BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
Publicidade

DATAFOLHA 1 - COMO ENTENDER A QUEDA NA POPULARIDADE DE LULA. E AS ELEIÇÕES

sexta-feira, 20 de março de 2009 | 6:01
No post abaixo, estão os números do Datafolha sobre a popularidade de Lula. O mais importante: A taxa de aprovação caiu de 70%, em novembro do ano passado, para 65%.

Petralha, como um ser óbvio, imagina, claro, que vou dizer aqui que a derrocada do Apedeuta começou, que agora é ladeira baixo, daí para o oblívio. Mas eu direi quase o contrário: os números só demonstram como Lula foi eficiente em se descolar da crise. Hesitou um pouco, tentou negar o óbvio, com a sua “marolinha”, e depois se empertigou, deu-se conta do tamanho do desastre da economia mundial e se dedicou a seu esporte predileto: encontrar culpados. Ensaiou uma demonização do empresariado, que começou a demitir, mas logo mirou nos Estados Unidos e nos especuladores. E está sendo bem-sucedido.

Antes que continue numa análise que é política, cumpre observar que, com efeito, a dinâmica da economia brasileira faz com que o tombo do crescimento seja grande, mas, para as camadas mais pobres, o pouso tem sido e continuará lento. A crise faz cair a inflação, o que garante o poder de compra do salário mínimo, que voltou ao topo se medido em cesta básica. É evidente que isso tudo conta na avaliação positiva. E há, sabemos, o, chamemo-lo assim, talento de Lula para a política nas circunstâncias e condições em que ela é feita no Brasil (não esqueçam deste ponto porque vou retomá-lo adiante).

Tudo isso explica a pequena variação negativa no seu prestígio, elevadíssimo ainda assim. A questão nem tanto é saber por que caiu um pouco, mas por que continua tão alto. A resposta, nesse caso, é bem mais simples. Em primeiro lugar, a oposição não tem rosto, e os rostos personalizados da oposição, nas questões que contam, são quase todos variações em torno do mesmo Lula. Fica-se diante de um círculo que se vai auto-alimentando: ninguém bate em Lula porque ele é popular, e, em parte ao menos, ele é popular porque ninguém bate em nele. Jamais um presidente foi tão preservado de seus erros como o petista. O governo surge, inclusive em boa parte da imprensa, como aquele que só acerta.

Convenhamos: também esta não tem sido das mais críticas — parece haver um questionamento mais ou menos silencioso que poderia ser assim expresso: “Se a oposição não se opõe, por que a imprensa vai fazer esse trabalho?” Não é uma indagação infundada. Querem um exemplo? Há dois meses, Lula, Mantega e Dilma diziam que o país iria crescer 4%. Hoje, a expectativa oficial é de 2%, e poucos acreditam nela. Nem oposição nem imprensa cobram do governo o erro de análise. Unida, a nação se dá por satisfeita se não houver recessão. Essa passou a ser a nova medida do acerto. Numa variante do patriotismo, estamos todos contra a crise, é claro. E há um certo sentimento de que a convicção firme pode afastar o perigo. É mais fácil, em certos círculos, acreditar em pensamento positivo do que em Deus…

Isso é ruim?
Esse “patriotismo” nem é, em si, ruim. Mas convenham: é uma situação nova, não? Só Lula pôde experimentá-la. Como era com os outros presidentes — com FHC em particular? Quando foi que o PT, então na oposição, deixou de atribuir ao tucano a inteira responsabilidade pelas crises? Nunca! Elas estouravam lá fora, e logo se dizia que o Brasil padecia porque, por aqui, só havia ou incompetentes ou salafrários. Em cinco meses, vimos evaporar mais de 700 mil empregos. Mas não havia ninguém para encostar Lula na parede.

O PT CONSTRUIU UM LUGAR ÚNICO NA POLÍTICA BRASILEIRA, QUE LHE FOI FACULTADO PELAS LICENÇAS ESPECIAIS QUE LHE CONCEDEM OS ADVERSÁRIOS. Caso se eleja um tucano em 2010, e o país passe a enfrentar dificuldades vindas de fora, alguém aí dúvida de que os petistas botarão a boca no trombone, acusando o presidente de incompetência e/ou desvios éticos? Alguém aí duvida de que, fosse um tucano ou um democrata o presidente, as mais de 700 mil vagas fechadas teriam se transformado em passeatas da CUT, com acusações as mais severas ao mandatário?

Ninguém duvida. E não! Eu não acho esse um bom modo de fazer política. Essa é uma das minhas muitas contraposições ao partido — que, atenção!, nesse particular, continua rigorosamente o mesmo. “Sorte deles”, alguém diria. “Se são competentes no trato da coisa política, fazer o quê?” Não é bem assim. O uso, por exemplo, da máquina sindical para endossar governos aliados e atingir governos adversários é puro lixo ético.

Silêncio e 2010
Volto ao ponto. Que, dado o contexto, Serra e Aécio evitem enfrentar o governo — ou enfrentar Lula —, compreende-se. Que os oposicionistas no Congresso, o PSDB em particular, façam o mesmo, aí já me parece um caso de inapetência. O governo é senhor absoluto da agenda — e a crise, no que respeita à política propriamente, tem sido até positiva para o Planalto: o clima é de “não podemos nos dividir”.

Então 2010 já está no papo, e Lula faz seu sucessor, já que nem a nova desordem mundial parece abalar o seu prestígio? Bem, aí a coisa já é um tanto diferente. O tal “talento” de Lula, de que falo no segundo parágrafo, é um ativo político gigantesco, mas também traz contratempos. Ele é um fenômeno irrepetível. Transferirá, sim, parte do seu prestígio para o candidato (ou candidata) do governo, mas não tem um sucessor político natural. E não há como construí-lo artificialmente. Os petistas gostariam que a luta de 2010 se desse entre “o (a) escolhido (a) por Lula” e o anti-Lula, mas não creio que seja possível consolidar esse confronto, especialmente se o candidato das oposições for José Serra. Sua biografia política, vejam só, está mais ajustada à metafísica do social, tornada tão influente, do que a da própria Dilma Rousseff.

Mas que se note: o fato de o prestígio de Lula não implicar eleição fácil da candidatura que ele ungir não dispensa a oposição de fazer oposição. Se continuar de bico calado, os eleitores ficam sem distinguir cítara de flauta, como diria o Apóstolo Paulo.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

84 comentários em “DATAFOLHA 1 - COMO ENTENDER A QUEDA NA POPULARIDADE DE LULA. E AS ELEIÇÕES”

