BUSCA

Busca avançada      
FALE CONOSCO
Escreva para VEJA
Para anunciar
Abril SAC
Publicidade

CPI: quem tem Infraero tem medo…

segunda-feira, 19 de março de 2007 | 11:08
Leia trecho de reportagem de Iuri Dantas e Marta Salomon, na Folha de hoje:
A quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente e de duas altas funcionárias da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), determinada pela Justiça, ajuda a explicar o temor do governo em transformar a estatal em alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
A investigação feita pelo Ministério Público a partir de relatórios de auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) poderá dar fôlego aos trabalhos da eventual CPI do Apagão Aéreo, que a oposição tenta instalar e o governo quer evitar.
Com base em suspeita de irregularidades nas obras do aeroporto de Congonhas, a Justiça Federal de São Paulo determinou em 25 de outubro passado a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado Carlos Wilson (PT-PE), ex-presidente da estatal e amigo de Lula.
A atual diretora de Engenharia, Eleuza Therezinha Manzoni dos Santos, e a procuradora jurídica da estatal, Josefina Valle de Oliveira Pinha, também tiveram os sigilos quebrados. Dois engenheiros completam a lista de pessoas investigadas.
À exceção de Wilson, que disputou a eleição no ano passado, os demais permanecem nos cargos, sob a chancela do ministro Waldir Pires (Defesa).
O juiz-substituto da 21ª Vara Federal, Danilo Almasi, acatou parcialmente pedido do Ministério Público Federal com base em relatórios do TCU. Ele negou temporariamente o bloqueio de bens dos envolvidos.
Assinante lê mais aqui

TCU
O que foi mesmo que o TCU descobriu? Refresco a memória do leitor amigo com uma reportagem da Veja:

Por Julia Duailibi, na Veja de 25 de outubro de 2006:
Ao inaugurar, em dezembro do ano passado, parte das obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, o presidente Lula elogiou o então presidente da Infraero, Carlos Wilson, pela “dedicação” e pela “contribuição extraordinária que fez ao Brasil”. Dez meses depois, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União começam a desvendar o lado obscuro de uma contribuição extraordinária de Wilson. Superfaturadas, as obras podem ter causado ao Erário uma perda superior a 100 milhões de reais. Com base em ampla pesquisa de mercado realizada pelo TCU, o Ministério Público constatou preços de 31% a 252% acima dos de mercado num conjunto de 29 produtos e serviços. O caso mais escandaloso é o da compra das chamadas pontes de embarque (ou fingers, em inglês), que dão ao passageiro acesso ao avião. A Infraero pagou ao consórcio vencedor a bagatela de 2,2 milhões de reais por unidade. Com base em outras compras idênticas feitas pelo poder público, o TCU constatou que cada finger não custaria mais do que 630.000 reais. Também houve superfaturamento de 226% nos serviços de fundação da obra. Cobraram-se, por exemplo, 354,15 reais por estacas que não deveriam custar mais de 108,60 reais.

O Ministério Público Federal também acusa a Infraero de ter direcionado a licitação para o consórcio formado pelas empreiteiras OAS/Camargo Corrêa/Galvão. Na avaliação dos procuradores, a licitação de Congonhas deveria ter sido fracionada em várias concorrências menores, garantindo, assim, maior disputa e melhor preço. Ao exigir que um mesmo participante executasse desde as obras de pavimentação até as reformas do terminal de passageiros, a Infraero colocou todo o projeto nas mãos das grandes empreiteiras – que, por sua vez, acabaram subcontratando, em alguns casos irregularmente, empresas menores. A investigação destaca ainda que, um ano após a celebração do contrato entre a Infraero e as vencedoras da licitação, foi realizado um aditamento suspeito, que elevou em 15 milhões o valor do contrato. Calcula-se que as obras em Congonhas, uma vez concluídas, custarão 180 milhões de reais. Pelas contas do Ministério Público, no entanto, elas poderiam chegar a 75 milhões de reais.

