26/02/2010
às 21:16CONTAS DE SP – ECONOMISTA-CHEFE DO SANTANDER ADMITE ERRO E DIZ QUE SECRETARIA DA FAZENDA ESTAVA CERTA
Vocês se lembram que Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central (gestão Lula) e economista-chefe do Santander, havia divulgado um estudo em que apontava que o desempenho fiscal de São Paulo não era melhor do que o do governo federal. Reproduzo (em azul) trecho de outro post para refrescar a memória dos leitores:
Schwartsman assina um trabalho em que sustenta que os gastos correntes de São Paulo, que englobam salários e aposentadorias dos servidores e custeio da máquina, cresceram de 7,8% do PIB paulista em 2006 para 9,1%, um salto de 1,3 ponto porcentual. Já os investimentos teriam subido de 0,9% para 1,7% do PIB estadual. No governo federal, os gastos correntes teriam aumentado de 16,2% do PIB nacional para 17,1%, avanço de 0,9 ponto porcentual, o que é maior do que a ampliação dos investimentos em 0,4 ponto porcentual do PIB, de 0,7% para 1,1%.
A Secretaria da Fazendo afirma que a conta está errada. Segundo o governo, o estudo acabou fazendo uma dupla contagem de despesas referentes à previdência paulista. Feita a correção, o aumento das despesas correntes, segundo a secretaria, seria insignificante: de 6,57% do PIB em 2006 para 6,61% em 2009.
Cobrei aqui uma resposta do economista. Ou bem ele estava certo, ou bem a Secretaria. Em comentário enviado a este blog, Schwartsman afirmou que iria refazer as contas e que, se estivesse errado, admitiria o erro.
Pois bem. Ele refez as contas, descobriu que a Secretaria da Fazenda estava certa e admitiu o erro em e-mail enviado às mesmas pessoas que haviam recebido o estudo anterior:
“Meu estudo anterior sobre a situação fiscal de São Paulo, afirmando que seu desempenho era similar ao do governo federal, estava errado. Uma nota técnica da Secretaria da Fazenda revelou um importante erro que eu cometi, o que me levou a uma conclusão errada sobre o desempenho fiscal do estado.”
Schwartsman pede “sinceras desculpas” aos leitores eventualmente induzidos a erro por seu trabalho e às autoridades do estado envolvidas com a área. E anexa um novo estudo com os dados corretos.
Espera-se, agora, que a mesma imprensa que deu ampla cobertura às contas erradas tenha o comportamento correto de Schwartsman e dê igual destaque ao acerto, desfazendo ilações de natureza política que foram feitas. Não é, Valor Econômico?
Tags: Alexandre Schwartsman



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
109 Comentários
Otharyo
-01/03/2010 às 2:14
Tchê Reinaldo, nota dez prá ti e nota zero para o economista do Santander. Aliás, e a tal quarentena, aconteceu? O cara sai do BC e vai para o mercado, assim na maior moleza? Acho que não foi erro fortuito e sim malandragem - como diz a música, once bitten, twice shy.
Rosemara de Camargo
-28/02/2010 às 11:59
Parabéns Reinaldo, pela clareza e isenção com que você trata os fatos!
Fico feliz que o Sr. Schwartsman tenha assumido seu erro, e espero que apresente a análise correta em todos os meios de comunicação.
Porém, fico ainda mais feliz com a seriedade e competência da Secretaria da Fazenda de SP, não vejo o mesmo no ministério da fazenda.
m
-27/02/2010 às 22:20
Reinaldo,
Os petralhas do $ publicam factóides destrutivos e desculpinhas deslavadas. Os comentários contundentes podem ser recuperados e publicados. A criatura tem dono e o banco cavalga e deixa-se ser cavalgado.
Sds.,
m
Arnaldo
-27/02/2010 às 22:13
Como um Banco pode manter um cara desses entre seus quadros?
daniel
-27/02/2010 às 20:25
eu a-do-ro ver vc cobrando esse tipo de atitude da imprensa.
mas seria interessante vc começar a fazer a lição de casa.
Se a veja se retratasse a cada erro teríamos uma revista muito melhor.
Fabio
-27/02/2010 às 20:22
Temos que reconhecer que a atitude de Alexandre Schwartsman é muito rara no Brasil de hoje onde presidentes e ministros de estado mentem descaradamente, erram os números de propósito e negam as mais evidentes evidências.
Ele errou, reviu e reconheceu. é assim que agem as pessoas de bem.
Marcos
-27/02/2010 às 18:28
Infelizmente a correção realizada pelo Sr. Schwartsman não terá a mesma repercussão que a sua afirmação inicial. A triste realidade é que o governo Lula dispõe de vários meios de comunicação( Folha,JB,UOL,IG,Istoé ,Carta Capital) para divulgar sempre a versão que mais lhe interessa, omitindo ou distorcendo fatos importantes. Concordo com aqueles que não acreditam na boa fé do economista do Santander.
Danir
-27/02/2010 às 18:25
A propósito. Seria interessante que os que tem endereços eletrônicos dos articulistas da imprensa subserviente ao “outro lado da força”, os copiassem com esta retratação. Se por mais não for, que seja para entenderem que atitude moral tem vida própria; não precisa ser atrelada a uma plataforma ideológica. E a ideologia pode e deve ser limitada pelo aspecto moral. Sei lá; talvez eles tirem alguma lição deste evento.