  1. Gabriel Tatagiba disse:

    Isso é mesmo um ciclo vicioso. Se um presidente popular não tem oposição, ele fica mais popular. O PSDB, ainda mais, é meio fraco para desafiar o censo comum, e prefere se agararr ao que as pessoas já pensam. E isso vale para o sentido oposto: na campanha de 2002, o que considerei um grande erro de Serra foi o fato de ele também propor “mudança”, tal como Lula. Parece engenhoso fazer isso já que FHC estava impopular. Mas não: era justamente um argumento a mais para votrar em Lula, afinal, se até o candidato do governo quer mudança, é porque o governo é ruim mesmo, e as pessoas deveriam votar na oposição… Se decidisse elogiar FHC, Serra poderia perder do mesmo jeito, mas pelo menos evitaria que o ex-presidente - e o próprio PSDB - virasse alvo de críticas lugares-comum, sem possibilidade de respostas. E O PSDB, fraco, pode voltar a errar em 2020: sendo Lula forte, não vai atacá-lo. Parece, de novo, engenhoso, mas aí o(a) candidato(a) oficial poderia dizer - acertadamente - “se até a oposição elogia, por que não votar no governo?”. O que mais causa esse tipo de erro é que os políticos, hoje, estão entregando a campanha exclusivamente a marqueteiros. Para eles, cabe ao candidato apenas se adequar ao que as pessoas pensam. Assim, nesse raciocínio lógico, é mais benéfico deixar de atacar o governo bem avaliado, ou atacar o governo, mesmo sendo governista. Não conehço nenhum caso em que essa estratégia tenha dado certo. O fato é que cabe aos partidos terem posição claras, independente do que pensa a poipulaçao. Imagine se o PT, quando era oposição e perdia de FHC, resolvesse elogiar o governo? Será que hoje estariam numa situação melhor, ou estariam como o PSDB, meio sem identidade, sem o que dizer? Essa é aquestão: enquanto o PSDB não começar a ter cara, mostrar qual a sua ideologia, atacar o governo e mter alguma unidade, permeanecerá enfraquecida.

  2. Antonio disse:

    Quem é que esta preocupado com pesquisa? com o sobe e desse, dos numeros manipulados. Só os vagabundos que não trabalha e fica espondo os podres dos companheiros. Esse Des-governo é tão pôdre, que tem a certeza, que o povo já se acustumou, com o cheiro da carniça.

  3. Anônimo disse:

    Em primeiro lugar, parabéns pelo post.

    Em segundo, gostaria de destacar três pontos:

    1) Nâo é que o PSDB e o DEM não saibam ser oposição. Eles simplesmente não possuem condições mínimas para realizarem o papel que lhes cabe. Não possuem militância, líderes políticos identificados com o povo e penetração das instituições mais populares (sindicatos, ONGs, igrejas neo-pentecostais etc.). Entre esta total falta de condições, a pior delas é a falta de líderes efetivos e populares (o último líder popular do PSDB, capaz de enfrentar e ganhar do Maluf, foi o Mário Covas).

    2) Dilma ou Serra? Torço francamente pelo segundo. Mas ele só se elege se, ao ambiente de absoluta crise moral, se juntar uma crise econômica mais aguda. A situação econômica vigente até o final do ano e o rumo que a apuração destes escândalos tomar dará o tom da eleição de 2010. Dilma não conseguirá absorver a transferência de votos que Lula pode lhe proporcionar se a crise econômica piorar. Serra pode perder definitivamente espaço para Dilma se a economia melhorar.

    3) Não descarto a emergência de um novo e definitivo escândalo associado à própria Dilma ou ao filho de Lula, em momento propício (em momento de queda da popularidade de Lula e de piora dos indicadores econômicos)possa minar de vez a candidatura de Dilma. Não nos esqueçamos do que Serra fez com a filha do Sarney.

    Por ora, contudo, o cenário é francamente favorável à Dilma (que cresce nas pesquisas).

    Pedro Clava

    3)

  4. Anônimo disse:

    O povo está ligado ao Lula por laços de amor e de medo que refletem a relação da massa com a sua própria grandiosidade infantil, desejo de poder, desejo de vingança, inveja e até um senso de onipotência, da qual Lula é apenas a personificação ou espelho; na medida em que personificar as projeções (grandiosas, etc.) da povo, este o seguirá, mas, se Lula cessar de personificar essas projeções da massa, sua sugestão (influência) fracassará e ele será simplesmente ignorado, ridicularizado, desprezado e eventualmente substituido.
    Já que a fantasia substitui a evidência, a lógica e a verdade pela AUTORIDADE (das afirmativas) do Lula, seu efeito é desencorajar o pensamento e aumentar a negação da realidade, encobrir ou evadir os problemas ao invés de enfrentá-los.
    Para esse esquema de influência funcionar indispensável construir e manter esse laço emocional positivo forte entre Lula e a massa.
    A fantasia funciona porque o povo tem uma crença na amorosidade ou/e na autoridade do Lula ou porque acredita no poder e teme a agressividade dele. No primeiro caso, segue por amor e, no segundo, por medo ou terror.
    Em ambos os casos, o povo está sob o domínio de uma idealização grandiosa — Lula é idealmente bom ou é idealmente mau, mas em todos os casos , onipotente.
    As idéias que os seguidores aceitam não se baseiam na própria experiência, mas na qualidade de sua relação com o Guia Genial. As afirmativas do Macunaíma maximus enquanto a relação emocional positiva perdurar são imunes a julgamento crítico.
    Porém, cultivar essa idealização é uma coisa arriscada e incerta para o Guia Genial; é um estado bem dificil de manter, tão grande será a pressão vinda do povo, para que o Macunaíma seja o seu objeto da fantasia grandiosa.
    Existem inúmeros perigos na manutenção dessa idealização grandiosa.
    O PRIMEIRO PERIGO é que o Guia Genial passe a acreditar nas fantasias dos seus seguidores acerca de sua onipotência, ficando messiânico,etc; porém essa “loucura”grandiosa, é frequentemente assaltada por sentimentos de inferioridade, resultando em uma hiper-sensibilidade às críticas e consequentemente explosões raivosas.
    Um SEGUNDO PERIGO é o Guia Genial incorporar patologicamente o Deus e querer fazer sempre o perfeito, levando à extrema indecisão(medo de errar e perder a posição de Deus). Quando um Guia Genial carismático simbiótico está à beira de fazer um ato realisticamente bom e necessário, ele é muitas vezes acossado pelo sentimento de estar prestes a fazer algo prejudicial, perturbador que colocará em risco sua “boa”relação com a massa.
    Um TERCEIRO PERIGO é o Macunaíma tentar fortemente reforçar a SIMBIOSE com a massa, tentando deixar os problemas para assessores; os assessores incensam e inflam a grandiosidade dele e o insulam das realidades desagradáveis. Com a SIMBIOSE ocorre uma deterioração da capacidade de pensamento crítico, conjuntamente com um sentimento superficial e bastante eufórico(maníaco) de calor, de espontaneidade brega, de bom sentimento grupal, uma sensação atemporal de entorpecimento mental, acreditando que de alguma forma, o “grupo”, o “partido” ou a “relação”é um bem importante em si e por si e, cuidará de quaisquer problemas sem necessidade de trabalho específico.
    Um QUARTO PERIGO aparece quando passa a euforia e os problemas reais aparecem e persistem. Uma maneira de tentar ficar na ficção de OBJETO ONIPOTENTE BOM é deslocar o papel de OBJETO MAU para outros ( pessoas, grupos sociais ou paises). Mas, mesmo dentro do grupo, ocorrem cisões e processos de atribuição de bodes expiatórios, sendo os que dirigem a atenção aos problemas os nomeados bodes expiatórios. Aparecem inimigos, uma forma persecutória (paranóica) e monótona de pensar, um moralismo superficial com voluntarismo infantil e constante culpabilização dos outros.
    Um QUINTO PERIGO é o Lula em confronto com a dura realidade cair do estado EUFÓRICO para um outro de DEPRESSÃO e EXAUSTÃO EMOCIONAL e FÍSICA. Alguns mais frá

  5. Anônimo disse:

    De pleno acordo…acho que ajudaremos se enviarmos em massa sugestões e cobranças da OPOSIÇÃO para que passem a agir.Encostar o desgoverno nas cordas….a hora é agora…eles vão começar a fazer vistorias nas obras do PAC para divulgarem nos horários disponíveis para os partidos.Acho que já é um começo.Vamos arregaçar a as mangas e ajudar a oposição , em vez de ficarmos só reclamando, vamos agir e pressionar.Dora

  6. Anônimo disse:

    Nunca pensei que em seu blog fosse encontrar fãs incondicionais do Apedeuta. Gente que o acha amadurecido, ético e até bonito…

  7. Moacir Rauber disse:

    “Errar é humano, mas encontrar um culpado é fundamental”, foi sempre o lema de Lula, explicando sua popularidade!