“São de extrema gravidade os dados ora levantados, que demonstram cabalmente um total desprezo pelo patrimônio público”, afirma o Ministério Público numa ação cautelar ajuizada na semana passada, em que pede a indisponibilidade dos bens e a quebra dos sigilos fiscal e bancário do ex-presidente da Infraero, Carlos Wilson, e de outros quatro diretores e ex-diretores da empresa estatal. Ex-senador pelo PTB de Pernambuco, Wilson ocupou a presidência da Infraero do começo do governo Lula até março deste ano. Deixou o cargo para disputar uma cadeira de deputado federal pelo PT. Antes, coordenou um dos principais programas de investimento em infra-estrutura do governo Lula, com a criação, ampliação e reforma dos mais importantes aeroportos brasileiros. Questionado sobre as acusações, Wilson disse desconhecê-las e afirmou que sua gestão na Infraero foi amplamente “fiscalizada e transparente”. Os procuradores investigam irregularidades nas obras de Congonhas desde 2004. O aeroporto tem o maior movimento do país, com 45.000 passageiros diários. As obras de remodelação devem ficar prontas no começo de 2007. Ao todo, Wilson comandou a reforma de 66 aeroportos. Além de Congonhas, o Ministério Público Federal investiga irregularidades na execução das obras dos aeroportos de Vitória, Recife e Goiânia. Se o mesmo padrão de superfaturamento de Congonhas tiver ocorrido nas outras reformas, o Ministério Público acredita estar diante de um dos maiores desvios de recursos públicos deste governo.

COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter Enviar por e-mail

26 comentários em “CPI: quem tem Infraero tem medo…”

  1. jose disse:

    reinaldo

    acredito que chegou a hora da decisão, o Sarney quer criar um estado ´para ele, ok se as mumias do senado aprovarem.
    Ocorre que esta brincadeira diminue ainda mais a reprensatidade de nosso estado.
    Pergunto o que estão fazeno os nossos senadores?
    Será que não está na hora que acordar aquela velha emenda ¨UM CIDADÃO UM VOTO ¨
    O Brasil do Sul que o Diogo falou está cada vez mais emocionante. Acredito que a ultima eleição presidencial já mostrou o BRASIL DO SUL.

  2. Renato disse:

    Renato
    Tenho absoluta certeza de que não existem processos perfeitos. O que devo sugerir aos gestores de nosso Pátria é que cada gestor deve se ater a sua pasta. Como assim….
    Investigações devem estar sobre a gestão do MP.
    Apagão aéreo, sobre a getão do Comando da Aeronautica.
    Votações de assuntos de interesse nacional sobre a gestão e poder de nosso legislativo.
    Devemos sim é tratar os assuntos com técnica e seriedade sem interesses políticos partidários.~
    É hora de parar a distribuição de cargos e efetivamente colocar em operação uma gestão técnica substituindo so que não estão resolvendo por aqueles que certamente tem algo a contribuir.
    Em nome da Eficiência e Competência vamos trabalhar, e há propósito….. so erra quem faz.

  3. Anônimo disse:

    urso branco, periquito ou capivara,
    se feridos ou ameaçados de morte, as providências e coberturas jornalisticas são maiores do que as que se dão à um ser humano, seja as originadas pela violência, ou nos corredores dos hospitais, do transito, dos vicios, da fome, etc, etc…

  4. votei no gabeira disse:

    Pôxa, que coincidência !!
    O site do T.S.E. informava os colaboradores da campanha do Sapo Barbudo para Presidente, então arquivei. Vejam só que incrível:
    -CAMARGO CORREA CIMENTOS S.A.-1MILHÃO
    -CAMARGO CORREA EQUIPAMENTOS E SISTEMAS S.A.-500 mil.
    -CONST. E COM. CAMARGO CORREA S.A.-500 mil.
    E eu que não acreditava em coincidências !

  5. Anônimo disse:

    Eu de novo, anônimo…
    A Infraero é um das jóias da coroa. Está atrolhada de dinheiro… Tem caixa positivo até o ano 2020.

  6. Anônimo disse:

    É a segunda mensagem anônima que deixo. Não tem jeito de ser diferente.
    A Infraero só contrata serviços de engenharia se uma empresade um seleto grupinho de empresas participar junto com o ofertante (este sim qualificado para o fornecimento)do objeto do contrato.
    Basta investigar todos os contratos da Infraero e qualquer parte do Brasil para ver que sempres, repito: SEMPRE se repetem como consorciadas as mesmas empresas, em geral associadas a uma terceira que nunca presta serviços par a Infraero.
    Não são só Fingers, não. É em tudo!

    Meninos eu vi!