Falando nisso, gostei muito da citação “agir sistemática, constante, articulada e implacavelmente no combate ao trabalho petista de desinformação” colocado em um de seus posts.
João Augusto
-27/02/2010 às 18:17
O uso do cachimbo faz a boca ficar torta. De certo o homem imaginou estar estar ainda a serviço do governo Lula e deitou falação.
A direção do banco deveria demiti-lo.
Lena
-27/02/2010 às 18:11
Reinaldo,
este é só mais um exemplo do alcance e importância do seu blog, que vai muito além de nos brindar diariamente com a qualidade de informação e o nível dos textos.
Só podemos agradecer muito!
Ana Jacob
-27/02/2010 às 18:03
Caros Reinaldo e leitores,
A Secretaria de Fazenda deveria exigir no Judiciário o mesmo espaço utilizado pelo “economista” para divulgar os dados incorretos.
Caso a Justiça negue, deveria pagar espaço nos jornais em que o artigo foi divulgado para promover o esclarecimento, pois tal nota não poderia ser considerada publicidade, uma vez que o objetivo seria o esclarecimento da população sobre Finanças Públicas do Estado de São Paulo.
Ao senhor Alexandre Schwartsman, sugiro reaprender como se faz o cálculo de contas públicas, uma vez que a nota da Secretaria de Fazenda foi tempestiva, enquanto a retratação dele demorou muitos dias. Volte a estudar senhor Alexandre! Estude!
Abs.
Danir
-27/02/2010 às 18:01
Creio que o Nei S. Monteiro assumiu uma postura um tanto petista. Assim como um charuto pode ser apenas um charuto e não um símbolo fálico, como diria Freud; um técnico pode ser induzido ao erro, sem que haja uma conotação moral (ou imoral) em suas conclusões. Neste caso específico, ele teria muito a perder se agisse maldosamente, e o fato de assumir o erro caracteriza pelo menos um carater firme. O que não é usual na malta petista. Notem que quando digo malta petista, quero dizer os petralhas articuladores e desvirtuadores; que usam todos os bodoques para agredir a democracia e os incautos. Não estou falando de inocentes úteis.
Edjailson Xavier Correia
-27/02/2010 às 17:20
Quando comentei no momento daquela nota fatidica, pedí simplesmente que se fizesse uma análise dos Balanços da União e do Governo de Sã Paulo, olha aí o resultado !
Chacon
-27/02/2010 às 15:33
Parabéns ao senhor Schwartsman.
Dora
-27/02/2010 às 15:30
Muito bem , agora cabe a ele mesmo COBRAR dos MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE DIVULGARAM O ESTUDO INCORRETO QUE DIVULGUEM o NOVO ESTUDO dando ESPAÇO IGUAL AO ANTERIOR, para a CORREÇÃO .
Ney S. Monteiro
-27/02/2010 às 14:23
É muito estranho que o economista-chefe de um grande banco cometa erro tão grosseiro.
Ou ele é um idiota completo, o que não creio, ou agiu de má fé.
Agora, o banco Santander que se cuide.
Afinal, você confiaria seus investimentos a um banco que tem um cara desses como economista-chefe?
João
-27/02/2010 às 14:19
Meus parabéns ao Sr. Alexandre Schwartsman. É bom ver profissionais que prezam pela verdade e pela correção de seus trabalhos ao invés de servirem como servos do governo.
Free
-27/02/2010 às 14:11
Reinaldo,
Desculpe não compartilhar com a absolvicao do rapaz. Queimar feijao eh um erro. Enfiar o dedo na tomada eh um erro. A posicao que ocupa o Sr Alexandre, infelizmente não permite este luxo. Continuo com ressalvas a este fato.
PS: escrito de um BlackBerry.
FORNALHA
-27/02/2010 às 14:01
ESSE TAL DE VALOR ECONÔMICO NÃO É DO GRUPO FOLHA?
PQ A FOLHA NÃO MUDA LOGO DE NOME PARA “A HORA DO POVO II”?
AH! TÁ!…A FOLHA NÃO MUDA PARA ESSE NOME PQ É UM JORNAL “ISENTO”!
Renato Lima
-27/02/2010 às 13:37
Parabéns ao Schwartsman. É uma pessoa séria e muito bem qualificada. Só fiquei curioso com o seguinte. Esse post não diz qual o resultado final atingido com as correções nas contas. Afinal, como foi o desempenho do Estado de SP comparado com a situação fiscal do governo federal?
Abraços,
Renato
http://www.cafecolombo.com.br
Renato Santos
-27/02/2010 às 13:03
Errar é humano. Pela forma que o Alexandre respondeu à critica, entendo que foi isto que aconteceu, um erro, não houve má fé da parte dele nos cálculos originais. Cresce assim no meu conceito. Não é qualquer um que responderia do jeito que ele respondeu.
richard smith
-27/02/2010 às 12:58
Caraca! Uma pessoa com algum caráter nestepaiz, ainda que frequentador do “outro lado da luz”?! Espantoso!
Ou seria apenas um camarada um tanto mais esperto do que os demais?
antonio
-27/02/2010 às 12:44
serra está chegando!!!!!!!!!!!!!!
IPS
-27/02/2010 às 12:38
Parabéns de novo, Tio Rei.
O verdadeiro observatório da imprensa brasileira.