  8. Tomás Pereira disse:

    Reinaldo,
    Agradeço pela sua dedicação como comentarista político. Sabe por quê? Porque você nos deixa mais inteligentes. Você amplia o alcance dos debates e nos faz perceber como aquilo que nos parecia óbvio não passa de uma análise superficial, que tem mais força pela repetição e pelo apelo do meio social (aí incluo a patrulha do politicamente correto),do que pela excelência da análise.
    Esse caso do resultado das pesquisas sobre a popularidade do Lula é, até certo ponto, exemplar.
    O discurso de que o mau desempenho da economia afetaria a popularidade do Lula já estava pronto na cabeça de muita gente mesmo antes dessas pesquisas serem publicadas. Aposto que muitos jornalistas já tinham seus textos prontos explicando o fenômeno, esperando pelo menor sinal de uma pesquisa que os autorizasse a publicá-los. Bom , não dá pra negar que essa análise está certa. Mas fazer jornalismo não é só dizer a verdade, mas apontar os aspectos interessantes e esclarecedores dela. É por isso que foi um prazer entrar no seu blog e ler uma análise muito diferente daquela publicada com pressa por outros jornalistas que já “sabiam” o resultados dessas pesquisas muito antes dos estatísticos. O fato é: Lula perdeu popularidade? Sim, perdeu. Mas continua com uma avaliação ótima em comparação com outros presidentes em momentos de crise e podia ter perdido muito mais.
    Continue a fazer jornalismo assim: zeloso, corajoso e inteligente. E muito obrigado, é claro.

  9. Iguinho disse:

    A imprensa não deve se pautar pela oposição, mas o contrário. A imprensa faz o seu trabalho divulgando o que apura e a oposição decide o que fazer (ou não fazer) com essas informações.

    A propaganda do DEM na TV cobra o erro de análise do governo em relação à crise só que confrontando frases de Luiz Inácio com fatos de jornal, facilitando o entendimento do povão. Não chega a ser uma oposição sistemática, usando dados, mas é melhor do que nada, né PSDB?

    O PT de oposição a um “eventual” (e bota aspas aí!) governo Serra ou Aécio não será tão devastador quanto foi o PT de oposição ao governo FH. As lambanças do governo Lula não chegaram a rachar o PT, como apareceu na VEJA em 2005, mas enfraqueceu o partido politica e eleitoralmente. Em miúdos: essas lambanças “tiraram bastante moral” de petistas graúdos como representantes da ética e do decoro na política junto a parte considerável do eleitorado.

  10. Anônimo disse:

    Nicão disse 12:47 -

    ” Lula é uma figura pública degradante, já, à partir da sua figura, grotesca em si. Além disso é amoral, mal educado, analfabeto e antiético “

    Não entendi caro Nicão. Por que seria a figura de Lula degradantes e grotesca ? Será que é porque ele não é branquinho e tem cabeça chata ? Porque é das “cabiceiras”. Ô pessoal preconceituoso esses direitões. E quanto a Lula ser antiético. Ele é tão antiético que quando maluf lhe deu aquele dossiê que dizia que covas e fhc tinham contas ilegais no exterior, nas ilhas cayman, lula imediatamente descartou usar tal material. No entanto hoje, qualquer coisa que surja, qualquer factóide, é usado imediatamente pela oposição. Isso desde 2003. E essa turma ? Esses não são antiéticos, não é ?

  11. Anônimo disse:

    Pedido muito especial a você

    Reinaldo -

    Seria possível publicar de novo este meu comentário?
    Muito obrigado.

    Pátria

    Reinaldo –

    Quando eu era menino, nas escolas decorávamos poemas cívicos de Olavo Bilac e outros poetas. Aprendíamos a cantar hinos patrióticos e a respeitar a bandeira nacional. Todo fim de semana o diretor do meu ginásio reunia os alunos no pátio interno para hastear a bandeira, enquanto cantávamos o Hino Nacional brasileiro.

    Neste instante é bem possível que certos leitores deste blog, até mesmo leitores anti-petistas – isto mesmo: anti-petistas - , de ótimo nível de escolaridade , estejam sorrindo das palavras que escrevi no parágrafo acima. Devem estar pensando: “tudo o que esse Léo escreveu são apenas sentimentais recordações de uma infância distante”. Pois é, pode ser mesmo um pouco de saudosismo deste escriba. Então, vamos falar em tom mais “ austero”.

    Em 2005, portanto, há apenas quatro anos, a editora Objetiva publicou uma tradução do livro “MEMÓRIA E IDENTIDADE – Colóquio na Transição do Milênio”, de autoria do papa João Paulo II. Esse livro está dividido em cinco partes e mais o Epílogo. A terceira parte intitula-se: PENSANDO PÁTRIA (Pátria – Nação – Estado). Só lembrando aos esquecidos (neles incluídos os sorridentes acima referidos), Karol Woytila era filho da Polônia, país que lutou bravamente contra os nazistas, no início da segunda Guerra Mundial, e depois resistiu, com não menor coragem, contra o regime comunista, imposto àquele país pelo desastroso tratado de Yalta.

    A referência anterior ao tratado de Yalta vem bem a propósito. Em nosso glorioso tempo moderno tem sido freqüente a presença de iluminados acordos, públicos ou secretos, que passam por cima do milenar conceito de Pátria, porquanto, segundo a idéia dos poderosos que dominam o mundo, o que interessa mesmo é o bem de uma exotérica Humanidade. Entenda-se: aquilo que eles acham que seja o Bem.

    Os homens que detêm o Poder político no Brasil, sejam eles petistas ou não petistas, com certeza não ignoram tais acordos. Gregos e troianos preferem fazer de conta que isso não existe. Ficam travando diante da platéia, formada por nós, homens comuns, ridículas briguinhas, porém não estão dispostos, com raríssimas exceções, a lutarem verdadeiramente por essa venerável realidade que se chama PÁTRIA. Esse é o nosso problema mais profundo e, por isso mesmo, bem pouco conhecido.

    É como vejo o melancólico panorama em que estamos vivendo.

    Um abraço –

    Léo – (vale do Paraíba)

  12. Murilo Medeiros disse:

    Tio Rei!

    Meus professores de Geografia, ontem no cursinho pré-vestibular, passaram duas aulas falando sobre a sua estirpe!

    Lhe acusaram de tudo! Mas a metade da sala de aula achou ridículo o comportamento do professor!

    E, com mais de 100 pessoas na sala, gritamos em Uníssono: SEU PETRALHA! SOMOS DA DIREITA! NÃO VIVEMOS MAIS SOB O MURO DE BERLIM!