  7. Orfeu Lima disse:

    Orfeu Lima

    Caro Rodrigo o senhor tem toda a razão do que dissestes também.
    Sinto muito por tudo que está acontecendo hoje em dia; mas temos que continuar nessa luta da informação.
    Tio Reinaldo é como um guia para os que não querem calar e o senhor é super bem vindo ao blog dele para participar dessa luta.

    Um abraço.

  8. Orfeu Lima disse:

    Caro Rodrigo.

    Saúdo-o pela idade, inteligência e lucidez de já ter entendido e percebido o golpe que está preste a ser dada à nossa tão sofrida democracia.
    Nem me fale em saudades, porque também as tenho e muita, apesar de ter apenas 48 anos.
    Espero que os planos do Foro não venham a se concretizar; pois não quero sair do meu país outra vez; pois o amo como acredito que o senhor também.
    Um grande abraço.

    Orfeu Lima

  9. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    o problema da CPI é que irá invariavelmente levar ao mal fadado voo da GOL, e isto o governo do molusco não quer nem ouvir falar…os atrazos são o de menos,perde-se a paciencia aqui, ali, isto não é nada, mas entrar para a história destepaíz com o que retirou dinheiro da verba militar e deu no que deu, isto não, o moluscoidealcoolizado de plantão não vai suportar, sem contar que até agora nada de claro se sabe sobre o acidente da base de Alcantara…é só contar para ver quantas mortes já ocorreram por acidentes gravissimos neste desgoverno petralha…

  10. rodrigo disse:

    orfeu lima - o que vc diz em prosa e verso eu respondo amém. Há meses que venho avisando amigos e em tudo quanto é blog e sala de bate-papo, porque não tenho outro tipo de acesso aos meios de comunicação - até aqui o molusco está cumprindo cada passo da agenda do Foro de São Paulo para dominar o Pais, de preferência sem necessidade de apelar para as armas. Não lhe parece sintomático que as Forças Armadas não tomaram nenhuma atitude contra o descalabro social e administrativo que se instaurou no Brasil?
    Por muito menos, em 1964 (já vai fazer 43 anos) eles mandaram João Goulart pra casa e todos os sequazes para o exílio. Foi uma forma pacífica de botar ordem na casa. Eu nunca fui incomodado nas ruas por nenhum policial nem militar. Aí os exilados voltaram clandestinamente e começaram a assaltar bancos, sequestrar gente, e essa malta que está hoje no poder diz que os militares cometeram atrocidades. Eu sou testemunha da época, meus 75 anos me autorizam a afirmar que foram os próprios que estão hoje aí governando o País que deram início aos tais anos de chumbo.
    Nunca fui incomodado na rua e minha casa nunca foi invadida ao longo desses 20 anos. Estou com saudades porque naquela época eu andava a qualquer hora do dia ou da noite pelas ruas com meus amigos, nas tertúlias regadas a vinho e frango assado na beira das calçadas em Curitiba. Hoje, amigo, eu não posso fazer isso à luz do dia. E olhe quem o povo do Paraná escolheu para governador, um agitador da pior espécie. E não me sinto seguro nem mesmo para assistir a uma matinê no shopping com meu neto.

  11. rodrigues disse:

    Pois é, Mestre, o Ministério da Defesa (que na realidade não nos defende contra nada) acaba de atribuir ao apagão energético o caos no aeroporto de Brasília. Pois é… Isso não lhe dá uma saudade do governo militar? Eu viajava pra todo lado neste País, o meu direito de ir e vir NUNCA FOI TOLHIDO nos 20 anos da chamada ditadura, sabia que podia aterrissar em qualquer aeroporto e nunca fui vítima de apagões.
    Ah, tá, agora é o PT? Como? Ah, entendi, é o POVO NO PODER. Posso rir ou devo chorar?

  12. Jp disse:

    CPI do Apagão Aéreo já!

    Vamos abrir a caixa preta da Infraero!

  13. Anônimo disse:

    O Brasil está sendo tungado por essa quadrilha chamada PT, e os esquerdiótas do país, além de não protestarem, ainda defendem essa corja. Se é “companhêro”, pode.