Parabéns extensivos ao economista Alexandre Schwartsman, pela atitude digna.
Agora, esperar uma atitude à altura do jornaleco velho conhecido…bom..talvez seja querer demais. Não é bem a praia deles.
adilsonrio
-27/02/2010 às 12:33
Reinaldo,não é sério e muito menos competente que produz um trabalho que sabe terá que corrigir em seguida. Pena que o objetivo de atingir Serra tenha sido alcançado. Só lamento que uma empresa como o Santander mantenha em seus quadros funcionários dessa estirpe. No Direito Penal há um brocardo dizendo que arrependimento tardio não surte efeito, depois de matar, arrependimento para que?
Rodrigo
-27/02/2010 às 12:33
Conheço o Alexandre e acredito fortemente que o erro cometido não se deveu a nenhum tipo de má intenção.
Ele é um grande economista, embora extremamente ingênuo em matéria política - está entre os que acreditam que se ajudar os petralhas, eles vão aprender e mudar seus projetos hegemônicos e ditatoriais.
Valor Econômico = lixo
ricardo
-27/02/2010 às 11:55
esse vai ter que “estudar” mais….ehehe
agora SP tem que rebater os boquirrotos petralhas que andam por ai dizendo que o estado tem mais funcionarios publicos do que o governo federal…
em um ultimo artigo defecado pelo inefável consultor de empresas ele aponta nessa direção…
apresentou uns números ai que, postados num texto escrito por ele, não coloco minha mão no fogo…
CerradoemChamas
-27/02/2010 às 11:10
Reinaldo,
Muito bom! Seu trabalho restabeleceu a verdade dos fatos!
Parabéns também ao Economista Alexandre por reconhecer publicamente o seu erro. Isto é raro e me parece um sinal de que as coisas degradantes do atual caldo de cultura podem estar ficando para trás. Assim espero!
Tiago
-27/02/2010 às 11:08
Imaginem se alguém informatdo colocaria dinheiro em produtos de investimentos do Santander se isto não ficasse claro…
E imaginem as próximas negociações das folhas de pagamento dos funcionários estaduais e de municípios governados por tucanos hehehehe… vai sair caro esse erro político-matemático!
Mas como disse alguém aqui, o mais interessante é que esse povo nunca erra “contra” o Lula. Nunca. Na dúvida, escolhem o número que agrada ao PT…
j.freire
-27/02/2010 às 10:46
Reinaldo,
imagine um poupador, com suas economias de muitos anos, recebendo uma desculpa do Banco Santander: prezado cliente, desculpe por sua aplicação não ter rendido conforme prevíamos. Acontece que por um pequeno erro do nosso economista-chefe, as análises do mercado não foi bem avaliada…
ney
-27/02/2010 às 10:46
Ufa, até que enfim, apareceu um decente que trabalhou com os petistas. Esperamos que este senhor sirva de exemplo a seguir pelo petismo.
mariofn701950
-27/02/2010 às 10:15
caro reinaldo venho acompanhando o que escreveu sobre o erro cometido ou pela secretaria de sp ou sobre o economista fiquei feliz ao ver a sinceridade dele em admitir que errou este teu jornalismo calmo ,ponderado e sincero e o que me faz todoa os dias ler o teu blog
roby
-27/02/2010 às 9:39
O problema é que muitas vezes as reparações — especialmente quando envolvem a reputação do agravado — não são capazes de lavar todas as nódoas de suspeição lançadas pela acusação.
Somando-se a isso a origem político-partidária do “analista” e as evidentes implicações eleitorais do momento, o mais correto seria uma “autoridade” como ele refletir muito mais antes de vir a público fazer tais denúncias.
Já é algo positivo — melhor dizendo, FANTÁSTICO — que um reconhecido lulo-petista admita seus erros; todavia, creio tratar-se de um caso muito raro de dignidade pessoal.
Imagine a baixaria que a campanha promete!
Mauricio C
-27/02/2010 às 9:38
Caro Reinaldo,
Fico feliz que a questão tenha sido esclarecida de forma tão objetiva e honesta. O que não fariamos neste país se todas as questões fossem tratadas desta maneira.
Parabéns também ao Alexandre Schwartsman pelo seu profissionalismo e ética, das quais nunca duvidei. É deste tipo de estofo que os reais lideres devem ser feitos.
Abraços
Mauricio C
Indignadíssimo
-27/02/2010 às 9:27
Parabéns, Reinaldo! Acertaste na mosca, uma vez mais!
Quanto à conduta do economista Alexandre, agiu bem, reconhecendo e corrigindo o próprio erro, do que acusando, como soem os petralhas, uma conspiração da oposição.
Agora, falta a ERRATA daqueles veículos da imprensa que repercutiram o canhestro erro.
juber
-27/02/2010 às 9:18
Caro Reinaldo,me desculpe,pois este comentário está fora do contexto,mas é porque você não comentou nada ainda a respeito do lucro do Banco do Brasil.Concordo que todos devem ter lucros com seus negócios,inclusive os bancos.Por experiência própria eu discordo deste lucro do BB.Nossa empresa fez uma operaçao com o BB e após concretizar o negócio foi-nos descontado na nossa conta 300,00 reais sem aviso prévio.Perguntei ao gerente o que era aquilo e ele me disse que era um Fundo de Aval para garantir a operação,então disse a ele que se era um fundo quando terminássemos de pagar estes 300,00 nos seria devolvido e ele disse que não.Dizem que os bancos dos EUA estão lucrando menos mas se isto acon
Olivia
-27/02/2010 às 8:36
Se vc não fala, ía ficar por isso mesmo!!!