    KKKKKKK

    Ele ficou revoltado! Mas esquerdista é assim mesmo…

    OBS: OLha como os jovens estão mudando. Na minha sala, tem 116 pessoas. Fiz uma pesquisa geral e constatei :)

    103 PESSOAS DECLARARAM simpatia a DIREITA! Fantástico não? kkk
    Abraços

  13. Anônimo disse:

    Ô anonimo das 6:42 : Serra não tem nada a ver com Dilma. E digo mais ele sabe muito bem o que fazer com a oposição petista. Basta ver como ele se conduziu na Prefeitura e agora no governo do estado. Os petralhas podem urrar à vontade , mas as coisas tem que sair do jeito que ele (Serra) quer. Serra é tão convicto , que foi catapultado do ministério do planejamento do governo FHC , simplesmente por não concordar com muitas coisas referentes à política economica na época. Depois foi nomeado para a Saúde , e fez tudo o que se sabe , merecendo até premios internacionais. Serra é o homem certo para o próximo governo.

  14. Anônimo disse:

    Nessa toada de temor, se Aécio e Serra se mantiverem cheios de dedos para baterem em Lulla, vão somar somente os votos dos petralhas arrependidos (eles existem sim, e estão em números crescentes). Quanto aos seus ex-verdadeiros eleitores, bem, aí já seria abuso lhes pedir votos.

  15. Anônimo disse:

    QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A MUDANÇA NA REGRA DAS MPs ? EM PRINCÍPIO PARECE BOA, MAS VINDO DE QUEM VEM…

  16. Anônimo disse:

    O Serra tem que ser contra:

    - a corrupção
    - os Cartões corporativos
    - a Falta de transparência
    - a falta de comando
    - o mau uso do dinheiro público
    - a demagogia
    - a proliferação de cargos e ministérios

    E tem que ser a favor:

    - da austeridade
    - do exemplo
    - da qualidade administrativa
    - da Justiça
    - da redução dos impostos
    - da fiscalização
    - de um Ministério enxuto e de qualidade
    - do gerenciamento total, dos projetos, do andamento das obras, das despesase das receitas
    - de um Brasil sério onde a honestidade volte a ser um valor.
    - do trabalho como fonte de crescimento do povo

    Gione

  17. Anônimo disse:

    É no que dá dar vez a personalidade psicopática, que tem o dom de encantar o chamado povo: geralmente paralisa-se todo tipo de contra-argumento.

    E dá-lhe de propaganda para o culto à personalidade (psicopática) do Pulha!

  18. Thiago disse:

    Reinaldo, desculpe usar este espaço para inserir um link nada relacionado ao texto em particular, porém intrínseco a idéias e posts publicados por você. É de autoria de uma das cabeças mais brilhantes que tivemos em nosso país e que, por razões óbvias, rejeitado ao esquecimento. Se entender pertinente, peço que libere este comentário.

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=252

    Abraço

  19. Anônimo disse:

    Perfeita análise,caro Reinaldo!

    Fico impressionado com a sua capacidade de,além de escrever muito bem,fazer análises perfeitas!

    Outra coisa que chama a atenção,além da sua capacidade e competência:A GRANDE QUANTIDADE DE TEXTOS DE SUA LAVRA!

    Parabéns!

    Ritter - Porto Alegre

  20. Santiago disse:

    Caro Reinaldo:

    A oposição não bate no Lula porque ela é composta por gente da classe média (Fernando Henrique, José Serra e similares) e classe média não gosta de se contrapor a nada, mas sim de contemporizar. Ou seja, se a impressa não tomar esse incumbência, de ser a oposição, estamos fritos.

  21. Sergio disse:

    Caro Reinaldo:

    Admiro o seu comedimento, e penso que vc está certo em “não jogar milho para os bicos”, ou como cairia bem melhor no caso dos petralhas: “não jogar lavagem para a porcada” eh eh eh
    Eu sou mais otimista e me regozijo com qualquer queda do vagabundo cachaceiro; aliás, divirto-me vendo os tocadores de tuba e os penas de aluguel, como vc mesmo diz, tentando esconder do povão o iminente declínio do nefasto e sua cambada.

  22. Anônimo disse:

    O Lula amadureceu muito nesses anos de governo!

    Enquanto os outros envelhecem com o estresse do cargo, ele amadurece e… fica até bonito!

    Teve uma sambista que não resistiu aos seus encantos e - dizem! - deu-lhe uma cantada! Só quem não gostou nem um pouco e ficou enfurecida foi a D. Marisa!

    Também, pudera!

    Quanto às “furadas” nas previsões futuras, ele está no seu papel. Enquanto puder, ele jurará de pés juntos que o Brasil irá crescer… 5, quer dizer, 4, bem… talvez uns 2%!

  23. Anônimo disse:

    O anônimo das 6:42 me desculpe mas Serra não tem nada a ver com Dilma.
    Esse é o tipo d conversa para tentar deletar Serra da disputa.
    Se é o ideal é outro papo mas igual a Dilma não é mesmo.

  24. Cris disse:

    Espera: 84-5 dá…65?

    Vixe, preciso atulizar minha matemática. Essa aí, achada na rua, eu não conheci, não.

  25. Cris disse:

    Anônimo das 6:18 disse

    “…Que tal se pensarmos numa “TV Reinaldo Azevedo”, em que, via YouTube, poderíamos ter acesso às suas opiniões ao vivo e a cores?

    UUUUUUUuuuuuuuuuaaaaaaaaaaau!

  26. Anônimo disse:

    Sr. realdo,

    Acabo de ler na internet a manchete que segue:
    “Projeto submete demarcações de terras indígenas ao Congresso.”

    Fala sério.. eles estão de sacanagem, nã oestão?

    Agora? O STF determinou ontem, QUE TODAS AS TERRAS “BRASILEIRAS” INDÍGINAS DO TERRITÓRIO NACIONAL, A PARTIR DE ONTEM DEVEM SER DESOCUPADAS e ponto final. Pasme, entram nessa leva TERRAS CUJOS PROCESSOS JÁ TRANSITARAM EM JULGADO. ontem, quando o advogado de defesa levantou a questão, os ministrinhos fizeram ouvidos de mercador.
    Que diabos esses políticos pretendem? Passar recibo para a população ou é má fé ?Será que a intenção é criar perrengas para justificar a intervenção do governo com a alegação de que o país corre risco de baderna generalizada?
    É o que parece ser.

  27. Anônimo disse:

    Para Sandra das 9:39am;

    A divulgação da farsa anterior apontava 84% e não 86%, okay?

    Você ainda não ouviu falar do clube dos 16?

    Creio que todos aqui do clube do Rei fazemos parte do Clube dos Dezesseis.

    Os “16%” que não tolera mentira, emnpulhação, ações ao arrepio das leis e o esbulho das instâncias democráticas do desf paizf…

    Abraços

    TC

  28. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    Não tem preço acordar e dar com essa notícia.Para o resto existe o mastercard!!!!!

  29. Anônimo disse:

    Anonio da primeira 8:59am;

    Quem divulgou 84% foi o CNT/Sensus e não o Data-Falha.

    Se bem que ambos institutos são mais petralhas que o ogro barbudo. hehe

    TC

  30. Anônimo disse:

    Caro Rei, uma dica quentíssima: leia um livro chamado “De faxineiro a Procurador da República”, autor Manoel Pastana (Editora Pastana, Porto Alegre). Aparentemente este livro está sendo boicotado pela mídia, mas é nitroglicerina. No mínimo, traz revelações interessantes sobre os meandros do poder no Ministério Público Federal. Ah, e tem um capitulo especial sobre o mensalão, em que se afirma, com todas as letras, que há mais provas contra Lula do que contra José Dirceu. Quem fala é um procurador da República. Vale a pena a leitura.