  14. Orfeu Lima disse:

    São tantas corrupções.
    Alguns reclamam que as outras CPIs não deram em nada. Não é bem assim. Os processos sobre as investigações como todos nós já sabemos demoram uma eternidade não só aqui no Brasil, mas mundo afora.
    A diferença é que aqui no Brasil não só pela morosidade, mas também pela corrupção existem processos que demoram a ser concluído e às vezes nem são finalizados por perderem seu prazo de validade; pode?
    O problema das CPIs está na relação promiscua de alguns departamentos que deveriam suprir com informações e provas as CPIs e não o fazem se não acionados pela justiça; e como visto o STF não pune ninguém.
    Não se esqueçam que não só neste governo como em outros os órgãos da administração pública estão infestados de Petistas e fica ainda mais difícil para a oposição recolher provas e investigar.
    Não sei se vocês notaram como desde o começo do governo em 2003 estão sendo nomeados e mudados de cargo vários funcionários em setores da administração pública, justamente para deixar em posições estratégicas partidários da doutrina petista; não só para dificultar investigações, mas principalmente para impedi-las de irem adiante.
    Não estamos lidando com amadores e seus planos são de se perpetuarem no poder.
    Para eles os meios justificam os fins, não estão se importando com imprensa, justiça a oposição o povo. Nada os ira demover de suas ambições. Farão de tudo que for preciso para se perpetuar e usufruir o poder.
    O canalha do molusco, contanto que ele viva esta vida nababesca e esteja em evidência na mídia; não está nem aí para o que estão falando ou pensando dele.
    Ele não tem o mínimo de escrúpulos, e a única motivação que o leva a fazer tudo o que está fazendo é o ódio ao contraditório e ás pessoas bem sucedidas na vida e inteligentes que não comungam da sua opinião.
    É coisa de gente autoritária e controladora; não notaram como a galega parece uma estátua a seu lado.
    Porque razão ele odeia tanto o Fernando Henrique Cardoso? Não notaram como o FHC o tratava e ao PT?
    Lula era esnobado como se não passasse de um menino nervoso e malcriado e o PT não passava de uma turma de aloprados enfurecidos.
    E ele não tinha toda a razão?
    Estamos lidando com pessoas perigosas e mal intencionadas e se nada for feito para acabar com essa farsa; estaremos legando ao nosso amado país décadas de atraso e muito sofrimento.
    Fui.

  15. igor prelwitz disse:

    Com certeza, Reinaldo, você já percebeu o desespero dos camundongos vermelhos do PT, com a possibilidade do funcionamento da CPI do Apagão. Eles escrevem para o seu blog e é você que, acertadamente, manda eles para a Constelação do Cocheiro. Nos blogs que publicam o chororô da ratauia, é possível ver em que cagaço os petistas estão. Sentiram a água bater-lhes no traseiro, e bem sabem eles que se escapar das trampolinagens do mensalão foi relativamente fácil, das “coisas” da Infraero não será. O caso já anda nos Tribunais, especialmente no de Contas… O assunto não é novo, como bem sabemos, mas adquiriu, nestes últimos tempos, uma palpitância toda especial e toda própria. E é isto que põe os petralhas em polvorosa, que lhes dá calafrios, tremores, diarréia nervosa, coceira nas hemorróidas e outros tantos sintomas de molétias psicossomáticas… Também, convenhamos, se as coisas forem como dão hoje a entender, poderá haver choro e ranger de dentes no ninho dos petralhas. E eles sabem disso. Aquela minoria dentre eles, que consegue pensar, já emitiu o sinal de fumaça para a bugrada vermelha do andar de baixo…!

  16. Anônimo disse:

    Chamada para a TV estatal

    MANGUAÇA NEWS!!

    he he he he

  17. Terex disse:

    O que o TCU e o MP dirá sobre as obras para o PAN?

    Por isso nosso guia lançou o PAC, cada obra serve como escoadoro de dinheiro publico, sempre beneficiando os amigos do rei.

    Enquanto isso o povo….ah o povo…que se vire com o bolsa familia e outras empulhações.

  18. amms disse:

    sabe o quê mais me revolta?
    é que isso tudo vai ficar assim mesmo…..
    nada vai mudar, ninguém vai pagar pelos crimes cometidos e nosso déspota mór vai fazer o terceiro, o quarto e, quem sabe, o quinto mandato!
    uma pena tudo ter acabado assim…

  19. Anônimo disse:

    Pois é, Reinaldo:
    Quero mandar os PARABÉNS ao Ministério Público. Este tipo ação, coordenada, checada, realista é que tem que ser feita. É só pegar a documentação, se debruçar sobre as notas e contratos e desfazer o mito de decência que o governo arroga para si. O grande nó que vejo foi a última entrevista do ministro Gilmar Mendes, do STF, culpando o MP por ”caça às bruxas”. Realmente, precisamos separar o joio do trigo. Mas tem gente muito séria, competente e HONESTA no MP.