Reinaldo Azevedo hoje você é “O CARA!”
Ferrabraz
-27/02/2010 às 8:08
Não dá para perceber que existe uma relação direta entre Santander, Schwartzman, IPO de multinacional no Brasil, factóides criados contra a oposição, reportagens de jornais à sinistra, e o muito, mas muito não provável desmentido publico de ninguem que gerou e comentou o factóide contra a administração Serra?
Pesquise e verás o rolo em que está metido o banco, pois é muito estranho nenhum petralha xingar o fato de haver um IPO de extrangeiro aqui, levando grana de brasileiros para fora.
O Schartzman e o Santander precisarão fazer muito mais para reparar o erro. Cabe aqui um desmentido nas mesmas proporções do fato político gerado.
Marcus Meyer
-27/02/2010 às 7:25
Resta saber se a errata terá a mesma divulgação do texto original ou se ela acompanhará as manchetes que serão exibidas no horário político de Dilminha Guerriheira durante a campanha!
amauri
-27/02/2010 às 7:24
Bom dia Reinaldo
Parabens pelo trabalho.
Seria possivel comentar este artigo da…
REINALDO RESPONDE
Meu caro,
não comento reportagens da revista citada por você porque ela, na prática, não existe. É mero panfleto de aluguel do governismo. No endereço que publico abaixo, você tem a confissão feita pela própria turma de que só existem porque são financiados pelo oficialismo.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-confissao-sem-o-governo-do-pt-que-os-financia-eles-teriam-de-fechar-as-portas/
Marco Gaúcho
-27/02/2010 às 6:46
Chê, na veia!! É bem por aí!! A diferença entre decência e petralhada é essa: RECONHECER QUANDO ERRA, E ADMITIR. O problema é que esse reconhecimento do erro sempre vem quando o estrago já está feito…E como eles tem milhares e milhares de puxa-sacos de plantão…
Pei Mei
-27/02/2010 às 5:31
E quando é que socialista está certo?
Eduardo Casares
-27/02/2010 às 5:25
parabens, Rei.
Este senhor teve um gesto de hombridade admiravel, hj em dia.
…e a vc pelo belo jornalismo.
ALARICO TROMBETA
-27/02/2010 às 3:34
PARABENS SR.Alexandre Schwartsman O SR. REPRESENTA A MAIS ALTA EXPRESSÃO DE DIGNIDADE E PROFISSIONALISMO É MERECEDOR DE NOSSOS APLAUSOS E ADMIRAÇÃO.]
É DE HOMENS DA SUA TEMPERA E DA DO Reynaldo Azevedo QUE O BRASIL PRECISA URGENTEMENTE PARA ILUMINAR e DAR O BOM EXEMPLO AS GERAÇÕES FUTURAS .
QUE DEUS OS ABENÇOE!
RODRIGUES DE FREITAS
-27/02/2010 às 3:14
Rei, não concordo com os comentário de que o senhor Alexandre foi correto em aceitar que errou. Primeiro o dito cujo como diretor de uma instituição bancária privada de âmbito internacional não tinha nada que se envolver no assunto das contas do Estado de São Paulo. Segundo: Se chegou a se desculpar por seu estúpido erro, que só se pode compreender como sendo ou falta de capacidade proficional ou então querer denegrir o governo paulista, e só se desculpou por pressão da direção do Banco.
Solução para o problema, já que o PTAlexandre deixou o banco numa saia justa, e simples: PAU NELE… RUA COM O CARA…
KB
-27/02/2010 às 2:56
Por que Schwartsman antes de divulgar o seu estudo original não consultou antes e checou a natureza das contas com a Fazenda Pública?
É a cautela que todo analista sério faz quando pretende fazer um rigoroso. Dupla, tripla checagem se for necessário. Que nada! Mandou ver de primeira.
Schwartsman, o teu erro foi tão primário que não me engana.
Acertou o alvo almejado pela turma lá de cima e ainda posa de bonzinho para o inimigo, que cai direitinho em sua artimanha.
Jose Nogueira
-27/02/2010 às 1:55
Seria interessante a ampla divulgacao do comparativo final, a diferenca e significativa.
Marcos F
-27/02/2010 às 1:38
É um fato importante demais.
Tem que ser usado pelo Governo Estadual para cobrar de todos, principalmente Schwartzman, a retificação, extensa aos periódicos estrangeiros onde ele distribuiu tamanha … (deu branco).
Taí, Santander: contratou petista para presidente, ganhou um Chávez.
Gil
-27/02/2010 às 1:22
No final, o melhor dos resultados possíveis:
- Reinaldo, como sempre, fez mais um belo furo, apenas se dando ao trabalho de ler o que centenas de repórteres investigativos deixaram de ler.
- Schwartsman, cometeu um erro, mas sai dessa situação em melhor posição do que entrou, pois fez a sua parte para tentar corrigir e com isso ganhou reconhecimento e respeito por sua atitude digna, o que é fundamental para sua profissão e carreira.