  31. Sam disse:

    Boa análise, Reinaldo. No final das contas, só temos que aguentar mais 20 meses com o apedeuta. Acho que o Brasil vai superar mais essa fase negra.

    Agora, imagine o que vai ser quando as esquerdas usarem contra o presidente Serra as mesmas táticas que estão usando contra a governadora Yeda lá no meu RS?

    Fique preparado, tio Rei! Terás muito mais trabalho para desmistificar as trapaças dos petralhas.

    E, olhando lá longe, imagine 2014: Lula x Serra em ano de Copa do Mundo no Brasil. Essa peleia eu não perco de jeito nenhum!

  32. Nicão disse:

    Lula é um fenômeno, sociológico, temos que admitir. É a antítese de qualquer coisa que se aproxime da integridade, do caráter, da moral, da ética, da boa educação, da formação, da cultura, enfim, das virtudes que, normalmente, são a base do sistema institucional de qualquer sociedade minimamente decente, desenvolvida e organizada.
    Lula, ao contrário, é uma figura pública degradante, já, à partir da sua figura, grotesca em si. Além disso é amoral, mal educado, analfabeto e antiético, com tendências a uma espécie de messianismo esquizofrênico, característica, aliás, próprias de analfabetos desajustados moralmente. O caso dele é mais grave ainda porque é inteligente, niguém pode negar.
    Não tem palavra, contradiz-se a todo momento, fala besteiras e imoralidades todos os dias (ponto “G” do Bush e “sifu”, só pra lembrar de duas), joga debochadamente para a platéia da vez, fazendo frequentemente de palhaços os seus ouvintes. Usa a sua inteligência de forma deplorável, enfim, uma vergonha, algo insólito.
    O que mais me impressiona, entretanto, não é o apoio que tem entre os miseráveis analfabetos mantidos nos currais do bolsa esmola, mas sim o apoio que tem entre os chamados cultos, em todos os setores, principalmente entre os íntegros. Sim, porque, essa distorção fantasiada de presidente, por incrível que pareça, tem admiradores entre gente íntegra e culta. Eu conheço algumas dezenas delas, convictas de que ele está sendo vítima do preconceito(!!).
    Assim, só posso concluir que há algo de errado e muito grave, mas não com Lula, que, afinal, foi colocado lá, mas com a sociedade brasileira, pelo menos com a “banda íntegra”, que foi sequestrada por uma espécie de “pudor resignado” em reagir, uma espécie de culpa pelo sucesso, vinda da tal “elitização”, pregada e tão bem explorada pela Igreja e pelo PT.
    Enquanto não encaramos isso, permaneceremos reféns dessa verdadeira cruzada pela inversão de valores. Temo que não tenhamos mais muito tempo.

  33. Anônimo disse:

    Off topic pessoal : “ Passando batido praticamente de todas as premiações nos EUA, sem nenhuma indicação ao Oscar, “Gran Torino” só foi lembrado pelo National Board of Review, entidade que reúne diversos estudiosos e críticos norte-americanos e que entregou a Clint Eastwood seu troféu de melhor ator e ao novato Nick Schenk, o de melhor roteiro original no ano passado “. Colegas, não percam esse filme de Eastwood. Tem tudo a ver com a gente. Conta a história de um ultra conservador radical aposentado que vê sua vizinhança ser ocupada por imigrantes asiáticos. Faz cara feia o tempo todo, grunhe em vez de falar e dispara uma impressionante coleção de xingamentos toda vez que cruza com seus vizinhos orientais e também com os negros. Como eu disse, o personagem tem tudo a ver com gente. Só que esse sr vai conhecer um menino vietcong e aos poucos vai aprender com ele como abrir sua cabeça tacanha. Verá que seus fantasmas vermelhos comunistas não passavam disso. Fantasmas. Não deixem de ver. É uma lição de vida. Abraços.

  34. Anônimo disse:

    CONTRA A PAREDE - E essa, agora. Agência Estado noticia que LULA acaba de encontar o STF contra a parede, no caso Battisti.
    Pressão alta, presidente?

  35. Anônimo disse:

    Pois é Reinaldo,

    Como quase sempre, corroboro o exposto e aproveito para um off:

    E enquanto isso… Vistes o entusiasmo do Bonner no JN de ontem ao anunciar a norma do governo acerca da obrigatoriedade de air-bag nos carros novos como ítem de segurança? Não seria melhor os lacaios atentarem para o que disse André Beer, que ressaltou a importância primeira do sistema de freios ABS? Aquele sistema que impede o travamento das rodas, bem como o sistema EBD que, além de fazer a leitura do sistema de freios, distrbui a força de frenagem entre as rodas afim de evitar o travamento e maximizar a eficiência da frenagem, evitando assim o acidente, uma vez que Air bag só é acionado no momento que a “porrada” acontece?

    Sem contar que os valentes do bolivariano (para satisfazer exigências das cias de seguros) já oficializaram que os novos carros deverão sair de fabrica, por obrigatoriedade, olha só, com o rastreador para a localização de veículo, a partir de agosto p. A adoção do equipamento espera análise do Contran que por sua vez espera pelas parcerias entre várias empresas interessadas.

    Curioso Rei, que pela norma, o carro deve ter o rastreador, mas acioná-lo ou não vai depender do consumidor, vez que envolve o pagamento de mensalidade às empresas de monitoramento de veículos. Então Rei, esse papo de que rastreador permite localizar o veículo em caso de furto ou roubo, mas se o consumidor não quiser adotá-lo enquanto sistema de “proteção” não é bem assim, não. Ora, o bichinho está lá no carro. Em caso de sinistro as seguradoras o localizam tenha o cliente ou não contratado a empresa de monitoramento. E não nos esqueçamos que com isso tudo poderá servir de demanda contra o segurado quando do requerimento de sinistro, pois a seguradora poderá alegar que o carro estava num lugar, enquanto o segurado afirmar estar em outro. E como bichinho tá lá, a privacidade de qualquer um vai pra cucuia junto, pois a localização do veículo poderá servir para espionagem e rastreamento dos passos de quem comprar o carro com o sistema. Doravante, será possível, Rei, os caras saberem aonde você foi jantar, que peça ou filme foi ver, em qual shopping esteve, e por aí vai….

    Que o MP esteja de olho nessa gente. Tenho medo desse tipo de gente que se preocupa com a minha segurança, viu?

    TC

    PS; Aguardem o bebê conforto! Quem como eu, cujo filho mais novo tem 14 anos, ou mesmo os motoristas solteiros e sem filhos serão fiscalizados, e, todos (para nossa segurança, como querem) estaremos na mira dessa gangue petralha

  36. Anônimo disse:

    Caminho livre para a confusão instrumental Paulina, já que oposição no país não há.

  37. rocket disse:

    Concordo com parte do seu raciocínio, Reinaldo. Discordo apenas quando voce toca na competencia de Lula de compreender os fatos e mudar de opinião como quem troca de roupa íntima. Está mais do que provado que Lula é apenas um espertalhão que, quando abre a boca e deita falação de verve própria, só sai asneiras. Quantas vezes tivemos desmentidos de aspones querendo limpar a barra do chefe? No máximo, ele capta alguma coisa no ar mas, proceder a uma análise e desta, apresentar alternativas, não creio que tenha capacidade intelectual para tanto. Lula é um marionete, com alguma autonomia, é verdade mas, que é manipulado pelo núcleo duro do governo. É uma rainha: reina mas, não governa. É a nomenklatura que o cerca quem realmente dita os rumos da sua atuação. O Zeca Diabo, a Dita dura, o Asqueroso, dentre outros, são o governo molusco mais visível. O próprio, é apenas uma interface, um rosto para apresentar para a platéia. Bem feínho, por sinal…

  38. Anônimo disse:

    Reinaldo,
    Discordo totalmente de você. Isso é só o começo. A crise ainda nem começou. Lembra de quanto tempo o Mensalão começou a fazer efeito na popularidade do Lula? Ele só foi atingido no final do ano. Nessa crise vai ser assim.

  39. Ernesto Heredia Dias disse:

    OFF TOPIC

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que, se depender dele, não vai mandar o italiano Cesare Battisti de volta ao país de origem.

  40. Anônimo disse:

    Reinaldo, assim não tem graça. Você esgotou o assunto. Eu não pensaria em nada que acrescentasse. Mas que 65% em plena crise é muito, isso é.

  41. Surfista Prateado disse:

    Já está na hora de você perceber que a oposição não bate no Lulla e no PT porque absolutamente a maioria da população e dos parlamentares são ao menos veladamente COMUNISTAS. Sim: COMUNISTAS. Todos sonham com aquele que vai nos levar ao paraíso comunista onde eu trabalho pouco e algum infeliz desconhecido leva o país para frente… É o sonho de todo brasileiro, na média um preguiçoso nato… E quem mais personifica essa mentira de viver sem trabalhar? LULLA. Por isso todos batem pouco nele. É bater no seu próprio sonho.

  42. pracinha disse:

    Já que falaram em patriotismo, aqui vai o pracinha da feb!

    É claro que 5% (se for só isso mesmo) é pouco, mas o que importa é a tendência de queda.

    Infelizmente a coisa (economia) vai piorar, mas felizmente (pro bem do Brasil) a avaliação de lulla e seus miquinhos amestrados vai piorar.

    Ouçam o pracinha da feb - tem vivência dessas coisas!

  43. Anônimo disse:

    Reinaldo

    Concordo com o Anônimo das 8:29. Não há oposição neste País. Todos querem ser ou fazer parte do governo. Mesmo o Democratas.
    PT e PSDB tem a mesma origem: a velha esquerda autoritária, intervencionista e antidemocrática.
    Eleger o Serra é eleger o “menos pior” entre Serra e Dilma.
    É preciso haver um candidato diferente que defenda as idéias liberais, a democracia e o livre mercado. Não ganharia a eleição, mas mostraria as diferenças entre a esquerda e os valores liberais.

  44. netto disse:

    O noçu guia não vai dormir direito esses dias motivo: queda na popularidade. Ele vai agir igual a milionario que tem medo de ficar pobre.
    Coitado dos criados, digo, subordinados.

  45. BIQUEI disse:

    Chegou a vez dos ……legalizados!

    El Supremo desestima la primera demanda contra una tabaquera en España
    http://www.Elmundo.com.

    BARCELONA.- El Tribunal Supremo ha desestimado la primera demanda presentada en España contra Altadis (antes Tabacalera) e interpuesta por la familia de un fumador fallecido de cáncer de pulmón. La Justicia considera que no existe responsabilidad civil por no quedar probada relación contractual entre el fumador y la tabaquera.

  46. Anônimo disse:

    Prezado Reinaldo,

    Essa oposição que aí está, seria melhor que pedissem o chapéu e se mandassem.
    O o governo surfa na onda, e a oposição chafurda na lama.

    Parabéns, pela bela análise.

    Iacaputo.

  47. Anônimo disse:

    Agora a crise está atuando na parte pensante e mais sensível do povão, a barriga.

  48. Anônimo disse:

    Reinaldo
    Finalmente parece que o povo brasileiro começa a enxergar a incompetencia deste governo.HOJE É O INICIO DO FIM DESTE GOVERNO DEMAGOGO DO PT.

  49. Rose disse:

    Outro dia você escreveu:

    “Em algum futuro, não sei quando, historiadores se debruçarão sobre esses dias e, então, poderão elaborar alguma teoria sobre momentos da história dos países em que uma espécie de ilusão coletiva se sobrepõe à realidade.”

    É essa ilusão coletiva que me assusta.

  50. heróis anônimos disse:

    Não há dúvida de que o populismo e a corrupção são pragas que tendem a se proliferar mais em culturas e povos atrasados: quanto mais atrasados mais elas estão presentes; quanto mais presentes mais atrasados.

    Mas,ao que parece, estamos hoje no pior dos mundos: é provável que nunca em nossa história o populismo e a corrupção estiveram tão epidemicamente presentes. E, o que é desastrosamente pior,nunca se combinaram tão bem como hoje, num casamento que, apesar das costumeiras sessões de tapas e beijos- como as que estamos assistindo agora-, chega a ser quase perfeito. O velho populismo comuno-cleptocrata, representado, hoje, pelos partidos de esquerda sob liderança do PT, se associou ao também velho fisiologismo cleptocrata, representado , hoje, pelos partidos de aluguel sob liderança do PMDB, para assaltarem o Estado, os cofres públicos, o estado de direito e a democracia. Os vermes e os vírus do atraso estão em lua-de-mel.

    Nada poderia ser tão desastroso para um país que, por cima dos escombros de um século de guerras mundiais e epidemias totalitárias que causaram a maior mortandade de toda a história do homo sapiens, ensaiava romper o seu histórico atraso.No limiar de um novo século, o país parecia que ia, enfim, calçar os sapatos da modernidade e da racionalidade.

    Mas, como nas histórias reais sem happy end, esse nosso Jeca-Tatú não conseguiu se curar de suas verminoses.Que pena, o Jeca-Tatú está, agora, muito doente e fraco.De novo.

    Robes Mendes

  51. Anônimo disse:

    Aguardo ansiosa as denúncias do Ministério Público no Judiciário de todas as patifarias captadas pelos satiagrahianos. No mínimo, quero crer que as investigações estejam em andamento, eu digo isso com base em falas passadas do Procurador Geral da República em outros casos.

    Por exemplo, o caso Greenhalg-Gilberto Carvalho.

    Por exemplo, o caso Dilma-Silas-Cardeal.

    Toda essa fumaça - veja você eu considerar esses exemplos gravissímos dessa forma - enquanto rolava a maior fusão ilegal irrigada com dinheiro público no país.

  52. BIQUEI disse:

    A semana passada foi postado aqui artigo,
    http://www.lavanguardia.com.
    onde o análista de mercado do jornal afirmava,ser extremamente perigoso fazer negócios com bancos da Espanha, dentre eles particularmente,abrissem o olho com o Santander.
    Ninguém melhor do que Coronel de Mierda,para conhecer sua própria raça;

    http://www.financial times.com.

    Chávez to nationalise Santander bank unit

  53. Anônimo disse:

    Como sempre faço, após anos de experiência, sempre multiplico por 3 os números de dados pessimistas pois as estatísticas apenas tocam uma faceta dos problemas. Assim acredito que a verdadeira queda foi de cerca de quinze pontos e não apenas cinco como querem fazer acreditar.