  20. SelSil disse:

    Reinaldo
    Avisa aí na Abril que demorou muito a volta do blog. Estava ficando preocupada, pois aqui é que me “encontro com meus pares”.
    Quanto a Infraero, uma vergonha! A reforma feita nos aeroportos, só maquiagem, faz de conta.
    A verdadeira reforma, que já estava programada desde o governo Collor, seria do aumento do número de pistas de pouso. No caso de São Paulo, construção de outro aeroporto para suprir Congonhas, que a muito já deveria ter sido desativado, para atender o fluxo de aeronaves, modernização de equipamentos e manutenção, e assim por diante.
    Mas seguindo a lógica(?) do governo, não só deste mais dos outros anteriores: apenas se fez maquiagem.
    Tem sim que ser investigado tudo, não só com CPI, mas com tudo que se tem de direito.
    Como sempre, em todos os sentidos é a população que está sendo ameaçada.

  21. Anônimo disse:

    Deveriam fazer também uma CPI de mérito. O aeroporto de Congonhas tem o maior movimento do pais e arrecada a maior parcela das taxas de embarque. Só que fizeram umas obrinhas chinfrins, enquanto isso, nos outros aeroportos, obronas caras e bonitas. Qual é a razão da paulistada levar obrinha chinfrim e superfaturada??? Algum preconceito?

  22. Anônimo disse:

    E pra que oposição quer instalar CPI? Pra ter o mesmo resultado das anteriores à eleição? Pura perda de tempo. Quem come pasto é herbívoro, quem come carne é carnívoro… e comunista, come o quê?!

  23. Anônimo disse:

    A cada enxadada uma minhoca….

    E não tem só construção fajutada, enrolada, superfaturada. Tem lanchonete, barzinho, barzão, lojinha, lojona, estacionamento…

    Tá tudo dominado!

    Com base nesses contratos de aluguel se montou o novo fundo de pensão dos funcionários do andar de cima da Infraero, os neo-petistas com aposentadoria especial.

    Quem cavar, encontrará!

  24. Anônimo disse:

    Eu não disse que os pilotos andam irritados e preocupados com o gerenciamento da Aviação Brasileira?
    Não existe um termômetro melhor que pilotos, pq avaliam a parte operacional, não apenas funcional!
    Se desviam verbas da parte OPERACIONAL, para construção de aeroportos superfaturados, não sobra para a principal, concorda?
    Pena que quando o AEROLULLA está no ar, ele tem privilégio!
    Queria que ele seguisse as normas que qq avião segue.
    Ficar horas sobrevoando um aeroporto à espera, correr risco de colisão, porque o piloto simplesmente não consegue se comunicar com a torre de comando!
    Uma atividade operacional, ultrapassada e incompetente!
    A malha de Comunicação em toda a Região Amazônica continua deficiente, sendo objeto constante de reclamação até de Pilotos Estrangeiros!
    Podem investigar que tem registro de comunicação nas torres do Centro de Manaus( Centro Amazônico)!

    Betina

  25. MINEIRIN disse:

    NINGUÉM AGUENTA MAIS! OS INVESTIGADORES SÃO EXCELENTES.DESVENDAM TUDO O QUE A JUSTIÇA DEPOIS VENDA. O JUDICIÁRIO É QUE TEM DE RESPONDER PELA CORRUPÇÃO NO PAÍS, É O QUE O CIDADÃO COMEÇA A COMPREENDER.VAMOS LÁ, JOVENS INVESTIGADORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO! É NESSE MINISTÉRIO JOVEM EM QUE O BRASIL APOSTA!

  26. Anônimo disse:

    Reinaldo,

    Espero que a oposição não se curve ante a quadrilha e consiga a CPI do APAGÃO. Parece que estamos nas mãos do STF, Celso de Melo. Talvez o país tenha alguma chance. Vejo que nos últimos tempos o STF tem estado a serviço do Lullo-petismo.

Escrever um comentário



Powered by WP Hashcash


 
  VEJA | Veja São Paulo | Veja Rio | Expediente | Fale conosco | Anuncie | Newsletter |