- A democracia sai ganhando também, pois chamou-se a atenção para um aspecto importante da diferenças do estilo de governo defendidas pelos dois partidos envolvidos, que de outra forma iria ser abafada na campanha. É bom para o povo ter mais uma chance de perceber que não existem soluções fáceis, e que mais importante do que a pessoa do líder são as idéias que ele e o seu partido defendem, pois afinal, sozinho ninguém consegue governar.
Alligare
-27/02/2010 às 1:20
Parabéns Reinaldo pelo excelente trabalho!
Parabéns ao Economista!
É uma alegria saber que “ainda” existem Profissionais íntegros, competentes e zelosos de sua Honra e classe no Brasil!
quintus
-27/02/2010 às 1:17
Reinaldo
Parabéns pela sua firmeza demonstrada ao solicitar um esclarecimento dirigido tanto ao economista, quanto a SEFAZ. A sua posição com uma cobrança racional, no uso da lógica, não tinha como não aparecer a verdade considerando tratar-se entre “pessoas” idôneas. E o economista foi muito digno em reconhecer o erro, é fato. No entanto, considero que o mérito maior foi a sua postura diante do inusitado e o cumprimento é para você, pois estou convencido que não fosse o seu pulso firme a verdade poderia ficar perdida a esmo em alguma rua muda. Vamos ver como se comportará o Valor Econômico. Parabéns.
Monica
-27/02/2010 às 0:59
Ou seja, jornalista publica qualquer coisa sem ao menos conferir se os cálculos estão corretos ou não.
Maravilha!
Não é a toa que tem especialista em feng shui dando palpite sobre engenharia nos jornais e na TV.
Leonardo Diniz
-27/02/2010 às 0:54
Reinaldo,
Veja como estaríamos melhor se o padrão predominante na nossa imprensa fosse o que você aplica. Esse moço, que deve ter seus méritos para ocupar cargos importantes, já falou grandes bobagens em entrevistas na GloboNews, por exemplo, do tipo que se fala quando se quer agradar. No caso, ser simpático ao governo e ao otimismo forçado que está em voga. Nenhum jornalista o questionou. Você o fez e ele, que certamente tem vergonha na cara, se enquadrou. Bom para ele e para todos. Parabéns Reinaldo.
João Vilela
-27/02/2010 às 0:34
Parabéns Alexandre Schwartsman!
Errar ou acertar faz parte do jogo. Mas sua postura em assumir falhas só faz crescer sua postura pessoal como grande economista que é.
David
-27/02/2010 às 0:30
Caro Rei,
Não acredito que um profissional capacitado, experiente e informado como o Alexandre sido tão leviano. Será que ele não sabia que estamos num ano eleitoral, que o Serra é o candidato da oposição e que é o atual Governador de SP? É ser muito leviano.
Paulo Navarro
-27/02/2010 às 0:29
Há petistas no Valor na mesma proporção que em outros jornais. O colunista deste blog teve uma altercação com uma colunista daquele jornal (mais petista que a média) e acho que, por isso, exagera na campanha que faz contra o diário, do qual sou leitor - mais de investimentos e finanças do que de política, devo admitir. A versão do governo já havia sido dada com destaque, não vejo por que a correção também não seja.
REINALDO OBSERVA
Não, senhor! O outro lado falou na matéria, sim, mas a abordagem feita pelo jornal foi claramente política, forçando a tal igualdade a partir dos dados fiscais. Agora, está profissional e moralmente obrigado a rever a leitura que fez. Vai rever? Augardemos.
David
-27/02/2010 às 0:22
Caro Rei,
A Espanha aquele monstro tecnológico, criador de inúmeras inovaçoes técnicas….conseguiu do Governo Lula um contrato inédito. A rforma dos aviões patrulha americanos. Isto mesmo a Espanha nunca fez um único exemplar para ninguém. Para o Brasil vai reformar uma frota.
Essa frota é turbo hélice mas a sofisticação dos eqipamentos de bordo só perde para a capacidade de integração dos equipamentos é um pulo do gato que só americanos, fabricantes do avião e dos equipamentos consegue, conseguia, porque agora a Espanha….lógica que não vai conseguir. Nunca conseguiram! Vão falar que funcionam, mas prá inglês ver. É o preço mais caro do mundo. Esses espanhóis são petralhas até a morte
Roberto, o indignado
-27/02/2010 às 0:21
fico impressionado com o alcance e força que seu blog tem!
se não fosse por vc, o estudo INcorreto teria ficado por isso mesmo……
incrível!!
Parabéns tio Rei………
Anon
-26/02/2010 às 23:58
Olha, está aí um sujeito que merece respeito. Mostrou pros acionistas que merece ser mantido no cargo.
Warn: Economic worth, is not worth to read!
-26/02/2010 às 23:58
Imagine que você foi condenado a pena capital(em países que adotam esse tipo de pena) e após a execução da sentença o pretor que prolatou a sentença descobre que os jurados não estavam aptos para compreender as alegações e provas, neste caso qual seria a desculpa apropriada? Alguém que preentende fazer comparativos tão abrangentes quanto desproporcionais, afinal comparar as finanças de São Paulo com as do Brasil, não tem o direito de errar, melhor seria avaliar a situação economica do país do seu Banco, a Espanha, seria relevante, posto que o rumo atual das contas do Brasil, seguem na mesma direção. Suas desculpas não devem ser aceitas, ele foi reprovado
Eduardo
-26/02/2010 às 23:56
Reinaldo nao acredito na honestidade de propositos deste economista.Acho que ele ficou com medo de perder credibilidade no mercado depois de pego na mentira.
desconhecido
-26/02/2010 às 23:54
Deus que me livre ter conta no Santander.
Vejam não é um qualquer, É o Economista Chefe do SANTANDER.
Sergio - SJC - SP
-26/02/2010 às 23:47
Reinaldo, muitas vezes estamos aqui em seu blog analisando se determinada atitude humana trata-se ou não de conduta ética e moral e muitos não entendem que podem até discordar desde que tenham bons argumentos lógicos e honestos. Muitas vezes não os tem e o corretivo Reinaldox tem que ser aplicado.
Atitude do Alexandre ilustra bem a situação. Ele errou em sua análise, reconheceu o erro, pediu desculpas, salvou sua dignidade e ganhou o respeito de todos.
O exemplo do Alexandre poderia ser seguido pelos tantos que passam por aqui e levam voadoras no peito mas aí acho que é pedir de mais.
Deve estar escrito nas estrelas (vermelhas) que terão que expiar um tanto mais por aqui.
nei moreira
-26/02/2010 às 23:45
Reinaldo.
Temos que parabenizar a grandeza de caráter do senhor Schwartsman em reconhecer e corrigir um erro. Atitude rara nos dias em que estamos vivendo.
O Locutor
-26/02/2010 às 23:44
o Sr. Schwartsman esta perdoado…
Gustavo
-26/02/2010 às 23:36
Quando o Serra for eleito presidente, vai ter MUITO mais gente pedindo desculpas.
É só esperar pra ver…
Lucaveira
-26/02/2010 às 23:28
Meu caro Reinaldo, reproduzo comentário do dia 22/02 4.42pm :
Há cargos que requerem certa liturgia, de vez em quando isto faz um bem danado.
Banqueiros podem até fazer política, mas não aceitam que políticos tomem conta de suas finanças.
Midnight Rider
-26/02/2010 às 23:21
Eu não sei quantos teriam a mesma capacidade de admitir assim publicamente um erro ou deslize, não é mesmo? Afinal, uma demonstração assim de desapego pelo ego e autêntico respeito pela Justiça e Verdade, não se encontra em muitos, não é Reinaldo Azevedo? Afinal, como você mesmo disse, “ilações” (gostei da precisão da escolha, já a usei com o mesmo sentido antes, mas infelizmente, só o moderador se lembrará) infundadas podem induzir outras pessoas a erro. E eu acrescentaria, podem também comprometer a reputação e honra de inocentes.
Sabe qual é o maior engano de quem comete uma injustiça - sem adjetivos, pura e simples injustiça - (vamos dizer, um Fidel ou um Raul? Estão tão em aparência estes dias): achar que são maiores que a verdade e que ninguém se lembrará.
De qualquer forma, ao Sr. Alexandre Schwartsman, o cavalheiro do momento, meus cumprimentos.
J.B.CRUZ
-26/02/2010 às 23:17
Depois de ver e ouvir lula na T.V. com aquela cara compungida e cinismo puro, eis que a noite vejo esta noticia no blog do Reinaldo(sempre ele), que vem como refrigério para nosso espírito não ficar atribulado durante o sono..Parabéns ao Sr. SCHWARTSMAN pelo reparo de seu erro, mostrando que quando o ser humano tem caráter, independe ideologia, cargo ou norte que se ocupe na vida…
Andre - Ribeirão Preto
-26/02/2010 às 22:57
Valor Econômico NAO VALE NADA…
m
-26/02/2010 às 22:53
Reinaldo,
E esse banco, de país falido, que interesses tem neste país, tentando adular, de forma canhestra, figuronas deste governo, através de seu ECO NO MISTA CHEFE, que nem continhas básicas sabe fazer?
E seus clientes e acionistas, estão seguros com seu CEUs ou certos de que seu ECO NO MISTA saberá obter ganhos espertos, como qualquer monitor local de jardim zoológico sabe obter?
E aquele juiz das espanhas, por onde anda?! Estariam em falta banqueiros e ditadores comunistas assassinos para serem alcançados por suas sentenças sem fronteiras ou se amoitou com aquele sumido promotor tortinho?!!
Abraços,
m
Lupini
-26/02/2010 às 22:48
Em plena pescaria (tentando, ao menos) aqui pela Ilha Comprida, quero esquecer, mas não consigo, de suas próprias palavras: Quem tem Dilma, tem medo…
Ora, o cargo que ele ocupa é um emprego nada fácil de conseguir, et por cause, não consigo ver erro por negligência.
JBC
-26/02/2010 às 22:42
Caro Reinaldo !
Parabens pelo tratamento dado ao assunto, no primeiro momento e agora.
Ao nobre colega economista, digo que passo a respeitá-lo como profissional e admirar sua posição como cidadão.
Vera L.
-26/02/2010 às 22:34
Reinaldo eu aprecio os economistas que foram ligados ao gov FHC. Sempre quando vejo entrevistas deles no“Conta Corrente” da Globo News,ressaltam os acertos do gov Lula e também seus erros,mas nunca vi nenhum deles errar tanto nas contas e depois se desculparem.Também nunca havia visto UM (1)economista ligado ao governo Lula ser levado tão a sério porque mostrou que as contas do Serra, do gov de SP, não eram lá essas coisas. Agora acho que o“Valor Econômico”não vai dar bola de corrigir porque eu concordo com você, no Valor tem mais petista que no próprio PT.Com eles nem preciso descobrir se embaixo de uma fantasia de Carmem Miranda tem um petista. Eles sempre estão vestidos com o MODELITO PT.
Natal
-26/02/2010 às 22:32
Quem nos dera, meu Deus, que as pessoas do governo federal tivesse 1% da honestidade deste senhor! Mas, seria exigir demais… porque esses malditos (com o perdão da palavra!), jamais admitem erros porque eles se julgam infalíveis! Lembram quando, em 2005 Lula disse nas exéquias do Papa João Paulo II que não se confessaria porque não tinha pecados?! É a síntese do que eles pensam e acreditam! Ao contrário do que disse Jesus na cruz: “senhor, não os perdoeis, porque eles SABEM o que fazem”!
Titus Petronius
-26/02/2010 às 22:29
O senhor Alexandre Schwartsman demonstra honradez.
É a tal da vergonha na cara, que falta aos nossos políticos.
Parabéns!
Cris Azevedo
-26/02/2010 às 22:27
Está surgindo um novo movimento, totalmente apartidário, composto de empresários, executivos e advogados, cujo nome diz tudo: “Endireita, Brasil”.
Chegaram à conclusão de que não adianta ficar sentado reclamando da política e adotaram um famoso pensamento de Platão: “A punição que os bons sofrem, quando se recusam a tomar parte do governo, é viver sob o governo dos maus.”
Em tempo: os integrantes são todos jovens.
http://www.endireitabrasil.com.br/
correntista
-26/02/2010 às 22:18
Considero que o Banco Santander tem a obrigação moral de garantir a este desmentido a mesma repercussão na imprensa teve o estudo equivocado do seu economista-chefe. Se os órgão de imprensa não o fizerem espontaneamente, que o banco pague matérias esclarecendo tudo.
Rô
-26/02/2010 às 22:16
Bom… pelo menos esse cidadão teve a dignidade de reconhecer o seu erro. Isso é algo muito difícil de acontecer.
Vamos aguardar a repercussão para que a verdade seja restabelecida.
Lógico que alguns farão cara de paisagem, né…
Bom trabalho, Reinaldo!
ALlan
-26/02/2010 às 22:14
Admirável a postura e a humildade do Schwartsman. Faz falta mais pessoas assim.
Parabéns mesmo e ganhou muito credibilidade com isso.
Grande profissional.
Abraços,
ALlan
http://www.blogdoeconomista.blogspot.com
JOAO MELO
-26/02/2010 às 22:12
Caro Reinaldo,
Trabalho aqui no interior da floresta amazônica e conheço a competência intelectual e a honestidade do colega Alexandre Schwartsman. Não seria outra a bela atitude que ele tomou.
Parabéns a você pelo acompanhamento do assunto e pela conclusão obtida.
João Melo, direto da selva!
http://www.economiaecapitalismo.blogspot.com
Anônimo
-26/02/2010 às 22:08
Reinaldo, sei não… mas vc é O CARA.
Faço o que posso para divulgar o seu maravilhoso trabalho e fazer valer aquela máxima: “Conhecerás a Verdade e a Verdade vos libertará”.
Parabéns!
Tchelo
-26/02/2010 às 22:07
Parabens. Gostei da maneira educada como voce tratou o Alexandre. E ele foi correto em admitir o erro. Civilizadamente resolveu-se a questão e a verdade prevaleceu.
Lulla, VTNC!!
-26/02/2010 às 22:06
Esse sujeito, na melhor das hipóteses, é irresponsável. Um formador de opinião em economia, executivo de um grande banco, ex-diretor do BC e não tem um sistema mínimo de qualidade nas suas fontes de informação? O engraçado que essa gente não erra contra o governo. Esse sujeito não me engana. Está em campanha contra Serra. Babaca! Primeiro atira, depois verifica se é bandido.
Teo
-26/02/2010 às 22:05
Grande Reinaldo,
Isto é que é jornalismo !!
Emiliana
-26/02/2010 às 22:04
Oi Reinaldo,
Parabéns! Por essa, e muitas outras, é que este blog é o mais confiável e o mais lido do Brasil.
Ser lógico, honesto e imparcial (e, claro, ter um norte moral) só pode trazer bons frutos.
Schwartzman deu um ótimo exemplo ao se retratar e corrigir o erro.
Que bom para todos!
Abração
João Máximo
-26/02/2010 às 22:02
Reinaldo, parabéns pelo trabalho. A cobrança para que fosse esclarecido este êrro foi de suma importância. Só fica a dúvida, se foi ou não intencional. Sabe como é Petista, faz, publica e se ninguém contesta, vira verdade.
Rose Perito
-26/02/2010 às 22:01
Viu como é bom admitir o erro e pedir desculpas? Não doi, não envergonha, nem menospreza ninguém: ao contrário, engrandece o indivíduo admitir os próprios erros e corrigí-los.
Serve de exemplo para um bando de gente, principalmente para os petistas no comando.
toninho
-26/02/2010 às 22:00
Esse é mais um Aloprado que, pra fazer propaganda desse Governo incompetente, divulga estudo de maneira proposital fazendo comparação com a Gestão impecável do Governo Serra, que se Deus quiser fará pelo Brasil o que já foi feito por FRANCO MONTORO E MARIO COVAS por São Paulo, quando após gestão fraudulentas e irresponsáveis dos Srs Paulo Maluf e Orestes Quércia e outros, quebraram São Paulo. O mesmo será necessario quando a quadrilha que tomou conta do Planalto sair e deixar esse governo vagabundo que envergonha a todos nós.
Wellington
-26/02/2010 às 22:00
A credibilidade é conquistada com trabalho, respeito e humildade.
Atitudes com a Alexandre Schwartsman só fazem acrescentar credibilidade a seu trabalho pois, só quem trabalha pode cometer erros, só quem respeita acolhe as divergências e debate idéias e só quem tem humildade admite erros e pede desculpas.
Parabéns Schwartsman.
Parabéns Reinaldo.
Marcelo
-26/02/2010 às 21:58
Hoje o Valor Econômico dá chamada de capa para uma entrevista de Meireles, induzindo os leitores a erro, o que fica claro uma vez lida a entrevista. Isso tem virado rotina, e o jornal já começa a perder credibilidade no meio financeiro.
JOAO MELO
-26/02/2010 às 21:56
Reinaldo,
Alexandre Schwartsman é um excelente profissional e o seu pedido de desculpas demonstra que também é uma pessoa ética.
Parabéns a você pelo acompanhamento da questão e pela conclusão obtida.
João Melo,direto da floresta amazônica!
Leitor de ambos
http://www.economiaecapitalismo.blogspot.com
ROLO
-26/02/2010 às 21:54
EM MINAS TEM UM DITADO POPULAR, QUER DIZER, MINEIRO QUE DIZ O SEGUINTE, ESPERTEZA QUANDO É MUITA, CRESCE E ENGOLE O DONO, CERTO SR. ALEXANDRE?
Luiz A.
-26/02/2010 às 21:53
Pelo menos foi honesto e, correto o bastante para admitir o erro e, publicar com todas as letras….
psbolivar
-26/02/2010 às 21:41
eh Rei…
mais uns 5 caras iguais a vc e estariamos mais aplacados na nossa sede por decencia.
olha o manifesto na net maravilha:
http://www.serra-aecio.com.br
vamos apear esses fedorentos do poder!
indio véio
-26/02/2010 às 21:40
reinaldo, esse ahi não pode ser filiado ao PT. Essa atitude d reconhecer erros, esta em desacordo com essa galera do governo federal q mente sempre, Ou d outra maneira só mente.
Fábio - SC
-26/02/2010 às 21:38
Olá
Vc é “o cara” Reinaldo Azevedo.
Mais uma vez Parabéns.
Abraço
Abreu
-26/02/2010 às 21:37
Erros, todos cometemos.
Alguns erros, nem todos cometemos.
Outros erros, só alguns cometem.
Há erros irreparáveis.
Há erros não reparáveis.
Há erros que não são reparados.
Há erros que de tão errados, nem a correção corrige.
“vijimarííí”! haja acacianismo!
Será que os erros serão reparados?
“Sei não”! (claro que sei que não!).
Curioso
-26/02/2010 às 21:37
http://www.midiasemmascara.org/artigos/conservadorismo/10838-liberalismo-e-conservadorismo.html#comments
Mais um texto confrontando o liberalismo com o conservadorismo católico.
facenova
-26/02/2010 às 21:35
Ah, eu intui mesmo que ele cometeu erro por uma simples razão: - a Secretaria da Fazenda do Est. de São Paulo é informatizada. Não tem como fazer uso do artifício ‘das canetadas’.
Curumim
-26/02/2010 às 21:33
Palmas para o SR. Schwartsman.
Pena, tão poucos fazerem o que ele fez, para também poder merecê-las.
weimar
-26/02/2010 às 21:32
Alexandre Schwartsman é uma raridade: é uma pessoa decente!
Weimar
LIMA
-26/02/2010 às 21:32
REINALDO.
VAMOS VER SE OS JORNALISTAS, HONESTO COMO SCHWARTSMAN, VÃO REPARAR O QUE ESCREVERAM ANTERIORMENTE. SERA QUE TERÃO CORAGEM?
Sergio
-26/02/2010 às 21:30
Caro Reinaldo:
Ainda há muitas pessoas que têm carater no Brasil!
Por isso mesmo merecemos um Pais melhor, livre dessa corja de vagabundos e ladrões que nos infelicita.
VIEGAS
-26/02/2010 às 21:29
Caro Rei
Na mosca de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ALTIVO MORENO
-26/02/2010 às 21:29
É…mas os sindicalistas só levarão ao ar, na campanha para sucessão do pelego, a primeira parte na qual o economista deita suas equivocadas comparações.
Agora o estrago já está feito. Esse pessoal deve ter mais cuidado com aquilo que o dever lhes recomenda, caramba!
Silvia
-26/02/2010 às 21:27
É, né ? Senão não tem valor nenhum, nem no nome, quanto mais na essência!
Será que essa imprensa quer viver com a ditadura de um partido único? O que esperam que vai acontecer com cada um e com seu próprio meio de trabalho?
Jornalistas que apoiam o PT ou querem mamar no Estado ou são suicidas (e burros também!).
Marcus Carvalho
-26/02/2010 às 21:26
Honestidade é isso aí.