  54. Márcio disse:

    Grande parte da hegemonia petralha é culpa da própria oposição. Uma eleição de 2006 cheia de erros, muita timidez e medo de perder regalias no congresso. O PSDB está com medo de declarar guerra aos petistas e mesmo o DEM o faz de uma forma muito tímida.

    Fica dificil reverter esse quadro com uma oposição tão ineficiente, calada e errônea.

    Acorda Oposição!

  55. FENIX disse:

    Alta Traição

    Hoje se consumou o maior atentado à Soberania Nacional Brasileira. Potencia estrangeira? Não! Por parasitas, traidores da Pátria que se fingem de brasileiros e ocupam cargos importantes na administração publica.

    Foram eleitos? Não! Foram indicados pelos presidentes da republica, sendo sete ou oito por lula da silva.

    Um, apenas um, Marco Aurélio de Mello, postou-se contra a demarcação em terras continuas e com fronteiras com dois países. Os demais dez cometeram alta traição assumindo o risco de se perder parte do território nacional. Estes serão lembrados, principalmente quando e se a coisa virar.

    O Exército, através do General Heleno, postou-se contra e simplesmente não foi levado em consideração, ao contrário, quem alertou para o perigo foi punido.

    Esses, juntamente com a administração petista, merecem o ódio de toda a população brasileira, se cientes estivessem do golpe covarde.

    Mas, nada como um dia depois do outro. O tempo é senhor da razão. Chegará o dia em que brasileiros honrados se rebelarão contra esse estado de coisas e, com o poder nas mãos, farão justiça e reverterão todas a medidas que desrespeitaram a pátria e a nação brasileira. A nação está de luto.

    “LIBERTAS QUAE SERA TAMEN”

  56. Anônimo disse:

    Será que se o PSDB ganhar as eleições o PT vai apoia-lo para presidência do senado?E se um general criticar a política indigenista o lider do PT no senado vai defender o governo?É por isso que acho que não existe um melhor candidato para o Brasil existe é o menos pior.

  57. maria-maria disse:

    Não há oposição porque todos estão devidamente catalogados e são reféns de dilmão que possui dossiê sobre cada um deles.

    É inimaginável o conteúdo desses documentos, pois quem os guarda é nada menos que uma terrorista-sequestradora e, mesmo assim, maneja-os com desenvoltura, tornando dóceis e comparsas todos os pulhas eleitos para fiscalizarem o desgoverno.

  58. Anônimo disse:

    REI.

    DE FATO, A COISA TÁ BEM DIFÍCIL.

    O RELATIVISMO MORAL DO BANDO CHEFIADO PELO APEDEUTA NÃO TEM PRECEDENTES.

    É DIFÍCIO VER A OPOSIÇÃO E MÍDIA, BLINDANDO ESSE PILANTRA.

    ESTOU CANSADO CONFESSO, MAS, NÃO PERDI A MINHA FÉ, OBVIAMENTE ELA NÃO ESTÁ DEPOSITADA EM OUTROS FARSANTES (SERRA/AÉCIO “ET CATERVA”).

    Rods

  59. Anônimo disse:

    Quer saber?
    Eles são espertos demais!
    Eles manobram esses Institutos de “Pesquisa”.
    Não teria como justificar a manutenção de um índice maior.
    Então, baixaram um pouquinho.
    Na esperança de uma melhoria na economia, quando então irão largar uma “pesquisa” com índices maiores do que antes.
    Aguardem e verão!

  60. Sandra disse:

    Bem, eu já não acreditava que a aprovação era tão alta. 86%, não era? Isso é quase 9 entre 10 brasileiros. Como alguém com uma aprovação dessas não se elege em 1o turno? Como leva uma vaia daquelas no Maracanã? Índice de aprovação não é algo que possa ser comprovado experimentalmente, mas uma questão de fé. O cara tem uma enorme aprovação, mas não é votado por quem o aprova.

  61. Anônimo disse:

    Ah,ah,ah ! Agora o apedeuta se deu mal. Tá caindo. Em todas as classes e setores. Vejam só como Lula está mal das pernas. Agora só 64% dos brasileiros com nível universitário aprovam o homem. E apenas 58% da classe A ainda confia em Lula. Esse governo é horrível ! Um verdadeiro desgoverno comprado com Bolsa-Esmola. Só engana os idiotas. Ah,ah,ah !!!

  62. Anônimo disse:

    muito bem!

    MAM

  63. Reinaldo Azevedo disse:

    REPUBLICO ESTA MENSAGEM, ENVIADA PARA O ÍNDICE, CUJA ÁREA DE COMENTÁRIOS ESTAVA INDEVIDAMENTE ABERTA:

    E a guerra contra o Papa continua.Depois de dizer … E a guerra contra o Papa continua.
    Depois de dizer óbvio, que a camisinha até aumenta o número de casos de aids, leva tiro de tudo que é lado.
    O mais interessante é o ataque da IURD através de seu canal de televisão. Hoje mostrou como fazem a distribuição de camisinhas nos cultos lotados na África do Sul. Lembrou a cena do Lula no carnaval do Rio.
    O que está por trás disso tudo?
    Não é possível que esse movimento junto com tantos outros simultâneos sejam gratuitos.

    Onde vamos parar?
    Publicar Recusar (Anônimo) 08:51

  64. Na disse:

    Elementaqr meu caro Rei, tudo que sobe, desce. Vou ao mercado ouvir o povo, os aposentados, os pensionistas, depois eu conto.

  65. Luis Antonio disse:

    Reinaldão,

    mas o que pedimos para a oposição? Passeatas? Badernas? Acusações infundadas? Não, de forma alguma! O que pedimos é para que essa oposição vagabunda ataque o DISCURSO vagabundo dessa gente.

    Por exemplo, para ser bem decente e limpinho, e dentro do tópico economia:

    Por que a oposição não atacou com veemência a política econômica do governo quanto a interrupção das privatizações, o desrespeito às agências reguladoras e aos gastos desmedidos?

    Aqui, em São Paulo, uma voz quase solitária, o governador Serra faz duras críticas a política econômica, principalmente quanto aos juros absurdos!

    Não Reinaldão, não precisamos ser animais, “tocando fogo” no país, expressão essa que já ouvi de muito petista, para fazer uma dura oposição.

  66. Anônimo disse:

    Uai! Mas não era 81% de aprovação?
    Agora a Datafalha diz que era 70% ! Não aguento mais tanta mentira . Mentem na subida , mentem na queda , mentem o dia inteiro. Bah! por falar nisso : quando é que chegaremos em Janeiro de 2011 hein ! Estou louco para ver Lulla e sua quadrilha pelas costas.

  67. J.J.S.Xavier(Tira) disse:

    Olá Reinaldo !

    Parece que como um xamã, o Apedeuta está ainda, deixando a maioria sob seu encantamento.
    Oxalá tudo isso se dissipe como névoas antes do sol.

  68. Anônimo disse:

    Bom dia Reinaldo.

    “Caso se eleja um tucano em 2010, e o país passe a enfrentar dificuldades vindas de fora, alguém aí dúvida de que os petistas botarão a boca no trombone, acusando o presidente de incompetência e/ou desvios éticos? “

    Não.

    E alguém aí duvida que os tucanos não moverão uma única pena para cumprir sua obrigação de investigar este desgoverno?

    Não!

    São farinha do mesmo saco! Compadres!
    Crime cometido por amigos para eles não é crime. Não têm caráter.

  69. Anônimo disse:

    O PMDB só não faz o próximo presidente se não quiser, mesmo. Aí é a rupturazinha. Tem tudo para comandar os demais partidos, em oposição.

    Ontem vi Heráclito Fortes tecendo altos elogios a Tião Viana. Só faltou lamentar a perda do presidência do senado. Uma vergonha. Tadinho do Heráclito, 25 anos, disse ele, na casa, e ainda não percebeu nada.

  70. Anônimo disse:

    Reinaldo,
    O texto é a realidade crua mesmo. Não existe oposição atual a esse “guverno”. As barbaridades, a corrupção, a demagogia nunca foram tão intensas “nestepaiz”. E o que ocorre? Absolutamente o silencio. Dos bons e dos malvados. Os partidos políticos na minha opinião são todos de centro-esquerda, até mesmo o Democratas, que não tem coragem de se assumir como direita. Criou-se o monstro da popularidade recorde do imperador sol-Lula e os polílicos morrem de medo de criticá-lo. Mas eu não acho que o povo seja tão bobo assim. Acho que os políticos e o imperador Lula são reféns da vontade e do humor do povo, que como bom e esperto achacador irá sempre querer mais…De graça…A classe política nunca foi tão subserviente a vontade popular.

  71. Anônimo disse:

    Disse o Sr. que o esporte predileto de Lula é procurar culpados. Mas, ele sabem quem são os culpados: todos os que trabalham, têm empresas, produzem e ganham com o suor do rosto o sustento.

    Sabe o que saiu no jornal da SBT das 6? Plantador de tomates de alta qualidade, em São Paulo, recebeu um batalhão de fiscais, uma operação gigante. Incontáveis autuações. Quebrou o produtor. Certamente, digo eu, querem que plantadores construam flats, em meio às lavouras, para os empregados. Imagine que foi autuado por IRRIGAR À NOITE. Veja que crime!

    Certamente que o jovem autuador gosta de tomate de primeira, na Avenida Paulista mas não sabe que o melhor horário para irrigação é exatamente à noite, em face da evaporação e tremendo calor durante o dia. Pois é, culpado é quem trabalha. Lockout neles é o que digo.

  72. Anônimo disse:

    O risco de Lula fazer o seu sucessor é, sim, elevado. A chegada de Lula ao Planalto foi cuidadosamente articulada, como eles gostam de dizer e realmente sabem fazer, não neguemos.

    O risco, portanto, de que não saiamos da imaturidade hoje representada pelo pobrismo existe e não é desprezível.

    Enquanto os AVC´s, os infartos, os cânceres etc. não chegarem para os da geração sessenteoitista, o Brasil permanecerá empacado na agenda imatura, irracional mesmo, dessa geração que não acredita em ninguém com mais de 30 anos de idade, que se quer eternamente jovem, eternamente incapaz de assumir responsabilidades.

  73. carlos amendola disse:

    Não poderia ser diferente, o nosso ator canastrão sempre caçando um inimigo para jogar a culpa de todos os nossos males. E o velho Estados Unidos novamente está na mira petista.

  74. Anônimo disse:

    Pra mim, a Dilma é a favorita, pois tem a máquina pública federal (LULA) ao seu favor, mas não quer dizer que ganhará com facilidade, dependerá muito da situação econômica brasileira em 2010.

    Este governo nunca teve uma agenda própria de governo, no máximo foi ampliar a bolsa família que o governo FHC criou, será que a ministra Dilma possui à sua própria agenda de governo?

    Bom, até agora não tem, inaugurar obras não vale.

  75. Anônimo disse:

    Reinaldo, parece que no México a situação guarda certa identidade com a nossa, ou seja, o presidente de lá tem alta popularidade enquanto a vaca vai para o brejo.

    A única coisa que se constatou claramente é que o Bolivariano da Silva não agiu quando deveria e até hoje não mostrar nenhuma ação concreta para combater os efeitos da crise e se limita a questões de política monetária que não trazem efeitos imediatos.

    No entanto, conforme você muito bem reconheceu, Reinaldo, as classes mais pobres ainda não sentiram os efeitos da crise, mas começam a ver que há problemas sérios no horizonte próximo.

    A crise vem se alastrando paulatinamente e o desgoverno do Bolivariano da Silva assiste querendo que ela não exista, que não chegue, enquanto não abaixa o preço da gasolina - uma das mais caras do mundo -, nem os impostos, não enxuga a folha de pessoal e não muda o assistencialismo que escraviza na pobreza.

  76. Luiz Paulo Vallandro disse:

    Prezado Reinaldo, nesse texto “Não é bem assim. O uso, por exemplo, da máquina sindical para endossar governos aliados e atingir governos adversários é puro lixo ético” será somente lixo ético? até onde é lícito sindicatos sistematicamente mobilizarem-se contra governos, dizendo estar defendendo interesses da classe e, quando entra um governador que eles apóiam o sindicato fica absolutamente calado? com o dinheiro que recebem de governo e contribuições de trabalhadores? eu entendo que é mais do que lixo ético, é roubo mesmo! Refiro-me ao CPERS que, até assumir o governo o sindicalista Olívio Dutra, era “pau” em todos, mesmo recebendo boa parte do que pedia. No governo do Olívio, que não concedeu metade do que pediam, não havia nenhuma greve ou ameaça de greve!

  77. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    Infelizmente Serra e Dilma são dois candidados que não prestam. Como se diz:
    Trocar seis por meia duzia.

  78. Anônimo disse:

    Reinaldo. Continua lamentável a oposição, principalmente essas aves do bico duro e a bunda mole.

  79. Van Helsing disse:

    É isso ai mas Serra ira perder.

    - Roubo de armas em SP;
    - MST lindo leve e solto;
    - a quantidade de vagbundos e idiotas
    - o Diálogo Interamericano (até FHC é a favor das drogas);
    - o resultado em Roraima(em resumo nosso STF - onde está o motorista do Lula)
    - A CUT botando banca no TRT.
    - O PMDB e o traira Aécio (lembrar que esta suposta paz foi capitaneada por ambos)

    E o pensamemto lógico melhor estar com ele do que experimentar a desordem.

  80. Anônimo disse:

    Ué, mas a popularidade de Lula não era de 84%? Agora caiu 5% e está em 65%?

  81. Tibiriçá Ramaglio disse:

    De fato, 5% são uma marolinha para o prestígio de Lula, mas, como o próprio Lula já evidenciou, ninguém sabe o estrago que uma marolinha pode provocar.

  82. netto disse:

    Análise política mais atual do que essa não precisa. O que tem mesmo que acontecer é os possíveis candidatos a sucessão do grande molusco não piscarem nem um olho para não perderem o fio da meada. O barbudo sabe como mexer com a massa para conseguir o que quer e a oposição, bem, é só aguardar.

  83. Anônimo disse:

    Caríssimo.
    Absolutamente off topic, mas visitando aleatoriamente o YouTube, descobri que um determinado país oriental, mantem uma rese (?) de televisão divulgada exclusivamente pela internet. São entrevistas, comentários sobre artigos em jornais e reportagens televisivas em canal aberto. São opiniões que dificilmente seriam divulgados em “canal aberto” ou jornais…
    São comentários e enrevistas com personagens conhecidos, geralmente considerados de “extrema isso ou aquilo”…Que tal se pensarmos numa “TV Reinaldo Azevedo”, em que, via YouTube, poderíamos ter acesso às suas opiniões ao vivo e a cores?

Escrever um comentário



Powered by WP Hashcash


 
  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |