pelo que vai no texto acima, creio que o anúncio prévio de que McCain venceria o debate não foi tão precipitado assim.

    Notícia do portal G1.com
    Anúncio de campanha antecipa debate presidencial e diz que ‘McCain venceu’
    http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL775225-15525,00.html

  59. Ricardo Gualda

    -

    26/09/2008 às 23:47

    Concordo, Reinaldo. McCain acabou com a ilusão que é o Osama, ops, Obama. Moro nos EUA e vi o debate pela CNN aqui. Eles colocaram termômetros medindo a reação da platéia durante o debate, e Osama, ops, Obama ganhou o tempo inteiro pelas medições! Os analistas agora estão concluindo por um empate (close call). A mesma coisa aconteceu no debate entre o iletrado e Alckmin. Quando este atacou aquele com verdades óbvias, foi classificado como “agressivo” e tal… É de chorar…

    O que ocorre com o mundo hj em dia? Vivemos tempos de homens medíocres…

    Abraço!

  60. Cris

    -

    26/09/2008 às 23:43

    Rei

    Eu comentei lá embaixo: eu não fazia idéia de que Obama fosse um…boboca. Verdinho, verdinho.
    Fiquei impressionada, no mau sentido.

    Não dá prá encarar, não.

    Go MC CAIN! (by Yarinha!)

  61. aep

    -

    26/09/2008 às 23:40

    Concordo com você.

  62. Anônimo

    -

    26/09/2008 às 23:39

    Kassab 5 a frente de alckmin pelo IBOPE….agora não tem volta!!

  63. Anônimo

    -

    26/09/2008 às 23:36

    E como seria o papo entre eles:

    -Vou varrer Israel do mapa…
    -Não, vc não vai.

    A crise financeira que ficou esquecidinha, né?

    LC


 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados